SóProvas



Prova VUNESP - 2012 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre


ID
888361
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final do século XVIII, a Inglaterra mantinha relações comerciais regulares com várias regiões do continente africano.
O interesse de ingleses nesse comércio derivava, entre outras coisas, da necessidade de

Alternativas
Comentários
  • a) revolução industrial, principalmente a produção de tecidos, tinham uma demanda pronta. Mercado interno foi um dos primeiros destinos da produção, principalmente no final do séc. XVIII, quando a produção ainda era incipiente, não eram produzidos em escala industrial como fala a questão. Além do mais, a França tem um processo de industrialização muito tardio, tanto que no período mencionado, ainda estavam passando pela instabilidade da Revolução Francesa.

    B) vindos da Ásia, principalmente da Índia e outras ilhas da região

    c) NÃO! Revolução industrial, séc. XVIII, ainda nem sabiam como usar o petróleo... mal sabiam como utilizar o vapor para força motriz... imagina o petróleo. 

    D) resposta

    E) Novamente, fábricas não se proliferavam, muito menos na França. Ainda, a mão de obra na primeira fase da revolução industrial vinha, principalmente, do êxodo rural inglês, após as leis de cercamento das terras que "expulsaram" muitos camponeses.


ID
888370
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil assistiu, nos últimos meses de 1822 e na primeira metade de 1823,

Alternativas
Comentários
  • Inglaterra e Portugal só reconheceram em 1825!
  • ao reconhecimento da Independência brasileira pelos Estados Unidos, pela Inglaterra e por Portugal.Falso, o Brasil só foi reconhecido em 1825 por Portugal.

    ao esforço do imperador para impor seu poder às províncias que não haviam aderido à Independência.Correto!

    O principal desafio do imperador era o de superar as divisões e formalizar a unificação nacional.

    à libertação da Província Cisplatina, que se tornou independente e recebeu o nome de Uruguai.Falso.

    O Uruguai só tornou-se independente em 1825.

    à pacífica unificação de todas as partes do território nacional, sob a liderança do governo central, no Rio de Janeiro.Falso.

    Não foi pacífica a união, já que o imperador atuou nas desavenças para promover a unificação.

    à confirmação, pelas Cortes portuguesas e pela Assembleia Constituinte, do poder constitucional do imperador.Falso. O reconhecimento luso só veio em 1825.

  • a) Os EUA reconheceram nossa independência em 1824. Portugal e Inglaterra, a partir de 1825.

    b) Ocorreram levantes conhecidos como Guerras de Independência na Bahia, Piauí, Grão-Pará, Maranhão e Cisplatina.

    c) A Guerra da Cisplatina ocorreu entre 1825 e 1828.

    d) Não foi pacífico, houveram levantes e o esforço do Poder Central contra os mesmos para se impor.

    e) Não houve tal confirmação no período mencionado.


ID
888376
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Itália deseja a paz, mas não teme a guerra.
A justiça sem a força é uma palavra sem sentido.
Nós sonhamos com a Itália romana.


Os três lemas acima foram amplamente divulgados durante o governo de Benito Mussolini (1922-1943) e revelam características centrais do fascismo italiano:

Alternativas
Comentários
  • Beligerância: estado ou qualidade de beligerante.

    Beligerante: que ou o que faz guerra ou está em guerra; que ou o que está em luta.


ID
888379
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), ocorreram:

Alternativas
Comentários
  • Letra A-Incorreta. Uma das principais marcas do regime foi a participação do Estado na Economia.
    Letra B-Incorreta. O endividamento público e a dívida externa financiaram tanto o Milagre ( Médice) quanto o período da "marcha forçada" do governo Geisel.
    Letra C-Incorreta. Essa afirmativa está eivada de erros. A inflação deixou de ser uma preocupação central, pois era considerada um mal necessário que contribuia com o arrocho salarial. Dívida externa cresceu no período.
    Letra D- Correta
    Letra E- Incorreta. O achatamento do salário contribuiu para a ampliação das desigualdades, ou seja, desequilíbrio na distribuição da renda.

    Esse tema é muito importante e tenha ganhado relevância nos concursos.

    Aos que querem fundamentar o assunto eu sugiro esse post com diversas questões específicas sobre o assunto. Todas as questões são acompanhadas de gabarito e comentários de altíssimo nível.

    http://araoalves.blogspot.com.br/2013/06/regime-civil-militar-questoes.html

ID
888382
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O colapso e o fim da União Soviética, no princípio da década de 1990, derivaram, entre outros fatores,

Alternativas

ID
888394
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92.
As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de

Alternativas
Comentários
  • Como surgiu o conceito

    O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

    Os trabalhos foram concluídos em 1987, com a apresentação de um diagnóstico dos problemas globais ambientais, conhecido como “Relatório Brundtland”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força. Nessa reunião, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo de documentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas, desertificação e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta.

    O que significa

    Desenvolvimento sustentável significa:

    “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

    Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

    Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevêem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.

    Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/

  • Surgido na década de 1980, desenvolvimento sustentável é um conceito de grande importância para o equilíbrio entre as atividades humanas e preservação do meio ambiente. De forma abrangente, desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades atuais em relação à exploração de recursos naturais, porém sem comprometer a capacidade das gerações futuras de poder fazer o mesmo. É que se pode chamar de crescimento sem esgotamento dos recursos.


    Letra A correta.



ID
888406
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 3 de junho de 2012, os jornais estamparam a notícia dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Ela foi coroada chefe de Estado da Grã-Bretanha e dos países da Comunidade Britânica no dia 2 de junho de 1953.

Assinale a alternativa que contém um acontecimento geopolítico ocorrido nos anos 1950, década em que a Rainha Elizabeth II assumiu o reinado.

Alternativas
Comentários
  • Os ataques ao Japão (Hiroshima e Nagasaki) ocorreram ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está correta. A guerra da Coreia aconteceu entre 1950 e 1953 e se inseriu no contexto da Guerra Fria. A guerra não logrou unificar as duas Coreias, que haviam sido divididas no pós Segunda Guerra sem consulta ao povo coreano. A Coreia do Norte é, atualmente, um dos países mais fechados do mundo e se mantém socialista. A Coreia do Sul é, nos dias atuais, um país desenvolvido, o que foi viabilizado, em grande parte, pelo apoio que sempre teve de países ocidentais durante a guerra fria, como Estados Unidos e Grã-Bretanha.

    A alternativa (C) está incorreta. O muro de Berlim foi construído em 1961 e visava a dividir a capital alemã ao meio, de modo a evitar maior contato e influência da parte capitalista ocidental sobre a socialista oriental. A queda do muro ocorreu em 1989.

    A alternativa (D) está incorreta. A OPEP foi criada em 1960 com o intuito de limitar a oferta de petróleo de modo a conseguir aumentar o preço do produto. Atualmente, o objetivo oficial da organização é coordenar e unificar a política de petróleo dos países membros, de modo a assegurar a estabilização do mercado de óleo.

    A alternativa (E) está incorreta. O fim da União Soviética ocorreu em 1991, o que foi um dos marcos para o fim da Guerra Fria. 


ID
888439
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos


                                                     Quando abrirem meu coração
                                                         Vão achar sinalização
                                                          De mão e contramão.

                                              (Millôr Fernandes. Veja, 04.04.2012.)

 

No contexto da biologia, os versos de Millôr Fernandes, falecido em 2012, podem ser usados para ilustrar, de maneira poética, as características de um sistema circulatório em que os sangues arterial e venoso seguem fluxos distintos, sem se misturarem.

Nessas condições, o protagonista desses versos poderia ser

Alternativas
Comentários
  • Como o coração do peixe possui duas cavidades (um átrio e um ventrículo), o sangue passa apenas uma vez pelo coração e não há a mistura desse sangue. Já os anfíbios e os repteis possuem um sistema circulatório muito semelhante, o coração possui três cavidades (dois átrios e um ventrículo) onde o sangue arterial e o sangue venoso se misturam, mesmo que parcialmente quando passa no ventrículo. Nas aves, o sistema circulatório é fechado e completo, ou seja, possui quatro cavidades e os sangues não se misturam. Quando se trata dos mamíferos, o sistema circulatório é duplo, simples e fechado, ou seja, possui um coração com quatro cavidades onde o sangue venoso e arterial não se misturam.

    Portanto, a alternativa correta é a (C).
     
  • Aves e mamíferos apresentam circulação dupla, completa e fechada, portanto o sangue venoso não se mistura com o arterial. No coração tetracavitário destes animais, o sangue venoso circula apenas no lado direito do coração enquanto o sangue arterial preenche apenas as cavidades do lado esquerdo.

  • o coração do peixe possui duas cavidades (um átrio e um ventrículo), o sangue passa apenas uma vez pelo coração sem que haja mistura desse sangue. Já os anfíbios e os repteis possuem um sistema circulatório muito semelhante, o coração possui três cavidades (dois átrios e um ventrículo) onde o sangue arterial e o sangue venoso se misturam, mesmo que parcialmente quando passa no ventrículo. Nas aves, o sistema circulatório é fechado e completo, ou seja, possui quatro cavidades e os sangues não se misturam. Quando se trata dos mamíferos, o sistema circulatório é duplo, simples e fechado, ou seja, possui um coração com quatro cavidades onde o sangue venoso e arterial não se misturam.

    alternativa correta é a (C).

     


ID
888442
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0.

Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é

Alternativas
Comentários
  • A pressão atmosférica é a pressão exercida pelo ar em toda a superfície do planeta. Essa medida varia de acordo com a altitude do local (que é a altura da região em relação ao nível do mar). Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, ou seja, menos moléculas dos gases estão presentes em um mesmo volume. Logo, menor é a pressão exercida pelo ar. Santos é uma cidade litorânea, estando praticamente a nível do mar, onde a pressão atmosférica é máxima. La Paz é uma cidade localizada a mais de 3 mil metros de altitude, ou seja, a pressão atmosférica é muito menor que a sofrida em Santos. A variação de altitude altera a fisiologia do corpo humano, uma vez que com menor concentração do gás oxigênio no ar, a concentração de hemácias no sangue de um jogador brasileiro não seria suficiente para suprir a necessidade para um bom desempenho em atividades físicas. Por isso é recomendável que os jogadores cheguem à cidade alguns dias antes da partida a fim de que o organismo se ambiente e se adeque àquela realidade, aumentando a produção de hemácias.


    Letra E correta.


  • BIZU: QUANTO MAIS VOCE DESCE O MAR , A AGUA POR EXEMPLO MAIS PRESSÃO VOCÊ POSSUI

  • Gols:

    Elano 2

    Neymar 2

    Ganso 2

    Kardec

    Borges 1

  • A pressão atmosférica é a pressão exercida pelo ar em toda a superfície do planeta. Essa medida varia de acordo com a altitude do local (que é a altura da região em relação ao nível do mar). Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, ou seja, menos moléculas dos gases estão presentes em um mesmo volume.

    ALTERNATIVA (E)

  • Santos é o time da virada


ID
888445
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bentinho vive uma incerteza: Ezequiel, seu filho com Capitu, é mesmo seu filho biológico ou Capitu teria cometido adultério com Escobar?

O drama de Bentinho começa quando, no velório de Escobar, momentos houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva. Escobar havia sido o melhor amigo de Bentinho e fora casado com Sancha, com quem tivera uma filha.

Suponha que, à época, fosse possível investigar a paternidade usando os tipos sanguíneos dos envolvidos. O resultado dos exames revelou que Bentinho era de sangue tipo O Rh–, Capitu era de tipo AB Rh+ e Ezequiel era do tipo A Rh–. Como Escobar já havia falecido, foi feita a tipagem sanguínea de sua mulher, Sancha, que era do tipo B Rh+, e da filha de ambos, que era do tipo AB Rh–.

Com relação à identificação do pai biológico de Ezequiel, a partir dos dados da tipagem sanguínea, é correto afirmar que



Alternativas
Comentários
  • Com os dados obtidos, temos que o genótipo de Bentinho é ii (sangue O) e rr (Rh negativo) e o de Capitu é IAIB (sangue AB) e Rr (Rh positivo com filho Rh negativo). Se a filha de Sancha e Escobar é de sangue tipo AB negativo, seu genótipo é IAIB rr. Como a mãe é sangue B, o alelo para o sangue A veio do pai, Escobar, assim como um dos alelos recessivos “r”. Como Ezequiel é do tipo A negativo, os tipos sanguíneos de Bentinho e Escobar não permitem excluir a possibilidade da paternidade de um nem de outro. Pelos tipos sanguíneos, Ezequiel poderia ser filho de Bentinho, como poderia ser filho de Escobar. Logo, a dúvida permaneceria.


    Letra B correta.


  • Essa dúvida ainda vai permanecer. -_-

  • Filha de sacha com Escobar

    IAIB com Rh: rr, sendo AB+

    Sacha

    IB_ com Rh: Rr, sendo B+

    Escobar só poderá ser

    IA_ com Rh: Rr, sendo A+

    Capitu

    IAIB, com Rh: R_, sendo AB+

    Bentinho

    ii, com Rh: rr, sendo O-

    Ezequiel

    IA_ com Rh: rr ( A-)

    Percebe-se que a dúvida continua, pois Escobar pode ser IAIA ou IAi e Capitu IAIB, formando indivíduos (IAi); (IAIA);( IAIB ) ; (IBi) sangues A, AB e B, bem como o Bentinho formando indivíduos ( IAi); (IAi); (IAi); (IAi) todos sangues A e sabemos que Ezequiel também é sangue A

    LETRA B


ID
888448
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado sobre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas.

Durante as 12 primeiras horas (período I), a planta foi iluminada com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi iluminada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm.

Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotossintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam

Alternativas
Comentários
  • Espero que ajude!

    Quando incide a luz verde sobre a planta vemos a cor verde. Quando incide sobre ela laranja-vermelho vemos uma cor escura. Para tanto a planta absorve todas as outras cores e emite a luz verde por isso a vemos verde. E com isso no segundo é iluminada pela luz laranja- vermelho, a planta o absorve realizando fotossíntese ao contrário do primeiro período onde a luz não é absorvida.

    Sucesso a todos!

  • A luz verde é a faixa de luz pouco absorvida e mais refletida pelo vegetal, por isso enxergamos as folhas dessa cor. Já a luz laranja-avermelhada seria mais absorvida pela planta e pouco refletida, sendo então menos visível aos olhos do observador. Como a luz nessa faixa é mais absorvida, a taxa fotossintética é maior (período II).



    Letra A correta.


  • GABARITO: A

     

  • A luz verde é a faixa de luz em que a planta mais reflete do que absorve, então enxergaríamos a planta nessa cor. a luz vermelha/laranja a planta mais absorveria do que refletiria, sendo menos visível aos nossos olhos.

    A taxa fotossintética seria menor ou até mesmo nula no período I (planta refle + do que absorve), e seria maior no período II (planta absorve + do que reflete).

  • A luz verde é a faixa de luz pouco absorvida e mais refletida pelo vegetal, por isso enxergamos as folhas dessa cor. Já a luz laranja-avermelhada seria mais absorvida pela planta e pouco refletida, sendo então menos visível aos olhos do observador.

    Como a luz nessa faixa é mais absorvida, a taxa fotossintética é maior (período II).

    Letra A correta.

  • Acertei essa questão com mais facilidade por ter em mente: Que a planta tem uma taxa alta de fotossíntese se ela absorver a luz verde, mas se você joga luz verde em uma planta ela irá refletir a luz verde e absorver as demais, e se você joga as demais ela irá refletir e absorver a luz verde, ou seja, se ela reflete ela não absorve e se ela absorve ela não reflete. E porque as plantas são verdes ? Aí já é outra coisa, que é porque tem um pigmento verde natural que é a clorofila. Já é a 2° questão que faço que cobra esse conhecimento. Olha a importância de resolver questões


ID
888451
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o piolho-de-cobra.

Sobre essa coleção, é correto dizer que é composta por exemplares das classes Insecta e

Alternativas
Comentários
  • No enunciado da questão, temos que a coleção de artrópodes exclui os caranguejos (crustáceos), a centopeia (quilópodas) e o piolho-de-cobra (diplópodas). Logo já podemos supor que a caixa é formada por representantes dos insetos e aracnídeos. Os insetos apresentam 3 pares de patas, enquanto os aracnídeos apresentam 4 pares. Se o número de aracnídeos fosse maior que o de insetos: 20 aracnídeos e 16 insetos, o número de pares de pata ultrapassaria o da coleção (113). 20 aracnídeos possuem 80 pares de pata e 16 insetos possuem juntos 48 pares de pata, o que dá um total de 128 pares de pata. Logo, é possível supor o número de insetos na caixa é maior que o número de aracnídeos.


    Letra D correta.


  • Excluímos os Crustáceos, e os Mirápodes, logo sobram aracnídeos e insetos.

    Aracnídeos são octópodes.= 8 pernas ( X )

    Insetos são hexápodes = 6 pernas (Y)

    X+Y=36

    8X+6Y= 113 pares x 2

    8x+6Y=226

    [...]

    x= 36-Y

    8(36-Y)+6Y=226

    288-8Y+6Y=226

    -2Y=-62 (-1)

    Y=31 exemplares

    X= 5 exemplares

    Insetos > Aracnídeos

    LETRA D

    APMBB

  • Isso que é questão interdisciplinar


ID
888460
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em determinada região do nosso país, o sistema de saúde verificou um crescente número de mortes por problemas cardíacos, sobretudo em pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos. Tais mortes não estavam relacionadas a históricos de sobrepeso ou hipertensão. Investigado o problema, verificou-se que há décadas a população não contava com condições adequadas de moradia. Muitas das casas eram de pau a pique e estavam infestadas de insetos. Segundo os sanitaristas, as mortes deviam-se a uma parasitose endêmica na região.

Pode-se afirmar que, mais provavelmente, a parasitose em questão é causada por organismos da espécie

Alternativas
Comentários
  • Há pessoas infectadas em todas as regiões do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Nessas regiões são encontrados os protozoários flagelados que são responsáveis pela Doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi.Tais protozoários têm como hospedeiro intermediário o hemíptero, o inseto conhecido como barbeiro. O Homem se contamina quando o barbeiro pica e elimina através de suas fezes os tripomatigotas metacíclicos, que caem na corrente sanguínea quando o homem entra em contato com alguma mucosa ou simplesmente quando coça o orifício e favorece a entrada.



    Alternativa correta (B).
  • A doença em questão é a Doença de Chagas causada pela fezes do barbeiro contaminado com  protozoario Trypanosoma cruzi. 

  • Só complementando:

    O vetor, conhecido popularmente como barbeiro, é um hemíptero (percevejo). E uma das espécies de barbeiro mais importante é a Triatoma infestans.


ID
888481
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um laboratório de química, dois estudantes realizam um experimento com o objetivo de determinar a velocidade da reação apresentada a seguir.

MgCO3 (s) + 2HCl(aq) → MgCl 2 (aq) + H2 O(L) + CO (g)


Sabendo que a reação ocorre em um sistema aberto, o parâmetro do meio reacional que deverá ser considerado para a determinação da velocidade dessa reação é

Alternativas
Comentários
  • Como a reação forma CO2(g), que é volátil, ou seja, 'sobe' e o experimento é um sistema aberto, quanto mais rápida for a dispersão do CO2 e consequentemente diminuição da massa do sistema, mais rápida será a reação. Logo, ao observamos a diminuição da massa do sistema, podemos determinar sua velocidade.


ID
888508
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética é dada por 3n2 – 2n, onde n é um número natural. Para essa progressão, o primeiro termo e a razão são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • vamos calcular a soma para os quatro primeiros termos(n=4);
    sn=3n– 2n
    s4=3*4– 2*4
    s4=48 – 8;
    s4=40
    De forma generica a soma dos quatro primeiros termos de uma progrssão aritmética é;
    a1+a2+a3+a4=sn  

    a1+a2+a3+a4=40   (onde a2=a1+r;  a3=a1+2r;   a4= a1+3r) substituindo a2,a3 e a4 temos;
    a1+a1+r+a1+2r+a1+3r=40
    4a1+6r=40 (/2)
    2a1+3r=20(I)

    vamos calcular a soma para os cinco primeiros termos(n=5);
    s5=3n– 2n
    s5=3*5– 2*5;
    s5=75 – 10;
    s5=65;
    De forma generica a soma dos cinco primeiros termos de uma progrssão aritmética é;
    a1+a2+a3+a4+a5=sn  

    a1+a2+a3+a4+a5=65    (onde a2=a1+r;  a3=a1+2r;   a4= a1+3r;  a5=a1+4r) substituindo a2,a3,a4 e a5 temos;

    a1+a1+r+a1+2r+a1+3r+a1+4r=65
    5a1+10r=65 (/5)
    a1+2r=13(II)

    (I) e (II) formam um sistema de equaçoes;

    2a1+3r=20(I)
    a1+2r=13 (II) 

    2a1+3r=20
    a1+2r=13*(-2)

    2a1+3r=20
    -2a1-4r=-26
    -r=-6
    r=6  (a razão é 6) substituindo em uma das equaçoes temos;
    a1+2r=13 (II) 
    a1 +2*6=13
    a1+12=13
    a1=1

    assim a1=1 e r=6 alternativa B
  •  Olá, Paulo vc respondeu a  Q296167 sobre PA, e me deixou uma dúvida, como que sei que na primeira equação eu uso 4 termos e na segunda equação eu uso 5 termos?
     
    Obrigada
  • " Olá, Paulo vc respondeu a  Q296167 sobre PA, e me deixou uma dúvida, como que sei que na primeira equação eu uso 4 termos e na segunda equação eu uso 5 termos?"

    olá Thaíse. Na verdade na importa quantos termos voçê usará para encontrar as duas equaçoes. Eu poderia ter usado 2 termos para encontrar a primeira e cinco termos para encontar a segunda equação.  o que não pode é usar o mesmo número de termos para encontrar as duas equaçoes.

    Há! antes que eu esqueça, não é sempre que olho asquestoes que respondo. Por isso mande-me um recado, é mais garantido que eu veja!
  • Sabendo que a fórmula da soma dos n primeiros termos de uma P. A. é   (I), para encontramos o a1, basta substituir n = 1 e igualarmos a equação (I) com a equação dada no enunciado:

                                  

    Para encontramos a razão, vamos continuar a igualar as equações, só que desta vez já sabemos quanto vale a1:

                                                                

    Sabemos que an = a1 + (n - 1) . r (III). substituindo (III) e (II):

                                                

    Logo r = 6

    Letra B


ID
888517
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A equação polinomial x3 – 3x2 + 4x – 2 = 0 admite 1 como raiz. Suas duas outras raízes são

Alternativas
Comentários

ID
888520
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As medições da elevação do nível dos mares e oceanos feitas por mareógrafos ao longo da costa, no período de 1880 a 2000, mostram que o nível global destes subiu a uma taxa média de 1,7 cm por década. Já as medições realizadas por altímetros-radares a bordo de satélites de sensoriamento remoto, para o período de 1990 a 2000, indicam que o nível subiu a uma taxa média de 3,1 cm por década.

Admitindo que as condições climáticas que provocam esta elevação não se alterem nos próximos 50 anos, o nível global dos mares e oceanos deverá subir nesse período, em cm, entre

Alternativas
Comentários
  • Segundo os  mareógrafos, o aumento  será de: 50/10*(1,7)= 8,5cm;
    Segundo as medições dos altímetros-radares o aumento  será de: 50/10*(3,1)= 15,5cm;
    "se alterem nos próximos 50 anos, o nível global dos mares e oceanos deverá subir nesse período, em cm, entre";
     8,5cm e 5,5cm ;
    Alternativa A.

ID
888526
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Todo número inteiro positivo n pode ser escrito em sua notação científica como sendo n = k ·10x , em que k &isin; R*, 1 &le; k < 10 e x &isin; Z. Além disso, o número de algarismos de n é dado por (x + 1).

Sabendo que log 2 &cong; 0,30, o número de algarismos de 257 é

Alternativas
Comentários
  • n = 2^57
    logn = log(2^57)
    logn = 57.log2
    logn = 57(0,3) = 17,1
    n =10^(17,1)

    10¹ tem 2 algarismos
    10² tem 3 algarismos
    10³ tem 4 algarismos.Ou seja,o nº de algarismos á sempre 1 a mais do que a potência de 10.
    10^(17,1) tem, portanto, 18 algarismos.
    AlternativaC
    resposta segundo:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130622071927AAqHdaw
  • Questão: "Todo número inteiro positivo n pode ser escrito como n = k * 10x, em que K pertence a R (números reais), 1 < K < 10; e x pertence a Z (números inteiros). Além disso, o número de algarismos de n é dado por (x+1). Sabendo que log 2 ~ 0,30, o número de algarismos de 257 é:”
     
    Resolução:
    Seja n = 257.
    Temos: logn = log257
    ∴logn = 57 ⋅log2

    Usando log2 = 0,3, temos:
    logn = 57 * 0,3 
    ∴logn = 17,1
    ∴ n = 1017,1 = 100,1 * 1017
    Note-se que, como 100= 1 e 101= 10, temos 1 < 10 0,1 < 10. Assim, representando n na forma k * 10 x , temos
    k = 10 0,1 e
    x = 17.
    Do enunciado, a quantidade de algarismos de n é (x + 1), ou seja, 18.
    Resposta: C


    Fonte: angloresolve.cursoanglo.com.br
    Provas resolvidas, unesp 2012, 1 fase, questão 90
    file:///C:/Users/DeskTop/Downloads/Prova_909_AR.pdf
    file:///C:/Users/DeskTop/Downloads/Prova_909_AR.pdf
  • De acordo com o enunciado temos que:

                                        n = 257 →  log(n) = log(257) =  57log2 = 57 (0,3) = 17,1

    Assim, 101 tem 2 algarismos, 102 tem 3 algarismos e 103 tem 4 algarismos. Ou seja, o nº de algarismos a sempre 1 amais do que a potência de 10. Logo 1017.1 tem, portanto 18 algarismos


    Letra C