Gab. D
Quanto ao tipo de reação química envolvida, as titulações são classificadas em:
a) Ácido-base (de neutralização): ocorre uma reação de neutralização ácido-base quando titulante e titulado entram em contato. A única exigência é que pelo menos um dos envolvidos seja forte: ácido fraco com base forte, ácido forte com base fraca ou ácido forte com base forte. Não é possível medir o ponto final de uma titulação entre ácido e base fracos.
- Volumetria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (ALCALIMETRIA) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácidas (ACIDIMETRIA).
b) Oxirredução: um dos agentes (titulado ou titulante) é oxidante, enquanto o outro será redutor, produzindo uma reação de oxirredução (reação na qual uma espécie perde elétron ou aumenta o NOX e outra espécie ganha elétron ou diminui o NOX). É necessário que a diferença do potencial de redução entre titulante e titulado seja elevada, o que facilitará a identificação do ponto final.
c) Complexação: a reação da titulação produz um complexo solúvel. Normalmente é utilizado um reagente quelante no titulante, que forma um complexo com um metal da amostra. Em geral, essas reações exigem controle de pH como é o caso das titulações com EDTA.
d) Precipitação: o produto da reação entre constituintes do titulante e titulado é insolúvel. Aqui não é necessário pesar a massa do precipitado como acontece na análise gravimétrica.