- ID
- 71287
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Os exames empregados para detectar Doença de Chagas, tuberculose e hepatite são, respectivamente,
Os exames empregados para detectar Doença de Chagas, tuberculose e hepatite são, respectivamente,
A anemia é definida como a diminuição do número de glóbulos vermelhos, de hemoglobina ou de hematócrito a níveis inferiores aos padrões de normalidade. A anemia causada por deficiência de vitamina B12 é denominada
Após a coleta de material para exames laboratoriais, os resultados dos níveis de sódio e potássio sérico apontaram acentuada diminuição em relação aos parâmetros de normalidade. A terminologia correspondente ao material coletado e as alterações dos níveis de sódio e potássio são, respectivamente,
Com relação à infecção hospitalar, marque V quando verdadeiro e F quando falso:
( ) Infecção é uma doença que envolve microrganismos tipo: bactérias, fungos, vírus e protozoários.
( ) Os sinais e sintomas de uma infecção hospitalar podem ser, entre outros: febre, dor no local afetado, exames laboratoriais normais, debilidade, etc.
( ) As infecções podem acometer diversas localizações topográficas de um indivíduo (partes do corpo), ou disseminar-se pela corrente sangüínea.
( ) Alguns agentes têm “preferência” por determinadas localizações topográficas, assim a localização da infecção depende do tipo de microrganismo.
( ) A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial.
( ) A ocorrência de infecções após a alta não caracterizam infecção hospitalar. Marque a seqüência
A seqüência correta de cima para baixo, é:
Dentre as atribuições do técnico de enfermagem que atua no laboratório é CORRETO afirmar que deverá:
O procedimento de coleta de amostras deverá ser realizado por um profissional qualificado e treinado. Indique a alternativa INCORRETA quanto este procedimento:
Durante uma visita domiciliar a mãe mostra ao profissional de enfermagem o resultado de um exame de fezes do seu filho onde consta a presença dos cistos de Entamoeba hitolítica .Tal parasito é causador da:
Para acompanhar a evolução das condições de coagulação sanguínea de um trabalhador, vítima de um acidente que produziu um ferimento sangrante, a coleta de sangue deve utilizar um tubo
Para a colheita de urina em 24 horas para Glicosúria e Proteinúria de uma trabalhadora portadora de Diabetes, o técnico de enfermagem deve orientar
Ao se coletarem amostras para análises laboratoriais, devem ser considerados os seguintes fundamentos, EXCETO:
Assinale o tipo de coloração utilizado para corar os elementos celulares em esfregaço de sangue periférico:
Uma complicação comum em pacientes com diabetes é a nefropatia diabética, e o melhor marcador disponível para identificar indivíduos em risco de desenvolverem insuficiência renal é a microalbuminúria. De acordo com o Ministério da Saúde (2006), faz-se necessário saber que outras situações podem elevar a excreção urinária de albumina, como
A glicemia de jejum, deve ser realizada após um jejum mínimo de:
Segundo Marangoni e Schechter, a hemocultura é o único teste que estabelece o diagnóstico de bacteremia. A correlação entre o volume de sangue colhido e a positividade do exame é de grande importância. Assinale a opção que corresponde ao volume de sangue mínimo, recomendado por coleta.
Com relação aos procedimentos de enfermagem na assistência ao paciente com doença renal ou do trato urinário, assinale a opção correta.
No hemograma do paciente em questão, é provável que se identifique trombocitose associada a anemia e leucopenia.
No exame de Hemograma o valor normal da taxa de Hemoglobina em um homem adulto é:
Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue cada uma das proposições seguintes:
Para a coleta de urocultura, o profissional deve orientar a realização de higiene íntima, cuidado este não necessário para a coleta do sumário de urina e urina tipo 1.
Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue cada uma das proposições seguintes:
A coleta de escarro é indicada para detectar a presença de microrganismos e deve ser realizada em jejum após o enxágue da boca com água.
Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue a proposição seguinte:
As fezes para a realização de coprocultura devem ser coletadas a partir de amostra da porção média, com espátula e recipiente estéreis.
Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue a proposição seguinte:
A coleta de exame em paciente portador de sonda vesical deve ser realizada pinçando-se a extensão da bolsa e abrindo-se a válvula do sistema fechado, após a limpeza local.
Na disfunção hepática, a icterícia ocorre quando a concentração sanguínea de
Em relação ao exame de coleta de urina de 24 horas, é correto afirmar que ele requer do paciente coletar
Em relação aos cuidados de enfermagem para a coleta de urina 24 horas, analise as afirmativas abaixo:
I. Enfatizar que a perda de coleta de urina, mesmo que seja de apenas uma amostra, durante o período programado, invalidará o exame, implicando o recomeço do procedimento.
II. Orientar o paciente para guardar toda a urina no frasco durante o período de coleta.
III. Constitui-se em um procedimento importante para avaliação da função renal e evolução do paciente.
IV. Durante o período de coleta, o paciente deve estar com restrição hídrica para facilitar o controle do débito urinário.
Assinale a alternativa CORRETA.
As amostras utilizadas para a pesquisa de BAAR são
Para a confecção do hemograma completo, a amostra deve ser coletada com anticoagulante, que inibe a síntese dos fatores de coagulação. Acerca desse assunto, é correto afirmar que o anticoagulante utilizado para essa coleta é o (a)
Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue o item seguinte.
A avaliação dos exames laboratoriais é necessária para pacientes com quadro de trombocitopenia, devido ao risco de trombose arterial e venosa.
Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue o item seguinte.
A administração de fatores de crescimento, como o G-CSF, é importante na neutropenia, mesmo quando ela é causada pela ação das drogas citotóxicas ou não.
Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.
A doença de enxerto contra o hospedeiro (DECH) é a causa mais comum de mortalidade relacionada ao transplante de medula óssea e de células-tronco e hematopoiéticas. O estágio clínico grave pode ser identificado na pele, pela eritrodermia generalizada, no fígado, pelas alterações nos níveis de bilirrubinas entre 6 a 15 mg/dL e no intestino, pela diarréia, maior que 1.500 mL/dia.
Considerando as precauções com o paciente neutropênico, julgue os próximos itens.
A neutropenia caracteriza-se por valores de neutrófilos inferiores a 2.500/mm3 . Valores menores ou iguais a 1.000/mm3 demonstram neutropenia severa e moderada, respectivamente. A ocorrência de febre associada a neutropenia caracteriza uma emergência oncológica.
Irritabilidade neuromuscular, sinais de Chvostek e Trousseau positivos, insônia, anorexia, vômito, alterações do humor e aumento da pressão arterial são alguns sinais e sintomas presentes no desequilíbrio hidroeletrolítico causado por:
A principal ação do ácido fólico é
Em uma pessoa que acabou de digerir moléculas de triglicerídeo, é esperado encontrar quantidades aumentadas de
Para obtermos uma amostra limpa de urina, deve-se
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Para realização de urocultura, deve-se coletar uma amostra isolada de urina, jato médio após assepsia, tendo o paciente mantido ____________ de estase vesical. Essa amostra pode ser randômica (coletada a qualquer momento do dia) ou na primeira urina da manhã.
No caso de hemoculturas, geralmente duas coletas são suficientes, com amostras obtidas antes do pico febril e com um intervalo mínimo de 15 a 20 minutos entre as punções. Havendo solicitação médica de uma terceira amostra, esta pode ser obtida após 15 a 20 minutos da coleta anterior ou no prazo de até
O(s) valor(es) laboratorial(is) mais específico(s) de lesão hepatocelular nos pacientes portadores de insuficiência hepática é(são):
O pH sanguíneo normalmente é levemente alcalino com uma variação de 7,35 a 7,45 e quando está abaixo da variação normal ocorre
Para a realização de exames no recém-nato nos quais seja necessário pequena quantidade de sangue coletado no papel de filtro ou tiras reagentes é indicada a punção:
Em relação ao protocolo para coleta de exames laboratoriais, é CORRETO afirmar que:
Dieta rica em fibras, abstendo-se da ingestão de carne vermelha, aves, peixes, nabos e rábano picante por 48 a 72 horas é um preparo para qual tipo de exame?
O procedimento denominado hemocultura, comumente utilizado nas instituições hospitalares, é realizado para
O hemograma é o exame mais solicitado pelos médicos e faz a análise qualitativa e quantitativa das células sanguíneas. O leucograma é realizado no hemograma total, sendo relacionado com o
“O exame de urina é um dos procedimentos laboratoriais mais solicitados pelos médicos das mais variadas especialidades e para os pacientes com as mais diferentes queixas clínicas, ou mesmo para indivíduos que apenas se submetem a uma avaliação periódica, sem sintomatologia alguma. As condições de coleta, como todos os demais exames de laboratório são fundamentais para a obtenção de informações úteis e confiáveis.”
(Anamnese e exame físico. 2. ed. Por Alba Lucia Bottura Leite de Barros.)
Sobre as condições de coleta do exame de rotina de urina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O jato final da urina é útil na investigação do trato urinário baixo.
( ) Deve‐se utilizar amostra recente, sem adição de nenhum conservante, não é necessário colher grande volume – 10 a 20 ml é ideal.
( ) Para urina tipo I jato médio, deve‐se desprezar o primeiro jato (primeira porção da urina que sai).
( ) O primeiro jato da urina é útil na investigação de sangramentos.
( ) Se o exame não puder ser realizado em um prazo máximo de 3 horas após a coleta, a amostra deverá ser congelada.
A sequência está correta em
Na coleta de sangue venoso de tubos a vácuo, existe uma possibilidade pequena de contaminação com aditivos de um tubo para o outro, durante a troca de tubos, no momento da coleta de sangue. Por isso, foi estabelecida pelo CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) uma ordem de coleta. Assinale a sequência correta de coleta de sangue em tubos plásticos.
É fundamental a assistência de enfermagem aos pacientes no que diz respeito ao preparo e na realização de exames complementares. Os fluidos mais comuns para exames são:
Uma pessoa chega à unidade de emergência com queixas de mal estar súbito e referindo episódios de vômitos. Após ter passado pela triagem, permaneceu por mais alguns momentos na sala de espera da unidade. Após 30 minutos de espera, os episódios de vômito se tornaram incoercíveis. Imediatamente foi encaminhada ao atendimento e ao ser revisto o histórico coletado pelo enfermeiro na triagem, observou-se que o cliente apresenta doenças como hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Foram coletados exames laboratoriais venosos e os resultados evidenciam hipocloremia, hipomagnessemia, hipopotassemia e hiponatremia. Além da bioquímica, foram observados os seguintes valores gasométricos: pH = 7,61; pO2 = 91 mmHg; pCO2 = 41 mmHg; HCO3- = 39,81 mEq/l; BE= + 18. Logo em seguida à coleta dos exames a enfermeira nota uma redução na profundidade e frequência respiratória. A partir desses resultados laboratoriais, o enfermeiro acompanha o paciente até a unidade de emergência relatando que o cliente apresenta um quadro de
Quanto ao procedimento de coleta de material clínico
para exames laboratoriais, analise as afirmativas a
seguir.
1) Para a coleta de amostra de jato médio, a urina é
coletada durante as 24h.
2) Na coleta de sangue, realiza-se a punção venosa
com o bisel voltado para baixo.
3) Na amostra de escarro, o paciente participa
ativamente da coleta do material.
Está(ão) correta(s):
Sobre os cuidados associados à coleta de fezes para exames é correto afirmar:
O teste de hemoglobina glicada é utilizado nos pacientes diabéticos tem por finalidade:
Na assistência de enfermagem em exames diagnósticos, alguns dos cuidados adotados na fase pré-analítica são:
I. Identificar o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra, de forma a garantir a rastreabilidade.
II. Rotular a amostra do paciente no momento do encaminhamento ao laboratório.
III. Transportar e preservar a amostra do paciente em recipiente aquecido, identificado com a simbologia de risco biológico,
com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio.
Está correto o que consta em
Assinale a opção que indica o índice que é calculado para determinar hipocromia.
Assinale:
Em relação ao controle de microganismos, assinale a afirmativa correta.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação aos métodos de coloração diferencial em bacteriologia, assinale a afirmativa correta.
O método de Stoll & Hausher é indicado para quantificar
A doença de von Willebrand pode ser suspeitada quando há alteração
Assinale a opção que indica os parasitos que podem ser identificados no exame do sangue periférico.
A reação de Coombs indireto presta-se para
Em relação à tipagem sanguínea, assinale a afirmativa correta.
Para reduzir a glicólise, o sangue deve ser coletado em tubo que contenha
Sobre o exame parasitológico de fezes, assinale a afirmativa correta.
Dentre as opções abaixo, qual alternativa de valor da glicemia capilar em jejum já se caracteriza como uma hipoglicemia e hiperglicemia respectivamente:
Por mais de um século, a coloração de Gram tem sido utilizada com o objetivo de caracterizar bactérias patogênicas mediante a exposição destas aos agentes químicos capazes de impregnar de modo diferenciado nas paredes celulares com composição diversa. Tal técnica é indispensável aos laboratórios de microbiologia, seja para apontar seja para confirmar o diagnóstico etiológico de doença infecciosa. A respeito do emprego da coloração de Gram na classificação dos microrganismos clinicamente importantes, relacione as bactérias patogênicas ao homem (gênero e espécie), na coluna da esquerda, com sua afinidade e seu arranjo observados na microscopia direta ao Gram de materiais biológicos, na coluna da direita.
I. Escherichia coli;
II. Staphylococcus aureus;
III. Streptococcus pyogenes;
IV. Bacillus cereus;
V. Mycobacterium leprae.
a. Cocos gram-positivos aos pares e em cadeias;
b. Bacilo gram-negativo;
c. Cocos gram-positivos isolados e aglomerados;
d. Bacilo gram-positivo;
e. Não se cora ao Gram.
Assinale a alternativa que contém a associação correta:
No que se refere à coleta de sangue com destinação à realização do exame hemograma, é certo afirmar que:
Atualmente no setor de hematologia, são utilizados contadores eletrônicos variados e de múltiplas procedências. Analise as assertivas no que se refere a esses equipamentos:
I. É realizada medida e contagem dos pulsos de impedância causados pelos glóbulos;
II. É realizada a dispersão da luz polarizada;
III. É realizada análise em vários ângulos da dispersão da luz focalizada nos glóbulos;
IV. É realizada medida de condutividade elétrica em radiofrequência.
Estão corretas as afirmativas:
Alguns materiais de laboratório devem ser utilizados para o transporte de materiais clínicos destinados a exames microbiológicos. Ao se considerar a preservação de materiais clínicos coletados, é CORRETO afirmar:
Sobre os exames laboratoriais que avaliam a coagulação sanguínea, Tempo de Ativação da Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) é INCORRETO dizer que:
A fase pré-analítica, que compreende o preparo do paciente, a coleta, o transporte e o preparo da amostra biológica, é o momento em que ocorre com maior frequência os erros laboratoriais. Em relação aos procedimentos e aos cuidados que se deve ter durante essa fase, assinale a alternativa correta:
Inúmeros métodos coproparasitológicas são eficazes para a evidência tanto de ovos e larvas de helmintos quanto de cistos e oocistos de protozoários na constatação de parasitos intestinais. Em um laboratório foi realizado um estudo objetivando avaliar a conformidade de resultados encontrados entre a técnica convencional de centrífugo-sedimentação (Ritchie modificada) e um kit comercial para detecção de parasitos intestinais. De 200 amostras analisadas, utilizando-se a técnica de Ritchie modificada, 101 sujeitos apresentaram resultado positivo, sendo 90 com protozoários e 12 com helmintos. Já com o kit comercial, 80 amostras positivaram, sendo 70 com protozoários e 10 com helmintos. Independente da técnica utilizada, as espécies parasitárias encontradas foram: Giardia lamblia, Enterobius vermicularis, Entamoeba coli e Ascaris lumbricoides. Os resultados obtidos indicam que a técnica de Ritchie modificada, ao ser comparada ao kit comercial, apresenta:
Em relação ao transporte e conservação de amostra biológica para análise laboratorial é CORRETO afirmar que:
Na retirada de sangue no laboratório, os métodos mais comuns são: punção arterial, punção de pele e punção venosa. Em relação às técnicas de coleta de sangue, está INCORRETO afirmar que:
O primeiro passo para todas as análises efetuadas no Laboratório Clínico é a coleta de material biológico e dela dependem todas as fases seguintes, sendo impossível alcançar resultados exatos e confiáveis sem a realização de um procedimento correto e a utilização de material apropriado. A respeito das diversas técnicas de coleta de materiais biológicos em análises clínicas é correto afirmar que:
A dosagem da glicose plasmática é um dos exames bioquímicos mais realizados no laboratório de análises clínicas, sendo útil na investigação de diabetes. A preparação do paciente depende do tipo de exame a ser realizado e o sangue periférico deve ser coleto em tubo com fluoreto. Assim sendo, analise as assertivas abaixo:
I. Consiste na quantificação da glicose feita em uma amostra, coletada após 8-12h jejum, e em uma segunda amostra, coletada 120 minutos depois da ingestão de 75g de glicose anidra (para adultos). Valores abaixo de 140 mg/dL na segunda amostra são considerados normais;
II. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada após 8-12h jejum. Atualmente, segundo recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), o limite máximo normal deste exame é de 99mg/dL;
III. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada duas horas após a ingestão de uma refeição regular.
Os testes descritos em I, II e III identificam
respectivamente:
É INCORRETO afirmar sobre os exames bioquímicos do sangue:
Um dos exames mais frequentes em laboratórios clínicos é o hemograma e, indubitavelmente, é também um dos mais relevantes. Para sua realização, amostras inadequadas devem ser rejeitadas. Diante do exposto, NÃO corresponde a um critério de rejeição de amostra para hemograma:
Ainda sobre a realização de coleta de sangue para hemograma, no tocante ao material utilizado pode-se afirmar que:
No tocante à uroanálise, é correto afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I. Bactérias anaeróbias podem ser adquiridas por trauma ou ingestão de alimentos contaminados;
II. Como as infecções urinárias são causadas por uma grande variedade de espécies bacterianas, a identificação não deve ser realizada por meio da cultura e sim pela detecção de antígenos específicos;
III. O material fecal não é adequado para cultura e isolamento de microrganismos anaeróbios.
Assinale:
Pela facilidade de execução e pelo baixo custo, o método mais indicado para o exame parasitológico das fezes é o método de Lutz ou método de Hoffman-Pons e Janner, método bastante eclético, já que é útil para pesquisa de cistos de protozoários e larvas, assim como ovos de helmintos. Tal método não é recomendado quando há suspeita de infecção por:
Por mais de um século, a coloração de Gram tem sido utilizada com o objetivo de caracterizar bactérias patogênicas mediante a exposição destas aos agentes químicos capazes de impregnar de modo diferenciado nas paredes celulares com composição diversa. Tal técnica é indispensável aos laboratórios de microbiologia, seja para apontar seja para confirmar o diagnóstico etiológico de doença infecciosa. A respeito do emprego da coloração de Gram na classificação dos microrganismos clinicamente importantes, relacione as bactérias patogênicas ao homem (gênero e espécie), na coluna da esquerda, com sua afinidade e seu arranjo observados na microscopia direta ao Gram de materiais biológicos, na coluna da direita.
I. Escherichia coli;
II. Staphylococcus aureus;
III. Streptococcus pyogenes;
IV. Bacillus cereus;
V. Mycobacterium leprae.
a. Cocos gram-positivos aos pares e em cadeias;
b. Bacilo gram-negativo;
c. Cocos gram-positivos isolados e aglomerados;
d. Bacilo gram-positivo;
e. Não se cora ao Gram.
Assinale a alternativa que contém a associação correta:
No que se refere à coleta de sangue com destinação à realização do exame hemograma, é certo afirmar que:
Atualmente no setor de hematologia, são utilizados contadores eletrônicos variados e de múltiplas procedências. Analise as assertivas no que se refere a esses equipamentos:
I. É realizada medida e contagem dos pulsos de impedância causados pelos glóbulos;
II. É realizada a dispersão da luz polarizada;
III. É realizada análise em vários ângulos da dispersão da luz focalizada nos glóbulos;
IV. É realizada medida de condutividade elétrica em radiofrequência.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre os exames laboratoriais que avaliam a coagulação sanguínea, Tempo de Ativação da Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) é INCORRETO dizer que:
Inúmeros métodos coproparasitológicas são eficazes para a evidência tanto de ovos e larvas de helmintos quanto de cistos e oocistos de protozoários na constatação de parasitos intestinais. Em um laboratório foi realizado um estudo objetivando avaliar a conformidade de resultados encontrados entre a técnica convencional de centrífugo-sedimentação (Ritchie modificada) e um kit comercial para detecção de parasitos intestinais. De 200 amostras analisadas, utilizando-se a técnica de Ritchie modificada, 101 sujeitos apresentaram resultado positivo, sendo 90 com protozoários e 12 com helmintos. Já com o kit comercial, 80 amostras positivaram, sendo 70 com protozoários e 10 com helmintos. Independente da técnica utilizada, as espécies parasitárias encontradas foram: Giardia lamblia, Enterobius vermicularis, Entamoeba coli e Ascaris lumbricoides. Os resultados obtidos indicam que a técnica de Ritchie modificada, ao ser comparada ao kit comercial, apresenta:
Em relação ao transporte e conservação de amostra biológica para análise laboratorial é CORRETO afirmar que:
Na retirada de sangue no laboratório, os métodos mais comuns são: punção arterial, punção de pele e punção venosa. Em relação às técnicas de coleta de sangue, está INCORRETO afirmar que:
O primeiro passo para todas as análises efetuadas no Laboratório Clínico é a coleta de material biológico e dela dependem todas as fases seguintes, sendo impossível alcançar resultados exatos e confiáveis sem a realização de um procedimento correto e a utilização de material apropriado. A respeito das diversas técnicas de coleta de materiais biológicos em análises clínicas é correto afirmar que:
A dosagem da glicose plasmática é um dos exames bioquímicos mais realizados no laboratório de análises clínicas, sendo útil na investigação de diabetes. A preparação do paciente depende do tipo de exame a ser realizado e o sangue periférico deve ser coleto em tubo com fluoreto. Assim sendo, analise as assertivas abaixo:
I. Consiste na quantificação da glicose feita em uma amostra, coletada após 8-12h jejum, e em uma segunda amostra, coletada 120 minutos depois da ingestão de 75g de glicose anidra (para adultos). Valores abaixo de 140 mg/dL na segunda amostra são considerados normais;
II. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada após 8-12h jejum. Atualmente, segundo recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), o limite máximo normal deste exame é de 99mg/dL;
III. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada duas horas após a ingestão de uma refeição regular.
Os testes descritos em I, II e III identificam
respectivamente:
Analise as assertivas que se seguem:
I. Agente quelante, previne a coagulação por se ligar ao cálcio. Preserva a morfologia dos componentes celulares, por isso é o anticoagulante de escolha para exames hematológicos (hemograma);
II. Anticoagulante indicado para estudos de coagulação, pois seu efeito pode ser revertido pela adição de cálcio. Como é quelante de cálcio, não é adapto para quantificação deste analito;
III. Mucopolissacarídeo sulfatado que inibe a trombina. Tem utilização para realização de ensaios bioquímicos, não sendo indicado quando o material deva ser usado para posterior análise por reação em cadeia da polimerase (PCR).
Sobre anticoagulantes usados na coleta de sangue, I, II e III identificam respectivamente:
Um dos exames mais frequentes em laboratórios clínicos é o hemograma e, indubitavelmente, é também um dos mais relevantes. Para sua realização, amostras inadequadas devem ser rejeitadas. Diante do exposto, NÃO corresponde a um critério de rejeição de amostra para hemograma:
Ainda sobre a realização de coleta de sangue para hemograma, no tocante ao material utilizado pode-se afirmar que:
Devido à simplicidade de se coletar amostras de urina, normalmente acontece alguma desatenção por parte do paciente. Em relação aos cuidados durante a coleta, a conservação e o transporte desse tipo de amostra é INCORRETO afirmar que:
Existem 4 tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico de diabetes mellitus. Sobre esses exames é correto afirmar que: