SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Auxiliar de Creche


ID
5047168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2012, um agricultor tinha 120 hectares plantados de determinado produto no município de Barra dos Coqueiros, no litoral de Sergipe. Segundo ele, a produção havia caído nos últimos dois anos. Cerca de 70% da produção desse produto em Sergipe é do tipo seco, uma cultura que se mostrou rentável nas últimas décadas; no entanto, com o aumento no preço dos insumos agrícolas e a queda no valor pago, os investimentos nas plantações diminuíram bastante.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).


De acordo com o IBGE, a queda mencionada pelo agricultor, no texto precedente, aconteceu entre 2010 e 2012, quando a produção baixou de 6,6 milhões de unidades para 2,3 milhões de unidades. Entre 2012 e 2018, essa produção oscilou entre 2,3 milhões de unidades e 2,9 milhões de unidades, e, em 2018, a produção foi a mesma de 2012. A partir dessas informações e do texto anterior, é correto afirmar que se trata da produção de

Alternativas
Comentários
  • Não seria mangaba não??

    https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/871696/extrativismo-e-consumo-da-mangaba-em-barra-dos-coqueirossergipe

  • Olá, tudo bem? A mangaba sergipana é nativa, a extração é inteiramente sustentável. Ninguém plantou, apenas "catou"( normalmente catada pelos moradores da região, caso conheça o município verá que diversas barracas na pista vendem a mesma de forma independente). Grande abraço.


ID
5047174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2017, o salário médio mensal da população de Barra dos Coqueiros – SE era de 2,6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas no município em relação à população total era de 12,8%. Quanto a esses dois indicadores, na comparação com os demais municípios do estado, Barra dos Coqueiros ocupava a posição 6, de 75, e a posição 18, de 75, respectivamente. Na comparação com cidades do país todo, o município ficava na posição 421, de 5.570, e na posição 2.629, de 5.570, respectivamente. Considerando-se domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, 45% da população desse município estava nessas condições, o que o colocava na posição 67, de 75, entre as cidades do estado e na posição 2.145, de 5.570, entre as cidades do Brasil.
Internet: <https://cidades.ibge.gov.br> (com adaptações).


Considerando as informações apresentadas no texto precedente, acerca da dinâmica econômica do município de Barra dos Coqueiros – SE, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5047177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia

Um dos componentes do IDHM Educação é um indicador de escolaridade da população adulta: o percentual da população com 18 anos ou mais de idade com o ensino fundamental completo. Esse indicador carrega uma grande inércia, em função do peso das gerações mais antigas, de menor escolaridade. Entre 2000 e 2010, esse indicador passou de 35,21% para 47,88%, no município de Barra dos Coqueiros – SE, e de 39,76% para 54,92%, na unidade federativa (UF). Em 1991, os percentuais eram de 25,15%, no município, e 30,09%, na UF. Em 2010, considerando-se a população municipal com 25 anos ou mais de idade, 16,42% eram analfabetos, 45,31% tinham o ensino fundamental completo, 29,00% possuíam o ensino médio completo, e 4,45%, o superior completo. No Brasil, esses índices eram, respectivamente, de 11,82%, 50,75%, 35,83% e 11,27%.

Internet: <www.atlasbrasil.org.br> (com adaptações).


Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, e considerando que a sigla IDHM se refere a Índice de Desenvolvimento Humano do Município, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5047183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Anderson, servidor aposentado desde 2016 da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, requereu, no ano de 2020, sua reversão ao serviço público.


Nessa situação hipotética, segundo a Lei Complementar n.º 004/2011 daquele município, conforme o interesse da administração, o pedido de Anderson poderá ser

Alternativas
Comentários
  • Gab D conforme essa lei citada, mas com base no reg jur de venâncio aires, está errado o gabarito:

    a- deve ter pelo menos 5 anos de aposentado antes de solicitação (seria letra A em Venâncio AIres); c-deveria estar estável antes


ID
5047186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Marcos e Mateus, servidores da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, requereram licença para tratar de interesse particular. Marcos ingressou no cargo no ano de 2015, e Mateus, no ano de 2019.


Nessa situação hipotética, com fundamento na Lei Complementar n.º 004/2011 do referido município, a licença poderá ser concedida

Alternativas
Comentários
  • gab e

    • a licença tem prazo máximo de 2 anos, logo é determinado (elimina a, b, c).
    • Marcos tem 5 anos de cargo público e mateus 1 ano, levando em consideração a data da prova. marcos já pode pedir licença e mateus não, somente qnd alcançar estabilidade, já q ele está em estágio probatório ainda.

    ____________

    fonte: reg jurid de venâncio aires RS

    Art. 116. Ao servidor estável, desde que requerida com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, e a critério da Administração Municipal, poderá ser concedida licença para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração.

    Art 28 § 15. Ao Servidor em estágio probatório, somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos incisos I, II, III e V do art. 112, assim como o afastamento previsto pelo art. 119.

    Art. 112. Conceder-se-á licença ao servidor:

      I - por motivo de doença em pessoa da família;

      II - para o serviço militar obrigatório;

      III - para concorrer a cargo eletivo;

      IV - para tratar de interesses particulares;

      V - para desempenho de mandato classista.

    Art. 119. O servidor ocupante de cargo efetivo poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, 


ID
5047189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O uso dos bens municipais de Barra dos Coqueiros – SE pode ser feito por terceiros mediante

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Concessão, que dependerá de lei e concorrência, caso se trate de bens públicos de uso especial.


ID
5047192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Geovane, servidor da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, foi acusado de cometer irregularidade no exercício da função. A comissão nomeada para apurar o fato, em processo administrativo disciplinar, foi composta por três servidores estáveis que possuem relação de parentesco com Geovane: Raquel, sua prima; Aldecir, seu tio; e Irineu, seu avô.


Nessa situação hipotética, à luz da Lei Complementar n.º 004/2011 daquele município, poderá(ão) permanecer como integrante(s) da comissão somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
5047195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes proposições.


• P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."
• Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."


Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • Q: Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Na tabela verdade do OU para resultar em Falso é preciso que as duas proposições sejam falsas.

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista.

    Foi possível concluir que "João é motorista" é falso. Então, "Paulo é fiscal" também deve ser falso, pois na tabela verdade do Se..., então F → F resulta em V.

    Assim foi possível chegar no gabarito do item A) em que: Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Vamos à questão: ele falou que P=V Q=F

    • P: "Se Paulo é fiscal, F então João é motorista." F já que João é motorista é F Paulo é fiscal também tem que ser F para ser verdadeira pois se cair V-->F=F

    • Q: "Maria é enfermeira F ou João é motorista." F [F ou F=F] no "ou", a única possibilidade de ser Falso, F com F. Ficando; Paulo não é fiscal João não é motorista e Maria não é enfermeira. Se Maria não é enfermeira V, Então João não é motorista V e Paulo não é fiscal.V

    V-->V=V (gab A)

  • Gabarito:A

    Vou fazer a representação por letras.

    P= A-> B = V( que tem q ser verdadeira) Como o B é falso automaticamente A será falsa. Pois, na tabela do ( se então) será falso quando der Vera Fisher.

    Q= C v B = F( que tem q ser falsa) Na tabela do (ou) só é falso se as duas forem falsas .

    Portanto, todas são falsas.

    RESPOSTA- Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Primeiramente, sabe-se que a preposição P é Verdadeira e a Q é falsa.

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." OBS. Quando envolve o "OU" para ser falsa a preposição, como trás na questão, têm que serem as duas FALSAS.... ( F ou F= F). Portanto, Maria não é enfermeira, como também João não é motorista.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." OBS. Como João não é motorista, logo, se a primeira for verdadeira, então a preposição será falsa. nesse caso para ser verdadeira (F...F=V). Portanto, Paulo não é fiscal.

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Gabarito: A

  • GAB: A

    Proposições:

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."
    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Representando:

    • P: PF -> JM
    • Q: ME v JM

    O comando da questão afirma que a proposição P é verdadeira e a proposição Q é falsa:

    • P: PF -> JM = VERDADEIRA
    • Q: ME v JM = FALSA

    Sabemos que o conectivo v só é falso quando as duas proposições são falsas.

    Sabemos também que a única forma do conectivo -> ser falso é se for V -> F, necessariamente nessa sequência.

    Então, considerando isso, para que atendamos o que afirma a questão (P ser verdadeira e Q ser falsa), todas as proposições que compõem as proposições P e Q devem ser falsas:

    • P: PF (F) -> JM (F) = VERDADEIRA
    • Q: ME (F) v JM (F) = FALSA

    Dessa forma, chegamos ao gabarito:

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    A luta continua.

  • Eu tenho umas anotações aqui da aula do prof. Carlos Henrique que ajudam e muito a resolver uma questão como esta.

    Se todas as proposições possuem conectivos e considerando que todas são verdadeiras devo começar pela proposição com o conectivo "e", pois só há uma forma do "e" ser verdadeiro que será quando duas proposições forem verdadeiras.

    Se der como falsa uma proposição com "ou" devo começar por ela, pois o "ou" será sempre e somente falso quando as duas proposições forem falsas.

  • SIMPLES E SO SABER TABELA VERDADE

    SE...,ENTAO= V F F

    SE (P) E V ENTAO A FRASE E FALSA.

    OU= PELO MENOS UMA E V.

    (Q) E F ENTAO TODA FRASE E F

    GABARITO

    MARIA NAO E ENFERMEIRA, JOAO NAO E MOTORISTA E PAULO NAO E FISCAL

  • Quem fará a barba ao barbeiro que tem na janela da loja uma placa a dizer: "Faço a barba a todos os homens da cidade que não se barbeiam sozinhos, e só a esses."

       

  • P Verdadeira Q Falso = F

    Se então é falso quando dá resultado Vera Fischer

    Gabarito A

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

    Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    M v J

    F v F = falso

    Se Q é falsa então as duas proposições são falsas.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    P --> J

    F --> F = verdadeiro

    Sabemos que J é falso, então P deve ser, necessariamente, falso também.

    Gabarito A - Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Q: Maria é enfermeira ou João é motorista É FALSO

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista. É VERDADEIRO

    Na tabela verdade do OU para resultar em Falso é preciso que as duas proposições sejam falsas

    logo,

    Q: Maria é enfermeira ou João é motorista

    F OU F = FALSO

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista

    F------->F= VERDADEIRO

    CONCLUSÃO

    Maria não é enfermeira,

    João não é motorista

    Paulo não é fiscal.

  • Considere as seguintes proposições.

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Só pode ser falsa, quando ambas são falsas = FF

     • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."         

     Como sei que João motorista é falsa, então Paulo fiscal deve ser falso para a premissa dar verdadeira = FF

    Analisando as alternativas

    A.     Certa. Como sei que todas as premissas são falsas e com conectivo "e" para ser verdade, então que achar o inverso delas, ou seja, exatamente a descrição na questão

    B,C,D,E – todas tem o conectivo “e” e todas pelo menos tem uma preposição falsa então logicamente as alternativas vão ser falsas.

  • A questão diz que a proposição P é verdadeira e a Q é falsa.

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista.

    Para ser verdadeira só pode ser:

    V V = Paulo é fiscal e João é motorista

    F V = Paulo não é fiscal e João é motorista

    F F = Paulo não é fiscal e João não é motorista

    Q: Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Para ser falsa só pode ser:

    F F = Maria não é enfermeira e João não é motorista.

    Alternativa correta:

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Obs: As duas proposições tem uma proposição em comum "João é motorista"

    Se colocar verdadeira em uma tem que repetir na outra e vice versa.

  • V-F=FALSO TODOS SÃO FALSO

    GABARITO= A

  • Gente, eu acertei a questão usando equivalência, mas vi que vocês não resolveram assim, fiz errado?

  • é correto concluir que = qual das alternativas é verdadeira?

  • Só complementando.. Atenção pessoal com as valorações já fornecidas pela questão !!

    • P (Deve ser verdadeira) "Se... então" = V ( 3 possibilidade - FF/FV/VV)
    • Q (Deve ser falsa) "ou" = só será falsa a disjunção se ambas forem Falsas.

    Após essas observações só aplicar os conceitos da lógica da argumentação, já explicada pelos colegas.

    Bons estudos e foco no objetivo !!

  • gaba A

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." V

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." F

    _________________________________________________

    na condicional(Se...Então) só é falso quando for a Vera Fischer

    na disjunção (ou) só é falso quando tudo é F.

    _________________________________________________

    ele disse que a disjunção é falsa, então é tudo F

    • Q: "Maria é enfermeira(F) ou João é motorista(F)"

    _________________________________________________

    ISSO INFLUENCIA NA CONDICIONAL PORQUE EU JÁ SEI QUE JOÃO NÃO É MOTORISTA.

    • P: "Se Paulo é fiscal(F), então João é motorista.(F)"

    e pra não da Vera Fischer eu considero o "Paulo é fiscal Falso" também

    pertencelemos!

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Dicas e Soluções” no YouTube:

    https://youtu.be/iktpHgXJWFQ

  • P: Paulo é Fiscal ➝ João é Motorista = V

    Q: Maria é Enfermeira v João é Motorista = F

    Disjunção(v): Tudo F dá F

    Condicional (➝): V e F dá F

    Q: F v F = F

    Então Maria não é Enfermeira e João não é Motorista

    P:

    Se a proposição "P" é verdadeira, e V com F dá F e "João é Motorista" é falso, logo, "Paulo é Fiscal" só pode ser falsa (Paulo não é Fiscal) , porque se fosse verdadeira a proposição seria Falsa.

    Alternativa A

  • Letra A

    A = Paulo é fiscal

    B = João é motorista

    A(f) -> (f)B (v)

    _______________________________________

    C = Maria é enfermeira

    B = João é motorista

    C(f) v (f)B (f)

    _______________________________________

    Portanto, Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Gab A.

    Para que um disjunção seja falsa é necessário que ambas sejam falsas:

    Maria não é enfermeira e joão não é motorista.

    Na condicional para ser falsa basta ter V-F. A questão diz que ela é verdadeira, então devemos deixar ambas falsas:

    Paulo não é fiscal, então joão não é fiscal.

    Ou seja, todo mundo mentiroso!!!!

  • Resolução da questão:

    http://sketchtoy.com/69808203

  • Gabarito: A

    O trunfo dessa questão é a proposição Q:

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." (Só não é verdadeira quando 'V -> F')

    Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." (Para 'ou' ser falso, ambas simples que compõe a premissa precisam ser falsas)

    • Maria não é enfermeira e João não é motorista

    • Sabemos que João não é motorista, e sabemos que se Paulo fiscal for verdade, isso tornará a premissa falsa, pois V -> F, então Paulo não é fiscal, o que deixa a premissa verdadeira, que é como a questão pede.
  • Boa questão... uma dica é assistir a sequência a aula do Professor Renato. Ele ensina vários macetes que economiza tempo e não precisa de ficar montanto a tabela. Quem se interessar dá uma olhada no link abaixo!

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/matematica-raciocinio-logico/equivalencia-logica-e-negacao-de-proposicoes

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Primeiramente, sabe-se que a preposição P é Verdadeira e a Q é falsa.

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." OBS. Quando envolve o "OU" para ser falsa a preposição, como trás na questão, têm que serem as duas FALSAS.... ( F ou F= F). Portanto, Maria não é enfermeira, como também João não é motorista.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." OBS. Como João não é motorista, logo, se a primeira for verdadeira, então a preposição será falsa. nesse caso para ser verdadeira (F...F=V). Portanto, Paulo não é fiscal.

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Gabarito: A

  • Entende...mas deu nó no cérebro... Kkkk

  • Lembre-se

    Quando o Se, então= Falso, A primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa.

    Para o ou (v) ser Falso, as duas alternativas precisam ser falsas.

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Na proposição P só será falsa quando a primeira parte for verdadeira e a segunda for falsa.

    Assim -> Se V -> F = Falsa. Para ser verdadeira basta a segunda parte da proposição ser verdadeira, não importando se a primeira seja verdadeira ou falsa.

    Na proposição Q basta uma ser verdadeira para tornar a proposição verdadeira.

    Assim -> F ou V = Verdadeira

    V ou F = Verdadeira

    F ou F = Falsa.

  • Como a proposição Q é falsa, então joão não é motorista e maria não é enfermeira. Como a proposição P é verdadeira, então se joão não é motorista, paulo não é fiscal, isso ocorrendo, a proposição P continua verdadeira, visto que, "se paulo é fiscal, então João é motorista", caso contrário, ambos não possuem as respectivas profissões.

  • P -> J = V (ambas precisam ser F)

    M v J = F (ambas precisam ser F)

  • ORA, PARA A PROPOSIÇÃO Q SER VERDADEIRA PRECISA DE V---> F, LOGO, MARIA É SIM ENFERMEIRA!!!!!!!!!!

  • ORA, PARA A PROPOSIÇÃO Q SER VERDADEIRA PRECISA DE V---> F, LOGO, MARIA É SIM ENFERMEIRA!!!!!!!!!!

  • Conclusão final: TODOS estão estudando para os respectivos concursos ainda! Hehehehe

  • GABARITO A

    Raciocinei da seguinte forma:

    1º. Q é falso

    2º. Neguei Q, para q a proposição se tornasse verdadeira.

    3º. Ao fazer isso, concluí que: Maria não é enfermeira E João não é motorista

    4º Logo, isso significa que na proposição P "João é motorista" é falsa

    5º "SE...ENTÃO": V - F - F (Vera Visher é Falsa)

    6º Se a 1ª parte "Se Paulo é fiscal" fosse verdadeira, consequentemente, a proposição P seria falsa

    7º. Logo, a 1ª parte da proposição P é falsa, para que então a proposição P seja verdadeira (conforme afirma a questão).

    Por isso, concluí que o gabarito é a letra A

    N sei se estou certa em meu raciocínio, mas resolvi assim. Caso esteja equivocada, estou aberta a correções.

  • P verdadeiro e Q é falso. Logo, a sequência será esta:

    1. OU: só será falso se ambas as proposições forem. Dessa forma, é possível concluir que Maria não é enfermeira e João não é motorista (F v F = F).

    2. SE: só será verdadeira, nesta ocasião, se a primeira proposição for falsa, visto que já sabemos que João não é motorista (F). Portanto, torna-se evidente que Paulo não é fiscal (F). (F -> F = V).

    Gab. A

  • TO VENDO A GALERA COM UM MONTE DE FORMULAS... SO EU QUE NOTEI QUE QUANDO ELE FALA EM VERDADEIRA ELE QUER DIZER QUE E EQUIVALENCIA E POR ISSO VOLTOU NEGANDO ......E A SEGUNDA E FALSA POR ISSO E A NEGAÇAO DO OU TROCA PELO E E NEGA AS DUAS ????????????

  • GABARITO : A)

    Sabendo-se que a proposição "P é verdadeira" e que a proposição "Q é falsa".

    ________________________________________________________________________________

    ►Q: "Maria é enfermeira OU João é motorista."

    OU = Disjunção (v)

    V - V = V

    V - F = V

    F - V = V

    F - F = F

    Para o "OU (v)" ser falso, deve-se toda a informação ser FALSA.

    LOGO, MARIA NÃO É ENFERMEIRA e NEM JOÃO É MOTORISTA.

    ►P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    Se, então = Condicional (→)

    V - V = V

    F - V = V

    V - F = F (Vera Fisher)...

    F - F = V

    A questão nos dar a informação que a premissa "P" é verdadeira. Há 3 opções que possua como resultado verdadeiro na tabela verdade do "Se, então", porém, a premissa "Q" é toda falsa, logo, JOÃO NÃO PODE SER MOTORISTA. Então, resta saber se PAULO É DE FATO FISCAL... Por isso, procuro dentro da tabela verdade uma opção que possua "F" mas que no final, o resultado seja verdadeiro. A mais adequada para a questão, seria F - F = V.

    V - V = V (Não poderia ser, haja visto que o segundo termo deve ser F pelo fato de João não ser motorista).

    F - V = V (Não poderia ser, haja visto que o segundo termo deve ser F pelo fato de João não ser motorista),

    F - F = V (Dentre todas, é a que melhor cumpre os requisitos, haja visto que o segundo termo é F e o resultado é verdadeiro.)

    LOGO, PAULO NÃO É FISCAL E NEM JOÃO É MOTORISTA.

  • Pa = Paulo é fiscal / J = João é motorista / M = Maria é enfermeira

    P: Pa --> J (V)

    Q M V J (F), Nesse caso, M é F e J é F (tabela-verdade da disjunção inclusiva). Portanto, para que P seja verdadeira sabendo que J é falso, P deve ser faslo (tabela-verdade da condicional)

  • kkk tanta fórmula, simples, inverte e nega tudo ou volta negando.

  • Nega todo mundo na Q e coloca E (virgula)

    Na primeira (P) sabemos que é V o resultado e João não é motorista como vimos na Q.

    Na relação Se -então resultado V e segunda afirmação falsa F , logo a primeira é F pois F-F=V.

    Então Paulo não é fiscal (F)

  • Dica: Trocar o conectivo E, pelo OU (o contrário também) é do mesmo jeito, e volta negando a frase.

    Obs.: Voltar negando, significa pegar a frase do final, para o início e voltar negando, trocando o sinal (E), pelo (OU), ou vice-versa. (prestar atenção em voltar negando a frase, do final, para o início).

  • Gustavo Moreira, muito obrigado pela explicação.


ID
5047201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O quadro de servidores de transporte escolar de determinada prefeitura é formado por motoristas e monitores, apenas. A respeito desses servidores, sabe-se que:


• alguns motoristas gostam de futebol;
• todos os monitores gostam de futebol;
• todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.


Com base nessas informações, sabendo-se que Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que Pedro é

Alternativas
Comentários
  • •Todos os monitores gostam de futebol e quem gosta de futebol (monitores) também gosta de voleibol.

    •Se Pedro não gosta de voleibol, automaticamente não pode ser monitor (eliminamos C, D e E)

    •Se Pedro não gosta de voleibol, não pode gostar de futebol porque o enunciado deixa claro que quem gosta de futebol também é adepto ao voleibol.

    Sabendo-se que Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que Pedro é Motorista e não gosta de futebol.

    GAB B

  • Peguei atribuindo valores:

    1. Motoristas: A, B, C, D, E.

    2. Monitores: 1, 2, 3, 4, 5.

    Primeira afirmação: alguns motoristas gostam de futebol.

    Logo, coloquei arbitrariamente que A, B e C gostam de futebol.

    Segunda afirmação: todos os monitores gostam de futebol.

    Logo, 1, 2, 3, 4, 5 gostam de futebol.

    Terceira afirmação: todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Logo, A, B, C, 1, 2, 3, 4 e 5 que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Como pedro não gosta de voleibol, também não gosta de futebol. Se ele n gosta de futebol não pode ser monitor.

    Logo ele é motorista e não gosta de futebol.

    Gab B.

  • GAB B

    É o tipo de questão que um conjunto salva. Mas vou tentar explicar sem eles.

    Quando a questão fala:

    "todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol"

    • É o mesmo que dizer que= Todo A é B.

    Logo, todo mundo que gosta de futebol gosta e voleibol! (Já que o futebol está dentro do conjunto maior, no caso voleibol)

    • Segue o esquema desenhado= http://sketchtoy.com/69502045

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Se Pedro não gosta de voleibol, então ele não gosta de futebol.

    • Já que ele não pertence ao conjunto MAIOR(voleibol) ele não pertencerá o MENOR (Futebol)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    " todos os monitores gostam de futebol"

    Logo, Pedro não será monitor porque ele não gosta de futebol!

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "alguns motoristas gostam de futebol."

    Novamente o conjunto!

    Existe nesses casos motoristas que não gostam de futebol.

    Link= http://sketchtoy.com/69502049

    Qualquer dúvida ou erro chama DM!

  • http://sketchtoy.com/69502970

    Fiz dessa forma algum erro pode informar por favor retirarei o comentario.

  • GAB: B

    Nunca usei conjunto para esse tipo de questão. Para visualizar melhor, prefiro representar por letras ou encurtar a frase da seguinte forma:

    Alguns motoristas -> gostam de futebol

    Todos monitores -> gostam de futebol

    Todos que gostam de futebol -> gostam de voleibol

    * obs: o "->" não representa uma condicional, usei só pra ficar mais fácil de visualizar.

    O comando da questão afirma que Pedro não gosta de voleibol, então de cara já podemos concluir que Pedro não pode ser monitor, pois todos os monitores gostam de futebol e todos que gostam de futebol também gosta de voleibol. Então Pedro só pode ser motorista e não gostar de futebol, pois, como dito anteriormente, todos que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Força!

  • ALGUNS MOTORISTAS......(FUTEBOL SIM) e (VOLEYBOL SIM)...........[QUEM GOSTA DE FUT, GOSTA DE VOLEY]

    OUTROS MOTORISTAS.....(FUTEBOL NÃO)

    TODOS OS MONITORES...(FUTEBOL SIM) e (VOLEYBOL SIM)..........[QUEM GOSTA DE FUT, GOSTA DE VOLEY]

    Se Pedro não gosta de voleibol, então ele só pode fazer parte dos outros motoristas que não curtem futebol.

    seria impossível ele gostar de futebol pois quem gosta de fut tem que gostar de voley tbm.

  • Loog, Pedro é o chato que não gosta de nada.

    E é motorista pelo que os outros colegas já explanaram.

  • Tentei explicar em conjuntos.

    http://sketchtoy.com/69508615

  • https://sketchtoy.com/69512628

  • Questão boa essa.

  • G-B

    [ATENÇÃO] Se essa questão fosse de "certo e errado" e a opção de conclusão fosse a alternativa B [Pedro é motorista e não gosta de futebol.], o gabarito seria "errado", uma vez que o Pedro não é necessariamente motorista.

    http://sketchtoy.com/69514278

  • Como um colega explicou em uma outra questão, dá p/quebrar com silogismo:

    i)Comecemos com as proposições categóricas:

    a) Todos os monitores gostam de futebol (se é monitor, então gosta de futebol)

    Mon--> Fut

    b)Todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol (se se gosta de futebol, então gosta de voleibol).

    Fut--> Vol

    ii) Quebrando as pontes:

    Mon --> Fut

    Fut --> Vol

    Mon--> Vol (todo monitor gosta de vôlei)

    Portanto, se o cidadão é servidor e não gosta de vôlei, não é monitor. Logo, é motorista.

    iii)Se ele não gosta de vôlei, também não gosta de futebol. Veja:

    (ii) Fut --> Vol

    ~Vol--> ~Fut (equivalência)

  • Já que o Q concursos não coloca os professores para gravar aula comentada ,tem que apelar pro You Tube

    Segue link da aula que explica essa questão .

    https://www.youtube.com/watch?v=0DLXCbK1br8

  • disse tudo Iamara

  • Vi alguns diagramas errados aqui.

    Creio que a forma mais acertada seja essa: http://sketchtoy.com/69523644

    1. alguns motoristas gostam de futebol; => então há uma interseção entre o conjunto motoristas e futebol
    2. todos os monitores gostam de futebol; => o conjunto monitores está contido no conjunto futebol
    3. todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. => o conjunto futebol é igual ao conjunto volei

    Todos os motoristas que gostam de futebol, gostam de volei e não há motorista que goste de volei sem gostar de futebol!

  • GABARITO: LETRA B.

    Segue uma simulação de como seria o Diagrama de Venn.

    http://sketchtoy.com/69537272

    Bons estudos!

  • Só eu achava que a Cespe era cara e prefeitura não podia contratar?

  • Letra B

    Primeiro diagrama: o conjunto "alguns motoristas" está dentro do conjunto "gostam de futebol"

    Segundo diagrama: o conjunto "todos os monitores" está dentro do conjunto "gostam de futebol"

    todos os servidores que gostam de futebol = conjunto "alguns motoristas" e todos os monitores"

    Terceiro diagrama: o conjunto " alguns motoristas" e "todos os monitores" estão dentro do conjunto "gostam de voleibol"

    Portanto, sabendo-se que Pedro é servidor e Não gosta de voleibol: ele só pode ser Motorista e Não gostar de futebol, porque os motoristas que gostam de futebol também gostam de voleibol, e Pedro Não gosta de voleibol.

  • Todo servidor que gosta de futebol gosta de volei, logo se pedro nao gosta de volei, ele tbm não gosta de futebol, e portanto ele só pode ser motorista já que todos os monitores têm gostar de futebol. Vc ja elimina tres alternativas, só vai sobrar duas, ai vc ja sabe ne kkk.

  • Bem, eu resolvi assim:

    -"Todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol" tem a forma de uma condicional (p -> q). Posso rescrever assim - Se gosta de futebol, então gosta de voleibol (afinal, os conjuntos coincidem, o que vale para um, vale para o outro).

    -Uma forma de dizer a mesma coisa é a seguinte equivalência: ~q -> ~p (se não gosta de voleibol, então não gosta de futebol).

    -Ora, Pedro não gosta de voleibol. Logo, ele não gosta de futebol.

    -Se todos os monitores gostam de futebol, então Pedro não é monitor.

    = Pedro é motorista e não gosta de futebol.

  • Resposta: alternativa B.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 7:56s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • http://sketchtoy.com/69807824

  • Resolução da questão com Diagrama de Venn:

    http://sketchtoy.com/69808192

    Pedro só pode estar na área de x vermelho

  • ora...se Pedro sendo um servidor não gosta de voleibol, certamente ele não gostará de futebol. Visto que, todos os servidores que gostam de futebol gostam também de voleibol. Sendo assim, Já que nem todos os motoristas gostam de futebol Pedro será um dos motoristas que não gostam dos esportes..

    Fonte: Praticar dia após dia...

  • pedro é um chato

  • • alguns motoristas gostam de futebol;

    • todos os monitores gostam de futebol;

    • todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. 

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que

    Pedro não gosta de voleibol, então não pode gostar de futebol, porque "• todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. "

    Se ele não gosta de futebol também, não é monitor, porque todo monitor gosta de futebol.

    Só resta o motorista. Como "alguns" motoristas gostam de futebol, e não todos, Pedro faz parte do "existe motorista que não gosta de futebol". Logo, Pedro não gosta de futebol e é motorista.

  • Pedro não gosta de mulher rs

  • melhor esquema pra essas questões é desenhar

  • pedro entrou como intruso

  • Monitor e motorista

    • alguns motoristas gostam de futebol;

    • todos os monitores gostam de futebol;

    • todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. 

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, 

    Pedro é motorista e não gosta de futebol.

  • Segue link com a prova de Raciocínio Lógico de Barra dos Coqueiros – SE com todas as questões resolvidas, sendo que a dessa questão em tela começa em 07:53:

    https://www.youtube.com/watch?v=0DLXCbK1br8

  • O quadro de servidor é formado por MOTORISTAS E MONITORES. Agora, vamos lá...

    "alguns" motoristas gostam de futebol;

    "todos" os monitores gostam de futebol;

    "todos" os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol,

    conclui-se que Pedro...

    Se Pedro não gosta de voleibol, logo, ele também não gosta de futebol.

    Se TODOS os MONITORES gostam de futebol, mas Pedro não, logo, ele é motorista.

    GABARITO: B) motorista e não gosta de futebol.

  • pegou pesado cespe, fundamental . tá difícil até ser ACS.:/
  • Melhor resolução da internet, (18'30''):

    https://www.youtube.com/watch?v=acqFCq9uxfA


ID
5047204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Certa prefeitura dispõe de 10 motoristas. Sabe-se que todos esses motoristas gostam de viajar e que 6 desses motoristas usam óculos.


Considerando-se essa situação hipotética, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • fui por eliminação hahahaha

  • Penso nessas questões como Interpretação de texto da CESPE.

    Tomar cuidado sempre com a extrapolação e escrever (ou desenhar) as questões, isso ajuda a não perder o raciocínio durante a resolução.

    Gab: Letra E

  • indo um pouco além:

    1) todos os 10 gostam de viajar

    2) 6 usam óculos

    3) some tudo e o q passar do total será interseção entre "usam oculos" e "gostam de viajar" (ou use a fórmula n(a U b) = n(a) +n(b) - n(a interseção b), dá no mesmo)

    10 + 6 = 16

    16 - 10 = 6

    6 é a interseção

    obs.: oc = usam oculos e GV = gostam de viajar

    Dessa forma (http://sketchtoy.com/69505668):

    • 6 gostam de viajar e usam óculos
    • todos os q usam óculos gostam de viajar
    • nem todos q gostam de viajar usam óculos (4 desses)
  • Resolvi com diagrama por se tratar de premissa categórica... "Todo motorista gosta de viajar" o primeiro vai dentro do segundo.... Dentro desses 10 motoristas (que gostam de viajar) 6 usam óculos e 4 não usam.

  • GABARITO LETRA E

    Certa prefeitura dispõe de 10 motoristas. Sabe-se que todos esses motoristas gostam de viajar e que 6 desses motoristas usam óculos.

    TOTAL DE MOTORISTAS = 10 E TODOS GOSTAM DE VIAJAR.

    6 MOTORISTAS USAM ÓCULOS E GOSTAM DE VIAJAR.

    6 MOTORISTAS NÃO USAM ÓCULOS E GOSTAM DE VIAJAR.

    ---------------------------------------------------------

    A) todo motorista que gosta de viajar usa óculos. ERRADA.

    ERRADO, POIS EXISTEM 4 MOTORISTAS QUE GOSTA DE VIAJAR E NÃO USA ÓCULOS.

    --------------------------

    B) todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. ERRADA.

    EXISTEM 6 MOTORISTAS QUE USAM ÓCULOS E GOSTA DE VIAJAR.

    --------------------------

    C) existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar ERRADA.

    ERRADO, POIS EXISTEM MOTORISTAS QUE NÃO USAM ÓCULOS, MAS GOSTAM DE VIAJAR.

    --------------------------

    D) existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar. ERRADA.

    --------------------------

    E) existe motorista que usa óculos e gosta de viajar. CERTO.

  • Fiz da seguinte forma:

    http://sketchtoy.com/69530120

  • Partindo da premissa que Todo A é B, ou seja, A está contido em B. Logo, todos os motoristas estão incluídos no grupo que gostam de viajar (elimina as alternativas B, C e D).

    Dentre todos os motoristas apenas 6 usam óculos, logo 4 não usam. Com base nisso, a alternativa A entra em contradição ao dizer que todos os motoristas que gostam de viajar usam óculos, pois há 4 motoristas que não usam óculos e lembrando que todos os motoristas gostam de viajar.

    Para ficar mais claro é só fazer os conjuntos como a seguir: http://sketchtoy.com/69523178.

  • Essa é pra não zerar

  • Letra E

    Primeira passo = "todos motoristas" dentro do conjunto "gostam de viajar"

    Segundo passo = "6 motoristas" dentro do conjunto "usam óculos"

    Portanto, existe motorista que usa óculos (observamos que são 6) e gosta de viajar (observamos que todos os motoristas gostam de viajar)

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 13:11s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • Eles colocam uma questão como essa para o final da prova. Por isso é importante ter estratégia... responda as que você sabe e depois lute contra aquelas que foram feitas pelo examidor FDP!

  • É claro que já dava pra responder de cabeça, mais é bom usar de todos os artifícios para responder né, no meu caso eu usei O diagrama.

  • Diagrama de Venn criado:

    https://sketchtoy.com/69808176

    Observando as áreas consegue resolver a questão.

  • Quando você representa corretamente( Rascunho), com conjuntos, setas etc, fica muito mais fácil!

  • Gabarito letra E

    Essa pela logica da pra responder!

  • Gab. Letra E.

    Caveira!!!

  • Esse é o tipo de questão tão fácil, mas tão fácil que se o cabra não fica esperto, acaba encotrando pelo em ovo.

  • Questão do IBGE de 100 mil vagas kkkkkk

  • esse tipo de questão que envolve o TODO, eu faço logo o diagrama, fica facinho de interpretar depois.

  • Tabela lógica: V com V da V .

  • Na Conjunção (e) ,a proposição só é verdadeira quando todos os valores lógicos são verdadeiros (V e V = V)

    Sabendo que são válidas as proposições:

    P: todos os motoristas gostam de viajar. (v)

    Q:6 motoristas usam óculos. (v)

    A todo motorista que gosta de viajar usa óculos. (F)

    B todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. (F)

    V F (F)

    C existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar.

    V F (F)

    D existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar.

    V V (V)

    E existe motorista que usa óculos e gosta de viajar.

  • Só resolvo esse tipo de questão pelo desenho. Resolvi essa assim: https://imgur.com/a/MdqC52I

  • GABARITO: E

    > MOTORISTAS = 10

    > USAM ÓCULOS = 6

    > NÃO USAM ÓCULOS = 4

    > GOSTAM DE VIAJAR = 10.

    Das alternativas, a única que podemos afirmar com certeza é que existe motorista que usa óculos e gosta de viajar, pois 6 usam óculos e todos eles gostam de viajar.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • E) existe motorista que usa óculos e gosta de viajar

    Conectivo E é verdade quando tudo for verdade

  • bem facinho

  • Queria que toda questão de RLM fosse assim hahaha

  • Poxa questão muito trivial. Não pode perder tempo com essa

  • Motoristas são 10

    Entre ele existem 6 q usam óculos

    E 4 q não usam, independente se usam ou não óculos, todos gostam de viajar.

  • existe motorista que usa óculos e gosta de viajar.

  • Gabarito''E''.

    1) todos os 10 gostam de viajar

    2) 6 usam óculos

    Somando tudo e o que passar do total será interseção entre "usam óculos" e "gostam de viajar"

    10 + 6 = 16

    16 - 10 = 6

    6 é a interseção

    Dessa forma:

    1. 6 gostam de viajar e usam óculos
    2. todos os q usam óculos gostam de viajar
    3. nem todos q gostam de viajar usam óculos (4 desses)

    Podemos dizer que "existe motorista que usa óculos e gosta de viajar."

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • A questão mais fácil que respondi no site.

  • Ele quer saber o que é verdadeiro

    Frase com todo, nunca responde com todo, e sim com existe, algum, pelo menos um , cancela A e B

    Conectivo E, qualquer F torna a frase falsa, logo, temos

    C) existe motorista que não usa óculos (F) e não gosta de viajar (F) - Falso

    D) existe motorista que usa óculos (V) e não gosta de viajar (F) - Falso

    E)existe motorista que usa óculos ( V) e gosta de viajar (V) - Verdadeira, alternativa certa

  • A prefeitura tem 10 motoristas, e todos gostam de viajar, mas penas 6 usam óculos, ou seja, tem motorista que não usa óculos, mas gosta de viajar e tem motorista que usa óculos e gosta de viajar, pórem, se 100% dos motoristas gostam de viajar, qualquer alternativa de diga que alguma parte deles não gosta de viajar está incorreta. Sendo assim:

    A todo motorista que gosta de viajar usa óculos. - Errado, apenas 6 usam óculos.

    B todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. - Errado, todos gostam de viajar.

    C existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar - Errado, todos gostam de viajar.

    D existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar. - Errado, todos gostam de viajar.

    E existe motorista que usa óculos e gosta de viajar. - Correta, 6 motoristas usam óculos, e como todos eles gostam de viajar, esses 6 também gostam.

  • 1 - 10 motorista

    2 - 6 usam óculos

    3 - Todos gostam de viajar, tanto os com ou sem óculos

    Logo, podemos tirar 4 questões de jogo e sobro a "E"

  • Eu não tinha entendido a pergunta kkk

  • Presente atençã


ID
5047207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No início de determinado mês, uma escola tinha um estoque de 720 kg de alimentos. Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de alimentos restante nesse estoque logo após essas três semanas.

Alternativas
Comentários
  • KG DE ALIMENTOS: 720

    Quando a questão fala "desse estoque de alimentos" ele pede para multiplicarmos do valor inicial, e não do restante.

    Vamos lá:

    720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    O enunciado pede o restante de alimentos, se foram consumidos 414 quilos, então sobrou quanto?

    720 - 414 = 306 quilos

    GAB D

  • Resposta 380kg

    CESPE precisa rever essa questão

  • Dica para fazer essa questão rápido principalmente quando os números não forem divisíveis é deixá-los e realizar normalmente, posto que há alternativas de múltiplas escolhas com isso fica fácil de verificar o valor mais próximo.

    EX: invés de dividir por 24 , faz por 25.

  • Mamão com açucar (adoraria uma questão dessa na minha prova kkkk)

    Veja que implicitamente a questão ja diz o que você deve fazer. Vejamos:

    "Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 (de que? De 720) desse estoque de alimentos (Qual estoque? O de 720.)."

    Logo basta multiplicarmos as frações pelo valor do estoque.

    1/6 de 720 1/6.720= 120

    5/24 de 720 5/24.720= 150

    1/5 de 720 1/5.720= 144

    (OBS.:A preposição tem o poder da multiplicação)

    Após isso basta somar os resultados.

    120+150+144= 414

    414-720= 306

    GABARITO: D

  • Questão ridícula!!

  • Encontrei 380kg justamente por pensar como os colegas. Mas de fato nós que extrapolamos o enunciado, que deixa claro que as frações se referem ao estoque de 720kg.

  • vejo erro pois as reduções em cada fração correspondente à cada semana exclui do estoque de 720kg, veja, se foi consumido 720-1/6 na primeira semana, na semana seguinte não terá 720kg ainda disponível

  • Gente, alguem sabe me explicar pq não preciso tirar o MMC dos denominadores pra iguala-los e fazer a questão ? O meu deu 720x0,575=414, ai eu marquei a alternativa e estava errada!!! Jamais passou pela minha cabeça que eu teria que subtrair 720 - 414 = 306. Alguem pode me ajudar? Obrigada!!!!

  • Cespe engoliu mosca: 720-120-125-95=380, ou o enunciado está equivocado. Não se pode retirar as três parcelas do total, mas sim do que sobra do anterior...

  • resolução da questão em vídeo.

    https://www.youtube.com/watch?v=6HY52TchNsI

  • Comida Consumida

    1/6 + 5/24 + 1/5 = 69/120

    ** Se eu consumi 69/120 de comida, sobraram 51/120

    Comida Restante

    51/120 x 720 = 306

  • Não foi solicitado o desconto do consumo das semanas, é só utilizar o valor de 720 Kg em toda semana conforme abaixo.

    1º Semana = 1/6 x 720 = 120

    Cálculo: 720/6 x 1 = 120

    2º semana 5/24 x 720 = 150

    Cálculo: 720/24 x 5 = 150

    3º semana 1/5 x 720 = 144

    Cálculo: 720/5 x 1 = 144

    120 + 150 + 144 = 306 Kg

    Opção D

  • Ambiguidade até aqui... Minha resposta deu 380...

  • Em uma questão de frações verifique qual a referência : no caso , cita- se ¨o estoque¨ = 720kg.

    assim, como todos as as frações possuem a mesma referência, você pode fazer o mmc dos denominadores, pois são valores diferentes:

    •  1/6+ 5/24+ 1/5 =

    20 + 25+24 /120 = 69/120( total de consumo)

    • 69/120 de 720kg = 69/120 x 720 = 49680/120 = 414 do estoque foi consumido

    • então = 720 - 414 = 306 (restante do estoque)

    ou

    • sobraram 51/120 x 720 = 306 (pois, lembre-se que o consumo foi 69/120)
  • O certo era retirar a parcela do que sobrou na semana seguinte, mas fiz desse modo e vi que não tinha alternativa no final. Então fiz do jeito errado, que é dividir e multiplicar 720 por cada fração ali, somar os resultados e no fim subtrair do total.

    Eu acertei, mas não tem lógica essa questão. Se eu consumo 1/6 de 720 em uma semana, na semana seguinte não tem mais 720 e sim 720 - 1/6.

  • PC-PR 2021

  • 1/6 + 1/5 =11/30

    11/30 + 5/24 = 414/720

    Restante 720 - 414 = 306

  • estoque= 720 kg de alimentos

    primeira semana= 1/6

    segunda semana= 5/24

    terceira semana= 1/5

    agora tirar o mmc de 6,24,5

    1/6.5/24.1/5= 20/120.25/120.24/120

    20+25+24=69

    69/120

    para saber o restante 120-69=51

    agora uma regra de três simples

    720-----120

    x---------51

    120x=36720

    x=36720/120

    x=306

  • Resposta: alternativa D.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 16:24s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • todas as alternativas estão erradas. resposta correta 380

  • 720 X 1/6 = 120

    720 X 5/24 = 150

    720 X 1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414 CONSUMIDO

    720 - 414 = 306

  • Quer dizer que se você consome 1/6 de 720kg (=120kg), você ainda terá os mesmos 720kg para consumir e não 600kg. Interessante, nunca tinha visto alimentos infinitos.

  • Tem um erro na questão. Se você consome, logo, na segunda semana não terá o mesmo peso de alimentos que havia na primeira semana. Meu valor para essa questão foi de 380 Kg

  • Gab D

    Eu tentei todas as opções possíveis, fiz os cálculos baseado no que restava do estoque, mas, quem manda é a banca, então...

    720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    A questão quer saber o restante de alimentos, se foram consumidos 414 quilos, então sobrou 720 - 414 306 quilos

    Se não gosta de recomeçar, aprenda a não DESISTIR....

  • "Ta preura kkkkk os alimentos são infinitos é?"

    O certo seria 380 kg

  • Raciocinio logico e nao MATEMATICA

  • Não é a toa que Cespe ta perdendo credibilidade....

  • Gente, o comando da questão é claro:

     Foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.

    Qual é o estoque? = um estoque de 720 kg de alimentos

    Em nenhum momento a questão fala DO ESTOQUE RESTANTE.

    É mais uma questão de interpretação de texto.

  • Minha contribuição.

    No início de determinado mês, uma escola tinha um estoque de 720 kg de alimentos. Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.

    Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de alimentos restante nesse estoque logo após essas três semanas.

    (1/6 + 5/24) +1/5 = 23/40

    720/40 = 18

    18 x 23 = 414

    720 - 414 = 306KG

    Abraço!!!

  • 720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    qual é o estoque q temos? 720!!!

    414-720=306

  • Deu 390, porém tá bem louca isso

  • Não deveria tira do resto que vai ficando de cada resposta que vc simplificar por ex, 720: 6 fica 600, próximo 600.5: 24 etc.

  • Eu errei a questão pois fui fazer o m.m.c para achar a equivalência entre elas para sim depois dar continuidade, vim olhar o comentário e entendi perfeitamente a questão, refiz e deu certo.

  • Quando você consome 1/6 de 720, depois não tem como consumir 5/24 de 720 também. Você consome o que restou e não o total de volta. Questão mal elaborada.


ID
5092246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da criança, do ato de educar e de primeiros socorros, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão envolve conhecimentos acerca da criança, do ato de educar e primeiros socorros.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Analisemos cada alternativa para que assinalemos a correta.

     

    Sobre a criança, o ato de educar e primeiros socorros:

     

    A) A dicotomia entre educar e cuidar na educação infantil é resultado da função social da creche.

    Errada! A creche passou a realizar a função de cuidar e de educar, portanto, não há que se falar em dicotomia entre esses dois termos considerando a função social da creche.

     

    B) O Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa com até onze anos de idade completos e adolescente aquela com idade entre doze e dezesseis anos.

    Errada! O Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos.

     

    C) Assoprar o rosto da criança é uma técnica primordial de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que, entalado nas vias respiratórias, impeça a pessoa de respirar.

    Errada! Uma técnica indicada é a manobra de Heimlich, a qual acontece por meio de uma pressão na região alta do estômago. O objetivo é fazer com que a criança volte a respirar eliminando o objeto entalado nas vias respiratórias. Portanto, assoprar o rosto da criança não é indicada para um caso de asfixia, visto que, ao invés de atuar na resolução do problema, essa prática apenas projeta microrganismos para o rosto da criança.


    D) A ludicidade envolve atividades de caráter livre, cabendo à criança a escolha de participar ou não delas.

    Certa! As crianças da educação infantil devem ser livres para escolher as suas atividades lúdicas, sem a presença de regras. São as denominadas brincadeiras, que apesar do seu caráter livre, são benéficas para a socialização e para outros aspectos do desenvolvimento da criança.


    E) Promover o lúdico na educação infantil é essencial, pois, a partir de jogos e brincadeiras, as crianças se relacionam com instrumentos e signos que permitem a sua aculturação no processo de aprendizagem.

    Errada! Na educação infantil, as atividades realizadas possuem o intuito de permitir que a criança explore, descubra e experimente. Portanto, não há que se falar em aculturação no processo de aprendizagem. Além disso, cabe ressaltar que um dos principais aspectos da ludicidade é a liberdade para a criança.



    GABARITO: ALTERNATIVA “D".
  • Questao sem pé nem cabeça


ID
5092249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito de uma instituição de educação infantil, contemplar o cuidar e o educar significa

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre os atos de cuidar e educar na Educação Infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a que especifica corretamente o significado de cuidar e educar na educação infantil.

     

    A) compreender o cuidar como uma forma secundária ao processo pedagógico do educar.

    Errada! Tanto o cuidar quanto o educar, na Educação Infantil, possuem grande importância. Podemos dizer que nessa etapa da educação, estes dois conceitos são indissociáveis, visto que na Educação Infantil o processo de aquisição da autonomia ainda está em um estágio muito inicial; sendo assim, é necessário cuidar e educar simultaneamente.

     

    B) compreendê-los a partir de parâmetros que respeitem a diversidade, o momento e a realidade próprios da infância.

    Certo! Não há problema nesta alternativa, pois os atos de cuidar e educar, na Educação Infantil, visam o desenvolvimento integral da criança, de modo que seja contemplado o respeito à diversidade, o momento e a realidade próprios da infância; afinal, crianças de 0 a 5 anos possuem peculiaridades que precisam ser levadas em consideração para que haja um correto trabalho visando o seu pleno desenvolvimento.

     

    C) compreendê-los como aspectos exclusivos do atendimento nas creches.

    Errada! Lembre-se que a Educação Infantil é composta de “creches" e “pré-escolas". Sendo assim, embora o cuidar seja mais aparente no trabalho das creches, ele também deve estar presente no âmbito da pré-escola, afinal esta fase da Educação Infantil lida com crianças entre 4 e 5 anos.

     

    D) compreender como seu objetivo primário a educação assistencialista voltada aos mais carentes.

    Errada! O objetivo primário da Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Portanto, a alternativa erra ao afirmar que o objetivo primário do cuidar e educar na Educação Infantil é a educação assistencialista voltada aos mais carentes.

     

    E) compreender como objetivo primário do processo educativo preparar as crianças para a alfabetização.

    Errada! O objetivo primário da Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Portanto, a alternativa erra ao afirmar que o objetivo primário do processo educativo é preparar as crianças para a alfabetização, pois esta seria uma visão reducionista da Educação Infantil.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • compreendê-los a partir de parâmetros que respeitem a diversidade, o momento e a realidade próprios da infância.


ID
5092252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do papel da ludicidade e do direito da criança à brincadeira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão envolve conhecimentos sobre ludicidade na educação infantil.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Analisemos as alternativas propostas para assinalarmos a correta.

    Sobre o papel da ludicidade e do direito da criança à brincadeira:

    A) as brincadeiras priorizam o desenvolvimento da capacidade física em detrimento da cognitiva.

    Errada! As brincadeiras estimulam fortemente a capacidade cognitiva das crianças, por meio das descobertas, da imaginação e da socialização.


    B) as brincadeiras constituem uma linguagem expressiva e motora, sendo um suporte para a estruturação psíquica da criança.

    Certa! Nas brincadeiras, as crianças utilizam o movimento para estimular o desenvolvimento psíquico, para conseguirem descobrir o mundo ao seu redor. Dessa forma, as linguagens expressiva e motora são fundamentais como suporte para a estruturação psíquica da criança.


    C) o lúdico torna-se um espaço de aprendizagem somente quando os objetivos pedagógicos, assim como as regras específicas, são previamente definidos e obedecidos.

    Errada! Quando se improvisa com brincadeiras provenientes da própria imaginação da criança, o lúdico ainda sim torna-se um espaço de aprendizagem.


    D) a brincadeira competitiva deve ser central na educação infantil, porque traz uma concepção de sucesso para a vida.

    Errada! Um dos principais objetivos das brincadeiras na educação infantil é estimular o desenvolvimento psíquico das crianças. Portanto, não necessariamente as brincadeiras devem ser competitivas, sendo aconselhável inclusive que sejam de escolha livre.


    E) o auxiliar do professor deve sempre observar as crianças na brincadeira, fazendo anotações sobre o desempenho delas.

    Errada! A função de anotação e análise do desempenho das crianças compete ao professor e não ao auxiliar, isso porque é o docente que, pelo menos em tese, possui o conhecimento necessário sobre o desenvolvimento da aprendizagem infantil.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA B.
  • LETRA B


ID
5092255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Com relação a primeiros socorros em situações imprevistas ou no caso de acidentes que podem causar lesões nas crianças, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D


ID
5092258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

  • Letra B.

    É dever exclusivo da família assegurar o direito à vida e à educação para crianças e adolescentes -> errado, não é exclusivo.

    Casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança deverão ser comunicados ao conselho tutelar - certo..

    Entende-se por família a comunidade formada exclusivamente pelos pais -> não exclusiva só dos pais.

    O castigo é um elemento importante para a educação de crianças -> não é.

    O direito à liberdade da criança centraliza-se no ato de brincar -> não é centralizado neste ato.

    seja forte e corajosa

  • A)     É dever exclusivo da família assegurar o direito à vida e à educação para crianças e adolescentes. ERRADO.

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    B)     Casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança deverão ser comunicados ao conselho tutelar. CERTO.

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    C)     Entende-se por família a comunidade formada exclusivamente pelos pais. ERRADO.

    Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    D)     O castigo é um elemento importante para a educação de crianças. ERRADO.

    Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

    E)     O direito à liberdade da criança centraliza-se no ato de brincar. ERRADO.

    Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

    II - opinião e expressão;

    III - crença e culto religioso;

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

  • pegadinhas bem recorrentes:

    Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados à justiça da Infância ou Juventude.

    () certo (X) errado

    As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, ao conselho tutelar.

    () certo (X) errado

  • ECA

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, tratamento cruel, degradante e de maus-tratos

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    Direito a liberdade

    Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais

    II - opinião e expressão

    III - crença e culto religioso

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

    Castigo físico / tratamento cruel ou degradante

    Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. 

    Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se: 

    I - castigo físico: ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em: 

    a) sofrimento físico

    b) lesão

    II - tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que: 

    a) humilhe

    b) ameace gravemente

    c) ridicularize

    Família Natural

    Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Família extensa ou ampliada

    Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    Família Substituta

    Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Vale ressaltar que no caso de médico, professor ou responsável por estabelecimento de proteção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche a não comunicação à autoridade competente constitui infração administrativa.

    Cuidado para não confundir!!

  • Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A - INCORRETO. Não é um dever só da família. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral, do Poder Público.

    Diz o art. 4º do ECA:
    “ Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária."

    LETRA B - CORRETO. Reproduz o art. 13 do ECA.

    LETRA C - INCORRETO. Família não é só a comunidade formada pelos pais. Mesmo a família natural vai além disto.

    Diz o art. 25 do ECA:
    “Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes."

    A família extensa, prevista no art. 25, parágrafo único, funciona da seguinte forma:

    Art. 25 (....)

    “Parágrafo único.  Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)"

    Já a família substituta é prevista no art. 28 do ECA:

    “Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei."

    LETRA D - INCORRETO. Não é uma afirmativa que combina com o espírito do ECA.

    Diz o art. 18-A do ECA:
    “Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

    Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - castigo físico: ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em:

    a) sofrimento físico

    b) lesão

    II - tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que:

    a) humilhe

    b) ameace gravemente

    c) ridicularize"

    LETRA E - INCORRETO. Brincar, para criança e adolescente, é liberdade. Contudo, liberdade não é só isto.

    Diz o art. 16 do ECA:
    “Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais

    II - opinião e expressão

    III - crença e culto religioso

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação."


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

    § 1 As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude. 

  • A) É dever exclusivo da família assegurar o direito à vida e à educação para crianças e adolescentes.

    FALSO

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    B) Casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança deverão ser comunicados ao conselho tutelar.

    CERTO

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    C) Entende-se por família a comunidade formada exclusivamente pelos pais.

    FALSO

    Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    D) O castigo é um elemento importante para a educação de crianças.

    FALSO

    Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

    E) O direito à liberdade da criança centraliza-se no ato de brincar.

    FALSO

    Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

    II - opinião e expressão;

    III - crença e culto religioso;

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

  • PM-PR / PC-PR

  • gab b

    Infrações administrativas. ECA:

    Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente.

    Dos direitos fundamentais. Capítulo I. Direito à vida e à saúde:

      Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

  •  Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

     § 1 o As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

    § 2 o Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede e, se necessário, acompanhamento domiciliar.

  • d) Crianças e adolescentes tem o direito de serem criadas sem o uso de tratamento cruel e degradante. O castigo não é considerado atualmente como ferramenta educacional, mas como forma de maus tratos. De acordo com o artigo 18-A, “a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos, executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

    Visto que, segundo o artigo 18, “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”, em caso de suspeita ou conhecimento de efetiva ocorrência de castigo na educação de crianças, é obrigatória a comunicação ao Conselho Tutelar.

    e) A criança e o adolescente tem direito de ir e vir e de estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais. Além disso, possuem direito de opinião e expressão, de crença e culto religioso, de brincar, praticar esportes e divertir-se e de participar da vida comunitária e familiar, sem discriminação. Este artigo do Estatuto da Criança e Adolescente corrobora na argumentação de que o referido diploma legal ultrapassa a antiga posição da “situação irregular”, vigente no Código de Menores. Ao contrário, atualmente entende-se que crianças e adolescentes são sujeitos de direito, com liberdade de expressão e garantias fundamentais.

  • a) A Constituição Federal de 88 afirma a proteção integral às crianças e adolescente, sendo a proteção dos seus direitos fundamentais dever da família, da sociedade e do Estado.

    b) O conselho tutelar personaliza o princípio da municipalização do atendimento, de forma a propiciar maior proximidade do cuidado para com a criança e o adolescente. Assim, as comunicações de suspeitas ou confirmações de maus-tratos devem ser informados ao órgão. que averiguará o ocorrido. Todavia, a comunicação também poderá feita à autoridade policial, ao Ministério Público ou ao poder judiciário – uma vez que este exercerá a competência do Conselho Tutelar no caso deste ainda não ter sido implantado no município em questão. Dentre as possibilidades de atuação, poderá o conselho oferecer atendimento e aconselhamento aos pais ou responsável, por meio da aplicação das seguintes medidas:

    I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção a família;

    II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

    III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

    IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

    VI – obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado;

    VIII – advertência.

    Caso, como última possibilidade e visando o interesse máximo da criança ou do adolescente, o Conselho Tutelar não vislumbre a possibilidade da manutenção na sua família natural, deverá oferecer representação ao Ministério Público para a promoção da ação de perda ou suspensão do poder familiar.

    c) O Estatuto da Criança e Adolescente adota múltiplos conceitos de família, que vão além daquele formado exclusivamente pelos pais. Inclusive, o conceito de família natural foi ampliado pela lei 12.010/2009 e passou a incluir parentes próximos com os quais a criança tenha afinidade (família ampliada).

    Além disso, a família substituta é entendida como aquela formada por laços de amor e aperfeiçoada por decisão judicial. A família substituta provisória é aquela formada mediante guarda ou tutela, que podem ser exercidas pela família extensa.

    Podemos, ainda, citar a família acolhedora, que é uma espécie de medida protetiva, exercida com a função de cuidar provisoriamente de crianças e adolescentes em situação de risco e durante o período de recomposição da família natural.

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    b) CERTO: Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    c) ERRADO: Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    d) ERRADO: Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

    c) ERRADO: Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II - opinião e expressão; III - crença e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.


ID
5092261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um bebê de três meses de idade com bom desenvolvimento neuropsicomotor deve ser capaz de

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Desenvolvimento Infantil.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Sobre o desenvolvimento de um bebê de três meses saudável, segundo estudos na área médica e de desenvolvimento infantil, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) rolar em superfícies planas, mudando da posição de barriga para cima para a de bruços.

    Errada! Essa habilidade começa a se desenvolver por volta dos 4 aos 5 meses de vida, sendo que pelo final do 5.º mês o bebê é capaz de virar de um lado para o outro, ficando deitado de barriga para baixo e sem ajuda dos pais ou de apoios.

     

    B) sentar-se sem apoio.

    Errada! O bebê começa a sentar-se sem apoio a partir dos 6 meses de vida.

     

    C) emitir sons com sílabas duplicadas, como “papá" e “dadá".

    Errada! Essa habilidade de produzir sons voluntariamente é adquirida a partir dos 9 meses de idade.

     

    D) sorrir quando estimulado.

    Certo! O bebê consegue sorrir quando estimulado a partir dos 2 meses de vida. O primeiro sorriso social, aquele que o bebê dá realmente para os pais, é dado em torno de 2 meses. Já a primeira gargalhada normalmente ocorre lá pela metade do 3.º mês. Portanto, um bebê saudável de 3 meses é capaz de sorrir quando estimulado.

     

    E) buscar ativamente objetos e levá-los à boca.

    Errada! A atitude de levar objetos à boca inicia a partir dos 6 meses de idade.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5092264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao sono e à segurança do sono do bebê, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o sono e a segurança do sono do bebê

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito do sono e da segurança do sono do bebê, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) A posição mais segura para o sono do bebê é a de barriga para cima (posição supina), em superfície firme, sem brinquedos, cobertores ou travesseiros.

    Certa! Essa é a recomendação atual da Organização Mundial de Saúde, pois dormir na posição supina e sem “apetrechos" no local de sono do bebê previne acidentes como sufocamento e também outros problemas como, por exemplo, a síndrome da morte súbita.

     

    B) A posição mais segura para o sono do bebê é a de bruços.

    Errada! A Organização Mundial de Saúde recomenda como posição mais segura para o bebê dormir a que ele fica com o peito para cima (posição supina). Essa recomendação é fruto de estudos que apontam para o fato de que nessa posição diminui-se o risco de sufocamento e de problemas como a síndrome da morte súbita.

     

    C) A posição mais segura para o sono do bebê é a de lado.

    Errada! Esta alternativa possui o mesmo fundamento da anterior. Vale dizer, a Organização Mundial de Saúde recomenda como posição mais segura para o bebê dormir a que ele fica com o peito para cima (posição supina). Essa recomendação é fruto de estudos que apontam para o fato de que nessa posição diminui-se o risco de sufocamento e de problemas como a síndrome da morte súbita.

     

    D) Práticas populares como ninar o bebê no colo e balançá-lo em redes ou carrinhos são recomendáveis, pois garantem um sono tranquilo e sem despertares.

    Errada! Apensar de aparentemente essas práticas funcionarem, elas podem causar dependência no bebê, vale dizer, o bebê pode se “viciar" em apenas dormir se for no colo ou balançando no carrinho, por exemplo. Isso impacta diretamente no desenvolvimento da autonomia do bebê. O mais adequado seria levar o bebê para o seu cantinho de dormir ainda acordado, porém sonolento, para que ele aprenda a se ninar sozinho e assim possa emendar as etapas do seu ciclo de sono e dormir melhor.

     

    E) É recomendável que o bebê, durante seus primeiros meses de vida, durma na cama com seus pais, visto que essa prática é a mais segura.

    Errada! Também não é recomendável que o bebê, nos primeiros meses, durma na cama com os pais, pois essa prática é responsável por causar acidentes em que o bebê pode ser sufocado pelos pais durante a noite sem que eles percebam. Uma conduta razoável nesse caso seria que os pais deixassem o berço do bebê ao lado de sua cama, para assim poder observar melhor e em segurança o comportamento e as necessidades do bebê sempre que se fizer necessário.

     


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A

    A posição mais segura para o sono do bebê é a de barriga para cima (posição supina), em superfície firme, sem brinquedos, cobertores ou travesseiros.


ID
5092267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com o Ministério da Saúde, a higiene oral de um lactente de sete meses de idade que já possua dois dentes incisivos inferiores deve ser realizada

Alternativas

ID
5092270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de aparelhos como televisão, tablet e celular por crianças deve ser controlado. Nesse sentido, recomenda-se que a exposição de crianças com menos de dois anos de idade a telas de aparelhos como esses seja

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre

    Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de aparelhos como televisão, tablet e celular por crianças deve ser controlado.

     

    Nesse sentido, recomenda-se que a exposição de crianças com menos de dois anos de idade a telas de aparelhos como esses seja evitada em qualquer circunstância (Letra A). Essas podem acarretar distúrbios no desenvolvimento, déficit de atenção, baixo desempenho escolar, dentre outros.


    B) Incorreto. Limitada a 1 hora por dia, no máximo para crianças de 2 a 5 anos.

    C) Incorreto. Limitada a 2 horas por dia, no máximo em crianças de 6 a 10 anos.
    D) Incorreto. Não há indicações para limite de 3 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.
    E) Incorreto. Não há indicações para limite de 4 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.



    Resposta do Professor: A.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre

    Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de aparelhos como televisão, tablet e celular por crianças deve ser controlado.

     

    Nesse sentido, recomenda-se que a exposição de crianças com menos de dois anos de idade a telas de aparelhos como esses seja evitada em qualquer circunstância (Letra A). Essas podem acarretar distúrbios no desenvolvimento, déficit de atenção, baixo desempenho escolar, dentre outros.


    B) Incorreto. Limitada a 1 hora por dia, no máximo para crianças de 2 a 5 anos.


    C) Incorreto. Limitada a 2 horas por dia, no máximo em crianças de 6 a 10 anos.


    D) Incorreto. Não há indicações para limite de 3 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.


    E) Incorreto. Não há indicações para limite de 4 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.

    Resposta do Professor: A.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre

    Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de aparelhos como televisão, tablet e celular por crianças deve ser controlado.

     

    Nesse sentido, recomenda-se que a exposição de crianças com menos de dois anos de idade a telas de aparelhos como esses seja evitada em qualquer circunstância (Letra A). Essas podem acarretar distúrbios no desenvolvimento, déficit de atenção, baixo desempenho escolar, dentre outros.


    B) Incorreto. Limitada a 1 hora por dia, no máximo para crianças de 2 a 5 anos.


    C) Incorreto. Limitada a 2 horas por dia, no máximo em crianças de 6 a 10 anos.


    D) Incorreto. Não há indicações para limite de 3 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.


    E) Incorreto. Não há indicações para limite de 4 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.

    Resposta do Professor: A.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre

    Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de aparelhos como televisão, tablet e celular por crianças deve ser controlado.

     

    Nesse sentido, recomenda-se que a exposição de crianças com menos de dois anos de idade a telas de aparelhos como esses seja evitada em qualquer circunstância (Letra A). Essas podem acarretar distúrbios no desenvolvimento, déficit de atenção, baixo desempenho escolar, dentre outros.


    B) Incorreto. Limitada a 1 hora por dia, no máximo para crianças de 2 a 5 anos.


    C) Incorreto. Limitada a 2 horas por dia, no máximo em crianças de 6 a 10 anos.


    D) Incorreto. Não há indicações para limite de 3 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.


    E) Incorreto. Não há indicações para limite de 4 horas por dia, no máximo para nenhuma idade.

    Resposta do Professor: A.


ID
5092273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da alimentação saudável para bebês com idade entre 7 meses e 12 meses, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As frutas devem ser oferecidas in natura, amassadas, ao invés de sucos. Caso seja oferecido suco, deve ser logo após as refeiçõesAlternativa A está errada. 

    As papas de fruta não podem ser substituídas por suco. Alternativa B está errada. 

    A criança não deve receber alimentos doces ou açucarados, isso inclui o uso do mel que deve ser evitado. Alternativa C está errado. 

    A papa salgada deve conter um alimento de cada grupo: legumes e/ou verduras, cereal ou tubérculo, feijões e carne ou vísceras ou ovo. Não há necessidade de passar na peneira. Ao completar 8 meses, a criança já pode receber a alimentação básica da família desde que não muito temperada. Alternativa D está errada. 

    Está correta a afirmação de que o bebe pode receber o ovo inteiro. Alternativa E está errada. 




    Gabarito do Professor: Letra E 

  • As frutas devem ser oferecidas in natura, amassadas, ao invés de sucos. Caso seja oferecido suco, deve ser logo após as refeições. Alternativa A está errada. 

    As papas de fruta não podem ser substituídas por suco. Alternativa B está errada. 

    A criança não deve receber alimentos doces ou açucarados, isso inclui o uso do mel que deve ser evitado. Alternativa C está errado. 

    A papa salgada deve conter um alimento de cada grupo: legumes e/ou verduras, cereal ou tubérculo, feijões e carne ou vísceras ou ovo. Não há necessidade de passar na peneira. Ao completar 8 meses, a criança já pode receber a alimentação básica da família desde que não muito temperada. Alternativa D está errada. 

    Está correta a afirmação de que o bebe pode receber o ovo inteiro. Alternativa E está errada.