SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Informática Geral


ID
2165197
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei n° 12.772/2012, pode-se afirmar que: 

( ) São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

( ) A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, tendo como requisito de ingresso o título de doutor na área exigida no concurso.

( ) O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, com regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas em lei.

( ) O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição. 

Analise as afirmativas acima identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    § 1º No concurso público de que trata o caput, será exigido diploma de curso superior em nível de graduação.

    Único erro da questão é falar da exigência do título de doutor.

  • ITEM 1 (V)

    Art. 2º São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

    ITEM 2 (V)

    (Art. 2º) § 2º A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica, conforme disposto na  e na 

    ITEM 3 (F)

    Se este item estivesse se referindo ao Art. 10, não poderia ter a exigência final, pois tal exigência é requerida para outro cargo (Cargo Isolado Titular-Livre, conforme consta no Art. 11).

    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    ITEM 4 (V)

    (Art. 20) § 2º O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas nesta Lei.

    ITEM 5 (V)

    Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu  ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição; 

    Destaco ainda que este inciso I pode ocorrer durante o período de estágio probatório, mas só para complementar o nosso estudo, os incisos II e III o servidor deve ter alcançado sua estabilidade para fazer jus.

    II - prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até 4 (quatro) anos, com ônus para a instituição de origem; e

    III - prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a 1 (um) ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de relevância.

    § 1º Os afastamentos de que tratam os incisos II e III do caput somente serão concedidos a servidores aprovados no estágio probatório do respectivo cargo e se autorizado pelo dirigente máximo da IFE, devendo estar vinculados a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos.


ID
2165200
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, a Organização Acadêmica e Curricular orienta:

I. Os cursos técnicos integrados.
II. Os cursos técnicos concomitantes.
III. Os cursos superiores de tecnologia.
IV. Os cursos de bacharelado.
V. Os programas de pós-graduação.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = E

    I, II, III, IV e V.


ID
2165203
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo estabelece a Lei 12.772/2012, no regime de dedicação exclusiva será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:

I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso.

III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação.

IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.(CORRETA)

    II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso (CORRETA)

    III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. (ERRADA, PAGO DIRETAMENTE AO DOCENTE POR ENTE DISTINTO DO IFE)

    IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras. (CORRETA)

  • A descrição correta do item III é:

     

    Art. 21.  No regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:

    (...)

    VIII - retribuição pecuniária, na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente por ente distinto da IFE, pela participação esporádica em palestras, conferências, atividades artísticas e culturais relacionadas à área de atuação do docente;


ID
2165206
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Regulamento da Atividade Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS considera como atividades de ensino:

I. As aulas.
II. A preparação didática.
III. O atendimento ao aluno.
IV. A orientação de alunos.
V. A orientação de projetos sociais, culturais e esportivos.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • e de onde saiu a resposta? não está na 11892...

  • CAPÍTULO IV - DAS ATIVIDADES DE ENSINO

     

    Art. 10º. Consideram-se atividades de ensino:

    I – Aulas;

    II – Preparação didática;

    III – Atendimento ao aluno;

    IV – Orientação de alunos.

     

    Fonte: http://restinga.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201362210926512resolucao_n%C2%BA_082_regulamento_da_atividade_docente-1.pdf

  • essa questão deveria ser anulada!


ID
2165209
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a:

Alternativas

ID
2165212
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS estabelece que compete à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional:

Alternativas

ID
2165215
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em relação aos atos administrativos previstos no Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS: 

( ) Resolução.
( ) Instrução Normativa.
( ) Portaria.
( ) Ordem de Serviço.

1. É um instrumento expedido pelo Reitor, em razão de sua atribuição na qualidade de presidente do Conselho Superior.
2. É o instrumento pelo qual o Reitor, Pró- Reitores e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre o funcionamento acadêmico e administrativo.
3. É o instrumento pelo qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa.
4. É o ato através do qual são expedidas determinações de caráter administrativo a serem executadas por membros ou servidores. 

Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, na ordem de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  •  b)

    1 – 2 – 3 – 4.


ID
2165218
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são exemplos de políticas de ensino:

I. O compromisso com a educação profissional.
II. A verticalização do ensino.
III. A construção e reconstrução permanente de seus currículos.
IV. As práticas avaliativas.
V. A busca por paradigmas democráticos para inclusão, acesso e permanência na instituição.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    I, II, III, IV e V. 

  • se eu marcar qualquer opção e clicar em resposta eu também sei o gabarito... mas de onde ele vem? Não está na 11.892...

  • Isso é um saco no QC,não tem nada a ver com a 11892,classifiquem isso direito!!

     

  • Com certeza está no PDI do Instituto Federal. É um documento norteador institucional.


ID
2165221
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito ao procedimento de acesso à informação, de acordo com a Lei nº 12.527/2011, avalie as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS e assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida.

( ) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita.

( ) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

( ) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.

( ) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgaos e entidades, POR QUALQUER MEIO LEGÍTIMO, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

     

  • "O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados", não fala nada de cobrança por envio postal.

  • Gabarito: C

  • Eu amo quando o verbo DEVERÁ está presente na questão. Dá impressão de ser obrigatorio, então dá pra desclassificar alguns itense ajudar na resposta

  • letra C

     (V)    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    ( F) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita. 
           
    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    (V)  Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

    (F) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.

            Art. 12.  O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. 

    ( V)  Art 10 § 2o  Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. 

  • (V) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida

    (F) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades

    referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.


    (V) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    (F) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal. 

    Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de

    documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor

    necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. (não é pagamento de taxa, mas restrito ao custeio/ressarcimento)

    (V) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet. (Cópia Art. 10, § 2o)


ID
2165224
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em seu processo de planejamento, o IFRS baseou-se em metodologias tradicionais relacionadas ao planejamento estratégico. Cada metodologia apresenta alguns elementos específicos distribuídos ao longo de um processo, podendo ser adaptada para cada tipo de organização. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma metodologia adaptada que contempla alguns elementos fundamentais para a reflexão a respeito do presente e projeções acerca do futuro da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de realização de tais elementos:

Alternativas
Comentários
  • A "e" está correta.

     


ID
2255485
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de desenvolvimento de software em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sistemática e sequencial para o desenvolvimento de softwares. Este ciclo de desenvolvimento é constituído pelas seguintes fases, em ordem de execução:

Alternativas
Comentários
  • Questão ridícula, pois estas fases dependem de autor. A banca deveria colocar no edital a fonte de referência.

     

    Voltando à questão, trata-se de uma visão do PRESSMAN (6ª Edição): Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Implantação.

     

    Sigamos em frente!

  • RIDICULO MESMO !!!!!

  • Questão dada pra quem leu o PRESSMAN,

  • Na verdade, nem Implantação está correto, o certo seria Entrega.

  • Nesse caso, cabe recurso? Não é implantação. É entrega.

  • Vamos aos comentários.

    Muitas das vezes tem que ir pela menos errada! São fases do Modelo em Cascata: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. Fonte: Pressman (2011) pg. 60

    #SóNinja

  • GABARITO LETRA D)

    Segundo Pressman (6° edição) as fases do ciclo de vida do modelo em cascata são:

    Comunicação

    Planejamento

    Modelagem

    Construção

    Implantação


ID
2255488
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual dos princípios abaixo NÃO faz parte do modelo ágil Scrum?

Alternativas
Comentários
  • O Scrum Team é a equipe de desenvolvimento. Nela, não existe necessariamente uma divisão funcional através de papéis tradicionais, tais como programador, designer, analista de testes ou arquiteto. Todos no projeto trabalham juntos para completar o conjunto de trabalho com o qual se comprometeram conjuntamente para um Sprint.

     

    Um Scrum Team típico tem de 6 a 10 pessoas, embora haja relatos de projetos Scrum com equipes maiores. A principal abordagem para trabalhar com equipes grandes no Scrum é usando o conceito de "Scrum of Scrums". Cada Scrum Team trabalha normalmente, mas cada equipe também contribui com uma pessoa que deverá freqüentar o Scrum of Scrums Meeting para coordenar o trabalho de múltiplas equipes Scrum. Esses encontros são análogos aos Daily Scrums, mas não acontecem necessariamente todos os dias. Fazer essa reunião duas ou três vezes por semana tende a ser suficiente na maioria das organizações.

     

    Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/scrum_team

  • Está correto relacionar Scrum a testes e documentação constantes?

  • Quase cai nessa...

     

    Definição de “Pronto”: Quando o item do Backlog do Produto ou um incremento é descrito como “Pronto”, todos devem entender o que o “Pronto” significa. Embora, isso varie significativamente de um extremo ao outro para cada Time Scrum, os integrantes devem ter um entendimento compartilhado do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência. Esta é a “Definição de Pronto” para o Time Scrum e é usado para assegurar quando o trabalho esta completado no incremento do produto.

     

    https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf

  • Esses são os princípios do Scrum:

    teste e documentação constantes são realizados à medida que o produto é construído
    o processo precisa ser adaptável tanto a modificações técnicas quanto de negócios "para garantir que o melhor produto possível seja produzido"
    o processo produz frequentes incrementos do software "que podem ser inspecionados, ajustados, testados, documentados e expandidos".
    o processo Scrum fornece a habilidade de declarar o produto 'pronto' sempre que necessário.
    o trabalho de desenvolvimento e a pessoa que o realiza é dividido "em partições claras de baixo acoplamento, ou em pacotes".
    pequenas equipes de trabalho são organizadas de modo a "maximizar a comunicação, minimizar a supervisão e maximizar o compartilhamento de conhecimento tácito informal"

  • Peguei o SCRUM GUIDE e procurei a palavra documentação com CTRL + F, ela não apareceu.

  • Já é segunda banca que vejo considerando isso "teste e documentação constantes são realizados à medida que o produto é construído" como correto, mas a referência de onde vem essa afirmação ninguém coloca, no mínimo é de algum slide de um "desconhecido".


ID
2255500
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Cada vez que um novo módulo é adicionado como parte do teste de integração, o software se modifica. Novos caminhos de fluxo de dados são estabelecidos, nova lógica de controle é acionada. Para garantir que este tipo de alteração não ocasione algum efeito colateral indesejável no sistema já desenvolvido, devem ser executados testes de:

Alternativas
Comentários
  • Teste de regressão: Um conjunto de testes é desenvolvido de forma incremental enquanto um programa é desenvolvido. Pode ser executado para verificar se as mudanças no programa não introduziram novos bugs.

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 8.

  • Xa) Regressão: é uma técnica do teste de software que consiste na aplicação de versões mais recente do software, para garantir que não surgiram novos defeitos em componentes já analisados. Se, ao juntar o novo componente ou as suas alterações com os componentes restantes do sistema surgirem novos defeitos em componentes inalterados, então considera-se que o sistema regrediu.

     b) Fumaça: consiste em um teste rápido, executando as principais funcionalidades do sistema, sem se preocupar com as condições de erro. O mesmo que teste do Caminho Feliz.

     c) Estresse:comumente confundido com o Teste de Carga, consiste em levar o sistema todo ao limite de ruptura (stress) para medir a sua capacidade de recuperação quando a carga total diminui

     d) Segurança: Conhecido como Security Testing, permite avaliar as vulnerabilidades em aplicações e serviços frente a diferentes tipos de ataques de segurança – como Ataques de negação de serviço ou Ataque man-in-the-middle – e descobrir novas vulnerabilidades antes que sejam exploradas por atacantes.

     e) Caso de uso: Pode-se derivar casos de teste a partir de casos de uso.

  • Regressão: gabarito

    Fumaça: feito pelo desenvolvedor logo após o desenvolvimento

    Estresse: forçar a falhar, submeter o soft a situações anormais de funcionamento

    Segurança: avaliar vulnerabilidades

    Caso de uso: derivar casos teste


ID
2255503
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML há uma série de diagramas que são utilizados para auxiliar na modelagem de sistemas de software. Como parte dos diagramas há um relacionamento do tipo semântico entre classificadores, no qual um dos classificadores especifica um contrato cujo cumprimento é assegurado pelo outro classificador. Ele é representado por uma linha tracejada com uma grande seta vazia apontando para o classificador que especifica o contrato. A este relacionamento se dá o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Realização=Implementação da interface

  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • Linha tracejada com seta poderia ser algumas coisas incluindo Dependência e Realização

    Mas a descrição é que mata a questão:

    • "um dos classificadores especifica um contrato cujo cumprimento é assegurado pelo outro classificador"

ID
2255506
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a definição de interfaces em orientação a objetos na linguagem Java, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Uma interface pode definir uma série de métodos, mas nunca conter implementação deles.


    b) Interfaces contem apenas assinaturas de métodos.


    d) Uma classe pode estender uma classe desde que esta classe seja abstrata

     

    e) uma classe pode ser herdada apenas uma vez, mas pode implementar inúmeras interfaces.

  • Resposta: Letra C

  • Em java, interfaces não podem ter variáveis. Só constantes.

  • 2 erros na questão:

    1) Atributos de interface são public, static e FINAL... Ou seja, são constantes e não variáveis

    2) Dizer que interface contém apenas as assinaturas de métodos está incompleto. Assinatura significa "nome + parâmetros", mas os métodos da interface também precisam definir o tipo de retorno. O certo é dizer que os métodos não contêm corpo, porque são métodos abstratos


ID
2255518
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em C, o tipo de dado long double, tem sua especificação de conversão para printf e scanf respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Para scanf, %f lê em um float, e %lf lê em um double.

    Para printf: No C99 e posterior, ambos são idênticos e imprimem um float ou um double. Em C89, %lf causou um comportamento indefinido, embora fosse uma extensão comum tratá-lo como %f.

    A razão pela qual um especificador pode ser usado para dois tipos diferentes printf é devido às promoções de argumentos padrão; argumentos de tipo float são promovidos a double quando usados ​​para chamar uma função e não corresponder a um parâmetro em um protótipo de função. Então, printf só vê um double em ambos os casos.


ID
2255521
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Referente às funções de manipulação de arquivos do C, analise as afirmações:

I. As funções fwrite e fread são capazes de ler e gravar arrays de dados, do disco e para o disco.

II. O terceiro argumento do fwrite e fread é o numero de elementos no array que devem ser lidos do disco ou gravados no disco.

III. A função fwrite transfere para um arquivo um número especificado de bytes a partir de um endereço na memória.

Assinale a alternativa que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S).

Alternativas

ID
2255527
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Referente a alocação dinâmica de memória em C, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a)As funções malloc e free e o operador sizeof, são essenciais para a alocação dinâmica de memória. correto- malloc recebe como parametros o n° de bytes que deve alocar na memoria, o return de malloc() é o endereço de memoria onde deve alocar a memoria. Free() é usado para liberar espaço no stack e sizeof é o tamanho da variavel que sera alocada na momeria

  • 1. A função malloc( ) aloca size bytes e retorna um ponteiro para a memória alocada. A memória não é inicializada.

    2. A função free( ) libera o espaço de memória apontado por ptr.

    3. A função calloc( ) aloca um vetor de nmemb elementos, onde cada elemento tem size bytes, e retorna um ponteiro para a memória alocada. A memória alocada é inicializada com zeros.

    4. A função realloc( ) altera o tamanho da memória apontada por ptr para size bytes. Se o novo tamanho é maior que o atual, o novo bloco não é inicializado. Um ponteiro para a nova área de memória alocada é retornado pela função

    5. função clear(), que apaga todos os valores de um container


ID
2255530
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Referente a estruturas de dados, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Truque por eliminação:

    a) texto um pouco confuso, então vamos ganhar tempo analisando as demais alternativas;
    b) O ponteiro inicializa em null ou apontando para o primeiro elemento da lista;
    c) Não se define tamanho da lista;
    d) árvores não são baseadas em listas encadeadas;
    e) pilha usa linfo (last in, first out);
    Então o texto confuso é a alternativa A que é a correta.

  • Foi a primeira vez que vi o LINFO hahaha

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2255533
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque a opção que NÃO se refere a um algoritmo de escalonamento de processos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Quicksort é um algoritmo de ordenação.


ID
2255536
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO faz parte das características de utilização de Bancos de Dados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B
     

    Características da abordagem de Banco de Dados (BD)
     

    1) Natureza Autodescritiva: uma definição e descrição completa da sua estrutura e restrições (é conhecido também como metadados), ela é armazenada no catálogo do SGBD (estrutura de cada arquivo, o tipo e formato dos itens de dados e as restrições sobre os dados).

     

    2) Isolamento entre programas e dados: independência de dados do programa.

     

    3) Abstração de dados: característica que permite a independência de dados do programa e a independência da operação dos programas – representação conceitual (usa modelo de dados) e conceito lógicos.

    Permite também simplificar a interação do usuário com o sistema retirando a forma física de armazenamento dos dados (supressão de detalhes da organização e armazenamento).

     

    4) Suporte a múltiplas visões dos dados

    Visão: é um subconjunto dos bancos de dados – contem dados que são derivados dos arquivos dos bancos de dados.

    Um SGBD multiusuário precisa oferecer facilidades para definir múltiplas visões.

     

    5) Compartilhamento de dados: ocorre por meio do processamento de transação multiusuário (OLTP) – esses processamentos são controlados pelo controle de concorrência, que garante que vários usuários tentando atualizar o mesmo dado façam isso de maneira controlada (transações concorrente).

    bons estudos

  • atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

  • Gabarito B

    CARACTERÍSTICAS DA ABORDAGEM DE BANCO DE DADOS:

    1- Natureza de autodescrição de um sistema de banco de dados.

    2- Isolamento entre programas e dados, e abstração de dados.

    3- Suporte de Múltiplas Visões de Dados.

    4- Compartilhamento de Dados e Processamento de Transação Multiusuário.

    FONTE: Estratégia Concursos.

  • "Auto-atendimento sob demanda" constitui uma das características da nuvem!


ID
2255545
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre o modelo conceitual de camadas ISO/OSI (relacionar conceitos com camada).

I. O endereçamento na Camada de Enlace é responsável por realizar a comunicação fim a fim, através da rede mundial de computadores.

II. Uma das funções da Camada de Rede é prover um meio de endereçamento para interconectar redes de computadores distintas.

III. A camada de sessão deve ficar responsável por identificar o início e término da comunicação.

IV. A camada de Aplicação é responsável por definir como os dados serão apresentados para o usuário final.

Assinale a alternativa que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S).

Alternativas

ID
2255548
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as opções de representação de endereçamento do Internet Protocol version 6 (IPv6) a seguir, identificando com “V” as opções VERDADEIRAS de endereços IPv6 válidos e com “F” as opções FALSAS. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) AB.CD.EF.1

( ) ABCD::1

( ) AB::CD::1

( ) AB:CD:EF:01:23:45

( ) AB:CD:EF:01:23:45:67:89 

Alternativas
Comentários
  • AB.CD.EF.1 Falso. Endereços IPv6 não usam ponto (.)

    ABCD::1 Correto.

    AB::CD::1 Falso. a abreviação com dois pontos (::) só pode ser utilizada uma única vez. Caso contrário haveria ambiguidade.

    AB:CD:EF:01:23:45 Falso. Endereços IPv6 tem 8 campos

    AB:CD:EF:01:23:45:67:89 Correto

    Gabarito C.

     


ID
2255551
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Supondo que um gerente de rede receba um intervalo de endereços IPv4 (Internet Protocolo version 4) 12.0.0.0/8. Assinale a alternativa de máscara de rede para que este gerente divida este intervalo em exatamente 8 (oito) subredes distintas.

Alternativas
Comentários
  • Utilizando um endereço IPv4 com o CIDR /8 (classe A), preciso reservar bits o suficiente para montar 8 subredes a partir da máscara 255.0.0.0. Para representar 8 subredes, são necessários 3 bits, ou seja, uma máscara CIDR /11. Esquematizando o endereço IP em bits, teremos:

    11111111.11100000.00000000.00000000 

    Que vira:

    255.224.0.0

     


ID
2255554
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o endereço Broadcast INCORRETO para a subrede IPv4 correspondente.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da A?

  • Esta errada a letra C,pois endereço é Broadcast: 192.168.1.127.

    A questão B e a questão correta.

  • Sávio, não tem erro na A. Ela está correta. 

     

    A questão pediu pra marcar a alternativa INCORRETA.

  • c-

    quando mascara for /24, /16 ou /8, terao broadcast sempre final 255, porque sao valores exatos (observando se o prefixo corresponde à rede). Eliminam-se 'a' & 'd'.

     

     

    O endereço 192.168.1.127 é o endereço de broadcast da subrede 192.168.1.64/26 

    mascara /26 tem 64 host bits (32-26 = 6. 2^6 = 64). As subredes serao 192.168.1.0-63 & 192.168.1.64-127. correto

     

    O endereço 192.168.1.255 é o endereço de broadcast da subrede 192.168.1.0/25 

    mascara /25 tem 128 host bits. subredes: 192.168.1.0-127 & 192.168.1.128-255. 

  • a)O endereço 192.168.1.255 é o endereço de broadcast da subrede 192.168.1.0/24 - 32 - 24 = 8. 2^8 -> 256 IPs. red: 192.168.1.0, broadcast: 255.

     

    b)O endereço 192.168.1.127 é o endereço de broadcast da subrede 192.168.1.64/26 - 32-26=6. 2^6=64 IPs. subredes: 0-63; 64-127; ok

     

    c)O endereço 192.168.1.255 é o endereço de broadcast da subrede 192.168.1.0/25 - 32-25=7. 2^7=128 IPs. subredes: 0-127; 128-255


ID
2255557
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre equipamentos utilizados em Redes de Computadores:

I. Switches possuem a funcionalidade de realizar a comutação de pacotes, também sendo capazes de utilizar o Spanning Tree.

II. Roteadores são dispositivos que realizam a interligação de diferentes tipos de redes, podendo utilizar protocolos como BGP (Border Gateway Protocol).

III. Os Firewalls do tipo Appliance são aplicativos de firewall instalados em “computadores de uso geral” ou desktops.

IV. Access Points são dispositivos criados para realizar a comunicação sem fio, sendo o IEEE 408.11 a principal referência de padrão para garantir a interoperabilidade de aparelhos.

Assinale a alternativa que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • A afirmação I ficou meio generalizada... apenas Switches Gerenciaveis L2 pra cima são capazes de implementar o STP

  • "Os Firewalls do tipo Appliance..." São a junção do dispositivo físico com o software de firewall

  • I. Switches possuem a funcionalidade de realizar a comutação de pacotes, também sendo capazes de utilizar o Spanning Tree. (certo)

    II. Roteadores são dispositivos que realizam a interligação de diferentes tipos de redes, podendo utilizar protocolos como BGP (Border Gateway Protocol). (certo)

    III. Os Firewalls do tipo Appliance são aplicativos de firewall instalados em “computadores de uso geral” ou desktops. (Errado). Firewalls do tipo Appliance são hardwares dedicados.

    IV. Access Points são dispositivos criados para realizar a comunicação sem fio, sendo o IEEE 408.11 a principal referência de padrão para garantir a interoperabilidade de aparelhos. (Errado). Access Points são dispositivos criados para realizar a comunicação sem fio, sendo o IEEE 802.11 a principal referência de padrão para garantir a interoperabilidade de aparelos.

  • Switches trabalham na camada 2, ou seja, gerenciam quadro e não pacotes. Se a questão não fala em switch de camada 3, então não se pode deduzir a exceção. Tinha que anular.


ID
2255563
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre Memória Cache:

I. A técnica conhecida como divisão (split) de cache consiste em introduzir caches separadas para instrução e para dados.

II. Memórias cache de nível 2 devem ficar posicionadas entre a memória principal e memória secundária.

III. O princípio da localidade temporal estabelece que os endereços de memórias acessados recentemente voltarão a ser requisitados em um futuro próximo.

IV. A memória principal é aglutinada em um único bloco de tamanho variável, conhecido como linha de cache.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I. A técnica conhecida como divisão (split) de cache consiste em introduzir caches separadas para instrução e para dados. (CORRETO)

    II. Cache L2 (cache externa, secundária) é instalada, principalmente, na placa-mãe do sistema, externamente ao processador. Pode residir entre as caches de instrução e dados e a memória principal.

    III. O princípio da localidade temporal estabelece que os endereços de memórias acessados recentemente voltarão a ser requisitados em um futuro próximo. (CORRETO)

    IV. Linha de cache são blocos de tamanho fixo que dividem a memória principal e a cache.




    Gabarito A;



    At.te

    Foco na missão!!!




ID
2255566
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre Sistemas de Entrada/Saída:

I. Quando as operações de Entrada/Saída são controladas inteiramente pela CPU (unidade central de processamento), diz-se que o computador está empregando Entrada/Saída Programada.

II. DMA (acesso direto à memória) é definido por operações que NÃO necessitam de barramento com a memória principal para a transferência de dados.

III. O padrão USB 2.0 (Universal Serial Bus) utiliza comunicação paralela para aumento da taxa de transmissão de dados.

IV. Diferente do DMA (acesso direto à memória), uma interrupção faz a CPU parar temporariamente a execução do programa em curso.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Esquisita a IV, pois na Técnicas de Transferência de Dados DMA, concluída a transfência, o controlador normalmente causa uma interrupção, forçando a CPU a suspender imediatamente a execução de seu programa corrente e começar a executar um procedimento especial denominado rotina de interrupção para verificar erros e informar ao SO que a E/S agora está concluída

  • Comentários: 

    I. Certa.

    II.Errado,  DMA (acesso direto à memória) é definido por operações que NÃO necessitam de barramento com a memória principal para a transferência de dados. Precisa do barramento para se comunicar com a memória.

    III.Errado, O padrão USB 2.0 (Universal Serial Bus) utiliza comunicação paralela para aumento da taxa de transmissão de dados. Utiliza comunicação serial.

    IV. Certa.

  • e-

    Com a evolução do hardware e do OS, a maioria dos dispositivos implementa o DMA (Direct Memory Access), onde o controlador transfere os dados diretamente para a memória; o device driver grava os dados no buffer do controlador, deixando a CPU livre para outras atividades.

    O DMA permite que certos dispositivos de hardware acessem a memória do sistema para leitura e escrita sem CPU.


ID
2255569
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre as arquiteturas de processadores:

I. A partir da família de processadores 486, a Intel começou a projetar seus processadores com um núcleo RISC, apesar de executar instruções mais complexas com a filosofia CISC.

II. Registradores vetoriais devem ser carregados por múltiplas instruções e serem executados em paralelo por diferentes processadores, em um barramento paralelo de altíssima velocidade.

II. Arquiteturas Superescalares são constituídas de múltiplos processadores, com execução de instruções em pipelines sequenciais, com memória cache independentes.

IV. Um processador matricial é composto por muitos processadores idênticos, que executam a mesma sequência de instruções sobre diferentes conjuntos de dados.

Assinale a alternativa que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • I. A partir da família de processadores 486, a Intel começou a projetar seus processadores com um núcleo RISC, apesar de executar instruções mais complexas com a filosofia CISC. Correto

    II. Registradores vetoriais devem ser carregados por múltiplas instruções e serem executados em paralelo por diferentes processadores, em um barramento paralelo de altíssima velocidade. Errado, os registradores não devem ser vetoriais, eles são memorias de altissima velocidade que ficam dentro do processador.

    II. Arquiteturas Superescalares são constituídas de múltiplos processadores, com execução de instruções em pipelines sequenciais, com memória cache independentes.Errado, se é Superescalare eles deveriam ser em paralelo os pipelines e não sequenciais, pelo menos esse foi o meu raciocinio, caso alguem possa corrigir.

    IV. Um processador matricial é composto por muitos processadores idênticos, que executam a mesma sequência de instruções sobre diferentes conjuntos de dados. Correto

    Portanto alternativa C

  • Jackson,

    III. Arquiteturas Superescalares são constituídas de múltiplos processadores, com execução de instruções em pipelines sequenciais, com memória cache independentes.Errado, se é Superescalare eles deveriam ser em paralelo os pipelines e não sequenciais, pelo menos esse foi o meu raciocinio, caso alguem possa corrigir.

    O errado nessa alternativa é o foto da ter memóra cache independente. O pipeline é sempre sequencial. Um pipeline paralelo seria o mesmo que um novo núcleo de processamento.

    Lembrando que o Pipeline serve para otimizar o uso do processador nas instruções que demoram mais do que 1 ciclo de máquina para serem excutados.

  • I. A partir da família de processadores 486, a Intel começou a projetar seus processadores com um núcleo RISC, apesar de executar instruções mais complexas com a filosofia CISC.

     

    II. Registradores vetoriais devem ser carregados por única instruções e múltiplos dados (SIMD), todas as operações de adição são efetuadas em um único somador, de alto grau de paralelismo.

     

    II. Arquiteturas Superescalares não são constituídas de múltiplos processadores. Elas exploram o paralelismo no nível de instruções, procuram obter um grau pleno de paralelismo criando-se mais de uma linha de montagem ou mais de um pipeline.

     

    IV. Um processador matricial é composto por muitos processadores idênticos, que executam a mesma sequência de instruções sobre diferentes conjuntos de dados.

     

    At.te

     

    Foco na missão


ID
2255572
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre a criação de Estilos no Microsoft Word 2007:

I. É possível importar automaticamente um ESTILO, no Microsoft Office 2007, de um arquivo no formato PDF (Portable Document Format).

II. Ao CRIAR um ESTILO é possível determinar a cor do texto ao qual será aplicado.

III. É possível editar o espaçamento entre linhas e entre parágrafos ao criar um ESTILO.

IV. É possível criar um novo ESTILO baseado em um ESTILO existente no Microsoft Word.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • NAO ENTENDI ESSE QUESTAO TEM COM ALGUEM TIRAR ESSA DUVIDA PRA MIM OBG.

  • Essa foi difícil de acertar.

    Fui mais na lógica mesmo.

    Alternativa Letra E

     

  • Fiquei na dúvida tbm para achar a errada, porém esta alternativa 1 não convenceu do PDF, se não me engano a partir do OFFICE 2010, é possivel abrir um arquivo PDF no Word, ele chega as vezes até a manter quase que 100% da formatação do texto. Por isso fiquei na dúvida, mas este importar automaticamente o estilo, foi que entregou a questão. Pq se o word não tiver o estilo do PDF ele ira colocar um similar.

    Portanto alternativa E

  • também fui na lógica...rsrs