-
Questão totalmente errada! Big data vale para dados estruturados e não estruturados.
-
"Big data incorpora todas as variedade de dados, incluindo dados estruturados e dados desestruturados de e-mails, mídia social, transmissão de texto e assim por diante. Esse tipo de gestão de dados exige que as empresas aproveitem tanto seus dados estruturados quando desestruturados."
Fonte: Big Data para leigos
GABARITO: Errado
-
DADOS ESTRUTURADOS = dados mantidos em um SGBD. Mantém a mesma estrutura de representação, independente de dados. Fracamente evolutiva (modifica-se com pouca frequência), Prescritiva (esquemas fechados e restrições de integridade)
DADOS SEMIESTRUTURADOS = não estão de acordo com a estrutura formal dos modelos de banco de dados relacionais. Apresentam uma estrutura heterogênea. Não são estritamente tipados. Ex: XML, RDF, OWL
DADOS NÃO ESTRUTURADOS = dados que NÃO possuem uma estrutura definida, caracterizados por textos, imagens, vídeos. Os dados não estruturados são o fundamento da Big Data. Ex: arquivos de vídeo, áudio, imagens, e-mails
-
2018
Se um sistema de informação correlaciona os dados da tabela em questão com outros dados não estruturados, então, nesse caso, ocorre um processo de mineração de dados.
certa
2018
Os dados armazenados na referida tabela são considerados não estruturados.
errada
estruturados - tabela
semi - xml
nao - big data
-
Big Data
É o termo que descreve o imenso volume de dados, estruturados e não estruturados, que impactam os negócios no dia a dia. Um dos desdobramentos de big data é o big data analytics, que se refere aos softwares capazes de tratar dados para transformá-los em informações úteis às organizações. O big data analytics difere do business intelligence por analisar o que já existe e o que está por vir, apontando novos caminhos.
Os V’s do Big data:
Volume: Dados de grande variedade de fontes.
Variedade: Quanto mais dados e fontes, maior q complexidade e possibilidades que tem de gerar informação útil.
Velocidade: Os dados devem fluir em uma velocidade útil para que a tomada de decisões seja efetivada.
Veracidade: O quanto a informação é verdadeira.
Valor: A informação deve ser certa para pessoas certas, sendo, portanto, uma informação útil.
-
vamos pela lógica do negócio:
se estamos falando em BIG DATA - estamos falando de dados que por sua vez constituem INFORMAÇÕES que são esses dados já TRATADOS.
Se no final da frase nos diz DATA FILES são DADOS novamente, portanto o BIG DATA engloba TODOS os dados, ao passo que data files fazem parte de um banco de dados, fazem parte da BIG DATA portanto.
espero ter ajudado, nós da área de infromática nem sempre sabemos nos expressar de forma clara rsrs....
-
ERRADO
O que é Big Data?
Esse termo se refere aos dados estruturados e não estruturados que são gerados diariamente — na verdade, a cada segundo — pelas empresas. É uma ferramenta inserida no contexto da Era da Informação que permite aos negócios maior capacidade de tomar decisões acertadas e definir o melhor caminho a seguir.
https://inteligencia.rockcontent.com/big-data/
-
BIG DATA: É grande base de dados. Quantidade de dados que tem no mundo.
-
ERRADO.
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.
A variedade do Big Data refere-se justamente à possibilidade de podermos utilizar os diferentes tipos de dados simultaneamente: estruturados e não estruturados.
-
Errado.
Big Data consiste na capacidade de armazenar e interpretar grande quantidade e variedades de dados.
Data files - são arquivos de dados, geralmente os dados de uma banco de dados são armazenados em arquivos ou simplesmente data files.
-
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.
A variedade do Big Data refere-se justamente à possibilidade de podermos utilizar os diferentes tipos de dados simultaneamente: estruturados e não estruturados.
-
80% dos dados são não estruturados
-
Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados que podem ser estruturados e não estruturados.
-
Gabarito: Errado.
O Big Data consiste no gerenciamento e na análise de dados que vão além dos dados tipicamente estruturados. A questão afirma que dados não estruturados são considerados Data Files (que são arquivos de dados), no entanto dados não estruturados podem ser de absolutamente qualquer tipo, como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs, entre outros.
Fonte: Prof. Diego Carvalho – Estratégia Concursos.
-
Big data vale tanto para dados estruturados como p/ não estruturados. Além disso, dados não estruturados podem ser de absolutamente qualquer tipo
-
BIG DATA
Dados:
Estruturados
Semiestruturados
Não estruturados (80%)
-
Dados estruturados = DATA WAREHOUSE.
-
Big Data é a expressão que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que podem trazer grandes impactos aos negócios. é formado por aplicações para analisar dados, transformando-os em um modelo visual, como gráficos e tabelas que permitem análises da realidade e das tendências do negócio.
-
ERRADO
BIG DATA ENGLOBA AS INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS E NÃO ESTRUTURADAS.
Informações estruturadas – aquelas que possuem algum padrão ou formato que pode ser usado na sua leitura e extração dos dados. Dados de bancos de dados, sistemas legados, arquivos texto (sejam csv, txt ou XML).
Informações não estruturadas – não possuem um formato padronizado para leitura, podem ser arquivos Word, Páginas de Internet/Intranet, Vídeos, áudios, entre outros.
-
dados estruturados ou não estruturados
-
Errado
Big Data é “definido genericamente como a captura, gerenciamento e a análise de dados que vão além dos dados tipicamente estruturados, que podem ser consultados e pesquisados através de bancos de dados relacionais.
Frequentemente são dados obtidos de arquivos não estruturados como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs e de qualquer tipo de dados não contidos em registros típicos com campos que podem ser pesquisados”.
• Dados estruturados: são armazenados em bancos de dados, sequenciados em tabelas;
• Dados semiestruturados: acompanham padrões heterogêneos, são mais difíceis de serem identificados pois podem seguir diversos padrões;
• Dados não estruturados: são uma mistura de dados com fontes diversificadas como imagens, áudios e documentos online.
-
Big Data tem dados estruturados e não estruturados!
Segundo Siewert (2013), o Big Data tem variadas fontes de dados como:
• dados gerados pelas máquinas (redes de sensores, logs);
• dispositivos móveis (vídeo, mensagens, fotografias);
• comunicação máquina a máquina, a “Internet das coisas”;
• dados em bancos de dados relacionais oriundos das transações da organização;
• imagens de documentos etc.
Bons estudos! ;)
-
ERRADO
Conceito de Big Data:
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.
PRF 1.499 Vagas disponíveis pra vocês, uma já é minha.
Vamos a luta estamos vivos !!
PRF Brasil...
-
O Banco de Dados trabalha com dados estruturados e também com os não estruturados.
-
☠️ GABARITO E ☠️
➥Direto ao ponto:
O big data engloba todos os tipos de dados, seja ele estruturados ou não estruturados.
BIG DATA
☑ Grande banco de dados.
☑ Engloba todos os tipos de dados.
☑ Dados estruturados ou não estruturados.
☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.
☑ Os dados possuem "5V's":
Volume -> Grande quantidade.
Variedade -> São variados.
Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.
Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.
Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.
____________
Bons Estudos!
-
O Big Data consiste no gerenciamento e na análise de dados que vão além dos dados tipicamente estruturados. A questão afirma que dados não estruturados são considerados Data Files (que são arquivos de dados), no entanto dados não estruturados podem ser de absolutamente qualquer tipo, como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs, entre outros.
Fonte: Estrategia concursos
-
Big Data também poderia ser considerado como Any Data (qualquer dado), hoje temos capacidade de capturar e analisar dados estruturados e não estruturados, texto, sensores, navegação Web, áudio, vídeo, arquivos de logs, catracas, centrais de ar condicionado, entre outros.
https://www.cetax.com.br/blog/big-data/
-
Prezados,
Big data tem muitas definições. Segundo a definição originária da Gartner, Big data são dados com maior variedade, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior (os 3 Vs iniciais).
O V da variedade prega exatamente que o Big data é um conjunto de dados estruturados e não estruturados que podem ser trabalhados em conjunto.
Portanto a questão está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
GAB: E
BIG DATA ABRANGE DADOS ESTRUTURADOS E PRINCIPALMENTE, OS NAO ESTRUTURADOS.
-
Desestruturados
-
ESTRUTURADOS:
São dados que podem ser armazenados, acessados e processados em formato fixo e padronizado de acordo com alguma regra específica.
Ex.: Planilhas Eletrônicas, Bancos de Dados Relacionais e CSV.
SEMI-ESTRUTURADOS:
São dados estruturados que não estão de acordo com a estrutura formal dos modelos de dados como em tabelas, mas que possuem marcadores para separar elementos semânticos e impor hierarquias de registros e campos dentro dos dados.
Ex.: Dados de E-mail, Arquivos XML, Arquivos JSON e Banco de Dados NoSQL.
NÃO-ESTRUTURADOS:
São dados que apresentam formato ou estrutura desconhecidos, em que não se sabe extrair de forma simples os valores desses dados em forma bruta.
Ex.: Documentos, Imagens, Vídeos, Arquivos de Texto, Posts em Redes Sociais.
-
Data files ou arquivos de dados.
Big data alimenta os estruturados e principalmente os não supervisionados.
-
A definição de big data não é “um grande depósito de dados estruturados” (isto é, na verdade, um data warehouse). Big Data trata-se de tecnologias, e não depósitos de dados.
Ademais, os data files não estão relacionados diretamente ao escopo do nosso estudo de Big Data.
Resposta: Errado
-
Errado! Big Data comporta tanto dados estruturados, quanto dados não estruturados. Vem comigo:
-
BIG DATA
➥ É definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais.
➥ Nos dias atuais, as entidades são bombardeadas com um enorme fluxo de informações cruciais para suas atividades.
► Esses dados podem vir de fontes diferentes e podem ser de tipos diversos (estruturados, semiestruturados ou não estruturados).
[...]
☛ Os dados possuem "5V's":
Volume -> Grande quantidade.
Variedade -> São variados.
Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.
Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.
Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.
[...]
Velocidade
➥ Está relacionada com o fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo. É o que acontece com as postagens nas redes sociais.
[...]
Volume
➥ Está relacionado com a quantidade de espaço que é necessário para armazenar dados de big data. Geralmente, esses dados não irão caber, por exemplo, no seu computador de casa.
[...]
Variedade
➥ Está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas. O big data não tem preconceito. Todo tipo dado é bem vindo. Seja ele estruturado ou não estruturado.
[...]
Variabilidade
➥ É a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.
[...]
Viscosidade
➥ Tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.
[...]
Volatilidade
➥ Diz respeito às inconsistências nos dados ou à mudança de dimensões entre eles, já que vêm de vários tipos origens.
[...]
(CESPE – Papiloscopista da PF 2018)
De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)
.
(CESPE – Agente de Polícia Federal 2018)
Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
[...]
RESUMO
☑ Grande banco de dados.
☑ Engloba todos os tipos de dados.
☑ Dados estruturados ou não estruturados.
☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.
-
Logo, Gabarito: Errado.
___________
Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
De modo simplificado, Big Data armazena um grande volume de dados estruturados e dados não estruturados.
O erro da questão está justamente nesse ponto, em falar que Big Data armazena apenas os Estruturados.
GAB: Errado.
-
"A definição de big data não é “um grande depósito de dados estruturados” (isto é, na verdade, um data warehouse). Big Data trata-se de tecnologias, e não depósitos de dados.
Ademais, os data files não estão relacionados diretamente ao escopo do nosso estudo de Big Data."
Prof. Victor Dalton Direção Concursos
-
Big data
Conceito: tecnologias para a análise de grandes volumes de dados estruturados e não estruturados. Isto é feito por meio do uso de algoritmos estatísticos avançados que fazem, entre outros, análises preditivas e análises de tendências.
“um grande depósito de dados estruturados” isto sim é, um data warehouse.
Dados estruturados: dados mantidos em um SGBD, informações mais organizadas.
Ex.: Planilha de uma empresa com informações gerais dos funcionários.
Dados não estruturados: Não possui uma estrutura definida.
Redes sociais são exemplos muito frequentemente associados a big data.
-
ERRADO
Big Data não é apenas dados estruturados...
DADOS ESTRUTURADOS: formato fixo e padronizado, regra específica (planilhas)
DADOS SEMI-ESTRUTURADOS: não estão de acordo com a estrutura formal, mas possuem marcadores (dados de e-mail)
DADOS NÃO-ESTRUTURADOS: formato ou estrutura desconhecida (doc., imagens, vídeo)
-
Dados:
- Estruturados
- Semiestruturados
- Não estruturados (hoje mais de 80%, chegando a quase 90% dos dados produzidos no mundo)
Perseverança!
-
Prezados,
Big data tem muitas definições. Segundo a definição originária da Gartner, Big data são dados com maior variedade, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior (os 3 Vs iniciais).
O V da variedade prega exatamente que o Big data é um conjunto de dados estruturados e não estruturados que podem ser trabalhados em conjunto.
Portanto a questão está errada.
-
RESUMO BIG DATA PRF
Big Data é uma nova geração de tecnologias e arquiteturas, projetadas economicamente para extrair valor de volumes muito grandes e vastos de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.
< Big data refere-se a grandes volumes de dados estruturados e principalmente não estruturados, tem 5 características que são:)
Big Data não é apenas dados estruturados...
DADOS ESTRUTURADOS: formato fixo e padronizado, regra específica (planilhas)
DADOS SEMI-ESTRUTURADOS: não estão de acordo com a estrutura formal, mas possuem marcadores (dados de e-mail)
DADOS NÃO-ESTRUTURADOS: formato ou estrutura desconhecida (doc., imagens, vídeo)
Os 3 V's:
Velocidade, Volume, Variedade.
Quando a questão falar 3v's, VARIVELVO"
VAriedade
VElocidade
VOlume
5 V's:
Velocidade, Volume, Variedade, Valor e Veracidade
Os dois últimos foram adicionados aos Vs recentemente.
- Volume – há um grande volume de dados: Big Data serve exatamente para lidar com esse volume massivo de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através de software.
- Variedade – os dados são variados: não seguem um único padrão e nem fornecem todos o mesmo tipo de informações - heterogeneidade dos dados.
- Velocidade – os dados são criados em uma velocidade surpreendente: O Big Data serve para analisar os dados no instante em que são criados, em tempo real, sem ter de armazená-los.
Posteriormente foi acrescentado mais 2Vs:
- Valor – os dados devem possuir valor, ou seja, deve agregar no conhecimento da informação. definir a abordagem que será feita dessa massa de dados que está circulando, relevante ou útil para os objetivos específicos de uma empresa.
- Veracidade – não basta ter uma grande quantidade de dados, esses dados devem ser verídicos.
Bizus dos colegas aqui do QC:
VAVA VEVE VO
Vera varia o valor do frete entre volume e velocidade
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Big Data Analytics: o estudo e interpretação de grandes quantidades de dados armazenados com a finalidade de extrair padrões de comportamento.
Objetivo: auxiliar empresas privadas ou administradores de órgãos públicos a entender seus usuários, encontrar oportunidades não percebidas anteriormente, fornecer um serviço melhor e mitigar possíveis fraudes.
Obs: Business Intelligence trata de encontrar respostas que explicam o passado, já o Big Data Analytics trata de encontrar as perguntas que explicam o futuro.
-
o big data trabalha com dados estruturados e não estruturados.
-
BIG DATA
TANTO DADOS ESTRUTURADOS QUANTO NÃO ESTRUTURADOS.
NYCHOLAS LUIZ
-
Pelo menos uma questão comentada pelo professor. Parece que eles comentam as questões só relacionadas a entidades que estão com as datas suspensas... Lamentável...
-
LECIONA [1]: BIG DATA É FESTA NA CASA DAS PRIMAS.
FONTE:
[1] CAVALEIRO TEMPLÁRIO
-
Big Data = dados estruturados e não estruturados.
-
Os dados estruturados são organizados em um padrão fixo e constante, seguem uma estrutura mais rígida.
O exemplo mais típico de dados estruturados é um banco de dados. Nele, os dados são estruturados conforme a definição de um esquema, que define as tabelas com seus respectivos campos (ou atributos) e tipos (formato).
Os dados não estruturados não possuem estrutura de organização. Exemplo: vídeo, áudio, imagem...
O BIG DATA é composto pelos dados estrurados e não estruturados.
GAB: E
-
Big Data difere do Banco de dados comum justamente por aceitar dados estruturados, semiestruturados e não estruturados.
-
ERRADO
BIG DATA
- Analisa e interpreta grande volume de dados (estruturados, semiestruturados e NÃO estruturados)
- Os bancos de dados usados no Big Data possuem "elasticidade" (para suportar grandes volumes de dados)
- A grande parte dos dados atualmente na internet são NÃO ESTRUTURADOS (80 a 90%), por isso, a necessidade do Big Data, para suportar esse grande volume de dados.
OS 7V's DO BIG DATA
Volume: grande quantidade de dados de fontes variadas.
Velocidade: os dados passam a ser transmitidos em velocidade muito maior.
Variedade: capacidade de analisar dados estruturados e não estruturados.
Veracidade: necessidade de obter dados verídicos, de acordo com a realidade.
Valor: quanto mais valiosos forem os dados, mais importantes serão.
Viscosidade: impede a inércia (dificuldade de navegar entre o grande volume de dados)
Viralidade: os dados se tornam "virais", se espalham rapidamente.
- obs: alguns autores citam apenas 3V's (Volume, Velocidade, Variedade) ou 5V's (+ Veracidade e Valor)
-
Big Data: não estruturados e estruturados
Data File: estruturados
-
Certo!
Em um big data, alimentado com os dados de um sítio de comércio eletrônico, são armazenadas informações diversificadas, que consideram a navegação dos usuários, os produtos comprados e outras preferências que o usuário demonstre nos seus acessos.
Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item seguinte.
O big data consiste de um grande depósito de dados estruturados e não estruturados, ao passo que data files são dados estruturados.
-
Simples e objetivo:
Data files = banco de dados de arquivos.
A questão erra ao restringir apenas aos dados estruturado. Sabemos que uma das premissas do BIG DATA é a VARIEDADE, ou seja, vários tipos de arquivos. E um desses arquivos, são dados ESTRUTURADOS e NÃO ESTRUTURADOS.
(CESPE - Q840843) Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. CERTO
gab.: ERRADO.
-
E
Dados estruturados e não estruturados.
-
Errado,
Big data trabalha com dados estruturados e não estruturados. a questão peca ao afirma que trabalha com das estruturados e esqueceu de complementar o não estruturados.
-
Olá, colegas concurseiros!
Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.
→ Baixe os 358 mapas mentais para carreiras policiais.
Link:
http://abre.ai/bFs3
→ Estude 12 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 358 mapas e resolvido mais de 3500 questões.
Fiz esse procedimento no início do ano e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Pelo contrário o data files é bastante organizado, pois caso um empresa esteja precisando usá-lo, ele terá que estar a disposição.
-
Sobre as características de Big Data:
"Volume está claro. Geramos petabytes de dados a cada dia. E estima-se que este volume dobre a cada dezoito meses. Variedade também, pois estes dados vêm de sistemas estruturados (hoje já são minoria) e não estruturados (a imensa maioria), gerados por e-mails, mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube e outros), documentos eletrônicos, apresentações estilo Powerpoint, mensagens instantâneas, sensores, etiquetas RFID, câmeras de vídeo etcGeramos petabytes de dados a cada dia. E estima-se que este volume dobre a cada dezoito meses. Variedade também, pois estes dados vêm de sistemas estruturados (hoje já são minoria) e não estruturados (a imensa maioria), gerados por e-mails, mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube e outros), documentos eletrônicos, apresentações estilo Powerpoint, mensagens instantâneas, sensores, etiquetas RFID, câmeras de vídeo etc"
Fonte: Big Data, Cezar Taurion, p. 31 - 32
-
GAB. Errado
Big data trabalha com dados estruturados e não estruturados.
-
Um grande depósito de dados é um Data Wharehouse ( DW) o Big data apenas processa o grande volume dados
[que normalmente provém do DW]. Além disso o Big Data suporta tanto os dados não estruturados como os estruturados.
Gaba: ERRADO.
-
Errado! Pois o big data é um conjunto de dados estruturados e não estruturados que são capazes de trabalhar em conjuntos.
-
gab e
big data é os 2
O big data consiste de um grande depósito de dados estruturados, ao passo que os dados não estruturados são considerados data files.
-
PRF 202?
-
Big data usa um data lake, que tem todos tipos de dados, estruturados ou não.
-
O conceito de BigData envolve todas as 3 variedades de dados.
Dados Estruturados: refere-se ao modelo relacional, dados estão em tabelas (linhas e colunas), em um formato fixo e inflexível.
Dados Semi Estruturados: aqueles que não estão de forma padronizada como os estruturados, mas ainda possuem marcadores semânticos como as tags de um arquivo xml (são também os metadados) que impõe de certa forma, uma hierarquia entre os dados.
Dados Estruturados: dados cujo valor é de dificil extração, e possuem uma estrutura desconhecida.
-
O big data engloba todos os tipos de dados, seja ele estruturados ou não estruturados.
BIG DATA
☑ Grande banco de dados.
☑ Engloba todos os tipos de dados.
☑ Dados estruturados ou não estruturados.
☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.
☑ Os dados possuem "5V's":
Volume -> Grande quantidade.
Variedade -> São variados.
Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.
Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.
Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.
-
Principal erro é associar big data a dados estruturados.