SóProvas



Questões de Nota e Notícia


ID
49090
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de técnica e linguagem do jornalismo no rádio, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A chamada entrevista "Simultânea" permite a montagem, possuindo entrada, desenvolvimento e encerramento.
( ) O texto manchetado é lido por dois ou mais apresentadores.
( ) Harmonia vocabular refere-se à riqueza expressiva da língua, que dá tonicidade e sonoridade harmônica à expressão vocabular.

Alternativas
Comentários
  • A)  ENTREVISTA SIMULTÂNEA = concedida a mais de um veículo, ao mesmo tempo (simultaneamente).


    B) TEXTO MANCHETADO = É mais trabalhado do que o TEXTO CORRIDO (ver definição abaixo) e deixa o programa mais dinâmico. É interpretado por mais de um locutor, normalmente LOC 1 e LOC 2. Cada trecho desse deve ter começo, meio e fim (apresentar uma informação independente).

    obs.: TEXTO CORRIDO = Texto mais comum nas rádios. Sua característica é ser interpretado por um só locutor.


    C) HARMONIA VOCABULAR = tem relação com a "função poética" - relacionada aos aspectos formais da língua. O entendimento do texto se vincula ao ritmo sugerido na ordenação das palavras e dos acentos. A principal contribuição da fonologia ao discurso das notícias refere-se à distribuição da leitura em segmentos ou grupos de força pelos quais as sentenças se enunciam.

    As questões de harmonia vocabular adquirem peculiar importância não só no caso das notícias que serão obrigatoriamente lidas (no rádio, na televisão), mas em todas elas, porque a representação gráfica - as letras e suas combinações - não é significante por si mesma, na escrita fonética; implica alguma forma de representação sonora. Isto é fácil de demonstrar a partir da persistência dos cacófatos no texto escrito e de sua percepção, mesmo pelo leitor silencioso.

ID
49102
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da teoria e técnica jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Suelto é uma narrativa classificada como fait-divers do gênero diversional ou de entretenimento, típica de cadernos de Variedades ou Cultura.
( ) O conceito de Noticiabilidade trata da aptidão para um fato tornar-se notícia. Já valores-notícia são atributos que permitem a um fato ganhar o estatuto de Notícia.
( ) A organização do trabalho jornalístico está mais orientada para captar acontecimentos específicos, atípicos, de ruptura, do que os constantes, normais, rotineiros.

Alternativas
Comentários
  • Achei o seguinte conceito em um site:

    Suelto: nota ligeira de jornal, em geral de natureza política.

    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/p/i.html

    ps. Esse site possui vários conceitos da área que podem ajudar muito em concursos.
  • O suelto se aproxima do fait-divers, mas não é fait-divers. Vejam só:
    O suelto é uma nota com comentários, juízos de valor, produzida em parágrafos curtos e frases breves em tom de ironia. É uma técnica não muito usual atualmente, mas, se bem trabalhada, pode render bons espaços para clientes, principalmente personalidades das áreas artísticas e políticas. 
    Fontes:  SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnicas de Redação: o texto nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.  RABAÇA, Carlos A.; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 


ID
49105
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da técnica e da linguagem jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A pauta é o elenco de temas ou assuntos a serem observados pelo jornalista. A angulagem é a indicação da maneira por meio da qual os acontecimentos devem ser observados e relatados pelo jornalista.

( ) O uso de copidesque é um recurso editorial para a unificação da linguagem utilizada e para correção dos eventuais deslizes gramaticais. Também serve como recurso para controle editorial.

( ) No universo opinativo de um veículo impresso, um Cartoon é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Trata-se de uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista, que pode se apresentar somente por meio de imagens quando combinando imagens e texto.

Alternativas
Comentários
  • Bem.

    Vamos aos erros:

    1 - A primeira parte está correta; contudo, a angulagem não foi conceituada da forma correta.

    Angulagem: perspectiva espacial ou temporal que dá sentido á opinião, ou seja, é a contextualização do fato/acontecimento no tempo e no espaço: quando e onde.

    3 - O uso de "somente" restringiu o uso do Cartoon e isso invalidou o item.

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos para o STN.
  • Que lixo de prova! Só maldade. Testar conhecimento nada! 


ID
62935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Nota oficial é caracterizada como um documento distribuído à imprensa, muitas vezes também veiculado de forma paga, com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sempre que houver um assunto relevante, urgente e de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Definição de Nota Oficial! Perfeita!


ID
62968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Noticiabilidade é um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos - do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas - que lhes conferem as características básicas de uma notícia.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Noticiabilidade são critérios que se exige para que um fato possa adquirir existência pública como notícia (Wolf)


ID
62995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.

Um editorial expressa a opinião da organização jornalística e tem como uma de suas características a impessoalidade.

Alternativas
Comentários
  • Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.

    Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.

  • Gabarito totalmente incorreto. O editorial não é impessoal.

  • Editorial é texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura, referente a assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevância. Define e expressa o ponto de vista do veículo ou da empresa responsável pela publicação ou emissão. O editorial pode aparecer, em casos especiais, na primeira página do jornal, mas na maioria dos casos, aparece ao lado de outras matérias, em uma página interna predeterminada e habitual. A página editorial é uma página nobre do jornal, onde se figuram, geralmente, além dos editoriais, colunas de notas e sueltos, cartas dos leitores, charges, artigos importantes e o expediente do jornal.


    Dicionário essencial da comunicação, Rabaça e Barbosa

    Item CORRETO


ID
72658
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma lauda padrão radiofônica tem linhas com 65 toques. Para uma notícia de 1 minuto deverão ser escritas de

Alternativas
Comentários
  • Correta D
    Como a questão afirmou, uma linha possui 65 toques. Era preciso saber que uma linha pode ser lida em 4 ou 5 segundos. Dessa forma, fazendo uma estimativa, um minuto divido por 5 segundos (tempo de leitura de cada linha) é igual a uma lauda de 12 linhas; se dividir o minuto por 4 segundos, a resposta será 15 linhas. UMA LINHA = 65 toques = 4 a 5 segundos. UMA LAUDA= 12 a 15 linhas = 1 minuto. Mais informações: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/radio-a-lauda.html Bom estudo ;)
  • uma linha de 4 a 5 segundos de leitura


ID
95821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina

Alternativas
Comentários
  • A questão está com o gabarito errado. Mereceria recurso. O termo cer é a letra B: Convergência das Mídias.
  • Eu ia comentar exatamente isso, mas o colega bem se antecipou. O termo é "convergência de mídias". Aliás, diga-se de passagem, essa prova veio com questões demasiado teóricas, que em nada avaliam o conhecimento prático que a administração requer de um servidor na área de comunicação social. Não consigo enxergar o propósito da prova até o momento.

ID
95830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma notícia que vai ao ar na televisão, sem cobertura de imagem, chama-se, no jargão profissional, de nota

Alternativas
Comentários
  • A resposta não seria a letra "E"? Pelo que sei, e pesquisei, Nota Pelada é a notícia lida pelo apresentador sem cobertura de imagem. Nunca ouvi falar em Nota Útil. Alguém pode tirar essa dúvida?
  • Segundo o jargão profissional do telejornalismo, é uma notícia que vai ao ar na televisão, sem cobertura de imagem.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/s-u.html
  • Matéria Fria ou Matéria de Gaveta:

    Matéria que é independente de sua atualidade para ser publicada. Não requer publicação imediata e serve para cobrir lacunas dentro do veículo. http://academiadojornalista.com.br/conheca-os-jargoes-jornalisticos/

     

    Gab. atual E

  • boa explicação não irei esquecer nunca mais


ID
95842
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na produção de notícias para veículos on-line, o jornalista deve concentrar-se no(a)

Alternativas
Comentários
  • A navegação não-linear é uma das principais características dos hipertextos, além da possibilidade de utilização de recursos de outras mídias.

ID
95845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista

Alternativas
Comentários
  • Pensei que a resposta fosse letra D, mas ao buscar a definição para jornalista multmídia vi que é aquele profissional que atua em várias plataformas, não em veículos diferentes, ou seja, é aquele que escreve para um jornal/ revista e ao mesmo tempo tira foto, filma, edita e coloca na rede.
  • Hipermídia é a junção dos recursos de hipertexto com multimídia, ou seja, imagens, sons e vídeos. Enquanto isso, jornalista multimídia é aquele que domina técnica de produção de textos e reportagens para impressos, tv, vídeos e etc. Hipermídia, portanto, é característica da junção de mídias e não da figura do jornalista. 

  • d-

    Hipermidia é principalmente representado em Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), os quais podem ser divididos entre sistemas adaptáveis e adaptativos, de acordo com modelo de usuário (MU). Os adaptáveis definem explicitamente preferências ou perfil, com formulário. Essas informações ficam no modelo do usuário e este modifica comum pedido explícito. Sistemas adaptativos atualiza por observação da navegação do usuário no hiperespaço.


ID
96037
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Justiça de São Paulo determinou que a SPTrans não poderá mais exigir exames para conceder a isenção de tarifa a deficientes físicos e mentais. Agora a empresa somente pode exigir os requisitos especificados na lei municipal onze mil duzentos e cinquenta barra noventa e dois. A liminar foi obtida por ação da Defensoria Pública do Estado que atendeu pedido de representantes dos deficientes.


(Adaptado de matéria da Folha Online - 03/12/2009)

O número da lei municipal foi escrito por extenso para

Alternativas
Comentários
  • Na técnia de redação  de Rádio jornalismo, os números cardinais até nove, incluindo o zero, devem ser gravados por extenso. Os demais,  em arábicos. No entanto, use por extenso onze (11), vinte e dois (22),  trezentos e trinta e três (333), cem (100), mil (1000), um milhão (1.000.000), um bilhão (1.000.000.000). Além disso, qualquer número que inicie  período deve ser grafado por extenso para facilitar a leitura.
    Ainda sempre que número for do tipo que varia em gênero e o substantivo estiver no feminino, ele deverá ser grafado por extenso.

ID
96082
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Cadeia continua lotada mesmo com remoção de 31 detentas

Apesar da remoção de 14 mulheres ontem e de mais 17 previstas para hoje, a cadeia feminina de Votorantim continuará superlotada. Ontem ela amanheceu com 147 detentas, número que nesta sexta-feira deve baixar para 116, caso não haja novas prisões nesta data. Ocorre que a população carcerária no local é 2,4 vezes maior que a capacidade da unidade, de 48 pessoas.
(Jornal Cruzeiro do Sul Online - 4/12/2009)
O título e o lead dessa matéria apresentam um vício condenado por boa parte dos editores. Eles são textos

Alternativas
Comentários
  • Encampação: ocorre quando o jornal passa ao leitor como suas opiniões ou conceitos expressos por outras pessoas.

    Principais casos em que a notícia ou o título encampa uma opinião ou conceito alheio:

    1 - Quando alguém faz uma declaração reproduzida no título sem a indicação do nome do autor: Dados da reserva cambial brasileira estão corretos / O Brasil exportará mais este ano / Lucro já não atrai tanto as empresas / Plano vai repor as perdas salariais / A Terra é um organismo vivo / São Paulo precisa parar de crescer.

    2 - Quando se admite como verdadeira, no título, uma alegação ou justificativa de alguém: Chanceler não sabia da ação americana. / O jogador que se perdeu na madrugada. / Treinador inglês só quer aprender.

    3 - Se o título confirma uma acusação, pode eventualmente deixar de mencionar o autor da afirmação, desde que se trate de fonte oficial (como no exemplo abaixo, em que a própria Casa Branca admitiu o fato): Reagan agiu para ajudar os contras.

    4 - Ha denúncias que freqüentemente encerram considerações. Deixe muito claro, se possível com o uso de aspas, que não se trata de conceitos emitidos pelo jornal. Veja o exemplo: O senador catarinense considera um absurdo esses cargos estarem nas mãos de parentes do presidente do instituto, muitos incapacitados para exercer as funções. A frase muitos incapacitados... deveria estar entre aspas ou acompanhada de uma ressalva, como muitos dos quais o parlamentar considera incapacitados para... Caso contrário, poderá parecer que o comentário é do jornal.

    5 - No noticiário policial, nunca chame de criminoso, estuprador, assaltante, etc., quem não tenha confessado o crime ou sido preso em flagrante. Veja um exemplo incorreto: Morto com 30 tiros por tentar violentar menino. Leia, porém, o que dizia a notícia: Moradores do bairro tal mataram a tiros o feirante X, acusado de ter violentado... E um correto: Suspeito de violência contra menino é linchado.

    6 - Se uma empresa, entidade ou órgão não estiver comprovadamente envolvido num ato criminoso, jamais a identifique com a ação que seus empregados ou funcionários tiverem praticado, com generalizações como a gangue do ICP, a quadrilha da Acme, etc.

    em http://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/encampacao.shtm


ID
97525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Num comunicado empresarial ou numa informação de caráter geral, qual a expressão correta a ser usada, quando se quer remeter o leitor, ouvinte ou espectador a um detalhamento da notícia?

Alternativas

ID
114547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os
itens a seguir.

Notícias publicadas; press releases e informações liberadas por fontes oficiais constituem subsídios rotineiros para a elaboração de pautas.

Alternativas

ID
114571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado
ao telejornalismo.

A precisão é o uso de palavras adequadas ao que se quer informar e que não tenham duplo sentido.

Alternativas

ID
114574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado
ao telejornalismo.

A concisão recomenda que as frases tenham toda a informação com as palavras necessárias, sem exageros.

Alternativas
Comentários
  • Característica ou atributo daquilo ou de quem é conciso; qualidade de quem fala ou escreve com clareza e de modo breve; brevidade, precisão: a concisão caracteriza um bom texto.


ID
114577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado
ao telejornalismo.

O texto televisivo não precisa ter começo, meio e fim.

Alternativas
Comentários
  • O texto para TV tem que ser REDONDO, ou seja, tem que "contar uma história" com início, meio e fim.Além disso ele precisa ser conciso e objetivo.
  • Mesmo tendo uma estrutura diferente de uma narrativa qualquer por seguir o padrão da pirâmide invertida, o texto de TV deve ter começo, meio e fim.

  • A questão usa o livro O texto na TV, de Íris Paternostro como referência. "O texto objetivo é coerente, lógico, não mistura ideias; ao contrário: as desenvolve em sequência e com harmonia. É de um texto “redondo” que precisamos no telejornalismo, um texto com começo, meio e fim". (PATERNOSTRO, p. 101)


ID
114580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à titulação das matérias jornalísticas, julgue os itens que
se seguem.

É importante usar verbos nos títulos, porque estes ganham impacto e expressividade.

Alternativas
Comentários
  • oi?

  • Fica estranho um título escrito apenas como "Cirque du Soleil no Brasil", sem qualquer verbo. Não fica muito impactante e só não é menos por conta do circo ser muito famoso. 

  • Certo

    Num texto jornalístico, a notícia é relato de ação (geralmente) e verbos são palavras importantes para manchetes: bandidos roubam banco; homem mata a sogra de rir; Klaus passa num concurso. Todos esses verbos dão atualidade e ação ao texto.

  • Ao contrário dos adjetivos, os substantivos e verbos são precisos em seus significados e trazem impacto e expressividade à sentença.

    Profs. Paolla Marletti e Paulo Guirmarães (Estratégia Concursos)


ID
114586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à titulação das matérias jornalísticas, julgue os itens que
se seguem.

Títulos devem ser escritos com todas as letras em caixa alta e com ponto-final.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente precisa ser em caixa alta, vai depender do estilo do veículo, mas os títulos não devem ser escritos com ponto-final.


ID
114589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens.

Editar significa montar a matéria: selecionar imagem e som e dar às imagens e sons selecionados uma sequência lógica, clara e objetiva.

Alternativas

ID
114592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens.

O tempo certo de cada reportagem depende da força das imagens e da importância jornalística do assunto.

Alternativas

ID
114595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens.

Em matérias jornalísticas, deve-se evitar o uso de músicas ou trilhas sonoras externas à matéria.

Alternativas
Comentários
  • Qual o fundamento desta questão? Seriam matérias jornalísticas para tv? Porque não se usa trilha sonora em jornais impressos. Alguém entendeu?
  • Certo

    Trilhas sonoras são desnecessárias numa matéria jornalística, embora possam ser utilizadas num documentário, por exemplo. 
    Respondendo à sua questão, o comando da questão é: A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens.
  • Isabela, no enunciado da questão fala-se em "edição no telejornalismo".

  • Discordo, viu? Cadê o fundamento do Cespe?

  • O intuito em não utilizar trilha sonora em matérias televisivas é dar autenticidade ao conteúdo. Ao apresentar o som ambiente nas reportagens, dá-se mais fidedignidade à informação.

  • Na minha opinião depende do assunto da matéria jornalística. Por exemplo, em um feature, pode-se sim usar BG com músicas e trilhas sonoras...pelo menos na prática tem sido assim...

  • No mínimo o verbo DEVER deveria ser substituído pelo verbo PODER, pois não são raros os exemplos em que o acréscimo de uma trilha sonora viria a enriquecer a matéria, especialmente em matérias voltadas ao mundo musical, ou mesmo sobre cultura estrangeira, podendo ser adotada a música regional como trilha.
  • A referência é o livro O texto da Tv de Íris Paternostro, "Nas reportagens dos telejornais, hard news, você deve evitar o uso de músicas ou trilhas sonoras externas à matéria. É melhor aproveitar o som ambiente, o som captado do local para servir de BG (background) ao texto em off ou a um clip de imagens." (PATERNOSTRO, p. 164)


ID
114613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas
recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

O texto deve ter frases curtas, na ordem direta, e a vírgula deve ser usada com parcimônia.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO 

    Parcimônia é o ato de economizar, poupar e conter algo ou alguma coisa. A parcimônia, como um ato de economia, caracteriza-se por estar focada nos pequenos aspectos, ou seja, uma economia minuciosa. Quando se diz que determinado assunto deve ser tratado com parcimônia, significa que exige cuidado e atenção.

    OU SEJA POUPAR OS EXAGEROS NO USO

    BONS ESTUDOS!!


ID
114616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas
recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

Em noticiário especializado, é permitido o uso de palavras extensas ou rebuscadas, termos técnicos e palavras estrangeiras.

Alternativas

ID
114619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas
recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

Os adjetivos cumprem especial função no texto jornalístico para televisão, por este ser mais afeito à ancoragem e à opinião do que o texto impresso.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os adjetivos cumprem importante papel em textos publicitários e não em jornalísticos!

ID
130981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito do jornalismo online, um sítio de notícias que divulga informações em tempo real em fluxo contínuo é um exemplo do modelo de webjornalismo transpositivo.

Alternativas
Comentários
  • Esse modelo transpositivo se refere la atrás, quando surgiram os primeiros sites noticiosos. As noticias eram reproduzidas do jornal impresso, daí o nome de "transposição de matéria": pega no impresso e reproduz no online.
  • Resposta: Errado

    Etapas de desenvolvimento do webjornalismo:

    - Webjornalismo de 1º geração (Transpositivo)
    Caracteriza-se pela mera transposição do jornal impresso para o meio digital.

    - Webjornalismo de 2º Geração (Semi-transpositivo)
    Transposição do jornal impresso com a adição de links, fotos etc, caracterizado também pela antecipação das informações a serem publicadas.

    - Webjornalismo de 3º Geração (não-transpositivo)
    É o jornalismo que usa todas as ferramentas disponíveis na Internet para a apresentação das informações, exclusivamente para este meio. Funciona de maneira autônoma. O que pode ter motivado uma via exclusiva para o jornalismo na Internet é a possibilidade do uso de recursos tecnológicos disponíveis na informática como multimídia e o hipertexto.

     

  • Marcos Palácios já fala em Jornalismo de 4a Geração que tem por característica o uso de ferramentas de Bancos de Dados associadas à linguagem de programação dinâmica para apuração, edição e veiculação de informações 

  • errada

    A primeira geração do Webjornalismo, ou período transpositivo, ocupa-se da transposição, integral, de parte do conteúdo produzido para veículos impressos.


ID
130984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria do hipertexto é um exemplo de aplicação dos modelos de Newcomb e Jacobson, ambos de base behaviorista.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o modelo de Jacobson, a linguagem deve adequar-se às diferentes situações de comunicação, que se relacionam, por sua vez, ao objetivo que o expositor pretende atingir com sua mensagem. Assim, é preciso empregar uma linguagem cujo objetivo seja apropriado ao que se
    pretende transmitir, de modo a não desvirtuar o sentido. Por este motivo, a comunicação em processo exige uma mensagem construída de acordo com a função de linguagem predominante, visto que esta pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir ou ocultar emoções e desejos, para hostilizar ou atrair pessoas, incentivar ou inibir contatos e ainda pode, bem simplesmente, servir para evitar o silêncio.

    O modelo de Newcomb é triangular e o seu principal interesse reside no facto de ser o primeiro modelo a introduzir o papel da comunicação numa sociedade ou numa relação social. Para Newcomb, o papel da comunicação numa sociedade consiste em manter o equilíbrio no interior do sistema social. O modelo funciona da forma seguinte: A e B são o comunicador e o receptor; podem ser indivíduos, ou o patronato e o sindicato, ou o governo e o povo. X faz parte do seu ambiente social. ABX é um sistema, o que significará que as suas relações internas são interdependentes: se A muda, B e X mudarão também, ou, se A mudar a sua relação com X, B terá que mudar a sua relação ou com X ou com A. O sistema só está em equilíbrio quando A e B têm atitudes semelhantes relativamente a X; caso contrário, a comunicação entre A e B ficará sob pressão até que cheguem a um acordo sobre X.

    Dessa maneira, fica claro que ambos os modelos são estruturas LINEARES, diferentemente da Teoria do Hipertexto.


ID
130987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria da informação (ou teoria matemática da comunicação) pode ser corretamente associada à gênese dos estudos sobre dispositivos tecnológicos e suas aplicações na transmissão de dados por vias mecânicas. A associação é possível porque a teoria mencionada figura no rol das abordagens sobre o código e a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    A Teoria da informação ou Teoria matemática da comunicação é um ramo da teoria da probabilidade e da matemática estatística que lida com sistemas de comunicação, transmissão de dados, criptografia, codificação, teoria do ruído, correção de erros, compressão de dados, etc. Ela não deve ser confundida com tecnologia da informação e biblioteconomia.

    Claude E. Shannon (1916-2001) é conhecido como "o pai da teoria da informação". Sua teoria foi a primeira a considerar comunicação como um problema matemático rigorosamente embasado na estatística e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal.

  • Claude Elwood Shannon foi um engenheiro eletricista e matemático estadunidense. É considerado o fundador da teoria da informação.

    Em 1948, publicou o importante artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication, enfocando o problema de qual é a melhor forma para codificar a informação que um emissor queira transmitir para um receptor. Neste artigo, trabalhando inclusive com as ferramentas teóricas utilizadas por Norbert Wiener, Claude Shannon propôs com sucesso uma medida de informação própria para medir incerteza sobre espaços desordenados (mais tarde complementada por Ronald Fisher, que criou uma medida alternativa de informação apropriada para medir incerteza sobre espaços ordenados).

    Em 1949, em co-autoria com o também matemático estadunidense Warren Weaver (1894-1978), publicou o livro Teoria Matemática da Comunicação (The Mathematical Theory of Communication), contendo reimpressões do seu artigo científico de 1948 de forma acessível também a não-especialistas - isto popularizou seus conceitos.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/


ID
130990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

O conceito de ecologia da mente, formulado pelos estudiosos da Escola de Palo Alto, destaca-se entre as contribuições relevantes para o desenvolvimento de pesquisas sobre cibernética e inteligência artificial.

Alternativas
Comentários
  • Para Bateson, a ecologia da mente é a ecologia do padrão, da informação e idéias que estão encarnadasem formas materiais. Dito de outra forma um sistema capaz de processo mental é um sistema que tem capacidade para responder à informação de maneira autoreguladora, uma característica de todos os sistemas vivos, de células a florestas e civilizações.

    A cibernética, movimento do qual Bateson participou ativamente, olhava o mundo como interligado, valorizava a interação e auto-regulação dos processos

     

    Fonte: http://www.multiversa.com.br/pdf/processo_mental.pdf

  •  A Escola do Palo Alto (Instituto de Pesquisa Mental de Palo Alto) é uma organização sediada em Palo Alto, Califórnia e constitui o núcleo de investigação mais prestigiado nos âmbitos da psicoterapia, psiquiatria e terapia familiar. A escola era baseada em dois objetos de estudos com relação à comunicação:

    a) Pragmática da Comunicação Humana;
    b) Evidência da lógica integral da comunicação

    Bateson* era apaixonado pelo saber científico e, numa perspectiva ecológica da mente, socorreu-se de conceitos cibernéticos para o entendimento da psiquê humana, no pressuposto da similitude formal que acreditava existir no funcionamento de todos os seres vivos.

     

    Fonte: http://literacomunicq.blogspot.com/2010/04/comunicacao-pesquisa-norte-americana.html

     


ID
138568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do
jornalista, julgue os itens

A convergência tecnológica - expressa pela possibilidade de agregar diferentes formatos informativos em uma mesma mídia - transformou o perfil profissional dos jornalistas, que precisam dominar mais de uma linguagem midiática para construir suas narrativas. Como exemplo desse novo perfil profissional podem-se citar os comentaristas que atuam em jornais impressos, televisão, rádio e ainda mantêm blogs na Internet, quase sempre ligados aos portais dos veículos onde atuam.

Alternativas

ID
138589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se
seguem.

Segundo Adriano Rodrigues, a notícia, por sua força ilocutória e dimensão perlocutória, constitui ela própria um acontecimento, e não uma simples representação da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Força ilocutória

    "Conteúdo acional de um enunciado que permite ao alocutário, num determinado contexto enunciativo, reconhecer o objetivo daquilo que é comunicado pelo locutor a partir de um determinado ato de fala como, por exemplo, fazer um pedido ou prometer algo.A utilização de verbos performativos ? tais como ordenaraconselharperguntarprometeradvertirafirmaraprovar,avisarcensurarcomentarlamentarordenar e sugerir ? explicita, facilmente, a intenção de um ato ilocutório. 

    Ex.: Prometo que vou estudar mais. 
    A intenção comunicativa deste enunciado é de fácil leitura já que a utilização do verbo performativo prometer evidencia o objetivo comunicado pelo locutor: fazer uma promessa."

    http://www.infopedia.pt/$forca-ilocutoria


    Ato perlocutório: corresponde aos efeitos que um dado ato ilocutório produz no alocutário. Fonte: Wikipedia

  • "Enquanto acontecimento, a notícia teria características específicas: 1) seria um acontecimento discursivo; 2) possuiria uma dimensão ilocutória, já que aconteceria ao “dizer-se”; e 3) possuiria igualmente uma dimensão perlocutória, já que produziria qualquer coisa pelo facto de a enunciar. (Rodrigues, 1988: 11-13)" (SOUSA, p. 9)

    Fonte: AS NOTÍCIAS E OS SEUS EFEITOS AS “TEORIAS” DO JORNALISMO E DOS EFEITOS SOCIAIS DOS MEDIA JORNALÍSTICOS Jorge Pedro Sousa,


ID
138592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se
seguem.

O excesso, a falha e a inversão são registros de notabilidade de um acontecimento, isto é, são os aspectos de um acontecimento que o transformam em notícia.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Seguindo sua apresentação do primeiro grupo de valores-noticia de seleção, formado pelos critérios substantivos, Traquina cita a notabilidade, o conflito ou controvérsia e a infração. Notabilidade seria a qualidade do acontecimento de ser visível, de ser tangível, de ter um aspecto manifesto. Traquina parece referir-se aqui à detectabilidade, ou observabilidade de um evento. Seriam registros de notabilidade a quantidade de pessoas, a inversão ou a anormalidade, o insólito, a falha e o excesso ou escassez. A unidade ou a natureza consensual da sociedade é um pressuposto para os valores-notícia, especialmente a notabilidade. Observamos que, muitas vezes, a necessidade de consenso, com origem na cultura jornalística, para que o produto notícia seja factível, acaba servindo a fins ideológicos.


ID
138601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se
seguem.

De acordo com Nelson Traquina, os valores-notícia, elemento básico da cultura jornalística, não se modificam ao longo do tempo, já que estão relacionados à cultura da comunidade interpretativa.

Alternativas
Comentários
  • Os jornalistas ora usam de identidade própria, ora sobre a cultura externa, que é passivel de mudança, pois a noticia é vista como uma construção social.
    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7773/000556586.pdf

  • "Esses critérios de noticiabilidade não são fixos no tempo ou no espaço. O que é valor-notícia pode mudar com o tempo e de acordo com o veículo de comunicação. Para os jornais populares, por exemplo, assassinato é um valor-notícia poderoso; para uma rádio comunitária (e isto veremos claramente mais adiante) este tipo de acontecimento pode não merecer atenção e até ser descartado."

    www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/.../2221/1494



ID
138613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto
jornalístico em diferentes mídias.

As rimas, repetições e cacofonias, apesar de produzirem efeitos desagradáveis, especialmente em notícias ou reportagens de rádio e televisão, devem ser usadas pelos jornalistas quando o objetivo for tornar a notícia mais informal.

Alternativas
Comentários
  • As rimas, repetições e cacofonias, apesar de produzirem efeitos desagradáveis, especialmente em notícias ou reportagens de rádio e televisão, devem ser usadas pelos jornalistas quando o objetivo for tornar a notícia mais informal.

    Ainda quando o objetivo deva ser tornar a notícia mais informal, tais recursos devem ser evitados


ID
138655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.

A seleção dos acontecimentos que merecem virar notícia, um processo-chave para o jornalismo, se inicia na etapa de coleta dos dados realizada pelo repórter. Durante a etapa da pauta, os fatos são coletados pela equipe e organizados em diferentes tipos de acontecimentos, que depois serão selecionados.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A seleção é feita pelo gatekeeper, que ganha mais corpo na figura do editor-chefe.
  • O erro está em afirmar que a seleção dos acontecimentos que merecem virar notícia se inicia na etapa de coleta dos dados realizada pelo repórter. Na verdade, a seleção de acontecimentos antecede a fase da reportagem.


ID
138658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.

A elaboração da pauta é uma etapa que concentra grande poder dentro do sistema jornalístico, já que norteia a ação dos repórteres e constitui a primeira etapa de filtragem do caos ecossistêmico.

Alternativas

ID
138661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.

Apesar de traduzir e de selecionar acontecimentos segundo um sistema de valores codificado tanto no jornalismo quanto na sociedade, a pauta deve apontar outras facetas das ocorrências, fugindo das armadilhas criadas por estereótipos, consenso, hábitos ou lugar-comum.

Alternativas
Comentários
  • Art. 14 – O jornalista deve: – Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas; – Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.


ID
138688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As informações trazidas pelos repórteres à redação são
geralmente recontextualizadas no processo de edição. Esse
processo inclui selecionar os assuntos, preparar as matérias,
organizar, suprimir, aprofundar e distribuir conteúdos. A respeito
do processo de edição e do trabalho em redação, julgue os itens
subsequentes.

O trabalho de um secretário de redação é o de auxiliar dos editores, organizando suas atividades e garantindo o cumprimento das pautas previstas em cada dia.

Alternativas
Comentários
  • O Secretário de Redação é o mesmo para o impresso e para o on-line e suas funções perpassam toda a redação. Suas atribuições:


    - Cuida das coisas da redação, como suprimentos e equipamentos;
    - Faz relatórios do andamento da produção;
    - Arquiva os jornais (pelo menos cinco edições de cada impresso);
    - Organiza a agenda da redação;
    - Organiza e dá suporte as reuniões;
    - Faz a ponte entre todas as funções;
    - Realiza relatórios diários para o editor-chefe, inclusive sobre o andamento dos trabalhos dos repórteres, após entendimentos com os editores;
    - Planeja a distribuição do jornal (quem entrega o que e aonde);
    - Participa de todas as reuniões;
    - Organiza o calendário, garantindo o cumprimento dos prazos;
    - Cuida dos equipamentos e do armário do Campus;
    - Responde pelas máquinas, filmes e disquetes;
    - Guarda as notas fiscais do Cine Foto.

    Fonte: http://jornalcampus.yawl.com.br/manual.php?secao_man=secr
  • De acordo com o manual da folha de SP:

    Secretaria de redação - Órgão responsável pela coordenação dos trabalhos jornalísticos da Folha. É dividida em Secretaria de Redação - Produção e Secretaria de Redação - Edição. Os secretários de redação respondem ao editor executivo e ao diretor de redação. Há também secretários assistentes de redação, que respondem aos secretários das respectivas áreas.


    A secretaria de redação - produção - comanda todo o processo de elaboração do material jornalístico que será publicado. Ela determina quais assuntos que devem ser tratados como prioridade pelo jornal e comanda o trabalho dos repórteres da secretaria.


    A secretaria de redação - edição - é responsável pela finalização do material editorial e comanda o fechamento. Cuida do fluxo do fechamento, fazendo a interface com com o setor industrial da empresa. É o responsável pela Primeira página da Folha. 
  • Errado

    Complementando o que foi dito, está errando em afirmar que suas atividades garantam o cumprimento das pautas.
  • É o chefe de reportagem quem auxilia editores e cuida para que as pautas sejam cumpridas conforme o planejado.


ID
138694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As informações trazidas pelos repórteres à redação são
geralmente recontextualizadas no processo de edição. Esse
processo inclui selecionar os assuntos, preparar as matérias,
organizar, suprimir, aprofundar e distribuir conteúdos. A respeito
do processo de edição e do trabalho em redação, julgue os itens
subsequentes.

Um dos trabalhos do processo de revisão em jornalismo é evitar a ocorrência de pastel, ou seja, um erro de sentido ou de grafia em um texto.

Alternativas
Comentários
  • O "pastel" vem do termo EMPASTELAR... Daí por analogia você percebe que a assertiva está correta!
  • Nossa compadre ! Essa resposta agrediu o coração hein? kkkkk Que "pastelão" !
  • "É a mistura de textos ou legendas em um página. Esse tipo de erro pode ser facilmente evitado com a atuação eficiente do secretário gráfico em uma redação"

    Do Dicionario de COmunicação
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/p/v-z.html

ID
141559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem jornalística se caracteriza por um estilo de escrita que deve contemplar frases

Alternativas
Comentários
  • e) e períodos curtos, com simplicidade textual, ordem direta e concisão.

ID
141565
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo as regras que devem ser observadas para a elaboração de um bom título, este deve conter:

Alternativas
Comentários
  • c) poucas palavras, verbo no presente do indicativo, informação principal e concisão.
  • Manual de redação da Folha (1996)
    A maioria dos leitores de um jornal lê apenas o título da maior parte dos textos editados. Por isso, ele é de alta importância. Ou o título é tudo que o leitor vai ler sobre o assunto ou é o fator que vai motivá-lo ou não a enfrentar o texto. 

    O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral: Banco Mundial propõe ensino pago em vez de Banco Mundial discute problemas educacionais.

    Em seus títulos, a Folha: 

    a) Não usa ponto, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, travessão ou parênteses;

    b) Evita ponto-e-vírgula;

    c) Jamais divide sílabas em duas linhas e evita fazer o mesmo com nomes próprios de mais de uma palavra;

    d) Preenche todo o espaço destinado ao título no diagrama;

    e) Evita a reprodução literal das palavras iniciais do texto.

    Nos textos noticiosos, o título deve, em geral: 

    a) Conter verbo, de preferência na voz ativa;

    b) Estar no tempo presente, exceto quando o texto se referir a fatos distantes no futuro ou no passado;

    c) Empregar siglas com comedimento.

    Para editoriais e textos opinativos, a Folha pode usar frases nominais em títulos: Rombo na Previdência.


ID
146788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os jornalistas têm óculos especiais a partir dos quais veem
certas coisas e não outras; e veem de certa maneira as coisas que
veem. Eles operam uma seleção e uma construção do que é
selecionado.

Pierre Bourdieu. Sobre a televisão, p.25 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os
itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de
produção da notícia.

No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

    Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. sua experiência profissional e intuição. Os fatores ou critérios que dão um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social.

ID
146797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.

O efeito de consonância, associado ao estudo da construção social da realidade pelos meios de comunicação de massa, é consequência das rotinas produtivas, dos critérios de noticiabilidade e da cultura profissional dos jornalistas. Como resultado desse conjunto de fatores, os noticiários apresentam mais semelhanças do que diferenças - sejam as manchetes, as chamadas de primeira página ou o lide das principais notícias.

Alternativas

ID
152221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No texto televisivo, para garantir maior comunicação, deve-se

I - evitar as frases curtas;

II - fazer uso de clichês;

III - adotar a ordem direta;

IV - evitar a repetição;

V - adotar a fragmentação.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Questão fácil até pra quem não sabe: a I está errada e a III está correta. A única opção que tem a III, mas não tem a I é a D.


ID
152227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os manuais de redação ensinam que, no texto jornalístico, o título de nobreza deve

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual da Folha: " título de nobreza - Escreva com minúscula. Exemplo: o duque de Bragança". 

ID
152230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico deve ser, antes de tudo, compreensível. Escolha a estrutura da frase que atinge este objetivo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D: O texto jornalístico deve ser escrito em ordem direta.

  • Amigo,

    Desde quando a alternativa D está na ordem direta? (o adjunto adverbial está deslocado para o início do período)

    Cuidado!

ID
162049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do webjornalismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Webjornalismo participativo e a produção 

    aberta de notícias 

     

     

    Alex Fernando Teixeira Primo1

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

    alex.primo@terra.com.br  

     

    Marcelo Träsel 2

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

    marcelo.trasel@gmail.com  



    http://carla.melanciadesign.com.br/webjornalismo%20participativo.pdf
  • Alguém sabe qual o erro da alternativa D?

  • O erro do item D é que as características citadas referem-se à Segunda Geração e não a Terceira. Vide a explicação pelos autores citados:

    [...] A primeira geração é a da transposição do modelo impresso para as redes digitais. As notícias seguem o padrão de texto e
    diagramação do jornal tradicional, agregando poucos recursos para interação com o leitor, em geral apenas e-mail e um menu de navegação, mas também fóruns e enquetes.

    Na segunda geração, alguns elementos específicos da Web passam a ser agregados à notícia online, embora esta continue seguindo o padrão de texto da edição impressa. Porém, passa-se a oferecer recursos de hipermídia, listas de últimas notícias e matérias relacionadas, bem como material exclusivo para a versão online.

    Já na terceira geração as publicações online incorporaram a hipermídia à produção do texto, aprofundando a hipertextualidade e a multimodalidade permitidas pela convergência das mídias digitais. Passa a ser levada em conta a possibilidade de distribuição do conteúdo para outras plataformas, como telefones celulares e handhelds. Ao mesmo tempo, a notícia ganha interconexão para além do material de apoio e menus de navegação. [...]


ID
174226
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A maioria dos autores que trabalharam na classificação de gêneros jornalísticos fez a separação entre forma e conteúdo, o que gerou a divisão por temas, pela relação do texto com a realidade (opinião e informação) e deu vazão ao critério de intencionalidade do autor, que realiza uma função (opinar, informar, interpretar, entreter). Podese dizer que

Alternativas
Comentários
  •  

    Classificação de Luiz Beltrão divide os textos jornalísticos em três gêneros:

      a) jornalismo informativo

    Tem exclusivamente a função de informar um fato de interesse relevante para a sociedade.

    Ex.:notícia, reportagem, história de interesse humano, informação pela imagem;

    b) jornalismo interpretativo

    Tem a função de ampliar a informação dada pela notícia, recuperando sua historicidade e

    impactos provocados na sociedade. Luiz Beltrão o chama de reportagem em profundidade.

    Ex.: nota, notícia, reportagem e a entrevista;

    c) jornalismo opinativo

    Os textos desse gênero têm a função de difundir opiniões. Têm objetivo persuasivo.

    Ex.: editorial, artigo, crônica, opinião ilustrada, opinião do leitor, comentário, resenha, coluna.

    Fonte.: http://www.unaerp.br/comunicacao/professor/messias/arquivos/conceito_jornalismo_generos_ij.pdf

      

  • Gêneros jornalísticos

    Podem servir para integrar um diálogo entre o jornal e o leitor. É através da exigência dos leitores que os conteúdos modificam-se. Sua organização provém da forma como as empresas de comunicação editam o conteúdo. Marques Melo propõe uma organização de tais gêneros da seguinte forma:

    Gêneros informativos: Nota, notícia, reportagem, entrevista, título e chamada. Gêneros opinativos: Editorial, comentário, artigo, resenha ou crítica, coluna, carta, crônica. Gêneros utilitários ou prestadores de serviços: roteiro, obituário, indicadores, campanhas, “ombudsman”, educacional. Gêneros ilustrativos ou visuais: gráficos, tabelas, quadros, demonstrativos, ilustrações, caricatura e fotografia. Propaganda: Comercial, institucional e legal. Entretenimento: Passatempos, jogos, história em quadrinhos, folhetins, palavras cruzadas, contos, poesia, entre outros.

    Os títulos encontram-se dentro dos gêneros informativos, assim como a fotografia é um dos componentes dosgêneros visuais. No caso dos títulos, sua importância no jornalismo deve-se ao despertar do interesse público. Sabe-se que a maioria dos leitores passa os olhos apenas nas manchetes, daí a relevância de um título bem elaborado.

    A fotografia é a junção perfeita da palavra com a imagem. Um recorte da realidade que oferece a oportunidade de interpretação da informação visual. Já a caricatura, da qual a charge faz parte, é uma representação gráfica com personagens que ilustram as abordagens jornalísticas de certo período. Geralmente tem tom satírico e refletem as opiniões dos cartunistas sobre determinado assunto, por isso sua inclusão nos gêneros ilustrativos.


  • Se for considerar o exemplo do comentário acima - Francisca, a opção "B" também estaria correta, visto que todos os exemplos citados como jornalismo interpretativo também foram usados na questão e com a afirmação de ser jornalismo interpretativo.


ID
174271
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos textos jornalísticos abaixo estão sublinhados três problemas que devem ser evitados:

I. Mas existe uma diferença entre querer ficar bem e estar maníaca em busca do corpo perfeito, se sacrificando em regimes que fazem mal e passando horas na academia malhando mais do que o recomendado por médicos e especialistas da área esportiva (TPM, 11/02).

II. Na sede da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), Suzane confessou ter planejado e participado do brutal assassinato de seus pais (IstoÉ, 11/02).

III. Pouco depois de exibir lágrimas oceânicas no enterro dos Richthofen, todos cantarolavam e ouviam música na beira da piscina (Época, 11/02).

Pode-se afirmar que foi utilizado nos textos, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I. Gerundismo: sacrificando, passando, malhando.

    II. Redundância: planejado e participado.

    III. Hipérbole: lágrimas oceânicas.

  • Na verdade a redundância está em brutal assassinato, afinal não tem como um assassinato não ser brutal.


ID
174292
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

Alternativas
Comentários
  • Para J. Galtun e M. Ruge (1965), alguns critérios de noticiabilidade:

    momento do acontecimento, intensidade ou

    magnitude (significância) , inexistência de dúvidas sobre o seu significado,
    proeminência social dos envolvidos, proeminência das nações envolvidas, surpresa,

    composição tematicamente equilibrada do noticiário (consonância),
    proximidade, valores sócio-culturais, continuidade.

    fonte: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/4/40/GT1-16_-_A_forca_da_noticia_local-Mario.pdf

  • São valores-notícia também, para Felipe Pena: proximidade, atualidade, universalidade, relevância publica.


ID
187648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sequência correta das características da notícia radiofônica.

Alternativas
Comentários
  • As características da notícia radiofônica, segundo Walter Sampaio, devem ser: períodos curtos, linguagem direta, objetividade, simplicidade, sem adjetivação e revisão. 

ID
187693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à edição jornalística, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
198034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está
submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.

Definir o que é notícia não é simples, pois: é um acontecimento, mas nem todo acontecimento é notícia; desperta interesse, mas nem tudo que desperta interesse é notícia; é um fato que choca, mas nem todo fato que importa é chocante; é novidade, mas nem tudo que é novo é notícia.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Características da notícia

    1. Predomínio da narração, com presença de elementos essenciais de um texto narrativo: fato,pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato.

    2. Estrutura padrão composta de lead e corpo; no lead normalmente se encontram as respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

    3. Título

    4. Predomínio da função referencial da linguagem

    5. linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor. Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão.


ID
198049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Para produzir notícias de forma multimídia do próprio local dos acontecimentos, basta que o repórter tenha acesso a um computador portátil com conexão sem fio, uma câmera de vídeo e fotográfica e um gravador de áudio.

Alternativas
Comentários
  • Basta só isso, Cespe?

  • Basta um celular com essas funções...

  • Não basta ter acesso. Tem que saber produzir, aff!

  • eu queria que a sede do cespe pegasse fogo

  • questão desatualizada...


ID
198073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa
redação radiofônica.

O texto para rádio deve ser mais informal do que aquele utilizado para a mídia impressa, devendo ser claro, simples e sem ambiguidade, mas sem ser simplório nem intimista.

Alternativas
Comentários
  • mas uma das características do rádio não é a intimidade com o ouvinte, então como não deve ser intimista?? 

  • Alguém que acertou explica por favor...também entendo que a linguagem em rádio é sim, muitas vezes, intimista...

  • Aquele tipo de questão que eu entraria com recurso. Não ser simplita, ok, não pode ser mesmo. Mas intimista? "A lingagem do rádio é intimista e sempre colocada na primeira pessoa." - RÁDIO, A MÍDIA DA EMOÇÃO (Cyro César)


ID
198076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa
redação radiofônica.

O redator de texto para um boletim radiofônico deve levar em conta que, em cada notícia, o ouvinte tem apenas uma chance de entender o que está sendo dito.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o autor Luiz Artur Ferraretto no Livro 'Rádio: O veículo, a história e a técnica', a fugacidade é uma característica da informação radiojornalística, onde a inerência da informação não permite que o ouvinte retorne a um ponto não-compreendido. A mensagem, portanto, é consumida no momento da sua transmissão. 

  • Gab.: Certo.

    Por isso é tão importante a técnica da "redundância" e repertição no rádio. Justo porque o ouvinte pode ouvir a notícia bem na metade ou, até, no final dela.


ID
198079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa
redação radiofônica.

Frases complexas e ordem indireta de orações e sujeitos podem ser usadas no meio radiofônico quando o texto a ser lido tiver sido originalmente formatado para a mídia impressa.

Alternativas
Comentários
  • Um texto do impresso deve ser usado apenas como base de conhecimento para se construir o texto do rádio.  Na construção do texto radiojornalistico, as orações devem estar na ordem direta e as frases devem ser simples e curtas. Como o ouvinte só tem uma oportunidade para entender o q está sendo lido, o texto deve ser claro e reinterar a informação.

  • Essa questão do "pode" é que na minha opinião mata a questão. Se o locutor quiser fazer referência a um artigo, ou um texto publicado numa mídia impressa, ele não pode alterar o texto. Então ele não pode ler? Acho incoerente... 


ID
198103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que os processos de edição requerem
procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os
distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Na edição de um telejornal, nem sempre é necessária a passagem do repórter durante a apresentação de uma matéria.

Alternativas
Comentários
  • A passagem, durante uma matéria de TV, é o momento em que o repórter "assina" a matéria. Entretanto, recomenda-se que seja feita apenas quando algo realmente interessante e novo deva ser dito. Falar coisas óbvias (como alguma coisa que as imagens já mostram) ou algo que tbm vai ser dito no off, torna a passagem desinteressante e dispensável.

    Tbm há casos em que as matérias são tão curtas e simples, que não se faz necessária a passagem!

    Logo: Nem sempre é necessária a passagem do repórter durante a apresentação de uma matéria!!! --> CORRETA
  • A matéria pode muito bem ser apresentada pelo âncora, que lê a cabeça, e posteriormente transcorrer com narração em off e com sonoras dos entrevistados. A Globo faz muito isso.


ID
198106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que os processos de edição requerem
procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os
distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Compete ao editor de um noticiário reorganizar os trechos das entrevistas, de modo a obter o efeito que lhe pareça mais sensacional.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer que seja o tipo de matéria jornalistica, inclusive as entrevistas, devem ser fieis aos fatos e às fontes.
    Nada deve ser acrescentado, aumentado ou distorcido, de forma a mudar a compreensão da notícia!!!!
    O jornalista e os editores devem retratar os fatos da maneira mais original e fidedigna possível!!!
    A tentativa de ganhar ibope ou vender mais através de matérias sensacionalistas pode levar ao discredito da empresa jornalística, ao afastamento das fontes e, porque não, a processos judiciais.

ID
198109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que os processos de edição requerem
procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os
distintos meios, julgue os itens subsequentes.

No noticiário radiofônico, sonoras opinativas, são contundentes e chamam mais a atenção do ouvinte.

Alternativas
Comentários
  • Só essa vírgula entre sujeito e verbo que está matando. 

  • certa Significado de Contundente

    Que impede contestação; que não se pode duvidar; categórico: provas contundentes.


ID
200614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto aos quesitos relacionados ao texto radiofônico, julgue os
itens de 105 a 107.

Cacofonias, em geral, não devem ser empregadas. No entanto, se bem utilizadas, podem tornar o texto mais atraente para o público.

Alternativas
Comentários
  • Tuuuuuudo quanto é manual abomina as cacofonias. Aí me vem o Cespe e faz uma coisa dessas... alguém conhece o embasamento teórico disso???


  • certo


    Geralmente, é resultado da junção do final de uma palavra e o início de outra, a cacofonia também pode surgir intencionalmente no idioma. Ao se escrever um texto cômico, por exemplo, a cacofonia é um dos recursos utilizados para fazer as pessoas rirem. Em poemas e músicas ela também pode conferir sentidos ocultos ao discurso.


    fonte: https://comunidade.rockcontent.com/cacofonia/


ID
200617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto aos quesitos relacionados ao texto radiofônico, julgue os
itens de 105 a 107.

Diante de problemas relacionados ao som consecutivo da letra s, é recomendado o uso do singular, mesmo que o sentido da frase seja alterado.

Alternativas

ID
214465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A atualidade, a novidade, a veracidade e o interesse público são características fundamentais do discurso jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Bons estudos!


  • No tocante a "veracidade" fiquei na dúvida...nem sempre o que o jornal afirma pode ser considerado verdade.

  • Posicionamento do próprio CESPE em seu site oficial: 

    "A atualidade, a novidade, a veracidade e o interesse público são, de fato, características fundamentais do discurso jornalístico. Por essa razão, opta-se por alterar o gabarito de ERRADO para CERTO."



    Luz e paz  a todos!!!

  • código de ética dos jornalistas brasileiros, art. 4º; "

    Art. 4º O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação."


ID
214489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.

Alternativas
Comentários
  • As limitações no uso da hipertextualidade, e dos recursos multimídia nas matérias jornalísticas podem pressupor cuidado no trato da informação para que não sobrecarregue o interlocutor, de tal modo que ele se perca na avalanche de informações. Por outro lado, sabe-se que os recursos multimídia são inerentes ao meio digital que, por sua vez, ainda está construindo sua própria identidade. É errado associar estas limitações à ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.

  • A questão está errada porque generalizou as limitações a um único motivo: consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia. 

    Isso pode ocorrer devido a vários fatores como o não conhecimento das potencialidades do webjornalismo por parte do veículo/jornalista ou até mesmo porque as ferramentas não são adequadas a determinado tipo de matéria.


ID
214492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Apesar da necessidade de simplicidade e objetividade, a notícia impressa ou escrita não exige frases curtas.

Alternativas
Comentários
  • Acabei de fazer uma questão do CESPE que diz o contrário. Acho que a notícia impressa deve ser escrita sempre que possível em frases curtas, mas não é um conceito absoluto, como deve ser no rádio e na televisão.

  • Isto eu debati na faculdadede jornalismo em 1980.Os velhos jornalistas me disseram que a frase curta é,sim ,necessária à comunicação jornalística, pelo fato do jornalismo e da comunicação,em geral,terem o objetivo de  alcançar(ou de visar) a todos os públicos.
    Como há público com repertório cultural mais rudimentar,ou,digamos,menos literário,os parágrafos longos seriam uma barreira cultural e fator de desmotivação.
    Afinal,por exemplo,mesmo em meios sociais mais privilegiados economicamente,quem já leu (ou conseguiu ler)a obra de Marcel Proust ?

    obs.Proust é um dos escritores mais importantes da literatura mundial e é conhecido por seua parágrafos enormes
  • Questão incorreta!


    Frases curtas facilitam o entendimento do leitor e evita ambiguidades e erros gramaticais.


ID
214621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao texto jornalístico on-line, julgue o próximo item.

O padrão geral do texto jornalístico on-line é o do texto curto, em razão de fatores condicionantes da navegação hipermidiática, especialmente a chamada regra de ouro dos três cliques, o que não impede o acesso à íntegra de matérias e documentos, que pode ser ser direcionado por meio de hyperlinks.

Alternativas
Comentários
  • Regra de Ouro dos três cliques: o usuário não precisa nem quer dar mais do que três cliques para se chegar em qualquer conteúdo do site, ou seja, essa regra á para que tenhamos em mente que o usuário deve ser capaz de encontrar qualquer informação do site com no máximo, três cliques do mouse.

    De fato o usuário pode ficar desanimado e em muitos casos ele sairá do site se for preciso dar mais do que três cliques para alcançar a informação desejada.

    Fonte: http://www.sistemabasico.com.br/2011/02/11/regra-dos-tres-cliques-boas-praticas-em-design-web/


ID
215518
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O press-release surgiu com a intenção de subsidiar o repórter com informações, substituindo seu empenho em buscar a notícia pela recepção tranquila de dados nas redações. Deve ser elaborado de forma a gerar interesse nas editorias dos jornais, com o máximo de informação possível. Por seu turno, o jornalista que recebe o texto necessita adotar uma postura profissional e responsável no encaminhamento (ou não) do texto à publicação. Assinale a alternativa que apresenta, de forma completa, a boa prática do jornalismo em relação ao press-release.

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é D, por mais que seja questionável publicar um release. O ideal seria que ele servisse como base para uma notícia.
  • A- o jornalista não pode somente acolher o texto;
    B e E - não apenas ligar para a empresa. É preciso investigar a veracidade das informações.
    C-descartar o press-realese também não é a melhor atitude,já que ele pode ser um bom documento que subsidiará o trabalho do profisional.

    Correta letra d


ID
221068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um jornalista avaliou se seria mais adequado escrever que uma pessoa "já leu 200 livros" ou "diz ter lido 200 livros". Em um texto jornalístico, a diferença entre usar uma forma ou outra

Alternativas
Comentários
  • e) sugere dúvida sobre a informação.
  • Mas se eu tenho dúvida sobre a informação eu tenho dúvida da apuração ué


ID
226435
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O chamado webjornalismo de primeira geração transpunha conteúdos do jornal impresso para a web. O web jornalismo de segunda geração publica produtos originais, mas dependentes de modelos de produção convencionais. Que características melhor definem o webjornalismo de terceira geração?

Alternativas
Comentários
  • A principal característica do Webjornalismo de terceira geração é a interatividade, que na opção C o examinador coloca como "absorver contribuições de usuários na apuração e ferramentas de uso".



    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • AGORA EM 2018 JÁ SE FALA DA :

     A quarta geração do Webjornalismo é proporcionada por

    avanços na programação dos códigos fonte que permitem uma maior

    relação notícia e usuário, à medida que novas páginas são criadas me-

    diante solicitação do usuário em navegá-las. A nova marca do Web-

    jornalismo está em mais flexibilidade nas estruturas. Para Santi (2009,

    p.187) é na quarta geração que “ocorre a efetiva industrialização dos

    processos jornalísticos para a web que até então eram elaborados de

    forma intuitiva e artesanal.”

     

    fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/reges-thiara-caracteristicas-e-geracoes-do-webjornalismo.pdf

  • Esse "deve" acho que coloca um peso desnecessário na resposta, feito pra confundir, apenas. 

  • O webjornalismo de terceira geração deve produzir conteúdos originais em formato multimídia e absorver contribuições de usuários na apuração, produção e circulação de conteúdos.

    Então se eu fizer uma reportagem interativa, digital, infográtiva, e não receber nenhuma contribuição no momento da APURAÇÃO, dos usuários, não seria jornalismo de terceira geração??

  • Qual a fonte?


ID
226447
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Reportagem, edição e apresentação são algumas das muitas funções necessárias ao desempenho do telejornalismo. Identifique a sequência correta de tarefas envolvidas na edição de uma reportagem para exibição no telejornal.

Alternativas
Comentários
  • A questão tem uma boa pegadinha, pois quase todas as respostas possíveis tratam de todas as etapas da produção de reportagem para TV, no entanto, a pergunta fala sobre a edição de uma reportagem, ou seja, já ficou para trás a parte de pauta, produção e reportagem em si, trata apenas da edição, o que é feito na redação, mais precisamente a partir da ilha de edição. 

  •  Exatamente, Francisco. Pede-se para identificar a sequência correta de tarefas envolvidas na EDIÇÃO de uma reportagem para exibição no telejornal.

  • Questão capciosa! Estilo FGV! Muito boa!
  • Na EDIÇÃO..rodei


ID
231433
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É inquestionável o rompante tecnológico que o mundo sofreu no final do século passado e na primeira década desse novo século.Apopularização e o fortalecimento da eletrônica, informática e a internet, que juntas foram responsáveis pelo maior número de mudanças em um curto período para a comunicação e o jornalismo. Entre essas mudanças podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

     e) jornalistas convertidos em produtores de conteúdo.

  • GABARITO: LETRA E

     

    "(...) sistemas automáticos de produção de notícias foram criados; jornalistas foram convertidos em produtores de conteúdo; redações vêm se integrando; a miniaturização de equipamentos vai radicalizar a convergência de mídias."

     

    Livro: Ética no jornalismo. Rogério Christofoletti. São Paulo: Contexto, 2008. 


ID
231436
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mesmo com toda a euforia em torno da internet e suas aplicabilidades no "modus operandis" para se criar e difundir comunicação, como os blogs e os portais de informação, surgem alguns problemas que acabam por sujar a imagem desses novos canais de comunicação: o corte de duas etapas do processo de se fazer notícia. O autor Rogerio Christofoletti no seu livro "Ética no Jornalismo" cita duas dessas etapas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c) pauta e apuração.

  • GABARITO: LETRA C

     

    "Geralmente, quando não se consegue a qualidade pretendida, sites, portais e blogs cortam em duas etapas: na pauta ou na apuração. Assim, a matéria sai pela metade porque o jornalista não conseguiu chegar onde pretendia, ou sai sem ser devidamente checada. Ao público é oferecido conteúdo insuficiente ou incorreto, impreciso." 

     

    Livro: Ética no jornalismo. Rogério Christofoletti. São Paulo: Contexto, 2008. 


ID
234703
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A narrativa jornalística não é regida pelo imaginário, como a literatura de ficção, mas sim por outros fatores. A respeito do assunto, quais das alternativas a seguir apresentam esses fatores?

1. A realidade factual do dia a dia.
2. Os pontos rítmicos do cotidiano.
3. As simulações dos acontecimentos.
4. As reproduções de versões dos fatos.
5. As opiniões do veículo de comunicação.

A narrativa jornalística é regida:

Alternativas
Comentários
  • Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística, de Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari (p. 11):

    "Quando o jornal diário noticia um fato qualquer, como um atropelamento, já traz aí, em germe, uma narrativa. O desdobramento das clássicas perguntas a que a notícia pretende responder (quem, o quê, como, quando, onde, por quê) constituirá de pleno direito uma narrativa, não mais regida pelo imaginário, como na literatura de ficção, mas pela realidade factual do dia a dia, pelos pontos rítimicos do cotidiano que, discursivamente trabalhados, tornam-se reportagens".

  • Os erros das alternativas 3, 4 e 5 podem ser facilmente percebidos pelas palavras usadas:
    3. "simulações"
    4. "reproduções de versões"
    5. "opinião" de veículos
  • Mas a simulação do que aconteceu não faz parte da narrativa?
  • honestamente, a opinião do veículo, faz parte, de alguma forma, da narrativa jornalística.

  • ô questão mal feita!!!!
  • Questão mal formulada,como disseram os colegas.O Juliano está correto quando diz que a opinião do veículo de comunicação integra a narrativa jornalística.É O CHAMADO EDITORIAL.Quem fez faculdade de jornalismo aprendeu a escrever um editorial com a preocupação e o cuidado redobrados , pelo motivo do editorial ser a narrativa mais importante,pois retrata a "posição" do veículo de midia sobre o fato jornalístico em questão.Isto sem falar em "confronto de versões factuais",etc.
  • É por isso que eu sou favorável a criação de uma lei que obrigue as bancas a indicarem no edital qual é a bibliografia em que as questões serão fundamentadas.
    Essa questão por exemplo não tem o menor pé nem cabeça, a gente se prepara tanto para na hora da prova ser surpreendido com algo do tipo e levar bomba porque algum "gênio" resolveu inventar novos conceitos.
  • mais uma dessa bacana canalha

  •  

    Gabarito

    a) pelos fatores 1 e 2 apenas.

  • E o editorial não opinina a opinião do veículo de comunicação? 

     

    EditorialTexto que expressa a opinião de um jornal. Na Folha, seu estilo deve ser ao mesmo tempo enfático e equilibrado. Deve evitar a ironia exagerada, a interrogação e a exclamação. Deve apresentar com concisão a questão de que vai tratar, desenvolver os argumentos que o jornal defende, refutar as opiniões opostas e concluir condensando a posição adotada pela Folha. Nada impede que o jornal mude de opinião sobre determinado assunto. Neste caso, deve dizê-lo com clareza. Os editoriais são publicados na segunda página do jornal e, em casos excepcionais, na primeira. Não são assinados. Os editoriais não dirigem o noticiário, mas temas que neles aparecem com frequência devem ser explorados pela reportagem.

     

    Fonte: http://www.acmcomunicacao.com.br/wp-content/midias/Manual-de-Redacao-Folha-de-SP.pdf

  • A notícia não é a realidade. A notícia é apenas uma reprodução de uma versão dos fatos, reconstituídos por um redator, que apura informações relativas, ouve pessoas, colhe testemunhos. Sabemos e aprendemos que é impossível ao jornalista traduzir a complexidade de qualquer fato social. A notícia será sempre uma humilde tentativa de reproduzir os elementos que compõem os fatos, uma versão deles, portanto.


ID
234739
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as seguintes frases:

1. Vinte pessoas morreram ontem, às 20:00 horas, tragicamente, em acidente ocorrido dentro de São Paulo, quando dois trens se chocaram, em virtude de falha do sistema informatizado de controle de trânsito.
2. A população da cidade de São Paulo, no ano de 1980, presenciou vários arrastões, em especial na área das imediações da Praça da Sé.
3. Após acalorada discussão, ocorreu o bárbaro assassinato.
4. O monumento ao Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes da Petrobrás.
5. 32 modelos desfilaram no primeiro dia do São Paulo Fashion Week.

Em se tratando de redação jornalística:

Alternativas
Comentários
  • 1) Errada: 20:00 horas deveria ter sido escrito simplesmente assim: 20 h

    2) Errada: texto não foi escrito em ordem direta.

    3)Errada: vocabulário inconveniente, o sujeito não aparece na frase.

    4) Correta

    5) Errada: iniciar a frase com um número???

  • Sobre o comentário a cima, creio que o erro da primeira também se refere ao julgamento de valor pelo adjunto adverbial: tragicamente. Isso também acontece no terceiro, com acalorada.
  • acredito eu que a palavra "ontem", na alternativa 4 não seria a mais correta para a redação jornalistica
  • Considerando uma notícia para veículo impresso, o uso do advérbio "ontem" está corretamente empregado neste contexto.

  • 1. Vinte pessoas morreram ontem, às 20:00 horas, tragicamente, em acidente ocorrido dentro de São Paulo, quando dois trens se chocaram, em virtude de falha do sistema informatizado de controle de trânsito.

    20h, tragicamente é juízo de valor

    2. A população da cidade de São Paulo, no ano de 1980, presenciou vários arrastões, em especial na área das imediações da Praça da Sé. 

    "no ano de 1980" é redundante


    3. Após acalorada discussão, ocorreu o bárbaro assassinato. 

    o termo "barbáro" também é juízo de valor

    4. O monumento ao Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes da Petrobrás. 


    5. 32 modelos desfilaram no primeiro dia do São Paulo Fashion Week. 

    Início de frase com algarismo

  • Consideraram a 4 correta, mas o ideal não seria ter a data entre parênteses para ser correto?


ID
234745
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao sigilo da fonte na matéria jornalística, considere as seguintes afirmativas:

1. Off total: informação que tem somente a função de nortear o trabalho jornalístico.
2. On-the-record: fonte que não aparece identificada em uma matéria jornalística, a partir de sua própria solicitação.
3. Off simples: é obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Pode eventualmente ser publicado em coluna, ressalvando que se trata de informação ainda não confirmada.
4. Vários manuais de redação recomendam que, sempre que solicitados, os repórteres comuniquem a origem de informações off-the-record aos seus superiores hierárquicos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • OFF THE RECORD(jornalismo)

    • Informação confidencial, prestada por um entrevistado ao jornalista, com condição de não ser publicada, mas sim usadapara preparar o seu trabalho futuro relativamente à informação que obteve. Segundo o documento, nada de substantivo deve ser discutido “off record”, pela simples razão de que nada de substantivo deve ser escondido do público. Vários manuais de redação recomendam que, sempre que solicitados, os repórteres comuniquem a origem de informações off-the-record aos seus superiores hierárquicos.
    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/s-u.html
  •  "Off" simples - Obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Se tiver relevância jornalística, pode ser publicado em coluna de bastidores, com indicação explícita de que se trata de informação ainda não confirmada. Eventualmente, um "off" simples de fonte muito confiável pode ser publicado como notícia sem cruzamento;

     "Off" total - Informação que, a pedido da fonte, não deve ser publicada de modo algum, mesmo que se mantenha o anonimato de quem passa a informação. O "off" total serve só para nortear o trabalho jornalístico. Exemplo: um assessor da Prefeitura diz, em "off" total, que um novo sistema de multas de trânsito será implantado na cidade e já está em estudos na Secretaria de Transportes. O jornalista não publica a informação, mas começa a investigar, na secretaria, o teor das mudanças. Veja cruzar informação; classificação de fontes.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_o.htm

ID
234748
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As características próprias da televisão exigem que o texto jornalístico para esse meio de comunicação seja:

1. coloquial, claro e preciso.
2. objetivo e direto.
3. redigido sempre em ordem indireta.
4. informativo.
5. simples e pausado.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O item C (redigido sempre em ordem indireta) está errado, já que o texto jornalístico deve ser sempre redigido em ordem DIRETA, para facilitar a compreenção do leitor.

  • Giordano vc quis dizer o item 3 ne?

  • Por que pausado? Alguém sabe dizer? Aonde está essa informação?


ID
289897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo
moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do
fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

Um acontecimento, para tornar-se público, realiza um trajeto que passa por duas instâncias de grupos ou indivíduos: news promoters e news consumers.

Alternativas
Comentários
  • Resumidamente:

    News promoters - indivíduos e seus associados que identificam uma ocorrência como especial, por alguma razão, para grupos sociais. - políticos, organizações, grupos de interesse, relações públicas.

    News assemblers - aglutinadores de notícia fornecidas pelos promotores de notícia. Transformam um perceptível conjunto finito de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos por meio de publicações - imprensa

    News consumers - assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas como recursos informativos e criam a sensação do tempo público. - leitores, telespectadores, ouvintes.

     
  • News promotores: promotores da notícia

    News assemblers: são os profissionais da comunicação

    News consumers: são os consumidores das notícias

  • News  promoters - aqueles que identificam uma occorencia como especial (ex: pauteiros)

    News assembles: os que produzem o conteúdos jorcosnalísticos

    News consumers - aqueles que acompanham as notícias.


    Na questão, faltou os NEWS ASSEMBLERS


ID
289903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo
moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do
fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

O processo de produção da notícia pode ser dividido em três etapas: seleção dos eventos, etapa em que o narrador escolhe omitir fatos ou citar os mais relevantes; ordenação, etapa em que o narrador organiza os acontecimentos, conferindo-lhes valores diferenciados de acordo com a ordem em que serão citados; e nomeação, etapa em que o narrador traduz os sintagmas nominais, verbais e circunstanciais em linguagem adequada ao consumo da notícia.

Alternativas

ID
289909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.

Alternativas

ID
289912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Os critérios (news values) empregados para selecionar os fatos que poderão virar notícia no jornalismo impresso são os mesmos utilizados pelos portais jornalísticos da Internet, apesar das diferenças de condição, produção e veiculação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Ericson, Baranek e Chan (Apud Traquina, 2005) são seis os valores-notícia de construção no jornalismo digital: simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.
  • Caramba, não encontrei o erro da questão. Achei a afirmativa bastante razoável; ele ainda faz a ressalva envolvendo as diferenças de condição, produção e veiculação.

  • "É comum situar o estudo de Johan Galtung e Mari Ruge, elaborado em 1965,como a reflexão pioneira sobre valores-notícia. Os autores enumeram doze valores queorientariam a visão profissional do jornalista no que concerne à notícia:1) frequência relativa à duração do acontecimento;2) amplitude do evento;3) clareza ou falta de ambiguidade;4) significância;5) consonância - inserir o “novo” numa “velha” ideia;6) inesperado;7) continuidade;8) composição - que envolve a necessidade de equilíbrio nas notícias;9) referência a nações de elite;10) referências a pessoas de elite;11) personalização - enfatizando pessoas envolvidas e;12) negatividade (apud  TRAQUINA, 2005b, pp. 69-70).

    Alguns destes valores, no Webjornalismo, tornaram-se pouco úteis, sobretudo aquele que concerne à ausência de ambiguidade. Também o argumento que concerne àconstrução da celebridade, ainda que importante, não engloba uma transformação fundamental ocorrida no Ciberespaço, que é a autofabricação da celebridade e o culto à aparição instantânea."

    http://www.academia.edu/8454114/As_not%C3%ADcias_e_os_valores-not%C3%ADcia_Da_tipografia_ao_jornalismo_online

  • Questão estranha...teve outra questão do CESPE que cobrou esse mesmo conhecimento e o gabarito foi dado como Certo, ou seja, como se os valores-notícia do Webjornalismo e do Jornalismo Impresso fossem os mesmos. Não entendi mais nada....


ID
289918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.

Alternativas
Comentários
  • No tempo em que se faria uma pauta detalhada a noticia já deve estar publicada.

  • Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.

    Errado. As pautas do jornalismo de Internet não são rigorosas. Assemelham-se com as pautas de rádio e de jornal. As pautas de TV e de revistas são as mais detalhadas e rigorosas.


ID
289996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

A nota-coberta em TV, produzida com a locução do repórter gravada por telefone, é utilizada quando as imagens gravadas em outros locais não chegam à redação a tempo de serem editadas antes de serem levadas ao ar.

Alternativas
Comentários
  • Nota coberta: Nota cuja a cabeça é lida pelo apresentador e o texto seguinte é coberto com imagens. Esta nota pode ser gravada ou ao vivo.

    Nota ao vivo/pelada: Notícia lida pelo apresentador do telejornal, sem qualquer imagem de ilustração.

    Nota pé: Nota ao vivo, lida ao final da matéria, com informações complementares.

  • Apenas uma correção ao comentário da colega acima. Nota Vivo é quando se tem imagens. A diferença pra Nota Coberta, que também tem imagens, é que a Coberta é gravada. A Vivo é lida no ar pelo apresentador.

    Nota Pelada é quando não se tem imagens.
  • Erro por contradição. A nota-coberta exige a presença de imagem. Ou seja, a nota (locução do repórter) é coberta/ilustrada com imagens.

  • O conceito da questão diz respeito ao audiotape, que é a gravação do texto de um repórter via telefone.


ID
290002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

No rádio, para informar os desdobramentos de um fato, o jornalista necessita usar advérbios de tempo no início da matéria para situar o ouvinte acerca de quando ocorreu o fato que originou os desdobramentos. Estaria correta, portanto, a seguinte redação para um lide hipotético: Resultado de ontem da Mega-Sena será anulado pela Caixa.

Alternativas
Comentários
  • Resultado de ontem da Mega-Sena será anulado pela Caixa.
    Não responde aos preceitos do lide: por quê? por quem? deveriam estar presentes no mínimo.

  • A redação do lide está incorreta, já que a oração está na ordem inversa (voz passiva). E no rádio se exige a ordem direta (voz ativa): "A Caixa vai anular o resultado da Mega-Sena de ontem."

  • O advérbio de tempo "ontem" dá ideia de notícia velha, por isso, deve ser evitado.


ID
290011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

Quando o sujeito é o mais importante no lide, o texto deve seguir a ordem direta, como no seguinte exemplo: Duzentos mil hectares de matas foram queimados por fazendeiros do Pará que pretendem criar gado na margem direita do rio Araguaia.

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, o correto seria: "Fazendeiros do Pará que pretendem criar gado na margem direita do rio Araguaia queimaram duzentos mil hectares de mata."
  • Discordo da colega Luana. Na minha opinião, o texto mais apropriado é justamente o que a questão traz:
    Duzentos mil hectares de matas foram queimados por fazendeiros do Pará que pretendem criar gado na margem direita do rio Araguaia.
    Afinal, a informação de maior impacto é: "duzentos mil hectares".
    O ERRO DA QUESTÃO É: AFIRMAR QUE O "SUJEITO" É O MAIS IMPORTANTE NO LIDE DESTE TEXTO. AFINAL, NESTE TEXTO, O MAIS IMPORTANTE É O "PREDICADO".
    BONS ESTUDOS!


     

  • Acredito que o erro não esteja aí, mas em dizer que o lead deve vir na forma direta. Quando o sujeito é o mais importante, geralmente a ação é quem faz virar notícia, ou seja, se alguém morreu, nasceu, casou-se, etc. Portanto, não é incomum encontrarmos leads: Morreu hoje, aos 80 anos, Fulano de tal". O sujeito é o principal e a frase vem na forma indireta. Além dsso, a forma usada na questão está na voz passiva, o que já não demonstra que o redator quis usar a forma direta clássica, na voz ativa.
    Além disso, Daniel, Os hectares não são predicado, mas sujeito, na frase. São eles quem foram queimados. 

    Nas orações na voz passiva, não é o sujeito que pratica a ação, mas o agente da passiva. Ou seja, quem praticou foram os fazendeiros, mas o sujeito é sim os 200 mil hectares. 
  • Tem que ser: sujeito, verbo e complemento.


ID
295960
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A editorialização de fatos pela mídia noticiosa diária pressupõe

Alternativas
Comentários
  • MESMO ERRO EM TODAS:


    A - aspectos opinativos NÃO!

    B - Opiniões expressas NÃO!

    C - Ponto de vista e opinião do proprietário NÃO!

    D - Ideias e opiniões do veículo NÃO!

  • Nossa... sinceramente... não entendi nem a resposta dada como correta e nem as explicações da colega Milena.

    Editorializar, até onde entendo, tem tudo a ver com opinar, tem tudo a ver com a opinião expressa do veículo...

    Sei lá... adoraria que as questões do QConcursos viessem com explicação da alternativa dada como correta.

  • O editorial tem formato estilístico próprio (não é uma notícia, cujas informações vêm na forma de pirâmide invertida), lembram um ensaio e, de fato, se apoiam sobre notícias divulgadas na edição atual ou anterior do veículo.

    Contudo, o traço mais marcante do editorial é o fato dele ser OPINATIVO. Ele traduz a posição da empresa aos leitores e sobretudo aos seus próprios jornalistas. A alternativa C é a mais correta nesse sentido, embora ela mencione que isso se coadunaria com sua "função primordial de expressar a opinião do proprietário", algo que os donos não admitem, portanto passível também de divergência.


ID
295963
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A confecção de sugestões de pauta orienta-se por determinadas posturas e predisposições do profissional de jornalismo. Assim, num jornal diário geralista, o repórter NÃO deve

Alternativas

ID
295978
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar da multiplicidade de pontos de vista referentes à definição estreita do conceito de notícia, a bibliografia de referência do campo jornalístico aponta critérios para a seleção de fatos a serem noticiados. O critério de noticiabilidade, aplicado corretamente na veiculação de um fato é

Alternativas
Comentários
  • Correta: e) Marco geográfico - permite que um acordo sobre artes plásticas assinado entre a França e a Espanha seja noticiado em um jornal de Niterói, sede do Museu de Arte Contemporânea.

    1. Os valores-notícia são como uma componente da noticiabilidade.Os jornalistas utilizam os valores-notícia como uma espécie de guia, ajudando-os a escolher de forma mais rápida o que é ou não noticiável.
    2. Valor-notícia Autores:Mário L. Erbolato - proximidade; marco geográfico; impacto; proeminência, aventura e conflito; consequências.Nilson Lage - proximidade; atualidade; identificação; intensidade; ineditismo; oportunidade.Manuel Carlos Chaparro - atualidade; proximidade; notoriedade; conflito; conhecimento; consequências; curiosidade; dramaticidade; surpresa.Mauro Wolf - Critérios substantivos, Critérios relativos ao produto, Critérios relativos aos meios de comunicação, Critérios relativos ao público, Critérios relativos à concorrência:

  • O quê??

  • Erbolato:

    Utilidade – notícias de utilidade pública e direito do cidadão.

    Proeminência (celebridade) – notícias sobre pessoas importantes.

    Rivalidade – noticiário esportivo.

    Interesse humano – fatos que descrevem histórias e dramas

    pessoais

    Marco geográfco – fato importante para uma cidade que acontece em outro lugar. Pode ser também a notícia de um brasileiro em outro país.

  • Tanto isso está errado que o O Fluminense não publicaria um acordo sobre artes plásticas envolvendo França e Espanha só porque Niterói tem um museu como o MAC.


ID
310480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

O texto redigido para ser publicado em um sítio eletrônico de notícias pode ser lido, sem prejuízo da sua compreensão, por um apresentador em um telejornal, visto que o sítio e o telejornal têm em comum o mesmo suporte, a tela, prevalecendo, nesse caso, o princípio de que o meio é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • O texto da TV tem como principal característica o fato de ser produzido para ser falado. Ademais, deve primar pela ordem direta e pela composição em frases curtas. Outra peculiaridade é o que o lead do texto para a TV, chamado de "cabeça", deve ser lido pelo apresentador, enquanto que o repórter fica com o desenvolvimento do texto.

    Por outro lado, a internet dispõe de uma série de diferenciar em sua linguagem: a multimidialidade, a interatividade e o uso de hiperlinks. Ainda por cima não tem a limitação de espaço e de tempo de uma lauda de TV. Esse meio dispõe até da técnica da pirâmide deitada como recurso estilístico e de narrativa.

     

    GAB E


ID
310483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

O fato de um telejornal ter como público-alvo a grande massa de pessoas não implica que, na comunicação com esse público deva ser empregada linguagem próxima da utilizada pelas pessoas no dia a dia.

Alternativas

ID
310486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

Ao se redigir um texto para um telejornal, deve-se considerar que a sua leitura requer respiração confortável, razão por que se deve evitar construí-lo com frases longas.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente. O texto da TV tem como principal característica o fato de ser produzido para ser lido e falado por um locutor e repórter, razão pela qual os textos devem ter frases curtas.

     

    GAB C


ID
310492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.

A distinção entre matérias frias (soft news) e matérias quentes (hard news) é útil na administração dos fluxos redacional e industrial, orientando, por exemplo, a ordem de fechamento e impressão dos cadernos de um jornal.

Alternativas

ID
310495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção radiofônica de um boletim de notícias, embora possa
variar conforme a política editorial da emissora que o veicula, em
geral, segue procedimentos técnicos bem estabelecidos. A esse
respeito, julgue o próximo item.

Em boletins radiofônicos de notícias, as matérias devem ter a mesma duração, incluindo-se na contagem do tempo os comentários e as entrevistas referentes a elas.

Alternativas
Comentários
  • O Valor-notícia (noticiabilidade) vai determinar tempo a duração de cada notícia


ID
310498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção radiofônica de um boletim de notícias, embora possa
variar conforme a política editorial da emissora que o veicula, em
geral, segue procedimentos técnicos bem estabelecidos. A esse
respeito, julgue o próximo item.

As notícias devem ser ordenadas e hierarquizadas conforme o seu grau de importância, iniciando-se a transmissão com a de maior impacto e se encerrando o boletim com matéria considerada leve.

Alternativas

ID
323188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Pauta, reportagem, publicação e edição são, nessa sequência, as quatro etapas fundamentais do processo de construção da notícia (e da reportagem) dentro da prática jornalística.

Alternativas
Comentários
  • A EDIÇÃO vem antes da PUBLICAÇÃO (claro!).
  • faltou tbm a apuração.
  • Não são fases estanques, ou seja fixas, as fases se inter-relacionam e se repetem umas nas outras, por isso também está errado em dizer que são quatro etapas ( nessa sequência).

  • Edição precede a publicação.

  • 1) Pauta

    2) Reportagem

    3) Edição

    4) Publicação


ID
323191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Os valores-notícias derivam de pressupostos implícitos e considerações relativas. Entre os primeiros, destaca-se o conteúdo do assunto e a disponibilidade do material informativo; entre os últimos, o público e a concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. . Os factores ou critérios que dão um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social. Em 1965, Johan Galtung e   Mari Holmboe Ruge   enumeraram esses factores:
    De acordo com o impacto;
    de acordo com a empatia com a audiência;
    de acordo com o pragmatismo da cobertura mediática.
  • O critário da banca não fez o menor sentido já que deixou o público em segundo lugar na escolha de pauta. Alguem poderia esclarecer por gentileza?
  • Caro Cursologos3;
    A questão está correta. Imagine você, se todas as pautas fossem decididas em virtude da audiência, do gosto do público? Não teríamos nenhuma matéria sobre política e economia. Teríamos um jornal pautado apenas em Cidades e Polícia (em regra, são as editorias de maior audiência em quase todos os veículos).
  • Caros, em nenhum momento a questão pressupõe um critério em detrimento de outro.
    O erro está na interpretação do texto.

    "Os valores-notícias derivam de pressupostos implícitos e considerações relativas. Entre os primeiros, destaca-se o conteúdo do assunto e a disponibilidade do material informativo; entre os últimos, o público e a concorrência."

    O termo "PRIMEIROS" refere-se aos pressupostos implícitos e o termo "ÚLTIMOS" refere-se às considerações relativas.
    Seria o mesmo que substituirmos os termos por "Entre aqueles, destaca-se o conteúdo do assunto...; entre estes, destaca-se o público..."
  • Concordo e parabenizo a colega pela assertiva interpretação. Em português a técnica recebe o nome de aposto distributivo. Observe, porém, que a redação da questão, na forma que está, gera ambiguidade.

ID
323203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Notícia e reportagem são gêneros diferentes de jornalismo. A notícia explora os vários aspectos de determinado acontecimento, enquanto a reportagem presta-se basicamente a anunciá-lo.

Alternativas
Comentários
  • As definições estão trocadas. Inverte!
  • As definições estão invertidas, por isso a questão está errada.
  • Os conceitos estão invertidos, portanto, questão errada.
  • Questão errada, pois na verdade os conceitos estão invertidos.
  • Acho que os conceitos estão invertidos...
  • GABARITO: E

    Notícia e reportagem são gêneros diferentes de jornalismo. A notícia explora os vários aspectos de determinado acontecimento, enquanto a reportagem presta-se basicamente a anunciá-lo.

    Existe um erro logo no início.

    Ambos são gêneros informativos.

  • GABARITO ERRADO

    Conceitos invertidos.


ID
329545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à história do jornalismo empresarial e ao
funcionamento de uma assessoria de imprensa, julgue os próximos
itens.

A notícia produzida pela assessoria de imprensa de uma empresa deve ser submetida aos padrões de comportamento e de divulgação estabelecidos pela empresa que a produz.

Alternativas
Comentários
  • Get in!


ID
374140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

O texto a ser veiculado em uma emissora de rádio ou de televisão deve ser redigido privilegiando-se as frases longas e as que estiverem em ordem indireta.

Alternativas

ID
374143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

Lide é a linha ou o parágrafo inicial de um texto jornalístico em que é introduzido, de forma resumida, o conteúdo tratado.

Alternativas