SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2018 - Petrobras - Enfermeiro do Trabalho Júnior


ID
2655049
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ação prioritária em um incidente de trauma é a avaliação geral da cena.


Qualquer problema identificado nessa avaliação deve ser resolvido

Alternativas
Comentários
  • Gab B,

    A ação prioritária em um incidente de trauma é a avaliação geral da cena.

    b

    antes do atendimento da vítima


ID
2655052
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Houve um acidente rodoviário, envolvendo um ônibus e um carro de passeio. Quando a primeira equipe de socorristas chegou ao local do acidente, uma das vítimas estava consciente e verbalizando seu bem-estar, negava dor, tinha boa perfusão periférica, sinais vitais estáveis e escoriações leves nas mãos. Alguns minutos depois, essa mesma vítima estava apática, imóvel, com a pele fria, taquicárdica e hipotensa.


No processo de triagem e reavaliação contínua dessa vítima, sua classificação variou de

Alternativas
Comentários
  • NIVEIS DE GRAVIDADE POR COR E TEMPO DE ATENDIMENTO:

     

    Classificação:     

                                 

    VERMELHO (EMERGÊNCIA)  > Avaliação Médica: Imediata  Reavaliação do Enfermeiro: Contínua  Prioridades: Tratamento médico imediato

     

    AMARELO (URGÊNCIA) > Avaliação Médica: < 30 minutos  Reavaliação do Enfermeiro: A cada 30 minutos Prioridades: Aguarda atendimento médico prioritário.

     

    AZUL (SEMI-URGÊNCIA) > Avaliação Médica: < 2 horas  Reavaliação do Enfermeiro: A cada 2 horas  Prioridades: Atendimento por ordem de chegada

     

    VERDE ( NÃO URGÊNCIA) > Avaliação Médica: < 1 hora Reavaliação do Enfermeiro: A cada 60 minutos Prioridades:  Aguardam consulta com prioridade em relação ao AZUL

     

     

     FONTE: NISHIO; FRANCO (2011)

  • verde para vermelho


ID
2655055
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, o Serviço de Atendimento pré-hospitalar móvel conta com equipe e frota de veículos compatíveis com as necessidades de saúde da população de um município ou de uma região.


Nessa equipe, os Enfermeiros Assistenciais são responsáveis pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • atendimento de enfermagem necessário para a reanimação e estabilização do paciente, no local do evento e durante o transporte.


ID
2655058
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir da entrada em vigor da reforma trabalhista, algumas modificações relativas ao gozo das férias foram implementadas.

De acordo com a legislação em vigor, as férias poderão ser divididas em, no máximo,

Alternativas

ID
2655061
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos casos de acidentes de trabalho sem vítimas fatais, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser emitida até que dia útil seguinte ao da ocorrência?

Alternativas
Comentários
  • A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

    Em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata.

    A empresa que não informar o acidente de trabalho dentro do prazo legal estará sujeita à aplicação de multa, conforme disposto nos artigos 286 e 336 do .

    Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública (magistrados, membros do Ministério Público e dos serviços jurídicos da União e dos Estados ou do Distrito Federal e comandantes de unidades do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar) poderão efetivar a qualquer tempo o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa.


ID
2655064
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O seguro contra acidentes de trabalho é uma contribuição paga pelas empresas para ajudar a cobrir as despesas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.


    SAT  Seguro Acidente do Trabalho é uma contribuição paga pelas empresas para ajudar a cobrir as despesas da Previdência Social com benefícios decorrentes de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

    Essa contribuição tem natureza jurídica de tributo e incide sobre a remuneração paga pela empresa a seus empregados e trabalhadores avulsos.


ID
2655067
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São trabalhadores aptos ao desempenho de suas funções que deverão ser considerados de modo especial no tocante à vacinação, as pessoas com

Alternativas

ID
2655070
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma pessoa que trabalha com digitação e passa a ter problemas e dores no antebraço devido ao movimento repetitivo exigido pela ocupação desenvolveu uma doença

Alternativas
Comentários
  • Confira a lista das principais doenças profissionais

     

    Doenças provocadas pela exposição à radiação

    A longa exposição à radiação pode afetar a fertilidade, a potência sexual do trabalhador e até mesmo provocar câncer.

     

    Lesões por Esforço Repetitivo

     

    Passar diversas horas seguidas realizando os mesmos movimentos pode provocar Lesões por Esforço Repetitivo, problema geralmente abreviado pela sigla LER. O problema afeta profissionais que trabalham em fábricas ou que passam muitas horas sentados em frente a um computador. Para evitar o desenvolvimento destas lesões, é importante fazer pausas ao longo do dia para realizar exercícios de alongamento.

     

    Estresse ocupacional

     

    Trânsito, remuneração baixa, assédio moral, horários inapropriados são alguns fatores que provocam uma das doenças mais comuns do mundo atual: o estresse ocupacional, que pode fazer o profissional sofrer de ansiedade e depressão. Muitas profissões estão expostas a estes problemas, e é preciso priorizar o bem-estar dos trabalhadores para garantir a qualidade da saúde e o rendimento no trabalho.

     

    Doenças de pele

     

    Profissionais que atuam nas indústrias químicas, têxteis e metalúrgicas podem sofrer com doenças de pele. O contato prolongado com produtos tóxicos provoca dermatites e câncer de pele. É preciso utilizar roupas e luvas adequadas para proteger os trabalhadores destas doenças.

     

    Problemas de visão

     

    Profissionais que trabalham durante a noite apresentam maiores chances de ter problemas de visão. O organismo reduz a capacidade de algumas funções durante a noite, como uma forma de se preparar para as horas de sono. Além disso, trabalhar a noite toda e dormir durante o dia interfere na recuperação, aumentando as chances de problemas de visão, como catarata e conjuntivite.

     

    Como evitar doenças profissionais

     

    Apesar de diferentes, as doenças profissionais podem ser evitadas por medidas parecidas e bem simples. O horário de trabalho deve sempre ser respeitado e as condições devem ser justas com todos os direitos profissionais garantidos, o que inclui a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em caso de riscos ambientais.

     

    https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/confira-lista-das-principais-doencas-profissionais/

  • Doença profissional, também chamada de doença ocupacional, acontece em decorrência a contínua exposição do trabalhador aos chamados agentes de risco, que podem ser: físicos, químicos e outros. Esses agentes são responsáveis por desencadear ou agravar doenças no organismo do trabalhador. Em suma, a doença profissional é aquela adquirida em consequência ao exercício do trabalho. Por exemplo, uma pessoa que trabalha com digitação e desenvolve problemas e dores no antebraço devido ao movimento repetitivo exigido pela ocupação se enquadra na doença profissional. Isso porque não há uma forma alternativa de realizar a função de digitador ou usar um equipamento de proteção. A doença acontece devido ao tipo de trabalho desenvolvido.

    Doença do Trabalho são resultado das condições especiais de um ambiente profissional e que não possuem relação em lei. Esse grupo de doenças não são reconhecidas pela Previdência Social, por não possuírem um agente causador comum. Isso quer dizer que, no geral, o trabalhador é acometido pela doença devido a um fator particular que se relaciona com a função, mas não é uma regra. Com isso, é preciso comprovar de que o desencadeamento ou agravamento da doença está relacionado com o trabalho. Ou seja, a doença do trabalho é decorrente das condições especiais em que o trabalho é realizado, apesar de não ser uma regra. Um bom exemplo é de quem que trabalha em local de muito ruído, como um orientador de aeronaves. Esse profissional deve usar protetores auriculares, para evitar perda da audição. Mas se agir de forma negligente e não utilizar o protetor, pode ter sérios problemas de saúde, comprometer ou mesmo perder a audição. Se isso acontecer, estará enquadrado em doença do trabalho. Quais doenças não são consideradas como Doenças do Trabalho? Segundo o art. 20, §1º, da Lei n.º 8.213/1991, não são consideradas doenças do trabalho:

    a) doença degenerativa;

    b) inerente à grupo etário;

    c) que não produza incapacidade laborativa;

    d) doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

    Fonte: Conceito Zen - 


ID
2655073
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A análise ergonômica do trabalho, feita por um profissional capacitado para tal, é responsabilidade do

Alternativas
Comentários
  • NR 17

    17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.


ID
2655076
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério do Trabalho e Emprego possui várias normas regulamentadoras (NR) e portarias.


A legislação que trata especialmente do tema Ergonomia é a

Alternativas
Comentários
  • NORMA REGULAMENTADORA Nº 17

     

    ERGONOMIA

     

    Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

     

    http://www.ergonomia.ufpr.br/MANUAL_NR_17.pdf

     

     

     


ID
2655079
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento de tumores pode ocorrer em uma fase da intoxicação denominada

Alternativas
Comentários
  • Tipos de interação entre agentes tóxicos 

    A exposição a dois ou mais agentes químicos presentes no ambiente de trabalho podem resultar em interações caracterizadas por alterações da toxicocinética e toxicodinâmica.

    Ação independente: os agentes tóxicos têm distintas ações e produzem efeitos diferentes.

    Efeito aditivo: magnitude do efeito produzido por dois ou mais agentes tóxicos é quantitativamente igual à soma dos efeitos produzidos individualmente por cada agente.

    Sinergismo: o efeito produzido por dois ou mais agentes tóxicos é maior do que o efeito aditivo.

    Potenciação: ocorre quando efeito de um agente tóxico é aumentado por agir simultaneamente com um agente não tóxico.

    Antagonismo: o efeito produzido por dois ou mais agentes tóxicos é menor do que o efeito aditivo. Um agente reduz o efeito do outro.

    Medidas relativas ao ambiente de trabalho 

    a) Relativas à fonte:
    • Substituição de materiais/ produtos perigosos;
    • Modificação do processo ou operação;
    • Manutenção de equipamentos e maquinário.

    b) Relativas à trajetória:
    • Ventilação geral diluidora;
    • Segregação do processo ou operação.

    c) Outras medidas relativas ao meio:
    • Instalação de sistemas de alarmes;
    • Ordem e limpeza;
    • Armazenamento e rotulagem adequados.

    d) Medidas relativas ao trabalhador:
    • Adoção de boas práticas de trabalho;
    • Educação, treinamento e comunicação de riscos.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/toxicodinamica/44336

  • Absorção

    ERRADO - Fase em que o toxicante alcance a corrente sanguínea.

    Biotransformação

    ERRADO - o toxicante é biotransformando em metabólitos que podem ser mais ou menos tóxicos que o original

    Exposição

    ERRADO - Fase em que o indivíduo está exposto ao toxicante seja no ambiente de trabalho, na rua ou em qualquer lugar.

    Toxicocinética

    ERRADO - "caminho" que o toxicante faz! até esse momento, ainda não atingiu as "estrturas-alvo" do organismo.

    Toxicodinâmica

    CERTO - fase em que o toxicante se acopla aos receptores (que podem ser canais ionicos, proteínas, etc) e dão inicio a fase de sintomatologia que são os sinais e sintomas clínicos da intoxicação - a fase Clínica.


ID
2655082
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Não existe um modelo predefinido de programa de prevenção ao uso abusivo de álcool e de outras drogas no ambiente de trabalho, porque cada programa precisa

Alternativas

ID
2655085
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na proteção específica dos frentistas nos postos de gasolina, os calçados devem oferecer proteção contra riscos de origem

Alternativas

ID
2655088
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prevenção da intoxicação, em toxicologia ocupacional, é feita em três etapas fundamentais que são:

Alternativas
Comentários
  • reconhece o tipo de agente tóxico.

    avalia esse agente, suas causas, seus limites, avalia se ele é um xenobiótico, seu efeito tóxico, entre outros.

    controle: medidas de controle, EPC, Administrativo, sinalização, engenharia... EPI.

  • A análise ambiental deve ser fundamentada tecnicamente em três conceitos básicos: 

    1. Reconhecer (riscos): identificar, caracterizar, saber apontar qual dos agentes de risco de dano à saúde estão presentes no ambiente de trabalho;

    2. Avaliar (riscos): é saber quantificar e verificar, de acordo com determinadas técnicas, a magnitude do risco. Se for maior ou menor, se é grande ou pequeno, comparado com determinados padrões;

    3. Controlar (riscos): é adotar medidas técnicas, administrativas, preventivas ou corretivas de diversas naturezas, que tendem a eliminar ou atenuar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

    LETRA B


ID
2655091
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tolueno caracteriza-se por ter odor aromático característico, ser inflamável e ser insolúvel em água, mas solúvel em muitos solventes orgânicos.

Outra característica do tolueno é ser

Alternativas
Comentários
  • A composição da chamada “cola de sapateiro” é variada, porém seu componente principal geralmente é o tolueno, solvente que tem, por inalação, efeitos psicotrópicos.


    OUTROS EFEITOS:

    Outros transtornos mentais decorrentes de lesão e disfunção cerebrais e de doença física (F06.-)

    Transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doença, lesão e de disfunção de personalidade (F07.-)

    Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático não especificado (F09.-) 

    Episódios depressivos (F32.-)

    Neurastenia (Inclui "Síndrome de Fadiga") (F48.0)

    Hipoacusia Ototóxica (H91.0) 


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1999/prt1339_18_11_1999.html


    http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2864579&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=tolueno&inheritRedirect=true

  • O tolueno caracteriza-se por ter odor aromático característico, ser inflamável e ser insolúvel em água, mas solúvel em muitos solventes orgânicos e ser um liquido incolor.


ID
2655094
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É responsabilidade do empregador no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Alternativas

ID
2655097
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as doenças relacionadas ao trabalho está o(a)

Alternativas
Comentários
  • Galera, muita gente costuma colocar antracose como doença PROFISSIONAL, mas está errado.

    por mais que pareça nos da SST, temos esse vinculo já fixado na cabeça, silicose com poeira, antracose com carvão, siderose com ferro, bissinose com poeira vegetal (algodão), entre outros... mas não é bem assim, vamos la:

    A pneumoconiose dos trabalhadores do carvão deve ser considerada doença profissional, no senso estrito do

    termo, ou doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho é causa necessária.

    antracose não.


ID
2655100
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na organização e definição das unidades que compõem a rede de saúde por níveis de atenção, consideram-se como unidades de média complexidade ambulatorial, as unidades com serviços que dispõem de profissionais especializados e utilizam recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento, como, por exemplo,

Alternativas

ID
2655103
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa a

Alternativas
Comentários
  • A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

     

    A Administração pública deve buscar permanentemente uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho promovendo ações para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus servidores. Para tanto, as instituições públicas devem desenvolver e implantar programas específicos que envolvam o grau de satisfação da pessoa com o ambiente de trabalho, melhoramento das condições ambientais gerais, promoção da saúde e segurança, integração social e desenvolvimento das capacidades humanas, entre outros fatores.

     

    Investir na qualidade de vida objetiva satisfazer as necessidades do trabalhador tendo como princípio o fato de que as pessoas são mais produtivas quando mais satisfeitas e envolvidas com o trabalho. A ideia é conciliar os interesses dos indivíduos e os das organizações. Sabe-se que ao melhorar a qualidade de vida do servidor no seu ambiente de trabalho, existe a tendência de melhoria na produtividade e eficiência do órgão.

     

    É importante avaliar, de forma sistemática, a satisfação dos servidores. As sondagens de opinião constituem ferramentas fundamentais para detectar os fatores humanos que podem estar reduzindo a eficiência do órgão. É também a melhor forma de saber o que modificar para que o servidor tenha melhor qualidade de vida na organização.

     

    Ciente da importância dessa questão, o Ministério do Meio Ambiente atua firmemente com qualidade de vida. O MMA mantém um setor que cuida exclusivamente do assunto. Interessados podem ter acesso as várias ações desenvolvidas por este setor no link:  

    São listadas a seguir algumas ações que podem contribuir para dar mais qualidade de vida no ambiente do trabalho. Essa lista não esgota o assunto e nem se aplica a todos os órgãos públicos. Deve ser vista como como um conjunto de ideias, exemplos, ou elementos para reflexão.

    FONTE: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/eixos-tematicos/qualidade-de-vida-no-ambiente-de-trabalho?tmpl=component&print=1


ID
2655106
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é regulamentado pela

Alternativas
Comentários
  • NR 7 - PCMSO


ID
2655109
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro do trabalho está autorizado a

Alternativas

ID
2655112
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, é atividade privativa do enfermeiro a

Alternativas
Comentários
  •  

    DECRETO N 94.406/87

     

    Art. 8º Ao ENFERMEIRO incumbe:

     

    I – privativamente:

     

    a) direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem;

    d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;

    e) consulta de Enfermagem;

    f) prescrição da assistência de Enfermagem;

    g) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

    II – como integrante da equipe de saúde:

    a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;

    b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

    c) prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    d) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;

    e) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar, inclusive como membro das respectivas comissões;

    f) participação na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de Enfermagem;

    g) participação na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e nos programas de vigilância epidemiológica;

    h) prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido;

    i) participação nos programas e nas atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco;

    j) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;

    l) execução e assistência

    obstétrica em situação de emergência e execução do parto sem distocia;

    m) participação em programas e atividades de educação sanitária, visando à melhoria de saúde do indivíduo, da família e da população em geral;

    n) participação nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde, particularmente nos programas de educação continuada;

    o) participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho;

    p) participação na elaboração e na operacionalização do sistema de referência e contra-referência do paciente nos diferentes níveis de atenção à saúde;

    q) participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;

    r) participação em bancas examinadoras, em matérias específicas de Enfermagem, nos concursos para provimento de cargo ou contratação de Enfermeiro ou pessoal Técnico e Auxiliar de Enfermagem.


ID
2655115
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos termos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no caso de uma infração, é considerado critério para a graduação da penalidade e respectiva imposição

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 0564/2017

    Art. 110 Para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram-se:

    I – A gravidade da infração;

    II – As circunstâncias agravantes e atenuantes da infração;

    III – O dano causado e o resultado;

    IV – Os antecedentes do infrator.

  • Art. 110 Para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram-se:

    I – A gravidade da infração;

    II – As circunstâncias agravantes e atenuantes da infração;

    III – O dano causado e o resultado;

    IV – Os antecedentes do infrator.

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

  • RESOLUÇÃO COFEN N 564/2017

    Art. 110 Para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram-se:

    I – A gravidade da infração;

    II – As circunstâncias agravantes e atenuantes da infração;

    III – O dano causado e o resultado;

    IV – Os antecedentes do infrator.

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html

  • Perfeito


ID
2655118
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Estão dispensados(as) de seguir a NR 4:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho

  • A questão cobra conhecimento sobre a NR-4 que versa sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.

    Devem seguir a NR 4:

    4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho

    Portanto, estão desobrigadas as repartições públicas e de todos os poderes que não tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    GABARITO: LETRA E


ID
2655121
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 4, em seu artigo 4.2.2, as empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho em função do

Alternativas
Comentários
  • 4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.

  • A questão cobra conhecimento sobre a NR-4 que versa sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.

    De acordo com a NR-4:

    4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.

    GABARITO: LETRA A


ID
2655124
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 4 determina que todas as empresas devem registrar seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) mesmo para os SESMT que tenham apenas um membro. Tal registro deverá ser requerido ao órgão regional do MTE.


Para dar entrada no requerimento desse registro, é preciso incluir os seguintes dados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O pedido de resgistro deve conter:

    a) nome dos profissionais integrantes

    b)número de registro dos profissionais

    c)Numero de empregados da requerente (empresa) e grau de risco das atividades, por estabelecimento

    d)horario de trabalho dos profissionais

    e) Turno de trabalho por estabelecimento

     

  • 4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados:

    a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;

    b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb;

    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento;

    d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento;

    e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

  • 4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados:

    a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;

    b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb;

    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento;

    d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento;

    e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

  • O erro da B é que é necessário o número do REGISTRO dos profissionais, não o número da CTPS.



  • A questão cobra conhecimento sobre a NR-4 que versa sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT. A questão pede a exceção em relação aos dados requeridos no registros dos SESMT no órgão regional do MTb.

    De acordo com a NR-4:

    4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados:

    a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; (Alternativa D)

    b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb;

    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento; (Alternativa B)

    d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento; (Alternativa A)

    e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (Alternativa E)

    Logo, o único item que é citado nas alternativas mas não está no rol de dados requeridos na NR-4 é o nº das CTPS dos profissionais dos SESMT constante na letra "b", portanto, essa é a exceção.

    GABARITO: LETRA B


ID
2655127
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Convenção no 155, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho, concluída em Genebra, em 22 de junho de 1981, determina que deverá ser exigida dos empregadores, na medida em que for razoável e possível, garantia de que determinados aspectos do trabalho que estejam sob seu controle sejam seguros, e não envolvam risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Está em DESACORDO com a razoabilidade e a possibilidade de exigir garantia do empregador o seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 12
     

    Deverão ser adotadas medidas de conformidade com a legislação e a prática nacionais a fim de assegurar que aquelas pessoas que projetam, fabricam, importam, fornecem ou cedem, sob qualquer título, maquinário, equipamentos ou substâncias para uso profissional:

    a) tenham certeza, na medida do razoável e possível, de que o maquinário, os equipamentos ou as substâncias em questão não implicará perigo algum para a segurança e a saúde das pessoas que fizerem uso correto dos mesmos;

    b) facilitem informações sobre a instalação e utilização corretas do maquinário e dos equipamentos e sobre o uso correto de substâncias, sobre os riscos apresentados pelas máquinas e os materiais, e sobre as características perigosas das substâncias químicas, dos agentes ou dos produtos físicos ou biológicos, assim como instruções sobre a forma de prevenir os riscos conhecidos;

    c) façam estudos e pesquisas, ou se mantenham a par de qualquer outra forma, da evolução dos conhecimentos científicos e técnicos necessários para cumprir com as obrigações expostas nos itens a) e b) do presente artigo.

     

    Assertiva correta ( d ).

     

  • Art. 16 — 1. Deverá ser exigido dos empregadores que, na medida que for razoável e possível, garantam que os locais de trabalho, o maquinário, os equipamentos e as operações e processos que estiverem sob seu controle são seguros e não envolvem risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.

  • Gabarito: D


    CONVENÇÃO Nº 155 - OIT

    AÇÃO EM NÍVEL DE EMPRESA

    Artigo 16

    1.Deverá ser exigido dos empregados que, na medida que for razoável e possível, garantam que os locais de trabalho, o maquinário, os equipamentos e as operações e processos que estiverem sob seu controle são seguros e não envolvem risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.

    2. Deverá ser exigido dos empregadores que, na medida que for razoável e possível, garantam que os agentes e as substâncias químicas, físicas e biológicas que estiverem sob seu controle não envolvem riscos para a saúde quando são tomadas medidas de proteção adequadas.

    3. Quando for necessário, os empregadores deverão fornecer roupas e equipamentos de proteção adequados a fim de prevenir, na medida que for razoável e possível, os riscos de acidentes ou de efeitos prejudiciais para a saúde.

  • O trajeto casa-trabalho não está sob controle do empregador.


ID
2655130
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para um bom sistema de gestão da Saúde e da Segurança do Trabalho (SST) é fundamental

Alternativas
Comentários
  • a)

    assegurar que o sistema se concentra na eficácia das medidas de prevenção e de proteção. Correto

    b)

    atribuir responsabilidades gerais para a respectiva execução das medidas do sistema pelos empregados da empresa. Errado

    R:  SST, é responsabilidade da diretoria, alto escalão, setor estratégio, tira os empregados dessa!

    c)

    ter ciência de que o sistema é delineado mais para se justificar do que para se aperfeiçoar. Errado

    R: O sistema, o ciclo, é feito para aperfeiçoar, por isso usam muti o PDCA, onde a ultima fase desse ciclo é o action, para sempre ter um retorno de melhora, iniciando o novo ciclo  de forma já aperfeiçoada... Já pensou fazer um sistema onde precisamos justificar sempre as cagadas, muito melhor criar um sistema onde não aconteça isso.

    d)

    ter ciência de que o nível de desempenho de um sistema de gestão de SST funciona genericamente, independentemente do suporte ou do programa de SST existente na organização. Errado

    R:  o sistema de SST necessita do programa de SST existente na organização (empresa), como aplicar um sistema sem ter o programa para executar, dessa forma seria apenas no papel.

    e)

    assegurar que as auditorias no sistema contribuam para um processo de melhoria e possam tornar-se, também, um mecanismo para melhorar os resultados das próprias auditorias.  Errado

    R:  Talvez seja a alternativa que possa confundir com a assertiva correta, mas auditoria tem função fiscalizatória, ela não pode contribuir para um bom sistema SST

     

    caso esteja errado, corrija-me, obrigado!


ID
2655133
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Texto 1

Crime de Perigo – art. 132 do código penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. A pena para este caso varia de 3 meses a 1 ano, se o fato não constituir crime mais grave.


Texto 2

Súmula 229 do Supremo Tribunal Federal: “A indenização acidentária não exclui a do direito comum, em caso de dolo ou culpa grave do empregador.”


Texto 3

Lei no 8213, de 24 de julho de 1991 (Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social): “Art. 121. O pagamento, pela Previdência Social, das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem.”


Considerando-se os textos legais transcritos, em caso de acidente de trabalho

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Lei 8.213/1991.

     

    GABARITO: (C) Art. 120. Nos casos de negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho indicados para a proteção individual e coletiva, a Previdência Social proporá ação regressiva contra os responsáveis.

     

    (D) Art. 121. O pagamento, pela Previdência Social, das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem.

  • caso comum, quando acontece tragédias, com Mariana, Brumadinho, frigoríficos, e tem um outro caso tb... o custo é tão alto que o INSS processa a empresa para fazer o pagamento dos benefícios.

    Noticia 2012

    INSS ajuiza ação regressiva coletiva em porto alegre

    Medida busca ressarcimento pelos valores pagos em benefício acidentários

    .... a ação visa buscar inidenização dos valores que o INSS pagou a titulo de auxilio-doença, aposentadoria por invalidez, resultantes de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

    .... na busca do ressarcimento de recursos da Previdência Social, resultado da omissão ou negligência de uma empresa que não garantiu a proteção e segurança do trabalhador. "estima-se o ressarcimento de valor superior a Rs 1.000.000 de reais, correspondente ao pagamento de 111 benefícios" calcula.


ID
2655136
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido,

Alternativas
Comentários
  •  

    Item (A)

     

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

    a)(.........);


    b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo
    reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com o que
    determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;


ID
2655139
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Novas tecnologias podem acarretar novas situações de risco para a saúde do trabalhador.

Uma nova tecnologia que tem levado à realização de estudos e pesquisas, inclusive com cooperação internacional, para avaliar seus riscos e seu impacto na saúde do trabalhador é a

Alternativas
Comentários
  • Existem várias pesquisas na área de medicina relacionadas à nanotecnologia que revolucionarão os diagnósticos, tratamentos e curas de doenças.


ID
2655142
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dentre os requisitos de verificação de um sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, pode-se destacar como sendo um de seus elementos principais o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) Avaliação periódica da conformidade com os requisitos legais.


ID
2655145
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde devem estar atentos aos cuidados de biossegurança para evitarem danos à própria saúde e a de terceiros. Dentre esses profissionais, aqueles responsáveis por procedimentos de desinfecção devem ter conhecimentos específicos para esse processo.

A esse respeito, para realizar uma desinfecção de alto nível de materiais, deve-se utilizar

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Os tipos de desinfecção são: desinfecção de baixo nível, desinfecção de nível intermediário e desinfecção de alto nível.

     

    Veja abaixo as diferenças entre elas:

     

    Desinfecção de alto nível: Elimina: Bactérias vegetativas, bacilo da tuberculose, fungos, vírus e alguns esporos bacterianos.

    É indicada para: Itens semi-críticos (ex.: lâminas de laringoscópio, equipamento de assistência respiratória, endoscópios flexíveis)

    Agentes desinfetantes disponíveis no mercado: Formaldeído, Glutaraldeído, Ácido Peracético, Pasteurizadora, Termodesinfetadora

     

    Desinfecção de nível intermediário: Maioria dos fungos, todas as bactérias vegetativas, bacilo da tuberculose, alguns vírus lipídicos. Não é esperada ação sobre esporos bacterianos.

    Indicado para: Itens não-críticos e superfícies.

    Agentes desinfetantes disponíveis no mercado: Álcool etílico 70%, fenóis (alta toxicidade, tende ao desuso), hipoclorito de sódio (1.000 ppm de cloro disponível).

     

    Desinfecção de baixo nível: Não há ação sobre esporos ou bacilo da tuberculose, pode ou não ter ação sobre vírus não lipídicos, atividade relativa contra fungos. Elimina a maioria das bactérias vegetativas.

    Indicada para: Itens não-críticos e superfícies.

    Agentes desinfetantes disponíveis no mercado: Álcool etílico 70%, fenóis (alta toxicidade, tendendo ao desuso), hipoclorito de sódio (100 ppm de cloro disponível), quaternário de amônio (apenas para desinfecção de superfícies). (NOGAROTO, PENNA, 2006; RUTALA, WEBER, 1999)

  • NR-32 não cita nenhuma detalhe sobre os produtos que devem ser utilizados na desinfecção. Pula questão!

ID
2655148
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem materiais utilizados em instalações de saúde que podem oferecer risco biológico, sendo classificados conforme o seu potencial de infectividade.

São considerados semicríticos os materiais que entram em contato com a(os)

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    Desinfecção: processo de eliminação ou destruição de microrganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos ou não, presentes nos artigos e objetos inanimados. A desinfecção pode ser de baixo, médio ou alto nível. Pode ser feita através do uso de agentes físicos ou químicos. 

     

    Os artigos destinados à penetração através da pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema, são chamados de ARTIGOS CRÍTICOS. Estes requerem esterilização para satisfazer os objetivos a que se propõem.

     

    Os artigos destinados ao contato com a pele não-íntegra ou com mucosas íntegras são chamados de ARTIGOS SEMI-CRITICOS e requerem desinfecção de médio ou de alto nível, ou esterilização, para ter garantida a qualidade do múltiplo uso destes.

     

    Os artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente são chamados de ARTIGOS NAO-CRITICOS e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado.


ID
2655151
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-32 estabelece diretrizes básicas para a implementa- ção de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores de serviços de saúde.

Uma medida de prevenção obrigatória para trabalhadores desses serviços, é que

Alternativas
Comentários
  • 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

    32.2.4.17.1 A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO. 

    e) fornecer ao trabalhador, por escrito e mediante recibo, instruções relativas aos riscos radiológicos e procedimentos de proteção radiológica adotados na instalação radiativa;

    CORRETO B

  • D)

    NR 32

    32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfuro cortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.

    Logo, são os próprios trabalhadores que fizerem uso dos objetos que devem descartá-los corretamente. Não há um empregado designado especificamente para isso.

    E)

    NR 32

    32.3.9.4.7 Além do cumprimento do disposto na legislação vigente, os Equipamentos de Proteção Individual - EPI devem atender as seguintes exigências:

    b) estar armazenados em locais de fácil acesso e em quantidade suficiente para imediata substituição, segundo as exigências do procedimento ou em caso de contaminação ou dano.

    Os EPI's devem ficar armazenados em locais de fácil acesso e não nos vestiários.

    Além disso....

    32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

    Logo, os EPI's também não podem estar nos vestiários porque eles não devem sair dos locais de trabalho. A ideia é que não haja contaminação com as roupas e outros pertences dos trabalhadores.


ID
2655154
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sistematização da Assistência de Enfermagem consiste em um método teórico que orientará o Processo de Enfermagem.

Um exemplo de método teórico em Enfermagem é o de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    Martha Rogers, em 1970, desenvolveu a Teoria Humanística OU Teoria Conceitual do Homem

  • SER HUMANO UNITÁRIO, CAMPOS DE ENERGIA


ID
2655157
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Processo de Enfermagem possibilita que a Sistematização da Assistência de Enfermagem ocorra na prática. Uma característica desse Processo é que nele ocorre a(o)

Alternativas
Comentários
  • Emprego de diversas técnicas para a coleta de dados.

  • Gabarito: Letra D.


    Complementando


    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

     

     

    Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em 5 cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

     

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem– processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

     

    II – Diagnóstico de Enfermagem processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

     

    III – Planejamento de Enfermagem determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

     

    IV – Implementação realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

     

    V – Avaliação de Enfermagem processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

     

  • Gabarito: Letra D.


    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências


    a) Errada.


    b) Errada.

    IV – Implementação realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.


    c) Errada.

    V – Avaliação de Enfermagem processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.


     d) Correta.

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem– processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença. 


    e) Errada.

    II – Diagnóstico de Enfermagem processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.



ID
2655160
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estabelecer diagnósticos de enfermagem e planejar ações ou intervenções de enfermagem, baseadas na avaliação dos resultados, são características do

Alternativas
Comentários
  • Processo de Enfermagem


ID
2655163
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O registro da execução do Processo de Enfermagem envolve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

     

     

    Art. 6º A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo:

     

     

    a) um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

     

    b) os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e

    doença;

     

    c) as ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados;

     

    d) os resultados alcançados como conseqüência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.


ID
2655166
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A proporção de uma determinada doença em uma população refere-se à(ao)

Alternativas

ID
2655169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Trabalhos científicos podem utilizar diferentes tipos de dados para serem analisados.

Um estudo que avalia a altura média de uma população utiliza que tipo de dado?

Alternativas
Comentários
  • Numérico Contínuo: assume qualquer valor no intervalo dos números reais. Ex.: peso, altura


ID
2655172
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tipo de estudo científico em que o pesquisador coleta a informação sobre os atributos ou faz as medições necessárias, mas não exerce qualquer influência sobre as unidades amostrais denomina-se

Alternativas
Comentários
  •  Observacional 

  • Caso controle e coorte são OBSERVACIONAIS, porém o investigador não intervem, apenas observa, logo estão incorretas.


ID
2655175
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Medicamentos constitui um dos elementos fundamentais para a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população.

O propósito principal dessa política é garantir a(o)

Alternativas
Comentários
  • segurança necessária, a eficácia e a boa qualidade dos medicamentos 


ID
2655178
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Notificação Compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde, bem como aos responsáveis por organizações ou estabelecimentos públicos ou particulares de saúde e de ensino.

Segundo a Lista Nacional de Notificação Compulsória, um atendimento que deverá ser reportado ao(s) órgão(s) competente(s) em, no máximo, 24 horas é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, violência sexual. Representa agravo de notificação compulsória imediata, isto é, feita em até 24 horas após o atendimento. As demais alternativas são condições de notificação semanal.

    No que tange ao Zica vírus, duas condições são de notificação imediata: doença aguda pelo vírus Zica em gestantes e óbito com suspeita de doença pelo vírus Zica.

     

     

     

     

     

    FONTE: PORTARIA 204/2016 LISTA DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA.

  • Portaria 204/ 2016

    Violência sexual e tentativa de suicídio (SMS) - Notificação Compulsória Imediata

     

    Violência doméstica e/ou outras violências - Notificação Compulsária Semanal

     


ID
2655181
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o art. 2º da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), faz parte das intervenções orientadas à proteção à saúde o

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    § 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

  • Fluxo contínuo à vacinação

  • A lei organica em seu Art. 2°, diz: A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    $ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas ecônomicas e socias que visem à redução de risco de doenças e outros agravos .........

    Portanto, o gabarito é letra "A", pois o Estado com fluxo contínuo à vacinação, inibir na grande maioria à redução de doenças.

     


ID
2655184
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Desse modo, a saúde deve ser promovida de forma gratuita e segundo os princípios estabelecidos pelo SUS.

Fazem parte desses princípios:

Alternativas
Comentários
  • LEI. 8080/90

     

    CAPÍTULO II

    Dos Princípios e Diretrizes 

     

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: 


    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; 


    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; 


    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; 


    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie; 


    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; 


    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário; 


    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática; 


    VIII - participação da comunidade; 


    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: 


    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; 


    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde; 


    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico; 


    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população; 


    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e 


    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

     

    FONTE :  http://enfermeirascheilacristina.blogspot.com.br/2015/04/lei-organica-da-saude-lei-no-80801990.html

  • Aquela questão bem elaborada e de pegadinha

    Alternativa Correta:  d) acesso de todos à saúde, promoção da saúde e diminuição das desigualdades

    A base para a resposta está na constituição federal, Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. ( no art 196 está implicítos os príncipios da saúde que é o que a questão questiona.

     

    A alternativa A está incorreta, pois trata de diretrizes  a)atendimento integral, descentralização administrativa e participação da comunidade

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

     

     

  • ART. 7º AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE E OS SERVIÇOS PRIVADOS CONTRATADOS OU CONVENIADOS QUE INTEGRAM O SUS, SÃO DESENVOLVIDOS DE ACORDO COM AS DIRETRIZES PREVISTAS NO ART.198 DA CF, OBEDECENDO AINDA AOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:


    I - UNIVERSALIDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM TODOS OS NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA;


    II - INTEGRALIDADE DE ASSISTÊNCIA, ENTENDIDA COMO CONJUNTO ARTICULADO E CONTINUO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PREVENTIVOS E CURATIVOS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, EXIGIDOS PARA CADA CASO EM TODOS OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DO SISTEMA;


    III - PRESERVAÇÃO DA AUTONOMIA DAS PESSOAS NA DEFESA DE SUA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL;


    IV - IGUALDADE DA ASSISTÊNCIA Á SAÚDE, SEM PRECONCEITOS OU PRIVILÉGIOS DE QUALQUER ESPÉCIE;


    V - DIREITO Á INFORMAÇÃO, AS PESSOAS ASSISTIDAS, SOBRE SUA SAÚDE;


    VI - DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO QUANTO AO POTENCIAL DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E SUA UTILIZAÇÃO PELO USUÁRIO;


    VII - UTILIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA PARA O ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES, A ALOCAÇÃO DE RECURSOS E A ORIENTAÇÃO PROGRAMÁTICA;


    VIII - PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE;


    IX - DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, COM DIREÇÃO ÚNICA EM CADA ESFERA DE GOVERNO;


    A) ÊNFASE NA DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA OS MUNICÍPIOS;

    B) REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE;


    X - INTEGRAÇÃO EM NÍVEL EXECUTIVO DAS AÇÕES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO;


    XI - CONJUGAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS, TECNOLÓGICOS, MATERIAIS E HUMANOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA Á SAÚDE DA POPULAÇÃO;


    XII - CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DOS SERVIÇOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA;


    XIII - ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE MODO A EVITAR DUPLICIDADE DE MEIOS PARA FINS IDÊNTICOS;


    XIV - ORGANIZAÇÃO DE ATENDIMENTO PÚBLICO ESPECÍFICO E ESPECIALIZADO PARA MULHERES E VITIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM GERAL, QUE GARANTA, ENTRE OUTROS, ATENDIMENTO, ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO E CIRURGIAS PLÁSTICAS REPARADORAS;




  • De acordo com a lei 8080/90 os princípios do SUS são:

    - universalidade

    - integralidade de assistência

    - preservação da autonomia

    - igualdade da assistência à saúde

    - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde

    - divulgação de informações

    - utilização da epidemiologia

    - participação da comunidade;

    - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo

    - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos

    - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    - organização dos serviços públicos

    – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral.

    Portanto, de acordo com os princípios do SUS listados acima a altenativa correta é a letra A e não a letra D.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    www.planalto.gov.br


  • CABE ANULAÇÃO! Letra A está correta também

  • Se essa "moda" pega hahaha

    A letra "A" SÃO DIRETRIZES da CF

    Questão bem feita!

  • A alternativa A são as diretrizes do SUS mas também fazem parte dos principios

  • Em resumo o art 196 CF/88 - "Saúde é direito de todos, dever do Estado, mediante politicas sociais, economicas, visando redução de doenças e agravos. Acesso universal e igualitario, promoção, proteção e recuperação...." ...

  • Para quem não é assinante, o professor comentou a questão dizendo que para ele o gabarito é a letra A embora a banca tenha considerado D.

  • Questão muito bem feita que se pede os princípios e não diretrizes

  • Esta questão tá confusa pois embora a letra A fale das diretrizes da Cf que tbm são princípios, o comando da questão faz menção a legislação do Sus sendo considerado princípios lá.


ID
2655187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à prevenção da exposição a riscos em um ambiente de trabalho, o último recurso a ser aplicado, quando as medidas anteriores adotadas são insuficientes ou inviáveis, técnica ou economicamente, para se alcançar uma situação de trabalho satisfatória é o(a)

Alternativas

ID
2655190
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

NÃO constituem uma área nem uma situação de risco de contaminação por Legionella pneumophila:

Alternativas
Comentários
  • A infecção pela bactéria Legionella pneumophila ocorre principalmente na inalação de vapor, gotículas de água ou neblina contaminadas com a bactéria, oriundas principalmente de chuveiros domésticos, torres de resfriamento, condensadores evaporativos e bandejas de gotejamento de condensado, sobretudo quando existe algum depósito de água como nos aquecedores por acumulação, fontes decorativas, todo processo que produz aerossol e spray de água.

     

    Gabarito E


ID
2655193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabe-se que os álcoois solúveis em gordura e hidrocarbonetos halogenados são razoavelmente conhecidos por causarem danos nas células hepáticas.

O sinal mais óbvio de dano hepático é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Icterícia

  • Insuficiência hepática aguda é causada mais frequentemente por fármacos e vírus. Manifestações cardinais são icterícia, coagulopatia e encefalopatia.


ID
2655196
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sempre que possível, os processos ou as operações que envolvem algum risco para a saúde devem ser realizados, preferencialmente,

Alternativas
Comentários
  • de maneira completamente fechada, com o(s) operador(es) fora do recinto