SóProvas



Questões de História da Comunicação Organizacional


ID
49045
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Coincidindo com a Segunda Grande Guerra, foi criado no Brasil o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP. O DIP foi extinto apenas após a saída de Getúlio Vargas do poder.
( ) O Sistema de Comunicação do Executivo Federal foi criado oficialmente após a redemocratização, ainda na década de 1980.
( ) Alexandre Garcia, Cláudio Humberto e Ricardo Kotscho são exemplos de profissionais que atuaram na área de comunicação da Presidência da República.

Alternativas
Comentários

ID
49117
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.

( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.

( ) A oficialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.

Alternativas
Comentários
  • Ivy Lee é o Pai das Relações Públicas e ali (início do Século XX) começa o trabalho de assessoria de imprensa, área que se iniciou com Ivy Lee motivo este porque em países como os EUA é o RP que desempenha tal função. No Brasil ela é dividida entre RP e jornalistas. Então questão 1 V.

    A prática de Relações Públicas teve sua ascensão no Brasil no Governo Juscelino Kubitschek (década de 50) o que anula as questões 2 e 3.

    Sendo assim VFF.


  • Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.

    Uéééé


ID
198133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

A atividade especializada de fornecimento, para a imprensa, de informações sobre uma organização foi inventada nos Estados Unidos da América, no início do século XX, e tem seus antecedentes históricos no desenvolvimento industrial desse país no final do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • Foi no século XX (1906) que o jornalista americano Ivy Lee deu início a atividade de assessoria de imprensa assessorando John Rockfeller, proprietário da Colorado Fuel and Iron C.O, seu primeiro cliente.

    John foi acusado de mandar atirar contra seus empregados, enquanto estavam em greve. O jornalista conseguiu reverter a crise perante a opinião pública por meio de ações, orientando seu cliente a dispensar os guardacostas e colaborar nos trabalhos de investigação. Além disso, foram encaminhadas aos editores de jornais, algumas notícias relevantes para a população.

    Com essa postura, Lee criou na imprensa americana uma espécie de tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão. Ele abriu as portas
    das empresas e indústrias para as quais trabalhava, e mostrou os processos produtivos, maquinários e profissionais técnicos que, por sua vez, não se furtaram a dar explicações sobre o funcionamento dessas empresas. Tais iniciativas complementaram-se com o estímulo do contato entre dirigentes e jornalistas
    . Estavam criadas as condições para um ambiente de comunicação aberto entre as empresas e os jornais.

     (CARVALHO; REIS, 2009: 85-86).


ID
198136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Nas duas últimas décadas, as organizações no Brasil deixaram de ser instituições que apenas detêm informações e passaram a ser produtoras ostensivas de conteúdos noticiosos e opiniões, criando mídias próprias que constituem fontes de informação para a grande imprensa e que substituem, em algumas ocasiões, antigos canais de contato com a imprensa, tais como o release ou os telefonemas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta. As organizações têm buscado cada vez mais estabelecer um contato direto com os seus stakeholders. Um exemplo disso é o polêmico blog da Petrobrás http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/, no qual há uma explícita disputa entre as mídias tradicionais e a assessoria da empresa. Outras formas de criar essa interação com o público e a própria imprensa, é por meio de redes sociais, sites, twitter etc.
  • O que me deixou em dúvida nessa questão, foi a afirmação, já lá no final, da substituição, em algumas ocasiões, de antigos canais de contato com a imprensa tais como o release ou os telefonemas. Ainda que o "algumas ocasiões" deixe a interpretação bem aberta, release não é um canal de contato antigo, e não vejo como seria possível para uma mídia própria substituir telefonemas.

  • Questão estranha.

    Substituir práticas como release e follow up com outras práticas informativas soa meio contraditório, visto que o envio de release, seguido de follow up, é uma ação estratégica de contato imediato com a imprensa, jornalistas, editorias etc. Acredito que o mais adequado seria que as práticas se complementam.


ID
374107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.

Pelos serviços prestados ao empresário Ivy Lee, em 1906, Rockefeller é considerado pioneiro das atividades de assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • a questão inverteu Ivy Lee com Rockefeller

  • Vale a leitura

    http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/memoria/0095.htm

  • Hahaha, esse Cespe é malandro demais... O chamado pai das relações públicas foi Ivy Lee, que prestou seus serviços ao magnata do petróleo à época, John Rockefeller, empresário da Standard Oil. A história é interessante, quem estuda RP sabe o enredo de cor.

  • Errei por desatenção: eu li que o assessor era o Ivy Lee e o empresário o Rockefeller, que é o certo, mas não é o que diz a questão. rs.

  • Rindo dessa inversão. 

  • Eu já tava indo seco para marcar como "certa". Hoje não, Cespe!


ID
596698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da correlação entre informação, direitos civis e políticas
públicas, julgue os itens subsequentes.

Na América Latina, a busca de autonomia editorial e organizacional em favor do cidadão e de uma comunicação pública, a despeito da tendência natural das correntes políticas pelo uso de entes estatais para fins político-partidários, representou um desafio marcante das televisões públicas.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Certamente este é um desafio importante nos meios de comunicação estatais: a disputa por um meio chapa branca, de um lado, e de meios sem atrelamento político-partidário, por outro lado.


ID
1036201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere a materiais jornalísticos, tais como press release e publicação interna, julgue os próximos itens.

No Brasil, a partir da década de 80 do século XX, com a redemocratização do país, com os novos padrões de competitividade e a necessidade das organizações de darem satisfações à sociedade, o release foi utilizado de forma abusiva, tornando-se veículo de promoção e venda, em detrimento da informação

Alternativas

ID
1036234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Já na década de 80, estudiosos advertiam para a inconsistência de modelos de comunicação assentados em uma suposta relação emissor/receptor em que o emissor era tido como veículo de comunicação de massa. O problema, segundo os especialistas, estava no surgimento de poderosas estruturas organizativas para atuarem junto aos emissores. Nas décadas subseqüentes, tal fenômeno ganhou ainda mais corpo e designação específica. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A crescente produção rotineira de material informativo para os veículos de informação por parte das assessorias de relações públicas e o elevado grau de aproveitamento de press releases estão entre os principais fatores responsáveis pelo surgimento do fenômeno designado como mídia das fontes (ou jornalismo corporativo).

Alternativas
Comentários
  • A produção de material informativo não é para os veículos de comunicação, mas sim diretamente para o público.


  • Não há um "... o elevado grau de aproveitamento de press releases " pelos veículos. 

  • Erro por contradição: é notório que as taxas de aproveitamento de press releases são baixíssimas; além disso, mídia das fontes se refere à propria fonte no trato direto com o público.


ID
1091989
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Algumas teorias têm marcado os estudos da comunicação organizacional. A partir de 1970 as abordagens teóricas centraram-se na Teoria Moderna, na Teoria Naturalista e naTeoria Crítica. Julgue as afirmações a seguir.

I. A teoria moderna busca revelar a organização a partir de uma ‘verdade’ que está fora dela, na medida que a realidade organizacional é fruto da construção social. A comunicação é parte integrante da organização, condição necessária desta.

II. A teoria crítica, a mais recente das teorias, enfatiza os aspectos ideológicos da comunicação. A organização é vista como o locus do conflito de classes, a realidade organizacional como um ‘instrumento de dominação e opressão’ e a comunicação, como um mecanismo de mascaramento das realidades materiais da organização.

III. A teoria naturalista tem os seus objetivos voltados para a medição e controle. A organização é tida como uma realidade objetiva e a comunicação é uma ferramenta que viabiliza o cumprimento dos objetivos e metas organizacionais.

Está(ão) correta(s) somente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    "A partir de 1970 as abordagens teóricas centraram-se na Teoria Moderna ou Empírica, na Teoria Naturalista e na Teoria Crítica.

    A teoria moderna ou empírica tem os seus objetivos voltados para a medição e controle. A ênfase está no empirismo quantitativo. A organização é tida como uma realidade objetiva, que pode ser ‘medida’. A preocupação está na eficácia da comunicação nas organizações sob a ótica da direção (Redding). A organização é tida como uma máquina, seus objetivos e fins estão voltados para o cumprimento das metas propostas. E a comunicação é uma ferramenta que viabiliza o cumprimento dos objetivos e metas organizacionais. A comunicação, portanto nessa perspectiva se caracteriza como um modelo linear e mecânico, como uma engrenagem de uma máquina.

    A teoria naturalista: nessa abordagem são encontrados estudos de casos desenvolvidos por Redding (Universidade de Purdue), as teorias ‘retóricas’ da comunicação organizacional (Bormann, 1983; Tompkinns e Cheney, 1985) e a teoria cultural de Pacanowsky e O’Donnell-Turjillo, 1982,1983.

    Essa teoria busca revelar a organização a partir de uma ’verdade’ que está fora dela, na medida que a realidade organizacional é fruto da construção social, isto é, vai sendo construída historicamente. A organização assemelha-se a um organismo, é orgânica, vista como ideográfica, representada através de imagens e percebida como um entre permeável em relação ao ser entorno. É, portanto também uma entidade cultural específica, concebida como uma comunidade única de linguagem e de outras formas de ação simbólica. A comunicação é parte integrante da organização, no sentido de que a comunicação faz a organização, isto é, é a condição necessária da organização.

    A teoria crítica é mais recente. Alguns de seus pressupostos teóricos podem ser encontrados no materialismo dialético. A organização é vista sempre como uma arena de conflitos: um campo de batalha – o locus do conflito de classes. E a realidade organizacional é o reflexo desses ‘embates’, sendo considerada como um ‘instrumento de dominação e opressão’. A comunicação assim, assume um papel de mecanismo de mascaramento das realidades materiais da organização. Enfatiza os aspectos ideológicos da comunicação, admitindo-a como causa de uma falsa consciência entre dirigentes e trabalhadores."

    Perspectivas Teóricas da Comunicação organizacional
    Profa. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker
    http://www.eca.usp.br/associa/alaic/boletin11/cleusa.htm



ID
1134775
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No Brasil, o modelo jornalístico invadiu o mundo das assessorias de comunicação, na década de 70, através da iniciativa de empresas privadas de assessoria de imprensa e comunicação social e do informativo diário feito por dois órgãos públicos, cujo material era referencial para os jornalistas que faziam a cobertura da área. Estes órgãos eram:

Alternativas

ID
1184569
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release surgiu na primeira metade do século XX como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo. Hoje é amplamente utilizado pelas assessorias de imprensa e é bem recebido pelas redações.

Um release quebra a confiança do jornalista receptor quando ocorre o(a)

Alternativas
Comentários
  • (pra quem não tem assinatura) Alternativa B

  • Jorge Duarte fala que um release não pode ser disparado sem critério para todos os jornalistas e de todas as editorias. É preciso segmentar, enviar para os contatos os quais possam se interessar sobre o assunto, que cobrem aquele tipo de informação. E às vezes até mudar a angulação do texto de acordo com os objetivos que se busca alcançar em determinado veículo.


ID
1329424
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com Gerson Moreira (1985 ) a "releasemania" surgiu como consequencia do desenvolvimento do capitalismo monopolista e dos progressos tecnológicos dos últimos cinqüenta anos, que abriram caminho para a comunicação de massa. Com isso, despontou em grande escala o assessor de imprensa no papel de intermediário entre a empresa e os órgãos comunicacionais. O processo de busca da informação começou a inverter-se, ou seja, ao invés de o repórter ir diretamente à fonte, as fontes, representadas pelos inúmeros releases de assessorias, passaram a inundar as redações das instituições jornalísticas. Segundo o jornalista Luiz Geraldo Mazza (Jornal do Brasil, p. 8, 1983), diretor de jornalismo da TV paranaense, "os jornais, as rádios e as televisões ficaram de tal forma condicionados à indústria do press-release que, sem sua existência, dificilmente terão condições de fechar suas edições". Com base contexto, analise as afirmativas.

I.Pode-se afirmar que tal realidade aponta para o vício da imprensa atual, principalmente nos jornais de pequeno porte, que é o de absorver os releases como única fonte, não cumprindo, dessa forma, sua nova função, que é dar ao leitor um leque de opções e informações aprofundadas que já foram vistas de forma compacta pelo rádio, televisão e internet.

II. O release, que deveria ser considerado como mais uma fonte de informação para coleta de dados e como forma de pautar a mídia, vem sendo estampado nos jornais como matéria pronta. Esse fenômeno, chamado de releasemania, mostra um retrato atual de uma imprensa que se tornou extremamente dependente das fontes; em vez de questioná-las, prefere utilizá-las como única fonte confiável.

III. Segundo o jornalista Rangel Cavalcante (Jornal do Brasil, caderno B, p. 1, 1983), ao aparecer nos Estados Unidos, o release era um complemento de informações, uma espécie de roteiro, distribuído antes de entrevistas coletivas e atos formais, para facilitar o trabalho dos repórteres. Estimulado pelo uso permanente na empresa privada, o release chegou à imprensa brasileira, deformou-se, e hoje é um dos piores males enfrentados pelos meios de comunicação. Virou boletim de propaganda.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1624648
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a resposta INCORRETA:


No final da década de 1980 surgiram as primeiras abordagens teóricas e práticas do planejamento estratégico orientadas por uma visão processual e integrada da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Letra C - enunciado pede a alternativa INCORRETA.

    C- Nessa proposição, a comunicação no contexto das organizações, quando bem sucedida, é controlada (...) ERRO ESTÁ AÍ.

  • A comunicação deve ser flexível, sistêmica e integrada.


ID
1647451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de planejamento e avaliação em comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional surgiu no Brasil por uma dupla ordem de necessidades no âmbito organizacional, sendo estas o fortalecimento da relação com os consumidores e a ampliação do diálogo com os próprios funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Creio mesmo que isso não é exclusividade do Brasil, tendo provavelmente sido a "ordem de necessidades" do setor organizacional de muitos outros - senão todos - países.


ID
1938691
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o release, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O release surge, no Brasil, como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo na primeira metade do século XX.

( ) A partir da década de 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor.

( ) São critérios para aproveitamento de um release: o interesse público, a exclusividade, a disponibilidade, o fato de ser novidade e a adequação.

( ) O release pode ser definido como material informativo, distribuído aos jornalistas, que se constitui no principal critério para avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido pela assessoria.

( ) É o principal instrumento físico de um sistema de informação e relacionamento entre a organização e a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, Duarte (2011) afirma que o release surge na primeira meta-de do século XX como instrumento para divulgar ações dos governos, especialmente durante o Regime Militar, época em que ganhou má fama porque muitos jornais eram praticamente obrigados a usar o material governamental.

  • Fiquei em dúvida com esse instrumento "físico", já que não é de hj que praticamente toda a comunicação é feita de forma digital. E tbm na segunda assertiva, na parte "anos 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor".. Isso não aconteceu na verdade nos anos 80?

  • Em resposta à colega Amanda, sim, a parte do "instrumento físico" é uma pegadinha, mas não deixa de estar correto. Se você fizer um press-kit em uma coletiva o release será físico. Então até hoje existe o release físico. apesar de menos usual.

    Sobre a segunda pergunta, sim novamente, é na década de 80 que o release e as assessorias de imprensa se consolidam no país. Por isso o segundo item está errado.

    "Já no início da década de 1980, organizações de todo tipo acentuam a busca por profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e produzir instrumentos de comunicação, como boletins, jornais, revistas, vídeos, rádios. Os jornalistas, que enfrentam uma onda de enxugamento de vagas nas redações, aproveitam a oportunidade, oferecendo seu capital pessoal: trânsito junto aos “coleguinhas”, conhecimento sobre produtos informativos, habilidade ao lidar com o poder e, ainda, a noção de informação como direito público. Além de alternativa ao desemprego, muitos optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho: horário fixo, sem fechamentos, menor estresse e maior salário. As redações, com a limitação das equipes, a expansão comercial e industrial e suas possibilidades noticiosas, passam a necessitar do apoio de assessorias. Por seu lado, sindicatos de jornalistas, como o de São Paulo, fizeram controle para impedir que a atividade fosse exercida por pessoas “desqualificadas”13 (Campoi, 1982, p. 114). A presença de jornalistas passou a ser tão grande que a comunicação institucional tornou-se a maior área de atuação para egressos dos veículos , como era comum, mas até para estudantes e recém-formados."

    Fonte: Jorge Duarte

  • Vinícius, vc é top!! Obrigada por responder e postar a referência :)


ID
2027590
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A comunicação empresarial teve origem no ano de _________ , pelo jornalista ______________ que estabeleceu o primeiro escritório de _____________________ em __________________.

Alternativas

ID
2027602
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quando surgiu o trabalho de Assessoria de Comunicação, nos Estados Unidos, foi criada uma declaração de princípios. Um documento histórico, que estabeleceu um pequeno conjunto de regras ético-morais em favor da confiabilidade. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Nosso assunto é exato. Qualquer diretor de jornal interessado na verificação direta de qualquer declaração de fato, será auxiliado com prazer.

II. O objetivo é divulgar, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público, informações de interesses corporativos.

III. Não é um serviço secreto, mas a divulgação de notícias.

IV. Se acharem que fica melhor, nosso assunto pode ser publicado na seção comercial.

Alternativas

ID
2027608
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que

I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.

II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.

III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.

IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.

Alternativas

ID
2027611
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A partir do início da década de 80, com um mercado de consumo consolidado, o fim do regime militar e o ressurgimento da democracia, o movimento sindical, a liberdade de imprensa e uma maior exigência quanto aos direitos sociais e dos consumidores, é possivel afirmar que

I. empresas e instituições passam a sentir uma necessidade de comunicação com a sociedade e seus diversos segmentos e a imprensa é identificada como um grande instrumento para informar e obter uma imagem positiva.

II. organizações passam a buscar profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação como boletins, jornais, revistas, vídeos e rádios internas.

III. a comunicação deixa de ser “perfumaria” para as organizações, ganhando as entranhas da administração pública e privada e extrapolando os limites dos tradicionais ‘jornaizinhos’ internos para assumir o status de um complexo vinculado à estratégia negocial.

IV. além de uma alternativa ao desemprego, muitos profissionais optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho – horário fixo, menor estresse e maior salário.

Alternativas

ID
2199946
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A atuação de jornalistas em divulgação institucional no Brasil não é recente. Ainda na primeira metade do século XX, era comum a presença de jornalistas em gabinetes de divulgação de órgãos públicos. A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de Comunicação desenvolvido para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação. Uma das principais ferramentas do assessor de imprensa é o Release. Sobre essa ferramenta é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2213293
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo KOPLIN e FERRARETTO, qual das expressões abaixo NÃO corresponde a uma das quatro correntes fundamentais no desenvolvimento dos serviços de assessoria de imprensa, ao longo dos últimos 300 anos?

Alternativas

ID
2828767
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos estudos da comunicação organizacional, a “Escola de Montreal” é uma abordagem teórica conhecida por adotar entre seus pressupostos o de que

Alternativas
Comentários
  • Também teve essa questão na prova da UFSJ desse ano:

    (UFSJ – 2018) Nos estudos da comunicação organizacional, a “Escola de Montreal” é uma abordagem teórica conhecida por adotar entre seus pressupostos que:

    a) a organização tem precedência sobre a comunicação.

    b) A comunicação é uma variável da estrutura organizacional

    c) A comunicação e a organização são processos isomórficos 

    d) A comunicação tem precedência sobre a organização

  • Segundo a UFSJ a questão foi elaborada de acordo com o entendimento com o capítulo 9 da obra coletiva organizada por KUNSCH (2009), mais precisamente no capítulo dedicado ao pensamento da “Escola de Montreal” onde é postulado a equivalência entre organização e comunicação.

  • Gabarito C

    A comunicação e organização são processos isomórficos.

  • letra d

    Isomórfico: Que tem a mesma forma; isomorfo.

     

    O pensamento da “Escola de Montreal” incorpora a análise interpretativa dos fenômenos sociais como processos simbólicos. Sob esta ótica as organizações são construções plurais instituídas nas práticas cotidianas de seus membros.

     

    A relação de equivalência postula uma mudança radical no relacionamento comunicação/organização. Esta abordagem trata comunicação e organização enquanto processos isomórficos (PUTNAM; PHILLIPS;CHAPMAN, 1996).

     

    A dimensão estratégica que a comunicação vem assumindo nas organizações, sendo parte da cultura organizacional, modifica paulatinamente antigos limites. Não mais se restringe à simples produção de instrumentos de comunicação: ela assume um papel muito mais abrangente, que se refere a tudo que diz respeito à posição social e ao funcionamento da organização, desde seu clima interno até suas relações institucionais. Uma estratégia de comunicação é algo intrínseco à estratégia global da organização. Expressando de forma mais radical, pode-se afirmar que comunicação e organização constituem um único fenômeno, isto é, comunicação é organização e organização é comunicação: os dois processos são isomórficos (Putnam et al., 2004;Taylor, 1993).


ID
2883061
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item.


A partir dos anos 1980, emergiu, nos estudos da comunicação organizacional, o aporte teórico em torno da doutrina retórica tradicional, da teoria das relações humanas e da teoria da gestão organizacional, com maior ênfase no empiricismo.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário, a partir dos anos 1980 se consolidou os estudos da comunicação organização e a ênfase em uma ação baseada na técnica e na ciência.

    GAB E

  • Empiricismo: doutrina segundo a qual o conhecimento se origina exclusivamente da experiência, negando a existência de princípios racionais.


ID
2892928
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release tem mais de 100 anos de existência; pode-se afirmar que é uma das técnicas mais reconhecidas na assessoria de imprensa. Esse artifício impacta a agenda setting. Acerca dessa afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A O release deve utilizar uma linguagem jornalística, ou seja, simples e direta.

    B A agenda setting é o modo como os jornalistas irão selecionar e publicar a notícia.

    C Os releases são textos cursos, não ultrapassando uma lauda, diferente de grandes reportagens e não contém detalhamento.

    D Por ser escrito em linguagem jornalística, o release deve seguir o modelo do lead e da pirâmide invertida.

    E O release exige título sim e pode ou não ser usado o sutiã (pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações).

  • letra b

    Agenda-Setting foi uma teoria desenvolvida por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 70. De acordo com a formulação clássica desta hipótese, os consumidores tendem a considerar como mais importantes os assuntos veiculados com mais frequência na cobertura jornalística. Deste modo, são os media que cedem ao público a compreensão de grande parte da realidade social, pelo que poderemos considerar que cabe aos media dizer às pessoas sobre o que devem pensar.

    O press release é uma das principais de uma quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, .

    fonte: http://knoow.net/ciencsociaishuman/jornalismo/agendasetting/

    https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-um-press-release/

  • Acho que caberia um recurso nesse gabarito hein... Ok que é a menos errada, mas aí seria melhor um gatekeeper né

  • Estranho. né
  • A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.

  • Essa não é a definição perfeita de agenda-setting, mas resume o conceito sem oferecer mais detalhes.

  • concordo com a Bruna, acredito que cabe recurso. Mas não pelo motivo que ela falou. Dessa parte eu discordo. Agenda setting e gate keeping são teorias afins. Porém, muito esquisito o comando da questão abordar release e o gabarito ser sobre agenda setting. Não sei se isso de fato pode ser considerado um motivador de recurso mas que é estranho, é.


ID
2914729
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”.

( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos.

( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida).

( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada.

( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.

Alternativas
Comentários
  • *No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos*

ID
2988760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do processo de produção do texto jornalístico, julgue o próximo item.


Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos da América, onde a mídia se concentra sob o domínio de grandes corporações, no Brasil são grupos familiares que detêm os maiores veículos de mídia do país.

Alternativas
Comentários
  • Reflete uma sociedade de feudos, herança do colonialismo. As grandes empresas privadas made in brazil ainda são familiares, a mídia está concentrada nas mãos de algumas famílias, a força política também está distribuída dessa forma. No caso dessas duas últimas, mídia e política, muitas vezes há uma convergência de poder.

  • GAB: CERTO

    Basta lembrar de Silvio Santos e da Família Marinho Os grandes veículos de comunicação do país estão sim, no poderio de grupos familiares.


ID
2992429
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Release: Texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição privada, governamental etc, para ser divulgado gratuitamente entre as notícias publicadas pelo veículo. (Dicionário de Comunicação).

    Material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado a veículos de comunicação. Deve ser escrito em linguagem jornalística e segundo critérios essencialmente da área, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na íntegra. (Elisa Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto).

    Alguém saberia me explicar qual o erro da letra A?

  • Ana Karla, acredito que o erro esteja em "produzido pelo assessorado". Quem produz o material é o jornalista/assessor, né.

  • Produzido pelo assessor.

  • Matheus Ramalho Orlando, sim, essa ("produzido pelo assessorado") foi a 'casca de banana'.

  • Eu estranhei esse "assessorado" na letra A mas achei que era a "mais certa" ou "menos errada". Pesquisando no livro de Jorge Duarte, Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia, vi que a letra E é literalmente uma transcrição de um trecho do livro. "No Brasil, o release surge (mesmo que com outras denominações) ainda na primeira metade do século XX, como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo" (DUARTE, p. 305)

  • Boaaa 06


ID
3052834
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os processos de industrialização ocorridos na segunda metade do século XIX e as disputas de classes daí decorrentes podem ser considerados importantes para o nascimento da comunicação organizacional porque

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que a letra A está errada?

  • (...) podem ser considerados importantes para o nascimento da comunicação organizacional porque...

    Trazendo para esse contexto da Comunicação Organizacional acredito que direciona mais para a letra C.

  • Marayane, a letra A foca na área de Publicidade e Propaganda. Quando se fala em comunicação organizacional, o foco são os aspectos que contribuem para a harmonização da relação entre patrão, consumidor e público interno, como o uso de ferramentas comunicacionais do tipo house organ; ou seja, adotando esse viés não como misturar com venda de produtos... como trata a letra A.


ID
3166744
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de imprensa tem ampliado o campo de atuação,  os  produtos  e  as  dinâmicas  de  trabalho.  Quanto  a  essa  atividade, julgue o item.

O  papel  do  assessor  de  imprensa  desenvolveu‐se,  no Brasil, vinculado à área da administração,  na  figura  de um  gestor  dos  fluxos  internos  de  comunicação  e recursos disponíveis, o que perdurou até os anos 1970. 

Alternativas
Comentários
  • A preocupação em sistematizar a divulgação surgiu no Brasil ainda em 1909, quando o Presidente Nilo Peçanha, ao organizar a estrutura do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, criou a Secção de Publicações e Bibliotheca para integrar os serviços de atendimento, publicação, informação e propaganda (DUARTE, 2003).

    A tal Secção já tinha a função de distribuir informações por meio de notas ou notícias fornecidas à imprensa ou pelo Boletim do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Eis aí o embrião da assessoria de imprensa no país.

    O departamento foi passando por transformações até que em 1915 ganha o status de Serviço de Informações, cujas atribuições são: “divulgar, pela imprensa, em notas concisas, mas completas, informações (…) que possam influir para o desenvolvimento da produção nacional”. Evidentemente que as notas sobre o Ministério só poderiam ser divulgadas após a devida aprovação do Ministro.

    Paralelamente a isso, na esfera empresarial, em 1914, a empresa canadense de eletricidade The São Paulo Tramway Light and Pwer Company Limited, hoje Eletricidade de São Paulo S.A. (eletropaulo), criou um departamento de relações públicas, comandado por Eduardo Pinheiro, que pode ser considerado patrono da profissão no país (KUNSCH, 1997).

  • O papel do assessor de imprensa desenvolveu‐se, no Brasil, vinculado à área da administração, na figura de um gestor dos fluxos internos de comunicação e recursos disponíveis, o que perdurou até os anos 1970.

    ERRADO. O assessor de imprensa nunca esteve vinculada à área de Adm. Não sei de onde o examinador tirou isso. Já ouvi falar que o assessor, no começo, estava ligado à área de RH e RP. Além disso, o papel do assessor não se desenvolveu até os anos 70, pelo contrário, foi a partir da década de 70, mais precisamente na de 80, que a área começou a desenvolver-se cada vez mais no Brasil.

    Fonte: Jorge Duarte

  • Gabarito: errado.

    Ao ler a afirmação parece que o papel do assessor durou só até 1970. Ao menos numa leitura rápida. O que não é verdade, pois foi a partir do final de 1970, início dos anos 80 em diante, no Brasil, que a comunicação foi ganhando mais força, até mesmo pelo fim da Ditadura Militar.

    Outro ponto errado - não achei nada comprovando a ligação da assessoria à Administração de Empresas. Departamentos de comunicação e Assessoria de Imprensa foram inseridos nas empresas (especialmente nas grandes empresas), só que isso não é um vínculo com Adm.

    Boa sorte e bons estudos.


ID
3263968
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Campoi (1982, p. 114), “no início da década de 80 organizações de todo tipo buscavam profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação, como boletins, jornais, revistas, vídeos, rádios internas. Os jornalistas, que enfrentaram uma onda de enxugamento nas redações, aproveitaram à oportunidade, oferecendo seu capital social: transito junto aos colegas de trabalho, conhecimento sobre produtos informativos, habilidade ao lidar com o poder e, ainda, a noção de informação como direito público. Além de alternativa ao desemprego, muitos optaram pelas _____ devido às condições de trabalho: horário fixo, sem fechamentos, menor estresse e maior salário”. De acordo com o texto, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
3336343
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à elaboração de um release e suas características, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O release é enviado às redações na suposição de que seu conteúdo possa gerar interesse.

( ) No Brasil, o release surgiu na primeira metade do século XX como instrumento para divulgar atos, decretos e ações dos governos.

( ) O release é o instrumento físico principal de um sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.

( ) Existem organizações e fontes que avaliam a qualidade de suas assessorias pela quantidade de releases emitidos e de adjetivos nele incluídos.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Aqui a banca foi maliciosa ao definir o release como instrumento físico.

    Ocorre que, infelizmente, existem organizações e fontes que dão preferência à quantidade de releases e adjetivações, em detrimento da qualidade e capacidade de penetração no mercado midiático, conforme os padrões de noticiabilidade.

  • banca do mal msm. São proposições que na prática acontecem msm
  • Existem organizações, ou seja, não são todas. 


ID
3338176
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas.
( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos.
( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes.
( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  •  O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. 

    Podemos perceber os canais, mídias sociais, como exemplo, em que as instituições/empresas usam diretamente para contato com seus clientes.


ID
3360670
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao se abordar a trajetória da comunicação empresarial no Brasil, podem ser destacados, conforme Torquato, cinco (5) grandes momentos. A alternativa em que um deles está corretamente caracterizado é:

Alternativas
Comentários
  • Antes da década de 70, as atividades de Comunicação desenvolvidas pelas empresas ou entidades eram absolutamente fragmentadas e pouco profissionalizadas. A década de 70 aponta para algumas mudanças importantes em direção à implantação de uma cultura de comunicação nas empresas. Os profissionais de comunicação pouco a pouco chegam nas empresas e começa a ficar visível a importância do mercado de Comunicação Empresarial. A década de 80 deu o impulso que faltava à Comunicação Empresarial, que passa, efetivamente, a se constituir em um campo de trabalho promissor, atraindo profissionais de todas as áreas. Na segunda metade da década de 80, uma experiência marca profundamente a Comunicação Empresarial brasileira: a empresa Rhodia, com a elaboração de sua Política de Comunicação Social. Nos anos 90, o conceito de Comunicação Empresarial se aprimora: ela passa a ser estratégica para as organizações (BUENO, 2005, p. 67)

    BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: All Print, 2005.


ID
3362947
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história da atividade de assessoria de imprensa, analise as afirmativas a seguir:

I. As atividades de assessoria de imprensa surgiram no início do século XX, com Ivy Lee.

II. A prática de assessoria de imprensa, nos Estados Unidos, se tornou mais comum depois da crise de 1929.

III. A criação, em 1931, no Brasil, do Departamento de Imprensa e Propaganda, por Getulio Vargas, marca o surgimento da atividade no país.

Assinale

Alternativas

ID
3486760
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo institucional desenvolveu‐se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação,  julgue o item.


O jornalismo institucional surge a partir do desenvolvimento da sociedade industrial, no século XIX, e chega ao Brasil com a Corte Portuguesa, a partir de publicações realizadas pela Imprensa Oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Sobre Jornalismo Institucional

    "(...) Segundo Kunsch (1997), o surgimento do primeiro jornal de empresa do país se deu em 1925, com o pioneiro Boletim Light.

    Mas foi a partir da década de 1950, com a constituição de 1946, que devolveu ao país os ares da democracia, e o processo de industrialização, realizado pelo presidente Juscelino Kubistchek que o jornalismo empresarial se configurou efetivamente em nosso meio. Com a política industrial desenvolvimentista de Kubistchek, muitas empresas multinacionais se estabeleceram no país, sendo responsáveis pelo desenvolvimento do mercado interno brasileiro. (...)"

    http://mtc-m16d.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m19/2011/04.13.13.37/doc/RONALDO%20CORTES%20ALVES.pdf?metadatarepository=&mirror=sid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02.53

  • Gabarito: errado.

    Um ponto importante: acredito que um dos erros está em apontar século XIX, quando o ideal seria século XX.

    Vale ver: file:///C:/Users/pc/Downloads/7727-Texto%20do%20artigo-22277-1-10-20180308.pdf

  • A PARTIR DE 1950 QUE SE DESENVOLVEU O JORNALISMO INSTITUCIONAL.


ID
3509329
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A hostilidade do grande público era muito acentuada contra o big business americano, John Rockefeller, acusado de aspirar ao monopólio, de mover uma luta sem quartel às pequenas e médias empresas, de combater sem olhar a meios; numa palavra, de ser feroz, impiedoso, sanguinário.

(DUARTE, J. (org.); MOUTINHO, A.V. et al. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. 5.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. sp.)


Esse texto narra o contexto que propiciou o surgimento da assessoria de imprensa. No início do século passado, um jornalista profissional foi convidado a deixar o jornalismo para “mudar” a imagem do empresário John Rockfeller.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome desse profissional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Podemos dizer que o trabalho de assessor de imprensa começou com um jornalista, em 1906. O repórter norte-americano Ivy Lee, que havia trabalhado na editoria de economia dos jornais New York Times, New York Jornal e New York World, passou a integrar a equipe do bilionário John D. Rockfeller, fundador da Standard ou, adotando estratégias de comunicação com a imprensa, a fim de esclarecer questões relacionadas à indústria de combustível e ferro do estado do Colorado.”

    Livro: Assessoria de imprensa: como fazer. Rivaldo Chínem. São Paulo: Summus, 2003. p.27

  • Chutei e acertei, por pura sorte.

  • Que ironia. O trabalho de assessor começa com um jornalista. Depois, gerações de relações públicas brigam pela reserva de mercado das assessorias.

    Vale também a reflexão sobre a aproximação de Ivy Lee de Goebbels, publicidade e relações públicas a serviço do 'outro lado' da força. Faz sentido.


ID
3583009
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release foi utilizado pela primeira vez em 1906, nos Estados Unidos, por Ivy Lee. Com as novas tecnologias e a expansão do uso da internet, o release também ganhou um novo formato. São características do release alinhado ao avanço tecnológico:


I - Usos de tags e direcionamento para redes sociais.

II - Links nas referências às empresas.

III - Texto coeso, fotos e vídeos.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ens):

Alternativas
Comentários
  • Na atualidade todo o tipo de recurso pode ser inserido no release digital, desde que este esteja adequado ao veiculo ao qual se destina.

    Fotos, links, hashtags, vídeos, tudo poderá ser utilizado no ambiente digital.


ID
4956982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base na história da comunicação organizacional no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas