SóProvas



Questões de Normas Técnicas em Processos de Projetos na Arquitetura


ID
216109
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a NR8 - Edificações, deve-se observar as legislações pertinentes nos níveis federal, estadual e municipal. A referida norma define os parâmetros para as edificações, observando-se a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    8.4.3. As coberturas dos locais de trabalho devem assegurar proteção contra as chuvas. (Alterado pela Portaria SIT n.º 12/1983)

    8.4.4. As edificações dos locais de trabalho devem ser projetadas e construídas de modo a evitar insolação excessiva ou falta de insolação. (Alterado pela Portaria SIT n.º 12/1983).


ID
254578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos métodos e às técnicas de
desenho e projeto nos projetos de arquitetura.

De acordo com a NBR-6492, que trata da representação de projetos de arquitetura, a planta de edificação compreende o projeto como um todo, o projeto de arquitetura e as informações necessárias aos projetos complementares.

Alternativas
Comentários
  • planta de edificação é a vista superior no plano secante horizontal localizado a 1,50m do piso de referência.
  • O enunciado se refere a Planta de Locação. Veja como está na NBR:
    3.2 Planta de locação (ou implantação)
    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
  • Resposta: Errado

    Conforme NBR 6492

     

    Item 3.1 Planta de situação 

    Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. 

    Pode conter informações específicas 

    em função do tipo e porte do progra

    ma, assim como para a finalidade a que se destina. 


    Nota: Para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre localização do terreno. 

    Item 3.2 Planta de locação (ou implantação) 
    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. 

    Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta. 

    Item 3.3 Planta de edificação 

    Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. 
    A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. 

    Nota: As plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros. 

  • 3 Definições Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições de 3.1 a 3.14. 3.1 Planta de situação Planta  que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina. Nota: Para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre localização do terreno. 3.2 Planta de locação (ou implantação) Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta. 3.3 Planta de edificação Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. Nota: As plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros.
  • Errado - o enunciado da questão refere - se a PLANTA DE IMPLANTAÇÃO.

  • 3.2 Planta de locação (ou implantação)

    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.


ID
310225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a linguagem e representação do projeto
arquitetônico, julgue os itens de 56 a 60.

Tornar mais compatíveis os diferentes documentos de desenho provenientes de diversos escritórios de projeto é a tarefa à qual se lançou recentemente a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA), seguindo tendência de entidades internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    A AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura -, é uma entidade independente, composta e dirigida pelos escritórios de arquitetura e urbanismo associados. Conta também com a associação de empresas fornecedoras de produtos e de serviços do setor de arquitetura e construção civil, como colaboradoras.

    Através da participação em grupos de trabalho, seminários, conferências e encontros sociais/profissionais, seus associados trocam experiências e identificam os pontos de interesse comuns para poder qualificá-los, representá-los e divulgá-los perante às instituições públicas ou privadas, ao mercado e ao público em geral


ID
543721
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tradicionalmente, alguns projetos são executados e entregues considerando três variáveis ou restrições principais, conhecidas como “triângulo da gerência de projeto”, cujo gerenciamento tenta manter o controle sobre elas. As variáveis ou restrições mencionadas são:

Alternativas
Comentários
  • As Variáveis

    Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variáveis ou restrições. As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:

    • Tempo;
    • Custo;
    • Escopo.

    Na versão atual do PMBOK, tríplice restrição foi eliminada, passando a existir restrições do projeto que são elas: Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos e Riscos. Portanto, qualquer alteração em um desses itens certamente haverá restrições em um ou mais dos demais itens.

    Isto é conhecido também como "triângulo da gerência de projeto", ou "triângulo de restrições" onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Como comentado anteriormente, alguns profissionais entendem que a variável qualidade está separada do escopo e o definem como sendo uma quarta variável, considerando a, desta forma, como parte do triângulo de restrição triplo expandido. Outros autores defendem, ainda, como sendo a terceira variável do "triângulo de restrições", classificando o âmbito (escopo), como uma das áreas do conhecimento - gestão do âmbito (PMBOK).

    A restrição do tempo influencia o prazo até o término do projeto. A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo designa o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão freqüentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado, uma restrição apertada de tempo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido.

    A disciplina da gerência de projeto trata de fornecer as ferramentas e as técnicas que permitem a equipe de projeto, e não apenas ao gerente de projeto, organizar seu trabalho para lidar com essas variáveis


ID
543724
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para uma eficaz administração de contratos, o gestor ou administrador deve seguir algumas orientações básicas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C
    Baseando-se na Lei 8.666

    Art. 6. IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;
    ( a LETRA C diz que a especificação deve ser genérica, de modo a permitir alterações...
    Errado, pois é exatamente o contrário, devem ser suficientes para não ter ou ter o mínimo de alterações posteriores.)

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


ID
543730
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao Sistema de Aviação Civil Brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B
    Não exite mais o Ministerio da Aeronautica e nem o DAC. 
    Anac substituiu o antigo DAC e agora é vinculada à Secretaria de Aviação Civil

ID
543748
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a

Alternativas

ID
543757
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Anexo 14 à Convenção de Chicago estabelece que, de acordo com a categoria da pista, o máximo de declividade NÃO DEVERÁ EXCEDER a

Alternativas

ID
543790
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com a iminência do término da Segunda Guerra Mundial, a aviação civil experimentou um crescimento vertiginoso e a comunidade internacional percebeu a necessidade de padronizar conceitos aplicados à aviação. Dessa forma a Convenção de Chicago (1944), em seu Anexo 14, determina as distâncias declaradas para operação de uma aeronave em um aeroporto. De acordo com esse Anexo, a distância disponível de corrida de decolagem acrescida da zona livre de obstáculos é corretamente identificada por meio do acrônimo

Alternativas
Comentários
  • OACI - anexo 14


    Distâncias declaradas


    As distâncias a seguir devem ser calculadas em metros ou pés arredondados para pistas com o propósito de servir o transporte aéreo comercial internacional:


    Pista Disponível para Corrida de Decolagem (TORA) . Comprimento declarado da pista, disponível para corrida no solo de uma aeronave que decola.

    Distância Disponível para Decolagem (TODA). Comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, mais a extensão da zona desimpedida (―Clearway‖), se existente.

    Distância Disponível para Aceleração e Parada (ASDA ). Comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, somado ao comprimento da Zona de Parada (Stopway), se existente.

    Distância Disponível para Pouso (LDA). Comprimento declarado de pista disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa. 



ID
703537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da representação, dos métodos e das técnicas de desenho, julgue os itens que se seguem.

Elaboração de projeto, consoante a NBR 13.531, consiste na determinação e na representação prévias do objeto — urbanização, edificação, elemento da edificação, instalação predial, componente construtivo, material para construção — mediante o concurso dos princípios e das técnicas próprias da arquitetura e da engenharia.

Alternativas
Comentários

ID
715570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o gerenciamento do conflito nos projetos, entende-se que este sempre vai ocorrer, em razão da natureza temporária de uma equipe de projeto e da quantidade das interfaces externas que um líder de projeto precisa administrar.

Entre os aspectos que correspondem à fonte de conflitos, encontram-se

Alternativas

ID
727228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto básico para execução de obras públicas deve apresentar

nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou o serviço e ser elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei 8.666:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução (...)


ID
778141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a NBR 6.492/1994, suas normas correlatas e complementares e demais temas que possa suscitar, julgue os itens seguintes.

Na NBR 6.492/1994, são especificados os produtos de cada fase de projeto; na fase de estudo preliminar, já deve constar a caracterização de todos os elementos construtivos da edificação, do programa e do partido adotados, incluindo-se níveis e medidas principais, áreas, acessos, denominação dos espaços, topografia, orientação.

Alternativas
Comentários
  • 5.1.2 Estudo preliminar
    Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
    5.1.2.1 Documentos típicos
    Os documentos típicos são os seguintes:
    a) situação;
    b) plantas, cortes e fachadas;
    c) memorial justificativo.
    5.1.2.2 Documentos eventuais
    Os documentos eventuais são os seguintes:
    a) perspectiva;
    b) maquete (estudo de volume);
    c) desenvolvimento através de texto ou desenhos
    sumários de elementos isolados que sejam de interesse
    em casos especiais;
    d) análise preliminar de custo.
    5.1.2.3 Escala
    A escala deve ser de acordo com o porte do programa.
    5.1.2.4 Elementos a serem representados
    Devem estar representados os elementos construtivos, ainda que de forma esquemática, de modo a permitir a perfeita compreensão do funcionamento do programa e partido adotados, incluindo níveis e medidas principais, áreas, acessos, denominação dos espaços, topografia,
    orientação.

ID
778159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de projeto arquitetônico e temas correlatos, julgue os próximos itens.

No projeto de iluminação de um edifício, recomenda-se observar, além dos aspectos técnicos e de uso, portarias e regulamentações que disponham sobre o uso racional de energia.

Alternativas

ID
778291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

O grau de detalhamento de um projeto é importante para a qualidade de informações para o orçamento da obra.

Alternativas

ID
778306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às fases, às especificações e aos detalhamentos de um projeto, julgue os próximos itens.

O projeto completo ou executivo deve ser acompanhado de detalhes construtivos na escala 1:100 e de especificações de materiais e acabamentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na NBR 6462 (Representação de projetos de arquitetura) diz:

    5.1.3.3 Escala
    Igual ou superior a 1/100 na representação da edificação.
    De acordo com o porte do programa, podem ser utilizadas
    escalas menores, com ampliações setoriais.

    Sendo assim 1/100 uma escala muito pequena para detalhamentos.
  • Resposta : Errada

    De acordo com a NBR 6492, item 5.1.4 Projeto executivo :

    "5.1.4.3 Escala

    Igual ou superior a 1/100 na representação da edificação.

    Em programas de grande porte, podem ser utilizadas escalas

    menores, com ampliações setoriais.

    5.1.4.4 Elementos a serem representados

    Devem estar corretamente indicados todos os materiais

    usados e suas quantidades, os detalhes construtivos,

    além das recomendações necessárias para sua correta

    execução."




  • Escala 1: 100 para detalhes está claramente, pequena para a função de detalhar


ID
807622
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao conjunto de projetos necessários à execução de um edifício público, considere as afirmações abaixo.

I - As questões relativas à proteção contra incêndio são de atribuição exclusiva do Corpo de Bombeiros e, portanto, não cabe ao arquiteto considerá-las no projeto arquitetônico.

II - No projeto arquitetônico, existem elementos da edificação que devem ser projetados tendo em vista a proteção e segurança contra incêndios.

III - Nos edifícios públicos com recuos obrigatórios de frente para o passeio público, é obrigatória a instalação de grades de proteção para segurança.

IV - As circulações horizontais, nos edifícios públicos, devem ter suas larguras calculadas em função da altura das edificações.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Salvo, engano, as circulações são calculadas em relação ao fluxo pre-determinado de pessoas ,dependendo do tipo e uso da edificação, sendo recomendado dimensoes minimas em algumas normas.

  • 4.4 Dimensionamento das saídas de emergência

    4.4.1 Largura das saídas

    4.4.1.1 A largura das saídas deve ser dimensionada em função do número de pessoas que por elas deva transitar,

    observados os seguintes critérios:

    (...)

  • 9077

    Sobre a alternativa IV ________________

    Saídas de emergência: Dimensionadas em função da população da edificação

    Largura das saídas: Dimensionadas em função do número de pessoas que por elas deva transitar

    Acessos: Dimensionados em função dos pavimentos que servirem a população

    Escadas, rampas e descargas: Dimensionadas em função do pavimento de maior população


ID
910396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O gerenciamento de projetos de arquitetura tem por finalidade uma boa integração entre a coordenação de equipes de trabalho e a elaboração das propostas técnicas, dos desenhos e dos detalhes executivos, além da especificação dos materiais e da compatibilização de projetos complementares.

Entre as tarefas que NÃO se inserem nessa atividade encontra(m)-se:

Alternativas

ID
1234486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito dos projetos de arquitetura para edifícios.

O estudo preliminar dos projetos de arquitetura para edifícios define-se como o conjunto de documentos técnicos — memoriais, desenhos, especificações — necessários à licitação e(ou) à execução da obra.

Alternativas
Comentários
  • NBR 13531 - Elaboração de Projetos de Edificações - Atividades Técnicas

    Item 2.4.4 - Estudo Preliminar (EP)

    Etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas.


  • Para licitação é necessário o projeto básico.


ID
1441897
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quais são as dimensões recomendadas de um campo de futebol em grama natural ou sintética para partidas internacionais?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Neufert - arte de projetar em arquitetura,no subitem esportes, o campo de futebol apresenta a seguinte dimensão: 

    Maximo:120x90 - Mínimo: 90x45 - Médio: 105x70

    Assim, de acordo as alternativas apresentadas a melhor que se adequa é a letra B

  • De acordo com documento elaborado pela CBF, com autorização da FIFA, e bastante atual (refere-se a 2020/2021), a resposta está correta. Ver página 40 desse documento: https://conteudo.cbf.com.br/cdn/202008/20200818145813_835.pdf

    O Ministério dos Esportes fez o "GUIA DE RECOMENDAÇÕES DE PARÂMETROS E DIMENSIONAMENTOS PARA SEGURANÇA E CONFORTO EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL", que diverge nessas medidas: "Para todos os jogos de alto nível profissional, incluindo disputas internacionais, a área do campo deverá ser de 105x68 metros, de acordo com as recomendações da FIFA.". (http://arquivo.esporte.gov.br/arquivos/ascom/publicacoes/Guia%20de%20Recomendaes%20de%20Parmetros%20e%20Dimensionamentos%20para%20Segurana%20e%20Conforto%20em%20Estdios%20de%20Futebol.pdf)

    Mas, ainda assim, a resposta correta é a mais próxima desse valor também.

  • D) Comprimento entre 100m e 110m e largura entre 64m e 75m

  • Caraleó... Sério? um em cada um milhão de arquitetos terá a oportunidade de projetar, ou mesmo fiscalizar, um projeto de um estádio de futebol.

    Como se não bastasse, reparem o órgão do concurso, UFGD, Universidade de Dourados no Mato Grosso do Sul...

    Com todo respeito à população de Mato Grosso do Sul, não é um estado ou mesmo uma cidade onde se destaca o futebol, né?

    Sendo assim, indispensável o conhecimento de tal informação para ser servidor da autarquia federal UFGD!!!


ID
1519297
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um projeto de pré-execução de uma edificação, destinado a fornecer as informações necessárias para os demais profissionais que elaboram os projetos complementares, deve conter, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Projeto Pré Executivo é o mesmo que Anteprojeto .Segundo a NBR 13532, o anteprojero ou projeto pré-executivo deve produzir  informações relativas à edificação (interiores e exteriores),  a todos os elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados importantes.  

    Ainda, segundo a NBR 6492, a planta de locação do anteprojeto deve conter, os eixos do projeto e a amaração dos eixos do projeto a um ponto de referencia.

    Podemos observar também que as demais alternativas trazem a palavra detalhamento, cabe ao projeto executivo o detalhamento construtivo. 

     Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos: - planta geral de implantação; - planta de terraplenagem; - cortes de terraplenagem; - plantas dos pavimentos; - plantas das coberturas; - cortes (longitudinais e transversais); - elevações (fachadas); - detalhes (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos);

    b) texto: - memorial descritivo da edificação; - memorial descritivo dos elementos da edificação, dos componentes construtivos e dos materiais de construção.


ID
1564804
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As especificações técnicas em memoriais de projeto em obras públicas podem, dentro do que se estabelece nas normas técnicas oficiais e na legislação de licitações, ser desenvolvidas por meio de

Alternativas
Comentários
  • Especificações Técnicas


    As especificações técnicas são representadas por um documento que caracteriza os materiais, equipamentos e serviços a serem utilizados na obra, visando a desempenho técnico determinado. Deverão ser elaboradas em conformidade com normas técnicas e práticas específicas, de modo a abranger todos os materiais, equipamentos e serviços previstos no projeto. 

    As especificações técnicas não poderão reproduzir catálogos de determinado fornecedor ou fabricante, de modo a permitir alternativas de fornecimento. Quando de sua elaboração, devem ser definidas as condições de aceitação de produto similar, para não restringir a uma única marca aceitável. 

    Se a referência de marca ou modelo for indispensável para a perfeita caracterização do material ou equipamento, a especificação deverá conter obrigatoriamente a expressão “ou equivalente”.


    Trecho do livro:

    Obras Públicas - Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas

    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2545893.PDF


    Resposta: E

  • NBR 15575

    Cabe ao projetista o papel de especificar materiais, produtos e processos que atendam ao desempenho mínimo estabelecido nesta parte da ABNT NBR 15575 com base nas normas prescritivas e no desempenho declarado pelos fabricantes dos produtos a serem empregados em projeto.

  • complementando...

    Trecho da NBR 15575

    Normas prescritivas: estabelecem requisitos com base no uso consagrado de produtos ou procedimentos, buscando o atendimento às exigências dos usuários de forma indireta.

    Normas de desempenho: traduzem as exigências dos usuários em requisitos e critérios, e são consideradas como complementares às prescritivas, sem substituí-las.


ID
1564807
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um Projeto de Reforma será encaminhado para aprovação nos órgãos públicos. A distinção entre áreas a demolir, a conservar e a construir

Alternativas
Comentários
  • C

  • Representação de reformas e ampliação

    https://docente.ifrn.edu.br/joaocarmo/disciplinas/aulas/desenho-arquitetonico/reforma-e-ampliacao

    ✅LETRA C

  • -        Paredes existentes: Traço cheio preto ou azul; Preto Contínua

    -        Paredes a construir: Tracejado vermelho; Preto Traço Ponto

    -        Paredes a Demolir ou retirar: Pontilhado amarelo. Preto Tracejada


ID
1643926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A correta execução dos detalhes construtivos é fundamental para se evitar o desperdício de materiais além de concretizar o que foi idealizado pelo autor do projeto. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue, relativos ao detalhamento de projetos.

Na prancha destinada a projetos de detalhamento, o quadro geral dos acabamentos é de uso facultativo do projetista.

Alternativas
Comentários
  • Item 5.1.3.1 Documentos Típicos, da NBR 6492

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);



ID
1669054
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O programa de manutenção para o edifício do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, inaugurado em 2008, deve atender aos requisitos para o sistema de gestão de manutenção da edificação estabelecidos pela NBR 5674, válida a partir de agosto de 2012. Segundo a Norma, por ser a edificação existente anterior à vigência desta, deve

Alternativas
Comentários
  • 1. Escopo

    Esta Norma estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações.A gestão do sistema de manutenção inclui meios para:

    a)preservar as características originais da edificação;

    b)prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas,

     

    Edificações existentes antes da vigência desta Norma devem se adequar ou criar os seus programas de manutenção atendendo ao apresentado nesta Norma.

     

    Os anexos desta Norma apresentam exemplos de modelos não restritivos ou exaustivos aserem adaptados em função das características específicas da edificação.


ID
1695796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Além de desenvolver o projeto arquitetônico, o arquiteto deverá conhecer os projetos complementares da edificação e coordenar a compatibilização entre eles. Acerca desses projetos, julgue o item a seguir.

Os objetivos da coordenação de projetos incluem assegurar a integração entre as fases da obra; controlar o aceite dos projetos contratados; analisar os riscos de engenharia junto com projetistas e especialistas; e estabelecer padronização da apresentação das informações.

Alternativas

ID
1729426
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A norma técnica brasileira que fornece os procedimentos para a avaliação de imóveis urbanos, denomina-se ABNT NBR:

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-1 – Avaliação de bens – Parte 1: Procedimentos gerais;

    NBR 14653-2 – Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos;

    NBR 14653-3 – Avaliação de bens – Parte 3: Imóveis rurais;

    NBR 14653-4 – Avaliação de bens – Parte 4: Empreendimentos;

    NBR 14653-5 – Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral;

    NBR 14653-6 – Avaliação de bens – Parte 6: Recursos naturais e ambientais;

    NBR 14653-7 – Avaliação de bens – Parte 7: Patrimônios históricos.

  • a) NBR 5419/2001- Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas

    b) NBR 16401-3/2008 - Instalações de ar-condicionado - Sistemas centrais e unitários - parte 3

    c) NBR 9050/2004 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

    d) NBR 16401-1/2008 - Instalações de ar-condicionado - Sistemas centrais e unitários - parte 1

    e) NBR 14653-2 – Avaliação de bens – Imóveis urbanos - parte 2


ID
1800709
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na fase executiva de um projeto de arquitetura, o seguinte elemento deve ser indicado na planta de locação de uma edificação:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 6492/94, a Planta de locação deve conter:

    - Simbologias de representação gráfica conforme as prescritas na Norma;

    - Curvas de nível existentes e projetadas;

    - indicação do norte;

    - indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamento, áreas cobertas, taludes e platôs;

    - perímetro do terreno, marcos topográficos, cotas gerais, níveis principais;

    - indicação dos limites externos das edificações, recuos e afastamentos;

    - eixos do projeto;

    - amarração dos eixos do projeto a um ponto de referência;

    - denominação das edificações;

    - escalas;

    - notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

  • 5.3.3 PROJETO EXECUTIVO 

    5.3.3.1 PLANTA DE LOCAÇÃO 

    A PLANTA DE LOCAÇÃO DEVE CONTER:

    A) SIMBOLOGIA DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA CONFORME AS PRESCRITAS NA NORMA.
    B) CURVAS DE NÍVEL EXISTENTES E PROJETADAS, ALÉM DE EVENTUAIS SISTEMAS DE COORDENADAS REFERENCIAIS;
    C) INDICAÇÃO DO NORTE; 
    D) INDICAÇÃO DAS VIAS DE ACESSO, VIAS INTERNAS, ESTACIONAMENTO, ÁREAS COBERTAS, TALUDES E PLATÔS;
    E) PERÍMETROS DO TERRENO, MARCOS TOPOGRÁFICOS, COTAS GERAIS, NÍVEIS PRINCIPAIS. 
    F) INDICAÇÃO DOS LIMITES EXTERNOS DAS EDIFICAÇÕES: RECUOS E AFASTAMENTOS; 
    G) EIXOS DO PROJETOS; 
    H) AMARRAÇÃO DOS EIXOS DO PROJETO A UM PONTO DE REFERÊNCIA;
    I) DENOMINAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES; 
    J) ESCALAS; 
    K) NOTAS GERAIS, DESENHOS DE REFERÊNCIA E CARIMBO. 
     

  • não confundir com planta de situação :)

    5.3.1.1 Planta de situação

    A planta de situação deve conter:

    a) simbologias de representação gráfica, conforme as prescritas no Anexo;

    b) curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais;

    c) indicação do norte;

    d) vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos;

    e) indicação das áreas a serem edificadas, com o contorno esquemático da cobertura das edificações;

    f) denominação dos diversos edifícios ou blocos;

    g) construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi e restrições governamentais;

    h) escalas;

    i) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.


ID
1829341
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A  questão versa sobre a Resolução 361, de 10/12/1.991, que Dispõe sobre a conceituação de Projeto Básico em Consultoria de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Segundo o Artigo 5º, poderá ser dispensado o Projeto Básico com as características descritas nos artigos anteriores, para os empreendimentos realizados nas seguintes situações:

I - Nos casos de guerra ou graves perturbações da ordem;

II - Nos casos de obras ou serviços de pequeno porte, isolados e sem complexidade técnica de gerenciamento e execução; e

III - Nos casos de emergência, quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos e privados.

Neste caso, quem deverá justificar a urgência para o atendimento dos casos de emergência e emitir o respectivo laudo técnico com Anotação de Responsabilidade Técnica?

Alternativas
Comentários
  • Errei, pq achei que fosse da empresa contratada.

    Meu raciocínio foi o seguinte: vendo que os concursos para cargo de arquiteto, e mesmo de engenharia civil, com essa quantidade enorme de vagas que são ofertada e essas remunerações extremamente empolgantes, achei que não são todos os ógão públicos que possuem tal profissinal no seu quadro de funcionários.

    Logo, alguns órgãos, não teriam como ter RT que poderia fazer uma ART pela contratante


ID
1896706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR 13531:1995, assinale a opção que mostra os objetos do projeto em ordem crescente de complexidade.

Alternativas
Comentários
  • 2.1 Objetos de projeto

     Aqueles a seguir classificados, segundo critérios de complexidade, na ordem decrescente:

    a)urbanização;

    b)edificação;

    c)elemento (da edificação);

    d)instalação (predial);

    e)componente (construtivo);

    f)material (para construção).

  • aiii droga, vdd

  • Gabarito C

    BIZU:

    material para construção (substâncias, compostos)

    componente construtivo (materiais definidos e processados)

    instalação predial (desempenham funções)

    elemento da edificação (integram a edificação)


ID
2250538
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A questão refere- se à situação descrita a seguir.

   Um conjunto habitacional de interesse social, recém-construído, com prédios de até quatro pavimentos, está situado em um município do Estado de São Paulo que não dispõe de Código de Edificações próprio, aprovado por Lei Municipal. Esse conjunto é objeto de análise tendo-se em vista a possibilidade de não estar em conformidade com os parâmetros técnicos e legais.

  No quesito habitabilidade, há reclamação de que as dimensões de determinados ambientes e a organização funcional dos espaços não atendem a requisitos mínimos de habitabilidade recomendados em norma. Há também uma alegação de que não estariam sequer sendo atendidos os parâmetros obrigatórios de dimensionamento dos ambientes.

   Alega-se ainda que as áreas de iluminação de cozinhas não respeitaram o dimensionamento mínimo legalmente exigido.

   São questionadas também as medidas de proteção contra incêndios – prevenção e combate ao fogo.

Para atenderem às exigências legais, as cozinhas, com área de piso igual a 6 m2 , deveriam respeitar área mínima de iluminação de

Alternativas
Comentários
  • 5- Dimensionamento Mínimo dos Ambientes:

    Todos os ambientes que compõem o prédio escolar deverão seguir as dimensões mínimas estabelecidas nesta Norma, como segue:

    5.1 – Sala de Aula

    5.1.1 - A área das salas de aula corresponderá no mínimo a 1,00m2 por aluno.

    5.1.2 - O pé-direito das salas de aula deverá ter valor médio de 3,00m, admitindo-se o mínimo em qualquer ponto de 2,50m..

    5.1.3 - A dimensão mínima por sala de aula deverá ser de e 20m2

    5.1.4 - Nas .salas de aula que vierem a ser instaladas em imóveis já existentes será admitido pé-direito com um mínimo de 2,70m desde que área corresponda ao mínimo de 1,20 m2 por aluno 5.1.5 – As salas de aula das escolas de 1o grau não poderão estar situadas em piso acima de 10,00m da soleira do andar térreo

    5.1.6 – Ventilação e iluminação.

    5.1.6.1 - A área de ventilação natural das salas de aula deverá ser no mínimo igual à metade da superfície iluminante , a qual será igual ou superior a 1/5 da área do piso.

    5.1.6.2 - Recomenda-se que a ventilação nas salas de aula seja cruzada.

    5.1.6.3 - Será obrigatória a iluminação natural unilateral preferencialmente à esquerda, sendo admitida a iluminação zenital , quando solucionado ofuscamento.

    5.1.6.4 – A iluminação a artificial será obrigatória e atenderá a um nível mínimo de iluminamento de 500 lux

    5.1.7 – As salas de aula deveram obrigatoriamente ter forro preferencialmente em laje.

    5.1.8 – As distâncias a serem percorridas das salas de aula ao acesso às escadas ( degrau superior ) não poderão ultrapassar a 25,00m a partir do ponto mais distante dentro de da sala .

    5.2 Auditórios Anfiteatros

    5.2.1 – Os auditórios ou de salas de grande capacidade das escolas deverão ter área útil não inferior a 1,00m2 por pessoa .

    5.2.2 – A iluminação natural deverá ser 1/8 da área do piso, sendo também aceita a iluminação artificial seguindo as normas da ABNT.

     

    6 / 8 = 0,750m²

  • DECRETO N. 12.342, DE 27 DE SETEMBRO DE 1978

    Artigo 44 - A área iluminante dos compa rtimentos deverá corresponder, no minimo, a:

    II - n os compartimentos destinados a dormir, estar, cozinhar, comer e em compartimentos
    sanitários: 1/8 da área do piso, com área do piso, com o mínimo de 0,60 m².

  • Claus, qual foi a sua fonte?

  • Acho que a fonte do Claus foi esta:

    Resolução SS-493, de 8/9/94

    Aprova Norma Técnica que dispõe sobre a Elaboração de Projetos de Edificação de Escolas de , 1e 2graus no âmbito Estado de São Paulo.


ID
2250544
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Vida Útil de Projeto (VUP), conforme definida na NBR 15575, corresponde

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    NBR 15575/2013

     

    3.43 Vida Útil de Projeto (VUP) - Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nesta norma (...)

  • Gabarito: E

    Lembrar que vida útil e V.U.P. não se relacionam com garantia ou validade.

  • Gab. E

    A parte 1 da NBR 15575 traz uma descrição bem didática sobre VUP, sendo definida como o período estimado de tempo de um determinado sistema construtivo. A VUP é indicada com base em estimativas, tendo em vista que há diversos fatores que podem influenciar na durabilidade de um edifício.

    A Vida Útil (VU) é o período decorrente em que um componente ou sistema construtivo atende ao desempenho especificado, segundo o previsto em projeto, indicando se o período mínimo de tempo estimado para seu bom funcionamento foi alcançado ou não.


ID
2301907
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para estar de acordo com as normas vigentes, a elaboração do projeto de arquitetura, deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por

Alternativas
Comentários
  • NBR 13532

    4.4 Execução das etapas do projeto de arquitetura
    4.4.1.1 A elaboração do projeto de arquitetura deve ser
    orientada, em cada uma das suas etapas, por:
    a) informações de referência a utilizar;
    b) informações técnicas a produzir;
    c) documentos técnicos a apresentar

  • Na NBR 16636, continua as 3 categorais de informações (utilizar / produzir / apresentar)


ID
2328610
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme o Manual de Escopos de Projetos e Serviços de Arquitetura e Urbanismo desenvolvido pela AsBEA − Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, a pesquisa do potencial de infraestrutura nas localidades disponíveis e suas afinidades com o produto pretendido caracteriza-se como serviço

Alternativas
Comentários
  • Esses Manuais são pagos!

  • Opcional???

    Não li esse manual, mas achei errado o adjetivo, deveria ser essencial..

    Vejamos o seguinte exepmlo hipotético:

    Vai ser projetado e construído um hospital público, que demanda uma carga alta de energia (infraestrtura elétrica), que demanda alto fluxo de veículos, incluse ambulâncias (infraestrtura viária) e por aí vai....

    Como é opcional esse estudo, o grupo de arquitetos resolve nao fazer (estava no verão chuvoso e demandava pesquisa de campo, não quiseram fazer)

    Aprovam o projeto e ao executar veem que a rede elétrica não consegue atender a demanda do empreeendimento, para ampliar a rede e disponibilizar a carga a concessionária leva 3 anos... OPCIONAL????


ID
2455111
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A forma de estabelecimento do desempenho de edificações é pensada por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, os quais sempre permitem a mensuração clara do seu cumprimento. Conforme disposto na NBR 15575-1 de 2013, no item – avaliação de desempenho quanto a diretrizes para implantação e entorno, analise:

I. Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra, avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.

II. Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.

III. Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas (entorno), considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.

IV. O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis.

V. Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    NBR 15575-1 / 2013

     

    Gente, não precisava nem ler o item I, já que ele está em todas alternativas. Der!

     

    I - CORRETO

    6.3.1 Implantação
    Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra (topográficas, geológicas etc.), avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.

     

    II - CORRETO

    6.3.1 - Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.

     

    III - CORRETO 

    6.3.2 Entorno Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas, considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.

     

    IV - CORRETO 

    6.3.2 - O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis, particularmente das ABNT NBR 8044, ABNT NBR 5629, ABNT NBR 11682, ABNT NBR 6122 e NBR 12722.

     

    V - CORRETO

    6.3.3 Segurança e estabilidade Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas
    as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes

  • Gab. A

    I. Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra, avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.✅

    II. Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.✅

    III. Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas (entorno), considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.✅

    IV. O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis.

    V. Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes.✅


ID
2475907
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), “a palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em acepção, um conjunto de ações, caracterizadas e quantificadas, necessárias à concretização de um objetivo. Embora esse sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica”. O objeto principal do Projeto de Arquitetura da Edificação é:

Alternativas
Comentários
  • ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ARQUITETURA DA EDIFICAÇÃO - IAB

    1. INTRODUÇÃO

    A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em acepção, um conjunto de ações, caracterizadas e quantificadas, necessárias à concretização de um objetivo. Embora este sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica.

    O objetivo principal do Projeto de Arquitetura da Edificação é a Execução da Obra idealizada pelo arquiteto. Essa obra deve se adequar aos contextos naturais e culturais em que se insere e responde às necessidades do cliente e futuros usuários do edifício. 


ID
2482219
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O projeto de vedação vertical é item fundamental para a implantação das tecnologias construtivas racionalizadas, isto é, interfere na racionalização do edifício como um todo. Para a produção dessa etapa dos serviços, preferencialmente deve ser desenvolvida de forma simultânea ao detalhamento do projeto executivo, permitindo assim uma coordenação das informações e das soluções técnicas a serem adotadas (LORDSLEEM JUNIOR, 2000; FRANCO, 1998. PEÑA, 2003). A racionalização da produção vertical, por sua vez, é fundamental para a racionalização dos demais subsistemas que compõem o edifício e, consequentemente, propicia diminuição de desperdícios e economia de materiais e mão de obra, proporcionando o aumento da produtividade das atividades.

A adoção de projeto para produção de alvenaria funciona, portanto, no primeiro momento, como instrumento de compatibilização e coordenação não só entre projetos arquitetônicos e complementares e demais documentos de obra, mas também como elemento de integração entre a fase de concepção e a de produção, ao buscar incorporar soluções construtivas consoantes com a realidade de canteiros (SILVA, 2003).

(BRANDSTETTER, M. C. de O.; SANTOS, F. C. dos; CARASEK, H. Avaliação das melhorias obtidas por meio da implantação do projeto de alvenaria de vedação. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 79-98, jul./set. 2013.)


Visando a atingir a compatibilização do estudo de projeto de alvenaria de vedação como parte integrante dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações, é correto afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • CERTA a) os projetos de alvenaria vertical deverão conter observações sobre os efeitos de modificações entre materiais devido a coeficientes de dilatação térmica, variações volumétricas sob a ação da umidade e composições químicas.

     

     b) o memorial descritivo da construção conterá plantas de marcação da última fiada, tipo de bloco, composição e dosagem da argamassa de assentamento e esquadrias já associadas à distribuição vertical dos blocos.  

    A PRIMEIRA fiada é bem mais importante que a última.

     

     c) o caderno de elevações conterá estritamente as elevações das paredes externas contendo as interferências com componentes do subsistema de instalações prediais elétricas no contrapiso. 

    As paredes internas também precisam de elevações.

     

     d) nos memoriais de construção, serão apresentados forma de locação das paredes internas, execução de cantos, escoramentos provisórios diante da ação de ventos, enquanto que as paredes externas serão indicadas nas plantas de estrutura

    Planta de estrutura não contém projeto de vedações.

  • Corbusiana, 

    Quais foram suas fontes?

    Obrigada!

  • Ah eu não tenho um livro sobre alvenaria, eu vou fazendo as questões e acumulando minhas anotações, por exemplo, já encontrei em outra questão que o projeto de alvenaria deve ter as plantas da primeira fiada, segunda fiada e fiadas das alturas das esquadrias, bem como a elevação das paredes. O projeto de alvenaria é um avanço da racionalização da obra, evita quebra-quebra já que as instalações são posicionadas estrategicamente, evita-se a quebra em meios blocos.

    Sobre a letra E, é um pouco incoerente colocar algumas paredes em um projeto e outras em outro, sendo que o sistema é o mesmo, me parece pouco funcional, e então eu fui eliminando, mas essas questões precisam ser refeitas com o tempo, eu já acertei ela, já errei mesmo depois de ter acertado... é manter o ritmo de resolução de questões.

    Olha esse link, acho que pode te ajudar: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/112/artigo285542-3.aspx

  • Fui por eliminação...


ID
2507080
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o projeto executivo, analise.


I. O projeto executivo de arquitetura deve conter todas as informações necessárias para o perfeito entendimento do projeto e execução da obra.

II. Em fase de análise do projeto executivo, este deverá ser apresentado em papel sulfite até a aprovação final.

III. Após a aprovação do projeto executivo, fica o escritório de arquitetura responsável pela entrega de uma cópia em papel vegetal, de todas as áreas envolvidas, com data e assinatura do responsável em todas as folhas.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me informar de que norma a banca retirou isso?
    A NBR 6492, que determina os tipos de papéis a serem utilizados, não faz qualquer menção à relação de uma etapa x estar relacionada ao tipo de papel y.
     

  • Questão passível de anulação, pois o enunciado não menciona "de acordo com a norma" prefeituras aceitam projetos tanto em sulfite quanto em vegetal.

    As apresentações de acordo com a norma citam diversos tipos de papel e não relacionam fases a determinados papeis.

    4.1 Papel Os desenhos devem ser executados em papéis transparentes ou opacos, de resistência e durabilidade apropriadas. A escolha do tipo de papel deve ser feita em função dos objetivos, do tipo do projeto e das facilidades de reprodução, a saber:

    a) papel transparente:

    - manteiga;

    - vegetal;

    - albanene;

    - poliéster;

    - cronaflex.

    b) papel opaco:

    - canson;

    - schoeller;

    - sulfite grosso.

    Gabarito é a letra B

  • da era flintstones...

  • Questão mal elaborada!

  • mais de 15 anos atuando como arquiteto e nunca ouvi falar nessa alternativa III... pelo contrário o cliente quem tira as cópías do projeto aprovado e distribui para os envolvidos no processo dele.

    as outras, I e II, estão corretas

  • resposta do gabarito letra A


ID
2507083
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a aprovação de projeto arquitetônico junto à prefeitura, é necessário apresentar as seguintes documentações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Para poder dar entrada na aprovação de um projeto de arquitetura junto à Prefeitura, existe uma lista de documentos que devem ser apresentados para a administração pública, juntamente com o projeto arquitetônico e o memorial descritivo. Só assim o processo terá andamento.

    Um dos requisitos é a Emissão do documento de ART/RRT de Responsabilidade Técnica do Projeto que deverão ser emitidos pelos profissionais envolvidos E ESTAREM DEVIDAMENTE PAGOS.


ID
2507086
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A elaboração de um projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma das suas etapas por:


I. Informações de referência a utilizar, como levantamento topográfico e cadastral, entre outros.

II. Informações técnicas a produzir, como registro de vistorias no local da futura edificação e de arquivos cadastrais.

III. Documentos técnicos a apresentar, como desenhos, relatórios e fotografias, entre outros.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • NBR 13532

    4.4.2 Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ)

    4.4.2.1 Informações de referência a utilizar:

    a) levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP);

    b) outras.

    4.4.2.2 Informações técnicas a produzir:

    a) registros de vistorias no local da futura edificação e de arquivos cadastrais (municipais, estaduais ou federais), incluindo os seguintes dados míni- mos:

    - vizinhança da edificação (acidentes);

    4.4.2.3 Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos (cadastrais da vizinhança, do terreno e das edificações existentes): plantas, cortes e elevações (escalas existentes ou convenientes);

    b) texto: relatório;

    c) fotografias: preferencialmente coloridas, com indi- cação esquemática dos pontos de vista e com tex- tos explicativos;

    d) outros meios de representação.

    (LETRA A)

  • Complementando...

    Hoje em dia (com o cancelamento da NBR 13532), é a NBR 16636 que a substituiu e que fala sobre esta parte.

    NBR 16636/17

    6.1.1 A elaboração do projeto executivo arquitetônico deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por:

    a) informações de referência e informações técnicas específicas a serem utilizadas;

    b) informações técnicas a serem produzidas;

    c) documentos técnicos a produzir e a apresentar. (ver ABNT NBR 6492)


ID
2576992
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 13532 (Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura), dentre os documentos técnicos que devem ser apresentados na etapa do Estudo Preliminar de Arquitetura estão:

Alternativas
Comentários
  • NBR 16636/2017

    ESTUDO PRELIMINAR ARQUITETÔNICO (EP-ARQ)

    6.4.4.3 Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos:

    - planta geral de implantação;

    - plantas individualizadas dos pavimentos;

    - planta da cobertura;

    - cortes (longitudinais e transversais) para ambientes internos e externos;

    - elevações (fachadas);

    - detalhes construtivos; (quando necessário)

    (opcional) b) texto: memorial justificativo;

    (opcional) c) perspectivas (interiores ou exteriores, parciais ou gerais);

    (opcional) d) maquetes construídas ou virtuais (interior, exterior);

    (opcional) e) fotografias e recursos audiovisuais.

    GAB E

  • Gabarito E

    a) Projeto Básico de Arquitetura (PB-ARQ) + plantas e cortes de terraplenagem

    b) Projeto Básico de Arquitetura (PB-ARQ) + plantas, cortes e elevações de áreas molhadas

    c) Projeto Legal de Arquitetura (PL-ARQ)

    d) Projeto Básico de Arquitetura (PB-ARQ)

    e) Estudo Preliminar de Arquitetura (EP-ARQ)


ID
2606230
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Identifique os compartimentos de uma edificação, conforme a função que abriga e o tempo estimado de permanência humana em seu interior, de acordo com classificação estabelecida pela Lei do Código de Obras do Município do Salvador, considerando a numeração a seguir:


1. prolongada

2. eventual

3. especial.


( ) quarto

( ) banheiro

( ) sala de computadores

( ) sala de estar

( ) auditório

( ) sala de aula


Assinale a opção que indica a ordem correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 81 – Os compartimentos de utilização prolongada são aqueles que abrigam, pelo menos, uma das funções de:

    I - dormir ou repousar;

    II - estar;

    III - trabalhar, comercializar, industrializar, ensinar e estudar;

    IV - preparar e consumir alimentos;

    V - tratar e recuperar a saúde;

    VI - reunir ou recrear.

    Art. 82 – Os compartimentos de utilização eventual são aqueles que abrigam pelo menos, uma das funções de:

    I - circulação e acesso de pessoas;

    II - higiene pessoal, troca ou guarda de roupas;

    III - lavagem de roupa e serviço de limpeza;

    IV - depósito para guarda de material, utensílios ou peças sem possibilidade de qualquer atividade no local.

    Art. 83 – Os compartimentos de utilização especial são aqueles que, embora podendo abrigar as funções relacionadas nos artigos 81 e 82, apresentam características e condições peculiares à suas destinações.

    Parágrafo Único – São considerados compartimentos de utilização especial, dentre outros, os seguintes:

    a) auditórios e anfiteatros;

    b) cinemas, teatros e salas de espetáculos;

    c) museus e galerias de arte;

    d) estúdios de gravação, de rádio e de televisão;

    e) laboratórios fotográficos, cinematográficos e de som;

    f) centros cirúrgicos e salas de raios-X;

    g) salas de computadores e telefonia;

    h) saunas e salas de ginásticas;

    i) garagem

  • Essa deu pra acertar por eliminação, ao procurar certa "relação" de tempo de uso entre os diferentes ambientes e seus usos.


ID
2639554
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à NBR 13.531/1995 e à NBR 13.532/1995, que tratam, entre outros assuntos, das etapas do projeto de edificações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2645098
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a Lei nº 8666/93, o Projeto Básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.


De modo a atender o que prescreve a Lei, o Projeto Básico deverá apresentar:

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas relacionadas ao artigo 6, IX, da Lei 8.666, sendo que nas alternativas erradas a FGV alterou alguma palavra do texto da lei, exceto na letra d que está idêntica.

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm

    Seção II
    Das Definições

    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

    IX – Projeto Básico – conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a)   desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b)   soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c)    identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d)   informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e)   subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f)    orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

  • questão safada essa, cobrando a lei ao pé da letra.

  • a) desenvolvimento da solução escolhida, de forma a fornecer visão detalhada da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza; - VISÃO GLOBAL

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto conceitual; - PROJETO EXECUTIVO

    c) identificação dos tipos de serviços a executar, ficando o levantamento dos materiais e equipamentos para a fase do projeto executivo; - LEVANTAMENTO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS TAMBÉM DEVEM ESTAR IDENTIFICADOS

    d) correta

    e) orçamento resumido do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados. - DETALHADO

  • A Lei n° 8.666/93, citada no enunciado da questão, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. O tema Projeto Básico é abordado em seu Art. 6°:


    "Seção II
    Das Definições


    Art. 6°

    Para os fins desta Lei, considera-se:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;"

    Gabarito: Alternativa D.

ID
2653837
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Torres - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR nº 15.575/2013, os critérios de Vida Útil de Projeto (VUP) para edificações habitacionais de até cinco pavimentos devem ser especificados de acordo com a durabilidade potencial compatível de cada um dos sistemas que compõem o projeto, considerando a periodicidade e os processos de manutenção. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tempo mínimo estabelecido pela norma aos sistemas.


Coluna 1

1. 13 anos.

2. 20 anos.

3. 40 anos.

4. 50 anos.


Coluna 2

( ) Estrutura.

( ) Pisos internos.

( ) Vedação vertical externa.

( ) Vedação vertical interna.

( ) Cobertura.

( ) Hidrossanitário.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB 

     

     NBR nº 15.575/2013

    Decora que " VINTE Vedação VI coberto no hidro" - são 20 anos

     

    Tabela 14.1* — Vida Útil de Projeto (VUP)

     

    Estrutura -  mín 50 anos
    Pisos internos -  mín 13 anos
    Vedação vertical externa - mín 40 anos
    Vedação vertical interna -  mín 20 anos
    Cobertura -  mín 20 anos
    Hidrossanitário - mín 20 anos

  • gab. E

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    2º CASO) mnemônico: quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    3º CASO) VEdação VEertical externa: 40 a 60 (o "VE" aparece 2x, ou seja, velho em dobro: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 


ID
2686573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a atividade técnica de projeto de arquitetura e engenharia exigíveis para a construção de edificações.


Para a aprovação em órgãos oficiais, a planta de locação é parte integrante do projeto básico de arquitetura e deve conter informações completas sobre a localização do terreno.

Alternativas
Comentários
  • Errado, essa é a PLANTA DE SITUAÇÃO, conforme a NBR 6492, item 3.1.

  • SITUAÇÃO- loc DO terreno, partido arquitetônico

    LOCAÇÃO- Loc NO terreno, projeto arquitetônico

  • Leia até o final... localização do edifício, projeto. A localização do terreno é feita na Planta de Situação.

    GAB E

  • Projeto legal

  • PLANTA DE SITUAÇÃO

           Compreende o partido arquitetônico como um todo (NBR 6492). 

           Vista ortográfica superior com abrangência de toda a zona que envolve o terreno onde será edificada a construção projetada

  • Segundo a ABNT NBR 6492/1994:

    3.1 Planta de situação

    Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.

    Nota: Para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre localização do terreno.

    3.2 Planta de locação (ou implantação)

    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

    Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta.


ID
2686597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que a compatibilização entre os projetos de arquitetura, de estruturas e de instalações busca identificar as interferências entre si e visa apresentar soluções para eliminar as eventuais incompatibilidades, julgue o item a seguir, relativo a esse tema.


A interferência entre os projetos de arquitetura, os projetos estruturais em aço e os projetos de instalações pode ocasionar manifestações patológicas nas edificações, caso não seja identificada oportunamente na fase de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer incompatibilidade pode causar patologias ou mesmo inviabilizar a realização de determinado projeto.


ID
2823637
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Por vezes, no desempenho das funções sob a responsabilidade do analista de patrimônio da área de engenharia civil, faz-se necessária a análise de projetos das várias disciplinas ou sistemas componentes de serviços e obras de construção civil. Para realizar a análise de projetos é indispensável à consulta aos normativos correspondentes ao sistema ou disciplina a ser analisado. No entanto, há sistemas que não possuem normas específicas vigentes para orientar, estipular padrões de desempenho, apresentar requisitos exigíveis, orientar a instalação, ou determinar as diretrizes necessárias à produção de projeto, ou apresentar procedimentos de execução. Dentre os sistemas passíveis de projetos ou procedimentos de construção civil listados a seguir, selecione aquele que NÃO possui normativo específico vigente e/ou em revisão (Normas Técnicas Brasileiras – NBR’s) na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a produção, confecção do seu projeto, orientação de procedimentos, dimensionamento ou instalação.

Alternativas
Comentários
  • a) NBR 16 537 - Sinalização tátil no piso

    b) NBR 10 339 - Projeto e execução de piscina - Sistema de recirculação e tratamento

    c) NBR 16 682 - Projeto de linha de recalque para sistema de esgotamento sanitário

    d) Gabarito (quem diria)


ID
2823643
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em sendo a gestão de projetos um conjunto de princípios, práticas e técnicas aplicadas para liderar grupos de projetos e controlar programação, custos, riscos e desempenho para se alcançar as necessidades do cliente final, considera-se que a gestão de projetos requer duas etapas fundamentais, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra - A.

    As principais ferramentas de gestão de projetos é planejar e controlar. (PMI)

  • Em sendo a gestão de projetos um conjunto de princípios, práticas e técnicas aplicadas para liderar grupos de projetos e controlar programação, custos, riscos e desempenho para se alcançar as necessidades do cliente final, considera-se que a gestão de projetos requer duas etapas fundamentais, quais sejam:

    Interpretando o enunciado já dá pra responder.

    Segundo a NBR 16636-1

    Planejamento: atividade técnica que, por meio de formulação sistematizada e contínua, e com base em decisões articuladas e integradas, consiste na determinação de um conjunto de procedimentos a serem adotados com vistas a alcançar determinado fim, expressando seus objetivos e metas e explicitando os meios disponíveis ou necessários para alcançá-los, em um dado prazo.


ID
2976163
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho arquitetônico tem papel essencial na qualidade final de uma construção. Quando bem executado, facilita a comunicação com clientes e o entendimento dos outros profissionais envolvidos no projeto. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A :

    A0 841 x 1189

    A1 594 x 841

    A2 420 x 594

    A3 295 x 420

    A4 210 x 297

  • A) folha de formato A0, utilizada em desenhos técnicos, tem as dimensões 841 mm x 1189 mm, conforme padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    B) CORTE é o plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.

    C) Considerando-se uma escala de 5:1, cada 5 m do DESENHO representa 1 m REAL. (escala de ampliação)

    D) O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três eixos ou arestas principais que formam entre si três ângulos de 120º. (alternativa correta)

  • complementando...

    Alternativa E... erro está na em projeções axonométrica, o certo é Projeções Cilíndrica Oblíquas


ID
2984410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo como base a norma NBR 16636-1:2017, julgue o item a seguir.

Na etapa de projeto executivo arquitetônico, o profissional habilitado deve apresentar as informações técnicas definitivas dos projetos arquitetônicos.

Alternativas
Comentários
  • NBR 16636-1:2017

    3.96 projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ)

    etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas dos projetos arquitetônicos, realizada por profissional legalmente habilitado, e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à execução dos serviços e de obras correspondentes

  • De acordo com a NBR 16363-1/2017, que dispõe sobre Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projeto arquitetônicos e urbanísticos - Parte 1: Diretrizes e terminologia, seu item 3.96, define Projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ) como "etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas dos projetos arquitetônicos, realizada por profissional legalmente habilitado, e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à execução dos serviços e de obras correspondentes". Portanto, a afirmativa do item está correta. 
    Gabarito do professor: CERTO.

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2984416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsequente, de acordo com a NBR 6492:1994 da ABNT, que fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura.

Para facilitar o manuseio e o arquivamento dos projetos, os desenhos devem ser apresentados em papéis nos formatos da série A, sendo A0 para o formato máximo e A3 para o formato mínimo.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492:1994

    4.2 Formatos

    Devem ser utilizados os formatos de papel da série A,conforme NBR 10068, formato A0 como máximo e A4

    como mínimo, para evitar problemas de manuseio e arquivamento.

  • De acordo com a NBR 6492/1994, que dispõe sobre Representação de projetos de arquitetura, em seu item 4.2 define Formatos"Devem ser utilizados os formatos de papel da série A, conforme NBR 10068, formato A0 como máximo e A4 como mnimo, para evitar problemas de manuseio e arqui- vamento." Portanto, a afirmativa do item está incorreta. 

    Gabarito do professor: ERRADO. 
  • Oi!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2984422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsequente, de acordo com a NBR 6492:1994 da ABNT, que fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura.

Planta de situação, plantas baixas, cortes, fachadas e estimativa de custo são documentos típicos da fase de anteprojeto.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492:1994

    5.1.3 Anteprojeto

    5.1.3.1 Documentos típicos

    Os documentos típicos são os seguintes:

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos

    construtivos;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);

    f) documentos para aprovação em órgãos públicos;

    g) lista preliminar de materiais.

    *Estimativa de custo é documento eventual

  • De acordo com a norma NBR 6492/1994, que dispõe sobre Representação de projetos de arquitetura, seu item 5.1.3 apresenta definições sobre Anteprojeto

    "5.1.3.1 Documentos típicos 

    Os documentos típicos são os seguintes:

    a) situação
    b) plantas, cortes e fachadas; 
    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos; 
    d) discriminação técnica;
    e) quadro geral de acabamento (facultativo);
    f) documentos para aprovação em órgãos públicos; 
    g) lista preliminar de materiais. 

    5.1.3.2 Documentos eventuais 

    Os documentos são os seguintes: 

    a) desenvolvimento de elementos de interesse, em casos especiais; 
    b) maquete; 
    c) estimativa de custo."

    Portanto, estimativa de custo é um documento eventual, não um documento típico. A afirmativa da questão está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • ERRADO

    NBR 6492/21

    Planta de implantação, plantas baixas, cortes, fachadas são documentos típicos da fase de anteprojeto.

  • NBR 6492 foi atualizada em 2021, conforme orientou a GIL

    ·         5.5 ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO (AP-ARQ)

    5.5.2 Documentos gráficos

    a) planta geral de implantação;

    b) planta com diretrizes de terraplenagem;

    c) planta individualizada dos pavimentos;

    d) planta das coberturas;

    e) cortes (longitudinais e transversais);

    f) elevações (fachadas e outras);

    g) detalhes principais (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos).

    5.5.3 Documentos escritos

    a) memorial descritivo do projeto arquitetônico;

    b) memorial descritivo dos elementos da edificação, componentes construtivos e materiais de construção;

    c) lista de pranchas e documentos.


ID
3008476
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A elaboração de um Projeto de Arquitetura deve obedecer a determinadas etapas, seguindo-se uma metodologia, de acordo com a NBR 13532. Com a sucessão de diferentes etapas, de forma hierárquica, as alternativas vão sendo definidas e amadurecem-se as soluções adotadas. Cada etapa se referencia em informações pré-determinadas e produz informações técnicas que embasarão o desenvolvimento da próxima etapa.

Assinale a opção que apresenta informações técnicas a serem produzidas na etapa do Programa de Necessidades de Arquitetura (PN-ARQ).

Alternativas
Comentários
  • NBR 16636-2:2017

    6.4.2.2.2 Informações técnicas a serem produzidas

    a) necessárias à concepção arquitetônica da edificação (ambiente construído ou artificial) e aos serviços de obra, como nome, número e dimensões (gabaritos, áreas úteis e construídas) dos ambientes de acordo com legislação vigentes e Normas Brasileiras vigentes, com a distinção entre os ambientes a serem construídos, a ampliar, a serem reduzidos e recuperados, a serem caracterizados de acordo com os requisitos por número, idade e tempos de permanência dos usuários, em cada ambiente;

    b) características funcionais ou das atividades em cada ambiente (ocupação, capacidade, movimentos, fluxos e períodos);

    c) características, dimensões e serviços dos equipamentos e mobiliário; requisitos ambientais, níveis de desempenho; instalações especiais (elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias e de segurança e acessibilidade).

  • As vistorias em arquivos cadastrais fazem parte do Levantamento de informações técnicas específicas (6.4.2.1 Levantamento de informações técnicas específicas (quando estiver no contrato do projeto, e considerado uma etapa de levantamento de dados para arquitetura – LV-ARQ)) e não do Programa de Necessidades.

  • Estranho, pois a questão fala da NBR 13532. e nessa norma encontramos outra resposta:

     Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ)

    4.4.3.2 Informações técnicas a produzir:

    a) as necessárias à concepção arquitetônica da edificação (ambiente construído ou artificial) e aos serviços de obra, como nome, número e dimensões (gabaritos, áreas úteis e construídas) dos ambientes, com distinção entre os ambientes a construir, a ampliar, a reduzir e a recuperar, características, exigências, número, idade e permanência dos usuários, em cada ambiente;

    b) características funcionais ou das atividades em cada ambiente (ocupação, capacidade, movimentos, fluxos e períodos);

    c) características, dimensões e serviços dos equipamentos e mobiliário; exigências ambientais, níveis de desempenho; instalações especiais (elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias).

  • A Norma ABNT NBR 13532/1995 fixa as condições exigíveis para a Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura e é aplicável a todas as tipologias funcionais das edificações. Em seu item 4, dispõe sobre condições gerais e informações técnicas do projeto de arquitetura, e o subitem 4.4, sobre execução das etapas do projeto de arquitetura, dentre elas, o programa de necessidades, assim definido:

     "4.4.3 Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ)

    4.4.3.1 Informações de referência a utilizar:

    a) levantamento de dados para a arquitetura (LV-ARQ);

    b) outras informações.

    4.4.3.2 Informações técnicas a produzir:

    a) as necessárias à concepção arquitetônica da edificação (ambiente construído ou artificial) e aos serviços de obra, como nome, número e dimensões (gabaritos, áreas úteis e construídas) dos ambientes, com distinção entre os ambientes a construir, a ampliar, a reduzir e a recuperar, características, exigências, número, idade e permanência dos usuários, em cada ambiente;

    b) características funcionais ou das atividades em cada ambiente (ocupação, capacidade, movimentos, fluxos e períodos);

    c) características, dimensões e serviços dos equipamentos e mobiliário; exigências ambientais, níveis de desempenho; instalações especiais (elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias)."

    Portanto, de acordo com essas orientações sobre Programa de necessidades de arquitetura, a alternativa correta é o item D.

    Vamos analisar os itens restantes:

    Item A – Incorreto. Registro de vistoria e arquivos cadastrais fazem parte de informações técnicas da etapa de Levantamento de dados para arquitetura, e acontece antes do Programa de Necessidades.

    Item B – Incorreto. O levantamento topográfico e cadastral também faz parte da etapa de Levantamento de dados.

    Item C – Incorreto. A planta geral de implantação é um documento produzido na etapa do Estudo Preliminar e acontece após o Programa de Necessidades.

    Item E – Incorreto. Como já apresentado anteriormente, essas informações técnicas acontecem em outras etapas de projeto.

     GABARITO: Alternativa D.

ID
3079873
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a norma brasileira para elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos, em contratos de prestação de serviços técnicos profissionais especializados de projeto, as etapas e os prazos previstos devem ser claramente expressos por

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

  • Gabarito C:

    Falou em SERVIÇOS TÉCNICOS = ATIVIDADES

    Falou em ETAPAS e PRAZOS = CRONOGRAMA FÍSICO (etapas) FINANCEIRO (prazos)

  • GABARITO: LETRA C

    As etapas e prazos devem ser expressas por fluxograma de atividades e cronograma físico-financeiro.

    @arquitetaconcurseira.va

  • mnemônico:

    FLuxograma de ATividades => no FL/AT

    CROnograma FIsico-FInanceiro. =>o CRO é FI/FI

  • mnemônico:

    FLuxograma de ATividades => no FL/AT

    CROnograma FIsico-FInanceiro. =>o CRO é FI/FI


ID
3139426
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Consideram-se suficientes para insolação, iluminação e ventilação de quaisquer compartimentos, em prédios de um pavimento e de até 4,00 m de altura, os espaços livres fechados com áreas não inferior a

Alternativas
Comentários
  • A referência para essa questão é o Código Sanitário do Estado de São Paulo (Decreto 12342/78):

    Art.40 - Para a insolação, iluminação e ventilação de quaisquer compartimentos, em prédios de um pavimento e de até 4,00 m de altura:

     - espaços livres fechados, com áreas não inferior a 6,00 m² e dimensão minima de 2,00 m

    - espaços livres abertos nas duas extrimidades ou em uma delas (corredores), entre corpos edificados no mesmo lote, de altura não superior a 4,00 m;

  • O Decreto Estadual 12.342/1978 de São Paulo, aprova o Regulamento a que se refere o artigo 22 do Decreto-lei 211, de 30 de março de 1970, que dispõe sobre normas de promoção, preservação e recuperação da saúde no campo da competência da Secretaria de Estado da Saúde. Para responder à questão, podemos considerar o Artigo 40 do Decreto, que trata sobre insolação, ventilação e iluminação:
    CAPÍTULO II
    Insolação, Ventilação e Iluminação
    Artigo 40 - Consideram-se suficientes para insolação, iluminação e ventilação de quaisquer compartimentos, em prédios de um pavimento e de até 4,00 m de altura:
    I - espaços livres fechados, com áreas não inferior a 6,00 m² e dimensão mínima de 2,00 m;
    II - espaços livres abertos nas duas extremidades ou em uma delas (corredores), entre corpos edificados no mesmo lote, de altura não superior a 4,00 m;
    Parágrafo único A altura referida neste artigo será a altura média no plano da parede voltada para a divisa do lote ou para outro corpo edificado.

    Portanto, de acordo com o Decreto, em seu Art. 40, inciso primeiro, as medidas que são consideradas aceitáveis são áreas não inferiores a 6 m e dimensão mínima de 2 m. 

    GABARITO: Alternativa C.

ID
3139429
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os compartimentos de uma edificação não poderão ter áreas e dimensões inferiores aos valores estabelecidos nas normas específicas. As salas em habitações, os dormitórios e as cozinhas devem ter no mínimo, respectivamente, as áreas

Alternativas
Comentários
  • Artigo 36 - Os compartimentos não poderão ter áreas e dimensões inferiores aos valores estabelecidos nas normas especificas para as respectivas edificações de que fazem parte, e, quando não previsto nas referidas normas específicas, aos valores abaixo:

    I - salas, em habitações; 8.00 m²;

    II - salas para escritórios, comércio ou serviços: 10,00 m²;

    III - dormitórios: 8.00 m²;

    IV - dormitórios coletivos: 5.00 m² por leito;

    V - quartos de vestir, quando conjugados a dormitórios: 4,00 m²;

    VI - dormitório de empregada: 6,00 m²;

    VII - salas-dormitório: 16,00 m²;

    VIII - cozinhas: 4,00 m²; "

    Decreto 12.342/1978

  • Gabarito: letra B) 8,0 m2, 8,0 m2 e 4,0 m2.

    Segundo o livro Estudo da Viabilidade Técnica da Construção Civil por Eliane Cristina Gallo Aquino

    Artigo 36 - Os compartimentos não poderão ter áreas e dimensões inferiores aos valores estabelecidos nas normas especificas para as respectivas edificações de que fazem parte, e, quando não previsto nas referidas normas específicas, aos valores abaixo:

    I - salas, em habitações; 8.00 m2;

    II - salas para escritórios, comércio ou serviços: 10,00 m2;

    III - dormitórios: 8.00 m2;

    III - dormitórios coletivos: 5.00 m2 por leito;

    IV - quartos de vestir, quando conjugados a dormitórios: 4,00 m2;

    V - dormitório de empregada: 6,00 m2;

    VI - salas-dormitório: 16,00 m2;

    VII - cozinhas: 4,00 m2

    (...)

  • Os subitens 4.2.1 e 4.3.1 do Código de Obras de São Paulo, aprovado pela Lei Estadual n° 4.615/1955, com redação dada pela Lei Estadual n° 7337/1969, dispõem que:

    4.2.1 - As áreas mínimas dos dormitórios ou salas das habitações serão as seguintes:
    a) havendo um único desses compartimentos, 16 m² e a menor dimensão não poderá ser inferior a 2,70 m.
    b) havendo dois, cada um deverá ter 8 m²;
    c) quando houver mais de dois, os outros poderão ter 6 m². (Redação dada pela Lei nº 7337/1969)

    4.3.1 - A área mínima das cozinhas será de 4 m² e a menor dimensão não poderá ser inferior a 1,50 m. (Redação dada pela Lei nº 7337/1969)


    Conclui-se assim que salas e dormitórios coexistindo devem ter, no mínimo, 8 m2, cada. Cozinhas deverão ter área mínima de 4 m2.

    GABARITO: Alternativa B.

ID
3162916
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a norma que regulamenta a representação de projetos de arquitetura, no projeto executivo, a indicação de todas as cotas necessárias para a execução da obra é uma informação obrigatória

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 6492

    5.3.3.2 Plantas

    As plantas, em geral, devem conter:

    a) simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma;]

    b) indicação do norte;

    c) eixos do projeto;

    d) sistema estrutural;

    e) indicação de todas as cotas necessárias para a execução da obra, exceto onde houver ampliação;

    f) caracterização dos elementos do projeto; - fechamentos externos e internos; - acesso; - circulações verticais e horizontais; - áreas de instalações técnicas e de serviços; - cobertura/telhado e captação de águas pluviais; - acessos e demais elementos significativos;

    g) denominação e numeração dos compartimentos com suas respectivas áreas úteis para referência dos acabamentos constantes no quadro geral de acabamentos (ver Anexo);

    h) codificação dos elementos a serem detalhados: portas, janelas, escadas, entre outros;

    i) marcação de cortes e fachadas;

    j) marcação dos detalhes e ampliações;

    k) marcação de projeção de elementos significativos acima ou abaixo do plano de corte;

    l) indicação dos níveis de piso acabado e em osso;

    m)escalas;

    n) notas gerais, desenhos de referência e carimbo

    LETRA A

  • A norma NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura, que fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão, define em seu item 5 - Condições, subitem 5.3.3.2 - Plantas:

    "5.3.3.2 Plantas

    As plantas, em geral, devem conter:

    a) simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma;

    b) indicação do norte;

    c) eixos do projeto;

    d) sistema estrutural;

    e) indicação de todas as cotas necessárias para a execução da obra, exceto onde houver ampliação;

    f)  caracterização dos elementos do projeto; 

    - fechamentos externos e internos;

    - acesso;

    - circulações verticais e horizontais;

    - áreas de instalações técnicas e de serviços;

    - cobertura/telhado e captação de águas pluviais; - acessos e demais elementos significativos;

    g) denominação e numeração dos compartimentos com suas respectivas áreas úteis para referência dos acabamentos constantes no quadro geral de acabamentos (ver Anexo);

    h) codificação dos elementos a serem detalhados: portas, janelas, escadas, entre outros;

    i) marcação de cortes e fachadas;

    j) marcação dos detalhes e ampliações;

    k) marcação de projeção de elementos significativos acima ou abaixo do plano de corte;

    l) indicação dos níveis de piso acabado e em osso; 

    m) escalas;"


    Portanto, a informação das cotas é informação obrigatória nas plantas.

    GABARITO: Alternativa A.

ID
3197134
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos dias de hoje, para se tornar um profissional completo no ramo da Arquitetura, é necessário que ele tenha conhecimento de todo o processo na elaboração do trabalho de sua profissão, incluindo o domínio de projeto executivo. O projeto executivo é a fase em que são detalhados os elementos necessários e suficientes para a execução completa de uma obra ou serviço, com base no que foi definido no projeto básico, e deve seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quanto ao projeto executivo, avalie as afirmações a seguir.

I. A elaboração do projeto executivo pode ser realizada antes de uma licitação ou concomitante à execução de uma obra, desde que seja após a aprovação do projeto básico.

II. O projeto executivo é mais detalhado que o básico, contendo todas as informações que serão usadas na execução da construção, com plantas detalhadas, especificações técnicas, cronogramas, orçamentos e preços negociados com os fornecedores.

III. O projeto executivo é um novo projeto, no caso de sua elaboração ser concomitante à execução do empreendimento, ele pode alterar o objeto descrito anteriormente no projeto básico.

Assinale a sequência correta: 

Alternativas
Comentários
  • I. A elaboração do projeto executivo pode ser realizada antes de uma licitação ou concomitante à execução de uma obra, desde que seja após a aprovação do projeto básico.

    II. O projeto executivo é mais detalhado que o básico, contendo todas as informações que serão usadas na execução da construção, com plantas detalhadas, especificações técnicas, cronogramas, orçamentos e preços negociados com os fornecedores.

    III. O projeto executivo é um novo projeto, no caso de sua elaboração ser concomitante à execução do empreendimento, ele pode alterar o objeto descrito anteriormente no projeto básico. (não se trata de um novo projeto, refere-se ao projeto com plantas detalhadas, especificações técnicas, cronogramas, orçamentos e preços negociados com os fornecedores, como foi visto na afirmativa II)

    LETRA B

  • O projeto básico é o elemento mais importante na execução de obra pública e deve ser elaborado anteriormente à licitação. Pode ser elaborado pelo próprio órgão, designando um responsável técnico com inscrição no CREA ou CAU. Ou, no caso de não dispor de corpo técnico especializado, deverá fazer uma outra licitação específica para contratar empresa para elaborar o Projeto Básico.

    Após a elaboração do projeto básico, a Administração deve providenciar o projeto executivo, que apresentará os elementos necessários à realização do empreendimento com nível máximo de detalhamento de todas as suas etapas.

    A Lei nº 8.666/1993 estabelece que o projeto executivo seja elaborado após a conclusão do projeto básico e previamente à execução da obra, mas, excepcionalmente, permite que ele seja desenvolvido concomitantemente à realização do empreendimento. Nesse caso, deve haver a autorização expressa da Administração.

    Fonte: Cartilha TCU - Obras Públicas.


ID
3197170
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 6492/94, a descrição de um estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492/94 (pág. 5)

    5.1.2 Estudo preliminar

    Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

  • Consulta PRÉvia → Estudo PREliminar

  • NBR 6492/21

    5.4 Estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ)

    Concepção inicial do projeto arquitetônico, no qual se especificam funções, usos, formas e dimensões para os ambientes, bem como elementos construtivos e componentes principais do projeto. Podem-se apresentar várias versões na etapa de estudo preliminar, conforme acordado entre as partes interessadas.

    5.5 Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    A definição e o desenvolvimento do partido arquitetônico devem incluir o pré-dimensionamento dos elementos construtivos e as definições gerais dos demais projetos complementares, de modo a subsidiar o processo de aprovação pelo cliente, e o desenvolvimento da documentação para aprovação pelos órgãos oficiais responsáveis.

  • Se fosse considerada a NBR atualizada, a resposta seria : D - Anteprojeto,

    Correto?


ID
3210757
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“Para as representações gráficas dos projetos devem ser utilizados os formatos de papel da série A, sendo o formato A0 como máximo e A4 como mínimo, para evitar problemas de manuseio e arquivamento. Sendo necessário o dobramento de folhas das cópias de desenho, o formato final deve ser o _____. As folhas devem ser dobradas, levando em conta a fixação por meio da aba, em pastas, de modo a deixar visível o _____. Efetua-se o dobramento a partir do lado direito em dobras verticais; a parte final é dobrada ao meio. Uma vez efetuado o dobramento no sentido da largura, a folha deve ser dobrada segundo a altura, em dobras _____ de 297 mm.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492

    “Para as representações gráficas dos projetos devem ser utilizados os formatos de papel da série A, sendo o formato A0 como máximo e A4 como mínimo, para evitar problemas de manuseio e arquivamento. Sendo necessário o dobramento de folhas das cópias de desenho, o formato final deve ser o A4 . As folhas devem ser dobradas, levando em conta a fixação por meio da aba, em pastas, de modo a deixar visível o carimbo. Efetua-se o dobramento a partir do lado direito em dobras verticais; a parte final é dobrada ao meio. Uma vez efetuado o dobramento no sentido da largura, a folha deve ser dobrada segundo a altura, em dobras horizontais de 297 mm.” 


ID
3242989
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

    Para a elaboração e o bom desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos temos a responsabilidade profissional de consultar e incorporar as recomendações das Normas Técnicas (NBR), geradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As orientações acerca da representação gráfica a fim de garantir uma boa compreensão do projeto são encontradas na NBR 6492 – Representação de Projeto de Arquitetura. 

A Normas Técnicas (NBR) 6492 – Representação de Projeto de Arquitetura fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos arquitetônicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Norma fornece padrão de representação gráfica por meio de símbolos como: indicação de Norte, cortes, cotas de nível e tipos de representação de linhas.
II. Elementos gráficos que o projeto arquitetônico deve conter no projeto arquitetônico.
III. Como representar projeções de beiras/ telhados e elementos de cobertura.
IV. Representação de acessibilidade, de paisagismo e simbologia de elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • ACESSIBILIDADE É NBR 9050


ID
3242995
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os elementos gráficos de um projeto arquitetônico têm como premissa ser legível, totalmente compreendido por toda a equipe de projetistas, orçamentistas e profissionais executores da obra. Desta forma, o projeto arquitetônico deve apresentar peças gráficas fundamentais para sua compreensão e execução de forma precisa e segura. Podemos então elencar elementos como sendo essenciais em um projeto arquitetônico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
3244378
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), as Normas técnicas estabelecem parâmetros de qualidade, segurança e normalidade que todos os arquitetos e urbanistas devem conhecer. Entre tantas o (CAU/BR) destaca cinco normas fundamentais ao exercício de arquitetura, a saber: NBR 16.280:2015 - Reforma em Edificações; NBR 9050:2015 – Acessibilidade; NBR 15575:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho; NBR 13532:1995 – Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura; e NBR 6492:1994 – Representação de projetos de Arquitetura. Esta última fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão. Para tanto, define simbologias e elementos gráficos próprios da linguagem gráfica bem como especifica as etapas de projeto e seus conteúdos. A etapa de Anteprojeto apresenta a definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares. Nessa etapa, segundo a NBR 6492, são documentos típicos:

Alternativas
Comentários
  • 5.1.3.1 Documentos típicos

    Os documentos típicos são os seguintes:

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);

    f) documentos para aprovação em órgãos públicos;

    g) lista preliminar de materiais.

  • A análise preliminar de custo (orçamento sumário) é um documento eventual do estudo preliminar.

    A estimativa de custo (orçamento preliminar) é um documento eventual do anteprojeto.

    O orçamento de projeto (orçamento analítico) é um documento eventual do projeto executivo.

  • LETRA D (NBR 6492/94)

    NBR/94:

    5.1.3.1 Documentos típicos:

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);

    f) documentos para aprovação em órgãos públicos;

    g) lista preliminar de materiais.

    5.1.3.2 Documentos eventuais:

    a) desenvolvimento de elementos de interesse, em casos especiais;

    b) maquete;

    c) estimativa de custo

    NBR/21:

    5.5 Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    5.5.2 Documentos gráficos

    a) planta geral de implantação;

    b) planta com diretrizes de terraplenagem;

    c) planta individualizada dos pavimentos;

    d) planta das coberturas;

    e) cortes (longitudinais e transversais);

    f) elevações (fachadas e outras);

    g) detalhes principais (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos).

    5.5.3 Documentos escritos

    Os documentos escritos a serem apresentados devem ser os seguintes:

    a) memorial descritivo do projeto arquitetônico;

    b) memorial descritivo dos elementos da edificação, componentes construtivos e materiais de construção;

    c) lista de pranchas e documentos.


ID
3244444
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos


Ao realizar um projeto de estacionamento para uma edificação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), o projetista deverá observar alguns condicionantes legais e normativos. Quanto a estes condicionantes, marque o item abaixo cuja afirmação é VERDADEIRA.

Alternativas
Comentários
  • LEI N 10.741 (Dispõe sobre o Estatuto do Idoso)

    Art. 41. É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

    ABNT NBR 9050

    Sinalização de vaga reservada para veículo - A borda inferior das placas instaladas deve ficar a uma altura livre entre 2,10 m e 2,50 m em relação ao solo. Em estacionamentos com pé-direito baixo, é permitida sinalização à altura de 1,50 m.

    Circulação de pedestre em estacionamentos - Todo estacionamento deve garantir uma faixa de circulação de pedestre que garanta um trajeto seguro e com largura mínima de 1,20 m até o local de interesse. Este trajeto vai compor a rota acessível.

    LEI Nº 13.146 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência)

    Art. 47. Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados. § 1º As vagas a que se refere o caput deste artigo devem equivaler a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga devidamente sinalizada e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.

  • NBR 9050/2020:

    5.5.2.3 Sinalização de vaga reservada para veículo

    As vagas reservadas para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas idosas ou com deficiência devem atender ao estabelecido em 6.14 e serem sinalizadas, conforme normas específicas (ver Bibliografia [18], [19] e [20]).

    6.14 Vagas reservadas para veículos

    6.14.1.2 As vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência devem:

    a) atender aos requisitos de 5.5.2.3;

    b) contar com um espaço adicional de circulação com no mínimo 1,20 m de largura, quando afastadas da faixa de travessia de pedestres. Esse espaço pode ser compartilhado por duas vagas, no caso de estacionamento paralelo, perpendicular ou oblíquo ao meio fio;

    c) estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos polos de atração;

    d) estar localizada de forma a evitar a circulação entre veículos;

    e) ter piso regular e estável;

    f) o percurso máximo entre a vaga e o acesso à edificação ou elevadores deve ser de no máximo 50 m.

    NOTA Observar a legislação vigente (ver [19] e [20] da Bibliografia).

    ***

    [18] Resolução nº 303/08 do Contran

    [19] Resolução nº 236/07 do Contran

    [20] Resolução nº 304/08 do Contran


ID
3274420
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na elaboração de projetos arquitetônicos, é preciso considerar os requisitos e critérios estabelecidos nas normas de desempenho habitacional. Com relação ao desempenho lumínico, a NBR 15575-1/2013 (Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais) determina que certas dependências de uma edificação habitacional devem receber iluminação natural conveniente.

De acordo com essa norma, essas dependências são: sala de estar, dormitório,

Alternativas
Comentários
  • Tabela 13.1* – Níveis de iluminância geral para iluminação natural

    Dependência

    Iluminância geral (lux) para o nível

    mínimo de desempenho M

    Sala de estar;

    Dormitório;

    Copa / cozinha;

    Área de serviço.

  • LETRA C

    ILUMINAÇÃO NATURAL:

     

    ≥ 60 lux

    Sala de estar;

    Dormitório;

    Copa / cozinha;

    Área de serviço

     

     

    ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL:

    ≥ 100 lux

    Sala de estar;

    Dormitório;

    Banheiro;

    Área de serviço

     

    ≥ 200 lux

    Copa / cozinha;

  • gab. D

    Iluminação NATURAL:

    Sala de estar; Dormitório; Copa / cozinha; Área de serviço: nível maior ou igual a 60 Lux

    mnemônico: A NAT DO/SA para COZ/SER A 60 ( coz/ser foi escrito errado propositalmente)

    A NAT - Iluminação NATural (60 lux)

    DO - DORMITÓRIO

    SA - SALA

    COZ - COZINHA/COPA

    SER - SERVIÇO (ÁREA)

    Banheiro; Corredor ou escada interna à unidade; Corredor de uso comum (prédios); Escadaria de uso comum (prédios); Garagens/estacionamentos : Não exigido 

    ~~

    desempenho

    (m): ~~~~~~~60~~~~~~não exigido

    (i): ~~~~~~90~~~~~~~30

    (s):~~~~~120~~~~~~45

    ~~

    ~~

    ~~

    Iluminação ARTIFICIAL:

    Sala de estar Dormitório Banheiro Área de serviço  nível maior ou igual a 100 lux

    Copa/cozinha nível maior ou igual a 200

    Corredor ou escada interna à unidade Corredor de uso comum (prédios) Escadaria de uso comum (prédios), Garagens/estacionamentos internos e cobertos  nível maior ou igual a 75 lux

    Garagens/estacionamentos internos e DESCOBERTOS  nível maior ou igual a 20 lux

  • NBR 15575-1 (Parte 1: Requisitos Gerais)

    13 Desempenho lumínico

    13.1 Generalidades

    Durante o dia, as dependências da edificação habitacional listadas na Tabela 13.1 devem receber iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente, através de recintos adjacentes.

    Tabela 13.1 - Níveis de iluminância geral para iluminação natural

    Dependências que exigem um nível mínimo:

    Sala de estar

    Dormitório

    Copa/Cozinha

    Área de serviço

    Gabarito: letra C

  • Banheiros, escadas, circulações, depósitos e garagens podem ter iluminação artificial, contudo, caso haja possibilidade, preveja iluminação e ventilação natural (a sustentabilidade agradece) :)


ID
3354154
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a NBR 6.492, o conjunto de documentos típicos, componentes da fase de anteprojeto.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492

    Anteprojeto - Documentos típicos:

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);

    f) documentos para aprovação em órgãos públicos;

    g) lista preliminar de materiais

  • Documentos típicos segundo a NBR 6492

    a) situação;

    b) plantas, cortes e fachadas;

    c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos;

    d) discriminação técnica;

    e) quadro geral de acabamento (facultativo);

    f) documentos para aprovação em órgãos públicos;

    g) lista preliminar de materiais

  • NBR 6492/21

    5.5 Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    5.5.2 Documentos gráficos

    a) planta geral de implantação;

    b) planta com diretrizes de terraplenagem;

    c) planta individualizada dos pavimentos;

    d) planta das coberturas;

    e) cortes (longitudinais e transversais);

    f) elevações (fachadas e outras);

    g) detalhes principais (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos).

    5.5.3 Documentos escritos

    a) memorial descritivo do projeto arquitetônico;

    b) memorial descritivo dos elementos da edificação, componentes construtivos e materiais de construção;

    c) lista de pranchas e documentos.


ID
3354175
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as definições apresentadas na NBR 6.492, que dispõe sobre a representação de projetos de Arquitetura, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando as fases de projeto a suas respectivas definições.

COLUNA I
1. Estudo preliminar
2. Anteprojeto
3. Projeto executivo

COLUNA II
( ) Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
( ) Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.
( ) Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nessa etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Estudo Preliminar - Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

    Projeto Executivo - Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.

    Anteprojeto - Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nessa etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.

    LETRA B

  • 1. Estudo preliminar - ( ) Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

    3. Projeto executivo - ( ) Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.

    2. Anteprojeto - ( ) Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nessa etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.

    GABARITO: B

    @arqin.loco

  • NBR 6492/21

    5.4 Estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ): Concepção inicial do projeto arquitetônico, no qual se especificam funções, usos, formas e dimensões para os ambientes, bem como elementos construtivos e componentes principais do projeto. Podem-se apresentar várias versões na etapa de estudo preliminar, conforme acordado entre as partes interessadas.

    5.5 Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ): A definição e o desenvolvimento do partido arquitetônico devem incluir o pré-dimensionamento dos elementos construtivos e as definições gerais dos demais projetos complementares, de modo a subsidiar o processo de aprovação pelo cliente, e o desenvolvimento da documentação para aprovação pelos órgãos oficiais responsáveis.

    5.7 Projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ): 5.7.1 O PE-ARQ deve apresentar, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias para a construção, detalhes construtivos, todas as dimensões (cotas) necessárias para a construção do edifício, especificações (informações de acabamentos), níveis e especificações de serviços inerentes.


ID
3604009
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2009
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Pelas normas técnicas sobre avaliações de bens da ABNT, quanto ao nível de detalhamento na apresentação, o laudo é denominado completo quando:

Alternativas
Comentários
  • Letra A não está errada


ID
3645181
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre a fase do Projeto Executivo, escolha os itens pertinentes a esta fase do projeto, segundo a NBR 6492:92:

I - A planta deve conter a indicação do NM (Norte Magnético).
II - Os cortes devem conter a indicação do piso acabado e em osso.
III - Deve conter a planta de teto refletivo.
IV - A escala adotada deve ser igual ou superior a 1:50.
V - A planta de locação deve conter indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamento, áreas cobertas, taludes e platôs.

Alternativas
Comentários
  • I - A planta deve conter a indicação do NM (Norte Magnético).

    Não há especificação para Norte Magnético, apenas indicação do norte.

    IV - A escala adotada deve ser igual ou superior a 1:50.

    Igual ou superior a 1/100 na representação da edificação. Em programas de grande porte, podem ser utilizadas escalas menores, com ampliações setoriais. (5.1.4.3 Escala - pág. 6)

  • LETRA C (NBR 6492/94)

    NBR 6492/21

    NM norte magnético – Indicação que pode ser utilizada somente na fase de estudos preliminares.

    Planta de teto refletivo não consta na NBR/21

    Escalas compatíveis

    Planta de implantação: planta que compreende a localização e as dimensões da edificação, conjunto edificado ou espaços não edificados, e do edifício isolado no lote ou na área de intervenção, indicando, em escala compatível, as dimensões do terreno, recuos, projeção da(s) cobertura(s) e áreas permeáveis e impermeáveis;


ID
3747733
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Baixo Guandu - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com base na ABNT NBR 6492 (Representação de projetos de arquitetura), assinale a alternativa que representa corretamente a definição de “memorial justificativo”:

Alternativas
Comentários
  • a) Correto

    b) Essa definição corresponde à discriminação técnica

    c) Essa definição corresponde à especificação

    d) Essa definição corresponde à lista de materiais

  • Complementando...

    memorial justificativo de projeto: texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado e definido no estudo preliminar

    memorial descritivo de projeto: DOCUMENTO TÉCNICO ELABORADO E desenvolvido por profissional habilitado, complementar aos desenhos do projeto, e que consiste na DISCRIMINAÇÃO das atividades técnicas, das especificações e dos métodos construtivos a serem empregados na execução de determinada obra ou serviço técnico, em conformidade com o projeto 

  • NBR 6492/21

    Não constam as definições de Memorial Justificativo e Memorial Descritivo.

  • A norma foi atualizada!

    ABNT NBR 6492:2021 consta:

    5.4 Estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ)

    5.4.3 Documentos escritos

    Opcionalmente, pode ser apresentado um memorial justificativo que acompanhe o estudo arquitetônico. Neste caso, ele deve conter, de forma textual, o partido arquitetônico para o projeto, as decisões do projeto tomadas no Estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ) e as respectivas justificativas.


ID
3763003
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo por base a NBR 13531, que se refere às atividades técnicas de elaboração de projetos de edificações, o projeto básico (PB) é:

Alternativas
Comentários
  • 2 Definições

    2.4 Etapas das atividades técnicas do projeto de edificação e de seus elementos, instalações e componentes

    2.4.7 Projeto básico (PB) (opcional)

    Etapa opcional destinada à concepção e a representação das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, ainda não completas ou definitivas, mas consideradas compatíveis com os projetos básicos das atividades técnicas necessárias e suficientes à licitação (contratação) dos serviços de obra correspondentes.

  • Nunca que é uma etapa opcional

  • Gabarito C

    a) Projeto Legal (PL);

    b) Projeto para Execução (PE);

    c) Projeto Básico (PB);

    d) Anteprojeto (AP) ou Pré-Execução (PR);

    e) Estudo Preliminar (EP).


ID
3771196
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Durante a elaboração do projeto de reforma de uma farmácia, foi solicitada a criação de uma farmácia de manipulação de preparações homeopáticas e projetada uma sala exclusiva para manipulação desses preparos homeopáticos. Segundo a legislação específica, deve-se prever também uma

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo prevê, na Resolução RDC nº 67/2007, que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, em seu anexo V, condições a respeito da infraestrutura física nas farmácias:

    “3. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA 

    3.1. A farmácia para executar a manipulação de preparações homeopáticas deve possuir, além das áreas comuns referidas no Anexo I, as seguintes áreas:

    a) sala exclusiva para a manipulação de preparações homeopáticas;

    b) área ou local de lavagem e inativação;

    c) sala exclusiva para coleta de material para o preparo de auto-isoterápicos, quando aplicável."

    Os itens A, B, C e D correspondem à infraestrutura física comuns, previstas no item 4, Anexo I da referida Resolução. Portanto, considera-se a alternativa E a resposta correta da questão.

    Gabarito do Professor: Letra E. 


  • O louco... FCC do céu, o que faz um arquiteto na prefeitura de São José dos Campos? kkkkkk


ID
3771202
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a RDC 63/2000, em uma unidade de Fabricação para Produtos Saneantes, devem estar protegidas contra a entrada de roedores, insetos, aves e outros animais, devendo existir um sistema para combate aos mesmos, as

Alternativas
Comentários
  • A Resolução RDC nº 47, de 25 de outubro de 2013, que Aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes, e dá outras providências em seu item 15, que trata sobre "Recebimento e Armazenamento", e subitem 15.5 dispõe que "As instalações dos almoxarifados devem estar protegidas contra a entrada de roedores, insetos, aves e outros animais, devendo existir um sistema para combate aos mesmos." Portanto, a alternativa correta é a letra B, instalações dos almoxarifados.

    Gabarito: Alternativa B.

ID
3771205
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em locais onde a iluminação é deficiente, pode haver prejuízo ao conforto humano, à segurança e à produtividade. Assim, para determinar as condições de iluminação de uma sala de preparo de alimentos in natura, deve-se observar as recomendações para a execução de tarefas de ambientes contidos na

Alternativas
Comentários
  • A norma brasileira que estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras, é a NBR 5413/1992 – Iluminância de Interiores, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    Gabarito: Alternativa D.
  • A iluminância refere-se a quantia de lux que incide diretamente em uma superfície, melhorando a iluminação de acordo com a necessidade do local, como a questão fala sobre a iluminação sobre uma sala de preparo de alimentos, as recomendações a serem observadas devem ser sobre iluminância.

    Alternativa "D".

  • Iluminância, Iluminamento ou Nível de iluminação, antiga NBR 5413 substituída pela NBR ISO/CIE 8995

  • NBR 5413: Esta Norma estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras.

    http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM802/NBR5413.pdf


ID
3771211
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Constitui infração sanitária de ordem federal, em uma fábrica de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a existência de conexão direta entre

Alternativas
Comentários
  • A Resolução da Diretoria Colegiada, da ANVISA, RDC nº 48, de 25 de outubro de 2013, que aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências, define, em seu item 14, que dispõe sobre Áreas Auxiliares, que: “14. ÁREAS AUXILIARES 14.1. As salas de descanso, refeitório, vestiários, sanitários e áreas de manutenção devem ser separadas das áreas de produção. 14.2. Os vestiários, lavatórios e os sanitários devem ser de fácil acesso e em quantidade suficiente para o número de usuários, em condições de higiene apropriada, providos com sabonete e toalhas ou secadores. Os sanitários não devem ter comunicação direta com as áreas de produção e armazenamento.“ Portanto, não deve haver conexão direta entre sanitários e áreas de produção.

    Gabarito: Alternativa C.
  • LETRA C: sanitário e área de produção.


ID
3857776
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 15575/2013: Edificações Habitacionais ± Desempenho e quais são os requisitos dos usuários, analise as afirmativas abaixo.

I. Segurança estrutural, segurança contra fogo, segurança no uso e na operação.

II. Requisitos de habitabilidade como: estanqueidade, desempenho térmico, desempenho lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionabilidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.

III. Requisitos de sustentabilidade como: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 15.575

    Como decorei??

    SEGURANÇA: Uso e opero a estrutura contra o fogo

    Segurança no uso e na operação

    Segurança estrutural

    Segurança contra o fogo

    HABITABILIDADE: 3D E AR FUNCIONA com CONFORTO

    Desempenho térmico

    Desempenho acústico

    Desempenho lumínico

    Estanqueidade

    Saúde, higiene e qualidade do ar

    Funcionalidade e Acessibilidade

    Conforto tátil e antropodinâmico

    SUSTENTABILIDADE: DIAM

    Durabilidade

    Impacto Ambiental

    Manutenibilidade

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Gabarito: letra A

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Instagram: @arqeurb.concursos

  • Gab. A

    complementando...

    Mnemônico para facilitar:

    Requisitos do usuário:

    SEGURA HABIbs que SUSTENTA

    SEGURANÇA

    HABItabilidade

    SUSTENTAbilidade

    ~~

    1) SEGURANÇA: EST / U / F / O. {lembra estufa, só que ao invés de proteger plantas, protege pessoas}

    Segurança ESTrutural

    Segurança no Uso

    Segurança contra o Fogo

    Segurança na Operação

    Atenção! é Operação (e não ocupação). Requisitos para proteger PEssoas....OPEração!!!

    2) SUSTENTABILIDADE:

    MANU DURA AO IMPACTO

    Manutenibilidade

    Durabilidade

    Impacto ambiental

    3) HABITABILIDADE

    DDD (TAL) ESTA FUNCIONANDO CON SAÚDE

    Desempenho térmico

    Desemp. acústico

    Desemp. lúmico

    TAL - térmico, acústico, lúmico (desempenho)

    ESTAnqueidade

    FUNCIONANDO - funcionalidade e acessibilidade

    CONforto tátil e antropodinâmico

    SAÚDE - saúde, higiene e qualidade do ar.


ID
3881662
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos sistemas que compõem o edifício, segundo a Norma de Desempenho NBR nº 15575/2013.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Estrutura, sistemas hidrossanitários, pisos, coberturas e vedações.

  • Estrutura, sistemas hidrossanitários, pisos, coberturas e vedações.

  • Lembrando que são vedações internas e externas!

  • Bom, essa questão trata das especificações da norma, se errar essa... tá osso

    • Estrutura;
    • Pisos;
    • Vedação (Interna e Externa);
    • Cobertura;
    • Hidrossanitário;


ID
3881668
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR nº 13532/1995 apresenta as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura. Assinale a alternativa correta quanto à sequência das etapas do projeto de arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D", levantamento de dados; programa de necessidades; estudo de viabilidade; estudo preliminar; anteprojeto; projeto legal; projeto básico; projeto para execução.

  • A NBR 6492 foi cancelada em 15/12/2017, e Substituída por : ABNT NBR 16636-1:2017 ABNT NBR 16636-2:2017

    ORDEM:

    1> levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); levantamento das informações técnicas específicas (LVIT- ARQ) a serem fornecidas pelo empreendedor ou contratadas no projeto. 

    2> programa de necessidades para arquitetura (PN-ARQ); 

    3> estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ); 

    4> estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ); 

    5> anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ);

    6> estudo preliminar dos projetos complementares (EP-COMP);

    7> projeto para licenciamentos (PL- ARQ);

    8> anteprojetos complementares (AP-COMP);

    9> projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ);

    10> projetos executivos complementares (PE-COMP);

    11> projeto completo de edificação (PECE);

    12> documentação conforme construído – (“as built”)

  • Só corrigindo o comentário do Lucas, a NBR 6492 não foi cancelada, inclusive ela foi atualizada em 2021!

    Houve uma revisão e a NBR 13531(2)/1995 foi substituída pela NBR16636-1 e NBR16636-2 de 2017.

  • NBR 13531 e NBR 13532 foram substituídas pela em 2017 pela NBR 16636-1 e NBR 16636-2.


ID
3956167
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 15575 instituiu parâmetros técnicos para vários requisitos de desempenho nas edificações, como desempenho acústico, capacidade dos sistemas hidrossanitários e durabilidade, entre outros. De acordo com essa norma, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    a) As exigências do usuário relativas à habitabilidade são expressas por fatores como estanqueidade; desempenho térmico, acústico e lumínico; e funcionalidade e acessibilidade.✅

    4.3 Habitabilidade As exigências do usuário relativas à habitabilidade são expressas pelos seguintes fatores: 

    estanqueidade; 

    desempenho térmico; 

    desempenho acústico; 

    desempenho lumínico; 

    saúde, higiene e qualidade do ar; 

    funcionalidade e acessibilidade; 

    conforto tátil e antropodinâmico. 

    b) Sistemas de vedação vertical interno e externo (SVVIE) são partes da edificação habitacional que limitam verticalmente a edificação e seus ambientes, como as fachadas e as paredes ou divisórias internas. A Vida Útil de Projeto (VUP) para o sistema de vedação vertical externo deve ser no mínimo ≥ 13 anos, considerando periodicidade e processos de manutenção.

    40 anos

    ~~

    Pisos internos: 13 a 20 

    Cobertura, Hidrossanitário, Vedação interna: 20 a 30 

    Vedação externa: 40 a 60 (valores em dobro da vedação interna)

    Estrutura: 50 a 75

    ~~

    fiz um mnemônico para ficar mais fácil.

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    2º CASO) mnemônico: quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    3º CASO) Vedação Vertical eXterna: 40 a 60 (aqui, suponhamos que X seja porque está ficando velho em dobro, 2X: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 

    c) A edificação habitacional deve reunir características que atendam às exigências de desempenho térmico, considerando-se a zona bioclimática onde está inserida.✅

    d) O Sistema de Piso é um sistema horizontal ou inclinado composto por um conjunto parcial ou total de camadas destinado a cumprir a função de estrutura, vedação e tráfego.✅

    e) O sistema hidrossanitário é um sistema hidráulico predial destinado a suprir os usuários com água potável fria e/ou quente e água de reuso e a coletar e afastar os esgotos sanitários, bem como coletar e dar destino às águas pluviais.✅


ID
4842160
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os projetos arquitetônicos não devem conter as informações necessárias para que possam ser completamente entendidos, compreendidos e executados.
II. Para baixos níveis de pressão sonora, o nível de um som grave tem que ser muito mais elevado que um som médio para que ambos produzam a mesma sensação sonora.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Os projetos arquitetônicos não devem conter as informações necessárias para que possam ser completamente entendidos, compreendidos e executados. (FALSA - devem conter)

     II. Para baixos níveis de pressão sonora, o nível de um som grave tem que ser muito mais elevado que um som médio para que ambos produzam a mesma sensação sonora. (VERDADEIRA)

    LETRA C


ID
4842169
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nas plantas, visualiza-se o que acontece nos planos horizontais; enquanto nos cortes e elevações, o que acontece nos planos verticais.
II. O projeto de arquitetura compreende, entre outras, as informações escritas, como o memorial descritivo e especificações técnicas de materiais e sistemas construtivos.
III. A planta baixa é o resultado da interseção de um plano horizontal com o volume arquitetônico.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Nas plantas, visualiza-se o que acontece nos planos horizontais; enquanto nos cortes e elevações, o que acontece nos planos verticais. ✅ VERDADEIRA

    II. O projeto de arquitetura compreende, entre outras, as informações escritas, como o memorial descritivo e especificações técnicas de materiais e sistemas construtivos. ✅ VERDADEIRA

    Memorial Descritivo deve conter as suas definições do projeto. Já a Especificação Técnica, ela é uma como se faz de tudo o que precisa para fazer com que seu projeto vire realidade. Cada material, cada peça, deve estar identificado e explicado passo a passo. Fonte: http://capsula.arq.br/?page_id=128#:~:text=O%20Memorial%20Descritivo%20deve%20conter%20as%20suas%20defini%C3%A7%C3%B5es%20do%20projeto.&text=J%C3%A1%20a%20Especifica%C3%A7%C3%A3o%20T%C3%A9cnica%2C%20ela,e%20explicado%20passo%20a%20passo.

    III. A planta baixa é o resultado da interseção de um plano horizontal com o volume arquitetônico.✅ VERDADEIRA

    ✅LETRA D


ID
4920799
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Normas de desempenho são estabelecidas buscando atender às exigências dos usuários. O foco da NBR 15575 (Parte 1) está nas exigências dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas. Em relação às exigências do usuário relativas à sustentabilidade, é correto afirmar que ela é expressa pelos seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Mnemônico: SUSTENTABILIDADE: MANU DURA ao IMPACTO

    MANU-manutenibilidade

    DURA-Durabilidade

    IMPACTO-impacto ambiental.


ID
5095606
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Fazem parte do conteúdo gráfico a constar em planta de projeto arquitetônico no nível de anteprojeto:

Alternativas
Comentários
  • O sistema estrutural também não faz parte da planta no nível de anteprojeto?

  • No gabarito definitivo da banca esta questão está anulada.

    QUESTÃO Nº 41 RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada. JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista que existe mais de uma resposta correta, sendo elas (C) e (E), conforme nbr 6492. Portanto recurso deferido. 


ID
5130796
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A coordenação modular em arquitetura é definida como um método ou abordagem de projeto, com elementos construtivos dimensionados a partir de uma unidade de medida comum. A unidade, chamada de módulo, define as dimensões e proporções dos elementos, estabelecendo uma relação de dependência entre eles e o produto final, a edificação.


Em relação à coordenação modular, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • NBR 15873 - COORDENAÇÃO MODULAR

    Espaço de coordenação – espaço ocupado por um elemento ou componente + as folgas requeridas em razão de suas deformações (mecânica, térmica ou por umidade), de suas tolerâncias, seu processo de instalação e dos materiais empregados para sua união aos componentes vizinhos. Portanto, a medida de coordenação pode ser expressa da seguinte maneira: Mc = Mn + Ac

    Mc- medida de coordenação do elemento ou componente

    Mn – Medida nominal

    Ac – ajuste de coordenação

    ✅LETRA B


ID
5130817
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 15575 empenha-se em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma grande importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, não considerando, apenas, a fase construtiva, mas todo seu uso. Em relação a NBR 15575, analise as proposições a baixo:


I - O usuário exige segurança estrutural, contra incêndios e no uso e operação da construção.

II - Quanto à sustentabilidade, a norma abrange a durabilidade, a manutenibilidade e os impactos ambientais da obra.

III - Para a habitabilidade são sete requisitos do usuário: estanqueidade da água, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, saúde-higiene e qualidade do ar, funcionalidade/acessibilidade e conforto tátil.

Alternativas
Comentários
  • errei porque achei que estava incompleta a alternativa III - pois a norma fala de conforto tátil e antropodinâmico

    quanto mais eu sei, mais eu penso e mais eu erro, alguém assim? aff!

    estanqueidade

    conforto térmico

    conforto acústico

    conforto lumínico

    saúde, higiene e qualidade do ar

    funcionalidade e acessibilidade

    conforto tátil e antropodinâmico

  • Gab. D

    Mnemônico para facilitar:

    Requisitos do usuário:

    SEGURA HABIbs que SUSTENTA

    SEGURANÇA

    HABItabilidade

    SUSTENTAbilidade

    ~~

    1)SEGURANÇA: EST / U / F / O. {lembra estufa, só que ao invés de proteger plantas, protege pessoas}

    Segurança ESTrutural

    Segurança no Uso

    Segurança contra o Fogo

    Segurança na Operação

    Atenção! é Operação (e não ocupação). Requisitos para proteger PEssoas....OPEração!!!

    2) SUSTENTABILIDADE:

    MANU DURA AO IMPACTO

    Manutenibilidade

    Durabilidade

    Impacto ambiental

    3) HABITABILIDADE:

    DDD (TAL) ESTA FUNCIONANDO CON SAÚDE

    Desempenho térmico

    Desemp. acústico

    Desemp. lúmico

    TAL - térmico, acústico, lúmico (desempenho)

    ESTAnqueidade

    FUNCIONANDO - funcionalidade e acessibilidade

    CONforto tátil e antropodinâmico

    SAÚDE - saúde, higiene e qualidade do ar.

  • Arqui_fera errei pelo mesmo motivo!

  • Gosto de associar Sustentabilidade com o mnemônico- DIM:

    Durabilidade

    Impacto Ambiental

    Manutenibilidade


ID
5150083
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 13532, a sequência das etapas de um projeto arquitetônico é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    16636-2/17

    a) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); levantamento das informações técnicas específicas (LVIT- ARQ) a serem fornecidas pelo empreendedor ou contratadas no projeto.

    b) programa de necessidades para arquitetura (PN-ARQ);

    c) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ);

    d) estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ);

    e) anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ);

    g) estudo preliminar dos projetos complementares (EP-COMP);

    f) projeto para licenciamentos (PL- ARQ);

    h) anteprojetos complementares (AP-COMP);

    i) projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ);

    j) projetos executivos complementares (PE-COMP);

    k) projeto completo de edificação (PECE); 

    l) documentação conforme construído – (“as built”)

  • A norma NBR 13532/95 foi substituída pela 16636/17.

    Porém, mesmo cancelada, ela ainda é bastante cobrada

    Etapas segundo a 13532:

    Levantamento de dados

    programa de necessidades

    estudo de viabilidade

    estudo preliminar

    anteprojeto

    projeto legal

    projeto básico (opcional)

    projeto para execução.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Etapas segundo a 16636:

    Aqui temos as fases de elaboração e preparação

    1- Fase de preparação:

    Levantamento de informações preliminares

    Programa geral de necessidades

    Estudo de viabilidade do empreendimento

    Levantamento de informações técnicas específicas

    - Fase de elaboração:

    Levantamento de dados

    programa de necessidades

    estudo de viabilidade da arquitetura

    estudo preliminar

    anteprojeto

    estudo preliminar dos projetos complementares

    projeto para licenciamento

    Anteprojeto dos projetos complementares

    Projeto executivo

    Projeto executivo dos complementares

    Projeto completo

    As built


ID
5222443
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a construção de Mezaninos, o Código de Obras Municipal de São Miguel do Oeste / SC estabelece que os mezaninos devem ocupar no máximo qual percentual da área do compartimento a que servem?

Alternativas
Comentários
  • A Lei complementar nº 4/2011, que dispõe sobre normas relativas às edificações do município de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina - Código de obras e edificações e dá outras providências, em sua Seção X – Dos Mezaninos, Art, 218, estabelece:

    “A construção de mezaninos ou jiraus só será permitida quando satisfazer as seguintes condições:

    I - não prejudicar as condições de iluminação e ventilação do compartimento onde for construído; (Revogado pela Lei Complementar nº 
    43/2016)

    II - ter sua área adicionada, para efeito de cálculo dos vãos de iluminação e ventilação, à área do pavimento inferior (considerando-se o mezanino como compartimento habitável); (Revogado pela Lei Complementar nº 
    43/2016)

    III - ocupar área de, no máximo, 50% (cinquenta por cento) da área do compartimento a que serve;

    IV - ter altura mínima de 2,40m (dois metros e quarenta centímetros) e deixar com essa mesma altura o espaço que ficar sob sua projeção no piso do compartimento onde for construído;

    V - ter escada fixa de acesso e parapeito."


    Gabarito do Professor: Alternativa C.


ID
5250382
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um edifício a ser construído na cidade de Marília foi enquadrado na categoria “Serviços”, para fins de análise e aprovação legal do projeto. Prevê-se um conjunto de sanitários para uso do pessoal em serviço, o qual deverá atender, entre outras, às exigências de

Alternativas
Comentários
  • O Código de Obras e Edificações do Município de Marília/1992 orienta e assegura padrões mínimos de segurança, higiene, salubridade e conforto das edificações. Os sanitários para uso do pessoal em serviço, de um estabelecimento da categoria de “serviços" pode ser classificado, de acordo com o Código de Obras supracitado, como um compartimento de permanência transitória com a função de higiene pessoal.

    SEÇÃO VIII

    DA CLASSIFICAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS

    Art. 33 - Os compartimentos das edificações, conforme sua destinação, classificam-se em:

    I - Compartimentos de permanência prolongada;

    II - Compartimentos de permanência transitória;

    III - Compartimentos sem permanência;

    IV - Compartimentos especiais.

    [...]

    Art. 35 - Consideram-se compartimentos de permanência transitória ou locais de uso definido, ocasional ou temporário, caracterizados por espaços habitáveis por tempo determinado, que possam abrigar, pelo menos uma das seguintes funções ou atividades:

    I - Circulação e acesso de pessoal;

    II - Higiene pessoal;

    III - Depósito de materiais, sem atividade humana no local;

    IV - Troca e guarda de roupas;

    V - Lavagem de roupa e serviços de limpeza.

    [...]

    Art. 39 - Os compartimentos deverão atender aos seguintes pés-direitos mínimos:

    I - Permanência prolongada: 2,70 m;

    II - Permanência transitória: 2,50 m;

    [...]

    SEÇÃO XIII

    DAS CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO

    Art. 48 - Sem prejuízo dos requisitos das tabelas indicadas no artigo anterior, a área iluminante dos compartimentos deverá corresponder, no mínimo, a:

    II - Nos compartimentos destinados a dormir, estar, cozinhar, comer e em compartimentos sanitários: 1/8 da área do piso

    [...]

    Art. 51 - A área de ventilação natural deverá ser em qualquer caso, no mínimo, igual à metade da superfície de iluminação natural."

    Neste último caso, metade da superfície de iluminação natural (1/8 da área do piso) corresponde ao valor de 1/16 equivalente à área de ventilação natural.

    Gabarito do Professor: Letra D. 


ID
5258185
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Resolução CSJT nº70 estabelece alguns referenciais de áreas para elaboração de projetos. A esse respeito, considere as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução CSJT nº 70/2010 dispõe, no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º Graus, sobre: 
    I – O processo de planejamento, execução e fiscalização de obras e de aquisição e locação de imóveis; 
    II – Parâmetros e orientações para contratação de obras e aquisição e locação de imóveis; 
    III – Referenciais de áreas e de custos e diretrizes para elaboração de projetos. 
    A questão, como se verá, exige o conhecimento da literalidade da Resolução.

    A alternativa A está errada, pois o art. 44 da Resolução estabelece que os referenciais de áreas poderão sofrer variação, a maior, de até 20%, e não de 25% para maior ou menor dimensão. Veja-se:

    Art. 43. Ficam instituídos os referenciais de área e as diretrizes a serem adotados na elaboração de projetos de construção, reforma e ampliação de imóveis no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, conforme Anexos I e II desta Resolução, respectivamente. (Redação dada pela Resolução CSJT nº 130, de 30 de agosto de 2013)

    Art. 44. Os referenciais de áreas estabelecidos no art. 43 poderão sofrer uma variação, a maior, de até vinte por cento, com o intuito de possibilitar os necessários ajustes arquitetônicos e urbanísticos das edificações a serem ampliadas ou construídas para uso da Justiça Trabalhista de 1º e 2º graus. (Redação dada pela Resolução CSJT nº 130, de 30 de agosto de 2013)

    A alternativa B também está errada, haja vista que o Anexo I da Resolução estabelece que as salas dos advogados terão área de 12 a 15 m², e não de 20 a 30 m².

    A alternativa C, por sua vez, encontra-se em desconformidade com a 4ª Diretriz do Anexo II da Resolução:

    4ª – O somatório das áreas de circulação e das áreas técnicas não excederá a 35% (trinta e cinco por cento) da área total da edificação, salvo quando solução arquitetônica adotada for tecnicamente justificada.

    A alternativa D também está errada, pois o Anexo I da Resolução estabelece que o WC privativo de magistrado deverá ter 2,5 m², com a ressalva de que “quando privativo coletivo, o dimensionamento será feito em função do número de juízes atendidos, por gênero, e das normas técnicas pertinentes".

    A resposta correta é a de letra E, já que em consonância com a 3ª Diretriz do Anexo II da Resolução:

    3ª – O programa arquitetônico deverá contemplar, no mínimo, um conjunto de instalações sanitárias separadas para atender:

    a. O público externo, coletivo por gênero;

    b. Os servidores, coletivo por gênero;

    c. Os magistrados, privativo individual ou privativo coletivo por gênero;

    d. Os portadores de necessidades especiais.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5377582
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na Norma ABNT NBR 15575-1:2013, os requisitos do usuário são:

Alternativas
Comentários
  • REQUISITOS DO USUÁRIO (NBR 15575)

    Segurança

    >Estrutural; Contra o fogo; No uso e operação

    Habitabilidade

    >Estanqueidade

    >Desempenho térmico, acústico e lumínico

    >Saúde, higiene e qualidade do ar

    >Funcionalidade e acessibilidade

    >Conforto tátil e antropodinâmico

    Sustentabilidade

    >Durabilidade; Manutenibilidade; Impacto ambiental

  • Gab. A

    Mnemônico para facilitar:

    Requisitos do usuário:

    SEGURA HABIbs que SUSTENTA

    ....

    SEGURANÇA(1)

    HABItabilidade (2)

    SUSTENTAbilidade (3)

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    1) SEGURANÇA: EST / U / F / O. {lembra estufa, só que ao invés de proteger plantas, protege pessoas}

    ....

    Segurança ESTrutural

    Segurança no Uso

    Segurança contra o Fogo

    Segurança na Operação

    Atenção! é Operação (e não ocupação). Requisitos para proteger PEssoas....OPEração!!!

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    2) SUSTENTABILIDADE:

    MANU DURA AO IMPACTO

    ...

    Manutenibilidade

    Durabilidade

    Impacto ambiental

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    3) HABITABILIDADE

    DDD (TAL) ESTA FUNCIONANDO ACESSÍVEL CON SAÚDE

    ...

    Desempenhos Térmic, Acústico, Lúmico

    ESTAnqueidade

    FUNCIONANDO ACESSÍVEL - funcionalidade e acessibilidade

    CONforto tátil e antropodinâmico

    SAÚDE - saúde, higiene e qualidade do ar.


ID
5500768
Banca
Quadrix
Órgão
CAU-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao que dispõe a ABNT, julgue o item. 


A área de refúgio ou resgate corresponde à área adjacente e interligada às áreas de circulação interna ou externa às edificações, destinada a usuários que necessitem de paradas temporárias para posterior continuação do trajeto. 

Alternativas
Comentários
  • área de refúgio ou resgate

    área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência

    ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro.

    área de descanso

    área adjacente e interligada às áreas de circulação interna ou externa às edificações, destinada

    a usuários que necessitem de paradas temporárias para posterior continuação do trajeto.

    Gabarito: Errado

  • De acordo com a ABNT NBR 9050/2021, que dispõe sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a área de refúgio ou resgate é a “ área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro" (item  3.1.10. NBR 9050/2021). Além disto, áreas de resgate incorporadas a escadas de emergência ou elevadores de emergência devem prever espaço reservado à P.C.R. (pessoa em cadeira de rodas).


    Gabarito do Professor: Errado. 

ID
5519674
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a norma brasileira para elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos (NBR 16.636-1/17), analise as afirmativas abaixo:
I. Conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo da vida útil projetada da edificação, para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes, atendendo às necessidades e à segurança dos seus usuários.
II. Conjunto de atividades realizadas ao longo da vida útil projetada da edificação e de espaços construídos ou seus sistemas, para assegurar a continuidade dos parâmetros de desempenho, em conformidade com os requisitos do usuário.
III. Etapa destinada à elaboração de análise e de avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção arquitetônica e de seus respectivos elementos, instalações e componentes.
As afirmativas acima correspondem, respectivamente, às definições de

Alternativas
Comentários
  • NBR 16.636-1 / 2017

    3.69 MANUTENÇÃO: conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo da vida útil projetada da edificação, para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional da edificação e seus sistemas

    3.22 CONSERVAÇÃO: conjunto de atividades realizadas ao longo da vida útil projetada para assegurar a continuidade dos parâmetros de desempenho em conformidade com os requisitos do usuário.

    3.49 Estudo de viabilidade arquitetônica (EV-ARQ) ou Urbanística (EV-URB) Etapa destinada à elaboração de análise e de avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção arquitetônica ou urbanística e de seus respectivos elementos, instalações e componentes.

    Gabarito: D

    @arquitetamanuprado


ID
5615599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que diz respeito às leis de acessibilidade universal, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos e elementos.

  • a) O principal responsável pelo atendimento às exigências da Norma de acessibilidade é quem assina o projeto arquitetônico da edificação ou obra. A princípio, espera-se que esse profissional siga os preceitos do texto regulamentador por vontade própria. Entretanto, há casos em que o responsável pelo projeto arquitetônico desrespeita os princípios de acessibilidade universal.

    Por isso, a fiscalização do atendimento à NBR 9050 é feita pelo CREA. A entidade faz esse controle por meio da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto. Além do CREA, fiscalizam também os órgãos de licenciamento municipal e os que autorizam a execução da obra.

    b) se baseia em três elementos principais que devem ser observados em projetos novos ou antigos: autonomia, conforto e segurança.

    c)

    d) correta

    e) Após à aprovação, você terá um ano para adequar sua obra as normas de acessibilidade vigentes na NBR 9050 e poderá receber o certificado.

    Fonte:https://www.sienge.com.br/blog/nbr-9050-acessibilidade/#:~:text=%C3%89%20importante%20lembrar%20que%20a,%3A%20autonomia%2C%20conforto%20e%20seguran%C3%A7a.