O emprego da forma isto em “Nisto erramos” se justifica porque
O emprego da forma isto em “Nisto erramos” se justifica porque
A forma reduzida “em ver a morte à nossa frente” pode ser adequadamente desenvolvida pela seguinte oração:
As palavras de Sócrates denotam
Os termos iniciais da frase de Sócrates – Pois bem – têm o valor de
No período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente,
“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)
Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que o emprego do artigo definido é optativo.
“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)
Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.
1. Paradigma do interesse
2. Paradigma da obrigação
3. Paradigma da solidariedade
( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.
Assinale Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Um ferro elétrico de 1200 W – 127 V é ligado a uma tomada de 127 V durante 45 minutos.
Supondo que a massa de um fusca seja igual a 0,90 t e que o módulo da aceleração da gravidade seja g = 10m/s2.
A energia consumida pelo ferro elétrico nesse intervalo de tempo
é igual à variação da energia potencial gravitacional necessária
para transportar, desde a base até o topo de um prédio de 36 m
de altura,
Nossos olhos nos permitem ver com nitidez objetos próximos ou distantes, pois conseguem modificar a distância focal do cristalino de modo que, dependendo da distância em que se encontre o objeto observado, sua imagem se forma na retina. Nesse processo, denominado “acomodação visual”, a ação dos músculos ciliares modifica a forma do cristalino alterando o raio de curvatura e, por conseguinte, a distância focal.
Nos olhos de uma pessoa adulta sem defeitos de visão, a distância mínima de visão distinta é, em média, 20 cm, o ponto remoto está no infinito, e a distância entre o cristalino e a retina é da ordem de 20 mm.
Assim, é possível estimar que a convergência do olho humano
varia entre
Quando se liga o interruptor de um abajur, sua lâmpada de incandescência acende quase instantaneamente. Isso nos dá a impressão de que os elétrons que estavam próximos ao interruptor saem em disparada através do fio até chegarem ao filamento da lâmpada e transferirem para ele a energia elétrica que transportam, o que é falso.
O movimento dos elétrons através de um fio condutor é muito lento. O que viaja muito rapidamente através do fio é a informação fornecida a todos os elétrons livres do fio de que o interruptor foi ligado (isto é, o que é veloz é o fornecimento de energia elétrica aos elétrons livres do fio quando se liga o interruptor). Para analisarmos a velocidade com que, em média, os elétrons se deslocam através de um fio condutor, imaginemos um fio de cobre cilíndrico, de seção reta uniforme de área igual a 1,0 x 10-6 m2 , percorrido por uma corrente elétrica de 2,72 A de intensidade.
Obs.: sabe-se que no cobre há 8,5 x 1028 elétrons livres por metro cúbico.
Sendo o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10-19C, a velocidade
com que, em média, os elétrons estão se deslocando através
desse fio é de
As leis de Newton, por terem sido a primeira grande síntese da Física e alcançado tamanho sucesso, tornaram-se paradigmas intelectuais.
Seus conceitos e modelos foram amplamente utilizados na proposição de teorias e doutrinas não apenas nas ciências ditas exatas, mas, também, nas ditas humanas e nas econômicas.
Podemos por exemplo reconhecer a apropriação da 3ª lei de
Newton (Princípio da Ação e Reação)
A respeito dos processos termodinâmicos a seguir, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Em um processo adiabático de um gás ideal, a temperatura do gás se conserva constante, pois sem troca de calor não pode ocorrer variação de temperatura.
( ) Faz-se determinada massa de um gás ideal evoluir entre dois estados de equilíbrio termodinâmico. Tanto o trabalho W realizado pelo gás quanto a quantidade de calor Q, recebida pelo gás dependem do processo através do qual se deu a evolução entre os estados inicial e final de equilíbrio. Já a diferença Q - W é sempre a mesma, seja qual for o processo entre esses mesmos estados inicial e final.
( ) Deseja-se fazer a temperatura de determinada massa de um gás ideal sofrer um acréscimo ΔT cedendo-lhe calor. Para que a quantidade de calor cedida seja a menor possível, devemos aquecer o gás mantendo seu volume constante.
As afirmativas são, respectivamente,
Uma fonte luminosa pontual encontra-se sobre o eixo principal de um espelho convexo a 40 cm do foco. A imagem conjugada pelo espelho forma-se a 10 cm do foco.
A distância focal do espelho é
Considere um fio retilíneo infinito, de seção reta constante, circular e de raio R, que é percorrido por uma corrente estacionária I distribuída uniformemente ao longo da seção reta do fio (ou seja, o vetor densidade de corrente elétrica dentro do fio é uniforme).
Seja P um ponto cuja distância ao eixo de simetria do fio é R/2.
O módulo do campo magnético gerado por esse fio no ponto P é
O engenheiro francês Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832), cujo trabalho sobre máquinas térmicas viria a ser fundamental para que Rudolf Clausius e Lord Kelvin desenvolvessem a Segunda Lei da Termodinâmica, discutiu em seu trabalho de 1824 “Réflexions sur la Puissance Motrice du Feu” um ciclo idealizado para máquinas térmicas operando entre duas temperaturas, no qual a eficiência seria a máxima possível. Em sua homenagem, tal ciclo é chamado ciclo de Carnot.
Assinale a opção que melhor representa em um diagrama T – S
(temperatura – entropia) o ciclo de Carnot.