SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Psicólogo


ID
2133583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,

Alternativas
Comentários
  • O título do texto menciona "família estruturada". Portanto as justificativas não podem ser pejorativas como nas letras "b, c, d", pois seria contraditório a família ser estruturada e haver desequilíbrios em sua estrutura.

    As alternativas supracitas sutilmente também estrapolam o texto. Sendo assim a letra "a" é a menos errada (gabarito da questão). 

  • 1 parágrafo do texto:

    "Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais."

  • Que questão mais pobre, feia, mal elaborada. É aquela questão feita para o candidato errar e pronto, nada mais...

  • Essa questão foi feita de encomenda.

  • Só posso dizer: Nossa!!!!

  • Questão ridiculamente mal feita! E pensar que essa será a banca do TRF 2° região! Preocupante...

  • Os enunciados dessa banca são muito confusos. Se a questão tivesse dito: Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização do título, teria ficado mais coerente com o gabarito.

  • Apenas dizer o gabarito para aqueles que não tiveram acesso assim como eu (o site hoje está lento). Considerada correta: A

  • eu acho que a instituicao que escolhe essa banca tá mais é querendo ver o circo pegar fogo. em 2008 o tre-rs cancelou a prova tal a quantidade de recursos. as questoes eram surreais. os enunciados sao sempre confusos e acho que a instituicao sabe disso. o jeito é treinar soberbamente. força!

     

  • Questão ruinzinha... marquei com medo.

    Pensei assim:

    O resultado da pesquisa justifica a importância da família estruturada. (exemplo: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa)

     

    a) o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo (gabarito)

     

  • Quando o enunciado diz " .. entre as relevantes justificativas apresentadas..." não quer saber das justificativas (a,b,d) e sim do que não serve de justificativa. Sobrando apenas a alternativa A.

    Um pouco confusa, mas é sutil a alternativa correta.

  • Não entendi bulhufas.

     

     Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. (1º parágrafo)

     

    O fato de não haver um pai dentro de casa não quer dizer, necessariamente, que a família seja estruturada.

     

    Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.(3º parágrafo)

     

    Só por isso marquei a letra b) ( pois condiz mais com o que ele quer dizer de "família estruturada").

  • Pessoal  não tem nada de errado com a assertiva...

    Todos os fatos apresentados no texto que justificam a necessidade de uma família estruturada foram oriundos de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

    Letra b: o texto não fala de limites para os jovens como forma de conter a entrada deles para o crime

    Letra c: o texto não menciona a informação que os menores de 15 anos é quem se envolvem com o crime, cita apenas exemplo.

    Letra d: o tecto não fala sobre a falta de estrutura da sociedade e sim da falta de estrutura familiar.

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

  • Gente essa banca é ridícula só tem questão confusa, pqp isso não é prova que testa conhecimento.


    Desisto do TRF 2ª Região estou estudando mas não tenho expectativa nenhuma com essa banca lixo!

  • As estatísticas apontam: você errou e eu também. 

  • A consulplan está achando que é FGV!!!!!!

  • Revendo a questão novamente, chego a conclusão de que a resposta está no enunciado:

     

    Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,​

     

    Ou seja, todas estão corretas , porém , uma delas está errada e é justamente essa que se destaca.

     

    se for isso mesmo, AÍ SIM o gabarito é a letra a)

  • "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."

    Isso não justifica a letra D?  

  • Gente a questão está certíssima, isso porque existe diferença entre a compreensão do texto (está no texto) e a interpretação do texto ( aquilo que pode se inferir do texto).

    assim a resposta dessa pergunta não é uma interpretação e sim uma compreensão. Todas as outras opções, fora a letra a, são de interpretação,mas o enunciado disse "no texto" o que faz referencia a compreensão.

  •  RESPOSTA (A)

    o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

    DICA: RESPONDER ELIMINANDO .

  • É compreensão ou interpretação de texto?

    Se compreendo bem, devo me ater aos sentidos denotativo (do dicionário) ou conotativo (figurado) expresso no comando da questão, sendo portanto o gabarito A, porque uma característica da "família" apresentada no texto é ser resultado de um levantamento feito pelo MP de São Paulo. Certo?

    Agora, se interpreto mal (já que o comando da questão não pede interpretações ou conclusões externas ao texto), imagino erroneamente que o gabarito seja D, pois a principal característica da "família" apresentada no texto é ser vítima da "deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente"...simples, né mesmo?

    E assim vamos seguindo.

     

     

  • No título: família estruturada porém O que se destaca no texto é família não estruturada, segundo o levantamento do ministério público de SP. Logo é A o gabarito.
  • O título é 'A importância da família estruturada'. A questão tá perguntando qual é a justificativa para se considerar que a família estruturada é importante, logo, resposta A.

  • "Entre as relevantes justificativas ...". Ora, além do levantamento feito pelo Ministério Público, qual (is) a(s) outra(s) justiifcativa(s)?

  • O comando da questão está mal feito. Ou fizeram para sacanear mesmo. Só acho. Pode até ter resposta, mas está mal formulado.

  • Gente, geralmente,não entendo nada que a banca pede no enunciado.

    Devo ser retardada, porque, pelo que li nos comentários, todo mundo entendeu e acertou a questão.

    Quanto a mim, não entendi nada do que foi pedido, como poderia responder corretamente?

    Estou detestando essa banca

  • Tatiana Moreira! Vou te dar uma dica: você precisa dicernir entre interpretação e compreenção.

    Interpetração é o que se pode inferir no texto, ou seja, está implícito

    compreenssão é o que está explícito no texto. Veja que o comando da questão fala: NO TEXTO. Então a resposta está no texto!

  • Entendi o texto, entendi as alternativas, NÃO ENTENDI A PERGUNTA!! E vem consuplan no TRE RJ...

  • O título fala em família ESTRUTURADA, o levantamento mostra dados das DEsestruturadas.

     

  • Putz! Vai entender essa banca!!!

  • Uai? rsrs...

    O título diz: "A importância da família estruturada".

    Marquei a alternativa B, por este motivo:"...faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento."

    Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,

    b) a falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes. 

  •  

    Questão categoria "WTF !?"

     

     

  • Gabarito: A

     

    "Traduzindo" o enunciado: Dentre as informações do texto, qual delas pode ser considerada como justificativa para se considerar importante a estruturação da família, conforme indicado no título?

     

    Resposta: o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo que traz o seguinte dado: "dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais."

     

    A partir do dado apresentado pelo Ministério Público, todo o texto se desenvolve, demonstrando a importância de uma família estruturada.

  • Tipo de questao para escolher a "incorreta" ou a "menos provavel"?

    Socorro!!!

  • A família precisa de justificativa pra exisitr? Não faz o menor sentido. E ainda tem que ser elevante...kkkkkkk

    Que banca PÉSSIMA !! 

    Vou te ensinar a formular o enunciado, Consulplan: " Dentre as justificativas apresentadas pelo autor que caracterizariam uma família desestruturada, qual a mais relevante? " 

     

  • Se xingar mentalmente a banca ou dar um leve soquinho em sua mesa e respirar fundo, dá para responder sem problemas

  • Justificativa da Banca:

    A alternativa “B) a falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes. ” não pode ser considerada correta, pois, de acordo com o enunciado da questão: “Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto, ” esperava-se que na alternativa fosse apresentada uma justificativa para a caracterização do título “A importância da família estruturada”.

     

    Tal importância justifica-se, pois, com A) o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo. A alternativa “D) a deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente. ” não pode ser considerada correta, pois, uma infraestrutura deficiente não é justificativa para o reconhecimento da importância de uma família estruturada.

    Fonte: O próprio texto.

  • Entendi nada do que a questão quer.


ID
2133589
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Considerando as várias funções sintáticas que a palavra “que” pode assumir de acordo com as relações estabelecidas intrinsecamente na frase, assinale o fragmento em que o emprego de tal termo DIFERENCIA-SE dos demais em destaque:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    O demais "QUÊS" são pronomes relativos

  • a) É certo "que um pai presente".....É CERTO ISSO - QUE É CONJUNÇAO INTEGRANTE

    b) “[...] parte de famílias que não têm um pai dentro de casa.”...- PRONOME RELATIVO pode ser substituído por "AS QUAIS"

    c) “[...] família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, [...]” SUBSTITUI QUE POR " A QUAL"

    d) que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite.  SUBSTITUI POR "A QUAL" (faz referência á família)

    GAB: A, única q é CONJUNÇÃO INTEGRANTE

  • Resposta A

    A) Oração subordinada substântica Subjetiva (Conjunção Integrante)
    B) Pronome Relativo
    C) Pronome Relativo
    D) Pronome Relativo

  • Dica:

    para saber se que é pronome relativo --> substitui-se por "o/a qual, os/as quais." Ex.: Ela foi a que mais riu ( Ela foi a qual mais riu.)

    para saber se que é conjunção integrante --> substitui-se por ISTO. Ex.: Faz anos que viajei ( Faz anos isso)

     

    boa sorte.

  • Letra A - Que é uma conjunção integrante, só trocar  por isto (É certo isto), tem função de sujeito na oração), as demais exerce a função de pronome relativo.

     

  • É certo (isso)= Conj. integrante

  • a)  “[...] que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.” (3º§)

  • CONCUSEIROS, não adianta... Tem de ir ao TEXTO, sem preguiça !

     

    A) 

    Q496634

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE:

     

    DIZENDO   =    ISSO

    ACREDITAVA   =  ISSO

     

    Minha filha chega da escola dizendo que há revolução na rua.
     

    Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos

     

    É CERTO ISSO - "QUE" É CONJUNÇAO INTEGRANTE

     

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE:                              SUBSTITUI TODA A ORAÇÃO APÓS O “QUE” POR “ISSO”

    QUE  =    ISSO

    PEÇO ISSO

                    DIZ  QUE (ISSO)

                                                                                 

             Verifico que não tenho

           VERIFICO      +    ISSO

                                                                                  Não sei que pessoa é esta

     

    ......................

    AS DEMAIS:   

     

    Q464094          QUE      =   PRONOME       RETOMA UMA IDEIA ANTECEDENTE

     

     

                 PRONOME RELATIVO: pode ser substituído por outro relativo.

     

    QUE   =   O QUAL/ A QUAL/  AO QUAL/OS QUAIS/ AS QUAIS

     

     

     


ID
2133595
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Quanto à pontuação, a reescrita do trecho “A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são ‘atropeladas’ pela rotina dura.” (4º§) manteria a correção gramatical de acordo com:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA 

    B) não pode separar o verbo do complemento, q foi separado por travessões

    "(desdobram-se – para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas –"

    c) separou sujeito do verbo 

    d) se vc abrir parênteses deve fechar com parênteses, esse parêntese deve ser retirado

     

  • Resposta A

     

    b) Nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, a mãe e a avó desdobram-se – para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas –, mas são “atropeladas” pela rotina dura. (Não tem vírgula entre S.V.O)

     

    c)A mãe e a avó, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, mas são “atropeladas” pela rotina dura. (Não se separa sujeito do verbo)

     

    d) A mãe e a avó nessa família brasileira, que cresce cada vez mais matriarcal –, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. (Alterou a ordem e não utilizou vírgula)

  • ..., a mãe e a avó desdobram-se – para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas –, mas ...

    A mãe e a avó desdobram-se - Oração Principal

    Para tentar cumprir esses requisitos - Oração Subordinada Adverbial Final Reduzida de Infinitivo

    As orações estão em ordem direta - principal + subordinada -, por isto não cabe vírgula.


ID
2133601
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Através de uma enumeração, no quarto parágrafo, são citados itens que – na sua falta – operam dificuldades enfrentadas pela família brasileira, especificamente na figura da mãe e avó, cujo sentido de “Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.” (4º§)

Alternativas
Comentários
  • acho q o único que possui sentido CONOTATIVO É O "crescem na rua" o resto é denotativo.

    ESTILÍSTICA- DEFINIÇÃO

    A Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.

    DENOTAÇÃO É CONOTAÇÃO SÃO RECURSOS ESTILISTICOS DE ACORDO COM http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/

     

     

  • GABARITO OFICIAL DA BANCA :

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. A alternativa “D) estabelece entre si determinada ligação semântica de modo a construir a coerência necessária à compreensão da ideia transmitida. ” não pode ser considerada correta. Um exemplo de vocábulos que tenham ligação semântica, ou seja, de sentido, são os hiperônimos e hipônimos - termos de um mesmo campo de sentido, em que um deles designa o gênero e o outro, a espécie. Em “Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime. ” não há tal ligação ou de outra natureza semântica em relação aos termos entre si. Trata-se de elementos que designam campos de diferentes especificidades.

  • Não vejo conotação.

  • Dizer q elas não têm voz tbm é conotativo. Mas, achei péssima essa questão. 

  • Estou tentando me acostumar aos hábitos gramaticais dessa banca. To igual adolescente tentando entender a mãe (porra nenhuma).
    a) INCORRETA. Uma lógica semântica e progressiva deveria trazer uma ideia de "menor" para o "maior". Ex. O homem polui as lagoas, os córregos e mares.

    b) INCORRETA. A palavra denotativo, sempre que aparecer, deverá nos remeter ao verdadeiro significado. Macete: Denotativo/Dicionário. Logo, fica incompleto considerar que somente há significados reais nas citações do período apresentado. (vamos usar a opção "C" para demonstrar melhor?)

    c) CORRETA. Termos enumerados. "nâo têm tempo , energia, dinheiro e voz. Para quê? " lidar com esses garotos e garotas" . Dessa maneira os denotativos (sentido reais das palavras) serão: tempo e dinheiro. Por uma questâo lógica, precisamos de tempo (em horas) e dinheiro (bufunfa) para cuidar dessa cambada de loucos. Sem esses dois... Hum! puts! Quanto aos conotativos (sentidos metaforicos) citemos energia e voz. Quem tem energia é a CEMIG, a COPEL e outras tantas outras companhias elétricas. Nós dispomos é de disposição, didática. Quanto a voz, é claro que toda mãe e avó possuem e muita. Vivem gritando conosco. Logo, essa voz está relacionada a capacidade de verbalizar os métodos educativos.

    d) INCORRETA. (quase marquei essa). Esses termos não estabelecem entre si ligação semantica (sentidos/significados). Imagine só: tempo, energia, dinehiro e voz. Onde isso se liga? Diferente seria: Os homens poluem os lagos, corregos e mares. Tudo tem água, tem função parecida. Enfim.

  • Conotação também está em: " longe da escola" - pode até morar na mesma rua, mas não tem condições materiais ou intelectuais de acompanhar a série relativa à sua idade.

     

  • Obrigada ADRIANA Gonçalves pela ótima explicação. Tinha marcado a D e errei. 

  • Excelente comentário da Adriana Gonçalves!

  • CARAMBA ADRIANA! EXCELENTE! 

    Eu errei a questão, mas vc deixou tudo transparente. Melhor que muito professor de português, entendi tudo e mais um pouco.

    Marquei a letra D. Mas valeu muito a pena eu ter errado essa questão, obrigada por dividir conhecimento.

  • O "atropeladas" e desdobram e "preencher lacunas" são exemplos de conotação.

  • voz=autoridade

    Energia=disposição para lidar com os desafios

  • Essa banca é boa, viu? Te obriga a refazer a questão e reler com outros olhos. Na alternativa D, que parece correta, fiquei pensando no seguinte: o trecho todo entre aspas é uno. É composto por vários termos, que podem até estabelecer alguma relação entre sí, mas não semântica, como a Adriana Gonçalves respondeu antes. Mas a questão diz "estabele entre si". Quem? O trecho todo com ele mesmo?

  • A ligação semântica não é entre os termos elencados (tempo, voz, ..... ) mas no contexto do parágrafo.
  • Não concordo com adriana, o ser humano possui energia sim e nao é conotação

  • Quando eu penso que estou começando a entender o sentido das coisas, vejo que não entendi nada!

    Tá difícil entrar em acordo com essa banca, sinceramente!

  • Bela questão...

  • ADRIANA GONÇALVES! ISSO ALÉM DE UM COMENTÁRIO, FOI UMA AULA DE PORTUGUÊS. OBRIGADO!

  • Que enunciado é esse, meu Deus? Não dá nem pra entender o comando da questão!
  • No começo fiquei em dúvida entre C e D.

    As palavras ditam pela enunciado são: tempo, energia, dinheiro e voz. Ninguém tem o tempo em suas mãos, o que já exclui o sentido exclusivamente denotativo entre todas. Energia é complicado, pois fisica e quimicamente é algo "move", cria trabalho, assim deixei ela de lado.

    O que me fez excluir a D foi "estabelece entre si determinada ligação semântica". Na verdade não, todas as palavras são independentes entre si no contexto em que aparecem. Uma regra muito importante de interpretação é não ir além do que é trazido.


ID
2133607
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Considerando as estruturas linguísticas apresentadas nos trechos a seguir selecionados, assinale o comentário referente em que há correção.

Alternativas
Comentários
  • A) PRONOME APASSIVADOR-  SUJEITO É OS GAROTOS

    B) CORRETA. “Segue-se um ciclo ..." seguem-se UNS CICLOS"

    C) "dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias" EXPRESSÃO FRACIONÁRIA"  deve concordar ou com DOIS TERÇOS OU DOS JOVENS mas como ambos estão no plural, SÓ PODE FICAR NO PLURAL

    D) ."A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas".... (QUEM É Q SE DESDOBRAM? A MÃE E A VÓ (sujeito composto) verbo concorda com o suj MÃE E VÓ

     

  • A) ERRADA. Sujeito indeterminado o verbo ficará na 3a pessoa do singular. No caso em questão o sujeito é "Os garotos".

    B)CORRETA. Seguem-se uns ciclos.

    C) ERRADA. “Dois” e “Jovens” estão no plural, então o verbo só pode estar no plural.

    D) ERRADA. "Desdobram-se" concorda com a "mãe e a avó"

  • dica:

    transforma-se para a voz passiva: uns ciclos são seguidos

  • errei de novo T-T

  • Acertei, mas não concordei com a maneira que a banca cobrou a questão.
    Ela diz: '“ciclo” sofresse variação quanto ao número..."'
    Acredito que ela deveria ter colocado "uns ciclos" já que "um" é um adjuntou e também deve sofrer variação, ou, a banca examidadora deveria ter colocado uma expressão do tipo: "com as devidas correções gramaticais.

    Enfim....fazer o que...

  • o cara dessa banca é péssimo com enunciados!

  • Galera o que torna a letra C errada não é o fato de a expressão 2/3 ficar sempre no plural, pois, é exatamente o contrário (é um núcleo partitivo podendo ficar tanto no plural quanto no singular). O erro está em dizer que a forma verbal fazem é estabelecida com o número fracionário (2/3), pois, na realidade, ela concorda com a palavra infratores. 

    Espero ter ajudado! 

  • Perco mais tempo tentando entender o enunciado do que fazendo a questão...

  • Errei por sentir falta do termo: com as devidas correções gramaticais. Uma vez que não cita o termo UM que tbm deverá ser corrigido.

     

    AVANTE QUE A BATALHA É GRANDE.

  • Letra B, mas deveria ser anulada por se tratar de um  objeto direto, o complemento vai ao plural: uns ciclos, a banca esqueceu do adjunto adnominal.

  • Questao mal formulada, mas da para achar o gabarito.

    Gabarito correto letra B.

    Caso a forma verbal destacada " Ciclo" sofresse variacao de numero teriamos " CICLOS". A chave para matar a questao e identificar que este SE que acompanha o verbo SEGUIR e um pronome apassivador,ou seja, uma PA, logo, o sujeito sempre concordara com o verbo. 

  • a) A indeterminação do sujeito ocorre em “Ajudam a engrossar [...]” (2º§) estando o verbo na terceira pessoa do plural.

     

                ERRADO. Percebam: "Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes,(...)" O verbo na 3° pessoa do plural só será característica de indeterminação do sujeito quando não houver sujeito expresso na oração, o que não ocorre na questão, como podem perceber.

     

    b) Caso o termo “ciclo” sofresse variação quanto ao número, também seria alterada a forma verbal destacada em “Segue-se um ciclo que parece não ter fim.” (6º§) 

     

              CORRETO. "segue-se" é VTD, portanto, o "se" é particula apassivadora, e tudo que vem depois é sujeito. Se "ciclo" passar para o plural, obviamente, o verbo terá que flexionar também para concordar. Isso não aconteceria se o verbo exposto fosse transitivo indireto ou intransitivo, uma vez que o pronome "se" seria um índice de indeterminação do sujeito, que obrigatoriamente teria que ficar no singular.

     

    c) É passível de variação, podendo ser aceita a forma no singular ou plural, a forma verbal apresentada em “[...] fazem parte de famílias [...]” (1º§) por se tratar de concordância estabelecida com número fracionário.

     

                 ERRADO.  "(...)dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias(...)"  O verbo FAZER pode concordar tanto com "dois terços" como com "dos jovens infratores", porém, ambos estão no plural, então não importa. Portanto, o verbo deverá estar, obrigatoriamente, no plural, jamais no singular.

     

    d) A forma verbal destacada em “[...] desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos [...]” (4º§) estabelece concordância corretamente com a expressão “família brasileira” por se tratar de expressão indicativa de aspecto coletivo. 

     

                  ERRADO. O verbo "desdobram-se" é INTRANSITIVO, portanto, o pronome "se" é índice de indeterminação do sujeito. Sabemos que quando o "se" é índice de indeterminação, o verbo deve permancer sempre na 3° pessoa do singular.

  • E esse enunciado? Só jesus!! 

    Quando fala "em que há correção" o quer você entende? Que o que está escrito na assertiva precisa ser corrigido.. 

    Banca esquisita, eu hein!

  • Também pensei a mesma coisa Aline, mas como tinha percebido, pelo menos, 2 erros claros imaginei que queriam a correta. De qualquer forma, esse enunciado é, no mínimo, duvidoso e feito justamente para o candidato tropeçar.

  •  ADMITE VOZ PASSIVA : VERBO TRANSITIVO DIRETO, DIRETO E INDIRETO.

     

     

     

    OBS:   PARTÍCULA APASSIVADORA (PA)

     

    SÓ ADMITEM       VTD            ( O QUÊ)

     

       VTDI           ( QUEM )

     

     

           NÃO ADMITE A TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA:

     

    1-    VERBO DE LIGAÇÃO:

     

    -         É

    -       ESTÁ

    -       PARECER

    -       FICAR

    -       ANDAR

    -       CONTINUAR

    -       PERMANECER

    -       TORNA-SE

     

    2-    VERBO HAVER =  EXISTIR        no sentido de existir

     

     

     

     

    Verbos que NÃO admitem voz passiva: VERBOS INTRANSITIVOS, DE LIGAÇÃO E TRANSITIVOS INDIRETOS.

     VERBOS QUE ADMITEM VOZ PASSIVA: VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (V.G. PULVERIZAR) OU VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

     

     

     

     

     

     

    NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA:

     

    VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar ...      

     

    VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...      

     

    VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

    VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS:      NECESSITA,  corresponder (exceto OBEDECER   DESOBEDECER).   

     

      CHEGAR: VTI (EXIGE A PROPOSIÇÃO A)

     

     

    IDENTIFICAR OS VERBOS: 

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU A ALGUEM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

              -       VTD            O QUÊ  = ALGUÉM ou ALGUMA COISA =      Q729768  Q711200

     

      SEM o "A" alguém

     

                                              QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS

     

                             

    -         VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...    

     

    -     VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar

     

     

    -        VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

     

     

     

     

     

    OBJETO DIRETO  PREPOSICIONADO      

     

                                                                           QUEM AMA, AMA A DEUS

                                                                           QUEM AMA, AMA AO PRÓXIMO

                                                                            QUEM CULAPA, CULPA ALGÉM

     

                       

     

  • Boa tarde,

     

    Essa banca é foda, olha esse enunciado...lamentável

     

    A proposta de alteração é a seguinte: "Seguem-se uns ciclos" o verbo "seguir" é transitivo direto, quem segue, segue algo. Logo, temos aqui um sujeito e não um objeto direto, característica das frases que contém uma partícula apassivadora, vale ressaltar que possui transitividade para a voz passiva analítica, e o verbo concordará com o sujeito 

     

    Uns ciclos, que não parecem ter fim, são seguidos

     

    Bons estudos

  • Aveee...para quem está acostumado com FCC e CESPE, como eu, deve estar adorando essa banca.
    Dá pra acertar, mas levando sempre em consideração a menos errada, SEMPRE.

  •  c) É passível de variação, podendo ser aceita a forma no singular ou plural, a forma verbal apresentada em “[...] fazem parte de famílias [...]” (1º§) por se tratar de concordância estabelecida com número fracionário.

    dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa

    ERRADO

    O verbo poderia ficar no plural mais concordando, neste caso, com o nucleo do adjunto ( jovens ). 

     

    Não desista!!!

  • Errei porque não entendi o enunciado! :(

  • Nossa, tudo é culpa da banca agora, tudo bem que ela falha em alguns aspectos, mas dá para compreender plenamente o que se pede! 

    Quanto ao significado da palavra CORRECAO:                   !!!!!!!!!!!!!!!!!( assinale o comentário referente em que há correção.)!!!!!!!!!!!!!1

     

    substantivo feminino;

    -qualidade, atributo do que é correto.

     

    E quanto a questao:

    Caso o termo “ciclo” sofresse variação quanto ao número, também seria alterada a forma verbal destacada em “Segue-se um ciclo que parece não ter fim.” (6º§) 

     Ela só está dizendo, caso essa palavra (ciclo) fosse para o plural, a forma verbal ``segue`` deveria acompanhar a variacao também?

    Como sabemos verbo segue é VTD, e a particula apassivadora ``se`` assinala o sujeito em seguida cujo núcleo é ``CICLO``, portanto variacao de número no núcleo gera variacao no respectivo verbo. por isso é desnecessario incluir o artigo indefinido UM, fica subtendido que este variará também. é simples.

    Nao entendo aonde essas pessoas acham tanta dificuldade e metem o pau na banca! 

  • Parar de reclamar e fazer mais questões, pessoal. Essa expressão "assinalar [a alternativa] em que há correção", apesar de não ser tão comum, é usada em várias questões para simplesmente pedir a CORRETA. Se ele quisesse a errada, o comando poderia ser "onde há INCORREÇÃO".

    Avante e sucesso.


ID
2133613
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

A partir do reconhecimento dos aspectos apresentados pela morfossintaxe, considere os elementos destacados no primeiro parágrafo do texto transcrito a seguir:
    “Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado (I) revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai (II) dentro de casa. Além de (III) não viverem (IV) com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”
São equivalentes quanto aos aspectos citados anteriormente apenas:

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO D

    I – adjunto adnominal.

    II – adjunto adverbial de lugar;

    III – adjunto adverbial de negação;

    IV – adjunto adverbial de companhia.

  • Talvez seja uma pergunta muito elementar, mas sempre tive essa dúvida: Locuções adverbiais e os advérbios propriamente ditos são considerados uma só classe gramatical? Fiquei com essa dúvida ao responder esta questão.

  • como pede aspectos morfossintaxe a resposta é a D

  • Morfossintaxe

    A morfossintaxe nada mais é do que a análise morfológica e sintática, realizada simultaneamente. Mas para que sua compreensão seja efetivada de forma plausível, faz-se necessário entender, antes de tudo, que a análise morfológica diz respeito às dez classes gramaticais; e a análise sintática faz referência às funções desempenhadas por uma dada palavra, estando ela inserida num contexto oracional.

    Assim, analisemos o exemplo, levando em consideração ambas as análises:

    Os alunos foram vencedores.

    Morfologicamente, temos:

    Os – artigo definido (plural)
    alunos – substantivo
    foram – verbo ser (flexionado no pretérito perfeito do modo indicativo)
    vencedores – neste contexto representa um adjetivo, mas pode também atuar como substantivo.

    Sintaticamente, concluímos que:

    Os alunos – sujeito simples
    foram vencedores – predicado nominal, em função do verbo de ligação
    vencedores – predicativo do sujeito

    É preciso, pois, estabelecer a diferença entre classe e função para entender como se processa a morfossintaxe, pois uma palavra pode transitar entre uma posição e outra.

     

    (http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/morfossintaxe.htm)

  • Lucas Azaneu, tive a mesma dúvida nesta questão e errei por bobeira. Alguém pode nos ajudar, por favor?

  • Indiquem para comentário do professor, por favor!

  • Lucas e Laura, advérbios e locuções adverbiais indicam circunstâncias. Locução adverbial é o conjunto de palavras que têm valor de advérbio. 

    Exemplo de advérbio: ontem (tempo), muito (intensidade), aqui (lugar), etc. 

    Exemplo de locução adverbial: à noite (tempo), em excesso (intensidade), por aqui (lugar), etc. 

  • Indicado, raquel...

  • meu pensamento foi termos que retomam no texto e que se equivalem.

    nao viverem e com o pai equivale a dentro de casa

    o dado revelador nao retomava nada.

  • Gostei do comentário do Eduardo Almeida!

     

     GABARITO D

    I – adjunto adnominal.

    II – adjunto adverbial de lugar;

    III – adjunto adverbial de negação;

    IV – adjunto adverbial de companhia.

     

     

    de toda forma, indiquei para comentário do prof!

  • (I) revelador:       OBS.   Adjunto adnominal, pois está acompanhando um substantivo.

     

    (II) dentro de casa.      OBS.  Adjunto adverbial de lugar, pois indica um lugar.

     

    (III) não                OBS.    Advébio e adjunto adverbial de negaçao, pois faz uma negação

     

    (IV) com o pai,   OBS.     Adjunto adverbial de companhia, pois indica sentido de companhia.

     

    Gabarito:  D

  •  GABARITO D

    I – adjunto adnominal.

    II – adjunto adverbial de lugar;

    III – adjunto adverbial de negação;

    IV – adjunto adverbial de companhia.

  • O adjunto adnominal é um dos termos acessórios da oração. A classificação de uma palavra em adjunto adnominal é feita apenas quando há uma análise sintática da frase. Sendo um termo acessório da oração, o adjunto adnominal pode ser retirado da frase sem alterar a sua estrutura sintática. 

  • Um levantamento do Ministério Público de São Paulo (sujeito) traz (vervo transitivo direto) um dado (objeto direto) revelador (predicativo do objeto). Não estou entendendo porquê nos comentários os alunos colocaram "revelador" como adjunto adnominal.

  • Marcele Guimarães,

    'revelador' é adjunto adnominal porque acompanha o substantivo (e também objeto direto) 'dado', já que está funcionado tão somente um termo acessório do substantivo. Em desaparecendo o nome, o adjunto perde o valor na oração. Diferentemente do predicativo do objeto, cuja função é a de atribuir um complemento ao substantivo, com ele estando relacionado, porém sem dele depender.

    Dica: para sabermos se a expressão que acompanha o substantivo é um acessório ou um atributo dele, substituímos o nome por um pronome. Tudo que desaparecer com o substantivo é acessório, atuando como adjunto adnominal; aquilo que não desaparecer funciona como predicativo do objeto.

    Exemplos:

    Quebrei o portão velho. Substituindo "portão" por um pronome, teremos "Quebrei-o", e não "Quebrei-o velho".

    "Velho" é, então, adjunto adnominal.

    Julguei o seu ato desonesto. Substituindo "ato" por um pronome, teremos "Julguei-o desonesto", e não apenas "Julguei-o".

    "Desonesto" é, assim, predicativo do objeto.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Que espécie de questão é essa? mal elaborada!

  • Questão cachorra e mal elaborada

     

  • Achei confusa demais!

  • questao totalmente confusa!! Indico para comentario do Professor.

  • Viver não está em sentido de morar? ou seja, com o pai não seria objeto indireto ao invés de adjunto adverbial de companhia????

     

  • Ocimar, o verbo VIVER é intransitivo. Quem vive, vive!

  • Custei a entender o que a questão pedia...pelo amorr de Deus! 

  • Gabarito: LETRA D

    Vejamos as palavras grifadas e suas classificações

    "Dado revelador" - dado é um substantivo e revelador vem caracterizando-o. Quem faz o papel de caracterizar, qualificar? ADJETIVO (classe gramatical). E qual a função sintática do adjetivo? ADJUNTO ADNOMINAL



    "não tem um pai dentro de casa" - dentro de casa indica circunstância (circunda a ideia principal).Palavras que fazem isso são os chamados advérbios. Neste caso, advérbio de LUGAR. A função sintática é de ADJUNTO ADVERBIAL.

    O mesmo ocorre nas duas palavras sublinhadas seguintes: "Aélm de não viverem com o pai" - Aqui fica muito clara a ideia de circundar! O advérbio circunda(é satélite) de verbo, adjetivo ou outro advérbio. Neste caso, vejam como ambos os advérbios circundam um verbo. Temos o "não" como advérbio de negação e o "com o pai" como advérbio de companhia.. Ou seja, nas 3 últimas palavras sublinhadas da assertiva, vemos a mesma classificação gramatical e sintática(morfossintaxe)


     

  • Na verdade, essa resolução pelo professor não resolveu nada para quem não entendeu a diferença entre adjunto adnominal e predicativo do objeto.

    É excelente essa ferramenta, mas o professor tem que ser mais didático e responder as dúvidas. 

  • Alguém pode explicar o que pede a questão ? rsrsrsrsr, o que é isso meu DEUS ?!

  • Fui mais pela noção de advérbio.

    I-adjetivo

    II- dentro de casa, advérbio de lugar

    III- não, advérbio básico de negação

    IV- com o pai, como modifica o verbo viverem cai no conceito de advérbio.

     

  • Questão que não pede nada e vc tem que adivinhar... rs acertei mas se fosse numa prova perderia muito tempo com ela.

  • Péssima a redação do enunciado.

     

  • Gabarito da banca:

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

    “Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado(I) revelador: dois terços dos jovens infratores dacapital paulista fazem parte de amílias que não têm um pai(II) dentro de casa. Além de(III) nãoviverem(IV) com o pai,42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”

    Quanto à classificação dos elementos destacados, temos:

    I–adjunto adnominal.

    II–adjunto adverbial de lugar;

    III-–adjunto adverbial de negação;

    IV–adjunto adverbial de companhia.

    Fonte: Saconni, Luiz Antonio. Nossa Gramática Teoria e Prática. Ed. Atual.

  • Se tivesse uma alternativa III e IV eu ia errar feliz!

  • Que questão porca....

  • agora entendi, temos predicativo do objeto ou adjunto adnominal no I, nos demais são advérbios de lugar, negação e companhia

  • O enunciado me levou ao erro, pois ele pede para levar em consideração os aspectos morfossintáticos, então considerei II e IV como locuções adverbiais que exercem a função sintática de adjunto adverbial e o III advérbio que, embora exerça também a função sintática de adjunto adverbial, não é uma locução. Talvez eu tenha viajado além do necessário.

  • Demorei pra entender o que a banca queria rsrsrs rindo de nervoso!

  • Letra D

    II – Tem caráter adverbial de espaço;

    III – Tem caráter adverbial de negação; e

    IV – Tem caráter adverbial de Companhia.


ID
2133619
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Tendo por finalidade cumprir o objetivo do texto dissertativo-argumentativo, é necessário evitar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, mas por que B está errada??

  • Acredito que a B está errada porque o uso da primeira pessoa do plural (Nós) não necessariamente deve ser evitada e nem traz a ideia de subjetividade explícita do autor no texto. É possível o uso dessa pessoa num texto dissertativo argumentativo. 

     

    Bom saber que a banca não gosta de expressões como "é certo que...".

  • exemplo de impessoalidade do nós em texto dis-arg: "nós sabemos da importância de respeitar o direito de todos" . generalidade sem carater pessoal

  • Boa noite! Alguém poderia explicar a alternativa "A"?
  • Português será um divisor de aguas neste concurso TRF2.

  • Flavinha Matos, aaaaaacho que a B está errada ao dizer que o uso da 3ª pessoa do plural tem por fim evitar a subjetividade do autor. Não? 

  • A alternativa A está errada por dizer que o uso do suj indeterminado afetaria a veracidade da proposição? 

  • Flavinha, a B foi considerada errada porque em dissertação deve ser evitado o uso de primeira pessoa e não da terceira. Inclusive, o aconselhado é que se faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas)... Uma dica é atentar para o que o enunciado está pedindo na questão...

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."

  • Obrigada Jana Cruz e Concurseira Social!!!

  • Sempre soube que se deve evitar o uso da primeira pessoa do singular e do plural. Tudo bem que a primeira pessoa do plural (nós) traz ideia de subjetividade implícita, não explícita, mas mesmo assim deve ser evitada. Nas minhas redações, evito usá-la. 

    Com essa questão, podemos notar o posicionamento da banca Consulplan em relação a isso. Ela aceita numa boa.

  • Amo essa banca e a quadrix, Acerto Tudo!!!

  • Regras para uma boa dissertação não são exatas como matemática, são elaboradas de acordo com o maior grau de incidência nos gabaritos, o que, algumas vezes, permite surgir um entendimento "minoritário" (como no Direito, por exemplo). Este é o caso que me parece aqui, quando a Consulplan sinaliza aceitar o uso da primeira pessoa do plural (letra B), mas cuidado: ela não evidencia se em qualquer caso ou só em alguns, pois o comando da questão é "evitar" e não "proibido". Já na letra D (gabarito), vejo que não houve dúvida, possivelmente por ser regra ensinada na maioria dos cursinhos.

  • Concordo com a primeira parte da D, em que diz que devem ser evitadas ideias pessoais do autor, contudo, não entendi por que a expressão "É certo que" há subjetividade.

    Acredito que não.

     

  • Carlos Alessandro, também acho que na expressão  "é certo que"  não há subjetividade e a banca considerou isso também.

     

    Ao meu ver, a alternativa correta quis dizer que deve-se evitar que as ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, e para evitar isso, deve-se utiizar a ocultação do agente como em “É certo que”. 

    Deus nos abençoe e nos dê energia!!!

  • Interpretei o erro da C da seguinte forma: de fato, a primeira pessoa do plural deve ser evitada. Porém, a frase continua: "[...] evitando, deste modo, a subjetividade explícita do autor presente no texto." Ora, o autor do texto, em nenhum momento, utilizou a primeira pessoa do plural. Por isso, ela não está presente no texto. Assim, está errada.

  • Ao mer ver a sugestão prevista no gabarito da questão é: Vc retira a marca de subjetividade usando a expressão "É certo que..."

    "

  • Que lixo de questão, essa banca viaja em Português.

  • " Embora esse tipo textual possa ser fundamentado em opiniões pessoais, ele não deve apresentar marcas de pessoalidade...Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. 

    Oculte o agente:

    Para neutralizar o discurso e deixá-lo mais objetivo, opte, sempre que possível, por ocultar o agente. Isso pode ser feito por meio de expressões como é importante, é preciso, é indispensável, é urgente, já que elas não revelam o autor da ação:

    É preciso tomar decisões para coibir a criminalidade."

    Então... É necessário evitar:

    D. as ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, utilizando, para isso, a ocultação do agente como em “É certo que” (3º§).

    http://portugues.uol.com.br/redacao/impessoalizacao-linguagem.html

  • Lembremos que a dissertação é caracterizada por uma apresentação de uma idéia sobre determinado assunto e tem como principal objetivo o convencimento pela comunicação, além de que difere da narração pois se utiliza de conceitos abstratos, enquanto uma narrativa se utiliza de conceitos concretos.

    É certo que, É claro, etc, são características modalizadores  que indicam opnião ocultando assim a subjetividade.

    Quanto ao uso do da 3ª pessoa do plural, esta poderá ser usada quando expôr uma opnião de um grupo, órgão ou instituição.   

  • Creio que quando a banca diz que a expressão "É certo que" oculta o sujeito que disserta, deu a entender que é expressão que comumente substitui o "Entendo que", "Eu acho que".

  • TUDO BEM QUE A D QUE ESTÁ CORRETA, PORÉM NÃO ENTENDI O ERRO DA "B"???

  • texto dissertativo:

    B

    a primeira pessoa do plural seja utilizada, evitando, deste modo, a subjetividade explícita do autor presente no texto. PERMITIDO. PODE SER USADA A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL SIM. É CERTO QUE NAO É O MAIS RECOMENDADO, MAS É PLENAMENTE POSSÍVEL FAZER ISSO.

    D

    as ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, utilizando, para isso, a ocultação do agente como em “É certo que” (3º§).

    GABARITO, POIS É PEDIDA A INCORRETA E DE FATO NAO É POSSÍVEL EM UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO DAR ESPACO PARA PESSOALIDADE, HÁ DE SE MANTER A IMPESSOALIDADE.

    DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO====> IMPESSOALIDADE


ID
2133625
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

O tipo textual apresentado tem por característica a apresentação e a defesa de uma ideia a respeito do tema abordado. Quanto à sua estruturação: proposição, argumentação e conclusão, é possível afirmar que em sua conclusão

Alternativas
Comentários
  • "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."

     

    De fato há uma retomada da tese defendida e (indiretamente) o autor apresenta uma proposta de solução para o problema discutido, qual seja, adotar políticas públicas que foquem na família desestruturada e vulnerável citada na argumentação do texto, para que haja mudança na vida dos jovens dessas famílias. 

    Gabarito: Letra A

  • Só complementando:

    A tese defendida é a de que a falta de uma família estruturada expõe os jovens à gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade. Na conclusão o autor não define essa tese através de uma afirmativa bem delimitada. Ele retoma a tese defendida e apresenta uma proposta de solução para o problema discutido: a adoção pelo Estado de políticas públicas sociais voltadas para tais famílias.

    Gabarito: Letra A

  • Essa é uma questão de lógica, pois, a conclusão em geral, é a própria retomada do que foi dito durante o desenvolvimento.

  • Por que não a alternativa C?

  • Porque não a letra C?

  • Letra A ,  Conclusão CertA!

  • Entendo que a letra C traz a incorreçao de afirmar que a TESE passa a ser definida de forma clara através de uma afirmativa bem delimitada. Na verdade, a conclusão deixa bem definidos a PROPOSTA e o ARGUMENTO

        

    TESE: A importância da família estruturada (que foi definida de forma clara no TÍTULO)

         

    ARGUMENTO: famílias desestruturadas contribuem para o aumento da criminalidade

         

    PROPOSTA: políticas públicas que foquem em famílias que não são bem estruturadas (chamadas pelo autor de "mais vulneráveis")

         

    Observe a conclusão: "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer (apresenta a PROPOSTA)a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade". (retoma o ARGUMENTO)

  • Acredito que a "c" esteja errada pois ela não delimita a afirmação. Não estabelece limites como em: projetos de vida (vários) e alternativas de lazer (várias). 

    Apesar de ter marcado a "c", entendi o erro dessa maneira.

     

  • Resposta entre "A" e "C", sendo que nesta última há um trecho que a derruba, qual seja: "uma Afirmativa". Na verdade há várias afirmativas na forma de soluções apresentadas na conclusão.

    GABARITO A

  • Gente, só psicólogo mesmo para resolver essa questão. Uma coisa é você pensando com seus referenciais, e outra com o pensamento do autor. Isso sem falar no pensamento da banca. Tripolaridade. Bom, vamos ao copy e paste da internet:

    Tese é um assunto, um tema, um objeto. É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”.

    Aqui está claro que é a importância da família estruturada. O 3º e 5º parágrafos trazem elementos que colaborariam para isso. Contudo, como fazê--lo? Via políticas públicas, último parágrafo. As alternativas A e C são muito parecidas. Da A não concordo que haja uma "retomada". O tema esteve sempre presente. Não houve um desvio. A C está mais completa: ela sintetiza, ela conclui o que já se espera. O parágrafo todo parece um mantra.  

  • Uma conclusão de uma dissertação é basicamente um desfecho coerente dos argumentos que foram defendidos no desenvolvimento na estrutura.

    No entanto o texto exposto em seu último parágrafo ao ser lido corrobora com a alternativa correta.

  • A retomada da tese fica clara em "E o que acontece com ESSA menina" o uso do conectivo deixa bem óbvio.

  • Pessol, percebam que banca deixa bem claro: na sua conclusão. Então. a resposta está na conclusão. Podem obserar,  que o autor realmente retoma alguns termos citados no texto para fazer sua conclusão. Quando ele menciona a expressão:¨¨ sem políticas búblicas¨, implicitamente ele já apreenta a solucão- políticas públicas-.

  • Na verdade a alternativa A extrapola o que é dito, pois não são soluções pois o autor nega estas medidas, mas ao contrário, delimita a tese através da exposição final que faz do tema. Dá pra ententer forçando que seria a letra A, mas fica dúbio, o correto seria a anulação da questão.

  • Não vejo solução.. o autor expóe o problema, fala algumas alernativas, mas o que ele enfatiza mesmo é o PROBLEMA!!!

  • Fui mais pela tipolologia textual: Dissertativo argumentativo. Sendo assim, na conclusão é obrigatória a retomada da tese. Percebo, também, que a  expressão "Sem políticas públicas" é a solução do autor para o problema, pois, pela lógica contextual, se substituíssemos por "Com políticas públicas" ficaria assim:

     

    "Com políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens NÃO continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."


ID
2133631
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias (RJ).
    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que havia bloqueado o serviço do WhatsApp em todo o país nesta terça-feira (19), determinando o restabelecimento imediato do funcionamento do aplicativo.
    O ministro argumenta que o bloqueio “não se mostra razoável” e gera “insegurança jurídica” a seus usuários. “A suspensão do serviço do aplicativo WhatsApp (...) parece-me violar o preceito fundamental da liberdade de expressão aqui indicado, bem como a legislação de regência sobre o tema. Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.
    Lewandowski não analisa o mérito do processo, em que a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza determinou que o Facebook, dono do aplicativo, revele o conteúdo de mensagens para uma investigação policial. Para o ministro, o tema constitui “matéria de alta complexidade técnica, a ser resolvida no julgamento do mérito da própria ação”.
(Bruno Boghossian. 19/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2016/07/lewandowski-cita-direitoliberdade-de-expressao-ao-suspender-bloqueio-do-whatsapp.html.)

“A __________________ do acento grave indicador de crase no título do texto se deve a dois fatores, a saber: ____________________________ e ____________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    obrigatoriedade / exigência de preposição (quem viola direito, ou quem tem direito... viola/tem direito a alguma coisa) / presença do artigo ‘a’ (devido ao substantivo liberdade, que aceita o artigo a)

  • CRASE É SEMPRE PREPOSIÇÃO a + ARTIGO a 

    SE É COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO ADNOMINAL POUCO IMPORTA.

  • Só complementando: ... direito à liberdade de expressão... Trata-se de um complemento nominal, está ligado a um substantivo e possui um valor passivo na frase, notem: o direito à liberdade foi violado pelo bloqueio do whatsap.

       

    O adjunto nominal sempre executará a ação, será o agente, terá valor ativo.

  • Questãozinha cretina! Pegadinha!!! Entre A e B....

     

    “Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski

     

    “A __________________ do acento grave indicador de crase no título do texto se deve a dois fatores, a saber: ____________________________ e ____________________________.”

     

    GABARITO: b) obrigatoriedade / exigência de preposição / presença do artigo ‘a’

     

    Não poderia ser a alternativa A porque a "facultatividade" não se deve a dois fatores, e sim, a um ou outro!

     

    Quem viola, viola algo/alguma coisa  = V.T.D. >> Viola o quê? = o direito  ( A quem? = a liberdade de expressao)

    viola o direito a + a liberdade de = viola direito à liberdade de expressão

  • QUESTÃO SIMPLES :)

    QUEM TEM DIREITO, TEM DIREITO A ALGUMA COISA, OU SEJA PEDE A PREPOSIÇÃO + A (ARTIGO ) DA PALAVRA LIBERDADE, OU SEJA A PALAVRA LIBERTADE PEDE UM ARTIGO ANTES.

    CRASE É SEMPRE PREPOSIÇÃO   A +  A  ARTIGO.

     

  • Resposta: B.
    Crase é a fusão de preposição "A" + artigo "A".

  • Existem casos de crase preposição + pronome demosntrativo.

    ex: Minha opinião não é igual à de todos.

  • ps: se liga na sacanagem da banca ao colocar um texto e exgir a resposta do título.

  • Casos em que a ocorrência da crase é FACULTATIVA

     

    Existem apenas três (3) casos:

     

    1 - Diante de nomes próprios femininos;

     

    2 - Diante de pronome possessivo feminino;

     

    3 - Depois da preposição até.

     

    Assim, eliminamos as letras "a" e "c". 

     

    O fenômeno da crase, que significa "fusão", ocorre por conta da junção de preposição + artigo. Logo, eliminamos a letra "d".

    Diante disso, ficamos apenas com a letra "b" que está de acordo com as conclusões supracitadas. Logo, ela deve ser assinalada como a correta.

     

    Gabarito letra (B)

  • Há a regência nominal da palavra "direito"---> direito a  (preposição)...  + a presença do artigo "a" da palavra liberdade.

  • Basta que façamos a pergunta: Quem tem direito, tem direito A, a palavra liberdade traz consigo o artigo A, logo ocorre a fusão que dá origem ao acento grave conhecido como CRASE.

  • VIDE    Q212554

     

    ACENTO GRAVE =   CRASE:        é o índice, o acento pelo qual se marca a existência da crase

     

     

     

    AMPLIANDO CONHECIMENTO:

     

    Não tem crase antes de VERBO      ( A PARTIR)

    Não usa a crase antes de ARTIGOS indefinidos.     (A UM)

    Não há crase antes de pronome.  (A ELA)

    NÃO há crase antes de pronome demonstrativo     (A ESSE)

    Não há crase antes de palavra masculina  (A PRAZO =   O PRAZO)

  • Com essa banca, quanto menos se procurar "pelo em ovo", melhor...

  • “Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski

     

    Quem viola direito, viola direito A alguma coisa + A liberdade de .... = A+A=À

     

    B- obrigatoriedade / exigência de preposição / presença do artigo ‘a’

  • Junção do artigo A mais a preposição A. Alem do mais, a palavra é feminina! Ponto final!

    Bons estudos!

     

     

  • Analisando o título do texto:

    Direito (exige a preposição "a". Quem tem direito, tem direito a alguma coisa) à liberdade (vem precedido do artigo definido "a").

    A (PREPOSIÇÃO) + A (ARTIGO DEFINIDO) = À

    GAB B

  • Crase

     

    - Termo regente  exige preposição “a” + termo regido tem que ser palavra feminina.

     

    1. Não se usa crase:

    a. Antes de: verbo, artigo indefinido, numeral,

    b. Entre palavras repetidas;

     

    2. Casos facultativos de crase:

    a. Antes de nome próprio feminino. Ex: Entreguei o envelope à/a Juliana.

    b. Antes de pronome possessivo feminino. Ex: Eu cedi lugar à/a minha prima.

    c.  Após a preposição até. Ex: Fui até à/a livraria.

     

    Dicas:

    -  Substitua o termo regido por uma palavra masculina , se o “a” virar “ao”, é uma crase.

    - “Senhora” é o único pronome de tratamento que aceita crase.

    - “A” no singular, palavra no plural, crase nem a pau.

    - Sempre há crase em expressões adverbiais femininas. Ex: à vontade, à direita, à espera de.

    - Vou à, volta DA = Há crase. |  Vou a, volto DE = Não há crase.

  • valeu tati


ID
2133637
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias (RJ).
    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que havia bloqueado o serviço do WhatsApp em todo o país nesta terça-feira (19), determinando o restabelecimento imediato do funcionamento do aplicativo.
    O ministro argumenta que o bloqueio “não se mostra razoável” e gera “insegurança jurídica” a seus usuários. “A suspensão do serviço do aplicativo WhatsApp (...) parece-me violar o preceito fundamental da liberdade de expressão aqui indicado, bem como a legislação de regência sobre o tema. Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.
    Lewandowski não analisa o mérito do processo, em que a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza determinou que o Facebook, dono do aplicativo, revele o conteúdo de mensagens para uma investigação policial. Para o ministro, o tema constitui “matéria de alta complexidade técnica, a ser resolvida no julgamento do mérito da própria ação”.
(Bruno Boghossian. 19/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2016/07/lewandowski-cita-direitoliberdade-de-expressao-ao-suspender-bloqueio-do-whatsapp.html.)

Em “[...] medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa [...]” (2º§) o termo destacado é utilizado de forma anafórica, estabelecendo retomada que tem como referente:

Alternativas
Comentários
  • Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.

     

    Retirando o pronome a frase fica assim: ...desproporcional ao motivo que deu causa.

    Aí você pergunta, deu causa a que?

    Deu causa ao bloqueio a todo território nacional.

    Resposta: letra B

  • Boa questão da banca... Pois coloca apenas um trecho da frase na pergunta, porém a resposta está no texto que não está transcrita na pergunta. Fazendo com que o "concurseiro preguiçoso" responda baseado-se somente no que foi colocado na pergunta... Engana muita gente..

     

    Dica: Leia sempre o contexuo. Vá até o texto... SEMPREEEE....

     

    Abraço.

  • Resposta: B.
    Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.

    Deu causa a ele. Quem ? Ao bloqueio do WhatssApp.

  • Errei a questão. "(...) ao motivo que lhe deu causa". Deu causa ao quê? Ao motivo desproporcional.

    Brrrrrrrrrrrrrrrr! ><

  • ANÁFORA - faz referência a termo anterior, que já foi citado.

    CATÁFORA - faz referência a um outro termo posterior, apresenta algo novo. 

  • O pronome relativo "que" retoma o substantivo e seus regidos(a extensão do bloqueio em todo território nacional - sujeito da oração principal). A oração subordinada introduzida pelo pronome relativo "que", que exerce a função de sujeito desta mesma oração(oração subordinada), repito, retoma o sujeito da oração principal.  "Causa do bloqueio: medida desproporcional ao motivo. Qual motivo? Em tese, uma investigação policial; consequência: o próprio bloqueio.Verbo dar: VTDI; dar algo a... Dar causa ao bloqueio. Causa - OD; ao bloqueio - OI. Finalmente, o pronome átono "LHE" exerce função sintática de Objeto Indireto, que é igual a BLOQUEIO.

    Espero ter ajudado!

  • Nunca mais errei esse tipo de questão quando gravei a relação abaixo:

    ANÁFÓRICO = ANTERIOR

    CATAFÓRICO = POSTERIOR

     

     

  • Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa (causa de que? do  bloqueio)”, escreveu o presidente da Corte.

  • Mas a extensão do bloqueio não é significa a mesma coisa que medida desproporcional no texto?

  • bloqueio; açao do verbo; o motivo da" zorra" toda!.. lhe retoma o bloqueio.

  • Milene C., exato, concordo com você.

    Porém, o enunciado pede o termo referente, que é "bloqueio".

    ;)

  • Concordo com o Fabrício Cunha,nunca leiam apenas o que a banca transcreveu,voltem sempre ao texto,as bancas adoram usar essa tática para pegar o "Cabra"ansioso,voltem ao texto e descubram quem foi o pivô do "furdunço"

  • GABARITO LETRA B DE BLOQUEIO.

  • Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa...

    Deu causa ao que? AO BLOQUEIO.

  • Deu causa a quem? a ele BLOQUEIO.

  •  CASO DE PRÓCLISE OBRIGATÓRIA  podem ser resumidos na palavra RINSAGEM” (processo mnemônico):

     

    R =  pronomes relativos (“O rapaz QUE me assaltou não parecia suspeito”).

     

    I  =  pronomes indefinidos, pronomes interrogativos (“Na natureza NADA se cria; TUDO setransforma”. “QUEM me vê assim, cantando, não sabe nada de mim”. “De todos estes livros, QUAL te agrada mais?”).

     

    N =  palavras ou expressões negativas (“NADA o assusta”. “NUNCA lhe deram escolha”. “NÃO me diga o que fazer”).

     

    S  =  pronomes substantivos e conjunções subordinativas (“Ele sabe QUE o convidaram, mas não irá à festa”).

     

    = advérbios (“QUANDO se deu conta da situação, já era tarde demais”. “AQUse faz, AQUI se paga”)

     

    GEM  =  verbo no gerúndio, precedido da preposição “em” (“Nesta terra, EM se PLANTANDO, tudo dá”).

     

     

     

       ANTES do verbo = PRÓCLISE

     


       DEPOIS do verbo = ÊNCLISE


      MEIO do verbo = MESÓCLISE

     

     

     

     

     

    VIDE  Q730442

     

    As palavras destacadas foram utilizadas com a finalidade de  retomar um termo expresso anteriormente. 

  • Em 90% das questões a resposta não é encontratada no trecho destacado.

  • Eu reescrevi a frase no meu caderno sem as papagaidas do texto e ficou assim:

    "A EXTENSÃO DO BLOQUEIO afigura medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa."

    .

     

    Do início ao fim do texto o Ministro está puto com a extensão  da medida. O bloqueio foi no país todo (inclusive no whats dele). Isso por causa de um caso de crime ocorrido lá em Duque de Caxias. Ficar sem whats doeu na vida virtual do cara, né?

    .

     

    Eu entendi: pode bloqueiar, mas no país todo, não! (vai bloqueiar da plebe, mas não inclua o meu)

    Ou seja, o LHE se refere a EXTENSÃO DO BLOQUEIO.

    .

    Teve gente que colocou: 90% das questões não está no trecho destacado. Sim! Não está nem nas opções!

  • GABARITO B 

     

  • Se lhe só pode ser referente a uma PESSOA, a questão não está incorreta?


ID
2133643
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Fernando Veloso, há diferentes aplicações em comunicação de dados, dentre eles: Coleta de dados, Entrada de dados, Distribuição de dados e Comutação de mensagens. A Coleta de dados requer em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Ao fim de cada período, cada terminal envia seu relatório de movimento ao computador central, havendo apenas circulação de dados.

    OBS: Provavelmente o edital desse concurso pediu essa bibliografia específica mas não posso afirmar.

    Portanto, gabarito letra A.

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=vZky5kkk6JEC&pg=PA160&lpg=PA160&dq=esta%C3%A7%C3%A3o+que+s%C3%A3o+realizadas+opera%C3%A7%C3%B5es+off+line+de+informatica+Coleta+de+dados.&source=bl&ots=IxLFdJ8-Mv&sig=H33k9s-vvK-YE1a1ZrogoBreiU4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjI9-j-i5nQAhUHC5AKHW67CQsQ6AEIGzAA#v=onepage&q=esta%C3%A7%C3%A3o%20que%20s%C3%A3o%20realizadas%20opera%C3%A7%C3%B5es%20off%20line%20de%20informatica%20Coleta%20de%20dados.&f=false

  • Pra que cobrar esse conteúdo em uma prova para psicológo?

  • EDITAL:

    NOÇÕES DE INFORMÁTICA (EXCETO PARA OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO)

    Conhecimentos básicos de microcomputadores PC–Hardware. Noções de Sistemas Operacionais. MS-DOS. Noções de sistemas de Windows. Noções do processador de texto MS - Word para Windows. Noções da planilha de cálculo MS- Excel. Noções básicas de Banco de dados. Comunicação de dados. Conceitos Gerais de Equipamentos e Operacionalização. Conceitos básicos de Internet.

  • A Coleta de dados requer em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Ao fim de cada período, cada terminal envia seu relatório de movimento ao computador central, havendo apenas circulação de dados.

  • a)

    Coleta de dados.

  • a) Coleta de dados.

  • Coitado do psicólogo.

  • Essa nem FREUD!

     

  • Tá FROIDA

  • Os dados enviados de um transmissor para um receptor, através do meio, só poderão estar disponíveis para uso, depois que forem coletados do meio.
    A Coleta de Dados é a aplicação que retira os dados que estão no meio de transmissão, armazenam localmente para utilização e disponibiliza para o receptor trabalhar.

    Gabarito: Letra A.


  • Os dados enviados de um transmissor para um receptor, através do meio, só poderão estar disponíveis para uso, depois que forem coletados do meio.

    A Coleta de Dados é a aplicação que retira os dados que estão no meio de transmissão, armazenam localmente para utilização e disponibiliza para o receptor trabalhar.

    Gabarito: Letra A.

  • Letra "A''


ID
2133646
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Fernando Nishimura, explica essa pra nós, por favor!  =)

  • O gabarito é a letra A. 

     

    Esquema: descrição (textual ou gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados

    Instância: conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo.

     

  • Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 

    a) esquema / instância

  • A prova inteira de informática para Psicólogos evidencia o quanto  a CONSULPLAN se preocupou em selecionar Psicólogos bons...em informática.

  • Lembrei que instância sifnifica instante e fui por eliminação mesmo.

  • Daí vc fica 5 anos na faculdade de análise de sistemas e ainda sai sem ver tudo de banco de dados. Palhaçada cobrar isso!!

  • a) esquema / instância

  • Tomei no rex

  • oi ?

  • Gabarito: A

     

    O esquema é a definição da estrutura do modelo e a instância se refere aos dados armazenados em um esquema em um momento do tempo.

     

    O interessante é isso ser cobrado em uma prova para o cargo de Psicólogo.

  • Essa dava pra resolver pela lógica.


ID
2133652
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um sistema operacional, no geral, tem como funções: o gerenciamento de processos, o gerenciamento de memória, o sistema de arquivos e a entrada e saída de dados. Independente do sistema operacional utilizado, essas funções são executadas. Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação ao seu projeto, ou seja, a arquitetura quanto ao gerenciamento de processos e ao número de usuários que podem utilizar o sistema simultaneamente. Sobre a classificação dos sistemas operacionais, assinale A (Arquitetura) e P (Processos) nos sistemas apresentados a seguir
( ) Sistema em camadas.
( ) Monitor de máquinas virtuais.
( ) Multiprogramação.
( ) Micronúcleo.
( ) Multitarefa.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Arquiteturas do SO

     

    Monolítica

    De camadas

    Máquina Virtual

    Microkernel/Micronúcleo

  • AHHHHH ENTENDI FOI NADA!!!

  • Essa prova era pra psicólogo ou para TI?

  • Letra  C

    Sistema em camadas               ----> Arquitetura
    Monitor de máquinas virtuais.   ----> Arquitetura
    Multiprogramação.                    ----> Processo
    Micronúcleo.                             ----> Arquitetura
    Multitarefa.                                ----> Processo

     

  • na minha opinião, acho que a CONSULPLAN exagera nas questões. =/

  • Coitados dos piscologos....
    Em todo caso, bastava saber a última, "Multitarefa" que era processo. para acertar. Pois a multitarefa tem relação com o "Como" o S.O trabalha com vários aplicativos ao mesmo tempo.

    Exemplo:
    DOS: Processo monotarefa.
    Windows: Processo multitarefa.


    MENOS consulplan... bem menos...

  • Coitado dos psicólogos mesmo. Essa foi pra Professor da área errar. oaheoeao..

  • MENOS CONSULPLAN...essa prova é pra arquiteto de software? 

  • SISTEMA EM CAMADAS = ARQUITETURA

     

    MONITOR DE MAQUINAS VIRTUAIS = ARQUITETURA

     

    MULTIPROGRAMAÇÃO = PROCESSOS

     

    MICRONUCLEO = ARQUITETURA

     

    MULTITAREFA = PROCESSO  -  WINDOWS

     

    MONOTAREFA = DOS -

     

     

  • Piscologo nenhum acerta essa...

  • Boa noite,

     

    Fica a dica para quem for fazer Oficial de apoio judicial e Oficial da infância e da juventurde para o TJMG, serão 15 questões de informática da consulplan hehehe essa banca vem de sola na informática.

     

    Bons estudos

  • Não fazia ideia do que se tratava a questão, porém consegui relacionar a opção "multitarefas" como sendo de "processos". Pensei pelo Microsoft Windows, onde o "gerenciador de tarefas" exibe quais os "processos" que estão sendo executados.

  • c) A, A, P, A, P.

  • A arquitetura monolítica pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável, onde os módulos podem interagir livremente.

     

    Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis sobrepostos. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores. A vantagem da estruturação em camadas é isolar as funções do sistema operacional, facilitando sua manutenção e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos de acesso, protegendo as camadas mais internas. Uma desvantagem para o modelo de camadas é o desempenho. Cada nova camada implica em uma mudança no modo de acesso.

     

    Além de permitir a convivência de sistemas operacionais diferentes no mesmo computador, a vantagem desse modelo é criar um isolamento total entre cada VM, oferecendo grande segurança para cada máquina virtual.

  • Essa é pra enlouquecer cachorro doido!

     

  • Consulplan sendo sem noção, qual a novidade?

  • Isso é desvio de função do servidor público.

    Como que o psicólogo vai trabalhar como TI também? haha

  • A única opção que eu tinha certeza era MICRONÚCLEO como característica de ARQUITETURA e apenas a letra C tem a apção XXXAX. Isto é, letra C = A,A,P,A,P


ID
2133658
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O processador, também conhecido como CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento) é o coração do computador, e o responsável por executar todas as instruções dentro dele, que só entende a linguagem binária, ou seja, tudo o que é digitado nele é convertido para a linguagem binária, 0 e 1. A CPU tem dois componentes fundamentais, que são a base de toda execução de instruções e operações executadas no computador. Assinale-os.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. O processador é formado pela unidade de controle (que controla as operações realizadas), pela unidade de registradores (que armazena os valores das variáveis e os resultados das operações) e pela unidade lógico aritmética (que efetivamente realiza o cálculo).

  • Obrigada pelo comentário...não sei nada de informática e não tem nenhum comentário ou aula de professor nessas questões que me parecem bem básicas, mas pra quem não sabe qq conteúdo apresentado já ajuda na compreensão...valeu Fernando.

     

  • essa questão está muito estranha. 

    O gabarito informa como correta a letra C.

    Mas, pesquisando na net aparece como componetes da CPU: 

    A Unidade Central de Processamento ou Processador (CPU), inclui duas unidades: a Unidade de Controle (UC) e a Unidade de Lógica e Aritmética (ULA).

    Não tem nenhuma Seção de controle. 

    fonte: http://www.di.ufpb.br/raimundo/ArqDI/Arq2.htm

     

  • UC (Unidade de Controle)----> Controla o fluxo de dados.

    ULA (Unidade Lógica Aritmética) -----> Realiza cálculos matemáticos;

    REGISTRADORES ------->  Armazena os dados do processador

    Gabarito C

    #Rumo a Posse!

     

  • A banca usou Seção de Controle como sinônimo para Unidade de Controle, que á nomenclatura usada na área. Essa tradução vem do inglês (Control Unit). Mas agora sabemos que pode aparecer qualquer um dos dois termos.

    O gabarito é a letra C. 

  • Mas o comando da questão chamar o CPU de coração do computador é difícil de aceitar ou entender. O CPU tem uma função semelhante ao cérebro humano, não ao coração!

  • É serio que você está questionando isso, Abayomi Felix?  ¬¬
    Me ajuda ae né, isso não interfere em nada a resposta da questão.

  •  

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Letra C. O processador é formado pela unidade de controle (que controla as operações realizadas), pela unidade de registradores (que armazena os valores das variáveis e os resultados das operações) e pela unidade lógico aritmética (que efetivamente realiza o cálculo)

  • Note que a banca tenta colocar um certo pânico no candidato que só decora a matéria. Vejamos:

     

    Quando ela fala em "execução de instruções", devemos logo racionar que alguém deve executar alguma tarefa instrutiva. Ora, se as informações chegam convertidas em números binários, então devemos saber que alguém irá processar estas informações. Logo, lembramos da (ULA - Unidade Lógica e Aritimética). Já quando ela fala em "operações executadas", devemos lembrar que alguém irá fiscalizar, controlar o que foi feito pela ULA. Ela usou o termo "seção" ao invés do termo "Unidade de Controle". Note que "seção" com (ç) é de Unidade, setor, departamento...para o candidato que só decorou as siglas, fica um pouco difícil identificar os pequenos detalhes que a banca trouxe como fator complicador.

     

    ULA recebe e processa as operações realizadas;

    UC fiscaliza, controla as operações realizadas.

  • PROFISSÃO:    PSICÓLOGO e PROGRAMADOR...

     

    VIDE   Q803356     Q805214

     

     

    CPU é a sigla inglesa de "Central Processing Unit”, ou "Unidade Central de Processamento” em português. Ela recebe este nome porque, de fato, é onde todas as operações do computador são processadas

     

     CPU = PROCESSADOR         unidade lógica e aritmética + seção de controle

     

    -   Placa mãe, a principal placa do computador. Aliás, pode-se dizer rapidamente que a placa mãe é o próprio computador. Se você conectar essa placa mãe a um monitor, um teclado, um mouse, um disco rígido, uma fonte de energia e uma memória RAM, você já tem um computador. Nem precisa de gabinete. O gabinete é só mesmo para deixar as coisas mais organizadas.

     

     

    -   Memória RAM, a memória principal do nosso computador. De baixa capacidade, alta velocidade e alto custo de produção. É volátil (quando o computador é desligado ou reiniciado, o seu conteúdo é apagado). Seu conteúdo: tudo o que está aberto.

     

    -  Disco rígido. A maior memória do computador. Seu substituto é o SSD. Só que o SSD ainda é caro demais, por isso os computadores ainda vem com o disco rígido para ficarem mais baratos ao consumidor final.

     

     

     

  • Dois componentes fundamentais da CPU:

    ULA (Unidade Lógica e Aritmética) - Realiza cálculos.

    UNIDADE DE CONTROLE - Coordena a comunicação da CPU com componentes externos dela.

  • Anderson, existe a unidade e a seção. A seção de controle é formada  pela Unidade de Controle (UC) e pelo registrador de instrução (IR).

     

  • Algum psicólogo foi aprovado nesse concurso? kkkk

  • O cara que fez essa prova de INFO para os psicólogos fumou um antes... Né POSSIBLE!

     

  • A banca usou Seção de Controle como sinônimo para Unidade de Controle, que á nomenclatura usada na área. Essa tradução vem do inglês (Control Unit). Mas agora sabemos que pode aparecer qualquer um dos dois termos.

    O gabarito é a letra C. 

    CPU é a sigla inglesa de "Central Processing Unit”, ou "Unidade Central de Processamento” em português. Ela recebe este nome porque, de fato, é onde todas as operações do computador são processadas

     

     CPU = PROCESSADOR         unidade lógica e aritmética + seção de controle

     

    -   Placa mãe, a principal placa do computador.

    Aliás, pode-se dizer rapidamente que a placa mãe é o próprio computador???

    Se você conectar essa 1 placa mãe a um 2 monitor, um 3 teclado, um 4 mouse, um 5 disco rígido, uma 6 fonte de energia e uma memória7  RAM, você já tem um computador.??????????????????? ERRADO, FALTOU O PROCESSADOR QUE NÃO INCLUSO NA PLACA-MÃE.

    Nem precisa de gabinete. O gabinete é só mesmo para deixar as coisas mais organizadas.

     

    -   Memórias RAM E ROM desempenham a função de memória principal do nosso computador. RAM de baixa capacidade, alta velocidade e alto custo de produção. É volátil (quando o computador é desligado ou reiniciado, o seu conteúdo é apagado). Seu conteúdo: tudo o que está aberto.

     

    -  Disco rígido. A maior memória do computador. Seu substituto é o SSD. Só que o SSD ainda é caro demais, por isso os computadores ainda vem com o disco rígido para ficarem mais baratos ao consumidor final.

  • O processador tem dois componentes fundamentais:

    1 - Unidade Lógica e Aritmética - realiza o processamento propriamente dito, os cálculos matemáticos;

    2 - Unidade de Controle - coordena a comunicação do processador com os outros elementos do computador (memórias, disco, etc.)

    No caso, a banca chamou Unidade de Controle de "Seção de Controle"

    Resposta certa, alternativa c).


ID
2133664
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS-DOS (Microsoft Disk Operation System – Sistema Operacional de Disco) foi um dos primeiros sistemas operacionais da Microsoft. Não tem Interface Gráfica, mas muitos de seus comandos ainda são utilizados até hoje pelo Prompt de Comandos dos sistemas Windows. A Interface Gráfica facilita o trabalho em um computador pelas facilidades e agilidades que proporciona. Com o uso da Interface Gráfica, para saber o conteúdo de uma pasta (diretório), basta fazer uso do mouse ou de uma sequência de teclas, e se consegue ver o conteúdo da pasta. Com o MS-DOS, para saber o conteúdo de uma pasta é necessária a utilização do comando DIR, que mostra todos os arquivos e pastas de um diretório e busca arquivos em um drive especificado. Sua sintaxe é: dir [drive:\][caminho\] arquivo(s) [opções] (Os colchetes são apenas ilustrativos). Assinale a alternativa que apresenta o comando completo para mostrar apenas as informações básicas de uma pasta.

Alternativas
Comentários
  • Nenhum dos comandos funcionaria com a barra invertida.

    Deveria ser dir /b (porque a barra normal significa opção, enquanto que a barra invertida significa diretório)

  • DIR

    Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório. Essa instrução pode conter alguns parâmetros, entre eles:

    /P - lista o diretório com pausas para quando a quantidade de arquivos é grande o suficiente para que não possa ser exibida de uma só vez na tela;

    /W - lista o diretório organizando a visualização na horizontal;

    /S - exibe não só o conteúdo do diretório atual como também o conteúdo das pastas deste;

    /? - use essa instrução para conhecer todos o parâmetros do comando dir.

    O comando dir também poder apresentar três informações bastante importantes depois de listar o conteúdo da pasta: o número de arquivos contidos no diretório corrente, o espaço em disco ocupado por estes arquivos e o espa�o disponível no disco.

    fonte: http://www.infowester.com/tutdos.php

  • outros comandos com o DIR: 

    /A         Exibe arquivos com atributos especificados.
      atributos   D  Pastas                R  Arquivos somente leitura
                  H  Arquivos ocultos      A  Arquivos prontos para arquivamento
                  S  Arquivos de sistema   -  Prefixo significando negação
      /B         Usa formatação básica (sem informações de cabeçalho ou resumo).
      /C         Exibe o separador de milhar em tamanhos de arquivos. É o
                 padrão.  Use /-C para desativar a exibição do separador.
      /D         O mesmo que amplo, mas os arquivos são classificados na lista
                 por coluna.
      /L         Usa letras minúsculas.
      /N         Novo formato de lista longo onde os nomes de arquivos estão
                 à extrema direita.
      /O         Lista por arquivos na ordem classificada.
      ordem_de_classificação
                  N  Por nome                   S Por tamanho 
                  E  Por extensão               Por data/hora
                  G  Grupos de pastas primeiro  Prefixo para inverter a ordem
      /P         Pausa após cada tela de informações.
      /Q         Exibe o proprietário do arquivo.
      /        Exibe os arquivos na pasta especificada e todas as subpastas
                 especificadas.
      /T         Controla qual campo de tempo é exibido ou usado na
                 classificação
      campo_de_tempo  C  Criação
                      A  Último acesso
                      W  Última gravação
      /W          Usa o formato de lista amplo.
      /X          Exibe os nomes curtos gerados para nomes de arquivos
                  diferentes do formato 8.3. O formato é o do /N com o nome
                  curto inserido antes do nome longo. Se nenhum nome curto
                  estiver presente, serão exibidos espaços no seu lugar.
      /4          Exibe anos de quatro dígitos

    fonte: https://sites.google.com/site/mhbbcmd/comandos-prompt/dir

  • Complementando os comentários, o gabarito é a letra A (dir /b). 

  • Coitado dos psicólogos que fizeram essa prova.... dificílima

  • Essa prova já é o teste psicológico deles! rs

  • De 5 acertei 4 dessa prova, porém, não fiz nada com certeza. Essa prova foi ponto fora da curva. Loucura!

  • Com essas barras aí não tem resposta. A barra que deveria ser usada nas alternativas é: /
    Resposta: dir /b

  • PALHAÇADA!!!

    A PROVA FOI P PSICÓLOGO OU TI???

  • Não passou um piscologo nessa prova 

  • Na boa... sakanagem essas questões para Pscicólogos!

  • outros comandos com o DIR: 

    /A         Exibe arquivos com atributos especificados.
      atributos   D  Pastas                R  Arquivos somente leitura
                  H  Arquivos ocultos      A  Arquivos prontos para arquivamento
                  S  Arquivos de sistema   -  Prefixo significando negação
      /B         Usa formatação básica (sem informações de cabeçalho ou resumo).
      /C         Exibe o separador de milhar em tamanhos de arquivos. É o
                 padrão.  Use /-C para desativar a exibição do separador.
      /D         O mesmo que amplo, mas os arquivos são classificados na lista
                 por coluna.
      /L         Usa letras minúsculas.
      /N         Novo formato de lista longo onde os nomes de arquivos estão
                 à extrema direita.
      /O         Lista por arquivos na ordem classificada.
      ordem_de_classificação
                  N  Por nome                   S Por tamanho 
                  E  Por extensão               Por data/hora
                  G  Grupos de pastas primeiro  Prefixo para inverter a ordem
      /P         Pausa após cada tela de informações.
      /Q         Exibe o proprietário do arquivo.
      /        Exibe os arquivos na pasta especificada e todas as subpastas
                 especificadas.
      /T         Controla qual campo de tempo é exibido ou usado na
                 classificação
      campo_de_tempo  C  Criação
                      A  Último acesso
                      W  Última gravação
      /W          Usa o formato de lista amplo.
      /X          Exibe os nomes curtos gerados para nomes de arquivos
                  diferentes do formato 8.3. O formato é o do /N com o nome
                  curto inserido antes do nome longo. Se nenhum nome curto
                  estiver presente, serão exibidos espaços no seu lugar.
      /4          Exibe anos de quatro dígitos

    fonte: https://sites.google.com/site/mhbbcmd/comandos-prompt/dir

  • Não entendo nada desta merda mas pensei que B, seria de "basic" ... Gab --> A

     

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Nenhum dos comandos funcionaria com a barra invertida.

    Deveria ser dir /b (porque a barra normal significa opção, enquanto que a barra invertida significa diretório)

  • Rapaz, isso tá dentro do assunto de sistema operacional Windows em noções de informática mesmo? Estou estudando para o TRE RJ, que será com a Consulplan, e estou um pouco assustada.

  • Se o comando DIR for utilizado sem nenhum parâmetro irá apenas mostrar a lista de pastas e arquivos do diretório atual. Mas, se quisermos verificar um diretório específico devemos digitar a unidade de disco, depois a pasta ou até mesmo o arquivo específico.

    /b - Mostra uma lista sem detalhes, apenas com o nome dos arquivos e pastas.

    /L - Mostra todos os nomes de pastas e arquivos com letras minúsculas.

    /x - Mostra uma coluna com nomes curtos gerados pelo DOS no formato de arquivos antigos 8.3 (nomes de arquivos com 8 letras e extensões com 3). Se o arquivo ou pasta não possuir mais de 8 caracteres, seu próprio nome será utilizado, caso contrário, um novo nome com seis caracteres iniciais e um número separado por til (~) será apresentado.

    /p - Quebrar a exibição em partes caso o conteúdo seja muito extenso.

    /w e /d - Esses parâmetros organizam a lista em forma de bloco. /w irá ordenar um do lado do outro, enquanto /d irá ordenar um abaixo do outro.

    /a - Determina os atributos a serem listados. Usamos dois pontos para determinar tais atributos.

    /o - Ordena a lista de arquivos em ordem alfabética. Este parâmetro também aceita propriedades específicas como o parâmetro /a.

    PMCE 2021


ID
2133670
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“É um serviço vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), constituído por serviços ambulatoriais de alta complexidade e elevado custo.” Trata-se do serviço de atenção

Alternativas
Comentários
  • Bo@ noite, coleguinha@s!

     

     

    ATENÇÃO PRIMÁRIA: é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade feito nos hospitais.

     

     

     ATENÇÃO SECUNDÁRIA: é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.

     

     

    ATENÇÃO TERCIÁRIA OU ALTA COMPLEXIDADE: designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, parto de alto risco, traumato-ortopedia, neurocirurgia, diálise (para pacientes com doença renal crônica), otologia (para o tratamento de doenças no aparelho auditivo).

     

    Envolve ainda a assistência em cirurgia reparadora (de mutilações, traumas ou queimaduras graves), cirurgia bariátrica (para os casos de obesidade mórbida), cirurgia reprodutiva, reprodução assistida, genética clínica, terapia nutricional, distrofia muscular progressiva, osteogênese imperfeita (doença genética que provoca a fragilidade dos ossos) e fibrose cística (doença genética que acomete vários órgãos do corpo causando deficiências progressivas).

     


ID
2133676
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A redistribuição das responsabilidades quanto as ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo é um princípio de organização do SUS denominado:

Alternativas
Comentários
  • A descentralização permite a divisão de responsabilidades entre os governos federal, estadual e municipal, representados por níveis de gestão distintos.

    gabarito D


ID
2133682
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A participação popular junto ao SUS deve se dar via Conselhos de Saúde com representação partidária de:
I. Usuários do SUS.
II. Profissionais de saúde que atuam no SUS.
III. Representantes governamentais.
Estão corretas as alternativas


Alternativas
Comentários
  • Não é PARTIDÁRIA não, é PARITÁRIA --'

  • REPRESENTAÇÃO  PARITÁRIA

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • Que questão mais absurda. Participação partidária? PARTICIPAÇÃO PARITÁRIA. O pior são os comentários da professora... 

    DEVERIA SER ANULADA!

  • Art. 2º § 2º - O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por:

    - representantes do governo

    - prestadores de serviço

    - profissionais da saúde

    - usuários 

    Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituido em cada esfera do governo. 

  • Onde diz na Lei que são 'profissionais da saúde QUE ATUAM NO SUS'? Não encontrei...

    Acredito que o gabarito não está certo... Segunda alternativa errada.

  • Paritária em relação aos usuários somente. os outros 50% ficam divididos entre profissionais da saúde (25%) e os outros 25% entre representantes do governo e prestadores de serviço. Nem tem onde marcar ai nessas opções.

  • QUESTÃO PASSIVEL DE RECURSO, OS FUNCIONÁRIOS NAO PRECISAM, NECESSARIAMENTE, ATUAREM SOMENTE NO SUS.


ID
2133688
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva.” A descrição anterior se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, vigilância epidemiológica. Fundamento:

    Art.6. § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

     

     

    FONTE: LEI 8.080/90

  • Falou em detecção e prevenção de mudanças é epidemiológico


ID
2133694
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O elevado poder de transmissão de uma doença, através de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob risco a saúde coletiva é um critério importante para sua notificação e é definido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica.7ª edição.Brasília - DF.2009

     

     

    Magnitude – aplicável a doenças de elevada frequência, que afetam grandes contingentes populacionais e se traduzem por altas taxas de incidência, prevalência, mortalidade e anos potenciais de vida perdidos.

     

    Potencial de disseminação – representado pelo elevado poder de transmissão da doença, através de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob risco a saúde coletiva.

     

    Vulnerabilidade – medida pela disponibilidade concreta de instrumentos específicos de prevenção e controle da doença, propiciando a atuação efetiva dos serviços de saúde sobre indivíduos e coletividades.

     

    Transcendência – expressa-se por características subsidiárias que conferem relevância especial à doença ou agravo, destacando-se: severidade, medida por taxas de letalidade, de hospitalização e de sequelas; relevância social, avaliada, subjetivamente, pelo valor imputado pela sociedade à ocorrência da doença, e que se manifesta pela sensação de medo, de repulsa ou de indignação; e relevância econômica, avaliada por prejuízos decorrentes de restrições comerciais, redução da força de trabalho, absenteísmo escolar e laboral, custos assistenciais e previdenciários, entre outros.


ID
2133700
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É um tipo de dinâmica de disseminação de doença, a qual atinge uma pequena área geográfica delimitada ou população institucionalizada (creches, escolas etc). Essa dinâmica é caracterizada como

Alternativas
Comentários
  • *Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades..

    *Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue. 

    *Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.  A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. 

    *Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil. 

  • Comentário monstro irmão. Obrigado !!


ID
2133706
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É uma doença endêmica em algumas áreas do Brasil cujo controle se dá com vigilância em animais reservatórios (como os cães) e controle do vetor, popularmente conhecido como mosquito palha. Essas são consideradas medidas de controle da:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D, Leishmaniose cutânea e visceral, doença causada pelo protozoário Leishmania donovani, cujo vetor biológico são os mosquitos dípteros Lutzomyia longipalpis. Tem como reservatório natural os cães, nas áreas urbanas.

  • Os vetores

    da LTA são insetos denominados flebotomíneos, pertencentes à ordem Diptera, família

    Psychodidae, subfamília Phlebotominae, gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente como mosquito

    palha, tatuquira, birigui, entre outros, dependendo da localização geográfica.

    Reservatórios

    várias espécies de animais silvestres (roedores, masurpiais, edentados e canídeos silvestres), sinantrópicos

    (roedores) e domésticos (canídeos, felídeos e equídeos). Com relação a esses últimos, seu papel na manutenção

    do parasito no meio ambiente ainda não foi esclarecido.


ID
2133712
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Sabe-se que em uma determinada área houve um problema de drenagem urbana e, consequentemente, uma grande inundação, que resultou em 50 casos de leptospirose e 5 pessoas foram a óbito por essa doença.” A partir desses dados, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo do cálculo da incidência Durante o ano de 1996 foram identificados 300 casos novos de hanseníase no município X, dos quais 20 receberam alta no mesmo ano. Em 31 de dezembro de 1996 estavam registrados 450 pacientes no programa de controle dessa doença, 170 dos quais haviam sido identificados no ano anterior e até o final de 1996 não haviam recebido alta. Tais informações não acrescentam muito ao conhecimento sobre a hanseníase no município X, pois não sabemos o tamanho de sua população e, portanto, a dimensão da população exposta ao risco de adoecer. Por esse motivo, as medidas de freqüência devem estar relacionadas a uma população de referência. Digamos que a população do município X esteja estimada para 1º de julho de 1996 em 354.250 habitantes. Nesse caso, a incidência pode ser calculada da seguinte forma: Incidência*= 300 x 100.000 = 84,6 por 100.000 habitantes http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/03_02_02.html
  • Dentre as alternativas apresentadas, aquela em que é possível fazer o cálculo é apenas a de letalidade (LETRA C), já que precisamos dos dados relativos a quantidade de casos da doença e quantidade de óbitos causados por ela.

     

    Ex: 50 casos da doença; 5 mortes causadas por ela.

    FÓRMULA: total de mortes (5) dividido por total de casos (50) vezes 100 = 10%


ID
2133718
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei nº 8080 de 1990 aborda os objetivos e as atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), que compreendem:
I. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
III. A formulação de política de saúde.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra A

     

    Lei 8.080/90

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

  • Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

  • ART 5º - SÃO OBJETIVOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS:

    I - A IDENTIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS FATORES CONDICIONANTES E DETERMINANTES DA SAÚDE;

    II - A FORMULAÇÃO DE POLÍCITA DE SAÚDE DESTINADA A PROMOVER, NOS CAMPOS ECONÔMICO E SOCIAL, A OBSERVÂNCIA DO DISPOSTO NO PARAGRÁFO 1º DO ART. 2º DESTA LEI;

    III - A ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS POR INTERMÉDIO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO,PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃODA SAÚDE, COM REALIZAÇÃO INTEGRADA DA AÇÕES ASSISTENCIAIS E DAS ATIVIDADES PREVENTIVAS.

    ART 2º/PARAGRÁFO 1º - O DEVER DO ESTADO DE GARANTIR A SAÚDE CONSISTE NA FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE VISEM À REDUÇÃO DE RISCOS DE DOENÇAS E DE OUTROS AGRAVOS E NO ESTABELECIMENTO DE CONDIÇÕES QUE ASSEGUREM ACESSO UNIVERSALE IGUALITÁRIO ÀS AÇÕES E SERVIÇOS PARA SUA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO.

     

    GAB: A

  • Pense na lógica: Identificar algo, formular algo, assistir algo(mesmo que executar) = objetivos do SUS

  • COMENTÁRIOS

    Estes são os OBJETIVOS do SUS, veja no art: 5º da lei 8080.

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

    RESPOSTA: A.

     


ID
2133724
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A fim de efetuar um levantamento sobre mortalidade geral no município é necessário calcular alguns indicadores.” Para a montagem dos coeficientes de mortalidade geral e de causas específicas, o número de óbitos é dividido por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B:
                                      Número total de óbitos
                  TMG = ----------------------------------------------- x 1000
                                             População total

    TMG = Taxa de mortalidade geral

     

    TAXAS DE MORTALIDADE ESPECÍFICAS:  as mais comumente utilizadas são: por sexo, faixa etária e causa de óbito.

                           Nº de óbitos em um sexo determinado
         TMEsexo = --------------------------------------------------------- x 10n
                              População do mesmo sexo determinado

                                Nº de óbitos em uma faixa etária determinada
         TMEfaixa etária = -------------------------------------------------- x 10n
                                  Pop. da mesma faixa etária determinada

                             Nº de óbitos por uma causa determinada
         TMEcausa = -------------------------------------------------------- x 10n
                                           População total sob risco*
     

    FONTE: http://www.uff.br/e-pid/taxmortespecificas.htm

     

     


ID
2133730
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Subjacente a todo o pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda experiência mental. Ele esperava o tempo em que todos os fenômenos mentais pudessem ser explicados com referência direta à fisiologia do cérebro. Freud sentia que seu próprio trabalho era frequentemente apenas descritivo e que seria superado por pesquisas aperfeiçoadas em neurologia. A partir desse ponto, começaram a surgir os principais conceitos fundamentais de seus estudos; assinale-os. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Achei essa questão muito mal formulada,Pede os principais conceitos, em todas alternativas há os principais conceitos.Contudo a divisão feita, pela autora da questão, está equivocada, pois divide em tópicos distintos libido, catexia, instintos e pulsões.Sendo que catexia é um termo subjacente às pulsões e instintos, assim como a libido.Além do mais, para haver uma alternativa completa deveria ter as fases psicossexuais, que não cosnta em nenhuma alternativa.

    O trabalho de Freud nasceu das disciplinas especializadas de Neurologia e Psiquiatria, propondo uma concepção de personalidade.Desde o início Freud foi influenciado pela concepção das origens biológicas da consciência, o seu primeiro contato, dessa corrente, foi com Ernst Brucke.Subjacente a todo pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpoé a fonte básica de toda experiência mental.Ele esperava o tempo em que todos fenômenos mentais pudessem ser explicado com referência direta à fisiologia do cérebro.Seus principais conceitos foram, 1- Determinismo  Psíquico:"nada acorre ao acaso, há uma causa para cada pensamento"; 2-Consciente, Pré-consciente e Incosciente:mecanismo da consciência; 3-Pulsões e instintos:suprema(s) causa de todas atividades.Satisfação e gratificação.A libido e a Energia Agressiva são classificados como instintos geraise cada um tem uma fonte de energia em separado: libido(instintos de vida) e Energia Agressiva(instintos de morte), Catexia:energia libidinal investida;4-Estrutura de Personalidade(Id, Ego e Super-ego); Fases Psicossexuais do Desenvolvimento(Oral,Anal e Fálica).

  • Eu errei essa questão. 

    Mas relendo, acho que a letra D está correta porque é a mais completa. 

    Isso não quer dizer que as outras estejam erradas. 

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Tive dúvidas sobre o "determinismo psíquico" ser esclarecido, discernido e revelado desde o início das formulações fundamentais da psicanálise freudiana. Mas é bom saber.

  • Principais Conceitos:

    1 - Determinismo  Psíquico:"nada acorre ao acaso, há uma causa para cada pensamento";

    2 - Consciente, Pré-consciente e Incosciente: mecanismo da consciência;

    3 - Pulsões e instintos: suprema(s) causa de todas atividades.Satisfação e gratificação. A libido e a Energia Agressiva são classificados como instintos geraise cada um tem uma fonte de energia em separado: libido (instintos de vida) e Energia Agressiva (instintos de morte), Catexia: energia libidinal investida;

    4 - Estrutura de Personalidade (Id, Ego e Superego); 

  •  

    De acordo com Zimmerman:

    1) Teoria do trauma - determinismo psiquico

    2) Teoria topográfica - primeira tópica (consciente, pré-consciente, inconsciente)

    3) Teoria estrutural - segunda tópica (id, ego, supergo) 

  • James Fadiman e Robert Frager, em seu livro Teorias da Personalidade, de 1986, Capítulo I, Sigmund Freud e a Psicanálise, nos apresenta os principais conceitos da teoria psicanalítica freudiana:

    - Determinismo Psíquico: não há nenhuma descontinuidade na vida mental, nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam.

    - Consciente, Pré-consciente, Inconsciente: o consciente é somente uma pequena parte da mente, inclui tudo do que estamos cientes num dado momento; o inconsciente detém os elementos instintivos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência, além do material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido ou perdido, mas não lhe é permitido ser lembrado; e o pré-consciente é uma parte do inconsciente que pode tomar-se consciente com faculdade, porções da memória que são acessíveis, lembranças de que a consciência precisa para desempenhar suas funções.

    - Pulsões ou Instintos: são pressões que dirigem um organismo para fins particulares; não são complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas seus equivalentes nas pessoas; são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação. Freud desenvolveu os instintos básicos como duas forças opostas – a sexual (ou, de modo geral, a erótica, fisicamente gratificante), mais conhecida como Libido, e a agressiva ou destrutiva.


    - Libido: da palavra latina para "desejo" ou "anseio", é a energia aproveitável para os instintos de vida.


    - Catexia: processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada a ou investida na representação mental de uma pessoa, ideia ou coisa. A libido que foi catexizada perde sua mobilidade original e não pode mais se mover em direção a novos objetos. Está enraizada em qualquer parte da psique que a atraiu e segurou.

    - Estrutura da Personalidade: estruturação da personalidade em três componentes básicos da Psique – o id, o ego e o superego.


    GABARITO: D

  • Há uma pegadinha maldosa na questão, considerando que "estrutura" (elementos formais) é diferente "ESTRUTURA", este termo se referindo a um movimento científico, o Estruturalismo, integrado por Lévi Strauss, Saussure, Jackobson e por aí vai...

  • Nada de pulsões OU instintos, examinador. São conceitos diferentes --'

    O correto seria ter utilizado o conector "E"...


ID
2133736
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“De acordo com a Psicanálise Freudiana, podemos afirmar que à medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação e as áreas físicas de gratificação são os elementos básicos das fases de desenvolvimento. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal. Estas seriam as fases psicossexuais do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.” Com base na afirmação anterior, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Freud teorizou que o estágio fálico se desenvolvia entre a idade de 3 e 6 anos.

  • A fase fálica

    Faixa etária: 3 a 6 anos

    Zona erógena: Genitais

    Durante a fase fálica, o foco principal da libido é sobre os órgãos genitais. Nessa idade, as crianças também começam a descobrir as diferenças entre machos e fêmeas.

    Freud também acreditava que os meninos começam a ver seus pais como rivais pelo afeto da mãe. O complexo de Édipo descreve esses sentimentos de querer possuir a mãe e o desejo de substituir o pai. No entanto, a criança também teme ser punida pelo pai por estes sentimentos, um medo que Freud denominou de angústia de castração.

    O termo complexo de Electra tem sido usado para descrever um conjunto semelhante de sentimentos vivenciados pelas jovens. Freud, no entanto, acredita que as meninas, em vez disso experimentam inveja do pênis.

    Eventualmente, a criança começa a se identificar com o genitor do mesmo sexo como um meio de vicariamente possuir o outro progenitor. Para as meninas, no entanto, Freud acreditava que a inveja do pênis não foi totalmente resolvida e que todas as mulheres continuam a ser um pouco fixadas neste estágio. Psicólogos como Karen Horney contestam esta teoria, chamando-a de um tanto imprecisa e degradante para as mulheres. Em vez disso, Horney propôs que os homens experimentam sentimentos de inferioridade porque eles não podem dar a luz à filhos, um conceito à que ela se referiu como inveja do útero.

    http://psicoativo.com/2016/04/as-5-fases-do-desenvolvimento-psicossexual-de-freud.html 

  • Incorreta é a letra D. O erro está em dizer que começa aos 7 anos. Aos 7 aninhos já inicia a fase da Latência.

     

    As fase do desenvolvimento pscisexual para Freud:

    - O Estágio Oral - Faixa etária: Nascimento – 1 Ano. Zona erógena: Boca.

    - Estágio Anal - Faixa Etária: 1 a 3 anos. Zona erógena: Entranhas e controle dos esfincters.

    - A fase fálica - Faixa etária: 3 a 6 anos. Zona erógena: Genitais.

    - O período de latência. Faixa etária: 6 anos – puberdade.

    - O Estágio Genital. Faixa etária: Puberdade à Morte. Zona erógena: Amadurecendo de Interesses Sexuais.

     

    Amigos, bons estudos!

  • Incorreta: D

    Fase de latência dos 6 aos 11 anos, ou seja, aos 7 anos, a criança não estaria na fase fálica.

    Fase fálica: dos 4 aos 6 anos - inicialmente, a criança não imagina que existam diferenças anatômicas e acredita que homens e mulheres têm a anatomias semelhantes. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não têm pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de catração). As meninas veem-se incompletas (por causa da ausência e consequentemente inveja do pênis).

    Fase de latência: a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. E o investimento no outro, em coisas do exterior.  

  • Sigmund Freud postulou a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial Infantil, na qual as crianças passam por cinco fases:

    I – A fase oral (0 – 1 ano)
    Desde o nascimento, Freud afirma que a primeira fase de desenvolvimento de uma criança se concentra na região oral, na qual o principal objeto de desejo da criança é o peito materno, com o qual ela obtém prazer no momento da sucção durante a amamentação e sente satisfação com a nutrição proporcionada pelo ato. Crianças privadas precocemente da amamentação podem desenvolver atitudes suspeitas, não confiáveis ou sarcásticas, enquanto aquelas constantemente amamentadas terão uma personalidade confiante e ingênua. Com duração de um ano a um ano e meio, a fase oral termina com a época do desmame.

    II – A fase anal (1 – 3 anos)
    Nessa fase a criança desenvolve uma obsessão com a região anal e o ato de brincar com as próprias fezes. Freud afirmava se orgulhar das próprias fezes como suas "criações", o que levaria à personalidade "anal expulsiva". Pode acontecer também da criança reter as fezes de propósito como forma de confrontar os pais, o que levaria à personalidade "anal retentiva". Esta fase tem duração de um a dois anos.

    III – A fase fálica (3 – 5 anos)
    A fase fálica é a mais crucial para o desenvolvimento sexual na vida de uma criança, quando ela se concentra nos órgãos genitais - ou a falta deles, se a criança for do sexo feminino - e quando ela passa pelos complexos de Édipo ou Electra. Nos meninos, a energia sexual é canalizada no amor por sua mãe, levando a sentimentos de inveja (às vezes violentos) contra o pai. Geralmente, no entanto, o menino aprenderá a se identificar com o pai, em termos de órgãos genitais correspondentes, reprimindo assim o complexo de Édipo. Por outro lado, no complexo de Electra, de maneira similar o desejo pelo sexo oposto e a identificação com o mesmo sexo . Esta fase dura de três a quatro anos.

    IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
    Freud dizia que o período de latência no desenvolvimento da criança não é um período psicossexual, mas sim uma fase de desejos inconscientes reprimidos. Neste período, a criança já superou o complexo da fase fálica e, embora desejos e impulsos sexuais possam ainda existir, eles são expressos de forma assexuada em atividades como amizades, estudos ou esportes, até o começo da puberdade.

    V- A fase genital (puberdade e vida adulta)
    Segundo Freud, na fase genital, a criança mais uma vez volta a sua energia sexual para seus órgãos genitais, e, portanto, em direção às relações amorosas. Ele diz que esta é a primeira vez que uma criança quer agir de acordo com seu instinto de procriar. Os conflitos internos típicos das fases anteriores atingem aqui uma relativa estabilidade conduzindo a pessoa a uma estrutura do ego que lhe permite enfrentar os desafios da idade adulta. Neste momento, meninos e meninas estão ambos conscientes de suas identidades sexuais distintas e começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais

    O erro da assertiva está em afirmar que aos 7 anos de idade a criança estaria passando pela fase  fálica, quando na verdade tal idade se enquadra na fase de latência que vai dos 5 anos de idade ate o inicio da puberdade.



    GABARITO: D

  • Outro erro da letra d seria afirmar que "em meninos ocorre o complexo de Édipo"? Em meninas também ocorre certo?

ID
2133742
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia Reichiana consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e terminando pela pélvis. Cada segmento é uma unidade mais ou menos independente com a qual se precisa lidar separadamente. Podemos dizer que são usados instrumentos principais para dissolver a couraça; analise-os.
I. Armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda.
II. Manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam.
III. Ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Três instrumentos principais são usados para dissolver a couraça:

    1 — armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;

    2 — ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los;

    3 — manutenção da coopera­ ção do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restri­ ções que emerjam.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/22409127/teorias-da-personalidade---james-fadiman-roberet-frager/44 


ID
2133748
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a partir de 1913, consolidou sua diferença com a teoria freudiana e construiu a psicologia analítica. Sobre essa teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Embora a letra A seja incorreta, posto que todo o alicerce cultural repousa nos arquétipos, a banca parece equivocar-se na formulação da opção D quando diz inconsciente pessoal pela segunda vez, quando queria dizer inconscinete coletivo: "O inconsciente COLETIVO [e não pessoal]  descansa sobre o mais profundo que se origina na experiência pessoal, pois é inato e coletivo porque não é de natureza individual, mas universal. 

  • letra D mal formulada e bastate confusa.

    O inconsciente individual não é individual e sim universal ?!

    oi ?

  • Letra A é a incorreta. Letra D não está incorreta.

    O inconsciente coletivo difere do inconsciente individual ou pessoal, que é mais superficial e acessível. O inconsciente individual descansa sobre o mais profundo que se origina na experiência pessoal, pois é inato e coletivo porque não é de natureza individual, mas universal.

    Para Jung existe como estrutura da nossa personalidade a Psique, a psique por sua vez se divide em Consciente e Inconsciente. O Inconsciente por sua vez se divide em Inconsciente pessoal e inconsciente coletivo, o inconsciente coletivo, que é herdado, é a camada mais profunda e acima dele repousa o inconsciente pessoal, que é formado por aquelas experiencias que foram esquecidas ou suprimidas. O item quis dizer que o inconsciente coletivo descansa sobre, acima, de um mais profundo, que o coletivo

    Nas três camadas que formam a psique primeiro vem o inconsciente coletivo, mais profundo, herdado, acima dele vem o inconsciente pessoal e depois a consciência, que é a unica parte da mente que o indivíduo tem acesso..


ID
2133754
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a estrutura da personalidade, as observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas; e, os modos de enfrentar situações sociais frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique; analise-os. 
I. Id: contém tudo que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição – acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas; é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo quanto aos efeitos do ego e do superego.
II. Ego: parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê torna-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade.
III. Superego: última parte da estrutura que se desenvolve, não a partir do id, mas a partir do ego. É o depósito de códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observação e formação de ideias.
Estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • GABARITO, LETRA A.

     

  • "quanto aos efeitos do ego e do superego "

    Desconheço tal afetação kkkk

     

     

  • Em Hall, Lindzey e Campbell (2000) ele trata que o ID É O SISTEMA ORIGINAL DA PERSONALIDADE E DELE SE ORIGINAM O EGO E SUPEREGO. Portanto, o item III deveria ser incorreto. 

  • Resumo da visão de Freud em relação aos aspectos da mente.
    Dou destaque em dizer que é a visão DELE, a perspectiva sobre isso varia muito, mas geralmente mantendo semelhanças.
    Os símbolos oferecidos pelos pensadores são uteis como indicadores da dinâmica da mente, mas não como ditadores da verdade. Símbolos são bons servos, mas péssimos mestres.

    “O Id contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento e está presente na constituição, acima de tudo os instintos que se originam da organização somática e encontram expressão psíquica sob formas que nos são desconhecidas. O Id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, exposta tanto às exigências somáticas do corpo às exigências do ego e do superego. O Id seria o reservatório de energia de toda a personalidade.” “O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. O Ego se desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id. Como a casca de uma árvore, o Ego protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações. Ele tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. Uma das características principais do Ego é estabelecer a conexão entre a percepção sensorial e a ação muscular, ou seja, comandar o movimento voluntário. Ele tem a tarefa de auto-preservação. o ego é originalmente criado pelo Id na tentativa de melhor enfrentar as necessidades de reduzir a tensão e aumentar o prazer. O Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas. Esta última estrutura da personalidade se desenvolve a partir do Ego.
    O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de ideais. Enquanto consciência pessoal, o Superego age tanto para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, porém, ele também pode agir inconscientemente. As restrições inconscientes são indiretas e podem aparecer sob a forma de compulsões ou proibições. O id é inteiramente inconsciente, o ego e o superego o são em parte. "Grande parte do ego e do superego pode permanecer inconsciente e é normalmente inconsciente. Isto é, a pessoa nada sabe dos conteúdos dos mesmos e é necessário despender esforços para torná-los conscientes" 
    (FREUD, 1933, livro 28, p. 88-89)

     

     

  • Após criar a primeira tópica do aparelho psíquico onde Freud o dividiu topograficamente em três “territórios" diferentes – consciente, pré-consciente e inconsciente – , regidos por processos mentais diferentes; ele escreveu então a segunda tópica, apresentando os conceitos de id, ego e superego, sendo três estruturas distintas e com funções especificas, porem indissociadas e que interagem e se influnciam constantemente.


    O id, o pólo pulsional, contém a pulsão de vida e a pulsão de morte. O id ignora os juízos de valor, o bem, o mal, a moral, não aceitando contradições. O id é a origem de tudo, do qual se desenvolve o ego, inclusive, sob a inflência do mundo externo.

    Sob o ponto de vista econômico, o id é a um só tempo um reservatório e uma fonte de energia psíquica. Do ponto de vista funcional ele é regido pelo princípio do prazer; logo, pelo processo primário. Do ponto de vista da dinâmica psíquica, ele abriga e interage com as funções do ego e com os objetos, tanto os da realidade exterior, como aqueles que, introjetados, estão habitando o superego, com os quais quase sempre entra em conflito, porém, não raramente, o id estabelece alguma forma de aliança.

    O ego, o pólo defensivo do psiquismo, funciona como um mediador entre os instintos do id, as ameaças do superego e a realidade do mundo externo. Por um lado pode ser considerado como uma diferenciação progressiva do id, que leva a um continuo aumento do controle sobre o resto do aparelho psíquico. Por outro ponto de vista, o ego se forma na sequência de identificações a objetos externos, que são incorporados ao ego. De qualquer forma, o ego não é uma instância que passa a existir repentinamente, é uma construção. Também tem a função de consciência assegura a auto-conservação.

    Já o superego é o herdeiro do Complexo de Édipo, e assim o último a se desenvolver. Estrutura-se por processos de identificação com o superego dos pais e assume três funções: auto-conservação; consciência moral; função de ideal (ideal de ego).


    GABARITO: A

  • Concordo com você Jadilene, na verdade já estou fazendo isso tem um tempo e acho que todos nós estudantes precisamos fazê-lo pois são muitas questões sem comentários de professores da disciplina de Psicologia.

    Bons estudos!!!

  • Para mim corretas apenas I e II. alguém poderia explicar III?

  • Ao Welder, a explicação sobre isto, que entendo ser uma hipótese teórica como diria Lacan, pode ser encontrado nas publicações "O id e o Ego" e "Cinco lições de Psicanálise". A primeira publicação é a mais elaborada. E é como explicados nos itens.

  • Gabarito letra A.

    A primeira estrutura e orignal que herdamos é o id, o reservatório das pulsões, a medida que a criança vai tomando consciência de si e se desenvolvendo e se diferenciando da mãe o ego vai se formando a partir do contato com o mundo externo. O ego se forma do id, a ultima instância a se formar é o superego, ele se forma do ego e não do id. O superego é herdeiro do complexo de édipo, da interiorização da lei. O superego não se forma do id.


ID
2133760
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os adeptos da teoria dos objetos, como Melanie Klein, afirmam que as questões mais cruciais no desenvolvimento da personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criança, com o passar do tempo, de libertar-se do objeto primário (a mãe), a fim de estabelecer uma firme noção de si mesma e desenvolver relações com outros objetos (pessoas). Sendo assim, em relação à sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Klein descreveu a ligação de mãe e filho em termos emocionais e cognitivos, não em termos sexuais

  • Obrigada Kellen 


ID
2133766
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ansiedade básica é o conceito fundamental do sistema de Horney. Ela definia como “o sentimento de isolamento e de desamparo da criança em um mundo potencialmente hostil”. Essa definição caracteriza os sentimentos da sua infância. A ansiedade básica resulta de atitudes paternas dominadoras, bem como da falta de proteção e de amor e o comportamento errático. Qualquer ato que perturbe a relação segura entre pais e filhos pode provocar a ansiedade básica. Não é inata. É resultante das forças sociais e das interações existentes no ambiente infantil. Inicialmente, Horney listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos ela agrupou essas necessidades em algumas tendências; assinale-as:

Alternativas
Comentários
  • A personalidade condescendente ocorre quando o individuo vai ao encontro de outros em busca de aprovação, de afeto e de um parceiro dominante.

    A personalidade independente ocorre quando o individuo se afasta dos outros em busca de independência, de perfeição e isolamento.

    A personalidade agressiva ocorre quando o individuo vai de encontro aos outros expressando necessidade de poder, exploração, prestigio, admiração e conquista.


ID
2133772
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da Teoria de Adler, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Segundo Alfred Adler, a ordem do nascimento influencia a formação da personalidade, devido às experiências distintas que cada criança tem tendo em conta o diferente papel que representa na família.
    Assim sendo:
    O filho mais velho é aquele que recebe toda a atenção do mundo até o nascimento do segundo filho e ver toda essa atenção esvair-se. Isso pode provocar vários sentimentos na criança, como o ódio aos outros, a preocupação em proteger-se contra as reviravoltas do destino e sensação de insegurança. Desse modo, pode tornar-se uma pessoa insegura, hostil, autoritária e conservadora, com um forte interesse pela manutenção da ordem. Os, neuróticos e alcoólatras, diz Adler, quase sempre são filhos mais velhos.
    O filho do meio tem como traço distintivo a ambição, que é a busca por sobrepujar o primogénito. Por isso, é bastante invejoso, rebelde e ciumento, mas em geral mostra-se mais ajustado que o mais velho e o mais novo.
    O filho mais novo é a criança mais mimada e, justamente por isso, a mais prejudicada. Tem alta probabilidade de se tornar uma criança-problema e/ou, mais tarde, um neurótico desajustado e pervertido.


ID
2133778
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Apesar da formação teórica de Erich Fromm ter sido a Psicanálise, ele foi considerado um culturalista, porque defendia enfaticamente que os aspectos culturais, sociais e políticos são determinantes das possibilidades de realização humana e, portanto, da estruturação da personalidade. Postula cinco necessidades específicas, constitutivas do homem, que são “puramente humanas”; não foram criadas pela sociedade. Porém, as manifestações específicas dessas necessidades e o modo como o homem as realiza são determinados pelas condições sociais objetivas em que ele vive. Assinale, a seguir, as cinco necessidades. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: c- Relacionamento; Transcendência; Segurança; Identidade; e, Orientação. 

    Para Fromm, os humanos  possuem uma natureza social inata e a sociedade é criada pelos humanos para realizr essa natureza essencial. No entanto, a ordem social presente é inadequada para atender às cinco necessidades básicas do homem:

    - de relacionamento: (disposição para o afeto)

    - de transcedência: ( superar sua natureza animal)

    - de segurança: ( quer ser parte integrante do mundo)

    - de identidade: ( procura se identificar com pessoas ou grupos)

    - de orientação ( um modo estável de perceber e compreender o mundo)

     

  • Nas opções, em vez e socialização, o certo segundo a teoria de Erich Fromm, é enraizamento e n segurança


ID
2133784
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto do universo interior subjetivo. Analise as afirmativas.
I. O pensamento é o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão.
II. O sentimento é o processo subjetivo de ponderação e de avaliação.
III. A sensação é a percepção consciente dos objetos físicos.
IV. A intuição envolve a percepção de maneira inconsciente.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente questionei a afirmativa IV. Então, fui pesquisar...

    Nos dizeres de Fadiman e Frager - Teorias da Personalidade - (p. 48), "a intução é uma forma de processar informações em termos de experiencia passada, objetivos futuros e processos inconscientes. (...) Pelo fato deles (os intuitivos) frequentemente categorizarem em termos de material inconsciente, seu pensamento parece avançar aos trancos e barrancos". 

  • Existe uma questão muito parecida aplicada por outra banca...

    Prefeitura de Carangola/MG (Idecan/2014)
    “Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções.” (Schultz & Schultz, 2006.) 
    Em relação às diferenças de personalidade e suas funções Junguianas, analise as afirmativas.
    I. O pensamento é uma das funções das diferenças de personalidade, sendo ele o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão.
    II. As funções das diferenças de personalidade consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto diante do universo interior subjetivo.
    III. A intuição também é uma das funções das diferenças de personalidade, determinando a percepção consciente dos objetos físicos.
    IV. O sentimento e a sensação são funções das diferenças de personalidade, sendo o sentimento o processo subjetivo de ponderação e de avaliação e, a sensação, a percepção de maneira inconsciente do indivíduo.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
    III, apenas.    B) I, II, III e IV.    C) I e II, apenas.    D) II e III, apenas.    E) II, III e IV, apenas.
    R: c

    Resolver muitas questões facilita muito nesse aspecto! 

     


ID
2133787
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria psicossocial de Erikson avança em oito estágios de desenvolvimento. Os primeiros quatro estágios ocorrem durante o período de bebê e de infância, e os três últimos durante os anos adultos e a velhice. Nos textos de Erikson, é dada uma ênfase especial ao período da adolescência, pois é nele que se faz a transição da infância para a vida adulta. O que ocorre durante esse estágio é da maior importância para a personalidade adulta. A partir dessa conceituação, é correto afirmar que a principal importância dos estudos de Erikson são formulados a partir de:

Alternativas
Comentários
  • Identidade x Confusão de Identidade - A quinta fase foi reconhecida como a que mais Erikson realizou produções científicas, tendo dedicado um livro completo a questão da crise de identidade. Esse estágio é vivido pelo adolescente como uma busca pela sua identidade, que foi construída pelo seu ego nas fases anteriores.

    A preocupação do adolescente em encontrar o seu papel na sociedade provoca uma confusão de identidade, afinal, a preocupação com a opinião do outro faz com que o adolescente modifique as suas formas de ser no mundo, remodelando sua personalidade muitas vezes em um período muito curto, seguindo o mesmo ritmo das transformações físicas que acontecem com ele.
     


ID
2133790
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.”
(Aroldo Rodrigues – Psicologia Social.)
Sobre os objetivos investigados por essa área da Psicologia, analise.
I. A interação social.
II. O encontro social.
III. A interdependência entre os indivíduos.
Estão corretas as alternativas

Alternativas

ID
2133793
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à teoria centrada no cliente de Carl Rogers, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Incorreta alternativa B

     

     a) A importância da relação mãe/filho afeta o senso de self em evolução da criança. CORRETA

     b) As pessoas psicologicamente saudáveis não necessitam maximizar o seu potencial. INCORRETA, POIS A TEORIA DE ROGERS  POSTULA QUE O HOMEM BUSCA SEMPRE MAXIMIZAR SEU POTENCIAL, OU SEJA, SEMPRE EM CRESCIMENTO.

     c) A personalidade é moldada pelo presente e pela maneira como o indivíduo percebe a circunstância.CORRETA

     d) As pessoas plenamente funcionais são realizadoras e não realizadas, isto significa que a evolução do self está em constante andamento. CORRETA

  • Carl Ransom Rogers, psicólogo americano, desenvolveu a teoria da Abordagem Centrada na Pessoa,, que consiste em um processo terapêutico no qual há cooperação entre psicólogo e a pessoa que busca ajuda, com o objetivo de libertar todo o potencial de crescimento do paciente, tendo como resultado uma pessoa aberta à experiência, vivendo de maneira existencial, tornando-se ela mesma.  As pessoas devem desenvolver e realizar todas as facetas do self para se tornar uma pessoa de pleno funcionamento e se dirigir ao que Rogers chamou de vida plena. E, segundo ele, uma pessoa em pleno funcionamento possui características como: consciência de toda experiência, aberta a sentimentos tanto positivos como negativos; vigor de apreciação a todas as experiências; confiança em seu próprio comportamento e sentimentos; liberdade de escolha, sem inibições; criatividade e espontaneidade; e necessidade constante de desenvolvimento, de busca da maximização do próprio potencial.

    Dessa maneira podemos entender que o desenvolvimento é constante, mesmo para pessoas psicologicamente saudáveis.


    GABARITO: B

  • @Jadilene dos Santos e demais estudantes Temos que sinalizar "não gostei" e enviar mensagem solicitando a disponibilização de vídeos explicativos.

ID
2133796
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados.
( ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa.
( ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam.
( ) Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: D. Para quem tem limite de questões.

    A alternativa que está falsa, esta por dizer que Lewin não utilizava a questão de valência positiva e negativa, quando na verdade ele utilizava sim, a positiva como impulsionadora e a negativa como algo que repele.


ID
2133799
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.

Alternativas
Comentários
  • Questionável.

    De acordo com Hall e Lindzey, no livro Teorias da Personalidade (p. 141/142), "Sullivan descreve seis estágios do desenvolvimento da personalidade que precedem a maturidade. Esses estágios são típicos das culturas da Europa Ocidental, devendo apresentar-se com outras características em culturas diversas. Eis os estágios: 1) primeria infância, 2) infância propriamente dita, 3) meninice, 4) pré-adolescência, 5) adolescência iniciail, 6) adolescência posterior".

    A edição do meu livro é a 18º - Edição Revisada (vol. 1).

    Logo, se entre os comentadores não houve condância ou mesmo sendo questão de tradução para o português, a banca não devia fazer uma questão dessas.

  • tenho a 4º edição do livro e nela está de acordo com a questão na pg 145. 
    Infância; meninice; idade juvenil; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final. 

  • Infância; meninice; idade juvenil; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.

    Livro Teorias da Personalidade, Hall, Lindzey e Campbell. pág. 145