SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado do Amapá


ID
135691
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na segunda metade do século XIX, as terras do sul do Amapá foram incorporadas à economia da borracha. Alguns fatores responsáveis pela expansão da economia da borracha pelo vale do Amazonas estão relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  •  

    O crescimento do consumo regional.

  • A- CORRETO, INDUSTRIA DA BORRACHA

    B- CORRETO, INIVAÇÕES NA PRODUÇÃO DO LATEX

    C- CORRETO, SERINGUEIRA 

    D- ERRADO, O CONSUMO ERA EXTERNO

    E- CORRETO, MÃO DE OBRA BARATA


ID
135694
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os ocupantes tradicionais da floresta estão sendo substituídos por novas atividades que adotam escalas altamente predatórias. O desmatamento para instalação de grandes latifúndios agropecuários acarreta graves impactos ambientais.
Com relação às consequências desses impactos analise as afirmativas a seguir.

I. Destruição da biodiversidade - o desmatamento elimina de uma só vez grande contingente de espécies, muitas vezes desconhecidas.

II. Ruptura do equilíbrio biomassa/solo - a derrubada da floresta interrompe a eficiente reciclagem dos estoques de nutrientes armazenados na biomassa e expõe o solo diretamente à erosão das chuvas.

III. Mudanças climáticas - a derrubada da cobertura florestal diminui a evapo-transpiração o que elimina a fonte injetora de vapor d´água na atmosfera, responsável pelas condições climáticas regionais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode explicar o por que da I está certa,pois o desmatamento não elimina de uma só vez grande contingente de espécies,pode ser gradativamente,agora totalmente não acho certo.

  • Quando acontece o desmatamento, a área afetada perde de uma só vez grande parte de sua sua biodiversidade.

  • As afirmativas foram retiradas do livro "ENTRE O AMBIENTE E AS CIENCIAS HUMANAS Por Valter Machado Da Fonseca,Sandra Rodrigues Braga"

  • I. Destruição da biodiversidade - o desmatamento elimina de uma só vez grande contingente de espécies, muitas vezes desconhecidas. CERTO

    II. Ruptura do equilíbrio biomassa/solo - a derrubada da floresta interrompe a eficiente reciclagem dos estoques de nutrientes armazenados na biomassa e expõe o solo diretamente à erosão das chuvas. CERTO

    III. Mudanças climáticas - a derrubada da cobertura florestal diminui a evapo-transpiração o que elimina a fonte injetora de vapor d´água na atmosfera, responsável pelas condições climáticas regionais.  CERTO

    GABARITO E.


ID
135697
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os cerrados cobrem apenas 7% do território amapaense. Porém, em função das atuais modalidades de uso, constituem um dos domínios florísticos mais alterados e ameaçados do estado.

Em relação ao aproveitamento econômico dos cerrados no estado, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No início dos anos 2000 foi introduzido o cultivo de arroz em escala comercial em áreas de cerrado do município de Itajubal, atualmente o maior produtor do grão no estado.

    Não existe municipio de Itajubal no estado do Amapá e sim Itaubal

  • A produção de cavacos de madeira é feita em Santana-AP pela empresa Amcel para o mercado internacional. 

  • Questão passível de anulação.

  • No início dos anos 2000 foi introduzido o cultivo de arroz em escala comercial em áreas de cerrado do município de Itajubal, atualmente o maior produtor do grão no estado.

    Onde fica esse múnicipio? 

    nunca ouvi falar.

  • Que "M" Robin!

  • Então qual a correta? 

    deve ser a letra (a)

     

  • Texto retirado do próprio site institucional da AMCEL:

    AMCEL – Amapá Florestal e Celulose S.A, empresa brasileira de manejo florestal sustentável, cujo objetivo é reflorestar, processar e exportar cavacos de eucalipto produzidos de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade, para suprir de matéria-prima a indústria de celulose, papel e produtos de madeira. O controle acionário da Amcel é exercido pelos grupos japoneses Nippon Paper Industries e NYK-Nippon Yusen Kaisha, empresas com vasta experiência na área florestal e utilização de fibras vegetais. Com cerca de 130 mil hectares disponíveis para o plantio de florestas renováveis de eucalipto somados a 180 mil hectares de reservas nativas, o projeto florestal abrange sete municípios do estado do Amapá: Santana, Macapá, Porto Grande, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Tartarugalzinho e Amapá, alvos de constantes investimentos socioambientais que refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região onde atua. Para nós, proteger toda a complexidade da natureza vai além de respeitar a legislação e órgãos ambientais. Proteger é um compromisso constante.

    Fonte:http://www.amcel.com.br/#about/

    GABARITO LETRA B, haja vista que VITÓRIA DO JARI e LARANJAL DO JARI não fazem parte do roll de cidades amapaenses de atuação da Empresa, conforme se pode ver acima.

  • Em Laranjal do Jari e e em Vitória do Jari predomina o extrativismo vegetal de castanha do Pará.

  • Itajubal, esse município não existe!

  • Alguém explik o erro da letra B?

  • o nome correto é Itaubal pelo amor de Deus vamos escrever certo por favor.

ID
135700
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final do século XIX, o Brasil e a França envolveram-se numa disputa com relação à demarcação dos limites entre o Amapá e a Guiana Francesa - a chamada Questão do Amapá. A argumentação brasileira estava centralizada na localização de um rio e no texto de um tratado.

O rio e o tratado são, respectivamente:

Alternativas
Comentários

  • A Questão do Amapá, também conhecida como Contestado franco-brasileiro refere-se a uma disputa de limites, no final do século XIX, agravada a partir de 1895, envolvendo a França e o Brasil.

    A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul daquele rio, região que havia sido ocupada por colonos franceses. Mas, o Tratado de Utrecht, assinado em 1713 pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul, pelo que o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava o direito de exercer soberania sobre as terras ao sul daquele curso fluvial.

    Tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, subtraindo do Brasil aproximadamente 260.000 km². O árbitro da questão foi Walter Hauser, presidente da Suíça, cujo laudo, expedido em 1 de dezembro de 1900 foi favorável ao Brasil.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Quest%C3%A3o_do_Amap%C3%A1
  • Questão linda!!! <3

  • O Acordo diplomático entre Portugal e França ocorreu pelo tratado de Ultrech e também definiram o rio OIAPOQUE como limite das nações (Guiana Francesa e Amapá). 

     

    Letra B. 


ID
135703
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Floresta Estadual do Amapá, criada em 2006, possui quatro módulos territoriais que compreendem uma área descontínua de aproximadamente 2.300.000 ha, cerca de 16% do território estadual.

Em relação a essa área institucional, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A Floresta Estadual do Amapá, criada através da Lei Estadual 1.028 de 12 de julho de 2006, é uma unidade de conservação de uso sustentável, que proporcionará ao Governo Estado uma atuação ativa na administração do patrimônio florestal do Amapá, possibilitando a realização de concessões em longo prazo, que por sua vez possibilitará maior segurança aos investidores, menores custos na imobilização de capital em terras e impostos rurais, redução ou eliminação de conflitos fundiários, facilidades à capacitação e certificação, marketing verde, transparência e controle social, entre outros aspectos não menos importantes.

    Fonte:
    http://www.ief.ap.gov.br/menulateral/floresta.php
  • Complementando o comentário de Diego Vaz, Gabarito : D

  • Resposta D

    • A Floresta Estadual (Flota) do Amapá é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, criada com o objetivo de promover o uso racional dos recursos naturais.

    • Abrange 16,5% do Estado do Amapá.

    • Seu território compreende 10 municípios: Serra do Navio, Pedra Branca, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque.

    • A Flota é de gestão da Secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema) do Amapá.

    • A vegetação predominante na Flota é floresta de terra firme, especialmente floresta ombrófila densa submontana das terras baixas.

    • A UC possui potencial econômico para exploração madeireira e não madeireira, extrativismo vegetal e mineral, pesquisa científica, serviços ambientais e ecoturismo

ID
135709
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As afirmativas a seguir apresentam algumas dificuldades existentes para a expansão da agropecuária no Estado do Amapá, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa errada - D) A inexistência de terras públicas para atender à demanda dos agricultores locais e dos migrantes dos outros estados.

    Inexistência elimina a questão, pois terras públicas existem... mas não na quantidade adequada para atender principalmente a população de migrantes vindos de outros estados, além da falta de uma política de ordenamento territorial efcaz.
  • Terra é o que não falta. falta é gestão!


ID
135715
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o IBGE, a Região Amazônica vive hoje um novo período graças à adoção do modelo de desenvolvimento socioambiental, conceitualmente estruturado sob a égide do desenvolvimento sustentável.

Com relação aos objetivos desse modelo, analise as afirmativas a seguir.

I. Reduzir o desmatamento e promover a adoção das práticas de manejo florestal.

II. Desenvolver os múltiplos usos dos ambientes florestais em beneficio das populações locais.

III. Promover o desenvolvimento de sistemas agro-florestais por meio da criação de Reservas Extrativistas de Uso Sustentável.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • desde quando a Amazônia vive sob um modelo de gestão baseada no desenvolvimento sustentável????????????????

  • só no papel mesmo hahaha

    letra E

  • I. Reduzir o desmatamento e promover a adoção das práticas de manejo florestal. CERTO

    II. Desenvolver os múltiplos usos dos ambientes florestais em beneficio das populações locais.CERTO

    III. Promover o desenvolvimento de sistemas agro-florestais por meio da criação de Reservas Extrativistas de Uso Sustentável. CERTO

     GABARITO E.

  • Concordo com os colegas! A Amazônia só vive desenvolvimento sustentável no papel e o pior de tudo é que, na maioria das vezes, quem desmata as florestas não são nem os próprios habitantes mas gananciosos inescrupulosos oriundos de outras regiões do Brasil e geralmente com mandatos no poder legislativo...

  • Se filosofar na questão marcará errado.


ID
647212
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a história do Amapá.

I. A costa do Amapá foi descoberta pelo espanhol Vicente Pinzón.

II. Pelo Tratado de Tordesilhas apenas metade do atual espaço amapaense era de Portugal.

III. Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e ingleses pela delimitação das fronteiras.

IV. Em meados do século XVIII, o Marques de Pombal ordenou o povoamento de Macapá com colonos açorianos.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    A costa do Amapá foi descoberta e reconhecida pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. Com quatro caravelas, Pinzón atingiu em 26 de janeiro de 1500 um cabo do litoral brasileiro que foi identificado como cabo de Santo Agostinho (Pernambuco). Prosseguindo para o norte, passou pela foz do Amazonas e chegou à boca de um outro grande curso d'água, daí por diante conhecido como rio de Vicente Pinzón. Sua identificação com Oiapoque daria ao Brasil ganho de causa na questão dos limites com a Guiana Francesa (1897).

    Leia mais: http://amapaemdestaque.webnode.com.br/historia/ocupa%C3%A7%C3%A3o/

  • GABARITO: LETRA C

  • Assertiva III está incorreta: a disputa pela fonteira com o Rio Oiapoque se deu com os franceses, não com os ingleses.

  • má formulação das respostas III e IV estão incorretas. A disputa ocorre entre portugueses. Estes que ainda encontravam se no processo de posse e colonização das terras. Processo que inicia-se no ano de 1751 onde foram enviados os primeiros colonos, escravos, soldados, comerciantes, prostitutas e  na sua  grande maioria mulheres e crianças. tendo como marco a fundação da vila de macapá no ano de 1758, ainda no século XVII.

  • V I. A costa do Amapá foi descoberta pelo espanhol Vicente Pinzón. CORRETO!

     

    Uma das primeiras expedições era uma expedição espanhola comanda por Vicente Pinzón em 1500, navegando pelo Rio Oiapoque. 

     



    F II. Pelo Tratado de Tordesilhas apenas metade do atual espaço amapaense era de Portugal. ERRADO!

     

    Todo o território do Amapá pertencia a Espanha.

     



    F III. Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e ingleses pela delimitação das fronteiras. ERRADO!

     

    Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e franceses pela divisão das fronteiras e não ingleses. 

     



    V IV. Em meados do século XVIII, o Marques de Pombal ordenou o povoamento de Macapá com colonos açorianos. CORRETO!
     

     

    Letra C.

  • Quem era cortado ao meio pela Tratado de Tordesilhas era o Arquipélago do Marajó.


ID
647215
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação do Território Federal do Amapá no ano de 1943, atendeu a vários objetivos do governo de Getúlio Vargas, dentre os quais, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Em virtude da Segunda Guerra Mundial, a criação dos Territórios tinha como principal objetivo a proteção das fronteiras brasileiras.

    B

  • GABARITO: LETRA B

  • Letra B

     Getúlio Vargas em 10 de Dezembro de 1940 afirmou que a prioridade de seu governo era a recuperação da Amazônia e a redivisão do território da região. O seu objetivo era que essas areas protegessem as fronteiras brasileiras contra os perigos da Segunda Guerra Mundial.

  • a meu ver , a letra D n está errada

  • Essa questão daria pra ser anulada. A letra D ñ está errada.

  • A letra D não está errada, mas a B é a mais correta, por ser mais específica!

    gab: B

  • A "D" também está correta. Questão passível de anulação.

  • A ALTERNATIVA (D) TAMBÉM ESTÁ CORRETA!

    Anulação!

  • Acertei mas também pensei em marcar a D: mas a D não apresenta literalmente um objetivo: ou seja, uma finalidade desejada - apresenta apenas uma circunstância. Essa chega a ser uma questão de língua portuguesa (interpretação de texto) ao invés de geografia/história.

  • QUESTÃO B ESTÁ FALANDO DO OBJETIVO EM SIM!CORRETO GABARITO


ID
647218
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma característica importante da geografia física do Amapá é o fato de que

Alternativas
Comentários
  • POSSUI UMA ALTITUDE MÉDIADE 15 M EM RELAÇÃO AO NIVEL DO MAR, LATITUDE DE 00º.CLIMA EQUATORIAL,QUENTE E ÚMIDO.

  • RELEVO: 

    O relevo do estado é pouco acidentado, podendo ser dividido em duas grandes regiões: planaltos cristalinos (porção oeste do estado) com grandes extensões de colinas e morros com altura média de 100 a 200m, mas que podem atingir extremos de 540m ( parque do tumucumaque); a aoutra porção é formada por região costeira de planície, formada por terrenos baixos e alagadiços e por planícies aluviais nos baixos e médios cursos dos rios.    

  • Clima equatorial é um dos tipos climáticos das regiões . A generalidade das regiões de clima equatorial encontram-se concentradas numa faixa de 5° de latitude em torno da linha do Equador, RAZÃO QUE JUSTIFICA A ATRIBUIÇÃO DA DESIGNAÇÃO DE EQUATORIAL DADA AO TIPO. A dinâmica da atmosfera nestas regiões é dominada pela presença da Zona de Convergência Intertropical e pelo predomínio de fenómenos do tipo convectivo, produzindo precipitação intensa em geral associada a trovoadas durante o período mais quente do dia (início da tarde). As elevadas temperaturas asseguram uma elevada evapotranspiração.

     

    foco e fé.

  • quel é a letra?

  • Gab.:

    e) apresenta clima equatorial com forte influência da zona de convergência intertropical.

  • Certissimo cara colega Índia Concursanda!

  • Em todo o estado predomina o clima equatorial Super-Úmido, a máxima absoluta pode-se estimar em 36ºC e a mínima 20ºC. Normalmente a máxima absoluta é atingida no fim da tarde entre às 17:00 hs às 19:00 hs, já a mínima ocorre ao alvorecer entre 05:00 hs às 07:00hs. O regime pluviométrico diverge de localidade para localidade, isto devido a umidade do ar, a proximidade do mar e a floresta.
    Durante o ano duas estações são definidas: o inverno e o verão, o inverno caracterizado pelas fortes descargas pluviais que vão desde fins de dezembro até agosto e o verão com predominância dos ventos alísios e vai de setembro a dezembro.

     

     

    Letra E. 

  • apaixonado por esse lUIZ FELIPE HAHAHAH


ID
647221
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o Censo 2010, o estado do Amapá

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA , HOJE O AMAPÁ APRESENTA A MAIOR TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL DO PAÍS!

  • Desatualizada, como disse o colega, atualmente é o estado com a maior taxa de mortalidade infantil do país! Uma pena!

    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/12/acre-registra-9-maior-taxa-de-mortalidade-infantil-do-pais-diz-ibge.html

  • A questão é de 2012 sabe-se que os dados do Censo mudam. O próprio enunciado norteia "Censo 2010",  Logo não se pode esperar precisão nessa questão.

  • DADOS GERAIS SOBRE O AMAPÁ

     

    Área:142 828,521 KM2 (18º)

     

    População: 766 679 hab (26º)

     

    Densidade: 5,37 hab./km² (24º)

    PIB:R$ 8.968 bilhões (25º) 2011

    PIB per capita:R$ 13.105,24 (15º)

    Expectativa de vida: 73,7 anos (13º)

    Mortalidade infantil:23,5‰ nasc.(1º)   ATUALMENTE É O 1º (Questão Desatualizada)

     

    Alfabetização:92,1% (12º)

    IDH:0,708 alto (12º)



     

     

    Fé em Deus e bons estudos !

  • questão desatualizada

  • Hoje em dia, a A e a D seriam consideradas corretas e a questão seria anulada rs. Infelizmente, o senso mudou e por incrível que pareça, o Amapá possui a maior taxa de mortalidade infantil do país. Algo triste, sem sombra de dúvida.

  • ap possui a 3 maior taxa de mortalidade infatil, e nao a maior em todo o brasil

    letra d errada porq possui muito imigrantes devido a vantagem de emprego, com isso torna errado a letra b, pois acarreta o crescimento demografico, 5,5 habitantes/km

  • rsrsrsrs....

     

    Devido ao tempo decorrido a questão encontra-se desatualizada. Observem: 

     

    De acodo com o IBGE o Amapá registrou a maior taxa de mortalidade infantil no ano passado, de acordo com dados divulgadosna pesquisa “Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil.

  • Não está desatualizada caro @Felipe Borges ,a questão se refere  ao censo 2010 e naquele momento como até o dias de hoje a maior parte da população reside na área urbana de Macapá .

    Avante Guerreiros 

  • Galera atente para o comando da questão. Não importa a realidade nesse caso, ele se refere ao censo 2010. nessa época a mortalidade infantil não tinha os números de hoje. Por isso o Gab. correto


    Letra D

  • Atentem-se para o comando da questão. O enunciado é claro ao se referir ao Censo 2010. Neste ano o IBGE apurou que mais de 80% da população do Estado encontra-se em área urbana, principalmente entre os municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.
  • A questão não está desatualizada, como se referiram os colegas, ela apenas se refere ao censo 2010, esse ocorre de 10 em 10 anos

  • Esse dado geográfico ainda é válido, (segundo o IBG) mas de 80% da população amapaense reside na capital.


ID
649156
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na disputa final pela posse do território que mais tarde comporia o estado do Amapá, em 1899, teve grande importância a argumentação apresentada

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D, Barão do Rio Branco

    Em 1893, Floriano Peixoto escolheu Rio Branco para substituir o barão Aguiar de Andrade, falecido no desempenho da missão encarregada de defender os direitos do Brasil aos territórios das Missões. A questão, nos últimos dias do Império, fora submetida ao arbitramento do presidente Cleveland, dos EUA, como resultado do tratado de 7 de setembro de 1889, concluído com a Argentina.

    Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/rio-branco.jhtm
  • Argentina e Amapá

    Em 1893, Floriano Peixoto escolheu Rio Branco para substituir o barão Aguiar de Andrade, falecido no desempenho da missão encarregada de defender os direitos do Brasil aos territórios das Missões. A questão, nos últimos dias do Império, fora submetida ao arbitramento do presidente Cleveland, dos EUA, como resultado do tratado de 7 de setembro de 1889, concluído com a Argentina.

    Rio Branco, encarregado de advogar os pontos de vista brasileiros, apresentou ao presidente Cleveland uma exposição, acompanhada de valiosa documentação, reunida em seis volumes, A questão de limites entre o Brasil e a Argentina, obra que muito contribuiu para o laudo arbitral de 5 de fevereiro de 1895, inteiramente favorável às pretensões brasileiras.

    Em 1898, foi encarregado de resolver outro importante assunto diplomático: a questão do Amapá. O Tratado de 10 de abril de 1897 escolheu para árbitro da questão o presidente da Suíça. Rio Branco vinha estudando a questão do Amapá desde 1895. Ao chegar a Berna, apresentou uma memória de sete volumes. A sentença arbitral, de 1º de dezembro de 1900, foi favorável ao Brasil, e o nome de Rio Branco foi colocado em plano de superioridade em relação a qualquer outro político ou estadista brasileiro da época.

     

  • Letra D

    O barão do Rio Branco, vitorioso dois anos antes na questão de limites com a Argentina, foi encarregado (1898) de defender a posição brasileira perante o conselho federal suíço, escolhido como tribunal arbitral. Em 5 de abril de 1899, Rio Branco entregou sua Memória apresentada pelos Estados Unidos do Brasil à Confederação Suíça, e em 6 de dezembro do mesmo ano uma segunda memória, em resposta aos argumentos franceses. Como anexo, apresentou o trabalho de Joaquim Caetano da Silva O Oiapoque e o Amazonas, de 1861, em que se louvara e que constituía valioso subsídio ao estudo da matéria. Reunidos, os documentos formavam cinco volumes e incluíam um atlas com 86 mapas. A sentença, de 1º de dezembro de 1900, redigida pelo conselheiro federal coronel Edouard Müller, deu a vitória ao Brasil, que incorporou a seu território 260.000km².

    wikipedia

  • Foi o Barão do Rio Brancoooooooooo! 

     

    Observem: 

     

    Em 1898, foi encarregado de resolver outro importante assunto diplomático: a questão do Amapá. O Tratado de 10 de abril de 1897 escolheu para árbitro da questão o presidente da Suíça. Rio Branco vinha estudando a questão do Amapá desde 1895. Ao chegar a Berna, apresentou uma memória de sete volumes. A sentença arbitral, de 1º de dezembro de 1900, foi favorável ao Brasil, e o nome de Rio Branco foi colocado em plano de superioridade em relação a qualquer outro político ou estadista brasileiro da época. 

     

    Letra D. 


ID
649159
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação do território do Amapá ocorreu na década de

Alternativas
Comentários
  • Em 13 de setembro de 1943, as terras amapaenses que até então pertenciam ao estado do Pará foram transformadas em Território Federal do Amapá por decisão do Governo Federal, na época representado pelo presidente Getúlio Vargas. 

  •  

    Território Federal do Amapá (1943-1988)

     

    Territórios Federais em regiões estratégicas da fronteira em 1943.

    O desenvolvimento do Amapá na primeira metade do século XX foi lento. Em 1943, pelo Decreto-lei 5.812, de 13 de setembro, o governo federal criou o Território Federal do Amapá. Em 1945, quando se procedeu à nova divisão territorial, a parte do Amapá ao norte do rio Caciporé passou a constituir o município do Oiapoque, e, em dezembro de 1957, foi mais uma vez desmembrada, para a criação do município de Calçoene, com a cessão de terras ao norte do rio Amapá Grande.

    wikipedia.org

  • No dia 13 de setembro de 1943, as terras amapaenses que até então pertenciam ao estado do Pará foram transformadas em Território Federal do Amapá por decisão do Governo Federal, na época representado pelo presidente Getúlio Vargas.

     

    os interesses que envolveram tal decisão foram:

     

    • Segurança militar: na época, o mundo vivenciava a II Guerra Mundial, havendo uma preocupação do Governo Federal em controlar diretamente regiões de fronteiras, menos povoadas e desenvolvidas economicamente;

     

    • Interesses econômicos: Como o Amapá possui uma localização privilegiada, sendo a porta de entrada do rio Amazonas, a administração direta da região daria ao Governo Federal um maior controle das riquezas da Amazônia.

     

    fonte:  HISTÓRIA DO AMAPÁ - Fernando Rodrigues

  • Observem que em plena Segunda Guerra Mundial, visando fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, a região foi desmembrada do estado do Pará pelo Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.

     

     

    Letra B. 

  • O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988, quando a atual Constituição Federal o elevou a estado da Federação.

  • Mais especifícamente em 1943.


ID
649162
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o meio físico do Amapá é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Estado do Amapá apresenta basicamente três modalidades de relevo, são elas:

    Planície Litorânea: é caracterizada por ambientes propícios a inundações, pois a superfície é muito plana e dificulta a drenagem das águas.
    Baixo Planalto Terciário: refere-se a planaltos levemente elevados e planície litorânea.
    Planalto Cristalino: essa unidade de relevo predomina no Estado, ocupa grande parte do território, se localiza em uma região que concentra diversas serras, colinas e morros.

    O relevo do Estado é predominantemente plano, isto é, com baixas altitudes, se faz presente nas proximidades da foz do Rio Amazonas, litoral e bacia Oiapoque. Na porção centro-oeste e noroeste apresentam maiores elevações, podendo atingir 500 metros acima do nível do mar.

    fonte :http://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-amapa.htm

  • Dá-lhe, Claudete!

  • GABARITO: LETRA C

    C)  O seu relevo tem, em média, altitudes abaixo de 300 metros e é pouco acidentado.

  • Vc Passou !!!

  • Alternativa C

    Localizado no Platô das Guianas (que se estende de leste a oeste desde o Amapá até a Venezuela), o estado do Amapá apresenta basicamente três modalidades de relevo:

    Planície Litorânea: caracterizada por ambientes propícios a inundações, pois a superfície é muito plana e dificulta a drenagem das águas; 

    Baixo Planalto Terciário: refere-se a planaltos levemente elevados e planície litorânea;

    Planalto Cristalino: originário do período Pré-Cambriano, concentra diversas serras, colinas e morros.  *(MENOR PORÇÃO)

    O relevo do estado é predominantemente plano com baixas altitudes.

  • obs . a soma dos relevos é aproximadamente 300 m,em relaçao ao mar

  • c)

    o seu relevo tem, em média, altitudes abaixo de 300 metros e é pouco acidentado.

  • Difícil essa.


ID
649165
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o censo de 2010, o Amapá

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Amapá e Roraima, por sua vez, estão entre os dez estados que mais aumentaram suas populações em termos relativos: tiveram crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente.

    Fonte:
    IBGE: http://www.brasil.gov.br/governo/2011/04/censo-2010-populacao-do-brasil-cresce-quase-20-vezes-desde-1872

  • A letra D é pegadinha: apesar de o Amapá ter pouca densidade demográfica (habitantes por km2), a alternativa fala em crescimento: ou seja, a relação entre a densidade de 2010 e a densidade em 2000. Como o tamanho do território (que é o divisor da equação hab/km2) manteve-se o mesmo, a densidade cresceu pari passu com a evolução populacional.


ID
649168
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a agropecuária do Amapá.

I. O rebanho bovino do estado é o maior da região amazônica.

II. Os bubalinos são mais numerosos que os bovinos.

III. A área destinada a pastagens é mais extensa que a destinada aos cultivos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • letra E

     

  • questão antiga, creio que isso já tenha mudado... 

     

  • Gabarito: letra E

    Pra quem não sabe, o bubalino é a espécie de búfalo, criação muito comum no Amapá.

  • "O número de cabeças de búfalos é bem maior que o número de cabeças de gado. Há também equinos, suínos caprinos e ovinos, mas em pequeno número. Vale destacar também que a área ocupada pelos animais supera bastante a área plantada. As terras do Amapá são ocupadas por grileiros, posseiros, mas em sua maioria terras devolutas, ou seja, do Estado. A carência de domínio de técnicas das comunidades faz com que a produtividade agrícola geral seja baixa fora do agronegócio e a falta de infraestrutura prejudica muito o desenvolvimento do Estado. Por infraestrutura devemos entender estradas, ferrovias, rodovias e portos".


    Fonte: material do Estratégia Concursos.

  • Esse tipo de questão é sobre estatística, ou seja, é temporal, podendo esses dados serem alterados com o tempo.

    quem sabe agora 22/01/2020 isso já tenha mudado!

  • IBGE/2017: "Só o município de Chaves concentra pouco mais de 30% do rebanho do Estado, cerca de 160 mil animais – para se ter uma ideia, o segundo município com o maior número de búfalos no Brasil é Cutias, no Amapá, onde havia pouco menos de 77 mil cabeças".


ID
1399813
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Funai estima que 69 grupos estejam isolados

A Funai estima que haja no país 69 grupos isolados, espalhados principalmente pelos Estados da Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins e parte do Maranhão. Há indícios de um grupo que viveria nas proximidades da cidade de Cavalcante, em Goiás.

Segundo o Coordenador-Geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias.

( Folha de S. Paulo 2 de jun. de 2008.Adaptado.)

As ações predatórias referidas no texto são promovidas por:

Alternativas
Comentários
  • c

    madeireiros.

  • Extração de madeira é a principal causa atritos com as comunidades indigenas.

  • a) fiscais federais ERRADO

     b)outras etnias indígenas. ERRADO

     c) madeireiros. CERTO

     d) policiais armados. ERRADO

  • gabarito Letra C

     

    Tocantins é um estado que vem sendo povoado com maior intensidade desde a década de 70 principalente por projetos de colonização do Estado. O estímulo às atividades agrícolas foram fundamentais para o desenvolvimento econômico da região que além da expressiva produção de arroz e milho é um dos grandes produtores de soja transgênica do país. O avanço da fronteira agrícola com frentes pioneiras envolvem 3 atividade: extração ilegal da madeira, pecuária e produção de soja. O aumento da demanda por terras faz seus valores aumentarem e a disputa por áreas são muitas vezes violentas e a grilagem é uma prática comum. Os principais conflitos que a fronteira agrícola em expansão estimulou foi entre madeireiros e indígenas e fazendeiros com movimentos como o MST.

  • A Amazônia brasileira é lar para um grande número de tribos isoladas, mais do que em qualquer outro lugar no mundo. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acredita-se que existam pelo menos 100 grupos de índios isolados na parte brasileira da floresta amazônica.

    A decisão desses índios de não manter contato com outras tribos e não-índios é quase certamente resultado de anteriores encontros desastrosos e da contínua invasão e destruição de sua floresta.

    Por exemplo, os grupos isolados que vivem no estado do Acre são provavelmente os sobreviventes do boom da borracha, quando muitos índios foram escravizados.

    Nas profundezas da floresta amazônica no Brasil vivem tribos que não têm contato com o mundo exterior. Madeireiros ilegais e fazendeiros estão invadindo suas terras e trazendo doenças. Eles não sobreviverão, a menos que isso pare.

  • Segundo Elias Biggio, coordenador-geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias, como os ataques de madeireiros. Eles estão em reservas em Mato Grosso, próximo à divisa com o Amazonas.

     

     

    Letra C. 

  • Gaba: C

    Dizem que dinheiro não dá em árvore, mas para os madeireiros dá sim. E dá e muito!!

  • Por causa dessa e de outras questões kkkk, meus tios são todos concursados kkkkk

  • madeireiros

  • Geralmente são posseiros/madereiros e empresários ruralistas com os quais os Índios enfrentam problemas.

  • Não tem nem texto de apoio. Além de não ser G/H do Amapá. O jeito é interpretar a questão pela "bagagem" (de conhecimento) que a gente carrega.

  • Atualmente têm também os garimpeiros

  • Os madeireiros são uma das principais ameaças à integridade das terras indígenas.

    Resposta: C


ID
1894774
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Capital do Estado do Amapá:

Alternativas
Comentários
  • macapá city 

  • Uhuuu! Ela mesma!...

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu moro em Macapá City!

  • Macapá, jóia da amazônia.

    eu sou de Macapá.

  • Roraima é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional (ao norte) da federação. 

    Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre, na Região Norte do país e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do estado. Distante 3 030 quilômetros de Brasília, capital federal,localiza-se às margens do Rio Acre.

    Belém (frequentemente chamada de Belém do Pará) é um município brasileiro e capital do estado do Pará, situado na região Norte do país. A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelos portugueses, desenvolvendo-se às margens da baía Guajará. É uma cidade histórica e portuária, localizada ao extremo nordeste da maior floresta tropical do mundo, sendo a capital mais chuvosa do Brasil devido a seu clima equatorial, influenciada diretamente pela Amazônia.

    Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá, Região Norte do país. Sua população estimada em 2017 era de 474 706 habitantes..Situa-se no sudeste do estado e é a única capital estadual brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Além disso, é a única cortada pela linha do Equador e que se localiza no litoral do rio Amazonas, distando 1 791 quilômetros de Brasília.

  • MInha macapá, minha rosa, minha açucena, terra do batuque e do marabaixo....

     

  • Namoral que isso caiu em concurso?

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

    Morri!

     

    Por que não cai uma dessa na minha prova??

     

    A resposta é D. Macapá! 

     

    Caso alguém ainda tenha alguma dúvida. rsrsrs

     

    A criação do território do amapá se deu pelo Decret-Lei 5112/43 em 13 de setembro de 1943, tendo como primeiro governador Janary Gentil Nunes, que permaneceu até 1954. A capital escolhida foi amapá, mas foi transferida para Macapá em janeiro de 1944.

  • Minha terra amada!!!! S2 Macapá!!!! 

  • Macapá city, drx, partiu congós.

  • Reportar abuso

  • Luiz felipe, a questão é pra uma prova de goiania, por ser de lá é mais difícil saber! vc sabe o estado q fica goiania? pode até saber pelo fato de não existir mais estados do que município.


ID
2205160
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Enquanto Território Federal, o Amapá criou estruturas políticas, econômicas, sociais e administrativas internas que em muito contribuíram para a sua estadualização. Essas estruturas reforçam a interpretação de Ferreira Filho (...), ao indicar que essas unidades federativas são ‘Estados em Embrião’.” (PORTO, Jadson. Amapá: principais transformações econômicas e institucionais – 1943 a 2000. Macapá: Edição do Autor, 2007, p. 144).

Dessa forma, com a Constituição de 1988 o Amapá passou a

I - Adquirir autonomia e capacidade de se auto-organizar.
II - Elaborar sua própria constituição.
III - Escolher seus representantes do executivo e do legislativo, estadual e federal.
IV - Criar sua Assembleia Legislativa.

Estão CORRETAS

Alternativas

ID
2205166
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação aos domínios florísticos do Amapá pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A resposta do gabarito não está correta. Os cerrados do Amapá são extensões pequenas e não 2/3. Na minha opinião a resposta certa é a letra e.

  • Discordo da Banca, resp. E

  • Está errado o gabarito, o cerrado é uma poção pequena de domínio florístico no Amapá.

    O que predomina é CAMPOS DE VÁRZEA (GABARITO: E).

  • campo predominante é campos de várzeas por tanto a resposta correta seria a letra ( E ).


ID
2412586
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os efeitos imediatos da eclosão da Segunda Guerra Mundial no Brasil, particularmente importantes para a história da Amazônia, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    No período da Segunda Guerra Mundial 1939/1945, as atenções do mundo convergiram para a produção do látex na Amazônia brasileira. Na ocasião o presidente Getúlio Vargas, convocou trabalhadores para traballhadores foram denominados de Soldado da Borracha. Portanto, os vales amazônicos foram novamente ocupados.
    O período auge de extração de látex na Amazônia brasileira, no segundo ciclo, corresponde ao período da Segunda Guerra Mundial e no pós-guerra.

    Fonte: Ovídio Amélio de Oliveira - GEOGRAFIA DE RONDÔNIA ESPAÇO & PRODUÇÃO
    bons estudos

  • II guerra= 2º ciclo da borracha!

  • A história do Exército da Borracha começou oficialmente em 1942. O ataque japonês à base militar de Pearl Harbor, no final de 1941, fez com que os Estados Unidos (EUA) entrassem definitivamente na Segunda Guerra Mundial. Mas um insumo importante para a indústria bélica e comercial dos norte-americanos, o látex, estava sob poder nipônico e a produção inglesa na Malásia estava comprometida. Foi neste ponto que o Brasil ganhou importância, já que o país possuía um estoque de 300 mil árvores seringueiras prontas para produzir.

     

     

    Letra A. 

  • a)

    o início de um novo ciclo de produção da borracha e o consequente afluxo populacional para o oeste da região. 

  • Chutei, mas acertei. Melhor escrever "chutei" do que "chupei".


ID
2412592
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação do Território Federal do Amapá

Alternativas
Comentários
  • a) ocorreu após a Guerra da Lagosta, conflito militar entre Brasil e França, que terminou com a vitória brasileira e foi motivado pela disputa desses países pelo direito à pesca na região. ERRADO

     b) concretizou-se após a arbitragem internacional realizada pelo governo da Suíça, depois de o Barão do Rio Branco ter apresentado documento que reivindicava a posse brasileira da região disputada pela França. CERTO

     c) recebeu o aval da França e o reconhecimento internacional durante a Segunda Guerra Mundial, período em que a região foi considerada geograficamente estratégica pelos aliados. ERRADO 

     d) resultou da compra, pelo Estado do Pará, da região que até então era parte da Guiana Francesa, mas que possuía maioria de população brasileira e vivia da exploração da cana-de-açúcar. ERRADO

     e) efetivou-se com o Tratado de Utrecht, assinado pelos governos do Brasil e da França, que reconhecia o rio Oiapoque como fronteira entre os domínios territoriais dos dois países. ERRADO

  • guerra da Lagosta, como denominado jocosamente à época pela imprensa, foi um contencioso entre os governos do Brasil e da França, que se desenvolveu entre 1961 e 1963. O episódio faz parte da História das Relações Internacionais do Brasil, e girou em torno da captura ilegal de lagostas, por parte de embarcações de pesca francesas, em águas territoriais no litoral da região Nordeste do Brasil.

  • Na letra E, o erro foi entre (PORTUGAL E FRANÇA) e nao entre o BRASIL.

  • Questão mal elaborada. A criação do território do Amapá veio ocorrer apenas em 1943 pelo decreto 5.812 de 13 de setembro de 1943. Antes disso o Amapá estava anexado ao Estado do Pará. Na pior das hipóteses a única alternativa que tem relação com o contexto histórico do Estado é a alternativa "b" à época do evento exposto na devida alternativa, ele ainda fazia parte do Grão Pára. Digna de anulação.

  • O que se concretizou foi o reconhecimento da legitimidade brasileira sobre as terras da tucujulândia em detrimento da guiana francesa no ano de 1900, reconhecido o rio oiapoque como fronteira entre as duas nações. Na época continuou como parte do território do estado do Pará, sendo uma área pouco desenvolvida e de certa forma esquecida pelo governo paraense.

     

    Portanto, 43 anos depois do laudo suíço, foi criado o território do amapá, não tendo o laudo suíço direta relação com a criação do território Federal do Amapá.

  • Graças à brilhante defesa da diplomacia do Barão do Rio Branco, a Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, concedeu a posse do território disputado ao Brasil (1 de maio de 1900), incorporado ao Estado do Pará com o nome de Araguari.

     

    Letra B.
     

  • A questão pede o Motivo da criação do Território Federal do Amapá (TFA), e não o fim das disputas territoriais entre Brasil e França.

    Passível de recurso.

  • Eu acho que entendi o que a FCC queria nessa questão:

    é que 1900 a arbitragem internacional realizada pelo governo da Suíça, através do Barão do Rio Branco reivindicou a posse brasileira da região disputada pela França.

    e depois,

     em 1943 a criação do território do Amapá pelo decreto 5.812 de 13 de setembro de 1943. 

  • A questão está super mal elaborada, porém, a resposta é mesmo a letra B por um único motivo. A questão temporal, pois a criação do TFA foi após a arbitragem internacional, e não antes.

  • Questãozinha capciosa essa...

  • Objetivo: consolidar/concretizar o território do Amapá

    1° TENTATIVA : Tratado de Utrecht de 1713, para garantir as fronteiras deste país no rio Oiapoque. 

    2° TENTATIVA : Defesa diplomática do Barão do Rio Branco em 1900 perante a Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, assegurou ao Brasil a posse na região.


ID
2412598
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma das manifestações culturais populares típicas do Amapá é

Alternativas
Comentários
  •  a) a Festa de São Tiago, expressão da religiosidade popular que remonta à vitória dos mouros sobre os cristãos, liderados por Tiago, cavaleiro medieval morto em combate. ERRADO

     b)a Congada, dança acompanhada do toque de tambores, que mistura tradições africanas com os rituais cristãos das festas dedicadas aos reis magos. ERRADO

     c) o Boi Bumbá, originário da região e de larga difusão no norte e no nordeste do Brasil, graças à tradição pecuária ali existente desde o período colonial. ERRADO

     d) o Marabaixo, festa sincrética em homenagem ao Divino Espírito Santo, cuja origem remete a festas realizadas por escravos no século XVIII. CERTO

     e) a Vaquejada, tradicional em toda a região norte, e que consiste em competição entre dois peões com o objetivo de derrubar um boi em disparada. ERRADO

  • Questão linda!!!

  • A Festa de São Tiago tem sua origem ligada a lensa que conta o aparecimento de São Tiago como anômino que lutou heroicamente contra os mouros.

    O Boi-Bumbá é uma tradição muito comum no Norte do Brasil, especialmente nos Estados da Amazônia. 

  • Marabaixo  festa sincretica letra d

  • Por que a alternaiva A está incorreta?

  • a letra está errada, pois São Tiago era Português e não muçulmanos, e quem venceu a batalha foram os cristãos. 

  • O marabaixo é um conjunto de festas católicas popular, principalmente, das comunidades negras. Os estudiosos dizem que a origem proveio dos escravos, os quais vieram para a construção da fortaleza de São José. 

     

     

    Letra D. 

  • Sincretismo religioso : e a fusão de diferentes religiões ,neste contexto mistura de religiosidade Com festa pagã. 

    Avante Guerreiros 

  • Vitória dos cristãos sobre os mouros !

  • A letra "A" está incorreta devido a Fundação Carlos Chagas considerar que a festa de São Tiago faz referência a vitória dos cristãos em cima dos Mouros, é assim que a Manifestação Popular é contada em Mazagão, essa vitória dos cristão em cima dos mouros faz referências aos primeiros conflitos entre portugueses e muçulmanos por volta do séc XV e XVI, porém, muito cuidado no século XVIII a uma grande reviravolta dos Muçulmanos nesse contexto.

    Os Muçulmanos conseguem derrubar as fortificações portuguesas retomando parte de seus territórios. Em 1769 a CIDADELA (espécie de fortificação) de Mazagão estava cercada pelos mouros, não havendo mais saídas, o governo de Portugal através do Marquês de Pombal resolve desativar a fortificação de Mazagão mandando suas famílias para colônia portuguesa no Brasil.

    Nesse sentido a História contada em Mazagão tem elementos dos dois conflitos na Festa de São Tiago. Então, a nível de concurso e questão cultural a Fundação Carlos Chagas CONSIDERA a história montada por seus habitantes em Mazagão.

  • GABARITO (A).

    Amapaense da gema, Católico Apostólico Romano, Criado no Laguinho com o Tio Duca e a Tia Biló ao Lado da UNA. se errasse essa, eu mesmo me dava um cascudo. Rsrsr

  • Pisei na casca de banana. Motivo: em uma outra questão muito parecida a assertiva correta era a mais "lógica" (tal qual a Festa de São Tiago o era aqui nesta).


ID
2412604
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a economia do Amapá, é correto afirmar que, atualmente,

Alternativas
Comentários
  • a) a mineração do ouro e do manganês continua sendo, desde os anos 1950, o carro-chefe da economia local, sendo empreendida por dezenas de mineradoras estrangeiras. ERRADO

     b) as atividades agrícolas vêm crescendo em grande escala, sendo responsáveis pela maior parte das exportações do Estado. ERRADO

     c) a indústria de bens de consumo provocou considerável crescimento do PIB do Estado desde a criação de zonas francas em Macapá. ERRADO

     d) o extrativismo vegetal vem despontando como uma alternativa econômica viável para o meio ambiente e capaz de atrair investimentos industriais. CERTO

     e) o turismo voltado à pesca artesanal é a principal fonte de ingressos no Estado, uma vez que o Amapá possui vasta hidrografia e abundante variedade de peixes. ERRADO

  • O extrativismo é o principal meio de contribuição para o desenvolvimento do Amapá. Isto é, não se associa a o cultivo, lavoura, plantio bem como da coleta do cacau. 

     

     

    Letra D. 



  • A) Errada. A extração de manganês no município Serra do Navio decaiu ainda na década 1990 devido ao esgotamento precoce das reservas. Hoje em dia, o município é um dos mais pobres do Estado. Em relação ao ouro, ainda é explorado no município de Pedra Branca do Amapari, pela empresa Beadell, e é o principal produto mineral de exportação do Amapá.


    B) Errada. De fato, as atividades agrícolas vêm crescendo em grande escala, principalmente a produção de soja, porém ainda não são responsáveis pela maior parte das exportações do Estado. Em 1° lugar: ouro, 2° lugar: cavaco de eucalipto, 3° lugar: a soja.


    C) Errada. Esse foi o objetivo das zonas francas, mas não houve de fato o crescimento econômico do Estado. Acabou que o setor terciário que se desenvolveu bastante, principalmente por causa do comércio local, mas era composto de mão de obra de baixa qualificação e de baixos salários. Aliás, recentemente (2016) foi instituída a Zona Franca Verde (ZFV), que objetiva levantar a zona franca a partir de incentivos fiscais às indústrias que utilizam produtos regionais (açaí e castanha), visando principalmente a exportação.


    D) Correta. O extrativismo vegetal/mineral é a principal atividade econômica do Estado. A Zona Franca Verde tá aí pra comprovar que é capaz de atrair investimentos industriais. 


    E) Errada. Apesar do Amapá possuir vasta hidrografia e abundante variedade de peixes, o turismo aqui é pouco incentivado pelas políticas Públicas, muito menos o voltado à pesca artesanal, que é mais praticada pela população ribeirinha visando a subsistência e o comércio local. Tá bem longe de ser a principal fonte de ingresso no Estado...

  • A economia no AP através de Zona Verde - 2015, atrai investimento industrial no desenvolvimento extrativismo vegetal.

  • GABARITO (D).

    O Programa de Desenvolvimento Sustentável, implementado em 1995, alia desenvolvimento com preservação ambiental.

    O incentivo aos castanheiros acabou se tornando a vitrine do Programa, pois além de criar reservas extrativistas, o Amapá incentivou e passou a financiar cooperativas que hoje exportam os produtos derivados da castanha, Açai, Mandioca etc.


ID
2513206
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A formação de vilas de colonização portuguesa na região do Amapá aconteceu quando foram

Alternativas
Comentários
  • Pra quem já excedeu o limite, gabarito: D
  • Gabarito D

    Complementando...

    Efetivamente se iniciou a colonização em Macapá (Amapá), em 1751, no século XVIII, quando o então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, enviou soldados e colonos açorianos para a região. 

    Posteriormente, em 1758, na Praça São Sebastião (atual praça Veiga Cabral), foi levantado o Pelourinho, fundando a Vila de São José de Macapá

  • Sobre o povoamento do Amapá, procuramos a alternativa correta.

    A) Cabral esteve no Brasil em 1500, dessa forma, componentes de sua tripulação teriam mais de cento e quarenta anos de idade, em 1621, o que torna a assertiva incorreta, pois tal fato seria impossível àquela época.

    B) O povoamento da região é posterior ao século XVI.

    C) Dentre as capitanias originais, não constava o Amapá.

    D) Provenientes do território português ocupado mais próximo, o grupo tinha como objetivo evitar as pretensões francesas sobre a área do atual Amapá. Alternativa correta

    E) Francisco de Orellana  era espanhol e foi um conquistador que participou da descoberta do Rio Amazonas.


    Gabarito do professor: D.

ID
2513209
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em diferentes momentos históricos, houve disputas entre portugueses e demais colonizadores europeus pela ocupação da região do Amapá. Durante o período colonial, um episódio, que exemplifica essas disputas é o da

Alternativas
Comentários
  • Em 1637, buscando a colonização da região, foi criada a Capitania do Cabo do Norte, doada ao português Bento Maciel Parente, envolvendo as terras do atual Amapá, que era parte do Grão-Pará. Sua delimitação com a Guyana Francesa, pelo rio Oiapoque, foi definida em 1713, com o Tratado de Utrecht. Os franceses, entretanto, não respeitaram o Tratado e continuaram a invadir a Capitania lusitana. Somente em 1900, quando uma comissão de arbitragem, em Genebra, reconheceu a posse do território para o Brasil, a França desistiu do Amapá. O território foi incorporado ao estado do Pará com o nome de Araguari, até se tornar o Território Federal do Amapá, em 1943.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: http://www.brasil-turismo.com/amapa/historia.htm

  • Complementando...

    O Tratado de Tordesilhas de fato foi um acordo entre Portugal e Espanha, assinado em 1494, e, na época em que foi firmado, o atual território do Amapá pertencia à Espanha e não a Portugal.

  • Sobre as pretensões territoriais de europeus não portugueses, procuramos a alternativa correta.

    A) A ocupação holandesa restringiu-se ao nordeste com a ocorrência de rápida incursão na Amazônia, que não chegou a produzir povoamento de fato.

    B) A França já ocupava o território ao norte da região e tentava estender seus domínio sobre o território português. Alternativa correta.

    C) Não há registros de embarcações russas atuando na Amazônia do período colonial.

    D) Tordesilhas é anterior a ocupação do Brasil e situava o atual Amapá em terras espanholas.

    E) Evento do século XX, quando o território brasileiro já estava com suas fronteiras consolidadas.


    Gabarito do professor: B.

ID
2513212
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre as atividades extrativistas que contribuíram para o desenvolvimento econômico do Amapá no século XX, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Sobre o extrativismo no Amapá, buscamos a alternativa correta.

    A) É atividade de mineração e, portanto, extrativista. Alternativa correta.

    B) Cultivo e não extrativismo.

    C) Cultivo intensivo para a exportação.

    D) Não há produção considerável de cacau no Amapá.

    E) Não se trata de atividade extrativista. 


    Gabarito do professor: A.

ID
2513215
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Cabanagem foi um movimento social de grande impacto no Amapá e em toda a região, que

Alternativas
Comentários
  • A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.

  • Tem uma coisa que eu acho interessante na Cabanagem: os caras mataram o presidente da província e tomaram o poder; mas não conseguiram governar devido à desordem (e falta de instrução formal) que havia entre eles. Portanto, as tropas repressoras não tiveram muitas dificuldades em massacrá-los: mais de 30 mil cabanos morreram.

  • Revolta clássica do Brasil possui relação direta com aspectos relevantes da História do Amapá. Sobre a Cabanagem, buscamos a resposta correta.

    A) Os vitoriosos foram os grupos ligados às forças imperiais que combateram e venceram os cabanos.

    B) A grande rebelião durou cerca de cinco anos, entre 1835 e 1840, portanto, bem depois da independência de 1822.

    C) Erro de cronologia, sendo a revolta da primeira metade do século XIX e a abolição já próxima do fim do século XIX.

    D) É um movimento do Brasil Império no subperíodo Regencial.

    E) Período de crise de legitimidade das decisões do governo regencial, que priorizava claramente as províncias do Sul, Sudeste e Nordeste, deixando a região do Grão Pará em estado de abandono, o que contribuiu para causar a revolta. Alternativa correta. 

    Gabarito do professor: E.

ID
2513218
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O “Território Federal do Amapá” foi assim oficializado

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • Sobre o período em que o Amapá foi território federal, buscamos a resposta correta.

    A) A atual constituição foi um momento importante da História amapaense porque foi a criação do estado do Amapá, revertendo o antigo território.

    B) As ações de Rio Branco finalizaram as questões de fronteira com a Guiana Francesa.

    C) As demandas da guerra tornaram o território estratégico e a derrota da França e seu governo nazista poderiam trazer inimigos para a região. Como forma de aumentar a presença do poder central, foi criado o território do Amapá desmembrado do estado do Pará. Alternativa correta.

    D) As negociações mediadas pela Suíça referem-se à fronteira com a Guiana Francesa.

    E) A situação do Território Federal do Amapá não foi modificada durante o período.

    Gabarito do professor: C.

ID
2513221
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma manifestação cultural típica amapaense que traz em sua origem uma motivação religiosa e as marcas do sincretismo cultural, do qual o batuque é exemplo, se denomina

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A


    O ciclo do Marabaixo é a maior manifestação cultural do Estado do Amapá. É um ritual de origem africana, que compõe algumas festas católicas populares em comunidades negras da área metropolitana da cidade de Macapá, capital do Estado.
    Embora sua origem seja pouco definida, o Marabaixo é uma dança da cultura africana, provavelmente trazida pelos negros que chegaram ao Estado do Amapá no século XVIII, para a construção da Fortaleza de São José. Além destes, aportaram na região, famílias vindas da África, fugidas das guerras entre mouros e cristãos.
    A dança e o canto do Marabaixo constituem o lado profano da Festa do Divino e acontecem integradas a esta comemoração.
    As celebrações têm início no domingo de Páscoa e, a partir daí, se desenvolvem durante um espaço de tempo de aproximadamente sessenta dias, onde acontecem danças e cantorias do Marabaixo junto com levantamento de mastros para o Divino e a Santíssima Trindade, missas, novenas, procissões. No final os mastros são derrubados, finalizando o ciclo anual do Marabaixo.


    Fonte: http://www.opyimagens.com.br/marabaixo-amapa/

  • Sobre importante manifestação cultural do Amapá:

    A) Manifestação folclórica que inclui dança de roda e ritmo musical de origem africana é típico da Região Norte e característico do Amapá, devendo seu nome a um tipo de tambor de mesmo nome. Alternativa correta.

    B) Ritmo de dança comum ao Centro-sul brasileiro, onde os paços são marcados com batidas no chão.

    C) Manifestação típica da Região Sul.

    D) Ritmo musical de influência paraguaia típica da região do Pantanal.  

    E) Ritmo característico de Pernambuco. 



    Gabarito do professor: A

ID
2513224
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na maior parte do Amapá predominam áreas de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    O Amapá se carateriza por ser um território de terras baixas.

  • Buscamos o compartimento de releve mais comum do estado.

    A) Até existem áreas elevadas, mas são bem poucas em proporção ao todo.

    B) As áreas de planalto correspondem a menos de dez por cento do território do estado.

    C) Existem montanhas no Amapá, mas elas não são nem de longe a maior parte do território.

    D) São áreas próximas ao leito de rio que não são inundadas na cheia e no Amapá não são a maior parte do território do estado.

    E) O relevo amapaense é predominantemente plano. Alternativa correta.


    Gabarito do professor: E.
  • O CERTO FCC, SÉRIA SERRAS, porque olhando o território como um todo, há mais serras do que regiões alagadas.

    Por ter regiões alagadas e pelo o Amapá está bem baixo ao nível do mar, a FCC considerou "Baixas Altitudes".

    E a FCC, não aceitou o recurso de anulação.

    Quem mora no estado ver uma há muitas serras, há até um município chamado Serra do Navio. Fazer o que!

    Gabarito: E.

  • PARA MIM E PRA JESUS ATÉ PRO COISA RUIM, VOCÊ PAAAASSOU


ID
2513227
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Amapá predomina o clima

Alternativas
Comentários
  • O Clima do Estado do Amapá predominante é o EQUATORIAL, ou EQUATORIAL QUENTE E ÚMIDO ou Já veio em Prova também clima equatorial superúmido; algumas cidades do estado, como Calçoene, estão entre as mais chuvosas do Brasil. A forte incidência dos raios solares durante o ano determina um forte aquecimento com temperaturas variando entre mínimas de 22º e 23º e Máxima 32º e 33ºC 

  • O clima no Amapá é o Equatorial, também chamado de Tropical Super Úmido ou segundo Kopen-Geiger clima AM (tropical de monsão).

    Caracteriza-se por elevadas temperaturas (27º) e elevada quantidade de chuvas.

    Ademais, provoca 9 meses de chuva e 3 meses de seca. O período de chuvas acontece, de maneira mais intensa, no 1º semestre e a seca acontece nos meses de setembro, outubro e novembro, sendo outubro o mês mais quente e seco do ano.

    Fonte: Profº Rodrigo Bandeira (Geografia do AP no youtube)

  • Sobre o clima amapaense.

    A) Clima tropical no Brasil ocorre em áreas de maior latitude.

    B) Característica da Região Sul.

    C) Induz o erro no sentido de ser úmido, porém devido à localização equatorial, não pode ser tropical.

    D) Localizado bem abaixo da linha do Equador o clima local é do tipo equatorial. Alternativa correta.

    E) Clima característico do interior nordestino.


    Gabarito do professor: D.
  • Equatorial, porém o mais certo séria ser chamado de Tropical Super Úmido (porque há particular de água no ar fazendo a temperatura aumentar por conta da refração do sol na água).


ID
2513230
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a população do estado do Amapá:


I. A densidade demográfica é baixa.

II. Mais da metade da população do estado vive na zona rural.

III. A esperança de vida da população tem aumentado a cada recenseamento.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Sobre a população amapaense:

    I - Com apenas 6,03 hab./km², a densidade é considerada baixa, sendo o vigésimo segundo estado da federação no quesito. Afirmativa correta.

    II - A urbanização é alta seguindo os padrões da Região. Afirmativa correta. 

    III -  O estado vem conseguindo melhorar vários indicadores de qualidade de vida da população. Afirmativa correta.



    Gabarito do professor: A) I e III. 

ID
2513233
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Amapá, a atividade agropecuária

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Resposta aqui: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-amapa.htm

  • A atividade agropecuária é pouco desenvolvida, e sua produção não é suficiente para suprir a demanda estadual, havendo, portanto, necessidade de importar boa parte dos alimentos consumidos pela população. Visando reverter essa situação, o governo estadual, através da Agência de Fomento, tem realizado convênios com produtores para impulsionar o cultivo de arroz, feijão, milho, mandioca, frutas, pimenta-do-reino, entre outros.

    http://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-amapa.htm

  • Sobre a agricultura amapaense 

    A) Não há cultivos de alta intensidade, como os citados no Amapá.

    B) O setor de serviços é o maior contribuinte do PIB amapaense.

    C) A agricultura nas terras do Amapá é bastante limitada, devido às dificuldades logísticas de transporte e armazenamento e de fato é necessário importar alimentos do estado vizinho. Alternativa correta.

    D) A produção de frutas e cereais é insuficiente até para o consumo interno.

    E) As chuvas são abundantes e regulares e os fatores que limitam a atividade agrícola são de outra ordem.

    Gabarito do professor: C.

ID
2518684
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A fronteira entre a Guiana Francesa e o Brasil foi alvo de constantes divergências e conflitos entre os dois países. A chamada “Questão do Amapá” só foi legalmente solucionada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    A situação se agravou a partir de 1895, quando tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, apropriando-se de aproximadamente 260 mil km². A questão necessitou de uma arbitragem internacional na SUÍÇA. O Brasil enviou o BARÃO DE RIO BRANCO para resolver o problema, já que ele também havia liderado a comitiva que venceu uma questão territorial com a Argentina. A equipe brasileira foi bem preparada, enquanto a França enviou diplomatas com pouco conhecimento, já que estava mais interessada na colonização da ÁFRICA. Desta maneira, no dia 1 de dezembro de 1900, o tribunal na Suíça expediu a decisão favorável ao Brasil. Como resultado, o país incorporou 260 mil km² ao seu território.

     

     

    Fé em Deus e bons estudos !

  • Questão do Amapá, também conhecida como Contestado franco-brasileiro refere-se a uma disputa de limites envolvendo França e Brasil, no final do século XIX, agravada a partir de 1895.

    A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul daquele rio, região que havia sido ocupada por colonos franceses. Mas o Tratado de Utrecht, assinado em 1713 pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul, pelo que o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava o direito de exercer soberania sobre as terras ao sul daquele curso fluvial.

    Tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, subtraindo do Brasil aproximadamente 260.000 km². O árbitro da questão foi Walter Hauser, presidente da Suíça, cujo laudo pericial, expedido em 1 de dezembro de 1900 foi favorável ao Brasil.

  • Embora o 1º Tratado de Utrecht (1713) houvesse estabelecido os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa pelo rio Oiapoque ou de Vicente Pinzón, esse limite havia sido contestado após a Revolução Francesa, sucessivamente pelo Diretório, pelo Consulado e pelos impérios de Napoleão I e Napoleão III de França, sendo questionada a identidade daquele rio. A expansão colonialista europeia do final do século XIX suscitou novos conflitos na região, com o surgimento da República de Cunani e choques armados no rio Calçoene (1894).

    O Tratado de 1897 escolheu para árbitro da Questão o presidente do Conselho Federal Suíço, Walter Hauser.

    Os argumentos brasileiros foram expostos pelo barão do Rio Branco, encarregado em 1898 da Questão. A mesma já vinha sendo estudada informalmente pelo barão desde 1895 que, ao chegar a Berna, apresentou uma memória de sete volumes: A questão de limites entre o Brasil e a Guiana Francesa (1899-1900).

    A sentença arbitral, datada de 1 de dezembro de 1900, foi favorável ao Brasil, mantendo-se a fronteira pelo rio Oiapoque. A popularidade de Rio Branco atingiu uma dimensão nacional, e ele assumiu a Pasta das Relações Exteriores (1902-1912).

  • Este conflito somente terminou em 01/12/1900, quando da vitória estupenda do Barão do Rio Branco ( José da Silva Paranhos Júnior) que obteve laudo favorável à tese brasileira através do Laudo de Berna ou Laudo Suíço, sentença que efetivou o Rio Oiapoque como limite perene entre o Brasil e a França, junto ao árbitro da questão (Suíça) ( Walter Hauser). Este documento pôs fim ao conflito de fronteiras com a França. Governava à época o Presidente Campos Sales

  • Um assunto tão batido e menos de 50% acertaram.

  • PM AM 2022


ID
2518864
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre as iniciativas de desenvolvimento econômico do Amapá com preocupação de preservação ambiental, no século XX, podemos citar

Alternativas
Comentários
  • Apontamentos sobre a letra b)  -A inauguração da Rodovia Perimetral Norte br 210, o ultimo perímetro a cercar o norte do Brasil, nunca ocorreu. Um projeto audacioso criado em 1973,  que ligaria o Amapá a outros Estados, e o Brasil à Colombia, nunca saiu do papel.  Mais um projeto que ficou perdido no tempo, apenas entrou para história como projeto/promessa mesmo, tendo em vista que nunca foi realizado. Quase 2.500km, que cruzaria o Amapá, Pará, Roraima e Amazonas echegando até a Colombia. Um grande sonho e iniciativa do Regime Militar, só que a construção do projeto, passaria por dentro de tribos indígenas o que culminou na parada do projeto  em 1977.  Não há então, previsão de continuidade da BR 210, Rodovia Federal Transversal, conhecida como Perimetral Norte que foi planejada no auge do desenvolvimentismo econômico do regime militar para cortar a Amazônia brasileira desde o Amapá até a fronteira colombiana no Estado do Amazonas, fazendo parte do Plano de Integração Nacional - PIN.

    No Amapá, foi iniciada em 1973 aproveitando os 102 quilômetros já construídos pela ICOMI para exploração da Serra do Navio, saindo de Macapá, o projeto foi suspenso em 1977 depois de 170 km construídos que hoje terminam dentro da Terra Indígena Waiãpi.

  • Apontamentos sobre a letra A : ZONA FRANCA VERDE

    Com o principal atrativo da isenção fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Zona Franca Verde (ZFV), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 18 de dezembro de 2015, criará um espaço econômico que permite a instalação de indústrias para a fabricação de produtos que utilizem matéria-prima da biodiversidade amapaense.

    Diferente da atual Área de Livre Comércio (ALC), na qual os incentivos fiscais limitem a compra e venda de produtos para circulação local, a Zona Franca Verde concederá benefícios para indústrias e os produtos produzidos poderão ser comercializados em todo o território nacional e exportados.

    O novo polo industrial, que será instalado na Área de Livre Comércio Macapá e Santana (ALCMS), traz muitos desafios ao Estado, e com isso uma nova perspectiva de desenvolvimento e crescimento econômico.

    O parque industrial do Amapá será composto não apenas por grandes empresas, mas também por pequenos empreendedores do Estado.

  • Gabarito Letra C. 

    A questão informa o período: Dentre as iniciativas de desenvolvimento econômico do Amapá com preocupação de preservação ambiental, no século XX, podemos citar: 

    C-  PDSA, PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO AMAPÁ.

  • c)

    o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, que estimulou a exportação de produtos derivados da castanha. 

  • Gabarito C

    O Programa de Desenvolvimento Sustentável, implementado em 1995, alia desenvolvimento com preservação ambiental.

    O incentivo aos castanheiros acabou se tornando a vitrine do Programa, pois além de criar reservas extrativistas, o Amapá incentivou e passou a financiar cooperativas que hoje exportam os produtos derivados da castanha.


ID
2518870
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação de Territórios Federais no Brasil, dentre os quais se encontrava o Território Federal do Amapá, foi uma decisão que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

  • Contexto nacional: Ditadura do Estado Novo

    Justificativas da criação dos territórios:

    •Constitucional: a constituição de 1937 previa a criação de territórios federais cujas áreas seriam desmembradas dos Estados que não pudessem garantir o seu desenvolvimento.

    • Ideológica:

    * a doutrina da segurança nacional (DSN)

    O governo Vargas defendia a necessidade de defender as regiões de fronteira de possíveis ataques do EIXO(Alemanha, Itália e Japão) durante a segunda guerra mundial.

    O Amapá destacava-se em função da existência de uma base aérea e militar construída pelos Estados Unidos em 1942. (Sim éramos quintal deles) continuando...

    * A Doutrina da Integração Nacional (DIN):

    Vargas afirmava que essas áreas necessitavam ser integradas ao contexto nacional. Esta integração seria econômica, social, administrativa e cultural.

    Vale lembrar que os Governadores eram NOMEADOS pelo Presidente da República sendo o primeiro deles Janary gentil Nunes

     

  • O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943 pelo Gentúlio Vargas! Foi criado através do Decreto-Lei n 5812/1943 (nesse decreto é possivel ver o que o ato normativo considerava as fronteiras do novo território federal).

    1º capital foi o Município de Amapá, mas 2 meses depois, quando o 1º governador (Janary Nunes) chegou, ele alterou a capital para o município de Macapá, por entender ter maior estrutura para receber uma capital.

  • A criação do território do amapá se deu pelo Decret-Lei 5112/43 em 13 de setembro de 1943, tendo como primeiro governador Janary Gentil Nunes, que permaneceu até 1954. A capital escolhida foi amapá, mas foi transferida para Macapá em janeiro de 1944. Houve diversos motivos para justificar a criação do Território Federal do Amapá, entre eles a falta de segurança das fronteiras em razão da Segunda Guerra Mundial.

     

    Letra D. 


     

  • Quem manja de Constitucional mata essa questão.

  • LETRA D CORRETA

    O Território Federal do Amapá foi um Território Federal criado em 13 de setembro de1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas . A região foi desmembrada do estado do Pará, e equivalente ao atual estado do Amapá . A constituição do território se deu visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial, ou seja, em um contexto de guerra, isso contribuiria para a defesa da Nação, por serem áreas de fronteira que passariam a contar com o controle e a interferência direta do governo federal.


ID
2518873
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a hidrografia do Amapá, é correto afirmar que o rio

Alternativas
Comentários
  • Rio Matapi é um rio brasileiro que banha o estado do Amapá. O rio passa pele comunidade de Matapi, no município de Porto Grande, e deságua no rio Amazonas, no município de Santana, onde se localiza o porto no encontro dos rios.

    rio Araguari é um curso-d'água brasileiro que banha o estado do Amapá. Tem sua nascente na Serra Lombarda, norte do estado, e atravessa várias povoações, como as cidades de Porto Grande (cujos primeiros habitantes chegaram por ele), Ferreira Gomes e Cutias do Araguari. Por fim, o Araguari deságua no oceano Atlântico, na fronteira entre os municípios de Amapá e Cutias do Araguari, formando ondas que dão origem a uma pororoca, utilizada para campeonatos de surfe.

    rio Oiapoque é um curso d'água que delimita a fronteira entre o estado brasileiro do Amapá e o departamento de ultramar francês da Guiana. O Oiapoque nasce na serra Tumucumaque (ou Tumuc-Humac) e em seu trajeto é também chamado de OyapockIapocoIapoc. Deságua no oceano Atlântico após percorrer cerca de 350 km.

    Rio Pedreira é um rio brasileiro que banha o estado do Amapá. Neste rio é famoso por ter muitas pedras por isso o nome rio pedreira. Do rio foi retiradas pedras para a construção da fortaleza de são José no município de Macapá, é um dos principais rios do Amapá e passa pela cidade de Itaubal do Piriri e deságua no rio amazonas. O Rio Pedreira passa pelo Cabo Ipixuna Miranda.

    rio Jari é um curso de água que banha os estados do Pará e do Amapá, no Brasil. Desagua no rio Amazonas. Foi um rio importante na colonização da Calha Norte do rio Amazonas, servindo de via de transporte da castanha-do-pará e de outros produtos extraídos das florestas da região. Possui grande potencial hidroelétrico na região de Santo Antônio da Cachoeira e Itapeuara.

     

  • Gab. E) O Rio Jari afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, separa o Amapá do Estado do Pará

  • O rio Jari tem 785 km de extensão, nasce na Serra do Tumucumaque e deságua na margem esquerda do Rio Amazonas, em frente a Ilha Grande de Gurupá, servindo de limite entre os estados do Pará e do Amapá. Este rio foi muito importante na colonização da Calha Norte do Rio Amazonas, servindo de via de transporte da castanha e de outros produtos extraídos das florestas da região. Possui grande potencial hidroelétrico na região de Santo Antônio da Cachoeira e Itapeuara. É navegável da sua foz até a Cachoeira de Santo Antônio, é um dos afluentes da margem esquerda do rio Amazonas. Algumas cachoeiras se formam em seu curso como: Cachoeira de Santo Antônio, Cumari, Inajá, Aurora, Maçaranduba, Guaribas, do Rebojo e do Desespero.

     

     

    Letra E

  • e)

     Jari é divisa natural com o Estado do Pará e faz parte da bacia Amazônica. 

  • GABARITO (E).

    Fronteiras do Amapá:

    NORTE = GUIANA FRANCESA

    LESTE = OCEANO ATLÂNTICO

    SUL E OESTE= PARÁ - Rio Jari - Faz Sentido.

    NOROESTE = SURINAME

  • GABARITO (E).

    Fronteiras do Amapá:

    NORTE = GUIANA FRANCESA

    LESTE = OCEANO ATLÂNTICO

    SUL E OESTE= PARÁ - Rio Jari - Faz Sentido.

    NOROESTE = SURINAME


ID
2792353
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre a chamada “República de Cunami”.


I. Foi a primeira denominação colonial do Amapá, que remetia à presença abundante, naquela região, do peixe cunami, hoje mais conhecido como tucunaré.

II. Tratou-se de uma tentativa de oficialização de um suposto “estado livre” por iniciativa do comerciante francês Jules Gros, com duração de poucos anos.

III. Foi uma iniciativa não oficial e controversa, extinta pelo próprio governo francês, mas houve uma tentativa de retomada do projeto, anos depois, pelo comerciante Adolph Brezet, com apoio de alguns empreendedores brasileiros.

IV. Resultou de um projeto expansionista do governo francês que pretendia incorporar parte do Amapá ao território da Guiana Francesa, transferindo a capital desta para a “Vila de Cunami”, na atual Macapá, onde se instalaria um governo democrático e republicano.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    República do Cunani(O termo cunani vem do tupi: era como os índios chamavam o tucunaré, um peixe da região amazônica)  foi uma efêmera república surgida no atual Amapá, fronteiriço ao território francês da Guiana. Por duas vezes houve a tentativa de estabelecer uma república independente na região - uma por Jules Gros, em 1885, e a outra por Adolph Brezet em 1902.

    Na primeira tentativa foi extinta pelo governo frances e na segunda pelo governo brasileiro.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Cunani

  • Em 1885 os franceses habitantes da região do Contestado, sob a orientação de Jules Grós, fundaram a República do Cunani, abrangendo imensa área do território brasileiro ao sul do Oiapoque. Chegaram a aprovar escudo,bandeira e designar autoridades diplomáticas. Mais uma vez não vingou esta pretensão. Mas poderíamos perguntar: por que este povoado tão pequeno e isolado despertou a cobiça de aventureiros como Jules grós e Adolphe Brezet, chegando eles a transformar essa região por duas vezes, em república independente? A resposta pode ser compreendida sabendo- que a República do Cunani não constituiu um fato isolado. A própria cobiça francesa por toda região do Contestado se verificou ali culminando com vários conflitos armados ocorridos entre brasileiros e franceses. A saga de Jules Grós e seus aventureiros provocaram, assim, o aparecimento da República em 1885, que foi logo abafada pelo próprio governo francês, por caiusa da situação ridícula que causou à França e pela reação das autoridades nacionais. Mesmo assim, houve uma segunda tentativa, provocada por outro francês de nome Adolph Brezet, em 1902, mas foi sufocada, desta vez, pelo governo brasileiro.

    Fonte:Apostila 1- geografia do Amapá- Prof. Andlé- você passou!!!

  • A República do Cunani foi uma efêmera república surgida no atual Amapá, fronteiriço ao território francês da Guiana. Por duas vezes houve a tentativa de estabelecer uma república independente na região - uma por Jules Gros, em 1885, e a outra por Adolph Brezet em 1902.Wikipédia


    Fundação1886

    CapitalAmapá

    PaísImpério do Brasil

  • Juntando os textos dos colegas:

    A República do Cunani (o termo cunani vem do tupi: era como os índios chamavam o tucunaré, um peixe da região amazônica) foi uma efêmera república surgida no atual Amapá, fronteiriço ao território francês da Guiana. Por duas vezes houve a tentativa de estabelecer uma república independente na região - uma por Jules Gros, em 1885, e a outra por Adolph Brezet em 1902.

    Em 1885 os franceses habitantes da região do Contestado, sob a orientação de Jules Grós, fundaram a República do Cunani, abrangendo imensa área do território brasileiro ao sul do Oiapoque. Chegaram a aprovar escudo,bandeira e designar autoridades diplomáticas. Mais uma vez não vingou esta pretensão. Mas poderíamos perguntar: por que este povoado tão pequeno e isolado despertou a cobiça de aventureiros como Jules grós e Adolphe Brezet, chegando eles a transformar essa região por duas vezes, em república independente? A resposta pode ser compreendida sabendo- que a República do Cunani não constituiu um fato isolado. A própria cobiça francesa por toda região do Contestado se verificou ali culminando com vários conflitos armados ocorridos entre brasileiros e franceses. A saga de Jules Grós e seus aventureiros provocaram, assim, o aparecimento da República em 1885, que foi logo abafada pelo próprio governo francês, por caiusa da situação ridícula que causou à França e pela reação das autoridades nacionais. Mesmo assim, houve uma segunda tentativa, provocada por outro francês de nome Adolph Brezet, em 1902, mas foi sufocada, desta vez, pelo governo brasileiro. Na primeira tentativa foi extinta pelo governo frances e na segunda pelo governo brasileiro.

  • suposto “estado livre” por iniciativa do comerciante francês Jules Gros ???

    Entre  e , houve outra tentativa de separação, desta vez promovida pelo francês naturalizado brasileiro , que criou o Estado Livre de Cunani.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Mas uma questâo com assertiva vinda dos autos da FCC.


ID
2792356
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o texto:

“Após a criação do Território Federal do Amapá três períodos econômicos indicam as ações dos setores privados e públicos na aplicação de investimentos, repercutindo no aumento do movimento migratório, a sua urbanização e a sua reorganização espacial. Esses períodos são: gênese, estruturação produtiva e organização espacial (1943-1974); planejamento estatal e diversificação produtiva (1975-1987); estadualização e sustentabilidade econômica (após 1988)”.

(Extraído de PORTO, José Rabelo. Transformações espaciais e institucionais no Amapá: conflitos e perspectivas. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. USP, 2005. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx)

No trecho acima são citados três períodos importantes para a história econômica do Amapá cujas datas iniciais remetem, respectivamente, aos regimes políticos nacionais nomeados pela historiografia como:

Alternativas
Comentários
  • A única coisa que me deixou em dúvida nessa questão é o recorte temporal pelo regime militar ter sido instaurado em 1964 e não 74.

  • Estado Novo 1937 - 1945

    Regime Militar 1964 - 1974

    Nova Republica 1985 - até os dias de hoje

    Portando ACERTIVA a)

  • Adriele Aragão, essa é a tipica questao da Fcc que temos de escolher a menos errada. rs

  • Ohh, que graça a questão! No entanto, acredito fortemente que a FCC cometeu um pequeno equívoco referente ao período do estado novo, haja vista que é o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil que foi de 1937 a 1945. Logo mais, veio a ditadura militar como o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil de 1964 a 1985. E por fim, veio a Nova República que teve início com o fim da ditadura em 1985 e vigora até os dias atuais, é o período em que Figueiredo sai da presidência do Brasil e a entrada de Sarney (fase também conhecida como sexta república).

    Dessa forma, em virtude dos fatos mencionados e ao considerar a alternativa menos errada, faz-se necessário marcar a alternativa A.

  • Tem questão que a gente resolve indo "pelo rumo".

  • Estado Novo 1937 - 1945 (Criação/genese do território do Amapá em 1943)

    Regime Militar 1964 - 1974 (ocupação do território)

    Nova Republica 1985 - até os dias de hoje (Criação do Estado do Amapá 1988)

  • Estado Novo, Regime Militar e Nova República.

  • concordo com a Tayna, kkk


ID
2792359
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O território do Amapá foi criado em um contexto de centralização político-administrativa e ideologia nacionalista. A Carta constitucional que determinou a existência de Territórios Federais indicou que estes

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • DECRETO-LEI Nº 5.812, DE 13 DE SETEMBRO DE 1943.

     Art. 1º São criados, com partes desmembradas dos Estados do Pará, do Amazonas, de Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina, os Territórios Federais do Amapá.....

      Art. 3º A administração dos Territórios federais, ora criados, será regulada por lei especial.

  • 1943 - foi criado o Território Federal do Amapá - Decreto: 5.812 de 13 de setembro de 1943.

    I - Contexto Nacional: Ditadura do Estado Novo (1937 - 1945)

    II - Justificativas:

    1. Constitucional: A Constituição de 1937 previa a criação de territórios federais cujas áreas seriam desmembradas dos Estados que não pudessem garantir o seu desenvolvimento.

    2. Ideológicas:

    A DOUTRINA DA SEGURANÇA NACIONAL (DSN): O Governo Vargas defendia a necessidade de defender as regiões de fronteira de possíveis ataques do Eixo( Alemanha, Itália e Japão) durante a Segunda Guerra Mundial. O Amapá destacava-se em função da existência de uma base aérea e militar construída pelos Estados Unidos em 1942.

    A DOUTRINA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL(DIN): Vargas afirmava que essas áreas necessitavam ser integradas ao contexto nacional. Esta integração seria econômica, social, administrativa e cultural.

  • FCC ama Território...

  • Sobre a Letra D: Uma das formas de se criar um Território Federal..."...segunda, mais cautelosa, leva em consideração um receio quanto à viabilidade político-econômica do novo ente. Para evitar ter de “voltar atrás”, o legislador opta por formar inicialmente um território. Usando um linguajar popular, se “vingar”, vira Estado; se não, retorna à situação anterior." Prof. Aragonê Fernandes.

    Ou seja, se um território não constituir condições de se transformar em um Estado, ele voltará à condição anterior. No caso do Amapá, voltaria a pertencer ao Pará.

    Portanto, a letra D está incorreta em relação ao comando da questão, somente.

  • GABARITO (D).

    Quem já estudou constitucional consegue matar essa questão.

  • Projeto de Decreto Legislativo número 1115/2004 da Câmara dos Deputados, deputado Wladimir Costa: Ementa: Dispõe sobre a realização de plebiscito para a incorporação do Estado do Amapá ao Estado do Pará.

  • A resposta correta e a letra D.

  • Faz tempo que eu não vejo uma questão feita por um analfabeto funcional.


ID
2792362
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Tratado de Amiens (1802), que envolveu as potências europeias em luta contra Napoleão Bonaparte, teve impacto no contexto de disputas entre França e Portugal em relação ao território atual do Amapá, ao determinar que as fronteiras entre as possessões francesas e portuguesas seriam

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    MESMO DURANDO SOMENTE UM ANO O TRATADO DE  AMIENS,pôs fim às hostilidades existentes entre França e Reino Unido durante as chamadas Guerras Revolucionárias Francesas,foi chamado de "tratado de paz definitivo".

    A assinatura da Paz de Amiens marcou o fim da Segunda Coligação antifrancesa, formada em 1799. Suas cláusulas foram basicamente a respeito dos territórios coloniais, fazendo, por exemplo, o Reino Unido abrir mão de suas colônias em Trinidad e Tobago e Ceilão, devolver a Índia Ocidental e a Colônia do Cabo à República Batávia e retirar suas tropas do Egito, assim como a Napoleão retirar suas forças dos Estados Papais e as fronteiras da Guiana Francesa com o Amapá serem definitivamente demarcadas,definidas pelo Rio Araguari, cabendo o território ao norte para os franceses e ao sul para os portugueses, com navegação livre pelo mesmo rio para os barcos de ambos países.

  • concurseiro-kim jhon un, Compartilho do msm pensamento

  • a C) está incorreta pois foi somente em 1900 que a corte arbitral da Suiça decidiu pela posse do Amapá ao Brasil. O indignante é a FCC cobrar sobre um tratado insignificante para a história do Amapá. O tratado durou um ano e não envolveu consulta aos portugueses, antigos proprietários da região.

  • GABARITO (B).

    O Napoleão Bonaparte Definiu como Limite:

    O Rio Araguari, cabendo o território ao norte para os franceses e ao sul para os portugueses, com navegação livre pelo mesmo rio para os barcos de ambos países.

    Mais isso deu uma imensa confusão.

  • A) Errado. O Tratado de Utrecht definiu as fronteiras conflitantes entre França e Portugal no território Brasileiro. Segundo Marcos Brau Bandão, mestre em geografia, somente com o Tratado de Ultrecht (1713/15), foi reconhecida a soberania de Portugal sob as terras brasileiras 

     

    b) Correto. Segundo, STÉPHANE GRANGER, Na REVISTA

    CANTAREIRA - EDIÇÃO 17 / JUL-DEZ, 201, “As vitórias dos franceses nas guerras

    revolucionárias e napoleônicas lhes permitiram impor aos portugueses a

    fronteira no rio Calçoene no tratado de Paris em 1797, depois no rio Araguari

    em 1801 pelo tratado de Badajós confirmado pelo tratado de Amiens em

    1802.” O interesse da França nesse território era devido ao acesso que teria ao rio Amazonas de seu território.

     

    c) Errado. Tratou-se de um desdobramento do tratado de

    Amiens. A questão se refere a arbitragem Suíça de 1889, nele o Barão de Rio

    Branco “demostrou com sucesso que o Araguari, sendo um afluente do Amazonas, os

    franceses não podiam reivindicá-lo como fronteira”.( STÉPHANE GRANGER, Na

    REVISTA CANTAREIRA - EDIÇÃO 17 / JUL-DEZ, 201,) 

     

    d) Errado. Demarcada pelo rio Calçoene e posteriormente rio

    Araguari.

     

    e) Errado. A Inglaterra apoiou Portugal.


ID
2792365
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É considerado elemento importante da geografia física de Macapá a presença

Alternativas
Comentários
  • eu hein, cruzes!

  • discunjuro!!!!!

  • Compartilho do mesmo sentimento, colegas! Que questão do cão!

  • GABARITO E

    FCC APELONA...

  • * Macapá está no sudeste do Amapá, onde predomina a planície fluviomarinha, caracterizada por bacias sedimentares recentes datadas de 15 mil a 100 mil anos (e não terraços cristalinos, que, inclusive, aludem a terras muito antigas), áreas alagadas, ressacas, solos hidromórficos... Ou seja: baixa altitude e rochas novas. (A,C e D erradas)

    * Localiza-se no baixo Amazonas, sendo parte da foz desse rio. Aliás, a orla da cidade é banhada pelo Amazonas. (B errada)

    Gabarito: E.

  • Lembrei da época do vestibular quando ia estudar esses nomes extravagantes!

  • "Falésias são paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, esculpidos pela lenta mas constante ação da água do mar, através das ondas e marés, e também pela chuva, que após um longo período de tempo indo de encontro à rocha, acaba por "esculpi-la", originando costas altas e abruptas, resultado direto da erosão marítima"


    Fonte: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1599&evento=7


    Parece até nome de alguma parte do corpo. "Fulano, o que você tem? - Estou com dor na falésia".

  • Hum...tá bom...

  • Gabarito fora da realidade da geografia amapaense, mas fazer o que né
  • Questão difícil mas ótima para estudo e a possibilidade de cair uma questão parecida é grande.

    "É considerado elemento importante da geografia física de Macapá a presença de pequenas falésias, baixas, esculpidas nos sedimentos terciários do Grupo Barreiras na região urbana da capital até a cidade de Santana."

  • Resposta retirada de um artigo que consta no site do Ministério do Meio Ambiente, página 31...

    "No setor da região urbana de Macapá até a cidade de Santana, ocorrem pequenas falésias, baixas, esculpidas nos sedimentos terciários do Grupo Barreiras, atualmente em retrogradação."

    Gabarito: E

  • sinceramente, a FCC está selecionando os assistentes sociais mais adequados mesmo.

  • Prova pra Assistente Social ou Geografo da Sema ?

  • O que são "falésias"?...


ID
2792371
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre as atividades industriais de Macapá-Santana:

I. Um dos principais problemas para o avanço da industrialização é a insuficiente oferta de energia elétrica necessária ao funcionamento de máquinas pesadas.
II. O parque industrial instalado na capital privilegiou o setor da indústria de bens de equipamento, superando o tradicional parque industrial de Belém.
III. As deficiências no setor de transporte terrestre e a distância entre o parque industrial e os centros consumidores do interior dificultam a instalação de novas indústrias.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Um dos principais problemas para o avanço da industrialização é a insuficiente oferta de energia elétrica necessária ao funcionamento de máquinas pesadas. CERTO

    II. O parque industrial instalado na capital privilegiou o setor da indústria de bens de equipamento, superando o tradicional parque industrial de Belém. ERRADO

    III. As deficiências no setor de transporte terrestre e a distância entre o parque industrial e os centros consumidores do interior dificultam a instalação de novas indústrias. CERTO

  • O Amapá possui 4 hidrelétricas:

    Coaraci Nunes

    Cachoeira caldeirão

    Ferreira Gomes energia

    E da Cachoeira de Santo Antônio 

    Energia tem pra dá e vender, infelizmente eles só vendem pra fora do Estado. O que causa o atraso do mesmo. Nisso se insere a ausência do governo entre outras questões. 

    Parque industrial ? Nunca nem vi.

    Sem dúvidas nossas vias precisam ser pavimentadas. No papel muitas já estão prontas.

    Êh Amapá!!!

     

  • Mas me respondam aonde fica esse Parque industrial e quais as atividades econômicas desenvolvidas nessa região?

  • Pesquisando sobre o Parque Industrial, encontrei isto:


    ZONA FRANCA VERDE


    "Com o principal atrativo da isenção fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Zona Franca Verde (ZFV), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 18 de dezembro de 2015, criará um espaço econômico que permite a instalação de indústrias para a fabricação de produtos que utilizem matéria-prima da biodiversidade amapaense.

    Diferente da atual Área de Livre Comércio (ALC), na qual os incentivos fiscais limitem a compra e venda de produtos para circulação local, a Zona Franca Verde concederá benefícios para indústrias e os produtos produzidos poderão ser comercializados em todo o território nacional e exportados.

    O novo polo industrial, que será instalado na Área de Livre Comércio Macapá e Santana (ALCMS), traz muitos desafios ao Estado, e com isso uma nova perspectiva de desenvolvimento e crescimento econômico."

     

    Fonte: https://ief.portal.ap.gov.br/conteudo.php?id=5718

  • DEVE SER FICTÍCIO ESSE PARQUE INDUSTRIAL....

  • Aonde é esse parque indústrial? deve ser apenas projeto...que ainda não se concretizou

  • Não existe esse parque industrial -.-'
  • Questão meia equivocada. O Amapá possui 4 hidrelétricas:

    Coaraci Nunes, Cachoeira caldeirão, Ferreira Gomes energia E da Cachoeira de Santo Antônio a mais recente.

    E como a FCC diz que não há energia suficiente ?

    Rapaz se fosse eu que tivesse feito essa prova, eu teria entrado com recurso nessa questão.

  • O QUE ADIANTA TER 4 HIDRELETRICAS SE FALTA ENERGIA CONSTANTEMENTE!!! QUEM MORA NO AMAPÁ ACERTA ESSA QUESTAO...KKKK ESSA QUESTAO É PARA AMAPAENSE!! BEIJINHO NO OMBRO!

  • Aquela questão típica em que a banca puxa o saco do governo, nunca ouvi falar em parque industrial e o AP tem 4 hidrelétricas; falta energia no estado sim, porém não deveria, a energia produzida é excedente.

  • Recurso

  • Quem disse que o Amapá não tem energia suficiente se tem 4 hidrelétricas:

    Coaraci Nunes 1973;

    Ferreira Gomes 2014;

    Santo Antônio do Jari 2014;

    Cachoeira caldeirão 2016.

  • Concordo com o que disseram sobre a oferta de energia elétrica em razão das 4 hidrelétricas presentes no estado.

    Mas não concordo com o item III. As deficiências no setor de transporte terrestre e a distância entre o parque industrial e os centros consumidores do interior dificultam a instalação de novas indústrias.

    A banca se refere aí aos centros consumidores do interior do país e não do estado, apesar do contexto empregado na questão versar sobre Macapá e Santana, ou seja, contexto local...

    Gabarito correto deveria ser a letra B.

  • A que interior a questão se refere?

  • Brincadeira com o amapaense, 4 hidrelétricas e falta energia todo dia.


ID
2792374
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano, em 2013, Macapá apresentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de 0,733, o maior do estado, superando os municípios de Serra do Navio e Santana, respectivamente, 2o e 3o do estado.

O IDH-M é uma medida que incorpora elementos como

Alternativas
Comentários
  • Esperança de vida? Só pode ser pegadinha da FCC! O termo mais correto seria EXPECTATIVA de vida.

  • D) O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda

  • Concordo com a Camila, pegadinha bem ridícula da FCC.

  • Saúde, Educação, Renda e Expectativa de Vida.

    Logo, Gabarito = (D)

  • Sinônimos de Esperança no Dicionário de SinônimosEsperança é sinônimo de: expectativa, aguardo, espera, expectação, fé, confiança...

    fortalecendo nosso vocabulário deixaremos de cair em muitas pegadinhas da banca.


ID
2792659
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No século XVII, a região do Grão-Pará onde hoje se localiza o Amapá, era cobiçada e atacada por outras potências europeias, que tinham interesses na região, além de Portugal. Entre essas potências, estavam

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E : Holanda e Inglaterra.

  • e)

    Holanda e Inglaterra.

  • GABARITO LETRA E


    Desde 1596 os ingleses haviam aparecido, na pessoa do explorador Keymis, quem primeiro deu o

    nome de Oiapoque ao rio de Vicente Pinzón. Nesse período, ingleses, irlandeses e holandeses

    fizeram várias visitas registradas à foz do Amazonas. Eles, também, ganham concessão do rei da

    Inglaterra, James I. O mais importante, o notório sir Walter Raleigh, estava convencido que ali era o

    Eldorado, e divulgou este mito.


    http://www.raulmendessilva.com.br/pintura/pag013.shtml

  • Walkiria esse seu gabarito esta errado. Desse jeito vc atrapalha os colegas que nao tem acesso ilimitado ao QC.

  • Alguém avisa a Walquiria para ela estudar mais história do Amapá.

  • além de Portugal, estavam: Holanda, Inglaterra e França.

  • A FCC tá ficando doid@? E os séculos de porrada com a França?? Fiquei entre B e D justamente porque tinham França!

  • ERRO DA A: IMPÉRIO AUSTRÍACO

    ERRO DA B: ITÁLIA

    ERRO DA C: IMPÉRIO RUSSO

    ERRO DA D: ALEMANHA

    GABARITO: E

  • Oxe.. acredito que o gabarito foi E pois os dois países estão corretos. No caso do gabarito D ( que eu marquei ).. que ódio!.... apenas a França está correto.


ID
2792662
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os africanos escravizados constituíram um importante grupo na formação do sincretismo cultural no Amapá, introduzidos na região, no século

Alternativas
Comentários
  • Séc . XVIII Vindos da Guiné portuguesa  formando um importante grupo na formação do sincretismo  cultural do nosso Amapá .

  • a)

    XVIII, oriundos sobretudo da Guiné Portuguesa.

  • Gabarito A

    Informações dos livros de história do Amapá, bem como da história do negro na Amazônia, dão conta da entrada de negros na região no século XVIII para atuarem como mão-de-obra escrava na agricultura e em fortificações militares, por exemplo, na construção da Fortaleza de São José.

    O primeiro foco de povoamento essencialmente para o Amapá, com inclusão do negro, aconteceu a partir de 1771, quando cerca de 114 famílias de colonos lusos oriundos da costa africana, em decorrência de conflitos político-religiosos gerados entre portugueses e mulçumanos, foram transferidas, juntamente com seus escravos, para Nova Mazagão, atual município de Mazagão. 

    Fonte: http://www.tjap.jus.br/portal/home/nossa-reverencia/4388-nossa-reverência-aos-negros-do-amapa.html

  • ALTERNATIVA A.

    XAVIER LUNA (2009, p. 92), citando VIRGOLINO-HENRY e FIGUEIREDO (1990, p. 84), atesta a existência de escravos africanos em Macapá pelo menos a partir de 1765 (Macapá foi fundada em 1758, famílias açorianas já povoavam a região desde 1752 e a construção da Fortaleza de São José de Macapá tinha começado um ano antes, em 1764). Segundo dados da organização SlaveVoyages.org, a maioria dos africanos que chegavam à região amazônica nesse período eram provenientes de Cachêu e de Bissau, que ficavam na então Guiné Portuguesa (hoje Guiné-Bissau, país independente na costa oeste da África). Então é muito provável que os africanos trazidos a Macapá fossem dessa região. VIDAL (2008, p. 177) cita um a chegada de um navio negreiro a Belém em 1770, vindo de Bissau, cujos africanos eram especificamente destinados aos mazaganenses que começavam a chegar. Foi assim que o negro começou a chegar no Amapá na condição de escravo.

    Africanos Redesenhando a Vila de São José de Macapá (Verônica Xavier Luna, 2009)

    A presença africana na Amazônia colonial: uma notícia histórica (Anaiza Vergolino-Henry, Arthur Napoleão Figueiredo, 1990)

    https://www.slavevoyages.org/voyage/database

    Mazagão - A Cidade que Atravessou o Atlântico (Laurent Vidal, 2008)

  • Nunca ouvi falar. Marquei Belém.


ID
2792665
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As políticas do regime militar para a Região Amazônica, em nome da integração nacional e modernização econômica da região, tiveram forte impacto no então Território do Amapá, e foram marcadas pelas seguintes medidas:

Alternativas
Comentários
  • b)

    Incentivos fiscais, política de distribuição de lotes de terra e abertura de estradas.

  • nunca nem vi

  • GABARITO (B).

    Incentivos fiscais, política de distribuição de lotes de terra e abertura de estradas.

  • Acertei mas fiquei muito na dúvida entre B e C.

  • O nome disso é "Marcha para o Oeste". O famoso: Integrar para não entregar.


ID
2792668
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É importante característica climática de Macapá:

Alternativas
Comentários
  • b)

    A forte influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) principalmente sobre o volume das precipitações anuais.

  • 1- ERRADA.Nao há redução de chuva o ano TODO. as secas ocrrem nos meses de agosto-novembro. e chuvas de dezembro a Julho

    2- CERTA-

    2-ERRADA-agosto-novembro ocorre a seca, nao chuvas.

    3- ERRADA-no ap ocorre bastante precipitação, inclusive no verao,fenomenos chamado de evapotranspiração, chuvas forte e rapidas no fim da tarde(chuva de verão)

    4-ERRADA- no equinocio ocorre dias quentes.

  • O AMAPÁ ESTA LOCALIZADO NA REGIAO MAIS QUENTE E ENSOLARADA DO PLANETA, O EQUADOR. ESTA REGIAO TAMBEM PODE SER CHAMADA DE ZCIT: ZONA DE CONVERGENCIA INTERTROPICAL, POIS, OS VENTOS SOPRAM NA TERRA DE LESTE PARA OESTE (AO CONTRARIO DA ROTAÇÃO DA TERRA) E DOS TROPICOS PARA O EQUADOR, ONDE CHEGAM OS VENTOS DO PLANETA. ISSO FAZ COM QUE A ATMOSFERA SEJA BASTANTE UMIDA.

  • Difícil. Só consegui eliminar 2 das 5. Felizmente escolhi a correta.


ID
2792671
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere os dados socioeconômicos de Macapá e Santana e o texto abaixo.

População (2017)
Macapá − 474.706
Santana − 115.471

(Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br)

Participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amapá (2015)
Macapá 65%
Santana 14,4%

(Disponível em: https://www.portal.ap.gov.br)

As duas cidades formam um eixo de complementaridade de funções e representam o centro dos serviços e comércio no estado onde se concentra grande parte das atividades econômicas existentes.

A leitura dos dados e do texto permitem afirmar que, sobretudo, Macapá vive o fenômeno denominado

Alternativas
Comentários
  • "Macapá e Santana constituem uma mancha urbana contígua à margem esquerda do canal norte do Amazonas nas imediações da latitude zero e, atualmente, configuram-se como a maior macrocefalia urbana da região amazônica. Essas duas cidades concentram 74,64% da população do Estado (IBGE, 2010), ou seja, praticamente 3/4 dos 668.689 mil amapaenses vivem nesses dois núcleos urbanos, ou ainda, de cada quatro amapaenses, três vivem nessa aglomeração urbana."

    Trecho retirado do artigo do prof. da Universidade Federal do Amapá, Emmanuel Raimundo Costa Santos, sobre a URBANIZAÇÃO E REDE URBANA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL AMAPAENSE/AP (ASA):

    http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/viewFile/1720/1941

     

     

     

  • c)

    macrocefalia urbana.

  • fiquei com duvida..caberia recurso

    pois a conurbação também é uma consequência do crescimento demográfico. união de duas cidades: macapa e santana.


  • O Amapá registra a maior taxa de macrocefalia urbana no país, já que 75,50% da população do estado do Amapá está concentrada somente na região de Macapá, que atualmente possui 515.883 habitantes e compreendem somente dois municípios, Macapá e Santana há pouco mais de 20 km de distância.

    Letra C.

  • Complementando:


    "Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão."


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Macrocefalia_(urbanismo)

  • Cabe Recurso, pois a Conurbação também é um crescimento desordenado juntando duas ou mais Cidades.


  • "...,sobretudo, Macapá ". Logo, não é conurbação pois refere-se excelente a capital do Amapá. Acredito que a contextualização tinha exatamente esse objetivo; confundir o candidato.
  • Conurbação é a unificação da mancha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico.Geralmente esse processo dá origem à formação de . Contudo, o surgimento de uma não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação. fonte: wikipédia

    Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território. Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano. fonte: Brasil escola

    não houve essa unificação entre Macapá e Santana, esse é o erro da alternativa B. Conseguimos diferenciar claramente onde uma inicia e a outra termina, quando há a conurbação, isso não é possível

    logo, não cabe recurso

  • Diferença entre CONURBAÇÃO e MACROCEFALIA URBANA: A primeira é quando têm encontros das cidades satélites com a cidade polo, e não consegue verificar onde fica a divisa das cidades, enquanto que, a segunda trata-se tbm do crescimento, mas um crescimento onde não conseguem prestar serviços essenciais a população devido ao grande crescimento da cidade.

    Prof Júlio César

  • capaz que é necessário ser um geógrafo para administrar um hospital. e até agora não entendi porque conurbação está errado. conurbação não é a unificação da mancha urbana de duas ou mais cidades? pelo que entendi, macrocefalia urbana é só um tipo de conurbação, na qual a união dessas cidades vem acompanhada de disfunções nos serviços públicos.

  • Se a resposta for realmente macrofelia urbana, o enunciado da questão que tá errado, porém, existem as palavras-chaves sobre conturbação complementaridade, concentra a grande parte da atividade econômica.

  • Se a resposta for realmente macrofelia urbana, o enunciado da questão que tá errado, porém, existem as palavras-chaves sobre conturbação complementaridade, concentra a grande parte da atividade econômica.

  • Seria melhor que o enunciado pedisse a errada. Seria letra D: porque era a única que dava para eliminar. O resto tá certo.


ID
2792809
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O projeto francês de invasão do território do Amapá em 1895, foi finalmente resolvido em

Alternativas
Comentários
  • no ano de 1900, em genebra na suiça, ocorreu a conciliação entre brasil e frança pelo diplomata barão do rio branco onde se concedeu a posse do territorio brasileiro pelo tratado de "uti possidetis" (posse pertencçe a quem utiliza)

  •  

    A) o resultado da arbitragem suíça de 1900, conseguida com a atuação do Barão do Rio Branco.

  • Em 1898, o diplomata José da Silva Paranhos Junior, o dito Barão do Rio Branco, munido dos estudos de Joaquim Caetano, por exemlo, "Oyapock et amozone" que registra as memórias dos limites entre Brasil e Guiana. Cabe salientar que, na presente obra, assinala-se o sentido fidedigno do Tratado de Utrecht. (recomendo a obra História do Amapá 'o passado é o espelho do futuro'. Ps: Na Banca do Dorimar, na Praça Veiga Cabral).

  • 1900, por uma arbitragem internacional que reconheceu o direito de posse brasileiro sobre o território, com base em tratados anteriores.

  • GABARITO (A).

    Mano, isso foi muita onda!!!


ID
2792812
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As principais atividades econômicas que marcaram o século XIX na região do Amapá foram a

Alternativas
Comentários
  • Durante o século XIX, a economia do futuro estado Amapá era baseada no ciclo do ouro e na produção de borracha, isso fez com que a região começasse a se desenvolver, atraindo mais pessoas para povoamento.

    No entanto, foi no século XX, após a proclamação da República que a posse do território foi conquistada de fato.
     
    No ano de 1900, Barão do Rio Branco fez uma defesa na Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, garantindo que a região fosse anexada ao estado do Pará, no entanto, o futuro Amapá se chamava Araguari.

    Apenas foi separado do estado do Pará durante a Segunda Guerra Mundial, foi então que a economia regional ganhou destaque com a descoberta de jazidas de Manganês, na região da Serra do Navio.

    Atualmente, é o setor terciário que é considerado mais relevante para o estado, representando aproximadamente 86% de toda sua riqueza, sendo o comércio a maior fontes de renda para o Amapá.


     

  • e)

    exploração de ouro e a extração do látex.

  • economia do Amapá no séc. XIX : ouro ao norte, borracha ao sul e a castanha

  • Depois veio o Minério de Manganês explorado pela ICOMI.

  • sec. XIX: economia extrativista (mineral e vegetal)

    sec. XX: economia extrativista e plantista( icomi- minerio, projeto jari-celulose)


ID
2792815
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Igreja de São José de Macapá tem forte relação com a história da fundação da cidade, pois foi

Alternativas
Comentários
  • A fundação da Vila de São José de Macapá ocorreu no contexto do governo de D. José I e do seu Ministro Marquês de Pombal (1750-1777). Também nesse contexto, foi nomeado a governador do Estado do Grão Pará e Maranhão Francisco Xavier Mendonça Furtado, que logo iniciou a política de defesa daquelas terras, principalmente contra os franceses, que não respeitavam o Tratado de Ultretch (1713) e constantemente invadiam a área. Mendonça Furtado estimulou o povoamento e a fortificação militar: elevou o povoado de Macapá à categoria de Vila de São José de Macapá, povoada pelas famílias de colonos da Ilha dos Açores (1758); construiu a Fortaleza de São José de Macapá (1764); construiu o forte Vigia do Curiaú (1761); construiu a Igreja de São José de Macapá; e fundou a Vila de Mazagão Novo (1770).

  •  c)

    concebida durante o período em que reinava Dom José I, em Portugal, uma das razões que explicam a homenagem a São José presente neste e em outros marcos da cidade.

  • Foi durante o período em que reinava Dom José I, em Portugal, uma das razões que explicam a homenagem a São José de Macapá!

  • Foi durante o período em que reinava Dom José I, em Portugal, uma das razões que explicam a homenagem a São José de Macapá!

  • A Igreja de São José de Macapá foi inaugurada em 1761. É o monumento colonial mais antigo da cidade (a fortaleza só foi inaugurada em 1782). Macapá começou a ser povoada em 1752 e foi fundada como vila em 1758. Depois foi inaugurada a extinta Vila Vistosa da Madre de Deus (1765) e Vila Nova Mazagão (1770).

  • GABARITO (C).

    São José o Nosso Padroeiro!

  • São José - o santo - serviu de homenagem para a nomeação da igreja.

    Dom José I - o rei - serviu de homenagem para a nomeação da fortaleza.

    Gabarito: C)


ID
2792818
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O clima de Macapá

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIA   A.

    é classificado como equatorial(LEMBRAR SEMPRE DA LINHA DO EQUADOR)  úmido, controlado por massas de ar equatoriais e tropicais e apresentando uma estação seca de quatro meses entre agosto e novembro.

  •  a)

    é classificado como equatorial úmido, controlado por massas de ar equatoriais e tropicais e apresentando uma estação seca de quatro meses entre agosto e novembro.

  • Equatorial úmido e uma estação seca de 4 meses


    QUENTE... QUENTE...MUITO QUENTE ...E INSUPORTÁVEL.

  • IRMÁ GÊMEA DE RORAIMA... PEGA FOGO

  • É o inferno na terra kkkk quente, quente, quente...

  • Irmã gêmea de Manaus kakakakaka

  • tropical super úmido ou equatorial

  • Treinamento pro inferno.

  • Só Vem...


ID
2792824
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é uma medida que varia de 0 a 1 considerando alguns indicadores sociais. Quanto mais próximo de 0, pior é o desenvolvimento humano do município. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município. O IDH-M de Macapá teve uma importante evolução entre os anos de 1991, quando o Índice era de 0,525 e 2010, quando passou a ser de 0,733.

Os indicadores que mais contribuíram para o aumento do IDH-M de Macapá foram

Alternativas
Comentários
  • C

    ÍNDICE QUE PROCURA  INDENTIFICAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO, BASEADO EM UM EQUAÇÃO QUE LEVA EM CONTA  A SAÚDE, EDUCAÇÃO E RENDA  PER CAPTA. 

  • d)

    educação e longevidade.

  • O IDH baseia-se em Renda,Saúde e educação. O IDH Amapaense é a melhor média da Região Norte e a 12ª do Brasil;

  • No aspecto social, o Amapá possui o melhor índice de Desenvolvimento Humano entre todos os Estados Norte e Nordeste. Entre os bons indicadores estão o alto índice de alfabetização (97,2%). Vale lembrar que o IDH é uma medida que comporta indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano que são eles: educação, renda e longevidade.


ID
2792959
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As motivações que orientaram a fundação da Vila de São José de Macapá estão relacionadas

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA  A

     

  • Nunca esquecer que quem finalmente efetivou o povoamento da área que hoje é Macapá foi o governador do Estado do Grão Pará e Maranhão Francisco Xavier Mendonça Furtado, nomeado no contexto do governo de D. José I e do seu Ministro Marquês de Pombal (1750-1777). Nesse governo, o povoado de Macapá foi elevado à categoria de Vila de São José de Macapá, povoada pelas famílias de colonos da Ilha dos Açores (1758); construiu-se a Fortaleza de São José de Macapá (1764); construiu-se o forte Vigia do Curiaú (1761); construiu-se a Igreja de São José de Macapá (1758); e fundou -se a Vila de Mazagão Novo (1770).

  • a)

    às reformas pombalinas, que, dentre outros objetivos, visavam modernizar e tornar mais eficaz a administração colonial portuguesa, garantindo seu território e um maior proveito da exploração colonial.

  • O governo Pombalino entre 1750 -- 1755 promoveu a transformação das estruturas missionárias para vilas e povoados destinados à produção agrícola; e a fundação das vilas de Macapá e Mazagão estão inseridas nesse contexto das políticas pombalinas.

  • GABARITO (A).

    De responsabilidade do governo pombalino criando estruturas missionárias para vilas e povoados destinados à produção agrícola; e a fundação das vilas de Macapá e Mazagão estão inseridas nesse contexto das políticas pombalinas.

  • As políticas do Governo do Marquês de Pombal foram marcadas pelas construções de vários fortes pelo rio Amazonas ex (Forte do Presépio em Belém e a Fortaleza de S. José em Macapá) com o objetivo de defender essas regiões de estrangeiros.

    O desenvolvimento de Macapá nessa época se deve muito ao fato da construção da Fortaleza de S. José


ID
2792962
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Ciclo do Marabaixo representa o sincretismo cultural no Amapá, pois

Alternativas
Comentários
  • O Marabaixo nasce do encontro entre estas diferentes etnias e os colonizadores brancos, interagindo dentro de um mesmo contexto social. Símbolo de identidade social e etnicidade do povo do Amapá, este "movimento" consiste em uma manifestação musical elaborada a partir das referências do catolicismo popular. Nele, os aspectos lúdicos, religiosos e transgressores transpõem os limites entre o lícito e o ilícito, entre o sagrado e o profano. Na vila do Curiaú, comunidade rural a oito quilômetros da capital do Amapa, Macapa, esta tradição se mantém, por vezes vinculada a práticas afro-religiosas. No contexto urbano, ela é praticada, notadamente nos bairros do Laguinho e Favela. A música consiste em cânticos acompanhados de tambores, feitos em madeira esculpida. Sua coreografia, seguindo a tendência da maioria das danças religiosas afrobrasileiros, é circular e em sentido antihorário. O aspecto religioso aparece, ainda, na presença de uma bebida ritual denominada “gengibirra”.

    Devemos isso a um dos Grandes nomes que "perpetuaram" tal Cultura como: Mestre Juliao (avo do Raimundo Ramos (Mestre pavao)).

    Marabaixo é isso, cultura, identidade, respeito, festa, religião... enfim Marabaixo é Amapa, terra boa de viver....

  • b)

    mescla vivências e valores das comunidades afrodescendentes com a incorporação do calendário e dos santos católicos.

  • Gab.: LETRA B


    "Para que os senhores de escravos permitissem manifestações musicais e danças, os negros cativos incorporaram a elas aspectos da cultura branca, sobretudo aspectos da religião.

    Assim nasceu o marabaixo, misturando tradições africanas aos rituais e crenças da religião católica."


    (Mundial - apostilas para concursos)

  • A origem do nome remete aos escravos que morriam nos navios negreiros; seus corpos eram jogados na água e os negros cantavam hinos de lamento mar abaixo e mar acima. Os negros escravizados passaram a fazer promessas aos santos que consagravam, e quando a graça era alcançada se fazia um marabaixo. Sua herança é deixada de pai para filho, e está associada ao fazer religioso do catolicismo popular em louvor a diversos santos padroeiros.

    O Ciclo do Marabaixo é uma das mais tradicionais manifestações culturais do . É considerado uma herança dos escravos negros que trabalharam na construção da Fortaleza de São José de Macapá, no século 18. Além do bairro da Favela, atual Santa Rita, e do Laguinho, a festa tradicionalmente acontece na comunidade de Campina Grande, na Zona Rural da capital.

    Durante o Ciclo do Marabaixo, além de conhecer o toque das caixas, a leveza das dançadeiras e a beleza das cores das roupas, o visitante poderá experimentar o tradicional caldo (cozidão) e a gengibirra, batida de gengibre servida durante as apresentações.

  • GABARITO (B).

    Quem é do bairro Laguinho, não tem como errar essa questão.


ID
2792965
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um exemplo do patrimônio histórico de Macapá é a Fortaleza de São José, que apresenta

Alternativas
Comentários
  •  A construção da Fortaleza de São José de Macapá foi iniciada em 1764, no contexto do governo de D. José I e do seu Ministro Marquês de Pombal (1750-1777), quando Francisco Xavier Mendonça Furtado governava o Estado do Grão Pará e Maranhão. Integrou o projeto pombalino de construção de fortes para assegurar a soberania portuguesa na Amazônia. Foi usada a mão de obra livre de índios (recebiam jornais, espécie de pagamento, pelos serviços) e mão de obra de escravos negros, provenientes do tráfico negreiro realizado pela Companhia de Comércio do Grão Pará e Maranhão.

  • e)

    construção militar com baluartes pentagonais, que foi parte de um projeto de defesa idealizado pelo Marques de Pombal, tendo sido utilizada, no século XX, como lugar de sinalização de embarcações, estalagem, cadeia, entre outras funções.

  • Salvo engano (me corrijam se eu estiver errada), essa fortaleza nunca foi utilizada para guerra.

  • Exatamente, Rosely Elisbão, nunca houve conflito.

    E ela é aberta ao público e de fato é o único monumento tombado aqui no Amapá.

  • Apesar da grandeza, ela nunca foi usada em batalhas e não houve nenhuma morte ocasionada por conflito armado. Para o historiador Hermano Araújo, a fortaleza deixou de ser utilizada devido a fatores históricos relacionados a revolução industrial (1760), independência dos Estados Unidos (1776) e a revolução francesa (1789), que fez o restante dos países da Europa perder o interesse por terras e buscar mercados consumidores.

  • Mas gente,pelo que sei não é o único patrimônio tombado do Amapá.

    No site do Iphan,também aparece a Vila Serra do Navio.



    Se puderem tirar a dúvida.

  • A errado -

    projeto arquitetônico em formato de estrela (no formato de um polígono quadrangular regular, com baluartes pentagonais nos vértices,) e com altas muralhas, tendo sido usada para defesa em inúmeros conflitos e invasões, razão pela qual ficou em ruínas já no final do século XIX (XIII).


    B ERRADO

    localização às margens do rio Amazonas, ocupando uma grande área verde concebida para ser área de lazer ( NÃO FOI ESSA A FINALIDADE ), no período colonial, e local de proteção aos índios que habitavam a região e sofriam ataques de franceses (NUNCAAA, OS INDIOS ERAM MÃO DE OBRA COMPULSÓRIA, ELES QUERIAM PROTEGER OS COLONIZADORES).

    C ERRADO

    título de único monumento tombado pelo IPHAN no Amapá,(NÃO É O UNICO) razão pela qual passou por amplo processo de restauração e não pode ser visitada pelos turistas por questões de segurança e preservação (ELA PODE SER VISITADA, NÃO PODE SER DESTRUIDA)

    D ERRADO conjunto de edificações e muralhas construído no século XVIII pela igreja católica junto com a Igreja de São José( MARQUES DE POMBAL E D, JOSÉ I), a fim de garantir a segurança dos clérigos e moradores locais, razão pela qual seus baluartes homenageiam santos importantes para a comunidade de Macapá.

    E - CORRETA construção militar com baluartes pentagonais, que foi parte de um projeto de defesa idealizado pelo Marques de Pombal, tendo sido utilizada, no século XX, como lugar de sinalização de embarcações, estalagem, cadeia, entre outras funções.

  • Ana Oliveira obrigado por compartilhar seus cohecimentos, está sendo muito valioso para mim, conhecer um pouco desse Estado.

  • local de proteção aos índios em plena colonização? RISOS. vários deles morreram na construção, inclusive.

  • GABARITO (E).

    Construção militar com baluartes pentagonais, que foi parte de um projeto de defesa idealizado pelo Marques de Pombal, tendo sido utilizada, no século XX, como lugar de sinalização de embarcações, estalagem, cadeia, entre outras funções.

  • Se a questão dissesse que foi reformada em 2011, mas que já está novamente em ruínas, estaria correta. hahahaha


ID
2792968
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre os aspectos físicos macapaenses destaca-se a presença

Alternativas
Comentários
  • B

     

  • a) errada! clima tropical superúmido, com muita chuva em janeiro-julho (nosso "inverno" <3) e seca em agosto-dezembro

    b) correta - inclusive a população mais pobre da cidade invade justamente essas áreas (as "pontes", equivalentes às favelas)

    c) errada! cobertura vegetal de floresta heterogênea:  floresta densa de terra firme, floresta de várzea e mata de igapó.

    d) errada! os planaltos que são formados por rochas antigas, ali perto da fronteira com a Guiana Francesa, onde tá o Planalto das Guianas, o Parque do Tumucumaque...

    e) errada, né?! a bacia do Rio Amazonas é a maior do mundo

  • b)

    da planície costeira onde aparecem meandros abandonados, lagos residuais e “ressacas”.

  • "Meandros abandonados" acabou comigo...

  • Gabarito: B

    O Alto Setor Costeiro Estuarino corresponde ao trecho da baía de Macapá, onde a planície é frequentemente interrompida pelas formações terciárias (sedimentos do Grupo Barreiras), na forma de falésias. Observam-se, na planície costeira, meandros abandonados, lagos residuais e “ressacas”. Este termo local é dado para áreas úmidas costeiras constituídas por lagoas e lagos que ocorrem exclusivamente nas áreas urbanas de Macapá e Santana, influenciadas ou não pela maré (Torres & Oliveira, 2004). 

    Fonte: http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/bitstream/handle/123456789/13350/Livro_Amap%C3%A1.pdf?sequence=8&isAllowed=y

  • MEANDROS ABANDONADOS ME TIROU DA QUESTAO .


ID
2792971
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 a população de Macapá chegou a 474.706 habitantes. Este número indica que a capital

Alternativas
Comentários
  •  a) recebe grande número de imigrantes da Guiana Francesa. Pelo contrário, os macapaenses que emigram para Guiana Francesa.

     b) deve seu crescimento, principalmente, às migrações de brasileiros de outras regiões. Ao crescimento vegetativo: natalidade - mortalidade.

     c) concentra mais da metade da população do Estado. É o município mais populoso do Estado e, levando em conta que o Estado tem cerca de 800 mil habitante hoje, concentra mais da metade da população mesmo. 

     d) é a menos populosa entre as capitais da Amazônia. A CAPITAL é muito populosa. Em termos de taxa populacional por ESTADO que o Amapá tem a 2ª menor taxa do Brasil (1ª = Roraima), porque há concentração no sudeste do Amapá, onde estão os dois municípios mais populosos: Macapá e Santana (quase 70% de toda a população do Estado).

     e) deve atingir um milhão de habitantes até 2025. Muito difícil crescer praticamente o dobro em tão pouco tempo, apesar do elevado índice de crescimento populacional, acima da média do Brasil.

  • c)

    concentra mais da metade da população do Estado.

  • Macapá > Santana, Mazagão, Oiapoque, Laranjal do Jari, Pedra branca...

  • Quem estiver estudano para o SEAD chama no whats 96 9127-3003

  • VC PASSOU !!!

  • Que a Big Big pegue no pipi de quem errar uma questão dessa.


ID
2792974
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Macapá (RMM) foi criada em 2003 e era formada apenas por dois Municípios: Macapá e Santana até 2016, quando foi incluído o Município de Mazagão. Sobre esta RMM são feitas as afirmações:

I. Mesmo tendo sido criada há mais de uma década, os sistemas de gestão metropolitana ainda não foram implantados.
II. A incorporação de Mazagão representou um aumento da concentração demográfica, atingindo cerca de 45% da população do estado.
III. A RMM deverá otimizar o uso de recursos públicos, além de captar mais recursos de convênios com o governo federal.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II. A incorporação de Mazagão representou um aumento da concentração demográfica, atingindo cerca de 45% da população do estado

    esta errada pois apresenta mais de 50% da população cerca de 585.893 habitantes segundo a Estimativas de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

     

  • a)

    I e III. 

  • Não entendo o que leva alguém a escrever um comentário tão óbvio, como apenas repetir a alternativa correta, não acrescentando nenhum conhecimento.

  • Edvado tem gente que nao paga o qconcurso e nao tem como saber concerteza qual o gabarito. sendo assim é util esse comentário obvio.

  • O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL

    A Região Metropolitana de Macapá abrange as duas principais cidades do Amapá, Macapá e Santana. Mazagão não está contemplada na Lei Complementar de 2003, entretanto está na dinâmica instalada entre as três cidades que consiste em fluxo de pessoas e mercadorias. Comissões de estudo na Assembleia Legislativa e governo estadual agregaram o município de Mazagão na RM, que está relacionado à formação de novas redes de infraestrutura que em breve existirão com a ponte sobre o rio Matapí. 

    Fonte: S. C. O. Silva, J. A. Tostes, J. F. C. Ferreira 

    Todavia, é importante esclarecer, que Mazagão já esta contemplado, vide a lei:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 112, DE 09 DE ABRIL DE 2018

    Dispõe sobre a regulamentação da Região Metropolitana de Macapá – RMM e dá outras providências.

    CAPÍTULO I

    DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACAPÁ 

    Art. 1º Integram a Região Metropolitana de Macapá - RMM os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, face ao que dispõe nos incisos XX do art. 21, IX, do art. 23 e I, do art. 24, no § 3º, do art. 25 e no art. 182, da Constituição Federal e Lei nº 13.089/2015 – Estatuto da Metrópole.

  • Iord .... Verdade.. eu sempre coloco, quando não tem comentários... Ponho o Gabarito.


ID
2814112
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O significado do nome “Macapá” remete

Alternativas
Comentários
  • A toponímia é de origem tupi, como uma variação de "macapaba", que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região (Oenocarpus bacaba). Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, porém, o topônimo "Macapá" possui origem no termo da língua geral setentrional macapaba, que significa "lugar de macabas" (macaba, macaba + aba, lugar). Segundo o Dicionário Aurélio, "macaba" é uma árvore frutífera sertaneja.

    questao muito mal elaborada.

  • Questão digna de anulação.

    O nome Macapá é uma variação de Maca-paba, que na língua dos índios quer dizer: estância das Macabas ou lugar de abundância da bacaba. Bacaba é um fruto gorduroso originário da "Bacabeira", uma palmeira nativa da região, de onde se extrai um vinho de cor acizentada, típica e muito saborosa.

    Logo, sim foi baseada na flora da região com relação profunda indígena.

  • O comando da questão deveria ser: "Marque a alternativa menos errada".

  • CARA QUE QUESTAO É ESSA....AS RESPOSTAS NAO TEM NADA A VER COM O COMANDO ....

  • GABARITO: à língua tupi e aos indígenas nativos da região, homenageados em alguns espaços museográficos da cidade, a exemplo das casas dos índios Palikur e Waiãpi que se encontram no Museu Sacaca. 

  • Que eu saiba Macapá se derivou do nome da fruta Macapba, conhecida hoje em dia como bacaba... affs. Complicado essas bancas.

  • Concordo cm Regiane Costa.... Tanto q acabei marcando C

  • Marquei C mas é o gabarito A??? Concordo com os colegas, questão mal feita e passível de anulação.

  • Os índios tucujus não são homenageados na bandeira do Estado do Amapá, portanto, a letra C está errada.

    Logo a alternativa correta é a letra A.

  • Macapá se originou de um destacamento militar fixado no mesmo local das ruínas da antiga Fortaleza de Santo Antônio, a partir de 1740. Este destacamento surgiu em razão de constantes pedidos feitos pelo governo da Província do Grão Pará e Maranhão (a quem as terras do Amapá estavam juridicamente anexadas), João de Abreu Castelo Branco, que desde 1738, sentindo o estado de abandono em que se encontrava a Fortaleza, solicitava à Coroa portuguesa providências urgentes.

    Em 1740 veio a resposta do rei português D. João, que não só autorizou o governador do Pará a construir um fortim no mesmo local das ruínas da fortaleza de Santo Antônio, como também enviou um projeto de construção de um pequeno forte idealizado pelo sargento-mor Manuel de Azevedo Fortes e pelo engenheiro-mor do reino, Miguel Luís Alves. Deste forte originou-se Macapá.

    Depois que D. José I assumiu o trono português, o Marquês de Pombal assumiu o ministério real e nomeou, em seguida, seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado para o comando das Armas da Província do Pará, assim como para a presidência da própria província, gozando de plenos poderes para promover a fundação e colonização de vilas na Amazônia Setentrional. É nesta época que Macapá assiste à chegada dos colonos dos Açores.

    Em 2 de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado instala os poderes Legislativo e Judiciário da vila, e em 4 de fevereiro, dois dias depois, eleva o povoado à categoria de vila. A emancipação de Macapá despertou a cobiça de holandeses, ingleses e franceses que ameaçavam a todo custo invadir a vila. Após intensa campanha Mendonça Furtado vem a falecer, não realizando o sonho de ver Macapá fortificada condignamente.

    A grande fortaleza só foi inaugurada em 19 de março de 1782, 18 anos depois de iniciados os trabalhos. Erguida a imponente fortaleza, a vila começou a desenvolver-se, sempre gozando das vantagens inerentes à sua qualidade de centro militar, até os dias que precederam à proclamação da Independência do Brasil.

    Macapá cresceu à sombra desta fortaleza, testemunho do esforço luso-brasileiro na conquista, colonização e manutenção da Amazônia e representa a mais vigorosa afirmação do domínio português no Território do Amapá. Teve papel relevante no laudo arbitral de Berna, em 1º de dezembro de 1900.

    O topônimo é de origem tupi, com uma variação de macapaba, que quer dizer lugar de muitas bacabas, um fruto de palmeira nativa da região.

    Fonte: Macapá Amapá- Biblioteca IBGE

  • Não tem como ser a C... Não tem nenhum emblema homenageando os Tucujus na bandeira do Amapá.

  • Vale lembrar também que o nome "AMAPÁ" está associado a um Árvore da região.


ID
2814115
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A história do Amapá, desde a fundação de Macapá até o final do século XIX, foi marcada

Alternativas
Comentários
  • A área que hoje pertence ao Amapá, nem sempre teve sua configuração cartográfica como hoje, na verdade seu espaço foi fruto de muita discussão diplomática envolvendo até mesmo conflitos pela posse da terra.

    Dentre elas destacam-se a questão Franco-Lusitana:

    •Tratado Provisional 04/03/1700 (onde neutralizava a área entre os rios Oiapoque e Araguari);

    •Tratado de Ultrech 11/04/1713 (que definia a fronteira do Brasil com a França pelo Rio Oiapoque);

    •Laudo de Berna (ou Suíço) 01/12/1900 ( em favor do Brasil, dizendo que o rio Vicente Pinzón era o mesmo Rio Oiapoque e a mesma fronteira do tratado de Ultrech, assim o Amapá é incorporado ao Estado do Pará. O representante no litígio foi Barão do Rio Branco (José da Silva Paranhos Júnior), a vitória jurídica de Rio Branco só foi possível devido à obra de um outro profundo conhecedor da geografia e do direito internacional: Joaquim Caetano da Silva que em sua obra "Oyapoque et la Amazone", aprofundando-se nos detalhes técnicos e fisiográficos desta região, e que serviram de base para a tese do diplomata Brasileiro.

    P/s citei apenas os tratados mas durante o período ocorreram muitos outros acontecimentos concernentes ao tema. 

     

  • Sobre a alternativa D: a Guerra da Lagosta (1961) consistiria na invasão e anexação da Guiana Francesa ao território brasileiro e apesar de ocorrer o treinamento de militares, a ocasião em questão foi abortada.

  • GAB: B

  • GABARITO (B).

    Por conflitos fronteiriços e litígios internacionais que demandaram esforços de Portugal e depois, da diplomacia brasileira para defender, fundamentados documentos históricos e mapas, a posse do território.

  • VAI DE "B"

    Por conflitos fronteiriços (PORTUGAL VS FRANÇA) e litígios internacionais que demandaram esforços de Portugal e depois, da diplomacia brasileira para defender (BARÃO DE RIO BRANCO FEZ COMO NÓS, ESTUDOU ANTES DA PROVA E PERANTE O ARBITRAMENTO INTERNACIONAL REALIZADO POR WALTER HEUSER E OUTROS CONSEGUIU PROVAR QUE O LIMITE ENTRE BR E FR ERA DEFINIDO PELO RIO OIAPOQUE), fundamentados documentos históricos e mapas, a posse do território.


ID
2814118
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O dia 5 de outubro é uma data comemorativa no calendário estadual do Amapá, em que se celebra a criação do estado. Esse fato, importante na história do Amapá, também marcou

Alternativas
Comentários
  • Este ano de 2018 a CF/88 completou 30 anos.
  • Realmente mesmo o Amapá ser criado em 1943, era apenas um Terretório Federal como Roraima, com a promulgação da Constituição Federal em 05 de Outubro de 1988, foi recepcionado dando lhe Autonomia e juntou aos demais Estados membros da Federação.

  • GAB: E

    Tanto o Amapá quanto Roraima foram elevados a Estado da Federação quando promulgada a atual Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988 (conforme expressa o art. 14 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

  • GABARITO (E).

    Questão pão com Mortadela: Gostoso, Barato e Fácil de se Fazer!

    A história de outro ex-território federal, Roraima, que junto com o Amapá, passou à condição de estado em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da mais recente Constituição brasileira.

  • É bom dizer que a ditadura militar findou em 1985, sendo que a CF foi promulgada em 1888, por isso o erro da alternativa B em dizer que "marcou o último ano da ditadura".


ID
2814121
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Homenagens ao Divino Espírito Santo integram parte de algumas das festividades populares no Amapá. As celebrações do Divino remontam, historicamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB.: A

    "A Festa do Divino é uma comemoração popular de rua, tipicamente folclórica. Esta celebracão é uma manifestação espontânea e tem aceitação coletiva. A mesma festeja um evento cultuado pela Igreja Católica, o Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos."

  • PUTZ ... NUNCA OUVI FALAR NESSA FESTA ... E OLHA QUE MORO AQUI A 24 ANOS


    GAB A

  • GAB: A

    Os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo são de origem tipicamente açoriana. Inclusive, os primeiros recrutados para povoar Macapá, em 1752, eram famílias portuguesas de origem açoriana.

    DETALHE!

    No Amapá atual os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo acontecem todo ano em duas localidades: em Macapá (entre o Sábado de Aleluia e o Domingo do Senhor - o primeiro domingo após Corpus Christi) e em Mazagão Velho (em agosto), pelo menos desde o final do século XIX.

    Acontece que hoje em dia, em Macapá, esse festejo popular é mais divulgado com o nome de "Ciclo do Marabaixo", porque é durante esse festejo mais que centenário que acontecem as tradicionais rodas de marabaixo: são as comunidades negras do Laguinho e da Favela que mantêm a tradição de homenagear o Divino Espírito e a Santíssima Trindade com missas, novenas e ladainhas (na parte religiosa), rodas de marabaixo, bailes e almoços (na parte profana). Em Mazagão Velho, é também a comunidade negra dessa vila histórica que mantém a Festa do Divino com missas, novenas, ladainhas, rodas de marabaixo, procissões e com a coroação da Imperatriz. Mas a Festa do Divino de Mazagão Velho é pouco conhecida ou divulgada, mesmo no Amapá.

    Ciclo do Marabaixo 2019: https://selesnafes.com/2019/04/comeca-mais-um-ciclo-do-marabaixo-veja-a-programacao-de-2019/

    Missa do Divino e Coroação da Imperatriz em Mazagão Velho: https://www.youtube.com/watch?v=OQmkfV5wngk

    Marabaixo de Rua em Mazagão Velho: https://www.youtube.com/watch?v=Xz5GHyNFyAg

  • GABARITO (A).

    A colonização portuguesa e à tradição católica que se consolidou em Portugal e em muitas de suas colônias, de festejar santos e o Espírito Santo.

    Acertei essa porque lembro do Padre Francivaldo sempre falando nas missas da São Benedito. Rsrsrs

  • Por fazer parte do Ciclo do Marabaixo, imaginei que tivesse haver com sincretismo relogioso, que é a mistura da Religião Catolica com as entidades da Ubanda e Candomble, fiquei muito surpreso com o Gabarito, pensei que fosse a errada...

  • Espírito santo e Santíssima Trindade vai além de uma história, enfim...


ID
2814124
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes características:


I. Temperaturas médias mensais acima de 30 °C.

II. Menores volumes de chuvas entre agosto e novembro.

III. Forte atuação das massas de ar equatoriais e tropicais.

IV. Elevada amplitude térmica mensal e anual.


O clima de Macapá apresenta as características

Alternativas
Comentários
  • massas met/mec

    Doutrina do Professor Andlé ( clube do concurso )

  • I - A temperatura média mensal não é acima dos 30ºC?


    Um pouco confuso a FCC adotar essa perspectiva, mas fazer o que né...

  • II. Inverno JAN - JUL

    Verão AGO - DEZ


    III. VERÃO: met- massa eguatorial tropical

    GABARITO: B


  • MET ainn kkkk

  • meio confuso essas respostas kkkkk

  • HAHAHA QUE OPÇÕES SÃO ESSAS?

    GAB C

  • I. Temperaturas médias mensais acima de 30 °C.

    Errado. A temperatura média é de 27º


    II. Menores volumes de chuvas entre agosto e novembro.

    Correto, pois a ausência dos ventos alísios neste período ocasiona um período de seca (estiagem) , tendo entre os meses de Dezembro e Julho o período de chuvas.


    III. Forte atuação das massas de ar equatoriais e tropicais.

    Correto. essas são as massas de ar que circulam na nossa região


    IV. Elevada amplitude térmica mensal e anual.

    Errado. Amplitude térmica é o mesmo que Variação de temperatura. No Amapá, a amplitude térmica é baixa, pois a temperatura não sofre muitas variações. Trocando em miúdos: a cidade é quente o tempo todo!


    Gabarito letra C

  • Meu c* que a temperatura média mensal não é quase sempre de 30 graus. Mesmo na época de "inverno" onde se chove bastante à temperatura fica muitas vezes abaixo de 30.. Mas enfim, os itens II e III estão corretos e o gabarito é o C

  • 26.6 °C é a temperatura média em Amapá. No mês de Setembro, o mês mais quente do ano, a temperatura média é de 27.5 °C. A temperatura mais baixa de todo o ano é em Fevereiro, a temperatura média é 25.6 °C

    Lembrando que é uma média de todas as temperaturas do ano, não o máximo que ela pode alcançar!

    gab c

  • Jamais pensei q fosse 27 graus a média.... Sla sensação é de 40 gruas aqui.... muito quente o ano todo....até no meu inverno.

  • A temperatura média varia entre 26 e 28ºC no decorrer do ano. As Máximas ultrapassam fácil os 30ºC


ID
2814130
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2015, Macapá representava 65,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Amapá. Esta participação mostrou

Alternativas
Comentários
  • a disparidade econômica entre Macapá e as demais cidades amapaenses. 

  • Gab D, com o avanço da modernizaçao fluvial e terresrte, macapá está escoando seus produtos para os municípios do interior, com isso a economia do Estado gira em torno da capital.

  • Desigualdade econômica entre Macapá e as demais cidades amapaenses.

    CORRETO!


    "Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas!"


ID
2814133
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Geógrafos que estudam a dinâmica urbana do Amapá utilizam a expressão Aglomerado Urbano Macapá-Santana porque

Alternativas
Comentários
  •  c)

    as duas cidades apresentam fortes complementaridades urbanas, como por exemplo, o aeroporto localizado em Macapá e o porto em Santana.  

  • Macapá é a capital do estado do Amapá, nesta cidade está localizado o aeroporto (conexão com o restante do país) e, também, a ligação com o restante do estado a partir das rodovias federais e estaduais, constituindo-se no principal centro de distribuição de bens e serviços da Amazônia Setentrional Amapaense, já em Santana, fica localizado o Distrito industrial e também as conexões na escala regional e mundial a partir dos portos com viagens para Belém, Santarém e Manaus pela via fluvial (além de outras cidades), fluxo de cargas pelo porto do Matapi e exportação de minério de ferro via Porto de Santana – Companhia Docas de Santana/CDSA – e porto da Zamin (empresa detentora dos direitos de exploração do manganês em Serra do Navio de outros minerais em Pedra Branca do Amapari no a Amapá). Segundo o IBGE (2014), os dois municípios concentram 74,2% da população do estado, apresentando, portanto, uma urbanização extremamente concentrada (Gráfico 01). 



    Partindo dessas nuances da formação socioespacial das duas cidades, defende-se aqui a passagem de Macapá e Santana para Macapá-Santana com a existência de um aglomerado urbano. Atualmente a continuidade espacial tem revelado forte tendência à continuidade territorial, materializada na existência de um aglomerado urbano formado pela sede municipal de Macapá e Santana (Imagem 1). Neste sentido, a Proposta deste artigo é analisar a produção do espaço urbano do aglomerado urbano Macapá-Santana/AP. - AUMS, adotando como referencial empírico os novos produtos imobiliários (Condomínios, Loteamentos públicos e privados, shopping centers etc.) que desde o final da década de 1980, quando o Amapá tornou-se estado, revelam o processo de expansão da forma urbana de Macapá e Santana. 


    fonte: http://romariovalentesantosgeografo.blogspot.com/2015/07/o-aglomerado-urbano-macapa-santana.html

  • Parabéns Alexandra, comentário belo e com uma grandeza de informações.

     

  • GABARITO (C).

    As duas cidades apresentam fortes complementaridades urbanas, como por exemplo, o aeroporto localizado em Macapá e o porto em Santana.

    são dois grandes modais (Porto e Aeroporto) de entrada e saída de pessoas e mercadorias.


ID
2814355
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os litígios fronteiriços entre a região do Amapá e a Guiana Francesa tiveram desfecho com

Alternativas
Comentários
  • O problema em relação à fronteira entre o território do Brasil e a Guiana Francesa se arrastava por séculos. A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul do rio. Contudo, o Tratado de Utrecht, assinado em 1713, pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul. Desta maneira, o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava que tinha direito sobre as terras ao sul do rio. Esta disputa territorial ficou conhecida como "Questão do Amapá".

    A situação se agravou a partir de 1895, quando tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, apropriando-se de aproximadamente 260 mil km². A questão necessitou de uma arbitragem internacional na Suíça. O Brasil enviou o Barão de Rio Branco para resolver o problema, já que ele também havia liderado a comitiva que venceu uma questão territorial com a Argentina. A equipe brasileira foi bem preparada, enquanto a França enviou diplomatas com pouco conhecimento, já que estava mais interessada na colonização da África. Desta maneira, no dia 1 de dezembro de 1900, o tribunal na Suíça expediu a decisão favorável ao Brasil. Como resultado, o país incorporou 260 mil km² ao seu território.

     

  • Foi o Barão do Rio Branco, conhecido por suas fortes habilidades de diplomacia, o qual foi bem preparado para a intermediação na Suiça. No entanto, a França não se preparou bem para intermediação, pois estava interessada na colonização da África.

  • Aqui deixo meu salve e agradecimentos ao nobre professor Buraslan, se eu sei o básico sobre história foi pelo Aulão Gigante do Concurso. Deus é ''mas'' e eu te amo, Buraslan. <3

  • GABARITO (D).

    Como o resultado da arbitragem suíça de 1900, conseguida com a atuação do Barão do Rio Branco.

    Não há dúvidas de que foi uma grande conquista, não é a toa que o homem tem uma escola em seu nome.


ID
2814358
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com a criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, definiu-se que a primeira capital seria a cidade de

Alternativas
Comentários
  • Quem for do Amapá e errar. É pra acabar

  • Embora a capital escolhida como capital fosse o município de Amapá de acordo com o Decreto de criação do Estado, a transferência da capital do Território para Macapá -- na margem esquerda do rio Amazonas foi justificada por razões estratégicas, em face da distância das áreas de fronteira com outros países, argumento apresentando pelo Governador Janary Nunes ao Ministério da Justiça ao qual o Território era subordinado. Na sua exposição de motivos, Janary alegou que o município de Amapá, além dos aspectos geográficos, não possuía as mínimas condições estruturais para funcionar como capital do território Federal do Amapá, conforme as determinações do Decreto de criação (5812),desta forma, Janary consegue a transferência da sede administrativa para Macapá.

  • essa questao pegou muita gente kkk

  • O Amapá que até então pertencia ao estado do Pará foi desmembrado em 13 de setembro de 1943 foi criado pelo presidente Vargas por meio do Decreto-lei n° 5.812 o Território Federal do Amapá visando fatores estratégicoseconômicospolíticos e principalmente militares. O território possuía três municípios: Macapá, Mazagão e Amapá, este último foi decretado capital. Três meses depois da criação, no dia 17 de novembro de 1943, Janary Gentil Nunes é nomeado interventor do território. Mas, ao chegar a terras amapaenses em 1944, intitula o município de Macapá como capital do território


    Então pela data no comando Gab . B

  • Questão anulável, pois o DECRETO-LEI No 6.550, DE 31 DE MAIO DE 1944. Denomina Macapá como capital do TFA em 1944!

     

    OBS: O DECRETO QUE O CLEBER JOBS MENSIONOU NÃO RELATA NADA SOBRE A CAPITAL DO TFA. PORTANTO A QUESTÃO SERIA PASSIVÉL DE ANULAÇÃO!

      Art. 4º A capital do Território do Amapá é a cidade de Macapá; a do Território do Rio Branco é a cidade de Boa Vista; a do Território de Guaporé é a cidade de Porto Velho; a do Território de Ponta Porã é a cidade de Maracajú; a do Território do Iguassú é a cidade de igual nome (vila de Xagú, ex-Laranjeiras) .

     

    Essa questão pegou quem está num nível bom!

  • A primeira capital escolhida foi Amapá, pouco tempo depois foi Macapá escolhida como capital. Essa ainda bem que sabia.

  • EM 1943, PELO DECRETO-LEI 5.812, DE 13 DE SETEMBRO, O GOVERNO FEDERAL ENTAO CRIOU O TERRITORIO FEDERAL DO AMAPÁ, DESMEMBRANDO DO ESTADO DO PARÁ, VISANDO FATORES ESTRATEGICOS. O PRIMEIRO GOVERNADOR DO TERRITORIO DO AMAPÁ SE ESTABELECEU NO MUNICIPIO DE MACAPÁ, POR CAUSA DA FACILIDADE ACESSO, EM RELAÇÃO Á CAPITAL AMAPÁ. EM 31 DE MAIO DE 1943, ENTAO, O PRESIDENTE GETULIO VARGAS DECRETOU MACAPÁ A CAPITAL DOS AMAPAENSES.

  • GABARITO (B). Essa pegou muita gente, muito choro e polêmica!

    Amapá antiga vila que se incrementou com a criação da Base Aérea do Amapá. no entanto, como "Amapá" não tinha estrutura suficiente para funcionar como como Capital, transferiu-se a Capital para "Macapá".

  • Estou adorando errar! Na hora da prova vou lembrar, rs.


ID
2814364
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A importância econômica da região conhecida como Serra do Navio deve-se à exploração

Alternativas
Comentários
  • Pelo decreto n°24.155 de 04/02/1947, publicado na mesma , o governo Federal autorizou o Governo do Amapá a firmar contrato de arrendamento com a ICOMI para exploração das jazidas, em forma de contrato como anexo ao decreto. Antes porém, em busca de recursos financeiros, a ICOMI se associou, em 1949, à empresa americana Bethlehem Steel Corporation, mas atendendo às exigências estabelecidas no contrato de concessão, a companhia brasileira manteve o controle acionário do empreendimento.

  • A importância econômica no passado sim, mas hj não mais. Acho que deveria se peguntar se a criação e desenvolvimento da cidade no passado se deveu a esse fator. Como a questão aborda o presente não se justifica como correta, mas o importante é que a galera entendeu...rsrs

  • Letra E

  • Principais atividades econômicas do Amapá no século XX: Projeto ICOMI, Projeto Jari e Projeto Calha Norte.

  • GABARITO (E).

    Questão Pão com Mortadela: Gostoso, Barato e Fácil de se Fazer!

    Exploração de ricas jazidas de manganês, concedidas à ICOMI nos anos de 1950.

    Foi um dos maiores investimentos já feitos no interior do amapá, hoje a ICOMI fica só na lembrança de quem trabalhou na firma.

  • Se errar essa...

  • Serra do Navio se liga à exploração do manganês ... rapidinho de resolver!


ID
2814373
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em reportagem de janeiro de 2018 no Diário do Amapá lê-se o seguinte:

O setor do agronegócio vive um momento de franca expansão no Amapá, tendo registrado um forte aumento no volume de produção no ano passado, levando um produto, em especial, ao patamar de terceira maior riqueza exportada para países como China, Espanha, Israel e México.

(Disponível em: https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/entrevista/Adaptado)

O produto em expansão no estado é

Alternativas
Comentários
  • Gab: LETRA D - SOJA

  • A soja é cultivada na porção central, onde predomina o cerrado que compreende apenas 6,9% do ecossistema do Estado do Amapá. Os principais produtudos produzidos no Estado são: CASTANHA e o AÇAÍ.

  • preparem-se amapaenses para o estrago que a soja e os produtores de soja causarão em seu estado. tocantins, goiás e matro grosso mandam lembranças.

  • Também não, mano se tu não acertas essa questão, é brincadeira.


ID
2814376
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em abril de 2018 foi sancionada a lei que cria a Região Metropolitana de Macapá (RMM). Sobre essa Região são feitas as seguintes afirmações:

I. Inicialmente, a RMM era formada por Macapá e Santana, as duas cidades mais populosas do estado e que se caracterizavam por concentrar a maior parte da população amapaense; recentemente, Mazagão foi incorporado à região.
II. A integração metropolitana foi realizada desde o início da década de 2010 possibilitando ao poder público criar inúmeros serviços que atendem toda a população da região.
III. Apesar da expansão urbana da RMM, a Área de Proteção Ambiental Curiaú (APA Curiaú) mantém-se íntegra e preserva ambientes de alta diversidade paisagística.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Tema bem atual. Sim o curiaú continua preservado e não, o governo ainda não implementou melhorias.

  • A Região Metropolitana de Macapá é uma região metropolitana no estado do Amapá, instituída pela Lei Complementar Estadual n.º 21, de 26 de fevereiro de 2003, e compreende os municípios de Macapá, capital do estado, de Santana do (Amapá) e de Mazagão. Este último foi incluído em 2016.


    fonte:Wikipédia

  • C I. Inicialmente, a RMM era formada por Macapá e Santana, as duas cidades mais populosas do estado e que se caracterizavam por concentrar a maior parte da população amapaense; recentemente, Mazagão foi incorporado à região. Após a sanção da lei Mazagão passou a ser incluída a Macapá e Santana, além disso o município será beneficiado em 2018 com recursos oriundos de emendas coletivas de bancada em R$12 milhões.

    E II. A integração metropolitana foi realizada desde o início da década de 2010 possibilitando ao poder público criar inúmeros serviços que atendem toda a população da região. Idem ao anterior.

    C III. Apesar da expansão urbana da RMM, a Área de Proteção Ambiental Curiaú (APA Curiaú) mantém-se íntegra e preserva ambientes de alta diversidade paisagística.  Perfeita!

  • Dizer q a APA do Curiau mantem-se integra é forçar a barra.
  • C I. Inicialmente, a RMM era formada por Macapá e Santana, as duas cidades mais populosas do estado e que se caracterizavam por concentrar a maior parte da população amapaense; recentemente, Mazagão foi incorporado à região. Após a sanção da lei Mazagão passou a ser incluída a Macapá e Santana, além disso o município será beneficiado em 2018 com recursos oriundos de emendas coletivas de bancada em R$12 milhões.

    E II. A integração metropolitana foi realizada desde o início da década de 2010 possibilitando ao poder público criar inúmeros serviços que atendem toda a população da região. Idem ao anterior.

    C III. Apesar da expansão urbana da RMM, a Área de Proteção Ambiental Curiaú (APA Curiaú) mantém-se íntegra e preserva ambientes de alta diversidade paisagística.  Perfeita!

  •  A integração metropolitana foi realizada desde o início de 2003.. com a lei complementar 0021..

  • O curiaú está preservado....mas na ÍNTEGRA...SE tem vários balneário lá...

    Eu consideraria essas errada....mas fazer o q a BANCA ACHOU Q ERA CERTA.


ID
2822377
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere que, numa situação hipotética, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar uma pesquisa sobre o perfil dos indivíduos com mais de 50 anos residentes em Macapá. O objetivo é coletar informações como subsídio para a elaboração de um projeto de prevenção da obesidade nesta faixa etária. Decidiu-se realizar a pesquisa com os usuários das unidades de saúde da rede municipal. Serão abordados tópicos como hábitos alimentares, frequência de atividade física e histórico médico familiar. Questionários com perguntas fechadas serão entregues para todos os indivíduos na faixa etária indicada que forem atendidos nas unidades de saúde, devendo ser devolvidos na recepção ao fim do atendimento. Após o encerramento do período de coleta de dados, os questionários serão encaminhados para a área responsável pela pesquisa, a fim de que ocorra a digitação dos dados.


Quanto à pesquisa descrita acima,

Alternativas
Comentários
  • Resposta:

    Letra e

  • ...realizar a pesquisa com os usuários das unidades de saúde da rede municipal.



    E) a fim de garantir a representatividade dessa pesquisa, é necessário um levantamento prévio da proporção de munícipes na faixa etária considerada que utilizam as unidades de saúde. 

  • Questão mal elaborada

  • Essa questão nunca foi de história e geografia rsrsrs

  • Nunca nem vi!

  • Questão de Administração Geral e Pública. e não história e geografia do Amapá!

    Indicadores de desempenho, BSC, PDCA, SWOT, RACI, SCRUM.

    Essa eu deixo para o Rodrigo Rennó.

  • Parece até brincadeira uma questão dessa. Vou te contar.


ID
2850718
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As principais conquistas portuguesas obtidas pelo Tratado de Utrecht (1713) em relação às pretensões francesas na Amazônia foram:

Alternativas
Comentários
  • 11 de abril de 1713__ Tratado de Utrecht, estabelecia o limite entre a Guiana Francesa e o Amapá pelo rio Oiapoque e que a França abdicava das terras em Litígio.

    GABA a

  • Letra a) o reconhecimento do Rio Oiapoque como fronteira entre as possessões francesas e portuguesas e a posse das duas margens na Foz do Rio Amazonas

  • A POSSE DAS DUAS MARGENS NA FOZ DO RIO AMAZONAS???

  • Art 8° do Tratado de Utrecht: "Determinava a fronteira pelo Rio Oiapoque, o Vicente Pizón, em caráter perpétuo."


ID
2850721
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante a Cabanagem, guerra civil que marcou o território do Grão Pará em meados do século XIX, o atual território do Amapá serviu como

Alternativas
Comentários
  • CABANAGEM:

    Local de concentração de forças legalistas, principalmente em MACAPÁ e MAZAGÃO, amparadas pelas elites locais e contrárias aos cabanos.

  • Gabarito B

  • Os cabanos, em menos de um dia, atacaram e conquistaram a cidade de , assassinando o presidente Lobo de Souza e o Comandante das Armas, apoderando-se de uma grande quantidade de material bélico.

    No dia 7 de janeiro, Clemente Malcher foi libertado e escolhido como presidente da província e  para Comandante das Armas.

    O governo cabano não durou muito tempo, pois o novo presidente, Félix Malcher - tenente-coronel, latifundiário e dono de engenhos de açúcar - era mais identificado com os interesses do grupo dominante derrotado, sendo deposto em 19 de fevereiro de 1835, com o apoio das classes dominantes, que pretendiam manter a província unida ao .

  • Hum.. Interessante!

  • História do Pará na veia S2


ID
2850724
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o texto abaixo.


Com o aprofundamento da guerra, Vargas teve que escolher o lado norte-americano, uma vez cortadas as relações marítimas com a Europa. Conquistou mais ganhos materiais que nenhum outro país do continente, como armamentos e treinamento de uma tropa para lutar na Europa, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), e dinheiro para instalação da primeira grande siderúrgica latino-americana, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) de Volta Redonda. Em troca, forneceu matérias-primas e produtos estratégicos, como a borracha, e cedeu 16 bases em território nacional para ocupação de soldados e oficiais dos Estados Unidos, como a Base Aérea do Amapá. Com a construção dessa Base, antes mesmo do Amapá se tornar território, o governo central demonstrou na prática a importância das terras amapaenses para o Brasil e para o mundo em guerra. Por conta da expansão alemã pela Europa e a África, o litoral norte do Brasil se tornou estrategicamente crucial, para concentrar as forças armadas que pudessem combater os nazistas nessa altura do Oceano Atlântico.

(Adaptado de: CAVLAK, luri e GRANJER, Stéphane. Entre criação do Amapá e intercâmbios econômicos, as consequências da Segunda Guerra Mundial nas relações entre o Brasil e a Guiana Francesa Revista Fronteiras & Debates, Macapá, v. 1, núm, 1,2014, pp. 69-70)


Segundo o trecho acima,

Alternativas
Comentários
  • A Doutrina da Segurança Nacional (DSN)

    O governo Vargas defendia a necessidade de defender as regiões de fronteira de possíveis ataques do EIXO (Alemanha, Itália e Japão) durante a segunda Guerra Mundial. O Amapá destacava-se em função da existência de uma base aérea e militar construída pelos Estados Unidos em 1942. Vargas afirmava ainda que estas áreas necessitavam ser integradas ao contexto nacional. Esta integração seria econômica, social, administrativa e cultural.

     

    GABA c

    Não dá pra não responder estas questões sem um "quê" de ranço dos americanos

  • GABARITO LETRA C

    Os trabalhos de construção da Base Aérea de Amapá tiveram início em 1941, que foi montada como ponto de apoio para as Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial, na década de 1940.

    Localizada no estado do Amapá, a 302km da capital Macapá,a base fazia parte da rota aérea do Atlântico Sul, que começava em Miami e terminava no Brasil, principalmente no nordeste, onde era o ponto mais próximo para a travessia do oceano com destino ao continente africano e depois europeu.

     

  • Texto da questão com a resposta: https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/article/view/1512/844


ID
2850727
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São características demográficas do estado do Amapá: 

Alternativas
Comentários
  • Conforme dados do último Censo Demográfico de 2010,realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), a taxa média de crescimento anual está entre as maiores do país: 3,4%. Essa taxa é consequência do grande fluxo migratório com destino ao Amapá, além do crescimento vegetativo. Pouco mais de 600 mil amapaenses residem em áreas urbanas, o que corresponde a 89,8% da população. A zona rural é habitada por 68,1 mil habitantes, respondendo por 10,2%. Com relação ao sexo, 50,1% são homens e 49,9%, mulheres.

     

    GABA b

  • Gabarito letra B

    -> O Amapá passa pelo chamado período de transição demográfica, no qual ocorre um maior envelhecimento da população em detrimento da quantidade de crianças e adultos.

    -> Pode-se observar tal fenômeno nas pirâmides etárias. A base, que antes era muito alargada, agora vem diminuindo, e o topo da pirâmide (idosos) passa a crescer gradualmente.

    -> O Amapá é o 1º Estado no ranking dos países com mortalidade infantil

    -> De acordo com o IBGE de 2010, o Amapá possui IDH de 0,708, sendo o 12º lugar no ranking de 27 Estados. Nesta parte, a letra "C" estava correta.

    -> Segundo o IBGE(2010), a faixa etária que predominava em 2010 era a de pessoas entre 10 e 14 anos.

  • Eu só quero saber oque o texto trouxe para a resolução da questão

  • Sempre vá direto ao comando da questão, isso otimiza seu tempo (que é precioso na hora da prova). #FicaADica

  • Alternativa c ERRADA, PORQUÊ?

    A taxa de mortalidade infantil em estados do Norte do país está acima da média nacional. É o que mostra o estudo “Cadê? Brasil – Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas”, que traz as informações com foco na primeira infância.

    Enquanto a taxa média nacional de mortalidade infantil é de 12%, Roraima aparece em primeiro lugar no ranking, com índice de 20%. A cada 1.000 bebês nascidos vivos, 20 morrem durante o primeiro ano de vida no estado.

    Amapá vem logo depois, com 18%. Em seguida vem o Acre, com 16%; Amazonas e Pará, com 15%, e Rondônia, com 14%.

    Ou seja, o Estado do Amapá não tem a menor taxa de mortalidade da região norte, muito pelo contrário, o estado do Amapá tem a segunda maior taxa.

    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - Amapá é 0,708, em 2010, o que situa essa Unidade Federativa (UF) na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). A dimensão que mais contribui para o IDHM da UF é Longevidade, com índice de 0,813, seguida de Renda, com índice de 0,694, e de Educação, com índice de 0,629.

    Fonte: PNUD, Ipea e FJP

    Logo, o erro da questão é afirmar que o Estado do Amapá tem a menor taxa de mortalidade infantil, o que não é verdade.

  • Chata é pouco! Quanto mais estudo, menos sei :(


ID
2850730
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Criado em 22 de agosto de 2002, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) apresenta, dentre outras, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • UM PARQUE NACIONAL: é uma área de conservação, geralmente de propriedade estatal, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e cênica,possibilitando a realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    ✔O parque nacional do Tumucumaque fica no Amapá, na região do Oiapoque;

    ✔Fica no Amapá na fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname;

  • Gabarito letra A

    ->O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada nos Estados do Amapá e do Pará.

    -> O território do parque abrange uma área de 38.464km², pouco menor que a da Suíça. Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil e também o maior parque de floresta tropical do mundo. O parque, que ocupa 26,5% da área total do Estado do Amapá , está inserido na região conhecida como Escudo das Guianas, ao norte da planície amazônica.

    -> No parque existem florestas primárias intocadas. A área do parque é coberta por floresta ombrófila densa do tipo submontana.

    Fonte: Wikipédia (o bom e velho)

    -> (In)felizmente, a FCC exige do candidato o conhecimento de alguns termos técnicos para responder as questões. Portanto, não basta o conhecimento de geografia regional básica para responder as questões da banca.

  • GABARITO LETRA A

    B) Localiza-se na Bacia Sedimentar Amazônica (ERRADO), localiza-se no ESCUDO DAS GUIANAS

    Predominio de Floresta Aluvial Aciculifoliada (ERRADO) LATIFOLIADA

    C) Abranger 6 municipios do estado (ERRADO) Abrange 5 no Amapá e 1 no Pará

    D) faz Fronteira com 2 países (Guiana e Surinare) e NÃO com 1

    E) NÃO esta localizado INTEGRALMENTE em terras amapaenses, PARAENSES tambem.


ID
2850733
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre aspectos econômicos do estado do Amapá.


I. Os principais setores industriais do estado são: Madeira/Mobiliário e Minerais não metálicos.

II . Em 2013, as atividades agropecuárias e industriais, somadas, corresponderam a 55% do PIB do estado.

III . Em 2012, o maior PIB per capita foi registrado no município de Mazagão, enquanto que o menor foi registrado no município de Amapari.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • Item I e III corretos

    LETRA (C)

  • O setor industrial não é muito desenvolvido, entretanto, esse segmento da economia vem aumentando de forma significativa no estado, com destaque para os setores de mineração e alimentação.

  • Nem existe o município de Amapari
  • I. Os principais setores industriais do estado são: Madeira/Mobiliário e Minerais não metálicos.

    Participação percentual do setor no PIB industrial.

  • PEDRA BRANCA DO AMAPARI

  • @JosiasSouto Pedra Branca do ampara !
  • ta mais errado do q certo isso. Mazagão . affff. deu vontade até de comer conserva depois dessa . somente para filosofar

  • I. Os principais setores industriais do estado são: Madeira/Mobiliário e Minerais não metálicos. Exportações e Importações do Amapá: Em 2018, os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) apontam que o valor total das exportações realizadas pelo Amapá foi de 284,96 milhões de dólares, que foram distribuídas da seguinte maneira: 63% - Ouro 22% - Madeira 7% - Soja 7% - Outros produtos II . Em 2013, as atividades agropecuárias e industriais, somadas, corresponderam a 55% do PIB do estado. A atividade agropecuária é pouco desenvolvida, e sua produção não é suficiente para suprir a demanda estadual, havendo, portanto, necessidade de importar boa parte dos alimentos consumidos pela população. III . Em 2012, o maior PIB per capita foi registrado no município de Mazagão, enquanto que o menor foi registrado no município de Amapari. Considero esta questão errada! No site do G1 Amapá, em 13/12/2014, foi noticiado que Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio apresentaram as maiores rendas per capitas do estado em 2012. Pedra Branca do Amapari: Renda R$ 22.392 a cada habitante; Serra do Navio: R$ 22.261 por habitante. Ressalto que esse índice é a soma de toda riqueza produzida dividida pelo número de habitantes da cidade. Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/12/pib-do-ap-surpreende-com-renda-capita-de-cidades-fortes-em-mineracao.html
  • primeiro, vtnc cobrar dados tão específicos de 2012 e 2013 numa prova de 2018. Segundo, o site portal da indústria (http://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/estado/ap) indica que a extração de minerais não metálicos corresponde a somente 0,7% da produção industrial, estando em 5º lugar, atrás de "serviços industriais de utilidade pública", "construção", "madeira" e "alimentos".

    As provas de conhecimentos regionais da FCC são um desastre.

  • Não sabia que no Amapá tinha um município chamado Amaparí.

  • Wenderson dias raxei com seu comentário kkkkk

  • Apesar de a questão tida como correta ser a mais escolhida pelos colegas, obteve até agora tão somente 34,6% dos votos. O comum é a questão correta obter mais de 50% das escolhas. Quando é menos, é porque o negócio é mau elaborado.

  • Questão mal feita. O AP se destaca pela extração de minerais METÁLICOS, como OURO, MANGANÊS e BAUXITA. A questão fala de minerais NÃO METÁLICOS, claramente errada. Na época nem lembro se fiz recurso da questão, mas acho que sim!

  • Município de Amapari kkkkkkk piada!

  • Quem fez essa prova entrou com recurso nessa questão? Pq não é possível que tenham validado.

ID
2850868
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre as tentativas de criação de uma província autônoma, separada do Grão Pará, com sede administrativa em Macapá, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Oiapóquia (também conhecida como Oyapóckia, ou Oyapókia) foi um projeto de lei do senador  em 1853, apresentado na Assembleia Geral Legislativa do Brasil, no , para criação de uma província na fronteira do extremo norte do Brasil onde a capital seria . Objetivando uma divisão na região amazônica para prover a segurança das fronteiras, que eram extensas e abandonadas. Este projeto inicialmente foi rejeito.

    Em 1873, Cândido Mendes retorna com o projeto, modificando o nome da província para Pinsônia, em homenagem ao navegador . A nova representação veio assinada por 387 macapaenses rebatendo argumentos utilizados pelo opositores paraenses de que na região seria inabitável pelo fato de oferecer riscos à saúde. Porém não obtiveram êxito.

  • Cândido Mendes era SENADOR

  • Em 1853, e outros deputados apresentaram à Assembleia Geral Legislativa do Brasil um projeto de lei que propunha a criação da província de “Oyapóckia”. O projeto encontrou ressonância na população de : moradores deste lugar fizeram uma representação, solicitando àquela Câmara a aprovação da proposta. Uma vez que o projeto demorava muito para virar lei, em 1870, uma nova representação foi feita e foi assinada por 387 macapaenses. Neste documento, os assinantes rebatiam os argumentos usados por aqueles que se negavam a concordar com a criação de Oyapóckia.

    FONTE : https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Oyapokia

    CANDIDO MENDES foi deputado federal em 5 legislaturas pelo estado do maranhão e na epoca do imperio foi senador

  • Se o enunciado pede província (e as províncias morreram junto com o Império, em 1889), então cortemos tudo que retrata a república:

    A) Ciclo da Borracha (maior parte já na república)

    B) 1903 (república)

    D) Vargas e II Guerra (ambos república). Além disso, (I) na época do Vargas não existia plebiscito e (II) a questão se auto-elimina porque Grão-Pará é província do Império, que em Vargas/II Guerra já tinha acabado há muito tempo.

    E) 1988 (república). Além disso, a assertiva é absurda: porque a criação do estado nunca foi revogada.

    Por falta de opção, sobra a C.

  • Essa questão caiu de novo em Geografia e História do Amapá: na Alap 2020. A FCC copiou de si própria. Marquei rindo e acertei. Felizmente.


ID
2850871
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É considerado(a) Patrimônio histórico de Macapá, tendo sido tombado(a) em âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional:

Alternativas
Comentários
  • Letra D Fortaleza São José

  • Patrimônio H. Material

    Fortaleza de S. José de Macapá e Vila de Serra do Navio

    Patrimônio H. Imaterial

    Marabaixo e Arte Kusiwa

    Professor Aroldo, melhor professor de história do Amapá!

    #Merito

  • A fortaleza de São José de Macapá é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do séc. XVIII. Tombo histórico 22/03/1950 Inscric, n° 269. localização R. Candido Mendes N° 1611 - Central - Macapá-AP.

  • Patrimônio que gerou muitas muitas mortes na sua edificação. ( Fortaleza São José)

  • A Vila de Serra do Navio também foi tombada, porém, foi criada nos anos 50.

  • "âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional:"

    "A Vila Serra do Navio, no Amapá, que viveu os áureos tempos da exploração do manganês, foi tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro, em abril de 2010" - http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/108/

    "A Fortaleza São José de Macapá - tombada pelo Iphan, em 1950, por sua relevância histórica e arquitetônica".

    http://portal.iphan.gov.br/ap/pagina/detalhes/522#:~:text=A%20Fortaleza%20S%C3%A3o%20Jos%C3%A9%20de,S%C3%A3o%20Jos%C3%A9%2C%20padroeiro%20dessa%20edifica%C3%A7%C3%A3o.

    Gabarito - D.

  • Se atentem ao "MACAPÁ" a questão não perguntou sobre patrimônio histórico do AMAPÁ


ID
2850874
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O legado da cultura africana e o sincretismo cultural no Amapá podem ser observados em várias festividades populares, a exemplo da Festa

Alternativas
Comentários
  • Letra E São Tiago

  • Gabarito letra E

    -> O evento fundamenta-se na lenda que conta o aparecimento de São Tiago como o anônimo soldado que lutou heroicamente contra os mouros. A lenda enfoca vários personagens e passagens interessantes: Desde a conquista das terras africanas, os lusitanos, fervorosos católicos, tentaram obrigar os muçulmanos a se tornarem cristãos e aceitarem a fé em Cristo e o batismo de sua religião. Esse fato provocou a reação dos seguidores de Maomé que declararam guerra aos cristãos, estes liderados na época pelos capitães Atalaia, Jorge e Tiago.

    Fonte: https://amapaemdestaque.webnode.com.br/historia/festa%20de%20s%C3%A3o%20tiago/

  • Essa questão era pra não zerar

  • O amapaense que errar essa é um caso perdido.

  • Ha ha ha ha ha verdade Eduardo

  • Pra não zerar!

  • GABARITO E)

    Através da festa, eles revivem as batalhas em que cristãos e muçulmanos travaram..

    A festa tem sua origem ligada a lenda que conta o aparecimento de São Tiago como anônimo que lutou heroicamente contra os mouros.

    Enfoca personagens interessantes como: São Tiago, São Jorge, Rei Caldeira, Atalaia e outros.

  • Achei tão direta e fácil que pensei que fosse pegadinha e, para fugir do lugar-comum, acabei errando.

  • Se um amapaense errar, por favor, se mude para outro estado! kkkk


ID
2850880
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Zona Costeira do Amapá (ZCA), considere:

I. Com cerca de 750 km de extensão, é considerada a mais preservada e menos densamente povoada do país.
I I . A foz do rio Araguari constitui um marco divisório entre a zona costeira oceânica ao norte e a zona costeira estuarina ao sul.
I I I . Uma grande carga de sedimentos do rio Tocantins marca toda a paisagem ao sul da zona costeira.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • I - 750KM de extensão (CORRETA);

    II - Do rio araguari para o norte são bacias independentes, e desaguam no oceano atlântico. Correspondem há mais da metade das bacias hidrogáficas do estado. Abaixo do araguari todos os rios desaguam no amazonas, e consequentemente fazem parte da bacia hidrográfica do rio amazonas; (CORRETA)

    III - No caso seria o rio amazonas. (ERRADA)

    GABARITO (C)

  • A Zona Costeira do Amapá (ZCA), com cerca de 750 km de extensão, é considera-

    da a mais preservada e menos densamente povoada do país. Esta zona é subdividida

    em duas áreas influenciadas dominantemente pelas marés. Estes dois setores são:

    (i) A zona costeira estuarina ou amazônica, influenciada pelo Canal do Norte do rio

    Amazonas, e (ii) A zona costeira oceânica ou atlântica de frente para o oceano

    Atlântico. A foz do rio Araguari constitui um marco divisório entre a zona costeira

    oceânica ao norte, que tem regime de macro a mesomarés, e a zona costeira estuarina

    ao sul, que exibe mesomarés.

    A ZCA é caracterizada por uma cobertura sedimentar do tipo arenosa aluvionar,

    lamosa de várzea, de planície de maré, de lagoas costeiras e por sedimentos do

    Grupo Barreiras, que repousam sobre rochas do embasamento Pré-cambriano.

    Seis zonas podem ser observadas na ZCA: zonas de erosão, zonas de assoreamento,

    zonas de formação e migração de bancos arenosos e ilhas, zonas de progradação da

    linha de costa, zonas de acreção lamosa e zonas de deposição efêmera. Essas mu-

    danças sazonais e anuais na linha de costa, sob condições de fortes correntes de

    meso e macromarés, refletem no equilíbrio dos processos costeiros e fluviais de

    erosão e sedimentação na ZCA.

  • O Rio Tocantins entra no Pará por Marabá, é represado pela barragem de Tucuruí e corre por municípios como Moju, Igarapé-Miri e Abaetetuba, deságua na Baía do Marajó e de lá para o oceano: a leste da ilha principal do Marajó (Soure/Salvaterra), não se confundindo com a face Oeste do Marajó (Afuá, essa, sim, com estreita relação com o Amapá).

  • Gabarito: C

    O vídeo do Professor Rodrigo Bandeira explica perfeitamente bem sobre o tema:

    https://www.youtube.com/watch?v=VSQsEUgJN4w

    =)


ID
2850883
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a distribuição da população pelo estado do Amapá,

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Se alguém souber a explicação.

    Muito obrigado


  • Gabarito letra A

    -> Os municípios mais populosos do Amapá são, nessa ordem, Macapá, Santana e LARANJAL do Jari

    -> A densidade demográfica de Laranjal do Jari é de 1,29 hab/km² (IBGE/2010)

    -> De acordo com o IBGE(2010), Macapá possui densidade demográfica de 62,14 hab/km². O Amapá é considerado um Estado com densidade baixa, isto é, com uma população geograficamente concentrada.

    -> O Estado do Amapá possui alta taxa de urbanização (média de 90%)

    -> Mazagão possui densidade demográfica de 1,30 hab/km² (conforme IBGE). Calçoene 0,63 hab/km². Compare com a média estadual e veja o quanto é baixa, contrariamente ao que afirma a alternativa.

    Fonte: IBGE

  • Gostaria que estivesse uma explicação de um professor sobre esses assuntos;

  • Laranjal do Jarí é o terceiro Município mais populoso do Estado do Amapá, porém, tem uma densidade demográfica muito baixa, com cerca de 1,29 habitante por km². Ressalta-se que Laranjal do Jarí é o segundo maior município do Amapá.

  • Para acrescentar:

    A densidade Demográfica ( população relativa) é de aproximadamente 4,7 habitantes por quilômetro quadrado, portanto o estado é pouco povoado. A taxa média de crescimento anual está entre as maiores do país: 3,4%. Essa taxa é consequência do grande fluxo migratório com destino ao Amapá, além do crescimento vegetativo. Pouco mais de 600 mil amapaense residem em áreas urbanas, o que corresponde a 89% da população. A zona rural é habitada por 68,1 mil habitantes, respondendo por 10,2%. Com relação ao sexo, 50,1% são homens e 49,9% mulheres.

    Fonte: Material do professor Andlé (você passou!!)

  • LILY #

    Fonte: último senso do IBGE 2010

    Material do Professor Andlé (você passou!)

  • Assistam as aulas do professor Rodrigo Bandeira no YouTube, ele da boas dicas

  • Fiquei entre A e C. O jeito foi escolher um lado do gol e chutar. Felizmente acertei.

  • traduzindo letra A)


ID
3077821
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação do Território Federal do Amapá ocorreu por

Alternativas
Comentários
  • Território Federal do Amapá foi um  criado em  de , de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente . A região foi desmembrada do estado do , e equivalente ao atual estado do . A constituição do território se deu visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial.

    Pai Wikipedia

  • Território Federal do Amapá foi criado por Decreto-Lei em 1943, entre outras razões, atendendo a considerações estratégicas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com o fim do conflito foram priorizados os aspectos de desenvolvimento econômico e de infra-estrutura da região.

  • O Território Federal do Amapá (TFA) foi criado em 13 de setembro de 1943, pelo decreto-lei n° 5.812, durante o Governo de Getúlio Vargas, desmembrando do Estado do Pará. Visando os fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial.

  • Ficaria entre a A e a D, já que Vargas também foi uma ditadur@, mas como os historiadores só consideram "período militar" o de 1964-1985, então, por eliminação escolhi a correta. A letra B tenta fazer confusão com a atualidade: atualmente para cindir ou fundir estado é necessário plebiscito (e na época do Vargas bastava uma canetada do presidente).

  • Resposta: D

    Território Federal do Amapá foi um  criado em  de , de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente . A região foi desmembrada do estado do , e equivalente ao atual estado do . A constituição do território se deu visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial.

  • Criação em 1943 para facilitar a defesa das fronteiras (Era Vargas)

    CF/88 tornou o Amapá um estado-membro da federação

    Fonte: apostila Estratégia Concursos

  • ctrl+c e Ctrl+v nos comentários...


ID
3077824
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil e foi elevado a essa condição com a Constituição Federal de 1988. Indica características do território amapaense: região

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (A).

    Norte; domínio Amazônico; clima equatorial quente úmido.

  • A redação não deixa claro se ela quer saber em qual região do Brasil fica o Amapá (Norte) ou se ela quer saber como é a composição de cada região do estado do Amapá. Felizmente acertei por manjar o desejo da banca através das outras alternativas.

  • Uma questão dessas ninguém erra

  • Não é possível!

  • Se errar essa, volte para o início de tudo, por favooooor!


ID
3077827
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a distribuição da população amapaense é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A maior parte da população está concentrada em Macapá - que fica ao sudeste do estado.

  • B) está irregularmente dispersa. A maior parte da população está concentrada na região sul do Estado, na capital Macapá, seguido do município de Santana.

  • B) está irregularmente dispersa. A maior parte da população está concentrada na região sul do Estado, na capital Macapá, seguido do município de Santana.

  • A maior parte se concentra na capital do estado. Segundo dados do IBGE a população de Macapá em 2019 ultrapassou a marca de 500 mil habitantes, concentrando cerca de 65% da população do estado.

  • Resposta E, maior parte da população do Estado do Amapá, se encontra em Macapá ao Sudeste, com uma estimativa de mais de 503 327 habitantes em 2019.

  • norte

    nordeste. noroeste

    oeste leste

    sudoeste sudeste

    sul

    só com esse mapinha já ajuda.

  • Questão só para não zerar a prova.

  • Gabarito Letra E. A maior parte da população do Estado do Amapá se encontra na capital Macapá, com mais de 500 mil habitantes. Frase: Carpe diem, quam minimum credula postero

ID
3077965
Banca
FCC
Órgão
IAPEN-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Fortaleza de São José de Macapá, foi construída entre

Alternativas
Comentários
  • A sua construção empregou, além de oficiais e soldados, canteiros, artífices e trabalhadores africanos e indígenas. 

  • Para suceder os redutos de 1738 (Reduto do Macapá) e de 1761 (Forte do Macapá), e dar solução definitiva à fortificação da barra norte do rio Amazonas, o Governador e Capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Fernando da Costa de Ataíde Teive, dirigiu-se à vila de São José do Macapá, onde, a 2 de janeiro de 1764, em companhia do Sargento-mor Engenheiro Henrique Antônio Galucio, examinou o terreno e aprovou a planta geral da nova fortaleza (SOUZA, 1885:63; GARRIDO, 1940:26-27). Meses mais tarde, a 29 de junho nesse mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental da fortaleza, no ângulo do baluarte sob a invocação de São Pedro, na presença do governador, do Coronel Nuno da Cunha Ataíde Varona, comandante da Praça, do Sargento-mor Galucio, do Senado da Câmara e das demais autoridades civis e religiosas da vila (BARRETTO, 1958:56).

  • "A construção da Fortaleza de São José de Macapá foi iniciada em 1764 [...] Foi oficialmente inaugurada em 1782, no dia do santo padroeiro da cidade de Macapá, São José, orago da Fortaleza". Marcos Albuquerque, Arqueologia da Fortaleza de São José de Macapá, p.44.

    "A edificação dessa obra consumia cada vez mais força de trabalho, fosse ela escrava [i.e. negra africana] ou compulsória [i.e. indígenas submetidos ao Diretório dos Índios], chegando a absorver 2.598 índios e 2.394 africanos anualmente". Verônica Xavier Luna, Africanos Redesenhando a Vila de São José de Macapá, p. 48.

    Perdoem a falta de formatação da fonte bibliográfica, mas aí está!

  • gezuis, quantos erros de português

  • Vale à pena lembrar que o responsável pela obra foi o Capi.

  • Dicão: a construção começou 200 anos antes do golpe de 64 (e 100 anos antes da Guerra Civil dos Estados Unidos).

    Se conseguir gravar outra informação, a obra durou 18 anos (maioridade).

  • Fernando Costa de Ataíde Teive foi quem deu início a construção da Fortaleza em 1764 e em 1782 foi fundada por Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
  • CUIDADO !!! Os indígenas não foram escravizados ! Durante a construção da Fortaleza .

    ( Eles '' prestavam '' serviços )

    Somente os negros .

    Pra mim e pra Jesus , VOCÊ PASSOU !!!! UAAAALLLL

  • É.. quero ver no dia da prova, ficar em dúvida entre a certa e a errada e, escolher a errada! Tá fd assim.


ID
3077971
Banca
FCC
Órgão
IAPEN-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Localizada na Zona Costeira do Amapá (ZCA), a capital Macapá tem como característica climática

Alternativas
Comentários
  • Prof. Rodrigo Bandeira, o melhor professor de Geografia do Amapá. https://youtu.be/6cDjU-unZUg

  • Não tem nem Outono aqui!

  • Quem mora lá, sabe que não tem outono. Há somente duas estações ao longo do ano, verão e inverno...

  • Que outono? Só conheço duas estações aqui: verão (quente que só o inferno) e inverno.

  • Não temos outono. Temos verão com temperatura de 37 graus Celsius (tédoidé, vai pra PQP sol) e inverno. #SomosTodosClub.

  • literalmente concordo com você concurseiro

  • literalmente concordo com você concurseiro

  • Não tem outono, mas foi a alternativa que mais estava apropriada para o comando da questão.

  • Outono no Amapá? Tá de sacanagem, FCC

  • a FCC é horrorosa em conhecimentos específicos fora de SP.

  • So pra deixar claro, em lugar algum no mundo existe apenas duas estações climáticas no ano, apesar do Amapá ser no extremo norte e aparentando ter apenas verão e inverno, suas estações são definidas como qualquer outro lugar do planeta... Seria mais certo definir período mais quente e mais chuvoso e não "apenas" duas estações.

  • Até o inverno as vezes é quente que só kkk

  • Março, abril e maio é outono no AP.

    Mês mais chuvoso: Maio

    Mês mais seco: Outubro

  • GAB. A

  • 21/12 - Início do verão

    21/03 - Início do outono

    No Amapá, o primeiro semestre é caracterizado pelo período chuvoso na região.

  • Isso que dá, colocar o cabra que não é da terra pra elaborar questões.

  • Sério isso? Temos Outono e eu nunca percebi. "Égua não"....kkkkkk

  • Março e Abril são os meses que mais chove segundo o mapa que tenho aqui. No hemisfério Norte, março e abril pertencem ao inverno e primavera. É o contrário do que ocorre com o restante do país. O que a questão fez foi rasgar os conceitos de solstício e equinócio e tratar região que pertence ao hemisfério norte sob a perspectiva de quem está no hemisfério sul. Pra ficar claro, é o mesmo que dizer que em janeiro neva na Europa e é verão.

  • Pior que temos outono no Amapá..kkk

  • Outono...

    Aí dentu!!! Quem mora aqui sabe...


ID
3407074
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.  

Sobre as Terras Indígenas no estado do Amapá, é correto afirmar:  

Alternativas
Comentários
  • O estado foi um pioneiro no reconhecimento dos direitos territoriais indígenas e todas as terras reivindicadas foram demarcadas e homologadas.

  • A correta é a letra C.

    Embora, historicamente, as áreas de ocupação indígena na região fossem interligadas tanto horizontal quanto verticalmente, verifica-se que, com o processo de isolamento vivido ao longo dos últimos 200 anos, os povos da região perderam mais contato entre si no sentido horizontal do que no sentido vertical.

    Assim é que, atualmente, de leste a oeste, do Amapá ao norte do Pará, encontramos áreas de ocupação indígena separadas entre si por áreas vazias, enquanto que, do sul em direção ao norte, do lado de cá da fronteira em direção aos países vizinhos, encontramos áreas de ocupação contíguas entre si, bem como rotas de trânsito frequente entre parentes que se encontram em ambos os lados da fronteira.

    Disponível em ::<https://institutoiepe.org.br/wp-content/uploads/2020/07/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf>acesso(08.02.2022)


ID
3407077
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção:  A questão refere-se à Geografia do Amapá.  

Caracteriza o tipo climático do estado do Amapá: 

Alternativas
Comentários
  • Não apresenta grandes variações térmicas diárias ou sazonais e é controlado pela ação das massas de ar Equatorial continental e Equatorial atlântica.

  • MASSA EQUATORIAL CONTINENTAL

    MASSA EQUATORIAL TROPICAL =============MASSAS QUENTES

    MASSA EQUATORIAL ATLÂNTICA

    MASSA POLAR ANTÁRTICA=================MASSA FRIAS

  • Não apresenta grandes variações térmicas diárias ou sazonais e é controlado pela ação das massas de ar Equatorial continental e Equatorial atlântica.

    letra D

  • A assertiva correta é a alternativa D.

    As massas de ar no Brasil são predominantemente quentes. Três delas são quentes e úmidas na sua origem (equatorial continental, equatorial atlântica e tropical atlântica), uma é quente e seca (tropical continental) e outra, fria e úmida (polar atlântica). Essas massas atuam de acordo com a variação das estações climáticas.

    No verão, ocorre uma expansão das massas quentes, que recuam no inverno com a penetração da massa polar.O território do Amapá, em sua totalidade, é influenciado pelo clima equatorial superúmido, isso significa que ocorre uma grande quantidade de calor e umidade que favorece a propagação da biodiversidade. As temperaturas médias que ocorrem no Estado variam de 36ºC a 20ºC, a primeira ocorre principalmente no fim da tarde e o segundo acontece no alvorecer. O clima local apresenta duas estações bem definidas, denominadas de verão e inverno. Os índices pluviométricos ocorrem anualmente em média superior a 2.500 mm.

    Disponível em:<https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/massas-de-ar-no-brasil>

    <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-amapa.htm>


ID
3407080
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção  A questão refere-se à Geografia do Amapá.  

De acordo com o Censo Agro de 2017, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior rebanho no estado do Amapá é o de  

Alternativas
Comentários
  • BUBALINOS

    223.893 Cabeças

    BOVINOS

    36.481 Cabeças

    SUÍNOS

    29.825 Cabeças

    EQUINOS

    9.838 Cabeças

    OVINOS

    2.725 Cabeças

    FONTE: CENSO AGRO 2017

    Gabarito letra C

  • Bubalinos AMAPÁ 1° Bovinos PARÁ 1°


ID
3407083
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.  

Durante a Cabanagem, houve em Macapá a 

Alternativas
Comentários
  • aliança entre fazendeiros, comerciantes e autoridades para a resistência e o combate aos cabanos, sob o comando de militares locais.

    Alternativa correta letra A

    A maioria dos amapaenses dessa época eram descendentes de portugueses vindo da Ilha dos Açores e tinham medo da perda de privilégios por parte da Coroa Portuguesa o que os obrigaram a ficar contra os cabanos.

  • Resposta: B

  • Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).  Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.
  • Gabarito: A

    Dentre as principais causas da revolta podemos apontar:

    • As disputas políticas e territoriais motivadas pelas elites do Grão-Pará;
    • as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província;
    • descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará;
    • os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.

    Vale citar que, sobre isso, as referidas elites tomaram proveito da insatisfação popular para sublevar as populações contra o governo regencial.

    Assim, em agosto de 1835, os cabanos se amotinam, sob a liderança dos fazendeiros Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre, culminando na execução do Governador Bernardo Lobo de Sousa.

    Curiosamente, o nome deste movimento é um termo pejorativo e se refere às habitações típicas da província, construídas como "cabanas" ou "palafitas".

    Fonte: todamateria.com.br

  • Fazendeiros, comerciantes e autoridades se uniram para combaterem aos cabanos, sob o comando de militares locais.


ID
3407086
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.  

A Fortaleza de São José do Macapá teve um importante papel 

Alternativas
Comentários
  • Construída entre 1764 e 1782, com as pedras do Rio Pedreira, por negros escravizados e indígenas, a construção da Fortaleza de São José de Macapá atendia a uma estratégia de defesa do Rio Amazonas contra ataques estrangeiros.


ID
3407089
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.  

A festa realizada no Amapá, originária de uma colônia portuguesa na África, e cujo enredo se baseia na história de um soldado que teria surgido numa difícil batalha, para conduzir os cristãos à vitória, se denomina 

Alternativas
Comentários
  • A festa de São Tiago que tem como características batuques e cavalgadas, representa a luta entre mouros e cristãos.

    O evento fundamenta-se na lenda que conta o aparecimento de São Tiago como anonimo Soldado que lutou heroicamente contra os mouros. A lenda enfoca vários personagens e passagens importantes, desde a conquista das terras africanas, os portugueses católicos, tentaram obrigar os mulçumanos a se tornarem cristãos. Esse fato provocou a reação dos seguidores de Maomé que declararam guerra aos cristãos.

    Gabarito letra E

  • Gabarito Letra E. A Festa de São Tiago ocorre no vilarejo de Mazagão Velho, a cerca de 70 quilômetros de Macapá. Os festejos misturam agendas religiosas, cavalhada e teatro a céu aberto. A encenação, realizada na principal via da comunidade, reconta a guerra entre mouros e cristãos e a aparição de São Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo e garantiu a vitória. O elenco é formado por moradores de Mazagão. A tradição de celebrar São Tiago foi trazida da África, no século 18, pelas primeiras famílias que colonizaram a região, após a desativação da colônia portuguesa de Mazagão, em Marrocos, devido a confrontos políticos e religiosos. Frase: Carpe diem, quam minimum credula postero.

ID
3408244
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.



Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o estado do Amapá faz parte de uma importante região hidrográfica brasileira que apresenta, dentre outras, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Com densidade populacional menor que a média nacional, concentra a maior disponibilidade de águas superficiais do país.

  • A Palavra chave é ((região hidrográfica))

  • A Palavra chave é ((região hidrográfica))

  • A Palavra chave é ((região hidrográfica))


ID
3408247
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.


A população do Amapá ultrapassou os 845 mil habitantes em julho de 2019, segundo estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


(Disponível em: https://glo.bo/36F8ofV)


A partir da notícia e de seus conhecimentos sobre aspectos demográficos do Amapá, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    O estado teve aumento de quase 2% no número de moradores em relação a 2018, mas ainda permanece como o penúltimo estado mais populoso do país.


ID
3408253
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.



A exploração da borracha fez parte da história econômica da Região Norte em dois importantes momentos ou “ciclos”, favorecidos, respectivamente, pela

Alternativas
Comentários
  • Aquisição do Acre, antes pertencente à Bolívia, no início do século XX, e pela alta na demanda internacional por borracha durante a II Guerra Mundial.


ID
3408256
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.



A população negra é parte da sociedade amapaense e a existência de diversos quilombos atesta o caráter histórico dessa presença. A respeito dos quilombos no Amapá, considere as afirmações abaixo.


I. Atualmente, a maior parte se concentra nas áreas rurais de Macapá e Santana, e tem o cultivo da terra como base de sua economia.


II. Houve uma rota de fuga de escravos para a região norte do Amapá, área contestada pela França, quando o governo francês decretou a abolição da escravidão em 1848.


III. Os quilombos se formaram com presença exclusiva de negros fugidos, uma vez que havia rígido critério étnico aplicado a quem poderia integrá-lo.


IV. Nas últimas décadas, dezenas de comunidades quilombolas tiveram Certidão de Autorreconhecimento emitida pela Fundação Cultural Palmares, mas um número bem menor possui título de regularização fundiária.


Está correto o que se afirma APENAS em



Alternativas
Comentários
  • I, II e IV