- ID
- 138544
- Banca
- FCC
- Órgão
- PGE-RJ
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
Quanto à previdência dos servidores, é correto afirmar:
Quanto à previdência dos servidores, é correto afirmar:
À vista das disposições da Lei estadual nº 5.260/2006, que institui regime jurídico próprio e único de previdência dos servidores públicos estatutários e de outros titulares de cargo do Estado do Rio de Janeiro, é correto afirmar:
Para efeito de concessão de pensão por morte de  servidor do Ministério Público, NÃO é considerado  dependente: 
 
Para efeito de concessão de pensão por morte de  servidor do Ministério Público, NÃO é considerado  dependente: 
 
É considerado dependente econômico para efeito de  concessão  de  pensão  por  morte  de  servidor  do Ministério Público: 
 
São participantes obrigatórios do regime de previdência  social do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro: 
 
Tício, Procurador de Justiça, após grave acidente  automobilístico, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.  Deixou sua esposa, um filho de 17 (dezessete) anos e outro de 22 (vinte e dois) – os dois estudantes universitários -, além de  um irmão inválido.
Considerando a disciplina conferida pela Lei n° 5.260/08, em  especialno que se refere à pensão por morte,é correto afirmar que:
 
 Com base na Lei n° 5.260/08, analise os itens abaixo:
I.  A  previdência  social  dos  membros  do  Poder  Judiciário,  Legislativo,  do  Ministério  Público,  da  Defensoria Pública e dos servidores públicos estatutários do Estado do Rio de Janeiro se organiza em  regime  jurídico  único,  contributivo  e  subsidiário,  mediante  contribuições  dos  servidores  públicos  ativos, inativos e dos pensionistas
II.  O  direito  à  pensão  por morte  é  imprescritível,  mas  prescreverão  as  prestações  respectivas  não  reclamadas no prazo de 3 (três) anos contadas da data em que forem devidas
III. O auxílio- reclusão será devido apenas aos segurados de baixa renda recolhidos à prisão
IV. Os proventos de  inatividade serão  integrais nos casos de aposentadoria por invalidez decorrente  de acidente de serviço, moléstia profissional ou aposentadoria de segurados portadores de deficiência  física 
Pode-se afirmar que está(ão)  correto(os)  apenas o(s) item(ns):
 
Acerca do regime previdenciário dos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro, é correto afirmar que:
 
Acerca  das  disposições  sobre  o  benefício  preidenciário  da  pensão  por  morte  prevista  na  Lei  n°  5.260/2008, é correto afirmar que:
 
Caio  exerce  sua atividade  como  professor com  contrato  de  trabalho  realizado, segundo  os  ditames  legais,  prestando  serviços para a escola Saber e Saber. Em 2006, foi aprovado em concurso público para atuar,  também  como  professor,  no Município  de Varre-Sai, sendo o seu  regime estatutário. Os horários permitem a acumulação entre o emprego privado e o emprego público.  Analise as afirmativas abaixo sobre o caso.
I-  O professor deverá optar entre o regime geral da previdência e  o regime especifico do servidor municipal. 
II-  É possível a concomitância de regimes no caso em tela. 
III-  O professor terá direito a duas aposentadorias e a benefícios  dos dois sistemas de previdência. 
IV- Caio poderá manejar o tempo de serviço concomitantemente,  aproveitando  o  da  iniciativa  privada  para  o  serviço  público,  contando em duplicidade o tempo de contribuição. 
V-  Deverá o professor pedir demissão do emprego privado, que  não poderá exercer concomitantemente com o cargo público. 
São corretas as afirmativas: 
O membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro  submete-se a regime próprio de Previdência Social, mas o seu pagamento será efetuado pelo RIOPREVIDENCIA. Leia os itens abaixo sobre as circunstâncias que se devem observar no que concerne  à aposentadoria de membro do Ministério Público Estadual.
I-  a data de aquisição do direito, para efeito de adequação das  regras de tempo de contribuição e idade 
II-  a idade, para aferir a aposentadoria compulsória 
III-  a impossibilidade de aposentadoria voluntária
 IV-  o imediato afastamento do cargo, após advinda a idade para a  aposentadoria compulsória 
V-  o afastamento do cargo somente após a publicação do ato de  aposentadoria compulsória.
São corretos os itens apresentados na alternativa: 
Sobre o benefício do auxílio reclusão previsto na Lei estadual nº 5250/08, é correto afirmar que
João,  servidor  público  estatutário  do  Rio  de  Janeiro,  faleceu  e  deixou como dependentes seus 3 filhos: Maria, de 18 anos, José,  de  15  anos  e  Pedro,  de  3  anos.  Com  base  na  Lei  Estadual  nº  5250/08, é correto afirmar que 
 
Em conformidade à atual estrutura de previdência social dos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro, para a obtenção de benefício previdenciário superior ao máximo estabelecido em lei para o regime próprio, haverá necessidade de contribuição para o denominado regime de previdência:
Tício, servidor público estatutário do Rio de Janeiro, faleceu deixando como dependentes sua genitora Iolanda, seu filho Matheus de 6 anos e sua esposa Maria. De acordo com a Lei Estadual nº 5260/08, a divisão da pensão por morte se dará da seguinte forma;