SóProvas



Prova CS-UFG - 2018 - UFG - Pedagogo - Área: Hospitalar


ID
2643649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure que, em português, significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro". A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

    Vamos na fé que a gente consegue

  • Letra (A) CRIPTOGRAFIA 

  • Protocolos:

    HTTP: 80

    HTTPS: 443  CRIPTOGRAFIA - TLS e SSL

    FTP : 20 de Transferência de dados e 21 de Controle 

    DNS: 53 Sistema de Domínios ustilisa-se camada de transporte UDP

  • PROTOCOLO HTTPS
    -> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
    -> Adiciona criptografia de dados (codificação das informações transmitidas);
    -> Adiciona certificado digital (garantia eletrônica das partes da comunicação).

    GABARITO -> [A]

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem.

    O  HTTPS é, resumidamente, como um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. A base do TLS/SSL é a criptografia.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html

  • creio que a letra B se trate unicamente do certificado digital: Lojas virtuais e aplicações bancárias on-line são exemplos mais comuns dessas aplicações. Para acesso a essas aplicações, os usuários necessitam passar por um processo de autenticação criterioso.

     

  • comunicação criptografada

  • HTTP - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

    Fonte: https://www.site.com.br/diferenca-entre-http-e-https/

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=e-Y_i7FsThA

     

  • GABARITO - A

  • HTTPS = HTTP + SSL

    Https utiliza criptografia de forma a melhorar a segurança da informação.

     

    GABARITO: A

  • HTTP.  - protocolo de transferência de hipertexto, é o mais utilizado por usuário na internet, importante frisar que o html está dentro do http (que é o responsável pelo transporte daquele), o HTML é o próprio hipertexto em si o objeto do transporte. Só para lembrar, o HTML é um arquivo de texto interpretado pelo navegador e tem a capacidade de montar conteúdos em multimídia (paginas da web). 

     

    A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança.

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    É bom lembrar que o HTTPS não é perfeito. Mesmo que tenha uma conexão desse tipo ativa, fique atento para tentativas de fraude. Há casos de phishing que levam o usuário para sites com HTTPS mas, na verdade, é uma página errada – eles criam uma conexão segura entre você e um servidor falso. Em outras situações, alguns sites imitam o símbolo de cadeado para atrair desavisados, ou mesmo mudam o ícone do site para que você acredite que está seguro."

  • Principal diferença entre HTTP e HTTPS:

    na comunicação criptografada que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informação durante a transmissão dos dados entre o usuário e os servidores

  • Em questão de segurança da informação nada é garantido. Só aí dava pra eliminar as outras 3 assertivas.

  • Letra A


    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

  • Convergência do HTTP e HTTPS

     

    -São Servidores de Hipertextos

    -WEb=Sistema de Hipertexto

    -Ambos Reproduzem Páginas da Web

    -HTTPS- é o HTTP + SSL______>Transferem de Hipertexto com Segurança

     

    ________________<HTTP

     

    -Hyper Text Transfer Protocol

    -Protocolo usado para transferir Páginas Web entre Servidor e Cliente

    -Protocolo de Transferencia de Hipertexto

    -Ultiliza a porta= 80

    -Comunicação de Sitíos

    -Comunicação na linguagem HTML

     

    ___________________<HTTPS

     

    -Hyper Text Transfer Protocol Secure ou

    -Hyper Text Transfer Protocol over SSL

    -Protocolo que Combina= HTTP

    -Prover Conecção segura

    -Comunicação Ciptografada

    -Dificulta a Intercepção de Informação

     

    ____________-<HTTPS Porta/443

     

    1-IMAP_________________________Mensagem Mantida

    2-POP__________________________Mensagem Não Mantida

     

    Gabarito: A

    Bons Estudos :)

  • HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    protocolo HTTPS é e funciona de forma exatamente igual ao HTTP. A diferença da letra “S” na sigla é uma camada extra de proteção, indicando que sites e domínios que possuem esse protocolo são seguros para o usuário acessar.

    Por exemplo, veja abaixo como o domínio da WebLink aparece no navegador. Perceba que o acesso é feito mediante o protocolo HTTPS.

    Gabarito:A

  • Dica: Quando a questão disser que é garantida a segurança,vc ja pode colocar errado.NA INFORMÁTICA não existe nada garantido em termo de segurança.

  • Gabarito A

    Enfermeiro


ID
2643652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interface dos navegadores da Internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, é apresentado o ícone de uma casinha na tela inicial próximo à barra de pesquisa. Esse ícone

Alternativas
Comentários
  • A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a Pagina Inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. Portanto, alternativa B

  • GABARITO B

     

    / \

    |_|    

    Pagina Inicial é a 1º que aparece quando você abre o navegador . 

    CTRL+H  -mostra o histórico

    F5 - recarrega/atualiza a página atual.

  • Atalho:

     

    ALT + HOME

  • ALT + HOME – Retorna para página inicial no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    CTRL + H – Mostra o histórico no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    F5 - Recarrega/atualiza a página atual no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

  • "Casinha" = Home (Lar), é a literalidade e obviedade nos favorecendo. Essa não esqueceremos na hora da prova!

    Letra: B.

  • Retorna à página inicial, ou seja, a página do navegador que você estiver utilizando para o acesso à internet.

    Letra B

  • A "casinha" retorna a página inicial !! 

     

    FocoforçaFé@@#

  • GAB : LETRA B

     

    A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a pagina inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. 

  • Para os não assinantes: Gab letra B: retorna à página inicial.

  • quando vc sai e quer voltar pro inicio de onde saiu ou seja sua casa ^^


  • Caramba,essa eu sabia.

  • A casinha é símbolo universal para a Página Inicial do navegador . A página inicial já foi um recurso mais “badalado”, mas está em desuso nos dias atuais porque a busca na internet ficou muito simples.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Melhor Resolução:

    Esse ícone da casinha está presente em todos os navegadores, nem sempre é o mesmo desenho, mas são parecidos em todos. Eles representam: retornar à página inicial (home), que é definida pelo usuário no menu configurações do navegador.

    Gabarito: B

    Fonte: Instagram: treinar_questoes

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • GABARITO B

    A Página Inicial é a página aberta por padrão na inicialização de um navegador. Uma funcionalidade que poucos conhecem é que alguns navegadores permitem configurar mais de uma página como Página Inicial. Nesse caso, cada página será aberta em uma guia/aba diferente.

    OBS: O Google Chrome NÃO tem mais essa casinha, nos dias atuais aparece o símbolo do recarregar a pagina.


ID
2643658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows 7, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos. Quando se seleciona um item para ser excluí­do permanentemente, sem enviá-lo para a Lixeira, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • No Windows esta ação é feita através da combinação das teclas SHIFT+DELETE.

     

    Enquanto que excluindo através da tecla Delete apenas move os arquivos para a lixeira onde é possível recuperá-los.

  • Shift = SUMIR rs

  • GABARITO: D

    Para ser excluído permanentemente:

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

  • Não funciona apenas com o DELETE. Pressionar o SHIFT com QUALQUER modo de exclusão de arquivos leva à exclusão permanente. 

     

    No windows 7, por PADRÃO, sempre pergunta se quer mesmo excluir.

     

    No windows 10 por PADRÃO, não pergunta quando manda para lixeira, somente quando tenta excluir permanentemente.

     

    Pra mudar essa configuração, basta clicar com o botão direito na lixeira e ir em Propriedades.

  • QUESTÃO MANJADA

  • Aprendemos por Osmose! (Repetição).

  • Paloma, não erro mais! Sua dica foi 1000! Ainda garantiu umas risadas aqui. Obrigada.
  • Gabarito D -> SHIFT + DELETE 

    Apenas teclando delete apaga o arquivo (manda para a lixeira). 

    Segurando o SHIFT você exclui permanentemente. 

     

  • GABARITO: D

     

    Para ser excluído permanentemente:

     

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

     

     

    Créditos a Paloma Questão Q881217

  • Essa é veia!
  • GAb D

     

    Shift + Delete = Excluir arquivo permanentemente

    Delete = Move para a lixeira.

     

    Cuidado Lucas: O termo apagar pode estar errado em algumas bancas, o arquivo não é apagado e sim movido para a lixeira.

     

    Bons Estudos. 


ID
2700538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento é utilizado para guardar dados digitais, em uma unidade conhecida como bytes. O seguinte número 35184372088832, em bytes, é equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Quilobyte (K or KB):  1.024 bytes

    Valor aproximadode caracteres: Mil

     

    Megabyte (M or MB): 1.024 KB = 1.048.576 bytes

    Valor aproximado de caracteres: Milhão

     

    Gigabyte  (G or GB): 1.024 MB = 1.073.741.824 bytes

    valor aproximado de caracteres: Bilhão

     

    Terabyte   (TB): 1.024 GB = 1.099.511.627.776 bytes

    Valor Aproximado de caracteres: Trilhão

     

  • Como o segredo da questão é a unidade, e não o número exato, basta ir "cortando" de três em três casas até chegar à correspondência:

     

    35184372088832

    Vermelho: KB
    Azul: MB
    Verde: GB
    Preto: TB

     

    GAB. LETRA D = 32 TB

     

  • Kilo     1,000

    Mega   1,000,000

    Giga    1,000,000,000

    Tera     1,000,000,000,000

  • 35(TB) 184(GB) 372(MB) 088(KB) 832(Bytes)

    Gabarito: C


ID
2700547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + T - seleciona tudo

    Ctrl + Espaço - Remove formatação

  • No WORD

     

    Ctrl + T (Tudo) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + Espaço -> Limpa toda a formatação

     

    No WRITER

     

    Ctrl + A (All) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + M -> Limpa toda a formatação

     

  • Gabarito 


    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

  • Nessa questão bastava atentar para "texto completo" no comando da questão e perceber que nas alternativas apenas uma começava com o comando "Ctrl + T" usado para selecionar texto completo.

    GABARITO: C

  • Caraca, sempre aprendendo algo novo!

  • Acertei por pura lógica. Essa eu não sabia. Sempre aprendendo com essas questões. Gab. C. 

  • CTRL + T.... seleciona tudo CTRL + ESPAÇO....limpa formatação
  • Essa eu não sabia. Vai ser bem útil agora

  • Sempre se atentar para a forma cobrada pois se inverter os comandos mesmo estando certos é pegadinha lógica.

    Resposta C

  • ué, no meu word é ctrl A que seleciona tudo

  • Gabarito 

    Eu faço assim pra lembrar:

    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

    Ou seja, T para selecionar Tudo e depois sumir com isso, mandando pro espaço.

  • Essa dava pra fazer por eliminação. Por exemplo: se vamos remover todas as formatações, temos que primeiro selecionar todo o texto. E todos sabem que para selecionar todo o texto, as teclar a serem usadas são CTRL+T

  • Control Z vc desfaz a última operação.

  • CTRL + T seleciona tudo!

    CTRL + espaço tira formatação!

    lembrando CTRL + A seleciona na internet, no explorer ou desktop e em demais locais.

  • CTRL+T = SELECIONAR TUDO. ➤ CTRL+ESPAÇO = REMOVER A FORMATAÇÃO


ID
2767006
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação do Brasil (MEC), em seu documento “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações” (2002), define classe hospitalar como

Alternativas
Comentários
  • o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção integral à saúde mental.


ID
2767009
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

No campo da saúde do trabalhador, o esgotamento decorrente do estresse prolongado, marcado pela exaustão emocional, tensão emocional, redução da realização profissional, que tem como categorias de risco, segundo Vasques e Menezes (2004), profissionais da saúde e educação, é característico do seguinte distúrbio psíquico:

Alternativas

ID
2767012
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Constituem o público-alvo da política nacional de educação especial do Ministério da Educação (MEC) intitulada “Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008):

Alternativas
Comentários
  • C

    alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

  • Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, como os transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento desses estudantes. A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades desses estudantes no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas. 

    fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192

  • Questão conceitual.

  • Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

    gabarito letra C

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato precisa indicar qual assertiva possui a definição de educação especial. Vejamos:

    "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos:

    ⇨ com deficiência,

    ⇨ transtornos globais do desenvolvimento e

    ⇨ altas habilidades ou superdotação."

    Portanto, somente a assertiva "C" traz a definição de educando com necessidade especial.

    Gabarito do monitor: C


ID
2767015
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996) prevê que a educação, como dever do Estado e da família, tem como finalidades:

Alternativas
Comentários
  • O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


ID
2767018
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, a classe hospitalar é destinada a educandos

Alternativas
Comentários
  • Cumpre às classes hospitalares e ao atendimento pedagógico domiciliar elaborar estratégias e orientações para possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular, no âmbito da educação básica e que encontram-se impossibilitados de freqüentar escola, temporária ou permanentemente e, garantir a manutenção do vínculo com as escolas por meio de um currículo flexibilizado e/ou adaptado, favorecendo seu ingresso, retorno ou adequada integração ao seu grupo escolar correspondente, como parte do direito de atenção integral.

    Fonte: Manual CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR Estratégias e orientações disponibilizado no portal do MEC http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf


ID
2767021
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É um célebre educador mundial, conhecido, principalmente, pelo desenvolvimento de um método de alfabetização de adultos:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, Paulo Freire ele deu um amparato muito positivo a educação de jovens e adultos.

  • GAB D

    " OLHA, EU ACREDITO EM MIM! AGORA FALTA VOCÊ ACREDITAR MAIS EM VOCÊ".

    Monzar


ID
2767024
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Decreto n. 7.082/2010, que institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (BRASIL, 2010), a relação dos hospitais universitários federais com o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e com os gestores do SUS será formalizada por meio

Alternativas
Comentários
  • do regime de pactuação global.

  • Vamos, companheiro(a) a batalha esta travada. Desistir, jamais.


ID
2767027
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escuta sensível tem suas raízes em René Barbier, pesquisador francês preconizador da Pesquisa-Ação Existencial, que a apresenta como uma metodologia própria do pesquisador-educador (BARBIER, 1997; 2002). Para Barbier (2002), a escuta sensível em educação para a saúde coloca a questão do significado em três componentes:

Alternativas
Comentários
  • direção, significação e sensação.


ID
2767030
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei n. 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu capítulo IV: “Do direito à educação”, assegura à pessoa com deficiência um sistema educacional inclusivo, que é voltado para

Alternativas
Comentários
  • Lei n. 13.146/2015

    Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
    I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;

    Letra D


ID
2767033
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação básica, organizada em pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é obrigatória e gratuita para a seguinte faixa etária:

Alternativas
Comentários
  • art 208 

     I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com a LDB (9394/96):

    → I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:(Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • A questão exige conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996, em especial do artigo 4º inciso I. Vejamos:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: 

    a) pré-escola; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    b) ensino fundamental; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    c) ensino médio; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    Portanto, o gabarito é a alternativa B.

    Referência:

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. 

    GABARITO: B


ID
2767036
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei n. 8.080/1990 prevê, em seu art. 2º, a saúde como um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

  • Lei n. 8.080/90


    Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

  • C

  • ALTERNATIVA C: A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercicio.

  • GABARITO: LETRA C

    TÍTULO I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA C

    TÍTULO I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2767039
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, o assessoramento permanente do professor, bem como a sua integração na equipe de saúde são competências

Alternativas
Comentários
  • a Secretaria de Educação do MEC publicou, em 2002, o documento Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações, com a finalidade de orientar os sistemas de ensino e o sistema de saúde a desenvolver essa modalidade específica de atendimento. 

  • Disse tudo porém nada!


ID
2767042
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em conformidade com a Portaria Interministerial n. 285/2015, são considerados hospitais de ensino:

Alternativas

ID
2767045
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No conjunto de ações incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o que dispõe o art. 6º da Lei n. 8.080/1990, estão:

Alternativas
Comentários
  • c)

    vigilância sanitária; vigilância epidemiológica; saúde do trabalhador; assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. 

  • Lei 8.080/90


    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):


    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2767048
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em termos de currículo, a Resolução CNE/CEB n. 02/2001 (BRASIL, 2001) preconiza que as classes hospitalares e o atendimento em ambiente domiciliar devem

Alternativas

ID
2767051
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo apresenta a Resolução CEE n. 07/2006, no Capítulo VII “Das classes hospitalares”, art. 20, § 2º (GOIÁS, 2006), para o público-alvo das classes hospitalares, que não está incluído no sistema de ensino,

Alternativas

ID
2767054
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), é obrigatório

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        

    § 1 O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.                

    § 2 Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.        

  • Gabarito: B

     

    Atenção!!!

    Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

    IX - promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;                (Incluído pela Lei nº 13.663, de 2018)

  • A) Errada! Não há essa previsão na LDB.

    B) Correta, nos termos do art. 26-A: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”.

    C) Errada! Não há essa previsão da LDB.

    D) Essa alternativa merece um detalhamento mais cuidadoso.

    A LDB, em 14/05/2018, recebeu a inclusão, em seu art. 12, do inciso IX, o qual acrescentou uma atribuição aos estabelecimentos de ensino, qual seja: “ promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas”. Considerando esse dispositivo, podemos concluir que a alternativa estaria correta.

    Entretanto, a prova do concurso que trouxe essa questão foi realizada no dia 08/04/2018, ou seja, antes da alteração da LDB. Por esse motivo, com razão, a alternativa foi considerada errada pela banca. Contudo, atualmente, poderia ser considerada correta. (Feito o registro!)

    GABARITO da banca na ocasião: alternativa “B”

    GABARITO atualizado: alternativas “B” e “D” (hoje essa questão deveria ser anulada, pois possui duas respostas)


ID
2767057
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A política de educação especial do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) tem como objetivos o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais no seguinte espaço educacional:

Alternativas
Comentários
  • Escolas regulares.


ID
2767060
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Conforme o Artigo 1º da Lei n. 8.142/1990, o SUS contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

Alternativas
Comentários
  • A- Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.

  • LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    Gabarito: Letra A

  • QUESTÃO :

    Lei n. 8.142/1990, o SUS contará ( em cada esfera de governo ), com as seguintes INSTÂNCIAS COLEGIADAS :

    GABARITO A ) : Conferência de Saúde e Conselho de Saúde .

    OBS : CAI EM CONCURSOS :

    CONSELHO DE SAÚDE ( ANUAL ; PERMANENTE E DELIBERATIVO ) ;

    CONFERÊNCIA DE SAÚDE ( 4 / 4 ANOS : CONSULTIVO )

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
2767063
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Teixeira, Teixeira e Souza (2017) apresentam que o atendimento pedagógico nos hospitais, em geral, ocorre em uma sala de aula adaptada, porém, em função das condições do educando, pode ocorrer em diversos espaços como enfermaria, centro de hemodiálise, dentre outros. Fonseca (1999) alerta que o ato pedagógico para esses educandos não pode ser caracterizado como uma simples transferência do modelo pedagógico da escola regular para a classe hospitalar. Com base na Resolução CNE/CEB n. 02/2001, o documento do MEC “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações” (2002) apresenta a necessidade de formação de professores para atuarem nas classes hospitalares e nos atendimentos pedagógicos domiciliares e atribui tal responsabilidade

Alternativas

ID
2767066
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), previsto no art. 214 da Constituição Federal brasileira de 1988, é uma lei ordinária com vigência de

Alternativas
Comentários
  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:          (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

     I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.



ID
2767069
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A meta número um do PNE (2014-2024) prevê a universalização, até 2016, da Educação Infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches para crianças de até três anos de idade, de forma a atender, até o final de sua vigência, o percentual mínimo de

Alternativas
Comentários
  • META 1- universalizar até 2016 a pré-escola (4-5anos). Ampliar, até o final de vigência do PNE, creches em 50% , no mínimo, de crianças até 3 anos.

  • Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.



ID
2767072
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A meta número seis do PNE (2014–2024) prevê a ampliação da Educação Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, o seguinte percentual de alunos da Educação Básica:

Alternativas
Comentários
  • META 6- Ofercer educação em tempo integral, no mínimo  a 50% da escolas públicas, sendo que desse montante, 25% na EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.



ID
2767075
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito de ampliar a oferta da educação profissional, buscando assegurar a qualidade e a oferta de, pelo menos, 50% da expansão no segmento público, a meta 11 do PNE (2014-2024) traz previsão de

Alternativas
Comentários
  • META 11 - triplicar as matículas da educação profissional técnica de nível médio, pelo menos, 50% no segmento público

  • Nesse caso, a meta é triplicar as matrículas nos cursos técnicos de nível médio, assegurando a qualidade da educação e um crescimento de 50% no número de vagas em escolas públicas.


ID
2767078
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Paim e Almeida Filho (2000), a Saúde Coletiva pode ser considerada como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar. Nesse sentido, as disciplinas básicas da Saúde Coletiva, para esses autores, são:

Alternativas
Comentários
  • A referência de que a Saúde Coletiva configura um “campo” é registrada em quase todas as publicações. Neste texto, manteremos essa referência seguindo Paim e Almeida Filho (1999, 2000), que, em suas reflexões sobre a Saúde Coletiva, caracterizam-na como “campo de conhecimento e âmbito próprio de práticas”: “A Saúde Coletiva pode ser considerada como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, o planejamento/administração de saúde e as ciências sociais em saúde” (Paim; Almeida Filho, 2000, p. 63).

  • “A Saúde Coletiva pode ser considerada como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, o planejamento/administração de saúde e as ciências sociais em saúde” (Paim; Almeida Filho, 2000, p. 63). 


ID
2767081
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O órgão responsável pelo atendimento pedagógico nos hospitais e nos domicílios de Goiânia é vinculado à

Alternativas
Comentários
  • C

    Gerência de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Superintendência de Inclusão, da Superintendência Executiva de Educação, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás.


ID
2767084
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em termos de perfil, para atuar na classe hospitalar ou no atendimento educacional domiciliar, conforme o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC) de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, o professor deverá ter

Alternativas

ID
2767087
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O atendimento educacional especializado (AEE), preconizado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, do Ministério da Educação, é apresentado, conforme art. 3º da Resolução n. 04/2009, como

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional.


ID
2767090
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Art. 13º, § 2º, da Resolução CNE/CEB n. 02/2001, a certificação de frequência do educando deve ser realizada com base

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de freqüentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.

    § 1o As classes hospitalares e o atendimento em ambiente domiciliar devem dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem de alunos matriculados em escolas da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar, e desenvolver currículo flexibilizado com crianças, jovens e adultos não matriculados no sistema educacional local, facilitando seu posterior acesso à escola regular. §

    2o Nos casos de que trata este Artigo, a certificação de freqüência deve ser realizada com base no relatório elaborado pelo professor especializado que atende o aluno.


ID
2767093
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), de acordo com o Decreto n. 7.082/2010 (BRASIL, 2010), é destinado

Alternativas

ID
2767096
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, indica que as classes hospitalares existentes ou a serem implementadas deverão estar em conformidade com o preconizado

Alternativas
Comentários
  • Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, ao Projeto de Lei do Senado nº 548, de 2015, do Senador Telmário Mota , que “altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares ou mediante atendimento pedagógico domiciliar”.


ID
2767099
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), no título V, “Dos níveis e das modalidades de educação e ensino”, a educação escolar compõe-se de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Níveis da Educação: educação básica e educação superior.

    Modalidades: educação inclusiva, educação a distância, educação de jovens e adultos e educação indígena,...

  • trairagem no final...

  • A Educação Escolar se divide em 02 níveis: Educação Básica e Educação Superior;

    A Educação Básica se divide em 03 etapas: Educação Infantil, Ensino F. e Ensino Médio;

    A Educação Básica também é classificada por Fases, sendo:

    ° Educação Infantil:

    Creche: Para crianças de até 03 anos de idade.

    Pré-Escola: Para crianças de 04 à 05 anos de idade.

    ° Ensino Fundamental:

    Anos Iniciais: 05 anos iniciais;

    Anos Finais: 04 anos finais;

    A Educação Superior se divide em: Cursos Sequenciais, graduação, pós-graduação e cursos de extensão;

    Modalidades de Ensino: EJA, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Quilombola e Educação à Distância.

    Fonte:


ID
2767102
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Dentre os signatários do Manifesto pela Educação Nova, de 1932, destacam-se os seguintes educadores:

Alternativas
Comentários
  • Fernando Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho.

    Esta questão não tem como ninguém errar.


ID
2767105
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre as atribuições específicas do educador no NAEH para atendimento educacional hospitalar, está excluída a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Ser professor exclusivo do quadro efetivo da rede pública de ensino. 


    O erro está na palavra exclusivo.


ID
2767108
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para o atendimento hospitalar, o Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) oferece aos docentes a seguinte possibilidade de carga horária de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • 30 horas ou 40 horas semanais.


ID
2767111
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), constitui um componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, de cumprimento obrigatório por, no mínimo, duas horas mensais:

Alternativas
Comentários
  • Lei n. 9.394/1996

    Art. 26.

    § 8º A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente

    curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo

    a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.


    Gabarito B

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre o componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.

    Resolveremos está questão à luz do artigo 24, § 8º. Vejamos:

    Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (....)

    § 8º A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.  

    O dispositivo traz em sua redação que a escola deverá passar por mês, no mínimo 2 horas de filmes brasileiros para os alunos.

    Após vermos a redação do dispositivo podemos ter clareza que a única alternativa correta é a "D".

    GABARITO: B


ID
2767114
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Saúde, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é

Alternativas
Comentários
  • b) a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.


ID
2767117
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Ao conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    vigilância sanitária. 

  • LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    A) saúde do trabalhador.

    Art. 6º, 3 º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

    B) vigilância epidemiológica.

    Art. 6º, § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos

    C) saúde ambiental.

    Não está no rol do artigo 6º.

    D) vigilância sanitária.

    Art. 6º, § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

    Gabarito: Letra D

  • eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde é vigilância sanitária

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 6º § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2767120
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC) de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, a solicitação dos hospitais para o serviço de atendimento pedagógico, hospitalar e domiciliar, a contratação e capacitação dos professores, a provisão de recursos financeiros e materiais, para os referidos atendimentos, são de competência

Alternativas
Comentários
  • Estranho seria se as secretarias de saúde ou os hospitais fossem os responsáveis pela "contratação e capacitação dos professores".


ID
2767123
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com os preceitos constitucionais, cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas com deficiência é de competência

Alternativas
Comentários
  •  d)

    da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

  • GABARITO D

    Não assinantes...

  • "A saúde é direito de todos e dever do Estado."

    Quem é o Estado?

    União, estados, Distrito Federal e municípios.