- ID
- 2708716
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CEM
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
A área da região que fica entre os gráficos de g (x) = x2 - πx e ƒ(x) = cos2 (x) + sen (x ), 0 ≤ x ≤ π, è igual a:
A área da região que fica entre os gráficos de g (x) = x2 - πx e ƒ(x) = cos2 (x) + sen (x ), 0 ≤ x ≤ π, è igual a:
No plano Oxy, em que o eixo Oy é vertical e orientado para cima, um ponto material de massa m desliza sobre a curva xy = 1 , 1/2 ≤ x ≤ 2 , sob a ação exclusiva da força peso.
Admita que a aceleração da gravidade é g = 10m / seg2 e que o ponto material foi abandonado com velocidade nula no ponto mais alto da curva. Nessas condições, considerando o SI, seu vetor velocidade ao chegar ao ponto mais baixo da curva será:
Em duas colunas cilíndricas verticais C1 e C2, ambas de mesma altura e, respectivamente, de diâmetros d1 = d e d2 = 2d, ligadas por um cano de volume desprezível na sua parte inferior, são colocados quatro líquidos não miscíveis La, Lb, Lc e Ld. Obtém-se um equilíbrio para o sistema com La na parte inferior de ambas as colunas, Lb sobre La na coluna C1, Lc sobre La e Ld sobre Lc na coluna C2. Nessa posição de equilíbrio, as superfícies livres de Lb e de Ld encontram-se numa mesma altura, e a superfície de contato do líquido La com os outros líquidos é mais baixa na coluna C1, que na coluna C2. O líquido La tem densidade maior que os outros três.
Nessas condições, pode-se deduzir que as respectivas densidades μa, μb, μc e μd, dos líquidos La, Lb, Lc e Ld satisfazem: