SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2009 - BNDES - Profissional Básico - Biblioteconomia


ID
166228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Macroestratégias são conjuntos de atitudes que traduzem a maneira pela qual a unidade de informação apreende os recursos de que dispõe para modificar ou estabilizar sua situação. Essas atitudes configuram-se como estratégias com implicações específicas, tais como o(a)

Alternativas
Comentários
  • → As mudanças tecnológicas têm exigido [do profissional de informação] um perfil polivalente e multidisciplinar para gerenciar as unidades de informação [...] é preciso ouvir o usuário, identificar suas demandas, conhecer seu comportamento em relação a busca de informação permanece verdadeira e contínua.

    (AMARAL, 2007, p. 81).

    AMARAL, Sueli Angélica do (org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007. 

  • A Matriz Ansoff classifica 04 tipos de estratégias: 

    • Penetração de mercado:  A organização busca aumentar a sua participação em um mercado existente, através de produtos que também já existem. Por exemplo: o caso narrado no enunciado, em que o gerente decidiu aumentar a sua participação no mercado, através do aumento da quantidade de postos (produto já existente) dentro da área de atuação de sua gerência (mercado existente)  
    • Desenvolvimento de Mercado:  Nesse tipo de estratégia, a organização busca explorar um mercado novo, através de produtos que já existem. Por exemplo: uma empresa de cartão de crédito lança um produto (cartão de crédito – produto existente) para crianças (mercado novo). 
    • Desenvolvimento de Produto: É a estratégia que tem por objetivo explorar mercados que já existem, com a criação de novos produtos. Por exemplo: o Uber, conforme já explicamos. 
    • Diversificação: Aqui é tudo novo! Trata-se da estratégia que tem por objetivo explorar um mercado novo, com a criação de novos produtos. 

     

    O produto é novo? desenvolva o produto.

    O mercado é novo? desenvolva o mercado.

    Se os 2 já existem, o que a gente faz? penetra

    Se os 2 são novos, então o que a gente tá fazendo só com coisas novas? diversificando.


ID
166234
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um bibliotecário precisou delinear um projeto de capacitação de recursos humanos para a unidade de informação que gerencia. Depois de concluir adequadamente as etapas de elaboração e estruturação, teve problemas na etapa de desenvolvimento, pela falta de interesse da maior parte da equipe em frequentar os cursos de pós-graduação arrolados. Essa circunstância levou a uma avaliação negativa do trabalho, por erro na formulação de seu objetivo geral, que desconsiderou o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "Os projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou, em outras palavras, indica, de forma abrangente, o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Ao se formularem objetivos, devem ser considerados seis princípios:

    • coerência: os objetivos do projeto devem ser coerentes com os objetivos e a política da organização;

    necessidade: os objetivos devem ser definidos em função de necessidades e expectativas identificadas junto a todos os envolvidos no projeto (os stakeholders);

    •  aceitabilidade: os objetivos devem ser aceitáveis para as pessoas envolvidas no projeto, ressaltando-se aqui, novamente, a importância da participação dos responsáveis pela execução e dos que sofrerão os resultados da ação;

    exequibilidade: não devemos nos atribuir missões impossíveis; os objetivos devem ser viáveis, exequíveis;

    motivação: as pessoas envolvidas no processo devem estar motividas para implementá-lo e a organização, como um todo, para acolhê-lo;

    simplicidade: ainda que se trate de um projeto de alta complexidade, seus objetivos devem ser expostos de forma simples e clara, de modo a garantir sua compreensão pelos elementos envolvidos no projeto, por seus patrocinadores e por seus beneficiários. " (ALMEIDA, 2005, p. 96)

     


ID
166237
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de planejamento do espaço físico de uma unidade de informação, a participação do bibliotecário é essencial. Cabe a ele garantir uma das mais importantes diretrizes do planejamento, que envolve a capacidade de adaptação do espaço a novos usos ou funções, com um mínimo de inconveniências e custos, tal como a abertura da unidade a novas tecnologias e novos públicos. Essa diretriz é identificada como espaço

Alternativas
Comentários
  • Espaço flexível. Flexibilidade é o requisito mais importante de um edifício de biblioteca ou centro de informação. Por essa razão, é um conceito que deve ser incorporado pelo trabalho desde o início do processo de planejamento do espaço e que, em momento algum, pode ser abandonado. Flexibilidade pode aqui se entendida como a capacidade de adaptação do espaço a novos usos ou funções com um mínimo de inconveniência e custo.

    ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.


ID
166240
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere o ponto de vista a seguir.

O relatório [...] funciona como forma de divulgação, e de prestação de contas, dos serviços que estão sendo desenvolvidos aos dirigentes e à comunidade potencialmente atendida, inclusive aos políticos (principalmente em bibliotecas públicas), administradores, técnicos e autoridades em geral (ALMEIDA, 2005).

Nesse contexto, o relatório se configura como instrumento de

Alternativas
Comentários
  • Reparem que a resposta está na própria questão; "forma de divulgação".

  • E de quebra, a opção correta veio em itálico kkk

  • O relatório serve, também, como instrumento de marketing
    da biblioteca: funciona como forma de divulgação, e de
    prestação de contas, dos serviços que estão sendo desenvolvidos
    aos dirigentes e à comunidade potencialmente atendida,
    inclusive aos políticos (principalmente em bibliotecas públicas),
    administradores, técnicos e autoridades em geral. (ALMEIDA, 2005). Página 38.

  • Segundo Almeida (2000, p.31) "O relatório serve, também, como instrumento de marketing da biblioteca: funciona como forma de divulgação, e de
    prestação de contas, dos serviços que estão sendo desenvolvidos aos dirigentes e à comunidade potencialmente atendida, inclusive aos políticos (principalmente em bibliotecas públicas), administradores, técnicos e autoridades em geral."

  • RESOLUÇÃO: A priori o relatório é um instrumento do planejamento, mas quando é utilizado como forma de divulgação dos serviços que estão sendo desenvolvidos, é considerado um instrumento de marketing.

    Resposta: D


ID
166243
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as características principais das competências essenciais de uma empresa, aquela que fornece a sustentação a vários produtos ou negócios dentro de uma corporação e que não é propriedade de uma área ou indivíduo isoladamente constitui a(o)

Alternativas

ID
166249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para o desenvolvimento e a gestão de uma biblioteca digital, o bibliotecário deve se preocupar com aspectos relacionados a:

Alternativas

ID
166252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de hipertexto traduzem uma abordagem de estruturação e manipulação de textos, caracterizada pela não linearidade. Seus componentes básicos são nó e vínculo. Nessa perspectiva, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Nó                       (   ) É o conceito mais importante do  hipertexto.
2 - Vínculo                (   ) A ativação implica a abertura de uma nova janela.
                                (   ) Contém diferentes tipos de dados, textos, fotos e sons.
                                (   ) Pode ser representado por palavras ou frases em destaque
                                (   ) Descreve um único conceito ou tópico.

A numeração correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    "[...] Na maioria das vezes, na criação de sistema de hipertextos, a semântica do conteúdo dos nós é expressa pelos vínculos por meio de palavras-chave ou outra maneira formal de descrever o conteúdo dos nós, ou parte dele."

    "[...] Os sistemas de hipertexto traduzem uma abordagem de estruturação e manipulação de textos caracterizada pela não linearidade. Seus componentes básicos são:

    Nó (ou Nodo): em cada uma das unidades de informação na base hipertexto, os nós correspondem a uma ou mais exibições de tela. Essas unidades de informação em um hiperdocumento podem conter diferentes tipos de dados, textos, figuras, fotos, sons e são conectadas por links a uma variedade de estruturas. Geralmente, o nó descreve um único conceito ou tópico de modo que pode ser caracterizado como auto-contido, não dependendo da leitura prévia de outros nós;

    Link: conceito mais importante do hipertexto, o link é também denominado elo, ligação, vínculo, âncora ou botão, de acordo com o sistema de hipertexto. Links são marcas que conectam um nodo com outro. A ativação desses links implica abertura de nova janela, contendo o documento referenciado. Assim, é possível deslocar-se fácil e rapidamente, de um ponto a outro, no conteúdo das páginas. Esses links podem ser representados por palavras ou frases em destaque (negrito, itálico, cores), ou ainda, por figuras ou ícones."

    http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-09762007000200013


ID
166255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os procedimentos de indexação automática têm se revelado pouco eficazes no sentido de possibilitar o acesso preciso da informação, pois os modelos utilizados pelos sistemas de recuperação de informações, como forma de acesso à informação, baseiam-se no uso de

Alternativas
Comentários
  • A letra correta é A

  • Conceito é algo mais genérico , palavra é mais especifica- Exemplo : palavra, tangerina . Conceito bergamota, tangerina, mexerica. Acho que é isso.

  • O que designa conceito é vocabulário contraldo


ID
166258
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos sistemas hipertextos, um dos grandes problemas encontrados é a desorientação do usuário na

Alternativas
Comentários
  • Um dos principais problemas durante a navegação em hipertexto é a falta de organização das informações, pois o usuário precisa saber o local em que se encontra no site.


ID
166261
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas eletrônicas dispõem de dados que devem ser extraídos, resumidos e analisados para apoiar o processo de

Alternativas

ID
166264
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Constituem as principais características de um sistema automatizado de catalogação:

Alternativas
Comentários
  • "As principais características de um módulo de catalogação são:

    Entrada de dados; importação e controle de autoridade."

    (ROWLEY, 2002, p. 320).

    Gab. B


ID
166267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um usuário solicitou ao bibliotecário a reprodução integral de um livro, publicado em 1998, sob os argumentos de que a edição estava esgotada, o autor era falecido e a cópia seria utilizada para fins exclusivos de pesquisa. Além disso, alegou que tinha o intuito de publicar uma nova edição da obra, considerada fundamental para a área de conhecimento. Nessas circunstâncias, a atitude adequada do bibliotecário será

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

  • Gab. B

    Lei de Direitos Autorais é a norma que determina as regras de proteção dos direitos do autor e o prazo para as obras caírem em domínio público.

    Quando cai em domínio público, os direito autorais da obra não estarão mais protegidos e não é mais necessária autorização para utilização da obra.

    O primeiro dia do ano é o dia em que várias obras caem em domínio público. No Brasil, a proteção aos direitos autorais perdura por setenta anos, contados do primeiro dia do ano seguinte ao da morte do autor.

    Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1º de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.


ID
166270
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na indexação ponderada, o indexador atribui a um termo um valor numérico que reflete sua opinião sobre a importância desse termo para indicar do que trata um documento. Comumente, quanto mais dominante for o assunto ou mais detalhes o documento contiver a respeito de um assunto, maior será o

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    "Na indexação ponderada, o indexador atribui a um termo um valor numérico que reflete sua opinião sobre a importância desse termo para indicar de que trata determinado documento. Comumente, quanto mais dominante for o assunto, ou mais detalhes contiver a respeito dele, maior será o peso." (LANCASTER, 2004, p. 186)


ID
166273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estabeleça as relações sequenciais entre os termos abaixo, cuja associação resulta de contiguidade temporal ou espacial.


I - Atribuição                                 (P) Economia/Nível de Atividade Econômica

II - Operação/Instrumento           (Q)Crescimento Econômico/Desenvolvimento Econômico

III - Interfaceta                             (R) Política Monetária/Inflação

IV - Causalidade                            (S) Política Monetária/Taxas de Juros

V - Influência                                  (T) Nível de Atividade Econômica/Política Monetária

                                                     (U) Economia/Economia Política

A relação correta é:

Alternativas

ID
166276
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em qual das opções abaixo a referência está de acordo com o padrão formalizado pela NBR 6023/2002, da ABNT?

Alternativas
Comentários
  • Na letra "c" depois dos dois pontos (subtítulo) acho que deveria começar com letra minúscula e não com maiúscula. Correto?!

  • Concordo! 

    Até onde sei (parece que bem pouco) o certo seria letra minúscula.  Melhor verificar na norma, já que se trata de um "Programa de Desenvolvimento Institucional".

    ???




ID
166279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao catalogar uma obra, o bibliotecário verificou que não havia qualquer espécie de data na publicação. No entanto, após a leitura das páginas preliminares, teve quase certeza de que a obra fora publicada no ano da morte de seu autor - 1999. Consultando o código de catalogação em vigor, identificou a norma 1.4F7, que estabelece o que se segue.

Se nenhuma data de publicação, distribuição etc., de copirraite ou de fabricação, puder ser determinada para um item, forneça uma data aproximada de publicação.

Segundo essa norma, a data de publicação será expressa como

Alternativas
Comentários
  • Na AACR-2 diz que uma data entre colchetes seguida de um ponto de interrogação é uma data provável. Se o bibliotecário tem certeza da data, no meu entender, esta não deve ser seguida de interrogação. Algum colega concorda, ou pode me orientar a respeito?

  • Se tem certeza realmente não tem interrogação. Mas na questão disse que o bibliotecário tinha "quase certeza".

  • A interrogação é data provável e que você não tem certeza. Na questão diz data aproximada o que leva a gente a pensar em [ca 2013]
  • NBR 6023:2002

    8.6.2 Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:

    a) década provável

    b) um ano ou outro

    c) data provável

    d) data aproximada

    e) use intervalos menores de 20 anos

    Gab. C

  • A) [199-?] --> Década provável

    B) [1998 ou 1999] --> um ano ou outro

    C) [1999?] --> Ano provável

    D) [ca. 1999] --> Ano aproximado

    E) [entre 1990 e 1999] --> somente p/datas com menos de 20 anos de diferença


ID
166282
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o formato bibliográfico MARC 21, o campo 240, "título uniforme", é utilizado quando o(a)

Alternativas
Comentários
  • 240 - TÍTULO UNIFORME/ORIGINAL (NR)

    Título uniforme para obras em que o título não é a entrada principal, ou seja, o registro contém informações nas tags 100, 110 ou 111.
    Quando utilizar a tag 130 - Entrada Principal - Título Uniforme - não informar a tag 240.
    Um título uniforme é utilizado quando uma obra aparece sob títulos diferentes, necessitando que um título seja escolhido para representar a obra.
    Os colchetes que normalmente envolvem o título uniforme não são incluídos no registro MARC.


    http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html

  • 240 - TÍTULO UNIFORME/ORIGINAL (NR)

    Título uniforme para obras em que o título não é a entrada principal, ou seja, o registro contém informações nas tags 100, 110 ou 111.

    Um título uniforme é utilizado quando uma obra aparece sob títulos diferentes, necessitando que um título seja escolhido para representar a obra.

    Os colchetes que normalmente envolvem o título uniforme não são incluídos no registro MARC.

    Resposta: D


ID
166285
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Formato Comum de Comunicação foi projetado com o objetivo de facilitar a comunicação de dados bibliográficos entre setores da área de informação. Em comum com o MARC, o CCF constitui uma implementação específica da ISO2709. Nessa perspectiva, o CCF

I - especifica um pequeno número de elementos de dados obrigatórios, aceitos como essenciais para a identificação de um item;

II - proporciona elementos obrigatórios que não são suficientemente flexíveis para comportar diferentes maneiras adotadas de descrição bibliográfica;

III - proporciona vários elementos optativos e cada registro compreende quatro partes: rótulo do registro, diretório, campos de dados e separador de registros;

IV - permite à instituição de onde se origina o registro incluir elementos não padronizados, mas considerados úteis em seu sistema;

V - apresenta um mecanismo para ligação e segmentos de registros impondo à instituição que lhes dá origem um método uniforme.

São corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi!

  • Segundo Rowley (2002, p. 120), CCF quer dizer: Formato Comum de Comunicação, cada registro compreende 4 partes:

    rótulo de registro, diretório, campos de dados e separador de registros.

    Gab. D


ID
166288
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Identifique as afirmações que complementam adequadamente a proposição a seguir.

Na 4º edição revista e atualizada da Classificação Decimal de Direito, de Doris de Queiroz Carvalho, publicada em 2002,

I - qualquer assunto pode ser dividido geograficamente por meio da divisão de forma - História - seguida do número do país específico;

II - os números de forma não devem ser usados indiscriminadamente, mas apenas quando o seu emprego for indispensável;

III - são utilizados os sinais gráficos da segunda Edição Padrão Internacional em Língua Portuguesa da Universal Decimal Classification;

IV - Direito Econômico é uma das classes que não recebeu maior desenvolvimento;

V - houve atualização da parte de Direito Internacional Público, especialmente quanto aos organismos internacionais.

As afirmações que complementam a proposição corretamente são, APENAS,

Alternativas
Comentários
  • Correta  letra E :  

    Números de Forma

    Os números de forma, ou divisões de forma, são adotados para agrupar, dentro de uma classe geral ou

    subdivisão, o material bibliográfico que apresenta certas características especiais na maneira em que o

    assunto é tratado. Como por exemplo, em forma de dicionário, em verbetes, em coletâneas de trabalhos

    esparsos ou em outras formas.

    Os números de forma não devem ser usados indiscriminadamente, mas apenas quando o seu emprego for

    indispensável. 

    Primeiramente, o livro é classificado pelo assunto de que trata e, a seguir, quando for o caso, pela sua forma ou ponto de vista segundo o qual a matéria é apresentada, acrescentando-se o

    número de forma. Qualquer assunto pode ser dividido geograficamente por meio da divisão de forma - História - seguida do

    número do país específico.

    Exemplo:

    Sociedades comerciais na França - 342.220944

    (Sociedades comerciais 342.22 + Número de forma - 09 + Número da França - 44)

    Em certos assuntos, porém, as tabelas já prevêem a divisão geográfica, mediante a indicação, dividir

    como 930-999. Nesses casos, não é necessária a utilização do número de forma 09, acrescentando-se,

    diretamente, ao número de assunto, o número do país. 

    Houve atualização da parte de Direito Internacional Público, especialmente quanto aos organismos

    internacionais. Também foi atualizado o Direito Canônico, no que se refere aos órgãos da Cúria Romana,

    com a nomenclatura posterior ao Concílio Vaticano II. 

    Referência : 

    PRESIDÊNCIA DA  CIVIL SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS

    CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DIREITO

    DORIS DE QUEIROZ CARVALHO

     4ª Edição Revista e Atualizada

    Brasília, 2002 

    FORÇA E FOCO 

  • I – Nós vimos na teoria que podemos adicionar as subdivisões de forma (presentes na Tabela Auxiliar 1 v T1) em qualquer assunto da CDDir. Porém, devemos usar com parcimônia, somente quando for necessário. Ainda, a subdivisão história e geográfica é corresponde à notação -09 da Tabela 1 (conforme vimos na teoria sobre CDD), e, por essa razão, adicionamos à notação 09 a localidade específica. CORRETA.

    II – Essa é uma recomendação de Doris: os números de forma apenas devem ser utilizados quando o seu emprego for indispensável. CORRETA.

    III – Na verdade, não são utilizados nem sinais gráficos nem nenhum outro instrumento da CDU – somente são utilizadas regras, padrões e subdivisões da CDD. INCORRETA

    IV – Essa assertiva diz respeito às atualizações entre a CDDir 3ª edição e CDDir 4ª edição. Na verdade, Direito Econômico é uma das classes que receberam maior desenvolvimento, junto com o Direito Ambiental, Agrário e Direito do Consumidor. INCORRETA.

    V – Essa é uma assertiva daquelas típicas ‘copia e cola’ da última edição da CDDir. Na parte em que falam das atualizações referentes à última edição, menciona-se que houve atualização da parte de Direito Internacional Público, especialmente quanto aos organismos internacionais. Também foi atualizado o Direito Canônico, no que se refere aos órgãos da Cúria Romana, com a nomenclatura posterior ao Concílio Vaticano II. CORRETA.

    Gabarito: E


ID
166291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Examine a estrutura seguinte:

341.3 DIREITO ADMINISTRATIVO

341.301 Conceito. Teoria
341.31 Organização Administrativa
341.32 Serviços Públicos (Formas e meios de execução dos serviços públicos) 341.321 Execução Direta. Órgãos da Administração direta
341.3215 Órgãos de deliberação coletiva. Órgãos colegiados. Conselhos. Comissões. Comitês
341.322 Execução Indireta. Órgãos da Administração indireta
341.3221 Agências Reguladoras
341.3222 Fundações. Fundações de Direito Público. Fundações de Direito Privado
341.3225 Autarquias
341.32251Econômicas
341.32252 Industriais
341.32253 Creditícias
341.32254 Previdenciárias e de Assistência Social
341.32255 Fiscalizadoras de Atividades Profissionais. Conselhos Profissionais 341.32256 Educacionais

É correto afirmar que 341.3225

Alternativas
Comentários
  • Correta letra E : Na classificação, tanto CDD como CDU, as idéias e os conceitos são apresentados em suas múltiplas relações de COORDENAÇÃO (arranjo, acomodação - Mesma Extensão) de SUBORDINAÇÃO (Números mais longos dependência de alguma coisa em relação a outra - maior especificidade) de SUPERORDENAÇÃO (Relação Semântica entre uma palavra de significado mais geral para o mais específico - Maior Extensão ).
    FOCO E FÉ
  • Extensão é o conjunto de gêneros ou espécies possuidores das mesmas qualidades.

    Compreensão/ Complexidade é o número de qualidades que distinguem as espécies.

    No caso da questão, 341.3225 Autarquias possui MAIOR EXTENSÃO do que 341.3221 Agências Reguladoras, pois possui cinco termos subordinados, ou seja, que possuem a mesma característica, só que sendo mais específicos.

    Gab.: E

    Sugestão: consultar o livro da profª Piedade, lá há uma imagem que torna a compreensão mais clara.


ID
166297
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca especializada, como a do BNDES, deve desenvolver política rigorosa de desbastamento para, segundo Figueiredo (1998), "manter a coleção atualizada com as necessidades correntes do usuário". Conforme esse ponto de vista, o bibliotecário especializado deve implementar o desbastamento, sem maiores hesitações, porque

Alternativas

ID
166300
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Figueiredo (1998), "a decisão de armazenamento em depósito deve levar em consideração estimativas de custo envolvido: no armazém ou depósito, na mudança, no transporte, transferência e alteração dos registros, custo para o usuário em tempo perdido". A "alteração dos registros" a que se refere a autora, reiterada por Lancaster (2004), diz respeito a

Alternativas
Comentários
  • "Um programa de desbaste eficaz pode melhorar a relação custo-eficácia da biblioteca ao transferir material pouco usado para áreas de depósito menos dispendiosas; existem, porém, custos relacionados ao próprio desbaste: na identificação dos materiais que serão descartados ou transferidos no local, na alteração dos registros no catálogo do público e no topográfico (para indicar as novas localizações), e em trazer o material estocado remotamente para atender a pedidos dos usuários." (p.102)

    *paginação do PDF*

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços em bibliotecas. Brasília: Briquet de lemos, 1996


ID
166303
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que as assinaturas de periódicos constituem componente substancial do custo total do acervo de uma biblioteca, provavelmente, será necessário separar o custo anual de material em:

. custo das assinaturas de periódicos e
. custo da aquisição de outros materiais.

Esse enfoque e modo de proceder, descritos por Lancaster (2004), relevam o custo do fornecimento de um serviço e o nível de êxito na satisfação das necessidades dos usuários, entendidos como

Alternativas
Comentários
  • "O termo ‘custo-eficácia’ implica uma relação entre o custo do fornecimento de um serviço e o nível de eficácia desse serviço. Ao longo de todo este livro, a eficácia foi considerada em função de medidas objetivas de êxito na satisfação das necessidades dos usuários - proporção de questões fatuais respondidas completa e corretamente, proporção de itens procurados imediatamente disponíveis p ara os usuários, e assim por diante. O custo -eficácia de uma operação pode ser melhorado mantendo-se constante o nível de eficácia enquanto se reduz o custo do fornecimento do serviço, ou melhorando a eficácia enquanto se mantêm os custos constantes" (LANCASTER, 1996, p. 231)*

    *paginação de PDF, não é a paginação do livro original*

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 1996.

  • Complementando: 

    Custo-benefício é a relação entre o custo da atividade e os benefícios dela resultantes. Lancaster afirma que: 

    "[...] um estudo de custo-benefício é aquele que procura justificar a existência da atividade ao demonstrar que os benefícios compensam os custos. De modo ideal, os benefícios devem ser expressos nas mesmas unidades de medida em que se expressam os custos, isto é, em dólares, libras [...]. Infelizmente, é sobremodo difícil, se não impossível [...] Em certo sentido, a própria existência de uma biblioteca numa comunidade ou instituição implica que algumas pessoas em algum momento tomaram a decisão de que o custo de manter a biblioteca é justificado pelos benefícios que dela se esperam." (p.253)


ID
166306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os processos de retirada de títulos ou partes da coleção para outros locais menos acessíveis e de retirada para fins de doação, correspondem, respectivamente, às atividades de

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber qual obra aborda o conceito de remanejamento, uma vez que os materiais sobre desenvolvimento de coleções que li até hoje só mencionam o desbastamento.

  • SELEÇÃO NEGATIVA

     Seleção negativa é o processo pelo qual se retira, do acervo ativo, títulos e/ou exemplares, após a avaliação da coleção, tendo em vista a dispensabilidade do armazenamento de material que não corresponde mais aos interesses dos usuários. O descarte possibilita a economia de espaço, facilitando o acesso ao acervo e contribuindo para uma maior eficiência no atendimento ao usuário. O material retirado da coleção ativa, a partir do critério de obsolescência, deve permanecer em observação em acervo semiativo pelo período de dois anos antes de ser encaminhado para a Comissão de Análise de Descarte e de Doações, para análise e descarte definitivo do acervo. 

  • OBRA CLÁSSICA DE VERGUEIRO 1989 - Desenvolvimento de Coleções.

  • Para Maciel e Mendonça (2000, p.26): "O desbastamento consiste na retirada de documentos pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais - os depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais." Já o descarte, consiste na "retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registros da mesma."

    E Vergueiro (1989, p.74) aborda que o desbastamento pode significar: "[...] Às vezes, a retirada total e definitiva da coleção (o descarte); outras, o deslocamento para locais de menor acesso, onde os materiais serão acomodados mais compactamente a fim de que, embora conservados fisicamente, ocupem o menor espaço possível (o remanejamento); em outras ocasiões, ainda, a retirada se dá pela necessidade de recuperá-lo fisicamente, para melhor atendimento à demanda (à conservação) [...]"

    Pelo que consta na literatura da nossa área, existe uma certa confusão entre os autores (Maciel e Mendonça x Vergueiro). O segundo autor acredita que a etapa do DESBASTAMENTO - definido como um processo geral de retirada de materiais do acervo - pode ser aplicado de 3 maneiras:

    1) Conservação - Retirada de um material para encaminha-lo ao processo de restauração.

    2) Remanejamento - é uma medida de racionalização para que os materiais que já não apresentem fluxos de empréstimos sejam transferidos do acervo circulante para um acervo menor, a fim de avaliar se realmente aquele material ainda apresenta alguma chance ou importância de voltar a incorporar-se ao acervo.

    3) Descarte - retirada definitiva.

    Pela concepção de VERGUEIRO, REMANEJAMENTO e DESBASTAMENTO não são sinônimos.

  • Para Vergueiro o desbaste abrange: descarte (retirada definitiva), o remanejamento (retirada para local de menor acesso) e a conservação.

    Para Maciel e Mendonça: desbaste é retirada do material outro local e descarte (também chamado de seleção negativa) é a retirada definitiva do material.


ID
166309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, a Comutação Bibliográfica pode ser realizada pelo COMUT, que se caracteriza como

Alternativas
Comentários
  • Redes de serviços e de apoio institucional, que visam o compartilhamento de dados, o desenvolvimento de padrões comuns e a comutação bibliográfica entre bibliotecas e centros de informação. Aqui se incluem dois outros subprodutos de redes, as redes de catalogação cooperativa e as redes de comutação bibliográfica.


    Redes de serviços de busca e recuperação da informação, que visam principalmente a identificação e compartilhamento de recursos informacionais. Elas podem por sua vez, se subdividir em outros tipos:

    Redes cooperativas nacionais e internacionais - essas redes geralmente cobrem campos de conhecimento científico e tecnológico Serviços de busca e recuperação da informação dos distribuidores de bases de dados.

    Fonte: livro Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços para atuação


ID
166312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para decidir sobre quais das partes de um acervo, em que ordem e como serão consultadas, o bibliotecário fará análise minuciosa da questão que lhe foi apresentada pelo usuário, seus conceitos e relações, baseando-se em profundo conhecimento das fontes de informação disponíveis. Esse procedimento é parte do processo de referência, identificado como

Alternativas
Comentários
  • "Para Grogan(2001) o problema é o processo que se inicia com uma questão que atrai a atenção do usuário. A fonte do problema pode ser externa, quando decorre do contexto social do indivíduo, e interna quando tem origem psicológica (surgida da mente da pessoa). A pergunta de referência refere-se a uma das ações do bibliotecário para a obtenção da informação, necessária para o fornecimento da resposta. Na questão inicial, Grogan (2001) afirma que os seres humanos obtêm conhecimentos fazendo perguntas que devem ser descritas com palavras. Para Taylor (1968), a negociação da questão, entre bibliotecário e usuário, é uma das tarefas mais difíceis, porque o leitor precisa explicar não aquilo que sabe, mas o que muitas vezes desconhece. O próximo passo são as estratégias de busca que consistem, segundo Grogan (2001), em duas decisões: a primeira é como o acervo será consultado. A análise da questão deve identificar os conceitos e suas relações traduzindo-as para um enunciado de busca apropriado à linguagem documentária; a segunda consiste em saber quais documentos serão consultados e em que ordem, escolhendo entre os vários caminhos a seguir. Após a estratégia de busca, vem o processo de busca no acervo, geralmente realizado pelo bibliotecário. A etapa que se segue à localização da informação, segundo Grogan (2001), talvez seja a fase mais importante de todo o processo de busca, principalmente quando o bibliotecário está atendendo a um usuário que tem somente uma vaga noção do que precisa. O sétimo passo é a resposta. Nesta etapa, o bibliotecário tem o resultado da busca. Se esta tiver sido executada de forma correta, o resultado coincidirá com a solução do problema. A resposta é a etapa final do processo de referência e, só será finalizada se o problema for resolvido. Para Grogan (2001), a resposta é uma solução quando não há dúvida alguma na mente do bibliotecário quanto à sua adequação para o usuário. Desta forma, é necessária a elucidação do problema para que a solução seja completa. Por isso, o bibliotecário e o usuário devem aprovar o resultado da pesquisa de comum acordo. Caso não haja acordo, o processo de referência terá que ser reiniciado"


    Disponível em: <http://fontesgerais.blogspot.com.br/2011/03/o-processo-de-referencia-de-grogan.html>. Acesso em: 04 fev. 2012.
  • PROCESSO DE REFERÊNCIA (8 PASSOS)

     

    O PROBLEMA

    A NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO

    A QUESTÃO INICIAL

    A QUESTÃO NEGOCIADA

    A ESTRATÉGIA DE BUSCA

    O PROCESSO DE BUSCA

    RESPOSTA

    SOLUÇÃO

  • Acrescentando...

    Conforme Grogan (2001, p. 53):

    Estratégia de busca

    Antes de a questão, do modo como foi finalmente negociada, ser levada ao acervo de informações, impõem-se duas decisões técnicas: como o acervo de informações, seja ele local ou remoto, será consultado? E quais de suas partes serão consultadas e em que ordem? A primeira dessas decisões diz respeito em grande parte a uma análise minuciosa do tema da questão, identificando seus conceitos e suas relações, e, em seguida, traduzindo-os para um enunciado de busca apropriado na linguagem de acesso do acervo de informações.

    Gab. A


ID
166315
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na entrevista de referência, um usuário não consegue expressar verbalmente e com precisão toda a extensão de sua necessidade de informação, tendendo a solicitar material sobre assunto genérico ou amplo, quando, na verdade, o que deseja é bastante específico. Nesse caso, um bibliotecário experiente verificará a ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • Reposta está no autor Grogan, onde categoriza o serviços de referência em:

    1 O problema
    2 A necessidade de informação
    3 A questão inicial
    4 A questão negociada
    5 A estratégia de busca
    6 O processo de busca
    7 A resposta
    8 A solução
  • Livro do Grogan sim, mais precisamente no cap. 4 A entrevista de referência, parte onde ele explana sobre a "Consulta Incompleta"...em que cita:

    "... ao contrário da ambiguidade, que o bibliotecário esperto sempre reconhecerá, a questão incompleta talvez nem sempre dê sinal de sua presença no começo. O que os bibliotecários sabem, com base numa longa experiência, contudo, é que essas questões são realmente muito comuns. Qualquer que seja o motivo, muitos consulentes não conseguem expressar em forma verbal, com precisão, sua necessidade de informação completa."  "[...] uma percentagem muito maior de usuários declarou [à pesquisadora] que estava procurando informações específicas, mas esse número superava o daqueles que foram observados formulando de fato suas consultas de maneira a revelar que estavam procurando uma informação específica." 

    --> Para quem não leu o livro, ou esta parte, vale perceber que, a palavra PRECISÃO, que esta no enunciado da questão, está para INCOMPLETUDE, INCOMPLETO. Algo que não é preciso, no sentido de precisão é portanto, vago, incompleto. JAMAIS AMBIGUO como mesmo cita Grogan!

    Grogan, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. p. 70.

ID
166318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um usuário necessitou de informações sobre procedimentos de metrologia, certificação de qualidade e normalização nos processos de produção. O bibliotecário, rapidamente, identificou que, para atender a tal necessidade, teria que lançar mão de fontes de informação

Alternativas
Comentários
  • As fontes de informação científicas são as que disponibilizam informações da ciência, dos seus vários ramos e áreas de conhecimento. Exemplos: livros-texto, periódicos científicos, monografias, teses e dissertações, artigos de revisões de literatura, resumos, índices e outras bibliografias, anais de eventos científicos, congressos, conferências e bases de dados científicas (que incluem trabalhos científicos)

    as fontes de informação tecnológicas disponibilizam as informações que são geradas nos procedimentos de aquisição, inovação e transferência de tecnologia, nos procedimentos de metrologia, certificação de qualidade e normalização e nos processos de produção, normas técnicas, especificações e regulamentos, documentos de patentes, legislação e informações sobre sistemas de informação baseados em computador. 
    Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2012.

ID
166321
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere às fontes de informação digitais, os links agrupados sistematicamente em categorias ou classes que foram anteriormente selecionados, de forma a agilizar a localização da informação na Web, constituem os

Alternativas
Comentários
  • sítios = é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
    repositório  = visa coleccionar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual, em texto integral de acesso livre, da comunidade académica.

    mecanismos  ????
    apontadores = são definidos como links agrupados sistematicamente em categorias
    buscadores = é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.
  • "Apontadores como Fontes de Informação é o titulo do quarto capítulo. Estes “apontadores” são definidos como links agrupados sistematicamente em categorias que reportam a outros sites com conteúdos afins, de forma a agilizar a localização e/ou complementar a informação. O cuidado que deve ser tomado para analisar a qualidade com os apontadores (links) é o mesmo com relação aos sites, ou seja, verificar a veracidade e, principalmente, a atualização. "

    Fonte:

    http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/1727/1478#:~:text=Es%2D%20tes%20%E2%80%9Capontadores%E2%80%9D%20s%C3%A3o,e%2Fou%20complementar%20a%20informa%C3%A7%C3%A3o.


ID
166324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quando deseja buscar informações acerca de listas de discussão sobre desenvolvimento econômico, qual serviço na Internet um bibliotecário deve utilizar?

Alternativas
Comentários

ID
166327
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os bibliotecários que atuam na indústria informacional brasileira, direcionada ao segmento industrial de pequeno e médio porte, realizam atividades de informação voltadas para

Alternativas
Comentários
  • Em 2004, Doyle (1998) citado por Bawden (2001), revisou o conceito de competência informacional e o definiu como "[...] a habilidade de acessar, avaliar e usar informação de uma variedade de fontes."2 (DOYLE, 1998, apud BAWDEN, 2001, p. 231).

    Disponível em: <
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000200012>. Acessado em: 28 jan. 2012.
  • "Atualmente, muitas organizações desejam melhorar o nível de informação nos diversos setores, sendo assim o fornecimento de informações no processo de GI é uma preocupação constante dos profissionais responsáveis por essa atividade. Ressalta-se que não há simplicidade na atividade de GI, visto que há uma diversidade imensa de informações que podem subsidiar o gestor a definir, avaliar e executar uma determinada estratégia que viabilize o objetivo e metas organizacionais (BEUREN, 2007). Nesse sentido, a prospecção, o monitoramento e a filtragem do que é relevante são atividades bases da GI." (SANTOS; VALENTIM, 2015, p. 65, grifo nosso).

    Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/download/23542/17205. Acesso em: 18 maio 2020.


ID
166330
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência digital oferecido pelas bibliotecas brasileiras, na prática, consiste basicamente em responder às questões dos usuários que sentem necessidade de informação e que não sabem, por si mesmos,

Alternativas
Comentários
  • Acertei mais por instinto pq fiquei com muita dúvida entre as letras A e D. Alguém sabe explicar o erro da letra D?

  • Não acredito que exista erro, se não houver algum livro que cite essa resposta, é daquelas questões onde a resposta mais genérica é a "MAIS CERTA" .


ID
166333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Baptista (2004), as oportunidades de trabalho para o bibliotecário, na Internet, são geradas por

Alternativas
Comentários
  • A questão é uma grande pegadinha e temos que saber que o artigo fala sobre os problemas da internet e excesso da informação; daí matamos as opções a, b e c. Sobrando d e e; agora é saber o que atomismo; chegaremos então na opção e.

    BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Considerações sobre o mercado de trabalho do bibliotecário.  Disponível em <http://www.scielo.org.ar/pdf/ics/n12/n12a03.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2013.

ID
166336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Blattmann; Fachin e Rados (2000), as habilidades necessárias ao bibliotecário, visto como um arquiteto da informação, estão centradas principalmente em

Alternativas
Comentários
  • As habilidades necessárias ao bibliotecário visto como um arquiteto da informação, estão centradas principalmente na facilidade de comunicação (verbal, escrita e no uso das telecomunicações e-mail, fax e telefone), capacidade em organizar informações digitais e saber negociar com os seus usuários e principalmente com os provedores de informações (editoras e publicadoras, empresas de licenciamento de softwares e de fornecimento de hardware).

     

    Fonte: BLATTMANN, Ursula; FACHIN, Gleisy Regina Bories; RADOS, Gregório J. Varvakis. Bibliotecário na posição do Arquiteto da Informação em Ambiente Web. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Florianópolis, 2000.


ID
166339
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na sociedade da informação, no que diz respeito à função da dinamização da informação, os bibliotecários de referência devem

Alternativas
Comentários
  • A resposta dessa questão está no livro Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Quando a autora fala que para dinamizarmos a informação é necessário treinarmos e capacitarmos o usuário através de uma ação proativa, antecipando as necessidades dos usuários e divulgando os serviços e produtos da biblioteca. Fazendo uso das tecnologias como: tutoriais explicando passo a passo na busca da informação, serviço de referência por email e uso de video conferência em tempo real.

    OLIVEIRA, Marlene de (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. 143 p.
  • Não entendi muito a diferença entre a A e a E. Alguém pode me explicar?


ID
166342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é

Alternativas

ID
166345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Banco Mundial é uma organização internacional que

Alternativas
Comentários
  • Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que, assim como o FMI, foi criado em 1944 pela Conferência de Bretton Woods. Sua orientação inicial era a de contribuir financeiramente para a reconstrução dos países, sobretudo os europeus, devastados pela Segunda Grande Guerra. Tempos depois, os seus objetivos passaram a ser a promoção do desenvolvimento da América Latina, África e Ásia. Ele está oficialmente subordinado à Organização das Nações Unidas, embora tenha a sua própria autonomia.

    Além de fornecer empréstimos e ajudar na reconstrução humanitária dos países, o BM também atua na questão ambiental, direcionando verba e ações de combate à emissão de poluentes e de preservação do meio ambiente em todo mundo.