SóProvas



Questões de NR 9 - Norma Regulamentadora n° 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA (Agentes Químicos)


ID
6760
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-9, considera-se atingido o nível de ação, valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas, que incluem monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores, e o controle médico, para ruído contínuo ou intermitente, quando a intensidade sonora

Alternativas
Comentários
  • Resposta encontrada na NR9 e no Anexo I da NR 15.
    9.3.6.2 Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos
    níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:
    a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1;
    b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.
    Limite máximo para 8h de exposição é de 85db.
    Lembrando que a metade de 85db é 80db,por se tratar de uma grandeza logarítmica.( PRECIAMOS DECORAR ISSO !!!!!)
    Só para facilitar no estudo da tabelinha, a cada 5db de acrescimo no nível de ruído,teremos metade do tempo de exposição, ou seja :
    80db 16horas
    85db 8horas
    90db 4horas
    95db 2horas
    100db 1hora
    105db 30minutos
    e assim vai :)
  • Gab: B

    A alternativa demonstra que o valor de 80dB ultrapassou os 50%, isso quer dizer que vai se enquadrar nos níveis entre 80 e 85dB o que nos faz remeter à faixa de 8 horas de exposição.


ID
6766
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as proposições relativas à NR-9 e assinale, a seguir, a opção correta.

I. Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do  esenvolvimento do PPRA, que deverá ser mantido por um período mínimo de 30 (trinta) anos.
II. O PPRA deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
III. Uma grande indústria nuclear deverá atribuir a um engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado e com anotação de responsabilidade técnica perante o CREA, a tarefa de elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA.
IV. O ordenamento jurídico possibilita vincular referências internacionais às medidas de avaliação dos riscos ocupacionais, no tocante aos limites de  tolerância, desde que haja prévia homologação da DRT.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 9,todas as alternativas estão erradas.
    I)Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 ANOS.
    II)O PPRA, visa a prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação,reconhecimento,avaliação e consequente controle da ocorrencia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir.
    III) A elaboração, implementação,acompanhamento e avaliação do PPRA PODERÃO ser feitas pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a criterio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR 9.
    IV) Poderão ser utilizados valores limites adotados pela ACGIH,ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos.
  • A questão mistura conceitos de NR´s diferentes. Quem tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho é o PCMSO.


ID
89689
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as proposições a seguir apresentadas e assinale a opção correta

I. A elaboração e implementação do PPRA são obrigatórias, a depender do grau de risco e da quantidade de empregados, para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

II. O PPRA encerra um todo, cujas partes integrantes consideram, entre outros, o subprograma de conservação auditiva, o laudo de análise ergonômica e o perfi l profi ssiográfi co, de forma a assegurar a efetividade ao monitoramento da saúde, bem como a integridade física e mental dos trabalhadores, inclusos os terceirizados.

III. O Programa deverá ser mantido nos arquivos da empresa por no mínimo 30 anos, prazo igual à prescrição do FGTS, pelo fato de o trabalhador acidentado continuar recebendo essa rubrica enquanto perdurar a incapacidade para o trabalho, devendo ficar disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e às autoridades competentes.

IV. Em uma operação de corte de uma chapa metálica, o ruído e a poeira provenientes desse processo produtivo são considerados riscos físicos, enquanto que a presença de fungos na corrente do ar condicionado desse mesmo ambiente é considerada risco biológico.

Alternativas
Comentários
  • Legislação: Portaria 3214/78 MTE NR 09.I. ERRADO. NR 9 ITEM 9.1.1. A elaboração e implementação do PPRA são obrigatórias para TODOS os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.II. ERRADO. A NR não fala em subprograma de conservação auditiva, o laudo de análise ergonômica e o perfil profissiográfico, nem em monitoramento da saúde...III. ERRADO. Item 9.3.8.2. Os dados relativos ao programa deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.IV. ERRADO. A poeira faz parte do grupo dos riscos químicos. GABARITO LETRA B
  • I - A obrigação de implantação do PPRA independe do número de funcionários e do grau de risco, isto é, todas as empresas são obrigadas a elaborá-lo e implementá-lo.

    II - O laudo de análise ergonômica, além de não ser obrigatório, não integra o PPRA. Fica a critério da empresa. O PPP nada tem a ver com o PPRA, e muito menos a NR 09 cita o subprograma de conservação auditiva.

    III - O prazo é de 20 anos.

    IV - Ruído - agente de risco físico; Poeira - agente de risco químico.

  • Acredito que uma observação interessante a respeito do item II é que a alternativa diz " O PPRA encerra um todo...". Entendo que o PPRA está mais para um início do que um encerramento. Um bom PPRA é indispensável para um bom PCMSO, pois a partir daquele que este terá sua fundamentação. Além do que a norma diz: DEVE estar ARTICULADO com o PCMSO.
    Há outros erros na alternativa, mas acho que este ponto também a torna errada.
  • Marçal, com relação ao incisso II, o verbo encerrar tem um significado diferente de "terminar". Na verdade, encerrar aí quer dizer que o PPRA compreende um todo, cujas partes são....
  • 1) O QUE É PPRA ?

    São as iniciais do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.

    QUAL É O OBJETIVO DO PPRA ?
    Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

    QUAIS SÃO OS RISCOS AMBIENTAIS ?
    Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

    QUEM ESTÁ OBRIGADO A FAZER O PPRA ?
    A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.

    QUEM DEVE ELABORAR O PPRA ?
    São legalmente habilitados os Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho.

    O PPRA É UM DOCUMENTO QUE DEVE SER APRESENTADO À FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO ?
    O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. Já o documento-base gerado quando de sua elaboração e as ações que compõem o programa podem ser solicitados pelo Fiscal. Caso a empresa possua o documento-base e não existam evidencias de que esteja sendo praticado, o Fiscal entenderá que o programa NÃO EXISTE.




    Pika Pika, Pikachuuuuu

  • I - o PPRA é obrigatório em todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, independentemente do grau de risco ou quantidade de funcionários. - ERRADA

    II - o PPRA é parte de um conjunto amplo de ações que são definidas pelas normas regulamentadoras. - ERRADA

    III - o programa deverá ser mantido na empresa por um período de 20 anos... - ERRADA

    IV - Ruído - agente físico / Poeira - agente químico - ERRADA

  • Riscos Químicos - agentes quimicos tem a capacidade de interagir com o organismo do trabalhador e causar problemas de saúde, podem ser absorvidos pela pela ou pelas vias respiratórias (poeiras, névoas, neblinas etc)

    Riscos Físicos - capazes de alterar as condições normais do trabalho que o individuo executa (ex: ruído, calor, frio excessivo etc)

    Riscos Biológicos - causado por protozoários, vírus, bactérias etc.


ID
89692
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere as proposições abaixo, quanto à necessária presença na estrutura do PPRA, e assinale a seguir a opção correta.

I. Planejamento anual, metas, prioridades, cronograma e homologação pelo MTE.

II. Estratégia, metodologia de ação e homologação por entidade certificadora credenciada pelo MTE.

III. Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados e homologação do sindicato patronal registrado no MTE.

IV. Periodicidade, forma de avaliação e homologação do sindicato dos trabalhadores registrado no MTE.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.Em nenhum momento a norma NR 09 fala em homologação do PPRA. O que deve existir é a exposição à fiscalização por parte do MTE a qualquer tempo. item 9.2.2.2.
  • Todas as proposições estão incorretas.De fato, nada há no bojo da NR09 que sugira a homologação do PPRA em entidade sindical ou mesmo perante o MTE.Curioso é que, tirando a 'homologação' das assertivas, elas referem corretamente os pontos do PPRA, quais sejam:a) planejamento anual com estab. metas, prioridades e cronograma;b) Estratégia e metodologia de açãoc) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;d) periocidade e forma de avaliação do desenvolv. do PPRATudo isso constará de um documento-base, que deverá ser apresentado à CIPA, e deve estar disponível às autoridades competentes.
  • MUITO BOA QUESTÃO, COM PEGADINHA QUE DIFERENCIA QUEM ESTUDOU REALMENTE

  • Discordo que tenha sido uma questão bem feita!

    Eu, por exemplo, ainda nem cheguei na NR 09, nem conhecia nada de PPRA e acertei a questão porque achei muito "suspeito" essas homologações todas. Eu só sabia que o AFT não tem compatência para intervir na escolha dos dirigentes desse Programa, que dirá ter que ser homologado pelo MTE.
  • GABARITO LETRA C

    NÃO HÁ NECESSIDADE DE REGISTRO OU HOMOLOGAÇÃO NO MTE.

    9.2 Da estrutura do PPRA.
     
    9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:
    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
    b) estratégia e metodologia de ação;
    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
     
    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma
    análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes
    necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
  • Gab. C

    NA NR-09 NÃO FALA NADA DA NECESSIDADE DE REGISTRO OU HOMOLOGAÇÃO NO MTE. O DOCUMENTO-BASE E SUAS ALTERAÇÕES DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA O ACESSO ÀS AUTORIDADES COMPETENTES, MTE. 


ID
89695
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. A antecipação dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.

II. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica.

III. O monitoramento destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADO. O item I refere-se à fase do Reconhecimento dos riscos e não antecipação;II) ERRADO. NR 9.3.4. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.III) O texto do item refere-se à AVALIAÇÃO QUALITATIVA, já referida no item II. É uma questão que deixa qualquer um confuso com a miscelância feita pela ESAF.
  • NR 9 - Item 9.3. Do Desenvolvimento do PPRA

    I. ERRADA - 9.3.3. A antecipação dos riscos ambientais (reconhecimento dos riscos ambientais) deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.

    II. ERRADA - 9.3.3. A avaliação quantitativa  deverá ser realizada sempre que necessária  (reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens) à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica.

    III. ERRADA - 9.3.4. O monitoramento  (avaliação quantitativa) destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.
  • ERRADA
    I. A antecipação dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos. 

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a) a sua identificação;
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    ERRADA
    II. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica. 

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde
    decorrente do trabalho;
    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;
    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

    ERRADA
    III. O monitoramento destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
     
    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;
    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;
    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
  • Questão de difícil solução.


ID
89698
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. O contador da empresa Prevenir Para Sempre Ltda. é uma pessoa autodidata e muito comprometida com as questões sociais envoltas ao trabalho e goza de prestígio perante o conselho de administração da empresa ao ponto de indicar, com êxito, a contratação de um amigo, médico do trabalho, para coordenar o PCMSO. Nesse cenário, é possível que a empresa designe esse contador como responsável pelo PPRA.

II. O AFT, em pleno exercício de suas prerrogativas legais, poderá autuar a empresa por apresentar como responsável pelo PPRA uma pessoa inepta em função do baixo desempenho decorrente de avaliação, por escrito, a que foi submetida pelo AFT, sobre o tema, em consonância com o devido processo legal.

III. Cabe ao empregador, bem como aos trabalhadores, assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa, inclusive nas fases de elaboração, implantação e execução.

Alternativas
Comentários
  • I. Embora a questão sugira certo 'apadrinhamento' desse contador, o que induz o candidato a pensar no erro da assertiva, nada impede que seja ele o responsável pela elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA, desde que, a critério do empregador, seja ele capaz de desenvolver o disposto na NR09;II. Cabendo a implementação do PPRA a pessoa que, a critério do empregador, seja capaz do desenvolvimento do programa, não pode o AFT interferir nessa decisão. Ademais, entre as atribuições do AFT (Dec. 4552/02) não está a submissão a avaliação dos responsáveis pelo PPRA.III. Cabe ao EMPREGADOR estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituição. Aos empregados só é devido participar e colaborar na execução do PPRA.
  • item I-Bom,o primeiro item é plenamente possivel,pois de acordo com a norma n°9 no item  9.3.1.1 
    A  elaboração,  implementação,  acompanhamento  e  avaliação  do  PPRA  poderão  ser  feitas  pelo  Serviço
    Especializado  em  Engenharia  de  Segurança  e  em  Medicina  do  Trabalho  -  SESMT  ou  por  pessoa  ou  equipe  de
    pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR. Se é a critério do empregador, e o contador  tem competência para tanto, nada impede que ele exerça a função,já que a responsabilidade pode cair tanto por pessoa ou equipe de pessoas de acordo com exposto.Portanto a primeira acertiva encontra-se correta.
    ITEM II Como explicado anteriormente,não motivo para autiar a empresa,ja que qualquer pessoas o grupo de pessoas poderão desenpenhar tal atividade.
    ITEM III. As responsabilidade dos empregados de acordo com o subitem 9.4.2 Dos trabalhadores resumen-se apens : 
    I.   colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;
    II.   seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;
    III.   informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde
    dos trabalhadores.
    E nem um momento o subitem fala que os empregados devem assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa, inclusive nas fases de elaboração, implantação e execução.Tendo em vista que tal prerrogativa e do empragador conforme o subitem "9.4.1 Do empregador: " que diz:
    I.   estabelecer,  implementar  e  assegurar  o  cumprimento  do  PPRA  como  atividade  permanente  da  empresa  ou
    instituição.
    Portanto,cabe a ele tais responsabilidades,no caso dos trabalhadores tais responsabilidades resumen-se m colaborar,seguir as orientaçãoes e informar possiveis ocorrências que venham causar riscos a saude dos trabalhadores.
      PP
      
  • Vamos à norma:

    I. CORRETA: 9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço
    Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de
    pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

    II.  ERRADA: NÃO EXISTE ISSO

    III. ERRADA: 9.4 Das responsabilidades.
    9.4.1 Do empregador:
    I. estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou
    instituição.
    9.4.2 Dos trabalhadores:
    I. colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;
    II. seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;
    III. informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde
    dos trabalhadores.

    #semmimimi


ID
96931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Para a elaboração de PPRA, o ruído gerado pelo sistema de resfriamento de um computador (cooler) é considerado agente físico.

Alternativas
Comentários
  • item 9.1.5.1 NR 9 - Consideram-se agentes fisicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais comoruído, vibrações, pressoes anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações nao ionizantes, bem como o infra-som e ultra-som.

  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!

  • Certo, mas que cooler é esse hein! É um helicoptero? kkk


ID
96934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Os fungos, organismos conhecidos como agentes de degradação que produzem mofo, são classificados como agentes químicos.

Alternativas
Comentários
  • Por serem seres vivos, os fungos são considerados agentes biológicos, logo a questão deve ser considerada errada.
  • 9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,
    tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não
    ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo
    pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da
    atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • Errado

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!

  • "9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros."


ID
96937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

A determinação e a localização das fontes geradoras de calor em uma gráfica fazem parte da fase de reconhecimento dos riscos ambientais para a elaboração do PPRA.

Alternativas
Comentários
  • NR 9 item 9.3.3 b) O reconhecimento dos riscos ambientais devera conter a determinação e localização das possiveis fontes geradoras.

  • 9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a) a sua identificação;
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;
    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;
    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;
    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do
    trabalho;
    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;
    h) a descrição das medidas de controle já existentes.
  • Certo

     

    Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações já existentes que possam causar dano à saúde do trabalhador. O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

     

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo de exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

     

    Avante!!!

     

  • Certo.

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.


ID
96940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Quando há necessidade de se dimensionar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, deve ser realizada a avaliação qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • errado. a resposta correta é quantitativa (dimensionamento da exposição)
  • Trata-se das etapas  do PPRA item 9.3.1 NR 9 . Um professor me disse uma vez que:

    somente as letras e) monitoramento da exposição aos riscos e f) registro e divulgação dos dados, sao fases quantitativas, sendo portanto a letra c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores, uma fase qualitativa ( o que vai de encontro com o gabarito da questao) mas faz sentido ja que para avaliar a exposição dos trabalhadores nao é necessario fazer nenhuma "medição" ( chave da palavra quantitativa)  Mas sera que a palavra dimensionar  quer dizer saber quantos trabalhadores estao expostos ao risco e o CESPE entende que isso é quantificar?

     

  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS):

    (...)

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;
    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;
    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

    (...)

  • Errado

     

    A avaliação QUANTITATIVA deverá ser realizada sempre que necessária para:

     

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

     

    Avante!!!

  • Q U A N T I T A T I V A


ID
96943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Se comprovada pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, podem ser adotadas medidas de caráter administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO:

    NR 09 - 9.3.5.4

    Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes (...) deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia:

    a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho


    Bons estudos!

  • Percebemos claramente através deste íten da NR9 que o PPRA baseado apenas em EPIs é precário. Na verdade o EPI deve ser a última alternativa a ser utilizado pela empresa.

    A prioridade será sempre as Medidas de Proteção Coletiva. Agora quando estas:

    - Não forem viáveis tecnicamente;
    - quando não forem suficientes;
    - ou estão em fase de estudo, planejamento ou implantação;
    - Caráter complementar ou emergencial

    Nestas situações listadas acima, a empresa poderá fazer uso de outras alternativas, a saber:

    1° Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    E por último, a utilização dos EPIs.
  • Questão com dubia interpretação, pelo fato de que a literalidade da NR diz que "...deverão..." e o gabarito aceita como correto "...podem ser adotadas..."

    Bons estudos
  • Certo

     

    No caso de inviabilidade de adoção de medidas de controle na fonte geradora ou na trajetória, devem ser adotadas medidas administrativas ou de organização organização do trabalho. Somente caso tais ações não ofereçam proteção efetiva, deverão então ser adotadas medidas que afetam diretamente o trabalhador, ou seja, a obrigatoriedade de uso de equipamento de proteção individual (EPI).

     

    Avante!!!

     

     

  • Sei que a Cespe é maldosa, mas dessa vez ela se superou! :D

  • É possivel instalar 2 SO sim,,más não é possível usa-los simultaneamente, a não ser que seja em uma maquina virtual.


ID
96946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Os dados de PPRA devem ser mantidos em arquivos adequados por um período mínimo de dois anos.

Alternativas
Comentários
  • errado. sao 20 anos. nr 09. item 9.3.8.2
  • 20 anos. Item 9.3.8.2 NR 9.

  • Errado

    A forma de registro do PPRA pode ser eletrônica ou a empresa pode optar por ter cópias impressas arquivadas. Lembrando que o documento deve estar disponível no estabelecimento para ser apresentado à fiscalização. No tocante à manutenção dos dados, a própria NR9 se encarregou de definir que estes deverão ser mantidos por um período de vinte anos. A contagem desse prazo inicia-se com a inserção dos dados no programa.

     

    Avante!!!


ID
97012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Ruído, vibrações e variações térmicas são exemplos de riscos físicos que afetam o trabalhador no desenvolvimento de suas tarefas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS)

    (...)

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

    (...)

  • fara o trt 16?
  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
97033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no item 9.1.1 da NR 9.

  • Segue: 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de 
    todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de 
    Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da 
    antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que 
    venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos 
    naturais.
  • Certo.

    9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

  • GOSTEI


ID
103960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 do MTE estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA). A esse respeito, julgue os
itens subsequentes.

Cabe aos trabalhadores colaborar e participar na implantação e na execução do PPRA, seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA e informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Cabe aos trabalhadores...

    informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

    Questão chata do CESPE, faz uma questão que não é bem a literalidade e cobra a literalidade

  • 9.4.2 Dos trabalhadores: 
    I. colaborar e participar na implantação e execução do PPRA; 
    II. seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; 
    III. informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores

ID
103963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 do MTE estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA). A esse respeito, julgue os
itens subsequentes.

A referida NR estabelece os parâmetros máximos e as diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo estes serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros mínimos segundo o item 9.1.4 da NR 9.

  • A referida NR estabelece os parâmetros máximos e as diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo estes serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. 
    Errado

    NR- 9
    9.1.4 - A referida NR estabelece os parâmetros mínimos e as diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo estes serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.
  • Esse é o tipo de questão que eles colocam apenas para ferrar os candidatos e gerar desempates e desclassificações. 
  • É bom decorar as NRs para provas do CESPE, na maioria das questões eles realizam uma mudança sutil pra pegar o candidato.
  • Errado

     

    A NR9 estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais que devem ser observados na execução do PPRA, os quais podem ser ampliados mediante convenção coletiva de trabalho.

     

    Avante!!!

  • Li rápido e acabei errando.


ID
103966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 do MTE estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA). A esse respeito, julgue os
itens subsequentes.

Para efeito da NR em questão, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Entre os agentes químicos, estão as bactérias, os fungos, os bacilos, os parasitas, os protozoários e os vírus.

Alternativas
Comentários
  • Errada!A primeira assertiva da questão está correta. No entanto, há erro na definição de agentes químicos, que são "as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.".A definição colocada na questão refere aos agentes BIOLÓGICOS.
  • 9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais  como:  ruído,  vibrações,  pressões  anormais,  temperaturas  extremas,  radiações  ionizantes,  radiações  não ionizantes, bem  como o infra-som e o ultra-som. 
    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da  atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. 
    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • Para efeito da NR em questão, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Entre os agentes químicos (biológicos), estão as bactérias, os fungos, os bacilos, os parasitas, os protozoários e os vírus.
  • Errado

     

    Os riscos ambientais são os agentes FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS existentes no ambiente de trabalho que, em função da natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
103969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 do MTE estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA). A esse respeito, julgue os
itens subsequentes.

Uma análise global do PPRA deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez a cada semestre, para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos possíveis ajustes e estabelecimento de novas metas e prioridades.

Alternativas
Comentários
  • Errada!Conforme disposições da NR09, a análise global deverá ser efetuada:- sempre que necessário- pelo menos uma vez AO ANO
  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS):

    (...)

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

    (...)
     

  • Errada

     

    A NR9 determina que a avaliação do PPRA deve ocorrer uma vez ao ano, e sempre que necessário, por exemplo, caso ocorram alterações no processo produtivo, como instalação de nova máquina, ou introdução de novas tecnologias, ou, ainda, no caso de utilização de nova matéria-prima nos processos. Essa avaliação deve ser registrada em um documento chamado Análise Global.

     

    Avante!!!


ID
103972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 do MTE estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA). A esse respeito, julgue os
itens subsequentes.

O empregador deve garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, eles possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS):

    (...)

    9.6.3 O empregador deverá garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.

    (...)

  • Questão desatualizada: Revogada pela Portaria SEPRT nº

    915/19.

    Antes da portaria, o item 9.6.3 previa que o empregador devia garantir que, na ocorrência de riscos

    ambientais nos locais de trabalho que colocassem em situação de grave e iminente risco um ou mais

    trabalhadores, os mesmos pudessem interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao

    superior hierárquico direto para as devidas providências.


ID
104227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 7 e a NR 9 do Ministério do Trabalho e do Emprego
estabelecem, respectivamente, os parâmetros mínimos e as
diretrizes gerais a serem observados na execução do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e na
implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
(PPRA). Com base nessas normas, julgue os itens de 101 a 109.

Segundo a NR 9, ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes são considerados agentes físicos.

Alternativas
Comentários
  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
104230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 7 e a NR 9 do Ministério do Trabalho e do Emprego
estabelecem, respectivamente, os parâmetros mínimos e as
diretrizes gerais a serem observados na execução do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e na
implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
(PPRA). Com base nessas normas, julgue os itens de 101 a 109.

Entre os efeitos nocivos da exposição ao ruído, sem o uso do equipamento de proteção individual (EPI) recomendado, estão a perda auditiva neurossensorial temporária e(ou) permanente de graus diversos, a irritabilidade, a hipertensão arterial, os zumbidos, a diminuição do rendimento no trabalho e a diminuição da libido.

Alternativas

ID
104242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 7 e a NR 9 do Ministério do Trabalho e do Emprego
estabelecem, respectivamente, os parâmetros mínimos e as
diretrizes gerais a serem observados na execução do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e na
implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
(PPRA). Com base nessas normas, julgue os itens de 101 a 109.

Os riscos ocupacionais físicos, biológicos e químicos são os únicos reconhecidos pela Previdência Social, para fins de benefício.

Alternativas
Comentários
  • Os riscos ergonômicos não entram nesta lista? Benefício concedido por agravamento a LER/DORT, burnout, etc...


ID
177601
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 9, o PPRA deverá conter, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • 9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:


    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;


     b) estratégia e metodologia de ação;


     c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;


     d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. 


ID
213697
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-9 prevê situações que exigem a adoção de medidas para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais. Nesse sentido, considere:

I. Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho.
II. Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
III. Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

O estudo, o desenvolvimento e a implantação de medidas de proteção coletiva devem, respectivamente, obedecer à seguinte hierarquia:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    9.3.5.2. O estudo desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverão obedecer à seguinte hierarquia:
    a) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;
    b) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes prejudiciais à saúde;
    trabalho;
    c) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
  • EPR=> Eliminar, prevenir e reduzir.


ID
215989
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os registros de dados que constituem o histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverão ser mantidos pelo empregador ou instituição por um período mínimo, em anos, de

Alternativas
Comentários
  • Lê-se na NR 9: "9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos".
  • 9.3.7 Do monitoramento.

    9.3.7.1. Para o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, deve ser realizada uma avaliação sistemática e repetitiva da exposição a um dado risco, visando à introdução ou modificação das medidas de controle, sempre que necessário.

    9.3.8 Do registro de dados.

    9.3.8.1 Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA.

    9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.

    9.3.8.3 O registro de dados deverá estar sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes

  • Os dados são mantidos por 20 anos, os trabalhadores podem acessar se eles quiserem.


ID
225853
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale as etapas, em ordem cronológica, de um PPRA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    NR 9

    9.3 Do desenvolvimento do PPRA.
    9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:
    a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;
    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
    e) monitoramento da exposição aos riscos;
    f) registro e divulgação dos dados.
  • ANtecipação, REconhecimento, AVAliação, COntrole e o ANREAVACO

  • 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.


ID
225859
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O que significa limite de tolerância, com base nas Normas Regulamentadoras 9 e 15 do Ministério do Trabalho e Emprego?

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra D

    NR 15

    15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

ID
225982
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe uma NR que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Essa NR é a:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: A
     

    Reprodução ipsis litteris do item 9.1.1 da NR 09, que trata do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)


    "9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
     

    Bons estudos"

  • Mera transcrição do item -NR9

    9.1.1

     

    Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de

    todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de

    Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da

    antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que

    venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos

    naturais.


     

    Bons Estudos.


  • NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) 


ID
227953
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-9 estabelece os parâmetros mínimos para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e as diretrizes gerais a serem observadas na sua execução. Esses parâmetros podem, entretanto, ser ampliados

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra A

    NR 9 - NORMA REGULAMENTADORA 9

    9.1.4. Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

ID
228085
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA - é um instrumento de gestão que visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores em face dos riscos ambientais e define, entre outros aspectos, que

Alternativas
Comentários
  • NR 09
    9.3.6.1. Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas (e não corretivas) de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

  • Quase errei!! Essa VUNESP não é brincadeira... trocam palavras simples entre as assertivas, tornando a questão extremamente difícil. 

  • NR 9


    9.6 Das disposições finais

    9.6.1 Sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.

    9.6.2 O conhecimento e a percepção que os trabalhadores têm do processo de trabalho e dos riscos ambientais presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR-5, deverão ser considerados para fins de planejamento e execução do PPRA em todas as suas fases.

    9.6.3 O empregador deverá garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.



ID
228088
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O PPRA contempla as medidas a serem adotadas para a eliminação, a minimização ou o controle dos agentes ambientais e, segundo ele,

Alternativas
Comentários
  • 9.6.2 O  conhecimento  e  a  percepção  que  os  trabalhadores  têm  do  processo  de  trabalho  e  dos  riscos  ambientais
    presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR-5, deverão ser considerados para fins
    de planejamento e execução do PPRA em todas as suasfases.
  • Concordo com a assertiva "a". Apesar de não ser "letra de lei", é correto utilizar a quantidade de dados que lhe dê a mínima confiança do levantamento ambiental, não importando quantos sejam necessários.


ID
228091
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Higiene do Trabalho, são agentes químicos as substâncias simples ou compostas ou produtos que possam ingressar no organismo através da pele ou por ingestão, além da via respiratória. Assim,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Névoas - Ruptura mecânica de líquidos;

    Neblinas - Condensação de líquidos;

    Poeiras - Ruptura mecânica de sólidos;

    Fumos - Condensação de sólidos;

  • Os gases e vapores são classificados como irritantes, asfixiantes, anestésicos, sistêmicos, alergênicos, cancerigênios e mutagênicos.


ID
231307
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-9, considera-se nível de ação (NA), o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. O NA para os agentes químicos e para o agente físico ruído são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos 
    níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem: 
    a)  para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" 
    do subitem 9.3.5.1; 
    b)  para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.
  • 9.3.6.2 Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:

    a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1;

    b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6. 


ID
244702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

A DRT também emitiria autuação caso a empresa mantivesse um PPRA que não tivesse sido elaborado por um profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho ou medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  É um absurdo mas está na NR:


    9.3.1.1  A  elaboração,  implementação,  acompanhamento  e  avaliação  do  PPRA  poderão  ser  feitas  pelo  Serviço
    Especializado  em  Engenharia  de  Segurança  e  em  Medicina  do  Trabalho  -  SESMT  ou  por  pessoa  ou  equipe  de
    pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.
  • O PPRA não precisa ser elaborado por um profissional legalmente habilitado, podendo ser elaborado pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes (9.3.1.1).
  • O PPRA não precisa ser elaborado por um profissional legalmente habilitado, podendo ser elaborado pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes


ID
244705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

A antecipação de riscos é a etapa do PPRA que gera a maior redução de acidentes de trabalho, visto que, nessa etapa, é realizada a análise dos acidentes já ocorridos na empresa e contemplado o programa de capacitação dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o certo seria:

    "A antecipação de riscos é a etapa do PPRA que gera a maior redução de acidentes de trabalho, visto que, nessa etapa, é realizada a análise dos acidentes já ocorridos na empresa e NÃO É contemplado o programa de capacitação dos funcionários."

    Portando, está ERRADA!
  • Antecipação dos riscos envolve o estudo dos projetos das novas instalações da empresa, suas máquinas, equipamentos e processos de trabalho.

  • Errada

     

    Na antecipação, como o próprio nome diz, deverão ser identificados, antecipadamente, os riscos potenciais, ou seja, que poderão vir a existir no ambiente de trabalho. Essa etapa deve ocorrer durante a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou modoficação dos processos já existentes.

     

    Avante!!!

     

  • fase de antecipação >>>>>>>>>> identificação de riscos potenciais

    fase de reconhecimento >>>>>>>>>>> constatação dos riscos evidentes.

  • Acidentes já ocorridos são identificados e mapeados na fase de reconhecimento.


ID
244708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

A etapa de reconhecimento de riscos do PPRA deverá conter a descrição das medidas de controle já existentes na empresa.

Alternativas
Comentários
  • 9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a)  a sua identificação;  
    b)  a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;  
    c)  a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;
    d)  a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;  
    e)  a caracterização das atividades e do tipo da exposição;  
    f)  a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de  possível comprometimento da saúde decorrente do
    trabalho;  
    g)  os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;  
    h)  a descrição das medidas de controle já existentes.

ID
244711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

A etapa de avaliação dos riscos do PPRA deve ser subdividida em avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.

Alternativas
Comentários
  • Somente quantitativa:
    A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:  a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;   b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;  c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.  
    Fonte: NR9 PPRA
  • Podemos associar a avaliação QUALITATIVA à etapa de reconhecimento dos riscos do PPRA.

    Já na  avaliação QUANTITATIVA, o objetivo é verificar se aquele agente identificado na etapa de reconhecimento representa (ou não) risco para a saúde dos Trabalhadores.

  • Creio que o erro da questão esteja na palavra "subdividido", que significa: dividido depois de uma divisão anterior.

    A meu ver, o termo dividido seria o correto, visto que na norma é citado os dois tipos de avaliação.

    NR 9

    3. Avaliação Preliminar da Exposição (que é o mesmo que avaliação qualitativa ou avaliação preliminar de risco - APR)

    3.3 Se a avaliação preliminar não for suficiente para permitir a tomada de decisão quanto à necessidade de implantação de medidas preventivas e corretivas, deve-se proceder à avaliação quantitativa. 

    4. Avaliação Quantitativa da Exposição 

    4.1 A avaliação quantitativa deve ser representativa da exposição, abrangendo aspectos organizacionais e ambientais que envolvam o trabalhador no exercício de suas funções. 


ID
244714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

Na etapa de implantação de medidas de controle, deve ser priorizada, sempre que possível, a utilização de equipamento de proteção individual (EPI).

Alternativas
Comentários
  • o EPI só deve ser utilizado após a comprovação da impossibilidade de adoção de medidas de proteção coletiva
  • A  utilização de EPI deve ser a última medida a ser tomada, quando "comprovado pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletivas, ou quando estas não forem sufucientes....deverão ser adotadas medidas, obedecendo a hierarquia: a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; b)utilização de EPI's.
  • Penso que a intenção da questão é criar confusão entre a "implantação de medidas de controle" prevista no item 9.3.1, d, da NR9 e a "implantação de medidas de proteção coletiva" prevista no item 6.3, b, da NR6, sendo esta última a que demanda utilização de EPIs.

    Importante lembrar que tal disposição tem caráter imperativo, não cabendo a colocação "sempre que possível", conforme dispõe a assertiva.
  • EPI sempre será a última opção.


ID
244717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

Para a utilização do EPI no âmbito do PPRA, devem ser estabelecidas normas ou procedimentos que promovam o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do equipamento.

Alternativas
Comentários
  • NR 9. Item 9.3.5.5 - A utilização do EPI no âmbito do programa deverá considerar as normas legais e administrativas em vigor e envolver no mínimo: c) estabelecimentos de normas e procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI...
  • 9.3.5.5 A  utilização de EPI no âmbito do programa deverá considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver no mínimo: 
     
    a)  seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador está exposto e à atividade exercida, considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo avaliação do trabalhador usuário; 
     
    b)  programa de treinamento dos trabalhadores quanto à sua correta utilização e orientação sobre as limitações de proteção que o EPI oferece; 
     
    c) estabelecimento de  normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI, visando garantir as condições de proteção originalmente estabelecidas; 
     
    d) caracterização das funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos EPI’s utilizados para os riscos ambientais.

  • 9.3.5.5 A utilização de EPI no âmbito do programa deverá considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver no mínimo:

    a) seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador está exposto e à atividade exercida, considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo avaliação do trabalhador usuário;

    b) programa de treinamento dos trabalhadores quanto à sua correta utilização e orientação sobre as limitações de proteção que o EPI oferece;

    c) estabelecimento de normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI, visando garantir as condições de proteção originalmente estabelecidas;

    d) caracterização das funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos EPI’s utilizados para os riscos ambientais.


ID
244720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

O limite de tolerância estabelecido pela NR 9 é o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições ultrapassem os limites estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • 9.3.6. DO NÍVEL DE AÇÃO
    9.3.6.1. Para os fins desta NR considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.
  • Quando chegamos no nível de ação é por que está na hora de agir!! 

  • O NÍVEL DE AÇÃO é o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições ultrapassem os limites estabelecidos.


ID
244723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

O responsável pelo monitoramento ambiental previsto no PPRA pode utilizar o conceito de grupo homogêneo de exposição (GHE) para referir-se a um grupo de trabalhadores que exerçam determinada atividade comum e se encontrem expostos aos mesmos agentes ambientais.

Alternativas
Comentários
  • GHE é muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooo usado tanto para elaboração do PPRA, como PCSMO, para laudo de insalubridade, para laudo de periculosidade, para LTCAT, para amostragem de substâncias químicas, ele é uma forma de "economizar" tanto dinheiro, como tempo para obter o resultado

    um setor de maquinas tem 400 funcionários, em vez de colocar um dosímetro em cada funcionário, o que seria caro, é feito o GHE daquele setor, por área, risco, um padrão a ser definido e faz uma amostra simplifificada, estratificada, de forma que essa amostra represente o todo... assim não é preciso fazer em 400 pessoas.


ID
244726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

Os equipamentos utilizados para realizar a avaliação ambiental quantitativa devem ter certificado de calibração válido, emitido por um laboratório que pertença à Rede Nacional de Calibração e reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Alternativas
Comentários
  • o INMETRO é o órgão ACREDITADOR (apenas um por país). ele é o padrão a referência para outros laboratórios acreditados.


ID
244729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que uma empresa do ramo do comércio atacadista de
mercadorias em geral seja autuada pela DRT por não manter um
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em seu
estabelecimento. Considere, também, que a referida empresa
contrate um engenheiro de segurança do trabalho para elaborar as
etapas iniciais do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos,
estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle,
avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores e implantação
de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. Em face dessas
considerações, julgue os itens a seguir.

No PPRA, na etapa de avaliação quantitativa, devem ser considerados a metodologia e os procedimentos de avaliação estabelecidos pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Incorreto. Resposta deveria ser: Errada
    Segundo a NR 9
    9.3.5.1 Deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos 
    riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações: 
    a) identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde;  
    b) constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente à saúde;  
    c) quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos 
    limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela 
    ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser 
    estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais 
    estabelecidos;  
    d) quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde 
    os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.  
     
    Como se ve, em nenhum momento a NR9 se refere ao FUNDACENTRO.
  • Mas tá correto.....tb não sei o motivo.
    Questão 130 -http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/INSS2007/arquivos/INSS08_Gab_Definitivo_009_11.pdfhttp:
    //www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/INSS2007/arquivos/INSS_Prova_Cargo_NS_09_Caderno_K.pdf






  • CORRETO

    O CESPE pegou pesado, mas é isso mesmo. Vejamos o que diz o Decreto 4882/2003:


    "Art. 68. 
    .
    .
    .
     
    § 11.  As avaliações ambientais deverão considerar a classificação dos agentes nocivos e os limites de tolerância estabelecidos pela legislação trabalhista, bem como a métodologia e os procedimentos de avaliação estabelecidos pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO." (NR)


    ;)
  • Mas esta questão não estaria desatualizada neste caso?

    Produção?
  • show de comentário Salmo, vai ser DE GRANDEEEEE VALIA!

  • Questão a se pensar mesmo, pois não é do tipo CTRL C + CTRL V.

    Dica: lembrem-se sempre das Normars de Higiene Ocupacional (NHOs), da FUNDACENTRO.

    Abç.


ID
294880
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um local de trabalho foi constatada a presença de ruídos contínuos e de ruídos de impactos. Em relação a estes dois agentes, conforme o expresso na NR15 (atividades e operações insalubres) e em seus anexos 1 e 2, assim como na NR09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D) errada. o limite de tolerancia para ruido de impacto é de 130 dB (linear).
  • Vejamos:

    a) o trabalhador , em hipótese alguma, pode ser exposto a ruído contínuo sem proteção adequada acima de 130 dB (A).
    ERRADA. Acima de 115 dB(A) o trabalhador precisa de proteção adequada.

    b) ruídos de impactos devem ser medidos em circuito de resposta lenta (SLOW).
    ERRADA. Os ruídos de impactos devem ser medidos no circuito de resposta para impacto. Caso o medidor de nível de pressão sonora não possua esse circuito, admite-se a medição no circuito de resposta rápido (FAST).

    c) o nível de ação para ruído contínuo, para fins legais, ocorre quando a dose atinge a 50% da máxima exposição diária permissível.
    CORRETA. É o que preconiza a NR-09 – PPRA:
    9.3.6.2Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:
    b)  para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.

    d) o limite de tolerância (LT) para ruído de impacto é de 140dB (linear).
    ERRADO. O limite de tolerância para impacto será de 130 dB(linear) - nessa utiliza-se medidor de pressão sonora com resposta para impacto – ou de 120 dB(C), quando se utiliza medidor que não tenha resposta para impacto, ou seja, utiliza-se o circuito de compensação C e o circuito de resposta FAST.

    e) o adicional de insalubridade é de grau máximo, constatada a insalubridade por ruído contínuo.
    ERRADO. Tanto na insalubridade por ruído contínuo, intermitente ou de impacto o grau de insalubridade é médio (20%).

ID
294943
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para efeito da NR-9, os riscos considerados ambientais são

Alternativas
Comentários
  • NR 09

    Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
  • Riscos ergonômicos e de acidentes são RISCOS DE OPERAÇÃO, não riscos ambientais.

ID
294970
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a NR-9, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.
  • 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais

  • OS DADOS DEVEM FICAR 20 ANOS NO MINIMO

  • Justificativas

    a) Errada. Pode ser qualquer profissional ou grupo que, a critério do empregador, seja considerado capaz de elaborar o programa, além do SESMT.

    b) Errada. 20 anos é o período mínimo para que esses documentos sejam armazenados

    c) Correta

    d) Errada. 20 anos

    e) Errada. Essa responsabilidade é do empregador.


ID
318856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à
preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio
da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do consequente
controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que
venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a
proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Com base
nessas informações, julgue os próximos itens de acordo
com a NR-9.

A fim de assegurar a proteção aos riscos ambientais identificados na execução do PPRA, os trabalhadores interessados têm o direito de apresentar propostas e receber informações e orientações.

Alternativas
Comentários
  • 9.5.1. Os trabalhadores interessados terão o direito de apresentar propostas e receber informações e orientações a fim de assegurar a proteção aos riscos ambientais identificados na execução do PPRA.(109.038-0 / I2)
  • Certo

    Os empregadores devem colaborar e participar na implantação e execução do PPRA, fornecendo ao(s) responsáveil (is) pela elaboração do programa informações pertinentes sobre o processo produtivo, substâncias e produtos utilizados. Os empregados devem seguir as orientações recebidas nos treinamentos e também informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

     


ID
318859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à
preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio
da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do consequente
controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que
venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a
proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Com base
nessas informações, julgue os próximos itens de acordo
com a NR-9.

Deve-se efetuar, sempre que necessário e pelo menos uma vez a cada cinco anos, uma análise global do PPRA para a avaliação do seu desenvolvimento, a realização dos ajustes necessários e o estabelecimento de novas metas e prioridades.

Alternativas
Comentários
  • uma vez ao ano de acordo com a NR-9  9.2.1.1

  • NR 9

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada,
    sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. 
  • Errado!

    Deve-se efetuar, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para a avaliação do seu desenvolvimento, a realização dos ajustes necessários e o estabelecimento de novas metas e prioridades.

  • Errado

     

    A NR9 determina que a avaliação do PPRA deve ocorrer uma vez ao ano, e sempre que necessário, por exemplo, caso ocorram alterações no processo produtivo, como instalação de nova máquina, ou introdução de novas tecnologias, ou, ainda, no caso de utilização de nova matéria-prima nos processos. Essa avaliação deve ser registrada em um documento chamado Análise Global.

     

    Avante!!!


ID
318862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à
preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio
da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do consequente
controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que
venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a
proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Com base
nessas informações, julgue os próximos itens de acordo
com a NR-9.

O nível de ação corresponde ao valor abaixo do qual devem ser iniciadas ações preventivas, de forma a minimizar a probabilidade de as exposições a agentes ambientais ultrapassarem os limites de exposição.

Alternativas
Comentários
  • 9.3.6.1. Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico. 
  • O nível de ação corresponde ao valor ACIMA do qual devem ser iniciadas ações preventivas, de forma a minimizar a probabilidade de as exposições a agentes ambientais ultrapassarem os limites de exposição.

  • Errado

     

    Nível de ação

     

    De acordo com a NR9, considera-se nível de ação o valor ACIMA do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de tolerância. Caso o limite de tolerância seja ultrapassado, a atividade correspondente será caracterizada insalubre.

     

    As ações preventivas devem incluir o monitoramento períodico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

     

    Avante!!!


ID
318865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à
preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio
da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do consequente
controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que
venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a
proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Com base
nessas informações, julgue os próximos itens de acordo
com a NR-9.

As instituições que mantêm registro de dados estruturado, que configura um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento de seu PPRA, devem manter esses dados armazenados por um período de quinze anos.

Alternativas
Comentários
  • minimo de vinte anos -  NR 9 -  9.3.8.2
  • NR 9

    9.3.8 Do registro de dados.

    9.3.8.1 Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA.

    9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.

    9.3.8.3 O registro de dados deverá estar sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes.

  • As instituições que mantêm registro de dados estruturado, que configura um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento de seu PPRA, devem manter esses dados armazenados por um período de 20 anos

  • Errado

     

    No tocante à manutenção dos dados, a própria NR9 se encarregou de definir que estes deverão ser mantidos por um período de vinte anos. A contagem desse prazo inicia-se com a inserção dos dados no programa.

     

    Avante!!!


ID
320221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com referência ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) previsto na NR 9, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
321814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se subseguem, relativos às situações de risco às quais os empregados podem ser expostos e aos possíveis efeitos clínicos dessa exposição.

São exemplos de situações de risco à saúde do trabalhador relacionadas a agentes físicos: alterações na pressão atmosférica, iluminação excessiva ou deficiente e descargas elétricas.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito desta questão, ao meu ver, está equivocado. Isto porque, iluminação excessiva ou deficiente e descargas elétricas são riscos ergonômicos e de acidente. Não são considerados riscos físicos.


ID
322519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a medidas de proteção à saúde e à segurança do
trabalhador no âmbito da empresa, julgue os itens a seguir.

A implantação de medidas de caráter coletivo na empresa deve ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    9.3.5.3 A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações deproteção que ofereçam.

  • Certo.

    "9.3.5.3 A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam."


ID
322522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a medidas de proteção à saúde e à segurança do
trabalhador no âmbito da empresa, julgue os itens a seguir.

Compete à empresa o desenvolvimento de meios de identificação e correção de falhas de segurança bem como de conscientização dos trabalhadores sobre os riscos de acidentes.

Alternativas

ID
322525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a medidas de proteção à saúde e à segurança do
trabalhador no âmbito da empresa, julgue os itens a seguir.

Os treinamentos destinados à proteção da saúde e segurança do trabalho devem ser restritos aos empregados por serem eles os diretamente expostos a riscos de acidentes na empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado, tem que englobar todos os envolvidos na empresa.


ID
322528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere a procedimentos de comunicação dos perigos à
saúde e à segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

A comunicação interna, que ocorre, na empresa, entre vários níveis e funções, inclui detalhes sobre a participação de cada um e também das pessoas representantes do SST na empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão :(

    Comunicação interna

    É realizado um Diálogo Semanal de Segurança (DSS), onde são relatados aos trabalhadores os acidentes ocorridos na semana anterior e as ações corretivas e preventivas tomadas pela empresa para evitar sua recorrência. Neste DSS, além de difundir informações relativas à segurança, a empresa também procura estimular a participação dos trabalhadores na sugestão de melhorias para a prevenção de acidentes.


ID
322540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à avaliação de riscos, prevista no Programa de
Prevenção de Riscos Ambientais, julgue os itens a seguir.

No processo de avaliação de riscos, consideram-se, entre outras informações, os locais onde o trabalho é realizado, os dados toxicológicos, epidemiológicos e outros relacionados à saúde, à duração e à frequência da realização das tarefas.

Alternativas
Comentários
  • No processo de avaliação de riscos, consideram-se, entre outras informações, os locais onde o trabalho é realizado, os dados toxicológicos, epidemiológicos e outros relacionados à saúde, à duração e à frequência da realização das tarefas.

    [CERTO]


ID
322543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à avaliação de riscos, prevista no Programa de
Prevenção de Riscos Ambientais, julgue os itens a seguir.

As populações suscetíveis a riscos e os grupos a eles vulneráveis são treinados para se precaverem contra a ocorrência de acidentes ou a incidência de doenças, razão pela qual, no referido programa, desconsideram-se os riscos a que estão sujeitos essas populações e grupos.

Alternativas
Comentários
  • nã entendi....

  • Gabarito: E

     

    O fato das populações suscetíveis a riscos e os grupos a eles vulneráveis receberem treinamentos contra a ocorrência de acidentes ou a incidência de doenças não faz com que no Progarma de Prevenção de Riscos Ambientais estes riscos sejam desconsiderados. Eles devem constar no programa. Portanto, questão errada.

     

     

  • Gabarito: Errado

    A afirmação só está errada por causa da palavra "desconsideram-se" .


ID
322546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à avaliação de riscos, prevista no Programa de
Prevenção de Riscos Ambientais, julgue os itens a seguir.

Essa avaliação deve ser realizada sempre que houver necessidade de se dimensionar a exposição dos trabalhadores aos riscos, e os resultados devem ser expressos em termos quantitativos.

Alternativas
Comentários
  •  Nr. 9.

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
     
    a)comprovar o controle da exposição ou a inexistênciariscos identificados na etapa de reconhecimento;
    b)dimensionar a exposição dos trabalhadores;
    c)subsidiar o equacionamento das medidas de controle
  • Gabarito: C

     

    NR 09 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

     

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:

     

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;

     

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

     

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.


ID
322549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à avaliação de riscos, prevista no Programa de
Prevenção de Riscos Ambientais, julgue os itens a seguir.

A avaliação de riscos serve para estimar ou calcular os riscos advindos de perigos, considerando-se a adequação dos controles existentes, a fim de se decidir se o risco é aceitável ou não.

Alternativas
Comentários
  • a)comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b)dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c)subsidiar o equacionamento das medidas de controle


ID
322552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à avaliação de riscos, prevista no Programa de
Prevenção de Riscos Ambientais, julgue os itens a seguir.

Na elaboração de normas e procedimentos relativos à prevenção de acidentes e proteção do trabalhador no ambiente de trabalho, é suficiente considerar os riscos relacionados a agentes físicos e químicos.

Alternativas
Comentários
  • "...é suficiente considerar os riscos relacionados a agentes físicos e químicos." ERRADO

    Deve considerar os agentes FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.



ID
323425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Determinada empresa construiu, para instalação de uma subestação, um canteiro de obras para atendimento de 131 empregados,
de ambos os sexos, por período estimado em 14 meses. Esse canteiro disporá de almoxarifado, oficina eletromecânica, área de lazer,
refeitório e alojamento, entre outros elementos de produção. A área destinada a armazenamento de cilindros de gases inflamáveis foi
demarcada com a palavra CUIDADO, na cor vermelha, inserida em fundo branco, como medida de segurança preliminar.

A respeito dessa situação e considerando as normas de segurança do trabalho estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, julgue
os itens subsequentes.

Providências que previnam a liberação de poeiras e a exposição a ruídos devem ser adotadas como medidas de proteção coletiva e contempladas nas etapas de controle do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Alternativas
Comentários
  • Nr. 9

    9.3.5.2 O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer à seguinte hierarquia:

    a) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;

    b) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

    a) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho

ID
324349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação às noções de funcionamento de um serviço de medicina e segurança do trabalho em empresas, julgue os seguintes itens.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas de uma empresa no campo da prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras (NRs), em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR 7.

Alternativas
Comentários
  • 9.1.3 O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7.


ID
324418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de agentes físicos, riscos à saúde e psicopatologia do trabalho, julgue os itens a seguir.

Consideram-se agentes físicos, entre outros, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus

Alternativas
Comentários
  • NR-09

    3.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

    3.2 Os agentes químicos são as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo por meio da pele ou por ingestão.

    3.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

    g: ERRADO


ID
342970
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR9, no estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva, as prioridades listadas devem obedecer à seguinte seqüência:

I - Redução dos níveis ou da concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

II - Prevenção da liberação ou disseminação desses agentes prejudiciais à saúde.

III - Eliminação ou redução da utilização ou da formação de agentes prejudiciais à saúde.

Qual a seqüência correta?

Alternativas
Comentários
  • Esta questao tem o gabarito errado.A NR é categorica e explicita -praticamente aconteceria a transcricao da mesma que se daria como respostas a sequencia da letra E.
  • NR9 item 9.3.5.2
    O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer a seguinte hierarquia:
    a)    medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou formação de agentes prejudiciais à saúde
    b)    medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho
    c)    medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho
    GABARITO ERRADO
    LETRA E
  • concordo marcelo

     

  • ENDOSSO OS COMENTÁRIOS DE TODOS

  • A hierarquia é:

    1. Primeiro se deve reduzir ou prevenir a formação dos agentes prejudiciais;
    2. Se isso não for possível, deve-se dificultar o espalhamento deles;
    3. Por fim, deve-se trabalhar para reduzir os níveis e a concentração dos agentes no ambiente de trabalho.

ID
342991
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para fins do cumprimento da NR 9, o nível de ação é o percentual do limite de tolerância acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas para minimizar a probabilidade de exposições a agentes ambientais cujos níveis ultrapas- sam os limites aceitáveis. Esse percentual corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • 9.3.6.2 Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos

    níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:

    b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6

    RESP E


ID
343801
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-9, se em um ambiente de trabalho houver a ocorrência de riscos ambientais que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, estes poderão interromper as atividades

Alternativas
Comentários
  • 9.6.3 O empregador deverá garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.
  • Gab: B

     

    É O FAMOSO DIREITO DE RECUSA!

  • Ótima questão.


ID
355063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dois casos de leptospirose foram registrados em Alagoas,
após a ocorrência de fortes chuvas que atingiram o estado nos
últimos dias. A doença, comum em situações de enchente, também
afetou Pernambuco, onde foram registrados dezesseis casos
suspeitos desde a enxurrada. Para evitar esse e outros problemas
enfrentados por moradores de áreas atingidas, como diarreias,
hepatite A e picadas de animais peçonhentos, as secretarias
estaduais de saúde, em parceria com as prefeituras, têm realizado
ações preventivas. Técnicos da vigilância epidemiológica e de
saúde estão visitando cada um dos municípios atingidos pela chuva
e visitando abrigos para detectar precocemente sinais de sintomas
de doenças. Eles orientam a população sobre medidas de higiene e
ensinam como lavar e cozinhar os alimentos. Além disso, há
distribuição de hipoclorito de sódio para uso na água.
Alagoas e Pernambuco têm ações para prevenir doenças causadas
por enchentes. Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima e com base nas normas
regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego
(MTE), julgue os itens a seguir.

O agente etiológico causador da leptospirose é classificado como agente químico.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ERRADO.

    O agente etiológico causador da leptospirose é classificado como agente biológico.
  • Assertiva errada. 

    Só se o rato tiver saído de um filme de ficção científica e urinar partículas de substâncias químicas radioativas. 

    Leptospirose é causado pelo contato com materiais orgânicos (urina). Portanto é transmitida por agente biológico. 

    "Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse micro-organismo pode sobreviver indefinidamente nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina."
    FONTE:
    http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/leptospirose/
  • Paulo,
    Acredito que a questão deve ser anulada, pois não contextualiza exatamente de onde saiu o rato ou se ele era radioativo ou não. 

    Hehe brincadeirinha, bons estudos galera!
  • Errado

     

    A leptospirose é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida por animais, causada pela bactéria Leptospira interrogans (agente biológico).

     

     

    Avante!!!

  • É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes

    Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

    Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar.

    O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. 


ID
355069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dois casos de leptospirose foram registrados em Alagoas,
após a ocorrência de fortes chuvas que atingiram o estado nos
últimos dias. A doença, comum em situações de enchente, também
afetou Pernambuco, onde foram registrados dezesseis casos
suspeitos desde a enxurrada. Para evitar esse e outros problemas
enfrentados por moradores de áreas atingidas, como diarreias,
hepatite A e picadas de animais peçonhentos, as secretarias
estaduais de saúde, em parceria com as prefeituras, têm realizado
ações preventivas. Técnicos da vigilância epidemiológica e de
saúde estão visitando cada um dos municípios atingidos pela chuva
e visitando abrigos para detectar precocemente sinais de sintomas
de doenças. Eles orientam a população sobre medidas de higiene e
ensinam como lavar e cozinhar os alimentos. Além disso, há
distribuição de hipoclorito de sódio para uso na água.
Alagoas e Pernambuco têm ações para prevenir doenças causadas
por enchentes. Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima e com base nas normas
regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego
(MTE), julgue os itens a seguir.

Considere que um membro da defesa civil, durante o resgate de criança vítima de enchente, caia em um bueiro sem proteção e sofra escoriações. Nessa situação, fica evidenciado o risco ambiental classificado como agente físico.

Alternativas
Comentários
  • Os riscos ocupacionais são classificados em: 1. Riscos Biológicos: São microorganismos causadores de doenças com os quais pode o trabalhador entrar em contato, no exercício de diversas atividades profissionais; 2. Riscos Ergonômicos: São aqueles relacionados com fatores fisiológicos e psicológicos inerentes à execução das atividades profissionais; 3. Risco de acidente: É qualquer circunstância ou comportamento que provoque alteração da rotina normal de trabalho; 4. Riscos Físicos: São considerados riscos físicos: ruídos, calor, vibrações, pressões anormais, radiações e
    umidade (São formas de energia); 5. Riscos químicos: Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral.

    A questão traz uma circunstância associada a um comportamento: risco de acidente.

    Resposta: errada.
  • Assertiva errada. 

    Quanto à classificação do risco podemos eliminar o agente físico. Não existe qualquer dos agentes físicos elencados nessa situação. No exemplo, se pode caracterizar dois riscos a que o trabalhador foi exposto. Ao risco de acidente, pela queda no bueiro, e também ao risco biológico. Como o resgatista sofreu escoriações ele pode ter contato com agentes biológicos comuns em ambientes de enchentes. 
  • A NR-09 classifica os riscos em Físicos, Químicos e Biológicos.
    O Mapa de riscos determinado pela NR-05 amplia os riscos Físicos, Químicos e Biológicos com o riscos ergônomicos e o de acidentes.

  • Errado.

    Nesse caso é um risco ocupacional classificado como risco de acidentes.


ID
355072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a realização, por equipe de segurança do trabalho, de
inspeção na cozinha, na oficina de manutenção, no arquivo e na
garagem de determinada empresa, para a avaliação das condições
ambientais de segurança e a exposição dos trabalhadores a agentes
agressivos, potenciais causadores de acidentes, julgue os itens que
se seguem.

Suponha que, no arquivo geral, tenha sido constatada a existência de mofo nas paredes, em decorrência da baixa circulação de ar e do excesso de umidade. Nessa situação, a equipe de segurança deve atestar, no laudo de inspeção, a presença de risco químico e biológico.

Alternativas
Comentários
  • Mofo, por se tratar de fungo, constitui risco biológico, mas a umidade é caracterizada como risco físico, não como químico. 

    Assertiva errada.
  • Assertiva incorreta. 

    Quanto ao enquadramento do risco biológico está correto, a ocorrência de fungos significa que o ambiente tem agentes biológicos em dispersão, teoricamente, em padrão maior do que o aceitável. Porém risco químico não existe no exemplo. A umidade é caracterizada como risco físico, portanto, se fosse considerada seria com essa classificação. Cabe considerar que classificar a área como local insalubre por umidade haveria a necessidade de um teor muito maior do que o que poderíamos encontrar num arquivo.   
  • Pessoal, segundo a maravilhosa professora Mara Camisassa, a umidade NÃO É agente ambiental. É simplesmente uma condição encontrada no ambiente de trabalho.

    Recomendo muito o livro e o curso em pdf da professora!!!

    https://maracamisassa.com.br/

  • NR 9- programa de prevenção de riscos ambientais

    9.1.5.3 consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus entre outros.

    Agentes físicos são formas de energia.


ID
355135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
ações da própria população, sendo os maiores causadores de
incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
fogueiras, balões e fogos de artifícios.


Internet: (com adaptações).

Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
próximos itens.

Os aerodispersoides gerados nos incêndios florestais são classificados como agentes químicos.

Alternativas
Comentários
  • Aerodispersóides são partículas ou gotículas extremamente pequenas em suspensão na atmosfera ou ambiente de trabalho que são transportados pela corrente de ar. Estas partículas são geradas pela ruptura mecânica de sólidos como minerais ou vegetais pulverizados a que chamamos de poeira ou como também os materiais líquidos que originam os vapores decorrentes da evaporação de água, combustíveis e outras substâncias voláteis.

    Estas partículas são consideradas poluentes do ar ou ambiente de trabalho, com exceção do vapor da água pura, que formam as nuvens. Os demais aerodispersóides são caracterizados como poluentes devido as suas características físicas e químicas, que os fazem nocivos a saúde e bem estar dos seres vivos e ecossistemas.

  • Gabarito: Certo

  • NR 9 - programa de prevenção de riscos ambientais

    9.1.5.2 consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão


ID
355267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

Alternativas
Comentários
  • 9.1.2 As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle
  • Assertiva correta. 

    O programa deve ser desenvolvido de acordo com a necessidade específica de cada setor de trabalho. Numa grande empresa teremos diversas configurações de ambientes, e claro, diversas classificações de risco encontradas. Assim, devemos construir o PPRA na medida em que haverá necessidade de intervenção nos riscos caracterizados. Um exemplo bem simples é a diferença entre as atribuições do PPRA do escritório da empresa com a área operacional. No escritorio serão realizadas apontamentos gerais (geralmente na área da ergonomia), já na área operacional, a depender da atividades realizada o PPRA terá aprofundamentos nos riscos encontrados para desenvolver de forma mais concreta a proteção do trabalhador. 

ID
355270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes.

Alternativas
Comentários
  • NR-9 9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações,  ressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

ID
355273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

Na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, a empresa deve garantir que esses trabalhadores possam interromper de imediato suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • 9.6.3 O empregador deverá garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências. 

ID
355276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

Os empregadores devem informar os trabalhadores, de maneira apropriada e suficiente, sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e proteger-se deles.

Alternativas
Comentários
  • 9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
  • Item revogado pela portaria SEPRT n915, de 30 de julho de 2019.

    Encontra na NR 1- disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais

    1.4.3 o trabalhador poderá interromper suas atividade quando constatar uma situação de trabalho onde, a seu ver, envolva um risco grave e iminente para sua vida e saúde, informando imediatamente ao seu superior hierárquico.


ID
355279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

Os dados registrados e estruturados, pelo empregador, a fim de constituírem o histórico técnico-administrativo do desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem ser mantidos por um período mínimo de dez anos.

Alternativas
Comentários
  • NR-9:

    9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.
  • Errado

     

    No tocante à manutenção dos dados, a própria NR9 se encarregou de definir que estes deverão ser mantidos por um período de vinte anos. A contagem desse prazo inicia-se com a inserção dos dados no programa.

     

    Avante!!!


ID
355282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

A referida norma estabelece os parâmetros máximos e as diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA.

Alternativas
Comentários
  • As normas estabelecem parametros mínimos de saúde e segurança. Lê-se na NR 9: "9.1.4 Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociaçãocoletiva de trabalho".
  • A NR 9 estabelece os parãmetros MÍNIMOS e, não o máximo, como diz a questão.


  • Essa troca de "mínimo" por "máximo" é muito comum. Já ocorreu algumas vezes também em questões da ESAF. Fica a dica!

  • Errado

     

    A NR9 estabelece parâmetros mínimos e diretrizes gerais que devem ser observados na execução do PPRA, os quais podem ser ampliados mediante convenção coletiva de trabalho.

     

    Avante!!!

  • A NR-9 estabelece os parâmetros MÍNIMOS e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA. Note, portanto, que se trata dos parâmetros mínimos e diretrizes gerais, os quais podem ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.


ID
355285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da NR n.º 9, julgue os itens a seguir.

Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros, são considerados agentes químicos.

Alternativas
Comentários
  • NR - 9
    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • 9.1.5.1Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não
    ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, com postos ou produtos que possam penetrar no organismo
    pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos , névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela
    natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser a bsorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • Errado

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
357301
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para efeito da Norma Regulamentadora 09, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Esta NR, classifica os ruídos, vibrações e pressões anormais como agentes:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento sobre o mapa de risco.

    No mapa de risco poderão ser representados os seguintes riscos e nas seguintes cores correspondentes:

    1. Físico (na cor verde): relacionado aos ruídos, pressão, frio, calor, radiação e vibrações.
    2. Químico (na cor vermelha): relacionado com gases, vapores, neblinas, poeira, fumo.
    3. Biológico (na cor marrom): relacionado a parasitas, bactérias, vírus e insetos.
    4. Ergonômico (na cor amarela): relacionado a posturas incorretas, excesso de peso, repetição, excessos de movimentos e monotonia.
    5. Acidentes (na cor azul): relacionado à iluminação, à explosão, aos incêndios, às quedas e aos animais peçonhentos.

    Com isso, concluímos que a questão traz exemplos de riscos FÍSICOS.

    GABARITO: LETRA B


ID
389614
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser elaborado e implementado por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, independente da quantidade de funcionários. A diferença está na forma de elaboração. Considerando-se, por exemplo, um escritório de contabilidade, o PPRA, conforme a NR 9, terá uma ou mais das etapas que se seguem.
I – Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalha- dores.
II – Monitoramento da exposição aos riscos.
III – Antecipação e reconhecimentos dos riscos.
IV – Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
V – Registro e divulgação dos dados.
Deve(m) ser seguida(s) APENAS a(s) etapa(s)

Alternativas
Comentários
  • Resposta alternativa D -


    1º) Eles tentaram confundir os candidatos trocando a ordem descrita no item 9.3.1 da NR 09 onde antecipação e reconhecimento vem na alínea "a" do dispositivo...e não depois do monitoramento...em seguida a própria NR 09, item 9.1.2.1 determina:

    "Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação e reconhecimento, descritas nos itens 9.3.2 e 9.3.3 (respectivamente antecipação e reconhecimento), o PPRA poderá resumir-se às etapas previstas nas alíneas "a" e "f"  do subitem 9.3.1" 

    Ou seja, itens III e V da resposta.

    Bons estudos!

  • ANRE REDI - ANtecipação, REconhecimento, REgistro e DIvulgação

  • 9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:

     

    a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;  

     

    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;  

     

    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;  

     

    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

     

     e) monitoramento da exposição aos riscos;

     

     f) registro e divulgação dos dados. 


ID
394417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

O PPRA deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura: planejamento anual com estabelecimento de metas; prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; forma do registro; manutenção e divulgação dos dados; e periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do programa.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Item 9.2.1 descrição literal.
  • NR 9

    9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;

    b) estratégia e metodologia de ação;

    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

  • 9.2 Da estrutura do PPRA

    9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;

    b) estratégia e metodologia de ação;

    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

  • Estrutura do PPRA:

    O PPRA deve estar descrito em um Documento-Base que contenha no mínimo:

    a)     Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;

    b)     Estratégia e metodologia de ação;

    c)     Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

    d)     Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.


ID
394420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

A NR-9 estabelece os parâmetros máximos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, sendo vedadas alterações decorrentes de negociação coletiva de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A NR 09 estabelece os parâmetros mínimos e podem ocorrer alterações para melhoramentos.

    Ítem 9.1.4 - Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo os mesmos serem AMPLIADOS mediante negociação coletiva de trabalho.
  • 9.1 Do objeto e campo de aplicação

    9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

    9.1.2 As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

    9.1.2.1 Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, descritas nos itens 9.3.2 e 9.3.3, o PPRA poderá resumir-se às etapas previstas nas alíneas "a" e "f" do subitem 9.3.1.

    9.1.3 O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7.

    9.1.4 Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

  • A NR-9 estabelece os parâmetros MÍNIMOS e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA. Note, portanto, que se trata dos parâmetros MÍNIMOS e diretrizes gerais, os quais PODEM SER ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.


ID
394423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

Consideram-se agentes químicos substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade, possam entrar em contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Alternativas
Comentários
  • NR 9

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
  • Gab. Certo

    Igual a norma item 9.1.5.2 

  • 9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.


ID
394426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

Consideram-se agentes biológicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, como, por exemplo, ruído, vibrações, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes.

Alternativas
Comentários
  • Estes são agentes físicos e não biológicos.
  • NR 9

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

ID
394429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

Para os fins da NR-9, considera-se nível de ação o valor limite de exposição a agentes ambientais. A partir desse valor, devem ser iniciadas ações preventivas visando minimizar a probabilidade de que a exposição ultrapasse os limites estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a própria NR-09 nível de ação é "o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.". Logo, o mesmo nível de ação não pode ser o "valor limite de exposição a agentes ambientais [...]". Limite de exposição é, segundo a NR-15, "a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral."
  • Questão esquisita hein! Nível de ação não é o valor limite de exposição a agentes ambientais, mas sim o valor a partir do qual devem ser iniciadas as ações preventivas! Não faria sentido esperar chegar no valor limite para começar a prevenir, pois não se estaria prevenindo nada!
  • No caso do agente físico ruído, o NA é metade do LT, e é considerado para fins previdenciários, onde se inicia a etapa de prevenção, até ai tudo bem, mas no caso de exposição a 85 dB a metade seria 80 dB, que foi por muito tempo considerado pela Previdência parâmetro de medida de ação, e que não chega ao LT da NR-15 que é 85 dB. Realmente essa questão está muito mal formulada, e confesso que errei passível de anulação!

  • 9.3.6.1 Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico. 

  • Certo

     

    Considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de tolerância. Caso o limite de tolerância seja ultrapassado, a atividade correspondente será caracterizada insalubre.

    As ações preventivas devem incluir o monitoramento períodico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

     

    Avante!!!

     


ID
394432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

O empregador ou a instituição deve manter um registro estruturado de dados, de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Esse registro deve ser armazenado por um período mínimo de cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.
    De acordo com a NR-9 item
    9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.
  • Lembrando que 5 anos e guarda dos documentos relativos ao processo eleitoral da CIPA:
    5.40 O processo eleitoral observará as seguintes condições:(...)

    j) guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos à eleição, por um período mínimo de cinco anos. 
  • Gab. Errado

     

    Colegas vamos sempre lembrar que tanto o PPRA como o PCMSO deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.

  • E quanto ao registro de trabalhadores em atividade de amianto (asbesto) é de 30 anos.

    Entre as doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro e de prognóstico sombrio, que pode atingir tanto a pleura como o peritônio, e tem um período de latência em torno de 30 anos.

    http://www.abrea.com.br/02amianto.htm

     

     

  • Errado

     

    No tocante à manutenção dos dados, a própria NR9 se encarregou de definir que estes deverão ser mantidos por um período de vinte anos. A contagem desse prazo inicia-se com a inserção dos dados no programa.

     

    Avante!!!

     

     

  • Eleições da CIPA -> 5 anos

    PPRA e PCMSO -> 20 anos

    Trabalhador em atividade de amianto -> 30 anos


ID
394435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao programa de prevenção de riscos ambientais
(PPRA) e à norma a ele referente, julgue os itens de 10 a 16.

Sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, deve-se efetuar análise global do PPRA, a fim de avaliar o desenvolvimento do programa, realizar os ajustes necessários e estabelecer novas metas e prioridades.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR-09:

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para 
    avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e 
    prioridades. 
  • Certo

     

    A NR9 determina que a avaliação do PPRA deve ocorrer uma vez ao ano, e sempre que necessário, por exemplo, caso ocorram alterações no processo produtivo, como instalação de nova máquina, ou introdução de novas técnologias, ou, ainda, no caso de utilização de nova matéria-prima nos processos. Essa avaliação deve ser registrada em um documento chamado Análise Global.

     

    Avante!!!


ID
408031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA), visando à preservação
da saúde e da integridade dos trabalhadores. Com relação à
PPRA, julgue os próximos itens.

Segundo a NR 9, as radiações ionizantes e não-ionizantes são exemplos de agentes químicos, capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR 9 radiações ionizantes e não-ionizantes são exemplos de riscos físicos. 9.1.5.1.
  • ERRADO


    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.


    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.


    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

  • Errado

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
408034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
prevenção de riscos ambientais (PPRA), visando à preservação
da saúde e da integridade dos trabalhadores. Com relação à
PPRA, julgue os próximos itens.

Quando comprovada, pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia: medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; e utilização de equipamento de proteção individual (EPI).

Alternativas
Comentários
  • NR 9
    9.3.5.4 Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendose à seguinte hierarquia: 
    a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 
    b) utilização de equipamento de proteção individual - EPI. 
  • Gab. Certo

    Igual ao item 9.3.5.4

  • Certa

     

    NR9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA)

     

    Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviolabilidade técnica de adoção de medidas de proteção coletiva ou quando essas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia:

     

    a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    b) utilização de equipamentos de proteção individual - EPI.

     

    Avante!!!

     

     


ID
408046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na serralheria da prefeitura do campus de uma
universidade, existe um ambiente cuja exposição ao ruído tem
sido objeto frequente de reclamações por parte dos trabalhadores
locais. Nesse ambiente, estão instaladas duas máquinas idênticas
que geram altos níveis de ruído. Após uma avaliação da
exposição ao ruído no ambiente, o laudo apresentou a conclusão
de que a dose de exposição ao ruído no local é de 110%.

Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A antecipação de riscos é a etapa mais eficiente de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) para o controle da exposição ao ruído a ser implantada atualmente no local.

Alternativas
Comentários
  •  Esta Norma Regulamentadora - NR 09 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos 
    naturais. 

     As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a 
    responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade 
    dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle
  • antecipação de riscos NÃÃÃOOOO.

    São as  medida de controle .........

  • Errado

     

    Na antecipação, como o próprio nome diz, deverão ser identificados, antecipadamente, os riscos potenciais, ou seja, que poderão vir a existir no ambiente de trabalho. Essa etapa deve ocorrer durante a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou modoficação dos processos já existentes.

    A implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia faz parte da última etapa do desenvolvimento do PPRA. Já a anteciapação é a primeira etapa a ser desenvolvida

     

    Avante!!!.

  • Parte da questão que está errada: "A antecipação de riscos é a etapa mais eficiente..."


ID
446497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá
incluir antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento
de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos
riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas
de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da
exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados. A respeito
desse programa, contemplado pela Norma Regulamentadora
(NR) 9, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), julgue os
itens a seguir.

Na elaboração do PPRA, a detecção de contaminação do sistema de condicionamento de ar central por microrganismos, advindos de sapatos, carpetes e do trato respiratório das pessoas gripadas é feita na etapa de avaliação dos riscos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva INCORRETA.

    Será feita na etapa de RECONHECIMENTO dos riscos. Normalmente a etapa de antecipação está ligada à projeto e a questão menciona um ambiente já em operação.
  • Item ERRADO.

    A etapa do reconhecimento é o início do trabalho de campo para identificar atividades, tarefas, fontes e tipos de riscos ambientais. Ela se constitui no levantamento das seguintes informações que serão registradas numa planilha básica a ser anexada no documento-base:
     

    · Identificação dos riscos ambientais;

    · Determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    · Identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    · Identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    · Caracterização das atividades e do tipo de exposição;

    · Obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    · Possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    · Descrição das medidas de controle já existentes.

    Fonte: http://goo.gl/6kepnv

  • CONCORDO COM A LUCIANA!

    A NR DEIXA CLARO SUAS ETAPAS.

    9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:
     
    a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;
    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
    e) monitoramento da exposição aos riscos;
    f) registro e divulgação dos dados.

    A ANTECIPAÇÃO NÃO É SOMENTE FEITA EM PROJETOS.


    9.3.2 A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho,
    ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para
    sua redução ou eliminação.

    SE A BANCA FALAR DE ETAPAS É antecipação e reconhecimentos dos riscos.

    SE ELA VIR QUERENDO O CONCEITO DE CADA UM, AÍ SERÁ ANALISADO SEPARADAMENTE.
  • Gabarito: Errado

    Se detectou, então, reconheceu.

    Avaliação dos riscos é feito nas etapas posteriores.


ID
446500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá
incluir antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento
de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos
riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas
de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da
exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados. A respeito
desse programa, contemplado pela Norma Regulamentadora
(NR) 9, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), julgue os
itens a seguir.

A etapa de reconhecimento envolve a identificação qualitativa e a explicitação dos riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA:

    Conforme NR9, o reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis: 
    a) a sua identificação; 
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; 
    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho; 
    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos; 
    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição; 
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do 
    trabalho; 
    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica; 
    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

  • ERRADA

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

    OBS: Perante o enunciado seria QUANTITATIVO e ñ QUALITATIVO.  


  • Perdão, houve um equívoco, a colega tá correta, a resposta esta CERTA;

    RECONHECIMENTO

    Esta etapa envolve a identificação qualitativa e a explicitação, dos riscos existentes nos ambientes de trabalho. As informações necessárias nesta etapa são:

    A determinação e localização das possíveis fontes geradoras, trajetórias e meios de propagação, caracterização das atividades e do tipo de exposição, identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos ao risco.

    A obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrentes do trabalho, possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados disponíveis na literatura técnica.

    A descrição das medidas de controle já existentes na empresa e das possíveis alterações para aumentar a sua eficiência na redução ou eliminação dos riscos ambientais e  informações obtidas nos seguintes documentos:

    - Mapas de Riscos Ambientais.

    - Levantamentos de Riscos nos Postos de Trabalho.

    - Análise Preliminar de Riscos – APR.



ID
446503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá
incluir antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento
de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos
riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas
de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da
exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados. A respeito
desse programa, contemplado pela Norma Regulamentadora
(NR) 9, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), julgue os
itens a seguir.

As análises de novos projetos, instalações, produtos, método ou processos de trabalho para identificação dos riscos potenciais são contempladas na etapa de implantação de medidas de controle.

Alternativas
Comentários
  • 9.3.2 A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.
  • Errado

     

    Na antecipação, como o próprio nome diz, deverão ser identificados, antecipadamente, os riscos potenciais, ou seja, que poderão vir a existir no ambiente de trabalho. Essa etapa deve ocorrer durante a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou modoficação dos processos já existentes.

    A implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia faz parte da última etapa do desenvolvimento do PPRA. Já a anteciapação é a primeira etapa a ser desenvolvida

     

    Avante!!!


ID
446506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá
incluir antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento
de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos
riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas
de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da
exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados. A respeito
desse programa, contemplado pela Norma Regulamentadora
(NR) 9, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), julgue os
itens a seguir.

O PPRA deve ser descrito em documento-base que contenha os aspectos estruturais do programa, a estratégia e a metodologia de ação, a forma de registro e divulgação dos dados. O documento-base e suas alterações deverão estar disponíveis, de modo a proporcionar o imediato acesso às autoridades competentes.

Alternativas
Comentários
  • Complementando a resposta da colega

    9.2.2.2 O documento-base e suas alterações deverão estar disponíveis de modo a proporcionar o imediato acesso às autoridades competentes.


ID
446509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá
incluir antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento
de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos
riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas
de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da
exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados. A respeito
desse programa, contemplado pela Norma Regulamentadora
(NR) 9, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), julgue os
itens a seguir.

Registro de dados deverá ser mantido pelo empregador ou instituição, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Esses dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 5 anos.

Alternativas
Comentários
  • Literalidade da NR9, sobre o PPRA:

    9.3.8 Do registro de dados.

    9.3.8.1 Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir

    um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA.

    9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.

  • Gab. errado

    Lembrar que o PPRA e o PCMSO devem ser mantidos por um período mínimo de 20  anos.

  • Registro de dados deverá ser mantido pelo empregador ou instituição, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Esses dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.


ID
446512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá
incluir antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento
de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos
riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas
de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da
exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados. A respeito
desse programa, contemplado pela Norma Regulamentadora
(NR) 9, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), julgue os
itens a seguir.

O PPRA tem como objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, evitando-se os agravos provocados pelos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
  • Verdadeiro, está de acor com o item 9.1.1


ID
446563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Duas empregadas do setor de limpeza de uma empresa, transportando vasilhame com ácidos para limpeza de sanitários, tropeçaram em degrau da parte superior de uma escada. O líquido respingou no rosto de uma delas e nas mãos da outra. Ambas foram imediatamente atendidas pela equipe de brigadistas da empresa e encaminhadas ao hospital. Uma ficou afastada por 17 dias, pois sofreu queimadura de segundo grau no rosto, e a outra retornou após 3 dias de tratamento.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

O ácido é um agente ambiental classificado como agente físico.

Alternativas
Comentários
  • Riscos ambientais: Físicos, quimicos e biologicos
    Riscos químicos, agentes: poeira, nevoas, vapores, gases, fumos, outras substancias compostas ou produtos químicos. Penetram pela via respiratória, contato ou ingestão.
    Riscos físicos, agentes: ruído ,vibraçao, radiaçao (ionizante e nao ionizante), pressoes anormais, calor e frio
    Riscos biologicos, agentes: microorganismos patogênicos, transmitidos por contagio e transportados por animais peçonhentos.
    Sendo o ácido um produto químico, que pode penetrar por contato ou via respiratoria, trata-se de agente químico.

ID
446581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos agentes ambientais para subsidiar o PPRA e de
instrumentos e técnicas aplicados nas medições dos riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Para análise, os fumos observados nas cabines de soldagem elétrica podem ser recolhidos por meio de uma bomba de amostragem de gases.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA.

    Conforme previsto na NHO 08 (Norma de Higiene Ocupacional), os equipamentos para coleta de materiais particulados sólidos suspensos no ar (caso dos fumos metálicos apresentados na questão) são:

    a) Filtro de membrana
    b) Porta-filtro
    c) Separador de partículas
    d) BOMBA DE AMOSTRAGEM
    e) Mangueira
  • mais comum = filtro de membrana.


ID
446584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos agentes ambientais para subsidiar o PPRA e de
instrumentos e técnicas aplicados nas medições dos riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Para medição do calor do forno na fundição, pode-se utilizar um pirômetro óptico.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está CORRETA.

    O pirômetro (também conhecido como pirômetro optico) é um dispositivo que mede a temperatura sem contato com o corpo / meio do qual se pretende conhecer a temperatura.
    Geralmente este termo é aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius. Uma utilização típica é a medição da temperatura de metais incandescentes em fundições.
  • Para altas temperaturas utiliza-se o termômetro conhecido por pirômetro óptico que é utilizado para a medida de temperaturas de metais incandescentes, fornalhas ou estrelas, pois pode ser usado à distância e pode medir temperaturas acima do ponto de fusão dos materiais que o constituem. 

    Pirômetro Óptico

    O pirômetro óptico é formado por um telescópio que contém um filtro, uma ocular e uma lâmpada. Através do telescópio é possível observar o filamento da lâmpada e comparar com a cor emitida pelo sistema que estamos medindo. Isto só é possível porque o filamento da lâmpada está ligado a uma bateria, a um amperímetro e a um reostato que permite variar a corrente elétrica através do filamento e, portanto, sua luminosidade até igualá-la a do sistema e assim teremos o valor da temperatura que está associada a valores da corrente elétrica
    Fonte: 
    http://www.if.ufrgs.br/~leila/termo.htm#pirometro


ID
446587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos agentes ambientais para subsidiar o PPRA e de
instrumentos e técnicas aplicados nas medições dos riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

O decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar medição de exposição ao ruído durante a jornada de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, intensidade de sons, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada. Esse equipamento é normalmente calibrado para ler o nível de som em decibéis (uma unidade logarítmica). O limite da audição humana é aproximadamente 0dB (equivalente a 20μPa) para um ouvido humano normal, e o limite antes da dor (sons extremamente altos) é aproximadamente 120dB, representando uma potência de 1012 maior que 0dB.1 Atualmente, no mercado brasileiro, existem equipamentos digitais capazes de realizar medições entre 30dB até 130dB.