SóProvas



Prova UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Vestibular - 1º Dia


ID
2773120
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Moscas não podem cruzar com rãs ou samambaias, mas as barreiras reprodutivas entre espécies afins também existem, como descrito nas situações a seguir.


I- Duas espécies de cobra do gênero Thamnophis ocorrem na mesma área geográfica, mas uma delas vive principalmente na água, e a outra é terrestre.

II- Algumas subespécies de salamandra do gênero Ensatina vivem nas mesmas regiões e hábitats, onde talvez elas possam ocasionalmente hibridizar. No entanto, a maioria dos híbridos não completa o desenvolvimento, e aqueles que conseguem são frágeis.

III- Os atobás-de-pés-azuis, habitantes das ilhas Galápagos, acasalam-se apenas depois de uma corte exclusiva da espécie. Parte do “roteiro” manda o macho levantar a pata azul, comportamento que chama a atenção da fêmea.

IV- Na América do Norte, as áreas geográficas de uma espécie de gambá que ocorre no Leste (Spilogale putorius) e no Oeste (Spilogale gracilis) se sobrepõem, mas S. putorius se reproduz no fim do inverno, e S. gracilis se reproduz no fim do verão.


Quais situações indicam, respectivamente, uma barreira pós-zigótica e uma barreira prézigótica comportamental?

Alternativas
Comentários
  • Essa UFU MG não tá de brincadeira com o vestibulando.

  • Caraca bixo, essa é difícil...

  • II- Algumas subespécies de salamandra do gênero Ensatina vivem nas mesmas regiões e hábitats, onde talvez elas possam ocasionalmente hibridizar. No entanto, a maioria dos híbridos não completa o desenvolvimento, e aqueles que conseguem são frágeis.(pós-zigótica)

    III- Os atobás-de-pés-azuis, habitantes das ilhas Galápagos, acasalam-se apenas depois de uma corte exclusiva da espécie. Parte do “roteiro” manda o macho levantar a pata azul, comportamento que chama a atenção da fêmea.(pré-requisito)

    APMBB

  • https://www.youtube.com/watch?v=ukN6gKYSN6g

    No min 4:20 tem a resolução dessa questão

    Todas questões de biologia da ufu 2018 estão corrigidas aq


ID
2773126
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os frutos são classificados em vários tipos, dependendo de sua origem no desenvolvimento. Na sua maioria, os frutos são derivados de um único carpelo ou de vários carpelos fusionados, denominados frutos simples. O fruto agregado resulta de uma única flor que tem mais de um carpelo separado, cada qual formando um pequeno fruto. Um fruto múltiplo desenvolve-se de uma inflorescência, um grupo de flores fortemente agrupadas.


Em relação às informações acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de fruto simples, de fruto agregado e de fruto múltiplo.

Alternativas

ID
2773129
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os itens abaixo refererem-se aos diferentes tipos de sistemas excretores.


I- Órgãos excretores chamados metanefrídeos, que consistem de um tubo aberto nas duas extremidades, uma das quais é alargada, formando um funil ciliado, o nefróstoma. A outra extremidade é estreita, constituindo o nefridióporo ou poro excretor.

II- A excreção ocorre por meio de duas glândulas que se abrem na base das antenas, por isso são denominadas glândulas antenais (ou glândulas verdes).

III- As excreções são eliminadas por meio de túbulos de Malpighi, que são estruturas tubulares alongadas presentes na hemocela, em contato direto com a hemolinfa. Uma das extremidades de cada túbulo de Mapighi é fechada, e a outra se abre na região mediana do intestino. Os túbulos filtram a hemolinfa, removendo as excreções e lançando-as no intestino, de onde são eliminadas com as fezes.


Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, ao sistema excretor dos

Alternativas

ID
2773132
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à bile, afirma-se que essa


I- emulsifica gorduras.

II- é produzida pela vesícula biliar.

III- tem cor esverdeada.

IV- é armazenada no fígado.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a bile é PRODUZIDA no fígado e ARMAZENADA na vesícula biliar. Saber esses 2 pontos era a chave para eliminar todas as alternativas restando o gabarito A.

  • pensei que a visicula biliar tinha liquido transparente

  • pensei que a visicula biliar tinha liquido transparente

  • I- emulsifica gorduras.

    II- é produzida pela vesícula biliar. É armazenada na vesícula.

    III- tem cor esverdeada.

    IV- é armazenada no fígado. É produzida pelo fígado.


ID
2773138
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo é um distúrbio moderado ligado ao cromossomo X que se caracteriza pela cegueira para as cores verde e vermelha.


Considerando-se o cruzamento de uma mulher carreadora do alelo para o daltonismo ao se casar com um homem de visão normal, as chances de as filhas desse casal serem carreadoras é de

Alternativas

ID
2773153
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Relâmpagos são eventos elétricos, normalmente de curta duração, gerados a partir de nuvens carregadas que possuem potenciais elétricos com altos valores em relação à superfície da Terra e, durante a sua incidência, podem atingir elevados módulos de corrente elétrica. Um dado relâmpago tem a duração de 1 segundo, é gerado em uma nuvem que possui um potencial elétrico de 300.000.000 V em relação a terra, e atinge o solo com uma corrente elétrica média de 36.000 A.


Quantas lâmpadas, de 60 W cada, seriam mantidas acesas durante 10 minutos com a energia desse relâmpago?

Alternativas

ID
2773156
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As radiações eletromagnéticas possuem diversas aplicabilidades na vida cotidiana, e o espectro das mais utilizadas pela humanidade é formado por radiações que possuem comprimentos de onda que vão desde dimensões atômicas (raios X e radiação gama) até centenas de metros (ondas de rádio). Conforme a ciência atual postula, a radiação eletromagnética possui caráter dual: pode ser considerada partícula ou onda, dependendo da situação em estudo. Pode-se associar a cada feixe de radiação eletromagnética um feixe de partículas chamadas de fótons, e a energia de cada fóton depende de uma constante, chamada de constante de Planck (h = 6,64 x 10-34 J.s), e é diretamente proporcional à frequência da radiação.


Sobre as radiações eletromagnéticas são feitas as seguintes afirmações:


I. Quanto menor o comprimento de onda da radiação eletromagnética maior a energia do fóton a ela associado.

II. Quanto menor a energia de um dado fóton associado a uma dada radiação eletromagnética menor a sua velocidade de propagação.

III. A energia de um feixe eletromagnético constituído de radiação de frequência constante é discreta, ou seja, só pode assumir valores múltiplos inteiros de um valor mínimo.


Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • h ∝ f ==> h = E.t (J.s)

    h ∝ c/C (sendo C é o comprimento de onda (lambda))

    dado que velocidade(c) é constante para todos os casos

    -----------------

    III. A energia de um feixe eletromagnético constituído de radiação de frequência constante é discreta, ou seja, só pode assumir valores múltiplos inteiros de um valor mínimo. VERDADEIRA, pois, nesse caso, E é constante e só deve assumir valores inteiros. Por exemplo, não podemos ter 0,2 ou 78,8 fótons (energia de um feixe eletromagnético), podemos ter, por exemplo, 6 ou 2895 fótons que são valores inteiros e discretos.

    gabarito B


ID
2773168
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em 2014, um importante trabalho publicado revelou novos dados sobre a estrutura em larga escala do universo, indicando que nossa galáxia faz parte de um superaglomerado chamado Laniakea, com massa de cerca de 1017 estrelas como o sol, que tem 2 x 1030Kg de massa, aproximadamente. Em 2015, o Prêmio Nobel de Física foi concedido a cientistas que descobriram uma das menores massas, 4 x 10-33g, a de um neutrino, um tipo de partícula elementar.


Em ciência, uma maneira de se trabalhar com valores muito grandes ou muito pequenos é a ordem de grandeza. Com base nas duas descobertas apontadas, quantas vezes a ordem de grandeza da massa de Laniakea é maior do que a de um neutrino? 

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO nas unidades.

    A massa de Laniakea está em quilos, ao passo que a do Neutrino em gramas.

    Gabarito A.


ID
2773171
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Muitas estrelas, em sua fase final de existência, começam a colapsar e a diminuírem seu diâmetro, ainda que preservem sua massa. Imagine que fosse possível você viajar até uma estrela em sua fase final de existência, usando uma espaçonave preparada para isso.


Se na superfície de uma estrela nessas condições seu peso fosse P, o que ocorreria com ele à medida que ela colapsa?

Alternativas

ID
2773174
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Eclipses são fenômenos naturais, nos quais um corpo extenso como a Lua ou a Terra bloqueia a passagem dos raios solares quando Sol, Terra e Lua se encontram alinhados espacialmente. No exato momento de um eclipse total da Lua, uma pessoa que estivesse em nosso satélite natural, justamente na face voltada para nosso planeta, presenciaria de lá, o que, na Terra, seria

Alternativas
Comentários
  • No planeta Terra, será visto um eclipse total da lua. Já para o indivíduo que estiver na Lua será o contrário, ou seja, será visto um eclipse total do Sol, já que esse não seria visível.


ID
2773177
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Filmes de ficção científica, que se passam no espaço sideral, costumam mostrar hábitats giratórios que fornecem uma gravidade artificial, de modo que as pessoas se sintam como se estivessem na Terra. Imagine um desses hábitats em um local livre da influência significativa de outros campos gravitacionais, com raio de 1Km e com pessoas habitando a borda interna do cilindro.


Esse cenário, nessas condições, reproduz algo muito próximo à aceleração da gravidade de 10m/s2 desde que a frequência com que o hábitat rotaciona seja, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • Fórmula do MCU 

    V= 2..r.f

    onde:

    V=velocidade

    r=raio

    f=frequência 

     *Como o exercício pede o resultado aproximado adotei pi 3 para ficar mais fácil o cálculo

    *De acordo com o exercício o raio equivale a 1 KM, como a unidade de medida é em metros,dividi o 1 por 3,6 resultando em 0,2 metros

    10=2.3.0,2 . f

    10=6.0,2.f

    10=1,2.f

    f=10/1,2

    f≈ 1 rpm

    https://brainly.com.br/tarefa/16407090

  • ac = g (Aponta para o centro do planeta)

    ac = v²/ r

    v² = 10. 1000 (Transformar km para metros)

    v = 100 m/s

    v = 2.π.r.f

    100 = 2.π.1000.f (Transformar km para metros)

    1 = 2.3.10.f

    f = 1/ 60 Hz (Hz -> rpm é só multiplicar por 60)

    f = 1/60 x 60

    f = 1 rpm


ID
2773180
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes, acompanhados por nuvens e propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis produzem chuvas abundantes em grande parte do Brasil.

Disponível em:<http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/> Acesso em: 18 de mar, 2017. (Adaptado).


O fenômeno atmosférico exposto é formado pela

Alternativas
Comentários
  • Rios voadores são fluxos concentrados de vapores atmosféricos formados por massas de ar, são invisíveis em determinada região da Amazônia e sobrevoam em meio a copa das árvores.

  • Enorme evapotranspiração na região Amazônica causa grandes rios em suspensão.

    LETRA C

    APMBB


ID
2773183
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De 1967 a 1973, o Brasil alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes, decorrentes da política econômica, mas também de uma conjuntura econômica internacional muito favorável. Esse período (e por vezes de forma mais restrita nos anos 1968-1973) passou a ser conhecido como o do “milagre econômico brasileiro”. Infelizmente, o mês de outubro de 1973 marca o término desse período de crescimento.

Disponível em:<http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/milagre-economico-brasileiro> Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado)


Um fator responsável pelo fim do milagre econômico apresentado foi

Alternativas
Comentários
  • primeiro choque do petróleo ocorreu em 1973, quando os países do Oriente Médio descobriram que o petróleo é um bem não-renovável

    item B


ID
2773186
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A População Economicamente Ativa (PEA) brasileira está ficando mais velha e o número de jovens que ingressam na População em Idade Ativa (PIA) é cada vez menor, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. Trata-se de movimento natural da economia, mas que trará consequências importantes para empresas.

Disponível em:<https://www.lg.com.br/blog/envelhecimento-da-populacao-economicamente-ativa-impoedesafios-ao-mercado/> Acesso em: 22 de mar, 2017.


Esse cenário tende a proporcionar a médio e a longo prazo

Alternativas

ID
2773189
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tarifa sobre aço pode causar 'recessão profunda', alerta diretor-geral da OMC


Em meio à tensão gerada pelo anúncio do presidente americano, Donald Trump, que pretende impor tarifas sobre as importações de aço e de alumínio nos EUA, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) disse que os estados-membros da entidade devem impedir "a queda dos primeiros dominós" de uma guerra comercial. Segundo o dirigente, a política de "olho por olho nos deixará todos cegos, e o mundo em depressão profunda".

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/tarifa-sobre-aco-pode-causar-recessao-profunda-alertadiretor-geral-da-omc-22457430> Acesso em: 20 de mar, 2017.


A referida recessão comercial entre os países membros da OMC com o anúncio do aumento das tarifas sobre o aço e sobre o alumínio pelo governo americano se relaciona ao fato de que ela pode

Alternativas

ID
2773195
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A confusão fundiária na Amazônia é uma herança histórica. São quatro séculos de ocupação territorial desordenada. Uma das esperanças é o programa Terra Legal, lançado em 2009 pelo governo federal. Esse programa tinha como meta inicial entregar títulos de terra a 150 mil famílias de pequenos agricultores que ocuparam áreas públicas federais não destinadas a eles.

Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/10/o-bprograma-terralegalb-e-o-caos-fundiario-na-amazonia.html> Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado)


Esse grupo de famílias descrito no texto pode ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • Governo federal estuda doar 4% da Amazônia a posseiros

    https://m.folha.uol.com.br/poder/2008/09/448707-governo-federal-estuda-doar-4-da-amazonia-a-posseiros.shtml

  • Meeiros: que trabalha em terras que pertencem a outra pessoa e reparte seus rendimentos com o dono dessas terras.

    Grileiros :é aquele que falsifica os documentos de um determinado terreno e grande extensão de terras ou até mesmo as pequenas para que por meio dessa falsificação possa tomar posse ilegalmente destas terras

    Posseiros: atua por meio da invasão ilegal de uma determinada propriedade

    Parceiros: A parceria rural é a modalidade contratual pela qual o parceiro-proprietário cede ao parceiro-produtor o uso da terra, partilhando com este os riscos do caso fortuito e da força maior e os frutos do produto da colheita ou da venda dos animais.


ID
2773201
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Vulcão Shinmoedake entra em erupção no Japão

Fumaça é lançada a até 3 mil metros de altura.


O vulcão Shinmoedake, localizado na ilha japonesa de Kyushu, está ativo e lança fumaça a até 3 mil metros de altura. A Agência Meteorológica do Japão está alertando as pessoas a ficarem longe da montanha de 1.421 metros e advertindo que grandes rochas podem ser cuspidas até uma distância de 3 quilômetros.

Disponível em:<https://g1.globo.com/mundo/noticia/vulcao-shinmoedake-entra-em-erupcao-no-japao.ghtml> Acesso em: 14 de mar, 2017.


A ocorrência no Japão do fenômeno geológico apresentado está relacionada principalmente à

Alternativas
Comentários
  • A região do Japão é uma região onde há um encontro de placas tectônicas, portanto: B

  • Encontramos de falhas geológicas (tectônicas) B
  • a região que o japão se encontra é perto do Circulo de Fogo do Pacifico, local de intensa atividade vulcânica que promove a a grande gama de movimento tectonico, o que ocasiona em grandes terremotos, além do portal que libera os Kaijus, entendedores entenderão

  • GABARITO: B


ID
2773207
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo.


Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil

Alternativas

ID
2773210
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitos paquistaneses acreditam que a mídia local e internacional promove a jovem ativista de forma exagerada e desnecessária. Partidos de direita afirmam que a "campanha" para promovê-la é a prova de que há um "lobby internacional" por trás de tudo isso. [...]


Os defensores da ganhadora do Nobel da Paz acusam os "odiadores de Malala" de campanha de difamação contra ela. Até que a mentalidade das pessoas mude, argumentam, a jovem não poderá viver em sua terra natal de forma permanente.

Disponível em:<https://goo.gl/abhkYN>. Acesso em: 30 mar. 2018.


No texto sobre o retorno de Malala Yousafzai ao Paquistão pela primeira vez desde que foi baleada pelo Talibã, o emprego das aspas em "odiadores de Malala" tem o efeito de

Alternativas

ID
2773213
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que Raduan Nassar parou de escrever? Essa pergunta com ares novelescos continua um enigma inexplicado. Depois de se preparar por 20 anos, a consagração veio junto com a estréia no lançamento do romance "Lavoura Arcaica" (1975), seguido de outro êxito atordoante, a novela "Um Copo de Cólera" (1978). No auge de uma carreira recém-começada, as traduções de vento em popa, quando seus leitores antecipam proezas ainda maiores que estavam por vir, de repente o escritor paulista anunciou que passava a arar outras terras, trocava a literatura pela agricultura [...].

FRIAS FILHO, O. O silêncio de Raduan. Folha de S. Paulo, 10 out. 1996. Disponível em:<https://goo.gl/8Q8oyN> . Acesso em: 30 mar. 2018.


Na coluna publicada no jornal Folha de São Paulo em outubro de 1996, a informação sobre o abandono da literatura pelo escritor Raduan Nassar

Alternativas

ID
2773216
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Parado, com a colher suspensa sobre a bancada de aço inox, o sujeito atravancava minha passagem. Ia enfiá-la no pote de ervilhas, arremeteu, pousou-a na bandeja de beterrabas, levantou uma rodela, soltou-a, duas gotas vermelhas respingaram no talo de uma couve-flor. Fosse mais para trás, lá pela travessa do agrião, eu poderia ultrapassá-lo e chegar aos molhos a tempo de colocar azeite e vinagre antes que ele se aproximasse, mas da beterraba aos temperos é um passo e então seria eu a atrapalhar sua cadência. (Segundo a etiqueta não escrita dos restaurantes por quilo, a ultrapassagem só é permitida se não for reduzir a velocidade do ultrapassado – o que seria equivalente a furar a fila).


Tudo é movimento, dizia Heráclito; o mundo gira, a lusitana roda, anunciava a televisão: só eu não me mexia, preso diante da cumbuca de grãos de bico com atum. Fiquei irritado. Aquele homem hesitante estava travando o fluxo de minha vida, dali para frente todos os eventos estariam quinze segundos atrasados: da entrega desta crônica ao meu último suspiro.

PRATA, A. A zona do agrião. Estadão, 23 dez. 2008. Disponível em: <https://goo.gl/oE4E42>. Acesso em: 30 mar. 2018.


Narrada na primeira pessoa do singular, a crônica parte de um evento corriqueiro na fila de um restaurante por quilo para elaborar uma reflexão sobre a passagem do tempo. No texto, a função metalinguística da linguagem é evidenciada no fragmento

Alternativas
Comentários
  • O autor faz uma crônica sobre passagem do tempo e menciona o seu atraso, ou seja, o tempo relativo à entrega da própria crônica no texto. Logo, a passagem que explicita isso é B.

  • Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo.

    logo, metalinguagem nesse caso é o texto falando de si mesmo

    “[...] dali para frente todos os eventos estariam quinze segundos atrasados: da entrega desta crônica ao meu último suspiro.”

    item B


ID
2773219
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fernanda é tudo que sobrou do que sempre me ensinaram. A sombra dos quarenta graus à sombra. Procurem os gestos no vocabulário, olhem Fernanda: estão todos lá. Sua vida é um palco iluminado. À direita as gambiarras do perfeccionismo. À esquerda os praticáveis do impossível. Em cima o urdimento geral de uma tentativa de enredo a ser refeita todas as noites, toda a vida. Atrás os bastidores, o mistério essencial. Embaixo, o porão, que torna viáveis os mágicos e onde, faz tanto tempo!, se ocultava o ponto. Em frente o diálogo, que é uma fé, e comove montanhas.

Disponível em:<https://goo.gl/ww4RDN> . Acesso em: 01 abr. 2018.


Na seção Retratos 3x4 de seu site, Millôr Fernandes escreve sobre alguns de seus amigos, dentre eles, a atriz Fernanda Montenegro.


Assinale o recurso em torno do qual o texto sobre a atriz foi construído.

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa. Também é um recurso expressivo.


ID
2773222
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há uma pequena árvore na porta de um bar, todos passam e dão uma beliscada na desprotegida árvore. Alguns arrancam folhas, alguns só puxam e outros, às vezes, até arrancam um galho. O homem que vive na periferia é igual a essa pequena árvore, todos passam por ele e arrancam-lhe algo de valor. A pequena árvore é protegida pelo dono do bar, que põe em sua volta uma armação de madeira; assim, ela fica segura, mas sua beleza é escondida. O homem que vive na periferia, quando resolve buscar o que lhe roubaram, é posto atrás das grades pelo sistema. Tentam proteger a sociedade dele, mas também escondem sua beleza.

FERRÉZ. Capão Pecado. São Paulo: Labortexto, 2000.


Tomada, isoladamente, a proposição “Tentam proteger a sociedade dele” poderia ser considerada ambígua. Para explicitar o sentido que essa oração assume no contexto em que foi empregada, a expressão “a sociedade dele” deve ser substituída por

Alternativas
Comentários
  • Tadinho


ID
2773225
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se quer medir forças, sei que eu me garanto,

Sem conversa frouxa, sem me olhar de canto,

Fecha a boca, ouça, eu não tô brincando,

Sua estratégia é fraca, já vou chegar te derrubando.


CONKA, Karol. Karol Conka. Download digital, 2001.


Karol Conka é uma rapper brasileira reconhecida por canções que exaltam a mulher. No refrão de Me garanto, de sua autoria, a forma tô 

Alternativas

ID
2773231
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma das principais teorias sobre a chegada dos primeiros humanos às Américas é de que eles teriam migrado da Ásia, usando uma rota pela costa do Pacífico durante o final da última era glacial. O nível do mar caiu, e isso pode ter revelado ligações terrestres entre os dois continentes, que nossos antepassados aproveitaram para ir de um ao outro. Apesar de ser uma teoria bastante plausível, ela tinha um problema: não havia nada que a comprovasse. Até agora.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Victoria (Canadá) e publicado nesta quarta-feira, 28, na revista científica Plos One, mostrou que 29 pegadas de 13 mil anos foram encontradas sob sedimentos em uma ilha da Columbia Britânica, na costa canadense do Oceano Pacífico. Considerando-se que a era glacial entrou em declínio há 11,2 mil anos, tanto a idade quanto a localização das pegadas batem exatamente com a teoria da migração.

Disponível em: <https://goo.gl/Z5TZ1Y> . Acesso em: 30 mar. 2018.


Publicado em uma revista de vulgarização científica, o texto foi produzido com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • (A)

    "
    Uma das principais teorias sobre a chegada dos primeiros humanos às Américas é de que eles teriam migrado da Ásia, usando uma rota pela costa do Pacífico durante o final da última era glacial. O nível do mar caiu, e isso pode ter revelado ligações terrestres entre os dois continentes, que nossos antepassados aproveitaram para ir de um ao outro. Apesar de ser uma teoria bastante plausível, ela tinha um problema: não havia nada que a comprovasse. Até agora.

    Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Victoria (Canadá) e publicado nesta quarta-feira, 28, na revista científica Plos One, mostrou que 29 pegadas de 13 mil anos foram encontradas sob sedimentos em uma ilha da Columbia Britânica, na costa canadense do Oceano Pacífico. Considerando-se que a era glacial entrou em declínio há 11,2 mil anos, tanto a idade quanto a localização das pegadas batem exatamente com a teoria da migração."


    Texto predominantemente informativo.


ID
2773234
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em sua última viagem aos Estados Unidos como primeira-ministra, Margaret Tatcher revelou a George Bush: “Antes de nomear um ministro, peço-lhe para decifrar um enigma. A Geoffrey Howe, por exemplo, perguntei: Se é filho de seu pai e não é seu irmão, quem é então? Geoffrey Howe respondeu: Sou eu. E lhe dei o cargo de chanceler”.

Impressionado, Bush resolveu testar o método com seu vice, Don Quayle. Propôs o mesmo enigma. Quayle pediu um tempo para pensar. Depois, telefonou ansioso para Henry Kissinger, que lhe ensinou:

– A resposta é “eu”.

Quayle voltou a Bush com ar de triunfo:

– A resposta é Kissinger.

Bush bradou, contrariado:

– Não, é Geoffrey Howe.

POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.


A piada baseia-se na solução de um enigma. Depois de ser apresentado a um político inglês, Geoffrey Howe, o enigma é apresentado aos políticos estadunidenses George Bush, Don Quayle e Henry Kissinger. Do ponto de vista linguístico, o efeito humorístico dessa piada deve-se ao fato de que a referência do pronome pessoal na resposta ao enigma é interpretada equivocadamente por

Alternativas

ID
2773237
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


Nada mais lindo que um açude sangrando [...]. Não há como não se arrupiar todinho diante de tal fenômeno. Levo essa ideia da chuva para onde for, só a chuva nos importa [...]. A chuva é meu gol, minha Copa do Mundo, Deus gozando a glória, meu amor.

SÁ, Xico. Chove no sertão e não tem nada mais bonito. El País, 24 fev. 2018.

Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2018.


Texto II


Oh! Deus,

Perdoe esse pobre coitado,

Que de joelhos rezou um bocado,

Pedindo pra chuva cair,

Cair sem parar.

GORDURINHA; NELINHO. Súplica cearense. In: O RAPPA. 7 vezes. Álbum, 2008.


Considere as seguintes afirmações.


I. Em ambos os textos, a palavra Deus é um elemento do predicado.

II. No texto I, a palavra Deus integra o predicativo do sujeito.

III. No texto II, a palavra Deus exerce a mesma função sintática que a expressão “meu amor”, presente no texto I.

IV. Em ambos os textos, a palavra Deus constitui um termo acessório da oração.


São corretas as afirmações apresentadas em

Alternativas

ID
2773240
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em suas obras, Machado de Assis faz questionamentos de várias teorias de sua época, como a darwinista, a evolucionista e a positivista.


Além de críticas, em Quincas Borba, Machado faz uma caricatura do

Alternativas

ID
2773243
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Capítulo XLIV

Não vades crer que a dor aqui foi mais verdadeira que a cólera; foram iguais em si mesmas, os efeitos é que foram diversos. A cólera deu em nada; a humilhação debulhou-se em lágrimas legítimas. E contudo não faltaram a esta senhora ímpetos de estrangular Sofia, calcá-la aos pés, arrancar-lhe o coração aos pedaços, dizendo-lhe na cara os nomes crus que atribuía ao marido... Tudo imaginações! Crede-me: há tiranos de intenção. Quem sabe? Na alma desta senhora passou agora um tênue fio de Calígula...

ASSIS, Machado. Quincas Borba. São Paulo: Editora Globo, 1997. p. 53.


Levando-se em consideração a leitura de Quincas Borba e o capítulo, em que há referência a D. Tonica, identifica(m)-se, nesse capítulo,

Alternativas
Comentários
  • Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma

    item D


ID
2773246
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Levando-se em consideração a leitura dos contos de Clarice Lispector e o conceito de EPIFANIA, isto é, o instante de revelação, a súbita percepção ou a transformação na consciência, assinale a alternativa que exemplifica um desses momentos.

Alternativas

ID
2773249
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação aos contos da obra Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, é correto afirmar que, no conto

Alternativas

ID
2773252
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às características que marcam Gregor Samsa, em Metamorfose, destaca-se a

Alternativas

ID
2773255
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Levando-se em consideração as obras selecionadas e seus personagens, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2773258
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a obra de Mia Couto, Terra sonâmbula, depreende-se que esse texto

Alternativas

ID
2773261
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CAPÍTULO CVI


... Ou, mais propriamente, capítulo em que o leitor, desorientado, não pode combinar as tristezas de Sofia com a anedota do cocheiro. E pergunta confuso: - Então a entrevista da Rua da Harmonia, Sofia, Carlos Maria, esse chocalho de rimas sonoras e delinquentes é tudo calúnia? Calúnia do leitor e do Rubião, não do pobre cocheiro que não proferiu nomes, não chegou sequer a contar uma anedota verdadeira. É o que terias visto, se lesses com pausa. Sim, desgraçado, adverte bem que era inverossímil que um homem, indo a uma aventura daquelas, fizesse parar o tílburi diante da casa pactuada. Seria pôr uma testemunha ao crime. Há entre o céu e a terra muitas mais ruas do que sonha a tua filosofia, – ruas transversais, onde o tílburi podia ficar esperando.

- Bem; PONTO E VÍRGULA? o cocheiro não soube compor. Mas que interesse tinha em inventar a anedota?

Conduzira Rubião a uma casa, onde o nosso amigo ficou quase duas horas, sem o despedir; viu-o sair, entrar no tílburi, descer logo e vir a pé, ordenando-lhe que o acompanhasse. Concluiu que era ótimo freguês; mas, ainda assim não se lembrou de inventar nada. Passou, porém, uma senhora com um menino, – a da Rua da Saúde – e Rubião quedou-se a olhar para ela com vistas de amor e melancolia. Aqui é que o cocheiro o teve por lascivo, além de pródigo, e encomendou-lhe as suas prendas. Se falou em Rua da Harmonia foi por sugestão do bairro donde vinham, e se disse que trouxera um moço da Rua dos Inválidos, é que naturalmente transportara de lá algum, na véspera, – talvez o próprio Carlos Maria, – ou porque lá morasse, ou porque lá tivesse a cocheira, – qualquer outra circunstância que lhe ajudou a invenção, como as reminiscências do dia servem de matéria aos sonhos da noite. Nem todos os cocheiros são imaginativos. Já é muito CONSERTAR? farrapos da realidade.

Resta só a coincidência de morar na Rua da Harmonia uma das costureiras do luto. Aqui, sim, parece um propósito do acaso. Mas a culpa é da costureira; não lhe faltaria casa mais para o centro da cidade, se quisesse deixar a agulha e o marido. Ao contrário disso, ama-os sobre todas as cousas deste mundo. Não era razão para que eu cortasse o episódio, ou interrompesse o livro.

ASSIS, Machado. Quincas Borba. São Paulo: Editora Globo, 1997. p. 142.


Levando-se em consideração a obra Quincas Borba e o fragmento acima, o narrador revela

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Ressalta-se que a questão da ingenuidade de Rubião é explorada por diversos personagens na história (Cristiano Palha, Sofia, Camacho), sendo uma alusão à dificuldade do recém capitalista Rubião, vindo do interior e sem traquejo social, de se inserir na elite urbana da metrópole.


ID
2773264
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.

– Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar?

Ele foi simples:

– Sim, já beijei antes uma mulher.

– Quem era ela? perguntou com dor.

Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.

O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir – era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros. [...]

O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos.

De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente ao orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga. [...]

Ele a havia beijado.

Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

Deu um passo para trás ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido. [...]

Até que, vinda da profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele…

Ele se tornara homem.

LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. In: Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 157.(Adaptado)


O amor juvenil é tema de O primeiro beijo, de Clarice Lispector. Além disso, esse conto pode ser interpretado como um rito de passagem e dele se entende que

Alternativas

ID
2773267
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura

O retirante explica ao leitor quem é e a que vai


– O meu nome é Severino,

não tenho outro de pia.

Como há muitos Severinos,

que é santo de romaria,

deram então de me chamar

Severino de Maria;

como há muitos Severinos

com mães chamadas Maria,

fiquei sendo o da Maria

do finado Zacarias.

Mas isso ainda diz pouco:

há muitos na freguesia

por causa de um coronel

que se chamou Zacarias

e que foi o mais antigo

senhor desta sesmaria.

Como então dizer quem fala

ora a Vossas Senhorias?

Vejamos: é o Severino

da Maria do Zacarias

lá da Serra da Costela,

limites da Paraíba,

Mas isso ainda diz pouco:

se ao menos mais cinco havia

com nome de Severino

filhos de tantas Marias

mulheres de outros tantos,

já finados, Zacarias,

vivendo na mesma serra

magra e ossuda em que eu vivia.

Somos muitos Severinos

iguais em tudo na vida:

na mesma cabeça grande

que a custo é que se equilibra,

no mesmo ventre crescido

sobre as mesmas pernas finas,

e iguais também porque o sangue

que usamos tem pouca tinta.

NETO. João Cabral de Melo. Morte e vida severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.


Nesse primeiro quadro de Morte e vida severina, depreende-se, por meio de seu contexto, que

Alternativas

ID
2773270
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Weber, um tipo de dominação é estabelecido, pois “obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer.”

COHN, Gabriel (Org.). Weber: Sociologia. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991. p. 129. Coleção Grandes Cientistas Sociais.


Com base na análise weberiana, assinale a alternativa que indica o tipo de dominação a que essa descrição está relacionada.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O sociólogo alemão Max Weber [Erfurt, 1864 - Munique, 1920] apresentou, em um de seus estudos mais importantes, três tipos puros de dominação legítima, cada um deles gerando diferentes categorias de autoridade. São classificados como puros porque só podem ser encontrados isolados no nível da teoria, combinando-se quando observados em exemplos concretos. O primeiro deles é a dominação tradicional. Significa aquela situação em que a obediência se dá por motivos de hábito porque tal comportamento já faz parte dos costumes. É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal. Os filhos obedecem aos pais por uma relação de fidelidade há muito estabelecida e respeitada. O segundo tipo é a dominação carismática. Nela, a relação se sustenta pela crença dos subordinados nas qualidades superiores do líder. Essas qualidades podem ser tanto dons sobrenaturais quanto a coragem e a inteligência inigualável. Podemos tomar como exemplo qualquer grupo religioso centrado na figura do profeta, que apenas por meio de suas habilidades e conhecimentos pessoais, sem o uso da força, consegue arregimentar um grande número de seguidores. O terceiro tipo é a dominação legal, ou seja, por meio das leis. Nessa situação, um grupo de indivíduos submete-se a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes. Essas regras determinam ao mesmo tempo a quem e em que medida as pessoas devem obedecer. Um exemplo ilustrativo é o do empregado que acata as ordens de um superior, de acordo com as cláusulas (regras, leis) do contrato assinado. 


ID
2773276
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia constitui-se como uma ciência que busca estudar os aspectos sociais da relação dos indivíduos por meio de um estudo crítico, distante e sistemático dos fenômenos sociais.


Com base em alguns autores da Sociologia que se propõem a interpretar o mundo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Marx- classe social

    Weber- ação social

    Durkheim- fato social


ID
2773285
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[....] Nós colocávamos – e erámos obrigados a colocar – a ênfase principal, antes de mais nada, em derivar de fatos econômicos fundamentais as ideias políticas, jurídicas e as demais noções ideológicas e as ações por elas desencadeadas. [...] A base dessa ideia é uma concepção vulgar da causa e do efeito como polos opostos de forma rígida”.

ENGELS, F. Carta a Franz Mehring, Londres, 14 de julho de 1893. In: Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977. p. 42-44.


A justificativa da posição teórica de Engels na citação acima, teve por objetivo advertir sobre os riscos do materialismo histórico

Alternativas
Comentários
  • Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto

    - base dessa ideia é uma concepção vulgar da causa e do efeito como polos opostos de forma rígida = deixando assim de ser dialético

    item D


ID
2773288
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o excerto abaixo.


“[...] O centro dos primeiros sistemas da natureza não é o indivíduo, é a sociedade. É ela que se objetiva e não mais o homem.”

RODRIGUES, J. A. (Org.) Durkheim. São Paulo: Ática, 1978. p.201-202.


Nesse trecho, Durkheim propõe romper com o humanismo antropocêntrico dos modernos em favor de um novo modelo de conhecimento baseado no sociocentrismo. Não mais o homem, mas a sociedade aparece como centro do conhecimento porque, para Durkheim,

Alternativas
Comentários
  • a) É o nosso gabarito. O próprio texto do enunciado já nos fornece dica a contento. 

    b) Não, a metodologia sociológica, apesar de aproximar – em termos comparativos – o funcionamento da sociedade com o funcionamento da natureza, não afirmar que os sistemas lógicos se fundam na natureza. 

    c) Falso, pois a consciência coletiva se expressa na sociedade em si. Isso pode ser notado, por exemplo, nas normas e costumes. Além disso, Durkheim, ao definir que os indivíduos constituem laços de solidariedade a partir da consciência coletiva, há uma síntese das ações e dos sentimentos individuais, fato que forma – socialmente – uma mentalidade coletiva particular, diferente das individuais (sozinhas, ou “somadas)

    d) Não, para Durkheim o fato social é um acontecimento de grande importância para o entendimento da dinâmica coletiva.

    Gabarito: A


ID
2773291
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia

Desde o final do século passado, os cientistas sociais vêm afirmando que as transformações globais têm levado a uma nova forma de sociedade, definida por sociedade em rede.


De acordo com as análises desse período, afirma-se que foram marcos importantes na emergência desse novo modelo de sociedade

Alternativas
Comentários
  • A sociedade em rede, em termos simples, é uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na microelectrónica e em redes digitais de computadores que geram, processam e distribuem informação a partir de conhecimento acumulado nos nós dessas redes

    Assim, não pode ser o item A, pois a WWB é mais antiga, não implicando em socieade de redes

    item C


ID
2773294
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando de longe observamos o mundo árabe e o mundo judeu, vemos o contraste entre duas religiões – a judaica, baseada no Tanakh (da qual a Torá é parte) e a muçulmana, baseada no Alcorão ou no Corão. Menos comum é vermos as semelhanças tal como o ritual de circuncisão masculina que, em ambas as religiões, se realiza a partir dos oito dias de vida e representa o pacto entre Deus e os homens.


Por isso, entre sistemas com diferenças, também pode haver semelhanças e, para abarcar essa dupla realidade, as Ciências Sociais criaram o conceito de

Alternativas