SóProvas



Prova UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Geografia e História


ID
4217737
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atente ao seguinte excerto: “As questões socioambientais são aspectos inerentes ao funcionamento do sistema terrestre: primeiro, a compreensão de que a Terra é um sistema singular, está aberta para a troca de energia e matéria; e segundo, atualmente as atividades econômicas e humanas são capazes de promover profundas transformações no sistema global em uma escala complexa, interativa e evidentemente acelerada”.

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Sustentabilidade Ambiental no Brasil: biodiversidade,
economia e bem-estar humano. Livro 7. p.20. 2010.
Brasília.

Lendo o excerto acima, observa-se a importância e a necessidade crucial da discussão das questões socioambientais na sociedade global nesse momento da história. Considerando essa premissa, é correto afirmar que as questões socioambientais precisam necessariamente ser tratadas

Alternativas

ID
4217740
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia atentamente o seguinte excerto: “Essa geometria do sistema fluvial resulta do ajuste do canal à sua seção transversal e reflete o inter-relacionamento entre as variáveis descarga líquida, carga sedimentar, declive, largura e profundidade do canal, velocidade do fluxo e rugosidade do leito”.

Cunha, S. B. da. Geomorfologia Fluvial. Geomorfologia
uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro.
Bertrand Brasil. 1994. p.214.

Considerando a tipologia dos canais fluviais, é correto afirmar que os canais que se caracterizam por apresentar um grande volume de carga de fundo, associados às flutuações das descargas e que se subdividem em sucessivas ramificações separadas por ilhas assimétricas ou barras arenosas são conhecidos como canais

Alternativas

ID
4217743
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia atentamente a seguinte descrição da situação da caatinga: “Caatinga intensamente degradada submetida a processos de desertificação e com solos e biodiversidade irreversivelmente comprometidos, [...] exposições rochosas, matacões, solos erodidos com intensa utilização pelo pastoreio extensivo”.

FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e
Recursos Hídricos. Zoneamento ecológico econômico
das áreas susceptíveis à desertificação do núcleo II.
Fortaleza. Expressão Gráfica.
2015. p.46.

Considerando a degradação da caatinga e o processo de desertificação no estado do Ceará, analise as seguintes afirmações:

I. O Sertão dos Inhamuns, a região do Baixo Jaguaribe e os Sertões da Região de Irauçuba representam alguns dos principais núcleos em processo de desertificação no estado do Ceará.
II. Dentre as consequências da desertificação estão a migração das populações afetadas para os centros urbanos, o aumento das secas edáficas e o assoreamento de rios e reservatórios.
III. Fatores como o sobrepastoreio, a mineração e o uso intensivo dos solos estão entre as causas do processo de desertificação.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Baixo Jaguaribe não sofre com o processo de desertificação.

ID
4217746
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A formação das precipitações pluviométricas envolve processos complexos de disponibilidade de vapor da água na atmosfera, partículas em suspensão, mecanismos de circulação atmosférica, assim como o comportamento de fatores físicos como pressão, temperatura e umidade. As nuvens desempenham um papel primordial na formação e nos tipos de precipitação. Geralmente as precipitações convectivas mais fortes estão associadas às nuvens do tipo

Alternativas
Comentários
  • Repare que o enunciado em si não iria ser tão assertivo, quando, ao final do texto, o comando da questão cita "precipitações convectivas MAIS FORTES". Ou seja, estamos pensando aqui em tempestades, algo mais intenso, sendo característica da Cumulunimbus, aquela nuvem que nós assistimos em filmes de catástrofes climáticas, ou então quando há um forte temporal na nossa cidaade.

    A

    EsPCEx 2022

  • UP altas aventuras me ensinou o que são cumulonimbus. Grato!


ID
4217749
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A textura microscópica ou criptocristalina de uma rocha, usualmente encontrada em rochas ígneas e rochas sedimentares químicas, cujos componentes minerais são tão pequenos que não podem ser reconhecidos macroscopicamente é conhecido como

Alternativas
Comentários
  •  A designação dada em  à  das , em geral , que apresentam  tão fina que os  da componente  não são detectáveis a . As rochas que apresentam esta estrutura são frequentemente designadas por afanitos

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Afan%C3%ADtica#:~:text=Afan%C3%ADtica%20(do%20grego%20%CE%B1%CF%86%CE%B1%CE%BD%CE%B7%CF%82%2C%20%22,s%C3%A3o%20detect%C3%A1veis%20a%20olho%20nu.

  • afanítica Textura de rocha muito fina que não permite identificação mineralógica macroscópica e aplicável. Textura micro ou criptocristalina de uma rocha em que os componentes minerais são tão pequenos que não podem ser reconhecidos macroscopicamente.

  • a) errada. fanerítica é o contrário da afanítica, ou seja, a gente consegue ver os cristais.

    b) rugosa é uma classificação da rocha, não tem nada a ver com a pergunta

    c) são cristais tão pequenos que até microscopicamente é difícil de identificar. Na questão, considera-se reconhecido macroscopicamente.

    d) gabarito.


ID
4217752
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atente à seguinte notícia: “A maior ilha do Havaí continuava em alerta máximo neste sábado (5) após o vulcão Kilauea expelir lava sobre áreas residenciais, forçando centenas de pessoas a sair de casa, enquanto uma série de terremotos atingiam a região”.

 Havaí permanece em alerta máximo após onda de
terremotos e erupção de vulcão lançar lava no solo.
Reuters 05/05/2018 12h00. Disponível em:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/havai-permanece-em-alerta-maximo-apos-onda-de-terremotos-e-erupcao-de-vulcao-lancar-lava-no-solo.ghtml 

Considerando os processos relacionados às atividades vulcânicas, analise as afirmações abaixo.

I. As erupções do tipo Havaiana se caracterizam pela formação de rios de lava que escoam a partir da cratera dos vulcões, como no caso no vulcão Kilauea.
II. As erupções vulcânicas do tipo pliniana se caracterizam por serem altamente explosivas e formarem densas nuvens de material piroclástico.
III. Os tipos de erupções estão intimamente associados à característica composicional do tipo de magma.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
4217755
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Suponha que, durante uma navegação entre um determinado ponto A até um ponto B, um navegador seguiu as direções ESE, SSE e OSO. Considerando a orientação pela rosa dos ventos, é correto afirmar que a direção

Alternativas
Comentários
  • o gabarito do q concursos esta errado, em outro site e na minha resposta eram letra A.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjbmYvz-bLsAhUkHbkGHUVdDekQFjAAegQIAxAC&url=https%3A%2F%2Fwww.indagacao.com.br%2F2018%2F08%2Fuece-2018-suponha-que-durante-uma-navegacao-entre-um-determinado-ponto-a-ate-um-ponto-b.html&usg=AOvVaw0O4lFMj2DtGeQz2-c27m6o

  • Gabarito esta correto

    SSE = su-sudeste

  • SSE esta entre S e SE. Não tem gabarito

  • A QUESTÃO NÃO TEM GABARITO!! ABRAM UMA ROSA DOS VENTOS E ANALISEM

  • Nenhuma das respostas está correta.

    A) ESE - está entre o Se e E

    b) OSO - está entre o O e So

    c) ESSE - não existe essa direção

    d) SSE - está entre o S e o Se

  • A questão foi anulada


ID
4217758
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os depósitos eólicos cearenses, do ponto de vista geomorfológico, formam as dunas costeiras que ocorrem em toda a extensão do litoral do estado do Ceará. Considerando a origem dos sedimentos que formam dunas e seus mecanismos de controle atuais, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4217761
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é um país privilegiado do ponto de vista dos recursos hídricos. Algumas das bacias hidrográficas brasileiras estão entre as maiores e mais importantes do mundo.
Considerando as bacias hidrográficas brasileiras, analise as seguintes afirmações:

I. A Bacia Tocantins-Araguaia é a menor bacia hidrográfica brasileira, ocupando 0,25% do território nacional. Grande parte está na Região Centro-Oeste, nos Estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.
II. A Bacia do Paraná ocorre em uma área de planalto, fato que favoreceu a construção de várias usinas como Furnas e Itaipu.
III. Os rios Gurupi, Pericumã, Mearim, Itapecuru Munim e Turiaçu compõem a Bacia Hidrográfica Atlântico Leste.
IV. Na bacia do Atlântico Sul, predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar. As exceções mais importantes são os rios Itajaí e Capivari, em Santa Catarina.

Está correto o que se afirma somente em

Alternativas

ID
4217764
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Mata Atlântica é uma das formações florestais mais importantes do Brasil. É composta por formações nativas como a floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, floresta ombrófila aberta, floresta estacional semidecidual, floresta estacional decidual e ecossistemas associados.

Considerando as condições de formação e manutenção desse bioma, é correto apontar como uma de suas características

Alternativas
Comentários
  • A) O maior bioma brasileiro é o Bioma Amazônico.

    B) A Mata Atlântica representa apenas os estados litorâneos do Brasil (Nordeste e Sudeste)

    C)

    D) A associação do imenso patrimônio cultural à biodiversidade, em que as paisagens naturais se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas também identifica-se a presença de matas ciliares, matas de encosta e banhados.

    Os campos nativos são as vegetações apropriadas para a pecuária e sua principal localização é o sul do Brasil, no bioma dos Pampas.

    A letra C fica um pouco mais difícil de responder com precisão, então vamos por eliminação :)


ID
4217767
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a ciência geográfica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • mole é teu c*

  • A questão aborda a geografia como um todo, desse modo, deve-se analisar qual traz um panorama central da ciência geográfica.

    A)Errada: Aqui temos uma afirmação equivocada, uma vez que cita apenas o geoprocessamento espacial

    B)Incorreta:Apesar de estudar as áreas visíveis, deve-se lembrar que ela não se limita somente a tudo aquilo que se pode ver.

    C)Incorreta:A alternativa cita que essa ciência só estuda os ambientes intactos na natureza, no entanto, a geografia estuda também as ações humanas em ambientes alterados.

    D)Correta:Nessa temos um panorama geral da geografia.


ID
4217770
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os últimos trinta anos ficaram marcados por uma tendência cada vez maior de expansão global das relações capitalistas. No entanto, recentemente, surgiram movimentos que questionam a globalização desenfreada e o internacionalismo liberal, defendendo, em seu lugar, um forte regionalismo ou o fechamento comercial de fronteiras nacionais. Entre as muitas variedades destes movimentos NÃO se incluem

Alternativas

ID
4217773
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Como anfitriã da Copa do Mundo de futebol de 2018 e pela longa tradição na política, na economia e na cultura internacional, a Rússia chama a atenção da opinião pública mundial. Atente ao que se diz sobre as características desse país e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Ao contrário do período que se estendeu de 1922 a 1991, quando a Rússia comandava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e se apresentava como uma superpotência mundial, o presente momento é de ostracismo geopolítico.
( ) Embora a população russa seja relativamente grande, sua densidade demográfica é baixa devido ao enorme tamanho do país, sendo a região da Sibéria a mais povoada.
( ) Não há muitos grupos étnicos diferentes na Rússia e isso explica, no país, a maior tolerância para com homossexuais e imigrantes africanos.
( ) A atuação russa na busca por maior influência política internacional é efetiva, como demonstra, entre outros, a suspeita de ingerência na última eleição dos Estados Unidos e o apoio dado ao regime de Bashar al-Assad, na Síria.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
4217776
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atente ao que se diz a seguir sobre a relação entre meio ambiente e expansão dos espaços urbanos/metropolitanos no Brasil.

I. Nas capitais brasileiras, o desenvolvimento tecnológico permitiu que os habitantes consumissem menor quantidade de recursos naturais, reduzindo os custos com o tratamento de resíduos sólidos e com o reaproveitamento do lixo urbano.
II. Nos grandes centros urbanos brasileiros, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos indivíduos pertencentes aos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.
III. Em duas décadas, a motorização individual se ampliou consideravelmente nas pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, e isso justifica o aumento dos congestionamentos e a redução da qualidade no transporte urbano.

Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  • GABA-C

    Desde de quando só pobre que polui?

  •  II. Nos grandes centros urbanos brasileiros, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos indivíduos pertencentes aos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

    Esse fato ocorre e com bastante frequência, mas não podemos esquecer das grandes indústrias com seus resíduos que não são biodegradáveis (máquinas, produtos tóxicos, equipamentos eletrônicos etc.)


ID
4217779
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a produção do território no Ceará, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fortaleza ascendeu como principal núcleo econômico principalmente após a construção da Estrada de Ferro Baturité - EFB.
  • a importância dada ao plantio do algodão e a implantação da rede ferroviária, no século XIX, provocaram uma mudança hierárquica dos núcleos urbanos cearenses, fazendo Fortaleza desbancar Aracati no comando das relações comerciais do território.


ID
4217782
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione corretamente as grandes regiões brasileiras apresentadas, a seguir, com sua recente caracterização, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I
(Região)
1. Nordeste
2. Norte
3. Sudeste
4. Centro-Oeste

Coluna II
(Caracterização)
( ) A vasta extensão geográfica, sua riqueza biológica e mineral, a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que esta região seja considerada uma região de rarefação demográfica e baixa densidade técnica.
( ) Corresponde à região onde está mais consolidada a implantação dos sistemas técnicos e dos fluxos acelerados da modernidade, portadora de um denso conjunto de atividades de produção e serviço.
( ) Com índices de crescimento econômico destacados na última década, tornou‑se visível nesta região a expansão do agronegócio, do consumo, da indústria e do turismo litorâneo, sobre um quadro social e político fortemente marcado por valores tradicionais.
( ) É uma região de “ocupação periférica e recente”, mas onde a rapidez da implantação dos valores modernos criam zonas e redes de operações empresariais com tecnologia de ponta na agricultura e na indústria.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4217785
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a relação entre urbanização e clima urbano, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O que me deixa mais assustado nessa questão é que tem gente que ainda marca a letra B! Kkkk

  • Quando eu li "Ao contrário dos mitos difundidos pela mídia" já descartei essa alternativa sem precisar ler o restante kkkkk

    Sobraram 3 alternativas:

    a) na inversão térmica o ar frio é impedido de circular

    c) nas grandes cidades ocorre a ilha de calor (o ar é mais quente)

    d) gabarito

  • A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.

    Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, pois nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentaçãos.. O índice pluviométrico (chuvas) também é menor durante o inverno, fato que dificulta a dispersão dos gases poluente


ID
4217788
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco.

( ) Tem o objetivo de levar água para milhões de pessoas, atendendo, nos seus eixos norte e leste, os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
( ) Apesar de procurar atender o consumo humano e animal, um dos principais objetivos do projeto também é contemplar grandes produtores de fruticultura irrigada, principalmente no eixo norte, onde são poucas as cidades atingidas pelo canal.
( ) Entre os projetos adicionais da transposição, e na busca de evitar a contaminação das águas, pretende-se eliminar, nas margens dos canais, todas as lavouras que utilizam agrotóxicos.
( ) A mais ambiciosa proposta associada à transposição do rio São Francisco busca garantir uma reordenação fundiária na região Nordeste, eliminando os latifúndios tradicionais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
4217791
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro político da América Latina aos diferentes países onde se manifestaram, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I
1. Argentina
2. Peru
3. Venezuela
4. Bolívia

Coluna II
( ) Pedro Pablo Kuczynski, apresentou sua renúncia ao Congresso em 2018, às vésperas de uma votação de impeachment, em meio ao escândalo político envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e a compra de votos.
( ) A liderança política de Evo Morales enfrenta uma situação de incerteza depois do referendo constitucional realizado em fevereiro de 2016, que culminou com a derrota do oficialismo na sua intenção de modificar um artigo constitucional para permitir uma nova postulação do presidente em 2019.
( ) Maurício Macri realiza uma política econômica de inspiração neoliberal, numa proposta contrária às políticas estatizantes que marcaram os anos de kirchnerismo.
( ) O país apresenta inflação meteórica, com escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica, com uma recessão que gera radicalização política entre oposição e governo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4217794
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca do espaço agrário no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Na B: Sofre forte incremento da produção agrícola capitalista, viabilizando redes e complexos agroindustriais que tiraram a importância da agricultura de subsistência cultivada por pequenos camponeses.

    Ainda existe muita agricultura de subsistência no Brasil, acho muito radical alegar que tiraram a importância dessa.


ID
4217797
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atente para os excertos apresentados a seguir.

“(...) No Brasil atual, ainda se acredita que os amuletos estão associados a cultos afro-brasileiros, o que nem sempre é verdadeiro. Um caso clássico é o da figa. Vinculada a um passado escravista e, por isso, a uma origem africana, é um amuleto antiquíssimo, provavelmente da Europa mediterrânica, e que não teve só a função que hoje se conhece, de trazer sorte e proteger o usuário:(...) E mesmo vindo do Mediterrâneo, foi perfeitamente incorporado aos amuletos afro-brasileiros, evidenciando assim uma mistura de culturas”.

PAIVA, Eduardo França. Pequenos objetos, grandes

encantos. In: Revista Nossa História. Rio de Janeiro:

Biblioteca Nacional, ano 1, nº 10, agosto 2004. p.58-59



“(...) A abundância diversificada e o recrudescimento do devocionário privado no Brasil antigo explicam-se, antes de mais nada, pela multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do novo mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos. Por se tratar de crenças e rituais condenados pelos donos do poder espiritual, tiveram de ocultar-se no recôndito das matas ou no secreto das casas”.

MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e

o calundu. in: História da vida privada no Brasil: Cotidiano

e vida privada na América portuguesa. São Paulo:

Companhia das Letras,1997, p.220.


A partir dos excertos acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Brasil apresenta grande sincretismo religioso, por exemplo a Umbanda.

    LETRA B

    APMBB

    Sincretismo religioso : é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina


ID
4217800
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 7 de abril de 1831 e 24 de julho de 1840, o Brasil foi governado por regentes. Isso deveu-se à abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro em favor de seu filho que tinha então cinco anos e quatro meses de idade. Esse Período regencial, de pouco mais de 9 anos, teve inicialmente duas regências trinas, e após um ato adicional, em 1834, que alterou o modelo de regência previsto na Constituição Imperial de 1824, teve, também, duas regências unas.

Essa época da história brasileira foi marcada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    Um rápido resumo...

    De um lado tínhamos os "moderados", que defendiam a ideia de centralização. Na oposição, ficavam os "exaltados", que defendiam a descentralização, ou seja, a efetiva autonomia das províncias e as liberdades individuais.

    Bons estudos!

  • A Sabinada era contra o governo e não contra a a monarquia

  • REVOLTAS OCORRIDAS NESSE PERÍODO: CABANAGEM, BALAIADA, SABINADA, FARROUPILHA E MALÊS.

  • trabalhistas... não da ne pessoal, PROGRESSISTAS! Por isso a ultima ta errada, e sim houve mudanças no sentido federalistas, por mais pequenas que foram, como as assembleias provinciais criadas por Feijó

  • LETRA A. Vale lembrar que a regência foi um dos períodos mais conturbados

  • Algumas revoltas de caráter separatista como a Farroupilha no Rio Grande do Sul, outras defenderam a monarquia como a Sabinada que defendeu a separação da Bahia até a maioridade do imperador D. Pedro II.


ID
4217803
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo de Felipe I à frente do reino português (1581-1598) marcou o início da União Ibérica, período em que os dois reinos ibéricos foram governados pelo mesmo soberano, após a guerra de sucessão portuguesa. Este mesmo monarca, chamado Felipe II, na Espanha, originou a dinastia filipina.

Em relação ao Brasil, a chegada do rei espanhol ao trono português teve como consequência

Alternativas
Comentários
  • a ocupação do litoral nordeste do Brasil pelos holandeses, que pretendiam retomar o comércio do açúcar.

  • /2

  • /2

  • /2

  • Os holandeses criaram a Companhia das Índias Ocidentais, a fim de obterem seus próprios territórios do outro lado do Atlântico. No início de maio, organizaram uma esquadra composta por 26 navios e 3.400 homens para conquistar a cidade de Salvador. Na época, ela era uma das mais importantes cidades da América, não somente por ser sede administrativa e religiosa da colônia, mas pelos rentáveis negócios do açúcar, tabaco e de escravizados praticados na região. Mas em março de 1625, menos de um ano depois de conquista, Salvador foi retomada por uma armada luso-espanhola chamada Jornada dos Vassalos. Após a expulsão, os holandeses invadiram e se estabelecerem em Pernambuco, em 1630.

  • Essa unificação trouxe consequências para as colônias americanas, principalmente no Brasil. Os holandeses eram inimigos dos espanhóis, de quem se separaram por causa da sua independência, e aproveitaram a unificação das duas coroas para invadir o Nordeste brasileiro e dominar as técnicas de produção açucareira.

    (fonte: brasil escola)

  • A Espanha acaba não interferindo muito nas colônias, não interferindo em cargos que portugueses ocupavam na colônia, a situação mais importante é o atrito existente entre Holanda e Espanha, culminando no fim da parceria comercial existente entre holandeses e os colonos.

    Letra D.

    BRASIL!

  • Sumariamente, Os Espanhóis tinham brigas com os Holandeses e quem teve que pagar o pato foi Portugal, que era unido a Espanha, então, suas colonias foram atacadas.

    LETRA E

    APMBB


ID
4217806
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo que conduziu à abolição da escravidão no Brasil e que contou com a atuação de nomes como José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Luís Gama, Castro Alves, Rui Barbosa e muitos outros intelectuais teve seu desenlace com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888; contudo, conforme o excerto a seguir, muitos veem esse processo como inacabado.
“Conservadora e curta, com pouco mais de duas linhas, a Lei nº 3.353, a chamada Lei Áurea, decretou, no dia 13 de maio de 1888, o fim legal da escravidão no Brasil. Mas se a escravidão teve seu fim do ponto de vista formal e legal há 130 anos, a dimensão social e política está inacabada até os dias atuais. Essa é a principal crítica de estudiosos e militantes dos movimentos negros à celebração do 13 de maio como o dia do fim da escravatura”.
GONÇALVES, Juliana. 130 anos de abolição inacabada.
Brasil de fato. Acessível em:
https://www.brasildefato.com.br/2018/05/13/130-anos-de-uma-abolicao-inacabada/acesso em 05/07/2018.


Em relação ao fim da escravidão no Brasil, na perspectiva do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Letra A: apressou a queda do já combalido sistema monárquico e sua substituição por uma república em 15 de novembro de 1889, mas não criou condições necessárias para a plena integração dos libertos na sociedade brasileira.

    3 pilares para queda da monarquia:

    questão escravocrata, religiosa e militar.

  • Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, que ocupava a regência do trono enquanto o pai estava fora do país, assinou a Lei Áurea, que acabou com a escravidão. Festejos em comemoração ao ato duraram semanas, afinal a campanha pela abolição conquistara a opinião pública e dispunha de associados em todas as províncias. 

    Mas passadas as comemorações, a monarquia não apresentou soluções para incorporar estas populações libertas na sociedade brasileira, permanecendo como “subcidadãos” nas décadas seguintes. No Nordeste, a maioria continuaria a trabalhar nas fazendas dos antigos donos, enquanto nas áreas de cultivo de café em regiões como São Paulo e Rio de Janeiro eles representavam 60% da mão de obra empregada. 


ID
4217809
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente para o seguinte excerto:

“(...) trocar manufaturas baratas por negros na costa ocidental da África; permutar os negros por matérias-primas nas colônias americanas: por fim, vender as matérias primas na Europa a altos preços, ou seja, a dinheiro contado. Comércio de resultados fantásticos em que o lucro nunca ficava por menos de 300% e podia em certos casos render até 600%”.

FREITAS, Décio. O escravismo brasileiro. 2.ed. Porto
Alegre: Mercado Aberto, 1982. p.24.

Esse sistema de comércio que foi fundamental para a colonização brasileira por custear a Coroa portuguesa através da sua taxação é conhecido como sistema

Alternativas
Comentários
  • O comércio triangular ocorria entre :

    EUA ( comprava açúcar e vendia pelos escravos ou trocava)

    CUBA (açúcar)

    África ( escravos)

  • Comércio triangular foi o nome atribuído às relações comerciais estabelecidas entre três continentes do mundo: África, Europa e Américas (do Norte, do Sul e Central), entre os séculos XVI e XIX. Os europeus e suas metrópoles como Portugal, Espanha, Inglaterra e França encabeçaram esta forma de exploração e fizeram do mundo atlântico um negócio bastante lucrativo


ID
4217812
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao seguinte trecho da música O Bonde de São Januário, do compositor Wilson Batista:

[...] Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar [...]

O samba O Bonde de São Januário, escrito em 1940, teve uma versão anterior na qual o autor versa da seguinte forma: “[...]O bonde de São Januário leva mais um sócio otário / só eu não vou trabalhar [...]”.

Esse caso notório de readequação da letra de uma música aos ditames políticos de uma época configura

Alternativas
Comentários
  • A data ,por si só, remete ao Estado Novo!

  • 1940 - matou a questão

    30-34 gov provisório

    34-37 gov constitucional

    37-45 ESTADO NOVO


ID
4217815
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O modelo Nacional-desenvolvimentista, surgido no governo de Getúlio Vargas, fortaleceu-se no período em que Juscelino Kubistchek governou o país e se estendeu aos governos seguintes. Essa ideologia que teve no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) sua principal escola formuladora e difusora, da qual participaram nomes como Hélio Jaguaribe e Nelson Werneck Sodré, também contou com a colaboração de influentes personagens da cultura nacional, como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Heitor Villa Lobos, Celso Furtado, dentre outros.

Entre as contribuições, para o Brasil, da ideologia Nacional-desenvolvimentista difundida pelo ISEB encontra-se

Alternativas
Comentários
  • A Sudene foi um órgão criado pelo governo JK com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico na região Nordeste. Seu primeiro presidente foi o economista Celso Furtado, que trouxe para o órgão a ideologia nacional-desenvolvimentista cultivada em ambientes como o ISEB. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros foi criado em 1955, durante a transição entre o suicídio de Vargas e a posse de JK, vinculado ao Ministério de Educação e Cultura. Era um instituto de pesquisa, desfrutando de plena autonomia de cátedra em relação ao Ministério e aos governos. Até ser extinto pelo Golpe Civil-Militar de 1964, o ISEB foi o núcleo propagador das ideias nacional-desenvolvimentistas no Estado brasileiro, tendo bastante influência nos sucessivos governos, especialmente no de Juscelino.

    Logo, a resposta correta é a letra C


ID
4217818
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante os anos da ditadura militar no Brasil, instaurada após o golpe de 31 de março de 1964, surgiram diversos movimentos de apoio e de oposição àquele regime. A VPR, Vanguarda Popular Revolucionária, foi um desses movimentos que se caracterizou por

Alternativas
Comentários
  • Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) foi um grupo de luta armada  de  que lutou contra a , visando à instauração de um governo de cunho socialista no país. Formou-se em  a partir da união dos dissidentes da organização  (POLOP) com militares remanescentes do  (MNR).

  • KKKKKKKKKK SÓ RINDO

  • gabarito letra B

    Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada pelo ex- capitão do Exército Carlos Lamarca, morto na Bahia, em 17 de setembro de 1971; e o Partido Comunista do Brasil (PC do B), uma dissidência do PCB. As organizações armadas, conhecidas também como guerrilha, fizeram assaltos a bancos e seqüestros de diplomatas para trocá-los por presos políticos e colaboradores do regime.

    A Ação Popular foi, na década de 60, um dos mais importantes movimentos de resistência ao regime militar. Teve origem em 1962 a partir de grupos católicos, especialmente influentes no movimento estudantil. De 62 até 1972 a Ação Popular fez todos os presidentes da UNE. De inicialmente moderada a AP passou a discutir a necessidade da luta armada, devido à radicalização dos órgãos de repressão. A AP lançou o movimento Contra a Ditadura e em 67 mudou sua sigla para APML (Ação Popular Marxista-Lenista) buscando aliar-se aos movimentos camponeses e de bóias-frias. Vários líderes da AP foram assassinados. A AP terminou com sua incorporação ao PC do Brasil.

    Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/ditadura_militar_resistencias/

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/

  • VIVENDO E APRENDENDO... OPZ

    FAZENDO QUESTÕES E APRENDENDO. ESSE VAI PRO MEU CADERNO

  • agir como uma organização de guerrilha que praticou assaltos a bancos para custear a luta contra a ditadura e até atos mais ousados como o sequestro do embaixador suíço e do cônsul japonês


ID
4217821
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A década iniciada em 1980, marcou a política cearense com algumas alterações significativas na estrutura tradicional do poder político local. A esse respeito, atente aos seguintes itens e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) eleição de Tasso Jereissati, pelo PMDB, em 1986, a governador do Ceará, quebrando a hegemonia dos coronéis e seus representantes;
( ) vitória de Maria Luiza Fontenele, pelo PT, nas eleições municipais de 1985, primeira mulher eleita prefeita de uma capital de estado no Brasil;
( ) eleição de Marcos Cals, pela ARENA e depois PDS, como senador da república pelo Ceará com um mandato que durou de 1979 até 1985;
( ) vitória de Gonzaga Mota, pelo PDT, em 1989, como candidato de consenso, após a assinatura do Acordo de Brasília por Virgílio Távora, Ciro Gomes e Adauto bezerra.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
    1. eleição de Tasso Jereissati, pelo PMDB, em 1986, a governador do Ceará, quebrando a hegemonia dos coronéis e seus representantes
    2.  vitória de Maria Luiza Fontenele, pelo PT, nas eleições municipais de 1985, primeira mulher eleita prefeita de uma capital de estado no Brasil;


ID
4217824
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente os seguintes excertos:

“A imprensa nacional pôde conhecer melhor o governador de Alagoas a partir dos ataques violentos que ele começou a fazer contra Sarney. A imagem do homem público ‘moderno’, campeão de luta contra a corrupção e ‘caçador de marajás’ passou a ser amplamente divulgada pelos meios de comunicação. O político rico, bem vestido, bronzeado, esportista e que dominava o inglês e o francês fez sucesso no Brasil. (...)”

MOTA, Miriam B., BRAICK, Patrícia R.
História: das cavernas ao terceiro milênio.
1ª ed. São Paulo: Moderna, 2005, p.191.


“(...) Milhões de dólares captados durante a campanha foram desviados por PC, que arcava até com as despesas particulares do presidente e sua esposa. Todos os dias circulavam notícias sobre desvio de dinheiro, uso de verbas públicas com fins particulares, superfaturamento de obras, propinas cobradas por empreiteiras e concorrências fraudulentas. Ministros deixaram seus cargos e a primeira-dama, afastada da presidência de honra da Legião Brasileira de Assistência (LBA), foi acusada de corrupção”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.;
SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. História: volume único
para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2004, p.465


Apesar de abordarem temas bem atuais, os trechos acima foram publicados em 2005 e 2004, respectivamente, e fazem menção

Alternativas
Comentários
  • A alternativa já é autoexplicativa.

    ''ao apoio da grande mídia a Fernando Collor de Mello que, depois de eleito presidente em 1989, renunciou devido um processo de impeachment, em meio a acusações feitas pela mídia e por seu próprio irmão''.

    O irmão do Fernando Affonso Collor de Mello , Pedro Collor , denunciou um esquema que envolvia desvio de dinheiro publico. O esquema envolvia o chefe de campanha de Fernando Collor, PC Farias.

  • LETRA E.

    Para complementar, Collor ainda pensando que seu governo era popular, pedia em rede nacional para que os brasileiros saíssem as ruas vestidos com as cores e bandeira do Brasil para mostrar que o impeachment era uma afronta ao real desejo do povo, mas para sua surpresa, as pessoas foram as ruas sim como forma de protesto, mas vestidas de preto, simbolizando o luto ao governo de seu atual presidente e os caras pintadas, ligas de estudantes que saíram as ruas pedindo a retirada de Collor do Poder.


ID
4217827
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange aos primeiros ancestrais dos seres humanos, os hominídeos, considere as seguintes afirmações:

I. O Homo erectus utilizou instrumentos de pedra e o fogo.
II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno.
III. O Homo habilis viveu no princípio do Pleistoceno inferior.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • é de lascar uma questão dessa

  • C

    II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno.

    Errado pois, o Homo neanderthalensis 'conviveu' com o Homo sapiens e foi extinto inexplicavelmente.


ID
4217830
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As Guerras Púnicas, que se constituíram por uma série de combates entre Roma e Cartago no período entre o século III e o século II a.C., assinalaram uma mudança radical na história de Roma e do mundo antigo, porque

Alternativas
Comentários
  • A briga deles era pelo domínio de influência na região do mediterrâneo. Uma vez q Roma ganhou, gera a consequência do gabarito

  • As Guerras Púnicas O que foram e quando ocorreram?

    As Guerras Púnicas foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago (cidade-estado fenícia do norte da África), que ocorreram entre os anos de 264 a.C. a 146 a.C.

     Ganharam este nome, pois os romanos chamavam os cartagineses de púnicos (punici).

     As principais causas das Guerra Púnicas foram:

    - Anexação da Magna Grécia pela República Romana.

     - Conflito de interesses entre os cartagineses e romanos, originado da expansão territorial da República Romana na região do Mar Mediterrâneo. Antes das guerras, Cartago dominava o comércio marítimo no Mediterrâneo.

     - Política expansionista romana que objetivava dominar toda a região do Mediterrâneo e controlar o comércio marítimo.

     As três guerras púnicas

    1ª – Primeira Guerra Púnica – ocorreu entre os anos de 264 a.C. e 241 a.C. No início foram batalhas terrestres no Norte da África e ilha da Sicília. Na segunda etapa, caracterizou-se por conflitos navais. Roma saiu vitoriosa, conquistando a Sicília, Sardenha e Córsega. As forças militares de Cartago foram comandadas por Amilcar Barca, general cartaginês.

     2ª – Segunda Guerra Púnica – ocorreu entre os anos de 218 a.C. a 201 a.C. É a mais conhecida da História em função da estratégia do líder militar cartaginês Aníbal. Cruzando os Alpes, Aníbal comandou o exército cartaginês com grande quantidade de soldados e elefantes. Embora tivessem obtido sucesso em várias batalhas iniciais, Cartago saiu derrotada quando Roma resolveu atacar o território cartaginês, forçando Aníbal a retornar para proteger sua terra. Foi durante a Segunda Guerra Púnica que os romanos conquistaram a Península Ibérica.

     3ª – Terceira Guerra Púnica - ocorreu entre os anos de 149 a.C. e 146 a.C. A última etapa das guerras decretou a vitória romana sobre os cartagineses. Cartago foi totalmente destruída por Roma, que conquistou o domínio sobre o Mar Mediterrâneo, fato de grande importância para a formação do futuro Império Romano.

    Consequências principais:

    -Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo.

     - Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região.

    - Aumento do poder político e econômico de Roma na Europa e norte da África.

     - Impulso para novas conquistas territoriais romanas e formação do que seria o Império Romano.

     Curiosidade histórica:

    - Enquanto os romanos chamaram os conflitos de “Guerras Púnicas”, os cartagineses chamaram de “Guerras Romanas”.

     

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/historia/guerras_punicas.htm


ID
4217833
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após o fim do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., o panorama político e cultural europeu encontrou-se extremamente fragmentado e, aos poucos, iniciou-se o processo feudal. Considerando essa proposição, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a periodização relativa ao feudalismo.

( ) Entre os séculos VI-VIII formaram-se os reinos romanos-bárbaros.
( ) No ano de 800 d.C. Carlos Magno criou o Sacro Império Romano-Germânico.
( ) O Sacro Império Romano-Germânico foi dividido em três partes em 843.
( ) O sistema Feudal firmou-se em toda a Europa entre os séculos IX e XI d.C.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • V, V, V, V.


ID
4217836
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir do século V d.C., a língua latina, utilizada em todo o Império Romano, passou a ser influenciada pelos idiomas falados por populações que invadiram o Império, especialmente os germânicos e os árabes, dando surgimento às Línguas Românicas, também conhecidas como Línguas Neolatinas. São línguas neolatinas que surgiram do encontro do latim com outros idiomas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B, pois todas derivam do latim.


ID
4217839
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A situação demográfica da África no século XIX não sofreu alteração significativa em seu conjunto. Mesmo com a intensificação da campanha a favor da abolição do tráfico negreiro, não houve resultado imediato. À medida que o tráfico em direção às Américas diminuía, aumentava rumo a

Alternativas

ID
4217842
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A nação europeia que, na Idade Moderna, estabeleceu o primeiro império colonial foi

Alternativas
Comentários
  • Portugal foi o primeiro país a ter independência comercial associada ao mercantilismo por conta da sua independência com a Revolução de Avis, tornando-se um condado portucalense e recebendo investimentos da burguesia.

  • portugal 555555555


ID
4217845
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a Idade Média, relacione corretamente os acontecimentos apresentados a seguir aos valores do código de Cavalaria Medieval, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I
1. Guerra Santa
2. Cruzadas
3. Reconquista

Coluna II
( ) Ação de libertação da Espanha do domínio árabe.
( ) Liberação do domínio da Terra Santa dos muçulmanos.
( ) Combate que tem como objetivo a defesa da verdadeira fé.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Você sabendo que o principal objetivo das cruzadas por partem dos cristãos era dominar Jerusalém matava a questão, pois para eles Jerusalém era a terra santa

  • Guerra Santa = Tem haver com as religiões monoteístas, que utilizavam recursos extremistas para propagar sua fé

    Ex: Islamismo e o Cristianismo

    Cruzada = Ofensiva Católica para libertar Jerusalém dos Muçulmanos

    Reconquista = Liberar a península ibérica dos muçulmanos ( contexto de formação de Portugal )

    LETRA C

    APMBB


ID
4217848
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na América Latina, alguns presidentes que foram eleitos por meios constitucionais legais e usufruíam de aceitação popular foram destituídos, como ocorreu em Honduras em 2009 e no Paraguai em 2012. Os respectivos presidentes depostos foram

Alternativas

ID
4217851
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a motivo(s) da migração venezuelana em direção a cidades colombianas e brasileiras.

Alternativas

ID
4217854
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No ano de 2014, a ativista paquistanesa Malala Yousafai ganhou o prêmio Nobel da Paz. A mais jovem ganhadora de um Nobel é sobrevivente de um atentado por parte de talibãs ocorrido em 2012 e desde então tem sido um ícone internacional

Alternativas