SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - Banco do Brasil - Médico do Trabalho


ID
1135342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma célula de uma planilha MS Excel 2010 contém o valor 0,245758. Usando a caixa de diálogo Formatar Células, o autor da planilha resolveu formatá-la como percentagem com duas casas decimais.

O que será exibido na célula em questão após tal formatação ser aplicada?

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O formato de porcentagem transforma o valor 0,245758 em 24,5758%

    Como foi pedido com duas casas decimais, o Excel faz arredondamento quando diminuímos as casas decimais, passando de 24,5758% para 24,58%

    Para que fosse 24,57% (letra D) seria necessário o uso da função TRUNCAR.

  • Questão capciosa de arredondamento.

  • Cadê aquela carinha de espanto do QC diante de uma questão difícil?!?!?!

  • Pensei que o n° começasse com 0,24... Não entendi!

  • Só adicionando: até 0,245749 ficaria 24,57%. A partir de 0,245750, já fica 24,58%.

    E também é diferente se você formatar a célula antes de escrever. 0,24 numa célula já formatada como porcentagem vira 0,24%. Se formatar depois, é 24%.

  • Quem saca um pouco de porcentagem consegue fazer essa questão. Bem, 0,245758 representa 24,5758%. Daí como ele quer com duas casas decimais a gente já pensa em chegar ali e só retirar o "58" e pronto, porém como após o "57" tem o número "5", então o excel vai arredondar pra cima e por isso o 24,58%. Se no lugar do "5" fosse um "4", creio que o resultado teria sido 24,57%.

  • Complementando o comentário do colega abaixo...

    caso tenhamos: 5,6,7, 8 ou 9 arredonda para cima

    caso tenhamos: 0,1,2,3 ou 4 o número permanece o mesmo

  • x >= 5 → arredonda para cima

    x

  • primeiro temos notar que o numero 0,245758 está em DECIMAL. Para porcentagem, move-se a virgula para a direita duas casas.

    Depois vamos ao DUAS CASAS DECIMAIS, ficaria 24,5758% e como existe os arredondamentos:24,57 + 1 (58 vira 1)= 24,58%
  • Questão fácil, mas é uma questão fdp....Somente com muitas horas de exercícios para não vacilar...

  • mas falou em arredondar eu já pensei no =ARRED, pois não é :] capcioso msm

  • A PARTIR DE 5 ARRENDONDA PARA CIMA

  • Quem é de exatas dificilmente erraria essa questão por conta da regra de algarismos significativos e aproximação.

  • kkk fiz certinho mas vacilei na hora de arredondar pois esqueci


ID
1135345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma pessoa contratou um serviço de acesso à Internet via cabo. O tipo de serviço contratado dá direito a apenas um ponto de acesso, embora ela precise de mais três. Durante uma conversa com um de seus amigos, ela ficou sabendo que o problema poderia ser facilmente resolvido, bastando, para tal, que ela comprasse um equipamento para disponibilizar uma rede sem fio em sua casa. Esse equipamento deverá ser conectado ao aparelho ao qual foi conectado o cabo que recebe os sinais enviados pela empresa responsável pelo serviço. Posteriormente, o aparelho, que deverá ser comprado, irá retransmitir esses sinais, via Wi-Fi, para os demais computadores da casa, interconectando, assim, as duas redes.

O equipamento que essa pessoa deve comprar chama-se

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Um roteador é um equipamento que entrega os pacotes de dados nos respectivos destinos a partir da escolha da melhor rota. Permite a ligação de vários dispositivos, operando como um concentrador (hub). E pode distribuir um sinal de Internet, operando como um gateway.


    USB é o barramento serial universal para conexão de periféricos, MODEM é o equipamento para conectar à Internet usando uma linha telefônica, BLUETOOTH é uma tecnologia de transmissão sem fio de curto alcance, e ADAPTADOR DE REDE é o hardware para conexão a um equipamento de rede externo, como hub, switch, ou roteador.

  • A Cesgranrio fez uma caquinha nesta questão. O roteador já é oferecido pela empresa: "Esse equipamento deverá ser conectado ao aparelho ao qual foi conectado o cabo que recebe os sinais enviados pela empresa responsável pelo serviço". Ou seja, era necessário apenas comprar um ACCESS POINT.


    Qual a diferença entre um access point e um roteador?

    Resposta: <a href='http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/10857'>http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/10857</a>

  • Roteador  (ou  router)  é  o  nome  dado  a  um  equipamento  capaz   de  rotear!  Rotear  significa

    definir a rota. Um roteador é um equipamento que, em suma, define a rota a ser percorrida pelos

    pacotes da origem ao destino.

    “Ô, João, você não quis dizer ‘ quadros’  em vez  de ‘ pacotes’ ? ”

    Não.  No  caso  do  roteador,  devemos  chamar  de  pacotes  mesmo!  O  roteador  é  um

    equipamento  descrito  como  pertencente  à  camada  3  (camada  de  redes)  –  ou  seja,  ele  é  mais

    “especializado” que o switch, a ponte e o ponto de acesso.

    “Tudo  bem,  mas  em  que  consiste  essa  ‘ especialização’ ?   No  que  ele  se  diferencia  dos

    equipamentos já vistos? ”

    É  simples, mas  preste  atenção,  caro  leitor!  O  roteador  não  serve  para  interligar  computadores

    ou  segmentos  dentro  de  uma  mesma  rede.  O  roteador  serve  para interligar  redes  distintas!  Ou

    seja,  ele  não  liga  dois  ou  três  micros  em  uma  rede;  liga  duas  ou  três  redes  em  uma  estrutura

    conhecida como inter-redes (ou Inter-net)

    Livro - Informática para Concursos: Teoria e Questões - João Antonio Carvalho

  • Nesse caso a questão está correta mesmo. o equipamento que a empresa manda é um receptor/transmissor (como se fosse um modem), que é, também, um roteador. Nesse caso teremos 2 roteadores na rede (LAN Wireless -> LAN Wired e LAN Wired -> MAN).

  • Talvez você tenha um na sua casa, é aquele geralmente com as anteninhas e permite que você compartilhe a conexão de internet com dois ou mais aparelhos – ele é o principal responsável por controlar o tráfego da Internet. Pessoal, roteadores geralmente possuem apenas quatro portas, então você pode conectar apenas quatro dispositivos a eles. Em uma empresa com vários computadores, isso claramente não é suficiente. O que fazer, então? Podemos utilizar switches!

    A questão afirma que esse equipamento deverá ser conectado ao aparelho ao qual foi conectado o cabo que recebe os sinais enviados pela empresa responsável pelo serviço. Em outras palavras, ele deve ser conectado ao modem. Ademais, a questão afirma que ele retransmitirá sinais, via wi- fi, para os demais computadores da casa, interconectando duas redes.

    Isso é claramente uma funcionalidade do roteador. Os roteadores são equipamentos que permitem interligar várias redes e escolher a melhor rota para que a informação chegue ao destino. Ele permite que você compartilhe a internet que veio do modem e é responsável por controlar o tráfego da internet.

    Gabarito: Letra D


  • Gabarito: Letra D

    A questão afirma que esse equipamento deverá ser conectado ao aparelho ao qual foi conectado o cabo que recebe os sinais enviados pela empresa responsável pelo serviço. Em outras palavras, ele deve ser conectado ao modem. Ademais, a questão afirma que ele retransmitirá sinais, via wi-fi, para os demais computadores da casa, interconectando duas redes.

    Isso é claramente uma funcionalidade do roteador. Os roteadores são equipamentos que permitem interligar várias redes e escolher a melhor rota para que a informação chegue ao destino. Ele permite que você compartilhe a internet que veio do modem e é responsável por controlar o tráfego da internet.

    Diego Carvalho, Renato da Costa - Estratégia

  • eu só n li o final e marquei modem kkkkkk

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    A questão afirma que esse equipamento deverá ser conectado ao aparelho ao qual foi conectado o cabo que recebe os sinais enviados pela empresa responsável pelo serviço. Em outras palavras, ele deve ser conectado ao modem. Ademais, a questão afirma que ele retransmitirá sinais, via wi-fi, para os demais computadores da casa, interconectando duas redes. Isso é claramente uma funcionalidade do roteador. Os roteadores são equipamentos que permitem interligar várias redes e escolher a melhor rota para que a informação chegue ao destino. Ele permite que você compartilhe a internet que veio do modem e é responsável por controlar o tráfego da internet.

    Gabarito: Letra D

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, USB é uma interface de conexão de periféricos de computador; (b) Errado, modem é um equipamento utilizado para fazer a modulação de sinais. Existem alguns tipos de modem capazes de disponibilizar uma rede sem fio em sua casa, no entanto esse não é o tipo default de modem; (c) Errado, bluetooth não é capaz de interconectar duas redes; (d) Correto, roteador é o equipamento capaz de disponibilizar uma rede sem fio em uma casa capaz de retransmitir esses sinais, via Wi-Fi, para os demais computadores da casa, interconectando, assim, as duas redes; (e) Errado, adaptador de rede é o equipamento capaz de permitir a conexão de um computador a uma rede, mas não é capaz de interconectar duas ou mais redes.

    Gabarito: Letra D 

  • meu sonho essa questão cair na minha prova hahaha fácil de mais

    -

    irá retransmitir esses sinais, via Wi-Fi = ROTEAR ------- <<<ROTEADOR>>>

  • Gabarito comentado QC: Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Letra D.

    Um roteador é um equipamento que entrega os pacotes de dados nos respectivos destinos a partir da escolha da melhor rota. Permite a ligação de vários dispositivos, operando como um concentrador (hub). E pode distribuir um sinal de Internet, operando como um gateway.

    a) USB é o barramento serial universal para conexão de periféricos;

    b) MODEM é o equipamento para conectar à Internet usando uma linha telefônica;

    c) BLUETOOTH é uma tecnologia de transmissão sem fio de curto alcance; e

    e) ADAPTADOR DE REDE é o hardware para conexão a um equipamento de rede externo, como hub, switch, ou roteador.


ID
1135348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao digitar a URL http://170.66.11.10:50 na barra de endereços de um navegador, um usuário está tentando conectar-se a um servidor Web utilizando a porta (do servidor)

Alternativas
Comentários
  • Porta 50, letra C.

    http://170.66.11.10:50 --> protocolo
    http://170.66.11.10:50 --> máquina
    http://170.66.11.10:50 --> porta

    Curiosidade: http://170.66.11.10 é o próprio Banco do Brasil, e a porta 50 é Remote Mail Checking Protocol

  • Assunto novo pra mim... Vivendo e aprendendo.

  • Questão massa, apesar de desconhecer o assunto: acertei - acho que pura sorte!
    Mas, se cair na minha prova - não será mais na sorte > agora eu sei....

  • Não conhecia o assunto, mas por estar habituado com o endereço ID, só o que há de diferente é o ":50"


    Foi um belo chute!

  • Igual aos colegas não conhecia o assunto 

  • Chutei e errei. Não sabia nada sobre esse assunto. 

  • o que vem depois de dois pontos e endereço ip, é a porta que quer se conectar.

  • Continuo sem entender esta questão. Eu pensava que estava se referindo ao HTTP que a porta é 80, mas não tem nenhuma opção.

    Alguém sabe me explicar?

  • A porta é sempre o que vem após os :

    Neste caso porta é :50

     

     

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Porta 50, letra C.

    http://170.66.11.10:50 --> protocolo
    http://170.66.11.10:50 --> máquina
    http://170.66.11.10:50 --> porta

    Curiosidade: http://170.66.11.10 é o próprio Banco do Brasil, e a porta 50 é Remote Mail Checking Protocol

  • Para a URL no enunciado temos que: http é o protocolo que está sendo utilizado; 170.66.11.10 é o Endereço IP do host que está sendo acessado; e 50 é a porta. Lembrando que a porta padrão do HTTP é a 80. No entanto, nada impede que seja modificada a porta utilizada.

    Gabarito: Letra C

    Daniel Carvalho

  • Para a URL no enunciado temos que: http é o protocolo que está sendo utilizado; 170.66.11.10:50 é o Endereço IP do host que está sendo acessado; e 50 é a porta.

    Lembrando que a porta padrão do HTTP é a 80. No entanto, nada impede que seja modificada a porta utilizada.

  • Questão sinistra gente hahaha

  • A porta a ser acessada no servidor encontra-se imediatamente após os dois pontos (:) no endereço do site.

    Resposta certa, alternativa c).

  • A Sintaxe da URL é bem simples (Protocolo://domínio:porta) exemplo: .

    A Porta padrão do protocolo HTTP é 80 e do HTTPS é 443, mas essa porta pode ser alterada, e informar ela na URL é opcional.

    A questão trás um endereço IP4 : a Porta do serviço.

    Gabarito: C

  • Para a URL no enunciado temos que: http é o protocolo que está sendo utilizado; 170.66.11.10 é 

    o Endereço IP do host que está sendo acessado; e 50 é a porta. Lembrando que quando a porta 

    utilizada é a 80, ela pode ser omitida da URL. Logo, a porta utilizada é a 50. 

  • Vamos decompor essa URL? http é o protocolo de transferência de hipertexto; 170.66.11.10 é o IP da página web armazenada no servidor web; 50 é a porta do servidor!

    Gabarito: Letra C

  • GAB: C

    http://170.66.11.10:50

    • IP
    • PORTA
  • Sabia sobre IP e Porta, mas fiquei com muito medo dessa questão. kkk

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Vamos decompor essa URL? http é o protocolo de transferência de hipertexto; 170.66.11.10 é o IP da página web armazenada no servidor web; 50 é a porta do servidor!

    Gabarito: Letra C


ID
1135351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A abordagem contemporânea da relação entre saúde mental e trabalho, exemplificada nas orientações do Ministério da Saúde para a abordagem da saúde do trabalhador, sustenta relações de causa e efeito entre manifestações psicopatológicas e situação de trabalho. Para essa forma de entender a relação causal entre transtorno mental e trabalho, esse tipo de transtorno decorre de

Alternativas

ID
1135354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O gerente de uma agência bancária vai ao serviço médico da empresa pedir remédios que o ajudem a dormir. Na consulta, afirma que a insônia terminal está tirando seu ânimo para o trabalho, influenciando negativamente sua produtividade e tirando a satisfação que sentia nas atividades cotidianas que até ali sempre haviam sido prazerosas. Sente-se permanentemente cansado e, sem apetite, vem perdendo muito peso. Diz que pela primeira vez na vida está vivendo essa situação, que vem acontecendo diariamente, há quase um mês. Informa também não abusar de substâncias e não ter problemas de tireoide. Questionado sobre o motivo de não ter procurado ajuda médica antes, explica que foi alertado por outros gerentes de que aquele não era o momento adequado para tirar uma licença médica, pois ele já se havia licenciado naquele ano, devido a uma mononucleose. Indagado sobre sua atual situação no trabalho, ele relata que há dois meses começou a cometer uma série de erros na execução de suas tarefas, causados pelo recebimento de dados incorretos de seus colegas, e que atrasou a entrega de alguns materiais que precisava preparar, devido à dificuldade de acesso à impressora, controlada por outro gerente. Comenta estar tendo dificuldades no trabalho em equipe porque suas sugestões e decisões vêm sendo contestadas sistematicamente, e seu trabalho sempre criticado de forma exagerada, tendo piorado ultimamente com sugestões de que ele estaria ficando maluco. Com essas situações, acabou perdendo a oportunidade de uma promoção, o que o levou a alguns conflitos com a esposa e a filha adolescente.

Essas informações durante a consulta indicam ao médico do trabalho que o diagnóstico do gerente é de um(a)

Alternativas

ID
1135357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa passa por uma reestruturação que modifica a forma como o trabalho é organizado.

Considerando-se a intenção de minimizar o estresse no ambiente de trabalho, uma iniciativa adequada do comando da empresa seria

Alternativas

ID
1135360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador, muito empenhado em alcançar reconhecimento em sua profissão, é transferido de unidade duas vezes em um ano, assumindo compulsoriamente um posto de gerência, enquanto a amplitude de controle em sua organização de trabalho aumentava. As tarefas que assume são pouco especializadas e não estão de acordo com suas habilidades, obrigando-o a lidar diariamente com o público. Para compensar suas deficiências no novo posto, aumenta a carga de trabalho em busca de treinamento. Após adaptar-se ao novo papel, mudanças de diretriz na empresa o obrigam a modificar as rotinas de trabalho recém-aprendidas. Vive risco permanente de perda de emprego, e suas novas obrigações incluem o comunicado de demissão a seus colegas. Em certa ocasião, busca atendimento médico queixando-se de muito cansaço físico, dificuldade de iniciar o sono, ansiedade permanente e muita irritação ao pensar no trabalho (que até então havia sido fonte de orgulho e satisfação pessoal), dificuldade de concentração e uma forte anestesia emocional em relação aos colegas de trabalho e aos clientes, por quem chega a sentir desprezo. Sentindo-se injustiçado por sua empresa, aumentou muito seu absenteísmo e percebe estar sendo vigiado por seus superiores, o que o faz supor que esteja prestes a ser demitido, devido à sua baixa produtividade e ao seu comportamento irresponsável. Apesar do quadro descrito no trabalho, encontra satisfação em sua vida familiar, ainda que um pouco prejudicada por chegar a casa muito tenso e estressado. Anseia pelos afastamentos de fim de semana e pelas férias, as quais planeja minuciosamente.

De acordo com as categorias reconhecidas pelo Ministério da Saúde, a situação clínica acima é característica da(o)

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

    A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão1 ; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Segurança Pública, da Saúde Pública, setor bancário e da Educação. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout )


ID
1135363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os índices de frequência, gravidade e custo, relacionados ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP), nos termos do Decreto no 6.042/2007, serão calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de(a)

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.042, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007

    Art. 202-A. As alíquotas constantes nos incisos I a III do art. 202 serão reduzidas em até cinqüenta por cento ou aumentadas em até cem por cento, em razão do desempenho da empresa em relação à sua respectiva atividade, aferido pelo Fator Acidentário de Prevenção - FAP. 

    § 4o Os índices de freqüência, gravidade e custo serão calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social.


ID
1135366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), nos termos do Decreto Federal no 3.298/1999, é vinculado ao Ministério da(os)

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 do Decreto Federal nº 3.298/1999 "Ao CONADE, criado no âmbito do Ministério da Justiça como órgão superior de deliberação colegiada, compete".

  • Art. 14.  Incumbe ao Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, a coordenação superior, na Administração Pública Federal, dos assuntos, das atividades e das medidas que se refiram às pessoas portadoras de deficiência.

  • De acordo com a Política Nacional para Integração da PPD, em seu artigo 14, temos: Incube ao MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS,  a coordenação superior, na Administração Pública Federal, dos assuntos, das atividades e das medidas que se referiam às pessoas portadoras de deficiência.

     

    De acordo com a lei 7.853 de proteção e integração social da pessoa portadora de deficiência: "A administração pública direta dará tratamento prioritário para as pessoas portadoras de deficiência para o pleno exercício de direitos." .. art 10° A coordenação superior dos assuntos , ações governamentais e medidas referentes à pessoa portadora de deficiência caberá à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA  a RESPOSTA CORRETA SERIA LETRA E

    DECRETO 3298/99

    Art. 14.  Incumbe ao Ministério dos Direitos Humanos, a coordenação superior, na Administração Pública Federal, dos assuntos, das atividades e das medidas que se refiram às pessoas portadoras de deficiência.             (Redação dada pelo Decreto nº 9.494, de 2018)

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    GABARITO DESATUALIZADO: B

    GABARITO ATUALIZADO: E

     

     

    Analisar as alternativas conforme:

     

    | Decreto 3.298 de 20 de Dezembro de 1999 - CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência)

    | Capítulo VI - Dos Aspectos Institucionais

    | Artigo 14

         "Incumbe ao Ministério dos Direitos Humanos, a coordenação superior, na Administração Pública Federal, dos assuntos, das atividades e das medidas que se refiram às pessoas portadoras de deficiência."

     

     

     

    A Redação do Decreto foi alterada em 06 de Setembro de 2018 via Decreto 9.494 de 06 de Dezembro de 2018.

    Link do Decreto 9.494: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9494.htm#art2

     

     

    OBS: O QConcursos foi avisado que a questão está desatualizada.


ID
1135369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos termos do Decreto Federal no 6.042/2007, o acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo causal entre o trabalho e o agravo. O acidente do trabalho é caracterizado quando se verifica nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade.

Tal entidade mórbida está elencada na

Alternativas

ID
1135372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Consoante a Lei no 8.080/1990, as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão cofinanciadas, dentre outros, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO V      -      DO FINANCIAMENTO

    CAPÍTULO I - Dos Recursos

    Art. 32. § 5º As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.


  • § 5 - As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde - SUS, pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.

  • § 5 As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Unico de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal , além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.

  • artigo 32 § 5.

  • FISCAL

  • § 5º As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.

  • GABARITO : B

    Lei 8080/90

    Art 32 § 5o As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.


ID
1135375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Brasil, na esteira das economias mais avançadas, fornece medicamentos à população.

Esse fornecimento deve estar de acordo, em regra geral, com os termos da Lei no 8.080/1990 e constar de

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO VIII

    (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    DA ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA E DA INCORPORAÇÃO DE

    TECNOLOGIA EM SAÚDE” 

    Art. 19-M.  A assistência terapêutica integral a que se refere a alínea d do inciso I do art. 6o consiste em: (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    I - dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a doença ou o agravo à saúde a ser tratado ou, na falta do protocolo, em conformidade com o disposto no art. 19-P; (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)


  • Lembrando que o Decreto 7.508, Art. 28, III fala da obrigatoriedade da obrigatoriedade da prescrição por profissional de saúde vinculado ao SUS mas: 
    1) O enunciado está pedindo apenas a regra da lei 8.080 e;2) Trata-se de profissional de saúde, e não médico (enfermeiro também prescreve alguns medicamentos)
  • Lei 808090

    Complementando

    Protocolo clínico e diretriz terapêutica: documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    Art. 19-O.  Os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas deverão estabelecer os medicamentos ou produtos necessários nas diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde de que tratam, bem como aqueles indicados em casos de perda de eficácia e de surgimento de intolerância ou reação adversa relevante, provocadas pelo medicamento, produto ou procedimento de primeira escolha. (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    Parágrafo único.  Em qualquer caso, os medicamentos ou produtos de que trata o caputdeste artigo serão aqueles avaliados quanto à sua eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade para as diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde de que trata o protocolo.(Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    Art. 19-P.  Na falta de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, a dispensação será realizada

  • Art 19 - M 

    I - dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a doença ou o agravo à saúde a ser tratada ou, na falta do protocolo, em conformidade com o disposto no art 19-P.

  • Art. 19-P.  Na falta de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, a dispensação será realizada: (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    I - com base nas relações de medicamentos instituídas pelo gestor federal do SUS, observadas as competências estabelecidas nesta Lei, e a responsabilidade pelo fornecimento será pactuada na Comissão Intergestores Tripartite; (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    II - no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, de forma suplementar, com base nas relações de medicamentos instituídas pelos gestores estaduais do SUS, e a responsabilidade pelo fornecimento será pactuada na Comissão Intergestores Bipartite; (Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

    III - no âmbito de cada Município, de forma suplementar, com base nas relações de medicamentos instituídas pelos gestores municipais do SUS, e a responsabilidade pelo fornecimento será pactuada no Conselho Municipal de Saúde.(Incluído pela Lei nº 12.401, de 2011)

  • PROTOCOLO CLÍNICO.


ID
1135378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Nos termos da Lei no 8.080/1990, a competência para estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria e para coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo o Território Nacional em cooperação técnica com os Estados, Municípios e o Distrito Federal é do(a)

Alternativas
Comentários
  • Seção II

    Da Competência

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    XIX - estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria e coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo o Território Nacional em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal. (Vide Decreto nº 1.651, de 1995)
  • A direção  nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:

    XIX - estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria e coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo o Território Nacional em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal.

  • A direção nacional do SUS tem a competência de
    estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria e coordenar a
    avaliação técnica e financeira do SUS, em todo o território
    nacional, em cooperação técnica com os estados, os
    municípios e o Distrito Federal.

  • DIreçao nacional do SUS


ID
1135381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Nos termos da Lei no 8.080/1990, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 14-B

    § 1o  O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União

  • excelente questões, obrigada.

  • Art. 14-B

    § 1 O Conass e o Conasems receberão recursos de orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União.

  • art 14-b §1°

  • Art.14-B :  CONASS e CONASENS recebem recursos do Orçamento Geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde.

  • § 1o  O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União.           (Incluído pela Lei nº 12.466, de 2011).

    art 14-B

    GABARITO A

  • L 8.080/90

    Art. 14-B. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias

    Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais

    para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do

    regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.466, de 2011).

    § 1o O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de

    Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União.

    (Incluído pela Lei nº 12.466, de 2011).

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 14-B. § 1  O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União.  

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1135384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Na organização do Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei no 8.080/1990, serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional subordinadas ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

  • art. 13. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

    I - alimentação e nutrição;

    II - saneamento e meio ambiente;

    III - vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;

    IV - recursos humanos;

    V - ciência e tecnologia; e

    VI - saúde do trabalhador.

  • Art. 12. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

  • 8.080

    Art. 12. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 12. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1135387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Uma instituição médica privada pretende atuar na área do Sistema Único de Saúde.

Consoante os termos da Constituição Federal, a atuação da iniciativa privada nessa área é

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080 - CAPÍTULO II

    Da Participação Complementar

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.


  • CF, Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1o - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

  • CF, Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1o - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.


  • Art. 199

    § 1 - as instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferências as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.


ID
1135390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Constituição Federal estabeleceu um sistema único de saúde para melhorar a gestão dos recursos destinados à população.

Nos termos da Lei Maior, uma das diretrizes desse sistema consiste na(o)

Alternativas
Comentários
  • Art.198 - As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, em direção única em cada esfera de governo;

    (União - MS; Estado-SES; Muni-SMS)

    II - Atendimento integral= Integralidade

    III - Participação da comunidade.

  • Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema

    único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; (Todos têm responsabilidades)


  • O artigo 198 da CF/88 é famoso P.A.D.

    P - Participação da comunidade

    A população através de entidades representativas deve participar do processo de formação das políticas de saúde e principalmente do controle em todos os níveis de governo.

    A- Atendimento integral 

    O SUS deve priorizar atividades preventivas sem deixar a medidas assistenciais(curativas).

    D - Descentralização

    Divisão de responsabilidades entre os governos federal, estadual e municipal representados por níveis de gestão distintos.

  • Art 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

  • GABARITO: LETRA C

    Seção II

    DA SAÚDE

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

    FONTE: CF 1988


ID
1135393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR7, a avaliação clínica como parte integrante dos exames médicos deverá obedecer aos prazos e à periodicidade para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou o agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas.

Os exames deverão ser repetidos no exame médico periódico e deverão observar os seguintes intervalos mínimos de tempo:

Alternativas

ID
1135396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em determinadas situações, o médico deve julgar-se impedido de realizar perícia médica em seu próprio paciente, em um parente seu ou ainda em pessoa com quem mantenha alguma relação.

Um motivo para esse impedimento é o fato de o médico

Alternativas

ID
1135399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um grupo homogêneo de risco ocupacional é definido como um grupo de trabalhadores que

Alternativas

ID
1135402
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A responsabilidade pela emissão da CAT e o prazo estipulado para que ocorra essa emissão estão apresentados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre a CAT- Comunicação de Acidente de Trabalho.

    As informações solicitadas pela banca podem ser encontradas no caput do artigo 22 da Lei nº 8.213/1991:

    Art. 22. "A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social"

    Esquematizando os prazos:

    • 1º dia útil da ocorrência do acidente.
    • Imediatamente, em caso de morte.

    Portanto, a responsabilidade pela CAT é da empresa/empregador doméstico e os prazo se dão conforme a esquematização acima. A única alternativa que traz essas informações corretamente é a letra "c".

    GABARITO: LETRA C


ID
1135405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A CAT deve ser emitida na suspeita de uma doença ocupacional. Há casos em que as normas regulamentadoras são cumpridas e os indicadores de doenças ocupacionais não apontam para a probabilidade de nexo laboral. Também não há desobediência às determinações quanto ao dimensionamento, ao treinamento e à fiscalização dos EPI, nem quanto à observância dos Limites de Tolerância e dos Valores Teto. Além disso, as demais orientações legais para a prevenção de doenças são seguidas.

Em casos como o descrito acima, a suspeita de doença ocorrerá na seguinte situação:

Alternativas

ID
1135408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Saúde do Trabalhador, área do conhecimento técnico-científico, tem como uma de suas premissas básicas a(o)

Alternativas

ID
1135411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A CIPA tem dentre seus objetivos relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho dos empregados e solicitar medidas para reduzir ou até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizá-los.

Em relação à CIPA, considere as afirmativas a seguir.

I - A CIPA deverá ter mandato de um ano, e ser constituída por 1/3 de representantes do empregador (indicados pela empresa) e por 2/3 de representantes dos empregados (eleitos).

II - A CIPA é um órgão supracorporativo e independente, não estando subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta.

III - O papel mais importante da CIPA é o de estabelecer uma relação de diálogo e de conscientização entre patrões e empregados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Queria saber por que a III é correta. Onde está escrito que esse é o papel principal da CIPA? Eu diria que é algo relacionado com a prevenção e não com o relacionamento entre empregado e empregador. Não concordo com a resposta D.

  • Está escrito no manual da CIPA: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BCB2790012BD527FF7C25B2/pub_cne_cipa.pdf


  • Gabarito letra D.

    I- F Pq as representações da CIPA seguem um sistema paritário.

  • GAB.: D

    Para os que ficaram com dúvida na III:

    5.28 As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.


ID
1135414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A intoxicação por qualquer agente é constituída pelas seguintes fases: toxicocinética, toxicodinâmica, clínica e de exposição.

A toxicodinâmica representa a fase de

Alternativas
Comentários
  • - Exposição -------- > Quando o organismo entra em contato com o toxicante, externa ou/e internamente.

    - Toxicocinética ----- > Inclui todos os processos envolvidos na relação entre a disponibilidade química e a concentração do fármaco nos diferentes tecidos do organismo. Absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação, excreção. 

    - Clínica ---> Sinais e sintomas

    - Toxicodinâmica ----->  é o estudo da natureza da ação tóxica exercida por substancias químicas sobre o sistema biológico, sob o ponto de vista bioquímico e molecular. 


ID
1135417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há uma situação de grande prevalência na população em geral, que pode ser, inclusive, erroneamente atribuída ao trabalho. Relativamente de fácil prevenção, quando diagnosticada, e uma vez estabelecido o nexo laboral, não gera incapacidade laborativa na imensa maioria dos casos, sendo passível de reabilitação e/ou readaptação por comprometer o desempenho em algumas poucas atividades muito específicas.

Tal situação refere-se à(ao)

Alternativas

ID
1135420
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Trabalhar sem necessariamente adoecer ou morrer em decorrência do trabalho é uma possibilidade concreta em um mundo em rápida transformação. A partir da década de 1980, deu-se em nosso país a emergência da área "Saúde do Trabalhador", que vai lidar com um aumento significativo tanto de doenças profissionais clássicas como de doenças consideradas novas.

O par que é o melhor exemplo, respectivamente, do velho e do novo no que se refere a doenças, encontra-se em:

Alternativas

ID
1135423
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere uma pessoa paraplégica, cadeirante, sem nenhum outro tipo de limitação.
Aprovada em concurso para trabalhar como bancária e submetida a exame admissional para o trabalho, ela deve ser considerada

Alternativas

ID
1135426
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um médico do trabalho de uma empresa suspeitou que um grupo de trabalhadores que tinha contato com uma determinada substância estava sendo acometido por um agravo à saúde menos observado em outro grupo que trabalhava no mesmo local, mas sem ter contato com a tal substância. Para auxiliá-lo a estabelecer o nexo entre o agravo e o contato com a substância, o médico resolveu fazer um estudo epidemiológico.

Para estabelecer o nexo e fazer a análise das incidências nesses dois grupos (expostos e não expostos), o médico deverá optar pelo desenho de estudo denominado

Alternativas
Comentários
  • Atentar pois a pergunta refere a incidência e isso só pode ser visto em estudos de coorte


ID
1135429
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para que seja feita a avaliação dos níveis de pressão sonora para sons contínuos no ambiente de trabalho, visando à identificação da necessidade de uso de EPI auditivo, deve(m) ser utilizada(s) a(s) seguinte(s) metodologia(s):

Alternativas

ID
1135432
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um estudo, foi determinada a incidência de um certo agravo em uma população exposta a um risco e em uma população não exposta a esse risco. A incidência
encontrada na população exposta ao risco foi de 30 novos casos por 1.000 habitantes em 1 ano; já a incidência na população não exposta foi de 20 novos casos por 1.000 habitantes em 1 ano.

O risco relativo de contrair o agravo na população exposta ao risco, em relação ao da não exposta, é de

Alternativas
Comentários
  • RR = Expostos/Controle

    RR = 1,5 

    Os expostos tem 1,5 x de chances de desenvolver o agravo

ID
1135435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A elaboração do mapa de riscos é uma atribuição da(o)

Alternativas
Comentários
  • 5.16 A CIPA terá por atribuição:

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

  • a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

    c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;

    f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

    n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;

    o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;

    p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.

  • Gabarito B.

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;


ID
1135438
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Tabela constante no Quadro 1 do Anexo 11 da NR 15 apresenta os limites de tolerância para agentes químicos.

Qual é a via de absorção considerada pela Tabela, que deve ser, portanto, a prioritária para a proteção, e qual o critério utilizado para caracterizar a insalubridade,
respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C. O Quadro 1 do Anexo 11 trata de exposição a agentes químicos pela via respiratória e a insalubridade é caracterizada quando a concentração do agente nocivo ultrapassa o limite de tolerância estabelecido na NR-15.


ID
1135441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um agente fiscalizador do trabalho, que não é médico, exige acesso ao prontuário médico de um empregado de uma empresa.

O coordenador do PCMSO ou quem ele designar como médico examinador, com livre acesso aos prontuários da empresa, deverá agir da seguinte forma:

Alternativas

ID
1135444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação às condições para a realização do exame audiométrico, considere as afirmativas a seguir.

I - A cabine audiométrica precisa estar sempre no mesmo local onde foi calibrada para que o certi?cado de calibração tenha validade.

II - A cabine com certi?cado de calibração conforme a ISO 8253-1 garante o isolamento acústico para a realização do exame audiométrico, qualquer que seja o local onde ela seja montada.

III - O examinador é o responsável por garantir que as condições de realização do exame sejam adequadas.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1135447
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com a NR 7, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a

Alternativas
Comentários
  • 7.4.3.4 No exame médico de mudança de função, será obrigatoriamente realizada antes da data da mudança.

    7.4.3.4.1 Para fins desta NR, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho 

    ou de setor que implique a exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.


ID
1135450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No Brasil, o trabalhador noturno tem hora de trabalho reduzida, 52 minutos e 30 segundos, e tem remuneração 20% superior à hora diurna.

É considerado trabalho noturno aquele realizado entre as

Alternativas
Comentários
  • Letra A
    Horário noturno: Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte.


    Hora Noturna: A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna.

    Intervalo:  jornada de trabalho de até 4 horas (sem intervalo); jornada de trabalho > a 4 horas < 6 horas ( intervalo de 15 minutos);  jornada de trabalho > 6 horas (intervalo de no mínimo 1 (uma) hora e no máximo 2 (duas) horas).


  • A questão quer saber qual o período de trabalho é considerado trabalho noturno.

    De acordo com a CF/88:

     Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    De acordo com a CLT:

    "Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.                   

    § 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.           

    § 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte."  

    Em relação ao trabalho rural, a lei nº 5.89/1973 estipula os seguintes intervalos:

    "Art. 7º - Para os efeitos desta Lei, considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária".

    Logo, o período considerado para o trabalhado noturno de acordo com a CLT é das 22h às 5h da manhã do dia seguinte.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
1135453
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A compreensão ampla do que se refere a doenças relacionadas ao trabalho permitiu a superação da confusa denominação ou – talvez – sutil diferença entre doenças profissionais e doenças do trabalho, presentes na conceituação legal (Lei no 8.213/1991). Essas doenças relacionadas ao trabalho estão incluídas em, pelo menos, 3 categorias, segundo a classificação proposta por Schilling.

As doenças enquadradas na categoria I são aquelas em que a(o)

Alternativas
Comentários
  • As doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a classificação de Schilling. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:

    • Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
    • Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
    • Grupo III: nesse caso, a doença já existe mesmo que de forma latente, mas as condições de trabalho a agrava. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.

    Esquematizando:

    • Grupo I: o trabalho é a principal causa.
    • Grupo II: o trabalho contribui para o surgimento.
    • Grupo III: a doença existe e é apenas agravada.

    Analisando as alternativas em busca da que traga corretamente informação sobre o Grupo I:

    A- INCORRETA. Doenças vasculares e neoplasias são consideradas pertencentes ao Grupo II, no qual podem surgir no trabalho, mas não como causa principal e determinada.

    B- INCORRETA. As doenças do grupo I é que possuem nexo causal com o trabalho desempenhado, mas tem relação com doenças epidemiológicas.

    C- INCORRETA. As doenças latentes e agravadas com as condições do trabalho são classificadas no Grupo III.

    D- CORRETA. No grupo I, o trabalho é a causa necessária para o surgimento daquela moléstia.

    E- INCORRETA. A assertiva versa sobre o Grupo II.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
1135456
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As doenças consideradas relevantes no diagnóstico diferencial entre síndrome do túnel do carpo e DORT são as seguintes:

Alternativas