-
Gabarito D.
Herzberg: Teoria dos Dois Fatores. Higiênico/Extrínsecos e Motivacionais/Intrínseco .
Douglas McGregor: Teoria X(tem aversão ao trabalho, é preguiçoso ) e Y (gosta trabalhar e de ter responsabilidades, é dedicado).
Maslow: Pirâmide das necessidades. Necessidades FISIOLÓGICAS, de SEGURANÇA, SOCIAIS, de ESTIMA e AUTO REALIZAÇÃO.
-
PIRÂMIDE DE MASLOW
****AUTOREALIZAÇÃO**** 5ª
***************ESTIMA****************** 4ª
*******************SOCIAIS************************ 3ª
********************SEGURANÇA************************ 2ª
***********************FISIOLOGICA**************************** 1ª
PIRÂMIDE DE ALDEFER
****CRESCIMENTO**** 3ª
*********RELACIONAMENTO*********** 2ª
*******************EXISTÊNCIA************************ 1ª
FCC TRT 2ª REGIÃO SP 2018
A hipótese central da teoria de motivação de Abraham Maslow é a existência de e) uma hierarquia das necessidades humanas.
UFU-MG 2019 Q972587
De acordo com a teoria de Maslow sobre as necessidades humanas, se uma necessidade em qualquer ponto da hierarquia não for satisfeita, a pessoa ficará estacionada nesse nível de motivação. [C]
FCC SABESP 2018
Entre as teorias mais divulgadas acerca da motivação, insere-se a desenvolvida por Abraham Maslow, conhecida como hierarquia das necessidades humanas, a qual, em linhas gerais, sustenta que a) o indivíduo somente vai se sentir estimulado a buscar a satisfação de necessidades mais elevadas, como de autorrealização, se outras básicas, como de subsistência, já estiverem satisfeitas.
FCC METRÔ SP 2010 Segundo Abraham Maslow, uma necessidade satisfeita deixa de b) motivar o comportamento.
FCC TRF 5ª REGIÃO 2017 De acordo com Abraham Maslow, uma necessidade satisfeita deixa de motivar o comportamento. Quando uma necessidade muito intensa foi satisfeita, pode-se dizer que ela está c) saciada.
FCC TRT 19 2014
Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá-la e para responder às críticas a ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de a) crescimento
Existência > relacionamento > crescimento
-
A) De acordo com Frederick Herzberg, autor da Teoria dos Dois Fatores, os fatores motivacionais estão relacionados ao conteúdo do cargo.
B) Segundo Frederick Herzberg, a motivação humana está relacionada a dois fatores, o higiênico e o motivacional.
C)De acordo com Douglas McGregor, autor da Teoria X e Y, o homem tem motivação básica e potencial de desenvolvimento.
D) CORRETA
-
Gabarito D
TEORIAS MOTIVACIONAIS:
· McClelland faz R.A.P - Realização(desafios), Afiliação(relação pessoais), Poder(influenciar).
· Teoria das necessidades de MASLOW - fisiológica(sono, sexo), segurança(estabilidade no emprego), sociais(amizade), estima(reconhecimento), autorrealização(autonomia)
· Teoria VROON: Valência(Recompensa-Desempenho),instrumentalidade(Desempenho-Recompensa), Expectância(Esforço-Desempenho).
· FREDERICK HERZBERG teoria dos dois fatores: higiênicos(insatisfação – EXTRÍNSECOS Ex.: dinheiro) e motivacionais(satisfação - INTRÍNSECOS Ex.: desafios)
· Teoria de MCGREGOR: X e Y
-
Que questão mais linda !!!!!!
-
alternativa a) está relacionada ao desenvolvimento organizacional e não a teoria comportamental como se pede a questão.
alternativa b) herzberg e não Maslow.
alternativa c) o autor é MCgregor e não Herzberg.
alternativa d) CORRETA.
-
GABARITO: LETRA D
De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:
Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:
1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação...
2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego...
3. Necessidades sociais: amizades, família...
4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem...
5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia...
FONTE: QC
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas teorias que estudam a motivação. Sobre o assunto, vejamos qual das alternativas está correta no que afirma.
A - incorreta. A teoria dos dois fatores é de Herzberg, não de McGregor.
McGregor é o autor por trás das Teorias X e Y. Em que:
A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.
A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.
B e C - incorreta. Segundo os estudos de Herzberg, existem dois fatores que atuam sobre os indivíduos no exercício das suas atividades nas organizações. São eles:
Fatores higiênicos/ insatisfacientes: são os fatores relacionados com os aspectos que envolvem trabalho. Tidos como extrínsecos, independentes da vontade e do controle do indivíduo. Os fatores higiênicos são incapazes de gerar motivação, de modo que ao serem atendidos forem atendidos, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Como exemplos de fatores higiênicos, temos: salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
Fatores motivacionais: são aqueles fatores ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Os fatores motivacionais, ou satisfacientes, são os que podem levar o indivíduo à satisfação. Vale salientar que são fatores intrínsecos.
D - correta. A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.
Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:
Necessidades primárias:
- 1) Fisiológicas
- 2) Segurança
Necessidades secundárias:
- 3) Sociais
- 4) Estima
- 5) Autorrealização
Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.