SóProvas



Prova FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Médico Especialista - Anestesiologista - Edital nº 75


ID
5612491
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Otto sempre trazia ao seu local de trabalho artigos oriundos de suas pesquisas sobre ciências da saúde, sempre disposto a se expressar sobre os temas de maneira livre e para quem quisesse ouvir. Ocorre que o novo diretor de sua unidade não achou que a atitude de Otto fosse prudente para os padrões já desenvolvidos pela repartição.

Considerando o caso hipotético acima narrado, tendo por referência a temática dos Direitos e Garantias Fundamentais, constantes na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), assinale a alternativa que trouxer uma conclusão correta quanto ao exposto.


Alternativas
Comentários
  • GAB:D

    Da mesma forma que a artística e de comunicação, é livre a expressão da atividade intelectual e científica, não cabendo nenhum tipo de licença ou censura por parte de qualquer um que seja, sendo autoridade ou qualquer outra pessoa, hierarquicamente superior dentro de uma instituição ou não, dando lastro às ações de Otto.

  • Letra D

    (CF/88) Art 5° - IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Obs: Veda-se qualquer censura de natureza politica, artística e ideológica, não se podendo exigir licença de autoridade para veiculação de publicações.

  • Não acho que a letra D esteja correta. Se vermos a Lei de Biosseguranca, a lei exige licença para o estudo com organismo geneticamente modificável.

  • Dicas rápidas e objetivas sobre as matérias de direito! Inscreva-se no YouTube e siga o insta @direitocombonfim

    https://youtu.be/xGi1Oe1WI7I

    siga: @direitocombonfim

    https://instagram.com/direitocombonfim


ID
5612494
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Município YYZ cresceu muito nos últimos anos, o que atraiu investimentos, membros do setor industrial e comercial, bem como acirrou a concorrência política durante as eleições. Com o intuito genuíno de evitar que a corrupção se institucionalizasse no Município YYZ, a exemplo dos Municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, o Poder Público da municipalidade resolveu criar mecanismos para reforçar o controle externo do Legislativo local, criando um Tribunal de Contas Municipais, inserido em sua própria estrutura, sediado em um antigo prédio público na cidade. Considerando as normas constitucionais sobre organização do Estado brasileiro, assinale a alternativa que apresentar uma conclusão correta quanto à atitude do Poder Público Municipal para reforçar o controle externo.

Alternativas
Comentários
  • Tribunal de Contas Municipal = não é possível

    Tribunal de Contas dos Municípios = é possível

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos Tribunais de Contas. Vejamos:

    “Art. 31, CF. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.”

    Importante salientar que a Constituição Federal proíbe a criação de novos Tribunais de Conta Municipais, no entanto, os já existentes (Tribunal de Contas do Município de São Paulo e do Rio de Janeiro) possuem permissão constitucional para continuar existindo.

    Além disso, a proibição é da criação por parte dos Municípios, no entanto, não há proibição acerca da instituição de órgão, Tribunais ou Conselhos, pelos Estados, com jurisdição sobre as contas municipais. Assim, um novo Tribunal de Contas Municipal não é possível, mas um novo Tribunal de Contas dos Municípios é possível, pois seria criado pelo Estado.

    Supremo Tribunal Federal no teor na ADI 687:

    A Constituição da República impede que os Municípios criem os seus próprios tribunais, conselhos ou órgãos de contas municipais (CF, art. 31, § 4º), mas permite que os Estados-membros, mediante autônoma deliberação, instituam órgão estadual denominado Conselho ou Tribunal de Contas dos Municípios (RTJ 135/457, rel. min. Octavio Gallotti ADI 445/DF, rel. min. Néri da Silveira), incumbido de auxiliar as câmaras municipais no exercício de seu poder de controle externo (CF, art. 31, § 1º). (ADI 687, rel. min. Celso de Mello, j. 2-2-1995, P, DJ de 10-2-2006.)

    Desta forma:

    A. CERTO. A despeito da atitude correta em tentar proteger o erário público, não é possível a criação de Tribunal de Contas Municipal por haver vedação constitucional expressa.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • Conhecimento muito importante pra um médico saber

  • Gabarito: A

    (...) A Constituição da República impede que os Municípios criem os seus próprios Tribunais, Conselhos ou órgãos de contas municipais (CF, art. 31, § 4º), mas permite que os Estados-membros, mediante autônoma deliberação, instituam órgão estadual denominado Conselho ou Tribunal de Contas dos Municípios (...) incumbido de auxiliar as Câmaras Municipais no exercício de seu poder de controle externo (CF, art. 31, § 1º).

    Esses Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios - embora qualificados como órgãos estaduais (CF, art. 31, § 1º) - atuam, onde tenham sido instituídos, como órgãos auxiliares e de cooperação técnica das Câmaras de Vereadores. (...)

    STF. Plenário. ADI 687, Rel. Min. Celso de Mello, julgado em 02/02/1995.


ID
5612497
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Após muitos meses desempregado, Moisés finalmente conseguiu um emprego. Não era ainda um emprego com uma remuneração que abarcasse todas as necessidades da vida, mas já era um alento. Ele ficou muito aliviado não só por ele, mas por Miguel, seu sobrinho, que também era seu dependente desde o nascimento. Miguel, agora com três anos, tinha que ficar com alguém durante o dia para que seu tio pudesse trabalhar. Moisés, para resolver essa situação, começou a pesquisar sobre seus direitos, a fim de encontrar algum auxílio legal. Tendo em vista a situação hipotética narrada e utilizando como referência os direitos sociais previstos constitucionalmente, qual das alternativas abaixo representa corretamente os direitos envolvidos na narrativa?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

    XXV - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas;

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: (...)

    IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;

    Bizu: limite de idade para atendimento em creche -> C-R-E-C-H-E (0-1-2-3-4-5)

    #PCAL #PCBA


ID
5612500
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um pai decidiu que seu filho, ainda criança, não será imunizado mesmo nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Considerando a atitude desse pai, a partir dos parâmetros estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/1990, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor se relaciona para a situação. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ECA:

     Art. 14, § 1  É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.


ID
5612506
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Landra, cidadã do Município de ZZT, soube por meio de um conhecido que o determinado servidor do Município auxiliaria uma pessoa a ingressar no serviço público por meio de concurso, passando-lhe informações privilegiadas que lhe dariam vantagens sobre os outros candidatos. Quando soube disso, Landra decidiu agir, pois não aceitava que isso acontecesse, até mesmo porque outras pessoas, como sua filha, estavam estudando com afinco para participar do concurso público e conseguir uma oportunidade. Assim, Landra dirigiu-se até a autoridade administrativa competente para representar, a fim de que fosse instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. Por não ser alfabetizada, a representação fora reduzida a termo por servidor do setor e assinada conforme as possibilidades de Landra, documento no qual foram apresentadas a qualificação da representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento. Durante o procedimento administrativo, o advogado do servidor acusado requereu a rejeição da representação, pelo fato de compreender que o ato de Landra não cumpria os requisitos da Lei de Improbidade Administrativa.

Considerando a narrativa acima, tendo por referência a íntegra da Lei Federal nº 8.429/1992, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor se adequar à situação narrada.

Alternativas
Comentários
  • Dica para lembrar: faça questões até o seu cérebro explodir ;)

    Gab: B

  • Qualquer pessoa pode representar.

    Requisitos:

    • escrita ou reduzida a termo
    • qualificação do representante
    • informações sobre o fato/autoria
    • indicação de provas

    Obs.: se não preenchidos os requisitos, a presentação é rejeitada. Mas a pessoa ainda pode representar ao MP.

    • Se atentidos os requisitos, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos - observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar do agente.

    Fonte: Ana Paula QC

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.429/92. Vejamos:

    “Art. 14, Lei 8.429/92. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.”

    Ou seja, qualquer pessoa pode vir a comunicar à autoridade administrativa acerca da prática de atos de improbidade administrativa. Esta comunicação pode ser apresentada por escrito ou oralmente, desde que seja reduzida a termo e assinada pelo denunciante. Além disso, o representante deve indicar as provas do alegado que tiver conhecimento.

    Desta forma:

    B. CERTO. Não possui fundamento a alegação do advogado, pois a lei deixa claro que a representação poderá ser reduzida a termo, apesar de abordar a modalidade escrita, desde que assinada, contendo outros requisitos legais, como demonstrado.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • Fico imaginando o médico anestesiologista lendo essa questão...


ID
5612509
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Uma das características dos entes federativos, como o Município de Porto Alegre/RS, é o fato de ser este autônomo, como já dito pela Constituição da República Federativa do Brasil e, simetricamente, pela Lei Orgânica de Porto Alegre/RS, doravante chamada de LOM. No exercício de sua autonomia, a LOM afirma que compete ao Município determinadas ações e atividades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma delas. 

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da letra "B"?

  • Letra E

    ART. 9 Compete ao Município, no exercício de sua autonomia:

    I - organizar-se administrativamente, observadas as legislações federal e estadual;

    II - prover a tudo quanto concerne ao interesse local, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento de suas funções sociais, promovendo o bem-estar de seus habitantes;

    III - estabelecer suas leis, decretos e atos relativos aos assuntos de interesse local;

    IV - administrar seus bens, adquiri-los e aliená-los, aceitar doações, legados e heranças e dispor sobre sua aplicação;

    V - desapropriar, por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, nos casos previstos em lei;

    VI - constituir a Guarda Municipal, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações municipais, conforme dispuser a lei;

    VII - constituir serviços civis auxiliares de combate ao fogo, de prevenção de incêndios e de atividades de defesa civil, na forma da lei;

    VIII - implantar, regulamentar, administrar e gerenciar equipamentos públicos de abastecimento alimentar;

    IX - prover a defesa da flora e da fauna e o controle da poluição ambiental;

    X - preservar os bens e locais de valor histórico, cultural ou científico;

    XI - dispor sobre os registros, vacinação e captura de animais, vedadas quaisquer práticas de tratamento cruel;

    XII - ordenar as atividades urbanas, fixando condições e horário, para atendimento ao público, de estabelecimentos bancários, industriais, comerciais e similares, observadas as normas federais e estaduais pertinentes.


ID
5612512
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Quatro mulheres por dia são vítimas de feminicídio no Brasil, homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, sendo que esses registros, no primeiro semestre de 2021, foram os maiores desde o início da série histórica em 2017, contabilizando seiscentos e sessenta e seis vítimas de janeiro a julho de 2021. Esses são dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Frente a este quadro aberrante e avassalador, é Poder-Dever do Município de Porto Alegre criar mecanismos para coibir a violência doméstica, instituindo serviços de apoio integral às mulheres e crianças vítimas dessa violência, de acordo com a Lei Orgânica de Porto Alegre/RS, doravante chamada de LOM. Para isso, de acordo com a LOM, o Executivo Municipal, anualmente, em determinado período do ano, prestará contas à Câmara Municipal acerca das ações e dos programas desenvolvidos no exercício anterior relacionados à proteção de mulheres e de crianças vítimas de violência, prevenção e ao combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos da mulher.


Considerando o texto da Lei Orgânica de Porto Alegre/RS, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que demonstrar corretamente o período do ano, acima citado, para prestar contas à Câmara Municipal dos programas e ações mencionados. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 151-A. O Executivo Municipal, anualmente, na primeira quinzena do mês de março, prestará contas à Câmara Municipal acerca das ações e dos programas desenvolvidos no exercício anterior relacionados à:

    I - proteção de mulheres e de crianças vítimas de violência;

    II - prevenção e ao combate à violência contra a mulher;

    III - promoção dos direitos da mulher.

    GAB. - LETRA C


ID
5612515
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No exercício dos Poderes Administrativos, cabe à Administração Pública a aplicação de penalidades disciplinares, conforme a Lei Complementar Municipal de Porto Alegre nº 133/1985, aplicação esta de competência de determinados agentes e autoridades públicas. Assim, com referência ao Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre, assinale a alternativa que trouxer corretamente o sujeito competente e a penalidade disciplinar respectiva.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito da questão está errado, pois, para estar certa, deveria ter pedido a alternativa incorreta.

    Basta ver o que diz a lei.

    Art. 214 - Para aplicação de penas disciplinares são competentes:

    I - o Prefeito, em qualquer caso; (Alternativa C, correta)

    II - os Secretários Municipais, Diretores Gerais de Autarquias e os titulares de órgãos diretamente subordinados ao Prefeito, até a de suspensão ou multa limitada ao máximo de trinta dias; (Alternativa A, correta)

    III - os titulares de órgãos diretamente subordinados aos Secretários Municipais e Diretores-Gerais de Autarquias, até a de suspensão por dez dias; (Alternativa B, correta)

    IV - os titulares de órgãos em nível de Divisão e Coordenação, até a de suspensão por cinco dias; (Alternativa D, errada, pois na alternativa fala em demissão por ofício)

    V - as demais chefias, no caso de repreensão. (Alternativa D, correta)

    Assim, o correto seria gabarito letra D.


ID
5612518
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Complementar Municipal de Porto Alegre nº 133/1985 elenca um rol de deveres a serem seguidos pelos servidores públicos, dentre os quais define-se uma ordem para atendimento de determinadas demandas que venham ao conhecimento do Poder Público, que devem ser executadas, pronta e preferencialmente. São elas, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Art 196 LC 133/85

    XVIII - atender preferencial e prontamente:

    a) requisições destinadas à defesa da Fazenda Municipal;

    b) pedidos de certidões para fins de direito;

    c) pedidos de informações da Câmara Municipal;

    d) diligências solicitadas para instrução de processo disciplinar;

    e) deprecados judiciais


ID
5612521
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.142/1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5612524
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde, analise as políticas seguintes:


I. Política Nacional de Atenção Básica.


II. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.


III. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.


IV. Política Nacional de Vigilância em Saúde.


Quais integram as Políticas Gerais de Organização da Atenção à Saúde?

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II  

     DAS POLÍTICAS DE ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE

    Seção I  

     Das Políticas Gerais de Organização da Atenção à Saúde

    Art. 6º São políticas gerais de organização da atenção à saúde:

    I - Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), na forma do Anexo XXII;

    II - Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente), instituída por pactuação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), de 12 de fevereiro de 2004;

    III - Política Nacional para os Hospitais de Pequeno Porte, na forma do Anexo XXIII;

    IV - Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), na forma do Anexo XXIV;

    V - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), na forma do Anexo XXV;

    VI - Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde, na forma do Anexo XXVI;

    VII - Política Nacional de Medicamentos (PNM), na forma do Anexo XXVII;

    VIII - Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), instituída pela Resolução CNS nº 338, de 6 de maio de 2004, na forma do Anexo XXVIII.


ID
5612527
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as seguintes assertivas a respeito dos valores fundantes no processo de efetivação da Política Nacional de Promoção da Saúde, com base na Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A felicidade, enquanto autopercepção de satisfação, construída nas relações entre sujeitos e coletivos, que contribui na capacidade de decidir como aproveitar a vida e como se tornar ator partícipe na construção de projetos e intervenções comuns para superar as dificuldades individuais e coletivas a partir do reconhecimento de potencialidades.
( ) A ética, a qual pressupõe condutas, ações e intervenções sustentadas pela valorização e defesa da vida, sendo pautadas para o bem comum, com dignidade e solidariedade.
( ) O empoderamento, que se refere à identificação de potencialidades e ao desenvolvimento de capacidades, possibilitando escolhas conscientes de sujeitos e comunidades sobre suas ações e trajetórias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São valores fundantes no processo de efetivação da PNPS: 

    I - a solidariedade, entendida como as razões que fazem sujeitos e coletivos nutrirem solicitude para com o próximo, nos momentos de divergências ou dificuldades, construindo visão e metas comuns, apoiando a resolução das diferenças, contribuindo para melhorar a vida das pessoas e para formar redes e parcerias; 

    II - a felicidade, enquanto autopercepção de satisfação, construída nas relações entre sujeitos e coletivos, que contribui na capacidade de decidir como aproveitar a vida e como se tornar ator partícipe na construção de projetos e intervenções comuns para superar dificuldades individuais e coletivas a partir do reconhecimento de potencialidades; 

    III - a ética, a qual pressupõe condutas, ações e intervenções sustentadas pela valorização e defesa da vida, sendo pautadas para o bem comum, com dignidade e solidariedade;

    IV - o respeito às diversidades, que reconhece, respeita e explicita as diferenças entre sujeitos e coletivos, abrangendo as diversidades étnicas, etárias, de capacidade, de gênero, de orientação sexual, entre territórios e regiões geográficas, dentre outras formas e tipos de diferenças que influenciam ou interferem nas condições e determinações da saúde; 

    V - a humanização, enquanto elemento para a evolução do homem, por meio da interação com o outro e seu meio, com a valorização e aperfeiçoamento de aptidões que promovam condições melhores e mais humanas, construindo práticas pautadas na integralidade do cuidado e da saúde; 

    VI - a corresponsabilidade, enquanto responsabilidades partilhadas entre pessoas ou coletivo, onde duas ou mais pessoas compartilham obrigações e/ou compromissos; 

    VII - a justiça social, enquanto necessidade de alcançar repartição equitativa dos bens sociais, respeitados os direitos humanos, de modo que as classes sociais mais desfavorecidas contem com oportunidades de desenvolvimento;

    VIII - a inclusão social, que pressupõe ações que garantam o acesso aos benefícios da vida em sociedade para todas as pessoas, de forma equânime e participativa, visando à redução das iniquidades. 


ID
5612530
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, no que concerne à gestão financeira, na esfera federal, os recursos financeiros, originários do Orçamento da Seguridade Social, de outros Orçamentos da União, além de outras fontes, serão administrados pelo Ministério da Saúde através:

Alternativas

ID
5612533
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, são atribuições comuns que, em seu âmbito administrativo, exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios:
I. Administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
II. Elaboração de normas para regular as atividades dos serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.
III. Implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.
Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO IV Da Competência e das Atribuições Seção I Das Atribuições Comuns Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: I - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde; II - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde; III - acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais; IV - organização e coordenação do sistema de informação de saúde; V - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde; VI - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador; VII - participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente; VIII - elaboração e atualização periódica do plano de saúde; IX - participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde; X - elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde; XI - elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública; XII - realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal; XIII - para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização; XIV - implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados; XV - propor a celebração de convênios, acordos e protocolos internacionais relativos à saúde, saneamento e meio ambiente; XVI - elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde; XVII - promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde; XVIII - promover a articulação da política e dos planos de saúde; XIX - realizar pesquisas e estudos na área de saúde; XX - definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária; XXI - fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.

ID
5612536
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017 do Ministério da Saúde, entende-se por ferramentas de ___________________ um conjunto de tecnologias de microgestão do cuidado destinado a promover uma atenção à saúde de qualidade, como, por exemplo, planos de ação, linhas de cuidado, genograma, ecomapa, gestão de lista de esperas, indicadores de cuidado, entre outras.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima

Alternativas

ID
5612539
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017 do Ministério da Saúde, a definição das categorias profissionais para compor a equipe multiprofissional e interdisciplinar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, formada por diferentes ocupações (profissões e especialidades) da área da saúde, é de autonomia do: 

Alternativas

ID
5612542
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017 do Ministério da Saúde, é direito da pessoa, na rede de serviços de saúde, ter atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação, em virtude de idade, raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, estado de saúde, de anomalia, patologia ou deficiência, garantindo-lhe, EXCETO: 

Alternativas

ID
5612545
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017 do Ministério da Saúde, a Carta SUS constitui-se ação estratégica de transparência e controle dos recursos públicos e tem como objetivo acompanhar e monitorar a realização de serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) relativos às _________________________ e às ____________________, possibilitando-se a participação da população através do monitoramento e da avaliação do usuário quanto ao atendimento recebido e à disseminação de informações em saúde.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • A Carta SUS constitui-se ação estratégica de transparência e controle dos recursos públicos e tem como objetivo acompanhar e monitorar a realização dos serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) relativos às Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) e às Autorizações de Procedimento Ambulatorial de Alta Complexidade (APAC), possibilitando-se a participação da população através do monitoramento e da avaliação do usuário quanto ao atendimento recebido e a disseminação de informações em saúde. (Origem: PRT MS/GM 1570/2015, Art. 2º)


ID
5612548
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As redes temáticas de atenção à saúde, as redes de serviço de saúde e as redes de pesquisa em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) obedecerão ao disposto na Portaria de Consolidação nº 3/2017 do Ministério da Saúde. Nesse sentido, analise os itens seguintes.
1. Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde.
2. Rede Cegonha.
3. Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde.
4. Rede de Atenção Psicossocial.
5. Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Quais deles representam as Redes Temáticas de Atenção à Saúde?

Alternativas
Comentários
  • Redes Prioritárias

    A rede de atenção á saúde temática deve se organizar a partir da necessidade de enfrentamentos de vulnerabilidades, agravos ou doenças que acometam as pessoas ou as populações.

    Após pactuação tripartite, em 2011, foram priorizadas as seguintes redes temáticas:

      � Rede Cegonha, que tem um recorte de atenção à gestante e de atenção à criança até 24 meses.

      � Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

      � Rede de Atenção Psicossocial (com prioridade para o Enfrentamento do Álcool, Crack, e outras Drogas).

      � Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas: iniciando-se pelo câncer (a partir da intensificação da prevenção e controle do câncer de mama e colo do útero).

      � Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

    Todas as redes também são transversalizadas pelos temas: qualificação e educação; informação; regulação; e promoção e vigilância à saúde.

  • Rede de atenção as doenças e condições crinicas


ID
5612551
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 45 anos, hipertenso de longa data, será submetido à cirurgia aberta para reconstrução de trânsito intestinal. Faz uso de hidroclorotiazida e atrovastatina. Na avaliação pré-anestésica, observa-se pressão arterial de 170/100 mmHg. Considerando o caso, analise as assertivas abaixo:

I. O adiamento da cirurgia para controle do nível pressórico associa-se a melhores desfechos pósoperatórios.

II. Deve-se suspender o anti-hipertensivo 24 horas antes da cirurgia pelo risco de hipotensão sustentada intraoperatória.

III. Está indicada a solicitação de eletrocardiograma e creatinina sérica no pré-operatório.

Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
5612554
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tempo para que um fármaco atinja o equilíbrio entre a concentração plasmática e o local de ação corresponde ao conceito de:

Alternativas

ID
5612557
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da adição de adrenalina aos anestésicos locais.

Alternativas

ID
5612560
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, sobre o uso de flumazenil para a reversão de benzodiazepínicos.
( ) O mecanismo de ação se dá por antagonismo competitivo.
( ) Deve ser evitado em pacientes cardiopatas pelo risco de desenvolvimento de complicações cardiovasculares graves.
( ) A amnésia é revertida mais facilmente do que os efeitos hipnóticos e respiratórios.
( ) A dose de bolus venoso indicada é de 0,2-0,5 mg até completar 3 mg se necessário.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5612563
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as assertivas a seguir a respeito do remifentanil:

I. Possui em sua formulação a glicina que contraindica seu uso neuroaxial.

II. Seu metabolismo independe da função renal ou hepática.

III. Quando utilizado em altas doses, observa-se redução do limiar de dor após sua descontinuação.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5612566
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da farmacologia dos anestésicos voláteis. 

Alternativas

ID
5612569
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o manejo anestésico de pacientes asmáticos.

Alternativas

ID
5612572
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as assertivas abaixo a respeito da vasopressina:

I. Apresenta efeitos hemodinâmicos mínimos em voluntários saudáveis.

II. Costuma ser adicionada ao tratamento da hipotensão nos pacientes sépticos quando a noradrenalina está sendo administrada entre 0,25-0,5 mcg/kg/min.

III. Possui dose titulável de acordo com a resposta clínica partindo de 0,03 unidades/min.

Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
5612575
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a reversão do bloqueio neuromuscular.

Alternativas

ID
5612578
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos anestésicos venosos abaixo deve ser evitado como indutor em pacientes com alto risco para náuseas e vômitos no pós-operatório? 

Alternativas

ID
5612581
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos fatores abaixo apresenta maior importância como determinante da altura do bloqueio espinhal? 

Alternativas

ID
5612584
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresente as causas mais comuns de hipoxemia no período pós-operatório imediato.

Alternativas

ID
5612587
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual das ações abaixo faz parte do manejo correto da reanimação cardiovascular durante uma parada cardíaca?

Alternativas

ID
5612590
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 45 anos cirrótico será submetido a desbridamento de abscesso perianal extenso de urgência. Está recebendo transfusão de plaquetas devido a plaquetopenia pré-operatória. Após a indução anestésica, verifica-se eritema generalizado e urticária associados à hipotensão intensa e broncoespasmo. Qual medicamento deve ser administrado prioritariamente para o tratamento do quadro?

Alternativas

ID
5612593
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante a anestesia para pacientes com trauma cranioencefálico, qual das abordagens abaixo associa-se a aumento de mortalidade?

Alternativas

ID
5612596
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre o Intervalo de Confiança (IC) em estudos científicos:

I. O intervalo de confiança no nível 95% (95% IC) significa que o resultado estará dentro daquele intervalo em 95 de 100 estudos hipoteticamente realizados.

II. Quanto mais estreito o intervalo de confiança mais precisa é a estimativa.

III. Se o intervalo de confiança do risco relativo envolver o valor 1, o estudo não terá significância estatística para rejeitar a hipótese nula.

Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
5612599
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente primigesta de 32 anos encontra-se em fase ativa de trabalho de parto. Queixa-se de dor intensa e solicita analgesia de parto. Após exame ginecológico, observa-se dilatação cervical de 3 cm. Qual a conduta mais apropriada?

Alternativas

ID
5612602
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do manejo intra-operatório de pacientes com hipertensão pulmonar secundária à doença pulmonar. 

Alternativas

ID
5612605
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 3 anos será submetido a herniorrafia umbilical. Na avaliação pré-anestésica, apresenta-se ativo, em bom estado geral, mas com coriza e tosse produtiva. Assinale a alternativa que contém conduta capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de complicações pulmonares intraoperatórias. 

Alternativas

ID
5612608
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do manejo anestésico de pacientes pediátricos com estenose de piloro, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A presença de alcalose é comum e aumenta o risco de apneia pós-operatória.

( ) A intubação acordada é a técnica preferencial para a indução.

( ) A sonda nasogástrica deve aspirada imediatamente antes da indução.

( ) O uso de relaxantes neuromusculares está contraindicado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5615923
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um adolescente, já conhecido por praticar atos infracionais reiterados, já tendo sido apreendido em flagrante de ato infracional, foi apreendido desta vez por força de ordem judicial. Fazendo referência ao regramento da apuração de prática de ato infracional atribuído a adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8.069/1990, a quem o jovem deverá ser encaminhado?

Alternativas
Comentários
  • Base legal: arts. 171 e 172, ECA

    • apreendido POR ORDEM JUDICIAL - encaminhado à AUTORIDADE JUDICIÁRIA
    • apreendido EM FLAGRANTE - encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "Um adolescente, já conhecido por praticar atos infracionais reiterados, já tendo sido apreendido em flagrante de ato infracional, foi apreendido desta vez por força de ordem judicial. Fazendo referência ao regramento da apuração de prática de ato infracional atribuído a adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8.069/1990, a quem o jovem deverá ser encaminhado?"

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 171, ECA, que preceitua:

    Art. 171. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

    Portanto, considerando que o adolescente foi apreendido por força de ordem judicial, este deve ser encaminhado à autoridade judiciária de modo que somente o item "B" encontra-se correto.

    Obs.: Nos termos do art. 172, caput, ECA, quando o adolescente for apreendido em flagrante de ato infracional, este deve ser encaminhado à autoridade policial competente.

    Gabarito: B

  • Seção V

    Da Apuração de Ato Infracional Atribuído a Adolescente

     Art. 171. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

     Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

    Parágrafo único. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

     Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

    FONTE: L8069

  • muito bem observado
    • apreendido POR ORDEM JUDICIAL - encaminhado à AUTORIDADE JUDICIÁRIA
    • apreendido EM FLAGRANTE DE ATO INFRACIONAL - encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL

  • NÃO CONFUNDA:

    • apreendido POR ORDEM JUDICIAL - encaminhado à AUTORIDADE JUDICIÁRIA;
    • apreendido EM FLAGRANTE - encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL.

    GABARITO B