SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Logística


ID
1600909
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A área de compras é considerada um elemento estratégico que demanda comunicação e interação com outras áreas das organizações. Considerando essa afirmação analise as assertivas e marque a alternativa CORRETA. 


I. A estratégia de compras envolve formas de organização, critérios de planejamento, políticas e normas que interagem com a área de produção e operações, pois a partir de informações do planejamento e controle da produção é possível elaborar as bases de decisão para área.

II. A área de compras assume posição importante no contexto logístico, pois é uma função do sistema de suprimentos necessária para a empresa cumprir com seus objetivos de produção e marketing.

III. A área de compras tem forte interação com a área mercadológica, pois seu planejamento e suas ações dependem exclusivamente das informações sobre demanda provenientes dos estudos de mercado.  


Alternativas
Comentários
  • Segue análise das assertivas:

    I. A estratégia de compras envolve formas de organização, critérios de planejamento, políticas e normas que interagem com a área de produção e operações, pois a partir de informações do planejamento e controle da produção é possível elaborar as bases de decisão para área. 

    Falando em estratégia sempre tem que haver interação entra as áreas.

    II. A área de compras assume posição importante no contexto logístico, pois é uma função do sistema de suprimentos necessária para a empresa cumprir com seus objetivos de produção e marketing.

    Sem produção/serviço não a produto para o cliente, por isso, a área de compras tem que estar alinhada com produção e marketing. Exemplo é a criação de novas campanhas que aumentará as vendas, porém se compras não for pontuada, poderá ter falta de produtos.

    III. A área de compras tem forte interação com a área mercadológica, pois seu planejamento e suas ações dependem exclusivamente das informações sobre demanda provenientes dos estudos de mercado.  

    Compras não depende exclusivamente de estudos de mercado e sim de toda a organização em conjunto(sendo pleonástico).


  • Algúem sabe por que marketing? na II

     


ID
1600912
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

A logística envolve atividades denominadas chaves e de apoio. As atividades chaves se relacionam com um fluxo de materiais até chegar ao cliente final e respondem pela maior parte do custo logístico. Considerando a denominação das atividades assinale a alternativa que possui APENAS atividades chaves.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, errei esta questão por ter eliminado de primeira as alternativas que contia Serviço ao Cliente.

    As atividade chaves da logística são: Processamento de Pedidos, Manutenção de Estoques e Transporte

    Não encontrei nenhum material dizendo que Serviço ao Cliente era atividade primaria. Sempre achei que isso fazia parte do suporte e portanto deveria ser de apoio. 

    Atividades de apoio: Armazenagem, Manuseio de Material, Embalagem, Obtenção, Programação de Produtos, Adm da informação

  • Também errei pelo mesmo motivo que Marcelo. Aff


    Ballou (2001) separa as atividades logísticas em dois tipos: Atividades-Chave e Atividades de Suporte. 


    As Atividades-Chave são: Administração de Estoques, Transportes, Fluxo de Informações e Padrões de Serviço ao Cliente. 

    As Atividades de Suporte são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Compras, Embalagem Protetora, Cooperação com a Produção e Manutenção da Informação.


    Fonte: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0124968_03_cap_02.pdf

  • e) CORRETA: 

    Logística Empresarial = ATIVIDADES CHAVES - ATIVIDADES DE SUPORTE E LOGÍSTICA - PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DENTRE OUTROS..

    ATIVIDADES CHAVES:

    * Padrão de serviço ao cliente (c/Marketing) = Determinar necessidades dos clientes; determinar reação dos clientes aos serviços; estabelecer o nível de serviços aos clientes.

    *Transportes = Seleção de modal e do serv. de transp.; Consolidação de fretes; Roteriro de transportes; Seleção de equipamentos; Processamento de reclamações; Auditoria de tarifas.

    * Adm. de Estoques = Politica de estoques, materia - prima e produtos acabados; Previsão de vendas a curto prazo; Combinação de produtos com pontos de estocagem; Número, tamanho e local dos prod. estocados; Estratégia JIT de empurrar e puxar.

    * Fluxo de informação (pedidos) = Interface de estoque com pedidos de venda; Método de transmissão de inf. do pedido; Regras de pedidos.

    NÃO PODEMOS CONFUNDIR COM AS ATIVIDADES DE SUPORTE E LOGÍSTICA:

    * Armazenagem;

    * Manuseio de Mat.;

    * Embalagens;

    * Cooperação com a produção;

    *Manutenção da Informação.

    Fonte: http://docplayer.com.br/9824891-Logistica-empresarial-atividades-chave-planejamento-e-estrategia-logistica-prof-jose-correia.html

  • Gab. E

     

    ''Processamento de PEDIDOS'', os PEDIDOS vem de quem? Dos clientes. Processar pedidos é automaticamente um serviço aos clientes

     

    Atividades-chave ou primárias  -   TPM

     

    Transportes

    Processamento de pedidos

    Manuntenção de estoques

     

    Atividades de apoio:

     

    Armazenagem - Administração do espaço p/ manter estoques

    Manuseio - Movimentação do produto

    Programação do produto - Fluxo de saída

    Obtenção - Fluxo de entrada

    Manuntenção de informação - Informações de custo de desempenho

    Embalagem de proteção

  • Serviço ao cliente; Processamento de pedido; transportes; gestão de estoque.


ID
1600915
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Segundo Morabito e Iannoni (2008), a gestão logística envolve a tomada de várias decisões que se relacionam com o fluxo de produtos e de informações, que podem ser classificadas em três níveis: estratégico, tático e operacional. A classificação nesses níveis tem base no prazo para suas execuções e na frequência com que devem ser tomadas. Considerando a classificação nos níveis de decisão em logística:


( ) Decisões sobre políticas de estoque são tomadas no nível estratégico em se tratando de logística. ( ) Decisões sobre seleção de modal de transporte correspondem ao nível tático de em se tratando de logística.

( ) Decisões de transporte que envolvem roteirização e agendamento são tomadas em nível operacional.

( ) Decisões que envolvem políticas de relacionamento com fornecedores são de competência do nível tático.

Analise as afirmativas acima identificando com um “V" quais são VERDADEIRAS e com um “F" quais são FALSAS e assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. 






Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta? 

  • LETRA B

    Decisões sobre políticas de estoque são tomadas no nível estratégico em se tratando de logística. CERTO
    Decisões sobre seleção de modal de transporte correspondem ao nível tático (estratégico) de em se tratando de logística. ERRADO
    Decisões de transporte que envolvem roteirização e agendamento são tomadas em nível operacional. CERTO
    Decisões que envolvem políticas de relacionamento com fornecedores são de competência do nível tático (estratégico).  ERRADO
     

    FONTE: A administração da distribuição física se processa em três níveis: estratégico; tático e operacional.

    - Nível estratégico – decisão de modo geral de qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição (localização dos armazéns, seleção dos modais).

    - Nível tático – significa utilizar os recursos da distribuição física (caminhões, armazéns, sistemas de processamento de pedidos). Seus responsáveis tentam atingir a maior utilização possível.

    -Nível operacional – refere-se às tarefas diárias que o gerente de distribuição e seus subordinados devem desempenhar para garantir que os produtos sejam movimentados (carregar caminhões, embalar produtos). O foco se concentra na supervisão e realização de tarefas.

    Por : Elciney Araújo 

    http://www.nakombitransportes.com.br/distribuicao-estrategica-tatica-ou-operacional-voce-sabe-a-diferenca/


ID
1600918
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

A estrutura dos sistemas de distribuição é uma questão importante a ser considerada em gestão logística, sendo que eles podem ser escalonados ou diretos. As assertivas a seguir tratam desses sistemas, analise-as e marque a alternativa correta.  


I. Sistemas de distribuição escalonados podem contar com instalações de armazenagem conhecidas como “Centros de Distribuição Avançado", onde cargas consolidadas provenientes de locais de curta distância são fracionadas para distribuição em clientes distintos em locais geográficos distantes.

II. A gestão do estoque nos sistemas escalonados deverá, também, atentar para questões pertinentes ao giro dos estoques; pois produtos de elevado custo e baixa rotatividade devem se manter, geralmente, nos armazéns centrais tendo maior estoque nos Centros de Distribuição Avançados de produtos de menor custo e giro mais elevado.

III. Os sistemas diretos de distribuição podem fazer uso de instalações do tipo Transit Point que apenas recebem carregamentos consolidados e os separam para entregas locais funcionando como uma instalação de passagem, mas com características que lembram os Centros de Distribuição Avançados.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) assertiva(s) está(ão) CORRETA(S): 


Alternativas
Comentários
  • I. Sistemas de distribuição escalonados podem contar com instalações de armazenagem conhecidas como “Centros de Distribuição Avançado", onde cargas consolidadas provenientes de locais de curta distância são fracionadas para distribuição em clientes distintos em locais geográficos distantes. 

    ACREDITO QUE O ERRO ESTÁ NAS PARTES SUBLINHADAS.

    POIS AS CARGAS CONSOLIDADAS PROVENIENTES DE LOCAIS DISTANTES UTILIZAM OS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO AVANÇADO (LOCALIZADOS GERALMENTE MAIS PERTO DOS POTENCIAIS COMPRADORES), SENDO ASSIM, IRÁ DISTRIBUIR EM LOCAIS DE CURTA DISTANCIA.
     

  • Gab. C

     

     

  • I. Sistemas de distribuição escalonados podem contar com instalações de armazenagem conhecidas como “Centros de Distribuição Avançado", onde cargas consolidadas provenientes de locais de curta distância (longa distância) são fracionadas para distribuição em clientes distintos em locais geográficos distantes (próximos)
     

    Gabarito: C


ID
1600921
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Dentre os elos da rede logística que devem ser considerados na escolha da localização de instalações podem ser citados:

Alternativas
Comentários
  •  d) Zonas de mercado, fornecedores, centros de distribuição e fábricas.  

  • Elos na rede de suprimentos: FORNECEDORES, FÁBRICAS, CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJO (ZONAS DE MERCADO) E CLIENTES.

  • Zona de mercado, fornecedores, centros de distribuição e fábricas

  • A ordem na resposta foi alterada, mas a lógica é esta aqui:

    Ø FORNECEDORES (de onde vem matéria prima)

    Ø FÁBRICAS (produz)

    Ø CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO (leva/distribui para vender)

    Ø VAREJO (ZONAS DE MERCADO) (vende)

    Ø E CLIENTES (motivo de existência de todos os anteriores)


ID
1600924
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

A decisão na utilização ou não de um operador logístico é uma decisão de verticalizar ou desverticalizar, ou seja, fazer internamente ou contratar fora. Frente a isso, analise as afirmativas abaixo identificando com um “V" quais são VERDADEIRAS e com um “F" quais são FALSAS.  


( ) A verticalização é sempre vantajosa porque permite que exista redução nos custos de transação como impostos, comunicações, deslocamento e coordenação.

( ) Numa operação interna sempre se obtém maior controle sobre a qualidade, prazos e disponibilidade.

( ) A contratação de operadores logísticos se justifica pela crescente complexidade operacional e tecnológica no ambiente globalizado, que muitas vezes não é acompanhada na verticalização.

( ) Pelo fato de não sofrer concorrência externa em virtude da verticalização, existe a tendência de gerar um processo de acomodação e resistência a mudanças que poderá resultar na deterioração de serviços.  


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. 


Alternativas
Comentários
  • Temos que ter muito cuidado com a palavra SEMPRE

    Nem sempre a verticalização será vantajosa para reduzir custos.

    Nem sempre numa operação interna ao verticalizar obteremos maior controle da qualidade.

    Temos que ficar atentos...

  • Matei essa questão devido a palavra "sempre" que é uma afirmação bastante categórica. Como essa palavra aparece nas duas primeiras assertivas, logo estão falsas e a única alternativa, nesse caso, é a letra A.


ID
1600927
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estratégia empresarial tem uma vasta tipologia; no entanto, Bateman e Snell apud Pereira (2004) apontam algumas alternativas de estratégias empresariais, sendo que a estratégia de __________________ envolve a expansão do domínio da organização na cadeia de fornecimento, manufatura e distribuição.


Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna. 

Alternativas
Comentários
  • A integração vertical é o processo de agregação de dois ou mais elos de uma cadeia de valor. Na produção de um determinado produto, a integração vertical ocorre quando uma empresa passa a controlar operações a montante ou a jusante.

    Por exemplo, quando uma empresa de distribuição passa a produzir os produtos que vende está a integrar verticalmente as operações a montante.

    No sector petrolífero a integração vertical é frequente. Uma empresa que se dedique à extracção do petróleo também faz muitas vezes a sua refinação e produz gasolina e outros combustíveis. Nalguns casos, a mesma empresa faz a venda a retalho de combustíveis através de postos de abastecimento e ainda o transporte dos mesmos.

    A integração vertical pode ocorrer por via de uma fusão ou aquisição. O objectivo da integração vertical é estratégico e pode justificar-se por uma série de razões: sinergias, controlo das cadeias de distribuição ou proximidade ao mercado.


ID
1600930
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação ao tipo de atividades de um processo, analise as afirmativas abaixo identificando com um “V" quais são VERDADEIRAS e com um “F" quais são FALSAS.  


( ) As atividades primárias estão diretamente ligadas às operações de produção de parte de um produto que se relaciona a um determinado processo, seja ele primário ou secundário.

( ) As atividades secundárias são as presentes em processos que não ocorrem diariamente ou que muito raramente são executadas.

( ) Atividades latentes externas são aquelas que encontram-se fora das fronteiras da organização, mesmo que sejam participantes de processos primários ou secundários.

( ) Atividades latentes internas são aquelas que realizam todo o trabalho de apoio com a finalidade de permitir que outras atividades se concentrem naquilo que necessitam fazer.  


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.  


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    (V) As atividades primárias estão diretamente ligadas às operações de produção de parte de um produto que se relaciona a um determinado processo, seja ele primário ou secundário. 

    (F) As atividades secundárias são as presentes em processos que não ocorrem diariamente ou que muito raramente são executadas. 

    (V) Atividades latentes externas são aquelas que encontram-se fora das fronteiras da organização, mesmo que sejam participantes de processos primários ou secundários.

    (F) Atividades latentes internas são aquelas que realizam todo o trabalho de apoio com a finalidade de permitir que outras atividades se concentrem naquilo que necessitam fazer.  

  • Atividades secundárias são as que suportam as atividades primárias e secundárias, ou seja, realizam todo o trabalho de apoio, permitindo que as outras atividades concentrem seu foco naquilo que necessitam fazer.

    Atividades Latentes: Internas: são aquelas presentes em processos que não ocorrem com frequência. Um exemplo é o recall das montadoras de veículo.


    Atividades Latentes: Externas: Encontram-se fora das fronteiras da organização;


ID
1600933
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Há várias formas das empresas definirem o desenho organizacional, para isso se baseiam em critérios distintos, que auxiliam na organização das atividades e na definição da sua diferenciação horizontal. Dentro do critério tradicional a seguinte afirmação se refere a que tipo de estruturação:  


“É uma estrutura que utiliza equipes multifuncionais para misturar as forças técnicas das estruturas funcionais com o potencial das estruturas por projetos, podendo ser chamada de estruturas de dois chefes." Fonte: PEREIRA, A. M. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.  


Alternativas
Comentários
  • Gabarito B). RENNÓ (2013): 

    Estrutura Matricial

    A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

    Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.

    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!

    Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Assistente em Administração

    No que diz respeito às organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.
    Em uma organização com estrutura matricial, um empregado, na realização de suas atribuições de atendimento, responde hierarquicamente aos seus superiores de unidades distintas, de modo simultâneo, para que as demandas de atendimento sejam cumpridas. (CORRETO)


    Ano: 2015 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: Assistente em Administração

    A departamentalização de uma organização pode ser observada a partir de tipos de estrutura organizacional que possuem características distintas. A estrutura matricial está fortemente sustentada na responsabilidade compartilhada, exigindo nível de confiança mútuo e dinamismo. (CORRETO)


    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras Prova: Profissional Júnior

    Uma empresa de projetos tem várias atividades que são compartilhadas por diversas áreas nas quais as equipes dos projetos utilizam as mesmas pessoas que pertencem aos setores funcionais. Isso significa que muitos dos serviços, atividades ou funções são compartilhados por diferentes áreas. Embora essa estrutura exija um nível de confiança mútua, ela possibilita maior versatilidade e otimização dos recursos humanos. A estrutura organizacional utilizada por essa empresa, considerando-se as características apresentadas, é a MATRICIAL.





  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns critérios de departamentalização das atividades organizacionais. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que contém o critério descrito no enunciado.

    A - incorreta. A departamentalização por projetos é caracterizada pelo agrupamento das atividades de acordo com os resultados ou saídas (outputs) almejadas. Este tipo exige uma estrutura organizacional flexível e mutável, precisa que a estrutura tenha a capacidade de se adaptar às necessidades dos projetos nela desenvolvidos. 

    B - correta. De acordo com Chiavenato (2014), a essência da estrutura matricial é combinar as duas formas de departamentalização – a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional, sendo portanto uma híbrida/mista.

    Chiavenato (2014, p.519, 520) ainda acrescenta: "o desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. A organização adota os dois tipos de departamentalização. Com isso, o princípio da unidade de comando vai para o espaço e se cria uma delicada balança de duplo poder que caracteriza a matriz. Cada departamento passa a ter uma dupla subordinação: segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente. Assim, a estrutura matricial funciona como uma tabela de dupla entrada."

    C - incorreta. A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.

    D - incorreta. A departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.

    E - incorreta. A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço. 

    Após verificarmos cada uma das opções, concluímos a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.


ID
1600936
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A delegação ou não de autoridade resulta em uma estrutura organizacional descentralizada, quando há distribuição de autoridade, ou centralizada, quando a autoridade fica nos níveis hierárquicos mais elevados. Considerando o processo de delegação de autoridade, analise as assertivas a seguir.


I. Em uma estruturação por critérios tradicionais, que resulta em uma estrutura funcional em forma de pirâmide, é impossível o processo de delegação de autoridade; pois, por si só, a estrutura demanda poder centralizado e controle rígido.

II. A delegação de autoridade depende muito da constituição dos recursos humanos disponíveis, pois pessoas maduras, educadas e com disponibilidade de aceitar novos desafios tendem a não ser avessas a assumirem mais responsabilidades que acompanham a autoridade delegada.

III. Os administradores percebem que a eficiência e eficácia organizacional estão baseadas no ato de partilhar autoridade com seus subordinados e, principalmente permitir uma gestão participativa em qualquer situação organizacional.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. (para quem já passou das "10 diárias")

  • Gabarito: C pra quem não quer gastar as 10

  • Gabarito C.

    Apenas a alternativa II está correta.

    É possível a delegação na estrutura piramidal.

  • Acredito que o erro da assertiva III é dizer que "a eficiência e eficácia organizacional estão baseadas no ato de partilhar autoridade com seus subordinados e, principalmente permitir uma gestão participativa em qualquer situação organizacional

    A eficiência e a eficácia não se baseiam na delegação de poder, que nem sempre é a melhor opção (quando a organização está em uma situação instável, por exemplo).


ID
1600939
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

 Com relação às compras pode-se afirmar que:


I. Dentre as suas atividades estão: seleção e qualificação dos fornecedores, negociação de contratos e avaliação do valor recebido.

II. Sua importância se deve ao fato de que o valor final dos produtos depende do valor de compra da matéria-prima, componentes e suprimentos, muito embora eles não componham a fórmula do valor de venda.

III. Elas fazem parte da gestão da cadeia de suprimentos e logística, porém nem todas as atividades de aquisição são responsabilidade direta desta área.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • A III, se o Setor de Compras não compra, quem é que compra?

  • Pode haver compras de materiais administrativos por exemplo (papel, caneta ....), estas coisas pode ser outro setor que compra, as vezes o próprio setor que precisa do material, ou uma area menor da empresa.

  • Candido a III cita "nem todas  as atividades de aquisição são responsabilidade direta desta área." Os setores de RH, Marketing, Finanças entre outros, podem adquirir materiais que o Setor de Compras não terá responsabilidade direta.

  • JECRIM É TEORIA DA ATIVIDADE/CONDUTA


ID
1600942
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O gerenciamento de estoques envolve vários problemas. Para sua solução normalmente há a aplicação de diferentes métodos. O just-intime é o mais conhecido deles. Assinale a alternativa que contempla uma afirmação FALSA sobre este assunto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D "just-intime - hora exata p tudo"

  • Letra D - "sendo que dentre suas principais características está a extensão do prazo de entrega dos produtos". Extender prazo nunca!!!


ID
1600945
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

 Bowersox e Closs (2010) afirmam que o canal de distribuição de uma empresa deve separar as atividades de logística e de marketing, e orientam como deve ser a divisão das atividades entre os canais.


O canal de logística deve ficar responsável pelas atividades de:  

I. depósito de fábrica, caminhão da empresa, depósito regional, transportadora rodoviária, depósito público, entrega local e cliente.

II. depósito de fábrica, caminhão da empresa, depósito regional, transportadora rodoviária, depósito público e entrega local.

 III. III – depósito, caminhão da empresa, transportadora rodoviária, depósito público e entrega local.


O canal de marketing deve desenvolver as seguintes atividades: 


IV. escritório central de vendas, distribuidor, varejistas e cliente.

V. escritório central de vendas, escritório de vendas distrital, distribuidor, varejistas e cliente.

VI. escritório de vendas, distribuidor, varejistas, entrega local e cliente.


Assinale a alternativa que apresenta as atividades que devem ser realizadas pelo canal de logística e pelo canal de marketing respectivamente: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e)

    I. depósito de fábrica, caminhão da empresa, depósito regional, transportadora rodoviária, depósito público, entrega local e cliente.

    V. escritório central de vendas, escritório de vendas distrital, distribuidor, varejistas e cliente.

  • Cliente não é só responsabilidade do marketing!

    O canal de logística deve ficar responsável pelas atividades de: depósito de fábrica, caminhão da empresa, depósito regional, transportadora rodoviária, depósito público (ex. alfândega), entrega local e cliente.

    O canal de marketing deve desenvolver as seguintes atividades: escritório central de vendas, escritório de vendas distrital, distribuidor, varejistas e cliente


ID
1600948
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O planejamento e controle da produção corresponde à atividade de:

Alternativas

ID
1600951
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O planejamento e o controle da produção requerem a conciliação do suprimento e da demanda em termos de volume, tempo e qualidade. Para conciliar o volume e o tempo, quatro atividades justapostas são desempenhadas. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4BIAD/sequenciamento-carregamento-pcp


ID
1600954
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

No que diz respeito à Teoria das Restrições (TOC) pode-se afirmar que: 


I. Um gargalo é qualquer recurso cuja capacidade é igual ou menor que a demanda imposta a ele, e estes não são necessariamente bons ou ruins, eles são simplesmente uma realidade.

II. Um dos pressupostos básicos da TOC é que a performance de uma organização é limitada por muitas variáveis.

III. Na abordagem de programação chamada Tambor–Pulmão–Corda, o centro de produção gargalo torna-se o tambor, dando o ritmo para o restante da fábrica.

IV. O fator marcante no surgimento da TOC é o desenvolvimento do software de gestão da Produção chamado de Tecnologia de Produção Otimizada (OPT – Optimized Production Technology). 

V. Muitas são as críticas impostas a TOC, uma das mais severas é porque ela não prevê a melhoria contínua do processo produtivo.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  


Alternativas
Comentários
  • http://www.auctus.com.br/a-teoria-da-restricoes-o-que-e/

  • Neste site você encontra a explicação completa: 

     

    http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/04/como-tambor-pulmao-corda-e-os-5-passos-da-teoria-das-restricoes-podem-revolucionar-o-pcp-da-sua-industria/

     

  • II. Um dos pressupostos básicos da TOC é que a performance de uma organização é limitada por muitas variáveis. (é limitada pelo gargalo)


    V. Muitas são as críticas impostas a TOC, uma das mais severas é porque ela não prevê a melhoria contínua do processo produtivo. (a TOC prevê melhorias como, por exemplo, aumento da capacidade dos gargalos do sistema)

     

    Gabarito: A
     


ID
1600957
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Técnica para converter a previsão de demanda de um item de demanda independente em uma programação das necessidades das partes componentes do item. Este conceito refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • O MRP, mais precisamente definido, é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa seqüência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. (DIAS: 110)


  • Gab. D

    a- A Teoria das Restrições, também denominada de TOC (Theory of Constraints) é um desenvolvimento relativamente recente no aspecto prático da tomada de diversas decisões organizacionais nas quais existem restrições. 

    b- plano de controle de produção, que corresponde a um sistema de gerenciamento de produção. O objetivo desse método é prever, controlar e otimizar a utilização de recursos, do tempo e da habilidade dos colaboradores, e assim melhorar todo o processo produtivo da empresa.

    c- CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    e- O sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) é um software que complementa todas as informações e procedimentos de uma logística em um sistema único.


ID
1600960
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

A logística reversa vem ganhando importância nos últimos anos. Sobre ela podemos afirmar que:


I. Representa o fluxo de produtos do ponto de consumo até o ponto onde este teve seu início de produção.

II. O retorno dos produtos pode ocorrer, dentre outras coisas, por devolução e por reaproveitamento.

III. Área da logística que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e de pós-consumo ao ciclo de negócio ou ao ciclo produtivo.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

     

    http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa


ID
1600963
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

A logística reversa está relacionada à sustentabilidade das empresas. Sustentabilidade, segundo a Comissão Brundtland das Nações Unidas (1987), pode ser definida como o atendimento das necessidades do presente prometer a capacidade de gerações futuras para satisfazer às suas próprias necessidades. Para uma gestão sustentável se discute que as empresas devem atender ao triple bottom line. O que isso representa?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - 

    Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do “triple bottom line”, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa. O conceito se refere a um conjunto de indicadores utilizado para a avaliação do desempenho econômico das empresas e das suas ações de responsabilidade social e ambiental.Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do “triple bottom line”, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa. O conceito se refere a um conjunto de indicadores utilizado para a avaliação do desempenho econômico das empresas e das suas ações de responsabilidade social e ambiental.

  • “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades”

    Gabarito: c
    "Ser sustentável hoje em dia é mais do que uma moda, virou uma questão de necessidade até para que existam recursos para as gerações futuras. Por isso, é importante entender que a palavra sustentabilidade envolve de acordo com John Elkington o conceito do “Triple Botton Line”, ou seja, um projeto para ser considerado sustentável tem que ser: ecologicamente correto; economicamente viável e socialmente justo".

    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/impressao_artigo/1491

  • Consumidores não são pessoas, lucratividade não é lucro, planeta não é meio ambiente...
    Por isso não deveria ter colocado letra E.

  • PEOPLE + PROFIT + PLANET

  • Letra C

     

    tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line,ou SocialAmbientalEconômico corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

     

    Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.

     

    Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade.

     

    Econômico - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .

     

     

    Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do “triple bottom line”, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa. 

     

    O conceito se refere a um conjunto de indicadores utilizado para a avaliação do desempenho econômico das empresas e das suas ações de responsabilidade social e ambiental.



    O consumo sustentável envolve o uso de produtos que respondam às necessidades básicas da humanidade, minimizando o uso de recursos naturais e a emissão de resíduos poluentes, visando obter melhor qualidade de vida sem comprometer recursos necessário às gerações futuras (BEKIN et al., 2007; BLACK, 2010a).


    O conceito de sustentabilidade em instituições é retratado no termo ‘tripé da sustentabilidade’ (triple bottom line), em que estão contidos os aspectos sociais, econômicos e ambientais de maneira equilibrada (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015). O aspecto social está relacionado ao respeito aos direitos dos trabalhadores, à transparência de informações, ao bem-estar da sociedade. Já o aspecto econômico reflete na relação justa com as partes interessadas (stakeholders), ao crescimento econômico sustentável da instituição, ao avanço tecnológico. Por fim, o aspecto ambiental relaciona-se com a gestão de resíduos, com a preferência pelo uso de recursos renováveis e com a proteção à natureza (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015).

    Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:
    “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.”


    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html>http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html

    Bons estudos !!!

  • A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento recomendou criar nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável: Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum). O relatório trouxe à comunidade global o conceito de desenvolvimento sustentável e delineou medidas propostas para integrar a questão ambiental e o desenvolvimento econômico. Dentre as medidas:

     

    1- Prevensão da biodiversidade e ecossitema

    2- Limitar o crescimento populacional

    3- Garantir alimentação em longo prazo

    4- Promover o desenvolvimento de tecnologias que admitem o uso de fontes energéticas renováveis

    5- Diminuir o consumo de energia

    6- Aumentar a produção industrial nos países não industrializados à base de tecnologias limpas

    7- Criar estratégias de adaptação para o desenvolvimento sustentável

    8- Implantar um programa de desenvolvimento sustentável


ID
1600966
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Identifique como verdadeiras ou falsas as colocações a seguir referentes à Pesquisa Operacional:

( ) A programação linear é a resolução de problemas de maximização ou minimização de algum objetivo, atendendo a um conjunto de restrições.

( ) Prioriza a tomada de decisões baseadas na expertise do gestor e no modelo mental que ele projetou para o seu negócio. ( ) A programação não linear permite que se trate de problemas em que a função objetiva e as restrições sejam equações não lineares.

( ) Surgiu para ser aplicada com fins bélicos.

( ) Embora tenha ocorrido muita evolução computacional, a PO ainda tem que ser feita sem o auxílio de sistemas computacionais.

Analise as afirmativas acima identificando com um “V" quais são VERDADEIRAS e com um “F" quais são FALSAS, na sequência de cima para baixo.  

Alternativas
Comentários
  • O correto é Função Objetivo, não objetiva.
  • Pesquisa operacional é o uso de modelos matemáticos, estatística e algoritmos para ajudar a tomada de decisões. É mais frequente o seu uso para análise de sistemas complexos reais, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance. É uma forma de matemática aplicada.

    Existem diversas ferramentas que auxiliam a estruturar os modelos de resolução de problemas na Pesquisa Operacional. Entre elas:

    ·       PROGRAMAÇÃO LINEAR (objetiva a maximização ou minimização de um determinado objetivo (e.g. maximizar o lucro da empresa, minimizar o custo de compra etc.).

    ·       Programação PERT (tempo pessimista, tempo pessimista...)

    ·       Matriz PAYOFF (TRADE-OFF OU TRADEOFF é uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra). 


ID
1600969
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

As operações de produção podem ser classificadas de acordo com o volume de processamento ou montagem e também de acordo com sua flexibilidade. A este respeito analise as afirmativas abaixo identificando com um “V" as que são VERDADEIRAS e com um “F" as que são FALSAS. 


( ) As operações sob encomenda são aquelas que não iniciam o processamento ou montagem dos produtos antes do recebimento do pedido de um cliente, gerando a produção de produtos altamente customizados e especializados.

( ) As operações de produção para estoque envolvem a colocação de pedidos de peças e a montagem de produtos padronizados antes do recebimento dos pedidos dos clientes.

( ) Na produção em fluxo contínuo, os produtos são fabricados continuamente e, em virtude de sua complexidade, são processos de fabricação menos padronizados e mais flexíveis.

( ) A produção em lotes é uma operação de fabricação que se caracteriza pela produção de bens em grandes lotes de tamanho padronizado, com alto grau de customização e baixo volume de processamento.


Assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta "A"

    As duas primeiras estão corretas.

    3) Na produção em fluxo contínuo, os produtos são fabricados continuamente e, em virtude de sua complexidade, são processos de fabricação menos padronizados e mais flexíveis

    No fluxo contínuo é fundamental existir padronização dos processos de produção para que a fabricação flua sem interrupção. Se houver flexibilidade entre programações, trocas de produto ou processo, não será contínuo. Outra observação importante que já deixa a questão falsa é a citação "em virtude de sua complexidade": como algo complexo pode ser menos padronizado ???? 

    4) A produção em lotes é uma operação de fabricação que se caracteriza pela produção de bens em grandes lotes de tamanho padronizado, com alto grau de customização e baixo volume de processamento. 

    Uma das principais razões para se produzir em lotes é sua padronização; ou seja, produtos regulares sem detalhamento ou personalização / customização. Também pode estar atento ao "grandes" lotes. Não é fundamental que seja grande, isto depende do tipo de produto, mercado, indústria.  Você pode decidir produzir uma única vez e o lote ser pequeno pela demanda daquele produto. 

     


ID
1600972
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Em uma empresa ou organização existem funções de apoio e funções centrais. Sendo assim, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Primeira observação é que a questão pede para marcar a opção incorreta. Vejamos a fundamentação teórica:

    Para SLACK (2002), as organizações possuem cinco funções organizacionais:


    FUNÇÕES CENTRAIS:
     Função Marketing – Aqui está incluso a função vendas. Preocupa-se em analisar e comunicar o mercado acerca dos produtos e serviços oferecidos, bem como gerar pedidos dos clientes.
     Função Desenvolvimento de Produto – Cria ou modifica os produtos/serviços de modo a atender necessidades presentes e futuras dos clientes.
     Função Produção – É o coração das organizações. Gerencia os recursosdestinados à operação. Basicamente fornece produtos para as organizações e para os clientes, satisfazendo suas necessidades.
    FUNÇÕES DE APOIO:
     Função Contábil-Financeira – Trata das finanças da organização. Busca a eficaz utilização dos recursos financeiros, incluindo a maximização do lucro, através do fornecimento de informações econômico-financeiras.
     Função Recursos Humanos – Cuida da gestão de pessoas e busca, além de recrutar bons profissionais, melhorar as capacidades dos colaboradores, bem como incentivar sua permanência na organização.


    Nesse contexto, as opções A, C, D e E estão CORRETAS. Já a alternativa B está incorreta devido tratar a função de produção como função de apoio, uma vez que é uma das funções centrais.


    GABARITO: Letra B

     

    Prof. Tiago Zanolla

  • A colega explicou muito bem, mas trocou o gabarito. 

    Letra C


ID
1600975
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Assinale a alternativa INCORRETA sobre estoques:

Alternativas
Comentários
  • D) O estoque existe porque ocorre desequilíbrio entre o ritmo de fornecimento e a velocidade da demanda, sendo que sua principal função é ampliar esta diferença.  


ID
1600978
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos são muito importantes para qualquer organização independente do porte ou do ramo de atividade em que atua. Avalie as afirmativas abaixo:


I. Um processo é a menor unidade de trabalho que consome tempo e recursos, e que pode ser programada ou controlada.

II. Os processos são atividades fundamentais que as organizações realizam objetivando produzir bens e serviços para seus clientes.

III. Todo o processo pode ser dividido em subprocessos, que por sua vez podem ser divididos ainda mais.

IV. Os processos podem ser de manufatura, que são aqueles que convertem matéria-prima em bens e produtos; ou de serviços, que são processos que produzem resultados intangíveis e perecíveis.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • HIERARQUIA DOS PROCESSOS:

    1-MACROPROCESSOS

    2-PROCESSOS

    3-SUBPROCESSOS

    4-ATIVIDADES (PRIMÁRIAS- PARTICIPAÇÃO DIRETA NA ENTREGA OU SECUNDÁRIAS- N TEM PARTICIPAÇÃO DIRETA NA ENTREGA)

    5-TAREFAS/OPERAÇÕES (ESSA É A MENOR UNIDADE DE TRABALHO, LOGO A I ESTÁ ERRADA)

    GAB: A

  • A questão exige conhecimento sobre os processos e a sua decomposição.

    De acordo com Rennó (2013, pág. 345), a decomposição de um processo segue esta lógica:

    1. Macroprocesso: gera um impacto maior na organização e envolve várias áreas.
    2. Processo: "é um conjunto de atividades relacionadas e sequenciais que recebe entradas, agrega valor e produz saídas (produtos e serviços)".
    3. Subprocesso: processo menor contido em outro processo.
    4. Atividade: execução dos trabalhos visando alcançar o objetivo planejado.
    5. Tarefa: "é o menor “elemento” de um processo".

    I. FALSO. A menor unidade, de acordo com maioria dos autores é a tarefa.

    II. CERTO. De acordo com Rennó, "processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que busca gerar valor ao cliente".

    III. CERTO. De acordo com o detalhamento trazido na explicação acima, a assertiva está correta.

    IV. CERTO. De acordo com CRUZ, em relação à natureza do processo de negócio, os processos podem ser industriais e administrativas. Em relação ao primeiro tipo, há a subdivisão em dois processos primários: manufatura ou serviços.

    Portanto, estão corretos os itens: II, III e IV.

    Bibliografias:

    CRUZ, Tadeu. Sistemas, Métodos & Processos. Administrando Organizações por meio de Processos de Negócios. 3ed. Atlas. São Paulo. 2015. (Págs. 75 a 94)

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral e Pública para concursos. Elsevier. Rio de Janeiro. 2013.

    GABARITO: LETRA A


ID
1600981
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Gestão de Qualidade Total (TQM – Total Quality Management) mostra-se como uma abordagem bastante significativa com relação ao aprimoramento da gestão de operações e de processos. Neste sentido é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E)

    A “Gestão da Qualidade Total – TQM – é o gerenciamento de todos os elementos, internos e externos à empresa, relacionados com o empreendimento, para avaliar o grau de eficiência e eficácia”. A TQM foca a qualidade do gerenciamento do negócio, abrangendo de forma sistêmica a gestão do processo produtivo e a gestão organizacional. O “Controle Total da Qualidade – TQC compreende as atividades de controle em todas as fases das quais depende a satisfação do cliente”.

    Fonte:  http://www.qualidade.com/glos-01.htm.

  • Se a letra A fosse C ou E, duvido quem marcaria E

  • e-

     

    Elementos-chave do TQM:

     

    Foco no cliente - desejos e necessidades. Seus requisitos e satisfação

    Melhoria do processo - melhoria continua é a meta.Processos podem ser de negocio como desenvolvimento de produtos

    Aspecto humano - liderança, gerencia, compromisso, participação total etc

    Medição e análise- sistema de medição orientado a metas


ID
1600984
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Sob a perspectiva de uma única operação da cadeia (conhecida como operação focal), a gestão da cadeia de suprimentos pode ser vista como administração das operações que formam o lado do suprimento e das que formam o lado da demanda. Assim, das alternativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1600987
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas teorias e técnicas usadas para administrar as organizações da atualidade são ideias que evoluíram das práticas do passado. Países, exércitos e organizações religiosas vêm há muito tempo criando soluções para lidar com recursos e realizar objetivos. Como contribuições e ideias podem ser citadas. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito contestável. A literatura administrativa considera dois pilares substanciais no processo de desenvolvimento das Teorias: a Igreja Católica e as Organizações Militares. 


    Gabarito dado pela banca C. 

  • Discordo da Vanessa IPD, porque pesquisei sobre o tratado arte da guerra, ele foi escrito em 500 a.c

    conforme

    https://www.culturagenial.com/livro-a-arte-da-guerra/

    E a Igreja católica como instituição surgiu depois do nascimento de Cristo

  • CADA QUESTÃO NADA A VER...QUE (NA MINHA OPINIÃO) NÃO AVALIA EM NADA O CONHECIMENTO DO CANDIDATO

    QUE DEUS NOS ABENÇOE, BONS ESTUDOS!!

  • pq a letra B está errada

  • "qualidade" na Grécia? Como assim? Altamente vago isso.


ID
1600990
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Assim, das alternativas abaixo, é INCORRETO afirmar que o planejamento estratégico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo o professor Carlos Xavier (Estratégia):  O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim, o planejamento estratégico: • É projetado para o longo prazo;

    • Envolve a empresa como um todo; • É definido pela cúpula organizacional; • É voltado para a eficácia; • É voltado para o atendimento do cliente. 

  • Entao, é o operacional? otimizar?


ID
1600993
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo geral de solução de um problema, devemos ter em mente a análise de alternativas, que devem ser corretamente geradas. Para isso utiliza-se de metodologias que estabelecem fases para o processo. Uma destas metodologias propõe as seguintes fases:


I. Formulação do problema;

II. Análise do problema;

III. Busca de alternativas;

IV. Avaliação de alternativas; e,

V. Especificação da solução preferida.


Dentre as alternativas abaixo, marque qual corresponde corretamente à fase:  

Alternativas
Comentários
  • E) CHIAVENATO (2009) — 

    Etapas do processo decisorial

    O processo decisorial é complexo e depende, das características pessoais do tomador de decisões, da situação em que está envolvido e da maneira como percebe a situação. O processo decisorial exige sete etapas, a saber: 

    1. Percepção da situação que envolve algum problema.

    2. Análise e definição do problema.

    3. Definição dos objetivos.

    4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.

    5. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.

    6. Avaliação e comparação das alternativas.

    7. Implementação da alternativa escolhida.



  • A) A fase IV a alternativa escolhida é especificada para possibilitar sua concretização. Errado Fase V. Inclua tambem o detalhamento de desempenho esperado da alternativa escolhida

    B) A fase I requer uma especificação detalhada do problema, incluindo as restrições. Errado. Fase II

    C) A fase II implica na descrição geral, resumida, das características do problema. Errado. Fase I.

    D) A Fase V faz a análise confrontando-se os resultados quantitativos e qualitativos, através de critérios estipulados em fase anterior. Errado. Fase IV.

    E) A fase III procura identificar alternativas que atendam as especificações e restrições. GABARITO.

  • Gab. E

    I. Formulação do problema;

    descrição geral, resumida, das características do problema

    II. Análise do problema;

    especificação detalhada do problema, incluindo as restrições.

    III. Busca de alternativas;

    identificar alternativas que atendam as especificações e restrições.

    IV. Avaliação de alternativas;

    faz a análise confrontando-se os resultados quantitativos e qualitativos, através de critérios estipulados em fase anterior.

    e,

    V. Especificação da solução preferida.

    a alternativa escolhida é especificada para possibilitar sua concretização.


ID
1600996
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito de projeto em gestão da produção, podemos afirmar que, das alternativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:  

Alternativas
Comentários
  • Acho que é questão de lógica. A questão pede a INCORRETA, na letra A ele fala que sapatos e rádios são SISTEMAS OU PROCESSOS, mas na verdade são produtos que passaram por uma cadeia de ações correlacionadas para alcançar um fim determinado, ou seja, passaram por um processo..