SóProvas



Prova CECIERJ - 2016 - CEDERJ - Vestibular - Primeiro Semestre


ID
2296336
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma célula de macaco, com 48 cromossomos, sofreu um tipo de divisão celular e deu origem a duas outras células também com 48 cromossomos. Esse tipo de divisão denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Mitose: O número de cromossomos continua o mesmo.

    Meiose: O cromossomos serão reduzidos pela metade

  • Nas divisões celulares, a forma como uma célula pode se dividir depende do organismo e do tipo de célula que apresenta, podendo ser germinativas (para reprodução) ou somáticas (para crescimento). As células podem ter três formas de divisão:
    • bipartição, divisão binária ou cissiparidade - reprodução assexuada, onde um cromossomo duplica-se e o citoplasma se parte formando duas células idênticas, com uma cópia do cromossomo cada uma.
    • mitose - uma célula gera duas células filhas com material genético idêntico e mesmo número de cromossomos. São as células somáticas.
    • meiose - cada célula filha tem metade dos cromossomos da célula mãe, criando os gametas. São as células germinativas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    A divisão celular do macaco em questão é denominada:
    a) meiose. Incorreta.
    b) mitose. Correta.
    c) divisão binária. Incorreta.
    d) cissiparidade. Incorreta.

    Gabarito do professor: B.

ID
2296339
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O transporte de grãos de pólen de uma flor para outra ou para o seu próprio estigma pode ser realizado através dos ventos. Esse processo de polinização, que permite a reprodução das plantas por meio dos ventos, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    A) Ornintofiliao: agente polinizador é uma ave;

    B) Entomofilia  é o termo geral para todos os meios de polinização através de inseto;

    C) Cantarofilia classifica as plantas entomófilas, especialmente aquelas providas de grandes flores e com pólen abundante, polinizadas por coleópteros (besouros).

    D) Anemofilia ou anemogamia é a polinização das flores por ação do vento.

    _________________

    Abraço!!!

  • A polinização pode ser feita pelo vento ou por insetos e outros animais que se alimentam do néctar de determinado tipo de flor. Dessa forma, um grão de pólen tem mais chance de ser levado para outra planta da mesma espécie. Quando o grão de pólen entra em contato com o estigma da planta, ele desenvolve o tubo polínico, um tubo de citoplasma formado a partir da célula do tubo, que cresce em direção ao ovário para levar o gameta masculino até o gameta feminino. A polinização feita pelo vento é chamada de anemófila; por insetos, entomófila; por aves, ornitófila e por morcegos, quiropterófila. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A polinização por ventos é chamada de:
    a) ornitofilia (aves). Incorreta.
    b) entomofilia (insetos). Incorreta.
    c) cantarofilia (polinização por besouro). Incorreta.
    d) anemofilia (ventos). Correta.

    Gabarito do professor: D.

ID
2296342
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A digestão inicia-se na boca com a mastigação e com a ação de enzimas produzidas nas glândulas salivares. A respeito dessas enzimas e de sua ação, a alternativa que contem, respectivamente, as palavras que preenchem de forma correta, as lacunas da frase “A enzima é uma _______ que age na quebra de ______” é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) amilase e amido.

    Bons estudos!

  • O sistema digestório inicia o processo de digestão na boca com as glândulas salivares e a enzima amilase ou ptialina quebra o amido dos alimentos. A faringe e o esôfago levam o bolo alimentar até o estômago com movimentos peristálticos. No estômago o suco gástrico associa o ácido clorídrico à enzima pepsina, digerindo proteínas. Então a massa alimentar (quimo) se quebra em moléculas absorvíveis pelo organismo, com auxílio da bile e de sucos pancreáticos (lipase, tripsina, nuclease) e entéricos. No intestino delgado os nutrientes passam para os capilares na parede intestinal, e no intestino grosso a massa alimentar (quilo) passa pelo cólon, onde são absorvidos sais minerais e água. O ânus expele o que restou, as fezes. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Na boca, “A enzima é uma _______ que age na quebra de ______" é:
    a) protease e peptídeos. Incorreta.
    b) lipase e gorduras. Incorreta.
    c) amilase e amido. Correta.
    d) nuclease e DNA. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.

ID
2296345
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os insetos, além de atuarem como vetores de doenças parasitárias, também podem ser os causadores dessas, como no caso da:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas A e B respondem corretamente o enunciado, visto que tanto miíase (larvas de moscas varejeiras) quanto sarna (ácaro Sarcotes scabiesi) são doenças causadas por insetos.

  • Discordo do Guilherme Vinhandelli, pois o ácaro - causador da sarna - não é um inseto, e sim um aracnídeo.

    Leishmaniose e Doença de Chagas são doenças causadas por protozoários.

    OBS: Não confundir vetor com agente etiológico

    Vetor: transporta o organismo causador da doença

    Agente etiológico : organismo causador da doença

  • O parasitismo é a relação entre os seres vivos de diferentes espécies em que um deles se beneficia de outro (relação parasita – hospedeiro), prejudicando o hospedeiro. Existem parasitas no reino vegetal, no dos fungos, bactérias, protistas e animais. O corpo humano pode oferecer uma hospedagem confortável a vários parasitas causadores de doenças. Os insetos são grandes vetores de doenças (viroses, protozooses) e também podem causar a doença Miíase, que é uma infecção de pele parasitária causada pela presença de larvas de moscas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) Sarna (causada por ácaro). Incorreta.
    b) Miíase (larvas de mosca). Correta.
    c) Leishmaniose (causada por protozoário). Incorreta.
    d) Doença de chagas (causada por protozoário). Incorreta.

    Gabarito do professor: B.

ID
2296348
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois automóveis numa estrada estão, inicialmente, separados por uma distância de 12 km medida ao longo dessa estrada. Eles começam a se aproximar trafegando em sentido opostos. O módulo da velocidade de um dos automóveis é a metade do módulo da velocidade do outro. Considerando que os dois veículos mantêm suas velocidades constantes em módulo, o espaço percorrido pelo automóvel mais lento até ele cruzar com o outro automóvel será

Alternativas
Comentários
  • Considerando X a distância percorrida pelo veículo lento e Y a distância percorrida pelo veículo mais rápido.

    V = X/T , V/2 = Y/T , X + Y = 12 , onde Y = 4 km.

  • VELOCIDADE e DISTÂNCIA (deltaS) são grandezas diretamente proporcionais

    ________________

    soma das velocidades ---------- distância total

    velocidade do lento ---------- distância percorrida pelo lento (S)

    30 m/s -------- 12 km

    10 m/s -------- S

    S = 4 km

    Obs.: O rápido corre a 20 m/s.


ID
2296366
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

NOVO RUMO COM A CHINA

  As relações do Brasil com a China são importantes demais para serem tratadas dentro de padrões convencionais de diplomacia. É preciso atentar para o fato que se trata de uma liderança mundial com alto grau de influência sobre o futuro da humanidade. Será um equívoco querer avançar na relação bilateral sem levar em conta os espaços políticos e institucionais a que a China atribui significativa importância – ainda mais quando o próprio Brasil é parte integrante de um desses espaços.

CARVALHO, E. O Globo, 18 out. 2016, p. 21. Adaptado

Atualmente, as relações entre Brasil e China se estreitam especificamente devido à participação brasileira no seguinte espaço político e institucional:

Alternativas
Comentários
  • Em economia, BRICS é um acrônimo que se refere aos países membros Brasil, Rússia, Índia, China e  África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação.

  • BRICS: países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África) 

    -Juntas, as quatro nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta.  

    • Brasil e Rússia: recursos naturais,  
    • China e Índia: de mão-de-obra. 

    CARACTERISTICAS: 

    • -NÃO É um bloco econômico. 
    • atuação na esfera da governança econômico-financeira e também da governança política. 


ID
2296369
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A DISPUTA PELA CIDADE

  Nos anos 1990, os anos negros da crise e da miséria produtiva, de desemprego, o crescimento da cidade se deu por meio de muros, enclaves fortificados, shopping centers, condomínios e, assim, houve um esvaziamento dos espaços públicos, dos espaços de convívio. Começamos a ver nos últimos anos, iniciativas dos próprios cidadãos, da própria sociedade, de retomar a cidade, a calçada, a praça, o lugar do convívio, de rejeitar esse modelo, embora ele ainda seja predominante.

CACCIA BAVA, S. Entrevista com Raquel Rolnik. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 10, n. 110, set. 2016, p. 5. Adaptado.

As iniciativas cidadãs mencionadas rejeitam o modelo urbano predominante que

Alternativas
Comentários

ID
2296372
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto a seguir.

A QUESTÃO AGRÁRIA

Quando falamos da questão agrária no Brasil, estamos nos referindo à ocupação, posse e distribuição das terras, tanto em seus aspectos históricos quanto em seus aspectos geográficos. Nesse sentido, a distribuição das terras esteve diretamente ligada à colonização do nosso país, que foi responsável por um processo de ocupação que privilegiou apenas as elites econômicas da época, excluindo principalmente os indígenas, os negros e os pobres.

Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/questao-agraria-nobrasil.htm. Acesso em: 20 out. 2016.

Quanto à estrutura fundiária, a questão agrária no Brasil se amplia devido à persistência histórica do seguinte fator e sua consequência:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) Latifúndio, que agrava a concentração da propriedade da terra.

    Bons estudos!


ID
2296384
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

  Não se deve desprezar, dentro destes laços que se articulavam (criavam, mantinham ou refaziam), com densidades desiguais, esta forma de associação bastante específica em suas características, embora articulada com as demais teias de poder. A imprensa periódica, já presente na América portuguesa regularmente desde o século XVII, através das publicações portuguesas e de outros países da Europa, passa a ser produzida no Brasil em 1808 e se consolidaria a partir de 1821. Não se colocava como mero veículo, mas mecanismo de participação política, espaço de produção de referências e campo de embates simbólicos”. (Marcos Morel. “A imprensa periódica no século XIX”. http://redememoria.bn.br/2012/01/a-imprensa-periodica-noseculo-xix/)

Centro de discussão e de polêmica nos últimos anos, a imprensa brasileira é, para os historiadores oitocentistas, um dos mais importantes objetos de investigação. Pela imprensa escrita, intelectuais de várias tendências expressavam-se sobre os rumos da Nação brasileira no século XIX.
O papel da imprensa, no século XIX, está relacionado, principalmente, à

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) expansão das ideias liberais e à associação com a liberdade de opinião.

    Bons estudos!


ID
2296390
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir:

“Os movimentos sociais são os indicadores mais expressivos para a análise do funcionamento das sociedades. Traduzem o permanente movimento das forças sociais, permitindo identificar as tensões entre os diferentes grupos de interesses e expondo as veias abertas dos complexos mecanismos de desenvolvimento das sociedades. Em cada momento histórico, são os movimentos sociais que revelam, como um sismógrafo, as áreas de carência estrutural, os focos de insatisfação, os desejos coletivos, permitindo a realização de uma verdadeira topografia das relações sociais”. (Bem Arim Soares do. “A Centralidade dos movimentos sociais na articulação entre o Estado e a sociedade brasileira nos séculos XIX/XX”. http:/ /www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302006000400004.)

Apesar de uma intensa propaganda contra os movimentos sociais no país, o trecho permite uma leitura mais atenta sobre tais contestações. São exemplos de dois movimentos sociais ocorridos no contexto da Redemocratização do Brasil, entre 1945 e 1964:

Alternativas
Comentários
  • D. as Ligas Camponesas e a Revolta de Trombas e Formoso.


ID
2296396
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A medida, em centímetros, do lado de um quadrado que pode ser inscrito em uma circunferência de raio igual a 10 cm é:

Alternativas
Comentários
  • Em um quadrado inscrito em uma circunferência, a diagonal do quadrado será igual ao diâmetro.

    20 = L√2

    20/√2 = L

    Não existe essa opção nas alternativas. Vamos ter que racionalizar.

    L = 20√2 / √2.√2

    L = 10√2

    GABARITO: LETRA B


ID
2296399
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma fábrica vende certo produto por R$1,20 a unidade. O custo total para fabricar N desses produtos consiste de uma taxa fixa de R$45,00 mais R$0,30 por unidade produzida. Indique a quantidade mínima de produtos que deve ser vendida para não haver prejuízo.

Alternativas
Comentários

ID
2296402
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se 320 = 5.20,03t , então o valor de t é igual a:

Alternativas
Comentários

ID
2296405
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma comissão sorteiam-se, ao acaso, os nomes de quatro alunos da turma de Maria. Sabendo-se que tal turma tem 30 alunos (incluindo Maria), a probabilidade de Maria fazer parte da comissão é:

Alternativas
Comentários
  • Probabilidade-> Fração do Quero / Total


    4 / 30 simplificando por dois ficará 2 / 15

  • C29,3 / C30,4

    Foi como eu fiz...


ID
2296411
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O hélio é um gás monoatômico, incolor e inodoro, que apresenta o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sob pressão elevada. Embora seja o segundo elemento químico em abundância no universo, encontram-se, na atmosfera terrestre, apenas traços provenientes da desintegração de alguns de seus elementos. Em alguns depósitos naturais de gás, é encontrado em quantidade suficiente para a sua exploração. Estima-se que uma reserva encontrada na Tanzânia contenha mais de 15 bilhões de metros cúbicos desse gás.


Considerando a densidade He = 0.18 kg/m³ , indique o número de átomos do gás hélio existente na reserva.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão envolve o estudo dos gases. O hélio existe na natureza como He, uma vez que é um gás nobre e não realiza ligações. Dessa forma, observemos os dados fornecidos e a resolução da questão:

    Dados:
    ρHe = 0,18 kg/m3;
    VHe (reserva) = 15 ∙ 109 m3;
    Massa atômica: He = 4,0.

    Resolução:
    1) A partir da densidade do gás He e do seu volume é possível saber a massa desse gás na reserva:
    ρHe = mHe/VHe
    0,18 = mHe/15 ∙ 109 ∴ mHe = 2,7 ∙ 109 kg de He

    2) Com o valor da massa atômica (MA) do He pode-se saber o quanto de massa temos em um mol:
    MAHe = 4 g/mol = 4 ∙ 10-3 kg/mol

    3) Sabe-se, a partir da constante de Avogadro, que em 1 mol de átomos tem-se 6 x 1023 átomos. Dessa forma, é possível calcular o número de átomos de He na reserva por uma regra de três simples, levando em consideração que em 1 mol de He, tem-se 4 ∙ 10-3 kg:
    4 ∙ 10-3 kg de He  possui 6 ∙ 1023 átomos de He
           2,7 ∙ 109        ------       X
    X = 6 1023 2,7 109/4 10-3 4,1 1035 átomos de He 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2296414
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A cor natural do cabelo humano é definida, basicamente, pela quantidade de melanina que cada ser humano possui.Todos os dias, milhões de pessoas recorrem a uma série de reações químicas para mudar a cor dos fios. Essas reações envolvem, pelo menos, três substâncias: peróxido de hidrogênio (H2 O2 ), amônia (NH3 ) e acetato de chumbo (Pb(C2 H3 O2 ) 2 ), que variam conforme o produto.



Considerando a informação dada, os tipos de ligações existentes entre as substâncias citadas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O peróxido de hidrogênio e a amônia tem pontes de hidrogênio, o qual se faz com ligação covalente. Além disso, nos dois casos há um emparelhamento de elétrons e não uma transferência do mesmo (o que caracterizaria uma ligação iônica).

    No caso do acetato de chumbo, observa-se que entre o C, H e O há ligações colaventes, e que o composto formado entre esses elementos liga-se por relação iônica.

  • O Hidrogênio e o Oxigênio em H2O2 faz ligação covalente por se tratar 2 elementos não metais. Neste caso há compartilhamento de eletrons.

    O Nitrogênio e o Hidrogênio de NH3 também são não metais e realizada ligação covalente.

    O Carbono, Hidrogênio e Oxigênio são não metais realizando covalente que depois liga-se com o chumbo Pb numa ligação ionica, pois o chumbo é metal.

  • Para a resolução desta questão é importante saber como ocorrem os diferentes tipos de ligações químicas:

    ● Ligação iônica: é caracterizada pela transferência definitiva de elétrons de um átomo para outro, gerando cátions e ânions. Para que esse tipo de ligação ocorra é necessário que haja uma diferença de eletronegatividade significativa, e, portanto, acontece entre elementos distantes da tabela periódica, podendo ocorrer entre metal e ametal ou metal e hidrogênio;

    ● Ligação metálica: esse tipo de ligação acontece entre os metais, que liberam parcialmente seus elétrons mais externos, formando uma nuvem de elétrons que mantém os átomos unidos;

    ● Ligação covalente: é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre átomos. Esse tipo de ligação ocorre entre átomos com uma diferença de eletronegatividade pequena (não muito distantes um do outro na tabela periódica), formando moléculas. Dessa forma, esse tipo de ligação ocorre entre ametal e ametal ou ametal e hidrogênio.

    Com base no exposto, é possível saber o tipo de ligação que ocorre entre as substâncias citadas:

    H2O2: hidrogênio + oxigênio (ametal), logo, ocorrem ligações covalentes;

    NH3: nitrogênio (ametal) + hidrogênio, logo, ocorrem ligações covalentes;

    Pb(C2H3O2)2: chumbo (metal) + ânion acetato (ametais). Entre o cátion do chumbo e o ânion acetato ocorre a ligação iônica, uma vez que o chumbo é um metal. Também é preciso considerar o tipo de ligação que acontece entre os átomos do ânion acetato (C­­2H3O2-). Como esse ânion é composto por ametais, a ligação que acontece nesse ânion é ligação covalente. Dessa forma, o composto Pb(C2H3O2)2 é formado por ligações covalentes e ligação iônica.

    Portanto, os tipos de ligações existentes entre as substâncias citadas são, respectivamente: covalentes; covalentes; covalentes e iônica e a única alternativa possível é a Letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2296417
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O mercúrio é um metal prateado que, em temperatura ambiente, é líquido e inodoro. Quando a temperatura é aumentada, transforma-se em vapor tóxico e corrosivo. Trata-se de produto perigoso à saúde quando inalado, ingerido ou em contato, causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias. Uma forma de obtenção de mercúrio se dá por ustulação do sulfeto de mercúrio II (ou cinábrio) segundo a reação:

                                        HgS + O2 → Hg + SO2


Sabendo-se que o sulfeto de mercúrio II possui 70 % de pureza, a massa de mercúrio produzida pela ustulação de uma tonelada do composto é

Alternativas
Comentários
  • Esta questão envolve cálculos estequiométricos em uma reação com reagente impuro. Logo, essa informação precisa ser considerada. Observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    Pureza do HgS = 70%;
    Massa do HgS = 1 ton = 1 ∙ 106 g;
    Massa atômica (de acordo com a tabela periódica): Hg = 200,5 e S = 32,0.

    Resolução:
    1) Primeiramente, é preciso conferir se a equação o balanceamento da equação. Como há a mesma quantidade de substâncias nos reagentes e produtos é possível perceber que a equação está balanceada. A partir da informação em números de mols fornecida pela equação, pode-se passar para unidade de massa, de acordo com o que pede o enunciado, através da massa molar:
    MMHg­S = (200,5 + 32,0) g = 232,5 g/mol
    MMHg = 32,0 g/mol

    2) Para saber a massa de mercúrio produzida a partir de 1 ton de HgS basta realizar uma regra de três simples. Mas, é preciso considerar que o composto HgS possui 70% de pureza, ou seja, 70% de sua massa corresponde de fato ao sulfeto de mercúrio II: 70/100 x 1 ton = 0,7 ton de HgS = 0,7 x 106 g.
    Dessa forma:
    1 mol de HgS       produz       1 mol de Hg
    232,5 g de HgS   produzem   200,5 g de Hg
          0,7 ∙ 10       ---------           X

    X = 0,7 106 200,5/232,5 6,04 105 g = 6,04 x 102 kg = 604 kg de Hg produzidos.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2296420
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando Kb(NH₄⁺) = 1.75x10⁻⁵ e Kw = 1.0x10⁻¹⁴ , o pH de uma solução de cloreto de amônio 0.25 M é

Alternativas
Comentários
  • Para a resolução desta questão é importante entender que para calcular o pH de uma solução de sal depende da acidez e da basicidade de seus íons. É importante saber se os sais são formados a partir de ácidos e bases fracas ou fortes. Dessa forma, observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    Kb (NH4+) = 1,75 x 10-5
    Kw = 1,0 x 10-14
    [NH4Cl] = 0,25 M = 0,25 mol/L

    Resolução:
    1) Primeiramente é preciso identificar que o sal NH4Cl é derivado de uma base fraca (NH4OH) e de um ácido forte (HCl). Logo, sua hidrólise salina produz NH4OH e HCl. Como o NH4Cl é solúvel em água, ele é dissociado em NH4+ e Cl- e o HCl, por ser um ácido forte, é ionizado em He Cl-. Logo, é possível escrever a reação da seguinte forma:
    NH4+(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) ⇄ NH4OH(aq) + H+(aq) + Cl- (aq)

    Portanto, tem-se o equilíbrio relevante para a hidrólise salina e o valor de sua constante, Kh:
    NH4+(aq) + H2O(l) ⇄ NH4OH(aq) + H+(aq);   Kh = [NH4OH] ∙ [H+]/[NH4+] (1)
    *A concentração de H2O(l) não aparece na constante de equilíbrio pois é basicamente constante.

    2) Considerando a dissociação da base fraca, e a ionização da água, tem-se o valor da constante Kb e da constante Kw:
    NH4OH(aq) ⇄ NH4+(aq) + OH-(aq); Kb = [NH4+] ∙ [OH-]/[NH4OH] (2)
    H2O(l) ⇄ H+(aq) + OH-(aq); Kw = [H+]∙[OH-] (3)
    Dessa forma, tem-se que (1) ∙ (2) = (3). Portanto, Kh = Kw/Kb.

    3) Substituindo os dados para a hidrólise do NH4Cl(aq) tem-se que:
    Kh = 1 ∙ 10-14/1,75 ∙ 10-5 = 1 ∙ 10-14/(7/4 ∙ 10-5) = 4/7 ∙ 10-9

    A partir de Kh, é possível encontrar a concentração das espécies envolvidas. De acordo com o equilíbrio tem-se:

                                                   NH4+(aq) + H2O(l) ⇄ NH4OH(aq) + H+(aq)
    Concentração inicial:                0,25                                0                 0
    Mudança de concentração:     - x                                +x               +x          
    Concentração no equilíbrio:   0,25 – x                        x                 x

    Dessa forma, no equilíbrio: [NH4+] = 0,25 - x mol/L, [NH4OH] = x mol/L e [H+] = x mol/L
    A partir dos valores das concentrações é possível substituí-los na equação de Kh:
    Kh = [NH4OH] ∙ [H+]/[NH4+]
    4/7 ∙ 10-9 = x . x / (0,25 - x)
    *Considerando que NH4OH é uma base fraca, tem-se que a concentração de NH4+ no equilíbrio é praticamente igual à sua concentração inicial: 0,25 – x = 0,25. 
    Portanto:
    4/7 ∙ 10-9 = x . x/0,25
    4/7 ∙ 10-9 = x2/(1/4)
    x2 = 1/7 ∙ 10-9 
    x = 1/(7 ∙ 109)1/2 = 1/(104 ∙ 701/2) = (1/8,4) ∙ 10-4 = 1,2 ∙ 10-5 mol/L
    Logo, [H+] = 1,2 ∙ 10-5 mol/L.

    4) Por fim, a partir de [H+], calcula-se o pH:

    pH = -log [H+] = - [ log (1,2) + log (10-5)] = - (0,08 – 5) = 4,92 


    Portanto, o pH da solução de NH4Cl é igual a 4,92.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Dica: como é difícil saber o log de números como 1,2 sem o uso da calculadora, é possível supor o valor final do pH pelo log de 10-5, que é igual ao expoente da base 10, - 5. Dessa forma, como o log de 1,2 com certeza é < 1,0, pode-se perceber que o valor do pH será um pouco menor que 5, o que nos leva à alternativa A.