SóProvas



Prova Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Ciência da Computação


ID
3253165
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988, no que se refere à educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conforme a CF de 1988:

    ? Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada à Educação. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:


    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.   

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 206, Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


    Gabarito do professor: letra b.

  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • GABARITO: B

    Assertiva A. Incorreta. Art. 205, CF. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Assertiva B. Correta. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino (...)

    Assertiva C. Incorreta. Art. 207,CF. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Assertiva D. Incorreta. Art. 206, CF. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.        

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    b) CERTO: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    c) ERRADO: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    d) ERRADO: Art. 206. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  


ID
3253168
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei n. 12.772/2012, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - o cumprimento do interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício em cada nível é um dos requisitos para a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

    (24 meses)

    B o ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre no Nível IV da Classe C I, mediante aprovação em concurso público.

    (Sempre no Nível 1 da Classe D I)

    C - no regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada Instituição Federal de Ensino, a percepção de remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

    (GABARITO)

    D - para os fins do disposto nesta lei, promoção é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro da mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de um nível para outro subsequente.

    (Inverteu os conceitos. Dica: lembre que no dicionário progressão vem antes de promoção. Logo, progressão é dentro da mesma classe, promoção fora da classe).

  • Essa foi por eliminação. Item C.

  • Para "ProGRessão" lembre da palavra "deGRau", ou seja, mudança de nível, de "altura".

ID
3253171
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao disposto no Estatuto do Servidor Público Federal (Lei n. 8.112/1990), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A administração pública tem o dever de apurar também as denúnciais anônimas em desfavor de seus servidores, contudo, para isso, checará primeiramente a veracidade do conteúdo da denúncia por meio de procedimento investigativo menos invasivo e menos complexo. A abertura de sindicância é o procedimento mais comum para apurar denúncias anônimas. 

     

    * A autoridade administrativa não poderá se valer, exclusivamente, de denúncia anônima para instaurar processo administrativo disciplinar - PAD em desfavor de seus servidores. A denúncia deve, primeiramente, ser averiguada. 

  • A) Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a        autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Lei 8.112/90

  • Gab: C

    Acrescentando que se a denúncia não preencher os requisitos ou se o fato não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, será ela arquivada. :)

  • E continuarei marcando a Letra A até o fim da minha existência

  • Gab: C A incorreta A autoridade é obrigada a PROMOVER apuração imediata; B incorreta Prazo é de 60 dias, SEM prejuízo da remuneração D incorreta Não excederá 60 dias, pode ser prorrogado por igual prazo.
  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C

  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C
  • a. sindicância ou PAD

    b. 60 dias, sem prejuízo à remuneração (admite prorrogação)

    c. correta

    d. 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

  • Gabarito letra C

    Em relação à letra A: dependendo da penalidade a autoridade pode aplicar o PAD, sindicância ou rito sumário.

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO: LETRA C

    Título V

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Capítulo I

    Disposições Gerais

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a instaurar, imediatamente, processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá, como medida cautelar, afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, sem remuneração.

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a  autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 120 (cento e vinte) dias, contados da data do fato, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem

  • Rapaz, essa C foi a primeira que julguei como essa, pressupondo a existência das denúncias anônimas.

  • Gab C.

    Complementando:

    Súmula 611-STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 09/05/2018, DJe 14/05/2018. 

    É possível instaurar processo administrativo disciplinar com base em “denúncia anônima”? SIM, mas a jurisprudência afirma que, antes, a autoridade deverá realizar uma investigação preliminar ou sindicância para averiguar o conteúdo e confirmar se a “denúncia anônima” possui um mínimo de plausibilidade.

    Denúncia anônima exige prévia sindicância ou investigação prévia O STJ afirmou que, no caso de denúncia anônima, não se deve instaurar imediatamente (diretamente) o processo administrativo disciplinar. Antes disso, por precaução e prudência, o administrador deverá realizar uma sindicância, ou seja, uma investigação prévia para examinar se essa denúncia anônima não é completamente infundada

    (...) 3. Conquanto a Lei n. 8.112/1990, no art. 144, preveja a formulação por escrito, com identificação e endereço do denunciante, não há expressa determinação legal para que denúncias anônimas sejam ignoradas e simplesmente arquivadas, uma vez que a Administração dispõe do poder-dever de autotutela. (...) STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1126789/RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 06/08/2013.

    Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.

    Fonte: Dizer o direito.


ID
3253174
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (13.146/2015):

    A) para fins de aplicação desta Lei, consideram-se barreiras arquitetônicas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ? incorreto, a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

    B) é dever exclusivo do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação. ? incorreto, segue correção: Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família.

    C) a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional privado e trabalho ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o desenvolvimento de seus talentos e habilidades. ? incorreto, correção: Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público. ? correto, segundo art.26 do referido Estatuto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CUIDADO:

    Lei 13.146/2015 (EPcD), art. 3, IV

    (...)

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    (...).

  • Estatuto das PCD:

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte ou dano ou sofrimento físico ou psicológico.

  • A ) INCORRETA Lei 13146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    B) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

    C) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) CORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • GABARITO D

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • As alternativas são resolvidas com base na literalidade da Lei n. 13.146/2015.

    Letra A - A alternativa trocou o conceito de barreiras arquitetônicas pelo de barreiras urbanísticas - Art. 3º, IV, b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados; a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    Letra B - Não é um dever exclusivo do Estado - Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação (...).

    Letra C - Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    Letra D (CORRETA) - Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    GABARITO: LETRA D

  • A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que: os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público.


ID
3253177
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990), foram feitas as seguintes afirmativas:

I. As revistas destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias ou anúncios de bebidas alcoólicas e tabaco, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da família.
II. O acesso ao ensino obrigatório é direito público subjetivo e o seu não oferecimento pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
III. É dever das instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização e prevenção ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
IV. As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? IV - As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

    ? Correção, conforme o ECA (8069/90): Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito letra A

    I. Art. 79. As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    II. Art. 54. § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    III. Art. 53-A. É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas. 

    IV. Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: 

    Bons estudos!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale os itens corretos.

    Vamos aos itens:

    Item I: correto. Art. 79 ECA: as revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    Item II: correto. Art. 54, §1º, ECA: o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    Art. 54, §2º, ECA: o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    Item III: correto. Art. 53-A ECA: é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.

    Item IV: incorreto. O erro do item está em afirmar que as ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou tratamento cruel devem ser formuladas pelas instituições de ensino, quando, em verdade, devem ser formuladas pela União, Estados, DF e Municípios.

    Art. 70-A ECA: a União, os Estados, o DF e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (...)

    Gabarito: A (I, II e III corretas)


ID
3260095
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que representa o número 198010 em base binária.

Alternativas

ID
3260101
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, sobre arquitetura CISC e RISC.

I. As máquinas com arquitetura RISC executam uma quantidade reduzida de instruções em relação às de arquitetura CISC.
II. As máquinas com arquitetura RISC utilizam pipelining.
III. Em máquinas de mesmo porte, a quantidade de registradores é maior nos processadores com arquitetura do tipo RISC do que nos processadores com arquitetura CISC.
IV. As máquinas de arquitetura CISC têm uma menor quantidade de modos de endereçamento das instruções, o que reduz seu tempo de execução.

São verdadeiras 

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiras:

    I. As máquinas com arquitetura RISC executam uma quantidade reduzida de instruções em relação às de arquitetura CISC.

    II. As máquinas com arquitetura RISC utilizam pipelining.

    III. Em máquinas de mesmo porte, a quantidade de registradores é maior nos processadores com arquitetura do tipo RISC do que nos processadores com arquitetura CISC.

    Falsa:

    IV. As máquinas de arquitetura CISC têm uma menor quantidade de modos de endereçamento das instruções, o que reduz seu tempo de execução. (Possuem múltiplos modos de endereçamento)

  • As máquinas de arquitetura CISC têm uma menor quantidade de modos de endereçamento das instruções, o que reduz seu tempo de execução


ID
3260104
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Descargas eletroestáticas podem causar nos chips dois tipos de falhas:

  • catastróficas: os chips deixam de funcionar imediatamente após a descarga eletroestática;
  • latentes: o equipamento funciona bem, porém após algum tempo a falha é manifestada, de forma permanente ou intermitente.

Assinale a alternativa que indica uma maneira INCORRETA de evitar descargas eletroestáticas.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito comentário, segundo o professor do "estrategia questões" o somente fez com que a questão torna-se errada uma vez que existe os estabelecimentos equiparados a industria que esta regularizado pelo  Decreto 7.212/2010.


ID
3260107
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes etapas para a montagem de um PC:

I. [Fixação das placas de expansão] -> Fixar placas de vídeo, áudio, dentre outras, que que não estejam onboard na placa-mãe.
II. [Fixação da placa-mãe no gabinete] -> Parafusar a placa-mãe no gabinete utilizando parafusos e espaçadores apropriados.
III. [Preparação da placa-mãe] -> Instalar memórias, processador e cooler, além de revisar os jumpers.
IV. [Fixação do disco rígido e unidades de CD/DVD] -> Parafusar essas unidades no gabinete.
V. [Preparação do gabinete] -> Abrir o gabinete e fazer os preparativos mecânicos para a montagem.

A ordem correta de execução dessas etapas é

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito deveria ser contestado.

    Primeiro fixa a placa mãe e depois encaixa: memória, placas de vídeo, processador.

    O gabarito seria letra C

  • GABARITO: B

    V. [Preparação do gabinete] -> Abrir o gabinete e fazer os preparativos mecânicos para a montagem.

    III. [Preparação da placa-mãe] -> Instalar memórias, processador e cooler, além de revisar os jumpers.

    II. [Fixação da placa-mãe no gabinete] -> Parafusar a placa-mãe no gabinete utilizando parafusos e espaçadores apropriados.

    IV. [Fixação do disco rígido e unidades de CD/DVD] -> Parafusar essas unidades no gabinete.

    I. [Fixação das placas de expansão] -> Fixar placas de vídeo, áudio, dentre outras, que que não estejam onboard na placa-mãe.


ID
3260110
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um usuário configurou uma senha na BIOS de seu computador, porém a esqueceu e não consegue mais efetuar o boot.

Assinale a alternativa que traz a ação que esse usuário deve realizar para que seja possível inicializar corretamente seu computador.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (C).

    A Memória CMOS SETUP - armazena as configurações da BIOS.

    Os Dados CHIP CMOS podem ser apagados removendo a bateria responsável por manter as configurações.


ID
3260113
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere a seguinte afirmação:

Cada processo em um conjunto de processos está aguardando um evento que somente outro processo no grupo pode causar.

Essa afirmação caracteriza uma situação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (A).

    Cada processo em um conjunto de processos está aguardando um evento que somente outro processo no grupo pode causar.

    Essa afirmação caracteriza uma situação de: Impasse ou Deadlock.

  • Inanição ocorre quando um processo nunca é executado,pois os processos de prioridade maior sempre o impedem de serem executados
  • Impasse ou deadlock: um conjunto de entidades de processamento está em situação de deadlock se cada entidade pertencente ao conjunto está bloqueada esperando por um evento (ou recurso) que somente outra entidade no mesmo conjunto pode gerar (ou liberar).

    Inanição ou starvation: uma entidade de processamento está em inanição quando ocorrem negativas de acesso a um determinado recurso perpetuamente, impedindo que execute o restante das tarefas, sem que a entidade esteja bloqueada. Isso ocorre, por exemplo, quando se utiliza algoritmos de escalonamento de processos baseados em prioridade. Desse modo, processos classificados como de baixa prioridade nunca serão executados (e "morrerão de fome", esperando), pois os processos de prioridade mais alta sempre passarão à frente na "fila".

  • Gabarito A

    IMPASSES (Deadlock): Um conjunto de processos estará em situação de impasse se cada processo no conjunto estiver esperando por um evento que apenas outro processo no conjunto pode causar.


ID
3260116
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere os estados de processos a seguir:

  • E – Executando
  • B – Bloqueado
  • P – Pronto

A alternativa que relaciona corretamente as mudanças de estado de processo possíveis no sistema operacional é

Alternativas
Comentários
  • A questão muda as palavras mas o conceito é o mesmo.

  • Um processo bloqueado não pode voltar a ser executado diretamente, precisa, antes, voltar à fila de pronto. Sendo assim, eliminam-se todas as opções (B→E), exceto a assertiva D.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Mudanças de estado do processo:

    Pronto– Execução;

    Execução– Espera;

    Espera– Pronto (Não existe a mudança do estado de espera para o estado de execução diretamente)

    Execução– Pronto;

    Alternativa: D

  • São os estados do Tanenbaum

    Tanenbaum = Pronto, executando, bloqueado.

                                                     Executando para Pronto

                                                     Executando para Bloqueado

                                                     Pronto para Executando

                                                     Bloqueado para Pronto

    Tanenbaum

    GAB D.


ID
3260122
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Durante uma conexão TCP/IP, se o receptor for lento na leitura dos dados, o remetente pode saturar o buffer de recepção da conexão por enviar dados mais rapidamente que a aplicação receptora consegue realizar a leitura. Para compatibilizar a taxa de dados que o remetente está enviando com aquela que o receptor está lendo, há um serviço provido às aplicações, em uma determinada camada do TCP/IP.
A camada em questão é a

Alternativas
Comentários
  • Essa função descrita na questão de trata do Controle de Fluxo do protocolo TCP.

  • A camada em questão é a CAMADA DE TRANSPORTE, letra D.

    Lembre-se de que os hospedeiros de cada lado de uma conexão TCP reservam um buffer de recepção para a conexão. Quando a conexão TCP recebe bytes que estão corretos e em sequência, ele coloca os dados no buffer de recepção. O processo de aplicação associado lerá os dados a partir desse buffer, mas não necessariamente no momento em que são recebidos. Na verdade, a aplicação receptora pode estar ocupada com alguma outra tarefa e nem ao menos tentar ler os dados até muito após a chegada deles. Se a aplicação for relativamente lenta na leitura dos dados, o remetente pode muito facilmente saturar o buffer de recepção da conexão por enviar demasiados dados muito rapidamente.

    O TCP provê um serviço de controle de fluxo às suas aplicações, para eliminar a possibilidade de o remetente saturar o buffer do destinatário. Assim, controle de fluxo é um serviço de compatibilização de velocidades – compatibiliza a taxa à qual o remetente está enviando com aquela à qual a aplicação receptora está lendo.

    Fonte: (KUROSE; ROSS, 2010, p. 189)

  • O controle de fluxo da camada de transporte é composta por 2 buffers. Um fica localizado na camada de transporte do transmissor (ele recebe informações da camada de aplicação - do transmissor - e é notificado caso exista uma sobrecarga de pacotes que a aplicação não está conseguindo processar) e o outro fica na camada de transporte do receptor (caso existe uma sobrecarga de pacotes, ele notifica a camada de transporte do transmissor para dar um tempo).

  • Gab. D

    O controle de fluxo é uma das funções da camada de Transporte no TCP/IP

    Ele é útil para identificar situações de sobrecarga no buffer de dados do receptor. Quando isso acontece, o TCP irá pedir ao remente os dados que reduza a velocidade de emissão, para que ocorram menos erros e descarte de pacotes, garantindo que os dados realmente cheguem ao destinatário e este possa processá-los.


ID
3260125
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nas relações a seguir, os atributos pertencentes às chaves primárias aparecem sublinhados:

CANDIDATO (Inscricao, Nome, Idade)
SALA (Numero, Quantidade)
ALOCA (Inscricao, Numero)

Considere que a primeira relação descreve os candidatos em um concurso; a segunda, a sala de uma escola onde acontecerá o concurso, representada por um número e a quantidade de lugares dessa sala; e a terceira, em qual sala o candidato fará a prova.

Assinale a alternativa com a expressão da Álgebra Relacional que gera uma relação com duas colunas, sendo a primeira o nome do candidato e a segunda o número da sala onde este fará a prova.

Alternativas
Comentários
  • σ é select, selecionar todas as linhas de uma única tabela, eliminamos a e b

    π é projeção, selecionar atributos específicos de uma tabela.

    ⋈ é Junção, famoso JOIN

    Gab. C.

  • Só um adendo ao comentário do Bruno Fagundes:

    O SELECTION (σ) da álgebra relacional não é o mesmo que SELECT da SQL:

    SELECTION WHERE (SQL)

    PROJECTION SELECT (SQL)

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
3260128
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados relacional, foi criada a seguinte tabela, denominada TabInfo:

Codigo Nome Data Quantidade

00001 Alessandra 25052002 2,50

00002 Bruno 27062002 2,00

00003 Marcos 23052002 3,60

00004 Bruno 18092003 3,80

Foi dado então um comando SQL que levou ao seguinte resultado:

Codigo Nome Data Quantidade

00004 Bruno 18092003 5,80

00003 Marcos 23052002 3,60

00001 Alessandra 25052002 2,50

Assinale a alternativa que apresenta o comando capaz de gerar este resultado.

Alternativas
Comentários
  • Observem que inicial temos 4 registros, entretanto a consulta resulta 3 registros, ok? Mas onde está o outro registro que 'sumiu'? Ele foi agrupado! São eles:

    .....

    00002 Bruno 27062002 2,00

    .....

    00004 Bruno 18092003 3,80

    Foi agrupado em um único registro:

    Codigo Nome Data Quantidade

    00004 Bruno 18092003 5,80

    Perceberam? EXATO!!

    Houve uma soma no atributo quantidade, para encontrar o gabarito encontre uma alternativa que exista um sum(quantidade).

    GABARITO ALTERNATIVA A

    Obs.: obviamente a alternativa b não poderia ser, embora ela tenha uma função sum(quantidade) ela é um operação de inserção INSERT INTO e não um select

  • Não existe resposta certa.

    veja na prática: http://sqlfiddle.com/#!9/2cda76/2

    A questão queria agrupar os registros de Bruno, porém, o script da alternativa dada como certa agrupou por código e nome: group by Codigo, Nome. Contudo, não existe registro com o mesmo código.

    00001 Alessandra 25052002 2,50

    00002 Bruno 27062002 2,00

    00003 Marcos 23052002 3,60

    00004 Bruno 18092003 3,80

    O script estaria correto se Bruno tivesse o mesmo código nos dois registros. OU, se omitisse o código na agregação (group by).

    Exemplo:

    SELECT Nome, min(Data) Data, sum(Quantidade) Quantidade FROM TabInfo GROUP BY Nome

    Deu para acertar a questão porque as demais alternativas estavam com erro mais "gritante".

    B) INSERT INTO TabInfo VALUES Codigo, Nome, max(Data) Data, sum(Quantidade) Quantidade GROUP BY Codigo, Nome.

    Na alterativa B, o script não faz uma projeção mas um insert na tabela TabInfo. Além disse, tá pegando a maior data Max(data). Na questão, o resultado trouxe para Bruno a data = 23052002, que é a menor data. Com isso já podemos descartar essa opção.

    C) SELECT Codigo, Nome, Tamanho, Quantidade FROM TabInfo WHERE Data=max AND Quantidade=sum.

    O primeiro erro é usar a coluna Tamanho, ela não existe na tabela.

    Além disso, a sintaxe não existe. As funções exigem a coluna entre os parentes, ex.: max(), e não podem ser usadas na condição where. devem ser usadas com HAVING. mais ou menos assim:

    SELECT Nome, sum(Quantidade) QTD FROM tableInfor

    group by Nome

    having max(data) = '18092003' and sum(quantidade) = 5.80

    Obs.: o script acima foi um exemplo de uso do HAVING, e não representa o resultado que a questão pede.

    D) SELECT Codigo, Nome, count(Data) Data, max (Quantidade) Quantidade FROM TabInfo GROUP BY Codigo, Nome, Data, Quantidade.

    Esta alternativa está contando quantos registros agrupados na coluna Data e qual a maior quantidade.

    Se não houvesse o erro do group by codigo. o resultado seria esse:

    1 Alessandra 1 2.50

    2 Bruno 2 3.80

    3 Marcos 1 3.60


ID
3260131
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Dentre as opções a seguir, assinale a que contém a expressão em SQL que inclui um atributo Email do tipo VARCHAR(100) na tabela TabAluno.

Alternativas

ID
3260137
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados à UML, considere as afirmativas a seguir:

I. A UML fornece um suporte semântico e visual robusto baseado na orientação a objeto substituindo uma linguagem de programação.
II. Os casos de uso são considerados de importância central para a transição das atividades baseadas em requisitos para as atividades de análise, desenho, implementação, teste do sistema e planejamento dos trabalhos.
III. A UML não é uma metodologia ou processo, mas, para empregá-la de modo eficiente e produtivo, é preciso utilizar tanto uma boa ferramenta como uma metodologia, pois a existência de um processo bem gerenciado e bem definido é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.
IV. A UML representa o sistema em cinco visões: Visão Conceitual, Visão de Caso de Uso, Visão Lógica, Visão Física e Visão de Prototipação.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Visões UML(5)

    - Visão de Caso de USO

    - Visão de Projeto/ Lógica

    - Visão de Implementação ou Componente

    - Visão de Processo/ Concorrência

    - Visão de Implantação

  • UML é linguagem de modelagem e independente de paradigma de programação.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
3260140
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as definições a seguir, sobre processos de software:

I. A filosofia defende a satisfação do cliente e a entrega de incremental prévio; equipes de projeto pequenas e altamente motivadas; métodos informais; artefatos de engenharia de software mínimos e, acima de tudo, simplicidade no desenvolvimento geral. Os princípios de desenvolvimento priorizam a entrega, mais que análise e projeto (embora essas atividades não sejam desencorajadas); também priorizam a comunicação ativa e contínua entre desenvolvedores e clientes.
II. Sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído.
III. Reconhece a importância da comunicação com o cliente e de métodos sequencializados para descrever a visão do cliente sobre um sistema. Enfatiza o importante papel da arquitetura de software e ajuda o arquiteto a manter o foco nas metas corretas, tais como compreensibilidade, confiança em mudanças futuras e reutilização. Sugere um fluxo de processo iterativo e incremental, proporcionando a sensação evolucionária que é essencial no desenvolvimento de software moderno.

Assinale a alternativa em que as definições apresentadas estão corretamente relacionadas às suas respectivas denominações.

Alternativas
Comentários
  • Entrega incremental e métodos informais = Método Ágil

    Abordagem sequencial e sistemática = Cascata.

    Por aí já matamos a questão.

    Gab. A

  • só acertei essa questão por causa de trecho: Sugere um fluxo de processo iterativo e incrementa (Processo Unificado).