SóProvas



Prova UFPA - 2017 - UFPA - Fisioterapeuta


ID
2383300
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; das vagas oferecidas no concurso, para tais pessoas serão reservadas até:

Alternativas
Comentários
  •         § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • Correta, B

    Lei 8112/90 - Art.5 - § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    Lembrando que esta previsão aqui exposta, também está expressamente prevista na Constituição Federal:

    CF - Art. 37 - VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

  • O minímo são 5%- O máximo são 20%.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 5   § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • NIMO - 5 (JURIS)

    XIMO - 20 (LEI)

     

     

    GABARITO ''B''

  • Gabarito letra B.

     

     

    Lei 8.112, Art. 5º § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

     

    Lei 12.990, Art. 1º Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei.

     

    ----------------------------------------------------------------------------------

     

    A título de curiosidade, eis a diferença entre as vagas que são reservadas aos deficientes e aos negros. Repare que a redação da Lei 8.112 versa que serão reservadas até 20% das vagas, ou seja, estabeleceu um limite máximo a ser observado, ficando a cargo do Decreto nº 3.298 estabelecer o percentual mínimo, 5% das vagas. Ao passo que a Lei 12.990 foi taxativa em afirmar que os consursos públicos deverão reservar 20% de suas vagas aos candidatos negros. Sendo asssim, não há que se falar em mínimo ou máximo, há apenas um limite a ser observado.

     

    Outro detalhe a ser observado é que o candidato que obtiver pontuação suficiente para ser classificado na lista geral, será automaticamente retirado do percentual destinado às vagas reservadas, ocupando uma vaga na livre concorrência. 

     

     

                                                 

     

     

  • LETRA B

     

    Vagas reservadas para deficientes

     

    Essas vagas reservadas devem ser preenchidas por deficientes que tenham capacidade de pelo menos exercer a atividade. Por exemplo, não é  permitido que um deficiente visual seja um guarda de trânsito, o que é diferente para aqueles que tem deficiência auditiva que podem exercer atividades de informática.

    Na esfera federal

    ·         Limite máximo é 20%

    ·         Limite mínimo é 5%

  • A questão demanda conhecimento acerca das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos Servidores Públicos da União) acerca da reserva de vagas em concurso público para pessoas portadoras de deficiência.

    O artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990 determina que serão reservadas para as pessoas portadoras de deficiência até 20% das vagas oferecidas no concurso. Vale conferir o referido dispositivo legal:


    Art. 5º (...)

    § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    Verificamos, então, que a resposta da questão é a alternativa B.

    Gabarito do professor: B. 


ID
2383303
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, os fatores exigidos a serem observados na avaliação para o desempenho do cargo. Capacidade de iniciativa é um deles. Os outros fatores exigidos pela referida Lei para que o servidor seja aprovado no estágio probatório são

Alternativas
Comentários
  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • AS siduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RES ponsabilidade

  • Letra D

     

  • ELE DEVERÁ SER RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA

    DISCIPLINA

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Muito fácil, o "somente" nós outros quatro itens ajudou a matar a questão.
  • O estágio probatório avalia 5 itens. Para memorizar use o mneumônico: P-A-D-R-I

    1 - Produtividade

    2 - Assiduidade

    3 - Disciplina

    4 - Responsabilidade

    5 - Capacidade de Iniciativa

    Art. 20 Lei 8.112/1990

    Gabarito: D

  • você tem algum amigo ou parente de nome Renato, Reginaldo, Reinaldo? então manda essa dica pra eles:  A DICA PRO RE

    A ssiduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RE sponsabilidade

  • GABARITO LETRA D

    ASSIDUIDADE

    CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DISCIPLINA

    PRODUTIVIDADE

    RESPONSABILIDADE

    ACADIPRORE

  • Requisitos do estágio probatório:

    PRADICA

    Produtividade

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de Iniciativa

  • Complementando os estudos:

    A CF/88 determina no art. 41 que: "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Por outro lado, a lei 8.112/90 no art. 20  que: "servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses."

    Diante dessa situação qual o prazo do estágio probatório: 3 (três) anos ou 24 (vinte e quatro) meses?

    CORRENTE MAJORITÁRIA : 3 ANOS.

  • Falta de criatividade para elaborar questões. Só sabe colocar esse somente.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 20 da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    Art. 20. “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:          

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.”

    Logo, a única alternativa que se amolda ao comando do enunciado é a correspondente à letra “D”.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • A questão demanda conhecimento acerca do estágio probatório dos servidores públicos. Estágio probatório é o período de provas pelo que passam os servidores públicos aprovados em concurso público antes de adquirirem estabilidade.

    A duração do estágio probatório é de três anos, na forma do artigo 41 da Constituição Federal que determina que “são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".

    De acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.112/1990, durante o período de estágio probatório serão observados os seguintes critérios:  I - assiduidade; II - disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV - produtividade; V- responsabilidade.

    Sendo assim, a resposta da questão é a alternativa D.

    Gabarito do professor: D. 

  • PRIDA

    I - Assiduidade;

    II - Disciplina;

    III - capacidade de Iniciativa;

    IV - Produtividade;

    V - Responsabilidade.


ID
2383306
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Preceituam a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que a retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, bem como a gratificação natalina, serão deferidos aos servidores, além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei. Outras retribuições, gratificações e adicionais deferidos aos servidores por esta mesma Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

     

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

     

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

  • "exclusivamente" matou as outras alternativas.

  • Gabarito D, para os não assinantes.

  • NINGUÉM CAI NESSA (EXCLUSIVAMENTE?)

  • Seção II

    Das Gratificações e Adicionais

     Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: 

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;                                   

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.               

     

    E AINDA TEM O EXCLUSIVAMENTE!!! PRESTA ATENÇÃO!! 

  • Ahhhhhh! Com o "exclusivamente" n tem graça.

  • Isso é tenso!!!
  • letra d

    adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. 

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

  • O exclusivamente ajuda!

  • a) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente. ( FALTOU, OUTROS, RELATIVOS AO LOCAL OU À NATUREZA DO TRABALHO; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO) 

     

    b) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente. ( FALTOU ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES PERIGOSA OU PENOSAS; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO). 

     

    c) adicional noturno adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente. ( FALTOU, ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS). 

     

    d) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. ( GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS E RETRIBUIÇÕES COMPLETAS ) 

     

    e) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente. (FALTOU,  ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS; E GRATIFICAÇÃO PELO ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO). 

  •     I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

           II - gratificação natalina;

           III - 

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

           VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

  • A questão demanda conhecimento acerca de verbas remuneratórias devidas aos servidores públicos da União, na forma da Lei nº 8.112/1990.

    A remuneração dos servidores públicos é composta pelo vencimento básico do cargo ou função pública e também pelas vantagens, retribuições, gratificações e adicionais previstos em lei.

    Sobre o tema, o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 determina o seguinte:
    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. De acordo com o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990, podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    B) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas.

    C) adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário e gratificação natalina.

    D) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Correta. Todos os benefícios elencados na alternativa podem ser deferidos ao servidor, na forma do artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 e a alternativa não menciona que só esses exclusivamente poderão ser deferidos.

    E) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional noturno e gratificação natalina.


    Gabarito do professor: D. 


ID
2383309
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determina a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que guardar sigilo sobre assunto da repartição, manter conduta compatível com a moralidade administrativa e ser assíduo e pontual ao serviço são deveres do servidor. Outros deveres do servidor que estão contemplados nesta Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

     

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • Para os não assinantes, gabarito A.

     

    Um adendo: a questão pede os DEVERES e não as proibições!

  • kkkkkkkk essa banca é surreal!

  • Essa aí é pra não zerar a prova.

  •  Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                  

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • a) tratar com urbanidade as pessoas, zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público, cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais, e exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, dentre outros.

     

    b) promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição, utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares e exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho, dentre outros.  ( TUDO AO CONTRÁRIO ).

     

    c) ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares e representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, somente. 

     

    d) retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição, ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato, e opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço, dentre outros. 

     

    e) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração, atender com presteza, exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo e observar as normas legais e regulamentares, somente.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;  

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Correta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; [...] VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; [...] XI - tratar com urbanidade as pessoas.”

    B- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: [...] V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; [...] XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; [...] XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.”

    C- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; [...] XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    D- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; [...] IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.”

    E- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] III - observar as normas legais e regulamentares; VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; V - atender com presteza.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Analisemos cada afirmativa, tendo apoio no rol de deveres dos servidores públicos federais, previstos no art. 116 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; 

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder."

    Agora sim, analisemos cada afirmativa:

    a) Certo:

    Esta opção reproduz, acertadamente, os deveres previstos nos incisos I, IV, VII e XI, acima destacados em negrito. Logo, é a alternativa correta.

    b) Errado:

    A presente opção insere, na realidade, proibições estabelecidas na Lei 8.112/90, as quais têm por base o art. 117 de tal diploma legal, e não deveres administrativos.

    c) Errado:

    A palavra "somente" compromete o acerto desta alternativa, uma vez que existem outros deveres administrativos que não estão aqui referidos, como se depreende do extenso rol do art. 16, acima colaciono.

    d) Errado:

    Novamente, a Banca, ao invés de mencionar deveres administrativos, tal como determinado no enunciado da questão, aqui elencou condutas proibidas ao servidor, na forma do art. 117 da Lei 8.112/90. Assim, equivocada esta alternativa.

    e) Errado:

    Uma vez mais, o problema deste item está no uso da palavra "somente" em sua parte final, sendo certo que o rol de deveres administrativos é bem mais extenso.


    Gabarito do professor: A


ID
2383312
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. É o que contempla a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. A sindicância poderá resultar em

Alternativas
Comentários
  •    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Correta, C

    O que é Sindicância??? R: conjunto de atos e diligências que objetivam apurar a verdade de fatos alegados; investigação, sindicação.

    Lei 8.112/90 - Art. 145 - Da sindicância poderá resultar:

           
    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.


    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • SOBRE A SUSPENSÃO...

    1 - Reincidência das faltas punidas com advertência;

    2 - Violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão;

    3 - Não pode exceder 90 dias;

    4 - Será punido com 15 dias ao recusar-se a ser submetido a inspeção médica;

    5 - Havendo conveniência a suspensão PODERÁ ser convertida na base de 50% da remuneração.

     

     

  • Gabarito letra C.

     

     

    8.112 - Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • LETRA C

     

    Sindicância serve para apurações de infrações leves, ou seja, sanção de advertência ou suspeição não superior a 30 dias. (Art. 145)

    ·         O prazo de sindicância não poderá superar 30 dias, sendo prorrogável uma única vez por autoridade superior   

    ·         Poderá arquivar o processo, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá aplicar penalidades de suspeição ou advertência de até 30 dias, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá fazer instauração de processo disciplinar, através dos resultados obtidos. E nesse caso deverá ser concluído pelo processo administrativo disciplinar (PAD), por ser considerado mais grave. Aqui a sindicância apenas investiga, e não há contraditório ou ampla defesa, que será aplicado PAD, ou seja, a sindicância é meramente inquisitorial

    ·         Sindicância não é uma etapa do PAD

    ·         Os autos da sindicância integrarão o processo disciplinar, como peça informativa da instrução.

    ·          Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, independentemente da imediata instauração do processo disciplinar.

  • a) E. A suspensão pode ser até de 30 dias.
    b) E. Vide item 'a'
    c) C
    d) E. O processo também pode ser arquivado. O termo 'somente' macula o item. Além disso a suspensão é de até 30 dias.
    e) E. Vide item 'a'.

    Note: Lei 8.112/1990.
    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • LETRA  C CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • observe o termo somente!! questão letra c 

     

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • GABARITO: LETRA C

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Questão aborda a temática da sindicância, e deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A sindicância é um procedimento mais célere de apuração de irregularidades. É indicada para a apuração de infrações leves, quais sejam, aquelas das quais pode resultar sanção de advertência ou de suspensão por até 30 dias.

    Nesse sentido, a solução objetiva desta questão encontra-se no art. 145 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Face o dispositivo legal sobredito, a alternativa C recruta todas as hipóteses resultantes da sindicância, sendo o gabarito da questão.

    As demais:

    A) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    B) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    C) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    D) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA C.

  • gab: C

    Uma questão que responde a alternativa correta,

    VEJAMOS,

    CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário -A sindicância e o processo administrativo disciplinar (PAD), procedimentos administrativos de apuração de infrações, devem ser, obrigatoriamente, instaurados pela autoridade responsável sempre que esta tiver ciência de irregularidade no serviço público. O PAD, mais complexo do que a sindicância, deve ser instaurado em caso de ilícitos para os quais sejam previstas penalidades mais graves do que a suspensão por trinta dias. (C)

    A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. CERTO


ID
2383315
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. É o que preceitua o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é

Alternativas
Comentários
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


ID
2383318
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, são considerados os órgãos e entidades públicos aqueles que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino e são vinculadas ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Para os efeitos desta Lei, são consideradas Instituições Federais de Ensino os órgãos e entidades públicos vinculados ao Ministério da Educação que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino.

    É bem fácil, é só lembrar que essa Lei é voltada para servidores de Instituições Federais de ENSINO! Qual o Ministério ligado diretamente ao ensino brasileiro? O Ministério da Educação!

  • Gabarito C

    essa é pra não zerar na prova.

  • Olha essa questão.. kkkkkkkkkkkkkkk


ID
2383321
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação são finalidades previstas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. As demais finalidades dos serviços públicos, por exigência do referido Decreto, são

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:

            I - melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

            II - desenvolvimento permanente do servidor público;

            III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

            IV - divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

            V - racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    GABARITO A

    OBS: Nas demais alternativas, houve uma mistura com as diretrizes, dispostas no art 3º do decreto.

  • Finalidades: AdeDe MeDiRa

         

            I - Melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

     

            II - Desenvolvimento permanente do servidor público;

     

            III - Adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

     

            IV - Divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

     

            V - Racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    Gabarito: A

  • Questão muito da mal escrita. "tendo como referência o plano plurianual e divulgação, e o gerenciamento..."

  • a) CORRETA. 

    B) ERRADA. A primeira parte diz respeito a uma diretriz e a segunda parte, apesar de ser uma finalidade, não há no texto do decreto a palavra exclusivamente.

    c) ERRADA. São diretrizes

    d) ERRADA. Não consta nada disso no decreto

    e) ERRADA. O desenvolvimento é permanente. Além disso, a segunda parte é uma diretriz.


ID
2383324
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Para os efeitos deste Decreto, o conceito de

Alternativas
Comentários
  • O único que está na lei 11.091 dentre as alternativas é nível de capacitação, com isso só restaria a letra E

  • Na verdade a questão não se fixa na lei 11.091, mas no decreto 5.825, Art. 3. A resolução seria esta:

    A) ERRADA: O conceito para esta definição é o de DESEMPENHO

    B)ERRADA: O conceito para esta definição é o de APERFEIÇOAMENTO

    C)ERRADA: O coneito para esta definição é PROCESSO DE TRABALHO

    D)ERRADA: O conceito para esta definição é EQUIPE DE TRABALHO

    E) Conceituação perfeita

  • Qual(is) artigo(s) está(ão) isso?

     

  • André, eu tmb queria saber. 

  • Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006

    Art. 3o  Para os efeitos deste Decreto, aplicam-se os seguintes conceitos:

    II - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais;

     

  • "se" lasquei! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Decreto nº 5825 ( Art. 3o  )

     

    a) I - desenvolvimento: processo continuado que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais;

     

    b) III - educação formal: educação oferecida pelos sistemas formais de ensino, por meio de instituições públicas ou privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira, entendidos como educação básica e educação superior;

     

    c) VIII - dimensionamento: processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da IFE;

     

    d) XI - força de trabalho: conjunto formado pelas pessoas que, independentemente do seu vínculo de trabalho com a IFE, desenvolvem atividades técnico-administrativas e de gestão;

     

    e) GABARITO


ID
2383327
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal, é um dos objetivos do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. O Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, instituiu o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e dá outras providências. Outros objetivos do Decreto são

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Decreto 5.378/2005

     

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações de gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.


ID
2389858
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação às características do paciente com acidente vascular encefálico e a abordagem fisioterapêutica adequada à fase crônica da doença, é CORRETO afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

     Trata-se de lesão do neurônio motor superior, com espasticidade dos músculos antigravitacionais, em cujo tratamento se preconiza o treino de ponte para controle dos extensores de quadril e treino de marcha com inibição do padrão ceifante. 

  • nunca esqueçam

    o treino de ponte é extensores do quadril

    foco, força e fé


ID
2389861
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na avaliação dos déficits da marcha do paciente que sofreu acidente vascular encefálico, é CORRETO afirmar que, na fase crônica,

Alternativas
Comentários
  • O sinal de Trendelenburg indica fraqueza do músculo glúteo médio contralateral ao sinal de queda da pelve, o teste é positivo quando o quadril de um paciente esta apoiado somente com uma perna e cai para o lado da perna levantada, o tronco se desvia para o lado oposto para tentar manter o equilíbrio, formando um C em vista posterior.


ID
2389864
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Terapia de Constrição e Indução ao Movimento (TCIM) é um recurso da reabilitação do paciente com Acidente Vascular Encefálico que,

Alternativas

ID
2389867
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Adriano, aos 45 anos, apresenta um quadro de paraparesia espástica tropical associada ao vírus linfotrópico de células T humana tipo 1 com alteração de tônus abaixo do nível da lesão, déficit de equilíbrio e distúrbios na mobilidade. A fim de avaliar tais perdas funcionais, o fisioterapeuta pode aplicar, respectivamente, os seguintes testes:

Alternativas
Comentários
  • Escala de Ashworth: Avalia o tônus muscular

    Escal de Tinnet: Avalia o Equilibrio e a marcha

    Time Up and Go: Equilibrio e agilidade

    Escala de Berg: Avalia o risco de queda


ID
2389870
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sabe-se que a sensibilidade tem um importante papel na funcionalidade do indivíduo. Por meio da sensibilidade é possível interagir, adaptar-se e sobreviver no meio em que se está inserido, e seu comprometimento pode dificultar o processo de reabilitação. Neste sentido, é CORRETO afirmar que os monofilamentos de Semmes-Weinstein devem ser aplicados de forma

Alternativas

ID
2389873
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Doença de Alzheimer (DA) é neurodegenerativa, progressiva e irreversível, afeta o funcionamento cognitivo e conduz a um declínio das habilidades funcionais e sociais, em cujo estágio inicial há

Alternativas

ID
2389876
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sabe-se que a disfunção executiva pode preceder a instalação clínica do quadro demencial e uma das manifestações neste período pode ser uma elevada prevalência de quedas no subgrupo afetado. A abordagem fisioterapêutica pode incluir

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:

    Disfunções Executivas – São problemas com funções executivas, ou seja, nas habilidades do dia-a-dia para planejar, executar, avaliar execução e corrigir ou manter o que está sendo realizado. Podendo gerar um quadro demencial que por sua vez no grupo de idosos pode levar ao aumento de quedas. Para sua avaliação pode ser utilizado:

    a)     Mini-Exame do Estado Mental: Teste utilizado para avaliar a função cognitiva por ser rápido, de fácil aplicação, não requerendo material específico. Avalia vários domínios (orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho). Pontuação menor ou igual a 24 pontos indica demência.

     

    b)     Escala de Tinetti: Composto por duas escalas, uma de equilíbrio (9 itens) e outra de marcha (7 itens). A pontuação total do índice é de 28 pontos. Pontuação menor que 19 indica risco cinco vezes maior de quedas.


ID
2389879
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É CORRETO afirmar que a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

Alternativas

ID
2389882
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Método TheraSuit tem como base técnica uma veste criada por pesquisadores com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas relacionados à falta de ação da gravidade. Considere as seguintes afirmativas:
I Tem como objetivos fazer ganhar força muscular, normalizar o tônus e diminuir os padrões patológicos de movimentos.
II O programa é composto de duas sessões por semana, com duração de cinquenta minutos, durante dez semanas
III Os componentes da veste se conectam uns aos outros por um sistema de cordas inelásticas.
IV O sistema universal de exercícios (UNIT) se associa à veste, sendo composto por uma gaiola com sistemas de suspensão.
Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A veste TheraSuit é uma órtese dinâmica com cordas elásticas específicas e antialérgicas, ajustadas de acordo com a necessidade do paciente.

    Ela auxilia emitindo informações contínuas dos proprioceptores do alinhamento correto, inibindo movimentos reflexos e há uma maior permanência no padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo alguns movimentos. Com o auxilio da veste o tronco ganha maior estabilidade e coordenação das extremidades.

    É um programa intensivo individual com avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Com a duração de 3 ou 4 semanas, sessões diárias de 3 horas, o treinamento do paciente com os recursos do TheraSuit potencializam o ganho de força, funcionalidade, endurecimento, coordenação e equilíbrio.

  • O Método TheraSuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras como a Paralisia Cerebral, Atraso de desenvolvimento motor, Traumatismo cranioencefálico, Trama raquimedular, Acidente vascular encefálico, Ataxia e atetose, Espasticidade, Hipotonia, Outras desordens ou síndromes.

    TheraSuit é um protocolo de terapia inovadora, intensiva, criado por um casal de Fisioterapeutas, Izabela e Richard Koscielny, que através de muitos estudos científicos foram moldando um Método capaz de atender pacientes com desordens neuromotoras. O protocolo utiliza equipamentos e técnicas especializadas, como a Gaiola, que é a Unidade de Exercícios Universais, e uma veste especial, que é uma órtese dinâmica chamada TheraSuit. 

    A órtese dinâmica, TheraSuit, alinha o corpo o mais próximo possível do normal, desempenhando um papel crucial no alinhamento postural, na função sensorial e vestibular. A veste consiste em um colete, um short, joelheiras, um capacete, e o tênis, que são interligados através de elásticos, esses elásticos farão o papel dos músculos que precisam ser ativados. 

    A Unidade de Exercício Universal é usada para treinar as habilidades e fortalecer os grupos musculares desejados. Com a sua utilização ocorrem ganhos na amplitude de movimento, flexibilidade e fortalecimento dos músculos, bem como nas atividades funcionais.

    Os Exercícios na Aranha (Spider), realizados também na Unidade de Exercícios Universais e com a veste TheraSuit, tem como objetivo converter tudo o que se aprende no fortalecimento para uma forma mais funcional, criando um ambiente dinâmico onde a função possa aparecer. Objetivando a estabilização, a coordenação e realizando o movimento de forma fluente com menor perda de energia possível. 

    O cronograma do Programa Intensivo do Método TheraSuit® consiste em 3 ou 4 horas diárias, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas. 


ID
2389885
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) descreve a funcionalidade e a incapacidade do indivíduo relacionada às condições de saúde. Neste sentido, os componentes de avaliação da CIF são

Alternativas
Comentários
  • A CIF é uma classificação com múltiplas

    finalidades elaborada para servir a várias

    disciplinas e setores diferentes.

    •A CIF descreve a funcionalidade e a incapacidade

    relacionadas às condições de saúde , identificando

    o que uma pessoa “ pode ou não pode fazer na

    sua vida diária”, tendo em vista as funções dos

    órgãos ou sistemas e estruturas do corpo, assim

    como as limitações de atividades e da

    participação social no meio ambiente onde a

    pessoa vive.

    •O termo do modelo da CIF é a funcionalidade,

    que cobre os componentes de funções e

    estruturas do corpo, atividade e participação

    social.

    •A funcionalidade é usada no aspecto positivo e o

    aspecto negativo corresponde à incapacidade

    •A incapacidade é resultante da interação entre a

    disfunção apresentada pelo indivíduo (seja

    orgânica e/ou da estrutura do corpo), a limitação

    de suas atividades e a restrição na participação

    social, e dos fatores ambientais que podem atuar

    como facilitadores ou barreiras para o

    desempenho dessas atividades e da participação.

    •A CI F é baseada, portanto, numa abordagem

    biopsicossocial que incorpora os componentes de

    saúde nos níveis corporais e sociais.

  •  e) funções e estruturas do corpo, atividade, participação, meio ambiente e fatores pessoais. 

  • GABARITO: E

  • Os Fatores Pessoais também são um componente dos Fatores Contextuais, mas eles não estão classificados na CIF devido à grande variação social e cultural associada aos mesmos.


ID
2389888
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A paralisia cerebral consiste em um grupo de desordens do movimento e da postura que causam limitação nas atividades e na aquisição de habilidades, resultantes de distúrbios no desenvolvimento encefálico fetal ou na infância. Sobre a distribuição do comprometimento motor é CORRETO afirmar o seguinte:

Alternativas

ID
2389891
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando o impacto da Paralisia Cerebral (PC) na função do membro superior e a abordagem fisioterapêutica por tarefas direcionadas, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2389894
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Nas unidades de cuidado neonatal, o tratamento fisioterapêutico visa ao cuidado integral do bebê, sempre levando em conta suas peculiaridades anatômicas e fisiológicas. As técnicas de desobstrução de vias aéreas em recém-nascidos indicadas são

Alternativas
Comentários
  • Resp. letra B

    A drenagem Trendelemburg é aquela em que o paciente fica de cabeça para baixo. Assim como a tapotagem, deve ser utilizada com critérios em pacientes adultos, não sendo “a mais indicada” jamais para RNs

  • Portanto a resposta é letra B.

  • A tapotagem não é indicada em crianças por conta da maleabilidade da caixa torácica que ainda é formada por muito tecido cartilagenoso.

    A posição de Trendelemburg não é utilizada na UTI Pediátrica devido à labilidade do paciente e é contra indicada nos casos de refluxos gastroesofágico, fístula traqueoesofágica, hipertensão intracraniana e desconforto respiratório do paciente.

    A oscilação de alta frequência é uma técnica usada para abrir os alvéolos atelectasicos e melhorar as trocas gasosas, e não para desobstrução.

    Portanto a resposta é letra B.

  • A tapotagem não é indicada em crianças por conta da maleabilidade da caixa torácica que ainda é formada por muito tecido cartilagenoso.

    A posição de Trendelemburg não é utilizada na UTI Pediátrica devido à labilidade do paciente e é contra indicada nos casos de refluxos gastroesofágico, fístula traqueoesofágica, hipertensão intracraniana e desconforto respiratório do paciente.

    A oscilação de alta frequência é uma técnica usada para abrir os alvéolos atelectasicos e melhorar as trocas gasosas, e não para desobstrução.

    Portanto a resposta é letra B.


ID
2389897
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A técnica de vibração torácica auxilia na mudança das características da secreção, facilitando a sua remoção da via aérea do recém-nascido. Considerando as características desta técnica, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resp : letra D

    O efeito positivo desta técnica baseia-se na propriedade tixotrópica do muco, que se liquefaz quando submetido a constante agitação. Portanto concluiu-se que a alta freqüência transmitida aos tecidos pulmonares pode, por meio da vibração, modificar suas características físicas, facilitando a mobilização das secreções pela árvore traqueobrônquica


ID
2389900
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia

Na espinha bífida cística, ocorre a associação com a afecção denominada mielomeningocele. Sobre as habilidades funcionais deficitárias no nível de acometimento sacral é CORRETO afirmar que a criança

Alternativas

ID
2389903
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere uma criança de 8 anos, escolar da classe regular, do sexo masculino, com queixa de quedas frequentes e paraparesia progressiva, associada a um padrão de marcha claudicante com apoio no antepé e artelhos. Ao realizar a avaliação genética do seu cariótipo, ficou clara a associação ao cromossomo X. Tal situação clínica é característica de

Alternativas
Comentários
  • Resp: letra B

    A distrofia muscular de Duchenne é uma distrofia degenerativa causada por alterações no gene DMD. Acomete geralmente meninos entre 1 e 8 anos de idade e é caracterizada por fraqueza, perda progressiva da função muscular e pseudo-hipertrofia.

    O gene DMD é o responsável pela codificação de uma proteína chamada distrofina, peça essencial para a formação da fibra muscular, que protege o músculo de danos durante os processos de contração e relaxamento. Essa proteína é encontrada na musculatura esquelética, lisa e cardíaca e, em menor quantidade, no sistema nervoso central. A pessoa com distrofia muscular de Duchenne tem uma alteração nesse gene e a produção de distrofina é prejudicada, muitas vezes tornando-se inexistente, o que leva a degeneração dos músculos.

  • As alterações funcionais iniciam-se com o enfraquecimento muscular, que ocorre gradualmente e de forma ascendente, simétrica e bilateral, com início na cintura pélvica e membros inferiores, progredindo para musculatura de tronco e para a musculatura responsável pela sustentação da postura bípede, cintura escapular, membros superiores, pescoço e músculos respiratórios. A fraqueza muscular torna-se evidente por volta dos cinco anos de idade, quando as crianças apresentam sintomas iniciais, tais como dificuldade de deambular, pular e correr, além de quedas freqüentes. A força muscular tanto extensora do joelho quanto do quadril não são suficientes para permitir a extensão voluntária do tronco quando o paciente levanta-se do solo, desencadeando o sinal de Gowers.

    http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%2001/Pages%20from%20RN%2014%2001-3.pdf


ID
2389906
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É sinal de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor normal da criança de 0 a 1 ano:

Alternativas
Comentários
  • D

     

  • Resp: letra D

    Reflexo Tónico Labiríntico (RTL): É evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com Paralisia Cerebral provoca uma hipertonia na posição supina e uma hipotoniana posição prono.
    Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.

  • a) ERRADA: O reflexo de Galant desaparece por volta do 2 mês de vida e se caracteriza por uma contração iipsilateral do tronco causada por um estímulo tátil na região lateral do dorso.

    b) ERRADA: O controle cervical ocorre primeiro no grupo muscular posterior ou extensor e depois, até o final do terceiro mês, no grupo anterior.

    c) ERRADA: A coordenação visuomotora é uma das funções corticais superiores, que pode ser avaliada precocemente. No terceiro mês, o bebê olha para as próprias mãos. Logo, inicia movimentos de apanhar a outra mão presente no campo visual, fazendo o mesmo com objetos colocados neste campo18. No quinto mês, passa a estender os membros superiores para buscar o objeto próximo ao campo visual, voluntariamente, e o passa de uma para outra mão. Do oitavo ao décimo segundo mês, descobre um objeto que observa ser escondido sob um lençol.

    d)CORRETA: O Reflexo tônico labiríntico (RTL) é caracterizado pela hipertonia extensora de pescoço e tronco, levando a uma postura de hiperextensão global (opistótono). Esse reflexo desaparece em torno do 6 mês de vida.

    e) ERRADA.  testa-se o RTCA rodando a cabeça para um dos lados, ocorre abdução e flexão do membro superior do lado occipital e abdução e extensão do membro superior do lado facial (Posição do esgrimista). Ele aparece  no 2° mês e tende a desaparecer no 6°.

    https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/710

    https://www.researchgate.net/publication/255637894_Reflexos_primitivos_e_reacoes_posturais_como_sinais_indicativos_de_alteracoes_neurossensoriomotoras_em_bebes_de_risco

  • Este reflexo também exibe uma resposta flexora e outra extensora, porém, são mais apropriadamente designadas como repostas em prono e Supino. A presença do RTL é sempre patológica, este reflexo é de grande importância para o diagnóstico precoce da encefalopatia crônica da infância. É evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com Paralisia Cerebral provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia), na posição supina e um mínimo na posição prona.


ID
2389909
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando as atividades do desenvolvimento neuropsicomotor normal da criança até cinco anos, a persistência do reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA) pode trazer potenciais efeitos negativos diretamente para as atividades de

Alternativas
Comentários
  • A persistência do RTCA pode interferir na: Alimentação, acompanhamento visual, rolar e engatinhar.

  • B

    busca visual e rolar.


ID
2389912
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A Escala de Denver é uma escala de triagem que verifica o atraso no desenvolvimento infantil a ser aplicada em crianças de 0 a 6 anos de idade. As áreas de avaliação são

Alternativas
Comentários
  • A Escala de Denver II tem uma estrutura de aplicação:

    Pessoal-Social: relacionamento com as pessoas e cuidado consigo mesmo (Atividades de Vida Diária – AVD)…;

     

    Motor-adaptativo: coordenação olho-mão, manipulação de objetos pequenos e solução de problemas…;

    Linguagem: audição, compreensão e linguagem…;

    Motor-grosseiro: sentar, andar e pular…;

    Ao final da avaliação, avalia-se também o comportamento da criança (atenção, timidez, cooperação…)

    Material do Teste: lã vermelha, chocalho do cabo fino, lápis vermelho, figuras: gato, cachorro, pássaro e menino, sino, boneca pequena de plástico, bola de tênis, 8 blocos coloridos, copo com boca larga, mamadeira pequena e folha de papel em branco.


    letra C

  • A Escala de Denver II tem uma estrutura de aplicação que se dá por quatro
    elementos:
    • Pessoal-Social: relacionamento com as pessoas, auto cuidado e atividades de
    vida diárias (AVD);
    • Motor-adaptativo: coordenação olho-mão, manipulação de objetos pequenos e
    solução de problemas;
    • Linguagem: audição, compreensão e linguagem;
    • Motor-grosseiro: sentar, andar, pular;


ID
2389915
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Recentemente o Ministério da Saúde comprovou a relação entre a microcefalia e o Zika Vírus, adotando, no ano de 2016, os seguintes padrões internacionais para identificar casos suspeitos de recém-nascidos a termo com esta afecção:

Alternativas
Comentários
  • Em relação aos recém-nascidos, serão notificados e investigados como microcefalia:

    Ä Os recém-nascidos à termo do sexo feminino que apresentarem perímetro cefálico (PC) menor ou igual à 31,5 cm;

    Ä Os recém-nascidos à termo do sexo masculino que apresentarem perímetro cefálico (PC) menor ou igual à 31,9 cm;

    Ä Os recém-nascidos pré-termos (menos de 37 semanas) que apresentarem perímetro cefálico menor que 2 desvios-padrão, segundo a tabela do Intergrowth, para a idade gestacional e sexo.


ID
2389918
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na lesão por compressão unilateral do plexo braquial do recém-nascido relacionada à formação de costela cervical, pode-se identificar as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Resp: letra B

    Paralisia de Erb-Duchenne: postura em extensão, adução e rotação medial do ombro. Este tipo de paralisia é a mais frequente. Afeta a criança de forma proximal, nas raízes C5-C6, podendo causar paralisia do ombro e cotovelo, sendo que os dedos e punhos apresentam mobilidade normal. Os músculos geralmente afetados são o deltóide, supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor, bíceps, supinador e braquiorradial, podendo ocorrer um discreto déficit sensitivo.

    Paralisia de Klumpke

    Esta é a forma mais rara, às vezes denominada paralisia de Klumpke, acometendo as raízes mais baixas, de forma distal, sendo C7-C8-T1, levando ao comprometimento da mão, com o ombro preservado. Não estão envolvidos os músculos que controlam o cotovelo e o ombro. Os músculos mais afetados são os flexores longos dos dedos e músculos intrínsecos da mão, apresentando normalidade na sensibilidade.

    Paralisia de Todo Plexo Braquial

    É a forma mais grave, porque é quando todo o membro superior é afetado em consequência de lesão de C5 a T1. Nestes casos há perda extensa de sensibilidade e o membro encontra-se totalmente flácido.


ID
2389921
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à classificação da encefalopatia crônica não progressiva da infância, de acordo com o comprometimento do tônus muscular, considere os itens abaixo: 

I Tipo quadriplégica
II Tipo discinética
III Tipo espástica
IV Tipo atáxica
V Tipo diplégica

Estão CORRETOS os itens

Alternativas

ID
2389924
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na década de 40, o médico Herman Kabat e a fisioterapeuta Margareth Knott se uniram para estudar os fundamentos neurofisiológicos do movimento, desenvolvendo, assim, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. São fundamentos desta abordagem

Alternativas

ID
2389927
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na facilitação neuromuscular proprioceptiva, são consideradas TÉCNICAS

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Iniciação rítmica: São movimentos realizados através da amplitude desejada, iniciado por movimento passivo, progredindo até movimento ativo resistido

    Combinação de Isotônicos: São contrações concêntricas, excêntricas e mantidas de um grupo muscular (agonista) sem relaxamento.

    Inversão Dinâmica (Incorpora Inversão Lenta): É a alternância do movimento ativo de uma direção para a oposta, sem interrupção ou relaxamento.

    Reversão de Estabilizações (Manutenções Alternadas): São contrações isotônicas alternadas, com resistência oposta suficiente para prevenir o movimento.

     

    Estabilização Rítmica: São contrações isométricas alternadas contra uma resistência com ausência de intenção de movimento.

    Inversão Dinâmica (Incorpora Inversão Lenta): É a alternância do movimento ativo de uma direção para a oposta, sem interrupção ou relaxamento


ID
2389930
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia

O conhecimento da inervação muscular e da origem dos nervos é essencial para se localizar e avaliar adequadamente a estrutura neural acometida por um dano periférico. Neste sentido, paresia dos músculos pronadores do antebraço e flexores de punho podem indicar

Alternativas

ID
2389933
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia

Na avaliação do paciente hanseniano, com a evolução da doença, pode-se observar dificuldade na execução da marcha relacionada à posição do pé em equino-varo móvel. Esta deformidade ocorre quando há

Alternativas

ID
2389936
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação às características disfuncionais relacionadas à Paralisia de Bell, considere os seguintes itens:

I Neuropatia do Nervo Facial
II Neuropatia do Nervo Trigêmeo
III Enfraquecimento de metade da face e hiperacusia ipsilateral à neuropatia
IV Perda da sensibilidade facial e do reflexo corneano
V Na sua abordagem terapêutica podem ser empregadas as técnicas de Kabat e crioestimulação

Estão CORRETOS os itens 

Alternativas
Comentários
  •  

    C

  • A paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial que resulta na inativação dos nervos para controlar os músculos faciais do lado que foi atingido. A doença também pode ser chamada de paralisia facial, mononeuropatia craniana ou paralisia facial periférica idiopática.

    Leva a fraqueza muscular no rosto, afetando apenas um lado da face.

    Parar de piscar ou piscar de um olho só e parar de sorrir são sintomas que podem ser caracterizados tanto na paralisia de Bell quanto no AVC. Apesar de terem alguns sintomas em comum, as doenças são diferentes: a paralisia de Bell acontece por conta de uma inflamação, enquanto o AVC é advindo de uma lesão cerebral que comanda os nervos do rosto.

  • Correta é a letra C

    I - correta, pois a Paralisia de Bell é uma paralisia no n. facial e periférica

    II - errada, pois é neuropatia do n. facial

    III - correta, por ser periférica os sintomas são ipsilaterais a lesão e compromete toda a hemiface, até mesmo a hiperacusia (acuidade auditiva exacerbada, com audição dolorosa de certos sons, incluindo zumbido)

    IV - errada, sensibilidade na face pode estar comprometida mas não o reflexo corneano, pois não é função do n. facial e sim o n. trigêmio

    V - correta, pois emprega recurso de fisioterapia para restabelecimento da motricidade.

  • lembrem-se

    sensitivo facial= nervo trigemio

    motor facial = nervo facial


ID
2389939
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O conceito neuroevolutivo Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar baseada no trabalho do casal Karel e Berta Bobath com crianças com PC. Na abordagem fisioterapêutica, considere o seguinte:

I O método é neuroevolutivo porque obedece à sequência do desenvolvimento motor normal.
II O atendimento evolui a partir de posturas que demandam maior controle motor até atingir posturas mais simples.
III Considera na sua intervenção a inibição de padrões reflexos e a organização do tônus.
IV Considera em sua abordagem os padrões de movimento que influenciam o tônus.
V O conceito foi desenvolvido diretamente para ser utilizado em crianças de 0 a 5 anos com PC.

Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas

ID
2389942
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na aplicação da hidroterapia na reabilitação de indivíduos com doença de Parkinson, dentre as propriedades que podem trazer benefícios adicionais à abordagem das disfunções neurodegenerativas associadas à doença,

Alternativas
Comentários
  • Parkison = a bradicinesia ( LENTIDÃO DOS MOVIMENTOS)

    empuxo = a flutuação

    consequentemente maior tempo

    força e fé


ID
2389945
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Dentre os comprometimentos clínicos e as limitações funcionais associados ao traumatismo cranioencefálico (TCE), considere os seguintes déficits:

I Ataxia
II Afasia de Wernicke
III Espasticidade
IV Disfunção executiva
V Ossificação heterotópica neurogênica

As incapacidades motoras relacionadas à fase crônica do TCE estão expressas nos itens  

Alternativas
Comentários
  • gente o gabarito esta errado

    é letra A

    comprometimentos clínicos do TCE

    são

    ataxia

    afasia de W

    espasticidade