SóProvas



Prova IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia


ID
1548220
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68).

    Tendo surgido logo após a Segunda Guerra Mundial a abordagem sociocultural tinha como objetivo , por iniciativa de Paulo Freire, valorizar a cultura popular induzindo democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85)​.


ID
1741402
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 - Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço em razão de casamento por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA "D"


    Das Concessões


    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: 

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;


  • Das Concessões

    1 dia -> Doação de sangue

    2 dias -> Alistamento ou cadastramento eleitoral

    8 dias -> Casamento / Falecimento

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.112/90. Vejamos:

    “Art. 97, Lei 8.112/90. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de:

    a) casamento.”

    Desta forma:

    D. CERTO. 08 (oito) dias consecutivos.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
3048319
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Referente à Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, marque “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:


( ) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

( ) Art. 20 Parágrafo 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

( ) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

( ) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em Lei.

( ) Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.


A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe Por que ela foi anulada?

  • Amós, boa noite.

    Acredito que você não verá essa resposta, mas informo que, PROVAVELMENTE, a questão foi anulada devido a primeira afirmativa.

    ( ) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Apesar de parecer certa (e eu marquei V quando estava fazendo), é importante salientar que a Lei 8.112/90 diz o seguinte:

    Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    O erro está em omitir o termo "até", que deve ter causado ambiguidade e a devida anulação.

    A questão Q528478, do mesmo concurso, tem comentários variados que informam esse erro, que é o único na questão.

    É isso.

    Um abraço.

    "Resiliência" - Gaules


ID
3048322
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, complete a frase:


“Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre ____________ horas de um dia e _____________ horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de _________________________, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos”.


A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, certo?

  • GABA d)

    Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos (52' 30'').

  • A questão exige o conhecimento do art. 75 da lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa correta. Veja:

    Art. 75 lei nº 8.112/90: o serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25%, computando-se cada hora como 52 minutos e 30 segundos.

    Esse dispositivo versa sobre as especificidades do trabalho noturno, que é aquele em que o servidor trabalha no período entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. Por ser mais prejudicial ao trabalhador, ele deve fazer jus a um acréscimo de 25% da remuneração, bem como à hora ficta de 52 minutos e 30 segundos (e não 60 minutos).

    Sendo assim, as palavras que preenchem corretamente as lacunas são: 22 horas - 5 horas - 25%.

    Gabarito: D


ID
3048325
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;]

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    III - prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    IV- A - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação; (Incluído pela Lei nº 13.234, de 2015)

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. (Vide Lei nº 10.870, de 2004)

    § 1º Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei.

    § 2° Para o cumprimento do disposto nos incisos V a IX, a União terá acesso a todos os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais.

    § 3º As atribuições constantes do inciso IX poderão ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior.

  • Achei que a estatística ia ser bem próxima de 100%, impressionante a quantidade de erros onde apenas uma alternativa tinha Federal no meio.

  • Duas lógicas que poderiam ajudar nesta questão:

    1º Predominância de interesses (P. Lenza)

    transporte intermunicipal-- estado

    intra municipal-----município

    interestadual/ internacional ----União.

    2º Estabelecer e implantar políticas de educação----comum (Art. 23, CRFB/88)

    Diretrizes e bases para educação-----Art. 21---privativa da União

    Legislar sobre educação--------Art. 24, Concorrente.

    Equívocos? Dúvidas? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • FEDERAL, MATEI A QUESTÃO.

    GABARITO LETRA: B

  • JURISPRUDENCIA CORRELACIOANADA: ADI 5341 RELATOR: MINISTRO EDSON FACHIN AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI ESTADUAL 2.873/2014 DO ESTADO DO ACRE. AFASTAMENTO DAS EXIGÊNCIAS DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA OBTIDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL. COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO PARA LEGISLAR SOBRE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. PROCEDÊNCIA DA AÇÃO. 1. O afastamento, por lei estadual, das exigências de revalidação de diploma obtido em instituições de ensino superior dos países membros do MERCOSUL para a concessão de benefícios e progressões a servidores públicos invade a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional (art. 22, XXIV, CRFB). 2. Do mesmo modo, a extensão da possibilidade de utilização de títulos oriundos de instituições de ensino de países pertencentes ao MERCOSUL não validados no Brasil para além das atividades de docência e pesquisa vai de encontro ao estabelecido no Decreto 5.518/2005. 3. Ação direta de constitucionalidade julgada procedente.


ID
3048328
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Parágrafo 2º do Art. 1º da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012, estabelece denominações às Classes de Carreira de Magistério Superior de acordo com a titulação do ocupante do cargo. As denominações são:


I. Classe A, com denominações de:

1) Professor Adjunto A

2) Professor Assistente A

3) Professor Auxiliar


II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.

III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.

IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado.

V. Classe E, com a denominação de Professor Titular.


Para o professor ocupar o cargo de Professor Assistente A, é necessário portar o título de:

Alternativas
Comentários
  • I. Classe A, com denominações de:

    1) Professor Adjunto A - DOUTOR

    2) Professor Assistente A - MESTRE

    3) Professor Auxiliar -GRADUADO/ESPECIALISTA

    II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente. - MESTRE

    III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto. - DOUTOR

    IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado. - DOUTOR

    V. Classe E, com a denominação de Professor Titular. - DOUTOR

    Gab. B

  • Só lembrar a ORDEM:

    AUXILIAR --------> Especialista

    ASSISTENTE --------> Mestre

    ADJUNTO -------------> Doutor


ID
3048334
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
3048340
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia

Diferentes funções são exercidas pelos vegetais de modo a mantê-los vivos e adaptados ao ambiente que os cercam. A respeito dessas funções são feitas as afirmações abaixo:


I. A transpiração estomática é o principal mecanismo de perda de água pelas plantas. Os fatores ambientais que mais afetam o movimento estomático incluem a disponibilidade de água, a concentração de dióxido de carbono, a luz e a temperatura.

II. O potencial hídrico menor que se estabelece nas folhas pela transpiração ou pelo uso da água, origina um gradiente de potencial hídrico destas para a solução do solo na superfície das raízes. Este gradiente de potencial hídrico é a força motriz do movimento contínuo da água ao longo do solo-planta-atmosfera.

III. De acordo com a hipótese do fluxo de massa, a seiva elaborada move-se através do floema ao longo de um gradiente crescente de pressão de turgor que se estabelece entre o local de síntese e o de consumo/armazenamento.

IV. As reações que ocorrem durante a fotossíntese são divididas em dois principais processos: as reações de transdução de energia ou fotoquímicas, que ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos e as reações de fixação do carbono ou químicas que ocorrem no estroma.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3048343
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia

O tecido conjuntivo é o tecido mais amplamente distribuído pelo corpo humano. Deriva da mesoderme do embrião e desempenha variadas funções, não limitando-se ao preenchimento. São vários os tipos de tecidos conjuntivos presentes homem, diferindo entre si na proporção relativa entre os elementos da matriz extracelular e quanto aos tipos celulares neles presentes. Além do tecido conjuntivo propriamente dito, são também considerados tecidos conjuntivos:


I. O sangue e a linfa.

II. O tecido cartilaginoso e o ósseo.

III. O tecido adiposo.

IV. O tecido muscular.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3048346
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A manutenção da concentração dos fluidos internos dentro de certos limites adequados à vida dos organismos é fundamental para sua sobrevivência e é conhecida como homeostasia. Entre os numerosos mecanismos envolvidos na homeostase estão a osmorregulação e a excreção. Sobre esses processos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os animais que convertem amônia em ácido úrico podem eliminar uma urina muito concentrada, o que representa uma economia hídrica e, portanto, uma melhor adaptação à vida terrestre. Esses animais, como répteis, anfíbios e insetos, são chamados ureotélicos. >> Errado: eles são chamados de uricotélicos, os ureotélicos secretam úreia que precisa de água para sua eliminação, no entanto sem a necessidade de uma grande quantidade.

    Gabarito: Letra C

  • A principal excreta nitrogenada dos anfíbios é a ureia. Eles só excretam amônia na fase larval.


ID
3048349
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O vegetal é uma entidade organizada, na qual o desenvolvimento segue um padrão definido, que lhe confere estrutura característica. No seu corpo, os vários sistemas de tecido distribuem-se, segundo padrões característicos, de acordo com o órgão considerado, o grupo vegetal, ou ambos. Sobre os tecidos vegetais são feitas as afirmações abaixo:


I. A maior parte do desenvolvimento da planta ocorre após a embriogênsese por meio da atividade dos meristemas. Os meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente e originam os chamados meristemas primários: periderme, meristema fundamental e procâmbio.

II. O parênquima, tecido abundante no corpo primário da planta e formado por células vivas, pode apresentar várias funções, tais como preenchimento, assimilação, reserva e secreção.

III. As células do colênquima são vivas, com paredes celulares não lignificadas e que são macias e flexíveis, o que torna essas células especialmente adaptadas para a sustentação de órgãos jovens em crescimento.

IV. O floema é o principal tecido de condução de substâncias orgânicas nas plantas vasculares e suas células mais características são chamadas elementos crivados por apresentarem um conjunto de poros conhecidos como área crivada.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O meristema primário é formado por: Protoderme, que origina a epiderme; o meristema fundamental, que origina o colênquima, o parênquima e o esclerênquima; e o procâmbio, que dá origem ao xilema 1º e ao floema 1º.

    A periderme faz parte do meristema secundário e é formada pelo felogênio, suber e feloderme. Ainda no meristema secundário existe o câmbio, tecido que dá origem ao xilema e floema secundários.

  • I. A maior parte do desenvolvimento da planta ocorre após a embriogênsese por meio da atividade dos meristemas. Os meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente e originam os chamados meristemas primários: periderme, meristema fundamental e procâmbio.

    Periderme: Meristema secundário que origina

    Felogenio , suberi e feloderme.

  • Acertei, mas estou em dúvida. Tricomas glandulares são derivados da epiderme e, segundo uma breve pesquisa que fiz, são eles que possuem função de excreção.

    Alguém tem um exemplo de parênquima fazendo secreção?


ID
3048352
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maneira como ocorreu a evolução dos processos reprodutivos sexuados nas plantas foi fundamental para a conquista do ambiente terrestre e, nesse sentido, um grande passo foi a independência da água para a reprodução sexuada. A respeito da reprodução das angiospermas (Magnoliophyta) é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nas angiospermas a dupla fecundação que ocorre no gametófito [ na verdade ocorre no tubo polínico] resulta em dois embriões diploides [ na verdade, 1 diplóide e 1 triplóide] que na fase adulta serão um o zigoto (2n) e o outro o endosperma (3n).

  • Na geração esporofítica (2n), como produto da meiose, serão formados esporos (n), os quais, por sua vez, formarão os gametófitos(n).

    Correto


ID
3048355
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cílios são associados a doenças humanas


Estruturas celulares semelhantes a minúsculos pelos podem ser agentes de muitas disfunções gênicas

Cientistas acreditam que diversos distúrbios genéticos — de doença renal policística a certas formas de degeneração retinal e até alguns tipos de câncer — podem ser rastreados aos cílios, microscópicas estruturas filamentosas, parecidas com pelos eriçados, que pontilham superfícies celulares. Em um artigo de revisão publicado em 1 de dezembro de 2014 em BioScience, George B. Witman, um biólogo celular na University of Massachusetts Medical School, destacou o crescente volume de evidências de que cílios anormais ou ausentes podem provocar uma ampla gama de doenças humanas, denominadas “ciliopatias”. Outros especialistas acreditam que a descoberta de característica comum a esses transtornos tão díspares pode ajudar pesquisadores a desenvolver terapias gênicas para combater essas condições.

(Publicado em Scientific American em 10 de dezembro de 2014.)


Em relação aos cílios e outras estruturas celulares, assinale a afirmação INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • "Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.

    A composição de ambos é similar, partindo da extremidade basal (cinetossomo ou corpúsculo basal) três grupos de filamentos protéicos, os microtúbulos. Da região mediana em diante, apenas dois desses filamentos se estendem, permitindo maior flexibilidade ao movimento. Em seu interior, dois feixes de microtúbulos centrais dão sustentabilidade e resistência ao trabalho despendido pelo metabolismo."

  • A) Enquanto os cílios são formados por feixes de microtúbulos, arranjados em nove pares em torno de um par central, os flagelos resultam de um arranjo filamentoso de monômeros de actina e miosina.

    Alternativa capciosa... Mas, apesar dos cílios e flagelos serem diferentes em questões como: comprimento, padrão de batimento, eles partilham estruturas comuns. Ambos possuem um grupo de microtúbulos acomodado no arranjo "9+2" e não um arranjo de microfilamentos.

    Os microfilamentos (actina e miosina) agem na contração e distensão de células musculares, na ciclose (movimento do citoplasma nas células vegetais) e movimento ameboide.

  • Tanto cíclios quanto flagelos são formados pelos microtúbulos.


ID
3048358
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ácidos nucleicos são macromoléculas de enorme importância biológica. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus que contém apenas um deles, todos os seres vivos possuem os dois tipos de ácidos nucleicos, chamados DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular e transmissão hereditária das características.

Sobre os ácidos nucleicos, suas estruturas e propriedades, são feitas as afirmações abaixo:


I. Na duplicação semiconservativa do DNA as duas cadeias são usadas como molde e, uma vez separadas, não se unem novamente.

II. Durante a replicação do DNA, as cadeias filhas são formadas de forma descontínua, ou seja, se formam pequenos fragmentos de DNA, denominados fragmentos de Okasaki, que se ligam entre si à medida que vão sendo formados.

III. A síntese de RNA, a partir da cadeia de DNA que tem a direção 3’ → 5’, é denominada transcrição e é catalisada pela RNA polimerase. O RNA formado é denominado transcrito primário e, para tornar-se funcional, precisa ser processado ainda no núcleo.

IV. Na tradução a associação entre ribossomo, o RNA mensageiro que traz a informação do gene e o RNA transportador que traz o aminoácido metionina dá início à síntese de um polipeptídeo.


A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D - I, III e IV

  • II. Está errada porque além as cadeias filhas formadas de forma descontínua, ou seja, se formam pequenos fragmentos de DNA, denominados fragmentos de Okasaki. Existem também cadeias que são formadas de forma contínua.

  • O erro da II: Durante a replicação do DNA, as cadeias filhas são formadas de forma descontínua, ou seja, se formam pequenos fragmentos de DNA, denominados fragmentos de Okasaki, que se ligam entre si à medida que vão sendo formados.

    De fato, na replicação de DNA há a formação dos fragmentos de Okasaki, mas é somente na fita descontínua (sentido 5' > 3' em direção à forquilha de replicação).

    A outra fita é contínua, também chamada de fita líder. Nessa fita não há formação dos fragmentos de Okasaki.

  • O DNA uma vez separado não se liga novamente ?????


ID
3048361
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o Reino Protoctista e seus componentes assinale a alterna INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra A: Protozoários de ÁGUA DOCE são aqueles que apresentam vacúolo contráteis.

  • Não necessitam de vacúolos pulsáteis pelo fato de serem isotônicos, sua concentração interna é igual a do meio externo, no caso o ambiente marinho.

  • Protozoários, predominantemente os marinhos, podem Protozoários, predominantemente os marinhos, podem apresentar vacúolos contráteis( marinhos não possuem vacuolos contracteis so os de agua doce), estruturas relacionadas principalmente à osmorregulação.estruturas relacionadas principalmente à osmorregulação.


ID
3048364
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um certo animal, a cor marrom do pelo é determinada pelo alelo dominante D e a cor amarela resulta do genótipo dd. Outro gene, herdado de forma independente, apresenta o alelo E que impede a manifestação de gene D, tornando o animal albino. O genótipo ee por sua vez, não impede a manifestação da cor. Considerando os descendentes do cruzamento de dois desses animais, ambos com genótipo heterozigoto, pode-se afirmar que os filhotes de cor marrom poderão apresentar os seguintes genótipos:


A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Neste cruzamento DdEe x DdEe de acordo com o quadro Punet vai originar DDEE,DDEe,DdEE,DdEe,DDEe,DDee,DdEe,Ddee,DdEE,ddEe,DdEe,Ddee,ddEe,ddee.

    D- Marrom

    dd- Amarela

    E- Impede o D ou a cor marrom

    ee Não impede

    onde estiver D e E não vai haver filhote de cor marrom marcados de azul, ja os filhote de cor amarela serão: ddEe,ddEe,ddee o restante serão de cor marrom,DDee,Ddee.

    LETRA C

  • Se tivesse perguntado a probabilidade de nascer Marrom do cruzamento em questão (DdEe x DdEe) a resposta seria 3/16.


ID
3048367
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia

Brasil já tem 1.364 casos da febre chikungunya


Transmissão da doença, que tem sintomas similares aos da dengue, foi confirmada em cidades da Bahia, Amapá, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul

[...] Do total anunciado nesta terça-feira, 71 casos são importados, ou seja, de pessoas que contraíram a doença em outros países, como República Dominicana, Haiti, Venezuela e Guiana Francesa. As outras 1.293 pessoas diagnosticadas com a enfermidade não tinham registro de viagem internacional, o que significa que a chikungunya está se espalhando rapidamente no país.[...] A febre chikungunya é causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (que também transmite a dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores.[...] A letalidade da chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é pequena, sendo menor que nos casos de dengue. Ao contrário da dengue, porém, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas por até um ano.”

(Revista Veja, 02/12/2014. Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ brasil-ja-tem-1364-casos-da-febre-chikungunya. Acesso abr. 2015)


Sobre vírus e bactérias e as doenças por eles causadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3048370
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia

Suponhamos que o tamanho das orelhas de coelhos apresentem medidas que variam entre dois extremos: as maiores com 5 cm de comprimento e as menores com 10 cm de comprimento. Quando coelhos de orelhas longas cruzam com outros de orelhas curtas, a F1 resultante apresenta orelhas com tamanho intermediário entre esses dois extremos, ou seja, 7,5 cm de comprimento. Se os coelhos da F1 forem intercruzados, surgem em F2 coelhos possuidores de orelhas longas e curtas. Entre os 1024 coelhos obtidos em F2, 4 coelhos são de orelhas curtas e 4 são de orelhas longas.


A contribuição de cada alelo efetivo no comprimento das orelhas em coelhos é:

Alternativas

ID
3048373
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto apresentado a seguir, sobre a evolução biológica:


“[...]A evolução é um fato. Além de qualquer dúvida razoável, além de qualquer dúvida séria, além da dúvida sã, bem informada, inteligente, além de qualquer dúvida, a evolução é um fato. As evidências da evolução são no mínimo tão fortes quanto as do Holocausto, mesmo levando em conta as testemunhas oculares deste último fato. [...] Não é uma verdade evidente, tautológica, óbvia, e houve um tempo em que a maioria das pessoas, inclusive as instruídas, pensava que não fosse. Não tinha de ser verdade, mas é. [...]” (Richard Dawkins - O maior espetáculo da terra - as evidências da evolução. Companhia das Letras, 2009)


Sobre a evolução biológica é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tanto as asas de um inseto como as asas das aves são adaptadas ao voo, porém estes animais têm ancestralidades diferentes, logo, suas asas são órgãos análogos e se trata de EVOLUÇÃO CONVERGENTE.

    Gabarito: Letra A

  • Convergente


ID
3048376
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

 “O conceito de embrião é assombroso, e a formação de um embrião é a tarefa mais árdua que alguém haverá de realizar. Para se tornar um embrião, você teve que construir a si mesmo a partir de uma única célula. Teve que respirar antes que tivesse pulmões, digerir alimentos antes que seus órgãos estivessem formados, construir ossos a partir de uma massa e ordenar os neurônios antes mesmo de adquirir a capacidade de pensar. Uma diferença marcante entre você e a máquina é que a máquina nunca é requisitada para uma função antes que esteja terminada. Todo animal tem que estar em funcionamento enquanto se autoconstrói.” (Gilbert, S.F., Biologia do desenvolvimento.5ed.Funpec, 2003)


Sobre o desenvolvimento embrionário animal, são feitas as seguintes afirmações:


I. Ovos heterolécitos apresentam grande quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma. Esses ovos possuem um polo vegetativo com maior concentração de vitelo e um polo animal que apresenta menos vitelo, e estão presentes em répteis, aves, vários peixes, alguns moluscos e mamíferos ovíparos.


II. Nos organismos triploblásticos, uma vez que as três camadas embrionárias estão estabelecidas _ectoderme, mesoderme e endoderme_ necessariamente haverá a formação do celoma, cavidade que alojará os órgãos internos, indicando o maior nível de complexidade destes animais.


III. Nos embriões dos cordados, durante o estágio chamado nêurula, a ectoderme dorsal origina a placa neural que sofre um processo de dobramento na região central, dando origem ao sulco neural. À medida que a fenda aumenta, as bordas laterais do sulco se aproximam e se fundem, fechando-o e originando assim o tubo neural, responsável pela futura formação do sistema nervoso central.


IV. Após a formação do zigoto inicia-se uma série de divisões mitóticas extremamente rápidas, conhecida como segmentação o que leva à formação primeiramente de um maciço de células, a mórula e, em seguida, da blástula. Esta última caracteriza-se pela presença em seu interior de uma cavidade denominada blastômero e pelo fato de ser uma fase onde se inicia a diferenciação dos folhetos embrionários que originarão tecidos e órgãos.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • I - répteis e aves têm ovos telolécito

    II - NÃO SEI QUAL O ERRO DESSE ITEM

    III - CORRETO

    IV - A CAVIDADE É DENOMINADA BLASTOCELE, NÃO BLASTÔMERO.

  • o item III está errado pq diz ''responsável pela futura formação do sistema nervoso central'. o tubo neural não é responsável pela formação e sim ORIGINA o sistema nervoso central.

  • II. Nos organismos triploblásticos, uma vez que as três camadas embrionárias estão estabelecidas _ectoderme, mesoderme e endoderme_ necessariamente haverá a formação do celoma, cavidade que alojará os órgãos internos, indicando o maior nível de complexidade destes animais. EXISTEM ORGANISMOS TRIBLÁSTICOS ACELOMADOS: Platelmintos.

  • Mariana, os platelmintos são exemplos de animais triblásticos acelomados.

  • II) Existem triblastico acelomados e pseudocelomados


ID
3048379
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Abaixo são caracterizadas as fases da espermatogênese humana:


I. Período germinativo: ocorrem divisões mitóticas que dão origem a espermatogônias (2n).


II. Espermiogênese: sem divisões celulares, sendo que cada espermatogônia aumenta de volume, originando os espermatócitos I (2n).


III. Período de maturação: ocorrem divisões meióticas sendo que cada espermatócito dá origem a dois espermatócitos II, que ao sofrerem meiose, por sua vez, originam quatro espermátides(n).


IV. Período de crescimento: ocorre a diferenciação das espermátides em espermatozoides ocorrendo a perda de grande parte do citoplasma, a reorganização das organelas citoplasmáticas, crescimento do flagelo e formação do acrossomo.


Quanto à associação correta entre a caracterização da fase e sua respectiva denominação pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra D - Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    A II e a IV estão trocadas. A II trata-se de período de crescimento e a IV trata-se de espermiogênese.

    Bom estudo!


ID
3048382
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito dos organismos do Reino Fungi são feitas as afirmações abaixo:


I. Os fungos são eucarióticos, apresentam nutrição por absorção (são aclorofilados e heterotróficos), não formam tecidos verdadeiros e a parede celular de suas células contém quitina. A forma de reserva é o amido e sua reprodução se dá através de esporos meióticos (sexual) e mitóticos (assexual).

II. Em alguns ambientes pobres em nitrogênio, vários grupos diferentes de fungos apresentam adaptações como laços ou estruturas adesivas que lhes permitem capturar e digerir nematódeos e outros pequenos animais, atuando assim como predadores.

III. A forma mais comum de reprodução assexuada em fungos é por meio de esporos, porém todos os fungos podem se reproduzir assexuadamente por fragmentação de hifas.

IV. Embora muitos sejam parasitas, alguns fungos estabelecem relações mutualísticas com outras espécies, como ocorre nos líquens e micorrizas. O líquen resulta da associação de fungos Ascomycota ou Basidiomycota com algas unicelulares e filamentosas ou com cianobactérias e as micorrizas são associações destes com raízes de plantas.


A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • I. Os fungos são eucarióticos, apresentam nutrição por absorção (são aclorofilados e heterotróficos), não formam tecidos verdadeiros e a parede celular de suas células contém quitina. A forma de reserva é o amido e sua reprodução se dá através de esporos meióticos (sexual) e mitóticos (assexual). (glicogênio)

    Amido é o produto de reserva da plantas.

  • A forma de reserva dos fungos é o Glicogênio, assim como nos animais.

  • Dessa questão pode-se tirar algumas características dos fungos mais cobradas em concursos:

    1-Eucarioticos, aclorodilados e heterotroficoas

    2-Se alimentam por absorção

    3-Sem tecidos verdadeiros

    4-Parede celular com Quitina

    5-Glicogênio é a reserva energética

    6-Reproducao sexual por esporos ( meiose)

    7-Reproducao assexuada ( mitose): fragmentação de hifas

    8-Podem predar nematoides

    9-Fungos ascomicetos ou basidiomicetos formam relação mutualisticas com algas que sao os líquenes ou com cianobacterias

    10-Formam relação mutualisticas com raízes das plantas ( micorrizas)


ID
3048385
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

[...] Todos os animais devem realizar certas tarefas básicas para que possam sobreviver e se reproduzir. [...] As estratégias empregadas pelos animais para manter a vida são extremamente variadas, mas elas se baseiam em relativamente poucos princípios biológicos, físicos e químicos. [...]” (Brusca & Brusca – Invertebrados. 2ed. 2007.p.42)


A respeito da diversidade animal, suas estruturas e estratégias, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) Nem todos os artrópodes passam por metamorfose, como por exemplo: siri, carangueijo

    B) O erro está na origem embrionaria da notocorda que pe mesodérmica

    D) Poríferos são Ablásticos. Na própria questão há discordância (Embora sem organização tecidual / diblásticos)

  • A) existem insetos ametabolos como a traça

    B) Ectoderme origem mesoblastico

    D)Poriferos sao ablasticos


ID
3048388
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Sistemática Filogenética ou Cladística é uma metodologia de classificação dos organismos que busca refletir a história evolutiva dos grupos e reunilos com base no grau de parentesco filogenético. Em relação a essa metodologia, são apresentados abaixo alguns conceitos e suas definições. Analise-os e escolha a alternativa correta.


I. A cladística tem por objetivo reunir em um mesmo grupo (clado) apenas os organismos que compartilham uma história evolutiva comum.

II. Plesiomorfia: a condição mais antiga de uma característica.

III. Apomorfia: a condição mais recente, surgida pela transformação hereditária de uma plesiomorfia.

IV. Cladogramas: são representações gráficas em forma de árvore nas quais são mostradas as relações filogenéticas entre os grupos (clados) de seres vivos considerados. Cada “nó” do cladograma representa o processo de cladogênese que deu origem aos dois novos ramos.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: B

    I. A cladística tem por objetivo reunir em um mesmo grupo (clado) apenas os organismos que compartilham uma história evolutiva comum.

    II. Plesiomorfia: a condição mais antiga de uma característica.

    III. Apomorfia: a condição mais recente, surgida pela transformação hereditária de uma plesiomorfia.

    IV. Cladogramas: são representações gráficas em forma de árvore nas quais são mostradas as relações filogenéticas entre os grupos (clados) de seres vivos considerados. Cada “nó” do cladograma representa o processo de cladogênese que deu origem aos dois novos ramos.

  • LETRA: B

    I. A cladística tem por objetivo reunir em um mesmo grupo (clado) apenas os organismos que compartilham uma história evolutiva comum.

    II. Plesiomorfia: a condição mais antiga de uma característica.

    III. Apomorfia: a condição mais recente, surgida pela transformação hereditária de uma plesiomorfia.

    IV. Cladogramas: são representações gráficas em forma de árvore nas quais são mostradas as relações filogenéticas entre os grupos (clados) de seres vivos considerados. Cada “nó” do cladograma representa o processo de cladogênese que deu origem aos dois novos ramos.


ID
3048391
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos ecossistemas, inúmeras interações se estabelecem entre os componentes das comunidades, as quais são fundamentais para a manutenção do equilíbrio dos mesmos, sejam elas harmônicas ou desarmônicas. Abaixo são dados exemplos de algumas interações:


I. Galium hercynicum é uma planta que cresce naturalmente em solos ácidos da Grã-Bretanha, enquanto Galium pumilum é limitada a solos mais calcários. Em um experimento, verificou-se que, quando cultivada separadamente as plantas podiam crescer tanto em solo ácido de um local e G. hercynicum como em solo calcário de um local de G. pumilum. Porém se eram cultivadas juntas, apenas G. hercynicum crescia satisfatoriamente em solo ácido e somente G. pumilum crescia satisfatoriamente em solo calcário.

II. A raflésia (Rafflesia sp) é uma planta do sudoeste da Ásia que apresenta uma flor de grandes dimensões (até 1m de diâmetro) e 7 quilos). No entanto, seu caule e sua raiz são muito pequenos e ficam escondidos no interior da planta sobre a qual a raflésia se instala. Ela não têm clorofila e, por isso, não produz seu alimento. Não apresenta grandes raízes e somente sua flor surge à superfície na época da floração.

III. A acácia chifre-de-touro (Acacia cornigera) possui espinhos ocos que são utilizados pelas formigas Pseudomyrmex ferrugineai como locais de nidificação. Além disso as plantas possuem “corpos beltianos” ricos e proteínas e nectários que atraem as formigas. Estas, por sua vez, cortam ativamente ramos de outras espécies de plantas competidoras e evitam a ação de herbívoros.


Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as interações ecológicas descritas:

Alternativas

ID
3048394
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cuíca Micoureus demerarae, um pequeno marsupial que utiliza o sub-bosque, foi estudada, por meio de captura-marcação-recaptura, em fragmentos da Mata Atlântica na Reserva Biológica Poço das Antas, RJ. Os fragmentos são separados pela chamada matriz _um conjunto de áreas de vegetação aberta dominado por gramíneas, samambaias e eventualmente árvores pioneiras. (Fernandes et al., 1998 apud Pinto-Coelho, F.M., Fundamentos em ecologia, 2000).


Os resultados mostraram que:

I. M. demerarae é residente nos fragmentos, mas não na matriz entre eles, onde raras capturas provavelmente foram de indivíduos em trânsito.

II. Em cada fragmento há uma população bem diferenciada, uma vez que as recapturas predominantemente são de indivíduos já marcados naquele mesmo fragmento.

III. Ocorrem movimentos de indivíduos entre essas populações.


O texto acima diz respeito ao conceito ecológico de (da):

Alternativas
Comentários
  • Há migração? Metapopulação

  • @Breno, há sim, acredito eu que, se não houvesse, ocorreria especiação por interrupção do fluxo gênico e para ser uma metapopulação, precisa de indivíduos da mesma espécie apenas ocupando manchas diferentes.


ID
3048397
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia

Uma característica interessante observada nas comunidades é o fato de que elas mudam continuamente de estado. A sequência de mudanças estruturais e funcionais que ocorrem nas comunidades é chamada de sucessão ecológica. Sobre esse processo são feitas abaixo algumas afirmações:


I. Cada comunidade que vai surgindo durante a sucessão recebe o nome de estágio seral. O ponto de convergência da sequência sucessional seria o estágio final ou clímax. Cada região pode ter um clímax definido por variações locais de clima e condições pedológicas e, nesse caso, fala-se de clímax climácico e clímax edáfico respectivamente.

II. Durante a sucessão a diversidade dentro de cada nicho tende a diminuir, mas o número de nichos aumenta.

III. A produtividade bruta em comunidades clímax é grande, sendo maior do que as das comunidades antecessoras. Entretanto a produtividade líquida é próxima a zero, pois toda a matéria orgânica que é produzida é consumida pela própria comunidade.

IV. Ao longo da sucessão percebe-se que a mudança repentina inicial tende a diminuir lentamente, ocorre também o aumento no tamanho dos indivíduos, porém há uma diminuição da biomassa total, além disso, as trocas de nutrientes entre o meio abiótico e os organismos tornam-se mais rápidas, uma vez que teia alimentares tornam-se mais complexas.


A sequência correta é:

Alternativas