SóProvas



Prova UFPA - 2017 - UFPA - Terapeuta Ocupacional


ID
2383300
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; das vagas oferecidas no concurso, para tais pessoas serão reservadas até:

Alternativas
Comentários
  •         § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • Correta, B

    Lei 8112/90 - Art.5 - § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    Lembrando que esta previsão aqui exposta, também está expressamente prevista na Constituição Federal:

    CF - Art. 37 - VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

  • O minímo são 5%- O máximo são 20%.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 5   § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • NIMO - 5 (JURIS)

    XIMO - 20 (LEI)

     

     

    GABARITO ''B''

  • Gabarito letra B.

     

     

    Lei 8.112, Art. 5º § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

     

    Lei 12.990, Art. 1º Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei.

     

    ----------------------------------------------------------------------------------

     

    A título de curiosidade, eis a diferença entre as vagas que são reservadas aos deficientes e aos negros. Repare que a redação da Lei 8.112 versa que serão reservadas até 20% das vagas, ou seja, estabeleceu um limite máximo a ser observado, ficando a cargo do Decreto nº 3.298 estabelecer o percentual mínimo, 5% das vagas. Ao passo que a Lei 12.990 foi taxativa em afirmar que os consursos públicos deverão reservar 20% de suas vagas aos candidatos negros. Sendo asssim, não há que se falar em mínimo ou máximo, há apenas um limite a ser observado.

     

    Outro detalhe a ser observado é que o candidato que obtiver pontuação suficiente para ser classificado na lista geral, será automaticamente retirado do percentual destinado às vagas reservadas, ocupando uma vaga na livre concorrência. 

     

     

                                                 

     

     

  • LETRA B

     

    Vagas reservadas para deficientes

     

    Essas vagas reservadas devem ser preenchidas por deficientes que tenham capacidade de pelo menos exercer a atividade. Por exemplo, não é  permitido que um deficiente visual seja um guarda de trânsito, o que é diferente para aqueles que tem deficiência auditiva que podem exercer atividades de informática.

    Na esfera federal

    ·         Limite máximo é 20%

    ·         Limite mínimo é 5%

  • A questão demanda conhecimento acerca das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos Servidores Públicos da União) acerca da reserva de vagas em concurso público para pessoas portadoras de deficiência.

    O artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990 determina que serão reservadas para as pessoas portadoras de deficiência até 20% das vagas oferecidas no concurso. Vale conferir o referido dispositivo legal:


    Art. 5º (...)

    § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    Verificamos, então, que a resposta da questão é a alternativa B.

    Gabarito do professor: B. 


ID
2383303
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, os fatores exigidos a serem observados na avaliação para o desempenho do cargo. Capacidade de iniciativa é um deles. Os outros fatores exigidos pela referida Lei para que o servidor seja aprovado no estágio probatório são

Alternativas
Comentários
  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • AS siduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RES ponsabilidade

  • Letra D

     

  • ELE DEVERÁ SER RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA

    DISCIPLINA

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Muito fácil, o "somente" nós outros quatro itens ajudou a matar a questão.
  • O estágio probatório avalia 5 itens. Para memorizar use o mneumônico: P-A-D-R-I

    1 - Produtividade

    2 - Assiduidade

    3 - Disciplina

    4 - Responsabilidade

    5 - Capacidade de Iniciativa

    Art. 20 Lei 8.112/1990

    Gabarito: D

  • você tem algum amigo ou parente de nome Renato, Reginaldo, Reinaldo? então manda essa dica pra eles:  A DICA PRO RE

    A ssiduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RE sponsabilidade

  • GABARITO LETRA D

    ASSIDUIDADE

    CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DISCIPLINA

    PRODUTIVIDADE

    RESPONSABILIDADE

    ACADIPRORE

  • Requisitos do estágio probatório:

    PRADICA

    Produtividade

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de Iniciativa

  • Complementando os estudos:

    A CF/88 determina no art. 41 que: "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Por outro lado, a lei 8.112/90 no art. 20  que: "servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses."

    Diante dessa situação qual o prazo do estágio probatório: 3 (três) anos ou 24 (vinte e quatro) meses?

    CORRENTE MAJORITÁRIA : 3 ANOS.

  • Falta de criatividade para elaborar questões. Só sabe colocar esse somente.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 20 da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    Art. 20. “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:          

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.”

    Logo, a única alternativa que se amolda ao comando do enunciado é a correspondente à letra “D”.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • A questão demanda conhecimento acerca do estágio probatório dos servidores públicos. Estágio probatório é o período de provas pelo que passam os servidores públicos aprovados em concurso público antes de adquirirem estabilidade.

    A duração do estágio probatório é de três anos, na forma do artigo 41 da Constituição Federal que determina que “são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".

    De acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.112/1990, durante o período de estágio probatório serão observados os seguintes critérios:  I - assiduidade; II - disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV - produtividade; V- responsabilidade.

    Sendo assim, a resposta da questão é a alternativa D.

    Gabarito do professor: D. 

  • PRIDA

    I - Assiduidade;

    II - Disciplina;

    III - capacidade de Iniciativa;

    IV - Produtividade;

    V - Responsabilidade.


ID
2383306
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Preceituam a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que a retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, bem como a gratificação natalina, serão deferidos aos servidores, além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei. Outras retribuições, gratificações e adicionais deferidos aos servidores por esta mesma Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

     

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

     

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

  • "exclusivamente" matou as outras alternativas.

  • Gabarito D, para os não assinantes.

  • NINGUÉM CAI NESSA (EXCLUSIVAMENTE?)

  • Seção II

    Das Gratificações e Adicionais

     Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: 

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;                                   

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.               

     

    E AINDA TEM O EXCLUSIVAMENTE!!! PRESTA ATENÇÃO!! 

  • Ahhhhhh! Com o "exclusivamente" n tem graça.

  • Isso é tenso!!!
  • letra d

    adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. 

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

  • O exclusivamente ajuda!

  • a) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente. ( FALTOU, OUTROS, RELATIVOS AO LOCAL OU À NATUREZA DO TRABALHO; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO) 

     

    b) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente. ( FALTOU ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES PERIGOSA OU PENOSAS; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO). 

     

    c) adicional noturno adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente. ( FALTOU, ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS). 

     

    d) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. ( GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS E RETRIBUIÇÕES COMPLETAS ) 

     

    e) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente. (FALTOU,  ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS; E GRATIFICAÇÃO PELO ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO). 

  •     I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

           II - gratificação natalina;

           III - 

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

           VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

  • A questão demanda conhecimento acerca de verbas remuneratórias devidas aos servidores públicos da União, na forma da Lei nº 8.112/1990.

    A remuneração dos servidores públicos é composta pelo vencimento básico do cargo ou função pública e também pelas vantagens, retribuições, gratificações e adicionais previstos em lei.

    Sobre o tema, o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 determina o seguinte:
    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. De acordo com o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990, podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    B) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas.

    C) adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário e gratificação natalina.

    D) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Correta. Todos os benefícios elencados na alternativa podem ser deferidos ao servidor, na forma do artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 e a alternativa não menciona que só esses exclusivamente poderão ser deferidos.

    E) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional noturno e gratificação natalina.


    Gabarito do professor: D. 


ID
2383309
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determina a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que guardar sigilo sobre assunto da repartição, manter conduta compatível com a moralidade administrativa e ser assíduo e pontual ao serviço são deveres do servidor. Outros deveres do servidor que estão contemplados nesta Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

     

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • Para os não assinantes, gabarito A.

     

    Um adendo: a questão pede os DEVERES e não as proibições!

  • kkkkkkkk essa banca é surreal!

  • Essa aí é pra não zerar a prova.

  •  Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                  

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • a) tratar com urbanidade as pessoas, zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público, cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais, e exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, dentre outros.

     

    b) promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição, utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares e exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho, dentre outros.  ( TUDO AO CONTRÁRIO ).

     

    c) ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares e representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, somente. 

     

    d) retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição, ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato, e opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço, dentre outros. 

     

    e) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração, atender com presteza, exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo e observar as normas legais e regulamentares, somente.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;  

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Correta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; [...] VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; [...] XI - tratar com urbanidade as pessoas.”

    B- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: [...] V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; [...] XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; [...] XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.”

    C- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; [...] XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    D- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; [...] IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.”

    E- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] III - observar as normas legais e regulamentares; VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; V - atender com presteza.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Analisemos cada afirmativa, tendo apoio no rol de deveres dos servidores públicos federais, previstos no art. 116 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; 

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder."

    Agora sim, analisemos cada afirmativa:

    a) Certo:

    Esta opção reproduz, acertadamente, os deveres previstos nos incisos I, IV, VII e XI, acima destacados em negrito. Logo, é a alternativa correta.

    b) Errado:

    A presente opção insere, na realidade, proibições estabelecidas na Lei 8.112/90, as quais têm por base o art. 117 de tal diploma legal, e não deveres administrativos.

    c) Errado:

    A palavra "somente" compromete o acerto desta alternativa, uma vez que existem outros deveres administrativos que não estão aqui referidos, como se depreende do extenso rol do art. 16, acima colaciono.

    d) Errado:

    Novamente, a Banca, ao invés de mencionar deveres administrativos, tal como determinado no enunciado da questão, aqui elencou condutas proibidas ao servidor, na forma do art. 117 da Lei 8.112/90. Assim, equivocada esta alternativa.

    e) Errado:

    Uma vez mais, o problema deste item está no uso da palavra "somente" em sua parte final, sendo certo que o rol de deveres administrativos é bem mais extenso.


    Gabarito do professor: A


ID
2383312
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. É o que contempla a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. A sindicância poderá resultar em

Alternativas
Comentários
  •    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Correta, C

    O que é Sindicância??? R: conjunto de atos e diligências que objetivam apurar a verdade de fatos alegados; investigação, sindicação.

    Lei 8.112/90 - Art. 145 - Da sindicância poderá resultar:

           
    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.


    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • SOBRE A SUSPENSÃO...

    1 - Reincidência das faltas punidas com advertência;

    2 - Violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão;

    3 - Não pode exceder 90 dias;

    4 - Será punido com 15 dias ao recusar-se a ser submetido a inspeção médica;

    5 - Havendo conveniência a suspensão PODERÁ ser convertida na base de 50% da remuneração.

     

     

  • Gabarito letra C.

     

     

    8.112 - Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • LETRA C

     

    Sindicância serve para apurações de infrações leves, ou seja, sanção de advertência ou suspeição não superior a 30 dias. (Art. 145)

    ·         O prazo de sindicância não poderá superar 30 dias, sendo prorrogável uma única vez por autoridade superior   

    ·         Poderá arquivar o processo, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá aplicar penalidades de suspeição ou advertência de até 30 dias, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá fazer instauração de processo disciplinar, através dos resultados obtidos. E nesse caso deverá ser concluído pelo processo administrativo disciplinar (PAD), por ser considerado mais grave. Aqui a sindicância apenas investiga, e não há contraditório ou ampla defesa, que será aplicado PAD, ou seja, a sindicância é meramente inquisitorial

    ·         Sindicância não é uma etapa do PAD

    ·         Os autos da sindicância integrarão o processo disciplinar, como peça informativa da instrução.

    ·          Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, independentemente da imediata instauração do processo disciplinar.

  • a) E. A suspensão pode ser até de 30 dias.
    b) E. Vide item 'a'
    c) C
    d) E. O processo também pode ser arquivado. O termo 'somente' macula o item. Além disso a suspensão é de até 30 dias.
    e) E. Vide item 'a'.

    Note: Lei 8.112/1990.
    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • LETRA  C CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • observe o termo somente!! questão letra c 

     

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • GABARITO: LETRA C

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Questão aborda a temática da sindicância, e deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A sindicância é um procedimento mais célere de apuração de irregularidades. É indicada para a apuração de infrações leves, quais sejam, aquelas das quais pode resultar sanção de advertência ou de suspensão por até 30 dias.

    Nesse sentido, a solução objetiva desta questão encontra-se no art. 145 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Face o dispositivo legal sobredito, a alternativa C recruta todas as hipóteses resultantes da sindicância, sendo o gabarito da questão.

    As demais:

    A) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    B) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    C) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    D) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA C.

  • gab: C

    Uma questão que responde a alternativa correta,

    VEJAMOS,

    CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário -A sindicância e o processo administrativo disciplinar (PAD), procedimentos administrativos de apuração de infrações, devem ser, obrigatoriamente, instaurados pela autoridade responsável sempre que esta tiver ciência de irregularidade no serviço público. O PAD, mais complexo do que a sindicância, deve ser instaurado em caso de ilícitos para os quais sejam previstas penalidades mais graves do que a suspensão por trinta dias. (C)

    A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. CERTO


ID
2383315
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. É o que preceitua o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é

Alternativas
Comentários
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


ID
2383318
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, são considerados os órgãos e entidades públicos aqueles que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino e são vinculadas ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Para os efeitos desta Lei, são consideradas Instituições Federais de Ensino os órgãos e entidades públicos vinculados ao Ministério da Educação que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino.

    É bem fácil, é só lembrar que essa Lei é voltada para servidores de Instituições Federais de ENSINO! Qual o Ministério ligado diretamente ao ensino brasileiro? O Ministério da Educação!

  • Gabarito C

    essa é pra não zerar na prova.

  • Olha essa questão.. kkkkkkkkkkkkkkk


ID
2383321
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação são finalidades previstas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. As demais finalidades dos serviços públicos, por exigência do referido Decreto, são

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:

            I - melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

            II - desenvolvimento permanente do servidor público;

            III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

            IV - divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

            V - racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    GABARITO A

    OBS: Nas demais alternativas, houve uma mistura com as diretrizes, dispostas no art 3º do decreto.

  • Finalidades: AdeDe MeDiRa

         

            I - Melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

     

            II - Desenvolvimento permanente do servidor público;

     

            III - Adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

     

            IV - Divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

     

            V - Racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    Gabarito: A

  • Questão muito da mal escrita. "tendo como referência o plano plurianual e divulgação, e o gerenciamento..."

  • a) CORRETA. 

    B) ERRADA. A primeira parte diz respeito a uma diretriz e a segunda parte, apesar de ser uma finalidade, não há no texto do decreto a palavra exclusivamente.

    c) ERRADA. São diretrizes

    d) ERRADA. Não consta nada disso no decreto

    e) ERRADA. O desenvolvimento é permanente. Além disso, a segunda parte é uma diretriz.


ID
2383324
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Para os efeitos deste Decreto, o conceito de

Alternativas
Comentários
  • O único que está na lei 11.091 dentre as alternativas é nível de capacitação, com isso só restaria a letra E

  • Na verdade a questão não se fixa na lei 11.091, mas no decreto 5.825, Art. 3. A resolução seria esta:

    A) ERRADA: O conceito para esta definição é o de DESEMPENHO

    B)ERRADA: O conceito para esta definição é o de APERFEIÇOAMENTO

    C)ERRADA: O coneito para esta definição é PROCESSO DE TRABALHO

    D)ERRADA: O conceito para esta definição é EQUIPE DE TRABALHO

    E) Conceituação perfeita

  • Qual(is) artigo(s) está(ão) isso?

     

  • André, eu tmb queria saber. 

  • Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006

    Art. 3o  Para os efeitos deste Decreto, aplicam-se os seguintes conceitos:

    II - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais;

     

  • "se" lasquei! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Decreto nº 5825 ( Art. 3o  )

     

    a) I - desenvolvimento: processo continuado que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais;

     

    b) III - educação formal: educação oferecida pelos sistemas formais de ensino, por meio de instituições públicas ou privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira, entendidos como educação básica e educação superior;

     

    c) VIII - dimensionamento: processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da IFE;

     

    d) XI - força de trabalho: conjunto formado pelas pessoas que, independentemente do seu vínculo de trabalho com a IFE, desenvolvem atividades técnico-administrativas e de gestão;

     

    e) GABARITO


ID
2383327
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal, é um dos objetivos do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. O Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, instituiu o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e dá outras providências. Outros objetivos do Decreto são

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Decreto 5.378/2005

     

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações de gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.


ID
2390578
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Sobre a atuação do terapeuta ocupacional nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    B) Tem na reabilitação psicossocial importante via para a geração de renda, inserção no mercado de trabalho e inclusão social.  


ID
2390581
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

José, 29 anos, sofreu lesão na medula após mergulho em igarapé. Socorrido no hospital de referência, seu diagnóstico foi de lesão nível C6, com secção medular completa. Durante avaliação com a terapeuta ocupacional, o cliente manifestou o desejo de iniciar a reabilitação priorizando a alimentação, higiene oral e o uso do computador. Considerando o quadro acima, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Para realizar tais atividades de forma independente, o cliente necessitará de adaptação para substituição de preensão, sem necessidade de órtese estabilizadora do punho, pois utiliza a tenodese como recurso funcional.


ID
2390584
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Durante avaliação das habilidades de desempenho em cliente com lesão nervosa periférica em membro superior, o terapeuta ocupacional utilizou três instrumentos: o goniômetro, o dinamômetro e o estesiômetro. O terapeuta avaliou, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    GONIÔMETRO: amplitude de movimento

    DINAMÔMETRO: força de preensão manual

    ESTESIÔMETRO: sensibilidade.


ID
2390587
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

( ) A atuação da Terapia Ocupacional nos CAPS AD está afinada com a política de Redução de Danos que tem, como uma de suas diretrizes, diminuir o impacto dos problemas socioeconômicos, culturais e dos agravos à saúde associados ao uso de álcool e outras drogas.

( ) Intervir sobre as repercussões ocupacionais do sofrimento psíquico pode ser um dos focos de interesse da Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

( ) Pessoas em intenso sofrimento proveniente de transtornos mentais graves e persistentes representam o público-alvo da atuação da Terapia Ocupacional nos CAPS do tipo III.

( ) A análise da atividade de um grupo em saúde mental deve considerar elementos que conjuguem tanto a avaliação do desempenho ocupacional quanto a avaliação do estado mental dos clientes.

A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • A

    V, V, V, V.

  • Gabarito: A

    (V) A atuação da Terapia Ocupacional nos CAPS AD está afinada com a política de Redução de Danos que tem, como uma de suas diretrizes, diminuir o impacto dos problemas socioeconômicos, culturais e dos agravos à saúde associados ao uso de álcool e outras drogas.

    (V) Intervir sobre as repercussões ocupacionais do sofrimento psíquico pode ser um dos focos de interesse da Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

    (V) Pessoas em intenso sofrimento proveniente de transtornos mentais graves e persistentes representam o público-alvo da atuação da Terapia Ocupacional nos CAPS do tipo III.

    (V) A análise da atividade de um grupo em saúde mental deve considerar elementos que conjuguem tanto a avaliação do desempenho ocupacional quanto a avaliação do estado mental dos clientes.


ID
2390590
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Uma das áreas de intervenção da Terapia Ocupacional em expansão no Brasil é a Educação. São ações que dizem respeito à atuação do terapeuta ocupacional nesse contexto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Adequação postural, inserção de comunicação alternativa e complementar, adequação de mobiliário.


ID
2390593
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A Escala de Níveis Cognitivos do Rancho Los Amigos é um instrumento amplamente utilizado no decorrer da reabilitação de clientes pós-traumatismo cranioencefálico. Considerando que a escala descreve os dez estágios cognitivo-comportamentais típicos da recuperação pós-lesão e auxilia no tratamento dos possíveis impactos no desempenho ocupacional, analise as afirmativas abaixo.

I Clientes que apresentam características compatíveis com o nível V da escala compreendem comandos simples, no entanto apresentam dificuldades para compreender e executar ordens que envolvam maior complexidade. Tal fato não impossibilita o início do treino das atividades de vida diária.

II Confusão mental, prosopagnosia, resposta generalizada a estímulos diversos e perseveração são características de clientes no nível VIII da escala.

III Um dos objetivos terapêuticos ocupacionais com clientes que se encontram entre os níveis IV e VI da escala é iniciar o treino das atividades de vida diária objetivando a independência.

IV No nível VII, o cliente está apto para realizar a maioria das suas atividades de vida diária com independência, autonomia e segurança. Não apresenta déficits com relação ao julgamento, crítica e resolução de problemas.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • A

    I e III, somente.


ID
2390596
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Quanto à atuação do terapeuta ocupacional nos dispositivos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • e)

    Os Parâmetros Assistenciais Terapêuticos Ocupacionais em Contextos Sociais envolvem serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, de média e alta complexidade. 

  • Gabarito: E

    Os Parâmetros Assistenciais Terapêuticos Ocupacionais em Contextos Sociais envolvem serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, de média e alta complexidade.


ID
2390599
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Considerando o exercício da especialidade Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais, analise as afirmativas abaixo.

I Atividades culturais, econômicas, estéticas, expressivas, esportivas, corporais, lúdicas e de convivência que sejam significativas às pessoas são instrumentos do terapeuta ocupacional para favorecer pertencimento cultural e social à população em situação de rua.

II O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para intervir em situações de calamidades, catástrofes, conflitos e guerra por meio de tecnologia de mediação sócio-ocupacional.

III A atuação na educação ocorre com ações de educação em saúde, facilitação do processo de inclusão escolar, avaliação, prescrição, confecção, treino e adaptação de recursos de tecnologia assistiva.

IV O profissional não pode planejar atividades orientadas que visem à participação no desempenho sócioocupacional de indivíduos com deficiência.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • C

    I, II e III, somente

  • Gabarito: C

    Item I - CORRETO: Atividades culturais, econômicas, estéticas, expressivas, esportivas, corporais, lúdicas e de convivência que sejam significativas às pessoas são instrumentos do terapeuta ocupacional para favorecer pertencimento cultural e social à população em situação de rua.

    Item II - CORRETO: O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para intervir em situações de calamidades, catástrofes, conflitos e guerra por meio de tecnologia de mediação sócio-ocupacional.

    Item III - CORRETO: A atuação na educação ocorre com ações de educação em saúde, facilitação do processo de inclusão escolar, avaliação, prescrição, confecção, treino e adaptação de recursos de tecnologia assistiva.

    Item IV - INCORRETO: O profissional não pode planejar atividades orientadas que visem à participação no desempenho sócioocupacional de indivíduos com deficiência.


ID
2390602
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta corretamente os padrões de desempenho considerados pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2014) na Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo, documento amplamente utilizado pelos terapeutas ocupacionais brasileiros que teve sua terceira edição traduzida para o português em 2015.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Hábitos, rotinas, rituais e papéis.


ID
2390605
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

De acordo com o código de ética da Terapia Ocupacional, é PROIBIDO ao terapeuta ocupacional

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D- Correta

    Art 8º - É proibido ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional, nas respectivas áreas de atuação:

      XXI – divulgar na imprensa leiga declaração, atestado ou carta de agradecimento, ou permitir sua divulgação, em razão de serviço profissional prestado;


ID
2390608
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Quanto à Terapia Ocupacional e políticas públicas no Brasil, analise as afirmativas seguintes.

I O terapeuta ocupacional poderá compor os NASF a critério dos gestores municipais, de acordo com as prioridades identificadas a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

II Uma das atribuições do terapeuta ocupacional no âmbito da Saúde da Família é promover a saúde, a independência e a autonomia no cotidiano, quanto ao desempenho ocupacional.

III A legislação vigente do SUAS prevê a participação do terapeuta ocupacional na composição das equipes de referência, porém não estende essa possibilidade a sua participação na gestão dos serviços socioassistenciais.

IV São exemplos de programas ou áreas de cuidado implementadas pelo SUS nos quais o terapeuta ocupacional tem sua inserção formalmente reconhecida: método canguru, atenção à pessoa com deficiência visual na atenção básica e saúde do trabalhador.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • D

    I, II e IV, somente.

  • Gabarito: D

    I, II e IV, somente.


ID
2390611
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Considerando os diversos recursos de tecnologia assistiva, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As órteses servem para estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, além de auxiliar na cura e/ou substituir um segmento corporal ausente.

( ) Clientes com déficits cognitivos não são elegíveis para o uso de prancha de comunicação.

( ) Os dispositivos de adaptação ambiental objetivam maximizar a função do cliente, no entanto não são encontrados facilmente no mercado brasileiro.

A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • D

    F, F, F.

  • Gabarito: D

    (F) As órteses servem para estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, além de auxiliar na cura e/ou substituir um segmento corporal ausente.

    (F) Clientes com déficits cognitivos não são elegíveis para o uso de prancha de comunicação.

    (F) Os dispositivos de adaptação ambiental objetivam maximizar a função do cliente, no entanto não são encontrados facilmente no mercado brasileiro.


ID
2390614
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) é uma medida individual da autopercepção do cliente sobre o seu desempenho ocupacional e é largamente utilizada por terapeutas ocupacionais nos mais diferentes contextos. Sobre a COPM, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Pode ter aplicações não clínicas, o que viabiliza seu uso como medida do desempenho ocupacional em pesquisas.


ID
2390617
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A prescrição correta e individualizada da cadeira de rodas permite melhora da independência e qualidade de vida do cliente. Partindo desse pressuposto, avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes.

( ) As medidas básicas para a prescrição adequada de uma cadeira são: largura do assento, profundidade do assento, altura do assento em relação ao chão, altura do encosto, altura do apoio de pés e altura do apoio de braços.

( ) O alinhamento do eixo traseiro diretamente abaixo do ombro do cliente promove melhor propulsão da cadeira de forma independente.

( ) O sistema TILT, que é a inclinação do encosto, deve ser bem avaliado quando prescrito, pois o aumento do ângulo entre o assento e o encosto pode influenciar no posicionamento da cabeça e no campo visual do cliente.

A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    (V) As medidas básicas para a prescrição adequada de uma cadeira são: largura do assento, profundidade do assento, altura do assento em relação ao chão, altura do encosto, altura do apoio de pés e altura do apoio de braços.

    (V) O alinhamento do eixo traseiro diretamente abaixo do ombro do cliente promove melhor propulsão da cadeira de forma independente.

    (F) O sistema TILT, que é a inclinação do encosto, deve ser bem avaliado quando prescrito, pois o aumento do ângulo entre o assento e o encosto pode influenciar no posicionamento da cabeça e no campo visual do cliente.


ID
2390620
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Sobre a análise da atividade em Terapia Ocupacional, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    É processual e envolve desde a escolha dos materiais/equipamentos, preparação do espaço físico, objetivos da intervenção até o significado cultural da proposta, incluindo as habilidades particulares necessárias para cada ação realizada.


ID
2390623
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Quanto à competência do Terapeuta Ocupacional, analise as afirmativas seguintes, de acordo com a legislação que rege a prática deste profissional.

I Elaborar diagnóstico terapêutico ocupacional sensorial, perceptocognitivo, funcional e de performance ocupacional.

II Treinar as funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho nas AVDs e AIVDs.

III Identificar os problemas que interferem na independência do indivíduo.

IV Usar a tecnologia assistiva nas AVDs e AIVDs.

Estão CORRETAS 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Quanto à competência do Terapeuta Ocupacional, analise as afirmativas seguintes, de acordo com a legislação que rege a prática deste profissional.

    Item I - CORRETO: Elaborar diagnóstico terapêutico ocupacional sensorial, perceptocognitivo, funcional e de performance ocupacional.

    Item II - CORRETO: Treinar as funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho nas AVDs e AIVDs.

    Item III - CORRETO: Identificar os problemas que interferem na independência do indivíduo.

    Item IV - CORRETO: Usar a tecnologia assistiva nas AVDs e AIVDs.


ID
2390626
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Janaína tem 19 anos e sofreu rompimento de aneurisma em jogo de vôlei, evoluindo com ótima recuperação motora e sensorial, porém com grave prejuízo cognitivo, o qual interfere de forma singular no desempenho de suas ocupações. Durante o tratamento terapêutico ocupacional domiciliar, a terapeuta observou que a cliente era capaz de alcançar e pegar objetos familiares, todavia não conseguia reconhecê-los por meio da visão. No vestir-se, a cliente também apresentava grandes dificuldades, pois não conseguia identificar frente e verso da blusa, além de não conseguir correlacionar as partes da roupa ao esquema corporal.

Com base no quadro acima, marque a alternativa que sugere os déficits da cliente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Janaína tem 19 anos e sofreu rompimento de aneurisma em jogo de vôlei, evoluindo com ótima recuperação motora e sensorial, porém com grave prejuízo cognitivo, o qual interfere de forma singular no desempenho de suas ocupações. Durante o tratamento terapêutico ocupacional domiciliar, a terapeuta observou que a cliente era capaz de alcançar e pegar objetos familiares, todavia não conseguia reconhecê-los por meio da visão (AGNOSIA VISUAL). No vestir-se, a cliente também apresentava grandes dificuldades, pois não conseguia identificar frente e verso da blusa, além de não conseguir correlacionar as partes da roupa ao esquema corporal (APRAXIA).


ID
2390629
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional

O Referencial Nacional de Honorários de Terapia Ocupacional (RNHTO) tem como princípio a remuneração profissional de acordo com a complexidade das alterações de ______________, ______________ e ______________ apresentadas em cada caso. Este referencial contempla _________ grupos que compõem os Procedimentos de Terapia Ocupacional.

A sequência CORRETA de palavras que completam o enunciado é

Alternativas

ID
2390632
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA sobre a atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação do cliente queimado agudo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação do cliente queimado agudo:

    • Controle do edema,
    • Controle cicatricial,
    • Orientação sobre posicionamento adequado,
    • Prescrição de órteses e
    • Treino de atividades de vida diária.

ID
2390635
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Sobre o trabalho interdisciplinar do terapeuta ocupacional, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O desenvolvimento de atividades de promoção de saúde, prevenção de riscos e agravos, recuperação e reabilitação, tendo como foco o sujeito, sua família e a comunidade, diz respeito ao trabalho interdisciplinar no NASF.


ID
2390638
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

"O raciocínio clínico é um processo que referencia a tomada de decisão clínica do profissional. Nesse processo, o terapeuta ocupacional pode selecionar diferentes modelos ou estruturas para nortear o seu pensamento e direcionar suas estratégias clínicas" (MANCINO; COELHO, 2008, p. 16-17).

Associe os conceitos relacionados ao raciocínio profissional em Terapia Ocupacional e seus respectivos significados.

1. Co-ocupação

2. Habilidades de desempenho

3. Fatores do cliente

4. Desempenho Ocupacional


a. Ações dirigidas a objetivos observáveis como pequenas unidades de envolvimento em ocupações da vida diária.

b. Frequentemente são compartilhadas e realizadas com outros indivíduos. Implicitamente, envolvem duas ou mais pessoas.

c. Capacidades específicas, características ou crenças que influenciam o desempenho em ocupações.

d. Tem relação com a realização e conclusão de uma ação específica, atividade ou ocupação.

A associação CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • 1. Co-ocupação

    b. Frequentemente são compartilhadas e realizadas com outros indivíduos. Implicitamente, envolvem duas ou mais pessoas.


    2. Habilidades de desempenho

    a. Ações dirigidas a objetivos observáveis como pequenas unidades de envolvimento em ocupações da vida diária.


    3. Fatores do cliente

    c. Capacidades específicas, características ou crenças que influenciam o desempenho em ocupações.


    4. Desempenho Ocupacional 

    d. Tem relação com a realização e conclusão de uma ação específica, atividade ou ocupação. 



  • Gabarito: B

    1. Co-ocupação: b. Frequentemente são compartilhadas e realizadas com outros indivíduos. Implicitamente, envolvem duas ou mais pessoas.

    2. Habilidades de desempenho: a. Ações dirigidas a objetivos observáveis como pequenas unidades de envolvimento em ocupações da vida diária.

    3. Fatores do cliente: c. Capacidades específicas, características ou crenças que influenciam o desempenho em ocupações.

    4. Desempenho Ocupacional: d. Tem relação com a realização e conclusão de uma ação específica, atividade ou ocupação.


ID
2390641
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Configura-se como uma abordagem terapêutica que visa à reabilitação de clientes que apresentam distúrbios do controle postural, movimento e função decorrentes de lesão do sistema nervoso central. Esse método é utilizado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais e consiste na inibição dos padrões reflexos anormais e facilitação dos padrões normais de movimento.

O excerto acima refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Conceito neuroevolutivo – Bobath.


ID
2390644
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A aprendizagem baseada em problema (Problem Based Learning - PBL) configura-se como um dos recursos das metodologias ativas que atualmente integram a formação dos discentes do curso de Terapia Ocupacional da UFPA. Considerando o PBL, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A aprendizagem baseada em problema (Problem Based Learning - PBL) estimula o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma e ativa por intermédio da resolução de problemas baseados na realidade.


ID
2390647
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Sobre ocupação e Terapia Ocupacional, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Apesar da ocupação estar associada à saúde e ao bem-estar, ela também pode ser insalubre ou perigosa, ou seja, as escolhas ocupacionais das pessoas podem ter boas e más consequências.


ID
2390650
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Sobre a atuação do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar junto à criança com câncer, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Na atuação do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar junto à criança com câncer, o terapeuta ocupacional pode utilizar atividades lúdicas, expressivas, corporais e funcionais com o objetivo de restaurar, manter ou evitar perdas motoras, sensoriais e/ou cognitivas resultantes tanto da doença como também do processo de hospitalização.


ID
2390653
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Relacione as colunas abaixo.

1. Justiça Ocupacional

2. Privação Ocupacional

3. Alienação Ocupacional

4. Apartheid Ocupacional


( ) Tem relação com situações que geram limitações no desempenho de atividades devido a fatores que estão fora do controle imediato do indivíduo, como o contexto político, por exemplo, e altera o padrão do uso do tempo e das rotinas.

( ) Experiência prolongada de desconexão, isolamento, vazio. Altera os padrões ocupacionais do indivíduo e gera a insatisfação ocupacional. É demarcado pela ausência de sentido ou propósito nas ocupações da vida cotidiana.

( ) Segregação de grupos de pessoas diante da restrição ou negação do acesso a uma participação digna e significativa nas ocupações da vida diária em função da cor, deficiência, idade, gênero, crença política, status social e outras características.

( ) Direito à ocupação, objetiva a participação inclusiva nas ocupações diárias para todas as pessoas da sociedade, independentemente da idade, habilidade, gênero, classe social ou outras diferenças.

A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    2. Privação Ocupacional: Tem relação com situações que geram limitações no desempenho de atividades devido a fatores que estão fora do controle imediato do indivíduo, como o contexto político, por exemplo, e altera o padrão do uso do tempo e das rotinas.

    3. Alienação Ocupacional: Experiência prolongada de desconexão, isolamento, vazio. Altera os padrões ocupacionais do indivíduo e gera a insatisfação ocupacional. É demarcado pela ausência de sentido ou propósito nas ocupações da vida cotidiana.

    4. Apartheid Ocupacional: Segregação de grupos de pessoas diante da restrição ou negação do acesso a uma participação digna e significativa nas ocupações da vida diária em função da cor, deficiência, idade, gênero, crença política, status social e outras características.

    1. Justiça Ocupacional: Direito à ocupação, objetiva a participação inclusiva nas ocupações diárias para todas as pessoas da sociedade, independentemente da idade, habilidade, gênero, classe social ou outras diferenças.


ID
2390656
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A MIF (Medida de Independência Funcional), dentre outras coisas, é um importante instrumento avaliativo utilizado na Terapia Ocupacional para documentar o desempenho funcional de um cliente. Sobre esse protocolo, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A MIF (Medida de Independência Funcional), dentre outras coisas, é um importante instrumento avaliativo utilizado na Terapia Ocupacional para documentar o desempenho funcional de um cliente. Sobre esse protocolo, além de um escore total, a MIF apresenta dois subescores: a MIF motora e a MIF cognitiva/social.


ID
2390659
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Quanto à síndrome de BURNOUT, condição que afeta a saúde dos trabalhadores, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Síndrome de BURNOUT:

    • Condição que afeta a saúde dos trabalhadores.
    • É caracterizada por um estado de tensão emocional que representa uma resposta ao estresse ocupacional.

ID
2390662
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

“Os Distúrbios do Sistema Osteomuscular Relacionados ao Trabalho (DORT) têm-se constituído em grande problema da saúde pública em muitos dos países industrializados” (Ministério da Previdência Social, 2003).

Com base no excerto acima, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A Terapia Ocupacional pode atuar desde o início dos sintomas, por meio da identificação das atividades que provocam ou agravam a dor.


ID
2390665
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

O método do Arco, de Charles Maguerez, proposto na década de 70, ilustra as cinco etapas da educação problematizadora que se desenvolvem a partir da realidade ou de um recorte da realidade. Marque a sequência CORRETA com relação a essas etapas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O método do Arco, de Charles Maguerez, proposto na década de 70, ilustra as cinco etapas da educação problematizadora que se desenvolvem a partir da realidade ou de um recorte da realidade.

    A sequência dessas cinco etapas são:

    1. Observação da realidade
    2. Pontos-chaves
    3. Teorização
    4. Hipóteses de solução
    5. Aplicação à realidade (prática).