SóProvas



Prova FCC - 2011 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Medicina


ID
292135
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Windows Flip e Windows Flip 3D são funcionalidades para gerenciar janelas. Em relação aos sistemas operacionais Windows XP e Windows Vista é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe indicar o erro da alternativa B? Para mim ambas estão corretas.


  •  

    Usando o Windows Flip 3D.

    Com o Windows Flip 3D, você pode visualizar rapidamente todas as janelas abertas (por exemplo, arquivos, pastas e documentos abertos) sem precisar clicar na barra de tarefas. O Flip 3D exibe as janelas abertas em uma pilha. No topo da pilha você verá uma janela aberta. Para ver outras janelas, percorra a pilha.

     

    Imagem do Windows Flip 3D Windows Flip 3D

    Para alternar janelas usando Flip 3D

    1. Clique no botão Alternar entre janelasImagem do botão Alternar entre janelas na barra de tarefas para abrir o Flip 3D.

    2. Clique em uma janela na pilha para exibir essa janela, ou clique fora da pilha para fechar o Flip 3D sem alternar entre janelas. Você também pode girar a roda do mouse para alternar rapidamente entre as janelas abertas.

    Dica

    Dica

    Você também pode abrir o Flip 3D pressionando CTRL+Windows tecla do logotipo Imagem da tecla de logotipo do Windows+TAB. Pressione TAB para percorrer as janelas. (Você também pode pressionar SETA PARA A DIREITA ou SETA PARA BAIXO para avançar uma janela ou pressionar SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA BAIXO para retroceder uma janela). Pressione ESC para fechar o Flip 3D.

    O Flip 3D faz parte da experiência Aero do Windows. Se o computador não oferecer suporte ao Aero ou você estiver usando um esquema de cores diferente do Windows Aero, será possível visualizar os programas e janelas abertos pressionando ALT+TAB. Para percorrer as janelas abertas, pressione a tecla TAB, pressione as teclas de seta ou use o mouse.

  • Eu marcaria a letra b, também. Pelo que eu sei o windows xp não tem flip 3D, apenas o flip.
  • eu também marcaria a B, porque XP só usa o flip mesmo.
    não marcaria a D, porque o flip 3D veio depois do vista.
    no vista não tem flip 3D.

    não sei o que rolou com essa questão.
    mas tenho certeza que o vista não tem isso.
  • Bem, eu estou iniciando meus estudos em informática, então me corrijam se eu estiver errada... 
    Pesquisando na internet, achei no Wikipédia as seguintes informações:

    "Windows Aero (acrônimo de Authentic, Energetic, Reflective, and Open - Autentico, Energético, Refletivo e Aberto) é uma interface gráfica do utilizador presente nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft, sucessores do Windows XP.

    O Windows Aero é uma nova interface de usuário criada e desenhada pela Microsoft. Disponível para computadores que usam um adaptador gráfico compatível, o Windows Aero proporciona ao seu computador uma aparência totalmente nova. O Windows Aero oferece um recurso premium que torna mais fácil visualizar e trabalhar com suas informações e oferece uma operação mais estável e mais tranqüila.

    Dois novos e empolgantes recursos do Aero, o Windows Flip e o Windows Flip 3D, permitem o gerenciamento seguro das janelas na área de trabalho, organizando-as de forma visualmente impressionante, mas conveniente. Além dos novos elementos gráficos e do acabamento visual, a área de trabalho do Windows Aero apresenta um desempenho tão suave e profissional quanto seu visual, proporcionando uma experiência simples e de alta qualidade."


    Pelo o que entendi, o Windows Flip e Flip 3D se aplicariam somente ao Windows Vista e ao 7, pois são sucessores do XP. 
    Desta forma, a única alternativa correta seria mesmo a letra D. 

    O que vocês acham?

     

  • Eu acho que tanto a letra B quanto a D estão corretas.
  • a letra D está corretíssima. usando as teclas windows+tab usa-se a função flip3D no win vista e win 7

    Porém não entendi o que tem errado na B, pois alt+tab usa-se o flip no xp tranquilamente
  • letra B está corretissíma...

    eu adoro o nome da matéria...noçoes de informática...imagina uma prova para especialistas em informática!!!!!

  • Creio que o Win XP não possui o recurso FLIP, é necessário baixar um aplicativo, eis o erro da alternativa B!

    "Windows Aero (acrônimo de Authentic, Energetic, Reflective, and Open - Autentico, Energético, Refletivo e Aberto) é uma interface gráfica do utilizador presente nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft, sucessores do Windows XP."
  • Bem, se o Windowns Xp não possui a função Flip... O que seria a funcionalidade que abre quando aperto Alt+tab???
    Eu achava que essa era a função Flip e a Flip 3D seria aquela que aparece na tela do segundo comentário postado...
    Ainda acho que a letra B tb está correta. Alguém sabe me explicar?
  • A) Ambos integram as duas funcionalidades. 
    ERRADO! Windows XP não tem Flip3D. O Flip3D teve início no Windows Vista com a interface do sistema operacional Windows chamada de AERO. A interface do Windows XP não possui nome.

    B) O XP utiliza apenas o Flip por meio da combinação das teclas Alt e Tab. 
    ERRADO! Utiliza o Flip com a combinação de ALT+SHIFT+TAB. A única diferença entre ALT+TAB e ALT+SHIFT+TAB que percebi no teste que fiz é que a primeira combinação tem o caminho da seleção para a direita e a segunda, para a esquerda. (se alguém ver outra diferença, corrija-me)

    C) No Vista inexiste o Flip, já que o Flip 3D engloba as duas funcionalidades.
    ERRADO! É possível usar ambas as combinações: Alt+TAB (padrão) e winkey+TAB (com efeito 3d)

    D) No Vista, o Flip 3D é utilizado por meio da combinação das teclas logotipo Windows e Tab.
    CERTO! Ou também pode dizer Winkey+TAB

    E) O XP utiliza apenas o Flip por meio da combinação das teclas logotipo Windows e Tab.
    ERRADO! Primeiro que o Winkey+TAB não gerará o FLIP, fará, na verdade, com que as janelas na barra de tarefas sejam apenas “iluminadas”, mas se parar de acionar a combinação nenhuma janela será ativada. Terá, então, que clicar enter se quiser ativar. Segundo, o FLIP pode ser feito pela combinação de ALT+TAB ou ALT+SHIFT+TAB no XP.
  • B) O XP utiliza apenasFlip por meio da combinação das teclas Alt e Tab.
    O erro da questão está no apenas!
    O flip pode ser usado com o ALT+TAB e o ALT+SHIFT+TAB
  • Você também pode abrir o Flip 3D pressionando CTRL+Windows tecla do logotipo Imagem da tecla de logotipo do Windows+TAB. Pressione TAB para percorrer as janelas. (Você também pode pressionar SETA PARA A DIREITA ou SETA PARA BAIXO para avançar uma janela ou pressionar SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA BAIXO para retroceder uma janela). Pressione ESC para fechar o Flip 3D.
  • Galera,

    O WinFlip é uma aplicação que traz os efeitos tridimensionais do Flip também para os usuários do Windows XP.  Ele transforma o Alt+Tab em uma transição de quadros em 3D, repleta de efeitos de transparência, muito parecido com o que é exibido nas versões mais atuais do sistema da Microsoft. O legal é que a aplicação é bem leve e não interfere no bom funcionamento do computador.

    FONTE : http://www.tecmundo.com.br/9434-como-personalizar-o-alt-tab-do-windows.htm#ixzz1jyRBAquB

    l
    etra B: O windows XP não tem a função do FLIP 3 D. Entretanto, é possível instalar essa opção neste sistema operacional. 

    Essa foi a minha conclusão. 



    DOWNLOAD DO  FLIP 3 D PARA WINDOWS XP: 
    http://winflip.softonic.com.br/ 

    bons estudos


  • A opção ALT + ESC não é FLIP tbm?
  • gente eu li todos os comentarios mas a letra b nao parece estar errada pois eu entendi que o xp so tem o flip, alem disto o atalho e alt+tab...
  • Pessoal, vcs estão confundindo, o XP não possue o recurso flip, apenas o uso alternativo de navegar pelas janelas abertas através do comando alt + tab. Para ser flip, alem de se fazer isso deveria mostrar o desenho da janelas abertas com o conteúdo no emomento de usar alt+tab...

    Valeu:-)
  • XP nao tem flip...começou com o vista e terminou com o SEVEN (Windows 7)...pois o 8 tbem nao tem mais essa função...cada coisa né..

  • Galera, acertei esta analisando qual estaria mais certa entre a letra b e a letra d. Alí viado, por ter marcado a letra D e não ter caido nesta artimanha da FCC!

  • Flip 3D - alterar janelas no Windows 7


ID
292138
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2003 a utilização dos assistentes é configurada a partir do menu Ajuda e, em casos específicos um assistente pode ser encontrado em outro menu da barra de menus. No BrOffice.org 3.1 Writer, os assistentes estão disponíveis no item Assistentes do menu

Alternativas
Comentários
  • no BrOffice.org 3.1 a opção Assistentes está localizada no menu Arquivo, opção: Assistentes. Teclas de Atalho ALT A + A
    no Office 2003 a opção Assistentes está localizada no menu Ajuda, opção:  Mostrar o Assistente do Office. Teclas de Atalho ALT U + A
  • Só complementando.

  • Menu Arquivo

    Assistentes: guia para criação de cartas comerciais e pessoais, fax, agendas, apresentações etc.

    Fonte: Informática Básica para Concursos
    Autor: Vitor Figueiredo

ID
292141
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Mozilla Thunderbird 2.0,

Alternativas
Comentários
  • Letra B. A agenda permite configurar um tipo de alarme para os compromissos. As tentativas de golpe são alertadas pelo filtro anti-phishing. O protocolo SMTP é para envio de mensagens a partir de um cliente de correio eletrônico. O campo CCO oculta o endereço de e-mail informado, evitando que os destinatários que receberem a mensagem saibam quem são os outros destinatários.
  • Respondendo ao colega acima, segundo o colega Fernando Nishimura, a agenda do Thunderbird só possui UM tipo de alarme para os compromissos.

  • "b) contas de usuários de webmail podem ser acessadas pelo Thunderbird simplesmente fornecendo o nome de usuário e senha."

    Mas, não seria necessário configurar o programa adicionando uma conta de usuário antes disso? 
  • Concordo com o colega Diego. Sou usuário do thunderbird e é necessária a configuração da conta do webmail. Simplesmente fornecer usuário e senha não vai levar a nada. Questão lixo da FCC, pra variar.
  • A agenda de compromissos da alternativa A e recurso exclusivo do Microsoft outlook!!!
  • Lixo mesmo. É obvio que vc tem que configurar informando os protocolos SMTP e POP3 antes de poder usar o aplicativo.

  • usuario: usuarioexemplo@gmail.com
    senha ****** 

    O Thunderbird irá automaticamente configurar os servidores para acesso ao seu e-mail, pois para alguns serviços de email conhecidos (gmail, hotmail, yahoo, etc...), o Thunderbird já sabe os endereços dos servidores.

    Pode ter sido esta a "viagem" do examinador que se esqueceu de que em algum momento você precisa definir se utilizará SMTP, POP ou IMAP. Logo, não é apenas o usuario e senha que você escolhe!

  • letra b


ID
292144
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Internet,

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém poderia comentar a alternativa "a" ?

    Grato.
  • A alternativa "a)" está errada pois os cookies são armazenados no hd do computador e não no servidor de páginas.
  • Esse conceito está disposto na cartilha de segurança. Também não vejo erro na letra "a"

    3. Cookies

    Cookies são pequenas informações que os sites visitados por você podem armazenar em seu browser. Estes são utilizados pelos sites de diversas formas, tais como:

    • guardar a sua identificação e senha quando você vai de uma página para outra;
    • manter listas de compras ou listas de produtos preferidos em sites de comércio eletrônico;
    • personalizar sites pessoais ou de notícias, quando você escolhe o que quer que seja mostrado nas páginas;
    • manter a lista das páginas vistas em um site, para estatística ou para retirar as páginas que você não tem interesse dos links.
  • C) um serviço hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereço IP.

    Não entendi. Posso acessar o serviço hospedado pelo seu endereço IP ? 
    Teria que saber o IP do servidor?
    Para mim a questão B) esta correta.
  • Amigos concurseiros,

    Quanto aos colegas que estão com dúvidas na letra A:
    - Os cookies não são gravados no servidor e sim em um arquivo de texto guardado no computador do utilizador.

    Quanto as dúvidas da letra B:
    - Não é o servidor que vai conectar-se à porta serial e sim o modem.

    Quanto as dúvidas da letra C:
    - a alternativa está correta se soubermos o endereço IP de um site podemos acessá-lo por esse número(só que não é usual, imagina sabermos endereços IP de todos os sites que queremos  visitar)

  • Letra C. Na alternativa A, o erro está em afirmar que os cookies são gravados no servidor, sendo que na verdade são armazenados localmente. Na letra B, o ADSL pode oferecer velocidade superior a 10MB (ops, faltou referenciar o tempo, então o correto seria MBps, megabytes por segundo, ou seja 250 kbps – kilobits por segundo, ao dividir MB por 8 para obter o valor em bits), mas pela porta serial, RS-232, seja usando conectores DB-9 ou DB-15 ou DB-25, a velocidade é de até 115.200 bits por segundo, ou 115 kbps, abaixo do sugerido em 250 kbps. A letra C mostra o serviço DNS (Domain Name Service – serviço de nomes de domínio) em ação. No TCP, o seu computador possui um endereço MAC que recebe um número IP e este uma identificação URL. E será possível acessar o computador usando o seu número de IP ou endereço URL. O endereço MAC é único, mas pode ser alterado. A letra D tem um paradigma, porque alguns mecanismos de buscas já oferecem hoje (2011) a opção de busca orgânica, ou seja, a partir de questões do usuário. Entretanto, ainda é BETA (teste) e não deve ser considerado como opção real. E a letra E cita o protocolo SMTP de clientes de e-mail para referenciar o FTP, de transferência de arquivos. São diferentes em função, portas de conexão e operação.
  • PEDI A DEVIDA PERMISSÃO PARA O COLEGA FRANCO MACHADO (ENVIEI-LHE UM RECADO E ELE A CONCEDEU) PARA COPIAR O EXCELENTE COMENTÁRIO QUE ELE FEZ SOBRE ESTA MESMA QUESTÃO.

    Comentado por Franco Machado há 3 meses (estamos no dia 03/09, ou seja, ele comentou a questão no início de junho de 2011).
    Olá colegas.
    Gabarito (c)

    a) Cookies são grupos de dados gravados no servidor de páginas, acerca de costumes de navegação do usuário para facilitar seu próximo acesso ao site.
    São gravados no computador do usuário.

    b) um serviço de banda larga ADSL pode disponibilizar velocidade superior a 10 MB, quando conectado à porta serial.
    Assunto meio complexo. Vou tentar explicar:

    Aqui no Brasil a velocidade de banda larga varia entre 200kbps e 100Mbps, portanto maior que 10Mb.
    Atualmente, podemos conectar à um modem DSL por essas entradas:
    1 - Cabo de rede 2 - linha telefônica 3 - linha telefônica 6 fios 4 - USB

     

    Realmente não sei se poderemos acessar a internet por meio de um adaptador USB-Serial..

    d) uma forma de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais próximas do tema pesquisado em sites de busca é fazer uma pergunta direta, encerrada com ponto de inter- rogação.
    Seria necessário o uso de aspas para restringir a pesquisa à um termo imodificável. Por exemplo, você procura por um trecho de música..

    e) o download é uma transferência de arquivos de algum ponto da Internet para o computador do usuário, por meio do servidor SMTP.
    O protocolo correto seria o FTP que é responsável pelo download e upload na internet
  • Ainda não estou satisfeito com a explicação da alternativa B. Alguém sabe explicar pq é falsa? Nos comentários dos colegas um deles disse que é falsa pq não se informou o tempo (MBps seria diferente de MB), outro colega disse que o erro está em porta serial...
     

  • Creio eu que a alternativa B está errada pq  "Velocidade de Conexão" é medido em bit não em Byte.
    "B" (maiusculo) representa Byte
    "b" (minúsculo) representa bit.
    Como a questão se refere a Velocidade de Conexão o Certo seria 10Mb ( "b" Minúsculo)

    É o que acho neh...Se tiver errado os colegas me corrigam...
  • Quanto à letra C, a explicação é a seguinte (vou usar logo um exemplo). Se eu quiser acessar a página do site "Google", eu tanto posso escrever a URL, www.google.com.br, que é considerada a forma "amigável" de se achar o endereço, como posso digitar seu endereço IP 74.125.113.105 na barra de endereços. De ambas as formas terei acesso ao mesmo site do Google.
  • Quanto ao uso do endereço IP para acessar um site, conforme a opção C
    c) um serviço hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereço IP.

    No ano de 2011, quando o site Wikileaks liberou os arquivos do Departamento de Estado dos EUA, houve uma série de retaliações.
    Uma delas foi que se você digitasse a URL, não haveria a conversão para o número IP.
    Houve em vários sites de apoio ao Wikileaks a divulgação do IP do Wikileaks. 
    Naqueles dias, era essa a única forma de acessar o site do Wikileaks, por meio do endereço IP.

    Se a legislação acerca da segurança na internet, que está em tramitação nos EUA, na Camara dos Representantes e no Senado, por meio da SOPA (Stop Online Piracy Act) ou PIPA (Protect Intellectual Property Act), forem aprovadas. 
    Saber o número do IP de um site como Pirate Bay poderá se tornar, a partir dos Estados Unidos, a única forma de acessar o site do Pirate Bay, pois quando os Estadunidenses tentarem acessá-lo ou mesmo pesquisar a URL do Pirate Bay, por exemplo, no Google ou em outros sites de busca, a URL não ira direcionar para o IP do Pirate Bay, que será censurado nos EUA.
  • IP  >>> DNS >>> URL

    IP = Endereço do Servidor Web - Ex: 201.198.78.112

    DNS = Servidor Especial utilizado para atribuir "nome" ao ip e consequentemente não termos que ficar decorando números IP. Imaginem como isso seria trágico.
  • Comentário a alternativa B

    A velocidade máxima de uma porta serial é de 0,14mb/s, ou seja, muito inferior a velocidade de 10mb citada. Além disto, os equipamentos utilizados em conxões de banda larga ADSL são conectados ao computador, normalmente através da porta de rede deste

    Retirado do livro de resoluções de questões analista e técnico do TRT
  • Trecho retirado do livro de João antônio ( professor do EVP). para entendermos com "precisão" o que são cookies.


           Você já entrou em alguma página Web e foi recebido por ela com “Oi, João!”? (Na verdade, a menos que você também se chame João, tenho certeza de que a resposta é não!) Mas a questão é: como a página Web que estou visitando sabe quem sou eu? Simples: ela “leu” meu crachá!

      Quando você acessa uma página qualquer (normalmente de uma loja virtual), deve realizar um processo de cadastro. Esse cadastro consiste em informar ao site alguns dados a seu respeito. Esses dados serão armazenados no servidor daquele site e serão posteriormente consultados quando você acessar novamente.

      Mas, para que a página saiba que é você no momento em que o próximo acesso for realizado, ela teve de colocar, no seu computador, um pequeno arquivo de texto com algumas informações básicas a seu respeito (pelo menos o seu número de identificação perante o site). Esse arquivo é chamado cookie


  • Algumas considerações importantes ( para outras questões ou certames) acerca da conexão  ADSL:


    O serviço de ADSL (Asymetric Subscriber Digital Line – Linha de Assinante Assimétrica Digital) é o nome técnico dado aos sistemas de acesso em banda larga (alta velocidade) oferecidos pelas empresas de telefonia fixa. O produto Velox, da Oi, o Speedy, da Telefônica, e a Internet da GVT são exemplos de ADSL.

      O ADSL consiste em um sistema de transferência de dados de computador (Internet) usando a estrutura física da linha telefônica (fios, cabos, armários, caixas de distribuição, centrais etc.), usando uma frequência diferente da frequência usada pela linha telefônica (circuito telefônico).

      Ou seja, apesar de usar o mesmo fio (ou melhor, par de fios) que a linha telefônica, esse sistema não deixa o telefone ocupado e, por isso, não é tarifado segundo a linha telefônica (pulsos).

    Fonte: Professor João Antônio (EVP)


  • Comentários sobre a questão:

     

     a) Cookies são grupos de dados gravados no servidor de páginas, acerca de costumes de navegação do usuário para facilitar seu próximo acesso ao site. (INCORRETO)

    Fundamento: Cookies são pequenos arquivos que os sites colocam NO DISCO RÍGIDO (HD) DO SEU COMPUTADOR quando você os visita pela primeira vez para facilitar o seu próximo acesso ao site.

     

    b) um serviço de banda larga ADSL pode disponibilizar velocidade superior a 10 MB, quando conectado à porta serial. (INCORRETO)

    Fundamento: A ADSL pode chegar a taxas de DOWNLOAD máximo de 8 Mbps (megabits por segundo) e limite máximo de UPLOAD de 1,4 Mbps (megabits por segundo). Ademais, conforme explicado pelo colega Jailson Souza, a "Velocidade de Conexão" é medida em bit não em Byte.
    "B" (maiusculo) representa Byte - Utilizado para mensurar capaciade de armazenamento
    "b" (minúsculo) representa bit. - Utilizado para mensurar velocidade
    Como a questão se refere a Velocidade de Conexão o certo seria utilizar bits e não bytes.

     

    c) um serviço hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereço IP. (CORRETO)

    Fundamento: Através do endereço IP de um site podemos acessá-lo por esse número, contudo, isso não é o procedimento usual. Felizmente o servidor DNS  (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) faz esse trabalho por nós localizando e traduzindo para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

     

     d) uma forma de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais próximas do tema pesquisado em sites de busca é fazer uma pergunta direta, encerrada com ponto de interrogação. (INCORRETO)

    Fundamento: A forma correta de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais próximas do tema pesquisado em sites de busca é utilizar aspas para restringir a pesquisa que se deseja realizar.

     

    e) download é uma transferência de arquivos de algum ponto da Internet para o computador do usuário, por meio do servidor SMTP. (INCORRETO)

    Fundamento: Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos por meio do protocolo FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos). Protocolos importantes:
     

    1) TCP (Transmission Control Protocol) - Protocolo de Controle de Transmissão é utilizado para envio e recebimento de dados MS internet.

    2) DHCP ( Dynamic Host Configuration Protocol) - O Protocolo de configuração dinâmica de IPs permite a obtenção automática de IPs.

    3) SNMP (Simple Network Management Protocol​) - Protocolo Simples de Gerência de Rede serve para monitoramento e gerenciamento de redes.

    4) HTTP (Hypertext Transfer Protocol) - Protocolo de Transferência de Hipertexto transfere páginas na web e é utilizado em navegadores.

    5) SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ) - Protocolo padrão para envio de e-mail simples.


ID
292147
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a organização e gerenciamento de arquivos e pastas no ambiente Windows XP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    De fato, se for no mesmo drive (digamos, C: para o Desktop), o arquivo serâ recortado de C: para a ârea de trabalho.

    No caso de drivers diferentes (A: para C:), haverâ côpia do arquivo --> que ficarâ em A e serâ copiado para C.
  • Alguem sabe o que está errado nas letras C e D, visto que tanto a organização de pastas e arquivos como a renomeação podem ser feitas no lado direito do windows explorer?
  • A letra C está incorreta, pois não pode alterar, nem renomear aquivos no painel ESQUERDO do Windows Explorer. E sim, apenas pastas.
  • AÇÕES RAPIDAS P/ MOVER:

    UNIDADES  IGUAIS
    :ARRASTAR

    UNIDADES DIFERENTES:ARRASTAR+SHIFT

  • Letra E. No item A, o ícone sugerido indica que a pasta está compartilhada. Não há ícone para representar uma pasta que seja exclusiva de um usuário. Na letra B, a combinação é apenas Shift+Del. Na letra C, o painel esquerdo permite apenas a organização de pastas. Pastas e arquivos é no painel direito. Na letra D, assim como na letra C, apenas pastas podem ser renomeadas no painel esquerdo do Windows Explorer.
  • etra E. No item A, o ícone sugerido indica que a pasta está compartilhada. Não há ícone para representar uma pasta que seja exclusiva de um usuário. Na letra B, a combinação é apenas Shift+Del. Na letra C, o painel esquerdo permite apenas a organização de pastas. Pastas e arquivos é no painel direito. Na letra D, assim como na letra C, apenas pastas podem ser renomeadas no painel esquerdo do Windows Explorer.

    prof QC


ID
299839
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


Para o crítico José Onofre, muitos dos que repetem a frase “não se faz uma omelete sem quebrar ovos” querem, com ela,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    A resposta encontra-se logo no início do texto: "O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo quebrados."

    Depreende-se, então, que o objetivo final (no caso, o omelete), nem é almejado; o que se quer mesmo é ver os ovos quebrando. Ovos quebrando, no caso, são o símbolo da violência.
  • Pessoal, gostaria de alertá-los que a banca FCC, em sua grande parte, pede a visão do autor do texto. Sei que muitas pessoas devem ter interpretado o texto de acordo com sua própria leitura. Não obstante podermos interpretar a frase no sentido de que o omelete justificaria qualquer atitude, é preciso se atentar pelo fato do enunciado pedir exclusivamente a visão do autor, seja ela contrária a sua ou não.

    De resto, os comentários da Ana resolvem a questão.
  • Concordo com o comentário da Ana. Foi a conclusão a que cheguei.

    As alternativas que apresentam dúvidas são b, c e e. As três assertivas supõe que a violência é necessária (ou para se chegar ao fim desejado, ou por puro prazer); entretanto, a letra b difere da c e e por demonstrar indiferença quanto ao fim pretendido (puro prazer de quebrar os ovos).
    Ora, se a omelete é o fim almejado, e os que repetem essa metáfora não gostam de omelete (fim), mas tão somente de presenciarem os ovos quebrando (meio para se fazer a omelete), chega-se à conclusão de que a letra b é a correta, pois independe dos objetivos finais.


ID
299842
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da frase:

Alternativas
Comentários
  • O verbo deve concordar com o sujeito da oração.

    A -  Os ovos de que se ...... (compor) a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve. (Núcleo do sujeito - omelete) A todos os meios extremos ...... (costumar) corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável( Núcleo do sujeito = justificativa)     C - Mesmo aos maiores sádicos ...... (poder) ocorrer uma certa direção de argumentospara justificar seus horrores. (Núcleo do sujeito = direção)   D - Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se ...... (quebrar) ovos, nunca se fará uma omelete. SUJEITO - OVOS E - Aos sádicos ...... (dever) agradar ouvir os ovos quebrando-se, como preâmbulo de uma omelete. (Sujeito Oracional - O verbo deve ficar no singular)

  •     * a) Os ovos de que se ...... (compor) a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve.

    Quem compoe é a Omele, não os ovos. Então é singular.


        * b) A todos os meios extremos ...... (costumar) corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável.
    Segundo os radicais, uma justificativa aceitável costuma corresponder a todos os meios extremos.


        * c) Mesmo aos maiores sádicos ...... (poder) ocorrer uma certa direção de argumentos para justificar seus horrores.

     Uma certa direção de argumentos pode ocorrer para justificar seus horrores mesmo aos maiores sádicos.


        * d) Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se ...... (quebrar) ovos, nunca se fará uma omelete.

    Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se quebrem os ovos, nunca se fara um omelete.


        * e) Aos sádicos ...... (dever) agradar ouvir os ovos quebrando-se, como preâmbulo de uma omelete.

    Deve agradar aos sábios ouvir os ovos quebrando-se, como prêambulo de uma omelete.
  • a) Os ovos de que se compõe a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve.  O verbo compor tem como sujeito aomolete e, em razão disso, o verbo fica no singular. b) A todos os meios extremos costuma corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável. Uma justificativa aceitável é sujeito da locução verbal formada por costumar + corresponder que, por essa razão, ficará no singular. c) Mesmo aos maiores sádicos pode ocorrer uma certa direção de argumentos para justificar seus horrores. Uma certa direção de argumentos é sujeito da locução verbal formada por poder + ocorrer, que ficará no singular. d) Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se quebrem ovos, nunca se fará uma omelete. A oração "se quebrem os ovos" está na voz passiva sintética. Sendo ovos  o sujeito paciente, o verbo quebrar deve ficar no plural. e) Aos sádicos deve agradar ouvir os ovos quebrando-se, como preâmbulo de uma omelete. Ouvir os ovos quebrando-se é sujeito oracional da locução verbal formada por dever + agradar e quando o sujeito é oracional, o verbo fica no singular

ID
299845
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • O futuro do subjuntivo que indica possibilidade não realizada no momento em que se fala ou escreve relaciona-se com o futuro do presente do indicativo na expressão de fatos condicionados cuja realização julgamos possível.
  • a) Um fim talvez justificaria os meios caso estes implicarem sacrifícios que não se distribuam desigualmente.


    implicassem - por causa de caso, que remete a uma possibilidade, portanto o verbo deve estar no modo subjuntivo.
    • b) Ele acredita que haverão de justificar-se todos os meios quando os fins representarem um ganho de alcance coletivo.


    • c) Tão logo fossem denunciados os horrores do stalinismo, os comunistas devem ter revisto suas antigas convicções.
    A construção está expondo algo que deveria ser acontecido. Portanto modo subjuntivo - deveriam.
    • d) Será que alguém acreditou que uma sociedade sem classes e sem preconceitos possa ter-se formado num regime autoritário?
    poderia e não possa - subjuntivo e nao indicativo
    • e) Se a catequese pudesse propagar a fé religiosa sem recorrer à intimidação, talvez os convertidos tenham sido mais numerosos.

    tivessem e nao tenham.
  • Será q na D não caberia " pudesse" tbm?
  • Acho que não. Como "acreditou" está no indicativo, o outro verbo deve estar no indicativo também.

    Sempre o 2º verbo vem em um tempo posterior ao tempo do 1° verbo.

    Neste caso o 1º está no passado simples, e o 2º deveria estar no futuro do passado.
  • Presente do Indicativo+ Presente do subjuntivo 

    Pretérito Perfeito do Indicativo+Pretérito Imperfeito do Indicativo

    Pretérito Perfeito do Indivativo+Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Futuro do Presente do Indicativo+Futuro do Subjuntivo

    Futuro do Pretérito do Indicativo+Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo+Pretérito Imperfeito do Indicativo


    ;)
  • Corrigindo:

     

    (A) Um fim talvez justificaria os meios caso estes implicassem sacrifícios que não se distribuíssem desigualmente.

     

    A alternativa (B) é a correta. Perceba que os verbos no presente e no futuro combinam perfeitamente.

    Ele acredita que haverão de justificar-se todos os meios quando os fins representarem um ganho de alcance coletivo.

     

    (C) Tão logo fossem denunciados os horrores do stalinismo, os comunistas deveriam ter revisto suas antigas convicções.

     

    Na alternativa (D), note que  o pretérito perfeito “acreditou” força o próximo verbo para o pretérito imperfeito do subjuntivo (pudesse):

    Será que alguém acreditou que uma sociedade sem classes e sem preconceitos pudesse ter-se formado num regime autoritário?

     

    (E) Se a catequese pudesse propagar a fé religiosa sem recorrer à intimidação, talvez os convertidos teriam sido mais numerosos.


ID
299848
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


Pode-se substituir o elemento sublinhado pelo que está negritado entre parênteses, sem prejuízo para a correção e o sentido da frase, no seguinte caso:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me dizer por que a alternativa B está errada?
  • Porquanto expressa causa e tem valor semântico idêntico a porque, uma vez que, visto que .
  • Douglas,

    b) Todos os fins são nobres para quem os justifica. (com aquele que).

    "para quem os justifica" significa que se "Mévio justifica o fim, este será nobre para ele, ou para todos que assim fizerem. Todavia, quando você diz "com aquele que os justifica" O fim não será nobre para Mévio, mas com ele. Dá a idéia de que será justificado juntamente aquele que justifica. Enfim, modifica todo o sentido da frase e a alternativa está errado.

    Espero ter esclarecido.
  • Oi Elaine, tudo bem ?

    Gostaria de fazer uma correção:
    Nem sempre o porquanto vai ser considerado uma oração coordenativa explicativa. Por isso, não decore. Ele, também, pode ser uma oração subordinada causal. Observe o contexto da frase para identificar, ok? 


    bons estudos

ID
299851
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão achei confusa...fiquei entre a letra "a" e "c"...acabei por marcar a letra a....mas não fiquei convencido de que a c esteja errada...alguém pode ajudar?
  • Também fiquei entre a A e C. Mas acho que entendi depois que errei. "Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis" parece indicar que APENAS em alguns casos (aqui e ali) os sádicos se valem daqueles argumentos. Não é o tempo todo que isto acontece. Por isso que se tirar 'aqui e ali', vai fazer diferença no sentido. Foi o que eu entendi.
  • Alguns casos de uso das vírgulas:

    1)Assinalar o vocativo: Ei menino, chame sua mãe!
    2)Assinalar o aposto ou orações apositivas(é o termo da oração que serve para explicar um termo anterior, identificando-o, explicando-o ou qualificando-o): Quem recorre aos meios, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.
    3)Precedendo termos de mesmo valor sintático: A menina saiu, correu e caiu.
    4)Precedendo orações coordenadas assindéticas (sem uso das conjunções): Chame-o, grite-o ou puxe-o.
    5)Entre as orações intercaladas: O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalismo.
    6)Para marcar orações subordinadas adjetivas explicativas (Toda oração subordinada explicativa começa com um pronome relativa que - pode ser trocado pelo o qual- cuidado para não confundir com orações apositivas-que não começam com pronome relativo como no caso do item 2-e com orações subordinadas adjetivas restritivas que não explicam mas restrijem o valor do oração anterior):
    Exemplo de oração subordinada adjetiva explicativa:

    Mesmo os stalistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo. (Todo stalista não acredita nesses horrores).
    As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas. (Qualquer metáfora costuma tornar mais concreta as ideias)

    Exemplo de oração subordinada adjetiva restritiva(não se usa vírgula):

    O livro que comprei é ótimo. (não é todo livro que é ótimo apenas aquele que comprei)

    Alguns casos de vírgulas optativas:

    1)Com expressões adverbiais breves, antepostas ou intercaladas:

    Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis. OU
    Até mesmo os sádicos se valem aqui e ali de argumentos dados como irrefutáveis

    O São Paulo enfrenta ,neste sábado, mais um desafio. OU
    O São Paulo enfrenta neste sábado mais um desafio.

    2) Depois de no entanto, entretanto, por isso, porém, contudo, portanto, todavia, quando essas palavras ou expressões iniciarem o período:

    No entanto o presidente deixou claro que não aceitará a proposta da oposição. OU
    No entanto, o presidente deixou claro que não aceitará a proposta da oposição
  • acho que as duas opções A e C estão corretas.alguém poderia explicar melhor as duas??
  • http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=d1jWIeqVX3Vllk5NCDTsDmin_IRN-LQhQZ1xUZJMVxg~
  • Carlos,

    O link não esta abrindo !!
  • O isolamento com virvulas de advérbios é facultativo. "Aqui e ali" são adverbios, "na pratica" não.

ID
308914
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.

Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.


(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


As palavras catequização (doutrinação religiosa) e purificação (tornar puro, depuração, limpeza), do segundo parágrafo, têm, respectivamente, desdobramentos nas
seguintes expressões do terceiro parágrafo:

Alternativas
Comentários

ID
308917
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São características da angina variante de Prinzmetal, EXCETO

Alternativas

ID
308920
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento medicamentoso de escolha da hipertensão crônica durante a gravidez é

Alternativas
Comentários
  • Metildopa - agonista alfa 2 adrenérgico


ID
308923
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A síndrome de Brugada é tipicamente vista em pacientes

Alternativas

ID
308926
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Angina geralmente é causada por aterosclerose obstrutiva de coronária, mas também pode resultar de condições que aumentam a demanda miocárdica de oxigênio acima da oferta, tais como as abaixo, EXCETO

Alternativas

ID
308929
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na hipertensão acelerada maligna NÃO se espera encontrar

Alternativas

ID
308932
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No atendimento de uma parada cardiorrespiratória, na fase de suporte avançado de vida, a dose de epinefrina e a sua dose máxima, são respectivamente

Alternativas

ID
308935
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nas intoxicações por teofilina espera-se encontrar

Alternativas

ID
308938
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na sala de emergência a utilização de ventilação não-invasiva pode evitar, em muitos casos, a intubação orotraqueal. Constitue contraindicação ao seu uso

Alternativas

ID
308941
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dentre as drogas utilizadas na abstinência alcoólica, em todos os seus graus de gravidade, aquela que NÃO atinge o efeito que se espera e portanto não deve ser utilizada, é:

Alternativas

ID
308944
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Ingestão de oocistos provenientes do solo, ingestão de carne crua e infecção transplacentária são os modos de transmissão de

Alternativas
Comentários
  • Cisticercose: acontece no homem quando este faz o papel de hospedeiro intermediário ao ingerir ovos de Taenia solium presentes em água ou alimentos contaminados

    Histoplasmose: causada pela inalação de esporos do fungo Histoplasma capsulatum presentes em fezes de aves e morcegos contaminados. A doença não é contagiosa, exceto em raros casos associaddos à contração sexual onde os parceiros tenham lesões na genitália, ou então em transplantes ded órgãois infectados. É uma ddoença oportunista que pode causar complicações em pacientes imunossuprimidos.

    Criptococose: é a doença do pombo, cosmopolita, característica de grandes centros urbanos. É causada pelo Criptococcus neoformans e Criptococcus gatti, presentes nas fezes dos pombos. O contágio se dá pela inalação dos esporos destes fungos.

    Toxoplasmose: causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, tem como hospedeiros definitivos os felinos, que eliminam atraves das fezes oocistos não esporulados, que no ambiente se transformam em oocistos esporulados infectantes. Outras formas de contágio são a ingestão de carne crua ou mal passada contendo cistos con bradizoítos, e também através da placenta, pela passagem de taquizoítos da mãe para feto.


ID
308947
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em um adulto jovem com quadro de tosse paroxística há 5 dias, no qual suspeita-se, por dados epidemiológicos, de infecção por Bordetella pertussis, recomenda-se o uso de um dos antibióticos abaixo, EXCETO

Alternativas

ID
308950
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São efeitos colaterais da anfotericina B, EXCETO

Alternativas

ID
308953
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em um paciente com uretrite bacteriana aguda recomenda-se tratamento com

Alternativas

ID
308956
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em indivíduos com diagnóstico de trombose venosa profunda a incidência de trombofilia hereditária pode chegar a 37%, sendo que a mais comum é

Alternativas

ID
308959
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Cromossomo Philadelphia e célula de Reed Sternberg são achados característicos, respectivamente, de

Alternativas

ID
308962
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Esplenectomia pode ser o tratamento indicado na

Alternativas

ID
308965
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A única fonte de vitamina B12, essencial para a produção de elementos do sangue, na natureza, são

Alternativas

ID
308968
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São manifestações extra-intestinais da doença celíaca, EXCETO

Alternativas

ID
308971
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Tabagismo está associado a risco diminuído de

Alternativas

ID
308974
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O rastreamento de câncer colorretal deve se dar em espaços de tempo menores em indivíduos com os fatores de risco abaixo, EXCETO

Alternativas

ID
308977
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Jovem de 20 anos é admitido no pronto-socorro em mau estado geral. A gasometria mostra pH de 6,87 e bicarbonato de 9 mEq/L. Na avaliação deste paciente é provável encontrar neste momento

Alternativas

ID
308980
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na síndrome de secreção inapropriada do hormônio anti-diurético, é característico o encontro de

Alternativas

ID
308986
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 55 anos apresenta diarreia, quadro demencial, dermatite pigmentada em áreas expostas ao sol, glossite e estomatite. Trata-se provavelmente de um caso de deficiência de

Alternativas
Comentários
  • A PELAGRA ACONTECE NA CARÊNCIA DE PP , NIACINA

    DERMATITE

    DEMENCIA

    DIARREIA


ID
308989
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A indicação abaixo mais adequada da dosagem sérica de tireoglobulina é

Alternativas

ID
308992
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere as situações clínicas abaixo:

I. Síndrome de Cushing associada a adenoma de adrenal esquerda.

II. Síndrome de Sheehan.

III. SIDA com citomegalovirose adrenal bilateral.

IV. Síndrome de Cushing associada a carcinoma pulmonar de pequenas células.

Os pacientes que com maior probabilidade apresentarão diminuição do nível sérico de ACTH são os portadores das doenças

Alternativas

ID
308995
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os triptanos são utilizados basicamente no tratamento de

Alternativas
Comentários
  • Migrânea (enxaqueca).


ID
308998
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 58 anos apresenta quadro agudo de dupla hemiparesia e hemianestesia, paralisia do olhar conjugado horizontal bilateral, pupilas puntiformes, bobbing ocular e postura descerebrada. A tomografia computadorizada mostrará provavelmente hemorragia na região

Alternativas

ID
309004
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Cilindros hialinos são detectados no exame de sedimento urinário nas situações abaixo, EXCETO

Alternativas

ID
309007
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dos dados abaixo o mais característico da síndrome hepato-renal é

Alternativas

ID
309010
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Habitualmente encontramos num paciente com insuficiência renal crônica

Alternativas

ID
309013
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Jovem de 16 anos, procura assistência médica devido quadro recente de dispneia. A pressão arterial é de 164 × 110 mmHg, há edema de face e membros inferiores e impetigo em perna direita. Laboratorialmente detecta-se proteinúria discreta, cilindros hemáticos, creatinina de 1,7 mg/dL e diminuição do nível da fração C3 do complemento. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica deve-se dosar

Alternativas
Comentários
  • antiestreptolisina O.


ID
309016
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 32 anos apresenta há alguns meses poliartrite, pericardite, cansaço, icterícia, anasarca e eritema malar. Os exames mostram hemoglobina de 7,1 g/dL, VCM de 109 fL aumento de bilirrubina indireta e de DHL, creatinina de 1,9 mg/dL e proteinúria de 24 horas de cerca de 3,0 gramas. Espera-se encontrar nesta paciente as seguintes alterações laboratoriais, EXCETO

Alternativas

ID
309019
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Num paciente que apresenta fenômeno de Raynaud, úlceras digitais, teleangiectasias, calcinose e disfagia é provável o encontro de anticorpo anti

Alternativas

ID
309022
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Além de livedo reticular, são características encontradas numa mulher que apresenta altos títulos de anticorpos antifosfolípides, EXCETO

Alternativas

ID
309025
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 35 anos procura pronto-socorro com quadro agudo de artrite em hálux esquerdo. Deve ser evitada, neste momento a prescrição de

Alternativas

ID
309028
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento de tromboembolismo pulmonar prescreve-se heparina de baixo peso molecular em dose

Alternativas

ID
309031
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere as assertivas abaixo, relativas à neoplasia pulmonar:

I. resposta quase nula à quimioterapia e à radioterapia.

II. ocorrência quase exclusiva em fumantes.

III. habitualmente surge como nódulo periférico.

IV. desenvolvimento precoce de disseminação metastática.

São características do carcinoma pulmonar de pequenas células o que consta APENAS em

Alternativas

ID
309034
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 65 anos, que fumou dos 25 aos 55 anos, refere tosse crônica, com dois períodos de exacerbação por ano, e dispneia progressiva nos últimos 4 anos, sendo atualmente aos pequenos esforços. A pressão arterial é de 140 × 80 mmHg e não apresenta sinais de insuficiência cardíaca. A espirometria mostra capacidade vital forçada de 85% do predito e volume expiratório no 1o segundo 40% do predito, o qual melhorou 20% após salbutamol. É de se esperar que esse paciente obtenha maior benefício com o uso diário de

Alternativas