SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Química


ID
5070775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água e o ácido sulfídrico são moléculas semelhantes, porque o oxigênio e o enxofre pertencem à mesma família da Tabela Periódica; ambas as moléculas apresentam duas ligações e geometria angular. Porém, as temperaturas de ebulição dessas duas substâncias são muito diferentes, conforme demonstrado a seguir.

TE (H2O) = +100 °C
TE (H2S) = −60 °C


Essas diferenças entre as temperaturas de ebulição das substâncias podem ser explicadas pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, deve-se observar as ligações intermoleculares. O oxigênio é mais eletronegativo que o enxofre e isso faz com que a interação entre hidrogênio e oxigênio na molécula de água seja mais forte (ligação de hidrogênio) e consequentemente o ponto de ebulição é maior.

  • "QUANTO MAIOR A MOLÉCULA, MAIOR QUANTIDADE DE ENERGIA SERÁ NECESSÁRIA"

    .SUBST APOLARES/DIPOLO-INDUZIDO

    força fraca

    .SUBST POLARES/DIPOLO-DIPOLO

    forças fortes

    .LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO

    força muito maior

    (só ocorrem em casos particulares onde há interações entre hidrogênios e os FONS, Flúor, oxigênio e nitrogênio.)

    portanto o ponto de ebulição é maior.

  • Esta questão aborda conceitos relacionados às propriedades das substâncias.

    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – O enxofre está localizado abaixo do oxigênio no grupo em que estão incluídos na tabela periódica (grupo 16). Sendo assim, o enxofre possui número atômico e número de massa maior do que o do oxigênio. Logo, a massa molar do ácido sulfídrico (H2S) é maior do que a massa molar da água (H­2O), 34 g/mol e 18 g/mol, respectivamente. Nesse sentido, a diferença entre as temperaturas de ebulição não ocorre devido à diferença da massa molar.


    B) Incorreta – Conforme citado no enunciado, ambos os compostos H2S e H2O possuem o mesmo tipo de geometria: angular. Portanto, a diferença entre os pontos de ebulição não ocorre devido à geometria.


    C) Correta – As diferenças entre as temperaturas de ebulição das substâncias podem ser explicadas devido à interação que ocorre entre as moléculas. Na molécula de água ocorre o tipo de interação mais forte, chamada de ligação de hidrogênio (acontece quando o hidrogênio se liga aos elementos flúor, oxigênio ou nitrogênio), enquanto que na molécula de H2S ocorre o tipo de interação dipolo-dipolo. Como a interação da água é mais forte, é mais difícil as moléculas passarem do estado líquido para o gasoso e, consequentemente, a temperatura de ebulição é maior.


    D) Incorreta – Se a molécula de H2S precisasse de mais energia para mudar de estado de agregação, sua temperatura de ebulição seria maior que a da molécula de água, o que não está correto. A diferença entre as temperaturas de ebulição se dá devido às diferentes interações presentes nas duas moléculas.


    E) Incorreta A molécula de água, que contém o oxigênio, possui maior temperatura de ebulição do que a molécula de ácido sulfídrico. A diferença entre as temperaturas de ebulição se dá devido às diferentes interações presentes nas duas moléculas.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • O que causa essa diferenças são as interações intermoleculares.

    No caso caso da água, existe a formação de ligações de hidrogênio, que é uma interação mais forte, por isso terá um ponto de ebulição maior.

    No ácido sulfídrico, existe a formação de interação dipolo-dipolo, que é uma interação intermolecular com uma menor força que a ligação de hidrogênio, logo o ponto de ebulição será menor.

    Gabarito: Item C.

  • A massa molecular das substâncias: a água (18g/mol) tem massa molecular maior (MENOR) que a do ácido sulfídrico (34g/mol). (Incorreta)

    B geometria das moléculas: como elas possuem diferentes (MESMOS ARRANJOS - TETRAÉDRICOS) arranjos espaciais, a molécula de água faz mais interações entre as moléculas, aumentando a temperatura de ebulição. (Incorreta) Obs.: Arranjo molecular Geometria molecular

    C interação que ocorre entre as moléculas: na água são formadas ligações de hidrogênio, interações mais fortes que a interações dipolo-dipolo no ácido sulfídrico. (Correta)

    D tamanho das moléculas: como o enxofre é maior que o oxigênio, isso faz que a molécula precise de mais energia para mudar de estado de agregação. (Incorreta)

    E número atômico: como o oxigênio possui menos prótons no núcleo que o enxofre, ele então possui menos interações, por isso tem menor temperatura de ebulição. (Incorreta)


ID
5070778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Variedades alotrópicas são as formas com que um elemento químico se apresenta na natureza como substância simples. No caso do oxigênio, ele é encontrado na natureza de duas formas alotrópicas diferentes: O2 e O3. Nesse caso, a variação ocorre pela quantidade de átomos na molécula, mas existem variedades que se dão pela estrutura cristalina do composto.


Assinale a opção que apresenta duas variedades alotrópicas de estrutura cristalina.

Alternativas
Comentários
  • grafite corresponde a uma das quatro formas alotrópicas do carbono. As outras são o diamante, o fulereno e o grafeno. Cristaliza-se no sistema hexagonal regular com simetria rômbica... A forma mais comum da grafite é a hexagonal, em uma arrumação ABAB.

  • Gabarito: C

    Erros principal da questão: todas as outras alternativas referem-se a alterações na estrutura molecular e não na estrutura cristalina.

    a) enxofre rômbico tem fórmula molecular S(sub8), já S(sub2) corresponde à uma das formas de enxofre gasoso. A alotropia é molecular, não cristalina.

    b) Fósforo branco P(sub4) versus Fósforo vermelho (polímero de fósforo). Mesmo caso da a), a molécula de fósforo branco não representa alotropia cristalina. Importante: caso fosse falado de fósforo vermelho e fósforo preto, aí teríamos um caso de alotropia estrutural!

    c) Gabarito

    d) O(sub2) e O(sub3), mesmo caso de alotropia molecular.

    e) Idem às anteriores a) e d).

  • Esta questão aborda o conceito de alotropia. 


    Os alótropos são as formas que um elemento químico se apresenta na natureza como substância simples. Conforme citado no enunciado, a variação pode ocorrer pela quantidade de átomos na molécula ou apenas pela estrutura cristalina do composto.


    É preciso determinar a alternativa que apresenta duas variedades alotrópicas de estrutura cristalina. Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – O enxofre rômbico possui fórmula química S8, logo, não é alótropo do S2 devido à diferença na estrutura cristalina. A diferença está na quantidade de átomos.


    B) Incorreta – O fósforo branco é formado por moléculas tetraédricas (P4). O fósforo vermelho é formado a partir de cadeias de tetraedros P4 ligados uns aos outros. Dessa forma, a variação ocorre pela quantidade de átomos na molécula.  


    C) Correta – O diamante e o grafite são alótropos que diferem na forma de ligação dos átomos. Cada átomo de carbono (C) no diamante forma uma ligação covalente com quatro átomos vizinhos por meio de ligações sp3, formando um arranjo tetraédrico. O grafite, entretanto, é formado por folhas planas de átomos de carbono ligados covalentemente a outros átomos de carbono (sp2), formando hexágonos. Dessa forma, a o grafite e o diamante são variedades alotrópicas que diferem quanto à estrutura cristalina.


    D) Incorreta – Conforme citado no enunciado, nesse caso, a variação ocorre pela quantidade de átomos na molécula.


    E) Incorreta – Os alótropos S2 e S4 se diferenciam pela quantidade de átomos em cada molécula, 2 e 4, respectivamente.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Diamante, grafita e fulereno, são as formas alotrópicas do elemento químico carbono. Estas substâncias diferem entre si pela estrutura cristalina, isto é, pela forma de seus cristais. A maneira dos átomos de carbono se unirem é diferente em todos estes três compostos, ou seja, se diferem no retículo cristalino.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/alotropia.htm


ID
5070784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os modelos atômicos tentam explicar como é a estrutura de um átomo, já que este é uma partícula muito pequena que não pode ser vista a olho nu. Até hoje, os cientistas não conseguiram ver um átomo isolado, muito menos a sua estrutura interna, mas os modelos tentam recriar este átomo. Nesse contexto, o modelo atômico de

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    CFO 2021

  • A

    Dalton defende que o átomo era uma estrutura maciça e indestrutível, mas poderia ser dividida em uma reação de fissão nuclear, por exemplo. (indivisível)

    B

    Thomson propõe um átomo neutro divido em duas regiões com partículas positivas e negativas. (partículas negativas em massa central positiva)

    C

    Chadwick organiza o núcleo com duas partículas: prótons, com carga neutra, e nêutrons, com carga positiva. (contrário)

    D

    Rutheford propõe a divisão do átomo em duas regiões: núcleo e eletrosfera, após realizar o experimento da lâmina de ouro.

    E

    Bohr organiza os elétrons em níveis de energia na eletrosfera, definindo que quanto mais próximo do núcleo os elétrons se encontram, mais energia eles possuem. (mais próximo - menos energia)

  • Modelo Atômico de Rutherford (1911)

    • Pioneiro no estudo da radioatividade => experimento com lâmina de ouro.

    Observações:

    • A maioria das partículas alfa atravessou a lâmina sem sofrer qualquer desvio.
    • Poucas partículas alfa foram desviadas na direção contrária.
    • Algumas partículas sofreram desvios.
  • Esta questão está relacionada aos modelos atômicos.

    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – A teoria de Dalton estabeleceu que o átomo era uma estrutura maciça e indestrutível. Assim, a estrutura não poderia ser dividida, nem mesmo em uma reação de fissão nuclear.


    B) Incorreta – O modelo atômico de Thomson propôs que o átomo apresentava uma massa carregada positivamente, com cargas negativas espalhadas no interior, como um pudim de passas.


    C) Incorreta – De acordo com Chadwick, o núcleo apresenta duas partículas: prótons, com carga positiva, e nêutrons, com carga neutra


    D) Correta – Rutherford, após realizar o experimento da lâmina de ouro, estabeleceu em seu modelo que o átomo possui um núcleo denso e positivo (onde estão os prótons) e uma eletrosfera, onde se localizam os elétrons, se movendo ao redor do núcleo.


    E) Incorreta – Bohr organizou os elétrons em níveis de energia na eletrosfera, definindo que quanto mais distante do núcleo os elétrons se encontram, mais energia eles possuem.



    Gabarito da Professora: Letra D.


ID
5070787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Tabela Periódica aumenta sua família de elementos com quatro nomes adicionais. Em sua sétima fila, foram incluídos oficialmente quatro novos inquilinos: os elementos 113, 115, 117 e 118 foram batizados como nihônio, moscóvio, tennessino e oganessono, respectivamente. O primeiro deles foi descoberto por cientistas do Instituto Riken no Japão; os outros, por equipes de cientistas da Rússia e dos Estados Unidos, todos eles integrados à Tabela Periódica desde janeiro.

Internet: <brasil.elpais.com> (com adaptações).

A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Nihônio

    O elemento nihônio recebeu esse nome em homenagem ao país no qual ele foi descoberto, o Japão. Sua descoberta ocorreu no ano de 2003 por um trabalho em conjunto entre cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e de Lawrence Livermore, nos Estados Unidos.

    A palavra Nihon, que foi utilizada para formar o nome do nihônio, faz referência à terra do Sol Nascente, o Japão.

    O elemento nihônio, cuja sigla é Nh, possui número atômico igual 113 e apresenta as seguintes características:

    Pertence ao grupo 13, ou família do Boro, ou família IIIA;

    É um ;

    Dos novos elementos, é o que apresenta maior ;

    Dos novos elementos, é o que apresenta menor ;

    b) Moscóvio

    O elemento moscóvio recebeu esse nome em homenagem à cidade de Moscou (capital da Rússia), a qual se localiza bem próximo à cidade de Dubna, onde está, por sua vez, o laboratório dos pesquisadores que trabalharam em conjunto com cientistas norte-americanos do Laboratório de Livermore e descobriram esse elemento em 2004.

    O elemento moscóvio, cuja sigla é Mc, possui número atômico igual a 115 e apresenta as seguintes características:

    Pertence ao grupo 15, ou família do nitrogênio, ou família VA;

    É um metal;

    Tem maior eletroafinidade que o nihônio.

    c) Tennessino

    O elemento tenessino recebeu esse nome em homenagem ao estado norte-americano do Tennesse, que abriga o laboratório Oak Ridge e a Universidade Vanderbilt, onde cientistas trabalharam em conjunto com russos de um laboratório chamado Flerov.

    O elemento tenessino, cuja sigla é Ts, é o elemento químico de número atômico igual a 117 e apresenta as seguintes características:

    Pertence ao grupo 17, ou família dos , ou família VIIA;

    É um ametal;

    Dos novos elementos, é o que apresenta maior ;

    Dos novos elementos, é o que apresenta maior ;

    Dos novos elementos, é o que apresenta menor eletropositividade;

    d) Oganessono

    O elemento oganessono recebeu esse nome em homenagem ao físico armeno Yuri Oganessian, que, em trabalhos com laboratórios norte-americanos e o de Dubna, descobriu esse e outros elementos químicos.

    A descoberta do oganessono ocorreu pelo bombardeamento de átomos de califórnio e potássio no ano de 1999, mas a confirmação da sua síntese só foi proposta no ano de 2006.

    O elemento oganessono, cuja sigla é Og, é o elemento químico de número atômico igual a 118 e apresenta as seguintes características:

    Pertence ao grupo 18, ou família dos gases nobres, ou família VIIIA;

    É um ;

    Dos novos elementos, é o que apresenta menor raio atômico;

    Dos novos elementos, é o que apresenta maior energia de ionização;

    Dos novos elementos, é o que apresenta menor eletropositividade.

  • A Os quatro elementos descobertos estão localizados no sétimo período da Tabela Periódica e apresentam oito elétrons na camada de valência.(Errado)

    Nh - 3 elétrons - Família 13

    Mc - 5 elétrons - Família 15

    Ts - 7 elétrons - Família 17

    Og - 8 elétrons - Família 18 ( É o único que tem 8 elétrons na camada de valência)

    B - Os quatro elementos descobertos são classificados como cisurânicos, já que apresentam número atômico maior que 92. (Errado)

    Os quatro elementos em questão são transurânicos, possuem número atômico maior que 92, ou seja, aqueles que vêm após o urânio  na tabela periódica, geralmente possuem  tempo de vida curta e são instáveis, sendo elementos artificiais.

    C O nihônio pertence à família dos calcogênios na Tabela Periódica. (Errado).

    Pertence a família do Boro.

    D O subnível mais energético do moscóvio é o 7p3 . (correto)

    Fazendo a distribuíção dos 115 elétrons, termina-se em 7s2 7p3

    E O organessono é classificado como gás nobre e compõe o ar atmosférico. (Errado)

    Está localizado no grupo dos gases nobre, porém trata-se de um elemento artificial, não encontrado no ar atmosférico.

  • Esta questão refere-se a conceitos relacionados aos elementos da tabela periódica.


    Para resolvê-la, é importante escrever a distribuição eletrônica dos elementos de acordo com os seus números atômicos, em que a soma dos elétrons deve ser igual ao número atômico para um átomo neutro. De acordo com o diagrama de Linus Pauling, temos as seguintes distribuições em ordem crescente de energia para os elementos citados:


    Nihônio, número atômico (Z) igual a 113:


    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10 7p1


    Moscóvio, Z = 115:


    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10 7p3


    Tennessino, Z = 117:


    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10 7p5


    Organessono, Z = 118:


    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10 7p6


    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – Os quatro elementos descobertos estão localizados no sétimo período da Tabela Periódica, devido aos seus altos valores de número atômico. Como é possível observar em suas distribuições eletrônicas, a camada de valência (mais externa) de todos os elementos é a sétima, logo, eles estão localizados no sétimo período. Entretanto, não apresentam oito elétrons na camada de valência. De acordo com as distribuições eletrônicas mostradas acima, apenas o organessono possui oito elétrons na sua camada de valência (2 + 6 = 8).


    B) Incorreta – Os elementos classificados como cisurânicos apresentam números atômicos menores do que 92. Os elementos com números atômicos maiores do que 92, como os citados no enunciado, são classificados como transurânicos.


    C) Incorreta – O nihônio possui três elétrons na sua camada de valência, conforme mostrado na sua distribuição eletrônica. Devido a isso, ele pertence à família do Boro (grupo 13) na Tabela Periódica. Os calcogênios apresentam seis elétrons na camada de valência (grupo 16).


    D) Correta – O subnível mais energético do moscóvio é o 7p3, conforme mostrado na distribuição eletrônica de acordo com o diagrama de Pauling, em ordem crescente de energia.


    E) Incorreta – O organessono possui oito elétrons na sua camada de valência, logo, ele pertence ao grupo dos gases nobres. Entretanto, ele é um átomo instável, que se desintegra rápido. Além disso, estima-se que ele seja sólido a temperatura ambiente. Portanto, ele não compõe o ar atmosférico.



    Gabarito da Professora: Letra D.

  • Gab. D

    Distribuição eletrônica de Linus Pauling do elemento Moscóvio (115):

    1s2

    2s2 2p6

    3s2 3p6 3d10

    4s2 4p6 4d10 4f14

    5s2 5p6 5d10 5f14

    6s2 6p6 6d10

    7s2 7p3

  • A única alternativa que conduzia, só precisava fazer distribuição eletrônica para confirmar.


ID
5070799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A glicose (C6H12O6) é o principal carboidrato encontrado no sangue. A taxa considerada normal é de 0,70 mg/mL a 1,10 mg/mL no sangue. Valores abaixo de 0,70 mg/mL caracterizam uma pessoa com hipoglicemia e, quando esse parâmetro é superior a 1,10 mg/mL, a pessoa está com hiperglicemia.


A partir dessa informação, considere que uma pessoa com massa corporal de 70 kg tenha doado sangue em um hemocentro. Sabendo-se que M (C6H12O6) = 180 g/mol, que o volume retirado de sangue correspondeu a 9 mL/kg e que o nível de glicose nesse sangue é de 0,80 mg/mL, é correto afirmar que foram doados por este paciente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O raciocínio é bastante simples, porém é necessário atenção quanto às unidades.

    Primeiro, calcula-se o volume de sangue doado, sabendo que a pessoa pesa 70 kg e foram doados 9 mL/kg, ou seja, 70 * 9 = 630 mL de sangue.

    Logo, calcula-se a quantidade em massa de glicose contida nesse sangue, sabendo o volume de 630 mL e que a concentração de glicose é de 0,8 mg/mL, ou seja, 630 * 0,8 = 504 mg de glicose.

    Por fim, calcula-se a quantidade correspondente em mols, sabendo que a massa molar da glicose é 180 g/mol, ou seja, 504 / 180 = 2,8 mmol, o que vem a ser o valor apresentado na alternativa E.

  • 1kg ---- 9mL

    70 -----X mL

    X = 630mL

    1mL ------0,8mg

    630mL----Y mg

    Y = 504mg

    1 mol ------- 180000mg

    Z mol -------504mg

    Z = 0,0028 ou 2,8 . 10^-3 mol

    GAB:E

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à quantidade de matéria.

    Primeiramente, é importante listar os dados citados no enunciado necessários à resolução dos cálculos:

    - Massa corporal do paciente = 70 kg;
    - M (C6H12O6) = 180 g/mol;
    - Volume de sangue retirado = 9 mL/kg;
    - Nível de glicose no sangue = 0,80 mg/mL.

    Para saber a quantidade em mol de glicose que foi doada pelo paciente, é preciso saber o volume total de sangue retirado e a massa de glicose em gramas. Sendo assim, podemos resolver a questão de acordo com as seguintes etapas:

    1) Cálculo do volume total de sangue retirado:

    9 mL de sangue retirado a cada 1 kg
                V               --------------  70 kg
    V = 70 9 = 630 mL de sangue

    2) Cálculo da massa de glicose presente em 630 mL de sangue, utilizando o nível de glicose no sangue:

    0,80 mg   presente em   1 mL
        m          ------------  630 mL
    m = 0,80 630 = 504 mg

    Como 1 g equivale a 1000 mg, temos que:

    1 g  -----  1000 mg
     m   ------   504 mg
    m = 504/1000 = 5,04 10-1 g

    3) Cálculo do número de mols de glicose doado considerando a massa de 5,04 10-1 g, utilizando a massa molar (M):

         180 g         presente em  1 mol
    5,04 10-1 g    -------------    n
    n = 5,04 10-1/180 = 504 10-3/180 = 2,8 10-3 mol


    Gabarito da Professora: Letra E.

ID
5070805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A festa da virada de ano (réveillon) é marcada pela queima de fogos de artifício. No Brasil, o maior espetáculo acontece na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mas este ano o evento foi cancelado por causa da pandemia. A explosão de cores no céu causada pela queima dos fogos é decorrente de um fenômeno que acontece com os elétrons dentro dos átomos, que, por sua vez, pode ser explicado pelo modelo atômico de Bohr que

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Modelo atômico de Bohr propôs os níveis de energia, as orbitas estacionárias, quantização de energia e o modelo nuclear.

    Os saltos atômicos ocorrem da seguinte maneira:

    • NÍVEL MAIS INTERNO-EXTERNO --> ABSORVE ENERGIA
    • NÍVEL MAIS EXTERNO-INTERNO --> LIBERA ENERGIA
  • Esta questão está relacionada aos conceitos do modelo atômico de Bohr.

    Com base nesse modelo, analisemos as alternativas:

    A) Incorreta – O modelo atômico de Bohr indica que há transições eletrônicas entre os níveis de energia.

    Entretanto, o elétron libera fótons ao saltar de um nível mais externo para um nível mais interno, após absorver energia para saltar do nível mais interno para o mais externo (mais energético).

    B) Correta – Bohr estabelece o fenômeno do salto quântico, em que os elétrons, ao absorverem energia, podem realizar um salto de um nível mais interno para um mais externo (mais energético) e, ao retornar para o nível de origem, liberar essa energia na forma de luz (fótons). Essa energia liberada explica as diferentes cores que são visualizadas durante a queima de fogos de artifício.

    C) Incorreta – Bohr defende a ideia de que os elétrons se movimentam ao redor do núcleo em órbitas circulares sem emitir energia, chamadas de órbitas estacionárias.

    D) Incorreta – O modelo de Bohr estabelece conceitos para quantificar a energia dentro da eletrosfera. Todavia, de acordo com o Bohr, o elétron absorve luz para que possa saltar para um nível mais externo (mais energético).

    E) Incorreta – De acordo com Bohr, as diferentes cores formadas pelos fogos de artifício são explicadas pela energia liberada nas transições eletrônicas. Entretanto, a quantidade de energia não é a mesma para todas as transições. Ela depende do nível de energia em que o elétron se encontra, e, por isso, as cores são diferentes para cada átomo.


    Gabarito da Professora: Letra B.

ID
5070808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto 10A2-I

    A exposição à radiação ultravioleta pode causar queimadura na pele, lesão em células epiteliais, alteração do DNA, inflamação, dilatação dos vasos sanguíneos, câncer, entre outros fatores adversos. O ozônio (O3) existente na estratosfera atua como um filtro dos raios ultravioletas provenientes do Sol.

    Antigamente, muitos sprays utilizavam clorofluorcarbonos (CFCs) em sua composição. Esses CFCs ficavam na atmosfera e reagiam com o ozônio, decompondo-o.
     Em 1989, foi assinado um acordo internacional denominado Protocolo de Montreal, por meio do qual mais de 130 países, incluído o Brasil, comprometeram-se a eliminar progressivamente o uso dessas substâncias em sprays e outras aplicações.
     Um dos CFCs mais comuns possui fórmula CF2Cl2. Na estratosfera, sob luz ultravioleta, ele sofre a seguinte reação.

CF2Cl2 → •CF2Cl + Cl•

O átomo livre de cloro (Cl•), por sua vez, pode desencadear uma cascata de reações, como, por exemplo, as apresentadas a seguir.

O3 (g) + Cl• (g) → O2 (g) + ClO• (g)
O3 (g) + ClO• (g) → 2 O2 (g) + Cl• (g) 

Com base nas informações do texto 10A2-I, é correto afirmar que a ação da radiação ultravioleta sobre o CF2Cl2 se deve

Alternativas
Comentários
  • Fotólise é o processo de degradação de moléculas orgânicas por meio da radiação luminosa.

  • Esta questão aborda conceitos relacionados às reações químicas.


    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – A radiação ultravioleta promove o rompimento de ligações químicas do CF2Cl2, gerando duas moléculas. Dessa forma, a ação da radiação ultravioleta não se deve à atividade catalítica. Os catalisadores são substâncias que atuam para aumentar a velocidade de uma determinada reação.


    B) Incorreta – Conforme dito na explicação da alternativa A), a radiação ultravioleta promove o rompimento de ligações químicas do CF2Cl2, gerando duas moléculas. A ação dessa radiação não se deve ao efeito da temperatura e sim à transferência de energia da luz ultravioleta para a quebra da molécula.


    C) Correta – A fotólise é o processo químico em que ocorre o rompimento de ligações químicas de compostos, nesse caso, o CF2Cl2, formando •CF2Cl e Cl•, por meio da ação da radiação luminosa.


    D) Incorreta – A energia de ativação pode ser definida como a energia mínima necessária para que uma reação ocorra. A diminuição da energia promove o aumento da velocidade da reação, o que pode ser obtido a partir da utilização de um catalisador. Logo, a ação da radiação ultravioleta não se deve à diminuição da energia de ativação.


    E) Incorreta – O aumento das colisões efetivas proporciona o aumento da velocidade de reações. A ação da radiação ultravioleta sobre o CF2Cl2 não se deve ao aumento de colisões efetivas, mas à fotólise, processo que promove o rompimento das ligações do composto.



    Gabarito da Professora: Letra C.


ID
5070811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto 10A2-I

    A exposição à radiação ultravioleta pode causar queimadura na pele, lesão em células epiteliais, alteração do DNA, inflamação, dilatação dos vasos sanguíneos, câncer, entre outros fatores adversos. O ozônio (O3) existente na estratosfera atua como um filtro dos raios ultravioletas provenientes do Sol.

    Antigamente, muitos sprays utilizavam clorofluorcarbonos (CFCs) em sua composição. Esses CFCs ficavam na atmosfera e reagiam com o ozônio, decompondo-o.
     Em 1989, foi assinado um acordo internacional denominado Protocolo de Montreal, por meio do qual mais de 130 países, incluído o Brasil, comprometeram-se a eliminar progressivamente o uso dessas substâncias em sprays e outras aplicações.
     Um dos CFCs mais comuns possui fórmula CF2Cl2. Na estratosfera, sob luz ultravioleta, ele sofre a seguinte reação.

CF2Cl2 → •CF2Cl + Cl•

O átomo livre de cloro (Cl•), por sua vez, pode desencadear uma cascata de reações, como, por exemplo, as apresentadas a seguir.

O3 (g) + Cl• (g) → O2 (g) + ClO• (g)
O3 (g) + ClO• (g) → 2 O2 (g) + Cl• (g) 

Ainda a partir do texto 10A2-I, é correto afirmar que o mecanismo de reação apresentado entre a espécie química Cl• e o O3 é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Catálise homogênea, mesma fase, gasosa.

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à classificação de reações químicas.


    Dessa forma, considerando as reações apresentadas, que envolvem as espécies Cl• e O3, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – Nas reações de substituição, um átomo ou grupo de átomos de um composto é substituído por outro átomo ou grupo de átomos. Como não há substituição no mecanismo apresentado, essa alternativa está incorreta.


    B) Correta – De acordo com as duas reações apresentadas:


    O3 (g) + Cl• (g) O2 (g) + ClO• (g)

    O3 (g) + ClO• (g) 2 O2 (g) + Cl• (g) 


    É possível observar que o Cl• é reagente da primeira reação e produto da segunda reação. Assim, ele pode ser considerado um catalisador, pois é regenerado ao fim da reação. Os catalisadores são utilizados para aumentar a velocidade da reação. Como o catalisador e os reagentes estão no estado gasoso, trata-se de uma catálise homogênea (mesma fase).


    C) Incorreta – Conforme explicado no comentário da alternativa B), o mecanismo de reação é um exemplo de catálise. Entretanto, não é uma catálise heterogênea, pois o catalisador e os reagentes não estão em fases diferentes.


    D) Incorreta – As reações de dupla troca ocorrem entre substâncias compostas (formadas por mais de um tipo de elemento químico), por meio de uma troca entre espécies químicas que promove a formação de outras substâncias compostas. No mecanismo apresentado, a reação ocorre entre duas substâncias simples (formadas por apenas um tipo de elemento químico), logo, essa alternativa está incorreta.


    E) Incorreta – As reações de simples troca ocorrem entre uma substância simples e uma substância composta, por meio de uma troca entre espécies químicas que promove a formação de uma nova substância simples e uma nova substância composta. Como no mecanismo de reação apresentado a reação ocorre entre duas substâncias simples, essa alternativa está incorreta.



    Gabarito da Professora: Letra B.


ID
5070817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alguns povos indígenas da Amazônia utilizam a casca da quina (Coutarea hexandra) para extrair quinina, uma substância que eles utilizam para tratar febre. Atualmente, a quinina é utilizada no tratamento da malária e de arritmias cardíacas, além de ser o flavorizante da água tônica. Os estudos sobre a cinética de degradação da quinina por ácido estabeleceram que a lei de velocidade dessa reação é dada por v = k [quinina] [ácido]2 , em que v é a velocidade da reação e k é a constante de velocidade. Nesses estudos, quando 1,0 × 10-4 mol/L de quinina foram misturados com 5,0 × 10-3 mol/L de ácido, a velocidade da reação medida foi de 2,4 × 10-3 mol·L-1·s-1.


Com base nessas informações, é correto afirmar que, se as concentrações iniciais de quinina e de ácido forem, respectivamente, de 0,250 mol/L e 0,160 mol/L, então a velocidade inicial da reação será igual a 

Alternativas
Comentários
  • Temos que:

    V= K* [ QUININA] * [ÁCIDO]^2

    descobrindo o valor de K:

    2,4x10^-3 = K*1,0x10^-4 * (5,0x10^-3)^2

    K= 9,6X10^5

    V= K* 0,250 * (0,160)^2

    V= 9,6x10^5 * 0,250 * (0,160)^2

    V= 6,14x10^3 mol. L-1.s-1

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à cinética química.


    A lei de velocidade da reação de degradação da quinina por ácido é igual a:


    v = k [quinina] [ácido]2


    Em que v é a velocidade da reação e k é a constante de velocidade.


    A questão requer a velocidade inicial da reação quando as concentrações de quinina e de ácido forem, respectivamente, de 0,250 mol/L e 0,160 mol/L.


    Para saber a velocidade, é necessário, primeiramente, calcular o valor da constante k, considerando o valor de velocidade obtido (2,4 × 10-3 mol·L-1·s-1) a partir da mistura de 1,0 × 10-4 mol/L de quinina com 5,0 × 10-3 mol/L de ácido.


    Sendo assim, substituindo os dados, temos que:


    v = k [quinina] [ácido]2

    2,4 × 10-3 = k × 1,0 × 10-4 × (5,0 × 10-3)2

    2,4 × 10-3 = k × 1,0 × 10-4 × 25,0 × 10-6


    Logo, temos que:


    k = (2,4 × 10-3/25,0 × 10-10) = (24,0 × 10-4/25,0 × 10-10) = 0,96 × 106 = 9,6 × 105


    Para saber a unidade de k basta verificar as unidades na equação:


    mol·L-1·s-1 = unidade de k × mol·L-1 × (mol·L-1)2

    unidade de k = (mol·L-1·s-1/mol3·L-3)

    unidade de k = L2·mol-2·s-1

    Assim, k = 9,6 × 105 L2·mol-2·s-1


    A partir do valor de k, podemos calcular a velocidade para as concentrações desejadas.


    Substituindo os valores, temos que:


    v = k [quinina] [ácido]2

    v = 9,6 × 105 × 0,250 × (0,160)2

    v = 9,6 × 105 × 0,250 × 0,0256

    v = 9,6 × 105 × 2,5 × 10-1 × 2,56 × 10-2

    v = 61,4 × 102 = 6,14 × 103 mol·L-1·s-1


    Para conferir a unidade, basta verificar na equação:


    unidade de v = L2·mol-2·s-1 × mol·L-1 × mol2·L-2

    unidade de v = mol·L-1·s-1



    Gabarito da Professora: Letra A.


ID
5070820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás NO reage com o gás O3 conforme a seguinte equação.

NO (g) + O3 (g) ⇌ NO2 (g) + O2 (g)

Estudos mostraram que, quando esses dois gases são colocados em um mesmo recipiente a 25 °C e 1 atm, cada molécula colide, em média, cerca de um bilhão de vezes por segundo com outras moléculas. Se todas essas colisões resultassem em formação de produto, a reação aconteceria em uma fração de segundo. Porém, não é isso que se observa empiricamente, sendo a reação muitíssimo mais lenta.


Nesse caso, para que a reação aconteça, a simples colisão entre as moléculas não é suficiente; é necessário, também, que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados às condições para que uma reação química ocorra.


    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – O enunciado estabelece que a reação não ocorre, pois, a colisão entre as moléculas não é efetiva. Nesse caso, o catalisador atuaria diminuindo a energia de ativação (energia mínima necessária para que a reação ocorra) para aumentar a velocidade da reação, mas não promoveria colisões mais efetivas para que a reação pudesse acontecer.


    B) Incorreta – Nas colisões elásticas a energia cinética total das moléculas não varia e esse tipo de colisão não é uma condição para que a reação possa acontecer. Além disso, a massa de cada produto ser igual à massa de cada um dos reagentes também não é uma condição para a reação acontecer. De acordo com Lavoisier, em um sistema fechado, após a reação, a massa total dos produtos deve ser igual à massa total dos reagentes.


    C) Incorreta – De acordo com a teoria das colisões das reações gasosas, uma das condições para que a reação ocorra é que as moléculas dos reagentes colidam com energia cinética no mínimo igual à energia de ativação.


    D) Correta – De acordo com a teoria das colisões das reações gasosas, para que uma reação ocorra, é necessário que as moléculas colidam com uma energia cinética no mínimo igual à energia de ativação. Além disso, é preciso que a colisão ocorra com a orientação correta (geometria favorável para a formação do complexo ativado), pois, dependendo da orientação, o choque entre as moléculas não é suficiente para que a reação ocorra.


    E) Incorreta – A diminuição da energia de ativação ocorre quando há a utilização de catalisadores. Entretanto, conforme explicado no comentário da alternativa A, o catalisador não promoveria colisões mais efetivas para que a reação pudesse acontecer.



    Gabarito da Professora: Letra D.

  • R: D

    As colisões precisam ter geometria favorável a formação da reação caso contrario ela até terá energia suficiente, mas não irá reagir !!!


ID
5070832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água do mar é um eletrólito, devido à alta concentração de sal, e eletrólitos causam corrosão em metais. Cascos de navios podem sofrer toda sorte de processos corrosivos eletroquímicos, tais como aeração diferencial, corrosão atmosférica e corrosão eletrolítica. A fim de evitar essa deterioração do casco, as companhias navais utilizam revestimentos protetores, tais como tintas, lacas, esmaltes, vernizes, resinas, dispersões, emulsões, óleos protetores e recoberturas. Esses revestimentos protegem o casco do navio porque

Alternativas
Comentários
  • A função da tinta é criar um revestimento (diminuindo superfície de contato) para que a água salgada não entre em contato com o casco.

    Para quem ficou em dúvida na letra C), ela corresponde a outro método de proteção.

  • Esta questão está relacionada ao conceito de corrosão.


    Os cascos de navios são formados por metais que podem sofrer corrosão, que corresponde a deterioração desses metais, quando expostos a alguns meios, como, por exemplo, a água do mar.


    O enunciado requer a função dos revestimentos na proteção dos cascos de navios.


    Sendo assim, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – Os revestimentos citados não reagem com o ferro. O Fe2O3 está presente na ferrugem, ou seja, é um produto da corrosão do metal ferro quando exposto a eletrólitos, como a água do mar.


    B) Incorreta – Os revestimentos citados não contêm substâncias que inibem a oxidação do ferro. A função deles é, prioritariamente, revestir o metal para que não haja contato com o meio que promove a corrosão.


    C) Incorreta – Os revestimentos citados não contêm em sua composição uma substância que se oxida primeiramente que o ferro. Esse processo é chamado de proteção catódica e ocorre quando há utilização de revestimentos que possuem outro metal em sua composição. Esse metal se oxida primeiro e previne a oxidação do ferro.


    D) Incorreta – Esse tipo de proteção ocorre na utilização de revestimentos que contém outros metais, que possuem menor potencial de redução que o ferro, sendo, portanto, sacrificados para proteger o casco. Dessa forma, não é o que ocorre nos revestimentos citados no enunciado.


    E) Correta – Os revestimentos citados protegem os cascos de navios devido à redução da superfície de contato do casco com a água e com o oxigênio, meios que promovem a corrosão do metal.



    Gabarito da Professora: Letra E.


ID
5070835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um suco de laranja estraga muito mais rapidamente que a fruta propriamente dita. Isso ocorre porque

Alternativas
Comentários
  • E-errada. Acontece que o oxigênio atua como um oxidante, ele será consumido na reação, desta forma não pode ser um catalisador.

    B- correta

    As demais alternativas não tem nada a ver.

  • não pensei que oxidar e estragar fossem sinônimos, eu como frutas oxidadas, mas não apodrecidas...

  • Esta questão aborda conceitos relacionados aos fatores que aumentam a velocidade das reações.


    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – A vitamina C está presente no suco de laranja e na fruta laranja. Ela é oxidada quando em contato com o oxigênio do ar e não atua como um catalisador da oxidação do suco.


    B) Correta – Um suco de laranja estraga muito mais rapidamente que a fruta propriamente dita porque a concentração de oxigênio é muito mais alta no suco extraído do que na fruta intacta. A casca fornece essa proteção para a fruta intacta. A concentração mais alta de oxigênio eleva o número de colisões efetivas e, consequentemente, a velocidade da reação. Por isso, o suco de laranja estraga mais rapidamente.


    C) Incorreta – Um suco de laranja estraga muito mais rapidamente que a fruta propriamente dita devido à concentração de oxigênio no suco ser mais alta do que na fruta e não aos microrganismos decompositores. A casca da laranja e seu interior podem sofrer decomposição a partir de microrganismos presentes em determinados ambientes.


    D) Incorreta – Um suco de laranja estraga muito mais rapidamente que a fruta propriamente dita devido à concentração de oxigênio no suco ser mais alta do que na fruta e não devido à concentração de CO2.


    E) Incorreta – O oxigênio atmosférico funciona como um reagente para a degradação do suco extraído da laranja e não como um catalisador. Como sua concentração é mais alta no suco do que na fruta, o suco estraga mais rapidamente.



    Gabarito da Professora: Letra B.


ID
5070847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando as fórmulas químicas de ácidos, bases, óxidos e sais, assinale a opção que apresenta apenas fórmulas de compostos que podem ser obtidos em uma reação de neutralização total.

Alternativas
Comentários
  • NaCl, Mg(NO3)2, NH4CN - neutralização total produz sais

  • HCl + NaOH > NaCl + H20

    HNO3 + Mg(OH)2 > Mg(NO3)2 + H20

    HCN + NH4OH > NH4CN + H2O

  • Esta questão aborda conceitos relacionados às reações de neutralização.


    A reação de neutralização total ocorre entre um ácido e uma base, formando um sal neutro (não apresenta em sua fórmula hidrogênio ionizável ou o ânion hidroxila) e água.


    Nesse sentido, é preciso determinar a alternativa que apresenta apenas fórmulas de compostos que podem ser obtidos em uma reação de neutralização total, como os sais neutros.


    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Correta – Todos os compostos apresentados são classificados como sais neutros, derivados de neutralizações totais, como mostrado nas reações abaixo:


    NaOH + HCl NaCl + H2O


    Mg(OH)2 + 2 HNO3 Mg(NO3)2 + 2 H2O


    NH4OH + HCN NH4CN + H2O


    B) Incorreta – O composto NaCl é um sal neutro. Entretanto, os compostos FeO e CO2 são classificados como óxidos (compostos binários, que apresentam o oxigênio como o elemento mais eletronegativo). Logo, eles não são obtidos em uma reação de neutralização total.


    C) Incorreta – Os compostos KF e CsCl são classificados como sais neutros. Contudo, o composto HNO3 é classificado como um ácido, pois sofre ionização e produz como único cátion o íon H+. O ácido é um dos reagentes de uma reação de neutralização total e não um produto.


    D) Incorreta – Os compostos CaCO3 e PbS são classificados como sais neutros. Todavia, o composto NaOH é classificado como uma base, pois sofre dissociação em solução aquosa, liberando o ânion OH- como o único íon negativo. A base é um dos reagentes utilizados na reação de neutralização total e não um produto.


    E) Incorreta – Os compostos K2Cr2O7 e CuSO4 são classificados como sais neutros. Entretanto, o composto HCN é classificado como um ácido, uma vez que sofre ionização e produz como único cátion o íon H+. Logo, esse composto poderia ser um dos reagentes em uma reação de neutralização total e não um produto.



    Gabarito da Professora: Letra A.
  • Essa questão dava pra ir por eliminação, pois nas alternativas restantes aparecem bases, ácidos e óxidos nos exemplos. Mas o importante é saber que ácidos fortes e bases fortes, assim como também ácidos fracos e bases fracas, ambas formam sais neutros.

  • neutralização = questão pedindo apenas sais

  • Só procurei os sais!

    Obs.: NH4CN - cianeto de amônio (Sal)


ID
5070850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma solução ácida,

Alternativas
Comentários
  • PH > 7 = solução básica ( concentração de H+ é menor que a de OH-)

    PH = 7 = solução neutra (concentração de H+ é igual a de OH-)

    PH < 7 = solução ácida (concentração de H+ é maior que a de OH-)

    LPA

  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao equilíbrio iônico da água, que pode ser representado, de forma simplificada, como mostrado abaixo:


    H2O(l) H+(aq) + OH-(aq)


    Em que a constante de ionização Kw é igual a:


    Kw = [H+] × [OH-]


    Sendo assim, considerando uma solução ácida, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – Em uma solução aquosa sempre há íons H+ e OH-, devido à ionização da água. Dessa forma, a concentração de íons OH- não é igual a zero.


    B) Incorreta – A constante de ionização da água possui valor igual a 1 × 10-14, a 25 °C. Em soluções ácidas as concentrações dos íons OH- e H+ não são iguais, mas o produto iônico permanece o mesmo.


    C) Incorreta – A concentração de OH- é igual à concentração de H+ em soluções neutras, em que o pH é igual a 7.


    D) Incorreta – O pH pode ser obtido a partir da expressão pH = - log [H+e a escala de pH varia de 0 a 14. O pH de soluções ácidas varia de 0 a 7. Quanto mais ácida a solução, mais próximo de zero é o pH.


    E) Correta – Em soluções ácidas a concentração de H+ é maior que a concentração de OH e o pH possui valores entre 0 e 7. Quanto maior a concentração de H+, mais ácida a solução e menor o valor de pH. A concentração de OH- diminui de acordo com o aumento da concentração de íons H+, para que o Kw permaneça constante.



    Gabarito da Professora: Letra E.


ID
5070853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma solução com pH igual a 4, a concentração de íons OH, em mol/L, é igual a

Alternativas
Comentários
  • pH = -log[H+]

    pOH = -log[OH-]

    A questão quer saber a concentração de OH - , temos o pOH:

    14-4 = 10

    pOH = -log[OH-] = 10

    [OH-] = 10^-10

    GAB:C

  • ph+poh = 14, se ph=4, logo poh 10

  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao pH e ao pOH de soluções.


    O pH pode ser obtido a partir da seguinte expressão:


    pH = - log [H+]


    Em que [H+] é a concentração de íons H+ em solução.


    O pH pode ser obtido a partir do pOH de acordo com a expressão abaixo:


    pH + pOH = 14


    Sendo assim, substituindo o valor de pH igual a 4, obtemos que:


    pOH = 14 – 4 = 10


    O pOH também pode ser calculado a partir da seguinte expressão:


    pOH = - log [OH-]


    Em que [OH-] é a concentração de íons OH- em solução.


    Logo, é possível determinar a concentração de íons OH- em solução substituindo o valor de pOH determinado anteriormente:


    - log [OH-] = pOH

    - log [OH-] = 10

    [OH-] = 10-10



    Gabarito da Professora: Letra C.


ID
5070856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os equilíbrios representados pelas reações a seguir ocorrem quando o ácido fórmico (HCO2H) e a metilamina (CH3NH2) se dissolvem em água.


reação 1: HCO2H (l) + H2O (l) ⇌ H3O+ (aq) + HCO2 (aq)
reação 2: CH3NH2 (l) + H2O (l) ⇌ CH3NH3 + (aq) + OH (aq)


A partir dessas informações, assinale a opção que apresenta os pares conjugados ácido/base para as reações 1 e 2, respectivamente, considerando a reação direta, ou seja, o reagente ácido e sua respectiva base conjugada. 

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Para responder, vamos buscar os conhecimentos da Teoria de Ácido-base de Bronsted.

    Meios aquosos, onde  liberam o  liberam , esta foi mais além, mostrando que o  de hidrogênio é o responsável pelo caráter ácido-básico

    • Ácido é toda espécie química doadora de prótons H.
    • Base é toda espécie química receptora de prótons H.

    https://www.infoescola.com/quimica/acidos-e-bases-de-bronsted-lowry/

    Para a resposta, De acordo com essa definição, é evidente, que ambos coexistam na forma de par conjugado ácido-base, ou seja, obrigatoriamente a base recebe o próton doado pelo ácido, caso contrário não se aplica a teoria.

    reação 1: HCO2H (l) + H2O (l) ⇌ H3O+ (aq) + HCO2 – (aq)

    Acido Base (Ac.conjugada da base no reagente) ( Base conj. do acido do reagente)

    HCO2H é acido de bronsted porque doa um H+ para H2O, logo, H2O é base porque recebe H+ do acido (CO2H).

    H3O+ é o acido conjugado do H2O, porque agora ele tem um H na estrutura (instável) que pode doar, por isso é um acido, so que conjugado da base, o HCO2 – é um base conj. do HCO2H, pois pode receber um H.

    TODO ACIDO TEM UMA BASE CONJUGADA

    TODA BASE TEM UM ACIDO CONJUGADA..

    A reação 2 é no mesmo sentido.

  • Alternativa Correta Letra C

    • ácido doa elétrons
    • Base Recebe os életrons

    Na primeira Equação

    reação 1: HCO2H (l) + H2O (l) ⇌ H3O+ (aq) + HCO2 – (aq)

    • Acido - base - acido -base

    Base conjugada: HCO2H/HCO2

    reação 2 : CHNH (l) + H2O (l) ⇌ CHNH + (aq) + OH (aq)

    • Base -acido -Acido - base

    Base conjugada : H2O / OH (aq)

  • Esta questão está relacionada à teoria ácido-base de Bronsted-Lowry.


    De acordo com essa teoria, o ácido é toda espécie que doa prótons H+, enquanto que a base é toda espécie química que recebe prótons H+. Dessa forma, são formados os pares conjugados:



    Dessa forma, para as reações 1 e 2, temos os seguintes pares conjugados:




    O enunciado requer, considerando a reação direta, o reagente ácido e sua base conjugada, ou seja, os que estão indicados acima pela linha azul (reagente ácido se encontra antes da seta e sua respectiva base conjugada após a seta):


    reação 1: HCO2H/HCO2-

    reação 2: H2O/OH-



    Gabarito da Professora: Letra C.


ID
5070859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma solução orgânica foi submetida a um feixe de luz polarizada. Entretanto, o plano de vibração dessa luz não sofreu desvio (rotação).


De acordo com aspectos da isomeria espacial, é correto afirmar que, na situação hipotética apresentada, pode ter sido utilizada uma solução com

Alternativas
Comentários
  • Mistura racêmica.

  • Se após atravessar o composto orgânico, o plano de luz polarizada desviar-se para a direita (sentido horário), há o isômero dextrogiro. Mas se a luz polarizada vibrar em um plano à esquerda (sentido anti-horário), há o isômero levogiro.

    Ambos, portanto, são opticamente ativos e são chamados de enantiômeros, antípodas ópticos ou enantimorfos, pois desviam a luz polarizada de um mesmo ângulo, mas em sentidos opostos.

    Visto que esses desvios são contrários, se tivermos uma mistura com partes iguais de enantimorfos, um anulará a atividade óptica do outro, surgindo uma mistura denominada de racêmica, que é opticamente inativa por compensação externa.

    A quantidade de misturas racêmicas pode ser determinada de acordo com a quantidade de carbonos assimétricos ou quirais presentes na molécula do isômero. Se há apenas um carbono assimétrico, é formada apenas uma mistura racêmica. Em casos em que há mais carbonos quirais diferentes, temos a seguinte regra: o número de misturas racêmicas é sempre a metade do número de estereoisômeros opticamente ativos.

    Fonte:

  • Mistura racêmica, é a mistura equimolar de dois enantiômeros que sozinhos desviam o plano de luz polarizada para lados opostos, quando juntos e em quantidades iguais o desvio se anula.


ID
5070865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção em que o composto exibido apresenta isomeria cis-trans.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    • Um composto apresenta isomeria geométrica cis-trans quando a cadeia apresenta:
    • Cadeia aberta - dupla ligação entre dois carbonos, com os mesmos ligantes entre si.
    • Cadeia fechada - dois carbonos que apresentam os mesmos ligantes entre si.

    complementando...

    * Isômero Cis: os ligantes iguais ocupam o mesmo plano.

    * Isômero Trans:  ligantes diferentes ocupam o mesmo plano. ou ainda, os ligantes iguais ficam de lados opostos do plano espacial.

    LPA

  • Isomeria: em cada carbono deve-se haver ligantes diferentes. Por isso as alternativas A , C , D e E estão erradas.

    Ocorre isomeria quando :

    • há ligação dupla entre os carbonos. NÃO PODE TRIPLA.

    CIS - mesmo plano

    TRANS - transversal

  • Pq o C não tem isomeria cis trans?

  • A letra E está errada porque não cumpre um dos requisitos que é o de o carbono possuir 2 ligantes diferentes.


ID
5070868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

De acordo com a teoria ácido-base de Arrhenius, um ácido é

Alternativas
Comentários
  • A) uma espécie que pode aceitar um par de elétrons: Lewis - ácido

    B) uma substância que, ao sofrer ionização em meio aquoso, libera íons H+. Arrhenius - ácido

    C) uma substância que, ao sofrer ionização em meio aquoso, libera íons OH–. Arrhenius - base

    D) uma espécie química capaz de doar um próton Bronsted - ácido

    E) uma espécie química capaz de receber um próton. Bronsted - base

  • Item A: Quem aceita um par de elétrons é o ácido de Lewis;

    Item B: resposta;

    Item C: Base de Arrhenius;

    Item D: eis um ácido de Bronsted-Lowry;

    Item E: Base de Bronsted-Lowry.

  • Esta questão aborda os conceitos da teoria ácido-base de Arrhenius.


    Dessa forma, considerando essa teoria, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – O ácido é definido como uma espécie que pode aceitar um par de elétrons. Contudo, esse conceito foi estabelecido de acordo com a teoria de Lewis.


    B) Correta – De acordo com a teoria de Arrhenius, as substâncias capazes de sofrer ionização em meio aquoso, liberando íons H+, são definidas como ácidos.


    C) Incorreta – Uma substância que libera íons OH em meio aquoso é definida como uma base de Arrhenius.


    D) Incorreta – O ácido é definido como uma espécie química capaz de doar um próton. Todavia, esse conceito foi estabelecido de acordo com a teoria de Bronsted-Lowry.


    E) Incorreta – Uma espécie química capaz de receber um próton é classificada como uma base, de acordo com a teoria de Bronsted-Lowry.



    Gabarito da Professora: Letra B.

  • uma substância que, ao sofrer ionização em meio aquoso, libera íons H+ 

    #avante