SóProvas



Questões de O Papel da Pesquisa na Formação do Professor


ID
65302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens
seguintes.

As técnicas de pesquisa tradicionais devem ser abandonadas para a realização efetiva de uma pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Os Princípios fundamentais da pesquisa participativa: Segundo HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 224p. são:a) a possibilidade lógica e política de sujeitos e grupos populares serem os produtores diretos ou associados do próprio saber que mesmo popular não deixa de ser científico;b) o poder de determinação de uso e do destino político do saber produzido pela pesquisa, com ou sem a participação de sujeitos populares em suas etapas;c) o lugar e as formas de participação do conhecimento científico erudito e de seu agente profissional do saber, no ‘trabalho com o povo’ que gera a necessidade da pesquisa, e na própria pesquisa que gera a necessidade da sua participação.As pesquisas tendo como princípio único a geração de conhecimentos de especialistas, para serem transmitidos de forma vertical aos atendidos pelos seus resultados, assim como a própria transferência de tecnologia, vêm sendo questionadas em suas concepções e eficiências.Formas de Pesquisa participativa:- Pesquisa participativa, segundo Souza e outros (2008): uso de técnicas como entrevistas, interação pesquisadores, extensionistas e agricultores com o objeto pesquisado, ênfase nos processos e em trabalhos de campo contínuos. Segundo Barbier (1996): “definição de uma estratégia de intervenção baseada na construção de relações mais democráticas entre os atores”.- Pesquisa-ação segundo Souza e outros (2008): observação, análise, coleta de dados, identificação e definição de problemas, planejamento de ações, execução e avaliação em conjunto. Segundo Barbier (1996): “... permite avanços no diálogo técnico, ampliando a percepção dos atores envolvidos quanto à realidade dos agricultores, a ponto de produzir conhecimentos para transformá-la”.- Pesquisa participante...Portanto isso não exclui a cientificidade tradicional por completo.
  • "Poderá empregar métodos tradicionais para a coleta de dados. Contudo, enfatiza-se posturas qualitativas e interpretativas". 

    Fabiana Lagar. Conhecimentos pedagógicos para concursos. 2013. p. 50


ID
65314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens
seguintes.

As relações comunicativas entre pesquisadores e pesquisados são fundamentais para a concretização de uma pesquisa que tenha o caráter participante.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está correta, pois em uma pesquisa participante todos têm que participar através da comunicação. Bons estudos.

ID
978631
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a professora Marli de André há um tipo de pesquisa que tem maior potencial para produzir conhecimentos úteis e interessantes para os docentes pois focalizam situações do cotidiano escolar. O termo que melhor conceitua esse tipo de pesquisa é:

Alternativas
Comentários
  •  TIPOS DE PESQUISA

    Refere-se a como procederemos na execução da pesquisa.

    CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS

    Classificação com base nos objetivos - três grandes grupos: pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas.
    Classificação com base nos procedimentos técnicos adotados:
    pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, pesquisa ex-pos-facto, levantamento, estudo de caso e pesquisa-ação.
    Classificação segundo as fontes de informação: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório e pesquisa bibliográfica.

    Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02a.htm

    PESQUISA ETNOGRÁFICA

    Até muito recentemente as técnicas etnográficas eram utilizadas quase que exclusivamente pelos antropólogos e sociológos. No início da década de 70, entretanto, os pesquisadores da área de educação começaram também a fazer uso dessas técnicas, o que deu origem a uma nova linha de pesquisas, que tem recebido o nome de "antropológica" ou "etnográfica". A utilização desses termos, no entanto, deve ser feita de forma cuidadosa, já que no processo de transplante para a área de educação eles sofreram uma série de adaptações, afastando-se mais ou menos do seu sentido original. Um teste simples para determinar se um estudo pode ser chamado de etnográfico, segundo Wolcott (1975), é verificar se a pessoa que lê esse estudo consegue interpretar aquilo que ocorre no grupo estudado tão apropriadamente como se fosse um membro desse grupo.

    Critérios para a utilização da abordagem etnográfica nas pesquisas que focalizam a escola:
    1. O problema é redescoberto no campo.
    2. O pesquisador deve realizar a maior parte do trabalho de campo pessoalmente. 
    3. O trabalho de campo deve durar pelo menos um ano escolar.
    4. O pesquisador deve ter tido uma experiência com outros povos de outras culturas.
    5. A abordagem etnográfica combina vários métodos de coleta.
    6. O relatório etnográfico apresenta uma grande quantidade de dados primários.

    Tomando esses critérios apresentados por Wolcott (1975) e comentados por Firestone e Dawson (1981), é fácil concluir que nem todos os estudos qualitativos podem ser chamados de etnográficos. A etnografia como "ciência da descrição cultural" envolve pressupostos específicos sobre a realidade e formas particulares de coleta e apresentação de dados.

    Fonte: http://www.lite.fae.unicamp.br/papet/2003/ep145/pesq.htm

  • Como técnica, a pesquisa etnográfica é a abordagem que mais tem se proliferado em pesquisas de desenvolvimento, implementação, avaliação e monitoramento de projetos na área de políticas públicas e sociais – saúde, educação, meio ambiente –, e da mesma maneira em áreas privadas relacionadas à cultura corporativa e à gestão do conhecimento.

    A pesquisa etnográfica apresenta e traduz a prática da observação, da descrição e da análise das dinâmicas interativas e comunicativas como uma das mais relevantes técnicas. Assim, ao se avaliar programas e projetos, visando a recomendação de soluções para os problemas e impasses identificados, deve-se levar em conta as evidências da observação e da descrição, elementos cruciais da atividade etnográfica. E, se é a partir dos encontros e relacionamentos que extraímos a compreensão e explicação das experiências humanas, que se dão no mundo da vida, no mundo do trabalho, no mundo do entretenimento e da arte, então, somente poderemos extrair as evidências necessárias para compreender os contextos destes relacionamentos, a partir das análises das dinâmicas que marcam esses encontros.

    A filosofia da pesquisa etnográfica repousa na “doutrina” que compreende a vida e a existência social como localizadas e resultantes no fato mais óbvio: o encontro e o relacionamento. E é nesse e desse encontro que emergem todas as formas de negociação, solidariedade, valores, redes, transmissão, trocas, simbologias e cerimônias, conflitos, compartilhamentos, etc.


ID
1396057
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.

I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes.
Assim,
II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    Ambas estão corretas e a segunda justifica a primeira.


ID
1539073
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisa participante é muito utilizada para explicitar a realidade social. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1758433
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hoje se sabe que há duas técnicas diferentes para o uso e a aplicação do soroban. De acordo com essa afirmativa, um dos objetivos da CBS (Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do soroban) é 

Alternativas

ID
1773013
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no paradigma do professor reflexivo e na perspectiva da pesquisa-ação, uma nova forma de avaliação surgiu, tendo como foco central a construção de uma prática avaliativa que supere a avaliação classificatória e autoritária, que se converta em instrumento de aprendizagem a serviço da intencionalidade da ação educativa e cujo campo de atuação seja o contexto da aprendizagem significativa, característica mais condizente com o modelo construtivista. Esse tipo de avaliação

Alternativas
Comentários
  • Pareceu-me que a questão falava sobre Avaliação Formativa e, assim sendo, permite que os professores vejam suas falhas e corrijam seu processo didático de ensino, o que que reflete sim, na formação do professor como profissional. 

    Sobre a avaliação formativa;

    A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem...

    (...)

    A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos, deste modo o instrutor continuará seu trabalho ou irá direcionar de modo que a maioria dos alunos alcance plenamente todos os objetivos propostos. 

    Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=2

    Gaba B

  • Alternativa Correta : B


ID
1809151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que segue.

Para obter êxito com a utilização dessa metodologia, o pesquisador deverá ser originário do grupo investigado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

  • Para obter êxito com a utilização dessa metodologia, o pesquisador deverá ser originário do grupo investigado.



    Na metodologia de pesquisa e ação o pesquisador não é necessariamente obrigado a ser do meio da pesquisa. Contudo, destaca-se que sua atuação não é neutra, pois trabalha para ajudar o processo.


ID
1809154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que segue.

Uma das características da pesquisa-ação é permitir que o pesquisador atue como observador participante, por meio de intervenções no campo pesquisado.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa-ação possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes.


ID
1812361
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

André (2006) em seu texto “Pesquisa, formação e prática docente", ressalta a importância do espírito investigativo na formação inicial do docente. A autora afirma ser relevante durante o processo formativo que o futuro professor “aprenda a observar, a formular questões e hipóteses e a selecionar instrumentos e dados que o ajudem a elucidar seus problemas e a encontrar caminhos alternativos na sua prática docente" (ANDRÉ, 2006, p. 59). Acerca da pesquisa na formação docente, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) A atividade de pesquisa na formação inicial tem significado quando possibilita aos futuros docentes investigar, indagar, questionar e produzir explicações sobre o ensino como prática social.

( ) A pesquisa no processo formativo possibilita extrapolar as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica, possibilitando ao futuro professor que não seja mero consumidor de conhecimentos fragmentados.

( ) A formação pela pesquisa permite ao futuro professor tomar consciência da fragilidade do conhecimento, perceber incertezas e conflitos teóricos e as disputas de poder que envolvem a educação.

( ) A disciplina Metodologia da Pesquisa apresenta os fundamentos teóricos necessários para desenvolver, no futuro professor, atitude crítico-investigativa, capacitando-o a se organizar perante os desafios escolares.

( ) A pesquisa nos cursos de formação de professores tem um importante papel: o de desenvolver uma atitude vigilante e investigativa que o possibilite a tomar decisões sobre o que fazer e como fazer diante dos desafios escolares e sociais.

( ) A articulação ensino e pesquisa na formação docente ocorre quando os docentes dos cursos de formação inserem nos programas de suas disciplinas temas que tratam sobre os diferentes tipos de pesquisa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A atividade de pesquisa na formação inicial tem significado quando possibilita aos futuros docentes investigar, indagar, questionar e produzir explicações sobre o ensino como prática social.

    (V ) A pesquisa no processo formativo possibilita extrapolar as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica, possibilitando ao futuro professor que não seja mero consumidor de conhecimentos fragmentados.

    (V ) A formação pela pesquisa permite ao futuro professor tomar consciência da fragilidade do conhecimento, perceber incertezas e conflitos teóricos e as disputas de poder que envolvem a educação.

    ( F) A disciplina Metodologia da Pesquisa apresenta os fundamentos teóricos necessários para desenvolver, no futuro professor, atitude crítico-investigativa, capacitando-o a se organizar perante os desafios escolares. como o próprio nome indica: ensina métodos de pesquisas.

    ( V) A pesquisa nos cursos de formação de professores tem um importante papel: o de desenvolver uma atitude vigilante e investigativa que o possibilite a tomar decisões sobre o que fazer e como fazer diante dos desafios escolares e sociais.

    ( F) A articulação ensino e pesquisa na formação docente ocorre quando os docentes dos cursos de formação inserem nos programas de suas disciplinas temas que tratam sobre os diferentes tipos de pesquisa.


ID
1857838
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o papel da escola e do professor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA: E, o professor hoje no Séc. XXI, tem que obter novas experiencias, ser reflexivel e pesquisador de novos conhecimtos, disposto a aprender as novidades do seculo que nos propoem a cada dia, claro indo sempre com humildade, rconhecer novos estudos. e tec..


ID
1974049
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire (2013), em seu livro Pedagogia da Autonomia, relaciona os saberes necessários à prática educativa. Com relação a esses saberes, analise o trecho abaixo.

"Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago".

Sendo assim, pode-se afirmar que ensinar exige

Alternativas
Comentários
  • de acordo com o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire " Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."  assim o autor se refere a PESQUISA

    GABARITO LETRA E


ID
2051746
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação de professores tornou-se um campo de estudos bastante proeminente desde a década de 90 do século passado. Muitas são as perspectivas teóricas. Têm-se os conceitos de professor pesquisador, profissional reflexivo, intelectual transformador, etc.
Embora, as perspectivas teóricas possuam diferenças entre si, há um ponto, para o qual, elas convergem. Essa semelhança pode ser atribuída aos seguintes pontos:

 I. valorização da articulação entre teoria e prática para a formação;
II. reconhecimento da importância dos saberes da experiência e da reflexão crítica;
III. ênfase na pesquisa aplicada como atributo para a formação docente;
IV. atribuição à importância do papel ativo do docente para sua formação;
V. enaltecimento da participação individual docente em seu desenvolvimento profissional.

Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • letra b


ID
2092450
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um técnico em assuntos educacionais assessora um projeto de pesquisa que busca analisar os problemas do sistema educacional brasileiro a partir do conceito de sistema numa perspectiva da mudança, do movimento sintético e do entrelaçamento das relações internas e externas. Nesse sentido, é possível que ele considere o sistema a partir do(a)

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A > Dialética: espécie de lógica que tenta interpretar os processos (históricos, sociais, econômicos, etc) a partir da oposição de suas forças (antítese), buscando encontrar uma solução (síntese).


ID
2173669
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto atual, mais do que um conjunto de habilidades cognitivas é exigido do professor:

I. O conhecimento do mundo digital e das mídias em geral.

II. A capacidade de trabalhar individualmente buscando destaque e referência no espaço em que atua.

III. A integração e o trabalho cooperativo na comunidade em que trabalha.

IV. A interpretação e aplicação da linguagem e dos instrumentos produzidos ao longo da evolução tecnológica, econômica e organizativa.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I. O conhecimento do mundo digital e das mídias em geral. - CORRETA

    II. A capacidade de trabalhar individualmente buscando destaque e referência no espaço em que atua. - ERRADA

    III. A integração e o trabalho cooperativo na comunidade em que trabalha. - CORRETA

    IV. A interpretação e aplicação da linguagem e dos instrumentos produzidos ao longo da evolução tecnológica, econômica e organizativa. - CORRETA


ID
2225290
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há um princípio formativo na docência que interfere diretamente na construção do conhecimento. Trata-se de uma prática producente, por ser reflexiva, que se denomina:

Alternativas
Comentários
  • c) PESQUISA


ID
2234506
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As licenciaturas curtas vêm acentuar, ou mesmo institucionalizar, a desvalorização e a consequente proletarização do profissional da educação. Isso acelera a crescente perda de autonomia do professor diante do processo de ensino e aprendizagem, na medida em que sua preparação para o exercício das atividades docentes é mínima ou quase nenhuma. (...) Assim, as licenciaturas curtas cumprem o papel de legitimar o controle técnico e as novas relações de dominação no interior da escola.”

FONSECA, 1993, apud SILVA, M. e FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 30.

Ao historicizar a formação dos professores de História no Brasil, os autores se referem à instituição da licenciatura curta em estudos sociais, durante o período autoritário (1964-1985), como um exemplo de

Alternativas

ID
2271517
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional.” (NÓVOA, s.d., p. 3). Com este entendimento, a postura do profissional do magistério deve: exceto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • Estudar sempre por conta própria, pois estudos acadêmicos ou organizados pela escola, regionais de educação e órgão central da SED não permitem liberdade de percursos e projetos próprios na busca de identidade profissional. (ERRADO)

    Estudar por conta própria e por estudos acadêmicos ou organizados pela escola, regionais de educação e órgão central da SED, pois estes permitem liberdade de percursos e projetos próprios na busca de identidade profissional. (CORRETO)

  • Valeu Chreiva! "Sempre", "não", e outras do tipo, são palavras geram controversas nas questões e, dependendo do contexto, as invalidam.


ID
2432560
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sendo o conhecimento construção do objeto que se conhece, a atividade de pesquisa se torna elemento fundamental e imprescindível no processo de ensino/aprendizagem. Desse modo, segundo Severino (2013), a pesquisa assume uma tríplice dimensão:

Alternativas
Comentários
  • Desse modo, a pesquisa acaba assumindo uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: a perspectiva do conhecimento. Só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos.

    De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a aprendizagem. Ela é mediação necessária para o processo de ensino/ aprendizagem. Só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa.

    Mas ela tem ainda uma dimensão social: a perspectiva da extensão. O conhecimento só se legitima se for mediação da intencionalidade da existência histórico-social dos homens. É a única ferramenta de que o homem dispõe para melhorar sua existência.

    FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_bwAB/a-pratica-metodologia-cientifica-ensino-superior


ID
2494456
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:


I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Seria bem interessante apontar na questão a referência completa ao autor. : )

  • Gab . B Com um pouco de conhecimento, responde a questão.
  • O professor não tem o poder de diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

  • Tecnologias e Tempo docente

    Vani Moreira Kenski

    Editora Papirus Editora, 2014

    Professores intelectualmente bem formados devem:

    *Ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações

    *Ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática

    *Reconhecer seus limites

    *Buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural

    *Professor intelectualmente bem formado

  • o professor deve ir no limite dele buscando se adequar ao que a tecnologia tem para a ele dispor.

ID
2588410
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que

Alternativas
Comentários
  • a análise crítica contextualizada do conceito permite superar as suas limitações, afirmando-o como um conceito político-epistemológico e subsidia a proposta de superar-se a identidade necessária dos professores de reflexivos para a de intelectuais críticos e reflexivos.

  • E

    a análise crítica contextualizada do conceito permite superar as suas limitações, afirmando-o como um conceito político-epistemológico e subsidia a proposta de superar-se a identidade necessária dos professores de reflexivos para a de intelectuais críticos e reflexivos.


ID
2597518
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao abordar o tema “O lugar da pesquisa na formação de professores”, Menga Lüdke (2003) afirma que seria importante os docentes adquirirem habilidades provindas da pesquisa científica, visto que elas os auxiliariam a solucionar problemas relacionados à prática pedagógica.

Qual das alternativas a seguir expressa as habilidades sugeridas pela autora?

Alternativas
Comentários
  • seleção de instrumentos e dados, formulação de questões, observação e elaboração de hipóteses.


ID
2632000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A habilidade de observar é importante para o cientista, mas a proposição do que observar e a interpretação de algum sinal pressupõem conhecimentos sobre o que esse ato significa. Somente organizar a observação e, por indução, produzir uma generalização ou conclusão de validade científica é uma postura empirista muito em voga no contexto do ensino de ciências naturais.

O. A. Maldaner e L. B. Zanon. Pesquisa Educacional e Produção de Conhecimento do Professor de Química. In: W. L. P. Santos e O. A. Maldaner (org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010, p. 331-65 (com adaptações).


Considerando que as abordagens metodológicas do ensino de química refletem concepções relativas à natureza do conhecimento científico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção

  • Gostaria de saber o erro da alternativa A.


ID
2767105
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre as atribuições específicas do educador no NAEH para atendimento educacional hospitalar, está excluída a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Ser professor exclusivo do quadro efetivo da rede pública de ensino. 


    O erro está na palavra exclusivo.


ID
2995690
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação entre ensino e pesquisa tem sido amplamente discutida, especialmente pelo desenvolvimento do campo da pesquisa nas universidades. As ideias de Stenhouse (1975), reforçadas por Donald Schön (1983, 1987), defendem que

Alternativas
Comentários
  • A

  • Por que é a letra A Jeane Gomes?

  • Letra A

    Lawrence Stenhouse dizia que professor deveria assumir papel de aprendiz, pois quem mais precisa aprender é aquele que ensina, ainda segundo ele o ensino mais eficaz é baseado em descoberta e pesquisa, a investigação deve ser voltada para a prática.


ID
3031300
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as concepções e práticas de Estágio Supervisionado como pesquisa e a pesquisa no estágio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Coloca a pesquisa como uma atitude reflexiva em relação à realidade.

  • C) Essa concepção retrata a pesquisa como método de formação do futuro professor por meio da problematização das situações, visando compreendê-las fora de seu contexto. Errada.

    D) Essa concepção aborda a pesquisa como fundamental no processo de compreensão da realidade com enfoque na ampliação e análise dos contextos como métodos indispensáveis a formação do futuro professor.

    #vousernomeado


ID
3031303
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação inicial de professores de Matemática deve favorecer que eles elaborem saberes relacionados à sua autonomia profissional. Para tanto, os Estágios Supervisionados são importantes aliados, pois representam o momento de inserção no campo da prática profissional. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica dos estágios.

Alternativas
Comentários
  • Não se constitui no singular, mas na pluralidade.

  • A alternativa D está incorreta. Pelo contrário, o trabalho do professor é coletivo.

  • O erro da alternativa D) é dizer que permite a percepção do trabalho do professor de maneira individualizada. Pelo contrário, o estágio proporciona muda a percepção desse trabalho para algo mais global/sistêmico de toda a ação docente.

    #vousernomeado


ID
3125710
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP foram elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2017). Essa Formação se destina aos servidores que ocupam cargo/função de gestor nesta pasta, sendo que os supervisores de ensino compõem o público-alvo dessas ações. De acordo com as diretrizes, a formação continuada dos gestores do sistema estadual paulista está pautada nos seguintes princípios: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, deve-se indicar a alternativa que apresenta o último da lista de princípios que pautam a formação continuada dos gestores do sistema estadual paulista, de acordo com as Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP, elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2017). 

    A) Criticidade. 
    ERRADO - Os princípios para a Formação Continuada dos Gestores são: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e Confiança. 

    B) Resiliência. 
    ERRADO - Os princípios para a Formação Continuada dos Gestores são: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e Confiança. 

    C) Solidariedade. 
    ERRADO - Os princípios para a Formação Continuada dos Gestores são: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e Confiança. 

    D) Confiança. 
    CORRETO – De acordo com o documento, os princípios para a Formação Continuada dos Gestores são: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e Confiança. Gestão democrática é o exercício que visa garantir o direito de cidadania mediante a realização de um processo vivo, cíclico e contínuo, na medida em que envolve a socialização das informações, a construção coletiva e, assim, a tomada de decisões, visando promover um ambiente propício ao atendimento dos objetivos, sejam eles no âmbito administrativo e/ou pedagógico. Qualificação corresponde ao processo que envolve a formação inicial, específica à área de atuação do servidor, e a formação continuada, realizada por meio de cursos e demais ações formativas. Compromisso com a SEE-SP envolve a consciência quanto ao papel, as atribuições e as responsabilidades que o servidor possui em relação ao cargo/função que ocupa. Equidade corresponde ao atendimento de forma justa à toda e qualquer diversidade existente, mesmo que para isso necessite adaptar situações e oportunidades a fim de garantir o direito de cada indivíduo. Colaboração trata-se de um processo no qual se promove a construção coletiva por meio de esforços conjuntos, compartilhamento de informações e experiências para a tomada de decisões de forma corresponsável, dinâmica, ágil e solidária visando um objetivo comum. Inovação não se limita ao uso de novas tecnologias – digitais ou não – e nem tão pouco ao surgimento de novos recursos, sejam estes de ordem material ou financeiros. O ato de inovar está ligado ao ato de criar e ao campo da criatividade. Ocorre mediante o surgimento de uma nova ideia, da necessidade de modificar processos e/ou legislações e da descoberta de diferentes caminhos e estratégias para colocá-la em prática, cujo propósito é o de alcançar as metas e os objetivos traçados pela Instituição a qual pertence. Proatividade é uma característica dos indivíduos que apresentam iniciativa na medida em que atuam de maneira consciente e responsável frente aos desafios que surgem em sua rotina de trabalho, buscando a realização das demandas no tempo certo. Ética objetiva garantir um comportamento pautado no princípio da Gestão Democrática, da Equidade, da Colaboração e no discurso coerente com a prática, promovendo uma convivência pacífica dentro da instituição. Para se ter credibilidade profissional é de suma importância que, além da competência e a habilidade da articulação, o profissional tenha uma postura ética, garantindo o respeito e a confiança das pessoas e de sua equipe, visando a excelência dos trabalhos. Corresponsabilização diz respeito à responsabilidade e ao compromisso partilhado entre as partes envolvidas de forma a atingir os resultados almejados. Confiança é construída com o tempo, no decorrer das relações por meio de práticas que envolvam os princípios éticos, a equidade, a gestão democrática e participativa, a corresponsabilização e o espírito colaborativo. O ato de delegar reflete a relação de confiança construída entre o gestor e sua equipe. 

    E) Justiça. 
    ERRADO - Os princípios para a Formação Continuada dos Gestores são: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e Confiança. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • CONFIANÇA (D)


ID
3251014
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisa, entendida como a atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade, vincula pensamento e ação. Nesse sentido, a pesquisa se torna uma importante ferramenta para a atuação do pedagogo no desempenho de suas atividades de analista de assistência e desenvolvimento social, e especial no desenvolvimento de análises. Acerca da análise na pesquisa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? A análise de dados é o processo de formação de sentido além dos dados, e esta formação se dá consolidando, limitando e interpretando o que as pessoas disseram e o que o pesquisador viu e leu, isto é, o processo de formação de significado. A análise dos dados é um processo complexo que envolve retrocessos entre dados pouco concretos e conceitos abstratos, entre raciocínio indutivo e dedutivo, entre descrição e interpretação. Estes significados ou entendimentos constituem a constatação de um estudo. Dentre as várias técnicas de análise de dados na pesquisa qualitativa, Merriam (1998) destaca: análise etnográfica, análise narrativa, análise fenomenológica, método comparativo constante, análise de conteúdo e indução analítica.

    ? Fonte: A Análise de Dados na Pesquisa Científica importância e desafios em estudos organizacionais - Enise Barth Teixeira, 2003.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3313741
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O saber docente não é formado apenas da pratica, sendo ́ também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Formação Docente

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que tange ao papel da teoria na formação de professores, analisemos cada uma das alternativas.

    A) Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.

    Errada! O papel do conhecimento teórico não se restringe à recuperação de prestígio do professor. Essa seria uma visão extremamente reducionista da formação docente. A teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

    B) Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.

    Errada! A questão está nos exigindo que identifiquemos a alternativa que apresente o papel da teoria na formação de professores. Esta alternativa está relacionando saberes teóricos e práticos. Portanto, foge ao escopo do que está sendo cobrado.

    C) Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.

    Errada! A teoria na formação docente não se limita a servir a racionalidade tecnocrática. Além disso, esta alternativa também erra ao afirmar que a teoria na formação de professores contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor. Na verdade, a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

    D) Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

    Certa! Considerando que a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo; é correto afirmar que o papel da teoria na referida formação é oferecer aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

    E) Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturais‐cognitivos e didático‐pedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.

    Errada! Essa também seria uma visão reducionista sobre o papel da teoria na formação docente. Como já informado nas alternativas anteriores, o papel da teoria na formação docente é oferecer aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, ou seja, a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3314686
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O saber docente não é formado apenas da pratica, sendo ́também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Formação Docente

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que tange ao papel da teoria na formação de professores, analisemos cada uma das alternativas.

    A) Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.

    Errada! O papel do conhecimento teórico não se restringe à recuperação de prestígio do professor. Essa seria uma visão extremamente reducionista da formação docente. A teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

    B) Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.

    Errada! A questão está nos exigindo que identifiquemos a alternativa que apresente o papel da teoria na formação de professores. Esta alternativa está relacionando saberes teóricos e práticos. Portanto, foge ao escopo do que está sendo cobrado.

    C) Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.

    Errada! A teoria na formação docente não se limita a servir a racionalidade tecnocrática. Além disso, esta alternativa também erra ao afirmar que a teoria na formação de professores contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor. Na verdade, a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

    D) Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

    Certa! Considerando que a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo; é correto afirmar que o papel da teoria na referida formação é oferecer aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

    E) Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturais‐cognitivos e didático‐pedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.

    Errada! Essa também seria uma visão reducionista sobre o papel da teoria na formação docente. Como já informado nas alternativas anteriores, o papel da teoria na formação docente é oferecer aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, ou seja, a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3314896
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D- Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

  • A) não é essa a prioridade.

    B) não apenas formal

    C) teoria ultrapassada

    D) CORRETA

    E) autoritarismo não é interessante, autoridade sim.


ID
3315706
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O saber docente não é formado apenas da pratica, sendo ́também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Formação Docente

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que tange ao papel da teoria na formação de professores, analisemos cada uma das alternativas.

     

    A) Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.

    Errada! O papel do conhecimento teórico não se restringe à recuperação de prestígio do professor. Essa seria uma visão extremamente reducionista da formação docente. A teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

     

    B) Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.

    Errada! A questão está nos exigindo que identifiquemos a alternativa que apresente o papel da teoria na formação de professores. Esta alternativa está relacionando saberes teóricos e práticos. Portanto, foge ao escopo do que está sendo cobrado.

     

    C) Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.

    Errada! A teoria na formação docente não se limita a servir a racionalidade tecnocrática. Além disso, esta alternativa também erra ao afirmar que a teoria na formação de professores contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor. Na verdade, a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

     

    D) Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

    Certa! Considerando que a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo; é correto afirmar que o papel da teoria na referida formação é oferecer aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

     

    E) Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturaiscognitivos e didáticopedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.

    Errada! Essa também seria uma visão reducionista sobre o papel da teoria na formação docente. Como já informado nas alternativas anteriores, o papel da teoria na formação docente é oferecer aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, ou seja, a teoria na formação docente visa instrumentalizar o professor para que ele compreenda a realidade, bem como a si mesmo.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.

ID
3353890
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática docente gera produção do conhecimento e como condição deve ser uma prática reflexiva. Entretanto, não se deve eximir de reivindicar o campo da teoria neste processo, em busca de contribuições dos grandes pensadores que embasam o fazer pedagógico. Nesse sentido Freire (2002, p. 32) postulou que a prática docente requer indagação, busca e pesquisa. “[...] não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...]. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar [...] a novidade”.

SCHWARTZ, Cleonara Maria; ARAUJO, Gilda Cardoso de; RODRIGUES, Paulo da Silva. (Org.) Escola de gestores da educação básica: democracia, formação e gestão escolar: reflexões e experiências do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Estado do Espírito Santo. 2ª ed. Vitória: GM, 2010 (Adaptação). Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 2915-democraciaformacao-gestao-escolar&category_slug=fevereiro-2010-pdf& Itemid=30192>  .


Com base no texto sobre Pesquisa Educacional, podese afirmar que:

I. Quem sabe dialogar com a realidade de modo crítico e criativo faz da pesquisa condição de vida, progresso, transformação e cidadania.

II. São características do pesquisador reflexivo: autonomia, responsabilidade e criatividade para suas ações científicas.

III. Pesquisa é um processo libertador e criador. Como processo humano e social, a pesquisa traz consigo uma carga de valores, interesse e princípios.

IV. A origem da palavra “pesquisa” vem do verbo latino perquirere, que significa partir, dividir, soltar de, jogar para fora.

V. A pesquisa quantitativa trabalha com a dimensão subjetiva implicada no processo de investigação e faz uso de dados descritivos.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • resposta Letra: C


ID
3358492
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A pesquisa é um recurso indispensável ao trabalho do professor, tanto sobre sua área específica como sobre sua prática pedagógica, as quais, na maior parte das vezes, estão integradas. Como a pesquisa acadêmica, a pesquisa do professor precisa ser desenvolvida com rigor, garantindo o princípio da validade para a construção de novos conhecimentos sobre determinada questão. O desenvolvimento da pesquisa implica o uso de métodos específicos para que se possa ultrapassar o entendimento imediato de uma questão problematizadora, proporcionando um novo conhecimento à luz da teoria. A teorização é vista como necessária ao desenvolvimento da profissionalização docente, pois ao buscar a teoria muda a prática e constrói teoria”.

(PESCE, m. k.: ANDRÉ, M. E. D. A.; HOBOLD, M. S. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: set.2013)

Analise o texto acima e assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Segundo José Carlos Libânio teoria e prática são indissociáveis devem estar em contínua articulação.


ID
3385804
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pensar a formação de professores implica em reconhecer, que o professor:

I.
é uma pessoa de um certo tempo e lugar. Datado e situado, fruto de relações vividas, de uma dada ambiência que o expõe ou não a saberes, que podem ou não ser importantes para sua atuação profissional.
II. tem sua identidade pessoal e social que precisa
ser compreendida e respeitada: com elas é que se estará interagindo em qualquer processo deformação, de base ou continuada, e nos processos de inovação educacional.
III. deve ser entendido em sua totalidade, isto é,
reconhecer que a competência docente envolve também as condições existenciais, as relações sociais e familiares, as características pessoais,a elaboração da afetividade.
IV. o lócus privilegiado para a formação permanente
do professor é nas instituições acadêmicas canônicas.

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas

ID
3386584
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo, formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino.
Nessa perspectiva, a formação do professor abrange
duas dimensões:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Libâneo a formação docente abrange:

    Formação teórico científica: formação acadêmica

    Formação técnico prática: domínio da área/ assunto


ID
3387961
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, de acordo com o que está posto na Lei n° 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Julgue o item a seguir sobre como elas se caracterizam nessa lei.


Pela produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

    I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

    II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

    III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

    Parágrafo único. É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber. 

    Fonte: www.planalto.gov.br

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre a educação superior. Teremos que assinalar como certo ou errado. Vejamos:

    Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por: I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

    A relevância refere-se seja à dimensão cientifica do que se produz , seja à importância social que o produto tem para a coletividade. Por outro lado, esta relevância pode ter um foco geral ( o conhecimento não tem fronteira, nacional ( a universidade prepara cidadãos que vivem em um território autônomo) e regional (a universidade está referida a um contexto e sua geografia cultural não pode ignorar a geografia humana, na busca da construção de uma geopedagogia).

    Portanto, podemos afirmar que a alternativa está correta.

    Referência bibliográfica.

    CARNEIRO, Moaci Alves . LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo por artigo. Ed 24. Editora- Revista - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018

    GABARITO: CORRETO

  • Letra de Lei (está é uma das características da banca AOCP)

    Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

    I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;


ID
3387964
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, de acordo com o que está posto na Lei n° 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Julgue o item a seguir sobre como elas se caracterizam nessa lei.


Por ter um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.

Alternativas
Comentários
  • Certo Pelo menos 1/3 do corpo docente das universidades deve ter mestrado ou doutorado.
  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre a educação superior. Teremos que assinalar como certo ou errado. Vejamos:

    Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:  II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

    Não se constrói saber sem metodologia. Não pode formar para profissões quem não tem formação. Daí a necessidade de titulação acadêmica formal avançada em, ao menos, uma parte (1/3) co corpo do docente.

    A questão está correta em dizer que as universidades precisam ter pelo menos 1/3 do corpo docente das universidades deve ter mestrado ou doutorado.

    Referência bibliográfica.

    CARNEIRO, Moaci Alves . LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo por artigo. Ed 24. Editora- Revista - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018

    GABARITO: CORRETO

  • CERTO

    Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:                 

    II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

  • De acordo com o artigo 52 da LDBEN, as universidades devem ter (II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado)

  • Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

    I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

    II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

    III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

    Parágrafo único. É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber. 

    Fonte: www.planalto.gov.br

    Gabarito: Certo.


ID
3387967
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, de acordo com o que está posto na Lei n° 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Julgue o item a seguir sobre como elas se caracterizam nessa lei.


Por ter um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

    I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

    II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

    III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

    Parágrafo único. É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber. 

    Fonte: www.planalto.gov.br

  • C

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre a educação superior. Teremos que assinalar como certo ou errado. Vejamos:

    Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por: III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

    O desdobramento da exigência do inciso, é a profissionalização do corpo docente, mediante um regime de trabalho estável na instituição. Tempo integral significa quarenta horas semanais de trabalho acadêmico (ensino, pesquisa e extensão) centrado no projeto institucional específico.

    A questão acerta ao afirmar que  as universidades tem um terço do corpo docente em regime de tempo integral,

    Referência bibliográfica.

    CARNEIRO, Moaci Alves . LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo por artigo. Ed 24. Editora- Revista - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

    GABARITO: CORRETO.

  • Conforme o artigo 52 da LDBEN, um terço do corpo docente deve esta em regime de tempo integral.

    alternativa correta letra (C)


ID
3478420
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Saber dirigir as atividades dos alunos é fundamental na docência de Ciências, pois o professor deixou de ser um simples transmissor de conhecimento para se transformar em orientador de equipes de pesquisa. Assim, orientar a aprendizagem como uma pesquisa requer que o professor

Alternativas

ID
4887106
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao fazer a distinção entre pesquisa quantitativa e qualitativa, surgem muitas compreensões metodológicas equivocadas. Defendendo a ideia de que as escolhas no processo de pesquisa dependem principalmente de princípios epistemológicos e metodológicos adotados pelo investigador, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em algo qualitativo isso quer dizer que não se foca em quantidade nem resultados estes nao sao prioridades no estudo qualitativo. Então o pesquisador irá se interessar mais pelo processo do que pelo resultado final. Ao contrário do estudo quantitativo que se baseia nos resultados.

    Letra C

  • Por que a alternativa D) está errada?


ID
4977616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Ao ousar criar novas formas de conhecimento, a pesquisa participante cria, na verdade, uma única inovação. A ideia de que tal conhecimento somente se cria através do diálogo e a serviço do diálogo, entre sujeitos diferentes, mas nunca desiguais situados de um lado e do outro, mas frente a um mesmo horizonte de humanização do mundo e da vida social, através, também, disto a que damos, em geral, o nome de pesquisa científica.
Carlos Rodrigues Brandão (Org.).
Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Julgue o item a seguir, relativo à pesquisa participante.

A pesquisa participante, na busca de transformações estruturais — práticas — que favoreçam as populações e os grupos oprimidos, objetiva promover um processo de mudança, que tanto pode ocorrer durante a pesquisa como pode extrapolar seu âmbito e temporalidade.

Alternativas

ID
4977625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Ao ousar criar novas formas de conhecimento, a pesquisa participante cria, na verdade, uma única inovação. A ideia de que tal conhecimento somente se cria através do diálogo e a serviço do diálogo, entre sujeitos diferentes, mas nunca desiguais situados de um lado e do outro, mas frente a um mesmo horizonte de humanização do mundo e da vida social, através, também, disto a que damos, em geral, o nome de pesquisa científica.
Carlos Rodrigues Brandão (Org.).
Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Julgue o item a seguir, relativo à pesquisa participante.


Embora encontre seu alicerce no senso comum, a pesquisa participante tem validade científica, dada a sua racionalidade própria, que pode ser demonstrável cientificamente.

Alternativas
Comentários
  • Boa dica!


ID
5472163
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisa é, antes de tudo, a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, a indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar esses dados visando a uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta. Em relação às normas de elaboração de projetos de pesquisa definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é correto afirmar que

Alternativas