Nas teorias de estilos de liderança, também chamadas de Teorias Comportamentais, o que predomina não são os traços de personalidade, mas, sim, o estilo de liderança adotado pelo líder, ou seja, o comportamento apresentado por cada líder. O foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida.
Questão de Concurso
(Cespe/MPE-PI/Analista Ministerial/2012) Segundo as teorias contingenciais de liderança, as metas organizacionais só são atingidas de maneira eficaz pelo grupo se o seu líder adota um comportamento democrático.
Gabarito: errado. A adoção de determinado estilo de liderança refere-se à teoria dos estilos de liderança, e não à teoria contingencial.
As principais teorias desta abordagem são:
3.2.1 Estilos clássicos de liderança – Kurt Lewin
Kurt Lewin orientou, na década de 1930, uma pesquisa que envolvia três grupos clássicos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).
Questão de Concurso
(Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Em relação à teoria de estilos de liderança, é correto afirmar que:
a) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.
b) o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.
c) a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.
d) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos liderados.
Gabarito: a. O compartilhamento de responsabilidades e a preocupação com os relacionamentos são as principais características da liderança democrática.
RIBAS (2014)
Teorias dos Estilos de Liderança
A Escola de Relações Humanas representa um grande impulso para as abordagens do comportamento organizacional. Deixam de ser predominantes as características inatas de personalidade, para serem enfatizados os comportamentos necessários ao exercício da liderança. Com base nos estudos de Kurt Lewin, da década de 1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a democrática e a liberal (laissez-faire).
White procuravam criar estruturas que permitissem compreender a dinâmica interna de grupo. A partir desses estudos, Kurt Lewin (1890-1947) propôs alguns modelos que caracterizam diferentes formas de liderança (MAXIMIANO, 2000):
▪ Liderança autocrática está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores.
▪ Liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder.
▪ Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos estilos de liderança. Neste caso, assinalemos a alternativa que atende ao comando da questão.
Teoria dos Estilos de Liderança – White e Lippit
Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:
Liderança autocrática – Focada líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Esse estilo pode ser subdividido em:
- Benevolente: que é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.
De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.
Alternativas
A - correta. Na liderança autoritária, apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo e o líder determina a tarefa que cada um deve executar.
B - correta. Na liderança democrática, as diretrizes são discutidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder, e a divisão das tarefas fica a encargo do próprio grupo e cada um escolhe com quem irá trabalhar
C - correta. Na liderança liberal (laissez-faire), há liberdade completa para decisões individuais ou grupais, com participação mínima do líder, e tanto a divisão das tarefas quanto a escolha dos companheiros fica totalmente a encargo do grupo.
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.