SóProvas



Prova ADM&TEC - 2020 - Prefeitura de Mata Grande - AL - Assistente Social


ID
4833433
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço, é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.
II. É dever do Estado impedir o acesso de todos os cidadãos à educação e aos serviços de saúde. Esse direito é garantido pela Constituição Federal e ratificado por leis municipais e estaduais em todas as esferas de governo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço, é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010. (certo)

    Art. 2  Parágrafo único. São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: 

    I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; 

    II - dificultar o exercício da autoridade parental; 

    III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; 

    IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; 

    V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; 

    VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; 

    VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. 

    II. É dever do Estado impedir o acesso de todos os cidadãos à educação e aos serviços de saúde.(errado)

    O estado tem o dever de assegurar e não de impedir!!!!

    CF/88

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


ID
4833436
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e do Distrito Federal.
II. A alienação parental caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O CRAS é unidade pública municipal, de base territorial...
  • Como assim descentralizada da Política de Assistência Social?!

    O que está errada na segunda questão?

    Estranho esse gabarito!

  • Gabarito B)

    I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e do Distrito Federal. (certo)

    Orientações Técnicas do CRAS.

    O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

    II. A alienação parental caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.(errado)

    Não é toda interferência! somente aquela com a finalidade de repudiar genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.


ID
4833439
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Impedir ou prejudicar a convivência pacífica entre pais e filhos é uma das formas de alienação parental. Essa prática é danosa para todos os envolvidos, mas os filhos são os mais prejudicados. Assim, essa prática fere o direito fundamental da criança de ter uma convivência familiar saudável. Ou seja, é uma forma de induzir ou promover o afastamento da criança ou adolescente da convivência com o outro genitor causando prejuízo na manutenção dos vínculos com este.
II. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A)

    I. Impedir ou prejudicar a convivência pacífica entre pais e filhos é uma das formas de alienação parental. Essa prática é danosa para todos os envolvidos, mas os filhos são os mais prejudicados. Assim, essa prática fere o direito fundamental da criança de ter uma convivência familiar saudável. Ou seja, é uma forma de induzir ou promover o afastamento da criança ou adolescente da convivência com o outro genitor causando prejuízo na manutenção dos vínculos com este.(Certo) Lei 12.318 Art. 3º 

    II. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.(Certo)

    CRAS - PROTEÇÃO BÁSICA - NATUREZA PREVENTIVA

    CREAS - PROTEÇÃO ESPECIAL - NATUREZA RECONSTRUTIVA


ID
4833442
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do Assistente Social impedir o acesso do cidadão aos serviços dos Centros de referência da assistência social (CRAS), ainda que esse cidadão apresente indícios incontestáveis de que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
II. Os direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade, como, por exemplo, o direito de não ter acesso à alimentação suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é muito estranha, mistura os assunto. aff

  • Essa banca é muito louca.

  • Gabarito D)

    I. É dever do Assistente Social impedir o acesso do cidadão aos serviços dos Centros de referência da assistência social (CRAS), ainda que esse cidadão apresente indícios incontestáveis de que se encontra em situação de vulnerabilidade social. garantir o acesso.

    II. Os direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade, como, por exemplo, o direito de não ter acesso à alimentação suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias. o direito de ter.


ID
4833445
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública de apoio às pessoas que sofreram maus tratos ou algum tipo de violência (física ou psicológica). No CRAS, o indivíduo pode receber tratamento de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, além de ter à sua disposição serviços odontológicos e de UTI.
II. Apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente, é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A I é falsa porque o CRAS é a unidade de apoio básica. Nela não há atendimento especializado (tratamento de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas). Além do mais, no CRAS é feito o atendimento das pessoas que não tiveram direito violado (ou seja, não sofreram maus tratos, violência física, etc).

    O atendimento de casos em que houve violação do direito é realizado pelo CREAS, considerado de média complexidade.

  • Gabarito C)

    I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública de apoio às pessoas que sofreram maus tratos ou algum tipo de violência (física ou psicológica). No CRAS, o indivíduo pode receber tratamento de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, além de ter à sua disposição serviços odontológicos e de UTI.(errado) 

    CRAS - natureza preventiva, ou seja, ainda não ocorreu a violação de direitos.

    CREAS - natureza reconstrutiva, ou seja, já houve a violação de direitos.

    II. Apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente, é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.(certo) Lei 12.318 Art. 2º - VI

    Já pensou em estudar as principais matérias de Serviço Social resolvendo flashcards? A resolução de questões aliada a técnica de repetição espaçada dos flashcards deixa a sua preparação excelente. Conheça o Serviço Social - Evoque acessando nosso canal no YouTube. É muito fácil nos encontrar; basta digitar Serviço Social Evoque no YouTube.


ID
4833448
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os direitos humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas que residem em grandes cidades. Esses direitos não são extensíveis às pessoas que residem em comunidades rurais, indígenas e nem refugiados.
II. Tão logo seja identificada, a prática da alienação parental deve ser coibida e devem ser adotadas as medidas para a preservação da integridade psicológica da criança, sendo importante o acompanhamento psicológico de todos os envolvidos, podendo a questão ser tratada no âmbito judicial.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. São direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. (Alternativa Falsa)

    II. Tão logo seja identificada, a prática deve ser coibida e devem ser adotadas as medidas para a preservação da integridade psicológica da criança, sendo importante o acompanhamento psicológico de todos os envolvidos, podendo a questão ser tratada no âmbito judicial. (Alternativa Correta)

    Gabarito: Letra C


ID
4833451
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever de todo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento desenvolver, obrigatoriamente, a gestão da rede socioassistencial de proteção social básica do seu território. O CRAS deve ofertar também o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), independentemente da(s) fonte(s) de financiamento (se municipal, federal e/ou estadual).
II. A prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e o descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A)

    I. É dever de todo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento desenvolver, obrigatoriamente, a gestão da rede socioassistencial de proteção social básica do seu território. O CRAS deve ofertar também o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), independentemente da(s) fonte(s) de financiamento (se municipal, federal e/ou estadual). (certa)

    CRAS - PAIF

    CREAS - PAEFI

    Orientações Técnicas do CRAS

    *O CRAS tem por função ofertar, de forma exclusiva e obrigatória, o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, independentemente de sua fonte financiadora.

    II. A prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e o descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.(certa) lei 12.318 Art. 3


ID
4833454
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade privada onde são ofertados serviços de proteção social básica, com o objetivo de enfraquecer a convivência familiar e comunitária.
II. Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO. I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade privada ?? onde são ofertados serviços de proteção social básica, com o objetivo de enfraquecer a convivência familiar e comunitária.

  • Gabarito C)

    I. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade privada onde são ofertados serviços de proteção social básica, com o objetivo de enfraquecer a convivência familiar e comunitária.(errado)

    Pública / garantir a convivência familiar e comunitária através do Paif.

    I. Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.(certo)


ID
4833457
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.
II. Para cumprir com efetividade seus objetivos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) deve assegurar às famílias usuárias de seus serviços o direito à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.318 (lei da alienação parental)

    Art. 2  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. Parágrado único, Inciso VII "mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós"

    Fonte: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12318.htm>

    Direitos das Famílias Usuárias do CRAS:

    *de conhecer o nome e a credencial de quem o atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS);

    *à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social;

    • a dispor de locais adequados para seu atendimento, tendo o sigilo e sua integridade preservados;

    • de receber explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível;

    • de receber informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento socioassistencial;

    • a ter seus encaminhamentos por escrito, identificados com o nome do profissional e seu registro no Conselho ou Ordem Profissional, de forma clara e legível;

    • a ter protegida sua privacidade, dentro dos princípios e diretrizes da ética profissional, desde que não acarrete riscos a outras pessoas;

    • a ter sua identidade e singularidade preservadas e sua história de vida respeitada;

    • de poder avaliar o serviço recebido, contando com espaço de escuta para expressar sua opinião;

    • a ter acesso ao registro dos seus dados, se assim o desejar;

    • a ter acesso às deliberações das conferências municipais, estaduais e nacionais de assistência social. 

    Fonte:<http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf>

    Página 16

  • Gabarito A)

    I. Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010. (certa)

    São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: 

    I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; 

    II - dificultar o exercício da autoridade parental; 

    III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; 

    IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; 

    V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; 

    VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; 

    VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. 

    II. Para cumprir com efetividade seus objetivos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) deve assegurar às famílias usuárias de seus serviços o direito à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS). (certa)

    Orientações Técnicas do CRAS

    • de conhecer o nome e a credencial de quem o atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS);

    à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social;

    • a dispor de locais adequados para seu atendimento, tendo o sigilo e sua integridade preservados;

    • de receber explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível;

    • de receber informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento socioassistencial;

    • a ter seus encaminhamentos por escrito, identificados com o nome do profissional e seu registro no Conselho ou Ordem Profissional, de forma clara e legível;

    • a ter protegida sua privacidade, dentro dos princípios e diretrizes da ética profissional, desde que não acarrete riscos a outras pessoas;

    • a ter sua identidade e singularidade preservadas e sua história de vida respeitada;

    • de poder avaliar o serviço recebido, contando com espaço de escuta para expressar sua opinião; • a ter acesso ao registro dos seus dados, se assim o desejar;

    • a ter acesso às deliberações das conferências municipais, estaduais e nacionais de assistência social


ID
4833460
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INTEGRIDADE E ÉTICA

Diversos servidores públicos deparam-se, cotidianamente, com situações nas quais é necessário tomar uma decisão difícil. Essas situações (chamaremos de “situações sensíveis”) exigem do servidor não apenas um profundo conhecimento sobre a ética profissional, mas também sobre os aspectos técnicos do seu trabalho e os objetivos da organização.

Treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas do dia a dia do órgão ou entidade são necessários para orientar os servidores sobre qual caminho seguir diante de situações sensíveis. Um dos métodos mais eficazes para abordar questões do dia a dia é a resolução de dilemas, que são situações que testam os limites dos valores e normas, exigindo que se faça uma escolha entre diversas alternativas válidas. O objetivo desse tipo de treinamento é demonstrar que situações conflitantes são inevitáveis em qualquer tipo de trabalho, e que existem maneiras de se aprender a lidar com elas sem infringir os padrões éticos. O debate franco sobre tais questões aumenta as chances de que os servidores, ao se depararem com situações e problemas semelhantes no futuro, tomem melhores decisões.

Com base no mapeamento de riscos, devem-se oferecer treinamentos específicos, direcionados especialmente para agentes públicos que atuam diretamente em atividades sensíveis.

Deve-se definir a periodicidade adequada para os treinamentos gerais e específicos sobre ética e integridade, fazendo com que sejam obrigatórios os treinamentos gerais para os servidores públicos que ingressem no órgão, em virtude de concurso público ou de nomeação para cargo ou função de confiança, e para os prestadores de serviço terceirizado que iniciem suas atividades.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ. 

Com base no texto 'INTEGRIDADE E ÉTICA', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, deve-se definir a periodicidade adequada para os treinamentos gerais e específicos sobre ética e integridade, fazendo com que sejam obrigatórios os treinamentos gerais para os servidores públicos que ingressem no órgão, em virtude de concurso público ou de nomeação para cargo ou função de confiança, e para os prestadores de serviço terceirizado que iniciem suas atividades.
II. De acordo com o texto, um dos métodos mais eficazes para abordar questões sensíveis do dia a dia é a resolução de dilemas, que são situações que testam os limites dos valores e normas, exigindo que se faça uma escolha entre duas alternativas igualmente válidas. Ainda com base no texto, todos os servidores públicos conhecem todas as normas éticas e, assim, sempre conseguem resolver dilemas com facilidade.
III. De acordo com o texto, com base no mapeamento de riscos, devem-se oferecer treinamentos específicos, direcionados especialmente para agentes públicos que atuam diretamente em atividades sensíveis.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833463
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INTEGRIDADE E ÉTICA

Diversos servidores públicos deparam-se, cotidianamente, com situações nas quais é necessário tomar uma decisão difícil. Essas situações (chamaremos de “situações sensíveis”) exigem do servidor não apenas um profundo conhecimento sobre a ética profissional, mas também sobre os aspectos técnicos do seu trabalho e os objetivos da organização.

Treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas do dia a dia do órgão ou entidade são necessários para orientar os servidores sobre qual caminho seguir diante de situações sensíveis. Um dos métodos mais eficazes para abordar questões do dia a dia é a resolução de dilemas, que são situações que testam os limites dos valores e normas, exigindo que se faça uma escolha entre diversas alternativas válidas. O objetivo desse tipo de treinamento é demonstrar que situações conflitantes são inevitáveis em qualquer tipo de trabalho, e que existem maneiras de se aprender a lidar com elas sem infringir os padrões éticos. O debate franco sobre tais questões aumenta as chances de que os servidores, ao se depararem com situações e problemas semelhantes no futuro, tomem melhores decisões.

Com base no mapeamento de riscos, devem-se oferecer treinamentos específicos, direcionados especialmente para agentes públicos que atuam diretamente em atividades sensíveis.

Deve-se definir a periodicidade adequada para os treinamentos gerais e específicos sobre ética e integridade, fazendo com que sejam obrigatórios os treinamentos gerais para os servidores públicos que ingressem no órgão, em virtude de concurso público ou de nomeação para cargo ou função de confiança, e para os prestadores de serviço terceirizado que iniciem suas atividades.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ. 

Com base no texto 'INTEGRIDADE E ÉTICA', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, a realização de treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas do dia a dia do órgão ou entidade são necessários para orientar os servidores sobre qual caminho seguir diante de situações sensíveis. Esses treinamentos, defende o texto, devem ser realizados prioritariamente entre os servidores que lidam com fornecedores e com os contratos da organização.
II. De acordo com o texto, o objetivo dos treinamentos que aliam elementos teóricos com questões práticas é demonstrar que situações conflitantes são inevitáveis em qualquer tipo de trabalho, e que existem maneiras de se aprender a lidar com elas sem infringir os padrões éticos. O texto afirma, ainda, que o debate franco sobre tais questões aumenta as chances de que os servidores, ao se depararem com situações e problemas semelhantes no futuro, tomem melhores decisões.
III. De acordo com o texto, diversos servidores públicos deparam-se, cotidianamente, com situações nas quais é necessário tomar uma decisão difícil. Essas situações sensíveis exigem do servidor um profundo conhecimento sobre a ética profissional, apenas, não estando relacionadas com os aspectos técnicos do seu trabalho ou com os objetivos da organização, afirma o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    O segundo está correto


ID
4833466
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk. 

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:

I. O usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma, de acordo com o texto.
II. Por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833469
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk. 

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:

I. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o mal-estar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema, de acordo com o texto.
II. A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833472
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk. 

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, no processo de atendimento ao público, a gentileza deve se restringir ao setor de atuação, pois é pouco gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.
II. Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833475
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk. 

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:

I. Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para acalmá-lo e dissuadi-lo das suas intenções, de acordo com o texto.
II. Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor evite cumprimentar a todos, afirma o texto. Assim, o servidor deve comunicar-se apenas com os colegas de trabalho, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833478
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e Tabela Dinâmica

No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, você verá a lista de campos da tabela (rótulos de linhas e colunas). Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos.

A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica. Se você clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, abra-a clicando em qualquer lugar na tabela dinâmica e, em seguida, mostre as ferramentas de tabela dinâmica na faixa de opções e clique em “Analisar” > “Lista de campos”.

A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.

ADICIONAR E REORGANIZAR CAMPOS

Na Tabela Dinâmica do Excel é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”. Para isso, use a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocar esses campos na área padrão da lista de campos.

Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, arraste-o para fora de sua seção de áreas. No entanto, como dito anteriormente, você pode personalizar a sua Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades.

Os campos que você coloca em diferentes áreas são mostrados na Tabela Dinâmica da seguinte maneira:
• Os campos da área “Filtros” são exibidos como filtros de relatório de nível superior acima da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Colunas” são mostrados como rótulos de coluna na parte superior da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na tabela;

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2MKmiVM.

Com base no texto 'Excel e Tabela Dinâmica', leia as afirmativas a seguir:

I. No Excel, os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na Tabela Dinâmica, de acordo com o texto.
II. Se o usuário clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, basta clicar no botão “Expandir”, disponível na guia “Iniciar” do Windows, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    I. No Excel, os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na Tabela Dinâmica, de acordo com o texto.

     II. Se o usuário clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, basta clicar no botão “Expandir”, disponível na guia “Iniciar” do Windows, de acordo com o texto.

  • I. No Excel, os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na Tabela Dinâmica, de acordo com o texto. (VERDADEIRA)

     II. Se o usuário clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, basta clicar no botão “Expandir”, disponível na guia “Iniciar” do Windows, de acordo com o texto. (FALSA - LEIA O TRECHO: "A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica. Se você clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, abra-a clicando em qualquer lugar na tabela dinâmica e, em seguida, mostre as ferramentas de tabela dinâmica na faixa de opções e clique em “Analisar” > “Lista de campos”."

    LETRA B


ID
4833481
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e Tabela Dinâmica

No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, você verá a lista de campos da tabela (rótulos de linhas e colunas). Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos.

A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica. Se você clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, abra-a clicando em qualquer lugar na tabela dinâmica e, em seguida, mostre as ferramentas de tabela dinâmica na faixa de opções e clique em “Analisar” > “Lista de campos”.

A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.

ADICIONAR E REORGANIZAR CAMPOS

Na Tabela Dinâmica do Excel é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”. Para isso, use a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocar esses campos na área padrão da lista de campos.

Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, arraste-o para fora de sua seção de áreas. No entanto, como dito anteriormente, você pode personalizar a sua Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades.

Os campos que você coloca em diferentes áreas são mostrados na Tabela Dinâmica da seguinte maneira:
• Os campos da área “Filtros” são exibidos como filtros de relatório de nível superior acima da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Colunas” são mostrados como rótulos de coluna na parte superior da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na tabela;

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2MKmiVM.

Com base no texto 'Excel e Tabela Dinâmica', leia as afirmativas a seguir:

I. No Excel, os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da Tabela Dinâmica, de acordo com o texto.
II. Na Tabela Dinâmica do Excel, é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”, afirma o texto. Para isso, o usuário deve usar a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocá-los na área padrão da lista de campos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. No Excel, os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da Tabela Dinâmica, de acordo com o texto. (VERDADEIRA - TERCEIRO TÓPICO SOBRE CAMPOS)

     II. Na Tabela Dinâmica do Excel, é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”, afirma o texto. Para isso, o usuário deve usar a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocá-los na área padrão da lista de campos, de acordo com o texto. (VERDADEIRA - VIDE PRIMEIRO PARÁGRAFO APÓS O SUBTÍTULO "ADICIONAR E REORGANIZAR CAMPOS")

    LETRA A

  • Informática ou interpretação de texto?


ID
4833484
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e Tabela Dinâmica

No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, você verá a lista de campos da tabela (rótulos de linhas e colunas). Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos.

A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica. Se você clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, abra-a clicando em qualquer lugar na tabela dinâmica e, em seguida, mostre as ferramentas de tabela dinâmica na faixa de opções e clique em “Analisar” > “Lista de campos”.

A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.

ADICIONAR E REORGANIZAR CAMPOS

Na Tabela Dinâmica do Excel é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”. Para isso, use a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocar esses campos na área padrão da lista de campos.

Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, arraste-o para fora de sua seção de áreas. No entanto, como dito anteriormente, você pode personalizar a sua Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades.

Os campos que você coloca em diferentes áreas são mostrados na Tabela Dinâmica da seguinte maneira:
• Os campos da área “Filtros” são exibidos como filtros de relatório de nível superior acima da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Colunas” são mostrados como rótulos de coluna na parte superior da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na tabela;

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2MKmiVM.

Com base no texto 'Excel e Tabela Dinâmica', leia as afirmativas a seguir:

I. A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando o usuário clica no botão “Expandir”, na Tabela Dinâmica, de acordo com o texto.
II. No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, o usuário verá um gráfico que representa o uso de memória do computador, afirma o texto. Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    As duas afirmativas são falsas.

  • GABARITO: LETRA D

  • I. A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando o usuário clica no botão “Expandir”, na Tabela Dinâmica, de acordo com o texto. (FALSA - SEGUNDO PARÁGRAFO: "A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica.")

    II. No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, o usuário verá um gráfico que representa o uso de memória do computador, afirma o texto. Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos, de acordo com o texto. (FALSA - PRIMEIRO PARÁRAFO: " No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, você verá a lista de campos da tabela (rótulos de linhas e colunas). Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos.")

    LETRA D


ID
4833487
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e Tabela Dinâmica

No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, você verá a lista de campos da tabela (rótulos de linhas e colunas). Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos.

A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica. Se você clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, abra-a clicando em qualquer lugar na tabela dinâmica e, em seguida, mostre as ferramentas de tabela dinâmica na faixa de opções e clique em “Analisar” > “Lista de campos”.

A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.

ADICIONAR E REORGANIZAR CAMPOS

Na Tabela Dinâmica do Excel é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”. Para isso, use a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocar esses campos na área padrão da lista de campos.

Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, arraste-o para fora de sua seção de áreas. No entanto, como dito anteriormente, você pode personalizar a sua Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades.

Os campos que você coloca em diferentes áreas são mostrados na Tabela Dinâmica da seguinte maneira:
• Os campos da área “Filtros” são exibidos como filtros de relatório de nível superior acima da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Colunas” são mostrados como rótulos de coluna na parte superior da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na tabela;

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2MKmiVM.

Com base no texto 'Excel e Tabela Dinâmica', leia as afirmativas a seguir:

I. Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”, de acordo com o texto.
II. A lista de campos tem uma seção na qual o usuário escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual se pode organizar esses campos de acordo com um dos três padrões previamente estabelecidos no Excel, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B. PARA OS NÃO ASSINANTES

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • GABARITO: LETRA B

  • I. Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”, de acordo com o texto. (VERDADEIRA - SEGUNDO PARÁGRAFO APÓS O SUBTÍTULO)

    II. A lista de campos tem uma seção na qual o usuário escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual se pode organizar esses campos de acordo com um dos três padrões previamente estabelecidos no Excel, de acordo com o texto. (FALSA - TERCEIRO PARÁGRAFO: "A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.")

    LETRA B

  • Alguém sabe como bloquear uma banca? Pense numa banca ruim essa viu...


ID
4833490
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e Tabela Dinâmica

No Excel, depois de criar uma Tabela Dinâmica, você verá a lista de campos da tabela (rótulos de linhas e colunas). Você pode alterar o design da Tabela Dinâmica adicionando e organizando seus campos.

A lista de campos da Tabela Dinâmica deve aparecer quando você clica em qualquer lugar na tabela dinâmica. Se você clicar dentro da tabela dinâmica, mas não vir a lista de campos, abra-a clicando em qualquer lugar na tabela dinâmica e, em seguida, mostre as ferramentas de tabela dinâmica na faixa de opções e clique em “Analisar” > “Lista de campos”.

A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.

ADICIONAR E REORGANIZAR CAMPOS

Na Tabela Dinâmica do Excel é possível adicionar e reorganizar campos na “Lista de Campos”. Para isso, use a seção de campos da lista de campos para adicionar campos à Tabela Dinâmica, marcando a caixa ao lado de nomes de campos para colocar esses campos na área padrão da lista de campos.

Normalmente, na Tabela Dinâmica, os campos não numéricos são adicionados à área “Linhas”, os campos numéricos são adicionados à área “Valores” e as hierarquias de data e hora são adicionadas à área “Colunas”. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, arraste-o para fora de sua seção de áreas. No entanto, como dito anteriormente, você pode personalizar a sua Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades.

Os campos que você coloca em diferentes áreas são mostrados na Tabela Dinâmica da seguinte maneira:
• Os campos da área “Filtros” são exibidos como filtros de relatório de nível superior acima da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Colunas” são mostrados como rótulos de coluna na parte superior da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Linhas” são mostrados como rótulos de linha no lado esquerdo da tabela dinâmica;
• Os campos da área “Valores” são mostrados como valores numéricos resumidos na tabela;

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2MKmiVM.

Com base no texto 'Excel e Tabela Dinâmica', leia as afirmativas a seguir:

I. No Excel, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às necessidades do usuário, de acordo com o texto.
II. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, o usuário deve arrastá-lo para fora de sua seção de áreas, afirma o texto. No entanto, pode-se personalizar a Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    Funciona também no Calc

  • Quando nada restringe a alternativa em Informática é bem provável de estar correta..

    assertiva - A

  • GABARITO: LETRA A

  • I. No Excel, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às necessidades do usuário, de acordo com o texto. (VERDADEIRA - "A lista de campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na tabela dinâmica e a seção de áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar. Assim, é possível deixar a Tabela Dinâmica com a configuração que melhor atender às suas necessidades.")

     II. Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, o usuário deve arrastá-lo para fora de sua seção de áreas, afirma o texto. No entanto, pode-se personalizar a Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades, de acordo com o texto. (VERDADEIRA - "Para excluir um campo de uma Tabela Dinâmica, arraste-o para fora de sua seção de áreas. No entanto, como dito anteriormente, você pode personalizar a sua Tabela Dinâmica de acordo com as suas necessidades." )

    LETRA A


ID
4833493
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Uma empresa realizou uma doação que deveria ser distribuída entre 3 instituições de caridade de modo proporcional à quantidade de crianças atendidas por cada entidade. Sabe-se que a entidade X atende a 30 crianças; a entidade Y atende a 20 crianças e a entidade Z atende a 18 crianças. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que a instituição X receberá 8% a mais de recursos que a instituição Z.
II. Um terreno em formato de triângulo possui as seguintes dimensões: 91m de base e 101m de altura. Esse terreno foi vendido a um preço equivalente a R$ 216 por metro quadrado. No entanto, no momento da venda, o comprador conseguiu obter um desconto de 6% sobre o preço total do terreno. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo comprador foi superior a R$ 901.955.
III. Um capital de R$ 4.500, aplicado a juros de 2% ao mês, por um período de 3 meses, resultará em um montante menor que R$ 4.995, no período.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833496
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um retângulo é formado pela união de quadrados com 90 cm de aresta. Sabe-se que a largura do referido retângulo equivale a 13 desses quadrados. O comprimento desse retângulo, por sua vez, equivale a 27 desses quadrados. Se 132 desses quadrados forem pintados de verde, então mais de 41,8% da área total do retângulo terá sido pintada de verde.
II. Uma empresa comprou de um fornecedor 292 unidades do item 1, ao preço de R$ 35, por item; 196 unidades do item 2, ao preço de R$ 29,10 , por item; e 220 unidades do item 3, ao preço de R$ 26,50 , por item. Ao final, o fornecedor concedeu um desconto de 9% sobre o valor total da venda. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo cliente, após o desconto, é inferior a R$ 20.095.
III. Um profissional de saúde recebeu um aumento de 6% sobre a sua remuneração e, assim, passou a receber R$ 742 por plantão. Dessa forma, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor anterior da sua remuneração, sem o aumento, era inferior a R$ 708 por plantão.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833499
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um capital de R$ 2.500, aplicado a juros de 3,5% ao mês, por um período de 7 meses, resultará em um montante maior que R$ 3.122 e menor que R$ 3.270, no período.
II. Para a realização de serviços de limpeza em um imóvel, uma empresa cobra o preço de R$ 0,90 por metro quadrado. Um escritório contratou essa empresa para realizar a limpeza de 3 salas que medem: 62m², 41m² e 79m². Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor pago pelos serviços é superior a R$ 178 e inferior a R$ 211.
III. Um capital de R$ 3.750, aplicado a juros de 6% ao mês, por um período de 6 meses, resultará em um montante maior que R$ 5.446, no período.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (A) Nenhuma afirmativa está correta.

    I. Um capital de R$ 2.500, aplicado a juros de 3,5% ao mês, por um período de 7 meses, resultará em um montante maior que R$ 3.122 e menor que R$ 3.270, no período.

    C = 2500 | i = 3,5% ou 0,035 | t = 7 meses

    Montante em Juros Simples

    M = C×(1 + i×t)

    M = 2500×(1 + 0,035×7)

    M = 2500×(1,245)

    M = 3112,50

    II. Para a realização de serviços de limpeza em um imóvel, uma empresa cobra o preço de R$ 0,90 por metro quadrado. Um escritório contratou essa empresa para realizar a limpeza de 3 salas que medem: 62m², 41m² e 79m². Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor pago pelos serviços é superior a R$ 178 e inferior a R$ 211.

    Área das três salas => 62 m² + 41 m² + 79 m² => 182 m² no total

    Preço por m² => R$ 0,90/m²

    Regra de 3 simples

    1 m² -------------- R$ 0,90

    182 m²------------ x

    1x = 182×0,9

    x = 163,8

    III. Um capital de R$ 3.750, aplicado a juros de 6% ao mês, por um período de 6 meses, resultará em um montante maior que R$ 5.446, no período.

    C = 3740 | i = 6% ou 0,06 | t = 6 meses

    Montante em Juros Simples

    M = C×(1 + i×t)

    M = 3750×(1 + 0,06×6)

    M = 3750×(1,36)

    M = 5100

    Bons estudos! Klismann Botelho


ID
4833502
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um terreno em formato de triângulo possui as seguintes dimensões: 100m de base e 98m de altura. Esse terreno foi vendido a um preço equivalente a R$ 237 por metro quadrado. No entanto, no momento da venda, o comprador conseguiu obter um desconto de 12% sobre o preço total do terreno. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo comprador foi inferior a R$ 991.944.
II. Os preços da gasolina em um posto de combustível nos últimos 5 meses foram os seguintes: R$ 3,92 (mês 1), R$ 3,81 (mês 2), R$ 4,03 (mês 3), R$ 3,91 (mês 4) e R$ 3,94 (mês 5). Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que o preço da gasolina apresentou um aumento de mais de 0,61% sobre a média dos preços nos meses 1 a 4.
III. Um carro foi vendido com um desconto de 42%. Sabe-se que o valor inicial desse bem era de R$ 32.000. Assim, após o desconto, o comprador deverá pagar um preço superior a R$ 17.930 e inferior a R$ 18.725 pelo veículo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833505
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um imóvel cujo preço inicial era de R$ 309.450,00 foi vendido com um desconto de 8,45%. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo comprador é superior a R$ 271.400 e inferior a R$ 279.200.
II. No mês de janeiro, a empresa X realizou 5 vendas cujos valores eram de: R$ 35.900, R$ 39.000, R$ 44.000, R$ 27.100 e R$ 28.900. O imposto inicialmente devido por essa empresa, nesse período, representava 4% do faturamento. No entanto, essa entidade obteve um benefício fiscal, e seu imposto foi reduzido para 2%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que essa empresa economizou, em impostos, um valor superior a R$ 3.192 e inferior a R$ 3.601, no período.
III. Uma empresa comprou de um fornecedor 397 unidades do item 1, ao preço de R$ 39,50 , por item; 247 unidades do item 2, ao preço de R$ 32,70 , por item; e 247 unidades do item 3, ao preço de R$ 28,90 , por item. Ao final, o fornecedor concedeu um desconto de 15% sobre o valor total da venda. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo cliente, após o desconto, é superior a R$ 26.629.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    I - Errada: valor final pago = R$ 283.303,47

    II - Certa: valor economizado = R$ 3.498,00

    III - Errada: valor final pago = R$ 25.412,19


ID
4833508
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LUFADA DE ÉTICA NA CORTE

Certa vez presenciei uma divertida conversa entre o senador Darcy Ribeiro, recém-chegado ao Senado, e o então deputado constituinte Florestan Fernandes.

Darcy dizia em tom de brincadeira a Florestan que na eleição seguinte ele devia deixar a câmara baixa (Câmara dos Deputados) e se candidatar à câmara alta (Senado Federal).

“Venha pra cá, Florestan! Isso aqui é um pedaço da corte! No Brasil, o lugar mais próximo do céu é o Senado da República. Aqui a gente tem tudo que quer. Basta desejar alguma coisa que aparece um funcionário para lhe servir”. Os dois estavam impressionados com os ares monárquicos da Praça dos Três Poderes.

O professor Florestan dizia que, apesar de tudo, um dos pontos mais interessantes para se observar o Brasil era o Congresso Nacional e que no Plenário chegavam fragmentos políticos, sociais e culturais do país trazidos por cada parlamentar.

Disciplinado, cumpria rigorosamente os horários das sessões. Sentava-se na mesma cadeira e prestava atenção nos discursos de cada um com o devido respeito, apesar da grande maioria das intervenções serem de baixíssimo nível. Às vezes pedia aparte e debatia os assuntos com a erudição do cientista social que era, cumprindo sua função parlamentar. O burburinho do Plenário abrandava para ouvir o mestre.

Ao mesmo tempo era um homem despojado, almoçava todos os dias no restaurante dos funcionários. Não costumava ir ao mais frequentado pelos parlamentares.

Ele era tão cuidadoso com a própria conduta que certo dia, em São Paulo, passou mal em casa à noite, chamou um táxi e foi para o hospital do servidor. Dona Myriam, mulher dele, preocupada, ligou para Florestan Fernandes Júnior, que estava na TV e pediu para que ele fosse ao hospital acompanhar o pai.

Quando o filho chegou, o professor Florestan estava numa fila enorme para ser atendido. Ele sofria de hepatite C, doença que havia se agravado e lhe causava crises muito fortes.

Florestan Júnior perguntou por que ele, como deputado, não procurou o hospital Albert Einstein, o Sírio Libanês, ou outro que pudesse atendê-lo com rapidez e em melhores condições. Ele respondeu que era servidor público e que aquele era o hospital que teria que cuidar dele.

Perguntou também por que ele estava na fila, em vez de procurar diretamente o atendimento de emergência. Ele disse que estava na fila porque tinha fila e que todas as pessoas estavam ali em situação semelhante à dele, com algum problema de saúde, e que ele não tinha direito de ser atendido na frente de ninguém.

Percebendo a gravidade da situação, o filho foi ao plantonista. O professor Florestan só saiu da fila depois que o médico insistiu para que ele entrasse, deitasse numa maca e fosse medicado.

Na parede onde a maca estava encostada havia um quadro de avisos. Enquanto tomava soro na veia, olhando ao redor, viu afixado no canto do quadro um recorte de jornal amarelado pelo tempo.

Apontou o dedo e disse ao filho:

– Olha, é um artigo meu, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Nesse eu defendo a saúde pública.

Como nos meses seguintes as crises tornaram-se cada vez mais fortes e frequentes, os médicos que cuidavam dele decidiram fazer transplante do fígado.

Na época, Fernando Henrique Cardoso, seu ex-aluno na USP e amigo pessoal de muitos anos, era presidente da República e ficou sabendo que o professor Florestan faria a cirurgia.

Imediatamente ligou para ele, ofereceu traslado e a realização do transplante no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos. Florestan tinha alta comenda do país, a Ordem de Rio Branco, que lhe facultava certas prerrogativas.

Florestan agradeceu a gentileza de Fernando Henrique e disse que não poderia aceitar o privilégio. Que aceitaria se ele fizesse o mesmo com todos os brasileiros em situação mais grave do que a dele.

Em seguida ele fez o transplante em São Paulo e morreu no hospital por complicações pós-operatórias provocadas por erro humano.

Nesse momento de indigência moral e de decadência institucional do país, em que autoridades como magistrados, procuradores, parlamentares, ministros, o presidente da República, posam com exuberantes imposturas, usam e abusam dos cargos e funções públicas que ocupam para tirar proveitos próprios, lembrar de homens públicos e intelectuais de grandeza ética como o professor Florestan Fernandes e o professor Darcy Ribeiro talvez ajude a arejar o ambiente degradado da sociedade brasileira pelo golpe de Estado.


(CERQUEIRA, Laurez. Lufada de ética na corte. 2018. Disponível em: http://bit.ly/32n1YiU) 

Com base no texto 'LUFADA DE ÉTICA NA CORTE', leia as afirmativas a seguir:


I. O principal preceito evidenciado no texto é o de que nenhum cidadão deve usar e abusar dos cargos e funções públicas que ocupa para tirar proveitos próprios.

II. Apesar de ter alta comenda do país, a Ordem de Rio Branco, que lhe facultava certas prerrogativas, o professor e deputado recusou a oferta de traslado e realização do transplante de fígado no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833511
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LUFADA DE ÉTICA NA CORTE

Certa vez presenciei uma divertida conversa entre o senador Darcy Ribeiro, recém-chegado ao Senado, e o então deputado constituinte Florestan Fernandes.

Darcy dizia em tom de brincadeira a Florestan que na eleição seguinte ele devia deixar a câmara baixa (Câmara dos Deputados) e se candidatar à câmara alta (Senado Federal).

“Venha pra cá, Florestan! Isso aqui é um pedaço da corte! No Brasil, o lugar mais próximo do céu é o Senado da República. Aqui a gente tem tudo que quer. Basta desejar alguma coisa que aparece um funcionário para lhe servir”. Os dois estavam impressionados com os ares monárquicos da Praça dos Três Poderes.

O professor Florestan dizia que, apesar de tudo, um dos pontos mais interessantes para se observar o Brasil era o Congresso Nacional e que no Plenário chegavam fragmentos políticos, sociais e culturais do país trazidos por cada parlamentar.

Disciplinado, cumpria rigorosamente os horários das sessões. Sentava-se na mesma cadeira e prestava atenção nos discursos de cada um com o devido respeito, apesar da grande maioria das intervenções serem de baixíssimo nível. Às vezes pedia aparte e debatia os assuntos com a erudição do cientista social que era, cumprindo sua função parlamentar. O burburinho do Plenário abrandava para ouvir o mestre.

Ao mesmo tempo era um homem despojado, almoçava todos os dias no restaurante dos funcionários. Não costumava ir ao mais frequentado pelos parlamentares.

Ele era tão cuidadoso com a própria conduta que certo dia, em São Paulo, passou mal em casa à noite, chamou um táxi e foi para o hospital do servidor. Dona Myriam, mulher dele, preocupada, ligou para Florestan Fernandes Júnior, que estava na TV e pediu para que ele fosse ao hospital acompanhar o pai.

Quando o filho chegou, o professor Florestan estava numa fila enorme para ser atendido. Ele sofria de hepatite C, doença que havia se agravado e lhe causava crises muito fortes.

Florestan Júnior perguntou por que ele, como deputado, não procurou o hospital Albert Einstein, o Sírio Libanês, ou outro que pudesse atendê-lo com rapidez e em melhores condições. Ele respondeu que era servidor público e que aquele era o hospital que teria que cuidar dele.

Perguntou também por que ele estava na fila, em vez de procurar diretamente o atendimento de emergência. Ele disse que estava na fila porque tinha fila e que todas as pessoas estavam ali em situação semelhante à dele, com algum problema de saúde, e que ele não tinha direito de ser atendido na frente de ninguém.

Percebendo a gravidade da situação, o filho foi ao plantonista. O professor Florestan só saiu da fila depois que o médico insistiu para que ele entrasse, deitasse numa maca e fosse medicado.

Na parede onde a maca estava encostada havia um quadro de avisos. Enquanto tomava soro na veia, olhando ao redor, viu afixado no canto do quadro um recorte de jornal amarelado pelo tempo.

Apontou o dedo e disse ao filho:

– Olha, é um artigo meu, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Nesse eu defendo a saúde pública.

Como nos meses seguintes as crises tornaram-se cada vez mais fortes e frequentes, os médicos que cuidavam dele decidiram fazer transplante do fígado.

Na época, Fernando Henrique Cardoso, seu ex-aluno na USP e amigo pessoal de muitos anos, era presidente da República e ficou sabendo que o professor Florestan faria a cirurgia.

Imediatamente ligou para ele, ofereceu traslado e a realização do transplante no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos. Florestan tinha alta comenda do país, a Ordem de Rio Branco, que lhe facultava certas prerrogativas.

Florestan agradeceu a gentileza de Fernando Henrique e disse que não poderia aceitar o privilégio. Que aceitaria se ele fizesse o mesmo com todos os brasileiros em situação mais grave do que a dele.

Em seguida ele fez o transplante em São Paulo e morreu no hospital por complicações pós-operatórias provocadas por erro humano.

Nesse momento de indigência moral e de decadência institucional do país, em que autoridades como magistrados, procuradores, parlamentares, ministros, o presidente da República, posam com exuberantes imposturas, usam e abusam dos cargos e funções públicas que ocupam para tirar proveitos próprios, lembrar de homens públicos e intelectuais de grandeza ética como o professor Florestan Fernandes e o professor Darcy Ribeiro talvez ajude a arejar o ambiente degradado da sociedade brasileira pelo golpe de Estado.


(CERQUEIRA, Laurez. Lufada de ética na corte. 2018. Disponível em: http://bit.ly/32n1YiU) 

Com base no texto 'LUFADA DE ÉTICA NA CORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. A fala de Florestan ao filho, em um hospital, reforça o ponto de vista apresentado no último parágrafo do texto de que o professor se utilizou da máquina pública em seu próprio benefício.
II. A ideia central do texto está presente no fragmento “Ao mesmo tempo era um homem despojado, almoçava todos os dias no restaurante dos funcionários”. Ou seja, para o professor Florestan, estar entre o povo é uma maneira de agir eticamente, considerando o cargo que ocupava.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833514
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LUFADA DE ÉTICA NA CORTE

Certa vez presenciei uma divertida conversa entre o senador Darcy Ribeiro, recém-chegado ao Senado, e o então deputado constituinte Florestan Fernandes.

Darcy dizia em tom de brincadeira a Florestan que na eleição seguinte ele devia deixar a câmara baixa (Câmara dos Deputados) e se candidatar à câmara alta (Senado Federal).

“Venha pra cá, Florestan! Isso aqui é um pedaço da corte! No Brasil, o lugar mais próximo do céu é o Senado da República. Aqui a gente tem tudo que quer. Basta desejar alguma coisa que aparece um funcionário para lhe servir”. Os dois estavam impressionados com os ares monárquicos da Praça dos Três Poderes.

O professor Florestan dizia que, apesar de tudo, um dos pontos mais interessantes para se observar o Brasil era o Congresso Nacional e que no Plenário chegavam fragmentos políticos, sociais e culturais do país trazidos por cada parlamentar.

Disciplinado, cumpria rigorosamente os horários das sessões. Sentava-se na mesma cadeira e prestava atenção nos discursos de cada um com o devido respeito, apesar da grande maioria das intervenções serem de baixíssimo nível. Às vezes pedia aparte e debatia os assuntos com a erudição do cientista social que era, cumprindo sua função parlamentar. O burburinho do Plenário abrandava para ouvir o mestre.

Ao mesmo tempo era um homem despojado, almoçava todos os dias no restaurante dos funcionários. Não costumava ir ao mais frequentado pelos parlamentares.

Ele era tão cuidadoso com a própria conduta que certo dia, em São Paulo, passou mal em casa à noite, chamou um táxi e foi para o hospital do servidor. Dona Myriam, mulher dele, preocupada, ligou para Florestan Fernandes Júnior, que estava na TV e pediu para que ele fosse ao hospital acompanhar o pai.

Quando o filho chegou, o professor Florestan estava numa fila enorme para ser atendido. Ele sofria de hepatite C, doença que havia se agravado e lhe causava crises muito fortes.

Florestan Júnior perguntou por que ele, como deputado, não procurou o hospital Albert Einstein, o Sírio Libanês, ou outro que pudesse atendê-lo com rapidez e em melhores condições. Ele respondeu que era servidor público e que aquele era o hospital que teria que cuidar dele.

Perguntou também por que ele estava na fila, em vez de procurar diretamente o atendimento de emergência. Ele disse que estava na fila porque tinha fila e que todas as pessoas estavam ali em situação semelhante à dele, com algum problema de saúde, e que ele não tinha direito de ser atendido na frente de ninguém.

Percebendo a gravidade da situação, o filho foi ao plantonista. O professor Florestan só saiu da fila depois que o médico insistiu para que ele entrasse, deitasse numa maca e fosse medicado.

Na parede onde a maca estava encostada havia um quadro de avisos. Enquanto tomava soro na veia, olhando ao redor, viu afixado no canto do quadro um recorte de jornal amarelado pelo tempo.

Apontou o dedo e disse ao filho:

– Olha, é um artigo meu, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Nesse eu defendo a saúde pública.

Como nos meses seguintes as crises tornaram-se cada vez mais fortes e frequentes, os médicos que cuidavam dele decidiram fazer transplante do fígado.

Na época, Fernando Henrique Cardoso, seu ex-aluno na USP e amigo pessoal de muitos anos, era presidente da República e ficou sabendo que o professor Florestan faria a cirurgia.

Imediatamente ligou para ele, ofereceu traslado e a realização do transplante no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos. Florestan tinha alta comenda do país, a Ordem de Rio Branco, que lhe facultava certas prerrogativas.

Florestan agradeceu a gentileza de Fernando Henrique e disse que não poderia aceitar o privilégio. Que aceitaria se ele fizesse o mesmo com todos os brasileiros em situação mais grave do que a dele.

Em seguida ele fez o transplante em São Paulo e morreu no hospital por complicações pós-operatórias provocadas por erro humano.

Nesse momento de indigência moral e de decadência institucional do país, em que autoridades como magistrados, procuradores, parlamentares, ministros, o presidente da República, posam com exuberantes imposturas, usam e abusam dos cargos e funções públicas que ocupam para tirar proveitos próprios, lembrar de homens públicos e intelectuais de grandeza ética como o professor Florestan Fernandes e o professor Darcy Ribeiro talvez ajude a arejar o ambiente degradado da sociedade brasileira pelo golpe de Estado.


(CERQUEIRA, Laurez. Lufada de ética na corte. 2018. Disponível em: http://bit.ly/32n1YiU) 

Com base no texto 'LUFADA DE ÉTICA NA CORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. Para justificar o cuidado que tinha o professor e deputado Florestan Fernandes, com sua própria conduta, o autor utiliza exemplos como “cumpria rigorosamente os horários das sessões” e “Ele respondeu que era servidor público e que aquele era o hospital que teria que cuidar dele” (referindo-se ao hospital público).
II. Pode-se inferir que a ética está ligada, no texto, não somente às atitudes de Florestan Fernandes e de Darcy Ribeiro, mas, outrossim, às diversas instâncias do poder público do Brasil atual.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833517
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LUFADA DE ÉTICA NA CORTE

Certa vez presenciei uma divertida conversa entre o senador Darcy Ribeiro, recém-chegado ao Senado, e o então deputado constituinte Florestan Fernandes.

Darcy dizia em tom de brincadeira a Florestan que na eleição seguinte ele devia deixar a câmara baixa (Câmara dos Deputados) e se candidatar à câmara alta (Senado Federal).

“Venha pra cá, Florestan! Isso aqui é um pedaço da corte! No Brasil, o lugar mais próximo do céu é o Senado da República. Aqui a gente tem tudo que quer. Basta desejar alguma coisa que aparece um funcionário para lhe servir”. Os dois estavam impressionados com os ares monárquicos da Praça dos Três Poderes.

O professor Florestan dizia que, apesar de tudo, um dos pontos mais interessantes para se observar o Brasil era o Congresso Nacional e que no Plenário chegavam fragmentos políticos, sociais e culturais do país trazidos por cada parlamentar.

Disciplinado, cumpria rigorosamente os horários das sessões. Sentava-se na mesma cadeira e prestava atenção nos discursos de cada um com o devido respeito, apesar da grande maioria das intervenções serem de baixíssimo nível. Às vezes pedia aparte e debatia os assuntos com a erudição do cientista social que era, cumprindo sua função parlamentar. O burburinho do Plenário abrandava para ouvir o mestre.

Ao mesmo tempo era um homem despojado, almoçava todos os dias no restaurante dos funcionários. Não costumava ir ao mais frequentado pelos parlamentares.

Ele era tão cuidadoso com a própria conduta que certo dia, em São Paulo, passou mal em casa à noite, chamou um táxi e foi para o hospital do servidor. Dona Myriam, mulher dele, preocupada, ligou para Florestan Fernandes Júnior, que estava na TV e pediu para que ele fosse ao hospital acompanhar o pai.

Quando o filho chegou, o professor Florestan estava numa fila enorme para ser atendido. Ele sofria de hepatite C, doença que havia se agravado e lhe causava crises muito fortes.

Florestan Júnior perguntou por que ele, como deputado, não procurou o hospital Albert Einstein, o Sírio Libanês, ou outro que pudesse atendê-lo com rapidez e em melhores condições. Ele respondeu que era servidor público e que aquele era o hospital que teria que cuidar dele.

Perguntou também por que ele estava na fila, em vez de procurar diretamente o atendimento de emergência. Ele disse que estava na fila porque tinha fila e que todas as pessoas estavam ali em situação semelhante à dele, com algum problema de saúde, e que ele não tinha direito de ser atendido na frente de ninguém.

Percebendo a gravidade da situação, o filho foi ao plantonista. O professor Florestan só saiu da fila depois que o médico insistiu para que ele entrasse, deitasse numa maca e fosse medicado.

Na parede onde a maca estava encostada havia um quadro de avisos. Enquanto tomava soro na veia, olhando ao redor, viu afixado no canto do quadro um recorte de jornal amarelado pelo tempo.

Apontou o dedo e disse ao filho:

– Olha, é um artigo meu, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Nesse eu defendo a saúde pública.

Como nos meses seguintes as crises tornaram-se cada vez mais fortes e frequentes, os médicos que cuidavam dele decidiram fazer transplante do fígado.

Na época, Fernando Henrique Cardoso, seu ex-aluno na USP e amigo pessoal de muitos anos, era presidente da República e ficou sabendo que o professor Florestan faria a cirurgia.

Imediatamente ligou para ele, ofereceu traslado e a realização do transplante no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos. Florestan tinha alta comenda do país, a Ordem de Rio Branco, que lhe facultava certas prerrogativas.

Florestan agradeceu a gentileza de Fernando Henrique e disse que não poderia aceitar o privilégio. Que aceitaria se ele fizesse o mesmo com todos os brasileiros em situação mais grave do que a dele.

Em seguida ele fez o transplante em São Paulo e morreu no hospital por complicações pós-operatórias provocadas por erro humano.

Nesse momento de indigência moral e de decadência institucional do país, em que autoridades como magistrados, procuradores, parlamentares, ministros, o presidente da República, posam com exuberantes imposturas, usam e abusam dos cargos e funções públicas que ocupam para tirar proveitos próprios, lembrar de homens públicos e intelectuais de grandeza ética como o professor Florestan Fernandes e o professor Darcy Ribeiro talvez ajude a arejar o ambiente degradado da sociedade brasileira pelo golpe de Estado.


(CERQUEIRA, Laurez. Lufada de ética na corte. 2018. Disponível em: http://bit.ly/32n1YiU) 

Com base no texto 'LUFADA DE ÉTICA NA CORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. A ironia contida no título do texto e presente nas atitudes do professor Florestan corresponde também à atitude do ex-presidente, elucidada no trecho “Imediatamente [Fernando Henrique Cardoso] ligou para ele, ofereceu traslado e a realização do transplante no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos”.
II. O texto tem como objetivo mostrar que, no Brasil, existem/existiram homens públicos e intelectuais de grandeza ética como o professor Florestan Fernandes e o professor Darcy Ribeiro. Estes são exemplos a serem seguidos, pois se destacaram no campo da saúde pública.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4833520
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LUFADA DE ÉTICA NA CORTE

Certa vez presenciei uma divertida conversa entre o senador Darcy Ribeiro, recém-chegado ao Senado, e o então deputado constituinte Florestan Fernandes.

Darcy dizia em tom de brincadeira a Florestan que na eleição seguinte ele devia deixar a câmara baixa (Câmara dos Deputados) e se candidatar à câmara alta (Senado Federal).

“Venha pra cá, Florestan! Isso aqui é um pedaço da corte! No Brasil, o lugar mais próximo do céu é o Senado da República. Aqui a gente tem tudo que quer. Basta desejar alguma coisa que aparece um funcionário para lhe servir”. Os dois estavam impressionados com os ares monárquicos da Praça dos Três Poderes.

O professor Florestan dizia que, apesar de tudo, um dos pontos mais interessantes para se observar o Brasil era o Congresso Nacional e que no Plenário chegavam fragmentos políticos, sociais e culturais do país trazidos por cada parlamentar.

Disciplinado, cumpria rigorosamente os horários das sessões. Sentava-se na mesma cadeira e prestava atenção nos discursos de cada um com o devido respeito, apesar da grande maioria das intervenções serem de baixíssimo nível. Às vezes pedia aparte e debatia os assuntos com a erudição do cientista social que era, cumprindo sua função parlamentar. O burburinho do Plenário abrandava para ouvir o mestre.

Ao mesmo tempo era um homem despojado, almoçava todos os dias no restaurante dos funcionários. Não costumava ir ao mais frequentado pelos parlamentares.

Ele era tão cuidadoso com a própria conduta que certo dia, em São Paulo, passou mal em casa à noite, chamou um táxi e foi para o hospital do servidor. Dona Myriam, mulher dele, preocupada, ligou para Florestan Fernandes Júnior, que estava na TV e pediu para que ele fosse ao hospital acompanhar o pai.

Quando o filho chegou, o professor Florestan estava numa fila enorme para ser atendido. Ele sofria de hepatite C, doença que havia se agravado e lhe causava crises muito fortes.

Florestan Júnior perguntou por que ele, como deputado, não procurou o hospital Albert Einstein, o Sírio Libanês, ou outro que pudesse atendê-lo com rapidez e em melhores condições. Ele respondeu que era servidor público e que aquele era o hospital que teria que cuidar dele.

Perguntou também por que ele estava na fila, em vez de procurar diretamente o atendimento de emergência. Ele disse que estava na fila porque tinha fila e que todas as pessoas estavam ali em situação semelhante à dele, com algum problema de saúde, e que ele não tinha direito de ser atendido na frente de ninguém.

Percebendo a gravidade da situação, o filho foi ao plantonista. O professor Florestan só saiu da fila depois que o médico insistiu para que ele entrasse, deitasse numa maca e fosse medicado.

Na parede onde a maca estava encostada havia um quadro de avisos. Enquanto tomava soro na veia, olhando ao redor, viu afixado no canto do quadro um recorte de jornal amarelado pelo tempo.

Apontou o dedo e disse ao filho:

– Olha, é um artigo meu, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Nesse eu defendo a saúde pública.

Como nos meses seguintes as crises tornaram-se cada vez mais fortes e frequentes, os médicos que cuidavam dele decidiram fazer transplante do fígado.

Na época, Fernando Henrique Cardoso, seu ex-aluno na USP e amigo pessoal de muitos anos, era presidente da República e ficou sabendo que o professor Florestan faria a cirurgia.

Imediatamente ligou para ele, ofereceu traslado e a realização do transplante no melhor hospital de Cleveland, nos Estados Unidos. Florestan tinha alta comenda do país, a Ordem de Rio Branco, que lhe facultava certas prerrogativas.

Florestan agradeceu a gentileza de Fernando Henrique e disse que não poderia aceitar o privilégio. Que aceitaria se ele fizesse o mesmo com todos os brasileiros em situação mais grave do que a dele.

Em seguida ele fez o transplante em São Paulo e morreu no hospital por complicações pós-operatórias provocadas por erro humano.

Nesse momento de indigência moral e de decadência institucional do país, em que autoridades como magistrados, procuradores, parlamentares, ministros, o presidente da República, posam com exuberantes imposturas, usam e abusam dos cargos e funções públicas que ocupam para tirar proveitos próprios, lembrar de homens públicos e intelectuais de grandeza ética como o professor Florestan Fernandes e o professor Darcy Ribeiro talvez ajude a arejar o ambiente degradado da sociedade brasileira pelo golpe de Estado.


(CERQUEIRA, Laurez. Lufada de ética na corte. 2018. Disponível em: http://bit.ly/32n1YiU) 

Com base no texto 'LUFADA DE ÉTICA NA CORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. A resposta de Florestan Fernandes à gentileza do presidente, na ocasião do transplante de fígado, foi a de que aceitaria ir ao hospital de Cleveland, nos Estados Unidos, se Fernando Henrique fizesse o mesmo com todos os brasileiros em situação mais grave do que a do enfermo.
II. O texto é do ano de 2018 e o autor se posiciona criticamente acerca do comportamento de algumas autoridades do país, o que faz o leitor conjecturar um viés ideológico. Isso fica nítido também no excerto “ambiente degradado da sociedade brasileira pelo golpe de Estado”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas