Texto 1
Edificação da integridade coletiva
Somos um animal que não nasce pronto; temos de ser
formados. Essa formação pode nos levar [.....] vida
como benefício ou [....] vida como malefício, da
pessoa que é capaz de produzir benefício ou da que
é capaz de produzir malefício. Todos e todas somos
capazes de ambas as coisas. Afinal de contas, ética
está ligada [..... ] ideia de liberdade. Ética é como eu
decido a minha conduta. E a palavra “decido” é marcante porque sinaliza quais são os critérios e valores
que eu uso para me conduzir na vida coletiva.
Não existe ética individual. Os séculos XVIII e XIX, com
a industrialização e depois com a mecanização, são
calcados na anulação da natureza como o outro. A
percepção da natureza como o outro começa a ganhar
forma [..... ] partir do século XX. Ela era tida como
objeto e, portanto, passível de posse. A ideia da ecologia é uma questão ética porque passamos [...... ]
tomar a natureza como o outro, não como objeto,
ideia que vai introduzir uma referência: ética é convivência. A vida, acima de tudo, é condominial.
CORTELLA, S. Educação, convivência e ética - audácia e esperança!
São Paulo: Cortez, 2018, p. 15-16. [Adaptado]
Texto 2
Trecho de entrevista da revista ISTOÉ
com o filósofo Mario Sergio Cortella
Quais são os temas mais recorrentes
em suas palestras atualmente?
Os temas mais demandados são a ética na convivência
no âmbito da política pública, mas também no campo
privado. Em segundo lugar, o campo da gestão do
conhecimento, das pessoas estarem sempre com a
necessidade de estar de prontidão para uma formação.
Como lidar com cenários turbulentos é outro tema
recorrente. A pessoa precisa ter clareza de que a vida é
sempre um processo de mudança, de que aquilo que
muda substitui aquilo que antes vinha. Mas há muita
coisa que é antiga e que deve ser levada adiante. E
tem muita coisa que é velha, ultrapassada. Uma sociedade que tem uma tecnologia avançada, às vezes, descuida do antigo e fica só em busca de novidades.
É possível falar em ética hoje no Brasil?
Falar sobre ética não é falar sobre alguém. É falar
sobre nós. Ética são princípios e valores que usamos
em nossa conduta. No Brasil, nós não temos a falta de
ética, temos a falta de uma determinada ética. Há uma
conduta hoje que está faltando.
As pessoas também estão mais
ansiosas para ler sobre a felicidade?
As pessoas dizem “eu queria muito ser feliz”, “um dia eu
vou ser feliz” como uma lamentação e não como um
projeto de vida. Felicidade não é um estado contínuo,
é um estado eventual. Só se percebe a importância da
felicidade porque ela se ausenta. A real felicidade está
na partilha. É por isso que hoje há uma obsessão com
as redes sociais.
As redes sociais e o mundo virtual
colaboram para isso em que medida?
O mundo digital é uma ocasião inestimável. Todo
mundo junto e ninguém perto. A sucessão de imagem,
o contato o tempo todo leva ao esgotamento. O prazer da água está em ter sede. As redes sociais saturam.
Não gosto da palavra seguidor, por exemplo. Refere
aos profetas, algo dogmático.
Disponível em: https://istoe.com.br/mario-sergio-cortella-vivemosnum-momento-incomodo-que-pode-levar-reinvencao/. Acesso em
14/ago/2019. [Adaptado]
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e
as falsas ( F ), com base nos textos 1 e 2.
( ) Ambos os textos abordam a questão da ética
vista como um valor coletivo, associado ao
comportamento em sociedade.
( ) Em “Ela era tida como objeto e, portanto,
passível de posse” (texto 1, 2º parágrafo), a
conjunção sublinhada introduz uma ideia de
conclusão.
( ) Em “Mas há muita coisa que é antiga e que
deve ser levada adiante” (texto 2, 1a
resposta),
a conjunção sublinhada introduz um argumento que contrasta com a informação da
frase precedente no texto.
( ) Em “Felicidade não é um estado contínuo, é
um estado eventual” (texto 2, 3a
resposta),
a segunda oração é coordenada sindética
aditiva.
( ) ”Em Só se percebe a importância da felicidade
porque ela se ausenta” (texto 2, 3a
resposta), a
segunda oração indica uma ressalva em relação à oração precedente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.