SóProvas



Prova FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia


ID
762280
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às bases conceituais da Toxicologia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A área da toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos causados pelas substâncias químicas ao interagirem com organismos vivos. O objetivo da toxicologia é a avaliação do risco, o que constitui condição indispensável para o estabelecimento de medidas de segurança na utilização dos compostos químicos e por conseguinte a proteção dos indivíduos expostos.
  • A área da toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos causados pelas substâncias químicas ao interagirem com organismos vivos. O objetivo da toxicologia é a avaliação do risco, o que constitui condição indispensável para o estabelecimento de medidas de segurança na utilização dos compostos químicos e por conseguinte a proteção dos indivíduos expostos.

     

     

    Fonte: qconcursos

  • "Em toxicologia, dose letal mediana (DL50 ou LD50, do inglês Lethal Dose) é a dose necessária de uma dada substância ou tipo de radiação para matar 50% de uma população em teste (normalmente medida em miligramas de substância por quilograma de massa corporal dos indivíduos testados)." Dose letal mediana – Wikipédia, a enciclopédia livre
  • "ANTÍDOTO: Agente capaz de antagonizar os efeitos tóxicos de substâncias." Fonte: https://www.google.com.br/url?url=http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/zoonoses_intoxicacoes/Conceitos_Basicos_de_Toxicologia.pdf&rct=j&sa=U&ved=0ahUKEwjz1_OliMvXAhWFFJAKHYZKB0cQFggcMAA&q=ant%C3%ADdoto+toxicologia&usg=AOvVaw2pXbSmlLHqqkdV2PShlNby
  • b)

    A Toxicologia estuda a relação entre o agente químico e a reação tóxica causada por este agente no organismo.

  • A- A Toxicologia investiga aspectos legais decorrentes dos danos orgânicos causados por agentes biológicos.

    ERRADA. A toxicologia forense que estuda isso.

    B- A Toxicologia estuda a relação entre o agente químico e a reação tóxica causada por este agente no organismo.

    CORRETA.

    C- A Toxicologia não estuda possíveis interações tóxicas dos medicamentos com o organismo vivo.

    ERRADA. Ela estuda as interações tóxicas dos medicamentos.

    D- A Toxicologia estabelece que a dose letal média (DL50) elevada de um agente químico é indício de alta toxicidade, portanto, insegura para o organismo.

    ERRADO. Um elevado DL50 indica que a substância é mais segura, pois é necessária uma alta dose para causar morte.

    E- A Toxicologia estabelece que o antídoto é necessariamente provido de atividade biológica intrínseca.

    ERRADO. O antídoto não precisa ter atividade intrínseca, ele pode funcionar apenas como um sequestrante do toxicante, como o carvão ativado.

  • A análise toxicológica forense é definida como aquela voltada para fins judiciais, estuda as reações tóxicas e os venenos causadores destas reações.

    TOXICOFILIA/TOXICOMANIA

    Estado de intoxicação periódica ou crônica. Compulsão irresistível e incontrolável que possui de continuar seu uso e obtê-los a todo custo, pela dependência psíquica, pela tendência a aumentar gradativamente a dosagem da droga e pelo efeito nocivo individual e coletivo.


ID
762283
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à Toxicologia, assinale a alternativa que contenha aspectos conceituais incorretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais de várias áreas entre elas podemos citar e explicar as seguintes:


    - Toxicologia Clínica: desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.


    - Toxicologia Ocupacional: estuda as ações e efeitos prejudiciais de determinadas substâncias que são empregadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto. Busca especialmente entender os conhecimentos que possam garantir segurança sobre a exposição ocupacional.


    - Toxicologia de Alimentos: está pautada ao estudo da toxicidade das substâncias difundidas pelos alimentos, sendo assim esta área consegue constituir índices de segurança para que os alimentos, naturais ou industriais, possam ser consumidos sem causar danos à saúde, desde o seu armazenamento até o consumo.


    - Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos pelos conteúdos químicos presentes na terra. Busca compreender as alterações no equilíbrio biológico resultantes da poluição química que afeta o meio ambiente. É um estudo fundamental para a realização de ações de conservação e gestão ambiental.


    - Toxicologia Experimental: realiza estudos para poder buscar os mecanismos das ações dos toxicantes sobre os sistemas biológicos com o intuito de avaliar os efeitos decorrentes dessa ação. Esta avaliação de toxicidade é conseguida através de análises realizadas em diferentes espécies de animais, seguindo critérios e normas rigorosas pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/o-que-e-toxicologia/51759

  • Então se eu prescrevo um antidepressivo para um paciente e ele apresenta náuseas (efeito colateral dos primeiros dias), ele estará intoxicado(interrogação). Discordo.

  • A questão pede que seja indicada, dentro de algumas informações trazidas nas alternativas do enunciado, a alternativa que esteja INCORRETA sobre os aspectos conceituais da Toxicologia. A toxicologia analisa os efeitos causados por substâncias químicas, físicas e biológicas em comunidades de organismos e no ser humano. Ela realiza uma relação de efeitos tóxicos de substâncias em organismos vivos, em determinados ecossistemas, incluindo suas interações ambientais. Os testes que avaliam a toxicidade são ensaios laboratoriais que são capazes de estimar a toxicidade de certas substâncias e outras amostras ambientais. Os ensaios são realizados com organismos-testes que são expostos a concentrações variadas da amostra, avaliando e quantificando os efeitos tóxicos que são produzidos sobre eles. A toxicologia engloba atualmente áreas de conhecimento diversas: biologia molecular, genética, química, medicina, com o intuito de avaliar o risco dos efeitos causados por determinada substância. É considerada uma intoxicação quando um organismo entra em contato com alguma substância que não seja nutritiva e que não é produzida pelo próprio organismo, causando a chamada toxicidade, que é a capacidade de causar danos ou efeitos adversos no organismo. O estudo da toxicologia clínica analisa os efeitos tóxicos ou adversos de determinadas substâncias no organismo, com a finalidade de tratar ou prevenir essa toxicidade nos indivíduos. A toxicologia analítica identifica e quantifica as substâncias de efeito tóxico (drogas, exposição química ou fármacos) em partes biológicas. A toxicologia experimental utiliza animais para analisar os efeitos tóxicos em cada órgão, para avaliar doses não tóxicas de determinadas substâncias para os indivíduos. (O conceito de ecotoxicologia. 2018. Disponível em Revista Digital AdNormas. Acesso em dezembro de 2021; Toxicologia e câncer. 2021. Disponível em site do Inca. Acesso em dezembro de 2021)

    A) Toxicidade é a potencialidade de a substância química provocar efeitos adversos quando em contato com o organismo vivo. Esse termo é utilizado para definir a capacidade da substância causar danos (efeitos adversos) em um organismo vivo. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    B) Toxicologia experimental estuda os sinais de toxicidade própria dos animais. A toxicologia experimental utiliza as substâncias tóxicas em animais para estudar os efeitos causados, não há estudo de toxicidade própria. A toxicidade apenas ocorre quando há contato de alguma substância não nutritiva para o organismo, e não produzida por ele mesmo. Informação falsa. Opção CORRETA.

    C) Toxicologia clínica estuda os sinais e os sintomas indesejáveis causados pelo toxicante. A toxicologia clínica analisa os efeitos que possam surgir em determinado toxicante, para tratar adequadamente ou prevenir um efeito tóxico posterior. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    A toxicologia analítica identifica e quantifica as substâncias tóxicas em partes biológicas, para auxiliar na detecção desses toxicantes. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    E) Intoxicação é a manifestação das reações indesejáveis causadas pelas substâncias químicas no organismo. Toda reação ou dano causado por substâncias químicas externas, não produzidas pelo organismo, é caracterizada como uma intoxicação. Informação verdadeira. Opção incorreta.


    Gabarito do professor: B

ID
762286
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir:

A Toxicologia Forense estuda _____

Alternativas
Comentários
  • A toxicologia forense é um ramo da grande ciência Toxicologia. Na toxicologia forense, o principal objetivo é detectar e quantificar as substâncias tóxicas e seus efeitos nos organismos. Contudo, a atividade do toxicologista forense aplica-se a situações com questões judiciais subjacentes para as quais importa reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo da exposição humana a tais agentes tóxicos.
  • Gabarito: C

     

    A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais de várias áreas entre elas podemos citar e explicar as seguintes:


    - Toxicologia Clínica: desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.


    - Toxicologia Ocupacional: estuda as ações e efeitos prejudiciais de determinadas substâncias que são empregadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto. Busca especialmente entender os conhecimentos que possam garantir segurança sobre a exposição ocupacional.


    - Toxicologia de Alimentos: está pautada ao estudo da toxicidade das substâncias difundidas pelos alimentos, sendo assim esta área consegue constituir índices de segurança para que os alimentos, naturais ou industriais, possam ser consumidos sem causar danos à saúde, desde o seu armazenamento até o consumo.


    - Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos pelos conteúdos químicos presentes na terra. Busca compreender as alterações no equilíbrio biológico resultantes da poluição química que afeta o meio ambiente. É um estudo fundamental para a realização de ações de conservação e gestão ambiental.


    - Toxicologia Experimental: realiza estudos para poder buscar os mecanismos das ações dos toxicantes sobre os sistemas biológicos com o intuito de avaliar os efeitos decorrentes dessa ação. Esta avaliação de toxicidade é conseguida através de análises realizadas em diferentes espécies de animais, seguindo critérios e normas rigorosas pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/o-que-e-toxicologia/51759

  • Discordo do gabarito, mas não há muito o que fazer...

    O gabarito, "As reações tóxicas e os venenos causadores destas reações", para mim indica o que a toxicologia em si estuda numa forma geral. Como a questão quer saber o foco de atenção da toxicologia forense, acredito que a opção correta deveria indicar que ela estuda agentes tóxicos para a elucidação de questões que ocorrem em procedimentos judiciais... Questão mal feita... mas é só minha opinião. Gostaria que algum professor se manifestasse melhor sobre essas definições...

  • questão aleatória, poderia ser qualquer uma das 3 primeiras

  • Concordo com você Cecília Andrade!

  • GABARITO: C

    A Toxicologia Forense estuda as reações tóxicas e os venenos causadores destas reações.

    Estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas no mundo vivo

    • É multidisciplinar, pois engloba conhecimentos de outras matérias como Bioquímica, Química, Fisiologia, Genética, Patologia, entre outras; 

    • Identifica e quantifica os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos, ou seja, qualquer substância que pode provocar danos ou produzir alterações no equilíbrio biológico; 

    • Tem como principal objetivo a identificação de substâncias tóxicas, em geral, atendendo solicitações processuais de investigação criminal por parte dos diversos organismos

    Fonte: Material Curso Método Ciclos.

  • A toxicologia forense é um ramo da grande ciência Toxicologia. Na toxicologia forense, o principal objetivo é detectar e quantificar as substâncias tóxicas e seus efeitos nos organismos. Contudo, a atividade do toxicologista forense aplica-se a situações com questões judiciais subjacentes para as quais importa reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo da exposição humana a tais agentes tóxicos.

    Fonte: Correção do professor

    Gabarito C

  • Toxicologia Forense tem como principal objetivo a busca da evidência consistente que irá permitir a identificação da presença de um agente tóxico. Ou seja, as reações tóxicas e os venenos causadores destas reações.

    Gabarito C


ID
762289
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que indique a substância que se encontra, nas condições normais de temperatura e pressão, no estado gasoso.

Alternativas
Comentários
  • O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, é uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua fórmula química é CO2. Descoberto pelo físico e químico escocês Joseph Black, o dióxido de carbono, é um composto inorgânico pertencente à categoria dos óxidos, gasoso nas condições normais de temperatura e pressão, incolor, inodoro, apolar, linear e solúvel em água. 

    Alternativa correta: E

ID
762292
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma das substâncias a seguir causa morte por curarização ou paralisia muscular esquelética. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Ações terapêuticas.

    Relaxante do músculo esquelético.

    Propriedades.

    É um bloqueador muscular despolarizante, produz paralisia do músculo esquelético por bloqueio da transmissão nervosa na junção neuromuscular. Exerce sua ação competindo com a acetilcolina, para ocupar os receptores colinérgicos da placa motora, com os quais é combinada para produzir a despolarização. Devido a sua alta afinidade por esses receptores e sua resistência à acetilcolinesterase, produz uma despolarização mais prolongada que a acetilcolina. Inicialmente produz contrações musculares transitórias, seguidas pela inibição da transmissão neuromuscular. Geralmente é administrada por via intravenosa, mas pode ser administrada por via intramuscular se for necessário.

    Indicações.

    Utiliza-se como relaxante muscular para entubação endotraqueal ou para intervenções cirúrgicas leves e no tratamento das convulsões induzidas farmacológica ou eletricamente, para reduzir a intensidade das contrações musculares.

    Bons estudos!

  • A substância que pode causar morte por curarização ou paralisia muscular esquelética é a succinilcolina. A succinilcolina é um relaxante muscular, bloqueador neuromuscular despolarizante e colinérgico. A Succinilcolina bloqueia a transmissão do impulso nervoso na placa mioneural, produzindo paralisia dos músculos esqueléticos. Não tem efeito sobre a consciência e nem sobre o limiar da dor. A succinilcolina embora não tenha afinidade pela acetilcolinesterase (ACHE) sináptica, é hidrolisada rapidamente pela colinesterase plasmática, o que lhe confere meia-vida de eliminação extremamente curta (<1min). 

    Alternativa correta: E

ID
762295
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o princípio farmacológico ativo encontrado na Papaver somniferum.

Alternativas
Comentários
  • Os opióides são os fármacos mais poderosos para combater a dor. Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente como a papoula do oriente. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco). A morfina constitui 10% do ópio e pode ser extraída de diversas maneiras. Uma delas consiste em dissolver o pó em água e adicionar hidróxido de cálcio, de forma a converter os alcalóides à sua forma ionizada. A morfina é solúvel nesta suspensão alcalina, que é filtrada, adicionando-se posteriormente amónia ao filtrado, o que provoca a precipitação da morfina devido ao pH mais baixo. Este precipitado é então dissolvido em ácido sulfúrico ou clorídrico, filtrado, e alcalinizado com hidróxido de amónia, o que leva à re-precipitação da morfina (que é purificada mediante tratamento com solventes e cristalizada em condições adequadas). 

    Alternativa correta: C
  • Papaver somniferum é o nome científico dado a papoula, da qual são extraídos os opióides como a morfina.


ID
762298
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito dos efeitos do uso da cocaína, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito excitante do sistema nervoso central provocado pela cocaína resulta de sua interação direta com receptores noradrenérgicos.

II. A absorção sistêmica da cocaína aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.

III. A aspiração nasal de cocaína aumenta a circulação de sangue na mucosa nasal.

IV. A cocaína aumenta a atividade do sistema nervoso simpático e melhora os sintomas da depressão.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A cocaína é uma substância psico-estimulante extraída das folhas de uma planta originária da América do Sul, popularmente chamada coca (Erythroxylon coca). A cocaína pode ser consumida de diferentes formas, por exemplo, como pó, diluído, pode ser intravenoso ou ainda na forma de base, como crack. A planta da coca também pode ser usada sob a forma de chá, legal em alguns países da América do Sul, como Peru e Bolívia. O mecanismo de ação da cocaína no Sistema Nervoso Central é aumentar a liberação e prolongar o tempo de atuação dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina, os quais são atuantes no cérebro. A dopamina é o neurotransmissor que se relaciona à dependência e prazer. A noradrenalina e a serotonina se relacionam a algumas funções comuns: controle de humor, motivação e cognição/percepção. A noradrenalina se relaciona a mais duas funções, o comportamento motor fino e a manutenção da pressão arterial. 

    Alternativa correta: B

  • I. Errada. O efeito excitante do sistema nervoso central provocado pela cocaína resulta de sua interação direta com receptores noradrenérgicos.
    Justificativa: O mecanismo de ação da cocaína está relacionada com bloqueio dos transportadores de dopamina, serotonina e noraepinefrina, ou seja, ele não atua diretamente sobre os receptores noradrenérgicos.


    II. Correta. A absorção sistêmica da cocaína aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.
    Justificativa: A cocaína age no sistema simpático, por isso promove esses efeitos.


    III. Errada. A aspiração nasal de cocaína aumenta a circulação de sangue na mucosa nasal.
    Justificativa: A cocaína é um vasoconstritor, então promove a diminuição da circulação de sangue na mucosa nasal.


    IV.Correta. A cocaína aumenta a atividade do sistema nervoso simpático e melhora os sintomas da depressão.

     

    Gabarito: II e IV.

  • lll.errada. por contato na mucosa nasal e pela vasoconstriccao pode gerar perfurações septais

ID
762301
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia

A respeito dos efeitos da anfetamina no sistema nervoso autônomo, analise as afirmativas a seguir.

I. Substâncias que estimulam o sistema nervoso simpático, como a anfetamina, dilatam a pupila (midríase).

II. A anfetamina não pode ser prescrita em função do risco de causar dependência química.

III. A anfetamina é aminassimpaticomimética de ação dupla: estimula diretamente o receptor adrenérgico e promove liberação de noradrenalina para a fenda sináptica do sistema nervoso simpático.

IV. O metabolismo da anfetamina pelo fígado resulta em metabólitos farmacologicamente ativos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II- anfetamina não pode ser prescrita em função do risco de causar dependência química.

    Na minha opinião, só alternativa II está errada, porque não tem descrito na literatura a relação da anfetamina com dependência química, mas tem descrito que a anfetamina pode causar dependência física e psicológica e, também, abstinência.

  • A questão possivelmente foi anulada por não conter uma resposta com todos os ítens corretos.

    I- CORRETO: A anfetamina é um psicoanaléptico do SNC, e por atuar no sistema simpático pode causar midríase.

    II-ERRADO: de acordo com a portaria 344/98 a anfetamina consta na lista A3 e não foi proscrita no Brasil

    III-ERRADO: a anfetamina não estimula os receptores de forma direta. Ela atua por três mecanismos: estimula a liberação de catecolaminas, inibe a recaptação e a degradação pela MAO e COMT.

    IV- CORRETO: é metabolizada no fígado e gera metabólitos ativos.


ID
762304
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito dos efeitos da atropina, analise as afirmativas a seguir.

I. O envenamento pela atropina causa dilatação pupilar, torpor e dificuldade de acomodação visual aos ambientes de grande luminosidade.

II. A atropina aumenta a produção de saliva (sialorréia).

III. A atropina provoca estado de euforia e dependência química.

IV. A atropina causa sudorese, diarreia e desidratação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A utilidade da Atropa belladonna para fins terapêuticos ou para fins próprios advém da sua constituição rica em alcaloides tropânicos (atropina e escopolamina). Os alcaloides tem a capacidade de bloquear as respostas do musculo do esfíncter pupilar da íris e do musculo ciliar da lente. Desta forma, dilatam a pupila e paralisam a acomodação. 

    Alternativa correta: A
  • I) correta

    II) A atropina inibe a produção de saliva (xerostomia)

    III) A atropina é um estimulante do SNC e em baixas doses causa leve inquietação, já em altas doses causa agitação e desorientação. A intoxicação atropínica pode ser revertida por fármacos anticolinesterásicos, como a fisiostigmina.

    IV) causa inibição de secreções


ID
762307
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às reações orgânicas à substâncias diversas, analise as afirmativas a seguir.

I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina.

II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central.

III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.

IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão traz alguns medicamentos (substâncias químicas) e suas possíveis reações no organismo, pedindo que se indique as afirmativas que são verdadeiras para assinalar a alternativa correta. O sistema nervoso central coordena diversas funções do organismo, e o sistema simpático estimula, enquanto o parassimpático inibe seu funcionamento. O sistema nervoso simpático é relacionado diretamente com a adrenalina, e é responsável por: dilatar a pupila, inibir a salivação, dilatar os brônquios, acelerar os batimentos, inibir o peristaltismo e relaxar a bexiga. O sistema nervoso parassimpático se relaciona com a acetilcolina e é responsável por contrair a pupila, estimular o fluxo salivar, contrair os brônquios, reduzir os batimentos, estimular o peristaltismo e contrair a bexiga. Os medicamentos (drogas) que agem no sistema nervoso central podem estimular algumas das funções nos organismos. A cetamina é uma droga anestésica utilizada tanto em anestesias humanas quanto veterinárias, agindo na regulação de glutamato (aminoácido) e estimulando conexões neurais em casos depressivos graves. Essa droga tornou-se popular entre jovens por causar efeitos alucinógenos, sintomas que se assemelham ao quadro de esquizofrenia. Algumas das reações adversas observadas são: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, alucinação, confusão mental, delírio, depressão respiratória ou apneia (altas doses), e diversas reações psiquiátricas. A niquetamina é uma droga analéptica conhecida como estimulante respiratório do sistema nervoso central (SNC) agindo na regulação da frequência cardíaca, aumentando os movimentos respiratórios e reflexos do organismo. Pode causar efeitos adversos em doses altas como taquicardia, aumento da pressão arterial, espasmos e convulsões. A anfetamina é uma droga psicoestimulante do SNC, elevando níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina e podendo causar danos ao organismo. Ela provoca reações no SNC, como insônia, falta de apetite, aceleração dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, arritmia e entre outros sintomas de alerta que o sistema nervoso impulsiona. Causa grande dependência química e, em altas doses, pode provocar overdose que leva à psicose anfetamínica, necessitando de acompanhamento hospitalar. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Anfetaminas. Disponível em: site da UNIFESP. Acesso em dezembro de 2021; (Cetamina: aspectos gerais e relação com a esquizofrenia. 2005. Disponível em site do Scielo Brasil. Acesso em dezembro de 2021; Estimulação farmacológica da ventilação. Disponível em: site da UFRGS. Acesso em dezembro de 2021)

    Analisando as afirmativas:

    I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina. Os dois estimulantes do SNC causam arritmia, que em doses altas, podem levar à morte induzida. Verdadeira.

    II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central. Esses dois são sintomas observados após uma crise de convulsão que pode ser provocada por drogas excitantes do SNC. Verdadeira.

    III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.
    A cetamina age ativando o sistema nervoso simpático, que acende o alerta (adrenalina) e causam aumento dos batimentos e pressão arterial, além dos delírios provocados pela droga. Verdadeira.

    IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.
    Em doses elevadas, essa droga pode causar esses sintomas, e como é uma droga anestésica, também pode causar analgesia. Verdadeira.

    Assinale:

    A) se somente a afirmativa I estiver correta. As afirmativas II, III e IV também são verdadeiras. Incorreta.

    B) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
    As afirmativas II e IV estão corretas, porém as afirmativas I e III também, elas não são falsas. Incorreta.

    C) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
    As afirmativas I e II também são verdadeiras. Incorreta.

    D) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
    A afirmativa de número IV também é verdadeira. Incorreta.

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras sobre os medicamentos e reações orgânicas. CORRETA.


    Gabarito do professor: E.

ID
762310
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sangue é o principal transportador de substâncias tóxicas pelo organismo. Para que o veneno possa atingir o compartimento sanguíneo, precisa ser absorvido.

As alternativas a seguir apresentam fatores que contribuem favoravelmente para a absorção, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • O sangue tem um papel fundamental no transporte de nutrientes, oxigênio e substancias tóxicas. Todas as alternativas apresentadas na questão favorecem a absorção dessas substancias para que possam chegar ao sistema circulatório, com exceção da hidrossolubilidade. A movimentação do agente tóxico no organismo, desde a sua entrada até a sua eliminação, envolve a transposição de membranas celulares. Devido à constituição lipoprotéica das membranas biológicas, as substâncias químicas lipossolúveis, ou seja, apolares, terão capacidade de transpô-las facilmente, pelo processo de difusão passiva. Já as substâncias hidrossolúveis não atravessam essas membranas, a não ser que tenham pequeno tamanho molecular e possam ser filtradas, através dos poros aquosos. A hidrossolubilidade é conferida à molécula por grupamentos que permitem a formação de pontes de hidrogênio com as moléculas de água em solução como, por exemplo, os grupos hidroxila (-OH), carboxila (-COOH), amino (-NH2); sulfidrila (-SH) e carbonila (-=O). 

    Alternativa correta: E
  • O aumento da lipossolubilidade favorece a absorção, ao passo que a hidrossolubilidade aumenta a excreção.

  • Massagem no músculo??? Oxi... 

  • Questão estranha. Se recomenda não massagear o músculo após injeção intramuscular. 

  • Quanto mais solúvel em água mais desfavorável é, a absorção do veneno pelo organismo.

    Resposta letra E


ID
762313
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à velocidade de absorção de substâncias tóxicas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As substâncias químicas penetram no organismo humano, a partir das vias de exposição, em velocidades diferentes dependendo de suas propriedades físico-químicas e das condições existentes na superfície de contato como, por exemplo, a área e permeabilidade da membrana e o fluxo sanguíneo no local de contato. Assim, a intensidade do efeito tóxico e a rapidez da resposta em função da via de exposição apresentam-se na seguinte ordem decrescente de eficiência: endovenosa, respiratória, intraperitoneal, subcutânea, intramuscular, intradérmica, oral e cutânea. A instilação nasal de substâncias halogenadas, como o clorofórmio, é perigosa, causando irritação dolorosa, podendo levar a óbito, já que a absorção da substancia pelo organismo por via respiratório é de aproximadamente 100%.

    Alternativa correta: E

ID
762316
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir:

Os agentes tóxicos sistêmicos são substâncias que _____

Alternativas
Comentários
  • O gabarito certo B e não E como consta.
     
    Para que o efeito tóxico sistêmico apareça é necessário que o agente tóxico seja absorvido e distribuído a um local distante daquele de contato, onde se produz o efeito. A maioria dos compostos químicos produz efeito tóxico sistêmico, embora alguns possam apresentar também efeito local.
  • Os agentes tóxicos sistêmicos, como por exemplo, o benzeno e o tetracloreto, são substâncias que cujos efeitos se manifestam à distância do local onde sedeu o contato inicial entre o agente tóxico e o organismo. No caso das substâncias citadas, o benzeno causa danos celulares na medula óssea e o tetracloreto de carbono causa danos hepáticos, renais e no sistema nervoso central. Alternativa correta (B).
  • Alternativa correta letra B

  • As fases do percurso do veneno seguem a Penetração, Absorção (pelos tecidos), Distribuição (para outros locais do corpo), fixação (absorção pelos órgãos), dentre outro.

    Os agentes tóxicos sistêmicos são distribuídos pelo corpo obdecendo essas etapas.


ID
762319
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a substância que inibe a cadeia respiratória celular.

Alternativas
Comentários
  • A cadeia respiratória é parte de um mecanismo funcional que, devido às alterações a que está sujeito, é capaz de exercer influência sobre a vida e a morte da célula e do indivíduo. O cianeto de hidrogênio ou gás cianídrico é muito volátil, chegando a concentrações potencialmente letais, à temperatura ambiente. O vapor é inflamável e potencialmente explosivo. O cianeto induz hipóxia celular por inibição da atividade da citocromo oxidase mitocondrial. Ele impede a extração e uso do oxigênio do sangue arterial. 

    Alternativa correta: C
  • O cianeto induz hipóxia celular ligando-se reversivelmente ao íon férrico no sistema citocromo oxidase mitocondrial e inibição sua atividade. Ele impede a extração e uso do oxigênio do sangue arterial.

  • Já a substância que inibe o CICLO DE KREBS É O FLUORACETATO.


ID
762322
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O princípio ativo presente nos raticidas domiciliares pode causar a morte por:

Alternativas
Comentários
  • Chumbinho (no BR) é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida, tem este nome porque o produto não diluído tem a aparência de pequenas esferas de chumbo. O agrotóxico aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50 % dos ‘chumbinhos’ analisados, a outra metade são organofosforados diversos.

    A exposição a inseticidas carbamatos pela no Sistema Respiratório leva a diminuição da acetilcolinesterase e conseqüente quadro clínico, que inclui aumento acentuado das secreções brônquicas, dispnéia, e sibilos, que parecem ser devidos a efeitos muscarínicos. Ao exame clínico, o quadro assemelha-se a um edema agudo de pulmão, podendo ser descrito erroneamente como tal. A forma mais comum de morte é a falência respiratória. Ela ocorre como resultado da broncoconstricção, paralisia dos músculos respiratórios e depressão do centro respiratório.

    Bons estudos!
  • Raticidas ou rodenticidas são substâncias químicas utilizadas para exterminar ratos e outros tipos de roedores. O mercado dispõe de uma gama de formulações de raticidas, mas também são encontrados produtos manipulados e comercializados clandestinamente. Os raticidas mais utilizados, são os que utilizam na formulação Organofosforados, Aldrine, Carbamatos, estricnina e outros. A estricnina tem seu uso proibido como raticida, porém a distribuição clandestina tem levado a casos de intoxicação. A principal manifestação clínica após ingestão dessa substância é a convulsão, seguida de distúrbios respiratórios. O óbito ocorre devido à insuficiência respiratória. 

    Alternativa correta: D

ID
762325
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às substâncias xenobióticas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O termo xenobiótico tem sido muito usado para designar substancia ou agente tóxico, no entanto, xenobiótico entende-se por qualquer substância química qualitativa ou quantitativamente estranha ao organismo. Um xenobiótico pode ser de efeito benéfico, como é o caso dos medicamentos, ou de efeito negativo, como no caso de intoxicação por chumbo, por exemplo.
  • O termo xenobiótico tem sido muito usado para designar substancia ou agente tóxico, no entanto, xenobiótico entende-se por qualquer substância química qualitativa ou quantitativamente estranha ao organismo. Um xenobiótico pode ser de efeito benéfico, como é o caso dos medicamentos, ou de efeito negativo, como no caso de intoxicação por chumbo, por exemplo.

    com. real. prof.

  • xeno- (grego ksénos, convidado, estrangeiro, estranho)

    Exprime a noção de estrangeiro (ex.: xenofobia).


     

  • Letra B

    Xenobiótico: Agentes que é estranho ao corpo e que não necessariamente vai causar um efeito nocivo.

  • Eu pensei assim: Se Xenofobia é a aversão a estrangeiros, o termo "Xeno" só pode ser referente a algo que vem de fora.

    A única alternativa que falava sobre algo de fora era a letra B

  • São ESTRANHOS ao organismo humano, basta lembrar disso...Bons estudos.


ID
762328
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A intoxicação sub-crônica é definida pela exposição:

Alternativas
Comentários
  • Intoxicação:   Processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, levando ao desequilíbrio fisiológico. Em sua grande maioria é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante dados laboratoriais. De acordo com o tempo de exposição ao agente pode ser classificada de diferentes maneiras:
      - Intoxicação Aguda: Decorre de um único contato (dose única/relacionado à potência da droga) ou múltiplos contatos (efeitos cumulativos) com o agente tóxico, num período de tempo aproximado de 24 horas.
      - Intoxicação Sobre-Aguda ou Sub-Crônica: Exposições repetidas a substâncias químicas. Denomina-se intoxicação sobre-aguda quando ocorre exposição durante um período menor ou igual a 1 mês. Enquanto que períodos entre 1 a 3 meses classifica-se como intoxicação sub-crônica.
      - Intoxicação Crônica: Efeito tóxico após exposição prolongada a doses cumulativas do toxicante, num período prolongado, geralmente maior de 3 meses chegando até a anos.

    Bons estudos!
  • A intoxicação sub-crônica são aquelas decorrentes da ação lenta e prolongada de pequenas quantidades do agente tóxico no organismo de indivíduos que o ingerem ou a ele se expõem sistematicamente, pelo período aproximado de 1 mês. Caso esse efeito se prolongue por mais tempo, acima de 3 meses, é considerado intoxicação crônica, e abaixo de 1 mês, dependendo da quantidade e concentração de substancia toxica ingerida ou exposta, diz-se que é uma intoxicação aguda. Alternativa correta (D)
  • A intoxicação sub-crônica são aquelas decorrentes da ação lenta e prolongada de pequenas quantidades do agente tóxico no organismo de indivíduos que o ingerem ou a ele se expõem sistematicamente, pelo período aproximado de 1 mês. Caso esse efeito se prolongue por mais tempo, acima de 3 meses, é considerado intoxicação crônica, e abaixo de 1 mês, dependendo da quantidade e concentração de substancia toxica ingerida ou exposta, diz-se que é uma intoxicação aguda. Alternativa correta (D)

     

    Comentário do professor qconcursos

  • Se cronica é a partir de 3 meses, então entre 1 e 3 meses seria sub-cronica. Acho que essa definição está equivocada...

  • Não concordo com essa definição.

    A toxicidade subcrônica avalia a toxicidade após exposições repetidas no período entre 21 a 90 dias

    Enquanto que a toxicidade crônica tem um tempo superior a 3 meses

  • TOXICOFILIA/TOXICOMANIA

    Estado de intoxicação periódica ou crônica. Compulsão irresistível e incontrolável que possui de continuar seu uso e obtê-los a todo custo, pela dependência psíquica, pela tendência a aumentar gradativamente a dosagem da droga e pelo efeito nocivo individual e coletivo.

    1)     Aguda: um único contato (dose única/relacionado à potência da droga) ou múltiplos contatos (efeitos cumulativos) com o agente tóxico, num período de tempo aproximado de 24 horas;

    2)     Sobre-Aguda/Sub-Crônica: exposições repetidas a substâncias químicas durante um período menor ou igual a 1 mês.

    3)     Crônica: após exposição prolongada a doses cumulativas num período prolongado, geralmente maior de 3 meses chegando até a anos.

  • Está errado esse gabarito :/

  • Realmente na Apostila está até um mês, porém parece que as alternativas estão equivocadas.

  • pelo que está no livro Introdução a Toxicologia Forese aguda horas ou dias sub aguda até um mês subcronica de até 3 meses crônica durante longo periodo

ID
762331
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à intoxicação pela soda cáustica, pelos hipocloritos e pelos removedores, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ingestão de hidróxido de sódio (soda caustica) ou hipocloritos ou ainda pelos removedores pode causar queimadura na mucosa da boca e inflamação do esôfago. Tem ação corrosiva no organismo, que pode causar desde uma leve queimadura na mucosa da boca até uma manifestação extremamente grave no esôfago. Os primeiros sintomas são dor intensa e edema (inchaço) em boca e garganta, dor no meio do tórax e no estômago, dificuldade para falar, falta de ar e vômitos. Eles podem ter início em alguns minutos ou mesmo após mais de uma hora do acidente. 

    Alternativa correta: C

ID
762334
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Metais têm sido comumente envolvidos com intoxicações graves no homem.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O chumbo é um dos metais mais abundantes encontrados na natureza, obtido principalmente a partir da galena (sulfato de chumbo). O saturnismo é a intoxicação produzida por excesso de chumbo no organismo. Este metal pode ser introduzido no organismo através da inalação (ar atmosférico), ingestão (água, alimentos e solo contaminados) e por via dérmica.
  • Gabarito: A

     

    Intoxicacao com chumbo (Pb) ou Saturnismo ou plumbismo refere-se a intoxicação por chumbo de um organismo. O chumbo pode se acumular no organismo adulto por vários meses ou anos antes de causar sintomas. Porém, crianças menores de 6 anos de idade são especialmente vulneráveis à contaminação por chumbo, pois mesmo pequenas quantidades podem afetar gravemente seu desenvolvimento físico e mental.

    Fontes de Chumbo:

    - Tintas,

    - Poeira de locais em construção, mecânicas, minas...

    - Água de canos soldados com chumbo,

    - Combustíveis,

    - Algumas ervas medicinais (Greta, Litargírio, Baw-ba-san...)

    - Tiro com bala de chumbo,

    - Algumas decorações, potes, brinquedos e maquiagens podem conter chumbo.

     

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Saturnismo

  • Intoxicação aguda chumbo: cérebro e músculos afetados (fadigas musculares)

    Intoxicação crônica chumbo: depósito nos ossos, dentes e gengiva (orla de burton)

  • Gabarito A

    O Professor do QC que fez esse comentário estava com mais preguiça do que o cara que fez a bandeira do Japão... Tá loko...


ID
762337
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Substância tóxica volátil é definida como:

Alternativas
Comentários
  • Uma substância volátil é um produto químico que tem a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Passam facilmente do estado líquido para o estado de vapor ou gasoso sem necessidade de aquecimento. Há produtos altamente voláteis como éter, álcool, acetona e outros. A necessidade de mantê-los em embalagens fechadas é para evitar a evaporação rápida. A inalação de substâncias voláteis podem produzir intoxicação e efeitos adversos sobre o sistema nervoso e principalmente lesões neurológicas, por vezes irreversíveis. Alternativa correta (D).
  • Porque a "E" está errada?

  • Rodrigo, a volatilidade nao tem a ver com a temperatura.

  • Uma substância volátil é um produto químico que tem a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Passam facilmente do estado líquido para o estado de vapor ou gasoso sem necessidade de aquecimento. Há produtos altamente voláteis como éter, álcool, acetona e outros. A necessidade de mantê-los em embalagens fechadas é para evitar a evaporação rápida. A inalação de substâncias voláteis podem produzir intoxicação e efeitos adversos sobre o sistema nervoso e principalmente lesões neurológicas, por vezes irreversíveis. Alternativa correta (D).

    Comentário da professora Thaís Guimarães do Qconcursos.

  • A “ e”está errada porque não é baixa temperatura e sim temperatura ambiente.

ID
762340
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de gás com atividade anestésica geral.

Alternativas
Comentários
  • óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) apresenta-se na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N—N—O. Por muito tempo foi conhecido como gás hilariantegás do riso ou simplesmente nitro pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo e aumentar a potência de motores à combustão. O ÓxidoNitroso é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões. ;)

  • A substância que é um exemplo de gás com atividade anestésica geral apresenta-se na forma de gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, chamado de protoxido de nitrogênio, nitro ou ainda como protoxido de azoto. O protoxido de hidrogênio, misturado com oxigenio, é administrado como um analgésico com ligeiras propriedades anestésicas para intervenções dolorosas de curta duração, como após acidentes, queimaduras, intervenções no dentista, partos e cirurgias de otorrinolaringologia. 

    Alternativa correta: A

ID
762343
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos praguicidas, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os praguicidas químicos integram o conjunto das substâncias “xenobióticas” (estranhas ao organismo) e são considerados agentes tóxicos. Todos apresentam certo grau de toxicidade, podendo provocar danos aos organismos. Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência. 

    Alternativa correta: D
  • D) Um agente teratogénico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência.

    Fonte: wikipédia

  • Complementando a colega Sara, Praguicida carcinogênico é aquele capaz de provocar câncer


ID
762346
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito das substâncias químicas encontradas nos inseticidas agrícolas, analise as afirmativas a seguir.

I. O malation é inseticida de grande uso em função de sua rápida metabolização no organismo humano.

II. O malaoxon é metabólito ativo do malation.

III. O paration é composto organofosforado de toxicidade superior ao malation.

IV. Os compostos organofosforados e organoclorados são tóxicos para o organismo humano e têm o mesmo princípio de ação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Este grupo de compostos citados na questão tem como característica marcante, um prolongado efeito residual, tendo alta persistência no ambiente e por sua capacidade de se acumular nos seres vivos, principalmente, em humanos, além de seu efeito carcinogênico observado em animais de laboratório. Os organoclorados atuam basicamente no sistema nervoso central e no sistema de defesa do organismo. Os organoclorados causam sérias lesões hepáticas e renais. Alguns produtos desse grupo lesam o cérebro, outros os músculos do coração ou a medula óssea. Já os organofosforados usados como pesticidas não são inibidores das esterases até que sejam ativados no fígado pelas enzimas. A toxicidade deve-se ao efeito anticolinesterásicos. Portanto, os dois pesticidas citados tem sítios de ação diferentes, agindo em locais diferentes no corpo humano. Alternativa correta (D).
  • Gabarito D

    Questãozinha pqp :(

  • Organofosforados:

    Paration e Paraoxon: maior estabilidade e mais tóxico

    fention, clortion e malation: menor toxicidade

    IV)Errada. Organoclorados são estimulantes do SNC e organofosforados são inibidores da acetilcolinesterase


ID
762349
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito das substâncias químicas encontradas nos inseticidas domésticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A ação dos organofosforados no homem resulta da inibição da enzima acetilcolinesterase.

II. Os sintomas de toxicidade causada pelos inseticidas do grupo carbamatos como aldicarb (TEMIK®) e proporxur (BAYGON®) são semelhante a dos organofosforados.

III. O uso de atropina pela via endovenosa é indicado para o tratamento sintomático da intoxicação pelos inseticidas organofosforados.

IV. O aumento da frequência cardíaca e da hipertensão arterial são os principais sinais de intoxicação pelos carbamatos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A ação dos agrotóxicos sobre a saúde humana costuma ser deletéria, muitas vezes fatal, provocando desde náuseas, tonteiras, dores de cabeça ou alergias ate lesões renais e hepáticas, cânceres, alterações genéticas entre outros. Essa ação pode ser sentida logo após o contato com o produto (os chamados efeitos agudos) ou após semanas/meses/anos (são os efeitos crônicos) que, neste caso, muitas vezes requerem exames sofisticados para a sua identificação. Dentre as afirmações feitas, apenas a ultima (IV) não está correta, pois os principais sintomas de intoxicação por carbamatos, assim como os organofosforados, é a inibição da acetilcolinesterase, náuseas, diarreia, entre outros males. 

    Alternativa correta (D).
  • Gabarito letra D.

    Carbamatos e OF produzem bradicardia e não taquicardia.

  • I. A ação dos organofosforados no homem resulta da inibição da enzima acetilcolinesterase. Correta

    II. Os sintomas de toxicidade causada pelos inseticidas do grupo carbamatos como aldicarb (TEMIK®) e proporxur (BAYGON®) são semelhante a dos organofosforados. Correta. Carbamatos e organofosforados inibem a Acetilcolinesterase, carbamatos é inibição reversível enquanto nos organofosforados a inibição é irreversível

    III. O uso de atropina pela via endovenosa é indicado para o tratamento sintomático da intoxicação pelos inseticidas organofosforados. Correta. Atropina é um agente anticolinérgico, e vai inibir os efeitos parassimpáticos ocasionados pela acetilcolina

    IV. O aumento da frequência cardíaca e da hipertensão arterial são os principais sinais de intoxicação pelos carbamatos. Errado. Com o aumento da Ach vai ocorrer efeitos parassimpáticos, que são aumento da motilidade do TGI, redução dos batimentos cardíacos, salivação, hipotensão e etc (efeitos pós almoço kkkk)


ID
762352
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito das substâncias químicas encontradas nos gases de guerra, analise as afirmativa a seguir.

I. O edrofônio e o DFP (diisopropilfluorofosfato) são exemplos de organofosforados inibidores reversíveis da acetilcolinesterase.

II. Sarin, Soman e Tabun são conhecidos como gases de guerra de elevada toxicidade para o sistema nervoso.

III. Os gases de guerra são substâncias irritantes e lesivas da pele.

IV. Suor intenso, diarréia, dor de cabeça e fraqueza muscular são sinais e sintomas presentes na intoxicação pelos organofosforados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Em meio ao impasse criado pelos longos períodos da guerra de trincheiras, a França foi a primeira potência da história a utilizar gases tóxicos como arma bélica. No início de 1915, tão logo a Alemanha tomou conhecimento de tal arma e seus soldados puderam sentir na pele os efeitos agressivos e devastadores para o sistema respiratório e a pele, os alemães passaram a empregar tais mecanismos em suas frentes de batalha, acompanhada logo em seguida pelos ingleses. O edrofônio e o DFP (diisopropilfluorofosfato) são utilizados para auxiliar no diagnostico de doenças. Já o sarin, tabun e soman são gases de guerra que afetam o sistema nervoso. 

    Alternativa correta: (B)
  • Corretas: II, IV

    Erro das demais:

    I. Edrofônio faz parte dos alcoóis simples que contêm um grupo de amônio quaternário, é inibidor reversível da AChE, mas NÃO é um organofosforado. Organofosforados -> inibidores irreversíveis da acetilcolinesterase

    III. Os gases de guerra são neurotóxicos

  • Edrofônio é um fármaco inibidor da acetilcolinesterase   reversível (parassimpaticomimetico) aplicado na medicina para o diagnóstico de miastenia gravis.


ID
762355
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Embora seja indicado para remissão sintomática e cura de doenças, o poder tóxico dos medicamentos é bem conhecido. Em relação a esta afirmativa, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os remédios ou fármacos como são descritos, são utilizados para combater os sintomas e cura das doenças, porem com a má utilização, a automedicação ou ate mesmo por erros médicos, alguns medicamentos podem induzir à dependência, assim como a morfina se for mal indicada. Todo e qualquer medicamento deve ser indicado por profissionais médicos e mesmo assim, devem ser seguidas as indicações da bula, assim como o cuidado com a intoxicação ou presença de sintomas adversos. 

    Alternativa correta: (C).
  • Respota C.

    A morfina e seus análogos pertencem à classe de fármacos, cuja dependência pode ser induzida por indicação inadequada do esquema terapêutico.


ID
762358
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à cadeia de custódia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os praguicidas químicos integram o conjunto das substâncias “xenobióticas” (estranhas ao organismo) e são considerados agentes tóxicos. Todos apresentam certo grau de toxicidade, podendo provocar danos aos organismos. Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência. 

    Alternativa correta: D
  • Correta: Letra C

    A cadeia de custódia existe para garantir a integridade da prova. Ela é importante porque garante a idoneidade e rastreabilidade dos vestígios, preservando a confiabilidade e transparência até que o processo seja concluído.

  • : A alternativa C é o gabarito da questão. A Cadeia de Custódia é um processo usado para manter e documentar a história cronológica da evidência, para garantir a idoneidade e o rastreamento das evidências utilizadas em processos judiciais. 

    Alexandre Herculano

  • Por que a letra A está errada? (“A cadeia de custódia envolve as pessoas que analisam as evidências do crime.”) Agradeço antecipadamente a atenção. Além disso, a doutrina fala em “evidência”, não em “amostra”.


ID
762361
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma das alternativas a seguir não se enquadra nas boas práticas de coleta e conservação do material biológico para exame pericial. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A amostragem é um procedimento definido, pelo qualuma parte de uma substância, material ou produto é retirado para produzir uma amostrarepresentativa do todo para o ensaio.O Exame Pericial do DNA é realizado para identificação genética de amostras biológicas através da comparação entre amostras de identidade conhecida (amostra referência) com amostras cuja identidade deseja-se saber (vestígio ou elemento de prova ou peça de identidade questionada). Para que não haja duvidas quanto ao resultado e para que tenha uma melhor representatividade da amostra coletada, deve-se também realizar a amostragem em duplicata ou triplicata. Alternativa correta (C). 

ID
762364
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito de fluídos líquidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Fluídos líquidos como sangue, esperma e saliva devem ser coletados em tubos, na forma líquida, e armazenados a –17o C.

II. Fluídos líquidos devem ser coletados por meio de uma haste coberta de algodão (swab), seco à temperatura ambiente e armazenado a –20o C em envelope de papel escuro.

III. Fluídos líquidos, como a urina, podem ser armazenados em frascos plásticos à temperatura ambiente.

IV. Fluídos líquidos, contidos em vestes ou em objetos contendo material biológico, deverão ser secos em local ventilado e armazenado a –20o C, em envelope de papel escuro.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Seguindo as normas estabelecidas na Resolução SSP 194/99, os fluidos líquidos (sangue, esperma e saliva) devem ser coletados por haste longa, flexível, com ponta de algodão (denominados swab) ou gaze. Deverão secar a temperatura ambiente em local ventilado e abrigado da luz solar, acondicionados isoladamente em envelope de papel escuro ou na própria embalagem do swab, e armazenados preferencialmente em congelador a 20ºC negativos, na impossibilidade, em geladeira, a 4ºC. Os demais fluidos líquidos (urina e outros) devem ser coletados com seringa ou pipeta plástica, transferidos para frasco próprio e armazenados sob refrigeração. Fluidos líquidos contidos em vestes ou em objetos deverão seguir o descrito para o item acima.

    Alternativa correta: B

ID
762367
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do acondicionamento de amostras para exame, analise as afirmativas a seguir.

I. Fluído seco de sangue, esperma, urina ou saliva depositada em superfícies planas e lisas pode ser coletado por raspagem, por meio de espátula ou lâmina de bisturi, e armazenado a –20o C em envelope de papel escuro.

II. No caso de vestígio contido em carpete ou madeira, um pedaço deve ser cortado, armazenado em envelope de papel escuro e guardado sob refrigeração.

III. Tecidos biológicos ou órgãos devem ser armazenados em recipientes próprios e guardados a –20o C.

IV. No caso de tecidos orgânicos, devem ser coletados dois fragmentos com dimensão aproximada de 1 cm3 .

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A qualidade dos resultados dos exames laboratoriais está intimamente relacionada à fase pré-analítica, que se inicia desde o preenchimento correto da requisição, preparação do paciente, coleta e identificação da amostra, armazenamento temporário da amostra no local de coleta, transporte ao laboratório, até o recebimento e cadastramento das amostras no laboratório. Com isso, todas as alternativas apresentadas estão corretas quanto ao modo de coleta e armazenamento das amostras. 

    Alternativa correta: E

ID
762370
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da coleta de material para exame, analise as afirmativas a seguir.

I. Água sanitária, soda cáustica e vinagre podem ser usados no auxílio de preservação de tecidos biológicos.

II. No caso de coleta de ossos, dá-se preferência a ossos chatos e curtos.

III. No caso de dentes, devem ser coletados no mínimo dois pré-molares.

IV. Na coleta de cabelos, devem ser evitados aqueles desprovidos de bulbo (raiz).

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A organização dos serviços laboratoriais deve ser orientada por ações específicas e coordenadas, buscando garantir a qualidade do produto final para a melhoria dos serviços. No item I, as substancias apresentadas podem danificar o tecido biológico quando usado nas amostras. No item II, o correto é coletar amostras de ossos chatos e longos. Portanto, os itens III e IV estão corretos. 

    Alternativa correta: C.

ID
762373
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da coleta de material, analise as afirmativas a seguir.

I. A coleta de material de pessoa viva requer autorização da mesma por escrito em formulário específico.

II. As amostras para contraprovas devem ser armazenadas a –80qC ou a –130qC.

III. A coleta de sangue de indivíduo post-mortem deve ser feita por meio de punção intra-cardíaca ou de vaso de grosso calibre.

IV. As amostras não devem coletadas, no caso de corpos carbonizados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todo e qualquer material a ser coletado deve ser devidamente manuseado e transportado seguindo alguns padrões e normas. Os itens I, II e II estão corretos quando apresentam suas afirmativas, já no item IV, há um erro, pois as amostras devem ser coletadas também em caso de corpos carbonizados para analise. Mesmo o corpo estando carbonizado, pode ser obtido um material que possa trazer esclarecimentos quando ao ocorrido.

     Alternativa correta: D

ID
762376
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à toxicologia e a agentes externos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No caso de pessoas vivas, os exames têm a ver com perícias toxicológicas para rastreio e confirmação de drogas de abuso no âmbito dos exames periciais ou médicos para caracterização do estado toxicodependência e com o regime legal da fiscalização do uso de substâncias psicoativas. Antigamente, tais exames eram utilizados para detectar a origem de substancias toxicas de um determinado crime. Atualmente, os exames em vivo são realizados com o objetivo de avaliação da intoxicação como circunstancia qualificadora de delito, como causa de perigosidade ou de inimputabilidade. 

    Alternativa correta: C.
  • Não entendi.

    A resposta do professor, não confirma a questão como correta?

  • Que confusão! Acho que o professor não se atentou que era pra escolher a alternativa incorreta...

     

    Na minha opinião (e por favor, corrijam-me se eu estiver errada), a resposta deveria ser a letra A, pois o que determina a gravidade da reação orgânica aos xenobióticos são os fatores toxicodinâmicos.

  • Gabi, maior confusão mesmo! Já resolvi essa questão 2 vezes e nas duas errei marcando a alternativa A! É exatamente isso, a gravidade é determinada pela toxicodinâmica e não pela toxicocinética.

  • TOXICODINÂMICA: principais efeitos DAS SUBSTÂNCIAS SOBRE OS ORGANISMOS VIVOS, em especial sobre os grandes sistemas do homem.

    TOXICOCINÉTICA: estuda-se os caminhos percorridos pelas substâncias no interior do organismo vivo E a ação DO ORGANISMO SOBRE A SUBSTÂNCIA, identificando principais formas de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação, a qual é dividida em biotransformação e excreção.

    ...

    NO SER VIVO, o objetivo da perícia toxicológica é IDENTIFICAR, CONFIRMAR e QUANTIFICAR a eventual presença de substâncias psicoativas no organismo PARA A CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DE INFLUÊNCIA OU DE DEPENDÊNCIA.

    FONTE: Toxicologia Forense - Teoria e Prática. Marcos Passagli.


    Assim sendo, acredito que o que a banca quis expor na alternativa C foi que não é função da toxicologia a avaliação da intoxicação como circunstância qualificadora do delito, mas sim do órgão julgador. A toxicologia simplesmente dá a base para isso identificando, confirmando e quantificando a substância presente, a análise e julgamento de quaisquer outros fatores envolvidos e as consequências disso não entram na competência da toxicologia.

    Com relação a alternativa A, ambas toxicodinâmica e toxicocinética podem determinar a gravidade da intoxicação, por assim dizer, mas por mecanismos diferentes, a toxicodinâmica avalia os efeitos que as substâncias causam no organismo, enquanto que a toxicocinética avalia seus caminhos e velocidade de "passagem" pelo organismo estudando as ações do organismo sobre a substância, também podendo ponderar sobre a gravidade da situação a depender do grau de distribuição, metabolização e eliminação.

    A diferença está mesmo que a primeira analisa o efeito SUBSTÂNCIA --> ORGANISMO, enquanto que a segunda avalia ORGANISMO --> SUBSTÂNCIA, que foi o que acredito que a banca realmente queria avaliar.


    Espero ter ajudado. Se estiver errado alguém me corrija, por favor.


ID
762379
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A análise toxicológica forense é definida como:

Alternativas
Comentários
  • A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos tóxicos de um agente químico em decorrência de sua interação com o sistema biológico. Na área forense, a ciência é aplicada com propósitos legais, detectando e quantificando substâncias envolvidas em crimes, usado para fins judiciais.
  • É bom prestar atenção ao termo usado no enunciado da questão: ANÁLISE TOXICOLÓGICA FORENSE. Se o termo fosse "toxicologia forense" então seria correta a letra C.

  • A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais
     de várias áreas entre elas podemos citar e explicar as seguintes:


    - Toxicologia Clínica: desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.


    - Toxicologia Ocupacional: estuda as ações e efeitos prejudiciais de determinadas substâncias que são empregadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto. Busca especialmente entender os conhecimentos
     que possam garantir segurança sobre a exposição ocupacional.


    - Toxicologia de Alimentos: está pautada ao estudo da toxicidade das substâncias difundidas pelos alimentos, sendo assim esta área consegue constituir índices de segurança para que os alimentos, naturais ou industriais,
     possam ser consumidos sem causar danos à saúde, desde o seu armazenamento até o consumo.


    - Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos pelos conteúdos químicos presentes na terra. Busca compreender as alterações no equilíbrio biológico resultantes da poluição química
     que afeta o meio ambiente. É um estudo fundamental para a realização de ações de conservação e gestão ambiental.


    - Toxicologia Experimental: realiza estudos para poder buscar os mecanismos das ações dos toxicantes sobre os sistemas biológicos com o intuito de avaliar os efeitos decorrentes dessa ação.
     Esta avaliação de toxicidade é conseguida através de análises realizadas em diferentes espécies de animais, seguindo critérios e normas rigorosas pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais.

  • Alternativa correta letra A

  • A) CORRETA. A alternativa está CORRETA, tendo em consideração a análise toxicológica forense, que é voltada para fins judiciais, visto que a toxicologia forense (ou médico-legal) consiste em um conjunto de procedimentos utilizados para orientação da Justiça em casos que envolvem envenenamento e suas consequências, independentemente de ter sido causado de forma dolosa, culposa, suicida ou acidental.

    De acordo com a doutrina de Genival França, a toxicologia divide-se em:

    • Profilática;
    • Industrial;
    • Alimentar;
    • Clínica;
    • Analítica e
    • Médico-legal.

    Fonte: Reta Final do Direito Simples e Objetivo


ID
762382
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As alternativas a seguir referem-se às vantagens de usar cabelo como amostra biológica, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Análises de elementos traço em amostras de cabelo são realizadas com diversas finalidades atualmente. Através dos resultados obtidos pode ser avaliado, tanto a exposição de indivíduos a determinados elementos químicos ou drogas, como também seu estado nutricional. A deficiência da analise pelas amostras de cabelo é o risco de danificação ou modificação do composto presente por uso de tinturas ou procedimentos químicos no cabelo, que podem alterar sua constituição, modificar componentes ou até mesmo mascarar resultados. 

    Alternativa correta: (D).
  • Todas as alternativas estão corretas, exceto a letra D, porque o conteúdo a ser analisado pode ser modificado pelo uso de tinturas.


ID
762385
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As alternativas a seguir apresentam técnicas analíticas consideradas como sendo de alta sofisticação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • As metodologias de investigação toxicológicas passam por uma série de fases: rastreio, confirmação, quantificação e interpretação. Iniciam-se por um teste geral (que detecta um grande número de substâncias) e, só numa fase posterior se recorre aos métodos de confirmação (que permitem confirmar a presença de substância suspeita, bem como identificá-la e/ou quantificá-la). Todas as técnicas analíticas apresentadas são consideradas de alto padrão e sofisticação por demandarem um recurso alto para obtenção dos equipamentos assim como para sua manutenção e operação. A única técnica que pode ser classificada como clássica e que não necessita de métodos instrumentais são as reações volumétricas ou colorimétricas. 

    Alternativa correta: C

ID
762388
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam procedimentos adequados para a coleta e o armazenamento de água em rios e lagos, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A coleta de amostras em campo é, provavelmente, o passo mais importante de um Programa de Monitoramento de qualidade de água. Da correta execução dos procedimentos depende a confiabilidade dos resultados finais e, portanto, as ações resultantes da interpretação dos dados gerados. Manter as amostras entre 1°C e 4°C preservará a maioria de características físicas, químicas e biológicas em curto prazo (< 24 horas) e como tal é recomendado para todas as amostras entre coleta e entrega para o laboratório. É recomendado para amostras microbiológicas ser refrigerada entre 2°C e 10°C. O gelo pode ser rapidamente usado para resfriar amostras para 4°C antes do transporte. As barras de gelo reutilizáveis são preferidas ao invés de gelo solto. 

    Alternativa correta: E
  • A -20° C a amostra estaria congelada. Gabarito E (Errado)

    "As amostras podem ser estocadas em refrigeração a temperatura inferior a 10ºC e nunca congeladas"

    Fonte: MANUAL DE COLETA PARA ANÁLISES DE ÁGUA DE CONSUMO HUMANO - GOVERNO DO TOCANTINS -SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

  • É recomendado para amostras microbiológicas ser refrigerada entre 2°C e 10°C. O gelo pode ser rapidamente usado para resfriar amostras para 4°C antes do transporte. As barras de gelo reutilizáveis são preferidas ao invés de gelo solto. 


ID
762391
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em toxicologia, o processo de metabolização (ou biotransformação) assume importância especial.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A toxicologia se ocupa da natureza e dos mecanismos das lesões tóxicas e da avaliação quantitativa do espectro das alterações biológicas produzidos pela exposição aos agentes químicos. As reações idiossincráticas correspondem às respostas quantitativamente anormais a certos agentes tóxicos, provocados por alterações genéticas. O indivíduo pode ter uma resposta adversa com doses baixas (não tóxicas) ou então ter uma resposta extremamente intensa com doses mais elevadas. Exemplo: sensibilidade anormal aos nitritos e outros agentes metemoglobinizantes, devido a deficiência, de origem genética, na NADH-metemoglobina redutase. 

    Alternativa correta: (B).

ID
762394
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à intoxicação causada por agentes tóxicos irritantes, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Cáustico é um termo genérico para qualquer substância corrosiva. Classicamente, um cáustico era uma substância alcalina, contudo, este termo refere-se agora tanto a produtos ácidos quanto alcalinos. De modo similar, alguns agentes não considerados tradicionalmente alcalinos ou ácidos são classificados agora como cáusticos. Os exemplos incluem detergentes e hidrocarbonetos, que podem causar queimaduras graves após exposição a membranas mucosas. Engolir substâncias cáusticas (ácidos e álcalis fortes) produz queimaduras e lesa diretamente a boca, o esôfago e o estômago. Alguns produtos frequentes no lar e que contêm substâncias cáusticas são os produtos desentupidores de canalizações e sanitários e os detergentes para lavar louça; alguns deles contêm substâncias cáusticas muito perigosas, como o hidróxido de sódio e o ácido sulfúrico. A exposição intencional a cáusticos quase sempre envolve a ingestão de álcalis ou ácidos fortes. Esses pacientes tipicamente apresentam-se vários minutos ou horas após a ingestão, quando a dor e edema buco faríngeos e esofágicos tornam-se intensos. Eles têm, frequentemente, distonia e sentam-se na posição clássica de sniffing (aspirando o ar com força), devido ao comprometimento das vias aéreas. Os pacientes queixam-se de dor intensa na garganta, dor retroesternal, epigástrica. 

    Alternativa correta: (A).
  • a) A ingestão é a causa menos comum de intoxicação por cáusticos.

    -mais comum, acomete principalmente crianças pequenas com ingestões acidentais; nos adultos são ingestões intencionais para tentar suicídio e são potencialmente fatais.


ID
762397
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de exames toxicológicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Álcool e drogas de abuso fazem parte da maioria das requisições de exames toxicológicos.

II. Concentrações letais de intoxicação pelo álcool não deixa sinais macroscópicos significativos no tecido cerebral.

III. No exame post-mortem de suspeito de intoxicação crônica pelo álcool etílico, os órgãos de escolha para exame são: estômago, fígado e coração.

IV. Principais sinais psiquiátricos observados nos indivíduos com dependência ao álcool etílico são: delirium tremens, alucinações e demência.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A respeito de exames toxicológicos, podemos julgar as afirmativas que a questão oferece. Todas as alternativas estão corretas, pois o álcool e as drogas são a maioria das requisições dos exames toxicológicos, incluindo também, os produtos químicos. O abuso do álcool não apresenta sinais significativos no tecido cerebral, diferente de outros tipos de drogas de abuso que podem danificar o tecido neural. Em caso de exame pós-morte, os tecido que são investigados normalmente são os tecidos estomacais, fígado e coração que são os órgãos mais afetados nesse tipo de intoxicação, além de sinais psiquiátricos, como delírios, alucinações e demência.

    Alternativa correta: E


  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas

  • Achei que delirium tremens não fosse um sinal psiquiátrico 

  • A causa do delirium tremens não tem nada de psiquiátrica. O uso crônico do alcool leva a uma diminuição da atividade dos receptores GABA atravez de internalização. Isso induz a perda de controle inibitório, fazendo com que neurotransmissores excitatórios como Dapamina, Noradrenalina e Serotonina sem regulação pela atividade inibitória Gabaérgica. O alcool também age inibindo em receptores NMDA do glutamato, cessando a inibição, o glutamato os ativará livremente, gerando excitação.


ID
762400
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito das drogas de abuso, analise as afirmativas a seguir.

I. A compulsão é um dos sintomas de alta severidade causados pelas drogas de abuso.

II. Drogas de abuso são substâncias de origem vegetal que comprometem a funcionalidade do cérebro e de outros órgãos periféricos.

III. Drogas de abuso causam dependência psicológica e comprometem irreversivelmente o metabolismo do tecido cerebral.

IV. Todos os excitantes cerebrais como a cocaína, opióides, anfetamina e cetamina têm os mesmos mecanismos de ação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as afirmativas que a questão apresenta, podemos classificar apenas a alternativa A como correta, ou seja, apenas a afirmativa I está correta. A afirmativa II esta incorreta, pois as drogas de abuso não são apenas de origem vegetal, podemos obter drogas de abuso sinteticamente reagindo produtos químicos ou outros componentes, sendo que todas elas podem ou não afetar o cérebro ou outros órgãos periféricos. Na afirmativa III, a maioria das drogas causa a dependência psicológica, mas também a dependência química e física e com tratamentos adequados, os danos podem ser reversíveis. Por fim, a afirmativa IV está incorreta, pois dos excitantes cerebrais apresentados, cada um apresenta um mecanismo de ação diferente com intensidades e duração diferente entre si.

    Alternativa correta: A


  • I - CERTA

    II -  Existem drogas de origm sintética - ERRADA

    III - Não comprometem irreversivelmente - ERRADA

    IV - dava pra eliminar só de saber que opióide é depressor e anfetamina e cocaína são estimulantes - ERRADA

  • Daria para acertar por raciocínio lógico e um conhecimento irrisório do assunto:

    I - Dúvida. Na verdade tá obvia, mas deixa quieta por enquanto.

    II - Existem drogas com outras origens: cogumelos, sintéticas, peçonha de animais, etc. ERRADA (Descartamos as alternativas B, D e E)

    III - Dúvida. A irreversibilidade talvez seja controversa, pois não trata na questão do tempo de exposição a droga. O uso crônico causaria tal efeito para algumas drogas e não o metabolismo como um todo, mas algumas funções.

    IV - Opióides são depressores clássicos. ERRADA (Descartamos a alternativa C)

    RESPOSTA: A

  • Acertei por eliminação, já que a II, III e IV estão completamente erradas. Mas pra mim todas estão erradas. Nunca ouvi falar do termo compulsão na toxicologia. o termo adequado seria síndrome de abstinência.


ID
762403
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da degradação do DNA, analise as afirmativas a seguir.

I. Os principais fatores que degradam o DNA são: temperatura, umidade, luz e raios UV.

II. No caso de degradação com quebra dos alelos do DNA, o mais comum é o desaparecimento do alelo mais longo.

III. Para evitar a degradação do DNA deve-se promover a secagem total do vestígio antes de seu acondicionamento.

IV. A armazenagem do vestígio deve ser feita à temperatura ambiente para evitar destruição do DNA.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Com as afirmativas apresentadas pela questão podemos  concluir que apenas a afirmativa IV está incorreta, pois para uma melhor armazenagem dos vestígios de DNA, este deve ser alocado em temperaturas baixas para evitar sua deterioração e degradação por conta do calor.

    Alternativa correta: D


  • I. Os principais fatores que degradam o DNA são: temperatura, umidade, luz e raios UV. CERTA. A alta temperatura e umidade causam a proliferação de microrganismos que degradam o DNA por cisão da fita, ao passo que luz e raios UV causam mutações na molécula. 



    II. No caso de degradação com quebra dos alelos do DNA, o mais comum é o desaparecimento do alelo mais longo. CERTA. O alelo mais longo é mais suscetível à ação dos microrganismos e outros fatores, logo, se for "quebrado", não será detectado nas reações de PCR, ao passo que os alelos menores têm menores chances de serem degradados



    III. Para evitar a degradação do DNA deve-se promover a secagem total do vestígio antes de seu acondicionamento.  CERTO - evita umidade



    IV. A armazenagem do vestígio deve ser feita à temperatura ambiente para evitar destruição do DNA.  ERRADO - armazenamento a -20ºC ou a -70º para longos prazos


ID
762406
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir

I. A contaminação química, no processo analítico, é causa de resultado inconclusivo ou ausência de resultado.

II. A contaminação por microorganismos normalmente não interfere na interpretação de resultados.

III. A contaminação por outro DNA é de grande importância e pode ocorrer durante ou após a colheita da amostra.

IV. A “mistura de amostras” é aquela que ocorre durante o período de secagem.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens apresentados pela questão acima estão corretas, exceto o item que trata da mistura de amostras. A mistura a que se refere pode ser relativo ao procedimento de misturar duas ou mais amostras, de mesma origem, seja ela liquida ou sólida, ou seja, não se trata especificamente da secagem de amostras. Alternativa correta (D).
  • Para quem não tem assinatura, resposta correta é a D.


ID
762409
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da identificação de certas drogas, analise as afirmativas a seguir.

I. A identificação qualitativa do LSD (dietilamina de ácido lisérgico) é realizada pelo método de Erhlich gerando cor violeta.

II. O princípio ativo presente no ecstasy é o metabólito glicuronado da morfina.

III. A presença de metanfetamina conhecida como a droga do amor pode ser identificada pelo reagente de Marquis.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Analistas devem ser capazes de lidar com várias substâncias e preparar métodos mais rápidos, mais precisos e mais específicos de identificação e análise. Para isso é necessário lidar com os princípios ativos das drogas e qual método é adequado para sua analise. Na droga conhecida como ecstasy, o principio ativo é o metilenodioximetanfetamina (MDMA). É vendido sob a forma de comprimidos e ocasionalmente em cápsulas. Embora estudos mostrem que a neurotoxicidade do ecstasy não cause danos permanentes em doses recreativas, ainda suspeita-se que o consumo de ecstasy cause tais danos a cada dose e perigo de desenvolvimento de doenças psicóticas. 

    Alternativa correta: B
  • II- o principio ativo do ecstasy (MDMA) é o 3,4-metilenodioximetanfetamina.

    metabólito glicuranado da morfina: Mofina-6-Glicuronídeo (mais potente que a morfina) e morfina-3-glicuronídeo = inativo


ID
762412
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação aos exames toxicológicos post-mortem, analise as afirmativas a seguir.

I. Algumas drogas, como a cocaína, se encontram em altas concentrações na bile.

II. Para análise química post-mortem dá-se preferência a dosagem na urina do que a no sangue.

III. Imunoensaio é um dos métodos mais utilizados na análise de amostras post-mortem.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A análise na investigação post mortem inclui a análise qualitativa e quantitativa de substâncias exógenas nos espécimes biológicos recolhidos durante a autópsia. Também inclui a interpretação dos resultados analíticos quanto à toxicodinâmica e toxicocinética dos compostos químicos detectados no cadáver. Vale citar que, uma análise toxicológica negativa é também importante para estabelecer a causa mortis. Os exames toxicológicos têm por finalidade detectar indícios de exposição ou consumo de substâncias tóxicas, dentre as drogas psicoativas. Existem dois tipos de testes laboratoriais: os baseados em fluídos corporais (urina, suor, saliva e sangue) e os baseados em amostras de queratina cabelos ou pêlos). A detecção de drogas de abuso, como a cocaína pode ser encontrada na bile e também no cabelo, este ultimo utilizado para conseguir o período em que a droga foi utilizada. A urina é geralmente aceita como amostra para verificar o uso recente de drogas de abuso, mas não permite distinguir o usuário ocasional do abusivo ou do dependente. Para a realização de tais ensaios a tecnic mais utilizada é a imunoensaio que apresenta bons resultados, de uma forma rápida e segura.

     Alternativa correta: E
  • Apesar de não haver o gabarito I e III como corretas, não concordo que a sentença II esteja certa, já que o sangue é a amostra que há correlação clínica com as concentrações detectadas, então seria a amostra de escolha.

  • CONCORDO COM A COLEGA RENATA, POIS MESMO O SANGUE SENDO UMA MATRIZ MAIS COMPLEXA QUE A URINA, O SANGUE ANDA ME DA UMA POSSIBILIDADE DE QUANTIFICAÇÃO MESMO SABENDO QUE EXISTEM EFEITOS POS-MORTEM COMO REDISTRIBUIÇÃO. ATE POR QUE SE FOSSE NECESSARIO CORRELACIONAR COM OS EFEITOS SANGUINEOS PODERIA TER SIDO COLHIDO O HUMOR VITREO.

  • Nunca vi em livro ou artigo que a cocaína encontra-se em alta concentração na bile. Urina, cabelo, sangue, saliva, mecônio... mas, na bile, discordo.


ID
762415
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à coleta de urina para análise toxicológica, analise as afirmativas a seguir.

I. No geral, o frasco para coleta de urina pode ser de plástico.

II. Recipiente de vidro âmbar para coleta de urina é recomendado em casos suspeitos de intoxicação pelo tolueno.

III. Recomenda-se coletar amostra de urina, no caso de trabalhadores, nas últimas 3 horas da jornada de trabalho.

IV. Volume urinário de 24 horas é o mais recomendado para análise toxicológica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Análises toxicológicas é um instrumento muito importante para a avaliação do consumo de drogas. Embora apresentem algumas limitações, como as citadas anteriormente, as análises toxicológicas em urina fornecem um resultado objetivo e concreto sobre uso prévio de maconha ou cocaína, fazendo com que suas vantagens superem estas limitações. A análise de amostras de urina podem detectar o uso de maconha e de cocaína em períodos mais longos. Já o álcool é metabolizado e eliminado rapidamente e os exames toxicológicos detectam somente o uso feito nas últimas horas. Portanto, o período e o volume de urina a ser coletado varia conforme o toxico que se pretende analisar. 

    Alternativa correta: A

ID
762418
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam procedimentos corretos para coleta de humor vítreo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Humor vítreo é um fluido aquoso e claro que preenche as câmaras anterior e posterior do olho. Apresenta um índice de refração menor que o cristalino, o qual circunda, e está relacionado com o metabolismo da córnea. Para a coleta do material, deve ser retirado um volume de 2 a 3 mL de cada olho e armazenado em frascos separado. Quando não é possível retirar amostras de ambos os olhos, deve ser retirando de apenas um considerando a amostragem real e válida. 

    Alternativa correta: (A).

ID
762421
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A coleta de sangue de trabalhadores deve ser seguida de cuidados especiais. Os procedimentos relacionados a seguir são adequados, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito. COmo voce vai fazer uma punção venosa sem o uso de torniquete? A não ser que o paciente tenha "veias grossas" ou o profissional coletor seja bastante treinado....

  • Para coleta de sangue de trabalhadores não é recomendado o uso do torniquete. Caso seja necessário, não deve exceder a um minuto, visto que o maior tempo pode ter como consequência a mensuração de valores incorretos na análise do exame. Em pacientes com lesão no local pretendido para colocação do torniquete, utilizar outro local ou pôr o torniquete sobre a roupa do paciente. Ao garrotear o paciente não se deve apertar excessivamente para evitar a interrupção do pulso arterial, os pulsos devendo estar palpáveis após o garroteamento. A utilização do torniquete não está recomendada na coleta de sangue para análise de testes de lactato ou cálcio, pois pode haver interferência no resultado. Na identificação da veia pode-se utilizar o torniquete, solicitando ao paciente que abre e feche a mão, entretanto, aguardar dois minutos após a retirada do torniquete para a realização da coleta.
     
    Alternativa correta: B
  • O uso de torniquete ou outro mecanismo capaz de provocar estase sanguínea no local devem ser evitados, ou utilizados o mais breve possível, uma vez que esses mecanismos resultam em hemoconcentração.


ID
762424
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A coleta de ar expirado para dosagem de compostos voláteis tem sido cada vez mais utilizada.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito é letra A, mas eu discordo.

    A concentração de xenobióticos no ar expirado pode sim ser alta e de fácil detecção, isso vai depender do xenobiótico e de seus metabólitos. Se estivermos tratando de gases, por exemplo, a concentração do gás no ar expirado provavelmente será semelhante à sua concentração no sangue.

     

    Além do mais, SPE é uma técnica de extração líquido-sólido. Além do erro de termo utilizado (SPE e SPME não coletam nada, e sim analisam) como se faz uma análise de ar expirado usando uma técnica que não se aplica a gases? 

  • De acordo com o livro de Toxicologia Analitica (Moreau) SPE e SPME são técnicas utilizadas também para coletar o ar expirado. Assim como também cita que uma das dificuldades dessa amostra é a pequena concentração de xenobióticos. Eles falam em métodos de amostragem com SPME passivo - coleta e extração - e ativo - a coleta é feita na própria fibra de microextração.


ID
762427
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quando a causa da morte é desconhecida, recomenda-se retirar amostras de alguns órgãos e de tecidos.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Quando a causa da morte é desconhecida, é recomendado retirar amostras de alguns órgãos e de tecidos para conseguir se detectar e obter algumas informações relevantes a cerca do acontecimento. Dentre todas as alternativas apresentadas, a afirmação incorreta é a alternativa C, pois toda e qualquer amostra de tecido ou órgão, deve ser armazenado em frascos de vidro, estéreis para manter a integridade da amostra e evitar qualquer tipo de contaminação. 

    Alternativa C.
  • Formol em recipiente de plástico é meio esquisito.

  • GAB. C)

    BEM, EM ALGUNS LUGARES É POSSIVEL ENCONTRAR FORMOL EM RECIPIENTE DE PLÁTICO, POIS A REGRA É UMA COISA, REALIDADE É OUTRA

  • Amostras sólidas devem ser colocados em frascos, mas não devem ser conservados em formol; exceto se for destinado a anatomopatológico.

    Genival Veloso, 11ª edição, página 146, 2ª coluna

  • Meus conhecimentos de cuidados com pele e cabelo me ensinaram que colocar substâncias (cremes, argila etc) em materiais plásticos não é bom pq tira a pureza das substâncias, devendo sempre que possível, acondicionar em vidro.

    #ObrigadaSkinCare

    ,


ID
762430
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Compostos voláteis são frequentemente causa de mortes ou de intoxicações de alta gravidade.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As amostras de sangue coletadas para analise de causa da morte por compostos voláteis devem ser transportadas e armazenadas a temperatura ambiente por 24h ou ainda serem armazenadas em caixas térmicas que mantenham temperaturas de 2 a 8ºC, podendo suportar e manter sua integridade por até 15 dias. Nunca se deve congelar o sangue para realizar as analises. 

    Alternativa correta: E

ID
762433
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito dos equipamentos e padrões utilizados na metodologia analítica, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem ser importados e com alto grau de pureza

II. A validação analítica tem como objetivo final proporcionar confiabilidade aos resultados obtidos.

III. As vidrarias usadas nas análises devem ser limpas, esterilizadas, não requerendo, assim, de aferição pela Associação de Normas Técnicas (ABNT).

IV. Os equipamentos e os padrões devem ser certificados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A necessidade de se mostrar a qualidade de medições químicasestá sendocada vez mais exigida e reconhecida. Os resultados analíticos não confiáveis podem induzir a decisões desastrosas e prejuízos financeiros. Para garantir que um método analítico seja confiável, ele deve passar por um teste de confiabilidade técnica, sendo que todos os padrões e equipamentos estejam calibrados e certificados por empresas e instituições que validam tal analise. Alternativa correta (B).

ID
762436
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao conceito de amostra, analise as afirmativas a seguir.

I. Amostra é o termo genérico que inclui controle, brancos, amostras processadas e desconhecidas.

II. Padrão Interno é a substância adicionada à amostra em concentrações conhecidas para auxiliar na detecção qualitativa e quantitativa da substância desconhecida.

III. Branco é a amostra de matriz biológica sem adição de qualquer analito.

IV. Amostra desconhecida é aquela usada como padrão.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Amostra é o nome dado aos exemplares de matrizes que contenham um analito ou algum parâmetro a ser analisado. Dentre as alternativas apresentadas pela questão, podemos afirmar que o item I, II e III estão corretas, pois apresentam características reais de uma amostra. Já no item IV, as amostras desconhecidas são analisadas para quantificar o analito, comparando com um padrão e não utilizá-lo como padrão. 

    Alternativa correta: A

ID
762439
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação aos critérios que visam assegurar a confiabilidade de um método analítico, analise as afirmativas a seguir.

I. Precisão e exatidão têm o mesmo significado.

II. Limite de detecção é a menor concentração do analito que pode ser quantificada.

III. A linearidade correlaciona a resposta do método de quantificação com concentração conhecida da substância a ser analisada.

IV. A seletividade avalia o grau de interferência de outros ingredientes na amostra.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A confiabilidade de um método analítico se dá pela qualidade dos resultados obtidos, precisão e calibração dos equipamentos utilizados. A linearidade refere-se à capacidade do método de gerar resultados linearmente proporcionais à concentração. O termo especificidade, muitas vezes utilizado como sinônimo de seletividade, define a capacidade do método em detectar o analíto de interesse na presença de outros componentes da matriz. Já a seletividade refere-se à capacidade de detecção de substâncias. Julgando as demais alternativas, temos que precisão e exatidão não tem o mesmo significado, ou seja, a precisão é o parâmetro que avalia a proximidade entre várias medidas efetuadas na mesma amostra do processo analítico. A exatidão é a concordância entre o valor real do analito na amostra e o estimado pelo processo analítico. Já o limite de detecção, como o próprio termo diz, é o menor valor que é detectado do analíto. Alternativa correta (C).
  • II. Limite de detecção é a menor concentração do analito que pode ser quantificada.  Correto: Detectada

  • R: Letra C

    Segundo critérios da RDC N°166, limite de detecção é definido como a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém, não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas. Em outras palavras, o limite de detecção é a mais baixa concentração de analito que pode ser detectado de forma confiável e distinto de zero (ou a nível de ruído do sistema), mas não necessariamente quantificado na concentração em que um valor medido for maior que a incerteza associada a ele.

  • Precisão = Reprodutibilidade

    Exatidão = Fidelidade

    Limite de detecção = menor concentração do analito DETECTADA, não necessariamente QUANTIFICADA.


ID
762442
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Arsênio inorgânico é um composto de alta toxicidade biológica capaz de causar morte humana.

Em relação a esta substância, analise as afirmativas a seguir.

I. A meia-vida do arsênio inorgânico no organismo humano varia de 7 a 12 dias.

II. Os principais órgãos de depósito do arsênio inorgânico são fígado, rins, pulmões e ossos.

III. O procedimento analítico para isolamento do arsênio inorgânico de material biológico deve ser feito diretamente do material úmido.

IV. O método de análise do arsênio inorgânico é fundamentado na geração de hidretos (FI-HG) e no uso de Expectômetro de Absorção Atômica (EAA).

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O arsênio é um elemento tóxico semelhante aos metais presentes em algumas rochas da crosta terrestre. Em função de algumas atividades humanas sobre essas rochas, como a mineração, o arsênio se desprende para diversos compartimentos ambientais, onde é absorvido por micro-organismos, plantas e animais. Após a absorção no organismo humano, o tempo de meia-vida pode variar entre 2 e 30 horas. As maiores deposições do arsênio são nos rins, fígado, pele, pulmões e ossos. A espectrofotometria de absorção atômica com geração de hidretos é uma das melhores técnicas disponíveis para a análise do arsênio em material biológico. O procedimento a ser seguido para tratamento da amostra antes da analise é efetuar uma digestão, podendo ser úmida ou seca, em sistema aberto ou fechado.
     
    Alternativa correta: B
  • Gabarito letra B.

    A meia-vida do arsênico inorgânico no corpo humano é de aproximadamente 10 horas e não de 7 a 12 dias.

  • Em relação ao item III:

    A análise não deve ser feita por via úmida, ela pode ser feita por via úmida. Há outras formas de análise que podem ser feitas neste caso, como espectrometria de absorção atômica, de massas, HPLC, etc.


ID
762445
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O monóxido de carbono (CO) é um dos gases mais tóxicos e tem sido motivo de preocupação em função de sua potencialidade de provocar intoxicações de origem doméstica e ocupacional.

Com relação à intoxicação pelo CO, analise as afirmativas a seguir.

I. O CO é um gás incolor, inodoro, pouco solúvel em água e de peso específico menor que o do ar.

II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 250 vezes maior do que a do oxigênio.

III. O método de análise do CO ligado a hemoglobina (COHb) se baseia na hemólise do sangue e na redução da oxihemoglobina

IV. Concentrações tóxicas e letais de COHb no sangue são aproximadamente de 20 e 40%, respectivamente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), determina que no ambiente de trabalho a concentração máxima para uma exposição semanal de até 48 horas é de 39 ppm. Posto que a afinidade do monóxido de carbono com a hemoglobina é de 200-300 vezes maior que a do oxigênio, apenas um pouco de monóxido de carbono no ar reage com grande quantidade de hemoglobina o que impede a formação de oxi-hemoglobina, causando a chamada asfixia química. Se respirado em concentrações superiores a 4000 ppm por um número de horas muito prolongado, o monóxido de carbono pode levar a óbito. 

    Alternativa correta: A

ID
762448
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao envolvimento de fármacos e outros compostos químicos como causa de intoxicação, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Todos os fármacos e compostos químicos podem causar intoxicação podendo levar o organismo a morte. A morfina é uma droga natural, extraída do ópio, utilizada em casos de dores agudas e seu efeito dura de 4 a 6 horas. A morfina é metabolizada por duas vias, glucuronidação e N-desmetilação, originando três metabolitos: morfina-3-glucuronido, morfina-6-glucuronido e normorfina, sendo essas as formas de eliminação do organismo, passando pelo fígado e rins. 

    Alternativa correta: D
  • São 2 metabólitos:

     

    1. Morfina-3-glicuronídeo : Inativo (baixa afinidade com receptores opióides)

    2. Morfina-6-glicuronídeo: Ativo (potente agonista dos receptores mi)

  • Se com "in natura" a questão quer dizer inalterada, a morfina é sim eliminada in natura. Questão mal formulada.


ID
762451
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Estudos recentes comprovam o progressivo uso de cocaína, que depois do álcool é a droga de maior consumo. Relativa ao uso destas substâncias, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Tradicionalmente para se determinar um consumo de drogas utilizam-se como matrizes o sangue ou a urina. No entanto, a análise de drogas nestas matrizes revela normalmente apenas um consumo recente. A análise do cabelo pode ser usada como exame complementares as análises do sangue ou urina porque permite determinar o consumo de um individuo por um período de tempo mais longo, dependendo do comprimento do cabelo. A análise de cabelo é bem aceita em toxicologia, poluição ambiental e criminalística, provavelmente porque neste caso as contaminações endógena e exógena são mais facilmente distinguidas. Além disso, a presença de drogas no cabelo (derivados do ópio e cocaína) dificilmente poderá ser confundida com contaminação exógena.

    Alternativa correta: C
  • A cocaína acumula-se no cabelo.


ID
762454
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O uso de drogas por motoristas tem sido relacionado a acidentes e crimes. Análise em amostras tem sido realizada para detectar a presença de drogas de forma qualitativa e quantitativa.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A designação "fluido oral" representa a mistura de saliva e outros constituintes presentes na boca, sendo composto por água, enzimas, glicoproteínas e eletrólitos. A utilização de saliva como matriz biológica alternativa vem aumentando muito nos últimos anos, principalmente em estudos de farmacocinética, monitorização terapêutica e na verificação do uso de drogas ilícitas, particularmente por agências que monitoram motoristas quanto ao uso de substâncias psicoativas, dada a facilidade da coleta deste material na beira da estrada. A saliva possui ainda a vantagem de que sua coleta não é invasiva e se constitui como o único fluido biológico através do qual se podem traçar paralelos com a concentração sanguínea. 

    Alternativa correta: C
  • Só eu que acho que essa professora não comenta coisas pertinentes com as alternativas das questões?

  • Também acho Camila, concordo com você. Foge totalmente o tema da questão. Deveria nao responder as que não sabe comentar com propriedade. 

  • Pois bem, acredito que a alternativa (b) também está errada. Microextração em fase sólida não confirma nada! Ela é uma das técnicas utilizadas na extração de analitis, que, posteriormente, serão analisados/confirmados por alguma técnica instrumental. 

  • Gabarito C

    O sangue é a matriz biológica que melhor representa a concentração de substâncias no SNC, uma vez que se encontra em equilíbrio direto com o local de ação do psicoativas. Devido à facilidade de difusãodo de algumas drogas através das membranas celulares,a sua concentração nos tecidos e fluidos corporais entra em equilíbrio rapidamente com a concentração de dessas drogas no sangue, fazendo com que matrizes como saliva, urina e ar exalado sejam fontes adequadas para estimar a concentração do etanol, maconha, cocaína e ecstasy no organismo.

    O erro da alternativa C é em justificar a escolha da matriz saliva ser devido à alta concentração do analito, o que não é verdade pois a justificativa da escolha da saliva como matriz biológica ocorre principalmente pela facilidade da coleta e por não ser uma técnica invasiva como coleta de sangue por exemplo, alémm disso essa coleta pode ser feita por profissionais que não são especializados, como policiais por exemplo.


ID
762457
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Chumbo é um metal de densidade igual a 11,35 g/cm3 , pouco solúvel na água e solúvel no sangue o suficiente para causar sérios efeitos tóxicos.

Em relação a este metal, sua toxicologia e análise, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O chumbo é amplamente utilizado nas indústrias que produzem cigarro, tinta de cabelo, gasolina e encanamentos de distribuição de água. O saturnismo é o termo conferido à patologia resultante da intoxicação por chumbo e existem duas vias que o chumbo pode entrar no organismo: por via respiratória, que é mais comum em ambientes de trabalho onde os empregados ficam expostos a vapores de óxido de chumbo e por via digestiva. Quando a exposição é interrompida, o chumbo acumulado é eliminado progressivamente pela urina, fezes, suor e pela saliva. Comumente, o diagnóstico de intoxicação por chumbo é feito por meio de controles periódicos em indivíduo que apresentam elevado risco de contaminação, como, por exemplo, as que moram em construções com pinturas à base de chumbo. Ao reconhecer os sintomas, o médico pode pedir exames de sangue que evidenciam a concentração sanguínea de chumbo. Medição do nível de chumbo na urina no primeiro dia de tratamento, também auxilia na corroboração do diagnóstico. Outros exames também são de grande valia no diagnóstico desta moléstia, como análise de amostra de medula óssea e, em crianças, radiografias do abdômen e de ossos compridos. 

    Alternativa correta: B
  • Marquei opção B como errada pois o motivo de utilizar a urina não é pela facilidade de coleta em relação ao sangue e sim porque o metal chumbo (PB) é excretado, em sua maioria, pela urina.

  • Está incorreta pois o chumbo inorgânico é dosado no sangue, é um marcador de exposição recente.


ID
762460
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação a análise de inseticidas organofosforados e nitrogenados (carbamatos), assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra A?

  • Oi, Camila. É para assinalar a incorreta, logo a A está correta.

  • Errado: letra D, pois a colinesterase presente no plasma é a butirilcolinesterase (AchE "falsa") ao passo que no SNC encontra-se à acetilcolinesterase verdadeira. Essas enzimas possuem estruturas diferentes

  • A AChE encontra-se mais abundantemente no sistema nervoso central, nos músculo esqueléticos e na membrana dos eritrócitos. Enquanto que a BuChE encontra-se, em sua maioria, no plasma sanguíneo sendo por este motivo conhecida também como colinesterase plasmática.

    Muller, T. C.; Rocha, J. B. T; Morsch, V. M.; Neis, R. T.; Schetinger, M. R. C. Antidepressants inhibit human acetylcholinesterase and butyrylcholinesterase activity. Biochimica et Biophysica Acta 2002, 1, 92. [CrossRef] [PubMed] 


ID
762463
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Relativa à toxicidade pelo lítio, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O lítio é eficaz no controle de algumas doenças mentais e estados emocionais caracterizados por grandes e frequentes alterações de humor. Tais perturbações são conhecidas como Doença Bipolar. Um teste de lítio no sangue é importante porque permite ao médico controlar a quantidade de lítio existente na corrente sanguínea, o que é um bom indicador da quantidade de lítio presente em todos os tecidos do corpo. Estudos pré-clínicos mostraram que o lítio altera o transporte do sódio nas células nervosas e musculares provocando uma alteração no metabolismo intraneural das catecolaminas, porém o mecanismo específico de ação do lítio no tratamento da mania é desconhecido. Apesar do lítio restabelecer o humor nos transtornos bipolares, o paciente tem reações emocionais normais e pode sentir ou não pequenas interferências com a capacidade física e mental. 

    Alternativa correta: A

ID
762466
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A alternativas a seguir apresentam as vantagens da triagem em urina por cromatografia em camada delgada (CCD), à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), determina que no ambiente de trabalho a concentração máxima para uma exposição semanal de até 48 horas é de 39 ppm. Posto que a afinidade do monóxido de carbono com a hemoglobina é de 200-300 vezes maior que a do oxigênio, apenas um pouco de monóxido de carbono no ar reage com grande quantidade de hemoglobina o que impede a formação de oxi-hemoglobina, causando a chamada asfixia química. Se respirado em concentrações superiores a 4000 ppm por um número de horas muito prolongado, o monóxido de carbono pode levar a óbito. 

    Alternativa correta: A
  • Incorreta B. É necessário uma amostra referência para comparar os fatores de retenção (Fr) na CCD e possibilitar uma maior exatidão


ID
762469
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para o processo de extração de drogas, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A extração com solventes é uma técnica relativamente moderna, usada para obter maior rendimento ou produtos que não podem ser obtidos por nenhum outro processo. A extração com solvente consiste na remoção de um composto orgânico de uma solução por agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel, e que seja imiscível com o líquido que contém a substância. O éter dietílico é um líquido incolor, de cheiro característico que foi obtido pela primeira vez, por Valerius Cordus, no século XVI, ao submeter o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. O éter dietilico possui propriedades como a extrema volatilidade e temperatura de ebulição de 34,6 °C. Seus vapores são mais densos que o ar, sendo assim, se acumula na superfície do solo, formando com o oxigênio uma mistura extremamente inflamável, ou seja, que pode explodir. 

    Alternativa correta: D
  • GABARITO D

    Comentário do professor: O éter dietilico possui propriedades como a extrema volatilidade e temperatura de ebulição de 34,6 °C. Seus vapores são mais densos que o ar, sendo assim, se acumula na superfície do solo, formando com o oxigênio uma mistura extremamente inflamável.


ID
762472
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao processo de extração do agente tóxico, assinale a afirmativa incorreta.


Alternativas
Comentários
  • A extração de agentes tóxicos por meio de solventes consiste, basicamente na transferência de íons, específicos, de uma solução pouco concentrada para outra, mais concentrada. O emprego de fases sólidas como método para extrair analitos contidos em matrizes complexas teve início nos anos 50 com os filtros de carvão aplicados na análise de resíduos na água. A extração em fase sólida é um pré-tratamento que amostra biológica, principalmente sofre para passar por uma etapa posterior de analise em cromatografia, normalmente, portanto, não é uma técnica utilizada para analise de metais, como o mercúrio. 

    Alternativa correta: D

ID
762475
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da análise bioquímica para encontrar substâncias toxicológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A concentração de tóxicos encontrados nas amostras de humor vítreo, nos casos post mortem, é muito próxima a da sanguínea.

II. O etanol é produzido após a morte por fermentação e isto pode comprometer a análise bioquímica.

III. A concentração de drogas encontradas no fígado nem sempre é a mesma concentração letal encontrada no sangue.

IV. O conteúdo gástrico é útil para determinar quantidades residuais de fármacos e venenos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre análises bioquímicas que são utilizadas na busca de substâncias toxicológicas, trazendo quatro afirmativas sobre o assunto para que seja indicada a alternativa que contém as informações verdadeiras sobre o assunto. A toxicologia analisa os efeitos causados por substâncias químicas, físicas e biológicas em comunidades de organismos e no ser humano. Quando um indivíduo morre, se inicia um processo de putrefação com a decomposição e degradação da matéria orgânica através de bactérias aeróbias (utilizam oxigênio) e anaeróbias (sem oxigênio, com outras fontes). O corpo humano, após a morte, apresenta quatro etapas de putrefação: 1. Corpo fresco, onde o sangue para de circular e a temperatura do corpo diminui; 2. Decomposição inicial, onde ocorre o consumo da matéria orgânica pelas bactérias aeróbias e anaeróbias (fermentação alcoólica) existentes no corpo humano; 3. Ocorre a decomposição avançada e os gases começam a se acumular, fazendo o corpo inchar e os tecidos celulares se romperem; 4. Esquelitização, o esqueleto começa a aparecer em algumas partes do corpo (rosto, pés e mãos). O humor vítreo é uma substância em gel transparente que se localiza entre a retina e o cristalino, e é muito utilizado pela similaridade de concentração das substâncias obtidas no sangue e pela estabilidade post mortem. Na necroscopia, é necessário analisar o conteúdo gastrointestinal para verificar possíveis resíduos medicamentosos que ainda não tenham sido absorvidos; a urina para verificar toxicantes a partir do rim, principal órgão excretor; e o fígado, primeiro órgão analisado pois as substâncias tóxicas se encaminham para ele antes de seguir para a circulação dos demais órgãos. (Serrano, Carlos. As 'fazendas de cadáveres' onde corpos se decompõem ao ar livre. 2019. Disponível em: Site da BBC News. Acesso em junho de 2021; Investigação policial: análise toxicológica post mortem. 2012. Disponível em: Site da JUS. Acesso em dezembro de 2021) 

    Analisando as afirmativas: 

    I. A concentração de tóxicos encontrados nas amostras de humor vítreo, nos casos post mortem, é muito próxima a da sanguínea. O humor vítreo apresenta concentração similar ao sangue, e é bastante estável quando comparado com a urina e sangue, apresentando pouca alteração post mortem. Verdadeira. 

    II. O etanol é produzido após a morte por fermentação e isto pode comprometer a análise bioquímica. Alguns microrganismos realizam a decomposição através da respiração anaeróbia, com a fermentação alcoólica, produzindo etanol. Verdadeira. 

    III. A concentração de drogas encontradas no fígado nem sempre é a mesma concentração letal encontrada no sangue. As concentrações geralmente são diferentes, pois a absorção não ocorre no mesmo momento, e o fígado pode apresentar apenas concentrações residuais. Verdadeira. 

    IV. O conteúdo gástrico é útil para determinar quantidades residuais de fármacos e venenos. Na digestão, o processo de absorção de um medicamento inicia no estômago com o conteúdo gástrico dissolvendo a camada superficial do comprimido, sendo útil, então, na análise de resíduos de alguns fármacos e venenos. Verdadeira. 

    Assinale: 

    A) se somente a afirmativa I estiver correta. As afirmativas II, III e IV também são verdadeiras. Incorreta. 

    B) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. As afirmativas II e IV são verdadeiras, porém as afirmativas I e III também. Incorreta. 

    C) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. As afirmativas I e II também são verdadeiras. Incorreta. 

    D) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. A afirmativa IV não é falsa, ela também é verdadeira. Incorreta. 

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas. As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. CORRETA. 


    Gabarito do professor: E.

ID
762478
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do dicromato de potássio, analise as afirmativas a seguir.

I. Irritabilidade das vias aéreas, insuficiência respiratória, tosse e laringite são sinais e sintomas resultantes da inalação de dicromato de potássio.

II. Ingestão de dicromato de potássio causa gastroenterite, diarreia, tonteira, febre e nefrite hemorrágica.

III. O manuseio do dicromato de potássio sólido ou líquido deve ser feito por meio de uso de máscara, luvas e roupas adequadas.

IV. Sendo solúvel em água, a solução aquosa de dicromato de potássio pode ser descartada em esgoto público em função de sua baixa toxicidade.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Os compostos hexavalentes de cromo são geralmente mais tóxicos do que os trivalentes. O dicromato de potássio pode ser fatal se absorvido através da pele, ingerido ou inalado em grandes concentrações. Contém Cromo VI, um agente cancerígeno em humanos, alergênico, irritante ocular e do trato respiratório. Dentre as alternativas apresentadas, podemos concluir que devido a toxicidade apresentada pela substancia, não se deve descartar nenhuma substancia, inclusive o dicromato em águas o esgoto publico, bem como em rios e lagoas. 

    Alternativa correta: A

ID
762481
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao ácido cianídrico e seus derivados, analise as afirmativas a seguir.

I. Ácido cianídrico ou ácido prússico deriva do borbulhamento do cianeto de hidrogênio em água.

II. O íon cianeto derivado dos sais do ácido cianídrico, como o cianeto de potássio, tem alta afinidade com o ferro da hemoglobina.

III. O cheiro de “amêndoas amargas” é bem característico da presença de sais de cianeto.

IV. O gás cianídrico pode ser liberado por combustão de plásticos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito, pois o cianeto tem afinidade pelo Fe+3 e não pelo Fe+2 da hemoglobina. Tanto que seu principal mecanismo de ação é a asfixia química pela inibição da citocromo oxidase A3, impedindo que haja a transferência de elétrons para o oxigênio. Dessa forma, a afirmativa II estaria incorreta.

  • A toxicidade do cianeto é causada pela inibição da oxigenação celular, o que causa anóxia tecidual pela inibição praticamente irreversivel das enzimas citocromo oxidase (Fe3+).

    Embora o cianeto tenha uma afinidade primária com o ferro férrico (Fe3 +), uma pequena quantidade de cianeto pode-se ligar ao ferro (Fe2 +) ferroso da hemoglobina, formando ciano-hemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio, exacerbando ainda mais a hipóxia tecidual. 


ID
762484
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da pesquisa da presença de susbtâncias toxicológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O flúor é exemplo de tóxico fixo neurotóxico de natureza mineral.

II. A pesquisa da presença de ácido cianídrico se baseia na reação com hidróxido de potássio, seguido de reação com sulfato ferroso e formação de ferrocianeto de potássio; este, por ação do cloreto férrico, origina o azul da Prússia.

III. O reagente de Boer é usado para a pesquisa da presença de flúor.

IV. O teste de Reinsch é usado para a pesquisa de substâncias orgânicas tóxicas derivadas hidrocarbonetos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O teste de Reinsch é utilizado para pesquisa de intoxicação por metais pesados.


  • A respeito da pesquisa da presença de substâncias toxicológicas, dentre as afirmativas dadas pela questão, pode-se concluir que apenas a afirmativa IV está incorreta. O teste de Reinsch permite a detecção de uma forma rápida e fácil, de certos metais, como o arsénio, mercúrio, bismuto e antimónio (As, Hg, Bi, Sb), por deposição do metal à superfície de uma espiral de cobre, em soluções fortemente ácidas.


    Alternativa correta: A



ID
762487
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do processo de separação de substâncias tóxicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A separação de venenos orgânicos não voláteis é usualmente realizada pelo método de Stas-Otto-Ogier, que se fundamenta na solubilidade destes compostos em água e no álcool absoluto em presença de uma pequena quantidade de ácido.

II. Uma das etapas iniciais usadas para a separação de venenos minerais implica na destruição da matéria orgânica por oxidação com cloro, ácido nítrico, ácido perclórico.

III. A separação de venenos voláteis das amostras de tecidos é normalmente efetuada por destilação por arrastamento de vapor, substituída, na prática, por uma destilação simples.

IV. A extração e a purificação pelo método de Griffon e Le Breton são usadas para identificar a presenca de barbitúricos no sangue e na urina.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A química analítica é o ramo da ciência que trata de separação de compostos e substancias toxicas. Tal método define-se por separar uma substância de uma mistura qualquer, seja em pequena ou em grandes escalas. Dada às alternativas, pode-se concluir que todas as afirmativas feitas a respeito da separação de compostos tóxicos, estão corretas. 

    Alternativa correta: E
  • Questão toda copiada dessa apostila de acesso livre na internet: https://www.passeidireto.com/arquivo/2717299/apostila-forense (basta fazer o cadastro no site)