SóProvas



Prova UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro de Segurança no Trabalho


ID
3062548
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112, de 11 de novembro de 1990, estabelece, no Art. 143, que a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.


Com relação às disposições gerais sobre o Processo Administrativo Disciplinar é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Lei nº 8.112/90

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

  • Da sindicância poderá resultar: a) arquivamento do processo; b) aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; c) instauração de processo disciplinar.

  • Da sindicância poderá resultar o arquivamento do processo, a aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (TRINTA) dias ou a instauração de processo disciplinar.

  • Gabarito: C

  • Correção dos itens:

    ( A) Da sindicância poderá resultar o arquivamento do processo, a aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias ou a instauração de processo disciplinar.

    (B) Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    (C) Desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, as denúncias sobre irregularidades, confirmada a autenticidade, serão objeto de apuração. (GABARITO)

    (D) Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, é sugerida a instauração de processo disciplinar.

    Fonte: Lei 8.112

  • GABARITO C

    LEI 8112/90

    a)  Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

           I - arquivamento do processo;

           II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

           III - instauração de processo disciplinar.

    b) Art. 144, Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    c) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    d)  Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • GABARITO: LETRA C

    Título V

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Capítulo I

    Disposições Gerais

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    A)        INCORRETA. De acordo com o artigo 145, Inciso I, II e III, da Lei nº 8.112 de 1990, da sindicância pode ocorrer: arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias ou a instauração de processo disciplinar.

    Na alternativa A) foi indicado suspensão de até 90 dias.

    B)         INCORRETA. Com base no artigo 144, parágrafo único, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei-, “quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada por falta de objeto".

    C)          CORRETA. De acordo com o artigo 144, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei -, as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, contanto que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.


    D)          INCORRETA. De acordo com o artigo 146, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei -, sempre que o ilícito realizado pelo servidor gerar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias de demissão, de cassação de aposentadoria ou disponibilidade ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Na alternativa D) foi indicada a penalidade de suspensão por mais de 10 dias, logo, a alternativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: C) 


ID
3062551
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais, contido na Resolução 04/1999, o Reitor será nomeado pelo Presidente da República, que o escolherá de lista tríplice de docentes, organizada em reunião conjunta do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores, respeitada a legislação vigente.


Com relação ao processo de escolha do Reitor e suas peculiaridades, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • art. 26. O Reitor será nomeado pelo Presidente da República, que o escolherá de lista tríplice de docentes, organizada em reunião conjunta do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores, respeitada a legislação vigente.

    § 1 O Reitor terá mandato de 4 (quatro) anos, contados de sua posse, permitida uma recondução.

    § 2 A lista tríplice de docentes, pela ordem de votos obtidos, será encaminhada à autoridade competente até 60 (sessenta) dias antes de extinto o mandato do Reitor em exercício ou, nos demais casos de vacância, dentro dos 60 (sessenta) dias subsequentes à vaga.

    § 3 Poderão concorrer à lista tríplice os docentes membros da carreira de magistério superior da Universidade, em efetivo exercício, respeitada a legislação vigente.


ID
3062554
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às regras a que se sujeita o servidor público nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o estágio probatório, considerando as disposições da Lei n° 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Lei nº 8.112/90

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    § 1º  4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.     

    § 2º  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3º  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4º  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.        

    § 5º  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1º, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento. 

     

    Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.​

  • Deveria mesmo ter Habilidade de comunicação kkk

  • No estágio probatório se analisa: Assiduidade, Disciplina, Capacidade de INICIATIVA (erro da questão), Produtividade e Responsabilidade

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

    RAPID

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

    capacidade de Iniciativa

    Disciplina

    Prazos de prescrição de ação disciplinar: (18025)

    Advertencia 180 dias

    suspensão 2 anos

    Demissão, cassação de aposentadoria e disponibilidade, destituição de cargo em comissão: 5 anos

    prazos de cancelamento do registro: (35)

    Advertencia 3 anos

    Suspensão 5 anos

  • ¬ Interrompem o estágio probatório as seguintes licenças: (Política Forma Organismo Com Doença):

    Política - Licença pra atividade política;

    Forma - curso de formação;

    Organismo - trabalhar em organismo internacional

    Com - licença pra acomanhar cônjuge deslocado

    Doença - Doença em pessoa da família.

    ¬ Licenças que o em estágio probatório não pode -> MA-TRA-CA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21

  • gaba: A

    ART. 20

    § 5º  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1º, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento. 

  • GABARITO A

    LEI 8112/90

    A) Art. 20, § 4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    B) Art. 20, § 4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

     I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    C) Art. 20, § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

    D) Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

  • NO ESTÁGIO PROBATÓRIO VC DEVE SER : RAPID

    Resposabilidade

    Assiduidade

    Pontualidade

    Iniciativa

    Disciplina

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 20.   § 5   O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1 , 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.   

    Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Avaliação do servidor:

    PADCR (padecer)

    Produtividade

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de iniciativa

    Responsabilidade

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    A)               CORRETA. Com base no artigo 20, § 5º, da Lei nº 8.112 de 1990, o estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos dispostos nos artigos 83, 84, § 1º, 86 e 96, igualmente na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado quando cessar o impedimento.

     

    B)                INCORRETA. De acordo com o artigo 91, da Lei nº 8.112 de 1990, a critério da Administração poderá ser concedido ao servidor ocupante de cargo efetivo, contanto que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

     

    C)                INCORRETA. Com base no artigo 20, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, “o servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e apenas pode ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".

     

    Na alternativa C) foi informado que o servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, de chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, logo, a alternativa está incorreta.  

    D)               INCORRETA. Com base no artigo 20, Inciso I, II, III, IV e V, da Lei nº 8.112 de 1990, durante o período de avaliação para o desempenho cargo serão observados os respectivos fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

    Na alternativa D) foi indicado como fatores de avaliação a capacidade de liderança e a habilidade de comunicação, logo, a alternativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: A) 


ID
3062557
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais, contido na Resolução 04/1999, leia as afirmações acerca do corpo técnico e administrativo da Universidade.


I - Os servidores técnicos e administrativos têm por atividades as relacionadas com a permanente manutenção e adequação do apoio técnico, administrativo e operacional necessário ao cumprimento dos objetivos institucionais, sendo vedadas as atividades de direção, chefia, coordenação, assessoramento que são exclusivas dos docentes.

II - Os servidores técnicos e administrativos estarão representados nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor de Órgão Suplementar, Congregação de Unidade Acadêmica, Câmara Departamental e Assembleia do Departamento.

III - A representação dos servidores técnicos e administrativos será de até 30% (trinta por cento) dos membros docentes dos órgãos colegiados, respeitando-se sempre a exigência mínima de 51% (cinquenta e um por cento) para os membros docentes e, no que couber, a de 1/5 (um quinto) dos docentes para a representação discente.


Está(ão) CORRETA(S) a(s)afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • Gabaito: C

    II - Os servidores técnicos e administrativos estarão representados nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor de Órgão Suplementar, Congregação de Unidade Acadêmica, Câmara Departamental e Assembleia do Departamento.

  • Estatuto UFMG. Resolução 04/99

    Art. 83. O corpo técnico e administrativo da Universidade tem por atividades:

    I - as relacionadas com a permanente manutenção e adequação do apoio técnico, administrativo e operacional necessário ao cumprimento dos objetivos institucionais; ( I )

    II - as inerentes ao exercício de direção, chefia, coordenação, assessoramento e assistência na própria Instituição. ( I ).

    Art. 84. Os servidores técnicos e administrativos estarão representados nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor de Órgão Suplementar, Congregação de Unidade Acadêmica, Câmara Departamental e Assembleia do Departamento ou estrutura equivalente a este. ( II )

    § 1 A representação dos servidores técnicos e administrativos será de até 15% (quinze por cento) dos membros docentes dos órgãos colegiados referidos no caput deste artigo, respeitando-se sempre a exigência mínima de 70% (setenta por cento) para os membros docentes e, no que couber, a de 1/5 (um quinto) dos docentes para a representação discente. ( III )

    Alternativa correta letra C.


ID
3062560
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base no Anexo 1 da Norma Regulamentadora de número 15 (NR 15), da Portaria 3214, de 1978, do Ministério do Trabalho, qual é o valor, em decibéis, do incremento de duplicação do Limite de Tolerância (LT) do nível ruído que implica na redução de 50% do tempo de máxima exposição diária permitida a esse LT ?

Alternativas
Comentários
  • Sempre lembrar: Fator de dobra a cada 5 db.

  • NR 15 - FATOR DE DOBRA 5

    NHO 01 - FATOR DE DOBRA 3

    Gabarito D


ID
3062563
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um pedreiro da construção civil trabalha numa obra predial cuja exposição ao nível de pressão sonora, medido em decibéis, varia de forma intermitente ao longo do dia em razão de suas atividades, dos equipamentos utilizados por ele e pelos colegas. Para considerar a variação do nível de ruído, a avaliação da exposição ocupacional desse trabalhador foi realizada utilizando um audiodosímetro.


Assinale a alternativa que indica como esse aparelho deve ser ajustado e onde as leituras devem ser feitas para se realizar a medição de modo a verificar se o trabalhador está exposto acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Anexo1 da NR 15 da Portaria 3214/78.

Alternativas
Comentários
  • Ruído contínuo ou intermitente = SLOW "A"

    Ruído impacto = FAST "C"

    Gabarito letra D

    ahhhhhh, deve estar posicionado próximo a ZONA auditiva, ali perto de 50mm a 150mm do ouvido. No ombrinho, pode? PODE!

  • Só complementando o comentário do Ricardo. Ruído de impacto também é avaliado utilizando o circuito de compensação linear.

  • Só complementando o comentário do Ricardo. Ruído de impacto também é avaliado utilizando o circuito de compensação linear.


ID
3062566
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o Anexo 3 da NR 15 da Portaria 3214/78, para avaliar se o limite de tolerância de exposição à sobrecarga térmica foi ultrapassado, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • o IBUTG médio é ponderado para uma hora, por isso que em sua fórmula ocorre a divisão por 60.

    Para isso precisamos pegar os valores para uma hora.

    30 min - trabalho no forno

    15 min - trabalho na bancada

    15 min - trabalho de atividade leve! (descanso)

    Com base nessas informações e nos valores os termômetros que iremos fazer as avaliações, ponderada para um ciclo de 1 hora!


ID
3062569
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à avaliação da exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada de um trabalhador que utiliza lixadeira e policorte em operações de polimento e corte (de granito, ardósia, tijolo e concreto),e considerando o Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • (A) Não lembro a vazão...

    (B) Definição de poeira respirável, não de poeira total.

    (C) Gabarito.

    (D) O LT para exposição à sílica depende da concentração de quartzo cristalino contido na poeira. O LT é obtido através da fórmula presente no Anexo 12 da NR 15.

  • ---> C)

    NR 15 - Anexo 12

    3. Tanto a concentração como a percentagem do quartzo, para a aplicação deste limite, devem ser determinadas a partir da porção que passa por um seletor com as características do Quadro n.° 1.

    QUADRO N.º 1

    Diâmetro Aerodinâmico (um) (esfera de densidade unitária) ------> % de passagem pelo seletor

    <= 2 ---> 90%

    2,5 ---> 75%

    3,5 ---> 50%

    5,0 ---> 25%

    10,0 ---> 0%


ID
3062572
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho

Considerando o Anexo 2 da NR 15 da Portaria 3214/78, e com relação ao ruído de impacto, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3062575
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo em vista a exposição de um trabalhador à poeira contendo sílica livre cristalizada acima do limite de tolerância estabelecido pelo Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78 e considerando a Instrução Normativa Número 1, de 1994, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A proteção individual para sílica livre cristalizada é determinada através das amostras tomadas com impactador (impinger) no nível da zona respiratória e contadas pela técnica de campo claro. A percentagem de quartzo é a quantidade determinada através de amostras em suspensão aérea. Logo, a escolha do tipo adequado de máscara (Respirador) e do tipo de filtro a ser utilizado depende da concentração de poeira contendo sílica livre cristalizada em relação ao limite de tolerância.

  • gab. B

    -Sílica livre e cristalizada (quartzo): esse agente químico penetra no organismo por inalação na forma de poeira mineral: pedreiras de granito ou de arenito, minas de cobre, fábrica de abrasivos, jateamento de areia, fundições, construção civil; e com misturas que contenham quartzo (carvão, caulim, quartzito, areia, argila); de modo que a proteção adequada será feita com máscaras tipo respiradores e o filtro sera em conformidade à concentração, ao tamanho e à ocorrência do quartzo, critérios esses avalizados quantitativamente pela sua dispersão no ambiente.

  • Nr 6 - anexo I

    P1 para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas; e ou

    P2 para proteção contra poeiras, névoas e fumos; e ou

    P3 para proteção contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos;

    e) peça um quarto facial, semifacial ou facial inteira com filtros químicos e ou combinados para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores e ou material particulado.


ID
3062578
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o anexo 14 (riscos biológicos) da NR 15 da Portaria 3214/78, em relação à caracterização da insalubridade, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Independente de epi, é uma atividade caracterizada pela exposição ao risco. Item 15.1.3
  • De acordo com o anexo 14 (riscos biológicos) da NR 15 da Portaria 3214/78, a caracterização da insalubridade é realizada pela avaliação qualitativa. Logo, é correto afirmar que independe do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por parte do trabalhador.

    GABARITO: C

  • Avaliação qualitativa. Ou seja, se há, já está caracterizada a insalubridade. Não é necessário avaliar tempo de exposição e concentração.

  • 10. Os limites de tolerância fixados no Quadro n.° 1 são válidos para jornadas de trabalho de até 48 (quarenta e oito) horas por semana, inclusive.

    10.1 Para jornadas de trabalho que excedam as 48 (quarenta e oito) horas semanais dever-se-á cumprir o disposto no art. 60 da CLT.


ID
3062581
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora número 9 (NR 9) da Portaria 3214/78, o estudo de desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva dos ambientes de trabalho deverá obedecer à seguinte hierarquia:

Alternativas
Comentários
  • No item 9.3.5.2 da NR-9 Temos:

    O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer à seguinte hierarquia:

    a) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;

    b) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

    c) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

  • medidas de controle:

    EPC

    Medidas que eliminam ou reduzam a utilização

    Medidas que previnam a liberação ou disseminação

    Medidas que reduzam os níveis ou concentração

    ADM

    EPI


ID
3062584
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o Anexo 11 da Norma Regulamentadora número 15 da Portaria 3214/78, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Erros sutis e que fazem toda a diferença. Destaco o erro da alternativa A:

    A) A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório do trabalhador. Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.

    Gabarito: D

  • A tabela I do anexo 13 da NR 15 não estabelece em termos quantitativos limite de tolerância para os asfixiantes simples!

    Apenas destaca que para ambientes com nível de concentração de O2 estiver abaixo de 18%, em locais que tenham presença desses gases, deve ser considerado RGI (risco grave e iminente)!

  • Na coluna "ABSORÇÃO TAMBÉM PELA PELE" estão assinalados os agentes químicos que podem ser absorvidos, por via cutânea, e portanto exigindo na sua manipulação o uso da luvas adequadas, além do EPI necessário à proteção de outras partes do corpo. 


ID
3062587
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Lei 6514/77, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:

Alternativas
Comentários
  • conforme o enunciado, a lei 6514 não fala de todas essas atividades;

     - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

    nesse caso você precisaria associar a CLT com a nr 15...

  •  - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.


ID
3062590
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho

Assinale a alternativa que apresenta espaços que, de acordo com a NR 3 da Portaria 3214/78, NÃO são classificados como Espaço Confinado.

Alternativas

ID
3062593
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O método de investigação de acidente Árvore de Causas (ADC) permite identificar

Alternativas
Comentários
  • A metodologia ADC parte da comparação das competências requeridas (necessárias ao bom desempenho de um determinado conjunto de processos de trabalho). Em outra frente, a comparação entre o resultado esperado e o resultado medido mostra realizações superiores ou inferiores ao requerido.

    No caso da alternativa B, o ADC tem a competência de reconhecer algum ponto falho da NR e que possa ter ocasionado o acidente. Ou seja ela foi além da NR.

  • Não entendi o erro da alternativa A. Se trocasse a palavra explicam por contribuíram para ocorrência... estaria correto? Achei letra A e letra B corretas.

    help me!


ID
3062596
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o método de investigação de acidente Árvore de Causas (ADC), é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No gabarito eu trouxe uma fonte de estudos ou livros, os erros comentarei com minha palavras, para praticar né!

    A - O conceito de variação é um dos elementos chave na investigação de acidente quando se utiliza o método ADC.

    Correto: Trata-se de método baseado na Teoria de Sistemas, o qual aborda o acidente de trabalho como fenômeno complexo, pluricausal e revelador de disfunção na empresa, considerada como um sistema sócio-técnico aberto. Sua aplicação exige reconstrução detalhada e com a maior precisão possível da história do acidente, registrando-se apenas fatos, também denominados fatores de acidente, sem emissão de juízos de valor e sem interpretações(Correção da Letra B), para, retrospectivamente, a partir da lesão sofrida pelo acidentado, identificar a rede de fatores que culminou no AT (Cuny & Krawsky, 1970; Monteau, 1980; Monteau, 1983). O método utiliza o conceito de variação, entendida como mudança ocorrida em relação ao funcionamento habitual do sistema (indústria, oficina etc.), considerada indispensável à ocorrência do acidente.(Comentário do Gabarito) Utiliza também o conceito de atividade, constituída de quatro componentes: indivíduo (I), considerado em seus aspectos físicos e psico-fisiológicos; tarefa (T), entendida como a seqüência de operações executadas pelo indivíduo e passível de observação; material (M), representado por máquinas, instrumentos, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários ao desenvolvimento do trabalho; meio de trabalho (MT), entendido em seus aspectos físicos e em suas relações sociais (Para Estudo, na prova caiu sobre o conceito de variação, mas na sua vai cair conceito de Atividade e você vai acertar, sabe pq? pq a prova vai ser feita para você, sua hora chegou)

  • B O juízo de valor elaborado por parte da equipe de investigação em relação aos fatos identificados é fundamental para construção da árvore de acidentes.

    Errado: Quando estudamos investigação de acidente, estudamos que não podemos procurar culpados, devemos fazer uma coleta de dado de forma imparcial, chegar no ambiente e aplicar as técnicas, não devemos colocar nossa opinião sem um levantamento. chega no lugar já com um pensamento, "IXI, ALI FOI O ANDAIME MAL INSTALADO, ELE FOI TENTAR SEGURAR NA BARRA, ACABOU SEGURANDO NO CABO ENERGIZADO E MORREU" A pessoa nem fez uma investigação e já acha como foi o acontecido, tu comeu bost4 de cigano par tentar acertar as coisas?Não! Não seja a vizinha chata, "nossa, chegou esse horário pq tava bebendo todas, olha a cara dele" mal sabe que tava no hospital por infecção bacteriana!

    C - A coleta de informações sobre o acidente deve ser realizada sem a participação do trabalhador acidentado para evitar que ele oculte fatos essenciais

    Errado. As bancas gostammmmmmmmm de colocar essas opções, onde não precisa da informação do trabalhador, onde precisa penaliza-lo para não repetir, tudo isso é fakenews! O trabalhador é a peça CHAVE para um bom levantamento, por isso nos livros de investigação de acidente eles recomendam que perguntemos o mais rápido possível os trabalhadores testemunhas e que sejam feitas perguntas que não tenha como resposta "Acho que..." "tava cansado..." Outro ponto que o livro ensina é fazer a entrevista separadamente dos demais.

    D - A questão a ser feita para construção da árvore a partir dos fatos coletados é “Quem contribuiu para a ocorrência do fato Y?”.

    Errado: como citado acima, não procuramos por quem, procuramos pelo "que". Lembrando que no português que o "quem" tenta retomar a pessoa. Quem fez isso? X O que houve aqui?OK

  • Gab. A

    A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

    https://www.banasqualidade.com.br/artigos/2014/04/arvore-de-causas-uma-metodologia-de-analise


ID
3062599
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014) caracterizam os “lançadores de alerta” como:

Alternativas
Comentários
  • Durante o período de incubação, o reconhecimento do perigo e as possibilidades de correção que disso decorrem são atestadas pelo fenômeno dos “lançadores de alerta”. Na maioria dos casos, uma pessoa isolada, ou um pequeno grupo que ocupa na organização um lugar privilegiado com acesso aos problemas de segurança, tenta alertar as autoridades da organização para que elas tomem decisões.

    Pág 101

    GABARITO: A


ID
3062602
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014) comentam que o conceito de “erro humano” tornou-se um dogma nas análises de acidentes e que isso tem pesado no futuro da segurança.


Com relação a essa posição, os autores consideram que o erro humano

Alternativas
Comentários
  • Entre essas inquietações, pensamos sobretudo no lugar do erro humano na análise dos acidentes. Esse conceito, que progressivamente se tornou um dogma, pesa sobre o futuro da segurança. A análise organizacional da segurança, para se desenvolver, deve, de início, abandonar esse quadro ideológico.

    GABARITO: D


ID
3062605
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014) comentam que os acidentes são “semeadores de inquietações”, porque eles desestabilizam nossas representações sobre a segurança e a prevenção.


Com relação a essa posição, é CORRETO afirmar que os autores consideram que

Alternativas
Comentários
  • Os acidentes estão no centro da nossa obra porque eles são reveladores poderosos das disfunções organizacionais, motores poderosos de reflexão dado que eles questionam nossa capacidade de análise e de diagnóstico. Os acidentes são, finalmente, “semeadores de inquietações” porque eles desestabilizam nossas representações sobre a segurança e a prevenção.

    Entre essas inquietações, pensamos sobretudo no lugar do erro humano na análise dos acidentes. Esse conceito, que progressivamente se tornou um dogma, pesa sobre o futuro da segurança. A análise organizacional da segurança, para se desenvolver, deve, de início, abandonar esse quadro ideológico.

    GABARITO: A


ID
3062608
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014) informam a necessidade de explorar a organização em três dimensões com vistas a compreender os acidentes e para fazer um diagnóstico da situação da segurança.


As três dimensões são:

Alternativas
Comentários
  • No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014) informam a necessidade de explorar a organização em três dimensões com vistas a compreender os acidentes e para fazer um diagnóstico da situação da segurança. Fundamentalmente, o analista explora a organização em três dimensões: uma dimensão transversal e uma dimensão “vertical”, que correspondem às relações gerenciais ou hierárquicas no interior das entidades; uma dimensão temporal histórica.

    Pág 92

    GABARITO: C


ID
3062611
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014)comentam que acidentes têm um tempo de incubação pelas seguintes razões, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para conhecimento

    Lançadores de alerta

    Durante o período de incubação, o reconhecimento do perigo e as possibilidades de correção que disso decorrem são atestadas pelo fenômeno dos “lançadores de alerta”. Na maioria dos casos, uma pessoa isolada, ou um pequeno grupo que ocupa na organização um lugar privilegiado com acesso aos problemas de segurança, tenta alertar as autoridades da organização para que elas tomem decisões. De fato, examinando um grande número de acidentes, confirmamos a existência, quase sistemática, desses lançadores de alerta, que teriam permitido evitar o acidente se tivessem sido escutados. Muitas vezes, ocupam um posto de responsabilidade, o que dá um peso particular a seu alerta. Eles podem também ser considerados como fatores importantes de resistência

    gabarito letra B. De acordo com benedito Cardella, referência bibliográfica de muitos concursos, TODOS acidentes podem ser evitados!


ID
3062614
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a relação INCORRETA entre acidentes de trabalho (pessoais) e acidentes industriais (de processo) de acordo com o livro O Acidente e a Organização, de Llory e Montmayeul (2014):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa B

    Acredito que o erro esteja nessa correlação citada

    A Pirâmide de Bird é um aprimoramento (se é que posso chamar disso) da pirâmide de Heinrich. Bird afirma que para eliminar os acidentes mais graves devem evitar acidentes menores, a piramide contém os seguintes níveis

    1 Morte ou lesão grave

    10 Lesões leves

    30 Perda Materiais

    600 Quase acidentes.

    Obs: para estudo, a correlação de Heinrich é de 1-29-300.


ID
3062617
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No livro Compreender o trabalho para transformá-lo, GUÉRIN et al. (2001) consideram como características da ação ergonômica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A ideia da ergonomia é que o meio deve se adaptar aos humanos.

    Se o conceito geral é "adaptar", é devido ao fato de que nós humanos somos muito variáveis. alto, baixo, gordo, magro. Logo se você enrijecer as tarefas forçando a seguir o prescrito e ignorar o real. (como a questão sugere) nós estaremos indo contra todo o princípio da ergonomia. Seria como dizer: Os humanos devem se adaptar ao meio!

    Peguei da questão anterior, pois segue o mesmo pensamento!

    O correto é alterar o meio em prol do trabalhador.


ID
3062620
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A análise ergonômica do trabalho coloca em evidência a variabilidade nos processos de produção e dos trabalhadores.


São formas dessa variabilidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • a) A variabilidade incidental traz consigo um aspecto de surpresa, de inesperado. Podemos trocar a palavra inesperado por imprevisível, teria o mesmo sentido da alternativa.

    b) As variabilidades humanas se subdividem, ainda, em variabilidades interindividuais - que dão conta das diferenças entre pessoas (homem/mulheres, jovens/idosos, altos/baixos, etc.) - e das variabilidade intra-individuais ( as pessoas não estão sempre e à toda hora no mesmo estado pessoal).

    c) A variabilidade normal, por dever ser esperada, pode, em certas situações ser prevista e, dentro de certos limites, controlada. Podemos trocar prevista por previsível que teria o mesmo sentido da alternativa.

    d) Gabarito


ID
3062623
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São finalidades da análise ergonômica do trabalho, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A ideia da ergonomia é que o meio deve se adaptar aos humanos.

    Se o conceito geral é "adaptar", é devido ao fato de que nós humanos somos muito variáveis. alto, baixo, gordo, magro. Logo se você enrijecer as tarefas forçando a seguir o prescrito e ignorar o real. (como a questão sugere) nós estaremos indo contra todo o princípio da ergonomia. Seria como dizer: Os humanos devem se adaptar ao meio!


ID
3062626
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São explicações de por que a noção de “erro humano” é criticável do ponto de vista da análise ergonômica do trabalho, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3062629
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na análise ergonômica do trabalho, a explicitação do sentido implícito do comportamento deve recorrer à fala dos trabalhadores.


São razões para a verbalização da experiência ser difícil, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte para a resposta desta questão?

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3062632
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dois modelos ou paradigmas dividem o estudo do fator humano: um baseado na noção de “falha humana”, outro na noção de “recurso humano”. Da abordagem da “falha humana”, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gab. B

    na obra "O Fator Humano" (Dejours,C. Rio de Janeiro, Editora da FGV, 1999) o autor apresenta uma análise crítica das abordagens tradicionais dos fatores humanos, sobre as quais foram desenvolvidas as técnicas e a prática da prevenção e da engenharia de segurança. O estudo dos homens no trabalho, visando a melhoria de seu desempenho e da segurança se distribuem entre dois pólos extremos, cada qual com sua abordagem, métodos e conceitos próprios: de um lado a caracterização do fator humano como falha humana, de outro, como recurso humano.

    Falha humana: objeto de analise: Falha, erro, falta

    ESTRATÉGIA CIENTÍFICA: Análise do comportamento decomposição do comportamento em módulos ou unidades elementares a serem estudadas separadamente. Próteses cognitivas: substituição do homem, sempre que possível, por automatismos / Forma de ação: Controle, supervisão, orientação, regulamento, disciplina, sanção, treinamento

    Assim, os erros humanos se explicariam a partir de dois grupos de hipóteses possíveis:

    1o) em termos de negligência ou de incompetência [podemos acrescentar também, a imperícia];

    2o) insuficiência da concepção ou da prescrição do comportamento.

    Recursos humanos: Motivação, cultura da empresa, valores

    ESTRATÉGIA CIENTÍFICA:Análise da ação (não redutível ao comportamento) Análise das interações sociais e afetivas no trabalho Análise das estratégias dos atores / Forma de ação: Comunicação

    A abordagem do homem como recurso humano, privilegia as relações entre os homens, intersubjetivas, incorrendo em um psicologismo excessivo. “O mundo do trabalho é reduzido ao mundo intersubjetivo e social”. (Dejours, p. 30).

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3062635
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o triângulo da tecnologia de Sigaut, que trata das relações entre EGO-REAL-OUTRO, são motivos para compreender melhor o que acontece em situações de trabalho, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3062638
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O triângulo EGO-OUTRO-REAL, em relação à dinâmica intersubjetiva entre EGO-OUTRO, sempre mediada pelos atos de trabalho sobre o REAL, se caracteriza por, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gab. A > A avaliação do comportamento, para ser completa, deve ser feita por todos, sobretudo pela hierarquia que consegue perceber, de fora, atitudes de risco dos trabalhadores.(errado)

    Acontece que o triângulo EGO-OUTRO-REAL, em relação à dinâmica intersubjetiva não consiste nesse viés da avaliação hierárquica, a fim de somar segurança na mitigação de risco. Está mais envolto a percepção do trabalhador quanto ao reconhecimento que recebe do outro e, sobretudo, dos superiores hierárquicos, ou seja não há risco "percebidos" de fora, há uma relação psicológica intrínseca na saúde cognitiva do trabalhador, decorrente da "percepção interna" do sujeito quanto ao reconhecimento alheio do seu esforço.

    "o reconhecimento, segundo a psicodinâmica do trabalho (DEJOURS,2008), depende do “outro”, que seja um par ou líder. O engajamento subjetivo no trabalho se apóia no par contribuição-retribuição. O trabalhador contribui para a organização de trabalho e espera receber o reconhecimento por seus esforços, por ir além do prescrito para realizar o melhor trabalho possível. O triângulo da dinâmica da identidade criado por F. Sigaut permite visualizar e compreender melhor a interdependência entre os três elementos fundamentais na formação da identidade no campo social. Revelando que a ruptura do ego/sujeito com algum outro elemento do triângulo pode conduzir a um processo de alienação, o sujeito rompe não apenas com a realidade, mas também perde a referência que encontra na relação de alteridade, como acontece, por exemplo, com pessoas que desenvolvem um surto psicótico sendo necessário socorro e diagnostico psiquiátrico.

    um pouco mais de teoria: São 3 os vértices do triângulo de François Sigaut: (1) Ego/Sofrimento; (2) Real/ Trabalho; e (3) Outro/Reconhecimento. O real representa o sujeito diante da realidade do trabalho que media o ego. Para que o indivíduo construir sua identidade é necessário a participação do outro, pois é o outro que reconhece e julga o trabalho realizado, nesse viés: a empresa. A mobilização do sujeito no trabalho passam necessariamente pela mediação do real, por meio do trabalho como elemento captador do julgamento e do reconhecimento. Desta forma, a organização exerce grande peso na construção da identidade social do indivíduo. De acordo com Freitas, as organizações são mais que um local onde o trabalho é executado, configurando-se em um lugar onde sonhos e desejos podem ser realizados. Os trabalhadores buscam mais do que recompensa financeira e status, ou seja, procuram construir-se socialmente pela empresa. Se o sujeito não obtém reconhecimento, sua relação com o trabalho perde o sentido, o que pode gerar sofrimento, em um círculo vicioso desestruturante e desestabilizador da identidade, pouco perceptível no início, mas ao longo do tempo, deletério à saúde do trabalhador e por conseguinte da organização que está na iminência de ser afetada.

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3062641
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A cultura de “segurança integrada” consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Sobre esse assunto temos a questão Q1020880, nele possuímos um belo comentário de uma colega de estudo.

    Gabarito alternativa: C

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3062644
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para desenvolver a resiliência de uma organização é necessário, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Dica: tudo que restringe a classe operária, os trabalhadores na participação da segurança do trabalho, está errado. A classe operacional, são peças fundamentais para uma boa implementação de gestão de risco.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3062647
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na cultura de segurança integrada, diferenciam-se dois tipos de comportamento: comportamento de conformidade e comportamento de iniciativa. Isso serve para, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os comportamentos de conformidade e os comportamentos de iniciativa

    Certas empresas, quando se referem a "comportamentos", estão referindo-se principalmente aos comportamentos de conformidade às regras prescritas: o porte dos EPI, o respeito aos procedimentos, a arrumação do lugar de trabalho. Trata-se, efetivamente, de comportamentos que podem contribuir positivamente ou negativamente para a segurança. Mas essa abordagem deixa de lado outros numerosos comportamentos, que testemunham iniciativas dos operadores em relação ao prescrito: levantar numerosos índices informais sobre o funcionamento da instalação, detectar que um procedimento não é aplicável porque se está trabalhando sobre uma parte do equipamento, assinalar um perigo, interditar uma instalação cujo funcionamento é duvidoso, sugerir melhorias, praticar a ajuda e a vigilância mútua entre os colegas, transmitir o savoir-faire de prudência a um novato, investir em atividades vinculadas à prevenção. Esses são os componentes mais importantes da segurança. As pesquisas nas empresas de risco mostram, obviamente, que existe uma correlação positiva entre “comportamentos em conformidade” e nível de segurança, Mas elas mostram, também, que a correlação é muito mais elevada entre as taxasde iniciativas de segurança” e o desempenho global de segurança. Por isso, é pouco pertinente focalizar uma política “Fatores Humanos e Organizacionais” da segurança tão somente pela conformidade aos comportamentos. Ademais, os comportamentos são a parte visível de uma atividade complexa. Faz-se necessário compreender o que influencia essa atividade.

    Fonte:

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn