SóProvas



Prova Quadrix - 2012 - CFP - Psicologia Social


ID
1794064
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir. 

I. O mito da natureza violenta dos excluídos tem implicações nas práticas cotidianas que configuram as relações entre as classes sociais.

II. Os meios de comunicação fornecem informações corretas que nos permitem avaliar adequadamente o quadro de violência que vem sempre aumentando nas grandes cidades brasileiras.

III. A causa da violência, associada ao comportamento dos jovens, deve ser buscada na falta de limites impostos pelos seus pais.

IV. Podemos dizer que, ao longo da história recente da adolescência, a ciência e o pensamento social construíram a ideia de "idade do perigo", que marca a transição da infância para a vida adulta.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D- I e IV estão corretas


ID
1794067
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo em vista as concepções atuais do processo de saúde-doença, assinale a afirmação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO saúde-doença :

    A ) Tanto o comportamento da pessoa saudável quanto o da pessoa doente devem ser compreendidos dentro do seu contexto social .

    B ) Prevenir a saúde (relacionado com a doença) ; promover (relacionado c saúde) .

    C ) Não há limite entre saúde e doença,senão graus e expressões diversas q se misturam .

    D ) Promover saúde é tarefa inter/disciplinar, cabe ao médico ,nutricionista , fisioterapeuta, enfermeiro,papel de conduzir o processo para diagnosticar e tratar .

    E ) A saúde deve ser entendida num sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida e, assim, não é um bem de troca, mas um bem comum .

    QUESTÃO :

    Processo saúde-doença, assinale a incorreta :

    GABARITO D ) :

    D ) Promover saúde é tarefa inter/disciplinar, cabe ao médico o papel de conduzir o processo para diagnosticar e tratar .

    Se é inter/discipliplinar cabe ao médico , enfermeiro , nutricionista..


ID
1794070
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir.

 I. O conhecimento psicológico sempre considerou, em suas teorias e práticas, a dimensão de gênero.

II. Gênero é entendido como elemento constitutivo das relações sociais percebidas entre os sexos.

III. As pesquisas na área de saúde da mulher têm demonstrado que a menopausa é uma experiência fisiológica que se apresenta de forma semelhante em todas as culturas.

IV. Está ainda presente, no imaginário social brasileiro, a representação da fidelidade feminina como fundamental para a valorização da mulher, sob a óptica masculina.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1794073
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a teoria das representações sociais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para Moscovici (1978), a Representação Social é uma construção que o sujeito faz para entender o mundo e para se comunicar. O autor buscava entender a construção do conhecimento cotidiano e a mudança, então, era o fundamento do interesse do deste. Todo objeto novo, por principio, provoca uma mudança no universo representacional do sujeito

     

    Spink (1997) alertava para os três contextos que fornecem o repertório ao qual recorremos para dar sentido às nossas experiências cotidianas, indicando sua temporalidade diversificada: o contexto cultural, marcado pelo tempo longo da história das mentalidades, o contexto social, o do tempo vivido no perímetro da história pessoal e o contexto interacional cravado no tempo curto da interação múltipla e variada em que vivemos como num presente que se renova sem cessar

     

    -------------------

    Gabarito: E


ID
1794076
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto da pesquisa em Psicologia Social, podemos definir os grupos focais como:

Alternativas
Comentários
  • "Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais. Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviço"

    Fonte: Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde


ID
1794079
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Psicologia Sócio-Histórica: 

I. As funções psíquicas superiores do ser humano foram desenvolvidas a partir da atividade consciente de transformação do mundo.

II. A consciência pode ser considerada como elemento central da constituição do psiquismo humano.

III. É necessário romper com as leituras normatizadoras da subjetividade e do campo psicológico.

IV. A compreensão crítica da realidade requer a identificação da gênese e do curso dos fenômenos que a constituem.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1794082
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A "Humilhação Social" discutida por Gonçalves Filho, J.M. em seu trabalho com mulheres pobres de São Paulo:

Alternativas
Comentários
  • O crime de tortura não precisa mais cumprir obrigatoriamente o inicio da pena em regime fechado.


ID
1794085
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia, com atenção, as assertivas a seguir.

I. A emoção e o sentimento não são entidades absolutas ou lógicas do nosso psiquismo.

II. Por serem sociais, as emoções são fenômenos históricos, cujo conteúdo e qualidade estão sempre em constituição.

III. Os avanços da neurociência e das técnicas biológicas, que buscam ampliar o tempo de vida e a felicidade humana, demonstram claramente a determinação genética das nossas maiores angústias. 

Pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
1794088
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"Psicologia social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social)". Essa definição corresponde à abordagem da Psicologia Social Científica apresentada por Aroldo Rodrigues, Eveline Asmar e Bernardo Jablonski em seu livro "Psicologia Social". Das afirmações a seguir, propostas pelos autores, quais são verdadeiras? 

I. A Psicologia Social tem por finalidade planejar soluções para os problemas sociais.

II. A Psicologia Social visa a propiciar mudanças de natureza política.

III. A Psicologia Social considera o indivíduo como unidade de análise.

IV. A Psicologia Social utiliza pesquisas de laboratório mais do que qualquer outro tipo de pesquisa.

V. A Psicologia Social considera mais importante a realidade percebida que a realidade objetiva. 

Pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A questão deveria ter sido anulada, para os autores a Psicologia Social considera a realidade percebida mais importante que a realidade objetiva. Assim, estariam corretas as afirmações III, IV e V, resposta que não é apresentada como opção pela questão. 

    RODRIGUES; ASSMAR; JABLONSKI. Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.  

  • Essa questão tá BEM errada!

    I. A Psicologia Social tem por finalidade planejar soluções para os problemas sociais. CORRETO! O próprio Aroldo comenta sobre a tecnologia social, como a atividade de planejamento de soluções de problemas sociais. 

    II. A Psicologia Social visa a propiciar mudanças de natureza política. CORRETO! Como que a psicologia social não tem um viés político? Bastos, por exemplo, define o conceito de direção política para a atuação do psicólogo, segundo o qual não é suficiente localizar as atividades do psicólogo em espaços criados para a inclusão de usuários não atendidos, se não há a perspectiva de transformação e supressão das desigualdades sociais.

    III. A Psicologia Social considera o indivíduo como unidade de análise. CORRETO! Essa até que vai, mas pelo amor de deus, LÓGICO que considera, mesmo que seja a nível macro. 

    IV. A Psicologia Social utiliza pesquisas de laboratório mais do que qualquer outro tipo de pesquisa. ERRADO! E a pesquisa-ação? 

    V. A Psicologia Social considera mais importante a realidade percebida que a realidade objetiva. ERRADO! OI??????? QUE?????? Não faz sentido. 

     

    AFFFFFFF

  • Acredito que a pergunta foi em relação ao que é a psicologia social para os autores. Tambem errei ao responde-la, pois não ficou muito claro para mim que não li os livros. A realidade percebida é mais importante, talvez porque ela que deva ser 'descristalizada' para o sujeito.

  • Gente...essa questão é com base cognitivista/positivista, por isso a alternativa correta é a E.

  • gabarito questionável..."no que diz  à perspectiva dos grupos, cada conjunto de pessoas é uma  de análise com identidade própria. Portanto, a psicologia social estuda os grupos humanos como um  intermédio entre o social-despersonalizado e o individual-particular."

  • No livro do Aroldo Rodrigues consta que o item V está correto (Psicologia Social, p. 29).


ID
1794091
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia, com atenção, as seguintes assertivas:

I. A construção da noção de "periculosidade" associada ao comportamento dos jovens serve como legitimação do tratamento violento, a eles dirigido, pelos agentes do Estado.

II. É necessária a atuação psiquiátrica/psicológica para tratar dos problemas e conflitos que setores da juventude vêm trazendo para o campo social.

III. É necessário desnaturalizar quaisquer noções totalizantes sobre a adolescência que se pretenda permanente e universal. 

IV. Devemos, numa perspectiva discursiva, questionar a visão instituída por um pensamento psicológico desenvolvimentista que estabelece características inerentes para cada uma das etapas da vida.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1794094
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo como referência a Intervenção Psicossocial, assinale a afirmação que está incorreta.

Alternativas

ID
1794097
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às contribuições da Psicologia Social Comunitária, no Brasil e na América Latina, analise as afirmações e assinale a que está incorreta.

Alternativas

ID
1794100
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) rompeu com a forma tradicional de entender e realizar a assistência à infância e à adolescência no Brasil. Analise as afirmações e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O ECA universalizou os direitos de crianças e adolescentes, colocando todos que estão abaixo dos 18 anos sob a mesma condição jurídica. não considero a mesma condição jurídica pois, há uma diferença entre criança e adolescente no que compete a aplicação de medida socioeducativa. Eu tentaria um recurso da questão. 

    A alternativa c com certeza está errada.
  • Questão extremamente mal elaborada. 

  • Questão péssima...a ao meu ver a letra c não está correta. Concordo com os colegas. 

     

  • perdi o q???

  • Afirmativa A - Bom, na questao objetiva todos estao debaixo da mesma égide legal, ja com relação a questão subjetiva, há variações para atendimento de critérios mais especificos, em suas peculiaridades.

  • Obviamente a letra C não esta correta, pois a questão pede para marcar a alternativa ERRADA!

  • Alguém explica a alternativa B?

    O sistema de justiça no Brasil não consegue garantir o cumprimento do ECA ao lidar com casos particulares.


ID
1794103
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmações, considerando o pensamento de Martin-Baró, ao refletir sobre o papel do psicólogo na sociedade e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A práxis da psicologia proposta por Martín-Baró é uma Psicologia da Libertação que busca uma abordagem crítica da realidade social que objetiva libertar o ser humano da alienação produzida por uma minoria dominante, onde o psicólogo social(infelizmente) tem um importante papel mediador e aponta para a necessidade de se desenvolver uma prática propondo a visão dos processos psicossociais a partir da vertente do dominado, ao invés de enxergá-lo da vertente do dominador. Todas as alternativas, exceto a "A", dizem respeito a tal visão:

     

    b) o trabalho do psicólogo deve buscar a desalienação das pessoas e grupos, para que isso os ajude a chegar a um saber crítico sobre si próprios e sobre a realidade;

     

    c) a conscientização constitui-se no horizonte primordial do "que fazer" psicológico;

     

    d) o psicólogo deve transformar sua prática profissional despojando-a de pressupostos teóricos adaptacionistas e de suas formas de intervenção a partir de posições de poder;

     

    e) o psicólogo deve preocupar-se com as conseqüências históricas concretas que sua atividade esteja produzindo.

     

    -------------------

    Gabarito: A


ID
1794106
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As seguintes afirmações apresentam características da Psicologia Social de orientação positivista, inspirada no modelo norte-americano pós-guerra. 

I. Propõe-se a descrever os processos observáveis dos encontros sociais.

II. Seus objetivos estão voltados para a procura de formas adequadas de ajustamento de comportamentos individuais ao contexto social.

III. O social é entendido apenas como a relação entre pessoas e não como um conjunto de produções humanas que constroem a realidade social e, ao mesmo tempo, o indivíduo.

IV. É uma Psicologia Social comprometida com a transformação das condições de desigualdade e injustiça social.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1794109
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os estudos dos grupos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva de qual referência "Kurt Lewin foi o primeiro estudioso a desenvolver uma teoria consistente sobre os grupos?"


ID
1794112
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a afirmação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "O psicólogo é o profissional que consegue “captar” a subjetividade do consumidor da notícia ou do produto de modo a tornar-se um bom analista do campo de subjetividade produzido por um comercial, notícia ou campanhas publicitárias.

    A psicologia e o psicólogo têm o poder de controlar as pessoas, de fazê-las comprar ou acreditar em algo que absolutamente não lhe interessa?

    Os comerciais procuram, sempre que possível, fugir de questões geradoras de conflitos na audiência. Apresentam geralmente um mundo idílico, perfeito, sem contradições, associando o produto ou serviço a essa atmosfera radiante e perfeita. Ao mesmo tempo, cuidam de produzir alguma verossimilhança com a realidade para que as pessoas não se sintam distantes deste mundo que pode ser alcançado. É nesse momento que nossa subjetividade é capturada. Essa captura se dá de uma forma muito sutil e, geralmente, fica muito difícil opor resistência a ela. Neste caso, diríamos que a resposta à questão colocada anteriormente é verdadeira. A Psicologia é utilizada pelo publicitário (e mesmo pelo psicólogo) para alcançar um tipo de convencimento que nos leva ao limite da ética. Os meios de comunicação de massa não têm o controle absoluto da nossa subjetividade."

    Portanto, os meios de comunicação em massa não detém o controle absoluto da nossa subjetividade sozinhos - precisam de uma estrutura minuciosamente pensada pela Psicologia para tal.


ID
1794115
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva dos estudos de Michel Foucault, analise as frases a seguir. 

I. A lógica discursiva que define a obsessão das sociedades contemporâneas pela juventude está ligada a uma concepção de sexualidade que faz referência à beleza e à atividade sexual.

II. Ainda hoje, em nossa sociedade, podemos observar a articulação da medicina, da demografia e da pedagogia na administração da conduta sexual da população.

III. A partir do século 18, os dispositivos de saber e poder deixam de incidir sobre o sexo da criança, permitindo a expressão livre de seus comportamentos.

IV. O dispositivo da "sexualidade" tem sua origem na separação do sexo do dispositivo da aliança que articulava as obrigações religiosas ou legais do casamento com a transmissão da propriedade e dos laços de sangue, constituindo o sistema social.

Pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
1794118
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as assertivas a seguir

I. A Psicologia Social Sócio-Histórica não privilegia a descrição do discurso (representações), mas a sua produção.

II. O pequeno grupo e as relações interpessoais são o objeto de estudo privilegiado da Psicologia Social Sócio-Histórica.

III. Na teoria dos papeis sociais, a abordagem da historicidade é considerada fundamental.

IV. Entre os recursos metodológicos utilizados pela abordagem sócio-histórica, encontramos a pesquisa participante e a pesquisa-ação.

Pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • I- verdadeiro - Segudo Gonçalves (2005) a Psicologia Social Sócio-Histórica "não privilegia a descrição do discurso (ou representações) e sim sua produção, a partir da gênese histórica da atividade social do indivíduo que se apropriou dos significados sociais, atribuindo-lhes sentidos pessoais, (p. 103)


ID
1794121
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na interface da Psicologia Social e a Saúde, podemos afirmar que:

I. As práticas em saúde ainda sustentam uma concepção fragmentada de saúde e o caráter impositivo e normatizador da visão positivista de ciência.

II. As práticas em saúde mostram ainda uma tendência a continuarem concentradas numa biotecnologia aplicada, fortalecendo a indústria farmacêutica e a de equipamentos médicos muito sofisticados.

III. É necessário cobrarmos as responsabilidades de cada pessoa pelas doenças e sofrimentos, tanto pelos estilos de vida inadequados quanto pelos aspectos patológicos de personalidade.

IV. A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) é o grande desafio para todos os trabalhadores da saúde e, em particular, para os psicólogos.

Diante das considerações acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1794124
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Psicólogo social que trabalha em um CRAS, em zona central degradada de cidade com mais de 200 mil habitantes, recebe uma família que mora em cortiço, enviada por agente de saúde que notou desestruturação familiar, crianças em situação de risco (subnutrição, trabalho infantil, violência doméstica) e desemprego dos adultos (mãe e companheiro). Considerando orientação do material do CREPOP, qual a postura desse psicólogo frente à demanda?

Alternativas
Comentários
  • Psicólogo social que trabalha em um CRAS, em zona central degradada de cidade com mais de 200 mil habitantes, recebe uma família que mora em cortiço, enviada por agente de saúde que notou desestruturação familiar, crianças em situação de risco (subnutrição, trabalho infantil, violência doméstica) e desemprego dos adultos (mãe e companheiro). Considerando orientação do material do CREPOP, qual a postura desse psicólogo frente à demanda?

    Receber a família e, junto com o assistente social, identificar as condições de vida que originaram o encaminhamento (se possível, in loco) e elaborar uma estratégia de apoio visando à proteção das crianças e possibilidades de geração de renda para os adultos.


ID
1794127
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numa comunidade ribeirinha, uma grande obra irá desalojar um grupo de pescadores. Uma ONG ambientalista contratou psicólogos sociais para ajudar a organizar a população a fim de resistir à desocupação, com o objetivo de obter melhores condições de transferência para a população atingida. Os psicólogos contratados resolveram trabalhar com a noção de processo grupai de Silvia Lane, que supõe: 

I. Que a população atingida deve formar barricadas e ocupar a área da obra como estratégia de resistência.

II. Ser importante a análise do processo de organização do grupo atingido, considerando a análise da atividade como forma de identificar relações de poder e significado social.

III. Ser necessário conhecer os interesses envolvidos para uma análise das condições objetivas e subjetivas que nos forneça possibilidade de avaliação das contradições existentes. 

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro da I é o psicólogo determinar o que deverá ser feito

  • Quando tem Silvia Lane, a resposta correta é a que é mais abstrata e confusa rsrs

  • Invejoso!!!

  • Os grupos desenvolvido por Silvia Lane estava estreitamente ligado à prática de pesquisa, sua e dos alunos, permitindo a produção de conhecimento sobre grupos a partir da aplicação em grupos específicos da sociedade.

ID
1794130
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um CAPS II planejou atividade de geração de renda para os seus usuários interessados em sua autonomia financeira. A atividade, além de colaborar na inserção desses usuários na comunidade, acaba resultando em estruturação pessoal dos envolvidos no projeto. Uma das atividades implicou a qualificação de um grupo de homens e mulheres adultos, como garçons e quituteiras, para realização de festas e coffee-breaks. A formação dos usuários envolveu a aquisição de conhecimento relativo à organização de cooperativa popular, obedecendo ao princípio de autonomia e socialização do resultado do trabalho executado. Podemos afirmar que, numa experiência desse tipo, a psicologia social:

Alternativas

ID
1794133
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um estudo atitudinal, realizado em um grande centro metropolitano, psicólogos sociais buscaram a mudança de atitude de usuários do metrô quanto ao uso e conservação dos veículos durante o transporte da população. Para tanto, orientaram uma campanha publicitária que versou sobre o comportamento esperado e, de certa forma, ridicularizava o personagem cujo comportamento era inadequado. Nessa circunstância podemos dizer que:

Alternativas

ID
1794136
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma comunidade extrativista instalada em zona de proteção e que vive da coleta de castanha da Amazônia, uma família está sendo forçada a abandonar sua casa. O grupo que produz a pressão é ligado a uma madeireira clandestina que tem interesse no abandono dessa área para poder realizar o comércio ilegal de madeira sem testemunhas. A pressão é realizada com violência, e um dos filhos mais velhos dessa família foi encontrado morto em um igarapé no meio da floresta. No momento, a família discute se o melhor não seria ir morar em condições mais precárias numa favela na periferia de Manaus e abandonar os benefícios obtidos por eles nesse projeto de inclusão social. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta correta é a letra D


ID
1794139
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bernardes, A. G. & Guareschi, N. M. F., a partir de relato de pesquisa em hospital psiquiátrico de Porto Alegre, dizem: ''Ao discutirmos estratégia e situações que decorrem da implantação da Lei de Reforma Psiquiátrica estamos problematizando a constituição de identidades de trabalhadores da saúde mental, não em um âmbito geral abstrato, mas referente às interpelações pelas quais auxiliares de enfermagem vão fixando outros modos de pensarem e se perceberem como trabalhadores de um campo institucional no qual são rediscutidas as políticas tanto de saúde, quanto administrativas/' Considerando a afirmação das autoras, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • ''Ao discutirmos estratégia e situações que decorrem da implantação da Lei de Reforma Psiquiátrica estamos problematizando a constituição de identidades de trabalhadores da saúde mental.

     

    b) As autoras pretendem discutir sobre o modo como uma política de saúde produz efeitos sobre a constituição de novas identidades do trabalhador dos sistemas de saúde.

  • Uma questão que requer intepretação de texto, mais que embasamento teórico sobre a reforma psiquiátrica.


ID
1794142
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Fernando González Rey considera que o fenômeno social, quando encarado do ponto de vista da subjetividade, constitui uma condição que ele chama de subjetividade social. Considerando a posição do autor, podemos dizer que: 

I. Subjetividade social é a expressão da pessoa em público.

II. Trata-se de uma expressão que prioriza o campo dos significados em detrimento dos sentidos pessoais.

III. As configurações psicológicas são estruturas psíquicas que fazem a ponte entre o real e o imaginário.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • A subjetividade social não é reprodução dos diferentes espaços sociais, mas sim produção simbólica e de sentido subjetivo que caracteriza a vida das pessoas que circulam nesses diferentes espaços sociais (GONZÁLEZ REY, 2003).

     

     

    http://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/Saude_e_Subjetividad/A_saude_como_processo_subjetivo.pdf

  • Na perspectiva da subjetividade social, elucidada por Rey (2003), os processos sociais deixam de ser vistos como externos em relação aos indivíduos e passam a serem vistos como processos implicados dentro de um sistema complexo, a subjetividade social, da qual o indivíduo é constituído e constituinte. 

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnEPQ67.pdf


ID
1794145
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As concepções de representação são bem distintas entre Moscovici e Goffman. Considerando a orientação teórica de cada um desses teóricos da psicologia social, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • O sociólogo canadense Erving Goffman é um dos expoentes da visada conceitual que associa as representações às encenações, uma vez que sua obra se dedica a estudar a vida social fazendo uma metáfora com o drama teatral. Para o autor, uma representação pode ser “[...] considerada como uma espécie de imagem, geralmente digna de crédito, que o indivíduo no palco e como personagem efetivamente tenta induzir os outros a terem a seu respeito.” (GOFFMAN, 2013, p. 271). 


ID
1794148
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas públicas hoje fazem parte do trabalho do psicólogo social. O Estado é o grande empregador desse segmento, além da presença desse profissional em organizações sociais que prestam serviço ao Estado. Aos poucos a discussão sobre políticas públicas chega à grade curricular dos cursos de psicologia e, hoje, esse conteúdo faz parte da formação de nossos psicólogos. Considerando essa afirmação, podemos dizer que:

Alternativas

ID
1794151
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Importante psicóloga social brasileira radicada na Inglaterra, Sandra Jovchelovitch diz em seu livro Representações Sociais e Esfera Pública: "A esfera pública, portanto, é discutida atualmente em dois níveis: 1) como um conceito-guia no projeto político de estabelecer uma democracia radical; e 2) como um fenômeno histórico, aberto à avaliação e crítica. Ela permanece uma ideia paradigmática para pensar a democracia e a possibilidade de um espaço para o exercício do diálogo na vida comum.'

Alternativas

ID
1794154
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Neves, S. M & Bernardes, N. M. G., a psicologia comunitária:

"[É] uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda os sistemas de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários."

"Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade."

Alternativas

ID
1794157
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Martins, S. T. F.: "Entre os autores não há concordância em considerá-las como sinônimo. Thiollent (1986), por exemplo, estabelece diferenças entre as duas... [uma] tem base empírica e deve estar intrinsicamente ligada com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Neste processo, tanto os pesquisadores quanto os representantes da situação ou do problema em foco deverão estar envolvidos de modo cooperativo ou participativo." Quando menciona as duas vertentes, ele está se referindo a:

Alternativas

ID
1794160
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"A ênfase na promoção de saúde e prevenção da doença abre, portanto, uma nova dimensão: a da determinação social da doença. O social se faz presente não apenas na explicação do processo saúde-doença, como também em nível do comportamento, trazendo para a discussão a reflexão sobre a cultura de classe". Spink, M. J., ao comentar a 8ª Conferência Nacional da Saúde, faz referência ao trabalho do psicólogo, que deve ser:

Alternativas

ID
1794163
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Serge Moscovici, importante psicólogo social francês, desenvolveu, no final do século XX, importante teoria psicossocial que deslocou a centralidade psíquica, do ponto de vista cognitivo, das atitudes para a construção social do saber cotidiano, como referência para o comportamento de pessoas, grupos, comunidades. Sua teoria foi fortalecida por muitos pesquisadores que aderiram a essa nova forma de pensar a psicologia social e que é muito difundida no Brasil. Estamos falando da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Teoria da Representação Social.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092004000200014

  • A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi proposta pelo psicólogo social Serge Moscovici. Ela estuda a inter-relação entre sujeito e objeto e como se dá o processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo individual e coletivo na construção das Representações Sociais, um conhecimento de senso comum.

     

    -------------------

    Gabarito: A


ID
1794166
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo social, chamado por um gestor municipal para contribuir com a retirada de pessoas que moram em área de risco (morro com perigo de deslizamento em período de chuvas intensas), apresentou-se a uma equipe da defesa civil, composta por militares especializados em área de risco, assistente sociais, médicos e enfermeiros com experiência em emergências, engenheiros e arquitetos com conhecimento de urbanismo em áreas de risco. A população em risco recusava-se a sair de suas moradias, definidas como precárias e com alto risco de desmoronamento, temendo que ela pudesse ser invadida quando desocupadas. Qual deveria ser nossa expectativa com relação à intervenção do psicólogo social nessa equipe?

Alternativas

ID
1794169
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numa favela da zona norte carioca, visada pelo tráfico, estabeleceu-se uma área de pacificação com o ingresso da polícia na favela e a instalação de um posto policial permanente. Foram instalados novos equipamentos públicos, entre eles uma UPA e um CRAS. Por meio de uma ONG, psicólogos sociais passaram a fazer um trabalho de organização da população, inclusive para discutir as conseqüências da ocupação. Do ponto de vista do conhecimento acumulado pela psicologia social no Brasil, podemos dizer que se trata de:

Alternativas

ID
1794172
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Furtado, O.: "...O repertório de 'idéias' de uma determinada cultura, de uma determinada nação, de um grupo social, tem como base o processo histórico do desenvolvimento das forças produtivas e, ao mesmo tempo, acaba influindo no próprio processo econômico, ou seja, no desenvolvimento das formas subjetivas de expressão desse processo de desenvolvimento." O autor está discutindo:

Alternativas

ID
1794175
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"A Humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais, é efeito da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra. Mas é também dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar. A humilhação vale como modalidade de angústia e, nesta medida, assume internamente - como impulso mórbido - o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado." O texto mencionado refere-se:

Alternativas

ID
1794178
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numa cidade com 100 mil habitantes com boa qualidade de vida, a longevidade dos moradores aumentou consideravelmente. Isso trouxe um novo problema que exigiu a intervenção do gestor público para encontrar solução para o aumento do número de velhos e a condição de ociosidade em que se encontravam. Os psicólogos sociais chamados para orientar a realização do trabalho sugeriram uma estratégia de ação. Qual das alternativas representa a melhor saída para a situação?

Alternativas
Comentários
  • Estatuto do Idoso, ART. 21 parágrafo 2:

    Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e identidades culturais. 

  • Gab ´- D

     

  • Dificil acreditar que a lei realmente determina o que deve ser feito dando apenas 2 opções.


ID
1794181
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Robert M. Farr adota um critério para classificar a psicologia social no seu desenvolvimento histórico. Ele classifica determinadas correntes como psicologia social sociológica e como psicologia social psicológica. Farr, ao fazer essa classificação, está pretendendo:

Alternativas