SóProvas



Prova COMPERVE - 2016 - UFRN - Biólogo


ID
2083798
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora estável lotada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotou uma criança com idade de dois anos. De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o prazo de duração de uma licença à adotante quando a criança adotada tem essa idade é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    Art. 210.  À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada.     

     

    Parágrafo único.  No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

     

    O Decreto 6.690/2008 instituiu o Programa de Prorrogação da Licença à Gestante e à Adotante para as servidoras públicas federais.
    No caso da gestante, o Decreto 6.690/2008 autoriza a prorrogação do afastamento por mais 60 dias. Assim, o prazo da licença à gestante passa a ser de 180 dias.


    Já para as servidoras adotantes, a prorrogação será de 45 dias no caso de criança de até um ano de idade, e de 15 dias no caso de criança
    com mais de um ano de idade. O total do prazo da licença à adotante passa a ser, então, de 135 dias e de 45 dias, respectivamente.

     

    Fonte: Direito Administrativo, Estratégia Concursos, Aula 05.

     

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  •                             Adoção                                                                 Gestante

    até 1 ano                          mais de 1 ano                       120 dias prorroga por mais 60

    90 dias                             30 dias

    prorroga por mais 45          mais 15

  • O STF mudou o entendimento em março de 2016. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão majoritária, decidiu que a legislação não pode prever prazos diferenciados para concessão de licença-maternidade para servidoras públicas gestantes e adotantes. Na sessão desta quinta-feira (10), os ministros deram provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 778889, com repercussão geral reconhecida.
  • A questão quer de acordo com De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90. 

    Mas para o STF como o colega falou não existe diferença entre licença-maternidade: adontante e gestantes.

    #FÉ

  • Os prazos da licença-adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença-adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada. STF. Plenário. RE 778889/PE, Rel. Min. Roberto Barroso, j. em 10/03/2016 (repercussão geral). 

  • -
    comentários à parte: acho um absurdo a pessoa adotar uma criança com apenas 2 anos e ter só 30 dias
    de licença para ficar com ela!

    Enfim, marcar o que na hora da prova? o que ta na Lei ou a Decisão do STF ¬¬

  • Segundo STF, hoje, o prazo máximo em qualquer situação é de 180 dias. Isso é a Jusrisprudência, mas a questão é taxativa ao pedir o que está escrito em lei.

     

    Gabarito A

  • Fernandinha, tem que ver o comando da questão se falar em recentes julgados vai pelo STF.

  • Art. 207. Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.
    Art. 210. À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada. (Vide Decreto nº 6.691, de 2008)
    Parágrafo único. No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

    O Decreto 6.690/2008 prevê a prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias, totalizando o prazo de 180 dias.

    O STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Gabarito: A

    Fonte: Lei 8.112 Esquematizada - Estratégia Concursos.

  • Adoção: Criança < 1 ano = 90 dias Criança > 1 ano = 30 dias Obs: Apenas mulheres
  • CRIANÇA ATÉ 1 ANO DE IDADE = 90 DIAS

    CRIANÇA + DE 1 ANO DE IDADE = 30 DIAS

  • Adotar ou obtiver guarda judicial de criança:

    - até 1 ano: 90 dias de licença remunerada.

    - com mais de 1 ano: 30 dias de licença remunerada.

  • De acordo com a 8112/90:

     

    Adotante---> ATÉ 1 ano = 90 dias / + de 1 ano = 30 dias /// STF = 120 dias (+60) de prorrogação sem prejuízo da remuneração.

    Maternidade --> 120 dias /// STF = 120 (+60) prorrogação

    Paternidade --> 5 dias /// STF= (+15) de prorrogação e ATÉ 20 (para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã)

    Natimorto e aborto (atestado) --> 30 dias

     

  • Sobre o art. 210 da lei 8.112/1990, o STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Lei nº 8.112/1990 atualizada e esquematizada (Estratégia Concursos)


ID
2083801
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo prescricional para a ação disciplinar considerando o tipo de penalidade prevista para a infração cometida. Para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a referida lei prevê o prazo prescricional de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

     

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • c)

    cinco anos.

  • Mnemônico: 1825

    180 dias - Advertência

    2 anos - Suspensão

    5 anos - Demais penalidades

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 142, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1º O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2º Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3º A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4º Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a lei 8.112 de 1990 prevê o prazo prescricional de 5 (cinco) anos.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083807
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O adicional por serviço extraordinário está no rol das vantagens previstas na Lei nº 8.112/90. Segundo estabelece essa lei, o referido adicional deve respeitar o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90

     

     Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

        Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • a)

    duas horas por jornada. 

  • Mais de 2 horas poderia inibir a realização de novos concursos (só pensar assim)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os artigos elencados acima, conclui-se que adicional por serviço extraordinário deve respeitar o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    Gabarito: letra "a".

  • O serviço extraordinário será acrescido 50% em relação à hora normal, respeitando o limite máximo de 2 horas por jornada.


ID
2083810
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas expressas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia

Alternativas
Comentários
  • GRATIFICAÇÃO NATALINA - Popularmente conhecida como décimo terceiro salário!! =D

     

    LEI 8.112/90

     Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • Gratificação natalina:

     

    - 1/12 avos da remuneração que o servidor fizer jus ao mês de dezembro 

    - Maior ou igual a 15 dias = 1 mês

    - Paga até o dia 20 do mês de dezembro

    - Não será considerada para o calculo de qualquer outra vantagem

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • d)

    20.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 63 e 64, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 63. A gratificação natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.

    Parágrafo único. A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como mês integral.

    Art. 64. A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia 20 (vinte).

    Gabarito: letra "d".


ID
2083813
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do que expressamente dispõe o regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas a seguir.

I - I A licença concedida dentro do período de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.
II - Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
III - O servidor da Administração Pública Federal não pode ser cedido à sociedade de economia mista.
IV - O servidor investido em mandato de Vereador será afastado do cargo, sendo -lhe facultado optar pela sua remuneração.

Das afirmativas, estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    III - ERRADA

    Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:
    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;
    II - em casos previstos em leis específicas.

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem.

    IV - ERRADA

    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    III - investido no mandato de vereador:
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

     

     

  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissinal.

  • Lembrando que com a alteração do art. 93, caput da lei 8.112 o servidor poderá ser cedido para ocupar cargo de direção ou gerência em entidade de serviço social autônomo instituído pela União.

  • Os comentários já citados explicam perfeitamente todos os enunciados da questão.

    Apenas ratificando. GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    ITENS I e II CORRETOS

    Das Licenças

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o artigo 82, da citada lei, "a licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 87, da citada lei, "após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional."

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem o caput e o § 2º, do artigo 93, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;

    II - em casos previstos em leis específicas.

    (...)

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem."

    Logo, considerando os dispositivos acima e por não haver óbice legal previsto em lei, o servidor da Administração Pública Federal pode ser cedido, sim, à sociedade de economia mista.

    Item IV) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    - No caso do inciso I elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração).

    - No caso do inciso II elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    - No caso do inciso III elencado acima, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    Gabarito: letra "a".


ID
2083816
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede. Com base nos preceitos da Lei nº 8.112/90, esse servidor foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito " A "

     

            Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • LETRA A

     

    Lei 8.112/90

     

    a) Remoção. Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    b) Reintegração. Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    c) Recondução. Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:        I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;        II - reintegração do anterior ocupante.

     

    d) Readaptação. Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Gab A.

    Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede

    Remoção: Desloca servidor.

     

  • a)

    removido.

  • REMOÇÂO: É o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede;

    REDISTRIBUIÇÃO: É o deslocamento do cargo para outro órgão ou entidade;

  • Se desloca o servidor é REMOÇÃO.

    Se desloca o cargo é REDISTRIBUIÇÃO. 

    Reintegração, recondução e readaptação são formas de provimento (no caso da recondução é vacância também).

     

  • GABARITO: LETRA A

    Da Remoção

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração o que foi explanado, pode-se afirmar que, no caso de um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte o qual foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede, tal servidor foi removido. Ressalta-se que a reintegração, a recondução e a readaptação são conceitos os quais não se aplicam ao caso descrito em tela, sendo a remoção o único conceito cabível a partir do enunciado da questão.

    Gabarito: letra "a".


ID
2083819
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei nº 8.112/90, “reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado”. Com base nessa lei, um dos requisitos para a reversão no interesse da Administração é que

Alternativas
Comentários
  •   Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago. 

  • LETRA A

     

  •  a)

    o servidor aposentado a tenha solicitado. 

  • GABARITO: A

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão

  • >>>>>>>>>>>>>>> Voluntário Está(vel) Solicitando Vaga(vago) há 5 anos.<<<<<<<<<<<<<<<<<

     Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, sendo ela a alternativa que não apresente uma forma de provimento de cargo público. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Assim:

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou     

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    Dito isso:

    A. CERTO. O servidor aposentado a tenha solicitado.

    Conforme art. 25, II, a, Lei 8.112/90.

    B. ERRADO. A aposentadoria tenha sido por invalidez.

    Conforme art. 25, II, b, Lei 8.112/90.

    C. ERRADO. O servidor esteja aposentado, também, em outro cargo público.

    Não há previsão legal.

    D. ERRADO. A aposentadoria tenha ocorrido nos últimos três anos, anteriores ao pedido.

    Conforme art. 25, II, d, Lei 8.112/90.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • UAI, MAS E O CASO DE REVERSÃO DE OFÍCIO PELA ADM. PÚB.???


ID
2083822
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A um servidor público federal em estágio probatório foi concedida a licença para o serviço militar. À luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, esse servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Gabarito letra C.

     

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

     

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

            Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

  •  c)

    trinta dias, sem remuneração.

  • Só para ajudar a fixar, são 30 dias SEM remuneração, para que ele queira voltar o mais rápido possível.

  • GABARITO: C

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo. 

    Obs.: Só lembrando que se o servidor não reassumir o cargo em no máximo 30 dias, ele será EXONERADO.

    Em caso de dúvidas sobre se o servidor, neste caso, tem ou não direito a remuneração, BASTA PENSARMOS QUE SE ELE TIVESSE DIREITO A ATÉ 30 DIAS REMUNERADOS, PARA QUE ELE VOLTARIA ANTES DO 30º DIA???  A administração, não remunera, portanto, para que instigue o servidor a reassumir o cargo o mais breve possível (antes dos 30 dias permitidos pela lei 8.112/90 no caso). 

    Tamos juntos nessa batalha!!!

    Que Deus nos ilimine!!!

     

  • GABARITO: LETRA C

    Da Licença para o Serviço Militar

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 85, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 85. Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único. Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explicações elencadas acima, conclui-se que, no caso de a um servidor público federal em estágio probatório ter sido concedida a licença para o serviço militar, à luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, tal servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de 30 (trinta dias), sem remuneração.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083825
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece prazos para a nomeação, posse e entrada em exercício de pretenso servidor. Nos termos dessa lei, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será

Alternativas
Comentários
  •   Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    [...]

            § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

    [...]

            § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Não respeitou o prazo da:

    Posse> tornará sem efeito o ato de provimento.

    Entrada em exercício> exoneração de ofício 

    ---

    #AFT

  • d)

    tornado sem efeito o ato de provimento.

  • Se não cumprido os prazos:

    Nomeaça a posse: em 30 dias, torna-se sem efeito.

    Posse ao exercicio: 15 dias, exonerado.

  • D) tornado sem efeito o ato de provimento

  • GABARITO: D

    Art. 13. § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 2º Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

    § 3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    § 4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    § 5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    § 6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, pode-se afirmar que, nos termos da lei 8.112 de 1990, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será tornado sem efeito o ato de provimento de tal servidor.

    Gabarito: letra "d".

  • ART. 13. A POSSE DAR-SE-Á PELA ASSINATURA DO RESPECTIVO TERMO, NO QUAL DEVERÃO CONSTAR AS ATRIBUIÇÕES, OS DEVERES, AS RESPONSABILIDADES E OS DIREITOS INERENTES AO CARGO OCUPADO, QUE NÃO PODERÃO SER ALTERADOS UNILATERALMENTE, POR QUALQUER DAS PARTES, RESSALVADOS OS ATOS DE OFICIO PREVISTOS EM LEI.

    PARAGRAFO 1º A POSSE OCORRERÁ NO PRAZO DE TRINTA DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃODO ATO DE PROVIMENTO.

    PARAGRAFO 3º A POSSE PODERÁ DAR-SE MEDIANTE PROCURAÇÃO ESPECIFICA

    PARAGRAFO 4º SÓ HAVERÁ POSSE NOS CASO DE PROVIMENTO DE CARGO POR NOMEAÇÃO.

    PARAGRAFO 6º SERÁ TORNADO SEM EFEITO O ATO DE PROVIMENTO SE A POSSE NÃO OCORRER NO PRAZO PREVISTO NO PARAGRAFO 1º 


ID
4139554
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

O propósito comunicativo dominante no texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Resposta na parte destacada:

     ''Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada. 

     Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? ''

  • Discordo total do gabarito. Totalmente forçado.

  • Texto Chatinho!


ID
4139560
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

Considere as seguintes afirmativas acerca da paragrafação e da progressão temática do texto:


I O 1º parágrafo introduz o tema sem sinalizar a ideia central a ser desenvolvida no texto.

II A ideia central do terceiro parágrafo é apresentada já em seu primeiro período.

III A presença de subtítulos entre os parágrafos prejudica a progressão temática do texto.

IV O 4º parágrafo é determinante para a progressão das ideias discutidas no texto.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
4139578
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

As questão refere-se ao trecho a seguir.

Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.


A primeira palavra destacada no trecho funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto: conjunções adversativas (sinônimos = de oposição, contraste).

    Portanto ''Mas'' é uma conjunção adversativa, cuja função é opor ideias presentes em períodos distintos.

  • A palavra ''mas'' representa uma conjunção coordenada adversativa, fazendo a oposição de ideias presentes em períodos distintos.

    Gabarito: D

  • A questão é sobre conjunções e quer saber sobre a conjunção MAS em "Mas há a teoria divertida...". Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    A) conjunção subordinativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

    Errado. Não é conjunção subordinativa, mas, sim, conjunção coordenativa adversativa.

     .

    B) conjunção subordinativa, relacionando ideias de um mesmo período.

    Errado. Não é conjunção subordinativa, mas, sim, conjunção coordenativa adversativa.

     .

    C) conjunção coordenativa, relacionando ideias de um mesmo período.

    Errado. É conjunção coordenativa adversativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

     .

    D) conjunção coordenativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

     .

    Gabarito: Letra D

  • Interessante para resolver a questão é retornar ao texto e entender que a conjunção sob análise conecta dois parágrafos, opondo as ideias do trecho trazido à baila às do anterior, funcionando como um mecanismo de coesão textual.


ID
4139581
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

A questão refere-se ao trecho a seguir.

Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.


Sobre o trecho em questão, considere as afirmativas a seguir.


I O primeiro período é composto por duas orações absolutas.

II O segundo termo destacado introduz oração com valor substantivo.

III O terceiro termo destacado retoma a palavra energia.

IV O quarto termo destacado retoma informação presente no período anterior.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Em síntese, a questão apresenta duas temáticas:

    → Estrutura de período. Este pode ser simples (constituído de uma única oração à qual se dá o nome de oração absoluta, ou pode ser composto (constituído de duas ou mais orações).

    → Coesão textual, que diz respeito a mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto, ou seja, a forma que o texto é costurado.

    Inspecionemos o fragmento a fim de cotejá-lo com as asseverações feitas:

    "Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson."

    I O primeiro período é composto por duas orações absolutas.

    Incorreto. Não há período simples, logo não se deve falar em oração absoluta. Existe um encadeamento de orações subordinadas, que constituem o período composto. Leia-o: "Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares."

    II O segundo termo destacado introduz oração com valor substantivo.

    Correto. Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta, ou seja, exerce função sintática de objeto direto do verbo da oração anterior. Veja: "(...) escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada (...)"

    III O terceiro termo destacado retoma a palavra energia.

    Incorreto. A partícula "que" referida constituem uma locução adverbial consecutiva. Leia: "(...) tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares."

    IV O quarto termo destacado retoma informação presente no período anterior.

    Correto. O pronome demonstrativo "essa" serve para resgatar todo o raciocínio da estrutura precedente.

    Letra B

  •  "O primeiro período é composto por duas orações absolutas." quem é bom em teoria gramatical sabe que isso está errado por si só, uma vez que não pode haver período composto por 2 orações absolutas, se houvesse 2 orações absolutas, teríamos 2 períodos simples, ou seja, não é possível construir 1 período composto com 2 períodos simples.


ID
4139590
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas previstas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), considere as afirmativas a seguir.

I A ausência por oito dias consecutivos em razão de casamento do próprio servidor não é considerada como efetivo exercício.
II O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.
III O afastamento em virtude de júri e outros serviços obrigatórios por lei é considerado como de efetivo exercício.
IV O período de férias do servidor conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre as "ausências e afastamentos" de acordo com a lei nº 8.112/90.

    I. ERRADA. "A ausência por oito dias consecutivos em razão de casamento do próprio servidor não é considerada como efetivo exercício."

    ➡ Essa ausência do servidor de dará sem qualquer prejuízo (de acordo com o caput do art. 97), ou seja, é considerado efetivo serviço, assim como é reafirmado no caput do art. 102.

    II. CERTA. "O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade".

    ➡ De acordo com o art. 103, conta-se-á apenas para efeitos e aposentadoria e disponibilidade. "VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra."

    III. CERTA. "O afastamento em virtude de júri e outros serviços obrigatórios por lei é considerado como de efetivo exercício."

    ➡ Perfeito. De acordo com o art. 102, "são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei."

    IV. ERRADA. "O período de férias do servidor conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade."

    ➡ As férias também estão no rol de ausências que são consideradas como efetivo exercício e não apenas para efeitos de aposentadoria e disponibilidade como afirma a assertiva. (Art. 102, I)

    Portanto, estão corretas apenas os itens II e III.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Todas as concessões contam para todos os efeitos.

    Além disso, não confunda Tiro de Guerra com tempo prestado em operações de guerra.

  • essa eu não podia errar...

    "O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade".

    Art. 103, contar-se-á apenas para efeitos e aposentadoria e disponibilidade:

    "VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra."

    abraços a todos os companheiros do 02-023 o/

    PARAMENTE-SE!

  • Para ajudar mais com a Sheyla Rabelo:

    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra

  • Analisemos cada afirmativa da Banca, separadamente:

    I- Errado:

    Nos termos do art. 97, III, "a", da Lei 8.112/90, a ausência por força de casamento do próprio servidor se dá sem qualquer prejuízo. Confira-se:

    "Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    (...)

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;"

    Ademais, o art. 102, caput, ratifica se tratar de efetivo exercício, ao assim estabelecer:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:"

    Do exposto, incorreto este item ao sustentar que tal ausência não seria computada como de efetivo exercício.

    II- Certo:

    Trata-se de proposição devidamente apoiada no teor do art. 103, VI, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    (...)

    VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

    III- Certo:

    Cuida-se de proposição alinhada à norma do art. 102, VI, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;"

    IV- Errado:

    Por fim, esta afirmativa afronta a norma do art. 102, I, em vista do qual as férias devem ser contadas como de tempo de efetivo exercício. É ler:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    I - férias;"

    Do exposto, estão corretas apenas as proposições II e III.


    Gabarito do professor: B


ID
4145980
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fósseis são os principais componentes de pesquisa para o entendimento da evolução em nosso planeta. Entretanto, em muitos casos, é necessária a retirada da matriz sedimentar que envolve o organismo para que ele venha a ser estudado. Uma das técnicas utilizadas na preparação dos fósseis é a preparação química. Nesse tipo de técnica, a sequência correta de procedimentos é:

Alternativas

ID
4145983
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os processos de fossilização atuam, de forma diferente, sobre as várias partes do organismo a serem preservadas. Nos vertebrados fósseis, raramente encontra-se tecido não mineralizado preservado. No Brasil, algumas exceções a essa regra são representados por fósseis procedentes da Bacia do Araripe. Quando há essas exceções, o procedimento adequado é

Alternativas

ID
4145986
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fósseis, muitas vezes, fazem parte da reserva técnica de exposições, sejam elas permanentes ou temporárias. Tendo em vista a natureza singular da maioria dos fósseis, o curador e o paleontólogo responsável pela preparação dos exemplares a serem expostos devem ter um cuidado maior com

Alternativas

ID
4145989
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As técnicas de coleta e preparação de fósseis são tão antigas quanto a descoberta de fósseis. Essas técnicas vêm avançando a cada ano devido a inovaç ões tecnológicas. Do ponto de vista da conservação e da proteção dos fósseis em laboratório e coleção, o principal produto empregado com essa finalidade é

Alternativas

ID
4145992
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fósseis são objetos fascinantes que auxiliam no conhecimento da vida pretérita na Terra assim como no entendimento de um Planeta com clima, oceanos e continentes bem distintos do que se observa hoje. Por sua natureza rara, peças paleontológicas, normalmen te, são moldadas e replicadas. Uma das principais justificativas e vantagens de produzir réplica de fósseis está

Alternativas

ID
4145995
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os microfósseis, em geral, são extremamente úteis para datações relativas, reconstruções paleoambientais e aplicação na indústria do petróleo. O grupo fóssil extremamente importante para a correlação estratigráfica entre depósito de origem marinha é denominado

Alternativas

ID
4145998
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O conhecimento de processos de preservação e de como eles afetam o registro fossilífero assim como os ambientes de sedimentação são de grande importância na compreensão de um depósito fossilífero. Esses processos fazem parte do âmbito da

Alternativas
Comentários
  • Tafonomia é o estudo de organismos em decomposição ao longo do tempo e como se fossilizaram, caso tenha ocorrido.


ID
4146001
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, a Bacia do Araripe é a maior das bacias interiores do Nordeste. Essa Bacia é mundialmente famosa, principalmente pela grande quantidade de fósseis de peixes procedentes da Formação Romualdo. Uma característica dessa bacia é que ela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Depósitos Lagerstätten são corpos rochosos com rica informação paleontológica, seja em quantidade ou qualidade. 

    Fonte: https://igeo.ufrj.br/2020/10/27/desvendando-a-preservacao-excepcional-de-fosseis/


ID
4146004
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Até o momento não existe um código internacional de nomenclatura paleontológica, sendo, portanto, importante que, em uma publicação de Paleontologia, os pesquisadores observem regras contidas nos códigos de nomenclatura botânica ou zoológica. Tendo c omo base esse cenário, considere as seguintes afirmativas:


I Apenas os paralectótipos precisam ser tombados em instituições científicas.

II A diagnose específica baseia-se na série-tipo.

III Os topótipos pertencem à série-tipo, excluindo-se o holótipo.

IV Neótipos são designados apenas pelo extravio ou destruição do holótipo, lectótipo ou do sintipo.


Em relação às regras contidas nos códigos de nomenclatura, estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
4146007
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No âmbito da Paleobotânica, existem particularidades de preservação que devem ser levadas em consideração no momento de estudo. O ambiente propício para a preservação de algumas partes, por exemplo folhas, pode não ser o melhor para outras partes. Além di sso, a energia necessária para transportar um tronco não será a mesma para o transporte de uma folha. Sendo assim, é comum que depósitos com restos paleobotânicos sejam constituídos de fragmentos do que um dia foi uma planta completa. Em relação à Paleobot ânica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tafonomia é a ciência que estuda o processo de preservação dos restos orgânicos no registro sedimentar e como esses processos afetam a qualidade do registro fóssil (Behrensmeyer et alii, 2000).


ID
4146010
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um paleontólogo pretende publicar um novo exemplar fóssil que é alocado, com segurança, no gênero Apodichelys, mas é considerado muito próximo da espécie Apodichelys lucianoi, com grandes chances de a ela pertencer. Continuando a dúvida, numa classificação taxonômica em aberto desse fóssil, a maneira correta de nomear, em uma publicação, esse exemplar é:

Alternativas
Comentários
  • As abreviações que não são sublinhadas ou destacadas, conforme a a Classificação Lineana:

    • "sp" - espécie indeterminada.
    • "spp" - conjunto de espécies do mesmo gênero.
    • "cf" - a identificação da espécie é incerta e necessita de confirmação.

ID
4146013
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Paleobiogeografia é o ramo da Paleontologia que estuda a distribuição dos organismos fósseis. Para tal, busca reconstruir os padrões de distribuição geográfica dos seres vivos e explicá-los segundo processos históricos. Em relação à Paleobiogeografia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A vicariância é o mecanismo evolutivo no qual a distribuição de uma espécie ancestral é fragmentada em duas ou mais áreas, devido ao surgimento de uma barreira natural.


ID
4146016
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É consensual que a Terra vive se modificando, tanto geologicamente como biologicamente, e, em virtude disso, muitos organismos se extinguem e evoluem. Em relação à evolução paleobiológica na Terra, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
4146019
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante alguns momentos da história da Terra, é possível observar, através do regi stro fossilífero, eventos de extinção em massa. Alguns desses eventos tornaram -se famosos, como o evento que extinguiu os dinossauros. Outros foram de enormes proporções, como a extinção do limite Permiano/Triássico. Este último evento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


ID
4146022
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 22 de dezembro de 2014, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria N° 542, que estabelece os procedimentos para autorização e comunicação prévias para extração de fósseis, nos termos do Decreto-Lei n° 4146, de 4 de março de 1942. Essa portaria estabelece que um pesquisador brasileiro que deseje extrair fósseis em território nacional necessitará fazer uma comunicação prévia ou solicitar autorização

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


ID
4146025
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando um corpo rochoso é definido e caracterizado pelo seu conteúdo fossilífero em uma sucessão de estratos, ele é denominado de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


ID
4146031
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Éon Fanerozoico recebe esse nome porque as formas de vida registradas nas rochas que o representam são totalmente distintas das que as precederam e relacionadas, evolutivamente, com as atuais. As Eras que subdividem esse Éon são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Éon é a denominação de um grande período de tempo geológico, tão grande que chega ser praticamente indeterminado.

    Como a idade geológica da Terra é de aproximadamente 4,6 bilhões de anos, a melhor interpretação desta passagem é feita pela transformação desses anos em quatro Éons:

    Hardeano, Arqueano,Proterozoico,Fanerozoico

    O Éon Fanerozoico é dividido em três Eras:

    As Eras são dividas em períodos. A Era Cenozoica é dividida nos períodos:

    Quaternário ,Neogeno, Paleogeno


ID
4146034
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fósseis constituem o objeto de estudo de um paleontólogo. Entretanto, não é regra a espécie que representa o organismo fossilizado estar extinta. Muitas espécies de vegetais e animais que são encontradas no registro fossilífero vivem nos dias atuais. Espécies que sofreram poucas modificações ao longo do tempo geológico e são encontradas no registro fossilífero e nos dias atuais são denominadas de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
4146037
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1677, o Bispo dinamarquês Nicolau Steno publicou uma Dissertação na qual elaborou um novo sistema de classificação para sólidos (rochas). Pelo fato de os fósseis deixarem impressões sobre as rochas, Steno chegou à conclusão de que as que continham fósseis deveriam ter sido inconsolidadas inicialmente, estabelecendo três princípios básicos de estratigrafia. É atribuído a Steno

Alternativas
Comentários
  • GABARITO; A


ID
4146040
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O método de datação absoluta é um dos mais famosos, graças ao isótopo instável Carbono 14. A datação com base nesse elemento fundamenta-se na taxa de decaimento, que se inicia com 100% de isótopo pai (C14). Após uma meia-vida, o cenário é de 50% de isótopo pai e 50% de isótopo filho (N14) e, assim, progressivamente. A partir de seu conhecimento sobre a Paleobiota do nosso Planeta, um organismo a que se aplica uma datação com base em C14 é o

Alternativas

ID
4146043
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia

Comumente, paleontólogos fazem inferências sobre os hábitos alimentares de organismos fossilizados. A dieta de um organismo extinto pode ser analisada por vários fatores, tanto a partir de fósseis corporais quanto de icnofósseis. Tendo como base esse cenário, considere as seguintes afirmativas:


I Evidências diretas do hábito alimentar são obtidas através da análise do tipo de dentição dos organismos.

II Coprólitos e regurgitos permitem estabelecer com exatidão a relação predadorpresa.

III A análise de isótopos estáveis, como C12 e C13, em herbívoros pleistocênicos, permite estabelecer a predileção alimentar desses organismos.

IV Evidências diretas do hábito alimentar são obtidas através da análise de conteúdo estomacal.


Em relação às regras contidas nos códigos de nomenclatura, estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
4146046
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em livros de ficção, desenhos animados e filme, o Homo sapiens, comumente, é visto convivendo com dinossauros, pterossauros e com alguns répteis marinhos, como o Mosasaurus. Utilizando o seu conhecimento sobre os dinossauros, o Homo sapiens e a distribuição de ambos durante o tempo geológico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Essa possibilidade de convivência inexiste, uma vez que os dinossauros se extinguiram no final do Cretáceo, e os registros mais antigos do gênero Homo datam do Plioceno.


ID
4146049
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Estratigrafia tradicional tinha como objetivo principal descrever e empilhar as rochas sedimentares de uma área de estudo. Em relação à moderna Estratigrafia de Sequências, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acho que você inverteu. O correto seria:

    # poderia - Fut .Prét . Ind = hipótese/condição/cortesia/polidez 

    # poderei - Fut. Pres. Ind = certeza no futuro


ID
4146052
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos tafonômicos são extremamente importantes para o entendimento dos processos sedimentares e diagenéticos que ocorreram desde a morte do organismo fossilizado. No âmbito da tafonomia, é preciso ter alguns cuidados na coleta do material fóssil para um estudo bioestratinômico. Assim, durante essa coleta,

Alternativas

ID
4146055
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os restos ou os vestígios de organismos fossilizados nem sempre estão preservados da mesma maneira. Os tipos de preservação dos fósseis são fundamentais para o entendimento tafonômico da assembleia fossilífera em estudo. Em relação aos tipos de preservação dos organismos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4146058
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fácies são extremamente importantes para se descreverem as sucessões estratigráficas em que se registram os fósseis. Assim, fácies

Alternativas

ID
4146061
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Relatos sobre fósseis brasileiros são conhecidos desde o início do século XIX, por meio de diversas expedições científicas (por exemplo, a de Thayer e Morgan), comandadas por estrangeiros interessados em conhecer as riquezas naturais do Brasil. Entretanto, um dinamarquês destacou-se organizando uma vasta coleção de mamíferos pleistocênicos encontrados em Minas Gerais e descrevendo diversas novas espécies entre os anos de 1836 e 1844. Por todo esse empenho, ficou conhecido como o Pai da Paleontologia Brasileira. Esse pesquisador é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801à1880) é considerado o pai da paleontologia brasileira, o ramo da ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis. De acordo com a revista Ciência Hoje, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em artigo de Raquel Aguiar, o pesquisador descobriu mais de 12 mil peças fósseis em cavernas da região de Lagoa Santa (MG), que permitiram escrever a história do período pleistocênico brasileiro, o mais recente na escala geológica.

    Quem quiser saber mais :

    https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/turismo/quem-foi-peter-lund


ID
4146064
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A concepção de museus e de seu papel social evoluiu muito nos últimos anos. Embora muitos museus sejam renomados centros de referência em pesquisas paleontológicas no Brasil, seus principais atrativos são as exposições. Com base na importância dos museus na educação em paleontologia, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4146067
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia

Desde a criação da Rede Global de Geoparques pela UNESCO, em 2004, já foram implementados, até o momento, 120 geoparques em 33 países. Dentre eles, em 2006, foi criado o primeiro geoparque brasileiro. Desde então, o interesse pelo tema tem sido crescente no Brasil, com inúmeros debates sobre a proteção do patrimônio geológico brasileiro. O único geoparque brasileiro que faz parte dessa Rede Global é o

Alternativas