SóProvas



Questões de E-commerce


ID
543211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

Alternativas
Comentários

  • Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.

    No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.

    Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.

    Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.




     

  • Letra B

    Não sou de fazer isso (criticar), mas acho péssimos esses comentários copia e cola sem nem se dar o trabalho de uma simples edição/formatação, pior que mesmo lendo o comentário não dá pra ter nem uma vaga ideia de qual seria a resposta correta e porque. Se for pra comentar, que faça algo em relação à questão e como complemento, uma informação copiada da net, não tem problema, mas vomitar o primeiro texto que se encontro pq viu um termo na questão e jogar aqui na verdade até atrapalha!

    Basicamente, com as vendas na internet, as lojas e seus produtos puderam alcançar diversos públicos quando antes era impossível, aí é correto afirmar que determinados segmentos (nichos de mercado), dada uma certa região e perfil de consumidor, podem mesmo surpreender e vender mais que um produto líder de mercado. Isso ocorre com alguns modelos de carros ou marcas/modelos de computador, telefones celulares e até mesmo roupas.

  • Gabarito: B

    No gerenciamento do estoque de mercadorias das lojas físicas, predomina a regra dos 80/20, por conta das limitações impostas pelos elevados custos de armazenagem e distribuição. Com isso, a oferta de produtos dessas lojas se concentra nos campeões de venda.
    A teoria da cauda longa mostra que em lojas virtuais, esse conceito se modifica.
    Exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos:
    Uma livraria (loja física) possui em média 100 mil títulos diferentes para venda.
    Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque).
    Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares (nichos) representa em torno de 25% do faturamento total.
    Para uma loja de espaço físico limitado, estes 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento.
    Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.

  • GAB B

    A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya

    Perfeito o comentário do colega Klaus Serra. No afã de comentar por comentar alguns colegas simplesmente despejam conceitos captados na internet, ao invés de buscar a verdadeira resposta e as bibliografias consagradas.


ID
1363381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com base nos conceitos de marketing de relacionamento, o conjunto de três fontes de informações sobre o cliente final de uma cadeia de supermercados que opera no varejo virtual é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Como e-mail marketing é uma fonte de informações para a empresa?
  • E-mail Marketing consiste em uma mensagem personalizada da empresa para o publico alvo.

    Vendas Remotas: Porta a porta e por catálogos, MGM, Televendas ativo, Call Center Opt-In, E-commerce, Chat on-line, Google Adwords, E-mail MKT, Marketplace e redes sociais. (Dentre essas, as sublinhadas abrangem os canais virtuais)

  • Gabarito letra A


ID
2104321
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma determinada empresa do ramo de informática tem como forte a prestação de serviços de manutenção e atendimento domiciliar e consolida a contratação de aproximadamente 70% de seus serviços por meio de “ecommerce”, comércio eletrônico, sendo os 30% restantes por meio de televendas. O destaque do modelo de negócio da empresa é o gerenciamento do seu processo de venda. Ela utiliza o envio de mensagens eletrônicas informando o estágio atual em que se encontra cada um dos serviços para os dois nichos de clientes. Agindo dessa forma, a empresa mantém seus clientes mais tranquilos, reforçando positivamente a decisão de contratação. O mais importante, entretanto, é que, ao fazer isto, a empresa consegue o engajamento dos clientes que influenciam positivamente outros clientes, reduzindo significativamente o custo de atração de novos clientes. Visando estimular esse engajamento, a empresa adota postura semelhante a sites, como Mercado Livre, onde o cliente recebe o produto e é incentivado a relatar a sua experiência de compra, deixando uma mensagem no site da empresa.
O gerenciamento do processo de venda ilustrado pelo exemplo da empresa acima demonstra

Alternativas
Comentários
  • a)

    a importância das ferramentas de relacionamento para a construção de uma abordagem de pós-vendas.


ID
2199478
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

Ao analisarmos criticamente, podemos perceber que a internet e o marketing digital não modificaram os princípios fundamentais do marketing. Por outro lado, pode-se perceber que o marketing digital influenciou alguns desses princípios, tais como o comportamento de compra, precificação, promoção, canais de distribuição e estratégias.

PORQUE

As organizações que desejam utilizar o marketing digital devem planejar o nível adequado de tecnologia que pretendem adotar e o conteúdo alinhado ao seu posicionamento de mercado.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A primeira asserção é verdadeira!? Sério? A internet e o marketing digital viraram o mercado de cabeça pra baixo, quebraram empresas e empregos e criaram outros. O comportamento de consumo, de compra, de pagamento, de escolhas de produtos, de entregas, de disposições desses produtos... foram modificados. Alguém teria algo a dizer?

    Obrigado desde já.

  • Marcelo Neves, pesquisei e encontrei os seguintes princípios fundamentais do marketing:

    1.Conhecer profundamente o público-alvo

    2.Definir metas e objetivos

    3.Ser inteligente e sutil

    4.Automatizar os processos

    5.Mensurar os resultados

    Observe que, apesar da internet e do marketing digital terem alterado muito a maneira como o marketing atua, eles não alteraram seus princípios mais básicos, mesmo que agora eles sejam aplicados em um novo ambiente.


ID
2676715
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de marketing de um banco revelou que é necessário realizar, para um público-alvo de clientes, uma campanha de vendas que tenha uma alta taxa de conversão, mesmo que os custos por contato sejam mais altos do que os das estratégias anteriores.


A ferramenta de comunicação de marketing mais adequada para esse objetivo é/são:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A venda pessoal é compreendida como o processo pelo qual o vendedor identifica, aproxima, realiza a comercialização e satisfaz as necessidades e desejos do comprador, gerando benefícios recíprocos, idênticos e contínuos de vendedor e cliente.

    Entretanto, mesmo contendo inúmeras vantagens, a venda pessoal apresenta-se como uma estratégia muito cara frente às demais. Isso em virtude da extrema necessidade que apresenta em relação aos vendedores e a imagem no mercado. Quanto aos vendedores, ela torna-se de custo elevado por enfatizar a grande urgência da organização de investir pesado em treinamento, controle, gastos com transportes, tempo de espera e outros. 

    Já em relação à imagem no mercado, o que torna a estratégia cara é a dificuldade de o fabricante exercer o controle referente à projeção esperada da imagem de sua empresa no mercado, visto que o feedback do trabalho dos vendedores pode ser positivo ou negativo, conforme a personalidade de cada um.

  • face to face tende a ser mais personalizado. Dá a oportunidade de entender as necessidades e buscar o produto ou serviço mais adequado para suprí-las.

    Há margem para estreitar a relação comercial e desenvolver a empatia.

    Para tanto, precisa-se de investimento em treinamentos e em todo suporte demandado pelo cliente. 

  • VENDA PESSOAL

    PÚBLICO-ALVO DE CLIENTES

    ALTA TAXA DE CONVERSÃO

    CUSTOS POR CONTATO MAIS ALTOS DO QUE OS DAS ESTRATÉGIAS ANTERIORES (TREINAMENTO/ CONTROLE/ GASTOS COM TRANSPORTES/ TEMPO )

  • Antes de encontrarmos a resposta correta, vamos entender o conceito de cada ferramenta de comunicação de marketing.

    Venda pessoal é o tipo de ferramenta que permite interação mais próxima do cliente (face-a-face, telemarketing, etc). Possibilita a individualização da mensagem, troca de informações, demonstração de produtos, feedback instantâneo, relacionamentos fortes e foco no atendimento. (Lemos)

    Promoção de vendas é o conjunto de atividades que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torna-las efetivas. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Relações Públicas é o esforço desempenhado por uma organização para manter relacionamentos e comunicação recíproca com seus públicos estratégicos. 

    Propaganda comercial é a propaganda de produtos e serviços dirigida a intermediários para estimular atacadistas e varejistas a comprar os produtos e a revendê-los aos seus clientes ou a utilizá-los em suas próprias empresas. (Arens)

    A assessoria de imprensa é responsável por intermediar a relação entre uma organização e veículos de comunicação e formadores de opinião. Elabora releases, press-kits, sugestões de pauta, entre outros.

    Devido à concentração de esforços em indivíduos gerada pela venda direta, o custo por cliente é bem superior aos demais. E pelo mesmo motivo, a taxa de conversão, é maior. Por esse e outros motivos, concluímos que a alternativa correta é a A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Lemos, Paulo M. Gestão estratégica de vendas. Editora FGV. 2012.

    - Arens, William F., Schaefer, David e Weigold Michael F. Propaganda: Série A. Bookman Editora. 2013.

ID
3232675
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma grande mudança está acontecendo nas comunicações, causada pelo dinamismo e pelo surgimento de novas tecnologias. Na verdade, essa mudança vem se processando desde a década de ________, quando o marketing de nichos substituiu o marketing massificado: o mercado se segmentou cada vez mais. Os computadores e o acesso universal a eles deram à tônica do que se chamou de “A era do indivíduo”. Essas máquinas aceleraram a análise dos dados e homogeneizaram os projetos, desvalorizaram a superioridade tecnológica e revalorizaram o marketing e passaram a oferecer a todo o mundo acesso instantâneo à informação. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Antes de escolhermos a alternativa que completa a lacuna, vamos entender a definição de marketing massificado e marketing de nicho.

    Marketing massificado, ou de massa, é uma estratégia de marketing generalista usada para atrair novos clientes ou entrar em um novo mercado. Sua principal característica é expor a marca, o produto ou o serviço ao maior número de pessoas possível usando meios de comunicação de massa (como rádio e televisão).

    Marketing de nicho é uma vertente do marketing que busca atender às necessidades e demandas de um grupo estreitamente definido, com produtos e serviços diferenciados na oferta e no preço. Passou a ser considerada, a partir da década de 1990, mais eficiente que o trabalho indistinto para as massas pois atende melhor os melhores clientes, se torna mais relevante para os consumidores e causa mais sentido para o público-alvo.

    Segundo Dantas (2009), autor das informações do enunciado, o marketing realizado na mídia de massa foi substituído gradativamente pelo marketing de nicho com a popularização dos computadores, da internet e das novas tecnologias interativas, por meio das quais o negociante pôde conquistar vantagem competitiva sobre os vendedores e desenvolver percepções superiores do pensamento do cliente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Dantas, Edmundo Brandão. Data: 2009. Mídia eletrônica, novas mídias e sustentabilidade. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-midia-electronica-novas-midias-sustentabilidade.pdf. Acesso: Maio de 2021.