SóProvas



Questões de Globalização da Informação


ID
63022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente. - vide telefone e whatsapp


ID
222415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.

Alternativas
Comentários
  • A democratização do acesso à internet e as novas mídias é um dos temas emergentes da comunicação social. 

ID
521209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No passado, muitas empresas realizavam vendas para um único mercado, por meio de um único canal de marketing. Hoje, com a proliferação de segmentos de clientes e de alternativas de canal, um número cada vez maior de empresas vem adotando o chamado “marketing multicanal”, isto é, uma única empresa emprega dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos de mercado. Que afirmação NÃO corresponde a uma característica da utilização de múltiplos canais?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta

    Letra A - Cada canal só pode ser empregado para uma tarefa da empresa (pré-venda, fechamento da venda, pós-venda etc.).


ID
543211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

Alternativas
Comentários

  • Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.

    No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.

    Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.

    Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.




     

  • Letra B

    Não sou de fazer isso (criticar), mas acho péssimos esses comentários copia e cola sem nem se dar o trabalho de uma simples edição/formatação, pior que mesmo lendo o comentário não dá pra ter nem uma vaga ideia de qual seria a resposta correta e porque. Se for pra comentar, que faça algo em relação à questão e como complemento, uma informação copiada da net, não tem problema, mas vomitar o primeiro texto que se encontro pq viu um termo na questão e jogar aqui na verdade até atrapalha!

    Basicamente, com as vendas na internet, as lojas e seus produtos puderam alcançar diversos públicos quando antes era impossível, aí é correto afirmar que determinados segmentos (nichos de mercado), dada uma certa região e perfil de consumidor, podem mesmo surpreender e vender mais que um produto líder de mercado. Isso ocorre com alguns modelos de carros ou marcas/modelos de computador, telefones celulares e até mesmo roupas.

  • Gabarito: B

    No gerenciamento do estoque de mercadorias das lojas físicas, predomina a regra dos 80/20, por conta das limitações impostas pelos elevados custos de armazenagem e distribuição. Com isso, a oferta de produtos dessas lojas se concentra nos campeões de venda.
    A teoria da cauda longa mostra que em lojas virtuais, esse conceito se modifica.
    Exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos:
    Uma livraria (loja física) possui em média 100 mil títulos diferentes para venda.
    Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque).
    Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares (nichos) representa em torno de 25% do faturamento total.
    Para uma loja de espaço físico limitado, estes 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento.
    Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.

  • GAB B

    A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya

    Perfeito o comentário do colega Klaus Serra. No afã de comentar por comentar alguns colegas simplesmente despejam conceitos captados na internet, ao invés de buscar a verdadeira resposta e as bibliografias consagradas.


ID
1575178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com referência aos gêneros digitais, julgue os item que se segue.


Marketing viral é uma estratégia ilícita de envio de arquivos maliciosos, geralmente relacionados à oferta de produtos, bens ou serviços.


Alternativas
Comentários
  • Marketing viral é uma modalidade baseada na divulgação boca a boca, geralmente feita pelos próprios usuários de certos produtos ou serviços e pressupõe credibilidade. A prática tem se tornado comum nas mídias digitais, uma vez que os testemunhos registrados na rede têm grande representatividade para as marcas, pois são opiniões de quem realmente utilizou/ adquiriu algum produto e relata seus benefícios ou desvantagens. O termo viral é usado para caracterizar a rapidez na disseminação das opiniões, tal como um vírus consegue se alastrar.  

    Portanto, a questão está ERRADA.

  • Obrigada Olivia, pelo seu comentario. Aprendi sobre o Marketing Viral... nao sabia...

  • Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral


    gab ERRADO

  • VIRAL = VIRALIZOUUUUUUU entre as pessoas que se conhecem!!! Conexões!!!

  • Marketing viral é uma das formas específicas de comunicação boca a boca, pois estimula os clientes a passarem adiante pela Internet informações sobre bens e serviços desenvolvidos por uma organização.


ID
1689520
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketspace: 

Alternativas
Comentários
  • o link a baixo fala um pouco sobre o Marketspace: 

    http://venderonline.blogspot.com.br/2009/02/marketspace-o-que-e-isso.html

  • Gabarito ltra D

    Marketspace - comunicação baseada na troca electrônica . O mundo tem crescido em vários marketspaces específicos da indústria que são a integração dos mercados através de tecnologias de informática e telecomunicações sofisticadas.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Marketspace


ID
1807717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

A medição da satisfação do usuário é uma ação de administração de marketing, além de importante indicador para definir funções, objetivos, produtos e serviços no contexto do planejamento em centros de documentação.

Alternativas
Comentários
  • Vavra (1993) define o marketing de relacionamento como o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.


    De acordo com Vavra (1993, p.255) os relacionamentos bem-sucedidos com clientes exigem prática constante e intensas técnicas de pós-marketing. Um dos esforços mais evidentes é a coleta de informações a respeito dos clientes, também é sugerida como atividade de pós-marketing a elaboração de um programa de mensuração da satisfação do cliente. Tal programa fornece um feedback do cliente referente a qualidade dos produtos ou serviços e sugere caminhos para futuras mudanças e melhorias.

    gab certo
  • Certo

     

    Indicadores da qualidade: Focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto ou serviço. São considerados também os indicadores da eficácia. Eles medem como o produto ou serviço é percebido pelos usuários, e qual a capacidade do processo em atender os requisitos desses usuários. Podem ser aplicados para a organização como um todo, num processo ou uma área específica.

     

    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/07/indicadores-de-desempenho-organizacional.html


ID
1807720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

A demanda dos usuários, que incide nos serviços de referência das bibliotecas, deve ser a mais específica possível, a fim de aumentar a precisão no processo de busca e recuperação da informação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar isso? Pensei que o usuário nada tinha a ver com isso. A indexação, feita pelo bibliotecário, é que deveria ser especifica. Dá impressão de que o usuário tem o dever de formular uma pergunta precisa e o bibliotecario nem precisa renegociar a questão.

  • "Trata-se de colocar a informação à disposição de um determinado usuário, conforme sua demanda específica, em um universo de bilhões de informações e usuários. (...) Marketing significa adequar vocações e capacidades de uma determinada organização a demandas específicas de determinado público. Portanto, a utilização adequada das inúmeras ferramentas possíveis para cada situação diferente depende bastante da habilidade do planejador."

    FONTE: Marketing em unidades de informação: revisão crítica, de Antonio Felipe Galvão da Silva.


ID
1807723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

Revocação, uma medida para a avaliação da qualidade da recuperação da informação, representa a medida de interesse do que foi encontrado em um processo de busca e recuperação da informação pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Revocação: mede a proporção de documentos relevantes recuperados.

  • " representa a medida de interesse do que foi encontrado" ? Representa a capacidade de um sistema recuperar documentos úteis.

  • Esse "do que foi encontrado" está representando a TOTALIDADE dos documentos (úteis e inúteis). A medida de revocação representa a medida de interesse dos documentos ÚTEIS encontrados em um processo de busca e recuperação da informação pelo usuário.

  • Revocação é a capacidade do sistema de recuperação localizar o maior número possível de informações relativas aos assuntos solicitados pelos usuários. (CUNHA; CALVALCANTI, 2008, p. 325).

    Revocação tem, portanto, a ver com quantidade.

    Em contrapartida a precisão está relacionada com a qualidade informativa dos documentos recuperados pelo sistema, para atendimento de pedidos relativos a temas específicos. (CUNHA; CALVALCANTI, 2008, p. 289).

  • Antes de analisarmos a questão, vamos definir o termo “informação": fluxo de mensagens; conjunto de dados que, após análise, processamento e conversão, foi considerado útil para um propósito específico. Serve de base para a construção e reestruturação do conhecimento. Pode ser caracterizada pelo volume (sintática) e significado (semântica).

    Para atender eficientemente as demandas e necessidades do usuário ao lidar com informações, faz-se necessário o uso de SRI, ou Sistema de Recuperação de Informação, que geralmente possui processos de indexação e busca dos documentos. Lancaster (1977) propôs alguns critérios para avaliar um SRI: custo; preço direto; esforço envolvido no uso; facilidade de interação com o sistema; forma de saída oferecida; tempo de resposta; considerações de qualidade; cobertura; revocação; precisão; novidade; e segurança de dados.

    Revocação expressa o quanto um sistema é capaz de recuperar todos os itens relevantes de um sistema. Exemplo: se existem 12 documentos relevantes, mas apenas 6 foram recuperados, o índice de revocação é de 50%.

    Já precisão avalia a qualidade do processo de recuperação da informação relevante no geral. Representa a medida de interesse (informação útil) do que foi encontrado em um processo de busca e recuperação da informação para o usuário, qualificando a informação recuperada como útil ou inútil segundo suas necessidades. Exemplo: se 100 itens foram recuperados, mas apenas 10 destes forem relevantes, o índice de precisão é de 10%.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Lancaster, F.W. The measurement and evaluation of library services. Washigton: Information Resources Press, 1977. 395p.

    - Araújo Junior, R. H. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

ID
1807726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

A identificação das necessidades de informação do usuário de biblioteca é uma das principais providências para torná-lo aliado na implementação de serviços e produtos informacionais.

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisarmos a questão, vamos definir o termo “informação": fluxo de mensagens; conjunto de dados que, após análise, processamento e conversão, foi considerado útil para um propósito específico. Serve de base para a construção e reestruturação do conhecimento. Pode ser caracterizada pelo volume (sintática) e significado (semântica).

    De acordo com Davenport (1998), o adequado processo de gerenciamento da informação depende de quatro pontos fundamentais: determinação das exigências ou identificação das necessidades de informação; obtenção (aquisição) da informação; distribuição da informação e uso da informação.

    A identificação das necessidades de informação é a tarefa mais relevante no processo. Surge a partir de problemas, de mudanças no ambiente, dúvidas e ambiguidades em situações e experiências específicas da organização. As informações podem ser obtidas continuamente junto às pessoas envolvidas e seu retorno deve ser avaliado.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa. A identificação das necessidades de informação do usuário de biblioteca é uma das principais providências para torná-lo aliado na implementação de serviços e produtos informacionais.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Davenport, T. H. Ecologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 316 p.

ID
1807729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

Uma das etapas da atividade de formação e desenvolvimento de coleções é o marketing.

Alternativas
Comentários
  • Formação e desenvolvimento de coleções é uma política desenvolvida por e para bibliotecas, que visa o crescimento do acervo na área de conhecimento em que a mesmas estejam inseridas, de maneira equilibrada e racional, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção, assim como diretrizes de descarte.

    Para a seleção de documentos, deve-se observar regras em todo o seu processo, para não correr o risco de incorporar ao acervo documentos que não satisfaçam as reais necessidades de informação dos usuários, ocasionando prejuízos para a qualidade do serviço de referência e para o próprio acervo.

    Entre os critérios necessários para a seleção de documentos estão os que abordam a sua contribuição potencial, o qual é um aspecto adicional do documento, dentre vários outros critérios.

    gab errado

ID
2285287
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ferramenta de comunicação de marketing que tem como objetivo colocar a mercadoria certa, na quantidade certa, no momento certo, no lugar certo, pelo preço certo, com apresentação certa, é:

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

     

    A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto de venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.

     

    No Brasil tem-se (erroneamente) chamado de "merchandising" quando uma marca, logo, ou produto aparece em uma ou mais cenas, inserida no contexto, geralmente em segundo plano ou mesmo sendo parte de diálogo, manuseio, vestimenta, ou qualquer forma que permita ser inserida em um filme ou fotografia sem ser o carro chefe do produto, tendo para isso um custo e também uma forma de compensação. O termo correto usado nos Estados Unidos é "Product Placement".

  • Propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising e relações públicas são algumas ferramentas do composto de comunicação que podem ser selecionadas no planejamento de comunicação.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa, descrita no enunciado da questão:

    A) Errado. Propaganda é qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

    B) Errado. Publicidade é um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante. Tem relação direta com os termos slogan, target, teaser, budget e recall.

    C) Errado. Promoção de vendas é a união de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.

    D) Certo. Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    E) Errado. Relações Públicas é a variedade de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do professor: Letra D.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2407936
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dentro do composto da comunicação organizacional (MIX), proposto por Kunsch (2003), qual tipo de comunicação se relaciona com os fluxos, com os níveis e com as redes formal e informal de comunicações, permitindo o funcionamento do sistema organizacional?

Alternativas
Comentários
  • [Comunicação administrativa]

    Seu papel é dar fluência aos processos e procedimentos dentro da organização. Ela está mais ligada à área de Recursos Humanos, por exemplo. Podemos dizer que é a comunicação do cotidiano da gestão. É possível encontrá-la em normas, manuais e documentos internos. Por isso, tem como característica ser impositiva e disciplinar. Outros atributos dados a ela são:

    Deixar a comunicação administrativa de lado pode resultar em graves consequências. Isso porque a falta de normativas claras e bem difundidas pode gerar conflitos e insatisfação. Para divulgá-la, é necessário haver empenho e envolvimento da alta gestão, em paralelo com a comunicação interna.

    [Comunicação interna]

    Agora que vimos as principais características da comunicação administrativa, vamos falar sobre comunicação interna. Ela tem como função convencer os funcionários das ideias e objetivos do negócio. Além disso, busca motivar e integrar as equipes. Podemos dizer que ela possui, no diálogo, um de seus norteadores. Para ser compreendida por todos, a comunicação interna deve fazer uso de vários instrumentos. Boletins informativos, mural, TV corporativa e intranet são alguns dos recursos disponíveis. Seu sucesso depende do trabalho conjunto entre as áreas de Comunicação e Recursos Humanos, a diretoria e todos os colaboradores. É importante que ela esteja alinhada às demais atividades da organização. Para que atinja sua finalidade, é preciso considerar alguns aspectos, como o conteúdo, a linguagem, o time responsável e a utilização de inovações tecnológicas. Embora haja diferença entre a comunicação administrativa e a interna, é essencial que elas aconteçam simultaneamente. Afinal, o funcionário deve sentir-se parte do processo para se dispor a seguir regras, por exemplo. Quando a comunicação não desempenha um papel tático dentro da corporação, dificilmente há um alinhamento estratégico. Assim, os resultados podem demorar mais a chegar e, talvez, nem todos os objetivos sejam alcançados. Por isso, fazer uso de uma comunicação horizontal pode ser a saída quando o trabalho em grupo é necessário. Sua forma permite ao gestor obter a colaboração e o controle dos diversos setores que compõem o negócio.

  • Comunicação administrativa: "como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela." (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch)


ID
2932480
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Recentemente o Facebook foi acusado de vigiar o comportamento de usuários. Entretanto, essa possibilidade já existe desde 2011. De acordo com os especialistas na área de desenvolvimento de tecnologias digitais, o CRM (Customer Relationship Management) foi criado para aumentar a vantagem competitiva de empresas. Esses especialistas consideram que uma boa estratégia de CRM implica que a

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Ciclo de Vida do Cliente já possui vasta literatura disponível e basicamente possui 5 passos fundamentais para que seja aplicado:

    1. Segmentação de Clientes Internos: Embora as organizações comercializem produtos e serviços limitados ou especializados, elas possuem clientes com diferentes padrões de consumo. Para que o CRM e o Ciclo de Vida do Cliente sejam possíveis, torna-se necessária a identificação de tais padrões (segmentação), pois cada padrão de comportamento possui o seu próprio “ritmo” nos Ciclo de Vida, e merecerá atenção especial dos profissionais de Marketing.

    2. Aquisição de Clientes: Trata-se do velho e conhecido comércio. Profissionais de Vendas que prospectam clientes para os produtos e serviços das empresas. A contribuição da Segmentação nesse caso é a possibilidade de atrair clientes com os padrões de consumo da empresa, bem como, trabalhar os argumentos de vendas de forma mais eficiente.

    3.Rentabilização de Clientes: Com os clientes devidamente conquistados, chega o momento em que de forma pró-ativa os profissionais de Marketing expandem o relacionamento e de acordo com o consumo percebido nos estudos propõem ofertas de Up-Sell e Cross-Sell para cada segmento identificado, para aumentar o consumo e como conseqüência sua rentabilidade.

    4. Retenção de Clientes: A retenção de clientes nas estratégias das empresas deve ter igual ou maior relevância do que a Conquista de Clientes. É mais do que sabido pelos profissionais de Marketing que reter um cliente é muito mais barato do que conquistar um cliente. O mais interessante é que os clientes de diversos tipos “avisam” os profissionais de Marketing que devem ser retidos. Alguns comportamentos como diminuição de consumo, bem como, o aumento no número de reclamações são indícios da necessidade de retenção. 

    5. Recuperação de Clientes: Existe uma verdade que muitas vezes, nós Profissionais de Marketing não gostamos nem de pensar… Perderemos clientes! Sim… Inevitavelmente perderemos clientes… E isso pode ser uma boa notícia! Sabemos que existem bons clientes e maus clientes… Nesse caso, devemos identificar os bons clientes perdidos e tentar recuperá-los com ofertas customizadas de acordo do seu segmento identificado.

    A partir do Estudo do Ciclo de Vida do Cliente, o dimensionamento das áreas envolvidas com o relacionamento, bem como, as ferramentas de CRM que serão utilizadas na estratégia de CRM fiquem mais eficientes e tornem-se relevantes. 

  • CRM é a tradução da expressão “Customer Relationship Management" e significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo é entender o cliente, manter um relacionamento próximo a ele, visando sua retenção e lealdade, e obter lucratividade. Para tanto, é necessária a gestão de grande volume de informações sobre os consumidores.

    O CRM analisa o clico de vida dos consumidores e o classifica em seis categorias: prospects, experimentadores, compradores, clientes eventuais, clientes regulares e clientes defensores.

    A) CERTO

    B) ERRADO. O enfoque do CRM não é conhecer o ciclo de vida do mercado, mas o do cliente.

    C) ERRADO. O CRM não interfere no ciclo de vida dos concorrentes. Seu foco é no ciclo de vida do cliente.

    D) ERRADO. A organização deve focar no ciclo de vida do cliente quando trata de CRM.

    E) ERRADO. O CRM foca apenas o ciclo de vida do cliente.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Gordon, Ian. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologia para conquistar clientes e mantê-los para sempre. Futura. 1998.

ID
2945500
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre marketing de conteúdo, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) observam que o conteúdo pode ser considerado a nova propaganda e as #hastags usadas na distribuição de conteúdo pela mídia social assumem o papel de:

Alternativas
Comentários
  • Kotler em seu novo premiado Marketing 4.0 diz que o Mkt de Conteúdo é a nova propaganda e o hashtag é o novo tagline ( mesmo que slogan).

    Fonte: https://medium.com/@viverdeblog/marketing-de-conte%C3%BAdo-porque-ele-%C3%A9-fundamental-para-todos-os-tipos-de-neg%C3%B3cio-e-como-evitar-os-9e5f130c51a4

  • Gabarito do Professor

    Marketing de Conteúdo é uma vertente do marketing que usa conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    O marketing de conteúdo oferece informações noticiosas (relato de algo ocorrido em uma data específica, como em uma notícia de jornal, e que deixa de ser interessante com o passar do tempo) e informações evergreen (texto com a definição e caracterização de um determinado assunto, como em uma enciclopédia, e que por isso, pode ser usado por um período de tempo maior). Pode ser apresentado em formato de e-mail, postagem de blog e redes sociais, e-books, infográfico, webinars e vídeos.

    O trabalho de marketing de conteúdo é dividido em oito etapas: fixação de metas, mapeamento do público, concepção e planejamento do conteúdo, criação do conteúdo, distribuição do conteúdo, ampliação do conteúdo, avaliação e aprimoramento.

    A hashtag (#) é um elemento presente em publicações de sites e das mídias sociais (redes sociais, fóruns, blogs e sites wiki) que contribui para os usuários identificarem informações em um determinado conteúdo, e colabora (em partes) para os motores de busca ranquearem e classificarem as páginas na internet com base na relevância.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. De acordo com os autores mencionados no enunciado, as hashtags não assumem o papel de anúncio. Para eles, o anúncio deixou de ser algo tão valorizado pelos atuais clientes, já que a crença na propaganda não surte o mesmo efeito que ocorria antigamente.

    B) CERTO. A hashtag funciona como slogan pois serve como palavra ou frase de efeito, e resume as características ou benefícios de um produto ou serviço nas publicações da internet.

    C) ERRADO. Não há associação entre hashtag e endereço para os autores citados. A hashtag atua como um sinalizador, um item identificador. Para apontar endereços na internet, são usados hiperlinks.

    D) ERRADO. Para os autores citados, a hashtag não assume o papel de tema, visto que esse termo dá a ideia de que algo ainda vai ser desenvolvido, explorado, e, portanto, não está concluído.

    E) ERRADO. A hashtag pode até servir para identificar quem criou determinada postagem, como uma assinatura, mas a essência desse elemento não se resume a isso. De acordo com os autores, a hashtag tem como foco a criação muito mais do que o criador.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    RESPOSTA: B

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945530
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O impacto coletivo da convergência tecnológica tem afetado muito as práticas de marketing e novas tendências estão emergindo ao redor do mundo, como as relacionadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • • O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é hoje a ferramenta mais difundida no meio empresarial.

  •  O que é CRM? 

    CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    Para que serve o CRM?

    A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade,  e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

  • Gabarito do Professor

    Convergência tecnológica é a união de diferentes serviços que compartilham entre si a mesma estrutura. É uma inovação que possibilita às organizações reunir, em uma mesma plataforma, todos os serviços de comunicação (e-mails, telefonia fixa e móvel, suporte a áudio e videoconferência), processos produtivos, de logística e demais métodos de colaboração, proporcionando economia de tempo, redução de custos, maior precisão, aumento da produtividade e flexibilidade aos colaboradores.

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), a convergência tecnológica afeta significativamente a vida das pessoas e as práticas de marketing em todo o mundo. Esses autores destacam cinco tendências emergentes: economia “compartilhada", a economia do “agora", integração onicanal, marketing de conteúdo e CRM social.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO é uma tendência relacionada à convergência tecnológica:

    A) ERRADO. Economia do agora consiste em valorizar o tempo dos consumidores e oferecer conveniência no acesso e nas transações por meio da oferta de soluções instantâneas e eficientes. Para os autores citados, “a velocidade de entrega costuma ser tão importante quanto os produtos e serviços em si."

    B) ERRADO. Integração onicanal consiste em identificar, mapear e utilizar os vários canais e pontos de contato que o consumidor tem com a marca dentro de um contexto específico.

    C) ERRADO. Economia compartilhada possibilita que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês), coordenadas por serviços online.

    D) CERTO. O consumo passou a ser inclusivo, não exclusivo, graças às mídias sociais (que eliminam barreiras, possibilitam a conexão e a comunicação) e às organizações, que inovam através da colaboração.

    E) ERRADO. CRM social é um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais. De acordo com os autores citados na explicação, “o CRM social ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades."

    Com base nas explicações, concluímos que a única alternativa que não é uma nova tendência relacionada à convergência tecnológica é a D.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Blog da Leucotron

ID
2945572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um mundo de consumidores conectados, aumenta a demanda pelo acesso quase imediato a produtos e serviços. Como resultado disso, presencia-se o crescimento de novos modelos de negócios que conectam clientes a produtos e serviços de terceiros, como o Airbnb e Uber. A esse novo conceito de distribuição dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A conectividade é um elemento que mudou a prática das ações de marketing e as relações entre produtores, prestadores de serviços e clientes. Por meio desta, presenciamos vários avanços: diminuição da distância entre organizações e públicos, o que facilitou o processo de compra e ampliou as formas de relacionamento; redução das barreiras de entrada em setores consolidados, o que permitiu a entrada de novos players no mercado e gerou competições para a conquista de cliente; possibilidade de colaboração e co-criação entre empresas, consumidores e concorrentes, o que gerou produtos e serviços que atendem às necessidades e desejos dos clientes de modo especial.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. O boca-a-boca está intimamente relacionado à divulgação dos produtos e serviços, e não com a distribuição.

    B) ERRADO. Multiplataforma é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Esse aspecto possibilita que os serviços sejam contratados por aplicativos e sites que funcionam em diferentes sistemas operacionais (Windows, IOS e Android, por exemplo).

    C) CERTO. Empresas como Uber e Airbnb, através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês) coordenadas por serviços online, possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas.

    D) ERRADO. Ser compartilhada é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Também caracterizado como colaborativo, esse novo conceito é muito abrangente e está associado desde a compartilhamento de bens físicos (casa e carro, por exemplo) até ativos intangíveis (conhecimento e responsabilidades, por exemplo).

    E) ERRADO. Ser segmentada é uma característica do novo conceito de distribuição, visto ser voltado para um segmento de pessoas dispostas a substituir, mesmo que temporariamente, o conceito de “meu" por “nosso" e dividir os custos e benefícios de algo entre os vários usuários.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    RESPOSTA: C

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Folgueira, Ricardo Santos; Silva, Ana Lucia P.; Carvalho, Carlos Eduardo. Economia do compartilhamento e custos de transação: os casos Uber e Airbnb. Revista Pesquisa e Debate. Volume 31, n. 1 (55). 2019.

ID
2989042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos.

Alternativas
Comentários
  • busca a segmentação para melhor atender seu cliente

  • Gabarito: ERRADO

    "Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos."

  • A segmentação de público é uma das variáveis mais importantes no planejamento da comunicação. Ao lado das variáveis quando, por quê, o quê e onde, é necessário saber para quem uma mensagem será direcionada.

    A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas.

    São quatro os critérios de segmentação: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    Kotler fala ainda que cada segmento precisa apresentar certas características: mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade, segmentos mutuamente exclusivos, exaustividade e diferentes perfis de resposta.

    Como o enunciado afirmou que se deve evitar a segmentação, a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Bloom, Paul; Kotler, Philip e Hayes, Thomas. Marketing de Serviços Profissionais. Editora Manole Ltda. 2002.
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Nada disso! 

    Conforme explica Las Casas, “avaliar o seu público-alvo é de extrema importância em um mercado competitivo e ainda ajuda a empresa a definir seu posicionamento. Segmentação e posicionamento são imprescindíveis para que a empresa identifique os principais atributos e as diferenças entre seu público-alvo, podendo, assim, concentrar-se nos melhores e mais eficientes meios de comunicação, utilizar canais de distribuição corretos e determinar a comunicação a ser utilizada.”  

    Portanto, o composto de marketing busca a segmentação com o objetivo de melhor atender seu público-alvo

    LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. / 2ª edição. São Paulo, Atlas: 2019. p.380 

  • Pelo contrário; Para alcançar o maior número possível de clientes, as empresas devem buscar a segmentação.

  • EVITAR SEGUIMENTAR MATOU A QUESTÃO - GABARITO ERRADO


ID
2989084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.


O conceito tradicional de público refere-se a um agrupamento espontâneo de pessoas organizadas imbuídas de pontos de vista diversos sobre determinado tema, em busca de uma opinião coletiva sobre a questão analisada por meio de discussão.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: certo.

    Andrade, um expoente teórico das Relações Públicas no Brasil, define o público como: O agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou de grupos sociais organizados, com ou sem contiguidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medidas a serem tomadas perante ela, com ampla oportunidade de discussão, e acompanhando ou participando do debate geral por meio da integração pessoal ou dos veículos de comunicação, à procura de uma atitude comum, expressa em uma decisão ou opinião coletiva, que permitirá a ação conjugada (1989, p. 41).

    ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Psicossociologia das relações públicas. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1989.

  • CERTO.

    O conceito mais tradicional de público aborda essa característica do agrupamento de pessoas organizadas formado espontaneamente para encontrar a opinião da maioria para uma questão que está em voga, construindo um ponto de vista comum, conhecido como opinião pública.

    Fonte: O link abaixo é de um pdf com toda a parte de conhecimentos específicos da prova do SLU-DF comentada. Achei em busca no google.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

  • Para Teobaldo de Andrade, o conceito de público é o agrupamento espontâneo de pessoas e/ou de grupos sociais organizados, com ou sem proximidade física, que analisam uma controvérsia. Essas pessoas possuem muitas informações sobre o ponto em questão, demonstram atitudes e opiniões divergentes sobre a solução deste, e por isso, discutem e debatem abertamente o assunto por meio da integração pessoal ou dos veículos de comunicação, visando encontrar uma decisão ou opinião coletiva, e agir em conjunto.

    O enunciado da questão em análise aborda todos os elementos que formam o conceito de público. Por esse motivo, ela está certa.

    Fonte:

    - Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. Edições Loyola. 2005.

    Gabarito do professor: CERTO.

ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3072538
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dentro das práticas de marketing internacional, destacam-se as feiras e exposições como forma interessante de promoção de produtos e divulgação aos clientes em potencial. A maior parte dos Países tem um calendário de feiras e exposições comerciais organizado anualmente. Para os eventos de feiras e exposições internacionais realizados no Brasil, a legislação aduaneira assegura a isenção do imposto na importação das mercadorias, somente se:

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode explicar essa questão?

  • Feiras e exposições são maneiras de praticar a comunicação com públicos estratégicos e aumentar as possibilidades de efetivar transações comerciais.

    Exposição é um evento fixo, com duração variável, que reúne fornecedores, fabricantes, consumidores e usuários com os objetivos de estabelecer contatos comerciais, relacionar-se com os visitantes e projetar a organização técnica e institucionalmente. Feira é um evento fixo, de duração variável, caracterizado pela venda de produtos em estandes.

    O Decreto nº 6.759, de 05 de fevereiro de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior. O artigo 136, em especial, elenca quais situações e/ou produtos são isentos ou sofrem reduções do imposto de importação.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. De acordo com o item “o", mercadorias destinadas a consumo no recinto de congressos, de feiras, de exposições internacionais e de outros eventos internacionais assemelhados são isentas do imposto de importação.

    B) Errado. Identificar a destinação é um requisito essencial para conferir, ou não, a isenção. Não há menção sobre quantidade no decreto que trata da isenção. Dentre os destinos “isentos" temos o item “i" – reparo, revisão e manutenção de aeronaves e de embarcações; item “q" – emprego na conservação, modernização e conversão de embarcações; e item “r" - coletores eletrônicos de votos.

    C) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para mercadorias sem similares produzidas no País.

    D) Errado. A isenção do imposto de importação é devida, segundo o item “n" às mercadorias estrangeiras vendidas por entidades beneficentes em feiras, bazares e eventos semelhantes, desde que recebidas em doação de representações diplomáticas estrangeiras sediadas no País.

    E) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para os órgãos anuentes que aprovam a entrada das mercadorias no País.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Artigo 136 do Decreto nº 6.759 de 05 de Fevereiro de 2009. Disponível em https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10785002/artigo-136-do-decreto-n-6759-de-05-de-fevereiro-de-2009. Acesso: Dezembro de 2021.


ID
3179941
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação no mercado e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. Assim é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3180889
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considere as assertivas a seguir acerca de informações úteis que podem ser obtidas em bases de dados sobre patentes:


I-As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia.

II-Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes.

III-Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças.

IV-Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro.

V-Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público.

VI-Informações sobre lucratividade das empresas depositantes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com um documento emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, emitido em 2013, e intitulado “Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas", é muito importante consultar bases de dados sobre patentes porque, além de indicar se uma determinada invenção é passível de ser patenteada, fornece informações úteis sobre:

    • as atividades de P&D de atuais e futuros concorrentes;

    • as tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia;

    • as tecnologias para obter licenças;

    • fornecedores, parceiros econômicos e colaboradores científicos potenciais;

    • possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro;

    • as patentes pertencentes a outras pessoas para ter a certeza de que os seus produtos não as desrespeitam (“liberdade de atuação");

    • patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público; e

    • novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias existentes.

    Segundo a explicação acima, vamos analisar as assertivas:

    I - As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia. Certo.

    II - Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes. Certo.

    III - Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças. Certo.

    IV - Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro. Certo.

    V - Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público. Certo.

    VI - Informações sobre lucratividade das empresas depositantes. Errado.

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa certa é a C (apenas 5 assertivas estão corretas).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. – Rio de Janeiro: INPI, 2013.


ID
3194569
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,

Alternativas
Comentários
  • Marketing eletrônico é o conjunto de atividades online ou eletrônicas, como vendas, publicidade, gestão da marca, pesquisa de mercado e serviços ao consumidor, que visam incentivar a comercialização de produtos ou serviços e satisfazer desejos, necessidades e anseios dos clientes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O processo de decisão de compras no mundo virtual segue o mesmo padrão do mundo físico: reconhecimento do problema ou dor; busca de informações; avaliação de alternativas; decisão de compra; e comportamento pós compra.

    B) Certo. O modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico. Os critérios de tipologias são utilizados para qualificar o público-alvo usado como base nas ações de marketing, classificando-o em categorias, grupos e/ou classes. Leva-se em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

    C) Errado. A interação entre consumidores de um segmento deve ser estimulada, já que boa parte dos indivíduos interessados por um assunto busca opiniões de usuários antes de concluir a transação.

    D) Errado. O modelo econômico é otimizado pela internet e pode eliminar inúmeros custos, como a presença de um vendedor físico que forneça informações sobre o produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3194614
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Na era digital, os consumidores saltam de um canal a outro, esperando uma experiência contínua e uniforme. Cabe às empresas combinar o melhor dos dois mundos: o imediatismo dos canais on-line com a intimidade dos canais off-line, tornando a marca disponível onde e quando os consumidores decidam fazer sua compra.


O conceito relatado diz respeito ao marketing:

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar em marketing onicanal

  • marketing onicanal ou omnichannel permite que sua marca esteja presente onde o consumidor precisa, pois integra vários canais on-line e off- line . Isso resulta em uma experiência de consumo contínua e uniforme, criando por fim um compromisso do consumidor com a compra.

  • Nos dias de hoje, as organizações são fortemente incentivadas a estar presentes no mundo físico e no mundo digital, tanto para sobreviver como para se sobressair no mercado em que atua. O primeiro, offline, desconectado, propõe um relacionamento pessoal, mais próximo e palpável. O segundo, interligado e virtual, permite contatos em horários e praças diversificados, maior variedade de ofertas, com valores muitas vezes, mais interessantes. Ambos apresentam pontos positivos, e por esse motivo, são complementares e contribuem para o sucesso nas vendas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing. O enfoque desse marketing é o digital, não o físico.

    B) Errado. Marketing internacional diz respeito ao modo como uma organização faz a gestão do seu marketing ao ultrapassar suas fronteiras nacionais a fim de atuar em outros mercados. Esse tipo de marketing, a preocupação não diz respeito ao tipo de interação (física ou virtual), mas à praça de atuação.

    C) Errado. Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criada na década de 1970 com características mais apelativas, objetivas e criativas que as ações convencionais de marketing. Está intimamente associada a ações offline (outdoors, embalagens, anúncios na TV), podendo ser executado no ambiente digital. Espalhar placas com conteúdo satírico sobre uma organização, de modo despertar a curiosidade nas pessoas, enquadra-se nas características desse tipo de marketing. Essa estratégia pode ser praticada nos dois mundos (físico e virtual); seu enfoque, no entanto, não é esse relacionamento em vários canais, mas a forma diferenciada de impactar o público.

    D) Certo. Onicanal é uma estratégia de marketing que facilita e estimula as transações em ambientes físicos e virtuais (como em lojas, por meio das equipes de vendas, sites de comércio eletrônico, agentes de televendas e exposições de vendas).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • O marketing onicanal ou omnichannel permite que sua marca esteja presente onde o consumidor precisa, pois integra vários canais on-line e off- line .


ID
3194662
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação digital possui quatro pilares que precisam estar alinhados em prol do objetivo do cliente. São eles: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

A presença digital refere-se 

Alternativas
Comentários
  • A comunicação digital é um tipo de comunicação praticada nos meios digitais (como na internet e em dispositivos móveis) que, quando comparada à analógica, proporciona alta fidelidade à transmissão e recepção da mensagem, garante maior integridade da informação e menor existência de ruído. Sua utilização é muito vantajosa pois reduz custos, amplia o alcance, possibilita a mensuração dos resultados e o direcionamento de mensagens para usuários específicos, estabelecendo relações mais próximas com seus públicos de interesse. Tem como base quatro elementos: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que melhor define a presença digital:

    A) Errado. A geração de material diferenciado e relevante, capaz de despertar e atrair a atenção do usuário, diz respeito ao processo de criação e distribuição de conteúdo, muito comum nas redes sociais.

    B) Errado. O que leva o consumidor a “curtir" as ações digitais, a comentar nas postagens e, especialmente, a compartilhar informações sobre a organização com seu círculo de amigos é o engajamento.

    C) Errado. A compra de mailings e perfis nas redes sociais, bem como o envio de press-kits à imprensa, estão relacionados à tentativa de relacionamento da organização com alguns públicos de interesse.

    D) Certo. A presença digital é o modo como uma marca se posiciona nos meios digitais. Está associada à existência de pontos de exposição e contato entre a organização e o usuário (que pode ser um cliente eventual, recorrente ou mesmo em potencial) que podem ser observados em postagens em blogs e nas redes sociais, em sites, em banners publicitários e até em aplicativos móveis.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3232675
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma grande mudança está acontecendo nas comunicações, causada pelo dinamismo e pelo surgimento de novas tecnologias. Na verdade, essa mudança vem se processando desde a década de ________, quando o marketing de nichos substituiu o marketing massificado: o mercado se segmentou cada vez mais. Os computadores e o acesso universal a eles deram à tônica do que se chamou de “A era do indivíduo”. Essas máquinas aceleraram a análise dos dados e homogeneizaram os projetos, desvalorizaram a superioridade tecnológica e revalorizaram o marketing e passaram a oferecer a todo o mundo acesso instantâneo à informação. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Antes de escolhermos a alternativa que completa a lacuna, vamos entender a definição de marketing massificado e marketing de nicho.

    Marketing massificado, ou de massa, é uma estratégia de marketing generalista usada para atrair novos clientes ou entrar em um novo mercado. Sua principal característica é expor a marca, o produto ou o serviço ao maior número de pessoas possível usando meios de comunicação de massa (como rádio e televisão).

    Marketing de nicho é uma vertente do marketing que busca atender às necessidades e demandas de um grupo estreitamente definido, com produtos e serviços diferenciados na oferta e no preço. Passou a ser considerada, a partir da década de 1990, mais eficiente que o trabalho indistinto para as massas pois atende melhor os melhores clientes, se torna mais relevante para os consumidores e causa mais sentido para o público-alvo.

    Segundo Dantas (2009), autor das informações do enunciado, o marketing realizado na mídia de massa foi substituído gradativamente pelo marketing de nicho com a popularização dos computadores, da internet e das novas tecnologias interativas, por meio das quais o negociante pôde conquistar vantagem competitiva sobre os vendedores e desenvolver percepções superiores do pensamento do cliente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Dantas, Edmundo Brandão. Data: 2009. Mídia eletrônica, novas mídias e sustentabilidade. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-midia-electronica-novas-midias-sustentabilidade.pdf. Acesso: Maio de 2021.

ID
3293239
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assim como as empresas, os mercados também se modificam ao longo dos anos, adaptando-se às transformações econômicas, políticas e sociais.

Uma característica do mercado, atualmente, é a

Alternativas
Comentários
  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura. Pode ser classificado segundo o tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo) e o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados).

    Os mercados, assim com as organizações, sofrem influência da situação econômica, política e social, das mudanças climáticas e variações sazonais, das inovações tecnológicas, do surgimento ou desaparecimento de novos participantes, e dos hábitos de consumo.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. O mercado atualmente é caracterizado pela diversificação de produtores e fornecedores, e não pela monopolização.

    B) Certo. A atuação ética e responsável deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial para a manutenção e sobrevivência das organizações no mercado.

    C) Errado. A busca por produtos e serviços hoje é baseada não somente em preços reduzidos, mas na conduta ética e legal das organizações.

    D) Errado. Os lucros excessivos para os empresários na maioria das vezes decorrem de práticas ilegais e envolvem exploração de colaboradores, de matéria-prima ou de pressões no mercado consumidor. A simpatia por atitudes que tragam lucros para os empresários ainda é uma prática nas organizações, mas essas vantagens pecuniárias não podem ser decorrentes do desrespeito às leis ou à ética.

    E) Errado. O mercado também pode ser praticado no ambiente digital, no qual a utilização de recursos tecnológicos é praticamente ilimitada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • A atuação ética e responsável das organizações é uma exigência hoje em dia.

  • Ética, posicionamentos relacionados a sustentabilidade e movimentos sociais são uns dos pontos chave na hora da escolha do cliente, basta olhar as redes sociais. Então toda questão q se refira a o olhar atual dos consumidores em relação às marcas, se tiver a opção " exigência por uma atuação ética ", geralmente é a opção certa.

  • Mercado é o espaço, físico ou virtual, em que operações de compra e venda, e consequente transferência de propriedade, ocorrem baseadas na lei da oferta e da procura. Pode ser classificado segundo o tipo da transação (concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio e monopólio bilateral), o canal de comercialização (nível um – venda direta; nível dois – venda pelo varejo; nível três – venda pelo atacado; nível quatro – venda pelo atacado que vende para o varejo) e o tipo de mercadoria (genéricos ou especializados).

    Os mercados, assim com as organizações, sofrem influência da situação econômica, política e social, das mudanças climáticas e variações sazonais, das inovações tecnológicas, do surgimento ou desaparecimento de novos participantes, e dos hábitos de consumo.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. O mercado atualmente é caracterizado pela diversificação de produtores e fornecedores, e não pela monopolização.

    B) Certo. A atuação ética e responsável deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial para a manutenção e sobrevivência das organizações no mercado.

    C) Errado. A busca por produtos e serviços hoje é baseada não somente em preços reduzidos, mas na conduta ética e legal das organizações.

    D) Errado. Os lucros excessivos para os empresários na maioria das vezes decorrem de práticas ilegais e envolvem exploração de colaboradores, de matéria-prima ou de pressões no mercado consumidor. A simpatia por atitudes que tragam lucros para os empresários ainda é uma prática nas organizações, mas essas vantagens pecuniárias não podem ser decorrentes do desrespeito às leis ou à ética.

    E) Errado. O mercado também pode ser praticado no ambiente digital, no qual a utilização de recursos tecnológicos é praticamente ilimitada.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.


ID
3338116
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    A comunicação presente nas mídias sociais é bem diferente da comunicação praticada nos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio e jornais. Em primeiro lugar, observamos a possibilidade real de interação entre organizações e consumidores. Também notamos maior engajamento do público em ações produzidas por organizações no ambiente digital, maior alcance e penetração da mensagem, humanização da empresa e a comunicação direcionada para indivíduos específicos.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar a opção errada:

    A) Certo. Personificar, ou humanizar, a própria marca é uma maneira de mostrar que a organização é feita por pessoas, tem valores a prezar e que tem condições de ser autêntica. A personificação também possibilita interação constante com os receptores, que podem se comunicar de modo simétrico e horizontal.

    B) Certo. O estímulo à discussão e à participação do público nas postagens, por meio de enquetes, concursos e comentários, agrega valor ao conteúdo produzido e amplia o alcance e a simpatia pela marca.

    C) Certo. Mapear e monitorar os concentradores de tráfego de conteúdo e os influenciadores digitais são ações necessárias para entender quem, de maneira significativa, contribui para exercer impacto nos usuários de determinadas redes sociais, como Youtube, Tik Tok ou LinkedIn.

    D) Errado. Compartilhar informações irrelevantes não é uma medida essencial para aprimorar a comunicação nas mídias sociais. Os usuários hoje buscam fontes que compartilham conteúdo de qualidade, relevante e atualizado. Ao publicar materiais que não interessam aos internautas, há grande probabilidade de eles deixarem de acompanhar a marca ou de tê-la como referência.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa errada é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Mariano, Ari Melo. Facebook: A Expansão do Marketing Nas Redes Sociais. Universidade de Brasília. 2013.

    - Casarotto, Camila. Marketing nas Redes Sociais: como alcançar os melhores resultados em cada rede.   Publicado em Setembro de 2020. Link: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais/. Acessado em Março de 2021.
  • O erro está em: "informações irrelevantes"

  • D

    Compartilhar informações irrelevantes, usando ferramentas que promovam o conteúdo, tornando-o acessível ao público


ID
3338128
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda?
(CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)

Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    A propaganda online é uma vertente da propaganda, é veiculada em ambiente virtual e está se tornando cada vez mais comum na atualidade. Consiste no uso de ferramentas digitais que inovam na maneira de apresentar produtos e serviços, e no relacionamento com consumidores.

    Por meio da propaganda online, os usuários têm acesso a muito mais informações sobre uma mercadoria; podem ser impactados a qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana (24-7), em vários dispositivos e plataformas; podem observar experiências, comentários e depoimentos de outros usuários; podem ser estimulados a interagir mais profundamente com a organização por meio dos canais de atendimento. O custo da propaganda online é consideravelmente menor (quando comparada à propaganda tradicional, em meios televisivos ou impressos, por exemplo). O alcance é proporcional ao investimento realizado e pode ser direcionado a públicos específicos. A facilidade em alterar informações e fazer promoções também são benefícios. E uma das maiores vantagens desse tipo de propaganda é a possibilidade de mensurar os resultados.

    No enunciado da questão, observamos que o foco foi a criação e manutenção de um site, que é uma vitrine virtual essencial quando falamos da propaganda online. Há, no entanto, outras ferramentas que podem, e devem ser usadas, para impactar positivamente os usuários: e-mail marketing, anúncios nas mídias sociais (blogs e redes sociais), anúncios patrocinados em motores de busca, rede de display, em plataformas que apresentam vídeos e no shopping, e remarketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A internet está no ar praticamente todos os dias do ano, 24 horas por dia. As oscilações decorrentes de falta de energia ou falhas técnicas (nos servidores, por exemplo) são insignificantes e não servem de empecilho para a adesão à propaganda online.

    B) Certo. Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico. Esse direcionamento de informações de acordo com interesse e público é uma vantagem da propaganda online, já que pode apresentar o produto certo, para a pessoa certa, no momento adequado da forma correta.

    C) Errado. Diferentemente do que ocorre na propaganda tradicional, a veiculação de anúncios na propaganda online não sofre a influência dos horários e dias escolhidos. Podemos, portanto, escolher as datas e horários mais convenientes e oportunos para a campanha usando o mesmo investimento.

    D) Errado. Ao fazer propaganda online, especialmente na modalidade de anúncios patrocinados em motores de busca, há várias formas de precificação (custos). As mais comuns são CPC (custo por clique, com base na quantidade de cliques em um anúncio, para aumentar o tráfego do site), CPM (custo por mil, com base na quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, para aumentar reconhecimento da marca) e CPA (custo por aquisição, com base na quantidade de conversões efetuadas, para aumentar o retorno do investimento). Se a campanha for bem planejada e executada, para se conseguir aumentar o número de usuários impactados deve-se aumentar o valor investido.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Resultados Digitais

    - Site de Suporte do Google
  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

    Os sites por exemplo, utilizam cookies (pequenos arquivos que salvam as preferencias) para salvar preferencias e nicho de determinado cliente, e por consequência, ter uma maior capacidade de segmentação.

    Ex: Você entra no site da americanas para comprar um celular de determinada marca, com isso, o site acessado terá uma maior capacidade de segmentação, pois irá emitir anúncios de acordo com as suas pesquisas, buscando vender mais produtos relacionados ao enfoque do cliente.

  • Sim, pois ao se valer da propaganda online, a empresa pode encontrar uma nova forma de segmentar seus clientes.

    A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

  • É o conceito de cauda longa


ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3350128
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I) CERTO.  O perfil do consumidor foi afetado positivamente pelo uso de estratégias e instrumentos de marketing digital. Os clientes passaram a ter mais controle na negociação: podem ter acesso a informações completas sobre o produto que pretendem adquirir (não mais dependendo exclusivamente do vendedor ou de propagandas para conhecer a mercadoria) e sobre a organização responsável pela sua produção (descartando empresas que desrespeitam o meio ambiente, que estão envolvidas em casos de corrupção ou problemas sociais). O marketing digital também contribui para que mais empresas apresentem seus produtos aos clientes, acirrando a concorrência e demandando ações de inovações constantes. O consumo sustentável, apesar de não ter sido estimulado pelo marketing digital em si, é uma característica do novo consumidor, que busca se engajar em causas sociais e ambientais.

    II) CERTO. O marketing digital afetou a forma de comercializar produtos. As organizações não estão mais limitadas a vender exclusivamente para consumidores locais; é possível realizar vendas de inúmeras mercadorias, por meio de lojas virtuais, para pessoas em todo o mundo. O atendimento ao cliente passou as ser 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso amplia significativamente as possibilidades de fechamentos. As estratégias promocionais também são usadas para estimular os negócios no ambiente virtual: podem ocorrer a qualquer momento, com grande potencial de visibilidade nas redes sociais, redes de pesquisa, de display e shopping; a gestão eletrônica possibilita as práticas de descontos, de cross selling (quando o cliente é incentivado a comprar coisas relacionadas ao produto adquirido) e de upselling (quando o cliente é estimulado a comprar versões melhores).

    III) CERTO. O consumidor está mais empoderado devido à participação, ao envolvimento e às conexões que possui. As organizações estão preocupadas em ter um relacionamento horizontal, inclusivo e social. Para tanto, passaram a ouvir seus clientes nas redes sociais e em centrais de atendimento com o real interesse de atendê-los eficazmente. Também estimulam o compartilhamento de informações nas mídias sociais para criar vínculos com os públicos, engajamento, e despertar o sentimento de pertencimento.

    IV) ERRADO. Os planos de marketing e as pesquisas de mercado ainda são, e devem continuar sendo usados. Ambos servem para direcionar os esforços do departamento, e da organização, em alcançar seus objetivos.

    Com base nessa explicação, concluímos que as assertivas I, II e III estão corretas (alternativa B).

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    Fontes de pesquisa:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito B)

  • O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

    I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.

    II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.

    III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.


ID
3376501
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. O Mix de Marketing descreve o conjunto de ferramentas à disposição da gerência para influenciar as vendas. A fórmula tradicional é chamada de 4Ps. De acordo com as informações, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A fórmula dos 4Ps é: PRODUTO, PREÇO, PROPAGANDA e PROMOÇÃO.

Alternativas
Comentários
  • 4Ps:

    Produto

    Preço

    Praça

    Promoção

  • O composto de marketing, ou mix de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis relacionadas à atuação de uma organização no mercado:

    - produto/serviço: é o que a organização produz (produto) ou realiza (serviço), visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, entre outros aspectos.

    - ponto/praça: é localização física, os mercados de atuação (incluindo pontos virtuais) e canais de distribuição.

    - preço: é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc.

    - promoção: é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (canais, fluxos, etc) para alcançar seus objetivos de marketing.

    No quesito promoção, as organizações podem usar propaganda, as relações públicas, venda pessoal, promoção de vendas e marketing direto para se comunicar com seus públicos.

    A fórmula dos 4 Ps é PRODUTO, PREÇO, PONTO e PROMOÇÃO.

    A questão, portanto, está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Produto ( o que a empresa oferece, seja ele um produto ou serviço).

    Preço ( quanto vai ser pago R$ pelo produto/serviço)

    Praça ( locais de distribuição, onde vai ser oferecido (loja física/online)

    Promoção ( onde vai ser divulgado/ propaganda (instagram, facebook, outdoor)


ID
3408568
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O advento das redes sociais proporcionou o redescobrimento de uma arte milenar por parte de produtores e receptores de conteúdo: o storytelling, também conhecido como a arte de contar histórias. Sobre storytelling, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Storytelling é um termo em inglês que significa contar histórias. É uma atividade que acompanha a raça humana desde seu surgimento e é usada para transmitir informações, normalmente de um indivíduo para um grupo de pessoas.

    Nas áreas de publicidade e marketing, a prática do storytelling passou a ser usada para apresentar informações relevantes sobre uma organização, marca, produto ou conceito, usando os mesmos elementos presentes em uma história (mensagem, personagem, ambiente e conflito), com os objetivos de despertar emoções, criar simpatia e conduzir o receptor (leitor, ouvinte ou telespectador) por determinado caminho.

    Vamos analisar as alternativas abaixo e encontrar a opção INCORRETA:

    A) CERTO. Storytelling é a arte e a técnica utilizada para contar qualquer tipo de história: de um filme ou uma campanha publicitária a uma informação comercial ou a apresentação de uma empresa. É fundamental a existência dos elementos típicos de uma história (mensagem, personagem, ambiente e conflito) para que seja configurada dessa maneira.

    B) ERRADO. Explicação correta: Em momentos de crise, técnicas de storytelling podem ser usadas. Ao resgatar e contar a história de uma marca ou organização, essa arte pode servir como reforço institucional e oferecer evidências seguras para o público-alvo manter sua credibilidade.

    C) CERTO. As técnicas de storytelling tornam uma história lúdica, sensorial e emocional, sempre carregada de sentido, e proporcionam maior participação e interatividade dos seus destinatários. O principal objetivo é o envolvimento do receptor com a mensagem, direcionando sua jornada.

    D) CERTO. O storytelling permite atualmente que uma grande marca seja vista como uma série de televisão, mas com um número ilimitados de capítulos. Cada episódio pode apresentar um aspecto relevante da marca, do ponto de vista de um personagem, em um ambiente pré -determinado, e que está lidando com um conflito.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa incorreta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
3408577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É possível que o usuário não conheça todos os detalhes técnicos, mas certamente vivenciou a evolução da internet comercial, a partir da invenção da World Wide Web em 1989. Sobre os estágios da evolução da internet, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A World Wide Web é um termo em inglês que pode ser traduzido como Rede de Alcance Mundial e que é representado pelas letras www. Desde o seu surgimento, no início da década de 1990, a Web evoluiu e causou revoluções no ambiente digital, tornando-se um instrumento que proporciona a criação, edição, distribuição, compartilhamento e armazenamento de dados.

    A história da Web é dividida em três momentos: a Web 1.0, a Web 2.0 e a Web 3.0.

    A Web 1.0 é caracterizada por cinco aspectos: grande quantidade de informações disponíveis aos usuários; pouca interação entre usuários e produtores de conteúdo; existência de páginas com predominância de informações institucionais e estáticas; criação centralizada de conteúdos; surgimento de alguns serviços na rede (e-commerce).

    A Web 2.0 traz como principal atributo a cooperação e participação entre usuários. Incentivados pela facilidade de produzir informações e respaldados por uma cultura democrática, nessa etapa é possível criar conteúdos próprios, editar páginas de terceiros e opinar sobre praticamente qualquer assunto, num ambiente de colaboração virtual.

    A Web 3.0, também conhecida com Web Semântica, possui como atributo marcante a inteligência das máquinas (machine learning), que contribui significativamente na criação, distribuição, interpretação e personalização de conteúdos, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. A segurança dos dados também é um fator importante nessa fase da Web.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A Web 2.0, e não a Web 3.0, foi a que possibilitou aos usuários criar e divulgar conteúdos, tornando, assim, a web mais participativa, o que viabilizou formatos de projetos educacionais e profissionais colaborativos on-line.

    B) CERTO. O conceito de Pesquisas na Web 3.0, também chamada de Web Semântica, é expandido, aproximando-se da cognição e possibilitando a interpretação do conteúdo, partindo do atual modelo de keywords (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.

    C) ERRADO. Inicia-se com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, a migração de um modelo passivo para um ativo, alterando-se, assim, o eixo dominante da produção de conteúdo e informação.

    D) ERRADO. É com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, que surgem as redes sociais e as trocas de mensagens instantâneas. Isso permite ainda a criação de ambientes e mundos virtuais, principalmente porque os smartphones chegaram para o grande público.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • Essa eu errei! Mas pra quem não é assinante é a Letra B

    • Web 3.0: Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0

  • O conceito de search (pesquisas), na Web 3.0, é expandido, aproximando-se da cognição, partindo do atual modelo de key-words (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.


ID
3408580
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Muitas vezes, o termo marketing digital é descrito como sendo o marketing que utiliza estratégias com algum componente digital no seu mix de marketing (produto, preço, praça ou promoção). No entanto essa definição sozinha não é adequada para conceituar o marketing digital, porque

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas e técnicas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas abaixo:

    A) CERTO. O marketing digital privilegia as técnicas e atividades desenvolvidas nos meios digitais de uma campanha de marketing (SEO, e-mail marketing, e-commerce, redes sociais e blogs). O marketing tradicional, representado por táticas e ações offline (outdoors, panfletos, banners físicos, eventos, anúncios no rádio e na TV) utilizam o meio físico e materiais impressos e eletrônicos, servindo como complemento das ações online.

    B) ERRADO. As mídias digitais fazem parte das técnicas e ações de marketing digital pois existem nesse meio.  Não existe o termo marketing eletrônico na literatura já que a eletricidade não é um meio em que ocorrem ações, mas é algo que possibilita o funcionamento de aparelhos eletrônicos.

    C) ERRADO. O marketing digital a importância adequada para o papel e a força das redes sociais nas estratégias de marketing adotadas atualmente no ambiente digital. Inclusive, quando nos referimos a essa vertente do marketing, a primeira coisa que vêm a nossa mente são as redes sociais.

    D) ERRADO. Há uma nova abordagem que amplia para oito os componentes do mix de marketing. São eles: preço, praça, promoção, produto, pessoas, processos, posicionamento e performance.

    O enunciado da questão apresenta uma definição limitada de marketing digital. É importante ressaltar que digital se refere ao meio em que são praticadas as técnicas e ações de marketing e não aos componentes digitais das estratégias. Praticamente tudo o que é usado no marketing hoje utiliza componentes digitais (como o arquivo usado para impressão de panfletos e de lonas para outdoor ou para distribuição de spots veiculados na rádio), mas nem por isso tudo é digital. Essa vertente do marketing não é melhor ou pior que a versão “offline", mas serve para complementar as demais ações (impressas e eletrônicas) em campanhas de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte de pesquisa:

    - Site do Neil Patel
  • A

    privilegia apenas o componente digital da estratégia em detrimentos de outros, como impressos e eletrônicos.

    -----------------------------------------------------

    Não entendi o motivo de ser essa A

  • não entendi

  • Eu fui na letra "A" considerando o fato que o marketing digital não deve ser resumido apenas no digital, ele pode ter elementos físicos como impressos tão quanto eletrônicos, que interage com o digital.

  • Muitas vezes, o termo marketing digital é descrito como sendo o marketing que utiliza estratégias com algum componente digital no seu mix de marketing (produto, preço, praça ou promoção). No entanto essa definição sozinha não é adequada para conceituar o marketing digital, porque privilegia apenas o componente digital da estratégia em detrimentos de outros, como impressos e eletrônicos.


ID
3408616
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A estratégia utilizada para gerar conteúdo se aproveitando da manchete do momento para ganhar audiência denomina-se

Alternativas
Comentários
  • letra c

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

    Newsjacking: estratégia utilizada para gerar conteúdo se aproveitando da manchete do momento para ganhar audiência.

    Breaking News: notícias de última hora ... a organização de notícias já informou sobre a história.

  • Considerada a base do jornalismo, a notícia é o relato de um fato, a partir do aspecto mais importante, para pessoas que não o presenciaram. É a maneira de registrar e transmitir informações sobre um acontecimento para um ou mais indivíduos.

    As notícias podem ser produzidas por meio de inúmeras formas. Algumas surgem como resultado de pesquisas, análises e investigações do próprio jornalista; outras, em decorrência de uma data comemorativa ou evento corriqueiro; e ainda outras, com base em situações inesperadas e relevantes. Termos como newspeg e newsjacking também servem como originadores de notícias.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Newspeg é o que os jornalistas chamam de gancho. Ocorre quando é utilizado qualquer acontecimento atual (como datas comemorativas) para legitimar a noticiabilidade de outro assunto, acontecimento ou problemática que pretende divulgar. Nesse caso, aproveita-se um evento ou acontecimento para gerar para outra notícia.

    B) Errado. Breakingnews são notícias de última hora que interrompem a programação normal na televisão ou no rádio, ou recebem destaque em sites ou nas mídias sociais, para transmitir informações sobre um acontecimento importante, de grande impacto e relevância, que acabou de ocorrer. Geralmente são transmitidas com a cobertura ao vivo.

    C) Certo. Newsjacking é uma estratégia usada no jornalismo, e também na publicidade, que aproveita um evento ou acontecimento relevante para chamar a atenção para uma organização, marca, produto ou serviço. Consiste na criação e distribuição de um conteúdo – peça, vídeo e comentário são alguns exemplos – sobre algo que esteja em evidência (na TV ou nas mídias sociais), e que normalmente não tem ligação direta, mas que pode ser aproveitado em benefício próprio, resultando em engajamento e audiência.

    D) Errado. Newsmaking é uma teoria ligada à produção e à atividade jornalística que pressupõe que as notícias precisam atender critérios dentro da rotina industrial estabelecida pelos veículos de comunicação devido à grande quantidade de fatos no cotidiano.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.


ID
3408619
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A globalização transformou a relação entre consumidores e empresas que, se antes era vertical, hoje é horizontal, mas nem essa mudança permitiu que empresas menores, mais jovens e localmente estabelecidas tivessem a chance de concorrer com empresas maiores, mais estabelecidas, globais.

II. O fluxo de inovação, que antes era vertical (das companhias para o mercado), tornou-se horizontal, mas dependente de fontes externas para captação de ideias.

III. O conceito de competição está mudando de vertical para horizontal e a principal causa é a tecnologia.

IV. O conceito de confiança do consumidor não é mais vertical, mas horizontal, o que estimulou os sistemas de avaliação pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    As assertivas da questão nos trouxeram à atenção quatro conceitos que vêm sofrendo influência significativa dos avanços tecnológicos e das mudanças nas relações comerciais:

    I. Errado. A globalização transformou a relação entre consumidores e empresas que, se antes era vertical, hoje é horizontal: deixa de ser algo que vem de cima para baixo, como uma imposição da organização, para ser uma troca, realizada em um mesmo nível, considerando os clientes como amigos da marca. A marca passa a apresentar sua essência verdadeira e sincera, tornando-se passível de confiança.

    II. Certo. O fluxo de inovação era vertical: a inovação deveria surgir no interior das organizações e ser implementada, para conseguir atender às demandas do mercado. Para tanto, eram investidas enormes quantias em pesquisa e desenvolvimento. Hoje, esse fluxo passou a ser horizontal: o modelo de pesquisa e desenvolvimento foi substituído por um modelo de conexão e desenvolvimento e passou a busca externamente, no mercado, as ideias inovadoras.

    III. Certo. O conceito de competição está mudando de vertical para horizontal e a principal causa é a tecnologia. Com a internet, algumas barreiras, como restrições logísticas físicas e divulgação, deixaram de existir para empresas e marcas menores, o que possibilitou seu ingresso em novos setores e competição com grandes empresas em nichos específicos, gerando oportunidades de crescimento.

    IV. Certo. O conceito de confiança do consumidor não é mais vertical, mas horizontal, o que estimulou os sistemas de avaliação pública. No passado, os consumidores sofriam influência das campanhas de marketing e de comentários de autoridades e especialistas. Hoje, os clientes recorrem aos amigos, à família e às comunidades nas mídias sociais em busca de conselhos e opiniões. Essa tendência estimulou o crescimento de sistemas de avaliação pública, como o TripAdvisor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D (apenas as assertivas II, III e IV) está correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

ID
3651691
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As ferramentas de e-marketing (electronic marketing) são importantes para as redes hoteleiras nacionais e internacionais no Brasil no que se refere ao relacionamento com os clientes.


O investimento em e-marketing faz com que a empresa possa alavancar os negócios na Internet e, como consequência:

I - obter o fortalecimento da marca.

II - gerar conteúdo e aumentar a credibilidade na interação com o consumidor.

III - destacar-se em sites de busca.

IV - garantir sua presença no mercado online.

V - garantir o primeiro lugar no ranking entre as empresas da área.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O e-marketing (eletronic marketing), também conhecido como online marketing e marketing digital, é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I – CERTO. Por meio do e-marketing, uma empresa pode fortalecer sua marca por deixar claro aos públicos seu posicionamento (definição do é, do que produz ou realiza, o que pretende), por ser consistente na comunicação (manter a mesma temática da conversa em todas as interfaces mesmo com as devidas adequações ao meio) e por  ser multicanal (possibilitar que os indivíduos fiquem a par das novidades e interajam com a organização de várias formas e plataformas).

    II – CERTO. Quando feita do modo correto, a geração de conteúdo contribui significativamente para tornar a empresa referência no ramo em que atua, o que colabora para o aumento da credibilidade da organização junto ao público, do engajamento e das vendas. Os materiais produzidos podem ser voltados para todos os momentos da compra: descoberta ou interesse (topo do funil de vendas), consideração ou intenção (meio do funil de vendas) ou avaliação ou decisão (fundo do funil de vendas).

    III – CERTO. O SEO é o conjunto de procedimentos e técnicas usados na estrutura e no conteúdo de um site (como palavras-chave, relevância do conteúdo, link building e experiência do usuário) e que contribuem significativamente para destacar a página em sites de busca (Google, Bing e Yahoo!).

    IV – CERTO. Por meio do e-marketing, as organizações fazem-se presentes no ambiente online comercializando seus produtos em sites de e-commerce, apresentando seu lado institucional em sites corporativos e interagindo com os públicos nas redes sociais e blogs.

    V – ERRADO. O e-marketing não pode garantir o primeiro lugar no ranking entre as empresas da área. Além do valor investido, os principais buscadores também analisam outras fatores para posicionar em primeiro lugar as páginas, como a relevância, originalidade e tamanho do conteúdo apresentado.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa C é a correta (assertivas I, II, III e IV).

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • GABARITO C

    I - obter o fortalecimento da marca.

    II - gerar conteúdo e aumentar a credibilidade na interação com o consumidor. 

    III - destacar-se em sites de busca. 

    IV - garantir sua presença no mercado online. 

    V - garantir o primeiro lugar no ranking entre as empresas da área.

    Muita presunção por parte da afirmativa rs.


ID
4985656
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para trabalhar no mercado de publicidade e propaganda, o profissional de comunicação organizacional deve ter uma noção básica sobre os principais termos utilizados pelos planejadores de mídia e seus significados. Assinale a definição INCORRETA para um termo muito usual neste mercado:

Alternativas