SóProvas



Prova UNEB - 2014 - UNEB - Vestibular - Português/Inglês/Ciências


ID
3853516
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mamãe, quando ela disse a seus pais que ia se casar comigo, eles se revoltaram:
Todo baiano é negro.
Todo baiano é pobre.
Todo baiano é veado.
Todo baiano acaba largando a mulher e os filhos para voltar para a Bahia.
Mas nós nos casamos mesmo assim. Tivemos dois filhos (um dia ainda lhe mando um retrato de seus netos). Depois ela fugiu com Zé do Pistom e levou os meus filhos.
Zé está me matando. Eles estão me matando. Devem ser uma dúzia de homens, fardados e armados. Aqui, no meio da rua. Na grande capital.
Dinheiro, dinheiro, dinheiro.
Cresce logo, menino, para você ir para São Paulo.
Aqui vivi e morri um pouco todos os dias.
No meio da fumaça, no meio do dinheiro.
Não sei se fico ou se volto.
Não sei se estou em São Paulo ou no Junco.
— Levanta, corno.
Eles me mandam dançar um xaxado. Não posso, não aguento, não suporto. Voltaram a me bater.
O homem na janela deve ter saído da janela. Apagou a luz, desapareceu, foi dormir.
São Paulo é uma cidade deserta.
Outra pancada e esqueci de tudo.
TORRES, Antônio. Essa Terra. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 62-63.

Considerando-se a leitura global da obra “Essa Terra”, o fragmento em destaque evidencia

Alternativas

ID
3853519
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eis a fábrica. Entrei de novo, sem licença. Eu andava a esmo, pelo meio do salão de trabalho, tropeçando nos matos rasteiros. Eu só queria repor as peças em seus lugares, ligar as máquinas, aquecer o forno e despertar a chaminé. O menino de novo me observava, talvez curioso ante minha empreitada. Eu perscrutava-lhe uma pergunta que ele não alcançou formular. Eu, também funcionário, em certo depois, minha função era a última de todas. Enfim, eu agora a exercia. Ouvi que a fábrica apitava e me senti arrepiar inteiro. Estava findo esse turno de trabalho. Então eu fui saindo.
— Esta fábrica está morta.
O menino disse isso e retomou sua bicicleta. Deu uma última olhada, foi-se a guiar para longe, fazendo girar o tempo presente. Era já o cair da tarde; e dentro de mim o apito da fábrica chorava. Eu via de novo a fumaça formando nuvens e provava o cheiro morno dos biscoitos. Continuei caminhando, sem olhar para trás, os matos já não me incomodavam. Era hora, e eu ia saindo pelo mesmo portão aberto, por onde as minhas lágrimas passavam.
FONSECA, Aleilton. O sabor das nuvens. O desterro dos mortos: contos. 3. ed. Itabuna: Via Litterarum, 2012. p. 51.

No conto O sabor das nuvens, que faz parte da obra “O desterro dos mortos”, metaforiza-se a morte através da perda

Alternativas

ID
3853522
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Voltou-se para os curiosos ainda a fitá-la, era aquela gentinha do Tabuão, a ralé em cuja companhia Quincas se comprazia. Que faziam ali? Não compreendiam que Quincas Berro D’água terminara ao exalar o último suspiro? Que ele fora apenas uma invenção do diabo? Um sonho mau, um pesadelo? Novamente Joaquim Soares da Cunha voltaria e estaria um pouco entre os seus, no conforto de uma casa honesta, reintegrado em sua respeitabilidade. Chegara a hora do retorno e desta vez Quincas não poderia rir na cara da filha e do genro, mandá-los plantar batatas, dar-lhes um adeusinho irônico e sair assoviando. Estava estendido no catre, sem movimentos. Quincas Berro D’água acabara.

Vanda levantou a cabeça, passeou um olhar vitorioso pelos presentes, ordenou com aquela voz de Otacília:

— Desejam alguma coisa? Senão, podem ir saindo. Dirigiu-se depois ao santeiro:

— O senhor podia fazer o favor de chamar um médico? Para o atestado de óbito.

O santeiro aquiesceu com a cabeça, estava impressionado. Os outros retiravam-se devagar. Vanda ficou só com o cadáver. Quincas Berro D’água sorria e o dedo grande do pé direito parecia crescer no buraco da meia.

AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. São Paulo: Companhia da Letras, 2008. p. 25.


Contextualizado na obra, o fragmento em destaque permite afirmar que Vanda

Alternativas

ID
3853525
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao aproximar-se, Pedro Archanjo notou que Nilo Argolo punha os braços atrás das costas para impedir qualquer tentativa de aperto de mão. Um calor subiu-lhe ao rosto.

Com o desplante de quem examinasse bicho ou coisa, atentamente o professor estudou a fisionomia e o porte do funcionário; no rosto infenso refletiu-se indisfarçável surpresa ao constatar o garbo e a limpeza nos trajes do mulato, o perfeito decoro. De certos mestiços, o catedrático pensava e, em determinados casos, até dizia: Este merecia ser branco, o que o desgraça é o sangue africano.

— Foi você quem escreveu uma brochura intitulada A vida...

—... popular da Bahia... — Archanjo superara a humilhação inicial, dispunha-se ao diálogo. — Deixei um exemplar para o senhor na secretaria.

— Diga senhor professor — corrigiu, áspero, o lente ilustre. — Senhor professor, não senhor apenas, não se esqueça. Conquistei o título em concurso, tenho direito a ele e o exijo. Compreendeu?

— Sim, senhor professor — a voz distante e álgida, o único desejo de Pedro Archanjo era ir-se embora.

— Diga-me: as diversas anotações sobre costumes, festas tradicionais, cerimônias fetichistas, que você classifica de obrigações, são realmente exatas?

— Sim, senhor professor.

— Sobre cucumbis, por exemplo. São verídicas?

— Sim, senhor professor.

— Não foram inventadas por você?

— Não, senhor professor.

— Li sua brochura e, tendo em conta quem a escreveu — novamente o examinou com olhos fulvos e hostis —, não lhe nego certo mérito, limitado a algumas observações, bem entendido. Carece de qualquer seriedade científica e as conclusões sobre mestiçagem são necessidades delirantes e perigosas. Mas nem por isso deixa de ser repositório de fatos dignos de atenção. Vale leitura.

AMADO, Jorge. Tenda dos Milagres. 47. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 143-144.


A leitura do fragmento de “Tenda dos Milagres”, devidamente contextualizado na obra, permite afirmar:

Alternativas

ID
3853528
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que houve com Valentim, deixando-o sem despedir-se, perdendo-se na multidão, ele jamais saberia. Só, novamente só, com as suas trevas e o porrete de apalpar o chão. Passo a passo, muito devagar, retornou e tão só em si mesmo que não percebeu sequer os que, a seu lado, regressavam às casas. Andou assim, sempre a pensar nos enforcados, até que reconheceu o Largo da Palma pela aspereza das pedras e o macio da grama. Tudo o que queria, afinal, era o seu lugar no canto do pátio da igreja.
E, ao aproximar-se, ao sentir o cheiro do incenso, pensou que naquele momento já cortavam as cabeças e as mãos dos enforcados. Colocadas em exposição, no Cruzeiro de São Francisco ou na Rua Direita do Palácio, até que ficassem os ossos. O Largo da Palma, porque sem povo e sem movimento, seria poupado. Ajoelhou-se, então, pondo as mãos na porta da igreja.
E, única vez em toda a vida, agradeceu à Santa da Palma ter nascido cego.
FILHO, Adonias. O Largo da Palma. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 96-97.

Inserindo-se o fragmento destacado na leitura global da novela “Os enforcados”, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3853558
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

    You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you cannot fool all of the people all of the time.

LINCOLN, Abraham. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014. 

This famous quote by Abraham Lincoln is about

Alternativas

ID
3853561
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

    You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you cannot fool all of the people all of the time.

LINCOLN, Abraham. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014. 

The alternative that best explains this quote is

Alternativas

ID
3853564
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Não é de hoje que as águas e o ambiente em torno dessa baía pagam um preço alto por ela ter servido de porta de entrada para o Brasil, desde que a expedição do navegador português Gaspar de Lemos aportou ali em 1º de novembro de 1501, Dia de Todos-os-Santos na tradição católica, houve sucessivas alterações [no seu entorno]. (ZORZETTO, 2014, p.29).

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca da Baía deTodos-os-Santos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3853567
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Nordeste é a região brasileira que apresenta características peculiares, como

Alternativas

ID
3853570
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).

A expansão das pandemias esteve relacionada, diversas vezes, com as características socioeconômicas e políticas das sociedades, como se pode observar na proliferação, ao longo da história das sociedades,

Alternativas

ID
3853573
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).

O continente africano é associado, de uma forma geral, a situações complexas e difíceis, como o continente, entre outros, de origem do vírus da Aids e do ebola, do subdesenvolvimento, da fome, de guerras.

Essa visão decorre de um processo histórico que pode ser corretamente associado

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra B está incorreta?


ID
3853576
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).

A epidemia do ebola colocou a África no centro das atenções internacionais e sobre esse continente, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3853579
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

De acordo com o Artigo no 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou a sobrecarga de trabalho, que acarreta danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente.
O termo “trabalho análogo ao de escravo” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra, não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.
Não é apenas a ausência de liberdade que faz um trabalhador escravo, mas sim de dignidade. Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho. Quando um trabalhador mantém sua liberdade, mas é excluído de condições mínimas de dignidade, temos também caracterizado trabalho escravo. (O QUE É..., 2014).

A utilização do trabalho compulsório foi uma constante na história das civilizações, a exemplo

Alternativas

ID
3853582
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o Artigo no 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou a sobrecarga de trabalho, que acarreta danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente.
O termo “trabalho análogo ao de escravo” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra, não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.
Não é apenas a ausência de liberdade que faz um trabalhador escravo, mas sim de dignidade. Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho. Quando um trabalhador mantém sua liberdade, mas é excluído de condições mínimas de dignidade, temos também caracterizado trabalho escravo. (O QUE É..., 2014).

A história da escravidão no Brasil é marcada pela luta e pela resistência do povo negro, observadas em um movimento de forte conteúdo étnico-racial de oposição à escravidão ocorrido no país, que foi a

Alternativas
Comentários
  • Revolta dos Búzios = Conjuração Baiana

  • Gabarito (C)

    Conjuração Baiana é conhecida também por: Conjuração dos Alfaiates, Revolta de João de Deus e Revolta dos Búzios.

    Os Baianos propunham o fim da escravidão e dos privilégios, o aumento da remuneração dos soldados, a igualdade de raça e cor, a liberdade econômica (fim do pacto colonial), proclamação de uma república democrática, o fim da dominação Portuguesa, etc.

    Lembre-se de que essa revolta tem como caráter separatista, republicana e popular e foi influenciada pelo iluminismo e Revolução Francesa.

    Bons estudos!


ID
3853585
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o Artigo no 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou a sobrecarga de trabalho, que acarreta danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente.
O termo “trabalho análogo ao de escravo” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra, não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.
Não é apenas a ausência de liberdade que faz um trabalhador escravo, mas sim de dignidade. Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho. Quando um trabalhador mantém sua liberdade, mas é excluído de condições mínimas de dignidade, temos também caracterizado trabalho escravo. (O QUE É..., 2014).

A abolição da escravidão, no Brasil, decorreu de um longo processo, que envolveu diversos interesses internos e externos, com inúmeros desdobramentos, como se pode inferir

Alternativas

ID
3853588
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o Artigo no 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou a sobrecarga de trabalho, que acarreta danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente.
O termo “trabalho análogo ao de escravo” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra, não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.
Não é apenas a ausência de liberdade que faz um trabalhador escravo, mas sim de dignidade. Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho. Quando um trabalhador mantém sua liberdade, mas é excluído de condições mínimas de dignidade, temos também caracterizado trabalho escravo. (O QUE É..., 2014).

A concepção de que “Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais” se constituiu historicamente com

Alternativas

ID
3853591
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

De acordo com o Artigo no 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou a sobrecarga de trabalho, que acarreta danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente.
O termo “trabalho análogo ao de escravo” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra, não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.
Não é apenas a ausência de liberdade que faz um trabalhador escravo, mas sim de dignidade. Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho. Quando um trabalhador mantém sua liberdade, mas é excluído de condições mínimas de dignidade, temos também caracterizado trabalho escravo. (O QUE É..., 2014).

A luta contra a situação denunciada no princípio de que “nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho”, pode ser identificada

Alternativas

ID
3853597
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A proximidade do verão traz de volta antigos temores que já deveriam ter sido superados no Brasil. As chuvas serão suficientes para encher os reservatórios das usinas hidrelétricas e evitar blecautes nos momentos de pico da demanda de energia? Haverá risco de racionamento? A preocupação com a falta de chuva cresceu nos últimos tempos. (BAUTZER, 2014-2015, p. 31).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão hídrica, no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Os grandes projetos hidrelétricos do país foram abandonados, em função do uso da energia eólica na região com o maior potencial hídrico, a Região Sul.

( ) Atualmente, registra-se uma significativa perda de confiabilidade na geração da energia através de hidrelétricas.

( ) O país optou pelas usinas a fio d´água, nas últimas décadas, devido às restrições ambientais, reduzindo, assim, o tamanho dos reservatórios.

( ) O alto custo de produção impediu a realização de novos projetos energéticos no país.

( ) A Região Nordeste é a única, no país, que utiliza fontes alternativas de energia.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

Alternativas

ID
3853603
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O papel dos oceanos no clima da Terra é de fundamental importância. A massa líquida recobre 71% da superfície do planeta, sendo que, no hemisfério sul, essa porcentagem sobe para 81%, caindo para 51% ao norte do Equador. (ROSS, 2011, p. 96).


Em relação às características e à importância dos oceanos, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Os oceanos constituem áreas que dificultam a formação de massas de ar.

( ) A variação do volume de evaporação é mais intensa nos continentes do que sobre os oceanos.

( ) As águas frias, devido ao sentido da circulação oceânica, são deslocadas para as regiões tropicais e as águas quentes para as altas latitudes.

( ) A temperatura da água do mar é responsável pela estabilidade ou instabilidade da atmosfera em toda a sua área de influência.

( ) As correntes marítimas frias são responsáveis pela ocorrência de desertos costeiros nas costas ocidentais dos continentes.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
3853606
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre relevo, estrutura geológica e aproveitamento dos recursos naturais, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3853612
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição brasileira de 1988, promulgada após o restabelecimento do regime democrático, que encerrou o período da ditadura militar no país, garantiu avanços sociais e políticos para a sociedade.

Em relação ao contexto em que o país viveu, durante sua elaboração, promulgação e implementação, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3853615
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Oh, musa do meu fado,

Oh, minha mãe gentil,

Te deixo consternado

No primeiro abril,


Mas não sê tão ingrata!

Não esquece quem te amou

E em tua densa mata

Se perdeu e se encontrou.

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal:

Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!

[...]

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal:

Ainda vai tornar-se um império colonial!

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal:

Ainda vai tornar-se um império colonial!


(HOLANDA; GUERRA, 2014)


Os versos da composição musical remetem

Alternativas

ID
3853618
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Toda crise econômica provoca transformações no espaço geográfico. A atual crise mundial não foge à regra.


Em relação às suas causas e características, é correto afirmar que ela

Alternativas

ID
3853621
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se os conhecimentos sobre a linguagem cartográfica, é correto afirmar:

Alternativas