Podemos distinguir entre dois grupos de variáveis no projeto de mancais de deslizamento. No primeiro grupo estão aquelas variáveis cujos valores são fornecidos ou estão sob controle do projetista. São elas:
1 A viscosidade mi.
2 A carga por unidade de área projetada de mancai, P.
3 A velocidade N.
4 As dimensões de mancal r, c, beta e l.
Dessas quatro variáveis, o projetista normalmente não tem controle sobre a.velocidade, haja vista ser ela especificada pelo projeto global da máquina. Às vezes, a viscosidade é especificada de antemão, como, por exemplo, quando o óleo é guardado em um reservatório e utilizado para lubrificar e resfriar uma variedade de mancais. As variáveis restantes, e às vezes a viscosidade, podem ser controladas pelo projetista, constituindo, por isso, as decisões que ele toma. Em outras palavras, quando essas quatro decisões são tomadas, o projeto está completo.
No segundo grupo estão as variáveis dependentes. O projetista não pode controlá-las senão indiretamente, ao mudar uma ou mais do primeiro grupo. São elas:
1 O coeficiente de fricção
2 A elevação de temperatura AT.
3 A taxa de fluxo de óleo Q.
4 A espessura mínima do filme h0.
Esse grupo de variáveis nos diz quão bem o mancai está funcionando; podemos considerá-las, portanto, como fatores de desempenho. Certas limitações de seus valores devem ser impostas pelo projetista, para assegurar um desempenho satisfatório. Tais limitações são especificadas pelas características dos materiais de mancai e do lubrificante. O problema fundamental no projeto de mancai, por conseguinte, é definir limites satisfatórios para o segundo grupo de variáveis e então decidir sobre valores para o primeiro grupo, de modo que essas limitações não sejam excedidas.