-
Estrutura Operacional:
Centro de Comunicação;
Os pontos de atenção a saúde;
Sistemas de apoio;
Sistemas Logisticos ;
Sistemas de governança.
-
Gabarito: letra d
PORTARIA Nº 4.279, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010
Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
6. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
A operacionalização da RAS se dá pela interação dos seus três elementos constitutivos: população/região de saúde definidas, estrutura operacional e por um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde.
6.1 População e Região de Saúde
Para preservar, recuperar e melhorar a saúde das pessoas e da comunidade, as RAS deve ser capazes de identificar claramente a população e a área geográfica sob sua responsabilidade. O Pacto pela Saúde define as regiões de saúde como espaços territoriais complexos, organizados a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, de redes de comunicação e infra-estrutura de transportes compartilhados do território. Assim, a população sob responsabilidade de uma rede é a que ocupa a região de saúde definida pelo Plano Diretor de Regionalização e Investimentos (PDRI). A região de saúde deve ser bem definida, baseada em parâmetros espaciais e temporais que permitam assegurar que as estruturas estejam bem distribuídas territorialmente, garantindo o tempo/resposta necessário ao atendimento, melhor proporção de estrutura/população/território e viabilidade operacional sustentável.
6.2 Estrutura Operacional
A estrutural operacional da RAS é constituída pelos diferentes pontos de atenção à saúde, ou seja, lugares institucionais onde se ofertam serviços de saúde e pelas ligações que os comunicam. Os componentes que estruturam a RAS incluem: APS - centro de comunicação; os pontos de atenção secundária e terciária; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos e o sistema de governança. (gabarito: letra d)
6.3 Modelo de Atenção à Saúde
O modelo de atenção à saúde é um sistema lógico que organiza o funcionamento da RAS, articulando, de forma singular, as relações entre a população e suas sub populações estratificadas por riscos, os focos das intervenções do sistema de atenção à saúde e os diferentes tipos de intervenções sanitárias, definido em função da visão prevalecente da saúde, das situações demográficas e epidemiológicas e dos determinantes sociais da saúde, vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade. Para a implantação da RAS, é necessária uma mudança no atual modelo de atenção hegemônico no SUS, ou seja, exige uma intervenção concomitante sobre as condições agudas e crônicas.
-
Os componentes da estrutura das RAS incluem:
-centro de comunicação - APS;
-pontos de atenção secundária e terciária;
-sistemas de apoio;
-sistemas logísticos; e
-sistema de governança.
-
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 30/12/2010).
Os componentes que estruturam as RAS incluem:
A estrutura operacional das redes de atenção à saúde compõe-se de cinco componentes:
#O centro de comunicação (coordena os fluxos e contrafluxos do sistema de atenção à saúde e é constituído pela atenção primária à saúde),
#Os pontos de atenção secundários e terciários (ofertam determinados serviços especializados e se diferenciam por suas respectivas densidades tecnológicas);
#Os sistemas de apoio (lugares institucionais das redes onde se prestam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde);
#Os sistemas logísticos (soluções tecnológicas que garantem uma organização racional dos fluxos e contrafluxos de informações, produtos e pessoas nas redes de atenção à saúde, permitindo um sistema eficaz de referência e contrarreferência das pessoas e trocas eficientes de produtos e informações); e
#O sistema de governança da rede de atenção à saúde (arranjo organizativo que permite a gestão de todos os componentes das redes de forma a gerar um excedente cooperativo entre os atores sociais aumentando a interdependência entre eles a fim de obter resultados sanitários e econômicos para a população adscrita).
-
REDES DE ATENÇÃO EM SAÚDE (RAS) ou REDE DE PESQUISA em ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ( avaliar os serviços, planejar melhor , reduzir gastos ) :
ESTRUTURA OPERACIONAL DA REDE , componentes :
REDE : grupo = conjunto de serviços de saúde ( TÉCNICO, OPERACIONAL ,GESTÃO) : para garantir INTEGRALIDADE das ações nos serviços ( ênfase : regiões ) de saúde ( PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL) .
Obs : Ações e serviços de saúde :
ORGANIZADOS de forma REGIONALIZADAS E HIERARQUIZADAS CONFORME O NÍVEL DE COMPLEXIDADE (TECNOLÓGICO OPERACIONAL E HUMANO ) CRESCENTE:
Ênfase : DESCENTRALIZAÇÃO : ESTADO para o MUNICÍPIO .
Então concluímos que :
A GOVERNANÇA compreende : todos os PROCESSOS DE GOVERNAR - seja pelo governo de um estado, por um mercado ou por uma rede - sobre um sistema social ou através de leis, normas, poder ou linguagem de uma SOCIEDADE ORGANIZADA .
OBSERVAÇÃO :
REDES de ATENÇÃO À SAÚDE (RAS):
TEM QUE TER O : SISTEMA DE GOVERNANÇA PARA GOVERNAR : Comandar ( mandar ), direcionar , administrar as ações e SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE :
- ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS ) : Principal porta de entrada dos usuários : inicia a comunicação do cliente .
- ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE .
- ATENÇÃO TERCIÁRIA À SAÚDE .
O SISTEMA DE GOVERNANÇA É
SISTEMA de APOIO PARA os RECURSOS DE SAÚDE :
Gestão = administração : planejar as ações :
Financeiras , técnicas científicas e operacionais ;
Profissionais : propor mudanças e avaliar : mudanças/ações/serviços .
QUESTÃO :
Um dos elementos que constituem as Redes de Atenção em Saúde é a estrutura operacional da rede, sendo um de seus componentes :
GABARITO D ) : SISTEMA DE GOVERNANÇA À SAÚDE : componente para governar a REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE .
Governar : planejar , coordenar , mandar , administrar , propor : metas /objetivos mudanças e avaliar as ações dos serviços de saúde .
-
A estrutura operacional das RAS expressa alguns componentes principais:
Centro de comunicação (Atenção Primária à Saúde);
Pontos de atenção (secundária e terciária);
Sistemas de apoio (diagnóstico e terapêutico, de assistência farmacêutica, de teleassistência e de informação em saúde);
Sistemas logísticos (registro eletrônico em saúde, prontuário clínico, sistemas de acesso regulado à atenção e sistemas de transporte em saúde);
e sistema de governança (da rede de atenção à saúde) (MENDES, 2009).
RESPOSTA CORRETA:
D) o sistema de governança
-
Resposta LETRA D
A estrutura operacional das RAS expressa alguns componentes principais:
centro de comunicação (Atenção Primária à Saúde);
pontos de atenção (secundária e terciária);
sistemas de apoio (diagnóstico e terapêutico, de assistência farmacêutica, de teleassistência e de informação em saúde);
sistemas logísticos (registro eletrônico em saúde, prontuário clínico, sistemas de acesso regulado à atenção e sistemas de transporte em saúde);
e sistema de governança (da rede de atenção à saúde)