O BRICS, em sua configuração atual, atende ao anseio de que se fortaleçam pólos de influência na governança global capazes de contribuir para a conformação de uma “multipolaridade benigna” no cenário internacional.
O desafio desse grupo, como outros que se formam e se fortalecem na atualidade, não se deve esgotar na defesa estreita dos interesses de seus membros, mas deve visar, no longo prazo, a objetivos mais amplos, como a abertura de espaços de diálogo que facilitem uma re-acomodação sistêmica da ordem internacional. O mecanismo é voltado para o reforço do multilateralismo.
O BRICS se encontra em um momento significativo de consolidação. Ao mesmo tempo em que estabeleceu uma configuração de membros em consonância como sua aspiração comum de desempenhar papel substancial na governança global, o agrupamento demonstrou, por meio da Declaração de Sanya, que pode alcançar consensos cada vez mais amplos e relevantes.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9nVzxSpjfb4J:www.cdes.gov.br/documento/3075698/apresentacao-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-brics-.html+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br