- 
                                O advérbio atrai a próclise. Dito isto, verifica-se que:       A) incorreto. O advérbio ''não'' atrai a próclise logo, o correto seria: Não se esqueça de comprar novos livros. B) correto. A mesóclise encontra-se perfeitamente aplicada diante de verbo no futuro do pretérito do indicativo.  C) correto. O advérbio ''não'' atrai a próclise. D) correto. O advérbio de lugar ''aqui'' atrai a próclise.     Gab. ''A'' 
- 
                                GABARITO A    A)  Não esqueça-se de comprar novos livros.   Palavras negativas são fatores atrativos de próclise    __________________________________   B)  Ver-lhe-ei no inferno.   Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise.   ____________________________________   C)  Não me fale novamente sobre esse assunto.   Palavras negativas são fatores atrativos de próclise    __________________________________   D)  Aqui se vive melhor do que na cidade grande.   Advérbios são fatores atrativos de próclise. _________________________________ Bons estudos! 
- 
                                A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo. p.ex. não se realiza trabalho voluntário), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal, p.ex. realizar-se-á trabalho voluntário) e ênclise (após o verbo, p.ex. realiza-se trabalho voluntário).    a) Não esqueça-se de comprar novos livros. Incorreto. Os advérbios são fatores que reclamam, para perto de si, os pronomes oblíquos átonos, de modo que estes devem estar antepostos ao verbo. Correção: "Não se esqueça de comprar novos livros";   b) Ver-lhe-ei no inferno. Correto. Não se pode encabeçar períodos com o pronome oblíquo. Deve-se pô-lo em mesóclise (quando houver verbo no futuro do pretérito, p.ex.: veria ou do futuro, p.ex.: verei) ou ênclise (quando não houver verbo nos dois tempos citados). Acima, a forma verbal está no futuro do presente, de modo que o pronome deve alojar-se entre o radical (ver) e a desinência (-ei): ver-lhe-ei;   c) Não me fale novamente sobre esse assunto. Correto. O advérbio "não" atrai para perto de si o pronome "me";   d) Aqui se vive melhor do que na cidade grande. Correto. O advérbio "aqui" atrai para perto de si o pronome "se".   Letra A 
- 
                                GABARITO: LETRA A   1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:   Não esqueça-se de comprar novos livros.   CORRETO --> NÃO SE ESQUEÇA DE COMPRAR NOVOS LIVROS.   COMPLEMENTANDO:     ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen. PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s); PRÓCLISE Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome: 1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: Não o quero aqui. / Nunca o vi assim. 2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo. 3. Advérbios ou locuções adverbiais: Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos. 4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas: Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças. 5. Conjunções subordinativas: Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo. 6. Palavras interrogativas no início das orações: Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou? MESÓCLISE Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise: Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei); Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia). ÊNCLISE Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal: 1. Verbos no imperativo afirmativo: Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola! 2. Verbos no infinitivo impessoal: Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se. 3. Verbos no início das orações: Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã. TODA MATÉRIA. 
- 
                                B Ver-lhe-ei no inferno.   _______ a colocação pronominal está de acordo, porem, nao é o que a questão pedi, mas a regencia está correta ?    aceito ajuda !!  
- 
                                Na alternativa B: Não deveria ser "Ver-lo-ei", não? Eu vejo alguém no inferno, não a alguém. 
- 
                                O correto é vê-lo-ei. A questão deveria ser anulada, pois o enunciado pede o pronome incorreto, não exclusivamente a posição pronominal.