SóProvas



Prova IDECAN - 2014 - Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG - Agente comunitário de saúde


ID
1552084
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

Segundo o texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • questão besta, sem sentido

    Gabarito: D

  • simples, porem muitos erram por falta de atenção...

  • A resposta encontra-se na última linha: "De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas".


ID
1552087
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

De acordo com as ideias do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(     ) Há bons artistas e maus artistas.
(     ) Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos.
(     ) “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas.


A sequência está correta em


Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A


    Todas estão de acordo com texto



    linha 1 - Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas.

    Linha 7 - Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos.


    Linha 9/10 - “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. 

  • Com base nas ideias do texto linha 7/8 o autor faz uma reflexão daquilo que é falado contrapondo a ideia de que existe um argumento forte com base nas diferenças físicas, de sexo, etc... 

     Estou errado? ou interpretei mau?

ID
1552090
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

Em “Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez." (4º§), a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • JAEZ: Tipo, espécia, maneira, qualidade, casta.


ID
1552093
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

Assinale a afirmativa, transcrita do texto, que expressa circunstância de dúvida.

Alternativas
Comentários
  • Talvez = pode haver ou não.

  • Advérbios de dúvida: Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente.

  • Dúvida: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe.


ID
1552096
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

De acordo com o contexto textual, afirma‐se que o autor expressou sua opinião em relação ao limite do humor em:

Alternativas
Comentários
  • Ponto principal da questão: " afirma‐se que o autor expressou sua opinião em relação ao limite do humor".
    Qualquer desatenção derruba o candidato!


  • Alguem explica?

ID
1552099
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

No trecho “... quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez." (1º§), o termo destacado expressa ideia de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = B

    "quando" ideia de tempo. 

  • Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal.

     

    São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc.


ID
1552102
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

Em “O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?” (3º§), o ponto de interrogação ( ? ) foi utilizado para

Alternativas
Comentários
  • sem comentarios. 

  • Aposto que não terei a sorte de cair uma dessa na minha prova.

  • Fiquei até com medo de ser pegadinha kkkkk

  • Gabarito Letra D

     

    No mais, deixo meus parabéns para o elaborador das questões de português dessa prova que seguiu a mesma linha do texto-base: ridículos e superficiais.

  • Uma retórica.

  • Gabarito Letra D.

    Realizar pergunta, questionamento.

  • O ponto de interrogação finaliza uma frase interrogativa direta, isto é, uma pergunta, questionamento. Assim, a alternativa (D) é a correta. 

    Quem dera uma dessas na minha prova.

  • Questão muito difícil, quem acertou essa aí passou na prova


ID
1552105
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

São palavras, transcritas do texto, que apresentam dígrafos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


    BRASIL = ENCONTRO CONSONANTAL...


    EX NUNC

  • Dígrafo é quando duas letras emitem um único som.

    Ex: chlhnhrrssscxc

    (B)

  • A palavra BRASIL não apresenta dígrafo e, sim, um encontro consonantal como disse o colega Ramalho Júnior. 

    São dígrafos: lhnhchrrssqu e gu(seguidos de e ou i), scxcxs.

    Observe as palavras: quente e sequência. A primeira possui o dígrafo “qu”. No entanto, a segunda não compreende um dígrafo, uma vez que a vogal “u” é pronunciada.
    Da mesma forma ocorre com a dupla “cegueira” e “aguentar”. O “u” no primeiro termo não é pronunciado e, portanto, trata-se de um dígrafo, ao contrário do que acontece no segundo termo.

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/digrafo.htm

    Boa sorte e bons estudos!

     

  • B de Brasil rumo ao hexa!!!!

  • Letra B

    É bom lembrar que, na separação silábica, não se separam os dígrafos ch, lh, nh, sc, sç, xc, gu, qu, bem como as sequências que representam as vogais nasais, como an, em, en, im, in, om, on, um e un.

    Apenas as letras dobradas rr e ss são separadas na separação silábica.

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    O dígrafo constitui-se de duas letras representando um só fonema. A segunda letra é diacrítica, isto é, existe apenas para ajudar numa determinada pronúncia. Por exemplo, se dissermos caro, o R terá um som diferente de RR, em carro. Este segundo R, em carro, é uma letra diacrítica.
    Há dois tipos:
    • consonantais: gu, qu, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs.
    Ex.: guerreiro, queda, chave, lhama, nhoque, arrastão, assado, descendente, crea, excitado, exsudar.
    • vocálicos ou nasais: a, e, i, o, u seguidos de m ou n na mesma sílaba (!)
    Ex.: campo, anta/empresa, entrada/imbatível, caindo/ombro, onda/umbigo, untar.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 3. ed. – Rio de Janeiro :Método, 2017 .

  • A questão é sobre encontros consonantais e quer saber qual das alternativas abaixo NÃO apresenta dígrafo. Vejamos:

     .

    Dígrafo: reunião de duas letras para a emissão de um som.

    Ocorrem dígrafos consonantais quando há o encontro de duas letras formando um único som consonantal. São eles: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.

    Ocorrem dígrafos vocálicos quando há o encontro de duas letras formando um único som vocálico. São eles: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    A) Erro.

    Errado. Aqui há o dígrafo consonantal "rr".

     .

    B) Brasil.

    Certo. Aqui não há dígrafo. Há o encontro consonantal "br".

    Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra. Ou seja, é o encontro de duas ou mais consoantes numa palavra, sem existir uma vogal no meio delas. Ex.: brado, creme, plano, regra, ciclo, atleta, atrás, transtorno...

    O encontro consonantal pode ocorrer:

    • na mesma sílaba: cli-ma, flo-res, du-plo, bra-do, re-pre-sa, le-tra, czar, pseu-dô-ni-mo... (São encontros consonantais inseparáveis, mais frequentemente formados de consoante + ou r)
    • em sílabas diferentes: ad-ven-to, ob-tu-so, ap-to, pac-to, suc-ção, naf-ta, sub-lo-car...(São encontros consonantais separáveis. Ocorrem sempre no interior das palavras e geralmente são formados de duas consoantes)

     .

    C) Mulher.

    Errado. Aqui há o dígrafo consonantal "lh".

     .

    D) Chegam.

    Errado. Aqui há o dígrafo consonantal "ch" e o dígrafo vocálico "am".

     .

    Gabarito: Letra D


ID
1552108
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual o limite do humor?

           Fazer rir é uma arte e como em toda arte há bons artistas e maus artistas. Há bons músicos e maus músicos, há bons pintores e maus pintores, há bons humoristas e maus humoristas. O estranho é que, mesmo assim, quando publicam uma música de mau gosto, que transforma a mulher em objeto sexual, por exemplo, não se fala em proibi‐la, retirá‐la de circulação; quando o artista elabora uma pintura obscena, que ofende os bons costumes, às vezes vira vanguardista, transgressor, e faz sucesso. O humorista, por outro lado, é o alvo da vez.
          Talvez porque haja exageros. No pretexto de fazer humor, piadistas chegam a extravasar essa esfera e atingir a dignidade, a reputação e a imagem alheia, causando danos sociais muitas vezes irreparáveis.  
          Há um forte argumento que diz que a piada com base em diferenças físicas, de sexo, de orientação sexual e congêneres reflete o preconceito das elites e das maiorias em desfavor dos oprimidos. Será? Sei que um erro não justifica outro, mas é fato que o humor sempre foi assim e, até pouquíssimo tempo atrás, ninguém processava humoristas por piadas de mau gosto. “Os Trapalhões" era recheado de piadas infames e racistas por meio do Mussum e contra os calvos tendo como alvo Zacarias. E Renato Aragão é, até hoje, embaixador da ONU. O acesso à justiça e a luta por direitos representa um enorme avanço social que o Brasil conseguiu nos últimos anos, mas algo mudou de lá para cá na sociedade em si?
          Instigado o debate, deixo minha contribuição: penso que o limite do humor é a individualidade. Não se pode tolher o humorista de fazer graça com diferenças genéricas, atribuíveis a pessoas indeterminadas. Há abuso a ser coibido, contudo, a partir do momento em que o comediante aponta especificamente o “Fulano de Tal" e, com base em uma característica que lhe é própria, tira sarro, diminui, ridiculariza aquela pessoa determinada. Aí cabe ao Poder Judiciário impor as sanções cabíveis para desincentivar condutas desse jaez. De resto, que se permita o humor para alegrar nossas vidas.

(SUBI, Henrique. Disponível em: http://www.estudeatualidades.com.br/2013/11/qual‐o‐limite‐do‐humor/. Acesso em: 05/12/2014. Adaptado.)

Em relação à classe de palavras, assinale a alternativa que apresenta a relação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A gramática tradicional inclui até nos exemplos de advérbios de inclusão. Gabarito: A

  • até = pode ser advérbio ou preposição.

  • Até - preposição ou advérbio. 

    até

    a·té

    prep

    1 Indica um limite no tempo: O relatório ficará pronto até 30 de março.

    2 Indica um limite no espaço: Caminhamos até o parque.

    3 Indica um limite na quantidade: Ele come até três pãezinhos no café da manhã.

    4 Indica um limite máximo: Ele está atolado em dívidas até o pescoço.

    adv

    1 Indica inclusão; ainda, inclusive, também: Maria é poliglota. Ela fala até grego.

    2 Destaca superioridade ou inferioridade em grau, em orações comparativas: A crise é até pior do que eu supunha.

    3 Indica um limite máximo; no máximo: Cuidado com o dinheiro. Gaste até 50 reais.

    http://www.michaelis.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=at%C3%A9

     

  • letra A

     

    adverbio de Inclusão: ainda, até, mesmo, inclusivamente, também.


    Por exemplo: O indivíduo também amadurece durante a adolescência.

  •  Mas quando é que é um caso ou outro?

    A palavra até pode ser uma preposição de movimento, transmitindo a ideia de aproximação de um limite. Aplica-se para “limitar” espaço ou tempo

    1.a. Vou até ao jardim.» = não vou mais além do jardim.

    1.b. O relatório tem de estar pronto até às 18h. = 18h é a hora limite para a conclusão do relatório, pode ser entregue antes, mas não depois das 18h.

    1. Para além de preposição, até pode ser, não um adjectivo, mas um advérbio de inclusão (2.).

    2. Todos se portaram mal, até a Joana. = todos se portaram mal, inclusivamente a Joana.

  • ATÉ : Pode ser PREPOSIÇÃO OU ADVÉRBIO

  • ATÉ SERA PREPOSIÇÃO QUANDO INDICAR LIMITE!

    FORÇA GUERREIRO!

  • Conjunção -> LIGA DUAS ORAÇÕES!!! (Salvo e, ou, nem, quando ligam mesmas classes de palavras -> João e Maria; João ou Maria; Nem João, nem Maria).

    Até hoje -> Hoje = Advérbio, Até = Advérbio que se liga a outro advérbio.

  • Até está sendo preposição.


ID
1552114
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Seja a sequência numérica a seguir: 1, 2, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 6, 7, 8, 8, ..., 49, 50, 50.
Quantos termos tem essa sequência?

Alternativas
Comentários
  • A contagem vai de 1 a 50.

    Os números pares são contados duas vezes.
    Assim, há 25 números ímpares sem repetição e 25 números pares repetidos. Logo, 25 + 2.25 é igual a 75.
  • Eu fiz assim:


    1,2,2

    3,4,4

    5,6,6

    7,8,8

    9,10,10

    nesse total há 15 numeros. para chegar na sequencia de 50 eu multipliquei por 5

    15*5=75.


  • Pensei e calculei de modo igual ao da colega Emanuelle Santos!
    Questãozinha fácil, porém, chata!

  • Eu fiz no manual... rsrsr (perdi o maior tempão) boas dicas aí da galera!!

  • So pensar !

    A sequencia sempre repete os numeros PARES 2 X 

    Ai se fosse normal sem repetição teriamos = 50 

    Dai 50 temos quantos pares ? 25, pois a cada 10 temos 5 pares nehhh! :)

    Agora so somar 50 + 25 =75  ou seja, apenas contei os 50 normalmente e adicionei os pares que se repetem !

  • Fórmula que é bom nada hein, pessoal? kkkkk fiz igual a vocês. Escolhi ver os comentários pra saber qual seria a razão dessa progressão aí..

  • Existe uma PA impar: 1,3,5,7,...,49.

    basta descobrir quantos termos tem essa PA, e multiplicar por 3, pois sempre existem 2 termos após cada número impar.

    an = a1+(n-1)r

    49 = 1 + (n-1) 2

    49 = 1+ 2n - 2

    49 = 2n - 1

    50 = 2n

    n = 25

     

    como eu havia dito mult. por 3:

    25*3

    75 termos. 

  • Rafael F.D. sua explicação tirou esse bicho de 7 cabeças que eu pensava que era.Adorei e obrigada.
  • fiz exatamente como Pedro Lima...pura lógica kkk

  • Esta e mais de110 questõesda Banca IDECAN ,vocês encontra no youtube: www.youtube.com/watch?v=DYan6K4_QCo

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/KX21IBzxhiw
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • Percebi que número:

    Impar= 1 número

    Par= 2 números

    Dividindo o total temos metade par e metade ímpar.

    Ou seja, dos 50 números(ou termos), temos 25 números pares e 25 números ímpares.

    Como número par tem dois de cada pela lógica, temos 50 pares.

    Então:

    50 pares + 25 impares = 75 termos

  • De início pensava que era uma questão de P.A, mas uma análise rápida me fez chegar a seguinte conclusão:

    Primeira sequência = 1,2,2,3,4,4,5,6,6,7,8,8,9,10,10 (15 termos)

    Ora, para chegar até 50 são 5 casas

    15*5 = 75

    GAB D

    • 1, 2, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 6, 7, 8, 8, ..., 49, 50, 50.

    Note que são ciclos de 3 números.

    Dois últimos aumentam de 2 em 2: 2, 4, 6, 8...

    Pra chegar no 50, esse ciclo vai se repetir 25 vezes.

    25 ciclos de 3 números cada = 75 números.


ID
1552117
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A área de um triângulo retângulo é igual a 6 cm2 . Se um dos catetos mede 3 cm, qual é a medida do outro cateto?

Alternativas
Comentários
  • outro cateto = X

    Area triangulo : cateto . cateto / 2 = 6 ===

    3X /2 = 6 === 3.X. = 6.2 ===
    3.X. = 12 === X=12/3 === 
    X=4
  • Gabarito: Letra C

    Área do triângulo retângulo: Base x Altura / 2 

    B x h  /2

    3 x h / 2 = 6

    3/2= 1,5

    1,5 x h = 6
             h = 6 / 1,5

    Resposta:  h = 4



  • A=b.h / 2

    6=3.h / 2

    6.2=3.h

    12=3h

    h=12/3 => h=4

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/9t0WywebkII
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • ASSISTAM A AULA DO PROFESSOR LOGO ABAIXO (IVAN CHAGAS).A EXPLICAÇÃO DELE É ÓTIMA. EU SIGO ELE NO YOU TUBE.


ID
1552120
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A razão entre a idade de João e José é igual à razão entre seus pesos. Sabe‐se que João tem 16 anos, José tem 20 anos e o peso de João é 60 kg, então o peso de José é igual a

Alternativas
Comentários
  • Questão tradicional de proporção...

    Sabendo que razão nada mais é do que uma divisão, temos a seguinte sentença:

    16/20 = 60/x  ---- [ é uma proporção, logo multiplicamos "cruzado"]

    16 x = 20 . 60 ---- 16 x = 1200 --- x = 1200/16 --- x = 75


    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Face: JULIO CESAR SALUSTINO




  • João/José = 16/20   (João = 60)

    60/José = 16/20

    16J= 60x20

    J=75

    Item D


  • joao / jose   :  16 /20  = 60 / x

                     :    4/5  = 60/x

                     :  4 x = 60 . 5

                     : x = 60 . 5 / 4

                     : x = 75

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/zu13rf0vymw
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • Fiz pela regra de 3


    Id de João = 16 _____ kg de João= 60

    Id de José = 20 _____ kg de José = x


    16x=1200

    x=1200/16

    x= 75


ID
1552123
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma rua tem 95 casas das quais 60% têm varanda e destas um terço não tem campainha. Quantas casas dessa rua têm varanda e campainha?

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá galera,

    95 casas: 60 % tem varanda --- 60/100 . 95 = 57.
    A questão diz que destas 57, um terço não tem campainha, logo 2/3 têm campainha. Portanto,2/3 . 57 = 38

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Face: JULIO CESAR SALUSTINO





  • Não entendi por que os 2/3 ?

  • Thaisa, se 1/3 não tem, consequentemente, 3/3(total) - 1/3(não tem)= 2/3 (terão)


  • Obrigada Lua, Me ajudou muito :D

  • total = 95

    ...............

    95 x 60/100 = 95 x 6 /10 = 57 com varanda

    ................................................................

    das 57 x 1/3 = 19 com campainhas

    .......................................................

    varanda e campainha .. qts ?

    57 - 19 = 38

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/Ngw0Wiufdsc
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br


ID
1552126
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Qual das palavras DIFERE das demais do grupo?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


    errei rsrsrs, só com o gabarito que consegui entender o que o examinador queria ...


    fui pela divisão silábica rsrsrs :(

    FORTE ROBUSTO ENERGÉTICO podem ser "substituídos" como adjetivos (imagine vc fazendo uma redação..., vc não iria colocar forte 3 vezes, poderia substituir por robusto e energético)

  • Não  concordo com a correção. Acredito que é passível de recurso,  pois cabem muitas interpretações, não podendo se afirmar uma ou outra resposta.

    Respondi a letra "d", pois é a única  proparoxítona entre as alternativas.  Alguém pode afirmar que estou errado?

  • Galera, o gabarito desta questão é letra C e não há nenhum erro na mesma.


    Observe que a questão nos pede a palavra que se DIFERE das demais, isto é, a única que não é um sinônimo das outras. Desta forma, é fácil perceber que as opções FORTE, ROBUSTO e ENÉRGICO são sinônimos e a palavra FRANZINO é um antônimo das demais, logo difere-se dessas e é o gabarito.

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Face: JULIO CESAR SALUSTINO



  • Minha gente, isso é raciocínio lógico, não português rsrs Vamos ficar atentos o/ #foco#treino

  • Português em Raciocínio Lógico!!! Fui pela lógica e marquei a B, pois é a única que tem 2 letras "o" kkkkk cada uma...

  • Agora me diga: O que é que isso tem haver com RACIOCÍNIO LÓGICO ? 
                            Qual assunto de LÓGICA é abordado por essa questão ?

  • Questão mal elaborada, poderia ser a A), pois todas as outras terminam com O e A) termina com E

  • por esta questão, percebe-se que a banca considera raciocínio logico, lógica... e não matemática, apenas. :(

  • Tava tão focada em lógica, que saí contando as palavras, kkkk, nem me liguei que eram sinônimas! 

    Mas o que uma questão de português está fazendo aqui? :P Afff...

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/_SrLelN0GIA
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • Eu fui na lógica das palavras similares; (forte) e a única diferente é Franzino.

  • Para quem quiser ir um pouco além do "não há nenhum erro na mesma" e "é fácil perceber", seguem algumas outras formas de pensar:

    1) SE "energético" é realmente sinônimo de "robusto" e de "forte", a ÚNICA forma de diferenciar uma palavra da outra é quanto ao significado?

    1.1) Forte, Robusto e Franzino são Paroxítonas. Enérgico não!

    1.2) Forte, Robusto e Franzino podem ser associados à força e à constituição muscular no sentido de tamanho do sujeito. Enérgico não!

    1.3) Forte, Robusto e Enérgico têm uma sílaba de três letras. Franzino não!

    1.4) Robusto, Franzino e Enérgico terminam com a letra "o". Forte não!

    1.5) Forte, Robusto e Franzino começam com consoante. Energético não!

    (...)

    Para mim, questão absurda e problemática por não estabelecer um critério bem definido de como deveríamos diferenciar as palavras. Deveria ter sido anulada, assim como certos comentários que afirmam muito, mas não acrescentam nada à discussão e ao aprendizado.


ID
1552174
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Inflamação localizada na gengiva devido ao surgimento dos primeiros dentes de leite."

Trata‐se de

Alternativas
Comentários
  • C- Gengivite de erupção.


ID
1552177
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atividade sexual sem a utilização de preservativos torna os adolescentes e jovens mais expostos às doenças sexualmente transmissíveis. São sinais e queixas que indicam o surgimento de DSTs em jovens, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • acertei porque marquei a mais incoerente, porém, não concordo que corrimento vaginal seja indicativo de IST

ID
1552180
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Em relação ao ciclo de vida do mosquito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O mosquito possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.


ID
1552183
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao vacinar, a pessoa produz anticorpos contra determinada doença, adquirindo maior proteção ao seu corpo. Qual é a vacina utilizada para evitar o sarampo?

Alternativas

ID
1552186
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Tracoma.                  
2. Malária.  
3. Esquistossomose.                        
4. Coqueluche.

(     ) Doença parasitária que, inicialmente, pode ser assintomática.
(     ) Doença infecciosa causada por protozoário.
(     ) Inflamação nos olhos provocada por bactéria.
(     ) Doença que acomete, principalmente, o sistema respiratório.  

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1552189
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Caderneta de Saúde da Criança é um documento que contém as seguintes instruções, EXCETO:

Alternativas

ID
1552192
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às ações do agente comunitário de saúde (ACS) diante dos problemas nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Estimular a participação comunitária para ações que visem a melhoria dos hábitos alimentares.
(     ) Orientar para o uso em pequenas quantidades de óleo vegetal quando cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja), sem exagerar nas quantidades.  
(     ) A quantidade de sal utilizada deve ser de, no mínimo, duas colheres de chá rasa por pessoa, distribuídas em todas as refeições do dia.
(     ) O sal usado na ração de animais, principalmente na zona rural, pode ser utilizado para consumo humano, substituindo o sal iodado.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Estimular a participação comunitária para ações que visem a melhoria dos hábitos alimentares (Verdadeira )

    Orientar para o uso em pequenas quantidades de óleo vegetal quando cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja), sem exagerar nas quantidades. (Verdadeira )

    A quantidade de sal utilizada deve ser de, no mínimo, duas colheres de chá rasa por pessoa, distribuídas em todas as refeições do dia ( Falsa) O sal de cozinha não pode ultrapassar 5g ao dia .

    O sal usado na ração de animais, principalmente na zona rural, pode ser utilizado para consumo humano, substituindo o sal iodado ( Falsa) .


ID
1552195
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O infarto é caracterizado pela morte de uma parte do tecido do coração. São sintomas do infarto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

    Azia não é sintoma de infarto


ID
1552198
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Doença caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular." Trata‐se de

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica (em apenas um dos membros). Entre as principais características estão: perda da força muscular e dos reflexos. Fonte:. Fio Cruz


ID
1552201
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O agente comunitário de saúde (ACS) deve estar sempre atualizado quanto às informações de saúde do trabalhador. Em relação à saúde do trabalhador, o ACS deverá notificar à equipe de saúde os seguintes trabalhadores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
1552204
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre as fontes de energia e o seu contexto histórico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, a utilização das fontes energéticas obteve um aumento extraordinário.
(     ) A energia nuclear de origem renovável é o motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo, em casos de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima (Japão).  
(     ) Diante desse cenário mundial, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1552207
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
História

Sobre as características do modelo capitalista e seus antecedentes históricos, analise as afirmativas.

I. Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos.
II. O lucro é um dos principais objetivos do modelo capitalista provenientes do resultado da acumulação de capital.
III. A economia planificada e controlada pelo Estado, que realiza o controle de todos os segmentos da economia, é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, o controle dos preços etc.  

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Economia planificada não é característica do capitalismo e sim do socialismo.


ID
1552210
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

O início da década de 90 foi marcado por diversas mudanças no campo político, econômico, científico e social, tanto no Brasil quanto no mundo. Foram fatos relevantes ocorridos na década de 90 no Brasil e no mundo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    O atentado terrorista ocorreu no inicio da década de 2000. 


    A) Mandela, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999.

    B)  Teve inicio em 1994

    C) Ocorreu no ano de 1997


ID
1552213
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Por definição, ____________________ é o nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão de obra escrava e produção voltada para o mercado externo. Durante o período colonial brasileiro, este foi o modelo adotado em larga escala, sendo a cana de açúcar o principal produto cultivado até meados do século XVIII."

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Respota letra a . Plantation

  • PORTUGAL ASSUMIU O SISTEMA PLANTATION: MONOCULTURA, LATIFÚNDIO (EXTENSA ARÉA DE CULTIVO, ESCRAVISMO E PRODUÇÃO VOLTA PARA A EXPORTAÇÃO.

  • A questão cita as características do Plantation:

    - Grandes extensões de terras, o latifúndio;

    - A monocultura;

    - A mão de obra escrava, especialmente do negro africano;

    - Produção destinada principalmente para a exportação (agroexportadora).

    Resposta: A

  • Sistema de plantation : MEEL

    M onocultura

    E scravista

    E xportador

    L atifundiário

    Agricultura no período colonial foi um MEEL


ID
1552216
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealiza‐ ram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.

Foram nomes de pensadores iluministas europeus desse período, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e idéias neste período. São eles:

    John Locke
    John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma idéia.

    Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

    Voltaire

    François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

    Montesquieu
    Charles de Secondat Montesquieu em sua  obra “O espírito das leis”  defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

    No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

    Rousseau


    Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.
    Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

    Quesnay
    François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

    Adam Smith
    Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idéias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
    - o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
    - para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
    - para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
    A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura. 

  • Pela época, ano, Prof. Albert Einstein!