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Prova COVEST-COPSET - 2019 - UFPB - Médico - Clínica Médica


ID
4108525
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

O sistema linguístico


(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum – a exemplo do comentário sobre o tempo –, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação – como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Todo texto se desenvolve em torno de uma unidade semântica, que configura o que, comumente, se conhece como “seu tema central”. No caso do Texto 1, o tema que lhe confere essa ‘unidade semântica” é/são:

Alternativas

ID
4108528
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

O sistema linguístico


(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum – a exemplo do comentário sobre o tempo –, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação – como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Uma afirmação que ganha grande relevância, em função da ideia central do Texto 1, é:

Alternativas

ID
4108531
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

O sistema linguístico


(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum – a exemplo do comentário sobre o tempo –, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação – como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

A continuidade temática do texto constitui uma exigência de sua interpretabilidade. No texto 1, por exemplo, contribuíram para essa continuidade:


1) o fato de palavras como ‘língua’, ‘linguagem’, ‘palavra’ ocorrerem em diferentes pontos do texto, mais de uma vez.

2) o uso de certos conectivos (e, que, como, para, quer...quer), que articulam diferentes segmentos do texto, como períodos e parágrafos.

3) a aproximação semântica que se pode ver entre palavras como: ‘comunicação’, ‘significação’, ‘interação verbal’, ‘linguística’, ‘escrita/leitura’.

4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

5) retomadas pronominais (como em: “passar a tratá-la”), que exigem, para seu entendimento, que seja recuperado em partes anteriores do texto o objeto referido.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

    Quando se diz que determinada pessoa possui um “vocabulário rico” ou um “vocabulário erudito”, quer dizer que conhece e utiliza uma grande variedade de vocábulos (palavras), assim como as suas acepções.


ID
4108534
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

O sistema linguístico


(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum – a exemplo do comentário sobre o tempo –, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação – como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Releia o seguinte fragmento: “A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.”. Acerca desse trecho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) o ‘mundo da interação verbal’ corresponde ao mundo da literatura. (falso) - o fragmento não afirma isso, de fato, a literatura faz parte do "mundo da interação verbal", todavia, não corresponde unicamente este.

    B) a alusão à palavra ‘passaporte’ é claramente metafórica ou simbólica. (correto) - "passaporte" está sendo utilizado no sentido figurado, como sentido de "meio".

    C) o funcionamento da linguagem é um produto da educação linguística. (errado) - a educação linguística é ferramenta para compreensão do funcionamento da linguagem, porém, o fragmento não afirma que seja produto.

    D)‘a educação linguística’ inclui a literária, pois língua e literatura são a mesma coisa. (errado) - o fragmento não permite afirmar tal fato.

    E) em ‘transitar conscientemente’, o uso do advérbio é contextualmente irrelevante. (errado) - o advérbio ajuda a construir o sentido passado no fragmento), logo sua retirada causa prejuízo semântico.

    Gabarito letra B!


ID
4108537
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

O sistema linguístico


(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum – a exemplo do comentário sobre o tempo –, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação – como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    "Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal."


ID
4108540
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

O sistema linguístico


(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum – a exemplo do comentário sobre o tempo –, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação – como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária – que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem – é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Observe a formulação do seguinte fragmento: “A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata”. Nesse fragmento, os marcadores sublinhados expressam um sentido de

Alternativas
Comentários
  • GAB : C

    Quer....quer é uma conjunção alternativa.

    outras conjunções alternativas: ou...ou, ora....ora, seja....seja, já......já


ID
4108543
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2

“Português é muito difícil”.


Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado. 

O Texto 2 se reconhece como um comentário expositivo de teor acadêmico-científico. Avaliando as ideias e os argumentos apresentados, podemos avaliá-lo como:


1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido.

2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes.

3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o ‘jeito de falar’ de algumas comunidades é objeto de rejeição.

4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros.

5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, Letra E!

    Sabendo que a 2 está certa e a 5 está errada, chegamos à alternativa por eliminação:

    2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes

    Correto: "No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas. É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece." Últimos parágrafos

    5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

    Errado: Não há um desmerecimento da gramática de Portugal. O autor apenas aborda a forma como é visto o português por nós brasileiros cujo ensino é baseado nas normas da gramática portuguesa, e que por isso temos de fixar regras que a ela pertencem, mas que para nós são desnecessárias. Isso passa a imagem do português como sendo uma língua de difícil aprendizado. Dois primeiros parágrafos

  • E a 4), está certa?

    categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros.

    O autor não macula os falares.


ID
4108546
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2

“Português é muito difícil”.


Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado. 

É possível constatar afinidade semântica entre algumas palavras do Texto 2 (língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica; entre outras). Essa aproximação de sentidos tem uma função textual, qual seja a de:

Alternativas
Comentários
  • O direito de greve (trabalhador CLT) é uma norma de eficácia contida, pois pode ser restringida pela lei. O direito de greve dos servidores públicos (art. 37) é uma norma de eficácia limitada. ;-)


ID
4108549
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2

“Português é muito difícil”.


Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado. 

Avaliando as ideias expressas no Texto 2, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    A- são mostradas as consequências do problema, mas não se discutem as causas que o provocam.

    "Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

    Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós (...)"

    B- faltam argumentos que sustentem outras possibilidades de contornar a realidade tratada.

    "No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim."

    C- conforme a visão do Texto 2, a escola fica inteiramente dispensada de ensinar a língua.

    O texto não cita e nem dá a entender isso.

    D- os preconceitos que atingem o fenômeno da língua têm repercussão socialmente danosa.

    "Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)"

    E- o uso real da língua portuguesa falada no Brasil constitui o referencial de estudo nas escolas.

    "Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.


ID
4108552
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2

“Português é muito difícil”.


Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado. 

Analise a formulação do trecho a seguir: “Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil”. O sentido do conectivo sublinhado coincide com o sentido expresso na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • ''No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.'' Perfeito! ótimo texto!

  • SENTIDO DE CAUSA! ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL!

  • CAUSAL, meus amigos.

  • é só trocar por ''já que"


ID
4108555
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Uma resposta coerente e íntegra à questão levantada no título do Texto 3, poderia ter a seguinte formulação:


1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • nem sempre a  música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura se manifestam atraves de textos.


ID
4108558
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

A pergunta que consta no título do Texto 3 constitui:

Alternativas

ID
4108561
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Analise o segundo parágrafo do Texto 3:


Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.


Nesse parágrafo, se diz:

1) a que a Literatura nos dá acesso.

2) através de que recurso a Literatura se manifesta.

3) que vantagem há no contato com a Literatura.

4) por que a Literatura é atemporal.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

    1) a que a Literatura nos dá acesso.

    >A Literatura nos permite tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória.

    2) através de que recurso a Literatura se manifesta.

    > A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta [...]

    3) que vantagem há no contato com a Literatura.

    >tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

    4) por que a Literatura é atemporal.

    >tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.


ID
4108564
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Observe o seguinte trecho: “Além de nos mostrar a face do artista, a Literatura permite-nos vislumbrar o cenário no qual o autor produziu sua obra”. Considerando as normas sintáticas da regência verbal, também está conforme tais normas o seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A - Referir-se a, nesse caso, é VTI, deveria ser ao qual.

    B - Correto

    C - Aludir a, nesse caso, é VTI, deveria ser ao qual.

    D - Produzir, nesse caso, é VTD, deveria ser no qual. (Alteração sugerida pela Letícia M)

    E - Idealizar, nesse caso, é VTD, deveria ser no qual. (Alteração sugerida pela Letícia M)

    Eu acredito serem esses os erros, se eu estiver errado, me ajudem.

  • O ideal para resolver esta questão é desmembrar a frase para vermos se a regência do verbo está correta:

    EX:

    "A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo."

    A literatura permite-nos vislumbrar o cenário. O autor atribuiu um valor significativo ao cenário. (correto)

    O verbo ATRIBUIR é bitransitivo: "atribui alguma coisa (VTD) a alguém (VTI)"

  • saia "caçando" o verbo...

    a) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário em que o autor quis referir-se.

    se referiu ( a ) algo

    ----------------------------------------------------------

    b) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    Atribuiu um valor significativo a algo

    -------------------------------------------------------------

    c) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário do qual o autor aludiu.

    Aludiu a algo... ( quem faz alusão, faz alusão a algo )

    -----------------------------------------------------------------

    d) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor produziu sua obra.

    Reproduziu sua obra em algum lugar ..

    em que ou no qual ...

    -----------------------------------------------------------------

    e) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário a que o autor idealizou sua obra.

    Idealizou sua obra em algum lugar

    em que ou no qual ...

    --------------------------------------------------------

    Faça sua parte, o dia está chegando!!!

  • regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). Nestas duas últimas, o verbo reclama preposição (a, de, em, por, sobre, etc.)

    Abaixo, algumas siglas a fim de atalhar a resolução:

    VTD: Verbo Transitivo Direto

    VTI: Verbo Transitivo Indireto

    a) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário em que o autor quis referir-se.

    Incorreto. O verbo "referir-se" é VTI e rege preposição "a". Correção: "(...) vislumbrar o cenário a que o autor quis referir-se";

    b) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    Correto. O verbo "atribuir" é VTDI e rege preposição "a", esta que precedeu corretamente ao pronome relativo "qual";

    c) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário do qual o autor aludiu.

    Incorreto. O verbo "aludir" é VTI e rege a preposição "a". Correção: "(...) vislumbrar o cenário ao qual o autor aludiu";

    d) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor produziu sua obra.

    Incorreto. O verbo "produzir" é VTI e não rege preposição "a". A preposição "em", que deve ser interposta entre o substantivo (cenário) e o pronome relativo (qual), não pertence ao sistema de transitividade, visto que, conforme expresso, verbo nenhum a rege. Ela serve para estabelecer sentido no sintagma (adjunto). Correção: "(...) vislumbrar o cenário no qual o autor produziu sua obra";

    e) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário a que o autor idealizou sua obra.

    Incorreto. O verbo "idealizar" é VTD e não rege preposição "a". A preposição "em", que deve ser interposta entre o substantivo (cenário) e o pronome relativo (que), não pertence ao sistema de transitividade, visto que, conforme expresso, verbo nenhum a rege. Ela serve para estabelecer sentido no sintagma (adjunto). Correção: "(...) vislumbrar o cenário no qual o autor idealizou sua obra".

    Letra B

    Referências bibliográficas: Dicionário Prático de Regência Verbal (Celso Pedro Luft); Gramática de Usos do Português (Maria Helena de Moura Neves).

  • Assertiva B

    A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.


ID
4108567
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Outra norma sintática que se encaixa no âmbito da regência verbal e nominal diz respeito ao acento indicativo da crase. Quanto a essa norma, identifique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A - Não se coloca crase antes de artigo indefinindo.

    B - Não se coloca crase antes de palavras masculinas, e prazo ainda tá no plural. Lembre-se (à vista, a prazo)

    C - Não se coloca crase antes de pronome oblíquo átono, afinal a crase é a preposição + artigo definido "a".

    D - Correta

    E - Não se coloca crase quando a preposição está no singular e a palavra regida está no plural.

  • GAB : D

    A Literatura – a que devemos destinar tempo e gosto – às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos. temos a regra de crase perfeitamente atendida. ás vezes é uma locução temporal.

  • Eu assinalei a letra D, mas parece que mudaram o gabarito, ou seja, agora a letra C está como correta :-(
  • a) O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro, sentimentos acumulados em sua visão pessoal.

    Regra: Não usamos crase diante de artigo indefinido.

    ---------------------------------------------------------------------------

    b) O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora.

    1º Fora o fato de prazos ser palavra masculina.

    Quando o "a" está sozinho e o termo posterior é plural = sem crase.

    2º Não usamos crase diante de " qualquer".

    -------------------------------------------------------

    c) O artista não deseja agradar à si mesmo. À você, espectador, é que ele quer satisfazer. A arte é alheia a gostos pessoais.

    1º Em regra , nada de crase diante de pronome oblíquo

    Não usamos crase diante do pronome de tratamento " você".

    --------------------------------------------------------------

    d) A Literatura – a que devemos destinar tempo e gosto – às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos.

    às vezes = Locução adverbial de tempo

    Usamos crase diante dessas locuções.

    ------------------------------------------------------------

    e) Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações teatrais e a espetáculos circenses.

    1º Contatar as obras

    Contatar os empreendimentos

    2º Quando o "a" está sozinho e a palavra posterior for plural = crase.

    --------------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • Resposta letra D!

    Locução adverbial feminina: às vezes, à custa, às pressas...

  • Á VOCÊ

    NOOOSSAAA !!!!!!!!!!

    UMA FACADA HEIN!

    gabarito C

  • Assertiva D

    A Literatura – a que devemos destinar tempo e gosto – às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos.

  • regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). Nestas duas últimas, o verbo reclama preposição (a, de, em, por, sobre, etc.)

    Abaixo, algumas siglas a fim de atalhar a resolução:

    VTD: Verbo Transitivo Direto

    VTI: Verbo Transitivo Indireto

    VTDI: Verbo Transitivo Direto e Indireto

    Por seu turno, a regência nominal difere da verbal, pois o teor é tratar da relação entre termos regentes (adjetivo, advérbio e substantivo) e regidos (complementos), feita também por meio de preposições.

    a) O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro, sentimentos acumulados em sua visão pessoal.

    Incorreto. Embora o verbo "transpor", VTI, reja preposição "a", os artigos indefinidos "um" e "uma" repelem a determinação por artigo "a". Ora, inexistindo aglutinação entre "a" preposição e "a" artigo, não pode haver crase. Correção: "O artista transpõe a um quadro, a uma música ou a um livro (...)";

    b) O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora.

    Incorreto. O adjetivo "sensível" rege mesmo preposição "a", no entanto o termo regido (prazos) é masculino, de modo que não se marca a crase; à frente, em "à qualquer hora", é um locução cuja palavra "qualquer" classifica-se em pronome indefinido, elemento que repele artigo. Ocorre, pois, somente preposição. Correções: "sensível a prazos" e "a qualquer hora";

    c) O artista não deseja agradar à si mesmo. À você, espectador, é que ele quer satisfazer. A arte é alheia a gostos pessoais.

    Incorreto. O verbo "agradar", no sentido em tela, é VTI e rege preposição "a"; contudo, seus complementos verbais, por serem, respectivamente, pronome oblíquo tônico e de tratamento, desprezam o uso de artigo definido "a". Se não existe artigo aglutinando-se à preposição do verbo, logo o fenômeno da crase deixa de ocorrer. Correções: "(...) agradar a si mesmo. A você (...)";

    d) A Literatura – a que devemos destinar tempo e gosto – às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos.

    Correto. Não existem ajustes a serem feitos;

    e) Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações teatrais e a espetáculos circenses.

    Incorreto. O verbo "contatar" é VTD e não rege preposição, de sorte que em seu complemento verbal (às obras de arte) não se deve marcar a crase, pois existe apenas artigo "as"; adiante, o verbo "levar" é VTDI e rege a preposição "a", contudo o complemento (à apresentações) não está determinado por artigo "as", ocorrendo somente preposição "a". Se não houve junção de "a" preposição e "as" artigo, logo o fenômeno deixou de ocorrer. Correções: "Contata as obras de arte (...)" e "levou as pessoas a apresentações (...)".

    Letra D

  • Às vezes (com acento grave)

    Trata-se de uma , ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “de vez em quando”, “por vezes”, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.

    Exemplo:

    As vezes (sem acento grave)

    Trata-se da junção do  'as' com o  'vezes', ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “as ocasiões”, “os momentos”. Quando o sentido não for de tempo, não haverá crase.

    Exemplo:

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/as-vezes-ou-as-vezes.htm#:~:text=%E2%86%92%20%C3%80s%20vezes%20(com%20acento,express%C3%A3o%20sugerir%20sentido%20de%20tempo.


ID
4108570
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

As normas sintáticas da língua portuguesa conferem à concordância verbal certa distinção social. No que concerne ao uso da chamada ‘norma culta’, respeitar essas regras é revelar-se linguisticamente competente. Assinale a alternativa em que a relação sintática ‘verbo-sujeito’ está indicada conforme tais normas.

Alternativas
Comentários
  • Os artistas haviam adaptado...sua visão?

    tá certo isso?

  • Alguem para explicar esse gabarito ?

    Qual erro da letra A?

  • Fiquei com dúvida no gabarito também

  • Não consegui entender a questão. Alguém poderia ajudar, por favor?

  • o verbo quando estiver no sentido de existir ele pessoal ,portanto fica no singular ,mas na questão não esta no sentido de existir tento como sujeito OS ARTISTAS sendo assim o verbo sofre flexão .

  • a) Nenhuma das manifestações artísticas recuperam dados mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pela literatura.

    Nenhuma manifestação recuperou dados

    aquelas apresentadas

    ----------------------------------------------------------------------

    b) Qual das manifestações artísticas têm condições de divulgar mais conhecimentos do que aqueles oferecidos pelas ciências?

    Mais conhecimentos do que aquelas oferecidas pelas ciências.

    -------------------------------------------------------------------------------

    c) Houveram diferentes sensações ou estados de ânimo reconhecíveis em autores e obras de nossa literatura romântica.

    Haver está sendo utilizado no sentido de existir - impessoal.

    ------------------------------------------------------------------------------------

    d) Os artistas tem que transpor para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

    Tem - singular

    Têm- Plural

    Os artistas - Têm

    -------------------------------------------------------------------------------------

    e) Os artistas haviam adaptado para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

    O verbo haver quando não está no sentido de existir , tempo decorrido.

    ----------------------------------------------------------------------------------------

    Fonte das pesquisas:

    Professor Agnaldo Martino, Concordância.

    Material complementar , Fernando Pestana.

    ----------------------------------------------------------------------------------------

    Qualquer coisa, Mande Mensagem.

    Bons estudos!

  • Assertiva e

    Os artistas haviam adaptado para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

    haver ="Impessoal"

  • Na letra B, acredito que o QUAL deveria ser QUAIS. Estou certa?


ID
4108573
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Assinale a alternativa em que o enunciado apresenta formas verbais conforme as regras de sua conjugação gramatical.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    A- Quanto ao contato com as obras literárias, podemos está diante de diferentes sensações ou estados de ânimo.

    Estar

    ___________

    B- Se uma determinada obra manter a fantasia preferida de seu autor, ganha a preferência do público.

    Mantiver

    ___________

    C- Quando os escritores verem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas.

    Virem

    ___________

    D- Se os artistas disporem de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis.

    Dispuserem

    ___________

    E- O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado. Correto

  • Na última oração não deveria ser "torna-o"? Não pode ter próclise depois da vírgula

  • Letra E) deveria ser torna-o (Brasil).

    A meu ver a correção gramatical está errada. Porém, só pediu a conjugação.

  • Assertiva e

    O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado.


ID
4108576
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Analise o fragmento: “Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas”. O conectivo ‘porém’ expressa um sentido:

Alternativas
Comentários
  • GAB : C

    Temos uma conjunção adversativa, que poderia ser substituída por NO ENTANTO, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA..

  • MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO, ENTRETANTO.

  • Esse conteúdo é o mais arbitrário. Pratique: Q1134346


ID
4108579
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

Por que ler Literatura?


Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos.

A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado

Observe o uso das vírgulas no seguinte fragmento destacado em: “a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura”. Esse uso se justifica, gramaticalmente, por se tratar de:

Alternativas
Comentários
  • Distintos?

  • Distintos?

  • LETRA B

    Sim, são distintos. Pois cada item separado em virgula é diferente do outro.

  • SÃO DISTINTOS DEVIDO AO ARTIGO QUE OS ANTECEDEM.

  • O campo da questão diz "gramaticalmente", se fosse semanticamente a alternativa B estaria errada.


ID
4125340
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nos casos de pacientes submetidos a ressuscitação cardiorrespiratória em que se obtém o retorno da circulação sanguínea, existe um risco elevado de morte durante a internação e muitos dos que sobrevivem apresentam sequelas neurológicas permanentes. De fato, 50 a 60% dos pacientes com ressuscitação exitosa não sobrevivem. O cuidado pós-ressuscitação é agora considerado um quinto elo na cadeia do paradigma de sobrevivência. A respeito dos cuidados pós-ressuscitação, analise as proposições abaixo.


1) A síndrome coronariana aguda é a etiologia mais comum de parada cardíaca. Deve existir uma alta suspeita clínica de isquemia miocárdica aguda em pacientes ressuscitados, e anormalidades isquêmicas sutis devem ser investigadas com cateterismo cardíaco.

2) A instituição da TTM (controle direcionado da temperatura) acelera a recuperação da função cerebral, levando ao retorno precoce do nível de consciência.

3) Crises convulsivas podem ocorrer no período pós-ressuscitação e os pacientes com estado epiléptico podem não ser clinicamente detectados, necessitando monitorização eletroencefalográfica.

4) A dosagem sérica da enolase específica do neurônio é um marcador de dano neuronal e é o biomarcador mais extensivamente estudado como ferramenta prognóstica após parada cardíaca.

5) Para pacientes em pós-ressuscitação, a hiperóxia melhora as lesões histopatológicas cerebrais.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4125343
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da ressuscitação cardiorrespiratória (RCR), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125346
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual das condições abaixo relacionadas desvia a curva de dissociação do oxigênio-hemoglobina para a esquerda?

Alternativas

ID
4125349
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento do paciente portador de SARA (Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto), algumas medidas necessárias são:


1) profilaxia da úlcera por estresse com IPB (inibidor de bomba de próton).

2) controle de glicose e de função metabólica.

3) evitar supersedação.

4) suporte vasopressor e inotrópico.

5) uso cauteloso de esteroides para a fase fibroproliferativa, em pacientes que receberam bloqueadores neuromusculares.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4125352
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência cardíaca (IC) apresenta uma morbimortalidade elevada na classe funcional IV, com 50 a 60% de mortalidade anual. Qual dos achados abaixo não é marcador de prognóstico reservado na IC?

Alternativas

ID
4125355
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência cardíaca pode ser com função sistólica deprimida ou com FE preservada. Ela pode ser caracterizada pelos achados clínicos. A esse respeito, analise as proposições abaixo.


1) Baixa voltagem no ECG pode ocorrer na IC sistólica, porém não é achado na IC com FE preservada.

2) Na IC com FE preservada, a turgência jugular é mais acentuada do que na IC sistólica.

3) Na IC com FE preservada, encontramos galope de B4.

4) Na IC com FE preservada, a hipertrofia ventricular esquerda é mais importante do que na IC sistólica.

5) A hipofonese de bulhas é mais frequente na IC com FE preservada do que na IC sistólica.


Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
4125358
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da insuficiência cardíaca severa, pode ser necessária a utilização de vasodilatadores em infusão contínua, como a nitroglicerina, o nitroprussiato de sódio ou a nerisitide. Quando comparamos os efeitos da nitroglicerina e do nitroprussiato de sódio, observamos respostas hemodinâmicas muito parecidas. Qual das alterações abaixo é mais importante na nitroglicerina?

Alternativas

ID
4125361
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos medicamentos abaixo não está indicado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva com fração de ejeção reduzida?

Alternativas

ID
4125364
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento da insuficiência cardíaca com fração preservada inclui:


1) o controle efetivo da hipertensão sistêmica.

2) o controle da fibrilação atrial.

3) o uso de diuréticos de alça, para diminuir a congestão e aliviar os sintomas.

4) o uso de beta-bloqueadores (carvedilol).

5) o uso de ivabradina.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4125367
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da insuficiência cardíaca aguda, o que é necessário fazer?


1) Prescrever diuréticos no tratamento de congestão, em doses endovenosas triplas em relação às doses orais utilizadas.

2) Reduzir a dose do betabloqueador em 50% ou suspendê-lo na admissão, em pacientes com sinais de baixo débito.

3) Utilizar antagonista de aldosterona em IC com FEVE < 35%, após o uso de diurético endovenoso e na ausência de contraindicações.

4) Em pacientes com disfunção renal (clearance de creatinina < 30 mL/minuto), evitar o uso de heparina não fracionada e utilizar preferencialmente heparina de baixo peso molecular.

5) Considerar hemodiálise e/ou hemofiltração, visando à redução do volume sistêmico, em pacientes com hipervolemia refratária e/ou insuficiência renal aguda.

6) Iniciar ou manter IECA na ausência de hipotensão arterial sintomática e na ausência de outras contraindicações.


Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
4125370
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito dos achados hemodinâmicos no choque, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125373
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A atuação dos mediadores inflamatórios é de extrema importância na fisiopatologia do choque séptico. Dos fatores abaixo relacionados, qual o responsável pela redução da pressão arterial, da resistência vascular periférica, da fração de ejeção ventricular e do aumento do débito cardíaco?

Alternativas

ID
4125376
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na fase de resposta aguda ao choque, ocorre modificação na síntese proteica, com aumento de algumas proteínas e redução de outras. Qual das proteínas abaixo sofre redução de sua produção na resposta inflamatória aguda?

Alternativas

ID
4125379
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dos achados laboratoriais abaixo relacionados, qual é esperado no paciente com sepse, porém não é encontrado no choque séptico?

Alternativas

ID
4125382
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Pacientes com lesão neurológica frequentemente apresentam hipotensão e choque. A expressão ‘choque neurogênico’ refere-se a uma forma de falha do sistema circulatório, especificamente sentida como secundária a uma injúria aguda do cérebro, medula espinhal ou nervo periférico. Dos achados abaixo, qual é característica exclusiva do choque neurológico por mecanismo neuroendócrino?

Alternativas

ID
4125388
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente portador de aneurisma da aorta abdominal dá entrada na Emergência com quadro de hemorragia digestiva alta. Levando-se em conta seu antecedente, qual deve ser a primeira fonte de sangramento a ser investigada?

Alternativas

ID
4125391
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hemorragia digestiva alta (HDA) pode ser assintomática ou apresentar-se, na sua forma mais grave, com choque hipovolêmico. A respeito dessa condição clínica, analise as proposições abaixo.


1) A presença de hematêmese com sangue vivo sugere sangramento volumoso em andamento.

2) Os vômitos de estase, a ingestão de beterraba, o tratamento do H. pylori com sais de bismuto, a administração de sulfato ferroso para tratamento de anemia, bem como sangramentos nasais, gengivais e hemoptise poderão confundir o diagnóstico de HDA.

3) Hematoquezia é mais comum na Hemorragia Digestiva Baixa (HDB), porém pode ocorrer na HDA importante, e tipicamente costuma ser acompanhada de hipotensão postural, sendo indicativa de uma emergência médica.

4) Os fatores mais importantes para ocorrência de sangramentos e recorrências da doença ulcerosa péptica são: AINE, estresse, hipercloridria e infecção pelo Helicobacter pylori.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4125394
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da investigação diagnóstica da Hemorragia Digestiva Baixa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125397
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A intoxicação exógena é uma ocorrência bastante frequente e a conduta terapêutica pode ser orientada pelas Síndromes Tóxicas, que nos orientam sobre o agente causador. Correlacione as síndromes tóxicas da coluna 1 com seu respectivo agente etiológico, na coluna 2.


1) Síndrome anticolinérgica

2) Síndrome colinérgica

3) Síndrome adrenérgica

4) Acidose metabólica grave

5) Síndrome simpaticolítica


( ) Amiodarona.

( ) IMAO.

( ) Antiparkinsonianos.

( ) Pilocarpina.

( ) Metformina.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( 5 ) Amiodarona. - Síndrome simpaticolítica

    ( 3 ) IMAO. - Síndrome adrenérgica

    ( 1 ) Antiparkinsonianos. - Síndrome anticolinérgica

    ( 2 ) Pilocarpina. - Síndrome colinérgica

    ( 4 ) Metformina. - Acidose metabólica grave


ID
4125400
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O uso de métodos dialíticos (hemodiálise e hemoperfusão) pode remover algumas substâncias tóxicas. Das alternativas abaixo relacionadas, qual a única que pode ser eliminada pelos dois métodos (hemodiálise e hemoperfusão)?

Alternativas

ID
4125403
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Entre os diagnósticos diferenciais que devemos fazer da síndrome neuroléptica maligna, temos a síncope pelo calor. Sua diferenciação pode ser feita clinicamente. Qual dos achados abaixo ocorre somente na síncope pelo calor?

Alternativas

ID
4125406
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Drogas e toxinas de grupos farmacológicos diferentes podem compartilhar alterações eletrocardiográficas comuns relacionadas com alterações do complexo QRS e o intervalo QT. Qual dos medicamentos, entre abaixo relacionados, bloqueia o efluxo de potássio e pode acarretar Torsades de Points?

Alternativas

ID
4125409
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da emergência hipertensiva devemos empregar medicamentos intravenosos que permitam a titulação da resposta anti-hipertensiva. Dos agentes abaixo relacionados, qual apresenta como efeito colateral a taquicardia de rebote?

Alternativas

ID
4125412
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a 7.ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, qual a alternativa correta a respeito da Hipertensão Arterial Resistente (HAR)?

Alternativas

ID
4125415
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da hipertensão renovascular (HRV), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125418
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O diagnóstico de hipertensão renovascular deve ser suspeitado nos seguintes pacientes:

Alternativas

ID
4125421
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os acidentes vasculares podem comprometer o território da carótida e o vertebrobasilar. Dos sintomas abaixo relacionados, qual pode ocorrer nos dois territórios?

Alternativas

ID
4125424
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento do paciente com acidente vascular cerebral isquêmico, podemos fazer uso de agente trombolítico, embora existam contraindicações formais e relativas. Qual condição constitui uma contraindicação formal?

Alternativas

ID
4125427
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do acidente vascular cerebral isquêmico, correlacione a coluna 1 (território vascular) com a coluna 2 (sintomatologia).


1) Artéria cerebral anterior

2) Artéria cerebral média

3) Artéria cerebral posterior

4) Território vertebro-basilar


( ) Discalculia.

( ) Apraxia de marcha.

( ) Disartria.

( ) Afasia ou negligência.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4125430
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do acidente vascular cerebral hemorrágico, correlacione a coluna 1 (localização do sangramento) com a coluna 2 (sintomatologia).


1) Putámen

2) Tálamo

3) Ponte

4) Cerebelo


( ) Descerebração

( ) Paresia do VII par ipsilateral

( ) Respiração Cheyne-Stokes

( ) Desvio do olhar para baixo


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4125433
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do tratamento da asma brônquica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125436
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para pacientes portadores de asma internados na UTI, poderá ser necessária a ventilação mecânica após a intubação com tubo > 8, para reduzir a resistência nas vias aéreas e facilitar a aspiração. Dos parâmetros abaixo, qual deveria ser instituído no paciente asmático?

Alternativas

ID
4125439
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o índice de severidade da pneumonia, que avalia idade, sexo, local de procedência, comorbidades, achados clínicos e laboratoriais pontuando de -10 a +30, qual dos achados abaixo apresenta maior importância (+30) na morbimortalidade desses pacientes?

Alternativas

ID
4125442
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na pneumonia associada à ventilação, vários fatores de risco estão relacionados com o aumento da mortalidade. Dentre os fatores abaixo, qual não aumenta a mortalidade?

Alternativas

ID
4125445
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com sequela de AVC, com dificuldade de deglutição, dá entrada na Emergência com quadro de pneumonia. Na admissão, constata-se doença periodontal severa. Qual o agente etiológico causador da infecção?

Alternativas

ID
4125448
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da pneumonia nosocomial associada à ventilação, podemos utilizar diversos antibióticos. Qual dos antibióticos, entre os abaixo relacionados, não deve ser utilizado como primeira linha, estando reservado para uso em associação para tratamento de bactérias multidrogas resistentes?

Alternativas

ID
4125451
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito das infecções do trato urinário, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125454
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com quadro de dor lombar de forte intensidade, T 38,5ºC, calafrios e disúria dá entrada na Emergência, trazendo uma cultura de urina positiva de 150.000 colônias para Enterococcus sp. Foi realizada USG, que mostra coleção perinefrética. Qual dos antibióticos abaixo relacionados não deveria ser administrado?

Alternativas

ID
4125457
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da bacteremia de causa urológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125460
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento do abdômen agudo pode ser cirúrgico obrigatório ou não. Em qual das situações abaixo relacionadas o tratamento cirúrgico não é obrigatório, sendo tratado clinicamente até que ocorram complicações que obriguem o tratamento cirúrgico?

Alternativas

ID
4125463
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da hipertensão intra-abdominal (HIA) e da síndrome compartimental abdominal (SCA), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125466
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente portador de cirrose hepática, Child tipo C, desenvolve peritonite bacteriana espontânea (PBE). Após o tratamento com ceftriaxona, é instituída a profilaxia para PBE. Qual o esquema a utilizar?

Alternativas

ID
4125472
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos achados abaixo relacionados apresenta especificidade de 100% para diagnóstico de tamponamento cardíaco?

Alternativas

ID
4125475
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um marcador importante de necrose miocárdica é a troponina, porém ela pode se elevar por causas extracardíacas. Em qual das alterações abaixo relacionadas não ocorre a elevação dessa enzima?

Alternativas

ID
4125478
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da fibrilação atrial (FA), analise as proposições abaixo.


1) Está associada a 30% dos acidentes vasculares cerebrais.

2) Ocorre em mais de 10% dos pacientes acima dos 80 anos.

3) A incidência da FA está diminuindo pelo controle efetivo da pressão arterial.

4) A maior parte do dinheiro gasto na fibrilação atrial é relacionada à hospitalização.

5) A fibrilação atrial é a anormalidade de ritmo mais comum.


Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
4125481
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O desenvolvimento de Fibrilação Atrial está associado a um aumento de cerca de 2 a 5 vezes na mortalidade por todas as causas. A respeito da associação entre a fibrilação atrial e comorbidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4125484
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente do sexo feminino, com 45 anos, dá entrada na Emergência com quadro de opressão precordial, hipotensão e frequência cardíaca de 170 bpm. Qual dos medicamentos abaixo relacionados está indicado como primeira escolha, para aumentar a refratariedade do nódulo atrioventricular?

Alternativas

ID
4125487
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Vários medicamentos estão associados à bradicardia sinusal, como uma resposta esperada ou associada à sua toxicidade. Entre os medicamentos abaixo relacionados, qual deles, em doses terapêuticas, não afeta o nódulo sinusal?

Alternativas

ID
4125490
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre os fatores precipitantes da cetoacidose diabética (CAD), analise as proposições a seguir.


1) As infecções do trato respiratório superior e das vias urinárias são as mais frequentes para o seu desencadeamento.

2) O uso de cocaína em diabéticos jovens é fator desencadeante de episódios recorrentes da CAD.

3) A ingestão excessiva de álcool é considerada fator desencadeante de CAD apenas quando associada a pancreatite.

4) O uso regular de olanzapina e clozapina representa risco elevado para episódios de CAD.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4125493
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a administração de bicarbonato de sódio intravenoso no tratamento da CAD, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4125496
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a correção da hiperglicemia e da osmolaridade como metas do tratamento da cetoacidose diabética (CAD), analise as afirmativas a seguir.


1) A administração endovenosa de insulina regular em bolus é recomendada no início do tratamento em crianças com CAD, para a prevenção de edema cerebral.

2) A terapia insulínica em baixas doses associada à reposição da volemia, com redução da glicemia à taxa menor que 50mgdL/hora, apresenta excelentes resultados no tratamento de episódios graves de CAD em adultos.

3) A correção da desidratação e a insulinização devem ser iniciadas imediatamente ao diagnóstico, principalmente se o potássio estiver menor que 3,3mEqL.

4) Com a evolução do tratamento da CAD, está indicado administrar soro glicosado a 5% associado à insulinização, quando a glicemia atingir 200 a 250mgdL.

5) Na CAD leve ou moderada, insulina regular pode ser administrada a cada hora, via intramuscular, ou análogo de insulina ultrarrápido, via subcutânea.


Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
4125499
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Hiponatremia hipervolêmica com sódio urinário menor que 20 é observada em:

Alternativas

ID
4125502
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma mulher de 32 anos apresenta desorientação súbita e desmaio durante uma festa. Seus acompanhantes informam que ela é saudável, não utiliza medicamentos e que tinha consumido comprimidos de Ecstasy (MDMA-3,4metilenodioximetanfetamina) havia algumas horas. Encontra-se em estado confusional, agitada e com vômitos. A alteração eletrolítica mais provável é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Um dos efeitos mais comuns do MDMA é a hipertermia. Diante desse perigo, muitos usuários ingerem uma grande quantidade de líquidos para prevenir a desidratação. No entanto, a ingestão de grande quantidade de líquidos associada aos níveis elevados do hormônio antidiurético (ADH), contribui para o distúrbio eletrolítico, como hiponatremia.

  • O MDMA pode ocasionar Hiponatremia e Hipercalemia.

    • Hiponatremia: Os sintomas incluem náuseas, dor de cabeça, confusão mental e fadiga.

    • Hipercalemia: Podem incluir aumento da sede e da micção, dor de barriga, náuseas, dor óssea, fraqueza muscular, confusão mental e fadiga.

ID
4125505
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São causas de hipernatremia, exceto:

Alternativas

ID
4125508
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São fatores associados à azotemia pré-renal, exceto:

Alternativas

ID
4125511
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A urticária e/ou o angioedema mediados pela bradicinina ocorre:

Alternativas

ID
4125514
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a reação anafilática transfusional, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4125517
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A força de trabalho que compõe o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público – SIASS, é formada por:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Ministério do Planejamento, Orçamento e

    Gestão, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - SIASS, integrante do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, criado pelo Decreto nº 67.326, de 5 de outubro de 1970.