SóProvas



Prova IF SUL - MG - 2017 - IF Sul - MG - Auxiliar de Biblioteca


ID
2578795
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O risco relacionado à conservação e à preservação de acervo é entendido como a possibilidade de algo acontecer e causar prejuízo ao patrimônio cultural sob a guarda de uma biblioteca. Com base nos 10 agentes de deterioração apontados na avaliação de riscos, citados por Spinelli e Pedersoli Júnior (2010), enumere a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1:


COLUNA 1 - Risco

1 – Forças físicas

2 – Criminoso

3 – Fogo

4 – Água

5 – Praga

6 – Poluente

7 – Luz e radiação ultravioleta/ infravermelha

8 – Temperatura incorreta

9 – Umidade relativa incorreta

10 – Dissociação


COLUNA 2 – Causa, efeito ou propagação

( ) pode ser causado por materiais de acabamento e decoração.

( ) pode causar a perda ou o desvio de objetos da coleção dentro da própria biblioteca.

( ) pode causar colapso localizado, parcial ou total do prédio da biblioteca.

( ) pode causar dano devido à hidrólise das moléculas de celulose, o que provoca a elasticidade do papel.

( ) pode ser causado por falha em equipamentos de pequeno e médio porte que operam dentro do edifício.

( ) pode causar reações fotoquímicas, o que provoca o esmaecimento de cores, o amarelecimento e o aquecimento (localizado) dos materiais.

( ) propaga-se devido a objetos contaminados introduzidos no edifício ou área de guarda sem o devido controle.

( ) pode ser causado por falhas no sistema de controle climático.

( ) propaga-se devido a telhados, forros e janelas defeituosos ou por causa de estantes sem distanciamento de segurança do piso.

( ) pode ser causado por manifestações de natureza política, social, religiosa ou mesmo falta de educação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão mais confusa...

  • GABARITO: A

    Spinelli e Pedersoli Júnior (2010) apontam a ferramenta conceitual dos 10 agentes de deterioração. São eles:

    1. Forças físicas - Danos e perda de valor de itens do acervo por armazenamento, manuseio e transporte inadequados; Emergência envolvendo o colapso localizado, parcial ou total do edifício, afetando o acervo e outros elementos patrimoniais.

    2. Criminosos - Furto e roubo de itens do acervo ou de outros bens patrimoniais e atos de vandalismo.

    » Possíveis causas: Elevado valor no mercado de arte ou demanda por colecionadores de itens do acervo; furto oportunista; manifestações de natureza política, social e religiosa; falta de educação.

    3. Fogo - Incêndio no prédio sede afetando o acervo e outros elementos patrimoniais.

    » Possíveis causas: Podem ser múltiplas, internas e externas: [...] falha de equipamentos de pequeno ou médio porte operando dentro do edifício (ebulidores, cafeteiras, desumidificadores, ventiladores, lâmpadas de mesa, computadores, etc.).

    4. Água - Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais causados por ação de água.

    » Mecanismos e rotas de propagação: Defeitos no telhado e forros; janelas defeituosas ou esquecidas abertas; [...] estantes e mobiliário de guarda de coleções sem anteparos superiores (para proteção contra vazamentos ou infiltrações através do teto) e sem distanciamento de segurança do piso.

    5. Pragas - Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais por ação de pragas.

    » Mecanismos e rotas de propagação: [...] objetos contaminados introduzidos no edifício ou área de guarda sem o devido controle.

    6. Poluentes - Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais por ação de poluentes.

    » Possíveis fontes: Podem ser múltiplas, internas e externas: [...] alguns materiais de acabamento e decoração.

    7. Luz e radiação UV e IR - A luz provoca o esmaecimento de cores a partir de reações fotoquímicas (a velocidade do esmaecimento depende da sensibilidade do material e da dose de luz recebida). A radiação ultravioleta induz reações químicas nos materiais, podendo resultar em amarelecimento, formação de resíduos pulverulentos em superfícies (chalking), enfraquecimento e desintegração de materiais, dependendo igualmente da vulnerabilidade do material e da dose recebida. A radiação infravermelha provoca o aquecimento (localizado) dos materiais, o que pode resultar em deformações, ressecamento, fraturas, etc.

    ↓↓↓

  • Continuando...

    8. Temperatura incorreta - No contexto de bibliotecas, o risco mais importante resultante de temperatura incorreta é a degradação química das coleções (em particular, a hidrólise das moléculas de celulose que conferem força e elasticidade ao papel), que ocorre mais rapidamente à medida que a temperatura aumenta.

    9. Umidade relativa incorreta - Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais devido a temperatura e umidade relativa incorretas.

    » Possíveis fontes: Podem ser múltiplas, internas e externas: clima local, sol, sistema de controle climático defeituoso, fontes localizadas de calor (equipamentos, lâmpadas, etc.) e umidade (vazamentos no sistema hidráulico, umidade ascendente, infiltrações, etc.).

    10. Dissociação - Refere-se à tendência natural, com o passar do tempo, de desorganização de sistemas. Ela envolve a perda de objetos da coleção (dentro da própria instituição), a perda de dados e informações referentes aos objetos da coleção, e a perda da capacidade de recuperar ou associar objetos e informações.

    Fonte: SPINELLI, Jayme; PEDERSOLI JÚNIOR, José Luiz. Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos: salvaguarda e emergência. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.


ID
2578798
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Paletta e Yamashita (2004), “um dos principais cuidados para estabelecer a longevidade dos documentos consiste em sua higienização (limpeza)”. Na perspectiva da preservação e conservação de materiais bibliográficos, as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
2578801
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Silva e Araújo (2014), publicações periódicas tratam de assuntos diversos, em fascículos, números ou partes, editadas a intervalos prefixados, por tempo indeterminado, em formato eletrônico ou impresso, e são identificados pelo International Standard Serial (ISSN). Sabendo disso, analise as proposições abaixo:


I – Diferentemente dos periódicos tradicionais, um periódico científico é definido como uma publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada por período pré-determinado.

II – O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), mantido pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis em bibliotecas brasileiras.

III – Os folhetos, as separatas, as revistas, os jornais e os boletins são importantes formatos de periódicos por conterem informações que não são facilmente encontrados em livros.

IV – O portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fonte de informação científica, oficialmente lançado no ano 2000, foi criado com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil.

V – O ISSN é utilizado para publicações que tenham periodicidade e sejam publicadas mais de uma vez, dentro de um período estabelecido.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2578804
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas universitárias estão expandindo seus serviços e, inovando-se de acordo com as novas demandas e com o perfil de seus usuários, estão em constante evolução. Nesse contexto, as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas intituladas como bibliotecas virtuais, bibliotecas digitais e bibliotecas eletrônicas correspondem, no mesmo plano ou em plano superior, às bibliotecas tradicionais.


ID
2578807
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Nunes e Carvalho (2016), desde a década de 1960, bibliotecas centrais estão sendo criadas, em universidades, com o objetivo de melhorar o atendimento prestado. São vantagens desse tipo de estrutura organizacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas centrais passam a constituir-se desta forma quando absorvem os acervos das bibliotecas de cada faculdade dispostos num grande prédio, mas ao longo do tempo, nesse processo de desenvolvimento e crescimento, passam igualmente a enfrentar problemas, tais como a falta de estrutura física e administrativa.


ID
2578810
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Complete as lacunas no trecho abaixo, retirado da obra Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2000):


As dissertações e teses são documentos originados de cursos de pós-graduação stricto sensu. A publicação dessas obras em formato de ____________ é uma prática estimulada no Brasil pelo(a) ___________. Apesar de serem consideradas ___________, teses e dissertações não apresentam grandes problemas no que diz respeito a sua identificação e obtenção, pois sempre houve instituições interessadas na sua divulgação.

Alternativas
Comentários
  • A publicação da tese ou dissertação como artigo de periódico é uma prática que tem sido estimulada no Brasil pela CAPES; isso pode garantir melhor divulgação do documento.

  • Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 125):

     A publicação da tese ou dissertação como artigo de periódico é uma prática que tem sido estimulada no Brasil pela CAPES; isso pode garantir melhor divulgação do documento, mas exige um trabalho de compactação que, muitas vezes, o autor não está disposto a empreender.

    Embora consideradas como literatura cinzenta, teses e dissertações não apresentam grandes problemas no que diz respeito a sua identificação e obtenção, pois sempre houve instituições interessadas na sua divulgação.

    Gab. D

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.


ID
2578813
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Bem (2013), as bibliotecas universitárias apresentam-se como componentes fundamentais para a permanência do estudante com deficiência no ensino superior. No que se refere à acessibilidade em bibliotecas, é correto afirmar que, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Letra B


    "rampas de acesso, quando existirem".

    DEVEM existir. Lei Brasileira de Inclusão.

  • Letra B


    "rampas de acesso, quando existirem".

    DEVEM existir. Lei Brasileira de Inclusão.

  • Letra B


    "rampas de acesso, quando existirem".

    DEVEM existir. Lei Brasileira de Inclusão.

  • QUANDO EXISTIREM ???? OPA, PENSE NUNCA PODERÁ APARECER UMA QUESTÃO ASSIM, TEM QUE EXISTIR.


ID
2578822
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Softwares de gerenciamento de bibliotecas são fundamentais para a padronização e o intercâmbio de informações, além de serem essenciais para as atividades das bibliotecas. Eles devem contemplar aspectos importantes como: acesso, armazenamento, segurança, controle de processo, política de desenvolvimento, entre outros. Marque a alternativa em que TODOS são softwares de gerenciamento de bibliotecas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C: Pergamum, Sophia, PHL, Sábio, Aleph, Gnuteca

  • Softwares proprietários: Pergamum, Sophia e Aleph;

    Softwares gratuitos: PHL e Gnuteca;

  • PHL - Personal Home Library (Biblioteca Pessoal em Casa).


ID
2578825
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Silva e Araújo (2014), o ambiente organizacional de uma biblioteca universitária abrange vários setores, que possuem funções e atribuições específicas. Abaixo são apresentadas atividades rotineiras de uma biblioteca. Associe a Coluna 2 à Coluna 1, indicando o objetivo principal de cada atividade:


COLUNA 1

1 – Serviço de Circulação

2 – Serviço de Desenvolvimento de Coleções

3 – Serviço de Processamento Técnico

4 – Serviço de Referência


COLUNA 2

( ) Receber e conferir as obras adquiridas por meio de compra ou de doações.

( ) Orientar o usuário a utilizar o catálogo da biblioteca.

( ) Renovar, no nome do usuário, o empréstimo de obras.

( ) Realizar pequenos reparos, encadernar e restaurar obras.

( ) Elaborar a descrição física e temática das obras do acervo.

( ) Emprestar e devolver obras bibliográficas, materiais eletrônicos, entre outros.

( ) Explicar sobre como fazer a renovação de obras.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Serviço de Desenvolvimento de Coleção fazendo reparos e encadernando obras? Na prática é um pouquinho diferente disso ai, viu...

  • tais tarefas apresentada e de preservação e conservação preventiva.

  • Gabarito nada a ver...


ID
2578828
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência é um processo complexo que envolve várias etapas. Para fins didáticos, Grogan (1995) determinou 8 passos para organizar esse processo. Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA do processo de referência:

Alternativas
Comentários
  • Etapas do processo de referência segundo Denis Grogan 

    1ª Problema

    2ª Necessidade da informação

    3ª Questão inicial

    4ª Questão negociada

    5ª Estratégia de busca

    6ª Processo de busca

    7ª Resposta

    8ª Solução


ID
2578831
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processamento técnico tem a função de preparar os livros para serem disponibilizados no acervo. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (a) Tesauros e cabeçalhos de assuntos são instrumentos essenciais na atividade de catalogação. / indexação

    (b) Os principais instrumentos utilizados na codificação dos números de classificação são: a CDD, a CDU e o AACR2.

    (c) A codificação cromática, para organizar o acervo, é adotada em algumas bibliotecas públicas e escolares para facilitar a localização de obras.

    (d) O processamento técnico tem duas atividades principais: realizar a análise temática do acervo (catalogação das obras) e a análise descritiva (indexação e classificação de materiais). / conceitos trocados


  • Embora alguns autores e bibliotecas usem a expressão "classificação cromática", o correto é CODIFICAÇÃO ou CÓDIGO CROMÁTICO, já que cada instituição adapta as cores à sua realidade. Não há uma uniformização como nas classificações já estudadas (CDD e CDU).


ID
2578834
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo França e Vasconcellos (2014) os trabalhos monográficos ou monografias constituem o produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas desenvolvidas em cursos de graduação e pós-graduação. Analise as proposições sobre os elementos da estrutura de um trabalho monográfico:


1 – Representação concisa e seletiva do conteúdo de um trabalho monográfico.

2 – Relação das fontes de informações utilizadas e citadas pelo autor, na redação de um trabalho monográfico.

3 – Indicação do conteúdo do trabalho monográfico, refletindo suas divisões, seções e outras partes, obedecendo a grafia e a matéria da mesma forma em que aparecem no texto.

4 – Indicação de assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos e outros, com a indicação de sua localização no conteúdo do trabalho monográfico.

5 – Impressão no dorso da parte externa do documento com seus elementos identificadores, como o nome do autor, título entre outros no sentido horizontal ou descendente.

6 – Transcrição ou extração de informações de publicações consultadas para uso na redação de trabalhos monográficos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1. Resumo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornece uma visão rápida e clara do conteúdo das conclusões do trabalho.

    2. Referências: conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

    3. Sumário: enumeração das principais divisões do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

    4. Índice: Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

    5. Lombada: Parte da capa do trabalho que reúne as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira.

    6. Citação: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.

    Resposta: A


ID
2578837
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Campelo (2003), “a função educativa da biblioteca torna-se visível com o aparecimento do „serviço de referência‟ e se amplia com a introdução da „educação de usuários‟”. Analise as sentenças abaixo e atribua V às verdadeiras, e F às falsas:


( ) Mediadores de leitura são sujeitos que leem, discutem, promovem e facilitam o diálogo entre texto e leitor.

( ) Educação de usuários é um conceito que está relacionado a ações planejadas de uso da biblioteca e de seus recursos.

( ) A biblioteca deve ser um espaço de diálogo, liberdade e descoberta, não, exclusivamente, um lugar de acumulação e ordenação de livros.

( ) A mediação de leitura requer ambiente e mobiliário adequados, além de horário de funcionamento rígido e profissional capacitado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2578840
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

Segundo Silva e Araújo (2014), a alfabetação é utilizada, em bibliotecas, para a organização dos livros nas estantes e também para outras atividades. Analise as proposições sobre essa técnica e marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2578843
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O desenvolvimento de acervo é responsável pela formação de uma coleção capaz de atender às demandas dos usuários da biblioteca. As alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A formação e desenvolvimento de coleção é realizada por um bibliotecário, não necessariamente por um diretor. Muitas das vezes, pode ser feita em conjunta com uma comissão da instituição.


ID
2578846
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O trabalho desenvolvido em bibliotecas universitárias é baseado, em grande medida, na capacidade de identificar e disponibilizar fontes de informação de caráter científico e acadêmico. Nesse processo, vários desafios devem ser enfrentados, para atender às necessidades de informação do usuário. Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2578849
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O auxiliar de biblioteca tem como atribuição funcional a manutenção dos serviços prestados pela biblioteca. São atividades desse profissional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • desenvolver estudos dos usuários deve caber ao bibliotecário.


ID
2578852
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a história da Biblioteconomia e o surgimento das bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:


I – As primeiras bibliotecas criadas, tanto na Europa quanto no Brasil, tiveram forte influência religiosa de ordens eclesiásticas.

II – As primeiras bibliotecas europeias foram financiadas pelo estado e receberam doações de livros de diferentes estratos sociais da população.

III – Devido ao caráter liberal da Biblioteconomia, desde a sua origem, as bibliotecas foram criadas para serem um espaço democrático de acesso aberto para o público.

IV – Duas personalidades importantes no campo da Biblioteconomia, são: Shiyali R. Ranganathan, que criou leis para a utilização do acervo; e Mewil Dewey, que desenvolveu um sistema de classificação de obras por assunto.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • No início, as bibliotecas não eram para acesso aberto do público, pois tinham como pressuposto a conservação e não o acesso.

  • " leis para a utilização do acervo" foi meio forçação de barra, mas ok


ID
2578885
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que tange à Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que trata sobre o acesso à informação, faça a correspondência entre as colunas:


(1) Informação

(2) Informação pessoal

(3) Informação sigilosa

(4) Documento


( ) Dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

( ) Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.

( ) Aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.

( ) Aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.


Marque, a seguir, a sequência CORRETA da segunda coluna, de acordo com a primeira:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato; 

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado; 

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

  • Gabarito: A

     

    Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

     

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato; 

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado; 

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação; 

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados; 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 


ID
2578888
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as proposições relativas ao texto constitucional (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações):


I – São estáveis após 3 (três) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

II – O servidor público estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial, independentemente do trânsito em julgado.

III – O servidor público estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

IV – O servidor público estável poderá perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • CF Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • I – São estáveis após 3 (três) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.CERTO

    II – O servidor público estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial, independentemente do trânsito em julgado.ERRADO

    III – O servidor público estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.CERTO

    IV – O servidor público estável poderá perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. CERTO

     

     

    Lei 8112

    Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos  de efetivo exercício.

    Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em vir­tude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Gabarito letra C 

  • Correta, C

    Complementando com DUAS observações:


    CF - Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

     

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:
    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
    II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
    III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

     

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    Obs 1: o prazo de 2 anos para aquisição da estabilidade da lei 8.112/90 é inconstitucional. Deve-se observar o prazo de 3 anos previsto na constituição federal.

    Obs 2: Pode o servidor público estável perder o cargo em razão de excesso de gastos do Poder Público? -

     

    Sim. Trata-se de hipótese de perda de cargo de forma não punitiva, prevista no art. 169 , § 4º , CF : quando a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, após adotarem as medidas de contenção de despesas com pessoal ativo e inativo como a redução de 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração dos não estáveis, essas não forem suficientes para adequar os gastos dentro dos limites estabelecidos na lei complementar nº. 101 /2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

  • LETRA C

     

    Macete : Quando o servidor perde o cargo a consciência PESA.

    Processo Administrativo Disciplinar

    Excesso de Gastos (Art. 169 , § 4º CF)

    Sentença Transitada em julgado

    Avaliação Periódica de desempenho na forma da LEI COMPLEMENTAR.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • Queria acrescentar uma dica (que muitos já devem ter ciência) para resolução de questões desse tipo:

    Sabendo que a assertiva I está certa e que a II está errada, passa o olho nas alternativas para ver se já dá para responder a questão. Economiza tempo, rs. 

    Bons estudos!!! 

  • Força! 

  • Questão boa pra revisar conteúdo.

     

  • Pela 8112 seriam 2 anos, não é isso?

  • DANIEL CARRACCI  a redação da lei 8112 está desatualizada, estágio probatório é de 3 anos.

  • I - C. Perceba que a questão trata de servidores de carreira, ou seja, efetivos (e não comissionados que podem ser exonerados a qualquer momento, não possuindo a tal da estabilidade).
    II - E. São 4 hipóteses de perda do cargo:
     I - sentença judicial transitado em julgado,
     II - processo administrativo em que seja garantida a ampla defesa,
     III - reprovação avaliação periódica de desempenho
     IV - excesso de despesa com o pessoal (lei de responsabilidade fiscal)
    III - C
    IV - C

    GABARITO: B

  • Gabarito letra C

    Somente as proposições I, III E IV estão corretas.

  • Vamos ao julgamento de cada assertiva:

    I- Certo:

    Trata-se de proposição que constitui reprodução precisa da norma do art. 41, caput, da CRFB:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Logo, sem incorreções neste item.

    II- Errado:

    Na verdade, a perda do cargo público pelo servidor estável, em virtude de sentença judicial, está condicionada, sim, ao trânsito em julgado da mesma, como se vê do art. 41, §1º, I, da CRFB:

    "Art. 41 (...)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;"

    III- Certo:

    Assertiva condizente com o teor do art. 41, §1º, II, da CRFB:

    "Art. 41 (...)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    (...)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;" 

    IV- Certo:

    Por fim, esta afirmativa corresponde, com exatidão, à hipótese do art. 41, §1º, III, da CRFB, litteris:

    "Art. 41 (...)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    (...)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa." 

    Logo, estão corretas as proposições I, III e IV.


    Gabarito do professor: C


ID
2578891
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Apresentam-se, a seguir, proposições relativas ao Regimento Geral de 2010 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS):


I – A administração geral do IFSULDEMINAS será exercida pela Reitoria, órgão executivo assessorado pelo Conselho Superior e pelo Colégio de Dirigentes.

II – O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do IFSULDEMINAS.

III – O Colégio de Dirigentes, de caráter deliberativo, será composto pelos Diretores-gerais dos campi que integram o IFSULDEMINAS.

IV –Para apoiar a gestão administrativa e acadêmica, o IFSULDEMINAS contará com os Colegiados Acadêmicos e os Núcleos de caráter consultivo em cada campus.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2578894
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as disposições do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/90 e suas alterações), o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório. Neste período, sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo serão objeto de avaliação, observados os seguintes fatores:


I – Assiduidade.

II – Escolaridade.

III – Capacidade de iniciativa.

IV – Empreendedorismo.

V – Responsabilidade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Velho mnemônico que mataria a questão: ACADIPRORE

    Assiduidade

    CApacidade de iniciativa

    DIsciplina

    PROdutividade

    REsponsabilidade

    Professor Evandro Guedes - ALFACON

  • É só lembrar do "cicRo" PDCA:

     

    R do cicRo (dislalia do Cebolinha às avessas) - Responsabilidade

    Produtividade

    Disciplina

    Capacidade de iniciativa

    Assiduidade

  • De acordo com a Lei 8122 

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) , durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I – assiduidade; CERTO                                                                                                                                                                                   II – disciplina;   Não consta.                                                                                                                                                                            III – capacidade de iniciativa;  CERTO                                                                                                                                                            IV – produtividade;  Não consta.                                                                                                                                                                      V – responsabilidade. CERTO 

    Gabarito Letra A 

  • Letra A.

    Decore:   A-CA-DI-PRO-RE

    Assiduidade
    CApacidade de iniciativa
    DIsciplina
    PROdutividade
    REsponsabilidade

  • REPROCADIASS

    - responsabilidade

    - produtividade

    - capacidade de iniciativa

    - disciplina

    - assiduidade

  • O servidor em estágio probatório deve agir como um PADRI.

    Produtividade

    Assiduidade

    Disciplina

    Responsabilidade

    Iniciativa (Capacidade de Iniciativa)

  • Servidor tem que ser  RAPID. Servidor tem que  ter:

    Responsabilidade
    Assiduidade
    Produtividade
    Iniciativa (capacidade de iniciativa) 
    Disciplina

    Fonte: sites no google. 

  • LETRA A

     

    MACETE : Dilma Rouba  no PAC

     

    Disciplina

    Responsabilidade

    Produtividade

    Assiduidade

    Capacidade de Iniciativa

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

     

  • PADRI

    Produtividade

    Assiduidade

    Disciplina 

    Responsabilidade

    Iniciativa (capacidade de iniciativa) 

     

     

  • PRADCI

    Produtividade
    Responsabilidade
    Assiduidade
    Disciplina
    Capacidade de Iniciativa

  • Gabarito: A

  • DICAPARE

    DISCIPLINA

    CAPACIDADE

    PRODUTIVIDADE

    ASSIDUIDADE

    RESPONSABILIDADE

  • Para memorizar as características que serão observadas durante a avaliação periódica de desempenho basta lembrar do mneumônico PADRI:
    P - Produtividade
    A - Assiduidade
    D - Disciplina
    R - Responsabilidade
    I - Iniciativa

    GABARITO: A
     

  • GABARITO: A

     

    DIsciplina

    Capacidade de Iniciativa

    Assiduidade

    Produtividade

    Responsabilidade

     

    MNEMÔNICO: Só lembrar do Leonardo DICAPRio

  • Eu memorizei assim:

     

    CD de RAP

     

    - Capacidade de iniciativa;

    - Disciplina;

     

    - Responsabilidade;

    - Assiduidade;

    - Produtividade.

  • DR PAC


    Disciplina

    Responsabilidade


    Produtividade

    Assiduidade

    Capacidade de iniciativa

  • NO ESTÁGIO PROBATÓRIO O SERVIDOR TEM QUE SER RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA (CAPACIDADE DE INICIATIVA)

    DISCIPLINA

  • Questão trata do estágio probatório e deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/1990).

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 20 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

    I - ASsiduidade;

    II - DIsciplina;

    III - CApacidade de iniciativa;

    IV - PROdutividade;

    V- RESponsabilidade.

    >>> AS-DI-CA-PRO-RES (use para lembrar:)

    Diante do exposto:

    Item I correto, nos moldes do inciso I do art. 20.

    Item II incorreto: não consta no rol do dispositivo legal sobredito.

    Item III correto, nos moldes do inciso III do art. 20.

    Item IV incorreto: não consta no rol do dispositivo legal sobredito.

    Item V correto, nos moldes do inciso V do art. 20.

    Somente os itens I, III e V estão corretos.

    Atente que, embora o art. 20 da Lei nº 8.112/90 mencione que a estabilidade será adquirida no período de 24 (vinte e quatro) meses, considere o lapso de três anos. Tal modificação se deu através da Emenda Constitucional nº 19, de 1998. Note: CF 88, Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.          

         

    GABARITO DA QUESTÃO: A.


ID
2578897
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre os deveres do servidor, em conformidade com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto nº 1.171/94 e suas alterações), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

( ) Participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

( ) Avaliar a conveniência de comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

( ) Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

( ) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para os interesses pessoais.


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  •  *Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    *Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • Gabarito: Letra D

    -----

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum(e não para interesses pessoais);

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    m) comunicar imediatamente(e não avaliar) a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;

    -----

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

     

  • V Cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

     

    V Participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

     

    F Avaliar a conveniência de comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

    Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

     

    V Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

     

    F Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para os interesses pessoais.

    Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • V ) Cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

     

    V ) Participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

     

    ( F ) Avaliar a conveniência de comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis. (comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis)

     

    ( V ) Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

     

    F ) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para os interesses pessoais. (ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum)

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Gabarito D

    Decreto no. 1.171/94

    (V) XIV, r

    (V) XIV, o

    (F) XIV, m

    (V) XIV, h

    (F) XIV, c



  • D- V – V – F – V – F  CORRETA


ID
2578900
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sites do governo são acessados por meio do protocolo de comunicação https. Para acessar o Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento (Sigepe), é usado o endereço https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br/. A função do protocolo https é:

Alternativas
Comentários
  • HTTP

    Do inglês HyperText Transfer Protocol. Protocolo usado para transferir páginas Web entre um servidor e um cliente (por exemplo, o navegador).

     

    HTTPS

    Do inglês HyperText Transfer Protocol Secure ou HyperText Transfer Protocol over SSL. Protocolo que combina o uso do HTTP com mecanismos de segurança, como o SSL e o TLS, a fim de prover conexões seguras.

     

    SSL / TLS

    SSL (Secure Sockets Layer) assim como o TLS (Transport Layer Security), é um protocolo que por meio de criptografia fornece confidencialidade e integridade nas comunicações entre um cliente e um servidor, podendo também ser usado para prover autenticação. 

     

    Fontehttps://cartilha.cert.br

     

    R: letra d) Evitar que dados transmitidos na rede sejam visualizados por terceiros.

    Bons estudos! ;)

  • A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança. 

  • Gaba: D

     

    Lembrando que a porta do HTTPS é a 443 e do HTTP é a 80. As bancas estão com mania de perguntar isso.

  • e protocolo TCP serve para essa pergunta, sera q caberia recurso?

  • Na verdade não evitam de serem visualizados, e sim visualizados, porém não interpretados por terceiros, já que estão criptografados (Embaralhados).

  • Gabarito''D''.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Protocol Secure (ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”, em português). Sua função é criar um canal seguro de transferência de informações entre o navegador do usuário e o servidor.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GAB D

    --> TRADUZINDO, HTTPS É MAIS SEGURO

  • Acho que a banca queria a mais próxima da correta, só pode.


ID
2578903
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O modo de comunicação por mensagens entre as pessoas tem aumentado nos últimos anos, o que levou ao desenvolvimento de vários aplicativos de troca de mensagens para telefones celulares e computadores. Sabendo disso, assinale a alternativa em que todos os itens são aplicativos de troca de mensagens:

Alternativas
Comentários
  • Desconheço o motivo da anulação.
    Correto o Item C.

     

  • concordo com vc george arraes

     

  • Acho que a questão foi anulada por causa da grafia "Messeger"


ID
2578909
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS Excel possui diversas fórmulas. A fórmula abaixo que é válida no MS Excel 2010 em português é:

Alternativas
Comentários
  • Sintaxe:

    SOMA (número1;[número2];...)

     

    R: letra a) =soma(10;20) 

    Bons estudos! ;)

  • a)  =soma(10;20) 

    CERTO. para separar os argumentos da função use ponto-e-virgula

    b) =soma(A100::A90)

    ERRADO. Use apenas um dois-pontos para indicar uma sequência.

    c)  =soma(A:100,B:100) 

    ERRADO. Os argumentos devem ser separados por ponto-e-virgula e não somente por vírgula

    d)  =soma(A10, A20, C30)

    ERRADO. Os argumentos devem ser separados por ponto-e-virgula e não por vírgula

  • Tem que cair questões assim na minha prova.

  • De graça.

  • Analisando os itens:

    a) uma fórmula correta, que soma 10+20;

    b) fórmula errada, pois não existe o operador ::

    c) fórmula errada, pois não existe aplicação no Excel para A:100 ou B:100;

    d) fórmula errada, pois não se usa vírgulas para separar parâmetros no Excel.

    Resposta certa, alternativa a).

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de referenciação de um intervalo de células. 

     

    Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar as formas de referenciação de um intervalo de células. 

    A referenciação de um intervalo de células pode ser feita por dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:     

    Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.      

    O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão incluídas no intervalo. 

     

    A) Correta – A função “=SOMA(10;20)”, por utilizar o ponto e vírgula, somará apenas os valores 10 e 20. 

    B) Incorreta – Para simbolizar intervalos continuos, deve-se utilizar apenas um sinal de dois pontos. Inserir dois pontos duas vezes na referenciação do intervalo resultará em erro. 

    C) Incorreta – Uma célula é a interseção de uma coluna com uma linha e deve ser representada inserindo, primeiramente, a coluna e, em seguida, a linha. Dessa forma, separar a coluna, representada por letras, e a linha, representada por números, resultará em erro, uma vez que a função “SOMA” reconhecerá as letras “A” e “B” como textos.

    D) Incorreta – A vírgula não é utilizada para referenciar um intervalo de células. Para referenciar um intervalo intercalado, deve-se utilizar o ponto e vírgula. 

     

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
2578912
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito à arquitetura de computadores, um termo que define a parte mecânica e física de uma máquina é:

Alternativas
Comentários
  • R: letra a) Hardware

    Bons estudos! ;)

  • HARDWARE = (do inglês hard = duro) Parte física do computador. Ex: Monitor, Teclado, Mouse, etc.

    SOFTWARE = (do inglês soft = leve, mole) Parte lógica. São os programas, Sistemas operacionais, aplicativos  Ex: Windows, Excel.

    SHAREWARE = (do inglês share = dividir) Programa disponibilizado gratuitamente mas com limitações em relação ao tempo de uso ou em relação a funções

    FIRMWARE = (do inglês firm = firme) Conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrônicos.

     

  • Hardware

  • BIZU:

     

    Hardware é tudo o que você pode chutar.

    Software é tudo que você só pode xingar (intocável).

  • a) Hardware

    Os softwares podem ainda ser classificados em:
    - Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc. 
    - Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/hardware-software.htm 

  • Essa foi muito difícil
  • Você  será  aprovado

  • ACERTÔ MIZERAVI

  • GAB A galera ! Molezinha né, hardware correponde a parte física do PC, são as peças  ok.

    Já o software ( Firmware, Sist Operac, Aplicativos  , etc..) são informações de funcionamento destas peças, ou seja, dos hardwares.

    Força.

  • Os que erram  essa questão de informática é porque precisam aprimorar muito nessa disciplina

  • GABARITO A

     

    hardware é a parte física integrada por placas de vídeo, memórias, processadores, chips e tudo mais que o usuário pode tocar. Podemos chamar de corpo da máquina, e é aplicada tanto para computadores, notebooks, celulares, câmeras, robôs e mais.

     

    Já o software pode ser entendido como a “mente” que comanda a máquina, composta por elementos que não são palpáveis. Ele é formulado por meio de códigos e combinações para funcionar da maneira ideal. Então, os sistemas operacionais, como Windows, Mac OS, Android, iOS são softwares, cada um formulado à sua maneira.

  • Aqueles que ridicularizaram o nível da questão, já devem ter pelo menos uma nomeação no diário oficial do Estado ou União.  Ou será que nas provas as questões fáceis demais não aparecem? 

  • Hardware é tudo aquilo que você chuta, ou seja, os componentes físicos do computador.

    Resposta certa, alternativa a).

  • A questão aborda conhecimentos acerca do nome dado às partes físicas que compõem um computador. 

     

    A) Correta – Hardware está relacionado à parte física do computador, ou seja, às peças em que podemos tocar, como, por exemplo, monitor, mouse, teclado, fone de ouvido etc. 

    B) Incorreta – Software está relacionado às partes intangíveis e lógicas do computador, como, por exemplo, programas e aplicativos.  

    C) Incorreta – Shareware são os softwares que possuem suas funções, total ou parcialmente, liberadas, por um período limitado, ao usuário, porém, posteriormente, será exigido um pagamento para que o usuário continue a usar as funções do software.

    D) Incorreta – Firmware é o software que realiza a comunicação com o hardware, como, por exemplo, a BIOS, que inicia a placa-mãe e verifica os hardwares presentes na máquina.

     

    Gabarito – Alternativa A.