-
Injeção de concreto pela haste central ? HÉLICE CONTÍNUA
-
a) A estaca strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (também denominada piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada.
b) A é uma técnica onde fios de aço são introduzidos em uma estrutura de concreto, recebendo um estado prévio de tensões e tornando-se, assim, de alta resistência. Dessa forma, as estacas protendidas ganham características resistivas e diminuem os impactos de ações externas. Elas são compostas por concreto e , que são confeccionadas em equipamentos de alta tecnologia em fábricas especializadas, garantindo as características previstas em projeto
c) O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste. (Fuste é a parte da coluna entre o capitel e a base.)
d) A estaca Franki é um tipo de estaca cravada que é moldada no próprio local de sua execução. A estaca do tipo Franki se caracteriza pela utilização de uma base alargada ou bulbo preenchido com material granular (bucha seca) ou concreto. A bucha seca pode ser um tampão de brita com areia ou concreto magro.
e) A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada "in loco", cuja perfuração consiste na introdução de um trado helicoidal (com tubo vazado central) no terreno até a profundidade do projeto de fundações. Finalizada a perfuração, o concreto é lançado através do tubo metálico, simultaneamente com a retirada do trado.
-
Estaca hélice continua
-Moldada in loco, aplicado com trado helicoidal e injeção
-Não produz vibração e nem ruído
-Aplicada em grandes profundidades
-Executada acima ou abaixo do lençol freático
-
NBR 6122/2019 - Projeto e execução de fundações
Strauss.
estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento
Tubulão.
elemento de fundação profunda em que, pelo menos na etapa final da escavação do terreno, faz-se necessário o trabalho manual em profundidade para executar o alargamento de base ou pelo menos para a limpeza do fundo da escavação, uma vez que neste tipo de fundação as cargas são resistidas preponderantemente pela ponta.
Franki.
estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.
Hélice contínua.
estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado, simultaneamente à sua retirada, sendo a armadura introduzida após a concretagem da estaca.